Mais um grande trabalho do mestre Iberê Campos. As caixas ficaram com esse bom desempenho (RF) sem firulas e sem revestimento interno. Então o projeto era bom e o trabalho de reparo dos transdutores e circuitos seletores de freqüência foi feito com esmero.
Muito obrigado pelo excelente serviço prestado, Sr Iberê. Como proprietário das caixas, só tenho elogios e muito a agradecer. As caixas ficaram fantásticas, estão soando muito bem.
Eu é que agradeço pela oportunidade de restaurar essas relíquias da história da alta-fidelidade no Brasil. E fiquei muito feliz pelo resultado ter ficado satisfatório e atendido às suas necessidades. Abração!
Tive 2 pares dessas caixas ,uma original Comprada na loja com som 4e1 da Panasonic hm780. Baita aparelho. O mide ranger original vem com a borda de suspensão invertida para dentro, não pegando no acabamento. Tmb não vem com revestimento acústico de fábrica. Pelo que dar Para notar nessas caixas, foram trocadas TDS as bordas dos falantes, Parabéns pelo trabalho 👏🏼.
Já tive dois pares de caixas acústicas: Polivox Bass reflex e AKS suspensão acústica. Tive que me desfazer delas porque os alto falantes originais queimaram e não achei os originais. Se soubesse que fosse possível restaurar os alto falantes, não teria me desfeito delas. Quando o assunto é reparo de alto falantes o Sr. Iberê é craque!
É bem complicado achar falantes originais para caixas vintage. Nossa sorte é que temos um parceiro que faz tanto o restauro dos falantes antigos quanto criar falantes novos com características dos falantes antigos. É a nossa salvação! Se não fosse assim não sei como faríamos. Forte abraço.
me lembro dessas caixas , eu passeava com meu saudoso pai pelo comércio em Arapongas Paraná ,quando vimos elas com um system 3x1 Panasonic exposto em uma loja , me lembro como se fosse hoje eram enormes o system nem tanto mas as caixas eram muitos imponentes , por muitos anos eu acreditava que eram com 2 woofers cada , mas tempos atras que fui constatar em um outro video aqui do youtube que era apenas 01, O outro sendo passivo. O ano era por volta de 1996. Me lembro dos systens da Sony LBT 555 com aquele rack de vidro que deixava o panasonic no chinelo. Tempos bons aqueles , mas eram aparelhos caros, poucas pessoas tinham poder aquisitivo para comprá-los. OS Woofers eram assim mesmo, nao me lembro desse acabamento plástico, pareciam que eram tipo adesivo tipo papel em volta dos woofers e medios. Ótimo trabalho parabéns! ABÇ.
É isso mesmo sou de arapongas e me lembro que tinha uma loja não sei se é a colombo que tinha esse aparelho.e essas caixas tocando ficava so olhando porque pra leva pra casa nem pensar trabalhava meio periudo mas boas recordações
@@ClaudioGouveiae a loja Clombo tinha os Sony LBT , a loja que me refiro era um pouco mais a frente prox ao bar Alvorada, o som ficava exposto bem na porta , nao me lembro o nome da loja , se nao me engano era a disapel, abç
Estes conjuntos da Sony, Panasonic e outros eram muito desejados mesmo. Além de ficarem muito bonitos na sala de casa, ainda permitiam escutar todas as mídias que existiam na época, com um som de respeito. Dava até para fazer uma festinha com elas, para a moçada dançar e paquerar. Muito agradecido pelo seu comentário e vai daqui um grande abraço.
Pois então, foi trabalhoso mesmo, um verdadeiro trabalho de arqueologia acústica. Mas no final a qualidade do som e a satisfação do cliente compensaram todo o esforço. Abração!
Excelente video, de uma pessoa que conhece ! Nos anos 60/70 e até depois disto eu participei de algumas bandas (conjuntos) musicais. Nos anos 60/70, nós tinhamos que construir nossas próprias caixas de som, para guitarras e contrabaixo. Nossa inspiração eram os grandes amplificadores estrangeiros, ex. VOX, cujas caixas de som tinham ~1m3 de volume. As caixas para guitarras usavam até 12 alto-falantes e tinham a traseira aberta. Já as caixas para contrabaixo, falantes de 12" eram "hermeticamente fechadas" para que o ar confinado pudesse evitar que os alto-falantes batessem fisicamente nos limites de curso causando sua destruição. Aprendi muito construindo estas caixas, inclusive verificando que todos os cones estivesse operando em conjunto para o mesmo lado, usando uma pilha para isso e escolhendo bem as impedâncias . Bem, reparei que nesta caixa do vídeo não existe túnel para derivar para a frente as ondas do interior das caixas. Estes túneis são de grande ajuda nas caixas para musica, mas precisam ser engenheirados de forma que as ondas redirigidas pelo tunel fiquem em concordância de fase com as ondas frontais. Nossas caixas não usavam revestimento interno ! Desculpe se escrevi muito, mas tive uma vivência no tema quando jovem ! Abraço !
Pois é, caro amigo, nos anos 60 e 70 a gente precisava nós mesmos construir nossas caixas, tanto para conjuntos musicais quanto para escutar música em casa. Os aparelhos existentes eram caros e nem sempre eram do jeito que a gente precisava. Apesar de tudo, acho que foram bons tempos para os brasileiros. Eu, pelo menos, fui muito feliz naqueles tempos. Gostei da sua descrição das caixas! Era assim mesmo, a gente ia tentando de um jeito e de outro até encontrar um jeito para que as caixas ficassem com a sonoridade que a gente queria. Quanto à sua dúvida a respeito do "túnel", acho que o amigo se refere ao duto para sintonizar os woofers com a caixa. No caso das caixas mostradas no vídeo, elas não usam duto porque funcionam em outro sistema, denominado "radiador passivo", onde um dos woofers não tem bobina e nem imã, servindo apenas para vibrar em sintonia com o woofer, com o qual tem um acoplamento acústico. Muito agradecido pelo seu comentário e vai daqui um abraço.
Pois é, foram dias e dias de trabalho duro (a caixa é pesada...). Mas no final valeu a pena, não tanto pelo dinheiro mas principalmente pela alegria do cliente quando ligou as caixas no som dele. Foi bem legal. Abração!
Sendo assim, nós dois somos das antigas, com tudo o que isto tem de bom... e também de ruim, não é mesmo? A idade vai chegando... Fico feliz por estar gostando dos vídeos, agradeço de coração suas palavras tão gentis.
Puxa vida, fico contente com seu elogio. Agradeço muito. Mas acho que existem canais mais antigos e completos que o nosso, mas quem sabe um dia a gente chega lá. Forte abraço!
Excelente trabalho professor Iberê, parabéns. Quando ouvi estas caixas tocando, lembrei das quarteto e o Sr. mencionou que tbm achou o som muito parecido. Que saudades das Quartetos...abraço
Quando liguei as caixas depois de prontas, lembrei imediatamente das Quarteto. É a mesmo tipo de som, até porque os falantes são iguais e a frequencia de ressonancia dos woofers são as mesmas, e as duas trabalham no sistema de radiador passivo. Deu bastante trabalho, mas ficaram boas mesmo. O proprietário ficou muito contente. Forte abraço.
Bem lembrado! É isso mesmo. A técnica só existe para que nossos equipamentos nos dêm prazer. Nada mais chato que a gente tentar escutar nossas músicas preferidas num aparelho cheio de defeitos, não é mesmo?
parabéns .. ficou excelente ... sobre a forração eu um dia percebi que uma das minhas caixas estava ruim.. abri e sumiu a lã de vidro.. por acaso subi no forro la estava a lã com um ninho de rato ... eu morava em sitio .. eles tiravam ate do forno a lã de vidro do forno ...kk parece mentira .. abração
Puxa vida, que história! Esta situação eu ainda não tinha visto, mas é bem possível mesmo porque a lã de vidro é um bom isolante térmico, os ratinhos deviam ficar bem aquecidos. Abração.
Respeitado Senhor Iberê, realmente no que diz respeito ao visual como a sonoridade das caixas, são de uma boa imposição, mas com relação aos critérios adotados na procura pra determinar a origem da defasagem de uma destas, assim como as sugestões passadas nas considerações finais, geraram mais uma completa e excelente aula. Parabéns! Gratidão e grande abraço!
Daria certo se a moldura fosse plana por baixo, mas ela tem um rebaixo de 5mm e tem uma bordinha de 2mm ao redor e em certas partes internas. O cliente estava doido para experimentar as caixas para saber se ficariam boas na sala dele. Foi por isso que coloquei as madeirinhas para quebrar o galho e permitir que o cliente usasse as caixas de imediato, mas já está combinado que a gente vai refazer o midrange e deixar tudo como tem que ser. Abração!
Olá Iberê, meu irmão já teve estas caixas, pelo que notei nestas caixas do vídeo estes falantes foram recondicionados, note que a suspensão dos falantes está sobreposta aos cones, originalmente os médios tem suspensão seca, os cones dos agudos originalmente sao diferentes também, as calotas estão diferentes das originais também. Acredito que houve troca de bobina em algum deles e por isso deu estas diferenças no áudio.
Pois é, fiquei em dúvida se os falantes foram recondicionados. A impedância deles é de 6 Ohms. Não mostrei no vídeo, mas medi a impedância e deu isso mesmo, o que é uma dificuldade na restauração, por isso acho que as bobinas são originais. Mas não descarto que tenham trocado os cones ou feito algum outro tipo de manutenção. Pode até ser que tenham simplesmente trocado as calotas, pois a colagem delas não estava tão perfeita... Contudo, apesar de tudo isto, os falantes precisam mesmo ser recondicionados. É que o cliente não queria investir tanto neste momento, foi por isso que dei um jeito das caixas ficaram com o som parecido nas duas. Mas já está prometido que numa próxima etapa vamos terminar o serviço, ou seja, colocar a forração, recondicionar os falantes e fazer a tela frontal. Forte abraço!
Bom dia, estes falantes são os mesmos usados nas caixas Techinics SB-G210 os wofers são de 6 ohms, os médios e tweeters são de 8 ohms e na etiqueta das caixas diz que a impedância das mesmas são de 8 ohms.
Já percebi que existem variações deste projeto. Existem vários modelos parecidos, mas os componentes são diferentes. Nas caixas do vídeo, todos os falantes são de 6 Ohms, e eu confirmei que é isso mesmo, medi um por um. Significa que se eles foram recondicionados, usavam as mesmas bobinas ou então usaram bobinas também de 6 Ohms. E na etiqueta na parte posterior está escrito que as caixas são de 6 Ohms também, o que está correto...
Eu Tenho um par com m tudo original aqui em casa são top e sei que os alto falantes tem bordas diferente do original e as calotas não são cromadas e o midirranger não tem essa borda
@@audioclassico Muito bacana seus vídeos aprendo muito aqui com você meus parabéns sempre que sai um vídeo seu já chego dando like, Um forte abraço amigo
A cerca de um ano comprei umas caixas Panasonic bem parecidas com essas, para usar em meu Amplificador Cygnus AC-500 junto do equalizador GE-400. Mas as minhas são ligeiramente diferentes nos falantes e na 'carenagem' onde vão os médios e twiters. As minhas são as "MEGA POWER 1.400", tem woofers de 10', medios de 5' e twiters de 3', numa etiqueta atrás delas marcam 90 w por canal e a impedância é de 6 OHMS. Depois de muito pesquisar descobri que elas faziam parte do system 4 em 1 PANASONIC SC-HM780, existem videos sobre esse system aqui no youtube. Curto bastante o som delas, porém acho bem limitadas, principalmente nos graves (seco). Tenho vontade de substituir o radiador passivo por outro woofer, ligar em paralelo com o que já tem e fazer um duto nelas, o que o senhor acha?
Não creio que a troca do sistema radiador passivo por suspensão acústica com 2 woofers vá melhorar o som. O mais provável em suas caixas é que os falantes estejam ressecados e, portanto, com menos graves do que poderiam ser. No caso das caixas do vídeo, por exemplo, quando elas chegaram aqui o som era horrível. Depois da reforma ficaram com um excelente, com graves, médios e agudos de alta qualidade.
boa essas caixas tenho um par ainda 1994 o ano delas mexi nos alto falantes delas tweeter abriu as bobinas consegui os cones deles e dos midrangers tbm dos woofers tive q montara suspensao c o cone e trocar as aranhas bobinas ok empreguei as mesmas soh fiz uma modificaçao nos mids e tweeters acrecentei ferro fluido nos gaps dos mids e tweeters melhorar a transferencia de calor da bobina pro meio ferroso
As caixas são boas sim! É claro que são modelos simples, mas tocam muito bem. Com as modificações que o amigo fez acho que elas ficaram melhores ainda. Abração.
Adquiri há alguns meses atrás 1 par de caixas originais Sony genezi duplo woofers dos anos 2.000 porém tive que substituir ambos Tweeter ,aproveitei fiz o isolamento acústico visto que maioria das caixas mais atuais N veem com isolamento ficaram com reforço de graves muito melhor!
Pois é, o revestimento interno é importante. Diminui as reverberações internas e com isso deixa os graves mais profundos e os médios baixos mais nítidos. Foi uma boa iniciativa!
Deixe-me primeiramente lhe parabenizar pelos seus vídeos. São ótimos, suas explicações sempre bem detalhadas, bem técnicas. Uma inspiração. Agora eu teria uma dúvida, que alguém do seu gabarito talvez me possa ajudar... Eu estou pretendendo confeccionar uma réplica das caixas acústicas de um mini system Philips C505. De vez em quando os projetos têm falhas, e uma que eu notei (a meu ver) foi a espessura do aglomerado que foram feitas as caixas originais, que é de 10 milímetros... Eu notei uma vibração nas laterais e traseira das caixas que não deveria ocorrer... Achei que fosse por conta da espessura insuficiente do material... Então estou pensando em fazer umas caixas novas em madeirite de 15 milímetros. Porém, se eu for me ater às medidas externas originais, o volume interno das caixas irá diminuir, por conta do material ser mais grosso e irá alterar a sonoridade... Pensei em fazer as caixas um pouco mais profundas para obter o volume interno original. Porém, como as caixas são dutadas, fiquei pensando que a sintonia poderia se alterar, visto que o duto foi projetado para outras dimensões de caixa... Na sua experiência, qual a sua opinião? E me perdoe pelo extenso texto...
É muito difícil clonar caixas feitas pelos grandes fabricantes e obter bons resultados. Cada caixa é resultado de um projeto que envolve vários fatores, como alto-falantes, volume disponível, potência, resposta de frequencia, sintonia, dispersão sonora, pressão sonora desejada e muitos outros. A simples mudança no tipo da madeira já altera o som. Assim, o que aconselho é utilizar o falante original, mas desde que ele seja de boa qualidade e esteja em boas condições. A partir disto, fazer um novo projeto, possivelmente utilizando a caixa original como modelo funcional ou estética. Mas cada nova caixa precisa ser ajustada para o falante que estiver em uso. Respondendo sua pergunta, o que importa nas clonagens é o volume INTERNO da caixa. As medidas externas serão, portanto resultado da espessua da madeira utilizada. Quanto mais rígida e pesada for a madeira, melhor será o som, é simples assim. Painéis muito finos tendem a vibrar em frequencias audíveis, sem falar que deixam escapar para o exterior os sons que precisam ser trabalhados dentro da caixa antes de saírem pelo duto. Aliás, o duto geralmente precisa ser ajustado, não se pode simplesmente copiar o projeto original, a não ser que esteja copiando tudo, ou seja, o tipo de madeira, a espessura, o revestimento interno e tudo o mais. Abração.
Essas caixas parecem as que vinham no system se não me engano o ss-6200. Tenho propaganda de 1996 nas lojas Colombo, são bem parecidas. Belas caixas 😊👏👏
Pode ser sim. Mas a Panasonic usou o mesmo projeto em vários conjuntos. Me parece que o modelo que vinha com o SS-6200 eram as caixas SB-62, que bem parecidas mesmo. Mas deve ter alguam diferença entre elas. Abs.
Boa noite ! Os falantes não são originais, tive essas caixas final dos anos 90. Os falantes (cones)tinham a cor marrom escuro e as tampinhas das bobinas eram pretas ,o mid não era com suspensão .Essas caixas acompanhava um system da Panasonic que na época concorria com o system da Sony LBT A20
Pode ser que o amigo tenha razão, mas eu já sei que a Panasonic usava caixas com esse mesmo desenho em vários conjuntos, as vezes com mudanças nos falantes e no divisor, e igualmente com outras siglas. A do vídeo é a SB-76, mas já vi que existem outras siglas também, não sei se são iguais. Abs.
Realmente esses falantes foram todos recondicionados. Pode procurar videos delas na internet. Os cones dos alto falantes são amarronzado talvez devido a desgaste do tempo e a proteção de bobina é escura e não prata.
Pode ser sim. É que, sinceramente, não vi sinais de que os falantes foram refeitos. Caso tenham sido, o profissional era bem caprichoso. Mas devemos lembrar que a Panasonic usou este mesmo projeto de caixa em vários modelos de conjuntos, pode ser que eles mudassem os falantes e a estética dependendo do caso. Abração.
Essas são as SB-76, tem a denominação no verso delas. As que você viu pela internet provavelmente são as SB-94 que são muito parecidas e tem a mesma configuração, e acompanhavam o aparelho HM-760 ou HM-780. . Essas SB-76, não achamos nada pela internet.
Fala Iberê. Tudo tranquilo meu nobre? Queria te pedir pra você montar um vídeo sobre sistema Surround usando a técnica Hafler. Usa isso como introdutória a um tema dos antigos sistemas quadrafônicos, que não foram devidamente explorados. E se der, tenta ainda mostrar alternativas de onde encontrar fontes de áudio assim pra se explorar em aparelhagens 5.1. Grande abraço!
Se surgir oportunidade a gente fala sim sobre os sistemas quadrifonicos e o Hafler. Mas estas tecnologias todas que surgiram nos anos 70 acabam sendo reunidas nos sistemas Dolby Surround em suas diversas versões. Mas nunca fui muito entusiasta desta tecnologia, acho que é interessante para assistir filmes, mas para ouvir música achei que era muita complicação e muito dinheiro para um efeito estranho. Pessoalmente, prefiro ouvir a gravação com a maior fidelidade possível, e a manipulação do som para acrescentar efeitos geralmente não ajuda... Mas vamos ver, como disse, se surgir oportunidade a gente fala sim. Forte abraço.
@@audioclassico Na época acredito que a novidade, acompanhada do preço deve ter dificultado muito. Mas hoje, aqueles que são amantes de som e possuem boas aparelhagens podem desfrutar de música em diversas formas diferentes. Pra multicanais, eu particularmente gosto de um layout 4.1. Ele nada mais é que o quadrafônico, com o acréscimo do subwoofer. Eu sempre procuro desativar a caixa Central, pois eu sinto que ela estraga a divisão de frequência (No caso de música) Quando você está com esse estilo de configuração, acompanhado de boas caixas e um bom receiver, consegue extrair muita coisa de uma música de época bem mixada. Um Fleetwood Mac, um Tim Maia, diversas boas músicas conseguem destacar os instrumentos e Back vocals através do Dolby em 4.1. Mas essa técnica do Hafler eu só tenho conhecimento teórico. Seria muito bacana ver algo assim. Quando eu conseguir consertar meu Gradiente, irei testar o Hafler e também trazer no meu canal. Obrigado por responder e um forte abraço!
Sim, acho que o amigo tem razão. Na época já era difícil comprar um modesto receiver estéreo de 20 Watts, um quadrifonico então era um sonho absurdo, até porque precisava comprar todo o conjunto, sem falar que os discos eram raríssimos. Também concordo que os discos multicanais bem gravados nos permite ouvir detalhes que passam despercebidos no estéreo comum. Abração!
Já tivemos esses cursos no passado, mas eram presenciais... Cursos na área de eletrônica, informática, construção civil e outros. A gente pode sim voltar a oferecer cursos, mas agora pela internet. Estou pensando em começar por um de construção de caixas de som e também por outro de eletrônica básica. Quem sabe no próximo ano. Abração!
Sim, é uma boa idéia! Vou deixar anotado para fazer um vídeo assim que possível. Em certas ocasiões a gente lava mesmo as placas, mas é preciso tomar certos cuidados para não detonar a placa de vez. Abração e muito obrigado pela colaboração.
ola tudo bem o senhor poderia me informar onde foi comprada essas caixas? gostaria de visitar a loja e parabens pelo conteudo aprendo todos os dias com o senhor
Foi uma loja na esquina da Rua Silva Bueno com a Lucas Obes, mas o cliente disse que não tinha mais nada parecido com essas caixas por lá... Acho que não custa dar uma olhada, porque eles estão sempre colocando coisas novas.
Ola meu amigos qdo vc for colocar em serie um R comno tweeter de preferencia de colocar ele antes do capacitor pq senao soma dois R com o R do falante ai na formula altera a frequencia de corte. Teste aibe confirma!
Pois então, em termos teóricos o amigo está correto. Mas na prática isto faz pouca diferença, a não ser que esteja lidando com caixas de alta potência ou com caixas de alta qualidade e projetadas com muita precisão. Forte abraço!
Boa noite. Preciso de Serviços de restauração/revisão/conserto e 2 cx de som Sony (o tecido flexível da borda está se rompendo) e num receiver Kenwood Kr 7070. Faz esse tipo de serviço? Está em SP?
A gente faz sim este tipo de serviço, mas no momento não estamos em condições de receber mais aparelhos. Estamos absolutamente sobrecarregados de trabalho e por isso estamos agendando trabalhos somente para o próximo ano. Peço desculpas por não poder atender de imediato. Para tirar dúvidas ou falar sobre os aparelhos, por favor entre em contato pelo email info@audioclassico.com.br. Mais informações sobre como trabalhamos, valores e prazos podem ser vistos em nosso site www.audioclassico.com.br. Forte abraço e obrigado pelo interesse no nosso trabalho.
O som ficaria diferente, mas se ficaria melhor é um ponto a pesquisar... Esta caixa tem médios e agudos muito bons. No caso mostrado no vídeo, tem também a questão do orçamento, não tínhamos muita verba para gastar por isso foi feito de tudo para aproveitar os falantes que estavam nela. Abração!
Eu achei que os dois falantes da caixa tocava junto mas é radiador passivo , será que adicionar um radiador passivo em uma caixa com duto pode melhorar os graves ?
Boa tarde Senhor Iberê tudo bem? peço ajuda ao senhor sobre uma situação que acontece aqui, ao ligar minhas caixinhas de pc 2.0 e uma 2.1 no pc aparece um zumbido, até mesmo quando ligo meu gradiente model 80 no pc e ligo nele o fone de ouvido, sem ligar a musica, apenas aumentando o volume sem estar reproduzindo musica, isso é interferencia? uso pra ligar as caixas e o amplificador um cabo onde um lado é RCA e outro lado p2, sera que se usar um cabo blindado resolve? abraço
Não ficou claro se deseja ligar as caixas de PC 2.0 junto com as PC 2.1 e o Gradiente, tudo ao mesmo tempo. De qualquer forma, o que posso dizer é que a ligação entre a saída do PC e a entrada do gradiente deve ser feita com cabo blindado, com conectores P2 estereo de um lado e RCA do outro lado. Se o cabo não for blindado vão aparecer interferências mesmo.
@@audioclassico vou explicar melhor, qualquer coisa que ligo no pc, seja os sistemas de caixas ou o amplificador gradiente e usando o fone de ouvido no amplificador sai um ruido tipo zumbido, estou ligando com um cabo comum sem ser blindado, então vou experimentar comprar um cabo blindado, obrigado por me responder Iberê
A Panasonic usou este mesmo projeto em vários modelos de caixa, são todas muito parecidas. Pelo que as pessoas estão relatando, parece que os falantes já foram refeitos ou, pelo menos, o protetor dos falantes foi trocado. Contudo, sinceramente, depois de examinar os falantes detalhadamente eu fiquei em dúvida. Se eles já foram refeitos, foi um serviço muito bem feito. O único detalhe que me leva a crer que foram refeitos é o midrange. Do jeito que ele veio, não parece ser coisa de fábrica. O importante é que a caixa toca muito bem, seja com falantes restaurados ou não... Forte abraço.
Tenho um par dessas caixas tudo original e toca muito calotas originais são da cor do propio alto falante e a suspenção do médio e invertido To com criança nova e até queria vender elas antes q as crianças estraguem elas
Pois é, pelos relatos que recebi parece que a caixa que restaurei estava com os falantes mexidos. Mas devo admitir que se foram refeitos o profissional era caprichoso, pois não encontrei qualquer resto de cola ou de algo mal colado, mas em compensação a borda do midrange estava errada e as calotas eram prateadas... Em relação às crianças, bem... Elas são uma graça de Deus, o problema é que elas adoram cutucar tudo o que vêm, então seria realmente uma pena estragar caixas tão boas por causa disto. Talvez uma boa saída fosse colocar as caixas a salvo em algum lugar, devidamente embaladas, para no futuro, quando as crianças crescerem, colocá-las de novo em ação. Forte abraço e obrigado pelo comentário.
Professor, não sei se estou enxergando direito, mas o falante ( radiador passivo) da caixa da esquerda está diferente, na cor e ou diferença do cone e no tamanho da calota anti poeira, que parece maior do que a da caixa da direita. Será que essas diferenças interferem na resposta sonora?
A diferença de coloração é um dos fatores a ser analisado. Pode ser porque um dos falantes foi recondidionado, ou então pode ser coisa natural, porque uma das caixas ficava mais exposta à luz solar. Para mim fiocu um mistério, ou seja, se os falantes eram originais ou se foram mexidos de alguma forma. Mas a cor do cone em si e as calotas não chegam a interferir muito no som, o que realmente interfere é a troca dos cones, das suspensões e das bobinas. Abs.
Olá amigo eu também tenho um canal no TH-cam que fala de som e eu gostaria de saber onde agente encontra alto falantes de alta fidelidade iguais os da bravox e novic, um abraço.
Pois então... Eu já desisti de procurar, cheguei à conclusão de que não se fabrica mais estes falantes. Quando a gente precisa de algum, recorro a um conhecido que é muito experiente no ramo e que, apesar de já estar aposentado, quebra o galho fazendo estes trabalhos para nós. Sinto muito não poder ajudar neste sentido, se eu achar alguma coisa compatível farei um vídeo para avisar aos amigos e colegas. Forte abraço.
Não é normal, muito pelo contrário: num sistema estéreo, as duas caixas precisam ter exatamente o mesmo som quando se está reproduzindo uma fonte mono. No modo estéreo, a gravação da música é que vai definir a separação entre as caixas esquerda e direita. Abração!
Até existem diferenças, mas são pequenas e não atrapalham a audição. No futuro vamos refazer os falantes, daí vai ficar perfeito. Mas por enquanto o cliente ficou bastante feliz com o resultado, é o que importa no final das contas. Abração!
Mais um grande trabalho do mestre Iberê Campos. As caixas ficaram com esse bom desempenho (RF) sem firulas e sem revestimento interno. Então o projeto era bom e o trabalho de reparo dos transdutores e circuitos seletores de freqüência foi feito com esmero.
As caixas são realmente muito boas! E as modificações foram feitas com o máximo cuidado, para não prejudicar o projeto original.
Muito obrigado pelo excelente serviço prestado, Sr Iberê. Como proprietário das caixas, só tenho elogios e muito a agradecer. As caixas ficaram fantásticas, estão soando muito bem.
Eu é que agradeço pela oportunidade de restaurar essas relíquias da história da alta-fidelidade no Brasil.
E fiquei muito feliz pelo resultado ter ficado satisfatório e atendido às suas necessidades.
Abração!
Mas tem que escutar um bom jazz para encerramento dos trabalhos.😄
@@TalesBherzolkind of blues do miles e Ah Um do Charles Mingus já rodou várias vezes desde que ficaram prontas. Blues e rock tocaram bem também.
Tive 2 pares dessas caixas ,uma original Comprada na loja com som 4e1 da Panasonic hm780. Baita aparelho.
O mide ranger original vem com a borda de suspensão invertida para dentro, não pegando no acabamento.
Tmb não vem com revestimento acústico de fábrica. Pelo que dar Para notar nessas caixas, foram trocadas TDS as bordas dos falantes,
Parabéns pelo trabalho 👏🏼.
Obrigado pelas informações, acredito que seja isto mesmo.
Agradeço também pelo comentário tão gentil.
Abração.
Isso mesmo tenho o par com tudo original aqui em casa tudo como vc disse
Já tive dois pares de caixas acústicas: Polivox Bass reflex e AKS suspensão acústica. Tive que me desfazer delas porque os alto falantes originais queimaram e não achei os originais. Se soubesse que fosse possível restaurar os alto falantes, não teria me desfeito delas. Quando o assunto é reparo de alto falantes o Sr. Iberê é craque!
É bem complicado achar falantes originais para caixas vintage.
Nossa sorte é que temos um parceiro que faz tanto o restauro dos falantes antigos quanto criar falantes novos com características dos falantes antigos. É a nossa salvação! Se não fosse assim não sei como faríamos.
Forte abraço.
me lembro dessas caixas , eu passeava com meu saudoso pai pelo comércio em Arapongas Paraná ,quando vimos elas com um system 3x1 Panasonic exposto em uma loja , me lembro como se fosse hoje eram enormes o system nem tanto mas as caixas eram muitos imponentes , por muitos anos eu acreditava que eram com 2 woofers cada , mas tempos atras que fui constatar em um outro video aqui do youtube que era apenas 01, O outro sendo passivo. O ano era por volta de 1996. Me lembro dos systens da Sony LBT 555 com aquele rack de vidro que deixava o panasonic no chinelo. Tempos bons aqueles , mas eram aparelhos caros, poucas pessoas tinham poder aquisitivo para comprá-los. OS Woofers eram assim mesmo, nao me lembro desse acabamento plástico, pareciam que eram tipo adesivo tipo papel em volta dos woofers e medios. Ótimo trabalho parabéns! ABÇ.
É isso mesmo sou de arapongas e me lembro que tinha uma loja não sei se é a colombo que tinha esse aparelho.e essas caixas tocando ficava so olhando porque pra leva pra casa nem pensar trabalhava meio periudo mas boas recordações
@@ClaudioGouveiae a loja Clombo tinha os Sony LBT , a loja que me refiro era um pouco mais a frente prox ao bar Alvorada, o som ficava exposto bem na porta , nao me lembro o nome da loja , se nao me engano era a disapel,
abç
Estes conjuntos da Sony, Panasonic e outros eram muito desejados mesmo. Além de ficarem muito bonitos na sala de casa, ainda permitiam escutar todas as mídias que existiam na época, com um som de respeito. Dava até para fazer uma festinha com elas, para a moçada dançar e paquerar.
Muito agradecido pelo seu comentário e vai daqui um grande abraço.
Iberê,caro amigo,que trabalho excepcional,que detalhes,nunca imaginados,refeitos,mostram a qualidade de seu trabalho!
Parabéns,excelentes caixas!
Pois então, foi trabalhoso mesmo, um verdadeiro trabalho de arqueologia acústica. Mas no final a qualidade do som e a satisfação do cliente compensaram todo o esforço. Abração!
Excelente video, de uma pessoa que conhece ! Nos anos 60/70 e até depois disto eu participei de algumas bandas (conjuntos) musicais. Nos anos 60/70, nós tinhamos que construir nossas próprias caixas de som, para guitarras e contrabaixo. Nossa inspiração eram os grandes amplificadores estrangeiros, ex. VOX, cujas caixas de som tinham ~1m3 de volume. As caixas para guitarras usavam até 12 alto-falantes e tinham a traseira aberta. Já as caixas para contrabaixo, falantes de 12" eram "hermeticamente fechadas" para que o ar confinado pudesse evitar que os alto-falantes batessem fisicamente nos limites de curso causando sua destruição. Aprendi muito construindo estas caixas, inclusive verificando que todos os cones estivesse operando em conjunto para o mesmo lado, usando uma pilha para isso e escolhendo bem as impedâncias . Bem, reparei que nesta caixa do vídeo não existe túnel para derivar para a frente as ondas do interior das caixas. Estes túneis são de grande ajuda nas caixas para musica, mas precisam ser engenheirados de forma que as ondas redirigidas pelo tunel fiquem em concordância de fase com as ondas frontais. Nossas caixas não usavam revestimento interno ! Desculpe se escrevi muito, mas tive uma vivência no tema quando jovem ! Abraço !
Pois é, caro amigo, nos anos 60 e 70 a gente precisava nós mesmos construir nossas caixas, tanto para conjuntos musicais quanto para escutar música em casa. Os aparelhos existentes eram caros e nem sempre eram do jeito que a gente precisava. Apesar de tudo, acho que foram bons tempos para os brasileiros. Eu, pelo menos, fui muito feliz naqueles tempos.
Gostei da sua descrição das caixas! Era assim mesmo, a gente ia tentando de um jeito e de outro até encontrar um jeito para que as caixas ficassem com a sonoridade que a gente queria.
Quanto à sua dúvida a respeito do "túnel", acho que o amigo se refere ao duto para sintonizar os woofers com a caixa. No caso das caixas mostradas no vídeo, elas não usam duto porque funcionam em outro sistema, denominado "radiador passivo", onde um dos woofers não tem bobina e nem imã, servindo apenas para vibrar em sintonia com o woofer, com o qual tem um acoplamento acústico.
Muito agradecido pelo seu comentário e vai daqui um abraço.
Bom dia Iberê, belíssimo trabalho!✨👍
Pois é, foram dias e dias de trabalho duro (a caixa é pesada...).
Mas no final valeu a pena, não tanto pelo dinheiro mas principalmente pela alegria do cliente quando ligou as caixas no som dele. Foi bem legal. Abração!
@@audioclassico a gente que se dedica com amor e gosta do que faz fica feliz com esse reconhecimento!✨🤝✨
Belo trabalho como sempre! Tem que forrar mesmo por dentro, sem forro o grave não fica profundo e tem som de lata.
Apesar da falta de forração, a caixa tem um som bacana nos graves. Mas certamente vai melhorar a hora que for forrada. Abs.
PARABENS PELOS VIDEOS AMIGO,SOU DAS ANTIGAS E GOSTO MUITO DOS SEUS VIDEOS....
Sendo assim, nós dois somos das antigas, com tudo o que isto tem de bom... e também de ruim, não é mesmo? A idade vai chegando...
Fico feliz por estar gostando dos vídeos, agradeço de coração suas palavras tão gentis.
Disparado esse é o melhor canal dos vintages!
Puxa vida, fico contente com seu elogio. Agradeço muito. Mas acho que existem canais mais antigos e completos que o nosso, mas quem sabe um dia a gente chega lá. Forte abraço!
Excelente trabalho professor Iberê, parabéns. Quando ouvi estas caixas tocando, lembrei das quarteto e o Sr. mencionou que tbm achou o som muito parecido. Que saudades das Quartetos...abraço
Quando liguei as caixas depois de prontas, lembrei imediatamente das Quarteto. É a mesmo tipo de som, até porque os falantes são iguais e a frequencia de ressonancia dos woofers são as mesmas, e as duas trabalham no sistema de radiador passivo.
Deu bastante trabalho, mas ficaram boas mesmo. O proprietário ficou muito contente.
Forte abraço.
Mais um vídeo excelente, falando sobre a técnica, mas sem esquecer que tudo isso é para trazer prazer. Parabéns.
Bem lembrado! É isso mesmo. A técnica só existe para que nossos equipamentos nos dêm prazer. Nada mais chato que a gente tentar escutar nossas músicas preferidas num aparelho cheio de defeitos, não é mesmo?
@@audioclassico Com certeza, o objetivo final é trazer prazer.
parabéns .. ficou excelente ... sobre a forração eu um dia percebi que uma das minhas caixas estava ruim.. abri e sumiu a lã de vidro.. por acaso subi no forro la estava a lã com um ninho de rato ... eu morava em sitio .. eles tiravam ate do forno a lã de vidro do forno ...kk parece mentira .. abração
Puxa vida, que história! Esta situação eu ainda não tinha visto, mas é bem possível mesmo porque a lã de vidro é um bom isolante térmico, os ratinhos deviam ficar bem aquecidos.
Abração.
Respeitado Senhor Iberê, realmente no que diz respeito ao visual como a sonoridade das caixas, são de uma boa imposição, mas com relação aos critérios adotados na procura pra determinar a origem da defasagem de uma destas, assim como as sugestões passadas nas considerações finais, geraram mais uma completa e excelente aula. Parabéns!
Gratidão e grande abraço!
Muito obrigado Sr. Juan! Sempre gentil nos seus comentários.
Parabéns pelos excelentes conteúdos. Também sou apaixonado pelos meus equipamentos vintage.
Somos dois então... Agradeço de coração pelo seu comentário tão gentil. Forte abraço.
Da-lhe, professor ! Sempre por aqui, aprendendo.....obrigado pelas aulas !
Eu é que agradeço muito pelo seu comentário tão gentil. Obrigado!
nessa fresta vc poderia preencher com fita dupla face de relevo ou É.V.A tbm daria certo fica a dica para as próximas manutenções prévias...👍
Daria certo se a moldura fosse plana por baixo, mas ela tem um rebaixo de 5mm e tem uma bordinha de 2mm ao redor e em certas partes internas.
O cliente estava doido para experimentar as caixas para saber se ficariam boas na sala dele.
Foi por isso que coloquei as madeirinhas para quebrar o galho e permitir que o cliente usasse as caixas de imediato, mas já está combinado que a gente vai refazer o midrange e deixar tudo como tem que ser.
Abração!
.. SHOW PARABÉNS .. BELO TRABALHO .. 👏👏👏
Muitíssimo obrigado!
Agradeço a aula professor, aprendendo muito com o Sr.
Que bom! Fico feliz e agradecido.
Olá Iberê, meu irmão já teve estas caixas, pelo que notei nestas caixas do vídeo estes falantes foram recondicionados, note que a suspensão dos falantes está sobreposta aos cones, originalmente os médios tem suspensão seca, os cones dos agudos originalmente sao diferentes também, as calotas estão diferentes das originais também. Acredito que houve troca de bobina em algum deles e por isso deu estas diferenças no áudio.
Pois é, fiquei em dúvida se os falantes foram recondicionados. A impedância deles é de 6 Ohms. Não mostrei no vídeo, mas medi a impedância e deu isso mesmo, o que é uma dificuldade na restauração, por isso acho que as bobinas são originais. Mas não descarto que tenham trocado os cones ou feito algum outro tipo de manutenção. Pode até ser que tenham simplesmente trocado as calotas, pois a colagem delas não estava tão perfeita... Contudo, apesar de tudo isto, os falantes precisam mesmo ser recondicionados. É que o cliente não queria investir tanto neste momento, foi por isso que dei um jeito das caixas ficaram com o som parecido nas duas. Mas já está prometido que numa próxima etapa vamos terminar o serviço, ou seja, colocar a forração, recondicionar os falantes e fazer a tela frontal. Forte abraço!
Bom dia, estes falantes são os mesmos usados nas caixas Techinics SB-G210 os wofers são de 6 ohms, os médios e tweeters são de 8 ohms e na etiqueta das caixas diz que a impedância das mesmas são de 8 ohms.
Já percebi que existem variações deste projeto. Existem vários modelos parecidos, mas os componentes são diferentes. Nas caixas do vídeo, todos os falantes são de 6 Ohms, e eu confirmei que é isso mesmo, medi um por um. Significa que se eles foram recondicionados, usavam as mesmas bobinas ou então usaram bobinas também de 6 Ohms. E na etiqueta na parte posterior está escrito que as caixas são de 6 Ohms também, o que está correto...
Eu Tenho um par com m tudo original aqui em casa são top e sei que os alto falantes tem bordas diferente do original e as calotas não são cromadas e o midirranger não tem essa borda
Os eoofers são de quantas polegadas ? Achei uma dessas no lixo hj porem só a caixa to na duvida do tamanho dos falantes
VOU PAASAR UM LINK DE CAIXAS,UMA MAIS LINDA QUE A OUTRA....MEUS PARABÉNS PELO TRABALHO.
Obrigado! Tomara que o vídeo seja útil e agradável de assistir. Abs.
Mais uma aula de som! Parabéns pelo belo conteúdo.
Espero que seja util!
A música do teste é das antigas, 1927, My Blue Heaven, Gene Austin, um clássico. Bom trabalho de recuperação da caixa.
É essa mesmo mesmo...
Mas a que foi usada no vídeo é uma versão instrumental e pertence à biblioteca de músicas gratuitas do TH-cam.
Que belo par de caixas heim Iberê show de bola
Realmente! São bonitas e apesar dos falantes não estarem 100% o som é de primeira qualidade. Abração!
@@audioclassico Muito bacana seus vídeos aprendo muito aqui com você meus parabéns sempre que sai um vídeo seu já chego dando like, Um forte abraço amigo
Excelente trabalho 👏👏🚴
Obrigado 👍!!!
São muito bonitas!!!
São mesmo. Elas são imponentes e marcam presença!
Já tive caixas da panasonic de 12 polegadas original mas o woofer são no máximo 50w rms em si boa qualidade por ser matsushita
Sempre acompanho seu canal
Fico feliz em saber que os vídeos são úteis e que existe interesse neles. Abração e muito agradecido pelo comentário tão gentil.
A cerca de um ano comprei umas caixas Panasonic bem parecidas com essas, para usar em meu Amplificador Cygnus AC-500 junto do equalizador GE-400. Mas as minhas são ligeiramente diferentes nos falantes e na 'carenagem' onde vão os médios e twiters. As minhas são as "MEGA POWER 1.400", tem woofers de 10', medios de 5' e twiters de 3', numa etiqueta atrás delas marcam 90 w por canal e a impedância é de 6 OHMS. Depois de muito pesquisar descobri que elas faziam parte do system 4 em 1 PANASONIC SC-HM780, existem videos sobre esse system aqui no youtube. Curto bastante o som delas, porém acho bem limitadas, principalmente nos graves (seco). Tenho vontade de substituir o radiador passivo por outro woofer, ligar em paralelo com o que já tem e fazer um duto nelas, o que o senhor acha?
Acho que a sua são as SB-94
@@EBJorge-ql1ii O codigo correto dessas caixas que citei é SB HM-800, porém na frente delas vem a descrição MEGA POWER 1.400.
Não creio que a troca do sistema radiador passivo por suspensão acústica com 2 woofers vá melhorar o som. O mais provável em suas caixas é que os falantes estejam ressecados e, portanto, com menos graves do que poderiam ser. No caso das caixas do vídeo, por exemplo, quando elas chegaram aqui o som era horrível. Depois da reforma ficaram com um excelente, com graves, médios e agudos de alta qualidade.
boa essas caixas tenho um par ainda 1994 o ano delas mexi nos alto falantes delas tweeter abriu as bobinas consegui os cones deles e dos midrangers tbm dos woofers tive q montara suspensao c o cone e trocar as aranhas bobinas ok empreguei as mesmas soh fiz uma modificaçao nos mids e tweeters acrecentei ferro fluido nos gaps dos mids e tweeters melhorar a transferencia de calor da bobina pro meio ferroso
As caixas são boas sim! É claro que são modelos simples, mas tocam muito bem. Com as modificações que o amigo fez acho que elas ficaram melhores ainda. Abração.
Adquiri há alguns meses atrás 1 par de caixas originais Sony genezi duplo woofers dos anos 2.000 porém tive que substituir ambos Tweeter ,aproveitei fiz o isolamento acústico visto que maioria das caixas mais atuais N veem com isolamento ficaram com reforço de graves muito melhor!
Pois é, o revestimento interno é importante. Diminui as reverberações internas e com isso deixa os graves mais profundos e os médios baixos mais nítidos. Foi uma boa iniciativa!
Otimo trabalho 👍👍
Obrigado!
Faz sentido obrigado 🖒
Deixe-me primeiramente lhe parabenizar pelos seus vídeos. São ótimos, suas explicações sempre bem detalhadas, bem técnicas. Uma inspiração.
Agora eu teria uma dúvida, que alguém do seu gabarito talvez me possa ajudar...
Eu estou pretendendo confeccionar uma réplica das caixas acústicas de um mini system Philips C505. De vez em quando os projetos têm falhas, e uma que eu notei (a meu ver) foi a espessura do aglomerado que foram feitas as caixas originais, que é de 10 milímetros... Eu notei uma vibração nas laterais e traseira das caixas que não deveria ocorrer... Achei que fosse por conta da espessura insuficiente do material... Então estou pensando em fazer umas caixas novas em madeirite de 15 milímetros. Porém, se eu for me ater às medidas externas originais, o volume interno das caixas irá diminuir, por conta do material ser mais grosso e irá alterar a sonoridade... Pensei em fazer as caixas um pouco mais profundas para obter o volume interno original. Porém, como as caixas são dutadas, fiquei pensando que a sintonia poderia se alterar, visto que o duto foi projetado para outras dimensões de caixa... Na sua experiência, qual a sua opinião? E me perdoe pelo extenso texto...
É muito difícil clonar caixas feitas pelos grandes fabricantes e obter bons resultados. Cada caixa é resultado de um projeto que envolve vários fatores, como alto-falantes, volume disponível, potência, resposta de frequencia, sintonia, dispersão sonora, pressão sonora desejada e muitos outros. A simples mudança no tipo da madeira já altera o som. Assim, o que aconselho é utilizar o falante original, mas desde que ele seja de boa qualidade e esteja em boas condições. A partir disto, fazer um novo projeto, possivelmente utilizando a caixa original como modelo funcional ou estética. Mas cada nova caixa precisa ser ajustada para o falante que estiver em uso.
Respondendo sua pergunta, o que importa nas clonagens é o volume INTERNO da caixa. As medidas externas serão, portanto resultado da espessua da madeira utilizada. Quanto mais rígida e pesada for a madeira, melhor será o som, é simples assim. Painéis muito finos tendem a vibrar em frequencias audíveis, sem falar que deixam escapar para o exterior os sons que precisam ser trabalhados dentro da caixa antes de saírem pelo duto.
Aliás, o duto geralmente precisa ser ajustado, não se pode simplesmente copiar o projeto original, a não ser que esteja copiando tudo, ou seja, o tipo de madeira, a espessura, o revestimento interno e tudo o mais.
Abração.
Essas caixas parecem as que vinham no system se não me engano o ss-6200. Tenho propaganda de 1996 nas lojas Colombo, são bem parecidas. Belas caixas 😊👏👏
Pode ser sim. Mas a Panasonic usou o mesmo projeto em vários conjuntos. Me parece que o modelo que vinha com o SS-6200 eram as caixas SB-62, que bem parecidas mesmo. Mas deve ter alguam diferença entre elas. Abs.
Boa noite !
Os falantes não são originais, tive essas caixas final dos anos 90. Os falantes (cones)tinham a cor marrom escuro e as tampinhas das bobinas eram pretas ,o mid não era com suspensão .Essas caixas acompanhava um system da Panasonic que na época concorria com o system da Sony LBT A20
Pode ser que o amigo tenha razão, mas eu já sei que a Panasonic usava caixas com esse mesmo desenho em vários conjuntos, as vezes com mudanças nos falantes e no divisor, e igualmente com outras siglas. A do vídeo é a SB-76, mas já vi que existem outras siglas também, não sei se são iguais. Abs.
@@audioclassico é tanto que a moldura tá pegando no mid ,o original não tinha esse tipo de suspensão
Muito bom.
Que bom que gostou!
Parabens!!!
Muito obrigado!
Realmente esses falantes foram todos recondicionados. Pode procurar videos delas na internet. Os cones dos alto falantes são amarronzado talvez devido a desgaste do tempo e a proteção de bobina é escura e não prata.
Pode ser sim. É que, sinceramente, não vi sinais de que os falantes foram refeitos. Caso tenham sido, o profissional era bem caprichoso. Mas devemos lembrar que a Panasonic usou este mesmo projeto de caixa em vários modelos de conjuntos, pode ser que eles mudassem os falantes e a estética dependendo do caso. Abração.
Essas são as SB-76, tem a denominação no verso delas. As que você viu pela internet provavelmente são as SB-94 que são muito parecidas e tem a mesma configuração, e acompanhavam o aparelho HM-760 ou HM-780.
.
Essas SB-76, não achamos nada pela internet.
Like e hipado! Abraço!!
Valeu!
Top!!👍
Valeu!
Fala Iberê. Tudo tranquilo meu nobre?
Queria te pedir pra você montar um vídeo sobre sistema Surround usando a técnica Hafler. Usa isso como introdutória a um tema dos antigos sistemas quadrafônicos, que não foram devidamente explorados. E se der, tenta ainda mostrar alternativas de onde encontrar fontes de áudio assim pra se explorar em aparelhagens 5.1.
Grande abraço!
Se surgir oportunidade a gente fala sim sobre os sistemas quadrifonicos e o Hafler. Mas estas tecnologias todas que surgiram nos anos 70 acabam sendo reunidas nos sistemas Dolby Surround em suas diversas versões. Mas nunca fui muito entusiasta desta tecnologia, acho que é interessante para assistir filmes, mas para ouvir música achei que era muita complicação e muito dinheiro para um efeito estranho. Pessoalmente, prefiro ouvir a gravação com a maior fidelidade possível, e a manipulação do som para acrescentar efeitos geralmente não ajuda... Mas vamos ver, como disse, se surgir oportunidade a gente fala sim. Forte abraço.
@@audioclassico Na época acredito que a novidade, acompanhada do preço deve ter dificultado muito. Mas hoje, aqueles que são amantes de som e possuem boas aparelhagens podem desfrutar de música em diversas formas diferentes. Pra multicanais, eu particularmente gosto de um layout 4.1. Ele nada mais é que o quadrafônico, com o acréscimo do subwoofer. Eu sempre procuro desativar a caixa Central, pois eu sinto que ela estraga a divisão de frequência (No caso de música)
Quando você está com esse estilo de configuração, acompanhado de boas caixas e um bom receiver, consegue extrair muita coisa de uma música de época bem mixada. Um Fleetwood Mac, um Tim Maia, diversas boas músicas conseguem destacar os instrumentos e Back vocals através do Dolby em 4.1. Mas essa técnica do Hafler eu só tenho conhecimento teórico. Seria muito bacana ver algo assim. Quando eu conseguir consertar meu Gradiente, irei testar o Hafler e também trazer no meu canal.
Obrigado por responder e um forte abraço!
Sim, acho que o amigo tem razão. Na época já era difícil comprar um modesto receiver estéreo de 20 Watts, um quadrifonico então era um sonho absurdo, até porque precisava comprar todo o conjunto, sem falar que os discos eram raríssimos.
Também concordo que os discos multicanais bem gravados nos permite ouvir detalhes que passam despercebidos no estéreo comum.
Abração!
Parabéns pelo vídeo. Vc não pensa em montar/realizar um curso de eletrônica restauração vintage ???
Já tivemos esses cursos no passado, mas eram presenciais... Cursos na área de eletrônica, informática, construção civil e outros.
A gente pode sim voltar a oferecer cursos, mas agora pela internet.
Estou pensando em começar por um de construção de caixas de som e também por outro de eletrônica básica.
Quem sabe no próximo ano.
Abração!
Trabalhei na Sanyo do Brasil, 6 anos
Foi uma boa empresa... Coisa de outros tempos... Hoje em dia está tudo mudado. abração.
Salve!
Valeu!
O que vc acha sobre lavagem de placas? Poderia fazer um vídeo sobre o assunto.
Sim, é uma boa idéia! Vou deixar anotado para fazer um vídeo assim que possível.
Em certas ocasiões a gente lava mesmo as placas, mas é preciso tomar certos cuidados para não detonar a placa de vez.
Abração e muito obrigado pela colaboração.
ola tudo bem o senhor poderia me informar onde foi comprada essas caixas? gostaria de visitar a loja e parabens pelo conteudo aprendo todos os dias com o senhor
Foi uma loja na esquina da Rua Silva Bueno com a Lucas Obes, mas o cliente disse que não tinha mais nada parecido com essas caixas por lá... Acho que não custa dar uma olhada, porque eles estão sempre colocando coisas novas.
Ola meu amigos qdo vc for colocar em serie um R comno tweeter de preferencia de colocar ele antes do capacitor pq senao soma dois R com o R do falante ai na formula altera a frequencia de corte. Teste aibe confirma!
Pois então, em termos teóricos o amigo está correto. Mas na prática isto faz pouca diferença, a não ser que esteja lidando com caixas de alta potência ou com caixas de alta qualidade e projetadas com muita precisão. Forte abraço!
Conhecedor!
Nem tanto... Mas agradeço mesmo assim seu comentário tão gentil.
Boa noite. Preciso de Serviços de restauração/revisão/conserto e 2 cx de som Sony (o tecido flexível da borda está se rompendo) e num receiver Kenwood Kr 7070. Faz esse tipo de serviço? Está em SP?
A gente faz sim este tipo de serviço, mas no momento não estamos em condições de receber mais aparelhos.
Estamos absolutamente sobrecarregados de trabalho e por isso estamos agendando trabalhos somente para o próximo ano.
Peço desculpas por não poder atender de imediato.
Para tirar dúvidas ou falar sobre os aparelhos, por favor entre em contato pelo email info@audioclassico.com.br.
Mais informações sobre como trabalhamos, valores e prazos podem ser vistos em nosso site www.audioclassico.com.br.
Forte abraço e obrigado pelo interesse no nosso trabalho.
Se tivesse um par trocaria os tweeters por domos de seda e os mids por modelos atuais (tudo do Aliexpress) e pau na máquina!
O som ficaria diferente, mas se ficaria melhor é um ponto a pesquisar... Esta caixa tem médios e agudos muito bons. No caso mostrado no vídeo, tem também a questão do orçamento, não tínhamos muita verba para gastar por isso foi feito de tudo para aproveitar os falantes que estavam nela. Abração!
Eu achei que os dois falantes da caixa tocava junto mas é radiador passivo , será que adicionar um radiador passivo em uma caixa com duto pode melhorar os graves ?
Não vai funcionar... A caixa com radiador passivo precisa ser selada, não pode haver um duto. Os dois sistemas vão entrar em conflito.
Boa tarde Senhor Iberê tudo bem? peço ajuda ao senhor sobre uma situação que acontece aqui, ao ligar minhas caixinhas de pc 2.0 e uma 2.1 no pc aparece um zumbido, até mesmo quando ligo meu gradiente model 80 no pc e ligo nele o fone de ouvido, sem ligar a musica, apenas aumentando o volume sem estar reproduzindo musica, isso é interferencia? uso pra ligar as caixas e o amplificador um cabo onde um lado é RCA e outro lado p2, sera que se usar um cabo blindado resolve? abraço
Não ficou claro se deseja ligar as caixas de PC 2.0 junto com as PC 2.1 e o Gradiente, tudo ao mesmo tempo.
De qualquer forma, o que posso dizer é que a ligação entre a saída do PC e a entrada do gradiente deve ser feita com cabo blindado, com conectores P2 estereo de um lado e RCA do outro lado. Se o cabo não for blindado vão aparecer interferências mesmo.
@@audioclassico vou explicar melhor, qualquer coisa que ligo no pc, seja os sistemas de caixas ou o amplificador gradiente e usando o fone de ouvido no amplificador sai um ruido tipo zumbido, estou ligando com um cabo comum sem ser blindado, então vou experimentar comprar um cabo blindado, obrigado por me responder Iberê
Salve, pelo que mal vi, acredito que foram alterados, já recebidos, estão com contra pó com o de aluminio!! até no alto falante!! ou estou enganado?
A Panasonic usou este mesmo projeto em vários modelos de caixa, são todas muito parecidas.
Pelo que as pessoas estão relatando, parece que os falantes já foram refeitos ou, pelo menos, o protetor dos falantes foi trocado.
Contudo, sinceramente, depois de examinar os falantes detalhadamente eu fiquei em dúvida. Se eles já foram refeitos, foi um serviço muito bem feito.
O único detalhe que me leva a crer que foram refeitos é o midrange. Do jeito que ele veio, não parece ser coisa de fábrica.
O importante é que a caixa toca muito bem, seja com falantes restaurados ou não...
Forte abraço.
Tenho um par dessas caixas tudo original e toca muito calotas originais são da cor do propio alto falante e a suspenção do médio e invertido
To com criança nova e até queria vender elas antes q as crianças estraguem elas
Pois é, pelos relatos que recebi parece que a caixa que restaurei estava com os falantes mexidos. Mas devo admitir que se foram refeitos o profissional era caprichoso, pois não encontrei qualquer resto de cola ou de algo mal colado, mas em compensação a borda do midrange estava errada e as calotas eram prateadas...
Em relação às crianças, bem... Elas são uma graça de Deus, o problema é que elas adoram cutucar tudo o que vêm, então seria realmente uma pena estragar caixas tão boas por causa disto. Talvez uma boa saída fosse colocar as caixas a salvo em algum lugar, devidamente embaladas, para no futuro, quando as crianças crescerem, colocá-las de novo em ação.
Forte abraço e obrigado pelo comentário.
Eu q agradeço por compartilhar suas experiências com a gente
Professor, não sei se estou enxergando direito, mas o falante ( radiador passivo) da caixa da esquerda está diferente, na cor e ou diferença do cone e no tamanho da calota anti poeira, que parece maior do que a da caixa da direita. Será que essas diferenças interferem na resposta sonora?
A diferença de coloração é um dos fatores a ser analisado. Pode ser porque um dos falantes foi recondidionado, ou então pode ser coisa natural, porque uma das caixas ficava mais exposta à luz solar. Para mim fiocu um mistério, ou seja, se os falantes eram originais ou se foram mexidos de alguma forma. Mas a cor do cone em si e as calotas não chegam a interferir muito no som, o que realmente interfere é a troca dos cones, das suspensões e das bobinas. Abs.
@@audioclassico grato pela atenção na resposta.
Caixa de som com 2 fone
Panasonic
Era de uma 3 em1
De 1998
Sim, é isso mesmo. Mas a Panasonic utilizou o mesmo projeto de caixa, com vários códigos e com variações, em diversos modelos de aparelhos conjugados.
Olá amigo eu também tenho um canal no TH-cam que fala de som e eu gostaria de saber onde agente encontra alto falantes de alta fidelidade iguais os da bravox e novic, um abraço.
Pois então... Eu já desisti de procurar, cheguei à conclusão de que não se fabrica mais estes falantes. Quando a gente precisa de algum, recorro a um conhecido que é muito experiente no ramo e que, apesar de já estar aposentado, quebra o galho fazendo estes trabalhos para nós.
Sinto muito não poder ajudar neste sentido, se eu achar alguma coisa compatível farei um vídeo para avisar aos amigos e colegas.
Forte abraço.
@@audioclassico ok , de qualquer forma muito obrigado pela atenção e continue a fazer esses vídeos explicativos e muito bons, um abraço.
Achei que fosse normal de ter essa diferença entre as caixas L e R
Não é normal, muito pelo contrário: num sistema estéreo, as duas caixas precisam ter exatamente o mesmo som quando se está reproduzindo uma fonte mono. No modo estéreo, a gravação da música é que vai definir a separação entre as caixas esquerda e direita. Abração!
Ahh entendido agora. Obrigado Sr. Iberê @@audioclassico
Agora não tem mais diferença de uma para outra.
Até existem diferenças, mas são pequenas e não atrapalham a audição. No futuro vamos refazer os falantes, daí vai ficar perfeito. Mas por enquanto o cliente ficou bastante feliz com o resultado, é o que importa no final das contas. Abração!
Os woofers de cima sao radiadores
Sim, é isso mesmo. Esta caixa trabalha no sistema de radiador passivo.