Olá Professor, boa tarde. Podemos dizer que a amplitude do estímulo caracteriza a sua intensidade? Ou seja, um estímulo tem a intensidade da sua amplitude?!
Ola Jorge, Sim, um estímulo intenso (forte) tem uma amplitude maior. Estímulos de qualquer natureza, térmicos, químicos, a ondas sonoras, etc. Do ponto de vista físico, a intensidade do estímulo (qualquer estímulo) é a energia desse estímulo. É importante lembrar um estímulo sensorial é uma variação de energia do meio ambiente que atua sobre órgãos específicos (receptores sensoriais), que são sensíveis ao estímulo, ou seja, o estímulo é capaz de alterar o receptor (abrir canais iônicos, ou fechar também, no caso da visão). Então, a intensidade do estímulo é a quantidade de energia que ele contem que é transferida para o receptor sensorial. Importante lembrar que quanto maior a intensidade do estímulo, por exemplo um estímulo mecânico mais forte (apertar com mais força um região da pele), tanto maior será a frequência de despolarizações do receptor. Como os potenciais de ação de um determinado neurônio têm sempre a mesma amplitude (lei do tudo ou nada), um estímulo mais intenso gera um maior número (frequência) de potenciais de ação por unidade de tempo naquela fibra nervosa sensorial. Então, o córtex cerebral sensorial interpreta o maior número de potencias de ação que chegam ali como sendo de um estímulo mais intenso, gerando a sensação de um estímulo mais forte. O que pode também ocorrer é um estímulo mais intenso acabe atuando sobre um maior numero de receptores sensoriais, gerando também uma sensação de maior intensidade. Bem, era isso. Qualquer coisa escreve.
Aula perfeita ❤
Trouxe uma luz aos meus estudos essa aula. Obrigado, professor.
Muito obrigado. Que bom que têm sido úteis.
Aula sensacional! Obrigado
Muito boa a sua aula! Salvou demais
Muito bommm!!
Obrigado, Maria Eduarda.
Perfeito! 😍
aldin, o brabo da fisio
Aula maravilhosa!
Obrigado, Ayrton.
Perfeito!
Olá Professor, boa tarde. Podemos dizer que a amplitude do estímulo caracteriza a sua intensidade? Ou seja, um estímulo tem a intensidade da sua amplitude?!
Ola Jorge, Sim, um estímulo intenso (forte) tem uma amplitude maior. Estímulos de qualquer natureza, térmicos, químicos, a ondas sonoras, etc. Do ponto de vista físico, a intensidade do estímulo (qualquer estímulo) é a energia desse estímulo. É importante lembrar um estímulo sensorial é uma variação de energia do meio ambiente que atua sobre órgãos específicos (receptores sensoriais), que são sensíveis ao estímulo, ou seja, o estímulo é capaz de alterar o receptor (abrir canais iônicos, ou fechar também, no caso da visão). Então, a intensidade do estímulo é a quantidade de energia que ele contem que é transferida para o receptor sensorial.
Importante lembrar que quanto maior a intensidade do estímulo, por exemplo um estímulo mecânico mais forte (apertar com mais força um região da pele), tanto maior será a frequência de despolarizações do receptor. Como os potenciais de ação de um determinado neurônio têm sempre a mesma amplitude (lei do tudo ou nada), um estímulo mais intenso gera um maior número (frequência) de potenciais de ação por unidade de tempo naquela fibra nervosa sensorial. Então, o córtex cerebral sensorial interpreta o maior número de potencias de ação que chegam ali como sendo de um estímulo mais intenso, gerando a sensação de um estímulo mais forte. O que pode também ocorrer é um estímulo mais intenso acabe atuando sobre um maior numero de receptores sensoriais, gerando também uma sensação de maior intensidade. Bem, era isso. Qualquer coisa escreve.
@@AldoLucionNeuro Obrigado, obrigado e muito obrigado.