Tudo Sobre Aterramento para Cerca Elétrica Rural

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
  • Neste vídeo falo sobre:
    quais as funções do aterramento;
    o que pode influenciar na eficiência do aterramento;
    tipos de aterramento;
    como fazer um aterramento principal;
    como fazer um aterramento secundário;
    passagem em colchetes/porteiras e esticadores;
    dimensionamento e área de abrangência... etc.
    Compartilhe com seus amigos pecuaristas e agricultores.
    O vídeo onde testam o choque a partir do 4:35 até 5:35 não ficou legal, mas quem quiser, pode ver ele com melhor qualidae e com explicação, acesse esse link: • These Friends Are Elec...
    Ficou com dúvida???
    Pode entrar em contato pelos comentários ou pelo e-mail luiz.garcia@datarmars.com

ความคิดเห็น • 22

  • @cirorodrigues9497
    @cirorodrigues9497 ปีที่แล้ว +1

    Uma aula
    Fenomenal
    Muito bom meu
    Amigo tirei umas dúvidas Deus te
    Abençoe grandemente!

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  ปีที่แล้ว

      Olá Ciro.
      Que bom que gostou.
      Me coloco à disposição para ajudar.
      Forte abraço

  • @mbolla182
    @mbolla182 2 ปีที่แล้ว +1

    Primeira vez que também vejo o aterramento do eletrificador, compartilhei as varetas do Kit Anti-Raios. Muito interessante, acho que vou aplicar isso, tenho que instalar 10 dardos conforme sua recomendação, 10 joules.

  • @mbolla182
    @mbolla182 2 ปีที่แล้ว +1

    Excelente videooooo!

  • @edilsonsilva2832
    @edilsonsilva2832 ปีที่แล้ว +1

    Luiz. Interligar os fios neutro em passagens de porteiras com cabo subterrâneo dar certo é efetivo?

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  ปีที่แล้ว +1

      Olá Edilson, obrigado pelo comentário.
      Sim, é efetivo e nesse caso, você pode utilizar o cabo 1.6mm ou o 2.7mm, somente nos neutros. Se for o positivo, aí obrigatoriamente deve-se utilizar o 2.7mm.
      Se utilizarmos um cabo nu, talvez tenhamos uma eficiência razoável porém, por estar em contato direto com o solo, umidade, etc., a durabilidade desse cabo nu seria reduzida.
      Em todos os projetos que já atuei, nas passagens subterrâneas sempre utilizo o cabo 2.7mm no positivo e no neutro, deixo o cliente escolher, se quer padronizar tudo com 2.7mm ou se quer utilizar o 1.6mm, mas sempre utilizo cabo 'encapado'.
      Forte abraço

  • @joaonovaes5736
    @joaonovaes5736 2 ปีที่แล้ว +1

    BOM DIA. posso dispensar aterramento principal caso eu construa uma cerca eletrica de 02 fios sendo 01 fio positivo e outro neutro e os postes sejam metalicos galvanizados?

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  2 ปีที่แล้ว

      Olá João Novaes, obrigado pelo seu comentário.
      Não, o aterramento principal é fundamental para que o aparelho funcione de forma correta. Nos meus treinamentos, costumo dizer que o Energizador é o CORAÇÃO do sistema de choque e que o aterramento é o PULMÃO. Ou seja, é necessário um aparelho de boa qualidade e um aterramento muito bem feito, para que tenhamos um bom funcionamento de todo o sistema.
      Quer melhorar ainda mais o seu sistema? De uma das hastes do aterramento principal, faça uma ligação nos fios neutros da cerca, ou seja, ligue um cabo subterrâneo 2.7mm em uma das hastes do aterramento principal e conecte esse cabo nos fios neutros da cerca.
      Irá perceber que o choque será mais eficiente e os animais irão respeitar ainda mais o choque.

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  2 ปีที่แล้ว

      No caso dos postes metálicos, terá que isolar o fio positivo, porém os postes estarão em contato com o fio neutro, que estarão ligados no aterramento, dessa forma, você irá eliminar o uso de mais hastes, pois os postes irão desempenhar essa função.

  • @joaonovaes5736
    @joaonovaes5736 2 ปีที่แล้ว +1

    geralmente o eletrificador fica instalado proximo da residencia devido a disponibilidade de energia eletrica, e consequentemente do lado mais distante dos piquetes. Nesse caso o aterramento secundario ou a utilizacao de postes galvanizados resolve a situacao do raio de acao?

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  2 ปีที่แล้ว

      Olá João Novaes.
      Sim, como os aparelhos da Speedrite possuem componentes de primeira linha, não ficamos limitados ao um raio de ação. Esse ''raio de ação', se torna um fator relativo apenas para o aterramento, que conseguimos corrigir com o aterramento secundário.
      O ideal, para melhor aproveitamento do aparelho, é centralizar ele no seu projeto, porém, temos casos similares ao seu, onde o cliente opta por trabalhar na energia elétrica, e então optamos por elaborar o aterramento principal no aparelho e o aterramento secundário para dar maior dimensionamento.
      Vale lembrar que, em aparelhos de qualidade inferior, TALVEZ o mesmo não tenha potência suficiente para 'empurrar' o choque para distâncias maiores que o raio de ação, limitando assim sua eficiência e o tamanho do seu projeto.
      Abraços

    • @edilsonsilva2832
      @edilsonsilva2832 ปีที่แล้ว +1

      ​@@luizhenriquetgarciafazer a interligação dos fios neutro em passagens de porteiras com cabo subterrâneo dar certo é efetivo mesmo? Não teria a obrigatoriedade de ser usado um fio descascado não?

  • @mbolla182
    @mbolla182 2 ปีที่แล้ว +1

    Na recomendação do zk300 o zebu tem 10J recomenda 5 dardos nada mais. bom pelo menos. De acordo com sua recomendação seriam 10 dardos.

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  2 ปีที่แล้ว

      Olá Manoel, não posso fazer uma recomendação de instalação de um aparelho que nunca trabalhei (que é o caso do aparelho que citou). Seguindo as recomendações do vídeo, talvez tenha sucesso com esse aparelho, mas não tenho como afirmar.

  • @rodrigopbf
    @rodrigopbf หลายเดือนก่อน

    Luiz bom dia. Tenho um aparelho 8MP fizemos 3haste principais (por sair da sede não são áreas úmidas e temos que molhar no período da seca) e distribuímos mais 4 haste secundarias em áreas alagadas(brejo). Estamos errados? estamos com um raio de distancia do aparelho por volta 4km. Vejo que na ultima ponto o choque chega a 4kv

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  หลายเดือนก่อน +1

      @@rodrigopbf olá, tudo bem contigo? Espero que sim.
      Infelizmente sim, está errado em partes.
      O aterramento principal (saída do aparelho) deve ter no mínimo 1 haste por joule liberado, dispostas 3 metros uma da outra, com um cabo interligando todas elas. No seu caso, é um aparelho de 8j liberados e está com apenas 3 hastes. Sendo assim, deve interligar no mínimo mais 5 hastes. Se quiser colocar mais, não tem problema. Podemos pecar pelo excesso, mas não pela escassez.
      O aterramento secundário é uma ferramenta para suprir a necessidade de aterramento em longas distâncias, mas essa ferramenta não irá suprir a falta de aterramento principal.
      Recomendo adicionar 5 hastes ou mais nas 3 que já estão instaladas, manter as 4 que estão na área úmida e no ponto que der mais 2,5 ou 3km de distância do aparelho (distância em linha reta) colocar mais uma haste.
      Só de acrescentar as 5 hastes no aterramento principal, verá que a voltagem irá aumentar consideravelmente.
      Espero ter ajudado.
      Abraços

  • @fabiofarias7391
    @fabiofarias7391 ปีที่แล้ว

    Quais materias posso usar como cabo para interligar as hastes,cabo subterrâneo,fio de cobre,arame galvanizado,qual ou quais servem?

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  ปีที่แล้ว +1

      Olá Fábio, obrigado pelo seu comentário.
      Não devemos misturar as ligas metálicas. Se for utilizar haste galvanizada, então utilize conector galvanizado e cabo subterrâneo 2.7mm.
      Já se for utilizar hastes cobreadas, utilize os conectores de cobre e cabo de cobre de 10 a 14mm. Se utilizar um cabo mais grosso, corre o risco de o mesmo não passar dentro do conector junto com a haste.
      Quando mais grosso o cabo, melhor.
      Abraços

  • @ivanildosantosdossantos3121
    @ivanildosantosdossantos3121 ปีที่แล้ว

    Nesse sistema fica 03 ponto de ligação no aterramento?

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  ปีที่แล้ว

      Olá Ivanildo, obrigado pelo seu comentário.
      Não sei se entendi ao certo sua dúvida.
      O aterramento tem uma ligação da saída do aparelho e uma ligação no dispositivo para raio (centelhador).
      Para melhorar a eficiência do aterramento e poder utilizar aterramentos secundários, devemos ligar uma das hastes nos fios neutros da cerca.
      Nesse raciocínio, sim, teremos 3 pontos de ligação, saída do aparelho, saída do centelhador e conexão aos neutros da cerca.
      Caso não tenha sido essa sua dúvida, me envie novamente.
      Abraços

    • @ivanildosantosdossantos3121
      @ivanildosantosdossantos3121 ปีที่แล้ว

      @@luizhenriquetgarcia oi amigo vem uma ligação do aparelho para o aterramento, vem outra do centelhador e sai uma para o neutro da Cerça essa é a ligação correta ?

    • @luizhenriquetgarcia
      @luizhenriquetgarcia  ปีที่แล้ว +1

      @@ivanildosantosdossantos3121 obrigado pelo comentário.
      Vem uma ligação do terra do aparelho para as hastes do aterramento, vem outra do centelhador para uma das hastes (as mesmas do aterramento) e dos neutros da cerca vem uma ligação para uma das hastes também (as mesmas do aterramento).
      Assim, o terra do aparelho está ligado nas hastes, que é o básico. As hastes estão ligadas nos neutros da cerca, onde, se um animal encostar no positivo e um dos neutros, estará fechando o curto de forma adequada, pois está interligada com o aterramento. E o cabo que liga o centelhador nas hastes, irá conduzir o raio para o aterramento, caso aconteça de cair um raio.
      Se quiser me passar seu e-mail, te envio uma ilustração demonstrando.
      Abraços