Quem, em sã consciência, volta pro seu país pensando nos amigos, meu? Hoje em dia não existem amigos. É muita ingenuidade. Até familiares, muitos não querem nem saber de você.
Na minha opinião, o maior ingenu e marido da mulher. Deixou o trabalho, a estabilidade a segurança e oportunidades de um pais de 1* mundo, pelo brasil....... Tudo por causa de B*cet4. Merece se f*d3r mesmo.
Verdade! Eu fui morar fora e lá ficava morrendo de saudade da família, a cabeça fica mil por hora, a gente sente até o que acha que nunca iria sentir, qdo fui voltar pro BRASIL e mandei foto das minhas malas para minha mãe ela me disse o seguinte: pois é né minha filha, tanto sonho, tanto planejamento pra nada. Aquela hora, eu só não fiquei lá porque eu tinha comprado as passagens no cartão do meu cunhado, mas eu já estou planejando minha volta de novo! Não dá pra viver nesse país, viver pra pagar contas!! Qdo vc acha que vai sobrar dinheiro o arroz vai pra quase 40 reais. Kkkk
Eu, morando numa quitinete, ganhando 1 salário e meio, levando marmita todos os dias pro trabalho , vivendo sem luxos, consegui comprar minha casa em 5 anos. O brasileiro precisa aprender a poupar ,cortar gastos, priorizar apenas o essencial. E nada de ostentar o que não tem.
É isso ai, ja cansei de fazer as contas pra familiares mas ninguem quer fazer o esforço. Em 5-6 anos compra a casa popular wue custaria mais de 1 milhao no fim de 30 anos.
Moral da história: não deixe sua esposa (ou marido) tomar uma decisão completamente emocional. Principalmente se esta decisão envolver jogar tudo pro alto.
Moral da historia: Não tome decisões financeiras com base no emocional independente do conjugue, se fosse o marido que tinha feita essa merda tava todo mundo com pena (“tadinho so queria visitar a familia”)
Deixou o trabalho, a estabilidade a segurança e oportunidades de um pais de 1* mundo, pelo brasil....... Tudo por causa de B*cet4. Merece se f*d3r mesmo.
A família da minha esposa é japonesa e muitos parentes dela que nasceram no Brasil vivem no Japão. Toda vez que eles voltam ao Brasil eles têm um choque e percebem como o Brasil não é o que eles lembravam.
Infelizmente cada vez mais violência, ontem na feirinha que frequentamos um cara matou um senhor de idade, por uma simples discussão acerca de uma dúzia de banana.
rsrs pelo visto a relação da família da sua esposa com o Brasil é bem pequena rs pow, ela é japonesa e todo mundo mora no Japão! Esqueçam o Brasil! kkk
Meus amigos, eu já conheci muitas pessoas que moravam em casas fantásticas no Brasil e foram morar em casas mais simples nos EUA e na Espanha e que tentaram voltar para o Brasil e não conseguiram, pois quando eles voltam para o Brasil eles notaram que nossas vidas vão além de nossas casas e bairros.....
Básico né. "Até" na Argentina e Chile se encontra ao menos um pouco mais de civilidade que no Brasil, onde a população se preocupa um mínimo em relação ao ambiente do dia a dia. Brasil se resume a salário, casa, relógio, tênis, carro, roupa (de marca, claro) pra uma enorme parcela da sociedade. Um bom ambiente, pra esses, é "detalhe"..
Interessante essa declaração sua! Realmente 🤔essa questão de padrão de vida alto é uma coisa muito do brasileiro, ao contrário de outros cidadãos estrangeiros que se prezam por qualidade de vida social e coletivo. Independente de qualquer questão ideologia o Olavo de Carvalho uma vez disse que o brasileiro só se preocupa com com o próprio umbigo e assim a coletividade vai se destruindo no Brasil.
@@hermycavalcante9977 @hermycavalcante9977 Sem dúvida. É só o universo em torno dele que conta. O resto pode estar um puteiro e chiqueiro que está tudo certo pra quem pensa assim. Só que apenas luxo, carro blindado e condomínio não resolve. É uma mentalidade bem pé de boi. É achar que você compra seu nível assim
@@FlapTurbofan isso mesmo, concordo plenamente! Se observamos bem até as pessoas ricas brasileiras(com poucas exceções) só se preocupam com seu próprio status social refinado e nada mais, porém sabemos quais consequências: não poder andar a noite num bairro de uma grande metrópole a sozinho e a pé, especialmente a noite; ser roubado, carro blindado; ser sequestrado ou raptado, ruas sujas(realidade de cidades como Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís etc),entre outras mazelas sociais. Infelizmente isso é assim no Brasil! Olavo de Carvalho falou disso várias vezes em seus vídeos no TH-cam. Dizia que(palavras dele) "o brasileiro quando se põe o dedo no c...dos outros e não sendo no meu c... então tudo bem"👍. A realidade do pensamento do brasileiro médio é essa mesmo!😒
@@hermycavalcante9977 Só quero salientar que tive esse conhecimento desses brasileiros que foram ao exterior e voltaram pelo fato de ter trabalhado numa empresa multinacional de tecnologia de telecomunicações e ela investia muito no "intercambio de trabalho" e hoje tenho muitos amigos que são engenheiros com doutorado etc e largaram isso aqui no Brasil para trabalhar em cima de postes, torres, galerias etc no exterior devido a tão sonhada "qualidade de vida" que por mais que tu tenha dinheiro no Brasil tu não consegui aqui, são geralmente pessoas que tiveram traumas sociais no Brasil como sofrimento com barulhos, sequestros, assaltos, acidentes devido a falta de infraestrutura pública etc ...
Interessante, tirando a questão do planejamento. Eu vivo algo bem semelhante. Sou nordestino, fui morar no Paraná, fiquei quase três anos, deixei a saudade falar mais alto e voltei para o NE. Voltei com uma qualidade de vida muito superior a que tinha anteriormente, porém não me adaptei mais ao nordeste, parece que retornei ao passado. Já estou me planejando para voltar para o Paraná novamente! Hahahah
Sou cearense, mas fui criado em SP capital, já estive na minha terra natal algumas vezes. Moro no Paraná há quase 6 anos e não pretendo ir embora daqui, a não ser que seja pra um lugar melhor.
A primeira coisa que pensei no caso da moça do vídeo, a situação dela se aplica em mudar de estado ou até mesmo cidade. Outra questão é a parte financeira, vai mudar de emprego, cidade ou qualquer outra coisa precisa de reserva financeira, isso é planejamento básico.
Estou passando por esse processo. Mas tem uma pequena diferença. Eu sou nascida e criada em Brasília, em 2022 resolvemos nos mudar para Recife para ficarmos perto dos parentes. Aqui, eu gostei mesmo foi da gastronomia. Já planejamos o nosso regresso.
Eu fiz uma viagem em 2023 pra Portugal, em março e foi 15 dias de estadia, foi minha primeira viagem internacional, chegando a Portugal nos primeiros dias eu já pude notar claramente a diferença de cultura, educação e principalmente SEGURANÇA que aquele pais trazia, isso sem contar em toda beleza e estrutura do pais como um todo, foram apenas 15 dias (que passaram rapido) mas foi o suficiente pra isso me mudar de tal forma que é inimaginavel, voltei ao brasil mas só consigo ver defeitos, olho pra todos os lados e vejo problemas e problemas, a mudança em mim foi grande e olha que eu nem fui pra morar, foi só uma "experiencia de turista".
Sei como pensa cara, mas é como a menina do vídeo diz: turista é diferente de morar. Pensa no custo em Portugal, no salário baixo (é baixo), aluguel nas alturas, intolerância de alguns portugueses (não são todos, mas alguns o são), distância da família / amigos e falta de dinheiro para passagem. Concordo que a segurança é um fator importante (não sei de onde vc é), mas nas férias só vemos o bonito e não as mazelas.
@@DavidPonsgarcia-x5t vc pegou UM argumento e quer invalidar com base no "aqui no BR tb tem racista e intolerante"? Já foi a Portugal? Já conversou com brasileiros que moram lá? Pois eu já fiz ambos. Gosto muito de Portugal, tenho amigos portugueses e é um lugar maravilhoso pra visitar, mas não para morar/trabalhar (especialmente pelo custo atual exorbitante e o baixo salário). E o argumento do preconceito é SIM relevante. Sim, pessoas racistas existem no mundo todo, mas vc ouvir um "volta praquele país que não devia ter saído" ou um "vc é legalizado aqui? Vou chamar a polícia e vamos ver" não é fácil. Ouvi relatos aos montes quanto a isso e essas pessoas tem feridas profundas quanto a isso.
@@DavidPonsgarcia-x5tsou casada com um Português,vivo na Espanha nunca morei em Portugal mas conheço bem , prefiro Espanha onde tenho uma filha, quanto ao racismo sofri foi no Brasil aqui na Europa nunca ,o Brasil se não fosse tantas violência e assassinatos por roubos de celulares e carros, preços altos, salario de fome ,o Brasil seria melhor que Portugal 🇵🇹🇩🇪🇪🇸🇧🇷
@@CarolinaMSZF Sou Português ( madeirense) , casado com uma Brasileira de raça negra . Conheço muito bem o Brasil e sei das dificuldades e preconceito que existe lá também.. Não é por isso que vou afirmar que o Brasil não é um bom lugar para viver. No Brasil há até preconceito entre estados ( como o nordestino que vai morar no sul ) e em relação a bolivianos etc . Se viveu em Portugal como afirma então deve saber que aqui existe uma importante comunidade de Brasileiros desde a década dos 90 que está plenamente integrada na vida social , artistica , cultural do país ..até na TV, radio , etc . A maioria destes que vivem há décadas no país teem uma visão muito diferente da sua mas também muitos que chegam e falam que não sofreram esse preconceito .Isso depende de cada pessoa , cada experiiência é individual. Aceite que nem todos pensam como você....mas lendo os seus comentários anteriores acredito que o melhor lugar para você seja o Brasil, pois também se queixa muito da Alemanha onde morou.
Eu nunca tive uma experiência de viver fora do país, mas o que você falou sobre ser mais difícil se readaptar o próprio Brasil quando volta, é verdade. Minha irmã estudou fora, ficou 2 anos na Europa e voltou em dezembro, ela está extremamente pra baixo, ela teve acesso a muitas coisas que aqui no Brasil é totalmente impensável, como por exemplo: conhecer um novo país no final de semana. Ela está planejando voltar pra lá, desta vez pra ficar, espero que ela consiga, eu prefiro tê-la longe de mim mas sabendo que ela está feliz, do que perto de mim e deprimida.
@santiagomendes38214 Eu sei, justamente por isso eu disse que fazer isso aqui é impensável, o estado do Amazonas é maior que Portugal, Espanha, França, Alemanha e vários outros países. Sobre a fazenda do Valdomiro kkkkk caramba, fazenda pequena em 😅
@santiagomendes38214Mas é MUITÍSSIMO barato as passagens de pra ir ora outros países. Enquanto aqui no bostil a gente paga 2000 reias até pra ir pra Argentina
@@Leoleo54941 q beleza natural tem nesse muquifo hj em dia? Vai no RJ vai ver um monte de árvore, vai, mas em volta um milhão de favelas, sp, nem uma árvore sequer tem na rua. Aliás, as cidades europeias são muito mais arborizadas q as do Brasil, oq contrasta mto com a beleza da arquitetura dos prédios
Pra quem é de uma metropole e região periférica como o Scapella, que é da periferia paulistana, dps de morar nos EUA por exemplo, é difícil de se acostumar denovo com a insegurança, está sempre em alerta, também a estética urbana dos bairros, muros e cercas elétricas no BRA, e casas livres, com jardins gramados e muitas árvores na periferia dos EUA, a falta de poder de compra, e a educação, em relação ao espaço público, e convívio social.
Eu não curto o esquema urbano e modo de vida dos EUA. Tudo vc tem q fazer de carro, casas desnecessariamente grandes. Vc meio q vive isolado e dependendo de carro pra tudo.
@@renato3780 Não é bem assim, principalmente no interior dos EUA, há muito censo de comunidade. Nos EUA há calçadas grandes, padronizadas, e arborizadas para o pedestre sim, por sinal muitos fazem caminhada pela, passeiam com o cão a tarde, nas férias, quando as crianças não viajam, vc vê crianças andando de skate, bicicleta, jogando basketball, com os vizinhos, não há isolamento pra quem não quê. As escolas são centralizadas e bem estruturada, tem muita atividade e esportes, vc faz grandes amizades, as pessoas tem poder de comprar, então saiem em encontra os amigos em diversos lugares. Os EUA é um país grande como o Brasil, faz muito calor no verão em todos os estados, e muito frio, em no inverno em quase todos, então é muito cômodo ter um bom carro, qualquer um no Brasil, gostaria de ter um carro com ar condicionado, do que fica em ponto de ônibus, ou anda apé em calçadas esburacadas, sem árvores no sol quente. Em relação aos bairros, nos EUA é o certo, bairro residencial é lugar calmo, bonito, com natureza, pois o ser humano faz parte da natureza, não bairro cheio de comércio, poluição, barulhada de som alto do bar, com normalmente é na bagunça do Br.
O problema de bairros residenciais, pelo menos no Brasil, é o estímulo da incidência de criminalidade. Frequentemente se vê ruas desérticas em bairros residenciais que propenciam e facilitam a atividade criminosa, afinal, sem testemunhas o negócio fica bem mais fácil. A mera existência de um barzinho nas duas esquinas de uma rua, do qual lotam todas as noites, inibi quase que por definitivo a criminalidade naquela rua. @@kevinjonasalvares
Vi no TH-cam o video de um Japones que quer sair do Japão e achei justo os motivos. Um deles é que o Japão pode sofrer o maior terremoto e tsunami de sua historia a qualquer momento, entre agora e os próximos 28 anos. Se juntar isso com outros motivos, vamos chegar a conclusão que o Japão é um pais condenado.
@@EdmoTV como japonês acho isso bem irrelevante, compare o número de homicídios do Brasil com quantos morrem em terremotos por ano. Se o problema for medo de terremoto e desastre naturais até entendo, mas dizer que terremotos serão piores é absurdo.
Não é só no Rio de Janeiro que o povo é barulhento e mal educado com relação à música alta - se fosse apenas por essa questão, não seria tão ruim. Pará e Maranhão também são, cada um por sua vez, é um inferno particular de mal gosto e barulho perturbador por esse motivo. Sou de Belém; cidade suja, perigosa e com pichação em quase todo lugar.
no Ceará não venha não, estou adoecendo por causa disso, som alto o dia todo a qualquer horário todos os dias da semana, na minha cabeça final de semana é dia de descanso mas na cabeça do bostileiro final de semana é dia festa dentro da casa deles que eles fazem de boate
Brother, você foi cirúrgico em explicar o que é voltar para o Brasil. Eu moro aqui nos EUA à 22 anos e costumo ir ao Brasil entre 4-5 anos para visitar e isso porque tem amigos e familia ainda lá. As duas primeiras semanas são maravilhosas, visitando pessoas que você ama, indo passear e curtindo, mas quando aquela euforia acaba e você começa à realmente observar ao redor e os problemas, vai dando um desânimo e uma certeza de que voltar para morar é uma decisão inimaginável. Poluição visual e sonora são absurdas. Ruas todas deformadas, estradas cheias de buracos, muros pichados, insegurança ao limite do admissível e os preços absurdos das coisas. O povo sem educação, ainda que o brasileiro seja muito receptivo e a certeza de que um País tão rico e lindo não tem futuro. Finalizando... concordo contigo, a readaptação ao voltar ao Brasil é realmente muito desafiador e eu sinceramente pretendo não passar por isso.
Amigo menos por favor. Morei 6 meses em Los Angeles, não tinha grana pra morar bem residia próximo a Inglewood, convivi com assaltos e estupros na região, gangues e narcotráfico, ruas sujas, entraram na minha casa duas vezes adolescentes pra roubar pertences e comprar drogas, poluição visual, sonora en carros de hispanos e gente que curte hip hop, centro de Los Angeles só morador de rua, eles cagam na rua, etc., da onde você tirou esse paraíso de Estados Unidos ser perfeito e Brasil só coisas ruins?pelo seu relato a America é uma maravilha, isso é fake dude, quer falar mal do BR, fale das merdas que já existem no primeiro mundo também, atualmente moro na Florida e sigo meu caminho, consigo fazer um dinheiro que não faria no BR, mas tenho orgulho de ser brasileiro não devo nada a nenhum cidadão de países de primeiro mundo, não me sinto inferior e sigo respeitando as leis aonde quer que eu esteja, sou grato a esse país, aqui tem pessoas boas e ruins como no Brasil e tem também jeitinho americano de pilantra, já tomei cano por serviço prestado por americanos brancos e ditos tradicionais, resumindo não faça comparações falando do bom dos EUA e do ruim do BR, isso soa mau caratismo da sua parte desculpe a expressão, a real real é que o mundo virou uma m3rda, independente de ser primeiro mundos ou não, tenho certeza que se um dia você precisar do BR por alguma razão você volta com o rabinho entre as pernas, seja grato ao país que nasceu e ao que vive atualmente, nada absolutamente nada é 100% bom ou 100% ruim!
@@fab1436verdade outro dia eu vi um canal onde mostrava a Cracolândia nos EUA onde só tinha drogados e muitas vezes encontram pessoas mortas dentro dos contene de lixo ,mas preferem viver na ilusão ,veja q eles não desapegam do Brasil e vivem vendo vídeos do Brasil ,como não podem ir ao Brasil de férias porque a maioria só trabalha pra comer e pagar aluguel em casas velhas e frias ,EUA campeão em mortes por armas de fogo
@@fab1436 É, realmente cada um tem sua opinião e experiências completamente diferentes! Principalmente na America do Norte, que é tão grande! Tem lugares muito seguros e outros que estão no nível brasileiro... Já morei no Canadá todo e nunca nem fiquei sabendo de estupro ou assaltos. O maior risco que passei em 5 anos foi um corvo que me seguiu na rua um dia haha Por isso, concordo muito com o que o @muniz1977 disse. Eu mesmo não consigo passar mais de 2 semanas no BR. E os pontos observados por ele são os mesmos que me fazem querer correr de lá! E desculpe discordar de ti amigo, mas não acho que ele disse que não tem orgulho de ser BR ou que brasileiros são inferiores, só fez observações do que ele vê quando visita. Ele até disse que as 2 primeiras semanas são maravilhosas! Talvez vc esteja achando que ele está querendo ser superior a vc, quando está apenas dando sua opinião. E se sentir pessoalmente inferior é bem típico de brasileiro haha
@@sergioemc2 discordar de mim, claro, sem problema nenhum, ainda mais da forma respeitosa que você fez, não sou o dono da verdade apenas dei minha opinião, a verdade cara, sinceramente, do que eu percebo das pessoas que saem do Brasil e da visão que os estrangeiros tem do imigrantes brasileiros e a seguinte: o brasileiro não está satisfeito com nada, o cara sai do brasil falando mal e vai pra outro país tipo gafanhoto, quando a plantação é devorada ele migra outra falando mal desta e assim sucessivamente, olha portugal, os brasileiros chegam não se adaptam, pulam pra outro país e já começam a falar mal dos portugueses e de Portugal, isso que eu fico perplexo, ouvi de um chileno uma vez em LA uma coisa que me deixou envergonhado, ele disse” não entendo os brasileiros saem do BR só falando horrores, chegam nos EUA se se adptam falam bem daqui se nao se adaptam falam mal do lugar que os recebeu e não percebem que não conseguem mais serem brasileiros e nem americanos, eu sou chileno com muito orgulho, reconheço as dificuldades di Chile e nunca falaria mal do meu país pra estranhos, estou aqui pra uma vida melhor, mas nunca deixarei de ser chileno, posso terminar minha vida aqui na America ou voltar pro Chile, sou grato a ambos os países “
@@fab1436 Pô te entendo... e até me fez pensar que é verdade! Pensando aqui, não consigo lembrar de nenhum sulamericano falando mal de seus países... Talvez venha do fato de, no geral, brasileiros sempre esperam por uma muleta ao invés de trabalhar duro. Quando o gov BR para de dar, eles mudam, aí chegam num lugar que só quem rala muito se dá bem... Os que entendem e mudam se dão muito bem... os que não se adaptam, voltam pro BR falando que morar fora não é o que dizem.... Enfim, só teorizando haha Mas não acho que o comentário do cara foi no sentido de depreciar o br, só de dizer que dps de morar um tempo fora vc se irrita bem mais com esses "defeitos" do país tupiniquim...
Essa menina disse TUDO! A família faz a festa o tamojunto por 1 semana.. depois cada um volta para sua rotina, e vc vê que era sua propria mente que criou uma realidade que não existia.. brasil só a passeio.. para mudar algo, uma faxina boa e evolução das pessoas, vai demorar alguns anos ainda.. Todo nascido no Brasil, deveria passar pelo menos 1 mês fora para aprender o que deve exigir, ser, e fazer para ver seu próprio país melhorar..
Super concordo. Após passar quase 1 mês basicamente na Itália (na parte sul) pude ver com os meu próprios olhos o quanto estamos acostumados a receber pouco ou quase nada como retorno dos impostos que pagamos . O Brasil nunca foi retratado tão fielmente como naquele vídeo viral zoeira "esse é meu prefeito" ou "esse não é um prefeito é um pai".
Brasil é país de servidor público. Quer viver aqui sem stress e preocupações? Estude e passe num concurso público. Terá um bom salário garantido pra o resto da vida, plano de saúde, acesso a crédito barato...
Fato! Meu pai é servidor público desde 1993, não só ele assim como vários da minha família! Todos ganham bem e vivem de boa, mas para nós que trabalhamos no setor privado, é um lixo! Trabalha-se Muito, ganha-se pouco, somos obrigados à aguentar todo tipo de humilhação, entre outros absurdos! Vida de servidor público no Brasil, é boa demais, totalmente o contrário da vida que eu e a maioria dos brasileiros que trabalham no setor privado, levam nesse país.
Quem não produz e é chamado de servidor, vive com o dinheiro arrecadado de quem produz. Se os impostos fossem revertidos para a população, teríamos ESCOLA DE QUALIDADE, HOSPITAIS DE QUALIDADE, TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE e SEGURANÇA PÚBLICA DE QUALIDADE mas o Brasil tem funcionários públicos que só querem ter cargos públicos para seu próprio benefício. Desse jeito não há país que se sustente.
@@renato3780 impossível mano, ser poder de compra não pode ser nem de longe maior do que se vc trabalhasse lá, mesmo com um salário bem baixo, tudo lá é infinitamente mais baixo que o Brasil,fora que o aluguel aqui é maior
@@Jeffersonkriger Portugal infelizmente tá com um custo de vida relativamente alto agora, já que tudo ficou absurdamente caro lá (especialmente aluguel). Eu morei na Irlanda pra intercâmbio, e quando meu visto estava vencendo preferi voltar pro BR que ir pra Portugal porque lá o salário é muito baixo (especialmente comparado à Irlanda), e aqui no BR voltando por um tempo eu conseguiria juntar mais dinheiro que em Portugal. Vi muitos que foram da Irlanda pra Portugal que estão passando bem mais perrengue que na Irlanda.
@@Jeffersonkriger o salário em Portugal é baixíssimo, até mesmo portugueses formados preferem sair do país (vão para a Inglaterra ou França, por exemplo), pq um engenheiro ganhar 800€ é uma pouca vergonha (com aluguel de 500€, por exemplo, isso para apenas um quarto, num alojamento). O custo de vida em Portugal é absurdo atualmente, sem condições. É mais fácil um trabalhador normal no Brasil ter mais poder de compra que um português. Em Portugal, para se ter ideia, um casal que tenha uma renda total de 1600€, morando em Lisboa, pode ter dificuldades financeiras. Então concordo com o colega: se vc ganha um bom salário no Brasil, é melhor viver no país do que em Portugal.
Morei na EU, em vários países. Voltei ao Brasil por uma decisão emocional, família e filho. Resultado: perdi tudo o que eu tinha de dinheiro e bens, mesmo planejando muito bem para passar tranquilamente 2 anos sem perrengue. Veio a crise do impeachment da Dilma e fui demitido de uma das maiores empresas de consultoria em tecnologia. Consegui outros empregos, em grandes corporações, tomei calote de gente grande, fiquei doente e afastado pelo INSS por 2 anos. Nunca mais consegui recuperar minha saúde física, mental e muito menos financeira. Estou vazando do Brasil com uma mão na frente e outra atrás, recomeçando do zero, mas com muito mais confiança do que continuar tentando por aqui.
Eu quando vou visitar minha família na Bahia já sinto uma diferença gritante em comparação com o Rio Grande do Sul, onde eu moro hoje, imagina outro país.
Cada um sabe de si. Não tem como alguém que não vive a sua realidade te dizer "volte" ou "fique por aí." Morei 2 anos em Sidney , era da minha quitinete para o trabalho, do trabalho para minha quitinete. O expediente do trabalho era o meu momento de "alegria", porque em casa era só eu e as 4 paredes. Quase enlouqueci ! Voltei para o Brasil e só saio daqui por algo que revolucione a minha vida financeira em no maximo 5 anos, do contrário para mim não vale a pena
Eu voltei pro Brasil exatamente nas condições que você falou (ganhando em dólar com um trabalho que vivo bem aqui e não viveria lá). Quando voltei, amigos? Pouquíssimos vieram procurar, Quando vc vai e fica muito tempo eles sabem que fica mais difícil de vc trazer muamba pra eles, aí a coisa muda. Como já estava infeliz com a vida que levava lá (dividindo moradia com estranhos, etc), voltar NESTAS CONDIÇÕES foi muito bom. Já tinha ido 2 vezes e sofrido com a síndrome do regresso, eu estava a ponto de entrar em depressão. Engordei mais de 10 kg. Agora, já quero ter ainda mais autonomia além da geografica (a de horário)
Umas das piores coisas no Brasil é a falta de pessoas de confiança. Literalmente eu conto nos dedos das mãos de 300 pessoas que eu conheço que eu posso confiar na palavra. A maioria mente, mente e mente sem peso nenhum na consciência. No trabalho os funcionários mapeiam os meios de furtar coisas das lojas onde eu já fiz serviços. Até clientes com poder de compra maior furtam os mercados que vão fazer compras em bairros nobres de São Paulo. Esse país é um buraco moral e ético completo.
@@julianne3325hirashi VAI ME DIZER QUE VC NÃO SABE QUE ISSO ACONTECE NO B O S T I L? ACHO QUE O MAL DO B O S T I L E I R O É NÃO ENXERGAR O PRÓPRIO UMBIGO.
@@batatabatata1365 Moço , eu moro no Japão ha 26 anos !!! Mas ja estive aí a passeio , inclusive em 2022 e percebi isso nas pessoas … Muito picareta e muita gente desconfiada , enfim ; a palavra do brasileiro não vale nada ! E eu disse : Credo !! Exatamente pela falta de confiança e picaretagem do povo e não invalidando o comentário . Desculpa , mas outro ponto tbm é que brasileiro nunca consegue interpretar um texto corretamente … 😧
Sim... O mesmo comigo... Estou me planejando para sair do Brasil, não para ganhar dinheiro, e sim para viver a cultura de um outro país e só voltar para o Brasil para visitar ..e olhe lá...
Pra que consultar com dentista e medico, assuma o pacote completo, consulta com dentista e medico do país em que for viver, o br é ruim pra você, mas pra medico e dentista é bom, seu raciocínio está confuso no mínimo.
Que legal isso! O Brasil é ruim, mas para consultar com médico e dentista aí é bom? Kkkkkkk Que hipocrisia. Já que os outros países são melhores, se consulta com médicos e dentistas lá.
O melhor lugar prá viver, é onde você está feliz, tem expectativas de progredir, tem uma boa qualidade de vida, onde as desvantagens acabam não sendo tão importantes. E isso prá cada um pode mudar, o lugar, o momento, os objetivos...O importante é saber viver com os pés no chão, seja onde for.
Morei na Alemanha por 4 anos e por motivos pessoais tive que retornar pata o Brasil no final de janeiro de 2023, o problema todo está sendo eu me readaptar. Estou me sentindo um peixe fora d'água aqui no Brasil. Na minha opinião o Brasil é um dos piores países do mundo para se viver. 😢😢😢😢
@@zackb.3157sou pobre com apartamento próprio na Espanha, comprei em 20012 depois da crise imobiliária , fiquei sem dinheiro vim trabalhar na Alemanha sou faxineira ganho 1,450 Euros ao mês dividido apartamento com meu marido Português 😊,vou para Espanha nos feriados largos ,nunca terei a vida no Brasil como tenho na Europa,o problema do Brasil não ser pobre sim a falta de segurança,posso andar de carro sem medo que alguém vai me apontar uma arma para roubar meu carro de pobre na Alemanha 😊mas no Brasil sim 😢 lamentável 🇵🇹🇩🇪🇪🇸🇧🇷
Oi gente! Eu sou a Thays @thaysknight do vídeo e queria trazer umas informações adicionais para entendimento da história. Conheci meu esposo no Brasil, onde ele já havia morado por 2 anos e conhecia muito bem. Ele fala português fluente e ama o Brasil. Inclusive ELE viu minha situação mental e quis que fôssemos para o Brasil. Não foi algo que eu trouxe, ele trouxe. Eu fiquei no Brasil por 15 meses e ele só ficou 4 desses meses onde decidimos que realmente não daria certo e voltou primeiro. Eu ainda fiquei mais tempo por que precisava operar e estava esperando a fila do SUS. Nossa situação nos EUA antes de sair era PESSIMA. Morávamos bem mal. Eu não podia trabalhar ainda e o Tony trabalhava lavando carros (sim, casei com americano pobre kkk) então isso também me fazia pensar que na verdade eu vivia pior do que no Brasil. Sobre o Anthony não conseguir o emprego, a questão foi que eu não consegui legaliza-lo por casamento. Precisávamos ter ido ao consulado dos EUA aqui e não fomos pois eu não sabia que precisava ir. Resolver isso em cartórios de bairro brasileiros foi simplesmente infernal. Foi justamente aí que desistimos. Ele não tinha CPF nem nada e fomos em mais de 10-15 cursos de inglês procurando empregos e não deu certo. Enfim, fui em 2017, ele foi logo no meio do ano e ficou 4 meses, tudo deu errado, ele voltou e eu fui em março de 2018. Já tenho cidadania, compramos casa e estamos bem nas nossas carreiras. Tudo certo. Abraços.
Eu vi uma peruana nos 90 dias que vai casar(na verdade acho que não porque pelo visto ela tá pensando em voltar para a casa dela no Peru) com um americano pobre e na a casa dele é uma kitinet (no Kentucky, aff!)é um ovo, não tem sofá e nem mesa de jantar, um horror, fora que ele é um soy boy, credo! 🤡🤡🤣🤣
Conheço o Rio de Janeiro, ia uma ves por semana, trabalhei como carreteiro dos correios e fazia a linha de Goiânia ao rio uma vez por semana, muito sucesso saúde e paz ...
Eu já vi analfabeta,sair do Brasil trabalhar como Clean(faxineira),e depois de algum tempo comprar a sua casa e ainda investir o seu dinheiro em imóveis,falta boa vontade de algumas pessoas,essa é que é a verdade
Eu já vi analfabeto nunca ter precisado trabalhar na vida e ascender ao cargo de comandante supremo das forças armadas de um Estado 3x. Kkkkkkk zuera garai @@Freelancer_Expert
Sou advogado no Brasil, sai do país com uma média de ganho de 12 mil mês em 2018 (ainda ganho dinheiro no Brasil até hoje mesmo morando fora a 5 anos), atualmente moro na Austrália, sou projetista aqui e no final do ano finalizo minha residência permanente! Assim que finalizar estou de volta para o Brasil, sabe pq? PQ existe um Brasil para cada um, tem gente que infelizmente teve um Brasil terrível, tem gente que não! Não entendo essa briga de argumentos, cada um vive uma coisa! ✌🏼
Eu morei em Londres por alguns anos e decidi voltar pro Brasil por motivo de doença. Felizmente eu me curei porém nunca me senti em casa de novo. Cheguei a voltar pra Londres porém não consegui meus documentos para permanecer por lá. Hj felizmente moro fora da cidade porém grande parte de mim queria estar morando em Londres mesmo com tantas adversidades acontecendo pelo mundo.
Eu tb voltei depois de morar nos EUA por 25 anos e não me arrependi. O Brasileiro não valoriza o país lindo que tem. SUS, férias de mais de 10 dias úteis, mata nativa, mata Atlântica, qualidade de vida, poder andar nas ruas e pra qualquer lugar sem ter que ir de carro. Isso não tem preço. O Brasil é maravilhoso
@@Luiz87656é q os desenvolvidos n se limitam a eua né, a europa ganha menos mas só, é mais seguro, tem transporte publico, etc, na irlanda vc tem 21/22 dias de ferias contabilizado em dias uteis e pode repartir, na vdd vc tem, pq n gostam q pegam de uma vez, entao vc pega 5 dias (segunda a sexta) e nisso fica 9 dias em casa ou viajando contando os fds anteriores e subsequentes, na alemanha é melhor ainda cpa
Pois vá, é não volte mas, e se por um acaso estoura uma guerra a fora, por onde você estiver não pessa para ser repatriado. Pois avião para seres que chama este País de bostil e bananil deves ser por sua conta. Lol.
Passei a noite sem dormir , meus vizinhos aqui no Rio não tem a minima educação ou respeito ao próximo, colocam música nas alturas, começam as 21hs e só desligaram às 6 da manhã.Não moro em comunidade, tá difícil viver no Rio e a violência está incontrolável.
Agora imagina lá na Europa é proibido fazer barulho exato entre as 22h das 08h.......e durante i dia barulho só para fazer obra.. reparações etc😊 nunca para fazer churrasco e forró e funk barulhentos nas rua ou terraço!!!
Aqui no EUA não tem essa de ligar som alto, fico só observando uns brasileiros que chegam aqui e ligam som alto e reclamam que os americanos não sabem viver.Chegam aqui e querem impor uma costume mal educado em um país que não é deles.
Nem passa pela minha cabeça, penso em voltar ao Brasil para visitar e passar algum tempo sim com a família, mas para morar não. Outro dia eu li um comentário engraçado, "quando der saudade, assiste o Cidade Alerta que a saudade passa". rs Temos que estar sempre preparados para lidar com emoções, dificuldades seja no Brasil ou em outro país, pois haverão dificuldades, aflições etc... Aproveitar o que a vida tem de melhor aonde você estiver. E para tudo planejamento é extremamente importante, racionalizar muito as coisas antes de agir, se dar tempo para refletir e pensar na melhor decisão. ❤ Deus abençoe a todos!
Voltei ao Brasil depois de 26 anos fora. Informações irresponsáveis, fora da realidade. Me dei mal. Hoje não suporto isso aqui. Não me relaciono com antigos conhecidos, já tive revólver na cara. Evito sair. A Salvador wue eu amava morreu, pelo menos para mim, que fui estúpido, achando que o tempo tinha parado esperando por mim. Tudo mudou, eu mudei e estou voltando para a União Européia. Nunca mais ponho os pés num país que para melhorar a segurança feminina proibe pistolas de água no carnaval da Bahia e todo dia uma mulher é morta com uma pistola de verdade ou o marido mata a mulher e depois se mata. Um país que vai fazer um inquérito se um politico perturbou uma baleia, enquanto a criminalidade está num nível altíssimo, uma Cracolândia que não sabem como resolver e pobreza extrema. Se fosse falar no resto, ia levar 500 dias.
no meu caso, ao retornar ao brasil, fui feliz por seis meses, depois a senha do wifi caiu!! cheguei a retornar para europa, mas nao deu certo, voltei de novo. hoje ja consigo lidar, ja estou inserido com rotina. mas vc tem razao, uma vez imigrante sempre imigrante!!!
Eita! Aí fica difícil!! Mesmo assim não perca a fé Polyana! Tem como você vencer aqui. Sei que a vida em outro país deve ser bem melhor, no entanto, tem como vencer por aqui, mesmo na dificuldade
Pra mim não faz o menor sentido essa saudade da família, pois na maioria do tempo você vê seus parentes raramente. E outra, é muito fácil se acostumar com o bom, agora voltar para o ruim é de doer.
Pra esses youtbers gringos (dos EUA e Europa) o Brasil é otimo. Os caras ganham em dólar ou euro, são tratados como celebridade simplesmente por existir etc… e se der uma zebra bem grande no Brasil, eles tem a segurança de voltar p os países deles.
Sou de teresina PI, fui embora pra Chapecó SC, tinha qualidade de vida trabalho, segurança, Deixei tudo e voltei pro piaui, foi a pior coisa que eu fiz , resumindo, voltei pra santa Catarina, agora so saio de santa catarina para a europa
Existem diferenças significantes entre estados no Brasil, imagine entre países.. se eu sair do Brasil, tenho quase certeza que não volto, e volto se este país tiver uma mudança radical, pois certamente estarei fazendo as comparações no momento!
Eu vou dar um conselho para você que viveu muitos anos no exterior, se você tiver saudade da sua família dos seus amigos e quiser voltar de coração, guarde as lembranças boas e maravilhosas na sua memória, e não volte porque uma vez que você passou muito tempo fora, nada nunca mais será igual, e você poderá até ser maltratado pelos seus próprios parentes.
Eu senti na pele a síndrome do regresso e foi muito difícil. Vivi nos EUA entre 2014-2016 e voltei pro Brasil, tentei de tudo para me readaptar mas não teve jeito, depois de 3 anos no Brasil, vim para o Canadá e já estou aqui há 4 anos e meio. Não tem jeito, depois que saímos do Brasil e vivemos num país de primeiro mundo, é como se abrisse uma janela para um mundo, uma realidade que não conhecíamos e quando regressamos ao Brasil temos um choque de realidade, todas as vezes que volto para visitar a minha família fico inconformada com quase tudo o que eu vejo. 😅
Viajo para fora do país, por períodos superiores a 1 mês, 2 a 3 vezes por ano. E sempre, sempre, volto com prazer e saudades para a minha casa, numa cidade grande, porém afastada do centro, rua sem saída, arborizada, repleta de pássaros, árvores frutíferas, etc. Não digo nunca, mas em princípio, não moraria fora do meu país. O Brasil não é só Rio de Janeiro ou São Paulo, tem cidades maravilhosas e com excelentes condições de vida.
eu sempre falo isso mas o pessoal parece que não pensa, interior do Brasil é muito bom, mas parece que essas pessoas nâo sabem que o Brasil possui mais de 8 milhôes de Km cuadrados. existem lugares fora das favelas.
@@carlosgabrielbriolidossant4193 E como é a infraestrutura da cidade? Calçadas e ruas são bem cuidadas? Transporte público funciona bem? Tem bastante oferta de emprego? Os impostos são bem direcionados? A compra no mercado sai por um valor justo? Contas de água, luz, gás, têm valor justo? É possível comprar e manter um carro usado sem comprometer grande parte da renda de um trabalhador médio? São diversos os fatores que levam as pessoas a querer sair do Brasil. Cada um tem uma realidade, e cada um faz o que acha melhor para si.
@@carlosgabrielbriolidossant4193 Veja bem nem todos os interiores são bons, falta emprego a população onde moro vive de bolsa família e tem muitos jovens aqui que precisam migrar e ir para uma capital para conseguir emprego pois não tem oportunidade.
Cara, mesmo não tendo morado fora do Brasil, bastando ter trabalhado numa empresa internacional já me fez sentir esse peixe fora d'água: Em 1987 com 14 anos comecei a trabalhar na Varig como Estafeta, ganhando 1 salário mínimo mensal que era de US$ 30/32,00 (arredondando muito pra cima uns R$400,00 hoje) que mesmo pra mim era bem pouco, imaginava então pra um adulto.... Rapidamente fui tendo contato com itens que colegas traziam, da Europa, USA, principalmente, um deles o Walkman da Sony que digo ser o "IPhone" da época em termos de sonho de consumo, e realmente, como eu também já gostava muito de eletrônica, fiquei assombrado com a forma como os componentes eram montados relação a algo similar feito no Brasil. Próximos itens: Salário, impostos, organização, civilidade, infra estrutura, etc, fui começando a estudar tudo isto mais a fundo de forma que em pouco tempo digo que me intermacionalizei mesmo sendo adolescente. E mesmo sem ter saído do país notei o quanto éramos defasados, isso antes dos anos 90, e já me fez ter grande interesse em morar fora do Brasil, onde aliás havia certo "êxodo" com brasileiros, mesmo com melhor qualificação, irem trabalhar em funções mais simples, mas que rendiam muito mais do que suas profissões no Brasil. Isso dito, viajei para alguns países, México à trabalho, Alemanha de férias, onde encontrei aquilo que pesquisava, dizendo aquele "é disto que estou falando" e que sempre achava que deveria haver no Brasil, não somente a parte material, do país, como a humana, em educação e civilidade, mas é algo complexo demais, uma sociedade precisa QUERER melhorar, ao invés de, relatos de participantes aqui do tipo "Morei 20/30 anos fora e retornando pra passar férias, vejo que pouco ou nada mudou, senão piorou. Brasil precisa de um rumo, de pessoas comprometidas com a Nação como um todo e não apenas com a prosperidade do seu pequeno universo pessoal, e de governantes que realmente passem a gerir o país para que se torne algo melhor que no passado, independente de "ideologia", inclusive se faz necessário abstrair isso para olhar o tanto de bobagem feita há gerações, que torna o país aquele eterno "país com potencial", "gigante por natureza", né? Precisa do empenho de toda a sociedade.
17 anos já fora do Brasil. Gosto de voltar e passar uns meses mas morar não tenho vontade. Lá fora da para trabalhar e ter acesso a cosias que aqui não da. Lá se pode comprar equipamentos eletrônicos, telefones sem ter medo de ser roubado, viajar para outros países, comprar boas roupas e cosias para casa a um preço acessível e para mim a cima de tudo a segurança, a prudência no trânsito, o respeito as leia e a o espaço do outro ( nao se usa JBL com som auto em público nem telefone em viva voz). Adoro voltar aqui mas gosto muito de voltar para um pais que meu deu oportunidades que infelizmente o Brasil não me da
Há um tempo vi um vídeo de um brasileiro que era corretor e foi para os EUA e não gostou do trabalho. Antes trabalhava com clientes, terno, ar condicionado e depois como peão da construção. Desistiu e resolveu voltar. Quando o avião pousou no Brasil ele refletiu no que estava fazendo e falou "que mer...".
Eu vi um Zé, Zezão da vida msm, tá no tik tok, o cara ficou fuckin 16 anos nos EUA, não juntou pouhaa nenhuma e voltou pro Brasil pra uma casa (no agreste, provavelmente o lugar da família dele, lá no meio do nada) Sem dinheiro, sem mulher, sem filho, sem visto, sem porcaria nenhuma, MDS que desuso de experiência!!!
Eu acabei voltando pro Brasil também, mas meio que por coisas que deram errado... Morei 5 anos na Nova Zelândia e estava afim de experimentar morar em outro lugar, comecei a ver oportunidades de emprego na Holanda, e decidi voltar ao brasil por uns meses, justamente para matar saudade da família, e passar um tempo aqui enquanto procurava trabalho e preparava meu visto. Eu tenho um apartamento que estava desocupado, e consegui negociar com a empresa que trabalhava lá para poder trabalhar remoto do Brasil por alguns meses até eu terminar meu contrato com eles, e eu tinha um bom dinheiro guardado já que eu tinha me planejado bem para fazer esse movimento. Coisa que deu errado nro 1: Acabou sendo que logo que cheguei por aqui, estourou a guerra entre Russia e Ucrânia. A empresa que eu estava visando acabou parando de contratar por causa daquele boom do custo de vida que teve ali nos primeiros meses/inverno da guerra, até ai tudo bem, eu podia tentar outra empresa, ou mesmo outro país ou mesmo voltar para a NZ já que sou residente permanente... mas dai veio a bomba na minha vida... Nro 2: Um pouco de contexto antes: Nasci com uma doença chamada tetralogia de fallot, que fez com que eu fosse operado no coração aos 6 anos de idade. Desde então eu sempre faço acompanhamento anual do meu coração. Coisa que continuei na Nova Zelândia, porém fazendo de 2 em 2 anos pelo sistema publico de saúde - eu tinha direito já que entrei com um visto de trabalho bem forte, que logo me deu a residência permanente. Agora... Fazendo meus exames de rotina aqui no brasil, acabei descobrindo que teria que fazer uma cirurgia para trocar uma valvula no coração. Fiquei sem chão, consegui os exames que fiz na NZ e mostrei para o médico, já que 2 anos antes tinha feito a bateria de exames e não tinha aparecido nada. Meu médico caiu pra trás porque os exames que fiz aqui no Brasil eram idênticos, e depois o cirurgião constatou que sim, eu teria que operar o quanto antes. Cancelei todos os meus planos, consegui arrumar um emprego home-office mais flexível com as minhas demandas pré e pós cirurgicas. Fiz a cirurgia ano passado, tudo pelo SUS, foi tranquila e estou bem. Na real me sentindo melhor do que antes da cirurgia. Não vou dizer que estou feliz morando de volta no Brasil, custo de vida, poder de compra principalmente são ruins... fora que, depois de voltar eu percebi o quanto eu estava acostumado com a vida da NZ, com os supermercados, com os cafés, com a natureza exuberante ao redor e com meus amigos de lá. Se tenho vontade de voltar? Nossa.... tem dias que minha vontade é pular no próximo vôo... Mas essa questão da saúde me pega... quando estive lá, ouvi várias histórias de gente que teve problema com o sistema de saúde de lá. Comigo, tirando um atrito que tive uma vez com minha GP (GPs são como clinicos gerais que fazem a triagem antes de te mandar para um especialista) aonde ela não sabia o que era labirintite e teve que procurar os sintomas da doença no google... o atendimento com o cardiologista e outras eventuais visitas ao hospital foram muito boas... Dai veio toda essa situação com os médicos não notando uma situação que demandava cirurgia nos meus exames. Hoje eu me questiono a competência desse médico cardiologista e do sistema publico de saúde em geral. Também me espantei quando meu cardiologista aqui no brasil disse que ele tem pacientes que moram em Dublin e vem pra cá quase todo ano fazer check up com ele... porque os médicos de lá sequer pedem exame de sangue, coisa que qualquer médico aqui no brasil pede! - e ouvindo isso me fez lembrar que as únicas vezes que tive que fazer exame de sangue na NZ foram para as baterias de exame médicos que precisa fazer antes de tirar o visto de trabalho e o visto de residência... Enfim, estou conflitado se quero voltar a morar fora depois dessa experiência... e se eu ficar mal de repente? Tenho que pegar um avião correndo pro brasil com sintomas? Sei lá, acho que só estou desabafando mesmo, e sério dá vontade de chorar, de tanta raiva e frustração que eu tenho com essa situação...
Morei em Uk e a questão da saúde também pesou muito, o NHS deixa muito a desejar exemplo não tinha pediatra nos GPs. Hoje estou na Itália o sistema de saúde pelo menos aqui no Norte e muito melhor do quem uk.
Sai do Brasil a quase 20 anos, trabalho na area de Saude aki nos USA, porem estou pensando em comprar uma casa aki, comprar umas duas casas simples no Brasil e simplismente morar 2 ou 3 Meses no Brasil voltar a trabalhar e ganhar em dollar aki e voltar pro Brasil 🙄 Esse video foi um tapa na minha Cara, 😮 Realmente fiquei perdida. 😢
Sou de itaquera tbm. Sai do brasil há 5 meses com minha familia esposo e bebe de 2 anos. Estamos morando no Japão. Adorei o video e suas considerações.
Eu morei na Irlanda de 2015/2018 voltei para o Brasil! E não recomendo! Me arrependo amargamente! Eu não me planejei.Agora estou sem dinheiro para sair do Brasil! Desempregada!E cada um aqui tem a sua vida.Por mais que esteja difícil fora,aguente firme,que vale a pena! Não se apegue a ninguém!
@@DaItaliaParaoBrasilRespeita a moça! Se ela não tem 100mil investidos não é problema teu! Talvez ela não fez programa na Itália assim como algumas pessoas…..
Pra mim o Brasil ainda tem coisas boas, se voce consegue uma renda financeira okay, dá pra aproveitar boas coisas no Brasil, mas isso é muito pessoal né, eu vejo que tem mais chances do Brasil melhorar do que da Europa parar de declinar, enfim, desejo tudo de melhor a todos
Esse vídeo contem muita verdade, sinto a mesma coisa. Enquanto vc esta longe todo mundo tem saudade. Vc fez ótimas referências. Eu conheço uns casais que foram para o Brasil e depois de 2 anos voltaram. Vc vai amar a Suíça é pequena, cara e fria também 😊😊mas vale apena. Conheço de turismo.
O problema dela foi falta de planejamento, fiquei um ano em Portugal e voltei e estou tranquilo, mas já tinha minha base concreta aqui, fui conhecer gostei muito e ganhei até dinheiro, mas minha esposa não se adaptou, voltei para meu emprego e para minha casa, mas com esse desgoverno, já estou pensando em fazer um nova experiência na Europa, não levei prejuízo financeiro na minha aventura em Portugal, porque sou soldador e operador de máquinas pessadas, esse trabalho na região do Alentejo onde morei tem muito e paga no contrato em torno de 900.00 Euros mais horas extras, morava na aldeia de Ciborro freguesia de Montemor o Novo distrito de Évora, dava pra tirar 1300.00 Euros, não e muito mas na aldeia pagava 130.00 Euros de arrendamento em uma casa T2 só para mim e minha esposa. Importante de tudo na vida é planejamento...
Vídeo muito bom Rafael. Eu fiz essa experiência ainda de forma interna migrando do Brasil 1.0 para o 2.0 (na verdade estou ainda no 1.5 mas pretendo chegar no 2.0! hehehe) Eu deixei o RJ há muitos anos e vim para SP. Não tinha família na época (era solteiro) e comecei a sentir uma deprê com falta dos pais, dos parentes, enfim... Aí resolvi voltar para o RJ, morei uma década lá mas me senti um alien... é engraçado isso mas como SP capital e RJ capital podem ser tão diferentes!!!! E voltei para SP em 2018 porque não aguentava mais o RJ (casei) e, no ano passado, vim para o interior de SP mas entendo que vou chegar ao Brasil 2.0 quando chegar em SC que é nosso sonho de casal e estou trabalhando para que isso aconteça logo, se Deus quiser! Boa sorte nas suas viagens e cuidado com os sinais de guerra na Europa!
Olá, não sabia que você é da zona leste.Reconheci este estranhamento que você descreveu andando pelas ruas da Vila Carrão e vendo meus colegas da infância, a ruas que brinquei e os lugares que frequentei na adolescência. Faz anos que sai de SP. Fiz intercâmbio na França, visitei 13 países falo 4 idiomas, trabalho para empresas globais há mais de 10 anos. A gente sai do ninho e muda. O ninho muda também. O pessoal fica irritado com qualquer crítica ao Brasil, calma pessoal, aqui tem muita coisa boa mas tem coisa para melhorar sim...é claro há muitas realidades no Brasil...muitas
Hj moro no sul da frança .. depois de passar por portugal.. belgica e londres ... e as vezes bate uma saudade ... mas nao me imagino morando no brasil de novo ... alias .. nunca me imaginei morando no brasil desde pequeno .. e olha que eu nasci la🤣
Pelos vídeos que já vi de TH-camrs, Bélgica é um país pequeno de ótima infraestrutura 😊 Suíça é clichê nesse sentido Mas Bélgica, Irlanda e países baixos, devem ser excelentes
@@leesonny realmente na belgica é tudo muito perfeito .. mas é tudo extremamente burocratico, controlado, caro e com altissimos impostos .. se voce ganha 10% acima do salario minimo paga 43% de imposto de renda .. progressismo domina a sociedade ha anos ... se vc vem de pais latino americano querendo uma vida melhor é tudo muito dificil .. mas se vc vem de paises "problematicos" culturalmente falando é tudo muito facil ... nao me parece q a regalia dos belgas vai durar muito tempo .. pois poucos jovens trabalham .. e milhares .. senao milhoes .. vivem so de dinheiro que o governo dá pra eles nao fazerem nada da vida ... so dei sorte de ter vida boa la pq tenho familia que mora la ha mais de 20 anos ... mas caso contrario tudo seria mais dificil ... mas tirando isso .. o pais é show de bola ... se puder de um roleh la .. tome uma cerveja e coma chocolate ... e claro nao se esqueça de dar uma passada nos quarteiroes vermelhos (se é que vc me entende)
@@Jon8345 sim ... eu mesmo sou exemplo de qualquer forma eu nao considero bom negócio vir pra europa agr ... nao me arrependo ... mas nao faria de novo
@@v95navarroqual lugar vc morou no Brasil? Olhando os comentários, dá pra perceber que isso tem um certo peso a depender do lugar que a pessoa morou aqui. Ex: para um catarinense, morar no "Brasil" até que é bom. Agora, para um carioca já não é o mesmo (exceto pra quem tem muita grana). Será que estou errado nesse raciocínio?
Concordo, depende muito de sua circumstância e o que significa qualidade de vida para vc. Adoraria voltar para o Brasil e morar num sítio, por exemplo. Já morei na Inglaterra, Dinamarca e hoje estou na Alemanha.
Moro no Japão a muitos anos e MORRO de vergonha quando recebo alguma comitiva de 10, 20 pessoas. Não importa se é político, jornalista da Globo ou estudante do fundamental, TODO MUNDO deixa copo, garrafa e todo tipo de lixo no ônibus alugado antes de descer no hotel, eu vou passando e recolhendo tudo por sentir vergonha desse "encontro cultural" entre a realeza brasileira e o motorista Japonês.
Morei na Austrália por 2 anos, voltei pro Brasil, agora estou em Portugal por 2 anos e to pensando em voltar pro br novamente. Aluguel aqui tá surreal, analisando eu consigo ter uma vida mais confortável no Br com um salário bem melhor! (Sou programador)
pois, tem que pesar os pros e contras. a cidade para onde pretende retornar e' vital nesta readaptacao. muitas vezes retornar para uma cidade com padrao de qualidade parecido ao europeu pode ajudar bem.
Eu vim pra Europa e depois de 7 anos tive que voltar devido a crise. Fiquei 7 anos no Brasil e não me sentindo de lá mais. Depois voltei e já estou aqui em Portugal a 5 anos.
Sai do Brasil em 1993 com 18 anos, meu marido já tinha morado na Itália e me convenceu, naquela época sem internet e sem telefone ( era luxo no Brasil ) voltei em 95, aguentamos 7 anos, nasceu 2 filhos e meu marido não conseguia se adaptar, pois já estava 5 anos na Itália, voltei em 2002 ele antes para preparar a documentação, casa e trabalho. No início da pandemia queria voltar pois a repressão do governo foi terrível, meu marido não quis e com filhos criados aqui na Itália, tbm não estavam entusiasmados com a idea. No fim hoje agradeço não ter voltado, uma amiga retornou ano passado do Brasil pois tbm não se adaptaram novamente. Hoje escolho Itália.
@@kaizennojujutsu6134Itália. Eu sei pq estava aqui e a repressão foi muito pesada e obrigação da v@cina a custa de não receber salário quem não fizesse.
Cara, adoro o seu canal, estou aqui desde sempre mas tem uma coisa que não entendo. Por que esfregar a verdade na cara do gado (dos 2 lados) por tanto tempo só pra ser xingado de esquerda, direita, vira-lata, etc? Não me leve a mal, começo dos anos 2000 e eu só falava mal daquele lugar que eu não suportava, o que só piorou quando fui estudar por 6 meses fora e tive que voltar, tudo irritava e descarregava o desgosto até nos fórums de idiomas, isso só desapareceu quando fui embora de vez com um visto e a certeza que eu nunca mais precisava voltar para aquele lugar, a felicidade constante e tudo novo ao redor e na vida deixava o brasil passar longe da minha cabeça, só em lembrar daquele lugar pra mim já era perca de tempo. Por isso me indago as vezes você um cara tão inteligente e viajado ainda perder tempo falando nas diferenças mais que transparentes do brasil com o civilizado. Acredito que seja porquê vocês vez ou outra resolvem ir para o brasil, o que pra mim nem em pesadelo, ainda mais com a esposa e filho estrangeiros. Um abraço e boa sorte cara! Sempre te escutando no carro pelas ruas de Tokyo🗼
Nunca quis sair do Brasil. Em 2015, com 47 anos, vim pra Dublin, Irlanda e há 3 anos em Varsóvia, Polônia. Em 1991 obtive a cidadania italiana e não estava nos meus planos morar fora. Hoje, não volto nunca mais. Viver no Brasil é mais caro que Europa e EUA. Infelizmente nos próximos 60 anos nada irá melhorar no Brasil. Já diziam pro meu avô, com 6 anos, em 1888, qdo chegou, que o Brasil era o país do futuro. Esse futuro nunca chegará. E é maravilhoso viver em país sem violência e seguro.
@@Majoras19 eu já fiz intercâmbio na Irlanda, e o país tem muitas coisas boas. Lá eles precisam de muita mão de obra pra todo tipo de setor (qualificado ou braçal), o poder de compra do salário no supermercado é maravilhoso e o país é bem acessível pra ir pra outros países europeus, como UK, França, etc (basicamente a Irlanda tá no máximo 2 horas de avião da Europa continental). O problema lá é a questão da habitação que é bem ruim de conseguir, sem contar aluguéis bem caros principalmente em Dublin, e muitas vezes o transporte público é bem ruim dependendo da região que morar.
sempre fui desapegado de parente, meus amigos continuam em contato cmg, eu nao pretendo voltar. Mas tudo tem dado mt certo aqui, mas é exatamente o que ela falou, nao deixe um dia ruim estragar toda uma vida
O brasil é uma cunha. Quem tem energia o suficiente consegue escapar, não faz o menor sentido voltar pro país que apenas quer te colocar onde a cunha estabiliza.. Ano que vem eu escapo.
Cara Moro nos eua a 7 anos, Nova York, tirando a saudade da família que as vezes eh muito difícil, o resto eu me adaptei bem, estou esperando minha residência sair esse ano para visitar mas tenho ctz que será um choque, só o fato de eu poder andar na rua tranquilo sem medo de violência já vale muito a pena, mas como você disse, realidade de cada um é diferente. Abraços.
Eu entendo perfeitamente o brasileiro que sai do Brasil e por algum motivo volta e não se readapta. Vivemos em sociedade falida e muitos brasileiros se comportam como animais selvagens.
Em 2015 um amigo meu durante um intercâmbio conquistou um visto EB3 pra trabalhar na FeDeX, tinha plano de saúde, 401K, e o salário chegava a 4 mil dólares, abandonou o emprego e voltou pro Brasil porque a noiva dele não queria se mudar pros EUA, hoje ele é corno e desempregado, trabalha na uber com carro alugado e não consegue nem tocar no assunto de tanta amargura que sente.... Numa consulta médica conheci um cara que morou 12 anos nos EUA, tinha casa, 2 carros na garagem e uma empresa, lá ele conheceu uma brasileira, eles se casaram e depois de 2 anos ela não queria mais morar nos EUA por saudades da família, ele vendeu tudo e voltaram pra cá, ela emprestou dinheiro dele pra família dela e nunca pagaram, quando ele ficou doente ela pediu o divórcio e ainda conseguiu ficar com a casa, hoje ele mora de favor com a mãe e luta pra tentar voltar pros EUA e recuperar ao menos parte da vida que tinha... Colega de infância do meu pai trabalhava em obra na Inglaterra, voltou pro Brasil por saudade da família, chegando aqui abriu uma empreiteira, a familia vivia na cola dele pedindo dinheiro e participando de churrascos que ele patrocinava, a crise de 2015 quebrou a empresa, hoje ele é peão de construtora e anda de Titan, mulher largou ele e os parentes sumiram, tá pagando um consórcio pra voltar pra Inglaterra Moral da história ? nunca deixe a emoção superar a razão, amigos se afastam, paixão esfria, parente na sua imensa maioria não tá nem aí, mas independente de qualquer coisa as suas contas precisam ser pagas, e você precisa comer, vestir e morar... nunca abandone um sonho ou uma oportunidade por vontade unilateral, por razões emocionais e principalmente por pessoas.
Sai de São Paulo e fui morar em Santa Catarina, morei lá por 3 anos, voltei pra São Paulo e me arrependi. Se fosse pra outro país acredito que não voltaria nem pra passear no Brasil
Eu voltei da Suiça para o brasil depois de 5 anos fora,sinto falta de algumas coisas ,minhas amizades ,mas não me arrependo. Apesar de ter uma vida estabelecida na Suiça eu não falo que não consigo morar na Suiça. Mas isso foi muito bem pensado,nao se deve fazer mudanças assim sem pensar ,tem que planejar. Não digo que nunca mais voltarei para a Suiça,mas no momento estou bem aqui.
Eu morei em Londres, depois voltei ao br em 2010 e prometi nunca mais morar na Inglaterra, 7 anos depois queimei a minha língua e hj estou em Londres de volta. Brasil é maravilhoso mas é foda
O conselho deve ser seguido: Não jogue tudo para o alto em um dia ruim. A saudade aperta sim, mas vale a pena tentar ao menos 6 meses a um ano aguentando este sentimento. Depois disso pode avaliar a possibilidade de retornar.
Voltei ao Brasil depois de 10 anos na Alemanha, me casei lá, me formei faculdade lá, trabalhei. Estamos aqui quase 2 anos em um dos melhores bairros de SP ganhando em Euro. Só voltaremos a Alemanha se não tiver outro jeito. A vida aqui no Brasil é muito mais alegre, a gama de profissionais de saúde bem capacitados é enorme (para quem pode pagar no particular). Não troco Brasil por nenhum outro país.
Se você ganhar 20 mil euros por mês é bom mesmo. Agora ganhe 2 mil reais e viva na periferia de São Paulo se você não voltaria para Alemanha. Fora que muita gente que volta morar aqui em SP, acaba vivendo dentro do apartamento e nem sai de casa ou quando sai é de carro blindado!
Mudar de país envolve essas duas paradas, grana e planejamento, é muito desafiador se você peca em qualquer uma dessas coisas, na hipótese de que eu saia do país, com muito gosto passaria minha férias no Brasil, ver a família, coisa e tal, mas voltar a morar... provavelmente não 😅 mas anyway, é uma hipótese, careço da experiência.
A moça meteu um RJ na comparação..... Existe uma grande diferença de quem vai morar no EUA sozinho ou com família.... Quem é acostumado com amizade com vizinhos sofre bastante pois o povo lá é bastante fechado...
Eu morei em 2018 na Australia, trabalhava como tecnico de rodovias la. Voltei pro Brasil e nunca mais consegui me encontrar profissionalmente, moro em cobertura e fico indo e vindo do RS para SC, na teoria teria tudo na mão, casa pra morar, casa pra alugar, só arrumar um job e ficar de boas, mas nao consigo mais ficar por aqui. Em dezembro uma amigo engenheiro que mora em Perth veio pra Balneario e me convenci de voltar com ele, estou mandando meu visto e no maximo em dois meses estou la com ele. Muito frustrante voce saber que pode mais, que tem vontade e dedicacao e que poderia estar despontando profissionalmente mas nao ter oportunidade, poderia comecar a construir por mim mesmo, mas se é pra empreender do zero melhor começar lá na Austrália mesmo.
Poh cara ...então vc morou em itaquera? Esse ano estou indo trabalhar na Europa...um dia desses nos encontramos em algum lugar do mundo pra bater um papo...👊👊
Larguei uma vida relativamente boa no Brasil para viver na Nova Zelândia, um mundo completamente diferente, país de primeiro mundo, um dos melhores salários do mundo, mas com um custo de vida bem alto o que me faz ter uma qualidade de vida talvez similar a que eu tinha se colocar tudo na balança. Enfim.. a vontade de voltar é constante 🥹
Ótimo video Rafael... Pondero muito sua opinião sempre que assisto seus vídeos... Mas gostei muito desse pq te achei mais sereno e ponderado em relação a análise. Não tô falando que vc tá certo ou errado sobre nada, pq não seu ngm pra dizer isso pra vc.. Mas curti esses moldes. Digo isso pq estou no Canada a 6 meses, e minha vida deu um salto de 1000% em qualidade, mesmo sabendo tudo de errado que também há aqui... E alguns interpretam errado sua opinião sobre o Canadá e outros países, ao ver vídeos mais enfáticos...
Quem, em sã consciência, volta pro seu país pensando nos amigos, meu? Hoje em dia não existem amigos. É muita ingenuidade. Até familiares, muitos não querem nem saber de você.
Grande verdade
Verdade. Hj moro nos EUA e ninguém da minha familia quer saber de mim, então tchau pra eles.
Na minha opinião, o maior ingenu e marido da mulher. Deixou o trabalho, a estabilidade a segurança e oportunidades de um pais de 1* mundo, pelo brasil....... Tudo por causa de B*cet4. Merece se f*d3r mesmo.
Verdade! Eu fui morar fora e lá ficava morrendo de saudade da família, a cabeça fica mil por hora, a gente sente até o que acha que nunca iria sentir, qdo fui voltar pro BRASIL e mandei foto das minhas malas para minha mãe ela me disse o seguinte: pois é né minha filha, tanto sonho, tanto planejamento pra nada.
Aquela hora, eu só não fiquei lá porque eu tinha comprado as passagens no cartão do meu cunhado, mas eu já estou planejando minha volta de novo! Não dá pra viver nesse país, viver pra pagar contas!! Qdo vc acha que vai sobrar dinheiro o arroz vai pra quase 40 reais. Kkkk
Caramba, nem eu q sou bem transparente sob relacionamentos não tinha ido tão profundo e racional como vc. Puríssima vdd! Abs!
Eu, morando numa quitinete, ganhando 1 salário e meio, levando marmita todos os dias pro trabalho , vivendo sem luxos, consegui comprar minha casa em 5 anos. O brasileiro precisa aprender a poupar ,cortar gastos, priorizar apenas o essencial. E nada de ostentar o que não tem.
Quanto custou essa casa ?
É isso ai, ja cansei de fazer as contas pra familiares mas ninguem quer fazer o esforço. Em 5-6 anos compra a casa popular wue custaria mais de 1 milhao no fim de 30 anos.
Certíssimo
Comprou com dinheiro próprio ou financiou?
Quanto custou está casa? Foi paga a avista?
Moral da história: não deixe sua esposa (ou marido) tomar uma decisão completamente emocional. Principalmente se esta decisão envolver jogar tudo pro alto.
Moral da historia: Não tome decisões financeiras com base no emocional independente do conjugue, se fosse o marido que tinha feita essa merda tava todo mundo com pena (“tadinho so queria visitar a familia”)
Moral da história: NUNCA VOLTE PARA O BRASIL!!!
Deixou o trabalho, a estabilidade a segurança e oportunidades de um pais de 1* mundo, pelo brasil....... Tudo por causa de B*cet4. Merece se f*d3r mesmo.
Exato
Moral da história: Para ter esposa q e levada quase sempre pela emoção, nao tenha.
A família da minha esposa é japonesa e muitos parentes dela que nasceram no Brasil vivem no Japão. Toda vez que eles voltam ao Brasil eles têm um choque e percebem como o Brasil não é o que eles lembravam.
Infelizmente cada vez mais violência, ontem na feirinha que frequentamos um cara matou um senhor de idade, por uma simples discussão acerca de uma dúzia de banana.
rsrs pelo visto a relação da família da sua esposa com o Brasil é bem pequena rs pow, ela é japonesa e todo mundo mora no Japão! Esqueçam o Brasil! kkk
Acredito que o Japão tenha passado por aculturamento também, não deve ser parecido como era
@@J.marcos107 isso é reflexo do stress por conta da falta de $$ e dívidas....
Já vivi por 8 décadas, posso falar por experiência própria, que vivemos a pior época do Brasil.
Meus amigos, eu já conheci muitas pessoas que moravam em casas fantásticas no Brasil e foram morar em casas mais simples nos EUA e na Espanha e que tentaram voltar para o Brasil e não conseguiram, pois quando eles voltam para o Brasil eles notaram que nossas vidas vão além de nossas casas e bairros.....
Básico né. "Até" na Argentina e Chile se encontra ao menos um pouco mais de civilidade que no Brasil, onde a população se preocupa um mínimo em relação ao ambiente do dia a dia.
Brasil se resume a salário, casa, relógio, tênis, carro, roupa (de marca, claro) pra uma enorme parcela da sociedade.
Um bom ambiente, pra esses, é "detalhe"..
Interessante essa declaração sua! Realmente 🤔essa questão de padrão de vida alto é uma coisa muito do brasileiro, ao contrário de outros cidadãos estrangeiros que se prezam por qualidade de vida social e coletivo. Independente de qualquer questão ideologia o Olavo de Carvalho uma vez disse que o brasileiro só se preocupa com com o próprio umbigo e assim a coletividade vai se destruindo no Brasil.
@@hermycavalcante9977 @hermycavalcante9977 Sem dúvida. É só o universo em torno dele que conta. O resto pode estar um puteiro e chiqueiro que está tudo certo pra quem pensa assim. Só que apenas luxo, carro blindado e condomínio não resolve. É uma mentalidade bem pé de boi. É achar que você compra seu nível assim
@@FlapTurbofan isso mesmo, concordo plenamente! Se observamos bem até as pessoas ricas brasileiras(com poucas exceções) só se preocupam com seu próprio status social refinado e nada mais, porém sabemos quais consequências: não poder andar a noite num bairro de uma grande metrópole a sozinho e a pé, especialmente a noite; ser roubado, carro blindado; ser sequestrado ou raptado, ruas sujas(realidade de cidades como Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís etc),entre outras mazelas sociais. Infelizmente isso é assim no Brasil! Olavo de Carvalho falou disso várias vezes em seus vídeos no TH-cam. Dizia que(palavras dele) "o brasileiro quando se põe o dedo no c...dos outros e não sendo no meu c... então tudo bem"👍. A realidade do pensamento do brasileiro médio é essa mesmo!😒
@@hermycavalcante9977 Só quero salientar que tive esse conhecimento desses brasileiros que foram ao exterior e voltaram pelo fato de ter trabalhado numa empresa multinacional de tecnologia de telecomunicações e ela investia muito no "intercambio de trabalho" e hoje tenho muitos amigos que são engenheiros com doutorado etc e largaram isso aqui no Brasil para trabalhar em cima de postes, torres, galerias etc no exterior devido a tão sonhada "qualidade de vida" que por mais que tu tenha dinheiro no Brasil tu não consegui aqui, são geralmente pessoas que tiveram traumas sociais no Brasil como sofrimento com barulhos, sequestros, assaltos, acidentes devido a falta de infraestrutura pública etc ...
Interessante, tirando a questão do planejamento. Eu vivo algo bem semelhante. Sou nordestino, fui morar no Paraná, fiquei quase três anos, deixei a saudade falar mais alto e voltei para o NE. Voltei com uma qualidade de vida muito superior a que tinha anteriormente, porém não me adaptei mais ao nordeste, parece que retornei ao passado. Já estou me planejando para voltar para o Paraná novamente! Hahahah
Passei pelo mesmo processo man, e penso o mesmo
Sou cearense, mas fui criado em SP capital, já estive na minha terra natal algumas vezes. Moro no Paraná há quase 6 anos e não pretendo ir embora daqui, a não ser que seja pra um lugar melhor.
A onde o PT não reina o Estado prospera
A primeira coisa que pensei no caso da moça do vídeo, a situação dela se aplica em mudar de estado ou até mesmo cidade. Outra questão é a parte financeira, vai mudar de emprego, cidade ou qualquer outra coisa precisa de reserva financeira, isso é planejamento básico.
Estou passando por esse processo. Mas tem uma pequena diferença. Eu sou nascida e criada em Brasília, em 2022 resolvemos nos mudar para Recife para ficarmos perto dos parentes. Aqui, eu gostei mesmo foi da gastronomia.
Já planejamos o nosso regresso.
Eu fiz uma viagem em 2023 pra Portugal, em março e foi 15 dias de estadia, foi minha primeira viagem internacional, chegando a Portugal nos primeiros dias eu já pude notar claramente a diferença de cultura, educação e principalmente SEGURANÇA que aquele pais trazia, isso sem contar em toda beleza e estrutura do pais como um todo, foram apenas 15 dias (que passaram rapido) mas foi o suficiente pra isso me mudar de tal forma que é inimaginavel, voltei ao brasil mas só consigo ver defeitos, olho pra todos os lados e vejo problemas e problemas, a mudança em mim foi grande e olha que eu nem fui pra morar, foi só uma "experiencia de turista".
Sei como pensa cara, mas é como a menina do vídeo diz: turista é diferente de morar. Pensa no custo em Portugal, no salário baixo (é baixo), aluguel nas alturas, intolerância de alguns portugueses (não são todos, mas alguns o são), distância da família / amigos e falta de dinheiro para passagem.
Concordo que a segurança é um fator importante (não sei de onde vc é), mas nas férias só vemos o bonito e não as mazelas.
@@CarolinaMSZF
Pessoas intolerantes e racistas existem em todos os lugares e cidades , até no Brasil.
Esse argumento não é válido
@@DavidPonsgarcia-x5t vc pegou UM argumento e quer invalidar com base no "aqui no BR tb tem racista e intolerante"? Já foi a Portugal? Já conversou com brasileiros que moram lá? Pois eu já fiz ambos. Gosto muito de Portugal, tenho amigos portugueses e é um lugar maravilhoso pra visitar, mas não para morar/trabalhar (especialmente pelo custo atual exorbitante e o baixo salário).
E o argumento do preconceito é SIM relevante. Sim, pessoas racistas existem no mundo todo, mas vc ouvir um "volta praquele país que não devia ter saído" ou um "vc é legalizado aqui? Vou chamar a polícia e vamos ver" não é fácil. Ouvi relatos aos montes quanto a isso e essas pessoas tem feridas profundas quanto a isso.
@@DavidPonsgarcia-x5tsou casada com um Português,vivo na Espanha nunca morei em Portugal mas conheço bem , prefiro Espanha onde tenho uma filha, quanto ao racismo sofri foi no Brasil aqui na Europa nunca ,o Brasil se não fosse tantas violência e assassinatos por roubos de celulares e carros, preços altos, salario de fome ,o Brasil seria melhor que Portugal 🇵🇹🇩🇪🇪🇸🇧🇷
@@CarolinaMSZF
Sou Português ( madeirense) , casado com uma Brasileira de raça negra .
Conheço muito bem o Brasil e sei das dificuldades e preconceito que existe lá também..
Não é por isso que vou afirmar que o Brasil não é um bom lugar para viver.
No Brasil há até preconceito entre estados ( como o nordestino que vai morar no sul ) e em relação a bolivianos etc .
Se viveu em Portugal como afirma então deve saber que aqui existe uma importante comunidade de Brasileiros desde a década dos 90 que está plenamente integrada na vida social , artistica , cultural do país ..até na TV, radio , etc .
A maioria destes que vivem há décadas no país teem uma visão muito diferente da sua mas também muitos que chegam e falam que não sofreram esse preconceito .Isso depende de cada pessoa , cada experiiência é individual.
Aceite que nem todos pensam como você....mas lendo os seus comentários anteriores acredito que o melhor lugar para você seja o Brasil, pois também se queixa muito da Alemanha onde morou.
Eu nunca tive uma experiência de viver fora do país, mas o que você falou sobre ser mais difícil se readaptar o próprio Brasil quando volta, é verdade. Minha irmã estudou fora, ficou 2 anos na Europa e voltou em dezembro, ela está extremamente pra baixo, ela teve acesso a muitas coisas que aqui no Brasil é totalmente impensável, como por exemplo: conhecer um novo país no final de semana. Ela está planejando voltar pra lá, desta vez pra ficar, espero que ela consiga, eu prefiro tê-la longe de mim mas sabendo que ela está feliz, do que perto de mim e deprimida.
@santiagomendes38214 Eu sei, justamente por isso eu disse que fazer isso aqui é impensável, o estado do Amazonas é maior que Portugal, Espanha, França, Alemanha e vários outros países.
Sobre a fazenda do Valdomiro kkkkk caramba, fazenda pequena em 😅
@santiagomendes38214Mas é MUITÍSSIMO barato as passagens de pra ir ora outros países.
Enquanto aqui no bostil a gente paga 2000 reias até pra ir pra Argentina
Rachei de rir na parte da "fazenda" 😂@santiagomendes38214
@@Leoleo54941 comparar os lugares da Europa q tem uma arquitetura linda com o Brasil é loucura KKKKKKKIOIIO fumou pó
@@Leoleo54941 q beleza natural tem nesse muquifo hj em dia? Vai no RJ vai ver um monte de árvore, vai, mas em volta um milhão de favelas, sp, nem uma árvore sequer tem na rua.
Aliás, as cidades europeias são muito mais arborizadas q as do Brasil, oq contrasta mto com a beleza da arquitetura dos prédios
Pra quem é de uma metropole e região periférica como o Scapella, que é da periferia paulistana, dps de morar nos EUA por exemplo, é difícil de se acostumar denovo com a insegurança, está sempre em alerta, também a estética urbana dos bairros, muros e cercas elétricas no BRA, e casas livres, com jardins gramados e muitas árvores na periferia dos EUA, a falta de poder de compra, e a educação, em relação ao espaço público, e convívio social.
Eu não curto o esquema urbano e modo de vida dos EUA. Tudo vc tem q fazer de carro, casas desnecessariamente grandes. Vc meio q vive isolado e dependendo de carro pra tudo.
Nunca me incomodei com muros altos e cercas elétricas pq essa realidade q sempre foi.
Já estética da pra melhorar
@@renato3780 Não é bem assim, principalmente no interior dos EUA, há muito censo de comunidade. Nos EUA há calçadas grandes, padronizadas, e arborizadas para o pedestre sim, por sinal muitos fazem caminhada pela, passeiam com o cão a tarde, nas férias, quando as crianças não viajam, vc vê crianças andando de skate, bicicleta, jogando basketball, com os vizinhos, não há isolamento pra quem não quê. As escolas são centralizadas e bem estruturada, tem muita atividade e esportes, vc faz grandes amizades, as pessoas tem poder de comprar, então saiem em encontra os amigos em diversos lugares. Os EUA é um país grande como o Brasil, faz muito calor no verão em todos os estados, e muito frio, em no inverno em quase todos, então é muito cômodo ter um bom carro, qualquer um no Brasil, gostaria de ter um carro com ar condicionado, do que fica em ponto de ônibus, ou anda apé em calçadas esburacadas, sem árvores no sol quente. Em relação aos bairros, nos EUA é o certo, bairro residencial é lugar calmo, bonito, com natureza, pois o ser humano faz parte da natureza, não bairro cheio de comércio, poluição, barulhada de som alto do bar, com normalmente é na bagunça do Br.
Quer uma casa menor compra uma menor então po @@renato3780
O problema de bairros residenciais, pelo menos no Brasil, é o estímulo da incidência de criminalidade. Frequentemente se vê ruas desérticas em bairros residenciais que propenciam e facilitam a atividade criminosa, afinal, sem testemunhas o negócio fica bem mais fácil. A mera existência de um barzinho nas duas esquinas de uma rua, do qual lotam todas as noites, inibi quase que por definitivo a criminalidade naquela rua. @@kevinjonasalvares
Eu não moraria infelizmente 😢
Aqui no Japão tenho segurança custo de vida é caro mas ainda vale muito a pena.
Ruas limpas e leis em dia...
Vi no TH-cam o video de um Japones que quer sair do Japão e achei justo os motivos. Um deles é que o Japão pode sofrer o maior terremoto e tsunami de sua historia a qualquer momento, entre agora e os próximos 28 anos. Se juntar isso com outros motivos, vamos chegar a conclusão que o Japão é um pais condenado.
@@EdmoTV a qualquer momento a China pode jogar umas bombinhas lá tb
@@EdmoTV como japonês acho isso bem irrelevante, compare o número de homicídios do Brasil com quantos morrem em terremotos por ano. Se o problema for medo de terremoto e desastre naturais até entendo, mas dizer que terremotos serão piores é absurdo.
@@DigiEvoluido mas querer sair do Japão não quer dizer ir pro Brasil automaticamente
Não é só no Rio de Janeiro que o povo é barulhento e mal educado com relação à música alta - se fosse apenas por essa questão, não seria tão ruim. Pará e Maranhão também são, cada um por sua vez, é um inferno particular de mal gosto e barulho perturbador por esse motivo.
Sou de Belém; cidade suja, perigosa e com pichação em quase todo lugar.
No nordeste é onde tem mais isso de barulho.aq onde moro é barulho todos os dias
no Ceará não venha não, estou adoecendo por causa disso, som alto o dia todo a qualquer horário todos os dias da semana, na minha cabeça final de semana é dia de descanso mas na cabeça do bostileiro final de semana é dia festa dentro da casa deles que eles fazem de boate
Boa noite! Discordo em parte. Tem o ver o peso que é muito limpo e cheiroso.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Do Rio pra cima é melhor morar na faixa de Gaza. Basta ver o IDH
@@aguinaldobrandao8265 Eu acho que tu confundiste a Estação das Docas com o Veropa. Kkkk
Brother, você foi cirúrgico em explicar o que é voltar para o Brasil.
Eu moro aqui nos EUA à 22 anos e costumo ir ao Brasil entre 4-5 anos para visitar e isso porque tem amigos e familia ainda lá.
As duas primeiras semanas são maravilhosas, visitando pessoas que você ama, indo passear e curtindo, mas quando aquela euforia acaba e você começa à realmente observar ao redor e os problemas, vai dando um desânimo e uma certeza de que voltar para morar é uma decisão inimaginável.
Poluição visual e sonora são absurdas. Ruas todas deformadas, estradas cheias de buracos, muros pichados, insegurança ao limite do admissível e os preços absurdos das coisas. O povo sem educação, ainda que o brasileiro seja muito receptivo e a certeza de que um País tão rico e lindo não tem futuro.
Finalizando... concordo contigo, a readaptação ao voltar ao Brasil é realmente muito desafiador e eu sinceramente pretendo não passar por isso.
Amigo menos por favor. Morei 6 meses em Los Angeles, não tinha grana pra morar bem residia próximo a Inglewood, convivi com assaltos e estupros na região, gangues e narcotráfico, ruas sujas, entraram na minha casa duas vezes adolescentes pra roubar pertences e comprar drogas, poluição visual, sonora en carros de hispanos e gente que curte hip hop, centro de Los Angeles só morador de rua, eles cagam na rua, etc., da onde você tirou esse paraíso de Estados Unidos ser perfeito e Brasil só coisas ruins?pelo seu relato a America é uma maravilha, isso é fake dude, quer falar mal do BR, fale das merdas que já existem no primeiro mundo também, atualmente moro na Florida e sigo meu caminho, consigo fazer um dinheiro que não faria no BR, mas tenho orgulho de ser brasileiro não devo nada a nenhum cidadão de países de primeiro mundo, não me sinto inferior e sigo respeitando as leis aonde quer que eu esteja, sou grato a esse país, aqui tem pessoas boas e ruins como no Brasil e tem também jeitinho americano de pilantra, já tomei cano por serviço prestado por americanos brancos e ditos tradicionais, resumindo não faça comparações falando do bom dos EUA e do ruim do BR, isso soa mau caratismo da sua parte desculpe a expressão, a real real é que o mundo virou uma m3rda, independente de ser primeiro mundos ou não, tenho certeza que se um dia você precisar do BR por alguma razão você volta com o rabinho entre as pernas, seja grato ao país que nasceu e ao que vive atualmente, nada absolutamente nada é 100% bom ou 100% ruim!
@@fab1436verdade outro dia eu vi um canal onde mostrava a Cracolândia nos EUA onde só tinha drogados e muitas vezes encontram pessoas mortas dentro dos contene de lixo ,mas preferem viver na ilusão ,veja q eles não desapegam do Brasil e vivem vendo vídeos do Brasil ,como não podem ir ao Brasil de férias porque a maioria só trabalha pra comer e pagar aluguel em casas velhas e frias ,EUA campeão em mortes por armas de fogo
@@fab1436 É, realmente cada um tem sua opinião e experiências completamente diferentes! Principalmente na America do Norte, que é tão grande! Tem lugares muito seguros e outros que estão no nível brasileiro...
Já morei no Canadá todo e nunca nem fiquei sabendo de estupro ou assaltos. O maior risco que passei em 5 anos foi um corvo que me seguiu na rua um dia haha
Por isso, concordo muito com o que o @muniz1977 disse. Eu mesmo não consigo passar mais de 2 semanas no BR. E os pontos observados por ele são os mesmos que me fazem querer correr de lá!
E desculpe discordar de ti amigo, mas não acho que ele disse que não tem orgulho de ser BR ou que brasileiros são inferiores, só fez observações do que ele vê quando visita. Ele até disse que as 2 primeiras semanas são maravilhosas! Talvez vc esteja achando que ele está querendo ser superior a vc, quando está apenas dando sua opinião. E se sentir pessoalmente inferior é bem típico de brasileiro haha
@@sergioemc2 discordar de mim, claro, sem problema nenhum, ainda mais da forma respeitosa que você fez, não sou o dono da verdade apenas dei minha opinião, a verdade cara, sinceramente, do que eu percebo das pessoas que saem do Brasil e da visão que os estrangeiros tem do imigrantes brasileiros e a seguinte: o brasileiro não está satisfeito com nada, o cara sai do brasil falando mal e vai pra outro país tipo gafanhoto, quando a plantação é devorada ele migra outra falando mal desta e assim sucessivamente, olha portugal, os brasileiros chegam não se adaptam, pulam pra outro país e já começam a falar mal dos portugueses e de Portugal, isso que eu fico perplexo, ouvi de um chileno uma vez em LA uma coisa que me deixou envergonhado, ele disse” não entendo os brasileiros saem do BR só falando horrores, chegam nos EUA se se adptam falam bem daqui se nao se adaptam falam mal do lugar que os recebeu e não percebem que não conseguem mais serem brasileiros e nem americanos, eu sou chileno com muito orgulho, reconheço as dificuldades di Chile e nunca falaria mal do meu país pra estranhos, estou aqui pra uma vida melhor, mas nunca deixarei de ser chileno, posso terminar minha vida aqui na America ou voltar pro Chile, sou grato a ambos os países “
@@fab1436 Pô te entendo... e até me fez pensar que é verdade! Pensando aqui, não consigo lembrar de nenhum sulamericano falando mal de seus países...
Talvez venha do fato de, no geral, brasileiros sempre esperam por uma muleta ao invés de trabalhar duro. Quando o gov BR para de dar, eles mudam, aí chegam num lugar que só quem rala muito se dá bem... Os que entendem e mudam se dão muito bem... os que não se adaptam, voltam pro BR falando que morar fora não é o que dizem....
Enfim, só teorizando haha
Mas não acho que o comentário do cara foi no sentido de depreciar o br, só de dizer que dps de morar um tempo fora vc se irrita bem mais com esses "defeitos" do país tupiniquim...
Essa menina disse TUDO! A família faz a festa o tamojunto por 1 semana.. depois cada um volta para sua rotina, e vc vê que era sua propria mente que criou uma realidade que não existia.. brasil só a passeio.. para mudar algo, uma faxina boa e evolução das pessoas, vai demorar alguns anos ainda.. Todo nascido no Brasil, deveria passar pelo menos 1 mês fora para aprender o que deve exigir, ser, e fazer para ver seu próprio país melhorar..
É verdade.
Alguns anos! Não! Algumas décadas, se um dia os políticos resolverem fazer uma reforma na educação. O que não acredito.
Super concordo. Após passar quase 1 mês basicamente na Itália (na parte sul) pude ver com os meu próprios olhos o quanto estamos acostumados a receber pouco ou quase nada como retorno dos impostos que pagamos . O Brasil nunca foi retratado tão fielmente como naquele vídeo viral zoeira "esse é meu prefeito" ou "esse não é um prefeito é um pai".
Mas lula já melhorou o Brasil! O Brasil está de volta!
@@kaizennojujutsu6134sim amigo tá super bom
Brasil é país de servidor público. Quer viver aqui sem stress e preocupações? Estude e passe num concurso público. Terá um bom salário garantido pra o resto da vida, plano de saúde, acesso a crédito barato...
Foi o que fiz! Você tá certíssimo. Minha vida só é boa porque sou servidor federal
Fato! Meu pai é servidor público desde 1993, não só ele assim como vários da minha família! Todos ganham bem e vivem de boa, mas para nós que trabalhamos no setor privado, é um lixo! Trabalha-se Muito, ganha-se pouco, somos obrigados à aguentar todo tipo de humilhação, entre outros absurdos! Vida de servidor público no Brasil, é boa demais, totalmente o contrário da vida que eu e a maioria dos brasileiros que trabalham no setor privado, levam nesse país.
E isso é péssimo. Um dos motivos da nossa pobreza.
É isso aí, todo mundo tem que ser parasita, quero ver quando a bolha estourar.
Quem não produz e é chamado de servidor, vive com o dinheiro arrecadado de quem produz.
Se os impostos fossem revertidos para a população, teríamos
ESCOLA DE QUALIDADE, HOSPITAIS DE QUALIDADE, TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE e SEGURANÇA PÚBLICA DE QUALIDADE mas o Brasil tem funcionários públicos que só querem ter cargos públicos para seu próprio benefício.
Desse jeito não há país que se sustente.
Viver no Brasil, é só para os fortes e destemidos.
E também para os que não tem outra opção.
O custo de vida é o mais caro do mundo.
Não é bem assim também não, depende. Sou trabalhador tradicional no Brasil e tenho mais poder de compra do que se me mudasse pra Portugal por exemplo.
Depende do quanto vc ganha aqui.
@@renato3780 impossível mano, ser poder de compra não pode ser nem de longe maior do que se vc trabalhasse lá, mesmo com um salário bem baixo, tudo lá é infinitamente mais baixo que o Brasil,fora que o aluguel aqui é maior
@@Jeffersonkriger Portugal infelizmente tá com um custo de vida relativamente alto agora, já que tudo ficou absurdamente caro lá (especialmente aluguel). Eu morei na Irlanda pra intercâmbio, e quando meu visto estava vencendo preferi voltar pro BR que ir pra Portugal porque lá o salário é muito baixo (especialmente comparado à Irlanda), e aqui no BR voltando por um tempo eu conseguiria juntar mais dinheiro que em Portugal. Vi muitos que foram da Irlanda pra Portugal que estão passando bem mais perrengue que na Irlanda.
@@Jeffersonkriger o salário em Portugal é baixíssimo, até mesmo portugueses formados preferem sair do país (vão para a Inglaterra ou França, por exemplo), pq um engenheiro ganhar 800€ é uma pouca vergonha (com aluguel de 500€, por exemplo, isso para apenas um quarto, num alojamento). O custo de vida em Portugal é absurdo atualmente, sem condições. É mais fácil um trabalhador normal no Brasil ter mais poder de compra que um português. Em Portugal, para se ter ideia, um casal que tenha uma renda total de 1600€, morando em Lisboa, pode ter dificuldades financeiras. Então concordo com o colega: se vc ganha um bom salário no Brasil, é melhor viver no país do que em Portugal.
Morei na EU, em vários países. Voltei ao Brasil por uma decisão emocional, família e filho.
Resultado: perdi tudo o que eu tinha de dinheiro e bens, mesmo planejando muito bem para passar tranquilamente 2 anos sem perrengue.
Veio a crise do impeachment da Dilma e fui demitido de uma das maiores empresas de consultoria em tecnologia.
Consegui outros empregos, em grandes corporações, tomei calote de gente grande, fiquei doente e afastado pelo INSS por 2 anos.
Nunca mais consegui recuperar minha saúde física, mental e muito menos financeira. Estou vazando do Brasil com uma mão na frente e outra atrás, recomeçando do zero, mas com muito mais confiança do que continuar tentando por aqui.
Sinto por você 😮
Eu quando vou visitar minha família na Bahia já sinto uma diferença gritante em comparação com o Rio Grande do Sul, onde eu moro hoje, imagina outro país.
Imagina o pessoal do RS quando você chegou lá, oque pensavam de você?
@@eduardogm8236O que pensariam?
@@marciamadrid_ Exatamente a mesma coisa que a autora pensava quando voltava a bahia.
São praticamente 2 países diferentes...
Sim, principalmente a gritaria do povo nordestino.
Cada um sabe de si. Não tem como alguém que não vive a sua realidade te dizer "volte" ou "fique por aí."
Morei 2 anos em Sidney , era da minha quitinete para o trabalho, do trabalho para minha quitinete. O expediente do trabalho era o meu momento de "alegria", porque em casa era só eu e as 4 paredes. Quase enlouqueci ! Voltei para o Brasil e só saio daqui por algo que revolucione a minha vida financeira em no maximo 5 anos, do contrário para mim não vale a pena
Me descreveu amigo. Quero voltar para casa, mas estou com medo de não readaptar...
Ai que ta brother, ser pobre e não ter vida social vai te fazer sofrer em qualquer lugar do mundo.
Eu voltei pro Brasil exatamente nas condições que você falou (ganhando em dólar com um trabalho que vivo bem aqui e não viveria lá). Quando voltei, amigos? Pouquíssimos vieram procurar, Quando vc vai e fica muito tempo eles sabem que fica mais difícil de vc trazer muamba pra eles, aí a coisa muda. Como já estava infeliz com a vida que levava lá (dividindo moradia com estranhos, etc), voltar NESTAS CONDIÇÕES foi muito bom. Já tinha ido 2 vezes e sofrido com a síndrome do regresso, eu estava a ponto de entrar em depressão. Engordei mais de 10 kg. Agora, já quero ter ainda mais autonomia além da geografica (a de horário)
Ficou confuso vc mora aonde atualmente e como assim autonomia geografica?
Umas das piores coisas no Brasil é a falta de pessoas de confiança. Literalmente eu conto nos dedos das mãos de 300 pessoas que eu conheço que eu posso confiar na palavra. A maioria mente, mente e mente sem peso nenhum na consciência. No trabalho os funcionários mapeiam os meios de furtar coisas das lojas onde eu já fiz serviços. Até clientes com poder de compra maior furtam os mercados que vão fazer compras em bairros nobres de São Paulo. Esse país é um buraco moral e ético completo.
Aff credo !!! Que horror 😮
verade viu moço o povo ja meio corrupto e complicaod alguem de palavra mesmo
@@julianne3325hirashi VAI ME DIZER QUE VC NÃO SABE QUE ISSO ACONTECE NO B O S T I L? ACHO QUE O MAL DO B O S T I L E I R O É NÃO ENXERGAR O PRÓPRIO UMBIGO.
@@batatabatata1365 Moço , eu moro no Japão ha 26 anos !!! Mas ja estive aí a passeio , inclusive em 2022 e percebi isso nas pessoas … Muito picareta e muita gente desconfiada , enfim ; a palavra do brasileiro não vale nada ! E eu disse : Credo !! Exatamente pela falta de confiança e picaretagem do povo e não invalidando o comentário . Desculpa , mas outro ponto tbm é que brasileiro nunca consegue interpretar um texto corretamente … 😧
A hora que eu sair do país do amor, eu nunca mais volto, a não ser para me consultar com dentista e médico!
Sim... O mesmo comigo... Estou me planejando para sair do Brasil, não para ganhar dinheiro, e sim para viver a cultura de um outro país e só voltar para o Brasil para visitar ..e olhe lá...
Meu plano é o mesmo, juntar dinheiro e vazar
Pra que consultar com dentista e medico, assuma o pacote completo, consulta com dentista e medico do país em que for viver, o br é ruim pra você, mas pra medico e dentista é bom, seu raciocínio está confuso no mínimo.
@@fab1436 o dinheiro é meu, e eu me consulto a onde eu quiser! Não uso SUS e não dependo de governo pra nada!
Que legal isso!
O Brasil é ruim, mas para consultar com médico e dentista aí é bom?
Kkkkkkk
Que hipocrisia.
Já que os outros países são melhores, se consulta com médicos e dentistas lá.
O melhor lugar prá viver, é onde você está feliz, tem expectativas de progredir, tem uma boa qualidade de vida, onde as desvantagens acabam não sendo tão importantes. E isso prá cada um pode mudar, o lugar, o momento, os objetivos...O importante é saber viver com os pés no chão, seja onde for.
Morei na Alemanha por 4 anos e por motivos pessoais tive que retornar pata o Brasil no final de janeiro de 2023, o problema todo está sendo eu me readaptar. Estou me sentindo um peixe fora d'água aqui no Brasil. Na minha opinião o Brasil é um dos piores países do mundo para se viver. 😢😢😢😢
Sendo pobre sim, não classe média, e morando em cidades do interior(SP e região sul).
@@zackb.3157sou pobre com apartamento próprio na Espanha, comprei em 20012 depois da crise imobiliária , fiquei sem dinheiro vim trabalhar na Alemanha sou faxineira ganho 1,450 Euros ao mês dividido apartamento com meu marido Português 😊,vou para Espanha nos feriados largos ,nunca terei a vida no Brasil como tenho na Europa,o problema do Brasil não ser pobre sim a falta de segurança,posso andar de carro sem medo que alguém vai me apontar uma arma para roubar meu carro de pobre na Alemanha 😊mas no Brasil sim 😢 lamentável 🇵🇹🇩🇪🇪🇸🇧🇷
@MariaAparecida-hh1ye Situação dificil mesmo Maria! Você tem razão
@@M.A.-hh1ye mas lula já consertou o Brasil
Dos piores nem tanto. Mas com certeza está longe de um bonzinho, falta muuuuuuuuito!
Oi gente! Eu sou a Thays @thaysknight do vídeo e queria trazer umas informações adicionais para entendimento da história.
Conheci meu esposo no Brasil, onde ele já havia morado por 2 anos e conhecia muito bem. Ele fala português fluente e ama o Brasil. Inclusive ELE viu minha situação mental e quis que fôssemos para o Brasil. Não foi algo que eu trouxe, ele trouxe.
Eu fiquei no Brasil por 15 meses e ele só ficou 4 desses meses onde decidimos que realmente não daria certo e voltou primeiro. Eu ainda fiquei mais tempo por que precisava operar e estava esperando a fila do SUS.
Nossa situação nos EUA antes de sair era PESSIMA. Morávamos bem mal. Eu não podia trabalhar ainda e o Tony trabalhava lavando carros (sim, casei com americano pobre kkk) então isso também me fazia pensar que na verdade eu vivia pior do que no Brasil.
Sobre o Anthony não conseguir o emprego, a questão foi que eu não consegui legaliza-lo por casamento. Precisávamos ter ido ao consulado dos EUA aqui e não fomos pois eu não sabia que precisava ir. Resolver isso em cartórios de bairro brasileiros foi simplesmente infernal. Foi justamente aí que desistimos. Ele não tinha CPF nem nada e fomos em mais de 10-15 cursos de inglês procurando empregos e não deu certo.
Enfim, fui em 2017, ele foi logo no meio do ano e ficou 4 meses, tudo deu errado, ele voltou e eu fui em março de 2018. Já tenho cidadania, compramos casa e estamos bem nas nossas carreiras. Tudo certo.
Abraços.
Eu vi uma peruana nos 90 dias que vai casar(na verdade acho que não porque pelo visto ela tá pensando em voltar para a casa dela no Peru) com um americano pobre e na a casa dele é uma kitinet (no Kentucky, aff!)é um ovo, não tem sofá e nem mesa de jantar, um horror, fora que ele é um soy boy, credo! 🤡🤡🤣🤣
Conheço o Rio de Janeiro, ia uma ves por semana, trabalhei como carreteiro dos correios e fazia a linha de Goiânia ao rio uma vez por semana, muito sucesso saúde e paz ...
Oi Thaís! Fico muito feliz por vocês, depois de tantos desafios, tudo deu certo! Que continuem muito abençoados!🙌🏼🌻
Eu já vi analfabeta,sair do Brasil trabalhar como Clean(faxineira),e depois de algum tempo comprar a sua casa e ainda investir o seu dinheiro em imóveis,falta boa vontade de algumas pessoas,essa é que é a verdade
Eu já vi analfabeto nunca ter precisado trabalhar na vida e ascender ao cargo de comandante supremo das forças armadas de um Estado 3x. Kkkkkkk zuera garai @@Freelancer_Expert
Sou advogado no Brasil, sai do país com uma média de ganho de 12 mil mês em 2018 (ainda ganho dinheiro no Brasil até hoje mesmo morando fora a 5 anos), atualmente moro na Austrália, sou projetista aqui e no final do ano finalizo minha residência permanente!
Assim que finalizar estou de volta para o Brasil, sabe pq? PQ existe um Brasil para cada um, tem gente que infelizmente teve um Brasil terrível, tem gente que não!
Não entendo essa briga de argumentos, cada um vive uma coisa! ✌🏼
Certamente, foi o melhor comentário que li aqui. Compartilho da mesma opinião.
Exatamente isso, cada um vê um Brasil. Moro fora atualmente é simmmmm breve voltarei pra o meu País.
🤮
Eu morei em Londres por alguns anos e decidi voltar pro Brasil por motivo de doença. Felizmente eu me curei porém nunca me senti em casa de novo. Cheguei a voltar pra Londres porém não consegui meus documentos para permanecer por lá. Hj felizmente moro fora da cidade porém grande parte de mim queria estar morando em Londres mesmo com tantas adversidades acontecendo pelo mundo.
Londres deu uma deteriorada legal hein. Imigração em massa e lacração. Não se incomoda com isso?
??????
Eu voltei com minha família, nos planejamos e não nos arrependemos. Volte, mas se prepare !
👏👏👏💎
Eu tb voltei depois de morar nos EUA por 25 anos e não me arrependi. O Brasileiro não valoriza o país lindo que tem. SUS, férias de mais de 10 dias úteis, mata nativa, mata Atlântica, qualidade de vida, poder andar nas ruas e pra qualquer lugar sem ter que ir de carro. Isso não tem preço. O Brasil é maravilhoso
@@Luiz87656onde o senhor mora ?
Olha nunca imaginei que sentiria tanta falta do SUS sério... na vdd de tudo.
@@Luiz87656é q os desenvolvidos n se limitam a eua né, a europa ganha menos mas só, é mais seguro, tem transporte publico, etc, na irlanda vc tem 21/22 dias de ferias contabilizado em dias uteis e pode repartir, na vdd vc tem, pq n gostam q pegam de uma vez, entao vc pega 5 dias (segunda a sexta) e nisso fica 9 dias em casa ou viajando contando os fds anteriores e subsequentes, na alemanha é melhor ainda cpa
Voltei e me arrependi. Quero vazar fora de novo... esse país acabou.
Pois vá, é não volte mas, e se por um acaso estoura uma guerra a fora, por onde você estiver não pessa para ser repatriado. Pois avião para seres que chama este País de bostil e bananil deves ser por sua conta. Lol.
Vai pro Estados Unidos pelo fronteira do Mexico. O Biden ta vacilitando pra quem votar nele.kk
Vai tarde!
Leva algumas pessoas com você, 😂😂😂
qdo vim há 7 anos em Portugal ouvi de um taxista: cada um sabe de si!
Grande verdade Seu Manuel😂
Eu morei 7 anos no Japão, voltei pro
Brasil há um ano, e já não vejo a hora de sair daqui!
Credooo porque ?
@@arianabel5510porque quem se acostuma com o primeiro mundo é difícil voltar para o Bostilzão da América Latrina. A adaptação para baixo é foda.
@@Guilherme-qq7lzjá morei em Luxemburgo e n me arrependi de voltar pro Brasil, nem todos tem a vida frustrada igual a tua
@@RafaelSantos-yo5xjTu deve um playbozin kkkkk
Japão é bom pra carai principalmente se comparado ao bostil
Passei a noite sem dormir , meus vizinhos aqui no Rio não tem a minima educação ou respeito ao próximo, colocam música nas alturas, começam as 21hs e só desligaram às 6 da manhã.Não moro em comunidade, tá difícil viver no Rio e a violência está incontrolável.
vaza de estado, tem muito fluminense fora falando que qualquer estado fora do rio é melhor.
Agora imagina lá na Europa é proibido fazer barulho exato entre as 22h das 08h.......e durante i dia barulho só para fazer obra.. reparações etc😊 nunca para fazer churrasco e forró e funk barulhentos nas rua ou terraço!!!
O rio é muito barulhento mesmo em copacabana
Aqui no EUA não tem essa de ligar som alto, fico só observando uns brasileiros que chegam aqui e ligam som alto e reclamam que os americanos não sabem viver.Chegam aqui e querem impor uma costume mal educado em um país que não é deles.
@@niv650 o pessoal que vem do norte do Brasil fala isso de nós aqui no sul. Que não nos divertimos e não sabemos viver pq não gostamos de som alto
Nem passa pela minha cabeça, penso em voltar ao Brasil para visitar e passar algum tempo sim com a família, mas para morar não.
Outro dia eu li um comentário engraçado, "quando der saudade, assiste o Cidade Alerta que a saudade passa". rs
Temos que estar sempre preparados para lidar com emoções, dificuldades seja no Brasil ou em outro país, pois haverão dificuldades, aflições etc...
Aproveitar o que a vida tem de melhor aonde você estiver. E para tudo planejamento é extremamente importante, racionalizar muito as coisas antes de agir, se dar tempo para refletir e pensar na melhor decisão. ❤
Deus abençoe a todos!
Voltei ao Brasil depois de 26 anos fora. Informações irresponsáveis, fora da realidade. Me dei mal. Hoje não suporto isso aqui. Não me relaciono com antigos conhecidos, já tive revólver na cara. Evito sair. A Salvador wue eu amava morreu, pelo menos para mim, que fui estúpido, achando que o tempo tinha parado esperando por mim. Tudo mudou, eu mudei e estou voltando para a União Européia. Nunca mais ponho os pés num país que para melhorar a segurança feminina proibe pistolas de água no carnaval da Bahia e todo dia uma mulher é morta com uma pistola de verdade ou o marido mata a mulher e depois se mata. Um país que vai fazer um inquérito se um politico perturbou uma baleia, enquanto a criminalidade está num nível altíssimo, uma Cracolândia que não sabem como resolver e pobreza extrema. Se fosse falar no resto, ia levar 500 dias.
Voltei, para o Brasil e não tem 1 dia q não me arrependa!
no meu caso, ao retornar ao brasil, fui feliz por seis meses, depois a senha do wifi caiu!! cheguei a retornar para europa, mas nao deu certo, voltei de novo. hoje ja consigo lidar, ja estou inserido com rotina. mas vc tem razao, uma vez imigrante sempre imigrante!!!
Eita! Aí fica difícil!! Mesmo assim não perca a fé Polyana! Tem como você vencer aqui. Sei que a vida em outro país deve ser bem melhor, no entanto, tem como vencer por aqui, mesmo na dificuldade
Muito bom o video estou no Brasil depois de ter passado 30 anos no Japão e nem te conto como tá fod@ viver aqui rsrs
Pra mim não faz o menor sentido essa saudade da família, pois na maioria do tempo você vê seus parentes raramente.
E outra, é muito fácil se acostumar com o bom, agora voltar para o ruim é de doer.
Verdade. Quando estamos fora idealizamos mto as relacoes.
Pra esses youtbers gringos (dos EUA e Europa) o Brasil é otimo. Os caras ganham em dólar ou euro, são tratados como celebridade simplesmente por existir etc… e se der uma zebra bem grande no Brasil, eles tem a segurança de voltar p os países deles.
Sou de teresina PI, fui embora pra Chapecó SC, tinha qualidade de vida trabalho, segurança, Deixei tudo e voltei pro piaui, foi a pior coisa que eu fiz , resumindo, voltei pra santa Catarina, agora so saio de santa catarina para a europa
Existem diferenças significantes entre estados no Brasil, imagine entre países.. se eu sair do Brasil, tenho quase certeza que não volto, e volto se este país tiver uma mudança radical, pois certamente estarei fazendo as comparações no momento!
Eu vou dar um conselho para você que viveu muitos anos no exterior, se você tiver saudade da sua família dos seus amigos e quiser voltar de coração, guarde as lembranças boas e maravilhosas na sua memória, e não volte porque uma vez que você passou muito tempo fora, nada nunca mais será igual, e você poderá até ser maltratado pelos seus próprios parentes.
Eu senti na pele a síndrome do regresso e foi muito difícil. Vivi nos EUA entre 2014-2016 e voltei pro Brasil, tentei de tudo para me readaptar mas não teve jeito, depois de 3 anos no Brasil, vim para o Canadá e já estou aqui há 4 anos e meio. Não tem jeito, depois que saímos do Brasil e vivemos num país de primeiro mundo, é como se abrisse uma janela para um mundo, uma realidade que não conhecíamos e quando regressamos ao Brasil temos um choque de realidade, todas as vezes que volto para visitar a minha família fico inconformada com quase tudo o que eu vejo. 😅
tirando a inseguranca quais outros aspectos que ve como mais diferente?
O Rafa podia conversar com a Danny do sobrevivendo na Turquia!
Ali tem bastante historia!
Boa ideia :)
Tudo que eu gosto, silêncio, respeito aos outros,eu acho que eu não iria estranhar, aqui é muita falta de educação, lacração,afff......
Pse
Concordo totalmente
Isso acontece até na troca de estado, a diferença cultural, moradia e sustento impacta.
Viajo para fora do país, por períodos superiores a 1 mês, 2 a 3 vezes por ano. E sempre, sempre, volto com prazer e saudades para a minha casa, numa cidade grande, porém afastada do centro, rua sem saída, arborizada, repleta de pássaros, árvores frutíferas, etc. Não digo nunca, mas em princípio, não moraria fora do meu país. O Brasil não é só Rio de Janeiro ou São Paulo, tem cidades maravilhosas e com excelentes condições de vida.
eu sempre falo isso mas o pessoal parece que não pensa, interior do Brasil é muito bom, mas parece que essas pessoas nâo sabem que o Brasil possui mais de 8 milhôes de Km cuadrados.
existem lugares fora das favelas.
@@carlosgabrielbriolidossant4193 E como é a infraestrutura da cidade? Calçadas e ruas são bem cuidadas? Transporte público funciona bem? Tem bastante oferta de emprego? Os impostos são bem direcionados? A compra no mercado sai por um valor justo? Contas de água, luz, gás, têm valor justo? É possível comprar e manter um carro usado sem comprometer grande parte da renda de um trabalhador médio?
São diversos os fatores que levam as pessoas a querer sair do Brasil. Cada um tem uma realidade, e cada um faz o que acha melhor para si.
@@carlosgabrielbriolidossant4193 Veja bem nem todos os interiores são bons, falta emprego a população onde moro vive de bolsa família e tem muitos jovens aqui que precisam migrar e ir para uma capital para conseguir emprego pois não tem oportunidade.
Problema da pessoa não se adaptar lá fora num país desenvolvido é que ela também não se readaptará aqui novamente e ficará infeliz nos dois lugares.
Cara, mesmo não tendo morado fora do Brasil, bastando ter trabalhado numa empresa internacional já me fez sentir esse peixe fora d'água: Em 1987 com 14 anos comecei a trabalhar na Varig como Estafeta, ganhando 1 salário mínimo mensal que era de US$ 30/32,00 (arredondando muito pra cima uns R$400,00 hoje) que mesmo pra mim era bem pouco, imaginava então pra um adulto....
Rapidamente fui tendo contato com itens que colegas traziam, da Europa, USA, principalmente, um deles o Walkman da Sony que digo ser o "IPhone" da época em termos de sonho de consumo, e realmente, como eu também já gostava muito de eletrônica, fiquei assombrado com a forma como os componentes eram montados relação a algo similar feito no Brasil.
Próximos itens: Salário, impostos, organização, civilidade, infra estrutura, etc, fui começando a estudar tudo isto mais a fundo de forma que em pouco tempo digo que me intermacionalizei mesmo sendo adolescente.
E mesmo sem ter saído do país notei o quanto éramos defasados, isso antes dos anos 90, e já me fez ter grande interesse em morar fora do Brasil, onde aliás havia certo "êxodo" com brasileiros, mesmo com melhor qualificação, irem trabalhar em funções mais simples, mas que rendiam muito mais do que suas profissões no Brasil.
Isso dito, viajei para alguns países, México à trabalho, Alemanha de férias, onde encontrei aquilo que pesquisava, dizendo aquele "é disto que estou falando" e que sempre achava que deveria haver no Brasil, não somente a parte material, do país, como a humana, em educação e civilidade, mas é algo complexo demais, uma sociedade precisa QUERER melhorar, ao invés de, relatos de participantes aqui do tipo "Morei 20/30 anos fora e retornando pra passar férias, vejo que pouco ou nada mudou, senão piorou.
Brasil precisa de um rumo, de pessoas comprometidas com a Nação como um todo e não apenas com a prosperidade do seu pequeno universo pessoal, e de governantes que realmente passem a gerir o país para que se torne algo melhor que no passado, independente de "ideologia", inclusive se faz necessário abstrair isso para olhar o tanto de bobagem feita há gerações, que torna o país aquele eterno "país com potencial", "gigante por natureza", né? Precisa do empenho de toda a sociedade.
Disse tudo! Qual Brasil a pessoa vive? E qual USA a pessoa vive? Isso faz toda a diferença!❤❤❤
Eu morei 10 anos nos EUA , e voltei a 13 anos para o Brasil,.. não me arrependo, mas não é fácil!... EUA também não é fácil!
17 anos já fora do Brasil. Gosto de voltar e passar uns meses mas morar não tenho vontade.
Lá fora da para trabalhar e ter acesso a cosias que aqui não da. Lá se pode comprar equipamentos eletrônicos, telefones sem ter medo de ser roubado, viajar para outros países, comprar boas roupas e cosias para casa a um preço acessível e para mim a cima de tudo a segurança, a prudência no trânsito, o respeito as leia e a o espaço do outro ( nao se usa JBL com som auto em público nem telefone em viva voz). Adoro voltar aqui mas gosto muito de voltar para um pais que meu deu oportunidades que infelizmente o Brasil não me da
É como vc diz, Rafael, depende em qual Brasil você vive. Já morei na Alemanha e França e prefiro o Brasil.
Tbm moro na Alemanha e não gosto, todo ano vou pro Brasil, fico pelo menos 1 mês e volto chorando pra Alemanha
Há um tempo vi um vídeo de um brasileiro que era corretor e foi para os EUA e não gostou do trabalho. Antes trabalhava com clientes, terno, ar condicionado e depois como peão da construção. Desistiu e resolveu voltar. Quando o avião pousou no Brasil ele refletiu no que estava fazendo e falou "que mer...".
😂😂😂 é tipo isso tem que bater uma resiliência extrema, de vdd!
Eu vi um Zé, Zezão da vida msm, tá no tik tok, o cara ficou fuckin 16 anos nos EUA, não juntou pouhaa nenhuma e voltou pro Brasil pra uma casa (no agreste, provavelmente o lugar da família dele, lá no meio do nada)
Sem dinheiro, sem mulher, sem filho, sem visto, sem porcaria nenhuma, MDS que desuso de experiência!!!
Mas assim PROBLEMA DELE... MDS é aquilo sempre tem uma pessoa numa situação pior que sua, aí fica dando dica pra os outros no tik tok kkkk Ah vá!
Eu acabei voltando pro Brasil também, mas meio que por coisas que deram errado...
Morei 5 anos na Nova Zelândia e estava afim de experimentar morar em outro lugar, comecei a ver oportunidades de emprego na Holanda, e decidi voltar ao brasil por uns meses, justamente para matar saudade da família, e passar um tempo aqui enquanto procurava trabalho e preparava meu visto.
Eu tenho um apartamento que estava desocupado, e consegui negociar com a empresa que trabalhava lá para poder trabalhar remoto do Brasil por alguns meses até eu terminar meu contrato com eles, e eu tinha um bom dinheiro guardado já que eu tinha me planejado bem para fazer esse movimento.
Coisa que deu errado nro 1:
Acabou sendo que logo que cheguei por aqui, estourou a guerra entre Russia e Ucrânia. A empresa que eu estava visando acabou parando de contratar por causa daquele boom do custo de vida que teve ali nos primeiros meses/inverno da guerra, até ai tudo bem, eu podia tentar outra empresa, ou mesmo outro país ou mesmo voltar para a NZ já que sou residente permanente... mas dai veio a bomba na minha vida...
Nro 2:
Um pouco de contexto antes:
Nasci com uma doença chamada tetralogia de fallot, que fez com que eu fosse operado no coração aos 6 anos de idade. Desde então eu sempre faço acompanhamento anual do meu coração. Coisa que continuei na Nova Zelândia, porém fazendo de 2 em 2 anos pelo sistema publico de saúde - eu tinha direito já que entrei com um visto de trabalho bem forte, que logo me deu a residência permanente.
Agora...
Fazendo meus exames de rotina aqui no brasil, acabei descobrindo que teria que fazer uma cirurgia para trocar uma valvula no coração. Fiquei sem chão, consegui os exames que fiz na NZ e mostrei para o médico, já que 2 anos antes tinha feito a bateria de exames e não tinha aparecido nada. Meu médico caiu pra trás porque os exames que fiz aqui no Brasil eram idênticos, e depois o cirurgião constatou que sim, eu teria que operar o quanto antes.
Cancelei todos os meus planos, consegui arrumar um emprego home-office mais flexível com as minhas demandas pré e pós cirurgicas.
Fiz a cirurgia ano passado, tudo pelo SUS, foi tranquila e estou bem. Na real me sentindo melhor do que antes da cirurgia.
Não vou dizer que estou feliz morando de volta no Brasil, custo de vida, poder de compra principalmente são ruins... fora que, depois de voltar eu percebi o quanto eu estava acostumado com a vida da NZ, com os supermercados, com os cafés, com a natureza exuberante ao redor e com meus amigos de lá.
Se tenho vontade de voltar? Nossa.... tem dias que minha vontade é pular no próximo vôo...
Mas essa questão da saúde me pega... quando estive lá, ouvi várias histórias de gente que teve problema com o sistema de saúde de lá. Comigo, tirando um atrito que tive uma vez com minha GP (GPs são como clinicos gerais que fazem a triagem antes de te mandar para um especialista) aonde ela não sabia o que era labirintite e teve que procurar os sintomas da doença no google... o atendimento com o cardiologista e outras eventuais visitas ao hospital foram muito boas...
Dai veio toda essa situação com os médicos não notando uma situação que demandava cirurgia nos meus exames. Hoje eu me questiono a competência desse médico cardiologista e do sistema publico de saúde em geral.
Também me espantei quando meu cardiologista aqui no brasil disse que ele tem pacientes que moram em Dublin e vem pra cá quase todo ano fazer check up com ele... porque os médicos de lá sequer pedem exame de sangue, coisa que qualquer médico aqui no brasil pede! - e ouvindo isso me fez lembrar que as únicas vezes que tive que fazer exame de sangue na NZ foram para as baterias de exame médicos que precisa fazer antes de tirar o visto de trabalho e o visto de residência...
Enfim, estou conflitado se quero voltar a morar fora depois dessa experiência... e se eu ficar mal de repente? Tenho que pegar um avião correndo pro brasil com sintomas?
Sei lá, acho que só estou desabafando mesmo, e sério dá vontade de chorar, de tanta raiva e frustração que eu tenho com essa situação...
Moro fora e te entendo..saúde é super importante e dependendo de aonde mora pode virar uma enorme dor de cabeça.
Morei em Uk e a questão da saúde também pesou muito, o NHS deixa muito a desejar exemplo não tinha pediatra nos GPs. Hoje estou na Itália o sistema de saúde pelo menos aqui no Norte e muito melhor do quem uk.
Sai do Brasil a quase 20 anos, trabalho na area de Saude aki nos USA, porem estou pensando em comprar uma casa aki, comprar umas duas casas simples no Brasil e simplismente morar 2 ou 3 Meses no Brasil voltar a trabalhar e ganhar em dollar aki e voltar pro Brasil 🙄
Esse video foi um tapa na minha Cara, 😮
Realmente fiquei perdida. 😢
Depois que o Amor da minha vida morreu, eu estou sentindo a syndrome do retorno.
@@shybirdfl 😞Sorry for your loss.
Sou de itaquera tbm. Sai do brasil há 5 meses com minha familia esposo e bebe de 2 anos. Estamos morando no Japão. Adorei o video e suas considerações.
Eu morei na Irlanda de 2015/2018 voltei para o Brasil! E não recomendo! Me arrependo amargamente! Eu não me planejei.Agora estou sem dinheiro para sair do Brasil! Desempregada!E cada um aqui tem a sua vida.Por mais que esteja difícil fora,aguente firme,que vale a pena! Não se apegue a ninguém!
Estamos na mesma mer…😢
pelo amor de Deus, não tem nei 100 mil reis investido? não ganha um dolar com a internet, e tu foi fazer oque no Brasil??
@@DaItaliaParaoBrasilRespeita a moça! Se ela não tem 100mil investidos não é problema teu! Talvez ela não fez programa na Itália assim como algumas pessoas…..
Pra mim o Brasil ainda tem coisas boas, se voce consegue uma renda financeira okay, dá pra aproveitar boas coisas no Brasil, mas isso é muito pessoal né, eu vejo que tem mais chances do Brasil melhorar do que da Europa parar de declinar, enfim, desejo tudo de melhor a todos
kkkk mais chances do brasil melhorar? acorda pra vida. isso aqui já era amigo
Tem chances de melhorar se demitirmos todos os políticos e juízes do STF aí sim pode ser que melhore
Esse vídeo contem muita verdade, sinto a mesma coisa. Enquanto vc esta longe todo mundo tem saudade. Vc fez ótimas referências. Eu conheço uns casais que foram para o Brasil e depois de 2 anos voltaram. Vc vai amar a Suíça é pequena, cara e fria também 😊😊mas vale apena. Conheço de turismo.
O caso dessa moça é a síndrome do regresso. Passei e passo por isso até hoje. Não me curei anos depois
O problema dela foi falta de planejamento, fiquei um ano em Portugal e voltei e estou tranquilo, mas já tinha minha base concreta aqui, fui conhecer gostei muito e ganhei até dinheiro, mas minha esposa não se adaptou, voltei para meu emprego e para minha casa, mas com esse desgoverno, já estou pensando em fazer um nova experiência na Europa, não levei prejuízo financeiro na minha aventura em Portugal, porque sou soldador e operador de máquinas pessadas, esse trabalho na região do Alentejo onde morei tem muito e paga no contrato em torno de 900.00 Euros mais horas extras, morava na aldeia de Ciborro freguesia de Montemor o Novo distrito de Évora, dava pra tirar 1300.00 Euros, não e muito mas na aldeia pagava 130.00 Euros de arrendamento em uma casa T2 só para mim e minha esposa.
Importante de tudo na vida é planejamento...
Poxa que legal sua experiência. Estou em Portugal também, pensando seriamente em voltar pra casa.
Aqui no mato grosso do sul a qualidade de vida ta melhorando muito, tem muita empresa vindo e o estado ta crescendo muito!!!!
Vídeo muito bom Rafael. Eu fiz essa experiência ainda de forma interna migrando do Brasil 1.0 para o 2.0 (na verdade estou ainda no 1.5 mas pretendo chegar no 2.0! hehehe) Eu deixei o RJ há muitos anos e vim para SP. Não tinha família na época (era solteiro) e comecei a sentir uma deprê com falta dos pais, dos parentes, enfim... Aí resolvi voltar para o RJ, morei uma década lá mas me senti um alien... é engraçado isso mas como SP capital e RJ capital podem ser tão diferentes!!!! E voltei para SP em 2018 porque não aguentava mais o RJ (casei) e, no ano passado, vim para o interior de SP mas entendo que vou chegar ao Brasil 2.0 quando chegar em SC que é nosso sonho de casal e estou trabalhando para que isso aconteça logo, se Deus quiser! Boa sorte nas suas viagens e cuidado com os sinais de guerra na Europa!
Talvez esse Brasil q vc procure seja Jesus Cristo
Tá muito difícil, violência 😢
Meu Deus. É terrível mesmo.
Voltar por causa de saudades de parentes nunca.
Num é? O tanto de gente falsa e chata que tem na família, não tá no gibi. Kkkkkkk
@@CidadesGerais parentes quero bem , bem longe de mim .
O comentário mais inteligente. Parabéns!
Desalmada
@@xxdidioxx blá blá blá
Olá, não sabia que você é da zona leste.Reconheci este estranhamento que você descreveu andando pelas ruas da Vila Carrão e vendo meus colegas da infância, a ruas que brinquei e os lugares que frequentei na adolescência. Faz anos que sai de SP. Fiz intercâmbio na França, visitei 13 países falo 4 idiomas, trabalho para empresas globais há mais de 10 anos.
A gente sai do ninho e muda. O ninho muda também.
O pessoal fica irritado com qualquer crítica ao Brasil, calma pessoal, aqui tem muita coisa boa mas tem coisa para melhorar sim...é claro há muitas realidades no Brasil...muitas
Hj moro no sul da frança .. depois de passar por portugal.. belgica e londres ... e as vezes bate uma saudade ... mas nao me imagino morando no brasil de novo ... alias .. nunca me imaginei morando no brasil desde pequeno .. e olha que eu nasci la🤣
Pelos vídeos que já vi de TH-camrs, Bélgica é um país pequeno de ótima infraestrutura 😊
Suíça é clichê nesse sentido
Mas
Bélgica, Irlanda e países baixos, devem ser excelentes
@@leesonny realmente na belgica é tudo muito perfeito .. mas é tudo extremamente burocratico, controlado, caro e com altissimos impostos .. se voce ganha 10% acima do salario minimo paga 43% de imposto de renda .. progressismo domina a sociedade ha anos ... se vc vem de pais latino americano querendo uma vida melhor é tudo muito dificil .. mas se vc vem de paises "problematicos" culturalmente falando é tudo muito facil ... nao me parece q a regalia dos belgas vai durar muito tempo .. pois poucos jovens trabalham .. e milhares .. senao milhoes .. vivem so de dinheiro que o governo dá pra eles nao fazerem nada da vida ... so dei sorte de ter vida boa la pq tenho familia que mora la ha mais de 20 anos ... mas caso contrario tudo seria mais dificil ... mas tirando isso .. o pais é show de bola ... se puder de um roleh la .. tome uma cerveja e coma chocolate ... e claro nao se esqueça de dar uma passada nos quarteiroes vermelhos (se é que vc me entende)
Eu sonho com o sul da frança mas dizem que está lotado de imigrantes ilegais, a situação por ai piorou?
@@Jon8345 sim ... eu mesmo sou exemplo de qualquer forma eu nao considero bom negócio vir pra europa agr ... nao me arrependo ... mas nao faria de novo
@@v95navarroqual lugar vc morou no Brasil? Olhando os comentários, dá pra perceber que isso tem um certo peso a depender do lugar que a pessoa morou aqui. Ex: para um catarinense, morar no "Brasil" até que é bom. Agora, para um carioca já não é o mesmo (exceto pra quem tem muita grana). Será que estou errado nesse raciocínio?
Concordo, depende muito de sua circumstância e o que significa qualidade de vida para vc. Adoraria voltar para o Brasil e morar num sítio, por exemplo. Já morei na Inglaterra, Dinamarca e hoje estou na Alemanha.
Moro no Japão a muitos anos e MORRO de vergonha quando recebo alguma comitiva de 10, 20 pessoas. Não importa se é político, jornalista da Globo ou estudante do fundamental, TODO MUNDO deixa copo, garrafa e todo tipo de lixo no ônibus alugado antes de descer no hotel, eu vou passando e recolhendo tudo por sentir vergonha desse "encontro cultural" entre a realeza brasileira e o motorista Japonês.
Morei na Austrália por 2 anos, voltei pro Brasil, agora estou em Portugal por 2 anos e to pensando em voltar pro br novamente. Aluguel aqui tá surreal, analisando eu consigo ter uma vida mais confortável no Br com um salário bem melhor! (Sou programador)
pois, tem que pesar os pros e contras. a cidade para onde pretende retornar e' vital nesta readaptacao. muitas vezes retornar para uma cidade com padrao de qualidade parecido ao europeu pode ajudar bem.
Desde de criança sempre ouvi que o Brasil ia melhorar e nunca melhora, e pior só piora então quem é novo tem que ir embora.
Eu vim pra Europa e depois de 7 anos tive que voltar devido a crise. Fiquei 7 anos no Brasil e não me sentindo de lá mais. Depois voltei e já estou aqui em Portugal a 5 anos.
Isso depende muito da experiência pessoal de cada um
E o quanto você tem mensalmente
@@Uebertim É exatamente como o Rafael falou
Com certeza!
Sai do Brasil em 1993 com 18 anos, meu marido já tinha morado na Itália e me convenceu, naquela época sem internet e sem telefone ( era luxo no Brasil ) voltei em 95, aguentamos 7 anos, nasceu 2 filhos e meu marido não conseguia se adaptar, pois já estava 5 anos na Itália, voltei em 2002 ele antes para preparar a documentação, casa e trabalho. No início da pandemia queria voltar pois a repressão do governo foi terrível, meu marido não quis e com filhos criados aqui na Itália, tbm não estavam entusiasmados com a idea. No fim hoje agradeço não ter voltado, uma amiga retornou ano passado do Brasil pois tbm não se adaptaram novamente. Hoje escolho Itália.
Repressão do governo de qual país?
@@kaizennojujutsu6134Itália. Eu sei pq estava aqui e a repressão foi muito pesada e obrigação da v@cina a custa de não receber salário quem não fizesse.
Cara, adoro o seu canal, estou aqui desde sempre mas tem uma coisa que não entendo.
Por que esfregar a verdade na cara do gado (dos 2 lados) por tanto tempo só pra ser xingado de esquerda, direita, vira-lata, etc?
Não me leve a mal, começo dos anos 2000 e eu só falava mal daquele lugar que eu não suportava, o que só piorou quando fui estudar por 6 meses fora e tive que voltar, tudo irritava e descarregava o desgosto até nos fórums de idiomas, isso só desapareceu quando fui embora de vez com um visto e a certeza que eu nunca mais precisava voltar para aquele lugar, a felicidade constante e tudo novo ao redor e na vida deixava o brasil passar longe da minha cabeça, só em lembrar daquele lugar pra mim já era perca de tempo.
Por isso me indago as vezes você um cara tão inteligente e viajado ainda perder tempo falando nas diferenças mais que transparentes do brasil com o civilizado.
Acredito que seja porquê vocês vez ou outra resolvem ir para o brasil, o que pra mim nem em pesadelo, ainda mais com a esposa e filho estrangeiros.
Um abraço e boa sorte cara!
Sempre te escutando no carro pelas ruas de Tokyo🗼
Nunca quis sair do Brasil. Em 2015, com 47 anos, vim pra Dublin, Irlanda e há 3 anos em Varsóvia, Polônia.
Em 1991 obtive a cidadania italiana e não estava nos meus planos morar fora.
Hoje, não volto nunca mais.
Viver no Brasil é mais caro que Europa e EUA.
Infelizmente nos próximos 60 anos nada irá melhorar no Brasil.
Já diziam pro meu avô, com 6 anos, em 1888, qdo chegou, que o Brasil era o país do futuro.
Esse futuro nunca chegará.
E é maravilhoso viver em país sem violência e seguro.
Cara, poderia me dizer se viver na Irlanda é bom? Eu tô querendo morar lá futuramente.
@@Majoras19 eu já fiz intercâmbio na Irlanda, e o país tem muitas coisas boas. Lá eles precisam de muita mão de obra pra todo tipo de setor (qualificado ou braçal), o poder de compra do salário no supermercado é maravilhoso e o país é bem acessível pra ir pra outros países europeus, como UK, França, etc (basicamente a Irlanda tá no máximo 2 horas de avião da Europa continental). O problema lá é a questão da habitação que é bem ruim de conseguir, sem contar aluguéis bem caros principalmente em Dublin, e muitas vezes o transporte público é bem ruim dependendo da região que morar.
sempre fui desapegado de parente, meus amigos continuam em contato cmg, eu nao pretendo voltar. Mas tudo tem dado mt certo aqui, mas é exatamente o que ela falou, nao deixe um dia ruim estragar toda uma vida
O brasil é uma cunha. Quem tem energia o suficiente consegue escapar, não faz o menor sentido voltar pro país que apenas quer te colocar onde a cunha estabiliza..
Ano que vem eu escapo.
Cara Moro nos eua a 7 anos, Nova York, tirando a saudade da família que as vezes eh muito difícil, o resto eu me adaptei bem, estou esperando minha residência sair esse ano para visitar mas tenho ctz que será um choque, só o fato de eu poder andar na rua tranquilo sem medo de violência já vale muito a pena, mas como você disse, realidade de cada um é diferente. Abraços.
Eu entendo perfeitamente o brasileiro que sai do Brasil e por algum motivo volta e não se readapta. Vivemos em sociedade falida e muitos brasileiros se comportam como animais selvagens.
Oi.
O que acho mais legal dos seus canais é que você nos mostra opções.
Em 2015 um amigo meu durante um intercâmbio conquistou um visto EB3 pra trabalhar na FeDeX, tinha plano de saúde, 401K, e o salário chegava a 4 mil dólares, abandonou o emprego e voltou pro Brasil porque a noiva dele não queria se mudar pros EUA, hoje ele é corno e desempregado, trabalha na uber com carro alugado e não consegue nem tocar no assunto de tanta amargura que sente....
Numa consulta médica conheci um cara que morou 12 anos nos EUA, tinha casa, 2 carros na garagem e uma empresa, lá ele conheceu uma brasileira, eles se casaram e depois de 2 anos ela não queria mais morar nos EUA por saudades da família, ele vendeu tudo e voltaram pra cá, ela emprestou dinheiro dele pra família dela e nunca pagaram, quando ele ficou doente ela pediu o divórcio e ainda conseguiu ficar com a casa, hoje ele mora de favor com a mãe e luta pra tentar voltar pros EUA e recuperar ao menos parte da vida que tinha...
Colega de infância do meu pai trabalhava em obra na Inglaterra, voltou pro Brasil por saudade da família, chegando aqui abriu uma empreiteira, a familia vivia na cola dele pedindo dinheiro e participando de churrascos que ele patrocinava, a crise de 2015 quebrou a empresa, hoje ele é peão de construtora e anda de Titan, mulher largou ele e os parentes sumiram, tá pagando um consórcio pra voltar pra Inglaterra
Moral da história ? nunca deixe a emoção superar a razão, amigos se afastam, paixão esfria, parente na sua imensa maioria não tá nem aí, mas independente de qualquer coisa as suas contas precisam ser pagas, e você precisa comer, vestir e morar... nunca abandone um sonho ou uma oportunidade por vontade unilateral, por razões emocionais e principalmente por pessoas.
Sai de São Paulo e fui morar em Santa Catarina, morei lá por 3 anos, voltei pra São Paulo e me arrependi. Se fosse pra outro país acredito que não voltaria nem pra passear no Brasil
Rapaz... Fiquei até consolado vendo o tanto que esse cara saiu perdendo no casamento. Perto dele uma ou outra perda financeira que eu tive é pouco.
Decisão emocional é phoda, ainda mais para o Rio de Nojeira. Loucura.
Eu tenho uns parentes que moram la no japão desde 2018 eles não tem nem um pingo de vontade de voltar a morar aqui no Bostil
Eu voltei da Suiça para o brasil depois de 5 anos fora,sinto falta de algumas coisas ,minhas amizades ,mas não me arrependo.
Apesar de ter uma vida estabelecida na Suiça eu não falo que não consigo morar na Suiça.
Mas isso foi muito bem pensado,nao se deve fazer mudanças assim sem pensar ,tem que planejar.
Não digo que nunca mais voltarei para a Suiça,mas no momento estou bem aqui.
Eu morei em Londres, depois voltei ao br em 2010 e prometi nunca mais morar na Inglaterra, 7 anos depois queimei a minha língua e hj estou em Londres de volta. Brasil é maravilhoso mas é foda
O conselho deve ser seguido: Não jogue tudo para o alto em um dia ruim. A saudade aperta sim, mas vale a pena tentar ao menos 6 meses a um ano aguentando este sentimento. Depois disso pode avaliar a possibilidade de retornar.
Voltei ao Brasil depois de 10 anos na Alemanha, me casei lá, me formei faculdade lá, trabalhei. Estamos aqui quase 2 anos em um dos melhores bairros de SP ganhando em Euro. Só voltaremos a Alemanha se não tiver outro jeito. A vida aqui no Brasil é muito mais alegre, a gama de profissionais de saúde bem capacitados é enorme (para quem pode pagar no particular). Não troco Brasil por nenhum outro país.
Se você ganhar 20 mil euros por mês é bom mesmo. Agora ganhe 2 mil reais e viva na periferia de São Paulo se você não voltaria para Alemanha. Fora que muita gente que volta morar aqui em SP, acaba vivendo dentro do apartamento e nem sai de casa ou quando sai é de carro blindado!
Otimo seu programa!!Eu moro nos Estados Unidos 33 anos uma experiência muito grande nao me arrependo!Gostaria de contar minha experiência ❤
Mudar de país envolve essas duas paradas, grana e planejamento, é muito desafiador se você peca em qualquer uma dessas coisas, na hipótese de que eu saia do país, com muito gosto passaria minha férias no Brasil, ver a família, coisa e tal, mas voltar a morar... provavelmente não 😅 mas anyway, é uma hipótese, careço da experiência.
A moça meteu um RJ na comparação.....
Existe uma grande diferença de quem vai morar no EUA sozinho ou com família....
Quem é acostumado com amizade com vizinhos sofre bastante pois o povo lá é bastante fechado...
O certo é não sair do Brasil sem planejamento e nem voltar tmb sem ter um bom dinheiro . . .
Morei, Japao, Inglaterra e resolvi voltar para o Brasil.
Nao consigo me adaptar e estou louco para ir embora.
Eu morei em 2018 na Australia, trabalhava como tecnico de rodovias la.
Voltei pro Brasil e nunca mais consegui me encontrar profissionalmente, moro em cobertura e fico indo e vindo do RS para SC, na teoria teria tudo na mão, casa pra morar, casa pra alugar, só arrumar um job e ficar de boas, mas nao consigo mais ficar por aqui.
Em dezembro uma amigo engenheiro que mora em Perth veio pra Balneario e me convenci de voltar com ele, estou mandando meu visto e no maximo em dois meses estou la com ele.
Muito frustrante voce saber que pode mais, que tem vontade e dedicacao e que poderia estar despontando profissionalmente mas nao ter oportunidade, poderia comecar a construir por mim mesmo, mas se é pra empreender do zero melhor começar lá na Austrália mesmo.
desejo sorte, um dia tbm eu saiu desse bostil kkk.
Poh cara ...então vc morou em itaquera? Esse ano estou indo trabalhar na Europa...um dia desses nos encontramos em algum lugar do mundo pra bater um papo...👊👊
Gostei falou simplesmente a verdade,ah se eu pudesse ir embora 😮
Perdi meu Pai no dia 10/01/24😢 e a vontade de voltar é gigante😓
Parece que fica muito mais difícil lidar com tudo aqui.
Larguei uma vida relativamente boa no Brasil para viver na Nova Zelândia, um mundo completamente diferente, país de primeiro mundo, um dos melhores salários do mundo, mas com um custo de vida bem alto o que me faz ter uma qualidade de vida talvez similar a que eu tinha se colocar tudo na balança. Enfim.. a vontade de voltar é constante 🥹
O problema da nova Zelândia é ser longe de tudo. Não dá nem pra fazer uma viagem curta pra extravasar.
Ótimo video Rafael... Pondero muito sua opinião sempre que assisto seus vídeos... Mas gostei muito desse pq te achei mais sereno e ponderado em relação a análise. Não tô falando que vc tá certo ou errado sobre nada, pq não seu ngm pra dizer isso pra vc.. Mas curti esses moldes. Digo isso pq estou no Canada a 6 meses, e minha vida deu um salto de 1000% em qualidade, mesmo sabendo tudo de errado que também há aqui... E alguns interpretam errado sua opinião sobre o Canadá e outros países, ao ver vídeos mais enfáticos...