Receba um incrível pacote para novos jogadores, disponível somente nos próximos 30 dias! Jogue Conflict of Nations GRATUITAMENTE no PC ou no celular: 💥 con.onelink.me/kZW6/HNMM007
Todos que ler peço ajuda, esse vai ser nosso pior natal, sei que nao é o lugar mas o desespero tomou conta gente, todos que lerem imploro ajuda, gravei toda situação sou pai viuvo de 2 filhos passando fome, emprego, cesta basica, qualquer ajuda compartilha penso em fazer besteira comigo😢
Aki neste canal alem de ter notícias verdadeiras precisas e sem colocar sua própria vontade e opinião o marcelo explica com detalhes o contexto Muito obrigado parabéns Marcelo
Tem uma frase que eu escutei num corte e reflete a realidade do vídeo o povo que se recusa a ser escravizado luta até morrer e penso que esse é um fator que vai ser levado em conta nas próximas guerras
Acho que o Vietnã foi o maior exemplo de como a estratégia e o conhecimento do terreno vencem o uso de equipamentos tecnológicos. É aquele coisa, não adianta ter e não saber usar.
@@tonikakueumlixo7817 Bem, não é nem entrando no ponto da política ou ideologia, eu falo isso no sentido de que eles utilizaram muito bem essa questão da tática, o que chama bastante a atenção.
@@tonikakueumlixo7817 E de fato o Vietnã do Norte jamais teria anexado o Vietnã do Sul se não tivesse sido a política frouxa dos Estados Unidos que abandonou a República do Vietnã à própria sorte cercado de tubarões comunistas vorazes. Eu sou um dos historiadores que vê com muita clareza que a narrativa de que os EUA foram derrotados no Vietnã não passa de um mito muito bem propagado pela esquerda mundo afora.
O ponto crucial que desempenhou importante papel da vitória para derrota de outros impérios séculos atrás é a estratégia e táticas militares série de alianças complexas como um jogo de tabuleiro de xadrez.
Achei que o Marcelo poderia ter comentado que, na guerra assimétrica moderna, envolve perdas humanas consideráveis como os cerca de 2 milhões de vietnamitas contra 50 mil soldados americanos, idem no Afeganistão, mas - como sempre - um ótimo vídeo!
O que realmente importa em uma guerra é a vitoria. Sem contar que a maior parte das baixas vietnamitas eram por bombardeios, ataques químicos e biológicos.
Não fosse a sabotagem da presença da escola de Frankfurt na cultura americana, os vietnamitas do sul teriam sido salvos como foram os coreanos. Com ou sem Giap!
@Felippe-h7l Tudo. A escola de Frankfurt é a verdadeira mãe da "contracultura", que solapou todo o esforço de guerra dentro dos EUA. Os maiores aliados dos Vietcongs não estavam nos campos queimados com napalm, mas nos campi universitários dentro do território americano.
@lampada-estudio Ninguém consegue derrubar os caras, União Soviética fracassou, os Estados Unidos com todos os aliados da Otan, equipamentos de ponta, e muito dinheiro não conseguiram também, os caras literalmente nunca vão se curvar a ninguém.
Adaptabilidade e flexibilidade são tudo que o exército brasileiro não tem, se você depender de uma manobra rápida e imprevista para vencer tu vai estar lascado 🫣
União Soviética e Estados Unidos ficaram 10 anos no Afeganistão e não conseguiram vencer a guerra, só que essa do Afeganistão nos anos 80 com a União Soviética ajudou a falir o regime russo. Já EUA não se quebrou nem no Afeganistão e nem no Vietnã ,essa é a diferença de uma grande potência militar.
O vira latinha! É fácil ficar rico exportando inflação né? Estados unidos não é diferente de nenhum império da antiguidade dados como invencíveis e adivinha? Caíram todos!
Nao e bem isso, no Vietnam eles saíram por causa da opinao publica,.mas estavam em vantagem, e se for usar a estratégia de jogar bomba em tudo, a população civil sera atingida, por isso o lado mais forte poupa sua força.
O Trump negociou com o Talibã, traiu seu aliado afegão, e fez isso depois que Biden ganhou as eleições. Sabotaram tudo e aí sobrou pro velho, deu no que deu.
Nas guerras assimétricas também os com menos vantagem e que conhecem meu terreno apelam é muito para o desgaste devido à prolongação do conflito. Isso acaba fazendo com que eles esteja mais psicologicamente preparados e fazem os inimigos gastar mais munição enquanto eles podem até economizar. Baixando a lei do psicológico a moral das tropas inimigas. Podem acabar ganhando pela persistência em ter paciência e morosidade. Ao mesmo tempo que esperam o momento e se adapta a ela de acordo fazendo mesmo assim ter uma vantagem a mais de momento. E de pouco em pouco atingir o objetivo!
Li bastante sobre isso, e gostaria de dar alguns pitacos: 01) A Guerra do Vietnã começou com a França, pois ali era uma colônia francesa. A França também levou um cacete, e teve que cair fora de lá, apesar da sua superioridade militar (ao nível convencional); 02) Depois da surra, os franceses sentaram para fazer uma espécie de "lições aprendidas", e criaram uma espécie de Doutrina da Guerra Revolucionária, que foi empregada com sucesso na Argélia, fazendo com que suas forças armadas se utilizassem de meios como infiltração, desaparecimentos, torturas, interrogatórios e ações psico-sociais nos lugares sob influência desses grupos. O filme "A Batalha de Argel" trata sobre isso. 03) Os franceses "exportaram" esses conhecimentos para os portugueses, que os utilizaram nas suas guerras coloniais na África, e para o brasileiros, que os utilizaram na época do Regime Militar (os DOI do Brasil foram inspirados no "Détachement Opérationnel de Protection", na Argélia). 04) Há dois livros dos anos 60, editados pela Biblioteca do Exército, que tratam sobre o tema: - "Guerras Insurrecionais e Revolucionárias", do Coronel francês Gabriel Bonet; "Guerra Revolucionária", do Tenente-Coronel português Hermes de Araújo Oliveira. Este último, inclusive, "estagiou" nas campanhas francesas da Argélia. Esses livros foram importantes na doutrina contra-revolucionária brasileira dos anos 60-70. 05) Igualmente importante foi o livro "La Guerre Moderne", do Coronel francês Roger Trinquier; já agente Paul Aussaresses, do serviço secreto francês, andou ministrando cursos por aqui. - No Brasil, os livros "A Casa da Vovó" , do jornalista Marcelo Godoy; e a pentalogia sobre o Regime Militar, do Elio Gaspari, também se estendem sobre o tema; bem como a biografia do delegado Fleury , "A Autópsia do Medo", do jornalista Percival de Souza. 06) Há também quatro trabalhos acadêmicos interessantes: -"A conexão francesa: da Argélia ao Araguaia". de João Roberto Martins Filho, da Universidade Federal de São Carlos; - "A influência doutrinária francesa sobre os militares brasileiros nos anos de 1960", do mesmo autor; - "Guerra revolucionária: afinidades eletivas entre oficiais brasileiros e a ideologia francesa (1957 - 1972)", de Rodrigo Nabuco de Araújo; - "A conexão francesa da Argélia ao Araguaia", de João Roberto Martins Filho, também da UFSCAR 07) O Brasil é um caso clássico que combateu com êxito suas ações guerrilheiras, aproveitando-se das experiências de franceses e portugueses (estes, em menor grau), apesar da esquerda acéfala sempre apontar o dedo para os Americanos...
Inflação vai disparar em 2025, se o 24 já foi difícil prepare-se para a picanha que vai entrar com areia no dos brasileiros em 25. Um povo amorfo sempre leva no ...
Tem um detalhe aí q não foi falado é q agora no Afeganistão o EUA não foi derrotado em combate, até pq nos últimos anos quase nem tinha mais conflitos, os EUA foram embora pq não fazia mais sentido econômico manter tropas ali, porém a saída foi completamente desorganizada. No caso do Aníbal ele sim ganhou muitas batalhas porém perdeu a guerra e depois disso o império romano cresceu ainda mais. Vietnã e Afeganistão dos anos 80 a vitória veio pq eram apoiados por grandes potências se fossem sozinhos não dava não
A vitória do vietna sobre os imperialistas americanos foi épica, graças a liderança política de ho chin min e a liderança militar do general Geap é claro da força e determinação do povo do Vietnã.
Outro exemplo foi a primeira campanha de Napoleão na Italia contra o império Austríaco onde soldados franceses lutaram "nus" sem sapato e mal nutridos e derrotaram todos os exércitos muito maiores enviados contra eles durante dois anos e avançaram ate os portões de Viena.
conhecimento é tudo tras pra prática as informações e a longo prazo a correção dos erros se transforma em experiência. a tecnologia serve para facilitar o esforço humano mais a capacidade humana é fantástica não se tem limites. um excelente exemplo ate hoje quem não lembra do caso do Lázaro no 🇧🇷. um criminoso com um vasto conhecimento
Como na Nova Zelandia, os britanicos perderam para os inginenas, pois antes usavam armaduras e armas corpo a corpo, e durante o imperio britanico não usavam armaduras, e suas taticas eram de musketes e canhões. Se os colonos ainda utilizassem de armaduras, dificilmente haveriam sido derrotados.
Esse tipo de guerra é como vc lutar com um cara maior e mais forte que vc , o melhor é bater e se esquivar , bater e se esquivar , mais se ele te pegar é rezar pra não estragar o velorio .
* Começo a jogar Conflict of Nations * Marcelo 1 semana depois: posso não ter as botas thunderbel, mas pelo menos um produto com selo marcelo de qualidade eu tenho 😎
Na minha percepção os EUA nunca foram derrotados no Vietnã, eles falharam em vencer uma guerra que já estava ganha para eles. No caso de Portugal, as guerrilhas comunistas em Guiné Bissau, Angola e Moçambique também não teriam jamais vencido se não fosse a bagunça do 25 de Abril.
Isso vai ser uma eterna briga na discussão, que perderam a não perderam. Mais um fato determinante na minha opinião não foi militar e sim político pra guerra, que por sua vez influenciou nas ações militares no decorrer da guerra.
A resposta para a pergunta do vídeo é simples, não importava o número de mortos no Vietnã (2,5 milhões mais ou menos) contra os 55mil do monumento em Washington , utilizaram isso para sensibilizar a opinião pública e aí se foi
Por detrás dos "pés descalços" sempre existe um poder econômico fornecendo armas de guerra. A "população pés descalços" por si só, sempre será esmagada.
Não creio que as batalhas de Roma contra Cartago e os partas sejam bons exemplos de guerra assimétrica. Essas batalhas acabaram sendo travadas no estilo tradicional de confrontação entre blocos de exércitos inimigos. Um exército menor fazer uma pinça é um movimento conhecido. Guerra assimétrica tem mais a ver com guerrilha. Na própria guerra contra Aníbal, um bom exemplo foi a estratégia de Fábio Máximo de não confrontar diretamente, mas emboscar linhas de suprimentos cartaginesas. Tamto que ganhou o nome de estratégia fabiana.
Vietnã foi vergonhoso para os EUA. Aqueles mini homens e esqualidos pela pela fome, venceram e os EUA literalmente fugiu. Nenhuma guerra com outro país matou tantos americanos.
Apaga isso pq você não conhece nada de história de guerra, os EUA ganhou praticamente todas as batalhas no Vietnã, obrigando o Vietnã do norte a assinar um tratado de paz e se unificar ao Vietnã ao Vietnã do Sul, mas assim que os EUA se retiraram do país o Vietnã do norte rasgou o tratado de paz e atacou o Vietnã do Sul a covardia
@@JúniorRibeiro-k1g mano se a Rússia propôr um contrato de paz com a Ucrânia só por não conseguir avançar e acabar perdendo os territórios q conquistou e isso n faz dela derrotada, a questão é q os EUA não foram capazes de neutralizar o comando inimigo por isso perdeu não adianta matar vários inimigos presisa ter existo nos avancos e nos objetivos no caso dos EUA eles falharam nisso, isso faz deles derrotados sim.
Vietnã venceu a guerra perdendo todas as batalhas , os EUA perdeu a guerra vencendo todas as batalhas!! O que o Vietnã do Norte tinha muito é gente querendo e dispostas a morrer pela causa! A moral da tropa era sempre alta a uma taxa de 10 pra 1 ( fora a gigantesca perda de vidas civis ) o sacrifício foi gigante!! Limites traçados proibiram os Estados Unidos de atacar tropas em países vizinhos isso destruiu o moral das tropas, erro que foi repetido no início da guerra da Ucrânia !!
o Marcelo foca nas guerras antigas dos Países Baixos, mas é aqui na Dinamarca onde a verdadeira história se conta, como a surra que os romanos levaram do vikings nas muralhas da britânica, dentre tantas outra história, mas pra um brasileiro convencional, eu sugiro que venha visitar os Museus, cemitério vikings, etc. a história está aqui.
O estados unidos saíram do Vietnã por pressão política , mas não pq "foram derrotados campo de batalha". Mas assim como no Vietnã os russos sóvietis experimentaram do mesmo na Afeganistão.
Receba um incrível pacote para novos jogadores, disponível somente nos próximos 30 dias!
Jogue Conflict of Nations GRATUITAMENTE no PC ou no celular: 💥 con.onelink.me/kZW6/HNMM007
Esse jogo é muito bom
Acredito que deveria ser feito um vídeo sobre a prisão de um general do exército 🪖, estava doida para ouvir a opinião do Marcelo sobre o tema ...
Axo q ha paz por excesso n Brasil pra duvidar disso. Nós sabemos por experiência própria, não nos filmes de Chuck Norris😢
as imagens são tudo feita por A.I ?
Q❤
"...derrotados por homens descalços?" Dessa vez a Bota Thunderbell não está patrocinando esse vídeo, haha.
😂😂😂
Ksksks
Nem as botas vento
😂😂😂
Isso que eu vi também.
E foi aí que surgiram as botas Thunderbell kkkk
Todos que ler peço ajuda, esse vai ser nosso pior natal, sei que nao é o lugar mas o desespero tomou conta gente, todos que lerem imploro ajuda, gravei toda situação sou pai viuvo de 2 filhos passando fome, emprego, cesta basica, qualquer ajuda compartilha penso em fazer besteira comigo😢
Aki neste canal alem de ter notícias verdadeiras precisas e sem colocar sua própria vontade e opinião o marcelo explica com detalhes o contexto
Muito obrigado parabéns
Marcelo
Tem uma frase que eu escutei num corte e reflete a realidade do vídeo o povo que se recusa a ser escravizado luta até morrer e penso que esse é um fator que vai ser levado em conta nas próximas guerras
Nem sempre, o objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, é fazer o inimigo morrer pelo dele! 😉
Israel é um belo exemplo disso
Que aula! Esse canal nunca me decepciona
Resiliência. Terreno. Tempo. Esses são os pilares.
Acho que o Vietnã foi o maior exemplo de como a estratégia e o conhecimento do terreno vencem o uso de equipamentos tecnológicos. É aquele coisa, não adianta ter e não saber usar.
Amigo,nesse canal falar que o Vietnã venceu é o mesmo que xingar a mãe do pessoal
@@tonikakueumlixo7817 Bem, não é nem entrando no ponto da política ou ideologia, eu falo isso no sentido de que eles utilizaram muito bem essa questão da tática, o que chama bastante a atenção.
Morreram 50 mil americanos; do outro lado, 1 milhão de viatcongues. Conhecer o terreno não adiantou nada kkk
Sabe o que aconteceu no Vietnã? A democracia americana foi o maior aliado dos norte-vietnamitas, foi isso.
@@tonikakueumlixo7817 E de fato o Vietnã do Norte jamais teria anexado o Vietnã do Sul se não tivesse sido a política frouxa dos Estados Unidos que abandonou a República do Vietnã à própria sorte cercado de tubarões comunistas vorazes. Eu sou um dos historiadores que vê com muita clareza que a narrativa de que os EUA foram derrotados no Vietnã não passa de um mito muito bem propagado pela esquerda mundo afora.
O ponto crucial que desempenhou importante papel da vitória para derrota de outros impérios séculos atrás é a estratégia e táticas militares série de alianças complexas como um jogo de tabuleiro de xadrez.
É quase impossível derrotar uma guerrilha bem organizada e com um propósito forte.
Se o inimigo matar a população civil ganha. O império otomano derrotou os arménios assim
E bem armada. Paus e pedras não vencem guerras.
É possível.
Mas não sem abandonar as suscetibilidades da opinião pública e demais pressões como o politicamente correto...
Chinelo de coro : eu simplismente nao existo nao estou aqui
O que ganha uma guerra, não é a força e sim a inteligência.
Sim. Inteligência de pedir a paz e esperar os EUA sair p invadir o Vietnam do Sul facilmente
Não
Errado!! São as botas Thunderbell
@@Luiz685 kkk
@@vrtigo100 o quê ganha uma guerra?
A mesma coisa que parou a cavalaria mongol, parou a cavalaria americana 700 anos mais tarde....a floresta tropical......
Né, pior o império mongol invadiu o vietnã 3 vezes e perdeu todas as 3
Ótimo video, uma bela aula de história, engracado como o povo so lembra do vietnã.
Adoro essa tua maneira de entrar nos comentários. Eu sabia que íamos nos cruzar aqui 🤣🤣🤣
Ah, e não te esqueças de me cumprimentar!
...
ha
Achei que o Marcelo poderia ter comentado que, na guerra assimétrica moderna, envolve perdas humanas consideráveis como os cerca de 2 milhões de vietnamitas contra 50 mil soldados americanos, idem no Afeganistão, mas - como sempre - um ótimo vídeo!
O que realmente importa em uma guerra é a vitoria. Sem contar que a maior parte das baixas vietnamitas eram por bombardeios, ataques químicos e biológicos.
Se esses homens conhecessem a Bota Thunderbell eles nunca teriam lutado descalços... 🤣🤣🤣
A coragem e a necessidade.
"A guerrilha é uma luta política com aspectos militares"
Vo Nguyen Giap
Não fosse a sabotagem da presença da escola de Frankfurt na cultura americana, os vietnamitas do sul teriam sido salvos como foram os coreanos. Com ou sem Giap!
@@marcoaurelio-z5oO quê que teve a escola de Frankfurt teve haver com isso?
@Felippe-h7l Tudo. A escola de Frankfurt é a verdadeira mãe da "contracultura", que solapou todo o esforço de guerra dentro dos EUA. Os maiores aliados dos Vietcongs não estavam nos campos queimados com napalm, mas nos campi universitários dentro do território americano.
Eu morei nessa cidade da Espanha, cartagena.
Todo ano tem uma semana de festas por esse ato.
Cartageneses y romanos.
Pois mas nao tem nada a ver , as guerras punicas era roma contra Cartago que fica no norte de África
@@JoãoFerreira-p1n Cartago conquistou parte da peninsula ibérica, eles usaram de corredor para chegar em Roma.
Afeganistao, o cemitério dos impérios
@lampada-estudio Ninguém consegue derrubar os caras, União Soviética fracassou, os Estados Unidos com todos os aliados da Otan, equipamentos de ponta, e muito dinheiro não conseguiram também, os caras literalmente nunca vão se curvar a ninguém.
Afeganistão dos anos 80 foi o Vietnam dos Russos ✌🏻
Afeganistão NÃO tem nem comparação com Vietnã, Vietnã era um inferno verde, apoiado pela Rússia, china e mídia americana
A diferença é que uma guerra colapsou um dos regimes.
O marinheiro de sofá disse que a ruzzia nunca perdeu nenhuma guerra...
ta mais pra ucrania hj em dia
@@zetzusmor9601 fiquei curioso, quem?? Kkkk o cabeça branca aposentado da marinha? Daquele outro canal lá? 😂😂
Adaptabilidade e flexibilidade são tudo que o exército brasileiro não tem, se você depender de uma manobra rápida e imprevista para vencer tu vai estar lascado 🫣
Os descalços das guerras agora são os houthis...esses ai ninguém conseguiu controlar até agora....
São uns idiotas se metem numa guerra que não e' deles.
Guerra assimétrica era quando minha mãe lançava o chinelo 🩴🩴
Aníbal só não derrotou Roma porque a Itália tinha um contingente infinito de homens para conscrever (para os padrões da época)
Isso ai é desculpa, Sisífo leu Hannibal e derrotou ele em sua própria terra, Cartago.
Então isso é uma esperança para o Brasil caso se envolva numa guerra.
Já está em guerra e o lado inimigo está usando dessa estratégia.
Ninguém precisa entrar em guerra com o Brasil. Nossos políticos vagabundos entregam tudo sem a necessidade de disparar um único tiro.
É tipo o Rio de Janeiro. A diferença é que os traficantes estão de chinelo, kkkkk
Parabéns pelo vídeo, análise perfeita.
O patrocinador do canal ( botas Tunderbell), vai reclamar mesmo😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅
Ele não tinham a bota Thunderbeel.
Triste
Não podemos esquecer também da motivação como forma de engajamento.
União Soviética e Estados Unidos ficaram 10 anos no Afeganistão e não conseguiram vencer a guerra, só que essa do Afeganistão nos anos 80 com a União Soviética ajudou a falir o regime russo. Já EUA não se quebrou nem no Afeganistão e nem no Vietnã ,essa é a diferença de uma grande potência militar.
Assim diz o idiota sem ter nenhum dado que comprove sua teoria. Falar bobagem e fácil. Pesquisar aí e pra quem tem responsabilidade.
EUA ficou 20 anos no AFEG. E não tiveram um Chernobyl pra terminar de arregaçar tudo. Mas tiveram a guerra ao terror pra compensar
O mesmo está acontecendo na Ucrânia. A Rússia está próximo do colapso total.
@@RafickSena A quanto tempo vocês dizem isso?
O vira latinha! É fácil ficar rico exportando inflação né? Estados unidos não é diferente de nenhum império da antiguidade dados como invencíveis e adivinha? Caíram todos!
Obrigado pelas informações de qualidade.
Nao e bem isso, no Vietnam eles saíram por causa da opinao publica,.mas estavam em vantagem, e se for usar a estratégia de jogar bomba em tudo, a população civil sera atingida, por isso o lado mais forte poupa sua força.
Os EUA investiu um trilhão de dólares no Afeganistão e no final abandonou o regime afegão que colapsou rapidamente para o Talibã.
Os EUA so queriam retirarar a urss la do Afeganistão, era meio que uma vingança por que no Vietnã a urss ajudou muito o Vietnã do norte
Tanto q hoje o Talibã desfruta de infraestrutura, bases e armamentos americanos lá.
Tu acha a e esses 1 trilhão chegou no Afeganistão
Nem 10 %
@@sonhador2779 A corrupção deve ter sido grande nesse tempo.
O Trump negociou com o Talibã, traiu seu aliado afegão, e fez isso depois que Biden ganhou as eleições. Sabotaram tudo e aí sobrou pro velho, deu no que deu.
Compreender e usar eficazmente o terreno.👏🏻👏🏻👏🏻
Viva Marcelo nosso irmão Brazileiro.
Apartir de Angola
Vídeo sensacional! Parabéns!
Guerra de desgaste
Até o grandes impérios sofrem nas mãos de pessoas que lutam até o fim
Adoro o seu canal
Devemos adorar somente a Deus
Eu, hein.
Não se esquecendo que nessas guerras os guerrilheiros tinham um grande apoio popular.
Nas guerras assimétricas também os com menos vantagem e que conhecem meu terreno apelam é muito para o desgaste devido à prolongação do conflito. Isso acaba fazendo com que eles esteja mais psicologicamente preparados e fazem os inimigos gastar mais munição enquanto eles podem até economizar. Baixando a lei do psicológico a moral das tropas inimigas. Podem acabar ganhando pela persistência em ter paciência e morosidade. Ao mesmo tempo que esperam o momento e se adapta a ela de acordo fazendo mesmo assim ter uma vantagem a mais de momento. E de pouco em pouco atingir o objetivo!
Ja no BR entram, levam tudo e nem precisam lutar.
Uma tristeza essa facilidade de levar nossas riquezas.
Faz o L
Li bastante sobre isso, e gostaria de dar alguns pitacos:
01) A Guerra do Vietnã começou com a França, pois ali era uma colônia francesa. A França também levou um cacete, e teve que cair fora de lá, apesar da sua superioridade militar (ao nível convencional);
02) Depois da surra, os franceses sentaram para fazer uma espécie de "lições aprendidas", e criaram uma espécie de Doutrina da Guerra Revolucionária, que foi empregada com sucesso na Argélia, fazendo com que suas forças armadas se utilizassem de meios como infiltração, desaparecimentos, torturas, interrogatórios e ações psico-sociais nos lugares sob influência desses grupos. O filme "A Batalha de Argel" trata sobre isso.
03) Os franceses "exportaram" esses conhecimentos para os portugueses, que os utilizaram nas suas guerras coloniais na África, e para o brasileiros, que os utilizaram na época do Regime Militar (os DOI do Brasil foram inspirados no "Détachement Opérationnel de Protection", na Argélia).
04) Há dois livros dos anos 60, editados pela Biblioteca do Exército, que tratam sobre o tema:
- "Guerras Insurrecionais e Revolucionárias", do Coronel francês Gabriel Bonet;
"Guerra Revolucionária", do Tenente-Coronel português Hermes de Araújo Oliveira. Este último, inclusive, "estagiou" nas campanhas francesas da Argélia. Esses livros foram importantes na doutrina contra-revolucionária brasileira dos anos 60-70.
05) Igualmente importante foi o livro "La Guerre Moderne", do Coronel francês Roger Trinquier; já agente Paul Aussaresses, do serviço secreto francês, andou ministrando cursos por aqui.
- No Brasil, os livros "A Casa da Vovó" , do jornalista Marcelo Godoy; e a pentalogia sobre o Regime Militar, do Elio Gaspari, também se estendem sobre o tema; bem como a biografia do delegado Fleury , "A Autópsia do Medo", do jornalista Percival de Souza.
06) Há também quatro trabalhos acadêmicos interessantes:
-"A conexão francesa: da Argélia ao Araguaia". de João Roberto Martins Filho, da Universidade Federal de São Carlos;
- "A influência doutrinária francesa sobre os militares brasileiros nos anos de 1960", do mesmo autor;
- "Guerra revolucionária: afinidades eletivas entre oficiais brasileiros e a ideologia francesa (1957 - 1972)", de Rodrigo Nabuco de Araújo;
- "A conexão francesa da Argélia ao Araguaia", de João Roberto Martins Filho, também da UFSCAR
07) O Brasil é um caso clássico que combateu com êxito suas ações guerrilheiras, aproveitando-se das experiências de franceses e portugueses (estes, em menor grau), apesar da esquerda acéfala sempre apontar o dedo para os Americanos...
Estratégia 😊
_"O conceito de estratégia..."_
@@franciscoszamrekribeiro5605 em Françes "Estratégi"
Assistindo o vídeo em Parauapebas-Pá, capital do minério.
Camarada, vc dar uma aula!
F O R A M U L A ‼️
Inflação vai disparar em 2025, se o 24 já foi difícil prepare-se para a picanha que vai entrar com areia no dos brasileiros em 25. Um povo amorfo sempre leva no ...
?
😅😅😅????
Lula pior que pandemia.
Vc ta falando da tua mãe ou do papai Lule?
Os mujahideens de sandálias são o maior pesadelo dos exércitos regulares dos países ditos civilizados. 🇵🇸
Sem os stingher americanos eles teriam sido só um detalhe para os soviéticos lá.
@@andrec78 O mesmo vale para os viet congs sem os AKs soviéticos.
@@emersonsousa5226Os EUA tinham porta-aviões, armas químicas, bombardeios pesados e artilharia
Tem um detalhe aí q não foi falado é q agora no Afeganistão o EUA não foi derrotado em combate, até pq nos últimos anos quase nem tinha mais conflitos, os EUA foram embora pq não fazia mais sentido econômico manter tropas ali, porém a saída foi completamente desorganizada. No caso do Aníbal ele sim ganhou muitas batalhas porém perdeu a guerra e depois disso o império romano cresceu ainda mais. Vietnã e Afeganistão dos anos 80 a vitória veio pq eram apoiados por grandes potências se fossem sozinhos não dava não
Também tem aquele episódio da operação que tem um filme
falcao negro em perigo.
Tem vídeo disso aqui?
A vitória do vietna sobre os imperialistas americanos foi épica, graças a liderança política de ho chin min e a liderança militar do general Geap é claro da força e determinação do povo do Vietnã.
Marcelo, faça um vídeo falando do apoio chinês aos insurgentes afegãos durante a Guerra Sovietico-Afegão(1979-1989).
Cadê a Bota Marcelo?
Estoque acabou vão chegar só no mês q vem
Outro exemplo foi a primeira campanha de Napoleão na Italia contra o império Austríaco onde soldados franceses lutaram "nus" sem sapato e mal nutridos e derrotaram todos os exércitos muito maiores enviados contra eles durante dois anos e avançaram ate os portões de Viena.
Por isso que o supertucano é tão popular
conhecimento é tudo tras pra prática as informações e a longo prazo a correção dos erros se transforma em experiência.
a tecnologia serve para facilitar o esforço humano mais a capacidade humana é fantástica não se tem limites.
um excelente exemplo ate hoje quem não lembra do caso do Lázaro no 🇧🇷.
um criminoso com um vasto conhecimento
Como na Nova Zelandia, os britanicos perderam para os inginenas, pois antes usavam armaduras e armas corpo a corpo, e durante o imperio britanico não usavam armaduras, e suas taticas eram de musketes e canhões. Se os colonos ainda utilizassem de armaduras, dificilmente haveriam sido derrotados.
Luz
Hoje estamos na era dos drones.
Ava
Mais uma década será os robôs
Segundo o gado os drones são alienígenas...kkkkk
Esse tipo de guerra é como vc lutar com um cara maior e mais forte que vc , o melhor é bater e se esquivar , bater e se esquivar , mais se ele te pegar é rezar pra não estragar o velorio .
E Jane Fonda desfilando de tanque em Hanoi abraçando os norte vietnamitas .
A sorte do Afeganistão foi o rambo.
Thomas Edward Lawrence é o pai da guerra assimétrica
Paz
* Começo a jogar Conflict of Nations *
Marcelo 1 semana depois:
posso não ter as botas thunderbel, mas pelo menos um produto com selo marcelo de qualidade eu tenho 😎
Na minha percepção os EUA nunca foram derrotados no Vietnã, eles falharam em vencer uma guerra que já estava ganha para eles. No caso de Portugal, as guerrilhas comunistas em Guiné Bissau, Angola e Moçambique também não teriam jamais vencido se não fosse a bagunça do 25 de Abril.
Desculpa, mas foram derrotados sim. O objetivo era unificar o país e o Vietnã do Norte conseguiu seu objetivo.
mas se as guerrilhas contra portugal atingiram seu objetivo, como portugal n perdeu? n faz nem sentido cara, ou perdeu ou ganhou, n existe isso
é como se fose os "se" nos videos do hoje na segunda guerra mundial
EUA não foi derrotado em batalha, mas falhou em seu objetivo ao decidir nãoajudar o Vietna do Sul quando o Norte quebrou o tratado.
Isso vai ser uma eterna briga na discussão, que perderam a não perderam. Mais um fato determinante na minha opinião não foi militar e sim político pra guerra, que por sua vez influenciou nas ações militares no decorrer da guerra.
Afeganistão foi ajudado pelo Rambo, kkkkkkk, falando sério um país fraco vai buscar alguma fragilidade, como bem lembrado pelo Marcelo.
Essse jogo é insano
A resposta para a pergunta do vídeo é simples, não importava o número de mortos no Vietnã (2,5 milhões mais ou menos) contra os 55mil do monumento em Washington , utilizaram isso para sensibilizar a opinião pública e aí se foi
Podia ter citado a guerrilha espanhola na epoca napoleonica, e tambem na epoca romana, a Hispania.. bons exemplos tambem.
Por detrás dos "pés descalços" sempre existe um poder econômico fornecendo armas de guerra. A "população pés descalços" por si só, sempre será esmagada.
A tecnologia acaba quando os soldados tem que descer para o campo de batalha como florestas e montanhas...
Faltam "pés descalços" em um país da América do Sul.
Se usar Thunderbell ,você vence qualquer Guerra.
GUERRA E POLÍTICA SEMPRE A POLÍTICA VAI VENCER
Não. Guerra é a política por outros meios.
Clausewitz
Agora foi a vez da Síria; a não muito tempo o Afeganistão, antes o Vietnan. Qual será o próximo?
Sei lá pode ser o Brasil pq Não?
A Síria ganhou?
@@kevynpontes9223No final das contas todos perdem, Dilma Rousseff kkkkkkkkkkkkk.
O seja, Não existe exército invencível !!
Nunca vai existir amigo.
Marcelo fala um pouquinho sobre a visita de Biden a Angola meu país
Não creio que as batalhas de Roma contra Cartago e os partas sejam bons exemplos de guerra assimétrica. Essas batalhas acabaram sendo travadas no estilo tradicional de confrontação entre blocos de exércitos inimigos. Um exército menor fazer uma pinça é um movimento conhecido. Guerra assimétrica tem mais a ver com guerrilha. Na própria guerra contra Aníbal, um bom exemplo foi a estratégia de Fábio Máximo de não confrontar diretamente, mas emboscar linhas de suprimentos cartaginesas. Tamto que ganhou o nome de estratégia fabiana.
Daniel profetizou essa fato a Nabucodonosor.. e parece está fadado a se repetir..
guerra nao se vence somente no campo de batalha nos tempos modernos mais ainda
Não se preocupem logo voltaremos a guerrear de arco flecha 🏹 ou pior a pau e pedra.
Preciso comprar uma biografia de Aníbal Barca!
"Varo traga as minhas legiões" faltou Teutoburgo...
Ms. Os cavalos usam ferraduras, kkk...
Esse vídeo é um positivismo para aumentar nossa autoestima e estimular-mos á ficarmos de pé contra a nova dominação.
Isso mostra que nem sempre a tecnologia ou ter um exército poderoso vai fazer a diferença Afeganistão é um exemplo onde os EUA tiverem que fugir
Vietnã foi vergonhoso para os EUA. Aqueles mini homens e esqualidos pela pela fome, venceram e os EUA literalmente fugiu. Nenhuma guerra com outro país matou tantos americanos.
Morreram cerca de 70 mil americanos no Vietnã...Se bobear é isso que morre de gente só de homicídios no Brasil por ano
Apaga isso pq você não conhece nada de história de guerra, os EUA ganhou praticamente todas as batalhas no Vietnã, obrigando o Vietnã do norte a assinar um tratado de paz e se unificar ao Vietnã ao Vietnã do Sul, mas assim que os EUA se retiraram do país o Vietnã do norte rasgou o tratado de paz e atacou o Vietnã do Sul a covardia
@@JúniorRibeiro-k1g mano se a Rússia propôr um contrato de paz com a Ucrânia só por não conseguir avançar e acabar perdendo os territórios q conquistou e isso n faz dela derrotada, a questão é q os EUA não foram capazes de neutralizar o comando inimigo por isso perdeu não adianta matar vários inimigos presisa ter existo nos avancos e nos objetivos no caso dos EUA eles falharam nisso, isso faz deles derrotados sim.
@@JúniorRibeiro-k1gE os Estados Unidos não quiseram voltar.
"Explore os pontos francos do oponente " by marin
Outro exemplo romano é a derrota de roma pelos germânicos na floresta
Então Gengis kan aprendeu com os partas
Vietnã venceu a guerra perdendo todas as batalhas , os EUA perdeu a guerra vencendo todas as batalhas!!
O que o Vietnã do Norte tinha muito é gente querendo e dispostas a morrer pela causa! A moral da tropa era sempre alta a uma taxa de 10 pra 1 ( fora a gigantesca perda de vidas civis ) o sacrifício foi gigante!!
Limites traçados proibiram os Estados Unidos de atacar tropas em países vizinhos isso destruiu o moral das tropas, erro que foi repetido no início da guerra da Ucrânia !!
q mania é essa de justificar a derrota dos EUA kkkk
parece ate q ficaram ofendidos, e começam a inventar um plano do xadrez 4d pra justificar o obvio
o Marcelo foca nas guerras antigas dos Países Baixos, mas é aqui na Dinamarca onde a verdadeira história se conta, como a surra que os romanos levaram do vikings nas muralhas da britânica, dentre tantas outra história, mas pra um brasileiro convencional, eu sugiro que venha visitar os Museus, cemitério vikings, etc. a história está aqui.
O estados unidos saíram do Vietnã por pressão política , mas não pq "foram derrotados campo de batalha". Mas assim como no Vietnã os russos sóvietis experimentaram do mesmo na Afeganistão.
A vitória do exército vermelho contra o exército branco e os maiores impérios militares da época, na guerra civil russa, não seria outro exemplo?
Guerra civil chinesa.
O Afeganistão conseguiu a proeza de ser invadido por duas super-potências e ter conseguido vencer estas duas super-potências.
Alguém sabe me dizer quantos soldados americanos estavam no Vietnam qua do o Norte invadiu e derrotou o Sul?
3:46 game of thrones, 6 temporada por aí. Foi cruel