@@DanteBronzin O socialista democrático é aplicado no contexto de uma economia socialista, ou seja, com propriedade pública dos meios de produção, porém, dentro de um regime democrático. Por outro lado, a social democracia defende uma economia mista, capitalista mas com grande participação do Estado.
Mano é um comunicador político espetacular! Poucos no Brasil conseguem passar suas ideias de forma tão coesa. Parabéns ao Livres por mais um Política em 20 primoroso! Já estou divulgando onde posso 👍🏽
PSDB nasceu na social-democracia durante o processo de redemocratização, mas isso ficou só na formalidade do nome. Desde o Governo FHC, o PSDB migrou para a centro-direita e se posicionou no social-liberalismo na prática institucional. A política tucana é privatista. O PT, desde o primeiro governo Lula, é um partido social-democrata, apesar de suas raízes no marxismo e no novo sindicalismo. O partido foi se moderando para a centro-esquerda desde o início dos anos 2000, abandonando um radicalismo à esquerda mais próximo dos ideais revolucionários. A social-democracia de fato, em sua essência, está representada muito mais no trabalhismo do PDT, que herdou os frutos do antigo PTB. É no PDT, e também no PSB, que se percebe, na prática, a concepção do socialismo democrático na política brasileira.
Amg, o PDT e PT são sim de Centro Esquerda, porém, o PT não é Social Democrata como disse, mas sim Social Liberal... Que é o neoliberalismo progressista no Brasil !
Existe essa confusão ao definir Socialismo Democrático X Social-Democracia X Liberalismo Social. Acho que a definição usada no vídeo para social-democracia é mais adequada ao socialismo democrático.
Concordo, e no caso qual seria a diferença entre Social Democracia e Socialismo Democrático? Já vi utilizarem como sinônimos e tbm já vi usarem Social Democracia como sinônimo de Liberalismo Social.
@@rx8play uma vez ouvir que os socialistas democratico ainda querem alcançar o socialismo e posteriomente o comunismo só que através das instituições, enquanto os sociais-democratas reconheceram que é uma utopia e so estão focados em tentar corrigir algumas desigualdades causadas pelo mercado através do estado.
@@williamnovaes1255 a base da esquerda é alcançar o socialismo independente de como começar... oq não é ruim, varios aceitam o socialismo como utopia (eu) mas sabem que o único caminho para ter uma economia com uma boa base de desenvolvimento social é ir em busca do socialismo, mesmo que não alcance o caminho já sería o suficiente.
@@BeenCarvalho Não generalize. A esquerda revolucionária sim, tem como objetivo o socialismo. A esquerda reformista como os sociais-democratas não, nem democraticamente, eu sou social-democrata e priorizo as liberdades individuais, que o socialismo jamais respeitou.
@@BeenCarvalho Os liberais não estão preocupados com o crescimento econômico diferente do progressista, o que importa é o baixo crescimento econômico quando a economia cresce pouco não gera empregos e quando o desemprego está muito elevado muitos desempregados precionam o salário para baixo, e quando o salário está baixo o custo do trabalho do empregado fica baixo então a taxa de lucro individual de cada empresários fica elevada eles ganham mais dinheiro com o desemprego querem a taxa de lucro e não a massa de lucro
Historicamente, a social-democracia europeia rompeu formalmente com o marxismo há muitas décadas. Em outras palavras, deixou de se descrever como braço do marxismo há bastante tempo, apesar de suas origens. Não à toa, vários economistas ortodoxos se definem como social-democratas. Essa caracterização não é exatamente tão simples.
@@romalatinista Com o Keynesianismo. O "liberalismo" de Keynes é só retórico, pq na prática ele fundou outra escola econômica. O Keynesianismo não é liberal, ele é apenas "keynesiano".
@@romalatinista Como um professor de economia política me falava, o liberalismo heterodoxo seria o Keynes e o "equivalente" marxista (ou seja, comunista heterodoxo) seria o Kalecki.
olha o marxista curtindo e seguindo o canal, gostei do rigor epistemológico, historiográfico e o referencial bibliográfico das suas argumentações, estou na faze da minha formação acadêmica em que, preciso estudar tudo isso e ler sobre os teóricos citados por você camarada liberal, ótimo trabalho!
O partido de Stálin era o Partido Operário Social-Democrata Russo... os nomes que damos para um partido político ou para um político não correspondem, de fato, à realidade.
Quando o partido se formou ainda não tinha havido a separação entre bolcheviks (futuros comunistas) e mencheviks (socias-democratas). Um caso curioso atual é o do Partido Socialista suíço que, embora seja um partido único, seja Socialista em francês e Social-democrata em alemão
O PSDB tem Social-Democrata só no nome, acho que o PDT é o mais próximo da SD, visto que o Trabalhismo brasileiro é um desenrolar da Social-Democracia no mundo.
Concordo, PSDB é muito mais próximo de social-liberal. FHC foi protagonista em privatizações no período pos ditadura, PDT é o mais social-democrata, Ciro Gomes se apresenta desse jeito
@@romalatinista Então, o Mano no vídeo acaba falando uma diferença que é essencial na minha visão. O social-liberal tem um olhar numa perspectiva mais no indivíduo do que em classes, que justamente se encaixa mais no social-democrata
@@romalatinista depende da pessoa. Partido NOVO da para encontrar pessoas com essa concepção de valorização da individualidade. PDT, PSB E REDE se encontra mais esse eixo q olha para algo de grupos e classe
@@canaldomoll ciro Gomes é um falastrão. O cara, em toda sua carreira política, sempre viveu trocando de partidos, hoje está monopolizando o pdt. Se tivermos ele como exemplo de "social democrata", estamos ferrados.
@@romalatinista Não é a prática na maioria, mas isso não significa ser Social Democrata. Aliás o partido trabalhista britânico foi e é Social Democrata/Socialista, o Social Liberalismo ganhou espaço por algumas alianças na Europa e manchou a ideologia onde ela mais ganhou força.
NÃO gosto do termo social liberal, pois sempre há uma confusão com a social democracia, e nos países escandinavos há muitos sociais liberais que tomam pautas da social democracia embora seja óbvio que um liberal social jamais iria contra o estado de bem estar social, em defesa de um estado mínimo neoliberal.
A social democracia européia (onde ela surgiu e se desenvolveu) evoluiu muito desde os anos 50, rompeu com suas matrizes históricas socialistas, não olha mais a sociedade sob o prisma da luta de classes e aceita plenamente a economia de mercado. Claro que a denominação "democrata" está historicamente datada, pois visava distinguir os socialismos que aderiam a regimes ditatoriais ou totalitários. A social democracia, no entanto, defende sim um Estado de bem estar social forte, que corrija as distorções criadas pela economia de mercado e que, efetivamente, garanta oportunidades para todos. A denominação liberal social é mais recente e não tem correntes políticas historicamente definidas. Também é uma tentativa de mitigação das distorções do capitalismo. Enfim, hoje são correntes de pensamento que se distinguem muito mais na nuança do debate sobre o tamanho do Estado. Não revelam, como disse Pedro Doria em um comentário com o qual discordo radicalmente, visões de mundo diametralmente diversas. Só um último comentário, a denominação "democrata", por razões diversas, me parece fundamental hoje. Há um movimento mundial contrário à democracia, principalmente à democracia liberal. Então, eu seria mais favorável a uma denominação Liberal Democrata do que Social Liberal. Para mim, o liberalismo também já evoluiu e somente os neoliberais mais radicais pregam um Estado mínimo, desregulação, etc. As crises de 2008 e do Covid e agora todas as crises internacionais que vivemos, além do crescimento dos movimentos de extrema-direita, principalmente junto a movimentos operários, antes de esquerda, demonstram a importância do Estado dentro de uma economia liberal corrigida e de uma sociedade democrática.
Vídeo muito bom. Só uma questão para se tomar cuidado. Não há definição pacífica sobre o que é “democracia”. Seria muito interessante frisar que aqui se tem como democracia aquilo que se desenvolve dentro do liberalismo. Abraços!
#### Sumário O vídeo discute as diferenças entre social liberalismo e social democracia, destacando suas origens, visões econômicas e políticas, e a possibilidade de coalizão entre os dois movimentos. #### Destaques - 💡 O social-liberalismo é um desdobramento interno do liberalismo, enfatizando a importância da liberdade individual e reconhecendo o papel do Estado na promoção da igualdade de oportunidades. - 💡 A social-democracia surge como um desdobramento do socialismo, aceitando a democracia e buscando reformar o capitalismo por meio do Estado, priorizando o crescimento econômico e a melhoria das condições dos trabalhadores. - 💡 Apesar das diferenças ideológicas, é possível haver coalizão entre liberais e social-democratas em contextos específicos, como ocorreu em partidos políticos e governos ao redor do mundo. - 💡 O vídeo ressalta a importância de os valores de liberdade orientarem as ações políticas, priorizando pautas que promovam a liberdade individual e combatam restrições à mesma. - 💡 A atuação política deve ser guiada pela busca pela liberdade, apoiando pautas que avancem nesse sentido, independentemente de alianças políticas temporárias.
Me veio uma dúvida: como o social liberalismo permite que o Estado promova igualdade econômica para cada indivíduo? ou esse âmbito não é atribuído ao Estado e sim ou próprio indivíduo?
Igor, o ponto central do social liberalismo é a promoção da igualdade de oportunidades, não a igualdade de resultados. Estilos de vida diferentes naturalmente levam a situações econômicas diferentes - e isso é positivo. O que precisamos garantir é que todos tenham condições mínimas para escolher com dignidade.
Diria que o social-democrata fica entre esquerda e centro-esquerda. E o social-liberal entre centro-esquerda e centro. Pq tem as variações individuais e contextuais.
@@ftr808 dependendo do conceito de esquerda que você aceita isso vai fazer menos ou mais sentido. Uma definição de alguns intelectuais que eu acho boa é sobre o juízo da desigualdade. A esquerda tende a uma preocupação grande com desigualdade material, enquanto a direita dá mais valor a liberdades negativas e prefere endereçar apenas o problema da pobreza, muitas vezes sequer considerando que desigualdade seja um problema. Eu penso que um legítimo liberal precisa necessariamente defender a igualdade de oportunidades, mas não vou me alongar nisso pq vai ficar muito grande. Agora, um social-liberal muitas vezes vai defender não só a igualdade no ponto de partida, como vai defender também distribuição de riqueza, cotas sociais em universidades, ações afirmativas... O social-liberal inclusive vai ter menos preciosismo no que se refere ao Estado como prestador dos serviços de saúde e educação, mesmo que vá necessariamente lutar por mercados abertos e maximização da participação do setor privado. Por isso eu diria que podem ser considerados "liberais de esquerda". Mas, como coloquei antes, existem variações individuais.
Dependendo do contexto de cada país, sociais liberais vão ser qualquer coisa entre centro direita e centro esquerda. Tipo, o PSDB do governo Fernando Henrique era visto como de direita, mas era mais ou menos um governo parecido com o do Bill Clinton nos EUA e do Tony Blair no Reino Unido, tidos como de esquerda. Eu diria que liberalismo clássico/neoliberalismo é a centro direita, social-liberalismo o centro e social democracia a centro-esquerda. Todos têm uma visão mais ou menos parecida em temas de cidadania, mas têm visões de economia e moralidade distributiva diferentes.
Em sociedades humanas o melhor laboratório é a própria Sociedade. No Mundo (em especial nos países de Cultura Ocidental) só deu certo a Democracia Liberal (Com Sistemas de Pesos e Contrapesos idealizado por Montesquieu) e a Economia de Mercado. A Social Democracia na Linha do Tempo; firmou-se como a única forma de evitar certos extremos de desigualdade com a preservação das franquias democráticas e eficiência econômica (produtividade alta para manter a Economia funcionando e tb garantir Rotatividade no Poder e Liberdades (pensamento, religião, sindical, imprensa, política de organização). Não existem mais espaços para experimentalismos sem a certeza histórica do Fracasso (nihil obstat).
Sim, todos os governos brasileiros foram sócias democratas todos auemntaram os gastos do governo e auemntaram impostos. O FHC privatizou pq não tinha pra onde correr tanta que nos debates presidenciais sempre escondiam q tinha privatizados.
Eu sou um Conservador Liberal de Centro-Direita (Direita Moderada). Sou um Conservador nos Costumes (contra o Aborto, contra a Legalização das drogas, contra ideologia de gênero e legalização do casamento gay) e Liberal na Economia, com o Livre Mercado, Liberdade Econômica, Estado Menor e com menos Impostos, porém tudo com Equilíbrio e Moderação, sem Extremismo nenhum, seja de Direita e Esquerda.
Se você defende esse nível de intervenção do estado na vída individual você está longe de qualquer corrente de pensamento liberal, esse tipo de ideologia é mais próxima do que os reacionários defendem, nem mesmo os liberais conservadores aceitam esse nível de interferência do estado.
@@konoko-o3o é isso que eu acho engraçado. Como que a pessoa se diz LIBERAL, diz ser contra o Estado se meter na vida dos outros, mas ao mesmo tempo é contra "liberdades individuais"?? Vai entender essa direita brasileira hahajahaha
Eu sou liberal mas defendo que o estado defina com quais indivíduos eu posso me casar... Por favor... Com certeza você é um conservador, com mais certeza ainda você não é um liberal.
@@felipanicchannel3495 é que liberal e conservador juntos na mesma frase é lamentável kkkkk mas enfim, cada um na sua, posso dizer que sou "comunista na economia e liberal nos costumes" 😂😂😂
@@ewertonlima775 Quem diz isso não sabe o que está falando. O próprio surgimento do Conservadorismo está atrelado ao Liberalismo, Edmund Burke criou o Conservadorismo junto com o Conservadorismo Liberal ou Liberal Conservador. O termo se originou na Revolução Francesa quando Burke defendia o ideal de acabar com o absolutismo, porém repudiava totalmente os revolucionários quererem reinventar uma sociedade, mudando até mesmo seus costumes e suas tradições, tirando uma monarquia que já havia passado por absolutismo, feudalismo e estava há centenas de ano no poder e cristalizada na cultura francesa.
@@felipanicchannel3495 Assim, ela falou de forma bruta, mas em certo ponto ela está correta, não há como você ser conservador e liberal ao mesmo tempo, ainda que na economia, porque a economia está intimamente ligada ao indivíduo e dessa forma ela pode em algum momento se chocar com os seus valores. Então não tem como você ser conservador nos costumes e liberal na economia, ou você é liberal ou é conservador.
Na verdade o que tivemos foi trinta anos de democracia liberal ,o FHC estava mais para um liberal de centro o PT também só teve a estética socialista e conservou alguns traços de governos liberais da década de noventa
@@pauloarthuralbuq9004 oi oi Paulo, embora ambos tenham o princípio liberal das liberdades individuais, o foco do neoliberalismo são as liberdades econômicas em caráter global, Estado mínimo, não regulação do Estado, relações comerciais sem intermédios de governos, praticamente extinção de barreiras comerciais. Em suma, foco são as grandes corporações atuando, ou ao menos é isso na prática. Quanto ao liberalismo social o vídeo já expôs. Vlw!
O Social Liberalismo é um Espectro Político de Centro. A Social-Democracia é um Espectro de Esquerda. O Neoliberalismo é um Espectro Político de Direita.
O progressista é baseado na ciência e razão não usa a religião para se basear porém não tem nada contra as religiões, já o conservadores se baseiam na religião Deus acima de todos por exemplo negam a ciência dizem que a terra é plana, já o progressista acredita na ciência na evolução do estado e do bem estar das pessoas, não se limitam a criticar religião, raça, sexo ou sexualidade
Nem sempre, eu faço parte do contexto científico. Muitos progressistas de minha convivência, ignoram fatores científicos que sejam opostos as suas crenças, usam somente o que lhes convém. Achados da ciência ligados a genética e ao biológico são as coisas que mais são ignoradas por progressistas no meio científico. Mas isso é o que tiro da minha experiência com essas pessoas.
Celso furtado no plano real disse nos estamos trocando uma inflação por uma dívida interna e um tripé macroeconômico que vai condenar a economia a não crescer, isso apoiado pelos empresários pelos bancos e bilionários
Correções: 1- FHC/PSDB não são sociais democratas né, por favor. Só está no nome KKKKK. 2- Correção: sociedade sem classes é o comunismo, não o socialismo (como você menciona no vídeo). 3- E, principalmente, qla Venezuela não é socialista. Não se propõe a tal. É apenas anti-imperialista. Enfim, erros (para não dizer má-fé) bem grandes para um liberal "estudado". Fala bem mas o discurso e é sempre o mesmo.
Não há ninguém que valorize mais a Democracia que Socialistas (sejam marxistas ou anarquistas). Simplesmente nenhum destes sente que as democracias liberais capitalistas sejam democráticas de facto, daí chamarem-nas de Ditaduras da Burguesia ou Democracias Burguesas. Falta a economia tornar-se ela própria democrática para que os trabalhadores vejam as suas individualidades pessoais empoderadas e para que eles se sintam livres e donos dos seus próprios destinos. Por outro lado, o facto do Orador falar em Estatização enquanto uma via Socialista é um pouco enganador. Tu podes ter Socialismo de Mercado sem Estado...e podes ter Capitalismo de Estado. A quantidade de Estado/Mercado em nada afecta o conceito de Socialismo (cuja definição se traduz pela propriedade socializada dos meios de produção de bens/serviços essenciais à vida humana). E é igualmente enganador o Orador falar em Democracia como se fosse algo binário (existe / não existe). A democracia é um conceito relativo - pode ser mais ou menos democrático como os EUA são menos democráticos que Portugal, mas são mais democráticos que a Arábia Saudita ou a Coreia do Norte. E há aquela velha questão...democracia para quem? Botar uma cruz de 4 em 4 anos é democrático? Os locais de trabalho (maioritariamente corporações, onde passamos a maior parte das nossas horas de vida útil) são democráticos ou são ditaduras? Eu já fui Social Liberal por muitos anos e na verdade é a ideologia dominante no Mundo para além do Neoliberalismo. Tudo isto até entender que o Liberalismo está roto historicamente e o único herdeiro real desta corrente filosófica é o Anarquismo... que é uma corrente socialista. Eu só sou livre como indivíduo se eu tiver a oportunidade de participar com igualdade nas decisões das coisas que mais me afectam. Seja no local de trabalho (cooperativas), seja através de Assembleias de Cidadãos.
Essa é a década de o Brasil findar as políticas de cotas raciais, que necessariamente tem que ser temporárias, com prazo certo. Mantê-las seria privilégio puro e simples.
@@marasantana3500 não, não acho isso, acho q cota socia9s seria mais justo apenas, visto q vai ajudar todos os mais pobres independente da cor da pele.
Sim, e aí? Social-democracia é capitalismo com Estado. Não confunda com "socialismo". São duas ideologias distintas, uma de centro-esquerda e outra de extrema-esquerda anticapitalista.
E desde quando a social democracia é contra privatizações? Só olhar na Europa os países sociais democratas possuí as maiores econômias de mercado no mundo
Kkkkkkkkkk Social Liberal não existe ....são excludentes Social- Liberal ....não se conversam ....Liberalismo é cada um por si e quem pode mais chora menos.
Teríamos de definir o que é esquerda. Se o que é esquerda for definido pela relevância da preocupação social eu diria que sim. Se for entendida como prevalência do estado sob todas as coisas, não.
Penso que o liberalismo de esquerda é justamente o liberalismo social ou social liberalismo ou liberalismo progressista. O liberalismo de direita, é o liberalismo conservador ou ultraliberalismo que tende a uma visão bem economicista da política e do social.
@@bacanabem nada a ver... O liberalismo social seria no máximo de centro, mas é uma posição política de centro-direita. O liberalismo de esquerda é um pouco diferente. Enquanto o social liberalismo foca em combater a pobreza, o liberalismo de esquerda foca em combater a desigualdade.
Os liberais não estão preocupados com o crescimento econômico diferente do progressista, o que importa é o baixo crescimento econômico quando a economia cresce pouco não gera empregos e quando o desemprego está muito elevado muitos desempregados precionam o salário para baixo, e quando o salário está baixo o custo do trabalho do empregado fica baixo então a taxa de lucro individual de cada empresários fica elevada eles ganham mais dinheiro com o desemprego querem a taxa de lucro e não a massa de lucro
Se o socialismo-democrata tolera o mercado, o liberalismo-social tolera o estado.
melhor comentário! kkkk
Socialismo democrático e social-democracia são coisas diferentes
@@thiagovictor455 , poderia me explicar, por favor?
@@DanteBronzin O socialista democrático é aplicado no contexto de uma economia socialista, ou seja, com propriedade pública dos meios de produção, porém, dentro de um regime democrático. Por outro lado, a social democracia defende uma economia mista, capitalista mas com grande participação do Estado.
Mano é um comunicador político espetacular! Poucos no Brasil conseguem passar suas ideias de forma tão coesa. Parabéns ao Livres por mais um Política em 20 primoroso! Já estou divulgando onde posso 👍🏽
Muito obrigado, Gabriel!
Perfeito esse vídeo! Me considero uma social liberal, pois moro no Reino Unido há muitos anos e é exatamente assim.
Sou social democrata e moro na Noruega, que é assim
Na parte da composição política entre SD's e LS's é possivel citar o partido REDE sustentabilidade, onde ambos convivem
Eu incluiria o PDT como representante da social-democracia. Leonel Brizola e Ciro representam mais a social-democracia do que Lula, na minha opinião.
Exato, o PT foi um partido de centro-esquerda reformista.
Ciro é uma farsa.
PDT é desenvolvimentista
@@jinkazaragi5473 porque?
Eu tenho que ver esse vídeo de novo. Muito rico em informações e sou uma mera iniciante. 😅
Muito obrigado, Indhyannara!
Mano Ferreira, sempre cirúrgico.
Esclarecedor.
Excelente!
PSDB nasceu na social-democracia durante o processo de redemocratização, mas isso ficou só na formalidade do nome. Desde o Governo FHC, o PSDB migrou para a centro-direita e se posicionou no social-liberalismo na prática institucional. A política tucana é privatista.
O PT, desde o primeiro governo Lula, é um partido social-democrata, apesar de suas raízes no marxismo e no novo sindicalismo. O partido foi se moderando para a centro-esquerda desde o início dos anos 2000, abandonando um radicalismo à esquerda mais próximo dos ideais revolucionários.
A social-democracia de fato, em sua essência, está representada muito mais no trabalhismo do PDT, que herdou os frutos do antigo PTB. É no PDT, e também no PSB, que se percebe, na prática, a concepção do socialismo democrático na política brasileira.
Amg, o PDT e PT são sim de Centro Esquerda, porém, o PT não é Social Democrata como disse, mas sim Social Liberal... Que é o neoliberalismo progressista no Brasil !
Existe essa confusão ao definir Socialismo Democrático X Social-Democracia X Liberalismo Social. Acho que a definição usada no vídeo para social-democracia é mais adequada ao socialismo democrático.
Concordo, e no caso qual seria a diferença entre Social Democracia e Socialismo Democrático? Já vi utilizarem como sinônimos e tbm já vi usarem Social Democracia como sinônimo de Liberalismo Social.
@@rx8play uma vez ouvir que os socialistas democratico ainda querem alcançar o socialismo e posteriomente o comunismo só que através das instituições, enquanto os sociais-democratas reconheceram que é uma utopia e so estão focados em tentar corrigir algumas desigualdades causadas pelo mercado através do estado.
@@williamnovaes1255 a base da esquerda é alcançar o socialismo independente de como começar... oq não é ruim, varios aceitam o socialismo como utopia (eu) mas sabem que o único caminho para ter uma economia com uma boa base de desenvolvimento social é ir em busca do socialismo, mesmo que não alcance o caminho já sería o suficiente.
@@BeenCarvalho Não generalize. A esquerda revolucionária sim, tem como objetivo o socialismo. A esquerda reformista como os sociais-democratas não, nem democraticamente, eu sou social-democrata e priorizo as liberdades individuais, que o socialismo jamais respeitou.
@@BeenCarvalho Os liberais não estão preocupados com o crescimento econômico diferente do progressista, o que importa é o baixo crescimento econômico quando a economia cresce pouco não gera empregos e quando o desemprego está muito elevado muitos desempregados precionam o salário para baixo, e quando o salário está baixo o custo do trabalho do empregado fica baixo então a taxa de lucro individual de cada empresários fica elevada eles ganham mais dinheiro com o desemprego querem a taxa de lucro e não a massa de lucro
Tô cada vez mais me descobrindo liberal
Q bom cara
Q liberal? Social ou neo?
Uau, estou impressionado com este vídeo, bom demais! Parabéns, Livres e Mano Ferreira!
Obrigado!
Historicamente, a social-democracia europeia rompeu formalmente com o marxismo há muitas décadas. Em outras palavras, deixou de se descrever como braço do marxismo há bastante tempo, apesar de suas origens. Não à toa, vários economistas ortodoxos se definem como social-democratas. Essa caracterização não é exatamente tão simples.
@@romalatinista Keynesianismo pode ser social liberal
@@romalatinista Com o Keynesianismo. O "liberalismo" de Keynes é só retórico, pq na prática ele fundou outra escola econômica. O Keynesianismo não é liberal, ele é apenas "keynesiano".
@@romalatinista Como um professor de economia política me falava, o liberalismo heterodoxo seria o Keynes e o "equivalente" marxista (ou seja, comunista heterodoxo) seria o Kalecki.
@@viniciusbento534 eu vejo muito liberal dizendo que o keynesianismo é ultrapassado, se puder me responder, você sabe o porquê?
@Lucas Pereira Mas que saiba as experiências sociais democratas na Europa tiveram o Keynes como inspiração de modelo econômico.
olha o marxista curtindo e seguindo o canal, gostei do rigor epistemológico, historiográfico e o referencial bibliográfico das suas argumentações, estou na faze da minha formação acadêmica em que, preciso estudar tudo isso e ler sobre os teóricos citados por você camarada liberal, ótimo trabalho!
Liberté, Igualité e Fraternité.
Aula espetacular! 👏🏻
Thomas paine e Leonard hobhouse grandes liberais-sociais
Maravilhoso
O partido de Stálin era o Partido Operário Social-Democrata Russo... os nomes que damos para um partido político ou para um político não correspondem, de fato, à realidade.
Quando o partido se formou ainda não tinha havido a separação entre bolcheviks (futuros comunistas) e mencheviks (socias-democratas). Um caso curioso atual é o do Partido Socialista suíço que, embora seja um partido único, seja Socialista em francês e Social-democrata em alemão
13:34 benefícios e custos para quem? Por isso vemos teto de gastos
Complexos sociais
O PSDB tem Social-Democrata só no nome, acho que o PDT é o mais próximo da SD, visto que o Trabalhismo brasileiro é um desenrolar da Social-Democracia no mundo.
Concordo, PSDB é muito mais próximo de social-liberal. FHC foi protagonista em privatizações no período pos ditadura, PDT é o mais social-democrata, Ciro Gomes se apresenta desse jeito
@@romalatinista Então, o Mano no vídeo acaba falando uma diferença que é essencial na minha visão. O social-liberal tem um olhar numa perspectiva mais no indivíduo do que em classes, que justamente se encaixa mais no social-democrata
@@romalatinista depende da pessoa. Partido NOVO da para encontrar pessoas com essa concepção de valorização da individualidade. PDT, PSB E REDE se encontra mais esse eixo q olha para algo de grupos e classe
@@canaldomoll ciro Gomes é um falastrão.
O cara, em toda sua carreira política, sempre viveu trocando de partidos, hoje está monopolizando o pdt.
Se tivermos ele como exemplo de "social democrata", estamos ferrados.
@@romalatinista Não é a prática na maioria, mas isso não significa ser Social Democrata. Aliás o partido trabalhista britânico foi e é Social Democrata/Socialista, o Social Liberalismo ganhou espaço por algumas alianças na Europa e manchou a ideologia onde ela mais ganhou força.
NÃO gosto do termo social liberal, pois sempre há uma confusão com a social democracia, e nos países escandinavos há muitos sociais liberais que tomam pautas da social democracia embora seja óbvio que um liberal social jamais iria contra o estado de bem estar social, em defesa de um estado mínimo neoliberal.
posição daorinha, apesar de eu ser bem crítico quanto ao reformismo
A social democracia européia (onde ela surgiu e se desenvolveu) evoluiu muito desde os anos 50, rompeu com suas matrizes históricas socialistas, não olha mais a sociedade sob o prisma da luta de classes e aceita plenamente a economia de mercado. Claro que a denominação "democrata" está historicamente datada, pois visava distinguir os socialismos que aderiam a regimes ditatoriais ou totalitários. A social democracia, no entanto, defende sim um Estado de bem estar social forte, que corrija as distorções criadas pela economia de mercado e que, efetivamente, garanta oportunidades para todos. A denominação liberal social é mais recente e não tem correntes políticas historicamente definidas. Também é uma tentativa de mitigação das distorções do capitalismo. Enfim, hoje são correntes de pensamento que se distinguem muito mais na nuança do debate sobre o tamanho do Estado. Não revelam, como disse Pedro Doria em um comentário com o qual discordo radicalmente, visões de mundo diametralmente diversas.
Só um último comentário, a denominação "democrata", por razões diversas, me parece fundamental hoje. Há um movimento mundial contrário à democracia, principalmente à democracia liberal. Então, eu seria mais favorável a uma denominação Liberal Democrata do que Social Liberal. Para mim, o liberalismo também já evoluiu e somente os neoliberais mais radicais pregam um Estado mínimo, desregulação, etc. As crises de 2008 e do Covid e agora todas as crises internacionais que vivemos, além do crescimento dos movimentos de extrema-direita, principalmente junto a movimentos operários, antes de esquerda, demonstram a importância do Estado dentro de uma economia liberal corrigida e de uma sociedade democrática.
Parabéns! pela live, principalmente quando leva em consideração o contexto de cada época em cada situação.
Muito obrigado, Manoel!
Vídeo muito bom. Só uma questão para se tomar cuidado. Não há definição pacífica sobre o que é “democracia”. Seria muito interessante frisar que aqui se tem como democracia aquilo que se desenvolve dentro do liberalismo. Abraços!
Sim, acredito que temos que enfatizar que o que chamamos popularmente de Democracia se trata da democracia liberal.
Boa tarde!
Boa tarde!
Desculpa minha ignorância.
A Constituição brasileira (1988) não foi forjada para viabilizar a social-democracia?
Pdt seria social democrata?
Excelente conteúdo, Mano! Muito obrigado!
Obrigado, Andrei!
Uau, que vídeo incrível!!
Obrigado, Dario!
#### Sumário
O vídeo discute as diferenças entre social liberalismo e social democracia, destacando suas origens, visões econômicas e políticas, e a possibilidade de coalizão entre os dois movimentos.
#### Destaques
- 💡 O social-liberalismo é um desdobramento interno do liberalismo, enfatizando a importância da liberdade individual e reconhecendo o papel do Estado na promoção da igualdade de oportunidades.
- 💡 A social-democracia surge como um desdobramento do socialismo, aceitando a democracia e buscando reformar o capitalismo por meio do Estado, priorizando o crescimento econômico e a melhoria das condições dos trabalhadores.
- 💡 Apesar das diferenças ideológicas, é possível haver coalizão entre liberais e social-democratas em contextos específicos, como ocorreu em partidos políticos e governos ao redor do mundo.
- 💡 O vídeo ressalta a importância de os valores de liberdade orientarem as ações políticas, priorizando pautas que promovam a liberdade individual e combatam restrições à mesma.
- 💡 A atuação política deve ser guiada pela busca pela liberdade, apoiando pautas que avancem nesse sentido, independentemente de alianças políticas temporárias.
Muito bom, parabéns
Eu poderia implicar, então, que o ramo do liberalismo que o Livres segue é o do Social-Liberalismo?
O LIVRES tem muitos liberais diferentes, é mais provável que eles sejam um guarda chuva que abrangem diferentes ramos do liberalismo.
@@konoko-o3o entendi, muito obrigado!
Parabéns pelo vídeo
Ótimo vídeo. Parabéns!
Me veio uma dúvida: como o social liberalismo permite que o Estado promova igualdade econômica para cada indivíduo? ou esse âmbito não é atribuído ao Estado e sim ou próprio indivíduo?
O que queres dizer com igualdade económica?
Igor, o ponto central do social liberalismo é a promoção da igualdade de oportunidades, não a igualdade de resultados. Estilos de vida diferentes naturalmente levam a situações econômicas diferentes - e isso é positivo. O que precisamos garantir é que todos tenham condições mínimas para escolher com dignidade.
Excelente vídeo!
muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Boa!
Mais um vídeo primoroso, Mano. Parabéns!
Obrigado!
Parabéns pela explicação, bem didático!
Obrigado, Glailton!
No meu viver ns democrático de direito
vídeo otimo!!
Em menos de 2 minutos ganhei 20 de qi
Teve um corte no fim do vídeo. Cortou a frase. Acho q vale arrumar se der
Quais políticos atuais seriam considerados sociais liberais? Macron?
Ótimo vídeo.
Collor é collorido 🏳️🌈
Ganhou minha inscrição pela qualidade. Torço que se esforce pela imparcialidade para que não ofenda os que tem entendimento e te assistem. 🤘
Obrigado, Luiz!
Sou um liberal social, descobri agora hahaha
Muito bom, Wesley! Fico feliz.
Social democrata é o centro-esquerda e o social liberal é então o centro-direita, certo?
Centro
Diria que o social-democrata fica entre esquerda e centro-esquerda. E o social-liberal entre centro-esquerda e centro. Pq tem as variações individuais e contextuais.
dudtube Como que social liberal é centro esquerda se é a favor do livre mercado com baixa regulação estatal?
@@ftr808 dependendo do conceito de esquerda que você aceita isso vai fazer menos ou mais sentido. Uma definição de alguns intelectuais que eu acho boa é sobre o juízo da desigualdade. A esquerda tende a uma preocupação grande com desigualdade material, enquanto a direita dá mais valor a liberdades negativas e prefere endereçar apenas o problema da pobreza, muitas vezes sequer considerando que desigualdade seja um problema. Eu penso que um legítimo liberal precisa necessariamente defender a igualdade de oportunidades, mas não vou me alongar nisso pq vai ficar muito grande. Agora, um social-liberal muitas vezes vai defender não só a igualdade no ponto de partida, como vai defender também distribuição de riqueza, cotas sociais em universidades, ações afirmativas... O social-liberal inclusive vai ter menos preciosismo no que se refere ao Estado como prestador dos serviços de saúde e educação, mesmo que vá necessariamente lutar por mercados abertos e maximização da participação do setor privado. Por isso eu diria que podem ser considerados "liberais de esquerda". Mas, como coloquei antes, existem variações individuais.
Dependendo do contexto de cada país, sociais liberais vão ser qualquer coisa entre centro direita e centro esquerda. Tipo, o PSDB do governo Fernando Henrique era visto como de direita, mas era mais ou menos um governo parecido com o do Bill Clinton nos EUA e do Tony Blair no Reino Unido, tidos como de esquerda.
Eu diria que liberalismo clássico/neoliberalismo é a centro direita, social-liberalismo o centro e social democracia a centro-esquerda. Todos têm uma visão mais ou menos parecida em temas de cidadania, mas têm visões de economia e moralidade distributiva diferentes.
Em sociedades humanas o melhor laboratório é a própria Sociedade. No Mundo (em especial nos países de Cultura Ocidental) só deu certo a Democracia Liberal (Com Sistemas de Pesos e Contrapesos idealizado por Montesquieu) e a Economia de Mercado. A Social Democracia na Linha do Tempo; firmou-se como a única forma de evitar certos extremos de desigualdade com a preservação das franquias democráticas e eficiência econômica (produtividade alta para manter a Economia funcionando e tb garantir Rotatividade no Poder e Liberdades (pensamento, religião, sindical, imprensa, política de organização). Não existem mais espaços para experimentalismos sem a certeza histórica do Fracasso (nihil obstat).
Sim, todos os governos brasileiros foram sócias democratas todos auemntaram os gastos do governo e auemntaram impostos. O FHC privatizou pq não tinha pra onde correr tanta que nos debates presidenciais sempre escondiam q tinha privatizados.
No liberalismo é garantida a liberdade individual de possuir um escravo 🤡
Viajou completamente. O liberalismo é a ideia radical de que ninguém pode ser dono de outro pessoa.
Gosto mais do termo liberalismo social.
Eu sou um Conservador Liberal de Centro-Direita (Direita Moderada). Sou um Conservador nos Costumes (contra o Aborto, contra a Legalização das drogas, contra ideologia de gênero e legalização do casamento gay) e Liberal na Economia, com o Livre Mercado, Liberdade Econômica, Estado Menor e com menos Impostos, porém tudo com Equilíbrio e Moderação, sem Extremismo nenhum, seja de Direita e Esquerda.
Ou seja, você é um REACIONÁRIO 😂😂🤮
Se você defende esse nível de intervenção do estado na vída individual você está longe de qualquer corrente de pensamento liberal, esse tipo de ideologia é mais próxima do que os reacionários defendem, nem mesmo os liberais conservadores aceitam esse nível de interferência do estado.
@@konoko-o3o é isso que eu acho engraçado. Como que a pessoa se diz LIBERAL, diz ser contra o Estado se meter na vida dos outros, mas ao mesmo tempo é contra "liberdades individuais"?? Vai entender essa direita brasileira hahajahaha
Ou seja, é um reacionário...
Eu sou liberal mas defendo que o estado defina com quais indivíduos eu posso me casar... Por favor...
Com certeza você é um conservador, com mais certeza ainda você não é um liberal.
Eu sou liberal no sentido clássico e ao mesmo tempo conservador, logo sou um Conservador Liberal ou Liberal Conservador.
Que horror
@@cleidealvesdasilva6533 Que horror de quem discorda de você? Realmente...você nem liberal é.
@@felipanicchannel3495 é que liberal e conservador juntos na mesma frase é lamentável kkkkk mas enfim, cada um na sua, posso dizer que sou "comunista na economia e liberal nos costumes" 😂😂😂
@@ewertonlima775 Quem diz isso não sabe o que está falando. O próprio surgimento do Conservadorismo está atrelado ao Liberalismo, Edmund Burke criou o Conservadorismo junto com o Conservadorismo Liberal ou Liberal Conservador. O termo se originou na Revolução Francesa quando Burke defendia o ideal de acabar com o absolutismo, porém repudiava totalmente os revolucionários quererem reinventar uma sociedade, mudando até mesmo seus costumes e suas tradições, tirando uma monarquia que já havia passado por absolutismo, feudalismo e estava há centenas de ano no poder e cristalizada na cultura francesa.
@@felipanicchannel3495 Assim, ela falou de forma bruta, mas em certo ponto ela está correta, não há como você ser conservador e liberal ao mesmo tempo, ainda que na economia, porque a economia está intimamente ligada ao indivíduo e dessa forma ela pode em algum momento se chocar com os seus valores. Então não tem como você ser conservador nos costumes e liberal na economia, ou você é liberal ou é conservador.
Na verdade o que tivemos foi trinta anos de democracia liberal ,o FHC estava mais para um liberal de centro o PT também só teve a estética socialista e conservou alguns traços de governos liberais da década de noventa
Não acho que o fhc foi social democrata e sim social liberal, o pt tinha mais cara de social democracia.
Há uma diferença entre o neoliberalismo e o liberalismo social ?
Neoliberalismo é um anarcocapitalismo com outro nome
Total
@@reinaldodosanjos6106 pode me explicar quais são as diferenças?
@@pauloarthuralbuq9004 oi oi Paulo, embora ambos tenham o princípio liberal das liberdades individuais, o foco do neoliberalismo são as liberdades econômicas em caráter global, Estado mínimo, não regulação do Estado, relações comerciais sem intermédios de governos, praticamente extinção de barreiras comerciais. Em suma, foco são as grandes corporações atuando, ou ao menos é isso na prática.
Quanto ao liberalismo social o vídeo já expôs.
Vlw!
O Social Liberalismo é um Espectro Político de Centro. A Social-Democracia é um Espectro de Esquerda. O Neoliberalismo é um Espectro Político de Direita.
Acho que a constituição está mais prum liberalismo social do que social democrata
Pq acha isso...?
Ótimo video! ;)
criar estatal se chama corporativismo ?
O progressista é baseado na ciência e razão não usa a religião para se basear porém não tem nada contra as religiões, já o conservadores se baseiam na religião Deus acima de todos por exemplo negam a ciência dizem que a terra é plana, já o progressista acredita na ciência na evolução do estado e do bem estar das pessoas, não se limitam a criticar religião, raça, sexo ou sexualidade
Nem sempre, eu faço parte do contexto científico. Muitos progressistas de minha convivência, ignoram fatores científicos que sejam opostos as suas crenças, usam somente o que lhes convém. Achados da ciência ligados a genética e ao biológico são as coisas que mais são ignoradas por progressistas no meio científico. Mas isso é o que tiro da minha experiência com essas pessoas.
@@tiagooliveira3173 tu acha isso ?? Viu pessoas erradas progressistas apoiam a ciência
E um liberal socialista?
O melhor caminho é a Social Democracia, haja vista que o Gênio Einstein era um Social Democrata -- não preciso dizer mais nada !!
Celso furtado no plano real disse nos estamos trocando uma inflação por uma dívida interna e um tripé macroeconômico que vai condenar a economia a não crescer, isso apoiado pelos empresários pelos bancos e bilionários
Correções:
1- FHC/PSDB não são sociais democratas né, por favor. Só está no nome KKKKK.
2- Correção: sociedade sem classes é o comunismo, não o socialismo (como você menciona no vídeo).
3- E, principalmente, qla Venezuela não é socialista. Não se propõe a tal. É apenas anti-imperialista.
Enfim, erros (para não dizer má-fé) bem grandes para um liberal "estudado". Fala bem mas o discurso e é sempre o mesmo.
Não há ninguém que valorize mais a Democracia que Socialistas (sejam marxistas ou anarquistas). Simplesmente nenhum destes sente que as democracias liberais capitalistas sejam democráticas de facto, daí chamarem-nas de Ditaduras da Burguesia ou Democracias Burguesas. Falta a economia tornar-se ela própria democrática para que os trabalhadores vejam as suas individualidades pessoais empoderadas e para que eles se sintam livres e donos dos seus próprios destinos. Por outro lado, o facto do Orador falar em Estatização enquanto uma via Socialista é um pouco enganador. Tu podes ter Socialismo de Mercado sem Estado...e podes ter Capitalismo de Estado. A quantidade de Estado/Mercado em nada afecta o conceito de Socialismo (cuja definição se traduz pela propriedade socializada dos meios de produção de bens/serviços essenciais à vida humana). E é igualmente enganador o Orador falar em Democracia como se fosse algo binário (existe / não existe). A democracia é um conceito relativo - pode ser mais ou menos democrático como os EUA são menos democráticos que Portugal, mas são mais democráticos que a Arábia Saudita ou a Coreia do Norte. E há aquela velha questão...democracia para quem? Botar uma cruz de 4 em 4 anos é democrático? Os locais de trabalho (maioritariamente corporações, onde passamos a maior parte das nossas horas de vida útil) são democráticos ou são ditaduras? Eu já fui Social Liberal por muitos anos e na verdade é a ideologia dominante no Mundo para além do Neoliberalismo. Tudo isto até entender que o Liberalismo está roto historicamente e o único herdeiro real desta corrente filosófica é o Anarquismo... que é uma corrente socialista. Eu só sou livre como indivíduo se eu tiver a oportunidade de participar com igualdade nas decisões das coisas que mais me afectam. Seja no local de trabalho (cooperativas), seja através de Assembleias de Cidadãos.
Essa é a década de o Brasil findar as políticas de cotas raciais, que necessariamente tem que ser temporárias, com prazo certo.
Mantê-las seria privilégio puro e simples.
Manter as costas raciais é questão de reparação histórica.
@@marasantana3500 cotas deveriam ser sociais e não raciais, só assim pra realmente ser justo. E reparação histórica é meu ovo esquerdo.
@@umcamponesaleatorio2850 tu deve ser da mesma galera que acha que cotas raciais tira a vaga do pessoal que concorre na ampla concorrência KKK coitado
@@marasantana3500 não, não acho isso, acho q cota socia9s seria mais justo apenas, visto q vai ajudar todos os mais pobres independente da cor da pele.
FHC social democrata? O cara privatizou a Vale! Privatizou 40 setores, tu é maluco??
Sim, e aí? Social-democracia é capitalismo com Estado. Não confunda com "socialismo". São duas ideologias distintas, uma de centro-esquerda e outra de extrema-esquerda anticapitalista.
O fhc é social democrata mesmo, porém ele fez um governo liberal.
E desde quando a social democracia é contra privatizações? Só olhar na Europa os países sociais democratas possuí as maiores econômias de mercado no mundo
Kkkkkkkkkk Social Liberal não existe ....são excludentes Social- Liberal ....não se conversam ....Liberalismo é cada um por si e quem pode mais chora menos.
Tá sabendo legal
FHC é liberal democrata, não social democrata
Só não vem me dizer que social democrata é o PT kk. O PT é parte da esquerda neopopulista.
FHC é social liberal
@@mario6090 PT é sim um partido social democrata de centro esquerda esse termo "populismo" é um termo pejorativo e vazio
Boiada vermelha terraplanista social
Existe liberalismo de esquerda?
sim
Teríamos de definir o que é esquerda. Se o que é esquerda for definido pela relevância da preocupação social eu diria que sim. Se for entendida como prevalência do estado sob todas as coisas, não.
Leia sobre a terceira via. Representada por Clinton e Tony Blair.
Penso que o liberalismo de esquerda é justamente o liberalismo social ou social liberalismo ou liberalismo progressista. O liberalismo de direita, é o liberalismo conservador ou ultraliberalismo que tende a uma visão bem economicista da política e do social.
@@bacanabem nada a ver... O liberalismo social seria no máximo de centro, mas é uma posição política de centro-direita. O liberalismo de esquerda é um pouco diferente. Enquanto o social liberalismo foca em combater a pobreza, o liberalismo de esquerda foca em combater a desigualdade.
Social liberalismo e liberalismo social é a mesma coisa
Os liberais não estão preocupados com o crescimento econômico diferente do progressista, o que importa é o baixo crescimento econômico quando a economia cresce pouco não gera empregos e quando o desemprego está muito elevado muitos desempregados precionam o salário para baixo, e quando o salário está baixo o custo do trabalho do empregado fica baixo então a taxa de lucro individual de cada empresários fica elevada eles ganham mais dinheiro com o desemprego querem a taxa de lucro e não a massa de lucro
No entendi una mierda :(
Conteúdo muito fraco. Conteúdo muito tendencioso ao liberalismo economico.
Ue
Não, na verdade ele explica muito bem sobre o social-liberalismo, não existe só uma escola de pensamento liberal.
Qual a diferença entre o liberalismo social e o liberalismo progressista?