História do Brasil: A Abdicação de Dom Pedro I
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- Como ajudar o Brasildox:
contribua pelo PIX : professoracatiamaier@gmail.com
contribua com boleto bancário: apoia.se/brasi...
contribua com cartão de crédito: www.youtube.co....
contribua deixando um "Valeu Demais" é só clicar no botão abaixo do vídeo
SOBRE O VÍDEO: Documentário sobre a História do Brasil.
Neste vídeo, você vai conhecer a história da abdicação de Dom Pedro I. O primeiro imperador do Brasil partiu para Portugal no ano de 1831 porque o Brasil estava afundado em uma grande crise que ele não conseguiu resolver. A disputa do partido português e do partido brasileiro expulsaram Dom Pedro I do Brasil e colocaram em seu lugar o segundo imperador do Brasil: Pedro de Alcântara - Dom Pedro II - de apenas 5 anos de idade. Começava um dos períodos mais agitados da História do Brasil: o período regencial.
Professora Cátia - História da Arte & Literatura
Inscreva-se no canal e ative o sininho para assistir aos próximos vídeos.
#históriadobrasil #documentario sobre o Brasil #história
"As imagens utilizadas foram obtidas em um banco de imagens ou através de ferramentas de pesquisa automatizadas como sendo de uso livre. O uso das mesmas possui uso unicamente ilustrativos e informativos a respeito do tema deste vídeo. As imagens não são obra do autor do canal, salvo quando assim mencionadas, e jamais tem o intuito ou o condão de expressar ou ilustrar qualquer juízo de valor sobre uma determinada imagem , produto, obra ,marca e/ou pessoa específica. Caso eventualmente se considere titular de direitos sobre alguma das imagens em questão, por favor, entre em contato pelo email: professoracatiamaier@gmail.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso. "
MINUTAGEM:
00:13 - Abertura
01:05 - A situação de Dom Pedro I antes de abdicar.
06:35 - 1830: o início do fim do governo de Dom Pedro I.
12:20 - 07 de Abril de 1831: Dom Pedro i abdica ao trono.
18:16 - Recados finais
FONTES DE PESQUISA:
NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. Dia do Fico. In VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
LIMA, Oliveira. O movimento da independência (1821-1822). Brasília: FUNAG, 2019 (edição fac-similar).
RIBEIRO, Darcy - O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 e 1996
GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. São Paulo: Planeta, 2007. 414 p.
1822: como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado / Laurentino Gomes - Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2010, ISBN 978-85-209-2409-9
07 de abril de 1831 - Abdicação de Dom Pedro I. EXÉRCITO BRASILEIRO - Departamento-Geral do Pessoal - "Departamento Barão de Suruhy". Disponível em: www.dgp.eb.mil....
A abdicação de D.Pedro I. Disponível em: multirio.rio.r...
Pandolfi, Fernanda Cláudia. A abdicação de D. Pedro I: espaço público da política e opinião pública no final do Primeiro Reinado. Tese de Doutorado - Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Universidade Estadual Paulista. Assis, 2007 . 170 f.
CARVALHO, José Murilo de.; CAMPOS, Adriana Pereira. Perspectiva da cidadania no Brasil Império. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MONTEIRO, Tobias. História do Império: o primeiro Reinado. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982.
A Abdicação de Dom Pedro I. Disponível em: ensinarhistori... - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues
Boa noite professora! Obrigado pela aula ( video ) de hoje.
@@joserenatodecamposcapellin9018 Oi. Tudo bem?
Espero que tenha gostado do meu vídeo 😊
Obrigado, professora. Ficou aquele gostinho de quero mais ...rsrs
Todos esses personagens citados estão com seus nomes nas ruas do Rio e Niterói.
E seu vídeo mostra a história que há por trás desses nomes.
Muito legal.
Fico muito contente com teu comentário. Isso prova que estou no caminho certo.
E calma aí que vais poder saciar o gostinho porque esta história não acaba aí 😊
Excelente como sempre.🎉🎉🎉🎉🎉
Obrigada 😃
Fico feliz que tenha gostado do meu vídeo.
Valeu!
Obrigada pela contribuição 😊
Maravilhosa, como sempre,,
Obrigada pelo elogio 😉. Fico contente que tenha gostado do meu vídeo.
Professora faz um vídeo falando sobre Reformas Pombalinas (séc. XVIII): As mudanças impostas pelo Marquês de Pombal, como a expulsão dos jesuítas e a reorganização econômica e administrativa da colônia.
OiOiOi
Podexá vou ver o que consigo de material e farei o vídeo.
Te agradeço pela sugestão 😊
VERDADE AVANT 🇧🇷🇧🇷
E se Dom Pedro l não tivesse abdicado e tivesse sido marido fiel Leopoldina com casal reinando junto 49 anos Dom Pedro lI não sendo órfão.
Pois é... aí que acho que a História do Brasil seria totalmente diferente com uma Monarquia Constitucional talvez.
Rafael, não foi a infidelidade conjugal do Dom Pedro 1°, foi a associação à uma maçonaria socialista, absolutista. Esta maçonaria mafiosa viciou a um comodismo hierárquico institucional economicamente primitivo. O Barão de Mauá, em 1853, sugeriu ao Dom Pedro 2° a que instituisse o capitalismo, extinguindo a escravidão. Isso colocaria o Brasil no bloco de países que hoje são chamados de países de 1° mundo. A Condessa de Barral também sugeriu isto. Dom Pedro 1° não gostava do Brasil, e o Dom Pedro 2° era um homem atormentado. O genocídio ordenado por ele, que trucidou 70% do povo Paraguaio, foi algo digno de um Jack, o Estripador, de alguém que era inspirado por contos de terror de Edgar Alan Poe. Inclusive, ele, e os que faliram o Barão de Mauá, acusavam o Mauá de satanista. Isso lança sobre o imperador a suspeita de que ele mesmo seria satanista.
@Rafael-ws8pw
De relembrar que os embaixadores portugueses que levaram a D-Leopoldina para o Brasil para se encontrar com o principe herdeiro português, prometeram ao pai dela, o imperador Francisco que a estadia seria no máximo de dois anos
e que findo esse prazo,
o casal real iria para Lisboa de onde governaria todo o império português quando D, João VI viesse a falecer
O processo revolucionário acelerou e trocou-lhes as voltas, para manter o Brasil unido e estável, eles ficaram
@@brasildox
De relembrar que os embaixadores portugueses que levaram a D. Leopoldina para o Brasil para se encontrar com o principe herdeiro português, prometeram ao pai dela, o imperador Francisco que a estadia seria no máximo de dois anos
e que findo esse prazo,
o casal real iria para Lisboa de onde governaria todo o império português quando D, João VI viesse a falecer
O processo revolucionário acelerou e trocou-lhes as voltas: para manter o Brasil unido e estável, eles ficaram
@@marie3587 Sim ! Bem lembrado. Obrigada.
Ora,todo mundo tem amante!!
Voltou por que o povo não o queria mais um devasso que matou a própria esposa de desgosto com sua amante na frente de todos.
Pois é, a morte da Leopoldina manchou muito a imagem de Dom Pedro I (segundo os estudiosos), mas foi muito mais do que isso: foram crises intermináveis que ele não conseguiu resolver e acabou partindo. Em Portugal ele se tornou Dom Pedro IV - um herói para os portugueses 😊.
Aqui Dom Pedro I é mal visto. Em Portugal é muito bem visto.
na verdade eu acho que ele não é "mal visto" até pela imagem que construíram dele, mas concordo que em Portugal ele é "o cara" 😉.
Pobre imperador!!!
Se existe vídeo mais esclarecedor que este, eu não vi. Este vídeo demonstra, de maneira inédita, vicios administrativos, o motivo do Brasil de hoje estar condenado a ser cada vez mais pobre e mais dominado por governos de outgos países. O Brasil atual seria rico se os dois Pedros imperadores tivessem eles próprios transformado k Brasil em federalista e economicamente capitalista, extinguindo o imposto de importação. Isso faria surgir um país rico. Toda a solicitação popular era baseada nisto. Tiradentes tentou fazer algo assim. Os USA cresceram fazendo exatamente isso. Submeter o Brasil à condição de serviçal dd a monarquia aliada à empresários escravagostas e anti industrialização, criou a burucracia que ate hoje governa o Nrasil, composta por generais, o AGRK parasita de dinheiro insolvente do BNDES e o mega funcionalismo e a numerosa mega estrutura legislativa e judiciária, a realeza política. Só de deputados federais são mais de 500, quando bastavam apenas dois deputados por estado. E assim deveria ser o SENADO. O tamanho do ESTADJ é imensamente caro de custear. E somente uma quantidade absurda de impostos consegue pagar esta despesa as custas de escravizar a sociedade brasileira. Cada produto fabricado no Brasil tem preço ao consumidor final custando três vezes mais do que deveria custar sr disse pago somente o preço de lucro do empresário e mais 2% de impostos. O custo de vida no Brasil é 4 vezes mais caro do que deveria ser por causa do exagero tributário escravagista.
Pois é meu caro. Por isso, é importante que todos saibam da nossa história.
Sri que florisbela ficou grávida dele por ser parente o pai dela quebrou o nariz de d pedro ele foi p Portugal quando voltou quiz casar com florisbgela ela disse que sentia muito mais já estava de casamento marcado meu bisabo era neto de d pedro primeiro
Pra ser sincero, o reinado dele foi muito fraco.