IntNeuro: Genes & Comportamento, aula 7

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 10

  • @laudileiaalvesnepomuceno2420
    @laudileiaalvesnepomuceno2420 3 ปีที่แล้ว +1

    Otima aula prof 👏👏

  • @iranetealmeidafurtado6379
    @iranetealmeidafurtado6379 3 ปีที่แล้ว +1

    Aula maravilhosa prof.❤️

  • @tiagomedeiros7698
    @tiagomedeiros7698 3 ปีที่แล้ว +1

    Que facilidade pra entender qualquer assunto com esse professor, inclusive genética que nunca consegui ter uma relação amigável por maia básica que fosse, agora senti até uma pontinha de amor por ela. Caraca professor André,muito obrigado por essa e outras aulas.

  • @tiagomedeiros7698
    @tiagomedeiros7698 3 ปีที่แล้ว +2

    Sobre Francis Galton "apesar dessa costeleta horrível" kkkkkkkkl. Eu dei um grito 06h44 em casa pro bairro todo

  • @laudileiaalvesnepomuceno2420
    @laudileiaalvesnepomuceno2420 3 ปีที่แล้ว +2

    Essa influência do gene o comportamento pode ser alterado ( tipo uma pessoa passou a vida inteira agindo e falando de uma forma e em determinado momento parar), a produção de proteínas apartir desse gene vai ser extinguido?
    E se esse comportamento pode passar para os filhos?

    • @andrewalsh-monteiro9793
      @andrewalsh-monteiro9793  3 ปีที่แล้ว +2

      Não sei se entendi completamente sua pergunta mas, ao longo da vida, alguns genes se expressam em determinadas fases e em outras não. Lembre que o gene não controla o comportamento em si, mas sim os agentes moleculares que participam do processo encefálico que pode resultar em aprendizagens diferentes. Exemplo simples: na adolescência eu falava como os adolescentes do RJ. Hoje penso que aquela forma cheia de gírias e sotaques não cabem mais (ainda bem!). Logo isto não tem relação com a atividade gênica, o comportamento no caso associada à fala é uma mudança por escolha e aprendizagem disso.

  • @natanaelydias8938
    @natanaelydias8938 3 ปีที่แล้ว +3

    PERGUNTA BOBA: então poderíamos dizer que o comportamento adolescente "rebelde", de questionamento e "descoberta" seria um comportamento proveniente dos genes e, comum aos humanos? É claro que nem todos passam por essa fase, mas a grande maioria passa. (Meio que como uma fase do desenvolvimento mesmo, tipo crescer em altura, aprender a andar) Não sei consegui me expressar bem kkk É isso

    • @andrewalsh-monteiro9793
      @andrewalsh-monteiro9793  3 ปีที่แล้ว +3

      A pergunta não é boba não, inclusive é bem válida. Simplificando: na adolescência, o momento ontogênico é diferente da fase anterior, que é diferente da anterior... e por aí vai. Logo você tem conjuntos gênicos ativados e inativados (forma simples de falar da regulação) que auxiliam no desenvolvimento daquela fase. Inclusive o comportamento de desinteresse por quase tudo é algo que, de certa forma, é o esperado. Devido essa tua pergunta, vou aproveitar e colocar uma aula só para responder isso com mais calma ainda esse mês.

  • @laudileiaalvesnepomuceno2420
    @laudileiaalvesnepomuceno2420 3 ปีที่แล้ว +2

    Dúvida: o senhor acha que os estudos de Galton poderia ter influênciado o nazismo ( já que o nazismo se baseia na idéia de superioridade de raças)?

    • @andrewalsh-monteiro9793
      @andrewalsh-monteiro9793  3 ปีที่แล้ว +2

      Galton não é um cara que eu conheço muita coisa, mas sei que como muitos pesquisadores da época (1880 mais ou menos), com a ascensão do Evolucionismo, utilizaram a ciência como ferramenta para "justificar" suas convicções políticas