Comentário do meu Pai sobre a entrevista: "Impressiona a humildade dele. O Mequinho foi muito mais. Para mim ele foi tão importante quanto o Emerson Fittipaldi no esporte para os brasileiros e internacionalmente reconhecido." Meu Pai sempre acompanhava as partidas do Mequinho nos jornais da época e conheci várias pessoas dessa geração que falam assim dele! Mequinho é uma lenda!!
Seu pai tem razão. Vivi naquela época - já jogava - e o Mequinho era uma sensação até para quem nem sabia o que era xadrez. O prestígio que alcançou fez o governo daquela época ajudá-lo (era o tempo do governo militar) pois era difícil se viver exclusivamente do jogo. Pelo menos foi o correu naquele tempo. Não sei se o Felipe sabe disso ou simplesmente não perguntou. Naquele tempo ganhar 2 interzonais foi um feito histórico no xadrez. Os torneios eram longos e havia suspensão das partidas no lance 40. A partida que o Mequinho mencionou, uma derrota no 1º campeonato brasileiro que venceu, foi para Pinto Paiva, fortíssimo.
A doença que Mequinho teve chama-se miastenia gravis (escreve-se gravis com "i" mesmo) e trata-se de uma doença rara e autoimune que ataca a comunicação entre o sistema nervoso e o muscular (os neuromotores), costuma aparecer com maior frequência nos homens com 50 a 80 anos de idade, uma pena ter acometido o Mequinho quando ainda era tão jovem. É uma doença terrível, são medicamentos pesados no tratamento, e a medicina afirma não ter cura (um dos porquês nos ajuda, pelo menos um pouco, a entendermos a imensa fé de Mequinho. E fé é uma seara pessoal na qual não cabe a ninguém entrar para julgar, pelo contrário, cabe somente respeitar a história e vivência do outro). Já no tocante ao xadrez sua história ajudou muito o xadrez nacional, pois inspirou a muitos, como nossos pais, tios e todos os amantes do xadrez, talvez, de certa forma, até que essa nobre arte chegasse a nós. Só posso deixar um grande obrigado ao GM Mecking e desejar felicidades em sua vida. Por fim, gostaria de parabenizar o GM El Debs, que conduziu de forma tão respeitosa a entrevista. Mais um conteúdo de grande valor para o xadrez, sobretudo o nacional, produzido pelo canal Xadrez Online. Um grande obrigado a vocês também!
Uma lenda viva do nosso xadrez. Enfrentou vários campeões mundiais: Botvinnik, Smyslov, Tal, Petrosian, Spassky, Fischer e Karpov, com grandes vitórias frente a vários deles. Excelente entrevista, Felipe! Parabéns pelo canal!
Maior jogador de xadrez brasileiro de todos os tempos.
4 ปีที่แล้ว +9
Mequinho foi um herói do esporte nacional, do mesmo porte de um Guga. As conquistas dele são impensáveis para um país com tão pouca tradição enxadrística como o Brasil. Quanto mais leio sobre o Mequinho, mais me assombro com ele. Vitória sobre Larsen quando este era o segundo maior jogador do Ocidente, empate com Fischer quando ele era o maior rating do mundo, empate com Spassky quando este era campeão mundial, vitória sobre Tal... IMPRESSIONANTE!!!
Entrevista emocionante. Além de ser o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos, Mequinho demonstra ser um grande homem. Sinto a sinceridade máxima em suas palavras. Nada de pensar para falar, simplesmente fala o que vem no coração. Mesmo sendo grande ele é simples e sincero. Parabéns pela entrevista GM Felipe.
Sensacional. O maior feito do GM Mecking foi ter vencido a luta da vida. Parabéns GM El Debs, por trazê-lo, por respeitá-lo e pelo trabalho sensacional.
GM Mequinho foi, é e sempre será o orgulho nacional, no tocante ao xadrez. Belas histórias e um currículo difícil de ser batido ou comparado. GM Mequinho foi sem dúvida fonte de inspiração para muitas gerações de enxadristas brasileiros. Parabéns pela entrevista!
Destaca-se nessa entrevista a habilidade de Felipe El Debs ao conduzir a entrevista e conseguir de Mequinho uma espontaneidade raramente evidenciada por esse lendário enxadrista. Show de maestria, de ambos, Mecking, surpreendentemente descontraído dá mostras de sua grandeza plenamente humanizada, Detalhes de sua trajetória virtuosa, narradas com sinceridade e doses de bom humor, conferem à entrevista uma singularidade, a de mostrar o ser humano próximo à essência. Realmente esse foi um encontro de grandes mestres, muito além do xadrez!!
Impressionante memória pra alguém que sofreu tantos anos com uma doença neurológica. Lenda viva do Brasil e um exemplo a ser seguido. Parabéns Mequinho! Grande Mestre do xadrez e também da vida.
Se movimento algumas peças do xadrez hoje, é graças ao GM Henrique Mecking, pois desde os meus 10 anos de idade me inspirei nas suas vitórias e no reconhecimento nacional, pois era o nosso campeão brasileiro na modalidade. Quanto a seu afastamento trágico do xadrez e seu retorno é a prova viva, que a doença que acometeu o GM Henrique Mecking é para que Jesus Cristo mostre sua glória. Mas para mim e todos os Brasileiros sempre será o campeão Mequinho a lenda do xadrez do Brasil. Felicidades e anime-se pois você é abençoado.
Pode-se até não concordar com algum pensamento, mas o legado do gênio Mequinho para o Xadrez Mundial é incontestável. Os brasileiros precisam se orgulhar e não menosprezar. Parabéns pela entrevista GM El Debs. 👏👏
Mecking e Sunye são realmente lendas! Os caras não tinham quase acesso a informações! Mecking dizendo que perdeu pro Botvinnik chega a me fazer a pensar em como eles foram tão longe! Realmente espetacular!!
Meckinho sempre foi mal compreendido. Ficou doente, ai foi taxado de excêntrico. Puxa, o cara quase morreu. Só se curou por sua fé, trabalhos espirituais. Isso o afastou durante muito tempo do xadrez. Mas que felicidade a nossa tê-lo de volta. Quem sabe ele não volta a se destacar? Mas só dele estar aí, falando, jogando, já é um alento para todos nós. Um verdadeiro herói nacional.
Parabéns, El Debs, pela entrevista. Ótimo ter trazido uma verdadeira lenda e suas histórias para as novas gerações conhecerem e as não tão novas relembrarem! Quando era pequeno, Mequinho e Fittipaldi eram meus ídolos. Aprendi a jogar inspirado por ele!
Cresci com meu pai falando sobre o Mequinho, que foi o maior do Brasil. Pra mim ele já havia morrido. Foi quando depois de grande vi q ele tinha voltado a jogar, e claro, estava vivo. Achei incrível isso e avisei pro meu pai q Mequinho estava vivo. Ele disse q nunca disse q Mequinho tinha morrido. Acho q meu pai falava dele como uma lenda que é, e eu criança não tinha entendido q ele havia parado de jogar e não morrido. Boas notícias, comprei o livro dele com seu autógrafo. Vou guardar pra sempre!
Acho que seria um dos top 20 da história do xadrez. Mesmo assim eu vejo ele entre os top 200. O brasil é tão merda que ainda não fez um filme com a história do Mequinho.
@@hildebertoneto6022 talvez até mais do que isso ele seria. Imagina se ele não tem aquela doença, tinha muita coisa pela frente ainda, ele poderia ter sido campeão mundial, ainda mais se tivesse nascido em um país mais propício para estudar xadrez.
Muito obrigado El Debs por efetuar e divulgar essa entrevista com o maior enxadrista do Brasil de todos os tempos. Henrique Mecking era um dos fortes candidatos a desafiar o campeão mundial. Eu nao tinha idéia do método de estudo que usou para crescer no xadrez e dos poucos recursos de informação que ele tinha a sua disposição. Isso me deu uma outra dimensão de Mecking. Um enxadrista extraordinário.
Realmente é excepcional o GM Mecking - "Mequinho" , além de ter um talento natural, sua dedicação no estudo do xadrez na infância, confirma a sua chegada a uns dos três melhores do mundo no auge de sua juventude, além do mais com 13 anos campeão brasileiro, é impressionante! Com toda dificuldade da época mesmo sem muito material de estudo e dedicando horas de analises sozinho, e o fato de ficar muito aborrecido quanto perdia, mas com certeza com mais determinação para vencer em um próximo jogo, é uma características dos grandes campeões. Sempre ouvi dizer por outros GM´s que ele tinha e tem movimentos muitos precisos no final e uma grande intuição, então vale a pena ouvir atentamente suas palavras nessa entrevista do inicio ao fim! Parabéns Felipe por esse canal com essas entrevistas, isso é a historia do xadrez no Brasil e porque não dizer sul americana, vou aguardar o lançamento do livro para adquirir!
Parabéns El Debs. Ótima entrevista. Gostei muito. Tenho a idade do Mequinho e nos meus 18 anos fiquei na fila pra jogar uma simultânea com ele, mas não consegui porque eu não estava entre os 20 melhores da minha cidade. Mas ganhei um certificado dele.
Seria ótimo uma entrevista com o GM Darcy, pois além de ter sido um fantástico jogador (ainda está em atividade) é dirigente da FIDE para as Américas. Tem muita história para contar.
Seria interessante uma entrevista com o MI Rubens Filguth, pois seu livro é muito bom e fala muito de Mecking. Linda a declaração, não sei se foi de Najdorf, sobre o xadrez de Mecking.
A lenda brasileira do Xadrez! A humildade é uma característica dos gênios. A história de Mequinho é de superação! Parabéns ao entrevistador! Acaba de fazer história!
Frequento o Clube Caixeiral em Pelotas onde o Mequinho ganhou por várias vezes o título de campeão pelotense e campeão gaúcho jogando no salão principal do clube. Sempre digo que Mequinho merece uma placa nesse salão do clube, mas a direção do clube desconhece a grandiosidade que é o Mequinho, tanto que vendeu as mesas com os tabuleiros de xadrez da época por uma merreca para desocupar espaço para ceder o espaço onde estavam para ensaios de um coral. Enfim, o xadrez sobrevive.
Excelente entrevista!! Mequinho é um gênio, uma lenda do Xadrez!! Poderia colocar na descrição o contato para comprar os livros? Parabéns pelo canal, El Debs! Abraços.
Méquinho é um grande vencedor, com certeza vencer a doença e ficar varios anos sem jogar, foi mais difícil do que ser o 3° do mundo. Merece o respeito de todos.
Os caras do xadrez que cercaram o Mequinho na infância não entendiam nada de como lidar com um superdotado desse nível. Se ele tivesse nascido na URSS teria tido toda a assistência necessária.
A beleza do Mequinho é exatamente ter nascido no Brasil. Ele foi um diamente bruto que se poliu sozinho, parecido com Fischer so que da America do Sul.
Muito boa a entrevista, ótima também a paciência que o entrevistador teve em escutar o méquinho falar sem ficar interrompendo, méquinho é um gênio do xadrez gostaria de conhece-lo pessoalmente ele parece ter muita história interessante para contar gostei muito das histórias que ele contou sobre a vida dele, se ele não tivesse tido essa doença grave tenho certeza que hoje ele seria o número 1 do mundo
Parabéns! Lindo vídeo, não tem como falarmos em xadrez no Brasil, sem mencionar, esse expoente, sem lugar-comum. Emociono-me deveras! Deveria existir um torneio cujo troféu🏆 seria: Henrique Costa Mecking, na minha opinião!!👏👏👏
Muito grato, El Debs, pela excelente entrevista. Acredito que pra todos nós é uma grande honra ouvir do próprio Mequinho histórias do xadrez brasileiro e mundial. Parabéns também pelo canal. Está cada vez melhor. Um abraço!
Gostaria de agradecer, primeiro pela entrevista, segundo pelo respeito que você teve com a Lenda, é claro por deixar ele passar a mensagem dele, que será muito importante para muitas pessoas. Obrigado
Parabéns aos dois grandes mestres pela entrevista!! Mequinho, que com seu legado no xadrez é uma lenda viva, e ainda nos comove com sua fé e luta pela vida! El Debs, que com simplicidade tem nos brindado com entrevistas históricas! Saudações a ambos!
Parabéns pela live. Mequinho é um exemplo de vida. Desde a década de 80 que aprendi a jogar, mas agora em 2020 resolvi treinar bastante justamente depois que vi uma entrevista dele há alguns meses e me empolguei com a empolgação dele. Veja como ele fala com paixão e emoção dos jogos, realmente um dos maiores brasileiros. Comprei o livro dele. Livro: Mequinho - O xadrez de um grande mestre É excelente tem a anotação das 40 melhores partidas dele com o Tall, Gm Krikor, Bob Fischer, mas o livro é indicado para quem já sabe jogar e quer estudar táticas das partidas, você só precisa saber o: sistema de notação algébrica, no canal do prof. Ailton ele ensina.
Felipe eu tive a honra e a oportunidade de ver você jogando no xadrez clube de Sorocaba, na maior humildade de bermuda e chinelo. Um grande abraço!!!! Sucesso sempre!!!!
Que beleza! Excelente entrevista, com muitos registros históricos importantes. Senti falta apenas de algo sobre o match com Korchnoi. Fiquei curioso sobre a questão do match com o Fischer, pois o primeiro livro do Frank Brady sobre a vida dele fala de um possível match em 1968, no Rio, com prêmio de US$ 5000,00 para o vencedor e US$ 1000,00 para o perdedor. O vencedor seria o primeiro a conseguir cinco vitórias. O livro traz um trecho de uma carta do presidente da federação brasileira dizendo que o pai do Mequinho teria sido a razão do cancelamento.
conteúdo de qualidade. Mequinho uma lenda, é como se através dele estamos pertencendo e criando a história. Com certeza és uma inspiração. Muito obrigado aos criadores deste conteúdo, a divida com vocês não se resume apenas a 1 like.
Vendo a entrevista do Mequinho, eu fico com uma forte impressão de que tínhamos a chance de ter um campeão do mundo de fato. Considerando o que ele fez, com o limitado acesso a informação na época... se tivesse treinado na União Soviética acho que teria chegado lá, ou ao menos teria tido alguma chance de chegar ao match
O meu avô era campeão de xadrez no Rio Grande do Sul e jogava com o Mequinho aparentemente quando ele estava começando sua carreira. Porém, eu nunca conheci o meu avô (já falecido quando eu nasci) e o restante da minha família não sabe muito a respeito da trajetória dele no xadrez (ele inclusive tinha vários troféus, mas foram todos perdidos), por isso adoraria perguntar ao Mequinho se ele lembra de alguma coisa a respeito disso...
Parabéns e bem difícil conseguir entrevista com ele , achei as histórias incríveis , o tenso e que foi quase 1 hora mas vale a pena por tudo que ele conquistou e fez
A lenda Henrique Mecking. Na minha pequena cidade, como não tinha internet e meus amigos não tinham tanta vontade de jogar, praticava essa modalidade de xadrez "eu x eu mesmo". Claro, como esse meu "adversário" não tinha o talento do Mequinho, ah, saiu só um capivara apaixonado.
Que belíssima oportunidade de ouvir e ver o mestre enxadrista que levou o xadrez brasileiro a patamares elevados! Gratidão ao Cristo e a Nossa Senhora por dar a vida ao nosso campeão que de tanta humildade nos faz desejar também estar na presença de seu Deus! Gratidão Mequinho! Ainda criança tive a oportunidade de ler o livro de seu testemunho de cura.
Muito boa a entrevista! Sou muito fã dele... Ele é muito inteligente e passou por um momento muito difícil e depois voltou. No Brasil, não se dá muito espaço ao xadrez nas mídias convencionais, o que é uma lástima, pois é um jogo e ao mesmo tempo um esporte com inúmeras variações e ideias difíceis que ajudam a melhorar a memória e a desenvolver o pensamento crítico-analítico, que é de suma importância para quem está se formando a personalidade, fora isso, o xadrez une vários tópicos, como política, religião, culturas diferentes (como foram os russos, que eram vistos como os melhores); e o xadrez passou por várias gerações... Eu fico triste em saber que não se ensina mais em escolas, e no meu tempo tinha, e eu achava mais interessante que matemática, que, diga-se de passagem, eu era péssimo... Enquanto isso no xadrez naquela época, eu sequer nem sabia mover as peças, mas depois tive interesse pelo jogo e não parei mais. Hoje sou um jogador amador e com essa pandemia, tenho me dedicado ao estudo do xadrez, que eu vejo como uma arte a ser desbravada.
Parabéns, El Debs. Que bela conquista pro seu canal e acho que pra você pessoalmente também. Um belo registro histórico desse gênio. Parabéns pela condução. Vou até rever o "lance da vida" do Mequinho após assistir à entrevista.
Boa noite GM Felipe, parabens pela iniciativa de divulgar a vida dos nossos GM e IM brasileiros para assim imortaliza-los para a geracoes futuras servindo de exemplo para futuras geracoes do xadrez. Com certeza essa serie nao ficaria completa sem o grande GM Mequinho, que como voce disse a lenda do xadrez brasilerio e internacional. Moro aqui no Canada e jogando xadrez por aqui no clube de Montreal, ele eh ainda tambem conhecido por aqui. Que ele continue essa missao com seu livros e tambem divulgando esse lado espiritual que todos precisamos. Muito obrigado GM Felipe.
Andre Garcia, vez por outra vou a Montréal. Gostaria de jogar umas partidas contigo. Tive no clube, relativamente da Biblioteca, mas ele só abria em alguns momentos.
@@rbg786 Ola Roberto, Infelizmente com a pandemia nao estamos por ora jogando no clube de xadrez de Montreal ( 3423 Saint Denis St, Montreal, Quebec H2X 3L2 - echecs.org/) mas quem sabe no segundo semestre com as vacinas tudo pode mudar. Grande abraco.
Vez ou outra eu gosto de digitar o nome do Mequinho no YT pra ver o que ele anda fazendo. Preciso dizer mais alguma coisa? Não, não preciso. O cara é a nossa lenda viva do Xadrez e pronto e acabou!
Comentário do meu Pai sobre a entrevista: "Impressiona a humildade dele. O Mequinho foi muito mais. Para mim ele foi tão importante quanto o Emerson Fittipaldi no esporte para os brasileiros e internacionalmente reconhecido."
Meu Pai sempre acompanhava as partidas do Mequinho nos jornais da época e conheci várias pessoas dessa geração que falam assim dele! Mequinho é uma lenda!!
Meu pai que nem acompanha xadrez tbm conhecia muito bem a fama do Mequinho
Seu pai tem razão. Vivi naquela época - já jogava - e o Mequinho era uma sensação até para quem nem sabia o que era xadrez. O prestígio que alcançou fez o governo daquela época ajudá-lo (era o tempo do governo militar) pois era difícil se viver exclusivamente do jogo. Pelo menos foi o correu naquele tempo. Não sei se o Felipe sabe disso ou simplesmente não perguntou. Naquele tempo ganhar 2 interzonais foi um feito histórico no xadrez. Os torneios eram longos e havia suspensão das partidas no lance 40. A partida que o Mequinho mencionou, uma derrota no 1º campeonato brasileiro que venceu, foi para Pinto Paiva, fortíssimo.
humildade e mekinho na mesma frase é contradição em si. kkkk
@@Grandcapi Não sabia que tinha sido pro Pinto Paiva. Baiano com um estilo híper agressivo. Outra lenda
Concordo. Mequinho é uma lenda viva.
A doença que Mequinho teve chama-se miastenia gravis (escreve-se gravis com "i" mesmo) e trata-se de uma doença rara e autoimune que ataca a comunicação entre o sistema nervoso e o muscular (os neuromotores), costuma aparecer com maior frequência nos homens com 50 a 80 anos de idade, uma pena ter acometido o Mequinho quando ainda era tão jovem. É uma doença terrível, são medicamentos pesados no tratamento, e a medicina afirma não ter cura (um dos porquês nos ajuda, pelo menos um pouco, a entendermos a imensa fé de Mequinho. E fé é uma seara pessoal na qual não cabe a ninguém entrar para julgar, pelo contrário, cabe somente respeitar a história e vivência do outro). Já no tocante ao xadrez sua história ajudou muito o xadrez nacional, pois inspirou a muitos, como nossos pais, tios e todos os amantes do xadrez, talvez, de certa forma, até que essa nobre arte chegasse a nós. Só posso deixar um grande obrigado ao GM Mecking e desejar felicidades em sua vida. Por fim, gostaria de parabenizar o GM El Debs, que conduziu de forma tão respeitosa a entrevista. Mais um conteúdo de grande valor para o xadrez, sobretudo o nacional, produzido pelo canal Xadrez Online. Um grande obrigado a vocês também!
Abençoado, escapou!
Cultural, cirúrgico. Parabéns e obrigado pelo comentário! 👏👏👏👏❤️
Uma lenda viva do nosso xadrez. Enfrentou vários campeões mundiais: Botvinnik, Smyslov, Tal, Petrosian, Spassky, Fischer e Karpov, com grandes vitórias frente a vários deles. Excelente entrevista, Felipe! Parabéns pelo canal!
Excelente entrevista. Vai virar documento histórico.
É verdade! Excelente registro!
Apois
Maior jogador de xadrez brasileiro de todos os tempos.
Mequinho foi um herói do esporte nacional, do mesmo porte de um Guga. As conquistas dele são impensáveis para um país com tão pouca tradição enxadrística como o Brasil. Quanto mais leio sobre o Mequinho, mais me assombro com ele. Vitória sobre Larsen quando este era o segundo maior jogador do Ocidente, empate com Fischer quando ele era o maior rating do mundo, empate com Spassky quando este era campeão mundial, vitória sobre Tal... IMPRESSIONANTE!!!
Nos anos 70, Brasil tinha 3 ídolos nacionais: Pelé, Emerson Fitipaldi e Mequinho.
Nem o Presidente da República da época, era tão conhecido como esses feras.
o Eder Jofre foi um ídolo nacional também amigo
@@deciorocha8167 mas ele era mais antigo ainda, década de 60 o eder joffre
Entrevista emocionante. Além de ser o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos, Mequinho demonstra ser um grande homem. Sinto a sinceridade máxima em suas palavras. Nada de pensar para falar, simplesmente fala o que vem no coração. Mesmo sendo grande ele é simples e sincero. Parabéns pela entrevista GM Felipe.
Sensacional. O maior feito do GM Mecking foi ter vencido a luta da vida. Parabéns GM El Debs, por trazê-lo, por respeitá-lo e pelo trabalho sensacional.
GM Mequinho foi, é e sempre será o orgulho nacional, no tocante ao xadrez. Belas histórias e um currículo difícil de ser batido ou comparado. GM Mequinho foi sem dúvida fonte de inspiração para muitas gerações de enxadristas brasileiros. Parabéns pela entrevista!
Os jogos dele são muito inspiradores ! E fiquei sabendo q ele jogou aqui na minha cidade 🤩 no antigo cassino quitandinha (eu já joguei xadrez lá tbm)
Destaca-se nessa entrevista a habilidade de Felipe El Debs ao conduzir a entrevista e conseguir de Mequinho uma espontaneidade raramente evidenciada por esse lendário enxadrista. Show de maestria, de ambos, Mecking, surpreendentemente descontraído dá mostras de sua grandeza plenamente humanizada, Detalhes de sua trajetória virtuosa, narradas com sinceridade e doses de bom humor, conferem à entrevista uma singularidade, a de mostrar o ser humano próximo à essência. Realmente esse foi um encontro de grandes mestres, muito além do xadrez!!
Impressionante memória pra alguém que sofreu tantos anos com uma doença neurológica.
Lenda viva do Brasil e um exemplo a ser seguido.
Parabéns Mequinho! Grande Mestre do xadrez e também da vida.
Se movimento algumas peças do xadrez hoje, é graças ao GM Henrique Mecking, pois desde os meus 10 anos de idade me inspirei nas suas vitórias e no reconhecimento nacional, pois era o nosso campeão brasileiro na modalidade. Quanto a seu afastamento trágico do xadrez e seu retorno é a prova viva, que a doença que acometeu o GM Henrique Mecking é para que Jesus Cristo mostre sua glória. Mas para mim e todos os Brasileiros sempre será o campeão Mequinho a lenda do xadrez do Brasil. Felicidades e anime-se pois você é abençoado.
Pode-se até não concordar com algum pensamento, mas o legado do gênio Mequinho para o Xadrez Mundial é incontestável. Os brasileiros precisam se orgulhar e não menosprezar. Parabéns pela entrevista GM El Debs. 👏👏
A partida Smyslov-Mecking no Interzonal de Petrópolis é uma obra-prima!
Mecking e Sunye são realmente lendas! Os caras não tinham quase acesso a informações! Mecking dizendo que perdeu pro Botvinnik chega a me fazer a pensar em como eles foram tão longe! Realmente espetacular!!
Sobre Bobby Fischer 19:47
Meckinho sempre foi mal compreendido. Ficou doente, ai foi taxado de excêntrico. Puxa, o cara quase morreu. Só se curou por sua fé, trabalhos espirituais. Isso o afastou durante muito tempo do xadrez. Mas que felicidade a nossa tê-lo de volta. Quem sabe ele não volta a se destacar? Mas só dele estar aí, falando, jogando, já é um alento para todos nós. Um verdadeiro herói nacional.
Conseguir uma entrevista com a Lenda Mequinho não é para qualquer um! Parabéns pelo trabalho, El Debs!
Grande Meckinho. Sua humildade é cativante, mostra como ele está em comunhão com Jesus, de quem ele dá um belo testemunho.
Provavelmente a entrevista mais aguardada desse canal
Parabéns, El Debs, pela entrevista. Ótimo ter trazido uma verdadeira lenda e suas histórias para as novas gerações conhecerem e as não tão novas relembrarem! Quando era pequeno, Mequinho e Fittipaldi eram meus ídolos. Aprendi a jogar inspirado por ele!
Eu queria muito ser neto Do mequinho, escutar todas suas historias e pensamentos, é para poucos !
Meu ídolo quando eu era moleque! Tenho a mesma idade dele e sou fanático por xadrez!
Cresci com meu pai falando sobre o Mequinho, que foi o maior do Brasil. Pra mim ele já havia morrido.
Foi quando depois de grande vi q ele tinha voltado a jogar, e claro, estava vivo. Achei incrível isso e avisei pro meu pai q Mequinho estava vivo. Ele disse q nunca disse q Mequinho tinha morrido.
Acho q meu pai falava dele como uma lenda que é, e eu criança não tinha entendido q ele havia parado de jogar e não morrido.
Boas notícias, comprei o livro dele com seu autógrafo. Vou guardar pra sempre!
se ele tivesse nascido em alguma república da União Soviética, teria sido campeão do mundo.
Acho que seria um dos top 20 da história do xadrez. Mesmo assim eu vejo ele entre os top 200. O brasil é tão merda que ainda não fez um filme com a história do Mequinho.
@@hildebertoneto6022 talvez até mais do que isso ele seria. Imagina se ele não tem aquela doença, tinha muita coisa pela frente ainda, ele poderia ter sido campeão mundial, ainda mais se tivesse nascido em um país mais propício para estudar xadrez.
Tenho notícia de que se recusou convite para treinar na URSS.
Korchnoi disse isso. Que se ele tivesse tido acesso à estrutura e aos melhores treinadores teria sido campeão mundial.
@@hildebertoneto6022 Tem filkme do Karpov, ou Kasparov? Nada a ver seu comentário. Achar que só é relevante quem tem um filme feito sobre si.
Mequinho comentando as jogadas dá um tom épico e dramático nos lances.
Quem que depois de ver a entrevista ficou com vontade de comprar os livros do mequinho
Eu tenho os dois autografados por ele! 😃
Muito obrigado El Debs por efetuar e divulgar essa entrevista com o maior enxadrista do Brasil de todos os tempos. Henrique Mecking era um dos fortes candidatos a desafiar o campeão mundial. Eu nao tinha idéia do método de estudo que usou para crescer no xadrez e dos poucos recursos de informação que ele tinha a sua disposição. Isso me deu uma outra dimensão de Mecking. Um enxadrista extraordinário.
Ouvir uma lenda viva do Xadrez mundial rememorar a sua história nesse esporte que imita a vida é ver a história acontecendo novamente.
Realmente é excepcional o GM Mecking - "Mequinho" , além de ter um talento natural, sua dedicação no estudo do xadrez na infância, confirma a sua chegada a uns dos três melhores do mundo no auge de sua juventude, além do mais com 13 anos campeão brasileiro, é impressionante! Com toda dificuldade da época mesmo sem muito material de estudo e dedicando horas de analises sozinho, e o fato de ficar muito aborrecido quanto perdia, mas com certeza com mais determinação para vencer em um próximo jogo, é uma características dos grandes campeões. Sempre ouvi dizer por outros GM´s que ele tinha e tem movimentos muitos precisos no final e uma grande intuição, então vale a pena ouvir atentamente suas palavras nessa entrevista do inicio ao fim! Parabéns Felipe por esse canal com essas entrevistas, isso é a historia do xadrez no Brasil e porque não dizer sul americana, vou aguardar o lançamento do livro para adquirir!
Eu tive a honra de receber esse livro das mãos do Mequinho (como Jesus salvou a minha vida) com uma dedicatória. Pessoa maravilhosa.
Parabéns El Debs. Ótima entrevista. Gostei muito. Tenho a idade do Mequinho e nos meus 18 anos fiquei na fila pra jogar uma simultânea com ele, mas não consegui porque eu não estava entre os 20 melhores da minha cidade. Mas ganhei um certificado dele.
A partida que ele menciona em 15:13, contra o Tal pode ser vista no chessgames www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1096263
O GM Mecking é uma figura sui generis.
Agora só falta o GM Darcy Lima pra fechar a conta.
Parabéns pelo projeto!
Seria ótimo uma entrevista com o GM Darcy, pois além de ter sido um fantástico jogador (ainda está em atividade) é dirigente da FIDE para as Américas. Tem muita história para contar.
Seria interessante uma entrevista com o MI Rubens Filguth, pois seu livro é muito bom e fala muito de Mecking. Linda a declaração, não sei se foi de Najdorf, sobre o xadrez de Mecking.
A lenda brasileira do Xadrez! A humildade é uma característica dos gênios. A história de Mequinho é de superação! Parabéns ao entrevistador! Acaba de fazer história!
Frequento o Clube Caixeiral em Pelotas onde o Mequinho ganhou por várias vezes o título de campeão pelotense e campeão gaúcho jogando no salão principal do clube. Sempre digo que Mequinho merece uma placa nesse salão do clube, mas a direção do clube desconhece a grandiosidade que é o Mequinho, tanto que vendeu as mesas com os tabuleiros de xadrez da época por uma merreca para desocupar espaço para ceder o espaço onde estavam para ensaios de um coral. Enfim, o xadrez sobrevive.
Obrigado pelo relato!
Existia, nos anos 70, o Xadrez do Mequinho. Acho que era da Estrela.
Excelente entrevista!! Mequinho é um gênio, uma lenda do Xadrez!! Poderia colocar na descrição o contato para comprar os livros? Parabéns pelo canal, El Debs! Abraços.
Coloquei na descrição o facebook do Erick.
Méquinho é um grande vencedor, com certeza vencer a doença e ficar varios anos sem jogar, foi mais difícil do que ser o 3° do mundo. Merece o respeito de todos.
E ainda por cima foi imortalizado na musica de Raúl Seixas. Mequinho Orgulho do Brasil.
Orgulho em ter um gênio como ele, representando a nossa nação.
Os caras do xadrez que cercaram o Mequinho na infância não entendiam nada de como lidar com um superdotado desse nível. Se ele tivesse nascido na URSS teria tido toda a assistência necessária.
A beleza do Mequinho é exatamente ter nascido no Brasil. Ele foi um diamente bruto que se poliu sozinho, parecido com Fischer so que da America do Sul.
@@gabrielbrito1610 As condições de Fisher eram melhores, mas é um gênio.
Muito boa a entrevista, ótima também a paciência que o entrevistador teve em escutar o méquinho falar sem ficar interrompendo, méquinho é um gênio do xadrez gostaria de conhece-lo pessoalmente ele parece ter muita história interessante para contar gostei muito das histórias que ele contou sobre a vida dele, se ele não tivesse tido essa doença grave tenho certeza que hoje ele seria o número 1 do mundo
Parabéns! Lindo vídeo, não tem como falarmos em xadrez no Brasil, sem mencionar, esse expoente, sem lugar-comum. Emociono-me deveras! Deveria existir um torneio cujo troféu🏆 seria: Henrique Costa Mecking, na minha opinião!!👏👏👏
Muito grato, El Debs, pela excelente entrevista. Acredito que pra todos nós é uma grande honra ouvir do próprio Mequinho histórias do xadrez brasileiro e mundial. Parabéns também pelo canal. Está cada vez melhor. Um abraço!
Gostaria de agradecer, primeiro pela entrevista, segundo pelo respeito que você teve com a Lenda, é claro por deixar ele passar a mensagem dele, que será muito importante para muitas pessoas. Obrigado
Desbravador, mito. Foi um dos melhores do mundo numa época em que o brasileiro só conhecia xadrez como sinônimo de cadeia.
Parabéns aos dois grandes mestres pela entrevista!! Mequinho, que com seu legado no xadrez é uma lenda viva, e ainda nos comove com sua fé e luta pela vida! El Debs, que com simplicidade tem nos brindado com entrevistas históricas! Saudações a ambos!
Dois super GMs conversando não sei quando verei isso novamente
Estou comprando os 2 livros, apesar de já ter um assinado presencialmente por ele numa simultânea que tive a honra de jogar contra ele.
um gênio, ídolo!! poderia ser mais bem reconhecido pelos brasileiros
A entrevista que eu mais esperava, com a Lenda, o ilustre Henrique Mecking.
Mequinho, de longe o melhor enxadrista brasileiro de todos os tempos.
Parabéns pela live. Mequinho é um exemplo de vida. Desde a década de 80 que aprendi a jogar, mas agora em 2020 resolvi treinar bastante justamente depois que vi uma entrevista dele há alguns meses e me empolguei com a empolgação dele. Veja como ele fala com paixão e emoção dos jogos, realmente um dos maiores brasileiros.
Comprei o livro dele.
Livro: Mequinho - O xadrez de um grande mestre
É excelente tem a anotação das 40 melhores partidas dele com o Tall, Gm Krikor, Bob Fischer, mas o livro é indicado para quem já sabe jogar e quer estudar táticas das partidas, você só precisa saber o: sistema de notação algébrica, no canal do prof. Ailton ele ensina.
Felipe eu tive a honra e a oportunidade de ver você jogando no xadrez clube de Sorocaba, na maior humildade de bermuda e chinelo. Um grande abraço!!!! Sucesso sempre!!!!
Bons tempos!
Incrível. Uma lenda. Ri demais nessas histórias que ele contou. kkkkkkkkk. Emocionei. Lenda viva.
Grande Mecking, chegar a 3º lugar do mundo pelo rating com todas as dificuldades do nosso meio é sensacional.
Chegar tão alto, com pouco incentivo, é pra poucos.
Que Deus te abençoe Mequinho!
O Informador começou a ser publicado em 1966.
Que beleza! Excelente entrevista, com muitos registros históricos importantes. Senti falta apenas de algo sobre o match com Korchnoi. Fiquei curioso sobre a questão do match com o Fischer, pois o primeiro livro do Frank Brady sobre a vida dele fala de um possível match em 1968, no Rio, com prêmio de US$ 5000,00 para o vencedor e US$ 1000,00 para o perdedor. O vencedor seria o primeiro a conseguir cinco vitórias. O livro traz um trecho de uma carta do presidente da federação brasileira dizendo que o pai do Mequinho teria sido a razão do cancelamento.
conteúdo de qualidade. Mequinho uma lenda, é como se através dele estamos pertencendo e criando a história. Com certeza és uma inspiração. Muito obrigado aos criadores deste conteúdo, a divida com vocês não se resume apenas a 1 like.
Vendo a entrevista do Mequinho, eu fico com uma forte impressão de que tínhamos a chance de ter um campeão do mundo de fato. Considerando o que ele fez, com o limitado acesso a informação na época... se tivesse treinado na União Soviética acho que teria chegado lá, ou ao menos teria tido alguma chance de chegar ao match
Legal ver a ligação dele com a Igreja e com Deus
Uma lenda em todos os sentidos. Um fenômeno, de fato!
O meu avô era campeão de xadrez no Rio Grande do Sul e jogava com o Mequinho aparentemente quando ele estava começando sua carreira. Porém, eu nunca conheci o meu avô (já falecido quando eu nasci) e o restante da minha família não sabe muito a respeito da trajetória dele no xadrez (ele inclusive tinha vários troféus, mas foram todos perdidos), por isso adoraria perguntar ao Mequinho se ele lembra de alguma coisa a respeito disso...
Parabéns pelo feito mestre Felipe. Henrique Mecking Lenda viva!!
Parabéns e bem difícil conseguir entrevista com ele , achei as histórias incríveis , o tenso e que foi quase 1 hora mas vale a pena por tudo que ele conquistou e fez
Sensacional!
A lenda Henrique Mecking. Na minha pequena cidade, como não tinha internet e meus amigos não tinham tanta vontade de jogar, praticava essa modalidade de xadrez "eu x eu mesmo". Claro, como esse meu "adversário" não tinha o talento do Mequinho, ah, saiu só um capivara apaixonado.
Mequinho - LENDA VIVA BRASILEIRA ! Linda historia de vida !
Entrevista top, mesmo mequinho entendo pouco sobre aberturas quando criança ainda foi campeão brasileiro.
Que belíssima oportunidade de ouvir e ver o mestre enxadrista que levou o xadrez brasileiro a patamares elevados! Gratidão ao Cristo e a Nossa Senhora por dar a vida ao nosso campeão que de tanta humildade nos faz desejar também estar na presença de seu Deus! Gratidão Mequinho! Ainda criança tive a oportunidade de ler o livro de seu testemunho de cura.
Essa sim foi uma boa entrevista!!! É assim que se deve aproveitar o Mequinho!!!
Exemplo de vida, de inteligencia, dedicação, esse meckinho representa o brasil
Muito triste ver uma mente como a do Meckinho desse jeito.
Ótima entrevista!
Ele está bem.
Muito boa a entrevista! Sou muito fã dele... Ele é muito inteligente e passou por um momento muito difícil e depois voltou. No Brasil, não se dá muito espaço ao xadrez nas mídias convencionais, o que é uma lástima, pois é um jogo e ao mesmo tempo um esporte com inúmeras variações e ideias difíceis que ajudam a melhorar a memória e a desenvolver o pensamento crítico-analítico, que é de suma importância para quem está se formando a personalidade, fora isso, o xadrez une vários tópicos, como política, religião, culturas diferentes (como foram os russos, que eram vistos como os melhores); e o xadrez passou por várias gerações... Eu fico triste em saber que não se ensina mais em escolas, e no meu tempo tinha, e eu achava mais interessante que matemática, que, diga-se de passagem, eu era péssimo... Enquanto isso no xadrez naquela época, eu sequer nem sabia mover as peças, mas depois tive interesse pelo jogo e não parei mais. Hoje sou um jogador amador e com essa pandemia, tenho me dedicado ao estudo do xadrez, que eu vejo como uma arte a ser desbravada.
Excelente entrevista! Parabéns Felipe, pela iniciativa de entrevistar esse gênio do xadrez mundial e pela ótima condução da entrevista em si!
Duas feras El Debs e Mequinho!
Parabéns pela entrevista, Mequinho uma lenda do xadrez brasileiro.
Vou encomendar seus livros, Henrrique!
As partidas dele são impressionante !!!
Parabéns, El Debs. Que bela conquista pro seu canal e acho que pra você pessoalmente também. Um belo registro histórico desse gênio. Parabéns pela condução. Vou até rever o "lance da vida" do Mequinho após assistir à entrevista.
Muito boa entrevista! Deixa o entrevistado à vontade e faz as perguntas objetivamente. Poucos tem esta característica.
Gênio! Entrevista espetacular!! Referência do nosso xadrez nacional! Parabéns pela iniciativa Felipe e Ana!
Boa noite GM Felipe, parabens pela iniciativa de divulgar a vida dos nossos GM e IM brasileiros para assim imortaliza-los para a geracoes futuras servindo de exemplo para futuras geracoes do xadrez. Com certeza essa serie nao ficaria completa sem o grande GM Mequinho, que como voce disse a lenda do xadrez brasilerio e internacional. Moro aqui no Canada e jogando xadrez por aqui no clube de Montreal, ele eh ainda tambem conhecido por aqui. Que ele continue essa missao com seu livros e tambem divulgando esse lado espiritual que todos precisamos. Muito obrigado GM Felipe.
Andre Garcia, vez por outra vou a Montréal. Gostaria de jogar umas partidas contigo. Tive no clube, relativamente da Biblioteca, mas ele só abria em alguns momentos.
@@rbg786 Ola Roberto, Infelizmente com a pandemia nao estamos por ora jogando no clube de xadrez de Montreal ( 3423 Saint Denis St, Montreal, Quebec H2X 3L2 - echecs.org/) mas quem sabe no segundo semestre com as vacinas tudo pode mudar. Grande abraco.
@@andregarcia6338 Obrigado André. Estive lá na St Denis há alguns anos atras. Muito bom o site do clube. Vou recomendar a minhas netas.
Cara, você é demais. Nos presentear com essa entrevista magnífica é algo sem palavras. Muito obrigado.
El Debs, você está fazendo história
Lendária entrevista! Muito obrigado pela relíquia que nos presenteia.
Que humildade. Um fofo
Meckinho: "... eu ficava muito chateado, muuuito chateado..."
El Debs: "Ahh, legaal..."
Vez ou outra eu gosto de digitar o nome do Mequinho no YT pra ver o que ele anda fazendo. Preciso dizer mais alguma coisa? Não, não preciso. O cara é a nossa lenda viva do Xadrez e pronto e acabou!
Fantástico. Um gênio.
Mequinho é lenda!
Mequinho é demais, parabéns pela entrevista.obrigado Felipe
Viva Mequinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que bela entrevista. Grande Mequinho. Um grande exemplo para todos nós.
Entrevista histórica !! Obrigado
Que entrevista deliciosa. Muito obrigado, parceiro! Já encomendei meu livro.
Viva Mequinho!
Excelente entrevista, diria épica!
Só pelo entrevistado, voce merece DEZ!
Parabéns pela entrevista com esse herói brasileiro!!!