Escola Brasileira ou Japonesa - O Que Você PRECISA Saber Antes de Escolher? 5 Prós e Contras

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 13

  • @kazuojuliohatimine6724
    @kazuojuliohatimine6724 6 วันที่ผ่านมา +1

    Mario boa tarde
    Na minha humilde opinião acho importante aprender o nihongo, pois isso sempre ajuda mesmo aqui no Brasil e principalmente no Japão.
    Ótima semana

    • @MarionoJapao
      @MarionoJapao  5 วันที่ผ่านมา

      Concordo, é fundamental ter noção do idioma.

  • @deiaideriha720
    @deiaideriha720 6 วันที่ผ่านมา +1

    Legal, fico mais tranquila 😊

    • @MarionoJapao
      @MarionoJapao  6 วันที่ผ่านมา

      Que bom que te ajudou!
      Refiz esse video pq vc tinha mandado uma pergunta mesmo

  • @marcelokikuti4509
    @marcelokikuti4509 6 วันที่ผ่านมา +2

    Bom dia, boa tarde ou boa noite Mariosan e família
    Ótimo vídeo como sempre
    Sempre bom saber uma opinião de um outro ponto de vista
    Sempre escutei sobre ijime nas escolas japonesas, sabe me dizer algo sobre o assunto, se os seus filhos sofreram alguma coisa na escola ou é mais casos isolados?
    Muito obrigado meu amigo
    Forte abraço

    • @MarionoJapao
      @MarionoJapao  5 วันที่ผ่านมา

      Opa, muito obrigado por assistir.
      Você pode ter certeza que eu ijime ou bullying nas escolas japonesas é bem menor do que nas escolas brasileiras, e o bullying na escola japonesa é bem menor do que no próprio Brasil.
      Claro que existe mas nada se comparado ao que tem no Brasil e nos Estados Unidos hoje, meus filhos nunca sofreram porque sempre tiveram a estrutura sólida que eu e a mãe deles demos,

    • @marcelokikuti4509
      @marcelokikuti4509 5 วันที่ผ่านมา

      Muito obrigado pela resposta meu amigo
      Deus o abençoe

  • @olyakozak5645
    @olyakozak5645 6 วันที่ผ่านมา +2

    Uma dúvida Mario, hipoteticamente falando, o fato de eu ser solteiro, ficaria mais difícil ou mais fácil eu conseguir um visto permanente de trabalho ou algo assim, o meu ramo é hotelaria e programação, eu não sou descendente de japonês, mas sei falar japonês.

    • @MarionoJapao
      @MarionoJapao  6 วันที่ผ่านมา

      Então… Não faz diferença se vc nao é descendente ou conjuge de descendente é bem difícil vc conseguir um visto oara morar e trabalhar no japao

  • @gustavoceregatti4398
    @gustavoceregatti4398 6 วันที่ผ่านมา +3

    Mário ótimo vídeo, vocês youtubers brasileiros, acredito que graças a prática de fazer vídeos, possuem um português muito fino e de fácil compreensão. Agora vou refutar alguns dos pontos do vídeo: acredito que vale o investimento até o final do ensino médio em escolas brasileiras pra quem puder, uns 50 mil por mês, principalmente pro dekassegui médio que tem como planos voltar para o Brasil, porque daí o cronograma brasileiro vai ser cumprido, ele aprenderá história do Brasil, geografia, heróis brasileiros como Duque de Caxias, Zumbi e etc. muito desse currículo visando o Enem, que possibilita agora até entrar direto pra universidades públicas, conforme a pontuação. Se contar com ensino médio japonês, o gasto fica pau a pau até. Ou seja o jovem brasileiro fica pronto pra seguir nos ensinos superiores no Brasil. E aprende japonês sim, o suficiente, além da "malandragem" e "malícia" brasileira, porque vou citar só 2 TH-camrs daí que é sabido que não trabalham em fábrica e que dominam bem os 2 idiomas, que é o Toloud e o Hiro.
    Pontos negativos de estudar em escola japonesa ao meu ver: a criança, embora conviva com os pais em casa, fala um português "macarrônico", sendo incapaz de fazer um texto em português, e na escola japonesa, apreende trejeitos japoneses, meio ingênuos, às vezes "abobado"😂 do ponto de vista brasileiro, fica um belo japonês com cara de "gaidim", que embora aprenda o idioma e um certo número de "kandis", é um estrangeiro, e será segregado invariavelmente quando for disputar uma vaga direta com um japonês nativo. Outra coisa é a cultura, é sabido que a escola japonesa prepara os alunos para ser bons "trabalhadores fabris", somente quem é bem mais rico e japoneses pobres muito talentosos e beem fora de série, escapam desse destino, os estrangeiros estão fora dessas possibilidades. Outra coisa a escola japonesa tem a visão da coletividade e do "prego que ressalta é martelado", portanto aluno que sai daí, tem visão mediana, uniforme, e não se ressalta por medo de ser "martelado", com certeza, não vão sair daí empreendedores e sim, serviçais de fábrica e escritórios. Por exemplo os filhos do "Rodela", o mais velho já está como "seishain" parece que na Toyota, e se for leal e "vestir a camisa"( leia-se muitas horas extras, "gambarú" etc etc etc) , será um bom peão de fábrica, às vezes até "honthô ou kakaricho" se for esforçado. O filho mais novo, o Rodela, já sinalizou que após 21 anos cada um "caça seu rumo". Até seus filhos Mário provavelmente terão o mesmo destino, o que não é vergonha nenhuma, trabalhar em fábricas no Japão. Outra coisa, se um filho desses de crianças que estudaram em escolas brasileiras quiserem voltar para o Brasil, eles estaram prontos, são livres, o que não acontece com os filhos que estudaram em escolas japonesas, porque terão que fazer um belo "mobral" ou "EJA", para aprender minimamente o currículo brasileiro, já que os milhares kandis e hirakanás apreendidos, e a história do samurai fulano de tal, a geografia de Fukuoka não interessam no Brasil. Ou seja uns 10 anos pra entrar no rumo. Ou seja, os pais praticamente traçaram o destino dos filhos que estudaram em escolas japonesas. Enquanto quem investiu em escolas brasileiras, deu a possibilidade deles poderem escolher seus destinos, Japão ou Brasil, na maioridade. Se puder faça um vídeo comentando. Grande abraço e boa sorte pros dekasseguis no Japão.

    • @MarionoJapao
      @MarionoJapao  6 วันที่ผ่านมา +2

      Obrigado pela sua mensagem

    • @doutrinadormariachi
      @doutrinadormariachi 6 วันที่ผ่านมา +2

      @@gustavoceregatti4398 ...fora que o japonesinho aprende a arrumar a escola, mas em casa a maioria dos japoneses, inclusive os descendentes igual eu são meio "porquinhos" e acumuladores. Quem não conhece um báthã ou odisan na família, acumulador e com casa bagunçada?

    • @diehideo
      @diehideo 6 วันที่ผ่านมา +2

      Eu concordo com você, mas isso depende dos planos dos pais. Eu estudei em ambas as escolas e acho que se você está só fazendo dinheiro no Japão, então é melhor colocar na escola brasileira pra criança não se sentir diferente quando for para o Brasil e dar continuidade no Brasil... Se planeja realmente viver no Japão, nesse caso é melhor colocar na escola japonesa pra adaptação e o fato de se tornar fluente em japonês numa escola do Japão é um ponto vantajoso no Japão pra ele futuramente enquanto você ensina o português em casa com livros, etc...