CAROLINAS: Leitura de Obras - #3 | Carolina Maria de Jesus e Zélia Gattai

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 4

  • @imoreirasalles
    @imoreirasalles  2 ปีที่แล้ว +1

    INFORMAÇÕES DESCRITIVAS DO VÍDEO
    #PraCegoVer #PraTodosVerem #PraTodoMundoVer
    Vídeo na horizontal. Apresentação da vinheta do IMS: Sobre fundo preto, vinheta animada padrão dos vídeos do Instituto Moreira Salles. Irrompem múltiplos traços retangulares brancos na vertical rapidamente, que se unem em um só traço, que corresponde à letra I. Em seguida, sobrepõem-se traços diagonais e formam a letra M. Por fim, a letra S emerge por meio de um traço curvilíneo, constituindo a sigla IMS centralizada na imagem.
    Sobre fundo preto, a tela divide-se entre conteúdo, intérprete de Libras e abaixo legendas na cor branca. Lara Gomes, intérprete de Libras, é uma mulher negra, de cabelos encaracolados, na altura dos ombros. Tem as sobrancelhas arqueadas, olhos amendoados, nariz médio e lábios grossos. Veste camiseta de manga comprida na cor cinza.
    Adiante, porta de entrada da exposição. Na parede, acima da porta, uma placa retangular na cor amarela, onde é possível ler, em letra bastão e na cor cinza, “Entrada de Serviço” - frase da obra do artista Mulambo. No centro da porta de cor cinza, nome da exposição: Carolina Maria de Jesus em letras bastão e “Um Brasil para os brasileiros” em letras cursivas - ambas na cor branca.
    Em seguida, parede da exposição na cor vermelha. Nela há o nome da exposição, texto curatorial e um retrato preto e branco de Carolina. Aos poucos, o enquadramento aproxima-se na fotografia exposta e à esquerda, em letras bastão na cor branca, CAROLINA MULTIARTISTA, logo em seguida, é apresentada a sala de exposição, com paredes vermelhas e algumas obras, fotografias, livros e um manuscrito.
    Ao longo do vídeo, é sonorizado o samba “Vedete da Favela” e duas fotografias feitas por Zélia Gattai são apresentadas por movimento de câmera. Por fim, imagens de dois retratos de Carolina são mostradas lado a lado ao som de “Vedete da Favela”.
    Informações adicionais e audiodescrição das obras comentadas, em ordem de aparição:
    Anterior à música, em destaque, capa do álbum “Quarto de Despejo”. À direita, Carolina sorri. Usa lenço na cabeça com estampa floral com fundo branco, blusa rosa de manga curta e colar rosa no mesmo tom de cor da blusa. À esquerda, em segundo plano, um barraco de madeira com telhas de cerâmica.
    Música - “Vedete da Favela” de Carolina Maria de Jesus. A letra da música “Vedete da Favela” é apresentada em letras bastão na cor branca, que tornam-se amarelas na medida em que a letra é cantada. Em seguida, imagem do álbum “Quarto de Despejo”, na qual Carolina sorri, veste um colar rosa no mesmo tom de cor da blusa e um lenço de cabeça com estampa florida. No segundo plano, ao lado direito - um barraco.
    Retratos da série “A outra Carolina tem nome feito de lantejoulas” de Zélia Gattai.
    Retrato preto e branco. Ambiente interno da casa de Carolina. Ela está em pé no alto de uma escada. Carolina é negra, tem olhos grandes e lábios grossos. Ela posa expondo sua vestimenta - uma ampla capa, com o comprimento até os tornozelos, revestida com penas de galinhas d'Angola e carijó. Em cada ombro, uma flor, também formada por penas. A parte interna da capa é cetim, com aplicações de outras flores em tecido. Por baixo, utiliza um macacão acetinado em tom claro.
    Retrato preto e branco tomado de baixo para cima. Ambiente interno da casa de Carolina. Carolina é negra, tem olhos grandes e lábios grossos. Veste um casaco composto por penas de galinhas d’angola e carijó, e um chapéu composto por penas e bordado com canutilhos, no qual lê-se, com lantejoulas, a palavra CAROLINA em letras bastão. Com a mão esquerda, Carolina toca na aba do chapéu e olha para a direita, posando para a Zélia Gattai.

  • @abcdoorcamento6454
    @abcdoorcamento6454 2 ปีที่แล้ว +2

    exposição realizada com base em pesquisas e vozes negras. parabéns

  • @amorpolo
    @amorpolo 2 ปีที่แล้ว +2

    Que matéria maravilhosa!!!!!
    Ouvia músicas de Carolina de Jesus, por volta dos meus 25 anos; amava. Mas não sabia das demais habilidades.
    Liiiiinda !!!!!!!! ❤️🔆

  • @cordelvaleriano6542
    @cordelvaleriano6542 2 ปีที่แล้ว +1

    Olá! Sou escritora de Literatura de Cordel, estou me preparando para escrever sobre a vida e vivências de Carolina Maria de Jesus e este documentário/exposição está sendo um ótimo subsídio. Muito Obrigada e parabéns a todos!