Nunca entendi por que não há um relógio analógico em cada sala? Facilitaria a vida do concurseiro e também a do fiscal, que não precisaria ficar riscando.
Sim! Além de diminuir a possibilidade de erros a gente poderia controlar nosso tempo, em casa a gente consegue controlar em quanto tempo estamos resolvendo cada e nisso não interfere em nada na capacidade poder controlar o próprio horário, ok não permitirem relógio, mas pelo menos poderiam deixar um a nossa disposição.
Saí do RJ para fazer esse concurso e gastei 1.085,00 reais com hospedagem, passagem e alimentação. O que me deixa triste é saber que não vou conseguir o reembolso desse dinheiro, já que apliquei nessa viagem o que juntei durante tantos meses. É triste e complicado.
@@andersonaddios246 Minha mãe participou de um concurso em 2019 nesta mesma banca. Anularam a prova por conta de queda de energia em algumas escolas devido fortes chuvas no dia. Quando houve a segunda prova, os ausentes participaram...
tb fui do RJ, mas fui de busao na sexta a noite e voltei no domingo mesmo, 19h com o c* sentado no busao e dormindo na rodoviária esperando o horário do onibus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tmj
Fiz a prova nessa escola onde ocorreu o fato, eu estava na sala 17 e aconteceu na sala 16. Fui ao banheiro antes de entregar minha prova e ao voltar para a sala, tinha uma candidata circulando pelo corredor e a fiscal até questionou o que ela estava fazendo ali, que ela não podia sair da sala sozinha, ou seja, deu a entender que o fiscal nem estava na sala para observar esses candidatos. A vunesp precisa preparar melhor esses fiscais, eles estão lidando com sonhos, com expectativas, com gente que veio de longe para prestar prova, que foi o meu caso. Mas, o erro já está feito, infelizmente.
Saí de João Pessoa- PB. Fiz uma prova excelente. Tive vários gastos, mas estava feliz com o sentimento de dever cumprido. Estou decepcionado e desgostoso. Que tristeza!
Para com essa de anular tudo, as vagas são regionalizadas. Não concorremos as vagas deles e nem eles as nossas. Seria uma aberração maior ainda anular o interior. Princípio da isonomia leva em conta concorrência, e nós não concorremos com eles.
Não vai ser anulado as provas do interior.Já tem precedentes em provas regionalizadas que tiveram problemas em determinada região e só naquela região reaplicada. Aconteceu isso no concurso do INSS.
@@anelisastorticorreafloro1461 É o mesmo Certame as provas não serão mais iguais e isso só fere o princípio da igualdade. Isonomia não é só na competitividade, competitividade quem estudou ou quem não estudou terão tipos de aproveitamento diferentes... não é isso. É A LISURA DO CONCURSO
Quem quer que anule no interior é porque foi mal, mas sem chances disso acontecer. Seria um gasto enorme e injustificado já que isso não afeta o interior pois não concorremos às mesmas vagas.
@@sandraborges7403 na verdade não fere, ao meu ver e como o próprio professor falou. Feriria o princípio da isonomia se fosse aplicadas provas diferentes para aquela sala em específico, pois eles teriam provas diferentes concorrendo para o mesmo cargo. Não analisa só a concorrência, mas são vários requisitos a serem analisados e cumulativos, dentre eles a concorrência. Como vai ferir se não temos nada a ver com a capital, e não é questão de opinião minha, é o que acontece na prática, como o colega aí disse, já tem precedentes e se não concorremos as mesmas vagas, não fere princípio da igualdade. Pq teria que ser aplicada a mesma prova para o estado todo, por exemplo, vamos supor que no dia da prova em SP tivesse acontecido uma greve dos metros e trens, a prova muito provavelmente seria cancelada e o interior não, pois não tivemos o mesmo problema. Agora se concorressemos todos para as mesmas vagas, aí sim, teria que anular o certame todo.
Verdade. Eu sofri com as fiscais de minha sala. Pacientemente esperei até o final da prova, sendo um dos 3 últimos a ficar, pedi que ela anotasse na Ata uma ação que fez. Além dela não fazer, disse que iria ver com o coordenador. Até parece que viu mesmo...
Também achei os fiscais despreparados. Eu apliquei prova Brasil no Ensino fundamental. Tive que fazer uma formação e as instruções foram muito claras e rígidas.
A Vunesp marcou a heteroidentificação do concurso da Autoridade Portuária de Santos para o mesmo final de semana da prova objetiva do TJSP. No meu caso, a letra R caiu no mesmo período da prova de escrevente. Tive que optar: ou a heteroidentificaçao em Santos ou a prova em São Paulo. Escolhi a prova. Me ferrei duas vezes! Da Vunesp pode se esperar tudo, até marcar a prova de escrevente para o mesmo dia da de Oficial de Justiça. Duvidam? Aguarde e confie.
Herbet , gostaria de parabenizo-lo pela sua etica, tem cursinho que abriu live sem a menor empatia , ja abrindo cupom de desconto e praticamnet festejando a anulação.
Essa galera do Estratégia é demais gente. Se eu passar passei, se eu não passar tive e terei muito ganho em aprendizado! gratidão por esse povo❤
หลายเดือนก่อน +1
Na minha sala o fiscal só ficava de cabeça baixa, pedir para ir ao banheiro era um sacrifício, fácil de colar para possíveis candidatos que utilizam desse artifício, pois pois a fiscalização era inexistente.
Acho que nos próximos concursos,tem que exigir que pessoas de cabelo cumprido que cubram as orelhas,que prendam ou deixem a todo momento as orelhas a amostra,porque existem phones de ouvidos cada mais discretos,que passam dispercebidos,ainda mais se os fiscais não forem ligeiros.
Posso estar viajando muito, mas estava pensando sobre os problemas que tivemos no CNU por causa de fiscais, agora esse na VUNESP. Tem algo de estranho. Como alguém libera uma sala inteira antes do horário e ninguém vê, ninguém fala nada? Eu olharia as outras salas e falaria "mas o tempo acabou mesmo? Todo mundo fazendo prova!". Tem algo muito estranho.
Professor, o senhor foi o único que acalmou aqueles que foram bem no interior e não desejam a anulação do interior. Obrigada, de verdade, pelas suas palavras.
As pessoas precisam ter empatia. Se você estivesse na sala que a prova foi encerrada uma hora antes? Na minha sala, SP, não deixaram ficar três pessoas para saírem juntas.
“A principal tarefa na vida é simplesmente esta: Identificar quais eventos são coisas externas que não estão sob meu controle. E quais assuntos são minhas escolhas, aquilo que eu realmente posso controlar. Onde, então, procuro o bem e o mal? Não nos assuntos externos incontroláveis, mas dentro de mim, nas escolhas que são minhas.” - Epicteto, Discursos. Se você escolheu ser Escrevente do TJ SP, preocupe-se em estudar e tomar posse. Os fatos você não pode mudar, mas estudar mais e aprimorar-se ainda mais para esse certame você pode. Considere-se um vencedor. Depois da posse, você vai agradecer aos desafios.
Na minha sala em SP, três pessoas começaram a ler a prova antes das fiscais terminar de entregar, eu avisei e elas ignoraram. Uma fiscal falou que era 13:17 pra iniciar e a outra anotou que iniciou 13:15. No final ficam pressionando dizendo que era ruim ficar três até o fim, ou seja, dizendo pra todos saírem logo né. Despreparadas e ignorantes.
Fiz na Fatec do Bom retiro e para dar inicio da prova o fiscal gritou igual um loko no corredor pq nem um sino.levaram para simular um sinal! Fiscais nao sabiam nem o que estavam fazendo la...perdidas com tudo! Ventiladores quebrados e um calor insuportável! Sempre elogiei a Vunesp, mas dessa vez nao da!
@@Literaturaparaouvir pior q na minha sala não marcaram a hora de 1h em 1h como deveria.. ninguém se pronunciou, ao final pedi pra Fiscal anotar isso por gentileza na Ata, ela negou. (RIBEIRÃO)
@@PedroPaulodeCarvalho Que coisa, hein? Ela disse que não ficaria avisando de 15 em 15 minutos e disse que quando faltasse meia hora iria avisar. Então, eu chamava a fiscal e perguntava: que horas são? E ela me falava e foi assim que fui controlando o tempo. Não sei por que criaram regras diferentes a revelia.
Dessa vez tbm a VUNESP manteve super longe o local de prova. Sou de Rio Claro e sempre teve prova ou aqui, ou em Piracicaba. Estão tentando economizar? Um absurdo!! Tbm deveria haver relógios nas salas junto ao kit de prova.
Essa prova, possivelmente, será aplicada apenas no início do ano de 2025, pois, além do ENEM, há os vestibulares de primeira e segunda fase da FUVEST (17 de Novembro- primeira fase e em dezembro nos dias 15 e 16, a segunda fase ), UNESP, provas preparadas pela VUNESP, (primeira fase 15 de novembro e segunda fase 8 e 9 de dezembro), Unicamp (primeira fase 20 de outubro e segunda fase 1 e 2 de dezembro) e o vestibular misto de medicina da Unifesp, prova preparada pela VUNESP, (primeiro e segundo dia 19 e 20 de dezembro). Portanto, na minha opinião baseada nas datas dos vestibulares e em outros concursos que estão para acontecer, creio que essa prova será aplicada apenas no final de janeiro ou fevereiro (isso, se não considerarem o carnaval, caso isso ocorra, só teremos prova do TJ-SP apenas no início de março de 2025). Lembrando que estou apenas supondo que isso irá ocorrer, mas é claro que o certo é não achar que irá demorar muito para acontecer a prova, bem como, não deixar para começar a estudar na última hora. Abraços a todos !
Essa história está muito mal contada como que a escola saiu uma hora mais cedo sendo que tem vários fiscais, porteiro que sabiam o horário que terminava a prova , ai tem coisa.
Compreendo que o pessoal do interior não está competindo com o pessoal da Capital, mas quem vai fazer essa prova da capital vai ter uma segunda chance em relação a quem é do interior. Que situação chata.
Cara para mim, e mais uma chance de estudar ainda mais, só espero que os ausentes na prova anulada não tenham a chance de fazer a nova prova, senão aí é sacanagem.
Se a prova foi anulada, é como se ela nunca tivesse existido. Ou seja, não importa se você foi ou não na prova anulada, quem tá inscrito poderá fazer a segunda prova.
@@paulohenriqueribeiro4717 se a prova foi anulada, ela não existiu, então não houve falta. É bem simples de entender. A chance da Vunesp tirar os ausentes é quase zero.
Nao estou reclamando nem nada, ate pq nao fui muito bem nessa. Mas achei que seria impossível errar o horario. Na sala que eu fiz, tinha no papel "Horario de inicio: 13h__ Horario de término: 18h__" Nao tem como o fiscal olhar o relogio, ver que sao 17h e dizer que acabou o tempo.... Mas tudo bem, segunda chance hehehe
Na minha sala o celular de uma mulher tocou antes do início da prova e durante, os fiscais entraram e deram outro saquinho pra ela colocar o celular de novo, não sei se desligou mesmo. Deixaram usar lápis, borracha...
Existe alguma possibilidade de anular esse concurso como um todo e ser feito um novo? Digo isso porque querendo ou não esse pessoal vai ter mais tempo para se preparar, o que seria injusto com as outras regiões.
Eu não sei se esse caso publicado foi oque se encaixou na minha sala, mas na minha sala a fiscal se enganou nos horários e depois arrumou o papel que conometra o tempo, ela arrumou antes de 1 hora de prova; mas no primeiro papel ela já tinha riscado duas horas de prova. Isso me desestabilizou muito. Fiz a prova da Capital.
O jeito é os concursos começarem a exigir que as mulheres e os homens que têm cabelo comprido comecem a fazer a prova com o cabelo preso deixando as orelhas à mostra para garantir que ninguém está com escuta.
A fiscal, apesar de muito educada, estava perdida. Meu primeiro concurso, a impressão que era normal esse caos. Acertei 51 pontos, até me orgulho, dado o nível da prova
PALHAÇADA! gastei uma "fortuna" com hospedagem e passagens. Conferi, o gabarito extra-oficial e fui bem, porém a nova data pode coincidir com a data de outro concurso e para piorar terei que gastar mais dinheiro.
Na prova do CNU o meu fiscal de sala afirmou que nós poderíamos ficar 1 hora a mais depois do fim da prova. Ele afirmou e reafirmou depois dos candidatos questionarem onde que estava disposto essa informação no edital. Só apenas depois de questionarmos mais dursmente é que ele voltou atrás da informação…
Na minha sala nós só pudemos abrir o caderno de questões efetivamente às 13h20, palavras do próprio fiscal, ou seja, 20 min a menos do que estava espressamente indicado no edital. Tempo suficiente para fazer pelo menos 4 questões, ou ser usado para preencher o gabarito, por conta disso terminei a prova faltando 15 min para as 18h.
@@lucasgabaritante3569 pois na minha sala não foi assim. Na próxima prova, caso comece depois do horário, vou questionar se o tempo será acrescentado ao final.
@@marciogomes6819, engano seu. Tem muita gente que se prepara muito bem e possui grandes chances de aprovação, mas por motivos pessoais e imprevistos, acabam não conseguindo ir.
Affff essa prova foi dose, prova extensa e cansativa , na minha sala as fiscais ficaram conversando super alto dando risada , tirava total concentração, e uma das coisas que foi a maior treta foi quando entregaram as provas todas ja abertas e sem lacre, foi a maior discussão na sala...afff..a prova ja comecou baguncada..uma das fiscais parecia que tinha saido de dentro da lama, estava com a roupa tao suja e tinha uma fralda enrolada no cabelo...rsrsrs
Tem que pedir silêncio amiga! Eu peço e ainda faço cara feia. Não temos tempo a perder, no cnu quando tinha apenas 1 fiscal fique feliz porque duas matracas sempre de risadinhas ninguém merece
Espero que a vunesp tome vergonha e contrate uma faculdade melhor que tenha pelo menos ar condicionado e mais espaço nas salas, essa prova foi uma vergonha, profissionais despreparados, falta de instrução, atrapalhando a prova toda hora…
Lembrei disso agora. E outra, o que o professor disse não procede. O concurso de OJ do TJSP não impede que o de escrevente seja feito no mesmo dia. Pode ser feito em turno oposto. E como as datas estão bem apertadas, é bem capaz que isso ocorra.
Não, não seria justo, pois as vagas são regionalizadas. Não concorremos as vagas deles e nem eles as nossas. Seria uma aberração maior ainda anular o interior. Princípio da isonomia leva em conta concorrência, e nós não concorremos com eles.
Deveria existir um relógio que ficasse sobre a mesa do fiscal, ao qual qualquer candidato pudesse ter acesso, a qualquer momento, mediante solicitação, para conferir se o "relógio de papel" está sendo atualizado no tempo correto. É algo muito importante para segurança/equilíbrio emocional dos candidatos. Fere os direitos do candidato o fato de ter de se abster de seu relógio e ficar vendido, sem poder confiar na atualização do fiscal e sem poder conferir se este o faz da forma e no tempo correto. Há um desequilíbrio claro na aplicação das provas atualmente. Os fiscais agem como se estivessem nos fazendo UM FAVOR de, a cada qualquer intervalo de tempo, marcar o tempo decorrido em descompasso com o tempo decorrido de fato.
หลายเดือนก่อน
Apesar dos 89.000 inscritos, somente 4.000 e poucos compare para fazer a prova.
A minha também começou um pouco mais tarde, e sem contar que eu não consegui fazer a prova, muito calor e um ventilador extremamente barulhento. Pra mim podia cancelar tudo... Fiz na Unip de SJRP. ESTRUTURA PÉSSIMA, demorei muito achar a sala. Sempre elogiei a Vunesp, mas dessa vez me decepcionei...
Alguém poderia me dizer onde encontro o caderno de provas em todas as versões pq não está mais disponível na área do candidato da vunesp e não sei qual versão eu fiz! Poderiam me encaminhar ou dizer o local. Vasculhei an internet e não encontro.
A verdade é que os fiscais normalmente estão sendo folgados demais, achando que sao as donas das provas.Teve abuso no CNU também, os candidatos ficam a merce desse fiscais refernt a horário e abuso mesmo de intolerância quando esta chegando no final da prova.Ficam pressionando para que candidato termine logo porque elas estao cansadas.Eu ouvi isso quando fiz a prova do CNU.
As pessoas na sala tbém não reclamam. Eu reclamei no TRf3 quando a fiscal ia colocar o horário errado na sala. Não sabem fazer conta. Temos que ser fiscais tbém!!
Ficamos a mercê de um fiscal incompetente que não avisou nada de horário. Ordinários equipe mal educadas se achando donos das provas. Folgados até pra passar uma informação. Gente horrível não sabe lidar com pessoas no lugar errado 😮
Tem que se impor galera, no cnu estac de algazarra no corredor vê se pode, pedi ao fiscal ir lá pedir silêncio. Eu não fico quieta não, eles estão lá para nós, nós pagamos para fazer a prova.
Boa tarde, Coruja! O pronunciamento não acordou esse tema. Confira o documento na íntegra: www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tj-sp-anula-prova-do-concurso-de-escrevente/ Abraços! 🦉💜
@@Silvio-Ferraz Isso sim, mas esses engraçadinhos que foram péssimos ou que nem sequer foram fazer a prova, não adianta comemorar, invés de reprovar 1 vez vão reprovar 2
Você que pensa. Muita gente vai desanimar e outros tantos vão abraçar com tudo essa nova oportunidade. Tem gente que estaria dentro e vai ficar de fora e gente de fora, vai entrar. É uma nova prova, outras questões e vai ser uma dança das cadeiras
Olá, Sandra! A data da nova prova será publicada em breve, assim como as demais informações serão divulgadas pela Fundação Vunesp, organizadora do concurso. Conte conosco! 💜 🦉
Nunca entendi por que não há um relógio analógico em cada sala?
Facilitaria a vida do concurseiro e também a do fiscal, que não precisaria ficar riscando.
Também acho, bem melhor para cada um controlar o seu tempo...
@@lucasroceli9197, acho que a ideia é exatamente sacanear o candidato que demora mais no raciocínio das questões
Sim! Além de diminuir a possibilidade de erros a gente poderia controlar nosso tempo, em casa a gente consegue controlar em quanto tempo estamos resolvendo cada e nisso não interfere em nada na capacidade poder controlar o próprio horário, ok não permitirem relógio, mas pelo menos poderiam deixar um a nossa disposição.
Tbm acho!
Quem cria essa regra vive no tempo das cavernas só pode
Saí do RJ para fazer esse concurso e gastei 1.085,00 reais com hospedagem, passagem e alimentação. O que me deixa triste é saber que não vou conseguir o reembolso desse dinheiro, já que apliquei nessa viagem o que juntei durante tantos meses. É triste e complicado.
Põe no jec
Prepare-se para gastar mais dinheiro e estude mais, pois a próxima prova será pior e a concorrência aumentará, pois os ausentes irão concorrer!
@@avozdaverdade4555já foi confirmado isso, sobre os ausentes? Eu acho que não pode não, hein.
@@andersonaddios246 Minha mãe participou de um concurso em 2019 nesta mesma banca. Anularam a prova por conta de queda de energia em algumas escolas devido fortes chuvas no dia. Quando houve a segunda prova, os ausentes participaram...
tb fui do RJ, mas fui de busao na sexta a noite e voltei no domingo mesmo, 19h com o c* sentado no busao e dormindo na rodoviária esperando o horário do onibus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tmj
Fiz a prova nessa escola onde ocorreu o fato, eu estava na sala 17 e aconteceu na sala 16. Fui ao banheiro antes de entregar minha prova e ao voltar para a sala, tinha uma candidata circulando pelo corredor e a fiscal até questionou o que ela estava fazendo ali, que ela não podia sair da sala sozinha, ou seja, deu a entender que o fiscal nem estava na sala para observar esses candidatos. A vunesp precisa preparar melhor esses fiscais, eles estão lidando com sonhos, com expectativas, com gente que veio de longe para prestar prova, que foi o meu caso. Mas, o erro já está feito, infelizmente.
Saí de João Pessoa- PB. Fiz uma prova excelente. Tive vários gastos, mas estava feliz com o sentimento de dever cumprido. Estou decepcionado e desgostoso. Que tristeza!
Mesma situação que vc.
Tô estudando pro concurso da SEFAZ-SP e vou sair de Recife pra fazer essa prova, agora fiquei com receio de acontecer isso
A sua vai manter. Só em SP vão refazer
Quantos pontos vc fez?
@@wesboyrock Fiz 77 com o gabarito preliminar e 78 com o do estratégia (foi a questão de RL).
Para com essa de anular tudo, as vagas são regionalizadas. Não concorremos as vagas deles e nem eles as nossas. Seria uma aberração maior ainda anular o interior. Princípio da isonomia leva em conta concorrência, e nós não concorremos com eles.
Não vai ser anulado as provas do interior.Já tem precedentes em provas regionalizadas que tiveram problemas em determinada região e só naquela região reaplicada. Aconteceu isso no concurso do INSS.
@@anelisastorticorreafloro1461 É o mesmo Certame as provas não serão mais iguais e isso só fere o princípio da igualdade. Isonomia não é só na competitividade, competitividade quem estudou ou quem não estudou terão tipos de aproveitamento diferentes... não é isso. É A LISURA DO CONCURSO
Quem quer que anule no interior é porque foi mal, mas sem chances disso acontecer. Seria um gasto enorme e injustificado já que isso não afeta o interior pois não concorremos às mesmas vagas.
@@sandraborges7403 na verdade não fere, ao meu ver e como o próprio professor falou. Feriria o princípio da isonomia se fosse aplicadas provas diferentes para aquela sala em específico, pois eles teriam provas diferentes concorrendo para o mesmo cargo. Não analisa só a concorrência, mas são vários requisitos a serem analisados e cumulativos, dentre eles a concorrência. Como vai ferir se não temos nada a ver com a capital, e não é questão de opinião minha, é o que acontece na prática, como o colega aí disse, já tem precedentes e se não concorremos as mesmas vagas, não fere princípio da igualdade. Pq teria que ser aplicada a mesma prova para o estado todo, por exemplo, vamos supor que no dia da prova em SP tivesse acontecido uma greve dos metros e trens, a prova muito provavelmente seria cancelada e o interior não, pois não tivemos o mesmo problema. Agora se concorressemos todos para as mesmas vagas, aí sim, teria que anular o certame todo.
Até q enfim um comentário sensato. Pessoal estuda tanto e continua burro parece kk.
O nível dos fiscais é medonho. Geralmente não sabem se comunicar, não preenchem no tempo correto aquele maledito relógio de papel...
Verdade. Eu sofri com as fiscais de minha sala. Pacientemente esperei até o final da prova, sendo um dos 3 últimos a ficar, pedi que ela anotasse na Ata uma ação que fez. Além dela não fazer, disse que iria ver com o coordenador. Até parece que viu mesmo...
Também achei os fiscais despreparados. Eu apliquei prova Brasil no Ensino fundamental. Tive que fazer uma formação e as instruções foram muito claras e rígidas.
@@PedroPaulodeCarvalho eu nunca tinha visto apenas um fiscal por sala
@@laurabarrosaraujo Também achei isso estranho.
A Vunesp marcou a heteroidentificação do concurso da Autoridade Portuária de Santos para o mesmo final de semana da prova objetiva do TJSP. No meu caso, a letra R caiu no mesmo período da prova de escrevente. Tive que optar: ou a heteroidentificaçao em Santos ou a prova em São Paulo. Escolhi a prova. Me ferrei duas vezes! Da Vunesp pode se esperar tudo, até marcar a prova de escrevente para o mesmo dia da de Oficial de Justiça. Duvidam? Aguarde e confie.
Herbet , gostaria de parabenizo-lo pela sua etica, tem cursinho que abriu live sem a menor empatia , ja abrindo cupom de desconto e praticamnet festejando a anulação.
Essa galera do Estratégia é demais gente. Se eu passar passei, se eu não passar tive e terei muito ganho em aprendizado! gratidão por esse povo❤
Na minha sala o fiscal só ficava de cabeça baixa, pedir para ir ao banheiro era um sacrifício, fácil de colar para possíveis candidatos que utilizam desse artifício, pois pois a fiscalização era inexistente.
FUVEST: 1° primeira fase será no dia 17 de novembro e a segunda fase, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2024.
Podem falar o que for, mas realmente o nível de profissionalismo dos professores do Estratégia é fora de sério. 👏
Acho que nos próximos concursos,tem que exigir que pessoas de cabelo cumprido que cubram as orelhas,que prendam ou deixem a todo momento as orelhas a amostra,porque existem phones de ouvidos cada mais discretos,que passam dispercebidos,ainda mais se os fiscais não forem ligeiros.
Na minha sala pediram pra amarrar o cabelo ou manter atrás das orelhas
Posso estar viajando muito, mas estava pensando sobre os problemas que tivemos no CNU por causa de fiscais, agora esse na VUNESP. Tem algo de estranho. Como alguém libera uma sala inteira antes do horário e ninguém vê, ninguém fala nada? Eu olharia as outras salas e falaria "mas o tempo acabou mesmo? Todo mundo fazendo prova!". Tem algo muito estranho.
Professor, o senhor foi o único que acalmou aqueles que foram bem no interior e não desejam a anulação do interior. Obrigada, de verdade, pelas suas palavras.
E quem faltou
As pessoas precisam ter empatia. Se você estivesse na sala que a prova foi encerrada uma hora antes? Na minha sala, SP, não deixaram ficar três pessoas para saírem juntas.
pergunta: não compareci no dia por motivos de saúde, vou poder comparecer na próxima data? estou lidando como uma segunda chance inexplicável....
Me lasquei por que dificilmente conseguirei viajar de novo por conta da grana! Algo bem triste mesmo
Eu tb, Beto. Viajei mais de 1000km pra fazer a prova. Mas vou tentar o ressarcimento de parte dos gastos.
@beto_oow aos olhos de um desembargador, vc é só uma estatística. Eu tive a minha vaga retirada com as mãos, por uma caneta.
@@anapaula3020 eu tb vou viu, tentar juntar de novo pra estudar e seguir mas que é triste o tanto de gente que vai pagar por o erro de uma é de mais!
Pede o ressarcimento dos valores! Seu direito
“A principal tarefa na vida é simplesmente esta: Identificar quais eventos são coisas externas que não estão sob meu controle. E quais assuntos são minhas escolhas, aquilo que eu realmente posso controlar. Onde, então, procuro o bem e o mal? Não nos assuntos externos incontroláveis, mas dentro de mim, nas escolhas que são minhas.” - Epicteto, Discursos. Se você escolheu ser Escrevente do TJ SP, preocupe-se em estudar e tomar posse. Os fatos você não pode mudar, mas estudar mais e aprimorar-se ainda mais para esse certame você pode. Considere-se um vencedor. Depois da posse, você vai agradecer aos desafios.
Na minha sala em SP, três pessoas começaram a ler a prova antes das fiscais terminar de entregar, eu avisei e elas ignoraram. Uma fiscal falou que era 13:17 pra iniciar e a outra anotou que iniciou 13:15. No final ficam pressionando dizendo que era ruim ficar três até o fim, ou seja, dizendo pra todos saírem logo né. Despreparadas e ignorantes.
Como é bom ouvir uma voz sensata no meio de um caos😢
Já apliquei prova, tive que fazer curso e as regras são bem rígidas. Nessa prova tinha gente conversando na sala e a fiscal estava perdidinha.
E os gastos que tivemos! Muita gente sem trabalho, na esperança de passar no concurso... complicado!
Vida de concurseirseiro é assim memso, infezlimente
4 ônibus + uber + hospedagem + almoço. Gastei pouquinho...
Mas demora pra ser convocado. Não daria pra ficar esperando mesmo né… só quem não precisa é tem quem banque
Fiz na Fatec do Bom retiro e para dar inicio da prova o fiscal gritou igual um loko no corredor pq nem um sino.levaram para simular um sinal! Fiscais nao sabiam nem o que estavam fazendo la...perdidas com tudo! Ventiladores quebrados e um calor insuportável! Sempre elogiei a Vunesp, mas dessa vez nao da!
Acho curioso uma sala inteira sair antes e ninguém fazer nada.
bem isso...muito estranho!
Estranho também como 2 fiscais em uma sala não têm um celular no bolso para conferir as horas. ISSO TÁ MUITO ESTRANHO.
@@Literaturaparaouvir pior q na minha sala não marcaram a hora de 1h em 1h como deveria.. ninguém se pronunciou, ao final pedi pra Fiscal anotar isso por gentileza na Ata, ela negou.
(RIBEIRÃO)
@@PedroPaulodeCarvalho Que coisa, hein? Ela disse que não ficaria avisando de 15 em 15 minutos e disse que quando faltasse meia hora iria avisar. Então, eu chamava a fiscal e perguntava: que horas são? E ela me falava e foi assim que fui controlando o tempo. Não sei por que criaram regras diferentes a revelia.
Eu também, isso não entra na minha cabeça.
Vamos judicializar, pq não dá para ficar com esse prejuízo financeiro e emocional. A jurisprudência é bem tranquila nesse sentido.
Dessa vez tbm a VUNESP manteve super longe o local de prova. Sou de Rio Claro e sempre teve prova ou aqui, ou em Piracicaba. Estão tentando economizar?
Um absurdo!!
Tbm deveria haver relógios nas salas junto ao kit de prova.
Essa prova, possivelmente, será aplicada apenas no início do ano de 2025, pois, além do ENEM, há os vestibulares de primeira e segunda fase da FUVEST (17 de Novembro- primeira fase e em dezembro nos dias 15 e 16, a segunda fase ), UNESP, provas preparadas pela VUNESP, (primeira fase 15 de novembro e segunda fase 8 e 9 de dezembro), Unicamp (primeira fase 20 de outubro e segunda fase 1 e 2 de dezembro) e o vestibular misto de medicina da Unifesp, prova preparada pela VUNESP, (primeiro e segundo dia 19 e 20 de dezembro).
Portanto, na minha opinião baseada nas datas dos vestibulares e em outros concursos que estão para acontecer, creio que essa prova será aplicada apenas no final de janeiro ou fevereiro (isso, se não considerarem o carnaval, caso isso ocorra, só teremos prova do TJ-SP apenas no início de março de 2025). Lembrando que estou apenas supondo que isso irá ocorrer, mas é claro que o certo é não achar que irá demorar muito para acontecer a prova, bem como, não deixar para começar a estudar na última hora. Abraços a todos !
Amém para toda a sua análise!
E 1/12 tem a OAB.
São José dos Campos vai fazer de novo?
Não pude ir, em razão de dificuldades financeiras. Nessa, tomara que dê tudo certo.
Encontrei com o professor Herbert na porta e fiquei muito feliz! Poxa, vida que segue.
Também o encontrei na São Judas. Alta vibração. Agora é aguardar nova oportunidade 👊💚🙏
Eles podiam pensar em algum tipo de cronômetro para ser usado nessas provas
Pq carvalhos não colocam um relógio na sala pra todos verem? 🤦🏾♂️
Essa história está muito mal contada como que a escola saiu uma hora mais cedo sendo que tem vários fiscais, porteiro que sabiam o horário que terminava a prova , ai tem coisa.
colegas, alguém tem algum escritório ou advogado especializado na temática de concursos públicos?!
Compreendo que o pessoal do interior não está competindo com o pessoal da Capital, mas quem vai fazer essa prova da capital vai ter uma segunda chance em relação a quem é do interior. Que situação chata.
Era esse tipo de coisa que deveria estar contida na lei geral dos concursos.... Infelizmente, cada um vai ficar com seu prejuízo 😢
Cara para mim, e mais uma chance de estudar ainda mais, só espero que os ausentes na prova anulada não tenham a chance de fazer a nova prova, senão aí é sacanagem.
Se a prova foi anulada, é como se ela nunca tivesse existido. Ou seja, não importa se você foi ou não na prova anulada, quem tá inscrito poderá fazer a segunda prova.
Pensa que ainda assim vão ter outros ausentes, acho provável ter mais ausentes que na anterior
@@niccristelly tomara kkkkkk
Concordo. No edital diz que quem faltar será automaticamente eliminado do certame
@@paulohenriqueribeiro4717 se a prova foi anulada, ela não existiu, então não houve falta. É bem simples de entender. A chance da Vunesp tirar os ausentes é quase zero.
Bendita fiscal que nos deu a chance de tentar outra vez kkk
Na minha sala sumiu metade das provas kkk 10 minutos para achar onde estava escondida kkk
Wsse professor é um gentleman ❤
Nao estou reclamando nem nada, ate pq nao fui muito bem nessa. Mas achei que seria impossível errar o horario. Na sala que eu fiz, tinha no papel
"Horario de inicio: 13h__
Horario de término: 18h__"
Nao tem como o fiscal olhar o relogio, ver que sao 17h e dizer que acabou o tempo....
Mas tudo bem, segunda chance hehehe
E o pior é que haviam dois por sala, impossível os dois errarem juntos. Pra mim foi falcatrua.
Isso não cheira bem, sinceramente. Tá super estranho
OBRIGADA
Tem que lembrar que as provas são 'individuais' e ainda têm que escolher as questões e imprimir as provas
Bora pra cima! Apanhando e prosseguindo. 😂
Eu fui bem nessa, serei melhor na próxima!
Na minha sala o celular de uma mulher tocou antes do início da prova e durante, os fiscais entraram e deram outro saquinho pra ela colocar o celular de novo, não sei se desligou mesmo. Deixaram usar lápis, borracha...
Existe alguma possibilidade de anular esse concurso como um todo e ser feito um novo? Digo isso porque querendo ou não esse pessoal vai ter mais tempo para se preparar, o que seria injusto com as outras regiões.
pessoal que prestou pra capital NÃO está concorrendo contra qm prestou para outras regiões. NÃO faz sentido a sua colocação
Eu não sei se esse caso publicado foi oque se encaixou na minha sala, mas na minha sala a fiscal se enganou nos horários e depois arrumou o papel que conometra o tempo, ela arrumou antes de 1 hora de prova; mas no primeiro papel ela já tinha riscado duas horas de prova. Isso me desestabilizou muito. Fiz a prova da Capital.
O jeito é os concursos começarem a exigir que as mulheres e os homens que têm cabelo comprido comecem a fazer a prova com o cabelo preso deixando as orelhas à mostra para garantir que ninguém está com escuta.
Faz tempo que existe essa regra.
Tem que levar em conta tbm os vestibulares 2025 e o Enem, que são datas prioritárias e que tomam muitas possíveis datas de prova.
Dia 01/12 tem STJ... não sei se coincidiria também
A fiscal, apesar de muito educada, estava perdida. Meu primeiro concurso, a impressão que era normal esse caos. Acertei 51 pontos, até me orgulho, dado o nível da prova
A prova do tj começou complicar a partir de 2021.
Eu não consigo entender como isso aconteceu. Será que nessa sala não tinha o relógio impresso?
Vi que muitos fiscais em diversos lugares não entenderam como funcionava o relógio, marcaram 1h de prova às 13h, depois 2h às 14h, 3h às 15h...
Imagino que o fiscal entendeu que a prova acaba as 5 da tarde em vez de 5 horas de duração de prova (13h-18h).
PALHAÇADA! gastei uma "fortuna" com hospedagem e passagens. Conferi, o gabarito extra-oficial e fui bem, porém a nova data pode coincidir com a data de outro concurso e para piorar terei que gastar mais dinheiro.
Idem!
Onde achou esse gabarito? Quero corrigir a minha e não vão divulgar o gabarito oficial
Na prova do CNU o meu fiscal de sala afirmou que nós poderíamos ficar 1 hora a mais depois do fim da prova. Ele afirmou e reafirmou depois dos candidatos questionarem onde que estava disposto essa informação no edital. Só apenas depois de questionarmos mais dursmente é que ele voltou atrás da informação…
É exatamente isso q tinha q ser feita com a prova da tarde da CNU de auditor fiscal.
Mas o MGI não tem a coragem q o TJSP tem.
A calma do professor acalma a gente. Seguimos acreditando.
Na minha sala nós só pudemos abrir o caderno de questões efetivamente às 13h20, palavras do próprio fiscal, ou seja, 20 min a menos do que estava espressamente indicado no edital. Tempo suficiente para fazer pelo menos 4 questões, ou ser usado para preencher o gabarito, por conta disso terminei a prova faltando 15 min para as 18h.
Mas se a prova começou 13h20, logo no início o fiscal devia ter marcado na lousa o término sendo as 18:20. Foi assim na minha sala.
@@lucasgabaritante3569 pois na minha sala não foi assim. Na próxima prova, caso comece depois do horário, vou questionar se o tempo será acrescentado ao final.
É assim mesmo, nunca começa às 13h em ponto. Eles tem que colocar esse tempo a mais no final.
Pessoal levem o edital impresso para a prova já destacadas as infos mais importantes e puxem o papel se necessário!
Que ruim pra quem foi bem. Agora, podem vir questões que mude todo o jogo. Foda!
A nova prova será mais difícil e a concorrência aumentará com os faltosos!
@@avozdaverdade4555eu acho q não. Pq quem estava presente é quem se preparou de verdade.
Eu não fui pq fiquei doente estudando desde começo do ano @@marciogomes6819
Concordo,minha filha nao foi na primeira e ira na segunda,ela está preparada,map foi por questões familiares@@avozdaverdade4555
@@marciogomes6819, engano seu. Tem muita gente que se prepara muito bem e possui grandes chances de aprovação, mas por motivos pessoais e imprevistos, acabam não conseguindo ir.
Affff essa prova foi dose, prova extensa e cansativa , na minha sala as fiscais ficaram conversando super alto dando risada , tirava total concentração, e uma das coisas que foi a maior treta foi quando entregaram as provas todas ja abertas e sem lacre, foi a maior discussão na sala...afff..a prova ja comecou baguncada..uma das fiscais parecia que tinha saido de dentro da lama, estava com a roupa tao suja e tinha uma fralda enrolada no cabelo...rsrsrs
Tem que pedir silêncio amiga! Eu peço e ainda faço cara feia. Não temos tempo a perder, no cnu quando tinha apenas 1 fiscal fique feliz porque duas matracas sempre de risadinhas ninguém merece
Dezembro tem OFICIAL DE JUSTIÇA
Eu não fui fazer a prova porque meu pai infartou e faleceu. 😢
Meus sentimentos!
Espero que a vunesp tome vergonha e contrate uma faculdade melhor que tenha pelo menos ar condicionado e mais espaço nas salas, essa prova foi uma vergonha, profissionais despreparados, falta de instrução, atrapalhando a prova toda hora…
Eu fiquei com dor nas costas em menos de duas horas coitada das crianças da escola onde fiz prova
@@A-01979 Na escola que eu fiz, os dois ventiladores estavam estragados. A sala de aula estava um forno.
Na faculdade que eu fiz tinha ar-condicionado e não ligaram! Isso porque eu havia reclamado e não adiantou nada!
Foi assim na PMERJ banca FGV
Fizemos a prova 2x , não houve reembolso das despesas, e todos que pagaram dentro do prazo puderam fazer a segunda prova
Acontece que desta vez quando fizemos a inscrição tivemos a opção de concorrer para os dois polos.
Verdade, se os editais fossem separados o pessoal do interior teria mais uma oportunidade para prestar a prova.
Espero que não seja no dia da prova do TSE em dezembro 😮
decisão absurda. como pode prejudicar 89 mil por causa de nem 30 pessoas? falta razoabilidade na decisão, totalmente desproporcional
Não se esqueçam do Vestibular que a Vunesp faz, pra Unesp por exemplo. O Vestibular e o Concurso não se misturam, claro, mas a banca é a mesma.
Lembrei disso agora.
E outra, o que o professor disse não procede. O concurso de OJ do TJSP não impede que o de escrevente seja feito no mesmo dia. Pode ser feito em turno oposto. E como as datas estão bem apertadas, é bem capaz que isso ocorra.
Meu que ódioooooo....absurdooo isso. Que raiva que eu tô.
O justo seria anular todas as provas .
Foi mal na prova né?
@@Silvio-Ferraz Se for de acordo com o princípio que a banca afirma , este deveria ser aplicados para todos .
Não, não seria justo, pois as vagas são regionalizadas. Não concorremos as vagas deles e nem eles as nossas. Seria uma aberração maior ainda anular o interior. Princípio da isonomia leva em conta concorrência, e nós não concorremos com eles.
@@Silvio-Ferraznota de corte pro Interior igual da Capital... Se é isonomia né não haha
Deveria existir um relógio que ficasse sobre a mesa do fiscal, ao qual qualquer candidato pudesse ter acesso, a qualquer momento, mediante solicitação, para conferir se o "relógio de papel" está sendo atualizado no tempo correto. É algo muito importante para segurança/equilíbrio emocional dos candidatos. Fere os direitos do candidato o fato de ter de se abster de seu relógio e ficar vendido, sem poder confiar na atualização do fiscal e sem poder conferir se este o faz da forma e no tempo correto. Há um desequilíbrio claro na aplicação das provas atualmente. Os fiscais agem como se estivessem nos fazendo UM FAVOR de, a cada qualquer intervalo de tempo, marcar o tempo decorrido em descompasso com o tempo decorrido de fato.
Apesar dos 89.000 inscritos, somente 4.000 e poucos compare para fazer a prova.
A minha também começou um pouco mais tarde, e sem contar que eu não consegui fazer a prova, muito calor e um ventilador extremamente barulhento. Pra mim podia cancelar tudo... Fiz na Unip de SJRP. ESTRUTURA PÉSSIMA, demorei muito achar a sala. Sempre elogiei a Vunesp, mas dessa vez me decepcionei...
Na minha escola estadual também foi difícil fazer a prova... Cheio de mosquito da dengue entre as carteiras. Locais sem condições de realizar provas
Reclame.p Vunesp, assim ela escolhe outra escola. Quanto mais pessoas reclamarem, melhor
Também fiz na Unip de RP... as carteira eram pequenas tbm... nao cabia nem o rg direito nelas ...
@@maxm848 verdade, pequenas mesmo! Tanto o assento quanto o apoio pra escrever. Muito desconfortável.!
@@amandagrecmenina do céu que loucura isso!!!! Eu sou alérgica , já na primeira picada não conseguiria fazer mais nada.
A pergunta que não quer calar é: vai sair o gabarito da primeira prova? Quero saber quantas questões acertei kkkkkkk
Tem que sair por causa das demais comarcas
Alguém poderia me dizer onde encontro o caderno de provas em todas as versões pq não está mais disponível na área do candidato da vunesp e não sei qual versão eu fiz! Poderiam me encaminhar ou dizer o local. Vasculhei an internet e não encontro.
Mas todas as escolas e salas? Ou só da escola onde o fiscal encerrou 1h antes?
Boa tarde, Coruja! O TJSP anulou apenas a prova da Comarca da Capital.
Abraços! 🦉💜
Gastei quase 2000 reais na brincadeira.
Tudo isso pra ganhar 6mil?
Quem faltou a prova poderá fazer a próxima?
Olá, Amanda! Poderá fazer a prova quem estiver inscrito no concurso de Escrevente do TJ-SP na capital. Conte conosco! 🦉💜
@@EstrategiaConcursosBrasil Obrigada!
A verdade é que os fiscais normalmente estão sendo folgados demais, achando que sao as donas das provas.Teve abuso no CNU também, os candidatos ficam a merce desse fiscais refernt a horário e abuso mesmo de intolerância quando esta chegando no final da prova.Ficam pressionando para que candidato termine logo porque elas estao cansadas.Eu ouvi isso quando fiz a prova do CNU.
As pessoas na sala tbém não reclamam. Eu reclamei no TRf3 quando a fiscal ia colocar o horário errado na sala. Não sabem fazer conta.
Temos que ser fiscais tbém!!
Ficamos a mercê de um fiscal incompetente que não avisou nada de horário. Ordinários equipe mal educadas se achando donos das provas. Folgados até pra passar uma informação. Gente horrível não sabe lidar com pessoas no lugar errado 😮
@@Anaoliveira-ij1ip faça reclamação na Vunesp. E no próximo concurso reclame do que estiver errado
@@souzasouza7156 eu tive que pedir para o fiscal parar de me atrapalhar, mas vou reclamar
Tem que se impor galera, no cnu estac de algazarra no corredor vê se pode, pedi ao fiscal ir lá pedir silêncio. Eu não fico quieta não, eles estão lá para nós, nós pagamos para fazer a prova.
A coordenadora tava apresando os fiscais; achei um absurdo e tb achei q os fiscais não estava preparado sem base
Viajei 6 horas (ida e volta) para fazer a prova... 😢
Absurdo isso!
Uma dúvida: atualidades continuamos a estudar os acontecimentos do 1º semestre?
saí de Salvador para fazer essa prova....Brabo...$.
Os candidatos que faltaram poderão fazer a nova prova?
Boa tarde, Coruja! O pronunciamento não acordou esse tema. Confira o documento na íntegra:
www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tj-sp-anula-prova-do-concurso-de-escrevente/
Abraços! 🦉💜
Chorei horrores agora...💔💔
FUVEST 17/11 primeira fase. 15 e 16/12 segunda fase.
Se pudesse usar relógio pouco provável q isso aconteceria
Gente foi na 1a região que anulou??? Caraca eu quase morri de fome pra gastar só 400 reais 😢
Para quem reclamar do local da prova?
Eu comecei 5 mais tarde porque minha sala tinha sobrenome iguais alem do primeiro nome. 😊
Quem rodou na primeira aplicação vai rodar na segunda também, não se iludam
Verdade, mas aquele que que passou perto tem chances
@@Silvio-Ferraz Isso sim, mas esses engraçadinhos que foram péssimos ou que nem sequer foram fazer a prova, não adianta comemorar, invés de reprovar 1 vez vão reprovar 2
Você que pensa. Muita gente vai desanimar e outros tantos vão abraçar com tudo essa nova oportunidade. Tem gente que estaria dentro e vai ficar de fora e gente de fora, vai entrar. É uma nova prova, outras questões e vai ser uma dança das cadeiras
@@Bruno-mz7zn verdade....
Não da para saber de nada isso é só especulação além disso todos agora tem noção de como está o nível da vunesp
Na minha sala tinham 2 fiscais. Será que tinham 2 nesta? Se sim, 2 fiscais erraram o horário + supervisor??? Meu Deus.
Na minha sala só tinha uma fiscal, e as vezes ela sai da sala por um período curto de tempo
@@kisa902 Isso é muito grave...
A coordenadora acelerando os fiscais e o fiscal da minha sala sem base
a prova 1 tem alternativas divergentes da outra prova , não deve ser este o motivo que alegaram
alguem poderia tirar minha duvida? por problemas de saúde nao pude ir fazer a prova, posso ir na data remarcada?
Acredito que sim, a anulação é como se a prova não tivesse sido aplicada
Ainda não confirmaram. Vamos aguardar.
Quando será o próximo concurso do TJ???
Olá, Sandra! A data da nova prova será publicada em breve, assim como as demais informações serão divulgadas pela Fundação Vunesp, organizadora do concurso. Conte conosco! 💜 🦉
Jessica Manoela, sou de Rio Claro tb. Como vc se saiu? O que achou da prova?
Eu pensei assim tbem... Sempre tem mais de um fiscal