Professor é verdade que a disposição dos sustenidos começa em fã, do, sol, re, lá, mi ,si então é só vê aonde está assinado o último sustenido , o próximo sustenido é que vai dar o nome da escala?.
Essa questão do último sustenido é uma das formas também pra achar o tom. Na verdade é até mais fácil do que da forma como abordei. Pois da forma como abordei, a pessoa já teria que saber a quantidade de sustenidos em cada tom. Menos o de Dó (C) pois não tem sustenidos nem bemois.
Sim. Podemos dizer que começa pelo Fá. No caso Fá#. Pois obtemos os sustenidos pelo círculo das quintas. O primeiro sustenido no caso, é o Fá#. Ou seja, ele é o primeiro sustenido na escala de sol. Sol é a quinta de Dó. Depois explico melhor.
Por exemplo: Se na armadura da clave tiver 3 sustenidos (#), o tom é: Lá Maior ( A). Se tiver 4 sustenidos (#) o tom é: Mi maior (E). Se não tiver nenhum acidente ( sustenidos ou bemois), o tom vai ser Dó maior ( C), ou possivelmente lá menor (Am), que é relativa de dó. Mas há situações em que o tom também pode estar em bemol (b). O segredo disso aí basta saber as escalas. Conhecer as escalas maiores. Pois conhecendo as escalas ( principalmente maiores), vc vai saber quantos sustenidos ou bemóis há em cada tonalidade. Ainda vou fazer outro vídeo colocando mais exemplos. Ainda estou preparando o material.
Pra relativa menor segue os mesmo padrão do tom maior, pois os acidentes ( sustenidos e bemóis), acompanham os mesmos acidentes do tom maior. Exemplo: Se o tom é Bm ( Si menor), haverá 2 acidentes (sustenidos) na clave, pois os acidentes de Bm acompanham os acidentes de D ( Ré maior), pelo fato de Bm ser relativa de D (Ré maior). Assim vale para os demais tons. O que vai ter que observar é se o acorde no início vai ser maior ou menor, pra saber se o tom será maior ou menor. Mas os acidentes são os mesmos. No exemplo de C ( Dó maior) por exemplo, como não há acidentes, se o tom for Am ( Lá menor), não haverá acidentes ( sustenido ou bemol), pois Am menor é a relativa de C, então como C não tem acidentes, lá menor também não terá.
Que aula maravilhosa
Vou ainda fazer outro vídeo pra colocar mais conteúdos que não mencionei aí.
Beleza pura.
Mto bom.
Professor é verdade que a disposição dos sustenidos começa em fã, do, sol, re, lá, mi ,si então é só vê aonde está assinado o último sustenido , o próximo sustenido é que vai dar o nome da escala?.
Essa questão do último sustenido é uma das formas também pra achar o tom.
Na verdade é até mais fácil do que da forma como abordei. Pois da forma como abordei, a pessoa já teria que saber a quantidade de sustenidos em cada tom. Menos o de Dó (C) pois não tem sustenidos nem bemois.
Sim. Podemos dizer que começa pelo Fá. No caso Fá#. Pois obtemos os sustenidos pelo círculo das quintas. O primeiro sustenido no caso, é o Fá#. Ou seja, ele é o primeiro sustenido na escala de sol. Sol é a quinta de Dó.
Depois explico melhor.
Agradecida 🌸
E se tiver 3/4 sustenidos como saber a tonalidade da música?
Por exemplo:
Se na armadura da clave tiver 3 sustenidos (#), o tom é: Lá Maior ( A).
Se tiver 4 sustenidos (#) o tom é: Mi maior (E). Se não tiver nenhum acidente ( sustenidos ou bemois), o tom vai ser Dó maior ( C), ou possivelmente lá menor (Am), que é relativa de dó.
Mas há situações em que o tom também pode estar em bemol (b).
O segredo disso aí basta saber as escalas. Conhecer as escalas maiores. Pois conhecendo as escalas ( principalmente maiores), vc vai saber quantos sustenidos ou bemóis há em cada tonalidade.
Ainda vou fazer outro vídeo colocando mais exemplos. Ainda estou preparando o material.
E a relativa menor?
Pra relativa menor segue os mesmo padrão do tom maior, pois os acidentes ( sustenidos e bemóis), acompanham os mesmos acidentes do tom maior.
Exemplo: Se o tom é Bm ( Si menor), haverá 2 acidentes (sustenidos) na clave, pois os acidentes de Bm acompanham os acidentes de D ( Ré maior), pelo fato de Bm ser relativa de D (Ré maior).
Assim vale para os demais tons.
O que vai ter que observar é se o acorde no início vai ser maior ou menor, pra saber se o tom será maior ou menor. Mas os acidentes são os mesmos.
No exemplo de C ( Dó maior) por exemplo, como não há acidentes, se o tom for Am ( Lá menor), não haverá acidentes ( sustenido ou bemol), pois Am menor é a relativa de C, então como C não tem acidentes, lá menor também não terá.
E quando for tom menor?
Olá. Tem uma explicação aí em resposta a uma mesma pergunta que já haviam feito, quando for menor.