⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?RPMaSo
Olá sou técnico em Eletroeletrônica formado no SENAI. Durante meu curso, aprendemos que devemos sim usar solda em emendas, pois além de garantir que os cabos fiquem bem presos, dificulta a oxidação dos mesmos, permitindo uma melhor condução eletrica. Aliás tivemos aulas práticas especialmente de soldas em emendas. Só queria compartilhar uma experiência de Curso. Grato!
Perfeito! Sou formado em Eletricidade Geral no Senai (Aprendizagem Industrial) e Técnico em Eletromecânica pelo IF. Além disso fui professor da área no Senai por dez anos. No trecho da Norma NBR 5410 apresentado é que surge a interpretação errada. A norma desaconselha o uso do estanho por dois motivos. O primeiro é porque a maioria dos profissionais não sabem fazer uma solda correta (no Senai se aprende a fazê-la). Segundo porque quem faz a solda (geralmente incorreta) acredita que pode fazer uma emenda de "qualquer jeito" porque a solda vai ser suficiente para garantir a durabilidade da emenda e do contato elétrico. Nada é melhor do que uma emenda corretamente executada e estanhada, só que dá trabalho e consome tempo. Um fraterno abraço.
@@danielsalvador19234 Obrigado por compartilhar essa informação. Sou téc. em eletrônica e já faz 13 anos que fiz as instalações elétricas da minha casa soldando as emendas e as pontas dos fios e nunca tive problema até hoje, mas sempre tinha essa curiosidade em saber o motivo.
Adoro as normas brasileiras e as suas subjetividades. "Algo deve ser feito de forma que fique bom e atenda às normas técnicas de segurança" Super esclarecedor!
Olá amigo, admiro muito seu trabalho! Um exercício mental, com um formato muito prático e dinâmico.O fato de não ser permitido a solda de estanho nas terminações de cabos, deve-se ao fato que, INCRIVELMENTE, o estanho em temperatura ambiente, é considerado um material de baixa condutividade, S.m./ mm2 é 8,6 para o estanho e S.m/ mm2. é 61,7 para o cobre puro, o alumínio de alguns conectores, que podem ser de alumínio, e S.m/mm2 é 34.2, portanto alumínio e estanho causam aquecimento acima do padrão seguro, o estanho é muito utilizado em placas eletrônicas devido a sua baixa faixa de fusão e preço, mas o aquecimento de eletrônicos é o grande desafio,soldas em pontas de cabos e terminais feitas em prata são permitidos e até aconselháveis, mas $$, inviáveis, vc partilha muito conhecimento. Parabéns!
Por outro lado, se comparado com o exemplo da solda mostrada no vídeo, se você tem um cabo com uma área transversal de 4mm e tem pelo menos 20mm linear de contato soldada, a fluidez da corrente não sofre nenhum prejuízo já que área da solda é dezenas de vezes maior que a área transversal do condutor. Já fiz alguns testes de bancada e só haveria algum problema se numa situação hipotética, os cabos fossem soldados de topo.
Bom dia Parabéns pelos vídeos A rede elétrica da minha casa foi toda soldada menos a pontas e em comparação a casas de amigos minha conta elétrica é muito menor eu acredito que as soldas seja um dos motivos para essa diferença e outra é os fios serem mais grossos que o necessário. Abraço td bom
Eu vejo instalações que os caras só torcem os 2 fios e deixam lá, não vejo problema nenhum eu soldar isso até porque vai melhorar em MUITO a conexão pois a área de contato será infinitamente maior além de ajudar a proteger de oxidação.
Eletricamente não vai "melhorar" nada e se fosse pra proteger de oxidação o condutor seria todo "estanhado".
4 ปีที่แล้ว +42
@@eng.eduardooliveira4016 Não mexo com elétrica. Só em eletrônica. Todos fios que emendei e passei fita isolante com o tempo pegaram zinabre . Já os soldados estão até hoje funcionando. Acredito que quando se parte um fio e quando fazemos a emenda por ela não ser nunca 100% "conectada" pode haver este fato que já testemunhei. Já o estanho garante mecanicamente e eletricamente além de vedar entrada de oxigênio. Pode não ser a norma mas tem fundamento sim.
Pode colocar a quantidade de estanho que quiser,se a emenda não for bem executada vai gerar ponto quente e derreter o estanho. Vai muito da corrente que o equipamento vai puxar da rede,se for baixa tranquilo,se for alta esquece esse negócio de estanho,principalmente em quadros de comando,conexões em disjuntores e contactores jamais se usa estanho no cabo,com o tempo gera ponto quente.
@@macgyverc.943 Falou besteira aí amigo, você pode fazer uma emenda meia boca mas se fizer uma solda legal vai ficar melhor do que uma emenda bem feita, você esqueceu que o material da solda também é condutivo? Os fios são ficar intimamente conectados, não tem isso daí não.
Alguns anos fiz muitas conceções direta só estagnada ou sou dada como queira entender, mas com um tempo percebi que ,o estanho ele é um material com uma pouca resistência mecânica, com o tempo podemos observar que ele começa a derreter, aí alguém pode dizer é falta de aperto, ou um torque , ou o condutor , não é compatível com a corrente empregada no condutor, mas observei que, a corrente era 32 Ap e o condutor de 10mm2 em uma distância de 20 metros, depois dessa experiência , optei para terminais e conectores, e não tive mais problemas! Um forte abraço a todos, gosto muito do suas didáticas e adimiro seu trabalho, sou Velho em parte elétrica, e vejo que no seu canal tem muitos seguidores de uma vasta experiência, venho de uma época que fio e é cabos rígidos era em AWG, que quero dizer com isso, o mundo está evoluído, temos que acompanhar! Parabéns novamente pelo trabalho!!!
... eu Marcelo hj em 27/02/21 tenho 47 anos e trabalho na área da eletrica desde 1994 e sempre fiz as emendas utilizando solda e nunca tive algum problema pois pelo contrário eu já precisei refazer inúmeros serviços de concorrentes e continuarei fazendo, pois só nas pontas dos cabos que prefiro utilizar os terminais principalmente em disjuntores ok. Abraço a todos!👍
Usei solda para derivar um terra para a tomada da sala onde ligo a Tv. Mas fiz.uma emenda brm feita com uma grande área de contato entre os cabos e giz a solda usando um ferro machadinha de 150w aquecendo bem os cabos antes de colocar o estamho para garantir que o estanho fluisse perfeitamente no cobre dos cabos emendados. Depois fiz a isolação pra proteger a emenda.
Já tive muitos problemas com conexões em câmeras frigorífica, ...Depois que passei usar estanho (solda) e isolamento retratil nas conexões em câmeras frigoríficas e ilhas de congelados, não me trouxe mais problemas.
Esse vídeo tirou minha dúvida, na ponta dos fios flexíveis é indicado um conector tubular, no caso do conector de cerâmica do chuveiro, onde o fios se espalha quando se aperta os parafusos, causando uma conexão ruim.
Bom, sobre oque a NBR diz compreendo perfeitamente, mas oque Realmente Acontece com as partes onde foram feitas as Soldas? As NBR, só fala que é Proibido, mas o Porquê é Proibido?
Tenho 40 anos de elétrica até. BT. E alta tensão média tensão quando não tem a terra mentor sempre liguei chuveiro o terra no neutro no meu tempo era fio 8 e até hoje está funcionando o que você me diz
Bom, eu n sou nenhum eletricista profissional na areia, mais sempre soldei todas as emenda de cabos que faço, fica uma coisa muito mais segura, evita emenda de mal contato, ja fiz instalação de 4 casa, nunca tive problema em relação a solda, entendo q norma e norma, mais muitas coisa são feita pra obrigar empresa a compra conectores. coloco minha mao no fogo e bato o pe um fio soldado bem e 1000000 vezes melhor que um conector apertando os dois
Lembrando que quem fez a norma não pensa 100% na segurança do próximo e sim faturar dinheiro. O interesse existe dentro de todas as áreas na elétrica não é diferente a pessoa que criou a norma muitas vezes que interesses além da segurança
Pois é amigo Leandro! Sempre tem alguém ganhando para obrigar os outros a cumprir essas determinações. Eu vi você comentando sobre isso na sua Live sobre a parafusadeira.
BOA NOITE E PARABÉNS PELO SEU TRABALHO TÉCNICO E ORIENTAÇÕES VALIOSAS AOS PROFISSIONAIS DA ELÉTRICA! CIENTE DA PROIBIÇÃO DE SE UTILIZAR SOLDA A ESTANHO NAS TERMINAÇÕES DOS CABOS PSRACCONEXÃO A BORNES E EQUIPA. EL., PERGUNTO: O QUE PÔDE OCORRER COM A SOLDA SE UTILIZADA NAS PONTAS DOS CABOS AO CONECTA-LOS NAS ATUAIS TOMADAS, PRINCIPALMENTE TUEs?
Sou eletricista e sempre uso solda nas emendas,nunca tive nenhum problema,e quando fiz o curso no Senai (Santo André)o meu professor nos orientou e aplicou isso em aula prática.Acho legal as dicas,mas seria interessante se apresentasse um termo técnico do por que não é recomendado,quais os possíveis danos e perigos,o (não pode)ficou meio vazio. abraço!
Boa aula professor assisto seus vídeo e tem me ajudado bastante...Estava acompanhando os comentários e vi que algumas opiniões são diferente, a emenda mesmo sendo bem feita sem solda ela deixa brechas que não podem ser vista a olho nu, só com microscópios, e essas brechas dificulta a movimentação dos elétrons ocasionado pequenos pontos de aquecimentos e pequenos arcos, já com solda isso não ocorre pois esses espaço e preenchido. Existem algumas ensaios em laboratórios que comprovam que emendas estanhadas tem melhor condutividade da corrente elétrica do que as emendas não estanhadas.
Olá, admiro seu trabalho de multiplicar seu conhecimento! Sobre esse conector que você apresentou para emendas de cobre com alumínio, eu não aconselhopois já vi muitas emendas desse tipo queimadas numa situações dessa, para tal fim existe o conector tipo cunha (ampact) ou o conector perfurante com porca fusível que atendem muito bem essa conexão. Um abraço!
Boa noite, eu concordo o uso de solda em extra baixa tensão, geralmente em 12 v por causa das perdas entre conexões. Já nas tensões entre 100 a 440v eu já uso conectores apropriado para a conexão segura.Mas eu não concordo com o ultimo assunto tratado no final, o cobre não pode ter contato nenhum com o alumínio por causa da corrosão galvânica, o conector de parafuso fendido não pode usar nessa conexão por os dois ter contato com o mesmo. O conector certo e o de tipo Cunha ou o perfurante conhecido como conector vampiro. Esses conectores separa o cobre do alumínio e não deixa a corrosão galvânica se proliferar na conexão, na conexão que você comentou no instante funciona, mas quando a corrente elétrica passar pela conexão o aluminio vai aparecer um zinabre branco, depois vai esverdeando e depois o alumínio vai desmanchando, mas antes de desmanchar completamente ele provoca uma resistência entre o conector causando uma queda de tensão, ausência de fase ou de neutro. Estou cansado de pegar esse defeito na conexão e tambem o cabo multicompletisado de alumínio passado subterrâneo, o cabo multicompletisado de aluminio foi feito para passar aéreo, por ser de alumínio ele decipa muito calor e seus conectores não serve para conectar no chão e sim no alto.desde já agradeço por me ouvir, tambem sou cliente seus.
Olá amigos! Se vocês observarem bem, identificarão que existe um pequeno separador(uma plaquinha) entre os condutores de cobre e alumínio, exatamente para que não ocorra a corrosão galvânica.
Olá brother, já que não é recomendado mas não proíbido, você sabe se existe alguma pesquisa ou produto como termoretratio para soldas que possa ser usado???? Ja vi usarem em eletrônica na instalação de leitores magnéticos
as pontas dos fios do chuveiro da minha casa é soldado e nunca deu problema nunca nunca nunca !!!!! e quando eu falo nunca eu falo de 26 anos que essa instalação foi realizada. abraços amigos da Engehall e todos os youtubes do brasil!!!!
FFERNANDO FH440 concordo com voce porque tambem estanho as pontas de cabos e nunca tive problema com isso. falam que nao e permitido pra que os fabricantes de conectores tenhao prejuiso nas vendas.
É porque os empresários combinaram com a NBR para escrever isso no papel só pra eles poderem vender os terminais à força, amigo. Só os espertos estão de luzes acesas... hehehe
seus vídeos é muito bacana...Não sou eletricista sou técnico em climatização. Tô montando meu quadro de energia mais soldei as pontas pra encaixar nos disjuntores
olá,eu estudei no SENAI,e aprendi la,que devemos soldar todas as emendas. E eu faço as soldas em todos os meus trabalhos. Agora com esse vídeo fkei com dúvidas se continuo ou não...
Procuro trabalhar com a melhor solda,e faço um bom acabamento,ja tenho 10 anos que faço isso graças nunca tive problemas. Mas valeu o seu vídeo, acompanho sempre. Abraços dki de Campo Grande MS.
Tive problemas em uma casa próximo ao litoral com oxidação nas emendas que ficam mais expostas refiz as emendas soldei e tive os problemas resolvidos acho que cada caso tem uma solução
Eu acho que não fica bem clara a nota da norma ou não fica clara a "interpretação" da mesma. No meu entendimento a nota se refere a emenda "exclusivamente" com solda (estanho), ou seja, pega ambos os cabos, desencapa, simplesmente encosta um no outro e solda; isto que jamais deve ser feito. Acredito que quando a nota fala de não recomendação é desse tipo de emenda. Porem, se o profissional faz uma emenda bem feita, bem torcida e apertada, a solda é simplesmente um complemento para melhorar ainda mais tanto na resistência mecânica quanto na condutibilidade da corrente elétrica. Deixando ainda mais claro: Errado = Emenda sem torção e aperto, só as pontas dos fios encostados e soldados. Correto e que talvez seja até recomendado = Emenda bem torcida e apertada soldada simplesmente por melhoria. Minha opinião.
Pedro Araujo Bom Pedro realmente essa norma é muito complexa mas na minha opinião se vc enroscar os cabos vc está fazendo um resistor nesse ponto então quando estanha essa parte enroscada vc está tornando mais rígida fazendo como se fosse um resistor de chuveiro aumentando ainda mais a resistência ohmica entre os condutores, mas também só encostar os cabos um no outro não é o certo
Concordo plenamente com vc,se tu fez a emenda bem feita,pq não pode ter solda? Essa solda que a norma proíbe,e vc soldar pra unir dois cabos,agora emendou e derreteu o estanho pra dar uma liga,isso nã tem problema nenhum.
Há muitos anos também como alguns comentaram, eu torço os fios e estanho nunca tive problemas de super aquecimentos, mal contatos ou rompimentos das emendas.
O que acontece é que a mistura de estanho usada nas soldas tem baixo ponto de fusão (~180 graus). Esse tipo de temperatura é facilmente atingida em faltas de instalações elétricas em baixa tensão (residenciais, comerciais e industriais) ou mesmo nas conexões que são as principais origens de pontos quentes. Assim, o cobre "derreteria" e escorreria pela conexão, podendo ocasionar curtos, derretendo partes plásticas, e assim por diante.
@@EletricaFacil380V Depende do tempo de exposição. Se as proteções (DTM, DR, DPS, etc.) estiverem funcionando bem, a falta acontece por milissegundos. Neste tempo a isolação (PVC ou EPR/XLPE) suporta altas temperaturas tranquilamente. Já o estanho da solta derrete muito rapidamente (basta fazer um teste com qualquer solda) e poderia derreter e escorrer pela instalação, causando curtos, derretimentos de plásticos, danificando as isolações, etc. Por isso não se recomenda estanhar instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410).
@@lrolivi Eu nao acho que a temperatura iria alcançar mais de 200C sem ter uma alta amperagem antes. Vamos supor usando fio de 2.5mm, 220v, uma corrente de 40Amperes é "puxada" o disjuntor vai desarmar muito antes de dar tempo de aquecer a 200C.
não tarde professor obrigado pela dica, mas gostaria de saber o porquê a norma nao permite solda nos terminais dos condutores, qual seria a explicação explicação no caso pra conectar em disjuntores, por favor se possível explicar ficarei grato
E oque falar do terminal tipo "pino". Nada mais é que uma ponta rígida. Existe solda para este tipo de serviço, mas o problema é que, assim como as emendas, tem gente que não faz corretamente. Solda fria e superaquecimento do cabo é oque mais acontece.
É verdade no processo de soldagem pode ocorrer esses tipos de problemas . Legal e utilizar os terminais de condutores mesmo é mais garantido é mais apresentável fica mais organizado , blz man um abraço
Andre Engehall, Se a solda enrijece o cabo, eu fico mais tranquilo para dar um aperto mais coeso á um conector o que teoricamente me proporcionaria menos perda por aquecimento, aperto o parafuso até sair água e não vai existir aquecimento
nos meus 30 anos de experiencia profissional vejo esse vídeo como uma defesa em prol do comercio de terminais e periféricos .vejo painéis montados a 40 anos e funciona perfeitamente com pontas de fios estanhados a moda antiga .hoje os painéis são montados em deduções matemáticas que na pratica são insuficientes e vale lembrar que existe uma grande diferença entre soldar e estanhar uma conecçao eletrica
Obrigado pelo comentário Edmar, mas nossa intenção com esse vídeo não foi defender o comércio de terminais, mas sim traduzir itens presentes na norma, o que foi cumprido. Abraços!
Concordo com o Edmar. So tenho 16 anos de carrera eletrica mais vejo serviços feitos pelos mestres que me encinarao a trabalhar alguns com quase 20 anos e ainda em perfeito estado... Sempre me ensinaram a soldar as emenda de fio...
Amigo... o comércio precisa vender, certo? Claro que benefícios existem em se usar terminar no lugar de pontas estanhadas, mas... eles não são nem essenciais, nem obrigatórios. Com uma regular manutenção (reapertos) qualquer QDC pode ser montado com as pontas dos cabos nuas mesmo, que vai funcionar bem. Até a invenção dos alicates decapadores, se "descascava" o fio com canivete, mesmo. Aí inventaram os tais alicates, e devido ao "merchan" das empresas fabricantes em cima dos apresentadores, eles meio que se tornaram obrigatórios, com a repetição de seu uso. E com a repetição costuma vir a aceitação: a pessoa acaba cedendo e comprando a ferramenta, mesmo que não precise dela. E olhe que sou um "hobbysta" em eletricidade...
bom! trabalho com eletricidade a 13 anos, e sempre estanhei emendas em cabos flexíveis, principalmente quando tenho que unir mais de 3 cabos dentro das caixas de passagem não concordo com fato de juntar os fios torcer com alicate, pois com o tempo cria mal contato e soldando jamais irá ter mal contato, e também eu estanho ponta de cabos flexíveis principalmente em centros de medição, poi o parafuso do borne nos medidores de energia acabam espalhando os "cabelinhos" dos cabos não atingindo um bom campo de contato e gerando mal contato
O que acontece ao separar os fios é fuga de corrente, mas o estanho não tem muita propriedade condutiva, existem diversas formas de se ter uma ótima conexão sem precisar soldar...
Uso solda nas junções e continuarei usando e recomendando pois evita mau contato e oxidação. Não faço a mínima ideia do porque não ser recomendado, visto que a solda melhora a conexão e aumenta a resistência, fora o ponto de fusão ser somente à 180 graus.
Curti o vídeo, mas poderia agregar mais nos explicando os motivos da norma permitir ou não. Tão importante quanto saber o que pode ou não pode, é saber o porque pode ou não! Valeuuuu
Perfeito! Sou formado em Eletricidade Geral no Senai (Aprendizagem Industrial) e Técnico em Eletromecânica pelo IF. Além disso fui professor da área no Senai por dez anos. No trecho da Norma NBR 5410 apresentado é que surge a interpretação errada. A norma desaconselha o uso do estanho por dois motivos. O primeiro é porque a maioria dos profissionais não sabem fazer uma solda correta (no Senai se aprende a fazê-la). Segundo porque quem faz a solda (geralmente incorreta) acredita que pode fazer uma emenda de "qualquer jeito" porque a solda vai ser suficiente para garantir a durabilidade da emenda e do contato elétrico. Nada é melhor do que uma emenda corretamente executada e estanhada, só que dá trabalho e consome tempo. Um fraterno abraço.
@@Je_ff_erson Parabéns por estar fazendo o curso! Terás uma excelente formação. Sobre o que estão te ensinando, continuo com o meu ponto de vista exposto acima. Um fraterno abraço.
@@danielsalvador19234 as coisas evoluem, o correto é usar terminal apropriado, existe terminal de cobre pra evitar oxidação, porem 0 problemas em estanhar desde que nao tire a tomada e coloque outra, etc..
@@CoreHitsStudio-fi3nr com certeza as coisas evoluem, e nós temos que acompanhar a evolução. A questão é que mesmo com a evolução dos conectores eles ainda não chegaram ao ponto de serem mais eficazes do que uma emenda bem feita coberta por um metal fundido (estanho), No meu ponto de vista para uma instalação provisória ou temporária, os conectores são a solução ideal, pois não se justifica gastar tempo fazendo uma emenda e a estanhando. Agora, numa instalação de uma residência, que terá que durar trinta ou quarenta anos, submetida ao aumento e diminuição da temperatura, ainda não há nada mais eficaz que uma emenda bem feita, bem estanhada e bem isolada. Um fraterno abraço.
Tenho um chuveiro e o fio de 4mm deu uma torrada na ponta, está mais curto, pensei em adicionar outro fio de 4mm para alongar e depois usar conector de cerâmica. Posso usar solda para a emenda do cabo?
essa parada de solda é polemica pura, sou técnico em eletrônica a 24 anos e nos últimos 3 tenho feito elétrica tmb e sempre soldei e nunca tive dor de cabeça e a minha casa a eletrica é toda soldada
100% recomendado e 100% serviço bem feito com solda... coisa de profissionais quem faz... 19 anos no ramo... norma defasada e instruindo à serviço mal feito...
A resistividade do estanho é muito maior 0,115 enquanto do Cobre é 0,0162 ou seja não é só uma questão matemática e sim físico, prefiro me apegar a essas duas coisas do que a teorias da conspiração. Ou seja para pontas de fio não recomendo na tensão alternada, soldas em emendas acredito que ajuda a reforçar a emenda em termos de condutividade.
Boa explicação simples e objetiva quero lhe fazer uma pergunta eu posso levar o meu cabo de aterramento da minha aste separada para o meu quadro de distribuição porém esse cabo e de 16mm de alumínio no aguardo da resposta obrigado
A proibição de estanhar pontas de cabos se baseia no seguinte: - Quando se torce a ponta de um cabo para colocar em um borne, ao apertar, os fios do cabo irão assumir as posições de menor seção possível. O borne irá comprimir cobre, que possui uma certa elasticidade, o que assegura um bom contato (por algum tempo, deve-se reapertar periodicamente os bornes) - Quando se estanha a ponta do cabo, os fios ficam fixos em suas posições e a compressão do borne se dá no estanho, metal que por ter péssimas propriedades mecânicas, irá se deformar, gerando mau contato. Esta é a explicação mais lógica sobre o item da norma, mas quem quiser pode continuar a acreditar num complô para vender terminais... Renato F Lima - Eng. Eletricista
sim mas no caso, um "banho" de estanho no fio, vc vai apertar o borner e o estanho e o fio "prensar" juntos. Acho que ó erro é uma camanda de estanho grossa, o que é diferente de um banho superficial na ponta do fio!
Renato fernandes lima concordo com vc,mas..... no caso de um terminal onde a pressão sobre o condutor for feita por ponta de parafuso, no caso de conectores de porcelana e alguns modelos de teclas e tomadas, 15 anos de pratica mostrou ser aconselhável, já em disjuntores e conectores que tenham algum tipo de "castanha" sendo prensado o condutor tipo morsa, ai sim desaconselhado, pois o condutor se assenta de maneira adequada.
Deformação elástica e deformação plástica - muito bem pensado. Se usar conector tipo sindal da vida, em pontas de fios estanhadas o parafuso simplesmente crava no fio e não faz pressão direito, quanto mais manter ao longo do tempo. E o estanho oxidado é isolante elétrico. Esse negócio de "norma feita para comércio de conectores" é balela de quem não entende que a IEC é uma instituição séria e TOP de engenharia. Sempre tem um ******* que acha alguma teoria de conspiração comercial porque "antigamente faziam assim e assado e funcionava".
Valeu, meu gostei muito desse questão relacionada as soldas, agora fica uma pergunta coriosa porque não pode, há alguma resistência da passagem da corrente?
Os vendedores de conectores gostam de ver um vídeo desse. Principalmente quem gastou 50 mil na parte elétrica predial de um hotel em dezembro. Conectores wago de derivação 4,19 #putz
Boa... ...toneladas de "caprichosos" na melhor das intenções gastando estanho e tempo no que pensavam ser um diferencial de qualidade... Bela dica. obrigado professor!
A conexão eletrica soldada é muito mais confiavel que somente emendando, porem eu entendo o argumento da normal, mecanicamente um fio soldado é mais fragil pois o fio tende a quebrar logo após a solda, porque a parte soldada é muito mais rigida. Se o fio não sofre estresse mecanico, a solda a longo prazo é muito melhor, pois nao perde o torque ou oxida. Porem soldar adequadamente não é simples, ao contrario do que a maioria pensa, então é mais garantido que não se use solda. Para soldar vc deve SEMPRE usar fluxo, caso contrario o estanho se torna bruto e quebradisso e de alta resistencia, aquecendo em altas correntes. Porem ao utilizar fluxo deve-se limpar o residuo do fluxo após soldar com alcool. E quase ninguém faz isso, o fluxo é um acido, que irá corroer o condutor com o tempo. Resumindo, soldar é eletricamente melhor, porém ha muitas coisas que podem dar errado se não feita de maneira correta. Emendar é muito mais simples e ha menos coisas que podem dar errado, e muito mais simples de se executar de forma correta.
@ch foi oque eu disse 6 anos atras 💀 a razao porque e proibido 'e porque muita gente faz solda porca, ai eh menos seguro que so emendado. a norma e feita pra qualquer sem muita habilidade conseguir fazer uma conexao boa suficiente.
André, porque nao de pode usar solda em terminal ? o que acontece ou poderá acontecer ? tenho um conector de porcelana pra ligar o chuveiro, eu usei estanho nas pontas dos fios do chuveiro.. agradeço a resposta
Resumindo: conexões (cobre cobre) PODEM ser soldadas, porém desde que mantenha resistência mecânica e fluência da corrente. Particularmente (sou Eng eletricista) recomendo a solda, desde que seja feita de forma PROFISSIONAL.
Ailton Silva , concordo também, mesmo pq determinadas emendas tendem a criar zinabre com o tempo, causando assim, resistência na condução da corrente. Por favor, me corrija se eu estiver errado.
A NBR deve ter sido confeccionada atendendo ao interesse de várias empresas de equipamentos elétricos. Por exemplo a existência de dois tipos de tomadas para correntes até 10 ampere e acima de 10 ampere é um absurdo, simplesmente para atender aos interesses dos fabricantes, pois se existisse outra finalidade, não seria permitido a fabricação e comercialização dos componentes de adaptações. (tomadas com entrada para tomada até 10A e saída com pino de tomada acima de 10A e vice versa).Vemos também as bitolas dos cabos atuais em mm, substituindo a antiga tabela AEG, que reduziu em muito os diferentes diâmetros dos cabos e fios elétricos.
O brasileiro abraça qualquer porcaria ai ficam reproduzindo estas normas sem qualquer fundamento trocaram fios rigidos por estas porcarias e só vemos pegar fogo em um monte de lugares a se ver museu da luz museu nacional dentre tantos outros segue a norma
cara pega uma churrasqueira eletrica, coloca uma tomada de 10a e ver o resultado, no meu primo quase pegou fogo na casa fundiu a tomada da churrasqueira com a tomada femea, e baseado nos calculos I=P/V
Boa tarde andré tudo bem? Suas dicas são sempre boas. Deus te abençoe. Se a norma fala sobre não estanhar as pontas dos fios, porque a concessionária aqui em Sp no caso a Bandeirantes pede os cabos estanhados que entram e saem para do equipamento de medição e dos cabos que vão ser conectados no ramal da concessionária? Uma dica, bom quem sou eu pra dar dicas, mas tenho por experiência prática não aconcelho imendar cobre encostando no aluminio, com o tempo eles começam a "cozinhar" rs, eu utilizo imendas de perfuração, onde o cobre e o aluminio não tem contato um com o outro! Valeu abração
Coloquei um conector para fazer uma emenda aqui em cara e e certifiquei que ela estava bem apertada , mesmo assim ela derreteu, depois que eu soldei acabou o problema nem esquenta mais. Abraço a todos.
Bom fera, eu precisava ouvir isso, eu fiz um circuito para um chuveiro de 7500w cabo de 6mm e disjuntor de 40a ,só que estranhei as pontas dos cabos e está desarmando ,será este o problema? Uma pergunta, posso só descascar a ponta do cabo e conectar no disjuntor ou é obrigatório por conector? Muito obrigado e um feliz dia dos pais.
Pode soldar bicho, tbm nunca tive problema soldando cabo, pelo contrário, fica show de bola e muito mais resistente do que essas emendas aí. Isso é tudo comercial, a cúpula do CREA que escreve essas normas aí tem ligações com as empresas que produzem esses terminais que querem que a gente use.
Aí ocorre um acidente na casa do cliente e ele perde o resgate de um seguro residencial pq sua instalação não cumpre a norma! Sejam técnicos amigos! Acreditem o perito vai nesses detalhes!
@@marimaribatista765 Cara, tem coisa que eu concordo e tem coisa que não, em anos de profissão fiz muitas e muitas casas, inclusive a minha e sempre estanhei cabos, quantos incêndios eu tive ? Zero!
@@marimaribatista765 E outra, te surpreende que exista interesses ocultos em mudar algo que na prática não afeta nada ? No Brasil ? País onde obrigavam a gente a comprar extintor que não sabemos usar, kit de primeiros socorros e etc ?
Por que vcs mente referente a solda desse jeito! A maioria de quaseTodos equipamentos eletrônico contém soldas em seus cabos de energia. Na minha residência soldei tudo a conta diminuiu devido ter eliminado todas as fugas soldando todas as imendas inclusive as do chuveiro. Convido a todos a conhecer a minha residência, em cinco anos troquei duas vezes a resistência do chuveiro. As lâmpadas raramente queima e não uso lâmpada fria e por sinal nada ilumina. As portas estão abertas para quem estiver interessado a conhecer. Sou inscrito no canal faz tempo, porem discordo de tudo que foi disto nesse video. Ainda assim deixei a like para o canal crescer, afinal ninguém acerta tudo!
Mas circuitos eletronicos costumam ter uma tensão e corrente baixa. Talvez a baixa condutividade elétrica do estanho faça diferença em tensões e correntes mais altas. Acho que vale um vídeo para explicar isso ai em.
Xgamer mas tem transistores fet de 15 A ou mais. Diodos retificadores de fontes de grande potência que suportam cargas muito maiores que muita tomada por ai.
Estanhar em eletrônica é tão corriqueiro e eficiente, que nem se pensa que essa técnica em elétrica pode ter consequências, mas tem. Diferentemente dos circuitos eletrônicos, que cada um é um pequeno universo muito bem calculado (ma maioria das vezes), as cargas em instalações elétricas, podem ter grandes variações não previstas, submetendo o ponto de conexão estanhada a aquecimento e, eventualmente desconexão (melhor dos cenários) ou má conexão (pior dos cenários) já que o ponto de fusão da liga estranho/chumbo é bem mais baixa que do cobre, podendo virar um ponto de centelhamento, uma espécie de fusível sem a cápsula de vidro. Usei muito essa técnica, até parar para pensar direito no assunto.
Desde o primeiro curso que fiz no Senai há 18 anos atrás, o monitor (instrutor) nos orientava a sempre que possível estanhar as pontas de qualquer condutor antes de introduzir nos conectores de chuveiro e em outros equipamentos elétricos também.
Na falta de conectores olhais tubulares para conectar o cabo aos terminais de uma tomada o melhor é fazer de forma direta? Uma vez que estanhar é proibido??
Vixi vou tirar toda solda de estanho da minha casa é melhor deixar os fios oxidados do que estanhar sem falar na segurança de um fio só amarrado 😂, nessa norma também se pede a troca periódica de toda a instalação o que não é realidade em 99 de 100 casas no brasil.
Olá, boa noite, muito bom o vídeo, mas fiquei com uma dúvida, sobre a proibição de soldar as ponta dos cabos, tinha uma época que a companhia de energia só fazia a ligação nos disjuntores dos padrões se as pontas dos cabos fossem soldadas. Foi mudança da norma? Obrigado.
Não da impressão ; É para vender conectores e bornes .... Coisa tosca made em Brasil.... Bando de chupa cabras....Melhorar a qualidade das tomadas feitas com resinas Não é norma né? Onde Ficou o baquelite a porcelana etc etc???
Vi vários dos comentários abaixo e me deu vontade de contribuir com a discussão.Trabalhei com manutenção de equipamentos de extra alta tensão por mais de 30 anos. Sou especialista em disjuntores até 500kV e equipamentos de patio de subestação em geral. Lendo abaixo, tentei rememorar e só o que me veio a cabeça foram conexões e conectores e mais conectores, rara mas muito raramente vi soldas neste meio de alta corrente. Só vi solda em equipamentos eletrônicos, onde a corrente é tão baixa que quase dá para conta o elétrons a olho nu (rsrs). em circuitos onde falamos em ampere ou seus múltiplos não se vê estanho, e olha que já trabalhei em muitos equipamentos com mais de 50 anos. Quando a solda é necessária, são soldas especiais, com materiais com ponto de fusão alto, não na casa dos 200ºC. Pois circuitos elétricos devem ser pensados para suportar anormalidades. Respeito muito a prática e a experiencia, na investigação de falhas de equipamentos nos últimos 20 anos, sempre tive numa mão a contribuições das pessoas que tinham esta bagagem. Mas na outra mão sempre tinha a ciência, a engenharia e o estudo, por vezes estas mãos conflitavam. dai nasce o conhecimento
ta correto, mas em uso residencial (baixa tensão 110-220v), se o fio passar de 200C, é sinal de disjuntor mal dimensionado, e o fio irá derreter e pegar fogo de qualquer forma, nesse caso o Estanho acaba derretendo forçando a desconexão do fio, e até evitando que pegue fogo.
#NASA VOCÊ ESTÁ FAZENDO ERRAAAAAAAAADO! Acho que as pessoas que participam da cúpula ou dos órgãos que criaram essas normas deveriam entrar em contato com a NASA e explicar para eles que não se deve usar solda! Fica a dica! prod.nais.nasa.gov/eps/eps_data/145968-OTHER-002-006.pdf (A partir da página 81)
Mutuka Leandro, seus argumentos são DEVASTADORES! Esse é sim o país dos cartéis e das máfias. A maldita tomada de 3 pinos foi sim instituída, inventada pra roubar dinheiro dos consumidores e tentar barrar a entrada de importados. Os exemplos aqui são infinitos. Quem não se lembra dos extintores nos carros, kit de primeiros socorros e tantas outras palhaçadas!
Tem nem vergonha na cara de fazer comentário no video de um profissional referenciando algo que você nem leu e que contradiz seus argumentos. Ta achando que padrão técnico da NASA é livro de criança que vc vê as figuras e copia.
Olá, boa tarde! Posso emendar o cabo do chuveiro? Fazer uma emenda de prolongamento da caixa de passagem até o choveiro. O que acontece, tenho o cabo de 6mm mas ficou faltando 3m até o chuveiro. Gostaria de saber se posso prolonga-lo... Desde já agradeço!
André gostaria que você falasse a reapeito do espaguete termo retrátil, se é recomentado, ou se não subistitui a fita isolante ou de alto fusão. Obrigado!
Boa tarde companheiros ! Poderia explicar por que não posso estanhar a ponta do fio ? Sempre soldei as emendas nas caixas de passagem e nunca tive problemas. Tenho instalação feita a +\ - 50 anos.
Mas no item 6.2.8.3 está aberta uma exceção para cabos enterrados, então entendo que em iluminação de jardim, quando ha embutido de solo você pode soldar para garantir a emenda além da fita autofusão. Está correta essa interpretação?
Ola! Gostaria de saber se posso usar um disjuntor de 25a e cabo de 4,0 na instalação da minha máquina de lavar de 12kg, já que na minha região é de 220? Desde já agradeço pela informação
A melhor emenda fica feita estanhada, muitos profissionais sabem disso na prática, o que acontece é que o cobre flexível após ser estanhado, criace uma rigidez onde foi estanhado, e se caso for um fio fino e que constantemente esse fio for sendo movido, dependendo não é que vai, mas dependendo da situação a solda por ter ficado rígida fica possível de se quebrar, mas são possibilidades muito isolada. Eu sou a favor da estanhagem em soldas. Conheço casa antigas que as emendas dos cabos foram estanhadas é até hoje estão perfeitas.
Tenho um tanquinho lavamax sugar 10 quilos. Ele queimou dois cabos encapado com um material tipo durex. Esses pequenos cabos geralmente são soldado. Posso fazer uma emenda usando fita isolante?
valeu pela dica realmente são muito boas eu geralmente faço a soldagem nas conexões achando que é mais confiável,e qual é a norma que fala a respeito disso valeu pela dica um abraço
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?RPMaSo
Olá sou técnico em Eletroeletrônica formado no SENAI. Durante meu curso, aprendemos que devemos sim usar solda em emendas, pois além de garantir que os cabos fiquem bem presos, dificulta a oxidação dos mesmos, permitindo uma melhor condução eletrica. Aliás tivemos aulas práticas especialmente de soldas em emendas. Só queria compartilhar uma experiência de Curso. Grato!
Mas ele deixou bem claro que não é proibido, mas a Norma pede que se evite solda nas emendas. O proibido pela Norma é a solda nas pontas.
Quem usar a solda nas emendas tem que garantir que ficou bem feita e será responsabilizado.
@Ruan a solda de fios em saídas de sensores que trabalham em escalas de milivolts não forma uma resistência?
Perfeito! Sou formado em Eletricidade Geral no Senai (Aprendizagem Industrial) e Técnico em Eletromecânica pelo IF. Além disso fui professor da área no Senai por dez anos. No trecho da Norma NBR 5410 apresentado é que surge a interpretação errada. A norma desaconselha o uso do estanho por dois motivos. O primeiro é porque a maioria dos profissionais não sabem fazer uma solda correta (no Senai se aprende a fazê-la). Segundo porque quem faz a solda (geralmente incorreta) acredita que pode fazer uma emenda de "qualquer jeito" porque a solda vai ser suficiente para garantir a durabilidade da emenda e do contato elétrico. Nada é melhor do que uma emenda corretamente executada e estanhada, só que dá trabalho e consome tempo. Um fraterno abraço.
@@danielsalvador19234 Obrigado por compartilhar essa informação. Sou téc. em eletrônica e já faz 13 anos que fiz as instalações elétricas da minha casa soldando as emendas e as pontas dos fios e nunca tive problema até hoje, mas sempre tinha essa curiosidade em saber o motivo.
Adoro as normas brasileiras e as suas subjetividades. "Algo deve ser feito de forma que fique bom e atenda às normas técnicas de segurança"
Super esclarecedor!
Olá amigo, admiro muito seu trabalho! Um exercício mental, com um formato muito prático e dinâmico.O fato de não ser permitido a solda de estanho nas terminações de cabos, deve-se ao fato que, INCRIVELMENTE, o estanho em temperatura ambiente, é considerado um material de baixa condutividade, S.m./ mm2 é 8,6 para o estanho e S.m/ mm2. é 61,7 para o cobre puro, o alumínio de alguns conectores, que podem ser de alumínio, e S.m/mm2 é 34.2, portanto alumínio e estanho causam aquecimento acima do padrão seguro, o estanho é muito utilizado em placas eletrônicas devido a sua baixa faixa de fusão e preço, mas o aquecimento de eletrônicos é o grande desafio,soldas em pontas de cabos e terminais feitas em prata são permitidos e até aconselháveis, mas $$, inviáveis, vc partilha muito conhecimento. Parabéns!
Ótimo comentário, rico em detalhes, obrigado por partilhar conosco, grande abraço!
Vancley Neves Ko
Obrigado ,vendo o vídeo fiquei com este pq na mente .
Muito grato pelo esclarecimento
Parabens, mais uma lição que aprendi.
Por outro lado, se comparado com o exemplo da solda mostrada no vídeo, se você tem um cabo com uma área transversal de 4mm e tem pelo menos 20mm linear de contato soldada, a fluidez da corrente não sofre nenhum prejuízo já que área da solda é dezenas de vezes maior que a área transversal do condutor. Já fiz alguns testes de bancada e só haveria algum problema se numa situação hipotética, os cabos fossem soldados de topo.
Bom dia
Parabéns pelos vídeos
A rede elétrica da minha casa foi toda soldada menos a pontas e em comparação a casas de amigos minha conta elétrica é muito menor eu acredito que as soldas seja um dos motivos para essa diferença e outra é os fios serem mais grossos que o necessário. Abraço td bom
Eu vejo instalações que os caras só torcem os 2 fios e deixam lá, não vejo problema nenhum eu soldar isso até porque vai melhorar em MUITO a conexão pois a área de contato será infinitamente maior além de ajudar a proteger de oxidação.
Eletricamente não vai "melhorar" nada e se fosse pra proteger de oxidação o condutor seria todo "estanhado".
@@eng.eduardooliveira4016 Não mexo com elétrica. Só em eletrônica. Todos fios que emendei e passei fita isolante com o tempo pegaram zinabre . Já os soldados estão até hoje funcionando. Acredito que quando se parte um fio e quando fazemos a emenda por ela não ser nunca 100% "conectada" pode haver este fato que já testemunhei. Já o estanho garante mecanicamente e eletricamente além de vedar entrada de oxigênio. Pode não ser a norma mas tem fundamento sim.
Essas bestas que escrevem (copiam da Alemanha) as Normas, deveriam explicar o porque.
Pode colocar a quantidade de estanho que quiser,se a emenda não for bem executada vai gerar ponto quente e derreter o estanho.
Vai muito da corrente que o equipamento vai puxar da rede,se for baixa tranquilo,se for alta esquece esse negócio de estanho,principalmente em quadros de comando,conexões em disjuntores e contactores jamais se usa estanho no cabo,com o tempo gera ponto quente.
@@macgyverc.943 Falou besteira aí amigo, você pode fazer uma emenda meia boca mas se fizer uma solda legal vai ficar melhor do que uma emenda bem feita, você esqueceu que o material da solda também é condutivo?
Os fios são ficar intimamente conectados, não tem isso daí não.
Alguns anos fiz muitas conceções direta só estagnada ou sou dada como queira entender, mas com um tempo percebi que ,o estanho ele é um material com uma pouca resistência mecânica, com o tempo podemos observar que ele começa a derreter, aí alguém pode dizer é falta de aperto, ou um torque , ou o condutor , não é compatível com a corrente empregada no condutor, mas observei que, a corrente era 32 Ap e o condutor de 10mm2 em uma distância de 20 metros, depois dessa experiência , optei para terminais e conectores, e não tive mais problemas! Um forte abraço a todos, gosto muito do suas didáticas e adimiro seu trabalho, sou Velho em parte elétrica, e vejo que no seu canal tem muitos seguidores de uma vasta experiência, venho de uma época que fio e é cabos rígidos era em AWG, que quero dizer com isso, o mundo está evoluído, temos que acompanhar! Parabéns novamente pelo trabalho!!!
... eu Marcelo hj em 27/02/21 tenho 47 anos e trabalho na área da eletrica desde 1994 e sempre fiz as emendas utilizando solda e nunca tive algum problema pois pelo contrário eu já precisei refazer inúmeros serviços de concorrentes e continuarei fazendo, pois só nas pontas dos cabos que prefiro utilizar os terminais principalmente em disjuntores ok. Abraço a todos!👍
Trabalho des dos 15 com eletrica hoje tenho 46 e garanto também que sempre fiz assim e nunca voltei pra arruma serviço
Usei solda para derivar um terra para a tomada da sala onde ligo a Tv. Mas fiz.uma emenda brm feita com uma grande área de contato entre os cabos e giz a solda usando um ferro machadinha de 150w aquecendo bem os cabos antes de colocar o estamho para garantir que o estanho fluisse perfeitamente no cobre dos cabos emendados. Depois fiz a isolação pra proteger a emenda.
Já tive muitos problemas com conexões em câmeras frigorífica, ...Depois que passei usar estanho (solda) e isolamento retratil nas conexões em câmeras frigoríficas e ilhas de congelados, não me trouxe mais problemas.
Esse vídeo tirou minha dúvida, na ponta dos fios flexíveis é indicado um conector tubular, no caso do conector de cerâmica do chuveiro, onde o fios se espalha quando se aperta os parafusos, causando uma conexão ruim.
Bom, sobre oque a NBR diz compreendo perfeitamente, mas oque Realmente Acontece com as partes onde foram feitas as Soldas?
As NBR, só fala que é Proibido, mas o Porquê é Proibido?
Exato. Não pode estanhar as pontas, ea grande maioria põe o cabo e aperta o parafuso até cortar a malha.
Porque a condutividade do estanho é péssima.
Tenho 40 anos de elétrica até. BT. E alta tensão média tensão quando não tem a terra mentor sempre liguei chuveiro o terra no neutro no meu tempo era fio 8 e até hoje está funcionando o que você me diz
Eu costumo soldar todas emendas que posso, mas nas pontas dos cabos, só faço uso de terminais tubulares!!!
Valeu pela dica!!!
Bom, eu n sou nenhum eletricista profissional na areia, mais sempre soldei todas as emenda de cabos que faço, fica uma coisa muito mais segura, evita emenda de mal contato, ja fiz instalação de 4 casa, nunca tive problema em relação a solda, entendo q norma e norma, mais muitas coisa são feita pra obrigar empresa a compra conectores. coloco minha mao no fogo e bato o pe um fio soldado bem e 1000000 vezes melhor que um conector apertando os dois
Lembrando que quem fez a norma não pensa 100% na segurança do próximo e sim faturar dinheiro.
O interesse existe dentro de todas as áreas na elétrica não é diferente a pessoa que criou a norma muitas vezes que interesses além da segurança
Pois é amigo Leandro! Sempre tem alguém ganhando para obrigar os outros a cumprir essas determinações. Eu vi você comentando sobre isso na sua Live sobre a parafusadeira.
A pial legrand que o diga no caso tomada de 3 pinos...
BOA NOITE E PARABÉNS PELO SEU TRABALHO TÉCNICO E ORIENTAÇÕES VALIOSAS AOS PROFISSIONAIS DA ELÉTRICA! CIENTE DA PROIBIÇÃO DE SE UTILIZAR SOLDA A ESTANHO NAS TERMINAÇÕES DOS CABOS PSRACCONEXÃO A BORNES E EQUIPA. EL., PERGUNTO: O QUE PÔDE OCORRER COM A SOLDA SE UTILIZADA NAS PONTAS DOS CABOS AO CONECTA-LOS NAS ATUAIS TOMADAS, PRINCIPALMENTE TUEs?
Sou eletricista e sempre uso solda nas emendas,nunca tive nenhum problema,e quando fiz o curso no Senai (Santo André)o meu professor nos orientou e aplicou isso em aula prática.Acho legal as dicas,mas seria interessante se apresentasse um termo técnico do por que não é recomendado,quais os possíveis danos e perigos,o (não pode)ficou meio vazio. abraço!
Boa aula professor assisto seus vídeo e tem me ajudado bastante...Estava acompanhando os comentários e vi que algumas opiniões são diferente, a emenda mesmo sendo bem feita sem solda ela deixa brechas que não podem ser vista a olho nu, só com microscópios, e essas brechas dificulta a movimentação dos elétrons ocasionado pequenos pontos de aquecimentos e pequenos arcos, já com solda isso não ocorre pois esses espaço e preenchido. Existem algumas ensaios em laboratórios que comprovam que emendas estanhadas tem melhor condutividade da corrente elétrica do que as emendas não estanhadas.
Obrigado pelo comentário, pois é mais um motivo para uma revisão por parte dos relatores da norma não é? Abraços!
Olá, admiro seu trabalho de multiplicar seu conhecimento!
Sobre esse conector que você apresentou para emendas de cobre com alumínio, eu não aconselhopois já vi muitas emendas desse tipo queimadas numa situações dessa, para tal fim existe o conector tipo cunha (ampact) ou o conector perfurante com porca fusível que atendem muito bem essa conexão. Um abraço!
no chuveiro sempre soldei, os que não sodei alguns deram resistência devido ao mal contato, sendo assim queimando o fio
Boa noite, eu concordo o uso de solda em extra baixa tensão, geralmente em 12 v por causa das perdas entre conexões. Já nas tensões entre 100 a 440v eu já uso conectores apropriado para a conexão segura.Mas eu não concordo com o ultimo assunto tratado no final, o cobre não pode ter contato nenhum com o alumínio por causa da corrosão galvânica, o conector de parafuso fendido não pode usar nessa conexão por os dois ter contato com o mesmo. O conector certo e o de tipo Cunha ou o perfurante conhecido como conector vampiro. Esses conectores separa o cobre do alumínio e não deixa a corrosão galvânica se proliferar na conexão, na conexão que você comentou no instante funciona, mas quando a corrente elétrica passar pela conexão o aluminio vai aparecer um zinabre branco, depois vai esverdeando e depois o alumínio vai desmanchando, mas antes de desmanchar completamente ele provoca uma resistência entre o conector causando uma queda de tensão, ausência de fase ou de neutro. Estou cansado de pegar esse defeito na conexão e tambem o cabo multicompletisado de alumínio passado subterrâneo, o cabo multicompletisado de aluminio foi feito para passar aéreo, por ser de alumínio ele decipa muito calor e seus conectores não serve para conectar no chão e sim no alto.desde já agradeço por me ouvir, tambem sou cliente seus.
Excelente explicação amigo.
Isso, isso, isso!
Olá amigos! Se vocês observarem bem, identificarão que existe um pequeno separador(uma plaquinha) entre os condutores de cobre e alumínio, exatamente para que não ocorra a corrosão galvânica.
Olá brother, já que não é recomendado mas não proíbido, você sabe se existe alguma pesquisa ou produto como termoretratio para soldas que possa ser usado???? Ja vi usarem em eletrônica na instalação de leitores magnéticos
as pontas dos fios do chuveiro da minha casa é soldado e nunca deu problema nunca nunca nunca !!!!!
e quando eu falo nunca eu falo de 26 anos que essa instalação foi realizada. abraços amigos da Engehall e todos os youtubes do brasil!!!!
com posso fazer emendas
Temos um curso completo para eletricistas, falamos sobre emendas e muito mais > goo.gl/2IUL7F
FFERNANDO FH440 concordo com voce porque tambem estanho as pontas de cabos e nunca tive problema com isso. falam que nao e permitido pra que os fabricantes de conectores tenhao prejuiso nas vendas.
É porque os empresários combinaram com a NBR para escrever isso no papel só pra eles poderem vender os terminais à força, amigo. Só os espertos estão de luzes acesas... hehehe
tem tudo a ver.
Faltou o site aonde podemos ler as normas . Mas o vídeos está ótimo me ajudou muito .
Valeu a informação esse assunto é algo que o técnico em eletricidade tem que saber .
se você está fazendo uma instalação do zero, onde ligo o ferro de solda?se não tem tomada na residência ainda,ou tem como ligar a uma bateria?
Os refletores e as luminárias Leds, vem com as pontas dos cabos soldadas.
seus vídeos é muito bacana...Não sou eletricista sou técnico em climatização. Tô montando meu quadro de energia mais soldei as pontas pra encaixar nos disjuntores
olá,eu estudei no SENAI,e aprendi la,que devemos soldar todas as emendas. E eu faço as soldas em todos os meus trabalhos. Agora com esse vídeo fkei com dúvidas se continuo ou não...
Olá Victor, se você garante e nunca teve problemas pode continuar a fazer, como falei a norma apenas não recomenda, mas não proibe!
Procuro trabalhar com a melhor solda,e faço um bom acabamento,ja tenho 10 anos que faço isso graças nunca tive problemas. Mas valeu o seu vídeo, acompanho sempre. Abraços dki de Campo Grande MS.
se nunca pegou fogo ,continui kk
Sim....
jacques mendes Mitou kkkkkkk
Tive problemas em uma casa próximo ao litoral com oxidação nas emendas que ficam mais expostas refiz as emendas soldei e tive os problemas resolvidos acho que cada caso tem uma solução
Eu acho que não fica bem clara a nota da norma ou não fica clara a "interpretação" da mesma.
No meu entendimento a nota se refere a emenda "exclusivamente" com solda (estanho), ou seja, pega ambos os cabos, desencapa, simplesmente encosta um no outro e solda; isto que jamais deve ser feito. Acredito que quando a nota fala de não recomendação é desse tipo de emenda.
Porem, se o profissional faz uma emenda bem feita, bem torcida e apertada, a solda é simplesmente um complemento para melhorar ainda mais tanto na resistência mecânica quanto na condutibilidade da corrente elétrica.
Deixando ainda mais claro:
Errado = Emenda sem torção e aperto, só as pontas dos fios encostados e soldados.
Correto e que talvez seja até recomendado = Emenda bem torcida e apertada soldada simplesmente por melhoria.
Minha opinião.
Concordo!
Pedro Araujo perfeito Pedro!!!
Pedro Araujo Bom Pedro realmente essa norma é muito complexa mas na minha opinião se vc enroscar os cabos vc está fazendo um resistor nesse ponto então quando estanha essa parte enroscada vc está tornando mais rígida fazendo como se fosse um resistor de chuveiro aumentando ainda mais a resistência ohmica entre os condutores, mas também só encostar os cabos um no outro não é o certo
Concordo plenamente com vc,se tu fez a emenda bem feita,pq não pode ter solda?
Essa solda que a norma proíbe,e vc soldar pra unir dois cabos,agora emendou e derreteu o estanho pra dar uma liga,isso nã tem problema nenhum.
concordo plenamente com tudo que vc escreveu.
só estão dizendo que não pode, mas não explicaram """"""porque não pode""""""
Há muitos anos também como alguns comentaram, eu torço os fios e estanho nunca tive problemas de super aquecimentos, mal contatos ou rompimentos das emendas.
Ótimo... perfeito... muito bem explicado... Parabéns ao trabalho de toda equipe... Deus abençoe vcs!!!
É VERDADE QUE A SOLDA ESTÁ SUJEITA A OXIDAÇÃO?
mi lasquei,soldei e agora tem um montao de barro encima ,a solda da ponta do fio eu nao sabia valeu mesmo sua aula ,ganhou joinha
O que acontece é que a mistura de estanho usada nas soldas tem baixo ponto de fusão (~180 graus). Esse tipo de temperatura é facilmente atingida em faltas de instalações elétricas em baixa tensão (residenciais, comerciais e industriais) ou mesmo nas conexões que são as principais origens de pontos quentes. Assim, o cobre "derreteria" e escorreria pela conexão, podendo ocasionar curtos, derretendo partes plásticas, e assim por diante.
Mais ai nessa temperatura a isolação do condutor já foi faz tempo.
@@EletricaFacil380V Depende do tempo de exposição. Se as proteções (DTM, DR, DPS, etc.) estiverem funcionando bem, a falta acontece por milissegundos. Neste tempo a isolação (PVC ou EPR/XLPE) suporta altas temperaturas tranquilamente. Já o estanho da solta derrete muito rapidamente (basta fazer um teste com qualquer solda) e poderia derreter e escorrer pela instalação, causando curtos, derretimentos de plásticos, danificando as isolações, etc. Por isso não se recomenda estanhar instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410).
@@lrolivi Eu nao acho que a temperatura iria alcançar mais de 200C sem ter uma alta amperagem antes.
Vamos supor usando fio de 2.5mm, 220v, uma corrente de 40Amperes é "puxada"
o disjuntor vai desarmar muito antes de dar tempo de aquecer a 200C.
André Mafra, qual é a sua opinião sobre a solda com estanho em fios elétricos, vc aprova ou condena?? sua opinião para me vale muito?????
Sabe porque no quartel não falta luz? Porque lá todos os Cabos foram Soldados! kkkkkkkkkkkkkkk deixa a galera soldar os fios kkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
Kkk
Haha boa
kkkkkkkkk
Uai.. num é que é memo..🤔😁
essa dica foi muito importante pra mim pois eu achava que era melhor solda las valeu a dica um abraço
Sempre usei solda e isolei com auto fusão, e daqui uns cem anos vai estar lá funcionando, quem não gosta de solda é preguiçoso ou não sabe fazer.
Concordo, grande abraço!
Olha a condutividade do cobre e do estanho. Nem há comparação entre leão e gato
@@rooseveltemidiodesouza2720 condutividade nao importa se o circuito é bem dimensionado
Engehall, por qual motivo essas normas proibem ou não recomenda o uso do estanho nessas conexões?
Valeu! Eu tinha essa dúvida. Obrigado.
Eu o interruptor era pra aparecer aí no plano de fundo ? Ficou show de bola 😂👍
não tarde professor obrigado pela dica, mas gostaria de saber o porquê a norma nao permite solda nos terminais dos condutores, qual seria a explicação explicação no caso pra conectar em disjuntores, por favor se possível explicar ficarei grato
Boa tarde, eu uso terminal tubular, conhecido aqui na minha região como terminal ilhoes, em conexão de disjuntores.
Obrigado
E oque falar do terminal tipo "pino". Nada mais é que uma ponta rígida. Existe solda para este tipo de serviço, mas o problema é que, assim como as emendas, tem gente que não faz corretamente. Solda fria e superaquecimento do cabo é oque mais acontece.
É verdade no processo de soldagem pode ocorrer esses tipos de problemas . Legal e utilizar os terminais de condutores mesmo é mais garantido é mais apresentável fica mais organizado , blz man um abraço
Andre Engehall, Se a solda enrijece o cabo, eu fico mais tranquilo para dar um aperto mais coeso á um conector o que teoricamente me proporcionaria menos perda por aquecimento, aperto o parafuso até sair água e não vai existir aquecimento
se tratando de ligação de um chuveiro, qual é a indicação ideal para faze-lo?
nos meus 30 anos de experiencia profissional vejo esse vídeo como uma defesa em prol do comercio de terminais e periféricos .vejo painéis montados a 40 anos e funciona perfeitamente com pontas de fios estanhados a moda antiga .hoje os painéis são montados em deduções matemáticas que na pratica são insuficientes e vale lembrar que existe uma grande diferença entre soldar e estanhar uma conecçao eletrica
Obrigado pelo comentário Edmar, mas nossa intenção com esse vídeo não foi defender o comércio de terminais, mas sim traduzir itens presentes na norma, o que foi cumprido. Abraços!
Edmar Cotapacheco pois é, e os circuitos eletrônicos não são todos soldados?
Concordo com o Edmar.
So tenho 16 anos de carrera eletrica mais vejo serviços feitos pelos mestres que me encinarao a trabalhar alguns com quase 20 anos e ainda em perfeito estado...
Sempre me ensinaram a soldar as emenda de fio...
Amigo... o comércio precisa vender, certo? Claro que benefícios existem em se usar terminar no lugar de pontas estanhadas, mas... eles não são nem essenciais, nem obrigatórios. Com uma regular manutenção (reapertos) qualquer QDC pode ser montado com as pontas dos cabos nuas mesmo, que vai funcionar bem. Até a invenção dos alicates decapadores, se "descascava" o fio com canivete, mesmo. Aí inventaram os tais alicates, e devido ao "merchan" das empresas fabricantes em cima dos apresentadores, eles meio que se tornaram obrigatórios, com a repetição de seu uso. E com a repetição costuma vir a aceitação: a pessoa acaba cedendo e comprando a ferramenta, mesmo que não precise dela. E olhe que sou um "hobbysta" em eletricidade...
Edmar concordo com você, quase não uso conectores só solda e até hoje não tive problema
bom! trabalho com eletricidade a 13 anos, e sempre estanhei emendas em cabos flexíveis, principalmente quando tenho que unir mais de 3 cabos dentro das caixas de passagem não concordo com fato de juntar os fios torcer com alicate, pois com o tempo cria mal contato e soldando jamais irá ter mal contato, e também eu estanho ponta de cabos flexíveis principalmente em centros de medição, poi o parafuso do borne nos medidores de energia acabam espalhando os "cabelinhos" dos cabos não atingindo um bom campo de contato e gerando mal contato
vdd amigo. sou leigo, mas ja notei isto em chuveiro em casa.
Está trabalhando errado. Passou da hora de mudar os seus conceitos. Nunca se deve estanhar conexões elétricas.
O que acontece ao separar os fios é fuga de corrente, mas o estanho não tem muita propriedade condutiva, existem diversas formas de se ter uma ótima conexão sem precisar soldar...
olha eu tambem uso solda pra unir conexoes de fios de baixa amperagem.. mas pra unir cabos em caixa de passagem eu uso conectores ks.
A umidade detona cabos flexíveis a solda minimiza e muito a oxidação do mesmo fazendo a instalação durar muito mais tempo
Uma coisa. A regra vale para alternada, para contínua onde a corrente é baixa está liberado? Eu estou falando com relação a ponta dos cabos.
Uso solda nas junções e continuarei usando e recomendando pois evita mau contato e oxidação. Não faço a mínima ideia do porque não ser recomendado, visto que a solda melhora a conexão e aumenta a resistência, fora o ponto de fusão ser somente à 180 graus.
Curti o vídeo, mas poderia agregar mais nos explicando os motivos da norma permitir ou não. Tão importante quanto saber o que pode ou não pode, é saber o porque pode ou não! Valeuuuu
Professor do SENAI em São Paulo , sempre falou que toda emenda deveria estanhar sim .....
Perfeito! Sou formado em Eletricidade Geral no Senai (Aprendizagem Industrial) e Técnico em Eletromecânica pelo IF. Além disso fui professor da área no Senai por dez anos. No trecho da Norma NBR 5410 apresentado é que surge a interpretação errada. A norma desaconselha o uso do estanho por dois motivos. O primeiro é porque a maioria dos profissionais não sabem fazer uma solda correta (no Senai se aprende a fazê-la). Segundo porque quem faz a solda (geralmente incorreta) acredita que pode fazer uma emenda de "qualquer jeito" porque a solda vai ser suficiente para garantir a durabilidade da emenda e do contato elétrico. Nada é melhor do que uma emenda corretamente executada e estanhada, só que dá trabalho e consome tempo. Um fraterno abraço.
@@danielsalvador19234 Estou cursando o SENAI em 2024, curso de Eletricista Instalador, e fui ensinado que não se deve estanhar os cabos e fios.
@@Je_ff_erson Parabéns por estar fazendo o curso! Terás uma excelente formação. Sobre o que estão te ensinando, continuo com o meu ponto de vista exposto acima. Um fraterno abraço.
@@danielsalvador19234 as coisas evoluem, o correto é usar terminal apropriado, existe terminal de cobre pra evitar oxidação, porem 0 problemas em estanhar desde que nao tire a tomada e coloque outra, etc..
@@CoreHitsStudio-fi3nr com certeza as coisas evoluem, e nós temos que acompanhar a evolução. A questão é que mesmo com a evolução dos conectores eles ainda não chegaram ao ponto de serem mais eficazes do que uma emenda bem feita coberta por um metal fundido (estanho), No meu ponto de vista para uma instalação provisória ou temporária, os conectores são a solução ideal, pois não se justifica gastar tempo fazendo uma emenda e a estanhando. Agora, numa instalação de uma residência, que terá que durar trinta ou quarenta anos, submetida ao aumento e diminuição da temperatura, ainda não há nada mais eficaz que uma emenda bem feita, bem estanhada e bem isolada. Um fraterno abraço.
Tenho um chuveiro e o fio de 4mm deu uma torrada na ponta, está mais curto, pensei em adicionar outro fio de 4mm para alongar e depois usar conector de cerâmica. Posso usar solda para a emenda do cabo?
essa parada de solda é polemica pura, sou técnico em eletrônica a 24 anos e nos últimos 3 tenho feito elétrica tmb e sempre soldei e nunca tive dor de cabeça e a minha casa a eletrica é toda soldada
a minha tambem é toda estanhada e nunca deu problema.
Essas bestas que escrevem (copiam da Alemanha) as Normas, deveriam explicar o porque.
100% recomendado e 100% serviço bem feito com solda... coisa de profissionais quem faz... 19 anos no ramo... norma defasada e instruindo à serviço mal feito...
A resistividade do estanho é muito maior 0,115 enquanto do Cobre é 0,0162 ou seja não é só uma questão matemática e sim físico, prefiro me apegar a essas duas coisas do que a teorias da conspiração. Ou seja para pontas de fio não recomendo na tensão alternada, soldas em emendas acredito que ajuda a reforçar a emenda em termos de condutividade.
Boa explicação simples e objetiva quero lhe fazer uma pergunta eu posso levar o meu cabo de aterramento da minha aste separada para o meu quadro de distribuição porém esse cabo e de 16mm de alumínio no aguardo da resposta obrigado
A proibição de estanhar pontas de cabos se baseia no seguinte:
- Quando se torce a ponta de um cabo para colocar em um borne, ao apertar, os fios do cabo irão assumir as posições de menor seção possível. O borne irá comprimir cobre, que possui uma certa elasticidade, o que assegura um bom contato (por algum tempo, deve-se reapertar periodicamente os bornes)
- Quando se estanha a ponta do cabo, os fios ficam fixos em suas posições e a compressão do borne se dá no estanho, metal que por ter péssimas propriedades mecânicas, irá se deformar, gerando mau contato.
Esta é a explicação mais lógica sobre o item da norma, mas quem quiser pode continuar a acreditar num complô para vender terminais...
Renato F Lima - Eng. Eletricista
Melhor resposta até agora, na minha opinião!
....
sim mas no caso, um "banho" de estanho no fio, vc vai apertar o borner e o estanho e o fio "prensar" juntos. Acho que ó erro é uma camanda de estanho grossa, o que é diferente de um banho superficial na ponta do fio!
Renato fernandes lima concordo com vc,mas..... no caso de um terminal onde a pressão sobre o condutor for feita por ponta de parafuso, no caso de conectores de porcelana e alguns modelos de teclas e tomadas, 15 anos de pratica mostrou ser aconselhável, já em disjuntores e conectores que tenham algum tipo de "castanha" sendo prensado o condutor tipo morsa, ai sim desaconselhado, pois o condutor se assenta de maneira adequada.
Deformação elástica e deformação plástica - muito bem pensado. Se usar conector tipo sindal da vida, em pontas de fios estanhadas o parafuso simplesmente crava no fio e não faz pressão direito, quanto mais manter ao longo do tempo. E o estanho oxidado é isolante elétrico. Esse negócio de "norma feita para comércio de conectores" é balela de quem não entende que a IEC é uma instituição séria e TOP de engenharia. Sempre tem um ******* que acha alguma teoria de conspiração comercial porque "antigamente faziam assim e assado e funcionava".
Valeu, meu gostei muito desse questão relacionada as soldas, agora fica uma pergunta coriosa porque não pode, há alguma resistência da passagem da corrente?
Os vendedores de conectores gostam de ver um vídeo desse.
Principalmente quem gastou 50 mil na parte elétrica predial de um hotel em dezembro. Conectores wago de derivação 4,19 #putz
Boa...
...toneladas de "caprichosos" na melhor das intenções gastando estanho e tempo no que pensavam ser um diferencial de qualidade...
Bela dica.
obrigado professor!
A conexão eletrica soldada é muito mais confiavel que somente emendando, porem eu entendo o argumento da normal, mecanicamente um fio soldado é mais fragil pois o fio tende a quebrar logo após a solda, porque a parte soldada é muito mais rigida. Se o fio não sofre estresse mecanico, a solda a longo prazo é muito melhor, pois nao perde o torque ou oxida. Porem soldar adequadamente não é simples, ao contrario do que a maioria pensa, então é mais garantido que não se use solda.
Para soldar vc deve SEMPRE usar fluxo, caso contrario o estanho se torna bruto e quebradisso e de alta resistencia, aquecendo em altas correntes. Porem ao utilizar fluxo deve-se limpar o residuo do fluxo após soldar com alcool. E quase ninguém faz isso, o fluxo é um acido, que irá corroer o condutor com o tempo.
Resumindo, soldar é eletricamente melhor, porém ha muitas coisas que podem dar errado se não feita de maneira correta. Emendar é muito mais simples e ha menos coisas que podem dar errado, e muito mais simples de se executar de forma correta.
Pelo contrário, o cabo soldado junto com uma emenda bem feita tem muito mais resistência que só emendado! Tem que fazer mais força para soltar!
@ch foi oque eu disse 6 anos atras 💀
a razao porque e proibido 'e porque muita gente faz solda porca, ai eh menos seguro que so emendado. a norma e feita pra qualquer sem muita habilidade conseguir fazer uma conexao boa suficiente.
André, porque nao de pode usar solda em terminal ? o que acontece ou poderá acontecer ? tenho um conector de porcelana pra ligar o chuveiro, eu usei estanho nas pontas dos fios do chuveiro.. agradeço a resposta
Resumindo: conexões (cobre cobre) PODEM ser soldadas, porém desde que mantenha resistência mecânica e fluência da corrente. Particularmente (sou Eng eletricista) recomendo a solda, desde que seja feita de forma PROFISSIONAL.
concordo
Ailton Silva , concordo também, mesmo pq determinadas emendas tendem a criar zinabre com o tempo, causando assim, resistência na condução da corrente. Por favor,
me corrija se eu estiver errado.
Roberto Silva Está certo, principalmente em locais úmidos ou em que a isolação não foi bem feita.
Ailton Silva , obrigado pela resposta. Um abraço.
Disponha
André para conectar os terminais do chuveiro no borne de porcelana é correto usar terminais tipo pino ou tenho que estanhar os terminais.
A NBR deve ter sido confeccionada atendendo ao interesse de várias empresas de equipamentos elétricos. Por exemplo a existência de dois tipos de tomadas para correntes até 10 ampere e acima de 10 ampere é um absurdo, simplesmente para atender aos interesses dos fabricantes, pois se existisse outra finalidade, não seria permitido a fabricação e comercialização dos componentes de adaptações. (tomadas com entrada para tomada até 10A e saída com pino de tomada acima de 10A e vice versa).Vemos também as bitolas dos cabos atuais em mm, substituindo a antiga tabela AEG, que reduziu em muito os diferentes diâmetros dos cabos e fios elétricos.
parabens pelo comentario! falou tudo!
O brasileiro abraça qualquer porcaria ai ficam reproduzindo estas normas sem qualquer fundamento trocaram fios rigidos por estas porcarias e só vemos pegar fogo em um monte de lugares a se ver museu da luz museu nacional dentre tantos outros segue a norma
cara pega uma churrasqueira eletrica, coloca uma tomada de 10a e ver o resultado, no meu primo quase pegou fogo na casa fundiu a tomada da churrasqueira com a tomada femea, e baseado nos calculos I=P/V
a tabela de corrente por condutor carregado é a mesma no mundo todo.
Boa tarde andré tudo bem?
Suas dicas são sempre boas. Deus te abençoe.
Se a norma fala sobre não estanhar as pontas dos fios, porque a concessionária aqui em Sp no caso a Bandeirantes pede os cabos estanhados que entram e saem para do equipamento de medição e dos cabos que vão ser conectados no ramal da concessionária?
Uma dica, bom quem sou eu pra dar dicas, mas tenho por experiência prática não aconcelho imendar cobre encostando no aluminio, com o tempo eles começam a "cozinhar" rs, eu utilizo imendas de perfuração, onde o cobre e o aluminio não tem contato um com o outro! Valeu abração
Coloquei um conector para fazer uma emenda aqui em cara e e certifiquei que ela estava bem apertada , mesmo assim ela derreteu, depois que eu soldei acabou o problema nem esquenta mais.
Abraço a todos.
Bom fera, eu precisava ouvir isso, eu fiz um circuito para um chuveiro de 7500w cabo de 6mm e disjuntor de 40a ,só que estranhei as pontas dos cabos e está desarmando ,será este o problema? Uma pergunta, posso só descascar a ponta do cabo e conectar no disjuntor ou é obrigatório por conector? Muito obrigado e um feliz dia dos pais.
KKK... essa Norma*
Sempre soldei e nunca tive problemas...+20a.
Diz vedada mas não disse o porquê?
Diz aí ANDRÉ...
Pode soldar bicho, tbm nunca tive problema soldando cabo, pelo contrário, fica show de bola e muito mais resistente do que essas emendas aí. Isso é tudo comercial, a cúpula do CREA que escreve essas normas aí tem ligações com as empresas que produzem esses terminais que querem que a gente use.
Norma é norma!
Se vc fez uma coisa a vida toda não significa que tá certo
Aí ocorre um acidente na casa do cliente e ele perde o resgate de um seguro residencial pq sua instalação não cumpre a norma! Sejam técnicos amigos! Acreditem o perito vai nesses detalhes!
@@marimaribatista765 Cara, tem coisa que eu concordo e tem coisa que não, em anos de profissão fiz muitas e muitas casas, inclusive a minha e sempre estanhei cabos, quantos incêndios eu tive ? Zero!
@@marimaribatista765 E outra, te surpreende que exista interesses ocultos em mudar algo que na prática não afeta nada ? No Brasil ? País onde obrigavam a gente a comprar extintor que não sabemos usar, kit de primeiros socorros e etc ?
Bom dia André Mafra acompanho seus vídeos direto... Pra mim parte elétrica de residência eu soldo as emendas nas pontas uso conector tubular..
Por que vcs mente referente a solda desse jeito!
A maioria de quaseTodos equipamentos eletrônico contém soldas em seus cabos de energia.
Na minha residência soldei tudo a conta diminuiu devido ter eliminado todas as fugas soldando todas as imendas inclusive as do chuveiro.
Convido a todos a conhecer a minha residência, em cinco anos troquei duas vezes a resistência do chuveiro.
As lâmpadas raramente queima e não uso lâmpada fria e por sinal nada ilumina. As portas estão abertas para quem estiver interessado a conhecer.
Sou inscrito no canal faz tempo, porem discordo de tudo que foi disto nesse video.
Ainda assim deixei a like para o canal crescer, afinal ninguém acerta tudo!
Essa da solda eu não sabia que era vedado fazer isso nos terminais. Aprendi mais uma coisa nova .
Também acho que a norma neste caso é tendenciosa,asolda de estanho garante boa conexão sim,bom exemplo disso são os circuito eletronicos.
Exatamente.
Isso mesmo, visto que os circuitos eletrônicos são apenas encostados e soldados.
Mas circuitos eletronicos costumam ter uma tensão e corrente baixa. Talvez a baixa condutividade elétrica do estanho faça diferença em tensões e correntes mais altas. Acho que vale um vídeo para explicar isso ai em.
Xgamer mas tem transistores fet de 15 A ou mais. Diodos retificadores de fontes de grande potência que suportam cargas muito maiores que muita tomada por ai.
Você falou a maior verdade. Muitos "profissionais" não sabem soldar direito. Esta é a principal razão que tantos criticam o uso da solda.
A norma é clara, mas nos terminais, é só para não diminuir ou acabar a venda de conectores!
Errado. Por algum problema no dispositivo ou instalação o disjuntor por exemplo pode aquecer e derreter a solda, fazendo com que o fio se solte.
Estanhar em eletrônica é tão corriqueiro e eficiente, que nem se pensa que essa técnica em elétrica pode ter consequências, mas tem. Diferentemente dos circuitos eletrônicos, que cada um é um pequeno universo muito bem calculado (ma maioria das vezes), as cargas em instalações elétricas, podem ter grandes variações não previstas, submetendo o ponto de conexão estanhada a aquecimento e, eventualmente desconexão (melhor dos cenários) ou má conexão (pior dos cenários) já que o ponto de fusão da liga estranho/chumbo é bem mais baixa que do cobre, podendo virar um ponto de centelhamento, uma espécie de fusível sem a cápsula de vidro. Usei muito essa técnica, até parar para pensar direito no assunto.
E em fiações de carro, som e etc? Pode utilizar solda nas pontas dos cabos?
eu usei solda em quatro cabos de 50 mm
Desde o primeiro curso que fiz no Senai há 18 anos atrás, o monitor (instrutor) nos orientava a sempre que possível estanhar as pontas de qualquer condutor antes de introduzir nos conectores de chuveiro e em outros equipamentos elétricos também.
Seguir uma norma sem entender o motivo é tão burrice quanto não seguir.... poderia explicar o motivo dessas sábias normas?
E verdade
a norma não explica porquê não pode usar emenda
Na falta de conectores olhais tubulares para conectar o cabo aos terminais de uma tomada o melhor é fazer de forma direta? Uma vez que estanhar é proibido??
Vixi vou tirar toda solda de estanho da minha casa é melhor deixar os fios oxidados do que estanhar sem falar na segurança de um fio só amarrado 😂, nessa norma também se pede a troca periódica de toda a instalação o que não é realidade em 99 de 100 casas no brasil.
Olá, boa noite, muito bom o vídeo, mas fiquei com uma dúvida, sobre a proibição de soldar as ponta dos cabos, tinha uma época que a companhia de energia só fazia a ligação nos disjuntores dos padrões se as pontas dos cabos fossem soldadas. Foi mudança da norma? Obrigado.
Olá bom dia a norma das concessionarias, e uma a de instalações e outra.
Da a impressão que é pra vender terminar elétricos!😉
Não da impressão ; É para vender conectores e bornes .... Coisa tosca made em Brasil.... Bando de chupa cabras....Melhorar a qualidade das tomadas feitas com resinas Não é norma né? Onde Ficou o baquelite a porcelana etc etc???
@@leleo_AR Concordo
Vi vários dos comentários abaixo e me deu vontade de contribuir com a discussão.Trabalhei com manutenção de equipamentos de extra alta tensão por mais de 30 anos. Sou especialista em disjuntores até 500kV e equipamentos de patio de subestação em geral. Lendo abaixo, tentei rememorar e só o que me veio a cabeça foram conexões e conectores e mais conectores, rara mas muito raramente vi soldas neste meio de alta corrente.
Só vi solda em equipamentos eletrônicos, onde a corrente é tão baixa que quase dá para conta o elétrons a olho nu (rsrs). em circuitos onde falamos em ampere ou seus múltiplos não se vê estanho, e olha que já trabalhei em muitos equipamentos com mais de 50 anos. Quando a solda é necessária, são soldas especiais, com materiais com ponto de fusão alto, não na casa dos 200ºC. Pois circuitos elétricos devem ser pensados para suportar anormalidades.
Respeito muito a prática e a experiencia, na investigação de falhas de equipamentos nos últimos 20 anos, sempre tive numa mão a contribuições das pessoas que tinham esta bagagem. Mas na outra mão sempre tinha a ciência, a engenharia e o estudo, por vezes estas mãos conflitavam. dai nasce o conhecimento
ta correto, mas em uso residencial (baixa tensão 110-220v), se o fio passar de 200C, é sinal de disjuntor mal dimensionado, e o fio irá derreter e pegar fogo de qualquer forma, nesse caso o Estanho acaba derretendo forçando a desconexão do fio, e até evitando que pegue fogo.
a polemica e grande, eu particularmente sempre soldei e sempre vou
Sabe informar quanto de corrente aguenta uma solda de estanho
#NASA VOCÊ ESTÁ FAZENDO ERRAAAAAAAAADO!
Acho que as pessoas que participam da cúpula ou dos órgãos que criaram essas normas deveriam entrar em contato com a NASA e explicar para eles que não se deve usar solda! Fica a dica!
prod.nais.nasa.gov/eps/eps_data/145968-OTHER-002-006.pdf (A partir da página 81)
Mutuka Leandro, seus argumentos são DEVASTADORES! Esse é sim o país dos cartéis e das máfias. A maldita tomada de 3 pinos foi sim instituída, inventada pra roubar dinheiro dos consumidores e tentar barrar a entrada de importados. Os exemplos aqui são infinitos. Quem não se lembra dos extintores nos carros, kit de primeiros socorros e tantas outras palhaçadas!
Tem nem vergonha na cara de fazer comentário no video de um profissional referenciando algo que você nem leu e que contradiz seus argumentos. Ta achando que padrão técnico da NASA é livro de criança que vc vê as figuras e copia.
Olá, boa tarde! Posso emendar o cabo do chuveiro? Fazer uma emenda de prolongamento da caixa de passagem até o choveiro. O que acontece, tenho o cabo de 6mm mas ficou faltando 3m até o chuveiro. Gostaria de saber se posso prolonga-lo... Desde já agradeço!
André gostaria que você falasse a reapeito do espaguete termo retrátil, se é recomentado, ou se não subistitui a fita isolante ou de alto fusão. Obrigado!
Boa tarde companheiros !
Poderia explicar por que não posso estanhar a ponta do fio ?
Sempre soldei as emendas nas caixas de passagem e nunca tive problemas.
Tenho instalação feita a +\ - 50 anos.
Mas no item 6.2.8.3 está aberta uma exceção para cabos enterrados, então entendo que em iluminação de jardim, quando ha embutido de solo você pode soldar para garantir a emenda além da fita autofusão. Está correta essa interpretação?
Beleza fera tá mas me dá sua opinião você usa solda ou não nos teu serviços
Ola! Gostaria de saber se posso usar um disjuntor de 25a e cabo de 4,0 na instalação da minha máquina de lavar de 12kg, já que na minha região é de 220? Desde já agradeço pela informação
Colega gostaria que explica se, o porque é proibido soldar as pontas dos fios ,e no que implica se for soldado
Qual a melhor maneira de emendar fio pp 3x16mm ? E posso usar alicate de solda de 500A para energia?
Parabéns gostei muito do vídeo eu usava solda só que já faz um tempo que não uso mas
A melhor emenda fica feita estanhada, muitos profissionais sabem disso na prática, o que acontece é que o cobre flexível após ser estanhado, criace uma rigidez onde foi estanhado, e se caso for um fio fino e que constantemente esse fio for sendo movido, dependendo não é que vai, mas dependendo da situação a solda por ter ficado rígida fica possível de se quebrar, mas são possibilidades muito isolada.
Eu sou a favor da estanhagem em soldas.
Conheço casa antigas que as emendas dos cabos foram estanhadas é até hoje estão perfeitas.
Tenho um tanquinho lavamax sugar 10 quilos. Ele queimou dois cabos encapado com um material tipo durex. Esses pequenos cabos geralmente são soldado. Posso fazer uma emenda usando fita isolante?
valeu pela dica realmente são muito boas eu geralmente faço a soldagem nas conexões achando que é mais confiável,e qual é a norma que fala a respeito disso valeu pela dica um abraço
boa noite andre minha duvida e ate quantas emendas posso fazer em 1 circuito ou seja para cada equipamento,tem uma quantidade certa ou n