Curto Circuito no SEP Ensaios e modelos de Impedancias do Gerador Síncrono(04)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- Modelo de sequencia positiva do gerador sincrono, ensaios e modelos de sequencia negativa e sequencia zero do gerador síncrono, e inserção da impedância de aterramento no modelo sequancia zero.
download das aulas:
drive.google.c...
Referência Principal: Curto Circuito, Geraldo Kindermann, 2ed
Luís, mais uma vez venho agradecer pelo seus vídeos. Sou professora das disciplinas de Sistemas de Potência 1 e 2 e seus vídeos têm ajudado muito a complementar minhas aulas nesse período do isolamento social devido à pandemia. Parabéns pelo material e por suas explicações, que achei bem didáticas.
Obrigado pela palavras Prof, bom saber que estou contribuindo com seu trabalho.
Conheço teu canal há mais de um ano e desde então virei fã. Obrigada por trazer conteúdos tão ricos e com tanta didática.
Obrigado Priscila!
Parabéns Luiz, muito boa explicação.
Sou estudante de engenharia elétrica e seus vídeos me ajudam muito.
Bom dia Luiz. Inicialmente parabéns pela explicação. Muito esclarecedor.
Você poderia me tirar uma dúvida? Na sequência zero com impedância Zn, porque a corrente de Zn é 3Ia0 se as fases B e C não estão conectados ao terra? Ou seja, como as fases B e C tem sequência zero se não estão conectados a terra?
Boa tarde, obrigado pelas palavras. No ensaio de sequencia zero conforme eu mostro em 7:00 voce pode notar que as 3 fases são conectadas, portanto ha corrente nas 3 fases e pelo terra circula 3XIo. Não sei se essa era sua duvida... agora se voce se refere a situação especifica de um curto circuito monofásico, ai sim apenas uma das fases cai no solo, mas como o defeito é analisado atraves dos modelos de sequencia positiva negativa e zero, lembre-se que o curto monofasico usa os tres modelos de sequencia interligados para determinar a corrente de curto. ( não confunda o que acontece fisicamente na linha, com a representação em modelo de sequencia do defeito).
Obrigado pela resposta. Porém estou falando do circuito de 9:00. Nesse circuito nenhuma das fases está ligado na terra.
Ok entendi, é que este circuito na verdade é uma outra versão do circuito apresentado em 7:00, só que com impedancia de aterramento... só foi omitida a fonte de alimentação do desenho, que tinha naquele em 7:00. Considere portanto que as 3 fases estão ligadas numa fonte monofasica, assim existirão as 3 correntes que nem tinha em 7:00.
Entendi. Só mais uma coisa. Por que então as correntes de 9:00 estão entrando no Centro do Estrela, sendo que elas deveriam estar saindo do mesmo jeito que 7:00?
Tarcísio Oliveira sim as correntes deveriam estar em sentido contrário, o autor do livro deve ter se confundido, mas isso não faz diferença pois o importante é entender as consequências que a utilização de uma impedância de aterramento traz. Veja também que no final do vídeo as correntes de sequência são convencionadas como saindo do sistema.