ไม่สามารถเล่นวิดีโอนี้
ขออภัยในความไม่สะดวก

Gantois

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 3 ม.ค. 2023
  • "Gantois" é um curta-metragem sobre o Ilé Iyá Omi Àse Iyamassê (mais conhecido como Terreiro do Gantois) produzido por Carolina Topazio, Fernanda Cristina Lara e Ianna França Oliveira. Retrata a inigualável importância histórico-social do terreiro e todos os seus projetos, memorial e centro comunitário para o Candomblé, e moradores do
    Alto do Gantois e circunvizinhos. Lugar conhecido pela sua resistência, amparo e sabedoria. Sua história nos leva a refletir sobre a transcendência da casa de axé, perpassando o culto aos orixás e indo ao encontro de causas sociais. Terreiro é local de amparo espiritual, mas também de projetos socioeducativos e promoção de saúde.
    Semestre 2022-2
    Direção: Iana França Oliveira e Carolina Topázio
    Edição: Carolina Topázio
    Roteiro: Fernanda Cristina Lara, Iana França Oliveira e Carolina Topázio
    Músicas: Ojô Ibi; Oxalá; Exú; Oxossi - Odum Orim - Grupo Ofa
    Professor Orientador: Bau Carvalho
    Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia

ความคิดเห็น • 8

  • @adilsonfalcao2090
    @adilsonfalcao2090 ปีที่แล้ว +5

    Maravilhoso esse Sagrado ! A bença a todos de bençao desse grande Legado dos Òrisàs! Axé!

  • @enataalencar297
    @enataalencar297 ปีที่แล้ว +2

  • @valmirbaraldi6852
    @valmirbaraldi6852 ปีที่แล้ว +3

    Asé 🤍🕊🐚

  • @Renata-zt7gu
    @Renata-zt7gu 4 หลายเดือนก่อน

    Quando eu morava no interior do Ceará ,eu tinha um cabelo lindíssimo ,puseram um quebranto tão grande no meu cabelo que ele começou a cair e murchar , eu fiquei louca desesperada e não sabia o que fazer. Já tinha tentado tudo e nada resolvia , então , certa noite eu rezei e pedi a Mãe Menininha que tirasse esse quebranto tão forte do meu cabelo, e senti no coração como alguém me falando que eu procurace uma benzedeira e me mostrou até quem era .RESUMO :Era pra mim ir nessa mulher 3 vzs , eu fui so 2 , a reza da mulher foi tão forte que na segunda vez o problema se acabou .

  • @nylima309
    @nylima309 8 หลายเดือนก่อน +1

    Ele fica fechado??

    • @MarcioSantos-mq7ge
      @MarcioSantos-mq7ge หลายเดือนก่อน

      Sim. os candomblés antigos não recebem a todos, não filmam, não tira foto. Eles vivem totalmente pro orixá. Só abre em dias de festa. Casa branca, Opo afonjá. a mesma coisa.

  • @dandaraluz920
    @dandaraluz920 3 หลายเดือนก่อน +2

    "ESTÁ" OBRA. O correto é "ESTA OBRA". Gente... pelo amor de Oxalá...o brasileiro num curso de graduação não sabe nem acentuação básica.

  • @felixmarinho2629
    @felixmarinho2629 หลายเดือนก่อน +1

    1 - Ao invés de fazerem um trabalho acadêmico
    abordando assuntos exaustivamente já explorados e convenhamos, pra lá de batidos, deveriam ser um pouco mais criativos. Procurando abordar sobretudo temas atuais.
    As inéditas imagens do Gantois (feitas obviamente ao acaso),estão falando por si só e instigando a nossa curiosidade.Sobretudo para aqueles que não conhecem a Bahia ou o terreiro.
    Que lugar é esse tão densamente povoado em torno do famoso terreiro, é uma favela ?
    As moradias praticamente erguidas ao lado da casa de culto pertencem as terras do Gantois, quem são seus moradores, membros do terreiro ?
    Vemos uma placa indicativa do Gantois tão pichada que mal conseguimos ler o que nela está escrito. Como é a relação dos moradores do entorno com o Gantois ?
    O Gantois vem sofrendo algum ataque de racismo religioso ou de atentado explícito como muitos terreiros e outras casas matrizes sofreram?
    A realidade do crescente avanço do narcotráfico e dos grotescos marginais "evangélicos" por todo o país tem afetado a rotina do Gantois , como o terreiro tem lidado com isso ?
    Na elaboração do próximo trabalho procurem ser mais inovadores, mais acadêmicos e principalmente busquem outro orientador por favor.
    Axé