Esse ano eu me formo como bacharel em turismo, uma coisa digo pra vcs: antes de escolherem o destino para viajar, analise de vdd a estrutura turística do local. Não pesquise só sobre hospedagem, locais para comer e visitar, pesquisem principalmente sobre segurança. Existem muitos locais belíssimos que são controlados por facções, por exemplo. De preferência, consultem pessoas que já visitaram o destino.
É sobre isso ! Vai viajar ? Cara, procura conhecer o local antes de ir, vc não tá na sua casa ... México extremamente conhecido pela violência dos cartéis, não pode dar mole .. E isso em QUALQUER LUGAR DO MUNDO !
@@AlineRodriguesSilva-nm9xx A faculdade de Turismo é uma delícia se você realmente se identifica com a área. O aprendizado é bem amplo, agt aprende sobre muita coisa desse mundo de viagens!! Porém, turismólogos infelizmente não têm o reconhecimento que merecem, no mercado de trabalho muitas vezes competimos com pessoas sem formação, que não tem 1/3 do nosso conhecimento... Por isso eu digo, se vc gosta da área como eu, vai fundo, é mt bom estudar o turismo. Mas vai sabendo da desvalorização que agt sofre. Fora isso, é só vantagem.
Eu moro em Perth, aqui em Perth as pessoas vivem numa bolha, a bolha da perfeição, a perfeição australiana. Não existe violência, não é perigoso, aqui é uma paz total, perfil de cidade de interior mesmo que ainda assim existam mais de 2M de habitantes. Perth é a cidade mais isolada do mundo, então é fácil explicar a dispersão dos irmãos e do amigo que, provavelmente pelo estilo de vida aqui el Perth onde NADA acontece, eles imaginaram que no México seria a mesma coisa.
Como brasileira vivendo aqui na Austrália, eu consigo ver totalmente como acampar na praia foi uma ideia natural pra eles. Aqui é muito seguro, então a galera tem muito disso de dirigir para a costa levando uma barraca de camping. Então sobre o senso de segurança ser diferente é muitooooo real. Acho que somos meio que já treinados para ficar alerta com tudo.
Sim repercutiu muito na televisão e nas mídias sociais aqui. Como a Camila falou no vídeo, eles não estão acostumados a ver esse tipo de notícia. Acho que é até difícil entender que alguém possa morrer por causa de pneus de carro e celulares roubados.
Tbm moro na Australia. Os australianos são muito inocentes em relação a segurança. Meu marido é australiano e eu fiquei super nervosa qnd ele foi pro Brasil.
Eu assisto uns shorts de uma menina australiana que vai diariamente pra um morning swim numa praia deserta perto de sua casa. Sempre achei muito esquisito o local e não faria jamais no Brasil, principalmente porque ela vai só no carro dela. Entendi que realmente eles não veem perigo nessas situações porque não há onde moram.
Uma vez um gringo Chileno ficou me chamando de maluca pq eu tava com medo de andar algumas quadras até o hotel sendo q era mais de meia noite e na rua n tinha ninguém. Ficou falando que lá n tinha aquilo, lá n era o Brasil. Eu fiquei puta, respondi que iria de uber pq o q gastaria n valia minha vida e nem minha integridade física. Mesmo q na melhor das hipóteses só levem coisa material e o trauma? O susto? Homens já são meio sem senso de segurança e homens gringos bem pior.
Homens brasileiros também, viu? Um dia, depois de ouvir tanta abobrinha de um amigo comecei a falar uma porrada de coisa. Os caras não tem idea do que é ser mulher, pior, não respeitam nem NOSSA vontade de escolher de que forma ir pra casa. Eu hein... Se Ferrar!
@@flavfrei concordo, mas os estrangeiros ainda conseguem ser pior. Principalmente esses europeus, americanos e etc pq muitos deles não têm a “maldade” q quem já é calejado com um monte de problemas no seu país tem. Eles preferem esperar o melhor. Enquanto nós pelo pior. Mas em geral, homem é sem noção mesmo. Eles acham q nossos medos são “histeria feminista” sei nem o q isso é mas já vi alguns chamarem assim 🤡. Queria ver se fossem eles os mais suscetíveis a estupro e afins se ainda diriam isso. É assustador viver com medo de ter sua integridade física comprometida.
Tem o caso da americana Erica Hagan, que foi morta dentro de um ap no chile, em uma espécie de alojamento do próprio colégio onde ela fazia intercâmbio, com vigilantes na portaria e tudo. Difícil elencar algum lugar na america latina que seja seguro.
Oi, Camila! Adoro o canal de vocês e gostaria de dar uma sugestão. Sou de Boa Vista - Roraima, e tem um caso que fez a cidade toda ficar desolada que foi o da cicloviajante venezuelana Julieta Hernández que viajou o Brasil e quando chegou aqui próximo, em Presidente Figueiredo, ela foi covardemente assassinada por um casal. Queria muito que você fizesse um vídeo sobre ela até mesmo pra alertar a galera que viaja sozinha aqui pelo norte. Sou mulher, trabalhei em um hostel e conheci muitos viajantes e o caso dela partiu meu coração. A galera daqui até fez uma "passeata" de bicicleta em homenagem a ela. Enfim, ótimo vídeo, triste como sempre. Abraço forte.
Morei no México, mas sou do RJ, onde aprendi q "camarão q dorme, a onda leva". Lá é como viver no centro do RJ. Nunca confie, nunca baixe a guarda. Vc não está seguro. Acho q os cariocas saberiam viver de boa até em Sinaloa.
Fiz um comentário aqui, onde ressaltei algumas semelhanças dos dois lugares, e vieram contestar que comparei um país a uma cidade, que nada ver e etc. Agora vem você, com propriedades pra falar por ser carioca, vejo que não estou enganada. Os dois lugares ao mesmo tempo maravilhosos são também perigosos, é a realidade.
Fiz intercâmbio no México, meus pais foram me visitar e alugamos um carro para conhecer uns lugares próximos a cidade do México. Fomos parados por uma viatura policial que pediu dinheiro, e pagamos. Eles inventaram uma história que o carro alugado não estava licenciado para aluguel, que se a gente não pagasse iam ter que apreender o carro, pra evitar um problema, pagamos. Um pouco mais a frente, outra viatura parou a gente. Parecia que a primeira até avisou as outras de carro com turista, sabe... Esses segundos policiais fizeram a gente ir para um local com outros policiais, seguraram minha mãe e minha irmã em uma sala e levaram eu (que falava espanhol) e meu pai pra tirar dinheiro no banco (afinal já tínhamos dado o dinheiro prós primeiros policiais) gritando que se a gente não pagasse íamos ficar presos no México. Foi horrível. Quando estávamos saindo, vi eles falando alguma coisa do nosso carro no rádio policial. Quando fomos liberados, minha irmã chorando, todo mundo abalado... Paramos em um posto de gasolina pra tentar nos acalmar, foi quando a terceira viatura encostou no posto. Sorte que o cara que tava trabalhando no posto percebeu a situação, e falou pra gente pegar a " saída tal" que ele ia enrolar a polícia um pouco, e foi isso que fizemos. Meus pais alteraram o vôo para irem embora no dia seguinte e me deixaram na casa da minha "família mexicana" morrendo de medo e preocupação. Meus pais detestam o México. Eu concordo que a polícia de lá não existe, afinal não estão para defender o cidadão, mas é um país maravilhoso.
Ninguém merece passar por situações desse tipo. De tanto ouvir histórias como essa eu aprendi q, infelizmente, ñ dá p alugar carro em todos os países q visitamos. Qdo a polícia é corrupta ou as estradas são violentas, o melhor é contratar agências de viagens locais p ir até outras cidades q se deseja conhecer.
México é um lugar que só se visita se estiver em um grande grupo e pra ir em lugares extremamente turísticos, ou seja, não faz sentido ir. Outro lugar é mulher ir pra Índia e pra países muçulmanos. Nunca vou entender esses roteiros, nunca!
@@xbox1716não é BEM assim não. Tá certo que é um país violento, mas falar que só dá pra ir de grupo é exagero. Até porque se você está em uma situação perigosa não interessa se VC está sozinho ou em grupo. Você vai passar por isso de qualquer jeito.
O maior aprendizado desse vídeo foi a sua história sobre o sanduíche e o cara que brigou com um local. Porque essas histórias de assassinatos (parece tão longe, tão difícil de acontecer conosco) mas jantar, comer um sanduíche e alguém maltratar um local/garçom e isso poder dar uma merda ENORME está muito mais próximo da nossa realidade de viajantes. Pode acontecer qualquer coisa, em qualquer dia. Ótimo relato, ótimo vídeo! Obrigado.
Eu moro na México só ha 3 anos mas já conheço diversas regiões turísticas. Sendo assim meus amigos sempre me deram recomendações e as principais são: NUNCA viajar de carro durante a noite, pois os próprios narcos fazem blitz (aqui sao conhecidos como policiais de tênis) e não da pra saber o que farão. Outra coisa é: se alguma coisa acontecer com o carro ou com algum dos passageiros e for necessário parar; pode ser que seja em um ponto dominado pelo tráfico e aí, meus amigos, não tem conversa. É tiro e pronto. Infelizmente, a polícia assim como muitos governantes mais locais, são controladas pelo tráfico. Os policiais são extremamente corruptos (conheço LOCAL que já pagou 17 mil pesos de suborno. Teve que fazer transferência bancária na hora). Eu já tive que pagar 500 pesos de suborno. E se você for parada não pode oferecer de cara a “propina” como eles chamam aqui. Pergunte quanto é a multa e se tem desconto se você pagar na hora e em dinheiro. SEMPRE tenha 1000 pesos no porta luvas do carro. Aí no Brasil temos o celular do ladrão, aqui a gente tem que ter a propina do policial. Outra coisa que pode acontecer com estrangeiros que só tem o passaporte como documento é que os policiais chegam até a confiscar o passaporte (pedem o documento como se fosse para averiguar a situação do turista e simplesmente não entregam até que seja pago o que querem). Então vocês precisam tomar todos os cuidados pq em algumas regiões não podemos contar com a polícia. Me contaram que governantes e polícias são, SUPOSTAMENTE, controlados a partir de um “acordo entre cavalheiros” os governantes facilitam a entrada de narcos no governo, a polícia não fiscaliza os locais de armazenamento e produção de droga nem prede os bandidos e eles, os traficantes, controlam a violência nas cidades. Ou seja, deixam os traficantes fazerem o que lhes dão mais lucro (que é o tráfico) enquanto os próprios traficantes punem batedores de carteiras, ladroes que fazem furto de celular, bolsa… Isso faz com que a população (inclusive eu) tenha um falta sensação de segurança e não cobrem os governantes quanto a isso. Como, em teoria, os policiais não tem muito o que fazer (já que as cidades são supostamente seguras) recebem um salário baixo. Para que possam ter um renda compatível com o custo de vida os governantes não fazem nada quanto aos subornos pedidos à população durante blitz policiais.
Outra coisa que esqueci: NÃO ALUGUEM CAMINHONETE, pois são muito usadas por narcos e pela placa uma facçao pode te confundir com outra e isso não será nada bom. Então prefira carros como civic, corola, Accord (sedan em geral). Digo isso pq aqui tem caminhonetes enoooormes e que, a maioria não encontramos facilmente no Brasil. Elas são, realmente, incríveis mas numa viagem pra cá não será a melhor hora de conhecê-las e dirigir-las.
@@caroldias1767 A diferença é q a gente sabe onde andar aqui no BR.. imagina ir pra outro país sem ter essa mesma noção, vc pode cair em uma cilada a qualquer momento
Eu moro aqui na Austrália e ouvi essa história na rádio. Tipo aqui é muito comum fazer road trip sem planejamento e sem saber onde tá indo , simplesmente ir . Não sentem medo ou pensam no perigo de lugares remotos. Eu falo muito com meu namorado que jamais se faz isso no Brasil, principalmente no Rio que se tu dobrar a esquina errada , já era. Mas culturalmente aqui fazer road trips é normal. Provavelmente foi o caso desses australianos também que nao tiveram ninguém pra falar que não é bem assim em outros países . Triste 😢😢 Ps: Eu Sou do Rio de Janeiro por isso o citei.
Não digo tanto o RJ, mas na região norte e nordeste sim, é bem perigoso. É importante entender o contexto da violência em cada cidade. Isso de pegar o RJ e colocar ele como violento em todos os aspectos, não corresponde a realidade.
Eu fui ameaçada e por pouco não fui de arrasta para cima junto com meu namorado e amigo, numa praia do nordeste. Somos biólogos e estávamos fazendo campo à noite, no final desse campo resolvemos ir até a beira da praia (praia do hawaizinho, Itacaré) e DO NADA veio um cara com um facão para cima de nós, por sorte conseguimos sair rápido dali e não virou uma tragédia. Depois descobrimos que esse cara fica ali para fazer segurança de um quiosque na praia, os locais nos disseram que nos colocamos em risco demais e que poderia ter dado uma merda grande. Falaram que lá se atira primeiro e depois perguntam. Então sim, o nordeste é lindo e maravilhoso demais, mas pode acontecer esse tipo de coisa também (assim como qualquer outro lugar do Brasil).
Camila, morei exatamente em Ensenada por dois anos a trabalho entre os anos de 2022 e 2023. Estou acompanhando esse caso através da minha rede de amigos e redes sociais local e de fato é algo que está revoltando os locais. Recentemente ( a dias atrás) um ex aluno nosso (Cristian Vázquez) da UABC foi assassinado enquanto corria e nada foi descoberto até agora e, óbvio, esse caso dos “gringos” voltou a tona com relação a impunidade pra quem é residente local. Como mulher e estrangeira morando em Ensenada nunca me senti 100% segura! Eu fui seguida 2x na rua em plena luz do dia e meus próprios colegas de trabalho me recomendavam de nunca andar sozinha. Eu sempre estava com alguém mexicano na cidade… eu nunca fiz nada 100% sozinha! Ensenada é linda, mas é perigosa pra quem é de fora 🙁
Ouvi essa semana um delegado falando que a vítima n é a culpada pelo o que aconteceu mas que na maioria das vezes a vítima é o facilitador do ato , ouvindo a Camila lembrei disso e concordei 100%, o mundo tá difícil e infelizmente a gente tem que zelar pela própria segurança, vídeo extremamente necessário!
O que dizer desse início do vídeo com cortes que nos fazem ficar ainda mais curiosos pra assistir o vídeo? Camila ROTEIRISTA, EDITORA COMUNICADORA, ARTISTA!!!
Nossa como os irmãos eram lindos e pareciam ser muito unidos e felizes,extremamente triste o que aconteceu com eles 😢 eu imagino só o desespero da família em perder 2 filhos assim.E o outro amigo também que foi morto. Isso só mostra que coisas ruins também podem acontecer com homens,não só com mulheres.Fiquei bem triste com esse caso 😢
Excelente vídeo! Eu viajo muito sozinha e tem um outro ponto que gostaria de acrescentar, os gringos, principalmente os que vem de países um pouco mais desenvolvidos, tem uma noção de segurança um pouco diferente da nossa, isso se reflete na cultura dos “campings”, para eles é normal armar uma barraca em qualquer lugar e passar a noite, sabemos que não é bem assim. Em países com um nível mais alto de violência, como Br e Mx, é preciso saber onde acampar, buscar referências com os locais e tudo mais! Claro, minha intenção não é culpar as vítimas, mas alertar para uma precaução de segurança que sinto que falta em alguns gringos justamente por virem de países um pouco mais seguros.
Falei justamente isso, que eu nunca quero acampar. Aí vieram falar que é cultural, super comum nos países deles. Ótimo, que bom né. Porém eu não vou para a Índia por exemplo achando que tô no Brasil, pessoas destemidas demais, que acham que o mundo é uma bolha de onde nasceram se dão mal, a maioria dos brasileiros tem essa maldade, tem os sem noção também claro, mas vi uma vídeo esses dias daquelas pickpockets, e elas quando vêem que são brasileiros nem tentam, porque já sabem que nós somos traumatizados com dois caras numa moto kkk rindo pra não chorar. Não querendo justificar a morte deles, porque se tivéssemos a segurança do país deles isso poderia ser evitável. A culpa é sempre do bandido por fazer o que fez.
Bruna, o canal Soraia Zaied contou um caso esses dias no canal dela de um professor de inglês que atraia as vítimas pela internet. A sua casa era a prova acústica, ele atraia moças de outros lugares a sua casa e fazia atrocidades com elas lá e sumia com os corpos. Como ele era um famoso professor de inglês , achou que não seria suspeito devido aparentar ser um bom cara. Vale a pena vc fazer um vídeo sobre.
Essa parte final, onde você compartilha suas experiências como turista, é fundamental pq justamente aproxima e "humaniza" as histórias. Sei que é trabalhosos e até pesado, mas é essencial falar sobre esses casos.
Eu sei que vcs não adoram fazer esse tipo de conteúdo, obviamente, mas, sério, vcs são muito NECESSÁRIAS. Além de parecerem nossa amigas dão dicas importantíssimas. Não parem de nos alertar e procurar esse tipo de notícias. São vídeos tristes, porém importantes. Obrigada ❤
Sou de Recife, e na minha juventude, costumava acampar com meu namorado (hj marido) e alguns amigos em feriados prolongados em praias mais afastadas da agitação. Quando chegavámos, já tinha uma galera na mesma vibe e todo mundo se juntava e tal..com o passar dos anos, ficou perigoso esse tipo de lazer, ao ponto de uma família ter sido atacada por bandidos, que além do roubo, cometeram violência sexual com as mulheres. Surfistas que frequentam as praias de Itapuama e do Paiva relatam que tem sido alvo de gangues que disfarçados de banhistas, observam a chegada deles nos carros, e esperam o momento deles na água pra furtar bens nos carros ou ate mesmo os veículos.
Exatamente. Antigamente eu ia pra praias relativamente seguras daqui de Pernambuco sem nem sentir. Hoje em dia tenho medo, só vou em grupo e fico até às 15hs, passou disso é casa. Uma vez estacionei no Paiva, que quando vou sempre ta bem vazia, e tive que voltar e tirar o carro pq o “guarda” da área ficou mto de olho, fiquei sentindo um mal pressentimento. Muita violência :/
@@thalesrossi01Assiatiu o vídeo da menina? Ela está falando sobre o México, ou seja, pode ir trabalhando mesmo a tua síndrome de vira-lata, porque o BR não chega nem aos pés da violência do México. Sou gaúcha e fico pensando que isso jamais aconteceria lá. Não é o Brasil todo que é violento, e sim pontos turísticos e grandes cidades.
Eu também moro em Londres e a criminalidade está cada vez mais alta, furto de celular, moto, bicicleta e carros. Na minha rua toda semana aparece um com o vidro quebrado 😢
Minha mãe mora em Orlando, tem 4 anos, ela nunca fechava carro na garagem, no final do ano mexeram no carro dela e furtaram tudo que tava dentro, agora ela fecha tudo, até porta, janela, e no condomínio que ela mora, estão furtando muitas encomendas, pq americano tem o costume de deixar na porta quando não tem ng em casa, meu primo mora em LÁ e disse que tá estilo Rio/SP assalto a mão armada, sequestro, um tanto de drogado na rua, roubam bolsa e saem correndo, ele tá lá desde 2016 e tá querendo mudar, pq a sensação de insegurança tá grande, e a polícia não faz nd por questão política. Até vi no jornal que um ator morreu esses dias por assalto ou bala perdida lá.. tenso
Um caso extremamente triste mas que mostra claramente que a polícia tem um lado e que quando ela quer consegue ser eficiente na sua busca em questão de dias
Camila agradezco tu narración impecable, es una gran pena que éstos buenos amigos pierdan la vida por acción de malhechores. Es de mucha utilidad narrar tus experiencias en viajes, porque sirve de alerta para los turistas de conocer costumbres del lugar, cuidar la seguridad y reforzar el instinto de sobreviviencia en nuestras relaciones sociales.
Eu amo o México e já viajei 3x ao país, por 5 meses em 2018, 25 dias em 2021 e 10 dias em 2022. Da segunda vez, estava com 2 amigas, uma britânica e outra brasileira como eu. Fizemos amizade com 2 americanos em Tulum e decidimos viajar juntos de carro de Tulum para Playa del Carmen em um Jeep Renegade, fomos parados 2x por policiais corruptos que nos extorquiram (acusaram a gente de estar em alta velocidade, não estávamos, depois que a gente tinha bebido e nem tínhamos nada de álcool no carro). Os americanos quiseram discutir, eu peguei um deles pelo ombro e disse em inglês que NÃO valia a pena a gente arriscar nossa vida por uns 100 Dólares. Que a gente pagava e vazava! Nesse dia em estradas diferentes fomos seguidos e tivemos que passar por isso 2x. Em Cancún em 2022, fui abordada por um homem alto na zona hoteleira me chamando para uma festa em um hotel e que me daria 500 usd (alôô trafico humano).. Enfim, temos que estar em alerta nas zonas turísticas e ainda mais no meio do nada.
Excelente como todos os vídeos do canal. Sou professora de Inglês e o canal de vocês é a bíblia que indico para meus alunos antes de pensarem em intercâmbio ou qualquer outro tópico. Parabéns!!!
Uma vez eu fui conhecer Rio das ostras RJ,passeando sozinha no centro da cidade vi q tinha um mirante onde pessoas subiam por uma trilha pra tirar fotos etc ,perguntei a um policial q estava de ronda na rua e ele me disse q naquele horário poderia ir mas q tomasse cuidado pq mesmo na vendo sempre tem alguém de olho em vc ! Então esperei outros turistas se dirigirem pra lá e fui junto com um grupo de 7 pessoas ! Morro de medo de ser abordada por um malfeitor
Já comentei anteriormente sobre mochilar sozinha no Mexico (há 10 anos) e como minha viagem foi agradável, porém penso que precisamos nos atentar para alguns fatores. Destinos turísticos tendem a dar uma ideia de isolamento da realidade, uma suspensão no tempo e no espaço, o que não é verdade. Estamos em plena crise do capitalismo pós-pandemia e em rearranjo de toda a estrutura exploratória e produtiva na América Latina com o IIRSA e equivalentes acima do Equador, o que obriga também o rearranjo de toda cadeia produtiva de drogas, já que aqui legalidade e ilegalidade são pares da mesma agenda de exploração colonial. Em tempos de crise em que todos, empresas e cartéis e facções, estão disputando a tapa o dinheiro circulante, a "ética do crime" também é flexibilizada e algumas condutas que antes eram reprimidas pelo próprio tráfico deixam de ser. Para viajar a algum lugar é necessário coletar informação recente de outras viajantes, mas também entender o momento geopolítico.
Obrigada por soltarem tantos vídeos de casos. Amo esse conteúdo de vcs pela sensibilidade com a qual vcs abordam os temas e sei que dá um puta trabalho. Obrigada
Sou uma pessoa que estuda e assiste muito, mas muito conteúdo sobre México e os cartéis. Sim, tenho muito medo, e não sei se teria coragem de visitar qquer destino lá, e ao ver isso me deu mais medo ainda. Parabéns pelo vídeo, conheci o canal de vcs por vídeo de casos em 2018 e tô por aqui até hj, amo assistir. Como sugestão, peço a vcs para fazerem o caso da minha amiga Simone Scheurer, ela amava viajar pelo mundo e faleceu num navio de cruzeiro e até hj aguardamos justiça.
Camila meu amor, nunca consegui colocar em palavras até aqui como é suave ouvir relatos difíceis vindo de vc. Porque vc não só conta o caso, mas como promete informa, traz de fato um conteúdo que nos faz entender as complexidades das regiões ou das pessoas que ali vivem ou vão turistar. Fiquei pensando o quanto vc e a Bruna seriam mais úteis e interessantes no lugar de um Datena ou de diversos apresentadores de tv que só fazem botar medo na população e colocar uns aos outros. Vcs politizam, vcs ensinam as pessoas a se preservarem como bem disse. Nunca compartilhei os vídeos de caso, pq acompanho pra eu ter info pq desejo voltar a viajar e quero me cercar, mas esse são tantas lições, principalmente um alerta aos homens que não pensam no cuidado com o próprio bem que é o próprio corpo. Sou professora de dança e trabalho com consciência corporal e de fato não vemos tantos homens buscando conhecer melhor o lar mais importante que se vive. Não a toa se botam tanto em risco. Enfim, vou compartilhar pq vale a pena demais
Muito verdadeira a colocação sobre os apresentadores de noticiário de TV fazem sensacionalismo barato. Não comunicam e nem informam nada. Espalham terror.
Vídeo maravilhoso, precisava de legendas em vários idiomas! Muitos gringos não percebem onde termina a área turística e começa uma "zona proibida", acham que onde está mais vazio é mais "privativo". Há ainda aqueles que para economizar em transporte pegam uma rota alternativa (como no RJ) e acabam perdendo a vida. A noção de perigo de estrangeiros é muito diferente da dos locais.
Camila, sei que o canal de vcs não é destinado a true crime, mas de todos que acompanho vcs duas são ímpar nesse quesito, riqueza de informações e respeito. Parabéns pela dedicação ❤
Assito este canal há anos! E vejo com grande felicidade o amadurecimento de vcs duas! Antes via vcs falando sobre viajar e economizar ao extremo as vezes! Hoje vejo vcs privando pela segurança e que economia alguma vale, quando se põe em risco esta segurança! Vejo vcs mais maduras, mais preocupadas e muito mais sagazes na vida e nos vídeos! Parabéns queridas! Que evolução linda de ver! Parabéns bjks 😻👏🏼👏🏼👏🏼 se cuidem sempre! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Ja estive em Ensenada algumas vezes a muitos anos atras com amigos estrageiros, nós brasileiros sempre ficamos em alerta com tudo, vi muitas drogas, nao bebi demais, já meus amigos europeus encheram a cara, nao tinham senso de cuidado, davam piti. Tudo q a Camila falou é verdade. A cidade é linda, realmente parece ate uma cidade americana, mas como brasileira eu via de longe os perigos. Uma triste história, que sirva de lição, Mexico é lindo, porém assim como outros lugares é perigoso e dominado por carteis e drogas.
É um caso mto triste...revoltante. E a forma como vcs trazem pro canal faz toda diferença, gosto de ouvir a opinião de vcs e a sensibilidade com que tratam todos os casos.. parabéns
É impressionante como estamos sujeitos a tudo e em todos os lugares, seja no meio urbano, cidades grandes, cidades pequenas e até mesmo em um lugar remoto e deserto!
Como mãe, e, ser humano não posso mensurar o medo que esses jovens sentiram e a dor dessas mães. Que Deus conforte os corações de todos os envolvidos 😢
Os vídeos de vcs sobre casos criminais são sempre muito bons, nada sensacionalistas e respeitosos. Eu amo a lucidez, clareza e responsabilidade que a Camila e a Bruna tem com os conteúdos do canal
História muito triste, meu parceiro é escocês e já viajamos muito juntos. Hoje, ele entendem a dimensão que é o mundo fora do Reino Unido, mas antes era muito sermão. Uma amiga americana foi ao Rio e a encontrei lá, foi muito difícil pq ela não acreditava que alguém roubaria o celular dela na rua e continuava usando, tive que da um esporro pra ela entender.
Mila, trabalho impecável, como todos os de vocês🙏. Quanto ao cenário, desde o início do vídeo, lembrei do crime recentemente ocorrido na Índia, com os queridos Vicente e Fernanda, especialmente quando você menciona a discussão sobre homens não estarem habituados a enxergar situações perigosas ainda que em outros países.
É exatamente isso que vc falou, lugares diferentes, culturas diferentes, a gente tem que prevenir tudo e qualquer problema.. ótimo caso, meus pêsames as famílias..
O nível de experiência e de expertise de Camila em se tratando de lidar com imprevistos e situações delicadas em viagens é irretocável e sensato...Eu aprendi com minha mãe que quem tem Amor a Vida, evita todo e qualquer tipo de conflito pq as pessoas estão insanas e perderam os limites da lucidez... Nós nunca sabemos até onde o ser humano é capaz de chegar...Quando um não quer, muita situação trágica pode ser evitada.
@Camila e Bruna sei sim que o canal de vcs tem o foco em viagens, mas saibam que vcs são ótimas em contar casos crimin@is - aliás um dos melhores canais sobre, pois a pesquisa de vcs é perfeita! Nunca vou me esquecer do caso da Amanda Knox - ninguém fez com tanta perfeição! Parabéns, meninas! 👏🏻👏🏻👏🏻
Que triste, ainda por cima dois irmãos. Vou para o México este mês. Tinha-me sugerido vários passeios de táxi, mas acho que depois deste vídeo, só vou participar em excursões em grupo
Sempre impecável o modo como você traz o caso, o respeito na forma de contar, o storytelling, tudo. Obrigada por se empenhar tanto pra trazer tudo da melhor qualidade pra gente.
Hoje estou com 38 anos e tenho 3 filhos pequenos. Quando mais nova, fui a filha que desbravava o mundo e hj como mãe fico pensando como deixei meus pais de cabelo em pé com medo que pudesse acontecer alguma coisa comigo. Vendo a dor dessa mãe perdendo dois filhos de forma tão violenta, já estou sofrendo antecipadamente pensando a hora que meus filhos irão querer conhecer o mundo. 😥
Só lembrei do vídeo do Léo e da Fabi no México. Eles dentro do motorhome e vários caras @rm@dos chegaram do nada, aonde eles estavam dormindo. Eles optaram por ficar quietos dentro da van, mas foi assustador só de assistir. Tem que ter mto cuidado para onde ir, pois existem locais mto perigosos.
" você é um grande de um ninguém" é isso. Te amo. Te acho mto generosa por dar a real pra esse povo q acha q pode causar com bem entender q está blindado. Pra mim é o tipo da pirâmide do privilégio e a humildade q tanto cobram dos outros, caberia bem. Mas pelo menos tem vc pra ter compaixão dessa raça. Parabéns (Não sei se era o caso das vítimas, inclusive acho q tem perfil de catel e concordo q estavam no lugar errado, na hora errada e entendo q a generosidade de vcs raide nisso: orientar q as pessoas evitem estar no lugar errado, na hora errada. Vendo o vídeo lembrei de 795739 caras q eu já vi em viagens, e so relembrando a culpa nunca é da vítima. Como foi citado, também há de considerar q qqr pessoa q já foi testinha de gente que ESCOLHE desrespeitar toda uma comunidade sobretudo se no seu local de origem já teve experiência de impunidade, e pq no seu local de origem não existe consequência , não significa que não existea em outros locais, como o rapaz citado causa do por lanche q deve ter gritado com empregada doméstica desde bebe. O Ponto é: o mundo não é apenas sobre empregadas domésticas ou seja lá q pessoa vc julga poder subjulgar pq 'ta pagando ' e vão ficar de voa. A reação do agredido, se violenta, não pode ser interpretada como se o agredido está agindo de forma aleatória. Difícilmente quem oferece ofensa e desrespeito vai receber flores e afagos de reação)
Amo o jeito que Bruna fala sempre! O respeito, a coerência, e as dicas. Relembrando a gente de planejar bem o que faz, e não se por em riscos desnecessários. Somos todos livres, mas a liberdade também é algo que lei nenhuma barra, inclusive de coisas más que acontecem. Por isso, é sempre a gente pela gente.
Mesmo sendo bem diferente, esse caso me lembrou o da brasileira que foi €stupr@da na Índia quando estava acampando com o marido. Obviamente a culpa não é da vítima mas é necessário que a gente esteja atento ao local que estamos.
Muito triste isso! Eu morei na Nova Zelândia e realmente sentia muito essa inocência das pessoas de lá e de europeus, e também já tive contatos com alguns aqui no Brasil no Rio de Janeiro e em São Paulo, e eles realmente não tem essa malícia do perigo, e muitas vezes acabam se metendo em ciladas por conta simplesmente disso. Infelizmente aqui no Brasil vemos vários casos disso também, outro dia teve a morte de um holandês em plena 25 de março por conta de uma corrente de ouro, ele reagiu e os bandidos mataram ele, entre outros casos. É bem triste mesmo!
Camila eu acho que vc e a Bruna tem que criar um podcast só com os casos q vcs contam, tipo postar o vídeo aqui e o áudio no podcast, eu super consumiria kkkk
Estavam no lugar errado na hora errada, é lamentável, fico sempre angustiada vendo os casos que vcs trazem mas são mt necessários! Incrível como homens e estrangeiros tem um senso de preservação de segurança tão baixa, talvez a cautela de repensar ficar num lugar desconhecido e afastado, de não reagir numa situação perigosa teria feito diferença no final dessa história. Obrigada pelo trabalho impecável de sempre meninas 💛
ouvir/ver você falando é tão transcendental porque a sabedoria que você exala… se eu fecho os olhos penso que é uma pessoa de 200 anos, mas é apenas você, como é possível ?? 😰
É muito triste! Mas infelizmente temos q tomar cuidado e analisar onde vamos, tanto homens quanto mulheres! Imagino q homens acham q é mais tranquilo pra eles e não se preocupam tanto.. tanto q vemos a diferença entre crimes cometidos contra mulheres e contra homens.. E sabemos q homens se arriscam mais. Já mulheres são ass4ssinadas justamente por serem mulheres. Não dá p ninguém ir pra lugar remoto, mulheres tem problemas até em lugares cheios ne..
Q tristeza sem fim p os pais, as namoradas e toda família 😪 chorei horrores 😭 q Deus conforte o coração d todos 😢 e q esses meninos estejam na paz do Senhor 🙏🏼 obrigada pela maravilhoso vídeo, narração, explicações, enfim td, vcs são demais 🫶🏼
Mais um video de utilidade pública!!!! Respeitar local people sempre! Isto é fundamental, evitar chamar a atenção, em qq lugar do mundo, e os riscos sempre irão existir...pensa em gringos no Rio de Janeiro, se resolvem acampar em Grumari, com uma caminhonetona... o que iria sobrar...? Nós brasileiros realmente temos muuuuito mais noção deste tipo de perigo e realidade social, para um gringo de país desenvolvido, este tipo de situção nem passa na cabeça.... eles/elas são inocentes perto de nós, e isto não nos garante segurança, basta baixar a guarda, um vacilo e pronto! Excelente video Camila, excelente considerações finais! E pensar que no meu último dia no México, eu saí para dar um rolê sozinha, de manhã cedo, saí da zona turística, fui até o mercado municipal, andei de coletivo e tudo mais...
Esse ano eu me formo como bacharel em turismo, uma coisa digo pra vcs: antes de escolherem o destino para viajar, analise de vdd a estrutura turística do local. Não pesquise só sobre hospedagem, locais para comer e visitar, pesquisem principalmente sobre segurança. Existem muitos locais belíssimos que são controlados por facções, por exemplo. De preferência, consultem pessoas que já visitaram o destino.
É sobre isso ! Vai viajar ? Cara, procura conhecer o local antes de ir, vc não tá na sua casa ... México extremamente conhecido pela violência dos cartéis, não pode dar mole ..
E isso em QUALQUER LUGAR DO MUNDO !
Verdade, isso aqui no br tambem tem muito.
Ano que vem quero fazer faculdade de turismo.Voce teria algumas dicas pra me dar ? Se possível
@@AlineRodriguesSilva-nm9xx A faculdade de Turismo é uma delícia se você realmente se identifica com a área. O aprendizado é bem amplo, agt aprende sobre muita coisa desse mundo de viagens!! Porém, turismólogos infelizmente não têm o reconhecimento que merecem, no mercado de trabalho muitas vezes competimos com pessoas sem formação, que não tem 1/3 do nosso conhecimento... Por isso eu digo, se vc gosta da área como eu, vai fundo, é mt bom estudar o turismo. Mas vai sabendo da desvalorização que agt sofre. Fora isso, é só vantagem.
@@jiminutted7210 Obrigada pelas dicas.Voce sabe dizer se é fácil conseguir trabalhar nessa área depois de se formar ?
Camila e Bruna prestam um serviço ímpar. As imagens finais dos rapazes me deram um "soco" no estômago. Deus abençoe todos!
Sim, elas são ímpar.
Tbm me comoveu a última foto postada 😥
Essas meninas arrasam no que fazem 👏👏👏👏👏
Eu moro em Perth, aqui em
Perth as pessoas vivem numa bolha, a bolha da perfeição, a perfeição australiana. Não existe violência, não é perigoso, aqui é uma paz total, perfil de cidade de interior mesmo que ainda assim existam mais de 2M de habitantes. Perth é a cidade mais isolada do mundo, então é fácil explicar a dispersão dos irmãos e do amigo que, provavelmente pelo estilo de vida aqui el Perth onde NADA acontece, eles imaginaram que no México seria a mesma coisa.
A taxa de homicídios na Austrália realmente é um dos melhores do mundo, até comparado com outros países seguros
Como brasileira vivendo aqui na Austrália, eu consigo ver totalmente como acampar na praia foi uma ideia natural pra eles. Aqui é muito seguro, então a galera tem muito disso de dirigir para a costa levando uma barraca de camping. Então sobre o senso de segurança ser diferente é muitooooo real. Acho que somos meio que já treinados para ficar alerta com tudo.
Esse crime repercutiu muito aí? O que eles os australianos falaram?
@@leticiadalea7581Ac
Sim repercutiu muito na televisão e nas mídias sociais aqui. Como a Camila falou no vídeo, eles não estão acostumados a ver esse tipo de notícia. Acho que é até difícil entender que alguém possa morrer por causa de pneus de carro e celulares roubados.
Tbm moro na Australia. Os australianos são muito inocentes em relação a segurança. Meu marido é australiano e eu fiquei super nervosa qnd ele foi pro Brasil.
Eu assisto uns shorts de uma menina australiana que vai diariamente pra um morning swim numa praia deserta perto de sua casa. Sempre achei muito esquisito o local e não faria jamais no Brasil, principalmente porque ela vai só no carro dela. Entendi que realmente eles não veem perigo nessas situações porque não há onde moram.
Uma vez um gringo Chileno ficou me chamando de maluca pq eu tava com medo de andar algumas quadras até o hotel sendo q era mais de meia noite e na rua n tinha ninguém. Ficou falando que lá n tinha aquilo, lá n era o Brasil. Eu fiquei puta, respondi que iria de uber pq o q gastaria n valia minha vida e nem minha integridade física. Mesmo q na melhor das hipóteses só levem coisa material e o trauma? O susto? Homens já são meio sem senso de segurança e homens gringos bem pior.
Eles não têm senso de perigo.
Homens brasileiros também, viu?
Um dia, depois de ouvir tanta abobrinha de um amigo comecei a falar uma porrada de coisa. Os caras não tem idea do que é ser mulher, pior, não respeitam nem NOSSA vontade de escolher de que forma ir pra casa. Eu hein... Se Ferrar!
@@flavfrei concordo, mas os estrangeiros ainda conseguem ser pior. Principalmente esses europeus, americanos e etc pq muitos deles não têm a “maldade” q quem já é calejado com um monte de problemas no seu país tem. Eles preferem esperar o melhor. Enquanto nós pelo pior. Mas em geral, homem é sem noção mesmo. Eles acham q nossos medos são “histeria feminista” sei nem o q isso é mas já vi alguns chamarem assim 🤡. Queria ver se fossem eles os mais suscetíveis a estupro e afins se ainda diriam isso. É assustador viver com medo de ter sua integridade física comprometida.
@@flavfrei exatamente, ainda tinha mais essa. Eu queria ir de uber, eu que ia pagar e ele n tinha nada que opinar sobre. É cada uma.
Tem o caso da americana Erica Hagan, que foi morta dentro de um ap no chile, em uma espécie de alojamento do próprio colégio onde ela fazia intercâmbio, com vigilantes na portaria e tudo. Difícil elencar algum lugar na america latina que seja seguro.
Oi, Camila! Adoro o canal de vocês e gostaria de dar uma sugestão. Sou de Boa Vista - Roraima, e tem um caso que fez a cidade toda ficar desolada que foi o da cicloviajante venezuelana Julieta Hernández que viajou o Brasil e quando chegou aqui próximo, em Presidente Figueiredo, ela foi covardemente assassinada por um casal. Queria muito que você fizesse um vídeo sobre ela até mesmo pra alertar a galera que viaja sozinha aqui pelo norte. Sou mulher, trabalhei em um hostel e conheci muitos viajantes e o caso dela partiu meu coração. A galera daqui até fez uma "passeata" de bicicleta em homenagem a ela. Enfim, ótimo vídeo, triste como sempre. Abraço forte.
Julieta Presente!
O caso dessa viajante tem tudo a ver com o canal seria bom ver por aqui
@@beatrizbozzoni2501 🤍❤🩹
@@Amandaprado1995 Muito!
Up
Morei no México, mas sou do RJ, onde aprendi q "camarão q dorme, a onda leva". Lá é como viver no centro do RJ. Nunca confie, nunca baixe a guarda. Vc não está seguro. Acho q os cariocas saberiam viver de boa até em Sinaloa.
Adorei!!! 😂😂 carioca tem medo de nada
@@Jasmin.021não tem medo de nada porque tem medo de tudo 😢😅
Fiz um comentário aqui, onde ressaltei algumas semelhanças dos dois lugares, e vieram contestar que comparei um país a uma cidade, que nada ver e etc. Agora vem você, com propriedades pra falar por ser carioca, vejo que não estou enganada. Os dois lugares ao mesmo tempo maravilhosos são também perigosos, é a realidade.
Onde vc morou? Vou pra Cancun e Holbox pra uma cerimonia e tô um pouco assustada com os relatos do México 😢
@@liviaalves6029não eh medo, nós cariocas somos escaldados
A maior defesa é se reconhecer como vítima em potencial
Vou levar pra vida essa frase!
Exatamente 👏. Mas infelizmente tem gente que se acha valente demais pra se ver como vítima.
Falou tudo!
Fiz intercâmbio no México, meus pais foram me visitar e alugamos um carro para conhecer uns lugares próximos a cidade do México. Fomos parados por uma viatura policial que pediu dinheiro, e pagamos. Eles inventaram uma história que o carro alugado não estava licenciado para aluguel, que se a gente não pagasse iam ter que apreender o carro, pra evitar um problema, pagamos. Um pouco mais a frente, outra viatura parou a gente. Parecia que a primeira até avisou as outras de carro com turista, sabe... Esses segundos policiais fizeram a gente ir para um local com outros policiais, seguraram minha mãe e minha irmã em uma sala e levaram eu (que falava espanhol) e meu pai pra tirar dinheiro no banco (afinal já tínhamos dado o dinheiro prós primeiros policiais) gritando que se a gente não pagasse íamos ficar presos no México. Foi horrível.
Quando estávamos saindo, vi eles falando alguma coisa do nosso carro no rádio policial. Quando fomos liberados, minha irmã chorando, todo mundo abalado... Paramos em um posto de gasolina pra tentar nos acalmar, foi quando a terceira viatura encostou no posto. Sorte que o cara que tava trabalhando no posto percebeu a situação, e falou pra gente pegar a " saída tal" que ele ia enrolar a polícia um pouco, e foi isso que fizemos. Meus pais alteraram o vôo para irem embora no dia seguinte e me deixaram na casa da minha "família mexicana" morrendo de medo e preocupação.
Meus pais detestam o México. Eu concordo que a polícia de lá não existe, afinal não estão para defender o cidadão, mas é um país maravilhoso.
Ninguém merece passar por situações desse tipo. De tanto ouvir histórias como essa eu aprendi q, infelizmente, ñ dá p alugar carro em todos os países q visitamos. Qdo a polícia é corrupta ou as estradas são violentas, o melhor é contratar agências de viagens locais p ir até outras cidades q se deseja conhecer.
México é um lugar que só se visita se estiver em um grande grupo e pra ir em lugares extremamente turísticos, ou seja, não faz sentido ir. Outro lugar é mulher ir pra Índia e pra países muçulmanos. Nunca vou entender esses roteiros, nunca!
@@xbox1716não é BEM assim não. Tá certo que é um país violento, mas falar que só dá pra ir de grupo é exagero. Até porque se você está em uma situação perigosa não interessa se VC está sozinho ou em grupo. Você vai passar por isso de qualquer jeito.
Ahhh mas pra gringo perigoso é só o Brasil mesmo
@@flavfrei basta pensar com a cabeça de bandido. Você vai atacar alguém sozinho ou em grupo?
O maior aprendizado desse vídeo foi a sua história sobre o sanduíche e o cara que brigou com um local. Porque essas histórias de assassinatos (parece tão longe, tão difícil de acontecer conosco) mas jantar, comer um sanduíche e alguém maltratar um local/garçom e isso poder dar uma merda ENORME está muito mais próximo da nossa realidade de viajantes. Pode acontecer qualquer coisa, em qualquer dia. Ótimo relato, ótimo vídeo! Obrigado.
Eu moro na México só ha 3 anos mas já conheço diversas regiões turísticas. Sendo assim meus amigos sempre me deram recomendações e as principais são: NUNCA viajar de carro durante a noite, pois os próprios narcos fazem blitz (aqui sao conhecidos como policiais de tênis) e não da pra saber o que farão. Outra coisa é: se alguma coisa acontecer com o carro ou com algum dos passageiros e for necessário parar; pode ser que seja em um ponto dominado pelo tráfico e aí, meus amigos, não tem conversa. É tiro e pronto. Infelizmente, a polícia assim como muitos governantes mais locais, são controladas pelo tráfico. Os policiais são extremamente corruptos (conheço LOCAL que já pagou 17 mil pesos de suborno. Teve que fazer transferência bancária na hora). Eu já tive que pagar 500 pesos de suborno. E se você for parada não pode oferecer de cara a “propina” como eles chamam aqui. Pergunte quanto é a multa e se tem desconto se você pagar na hora e em dinheiro. SEMPRE tenha 1000 pesos no porta luvas do carro. Aí no Brasil temos o celular do ladrão, aqui a gente tem que ter a propina do policial. Outra coisa que pode acontecer com estrangeiros que só tem o passaporte como documento é que os policiais chegam até a confiscar o passaporte (pedem o documento como se fosse para averiguar a situação do turista e simplesmente não entregam até que seja pago o que querem). Então vocês precisam tomar todos os cuidados pq em algumas regiões não podemos contar com a polícia. Me contaram que governantes e polícias são, SUPOSTAMENTE, controlados a partir de um “acordo entre cavalheiros” os governantes facilitam a entrada de narcos no governo, a polícia não fiscaliza os locais de armazenamento e produção de droga nem prede os bandidos e eles, os traficantes, controlam a violência nas cidades. Ou seja, deixam os traficantes fazerem o que lhes dão mais lucro (que é o tráfico) enquanto os próprios traficantes punem batedores de carteiras, ladroes que fazem furto de celular, bolsa… Isso faz com que a população (inclusive eu) tenha um falta sensação de segurança e não cobrem os governantes quanto a isso. Como, em teoria, os policiais não tem muito o que fazer (já que as cidades são supostamente seguras) recebem um salário baixo. Para que possam ter um renda compatível com o custo de vida os governantes não fazem nada quanto aos subornos pedidos à população durante blitz policiais.
Outra coisa que esqueci: NÃO ALUGUEM CAMINHONETE, pois são muito usadas por narcos e pela placa uma facçao pode te confundir com outra e isso não será nada bom. Então prefira carros como civic, corola, Accord (sedan em geral).
Digo isso pq aqui tem caminhonetes enoooormes e que, a maioria não encontramos facilmente no Brasil. Elas são, realmente, incríveis mas numa viagem pra cá não será a melhor hora de conhecê-las e dirigir-las.
que horror e depois falam do Brasil, quando a gente conhece outros países mais a fundo vê que não é tão diferente ou até pior do que o nosso
@@caroldias1767 A diferença é q a gente sabe onde andar aqui no BR.. imagina ir pra outro país sem ter essa mesma noção, vc pode cair em uma cilada a qualquer momento
Qual sentido de morar num lugar desse?! Que loucura 😢
@@ludmillamendoncadeoliveira8765 todo lugar tem problema uai
Eu moro aqui na Austrália e ouvi essa história na rádio. Tipo aqui é muito comum fazer road trip sem planejamento e sem saber onde tá indo , simplesmente ir . Não sentem medo ou pensam no perigo de lugares remotos. Eu falo muito com meu namorado que jamais se faz isso no Brasil, principalmente no Rio que se tu dobrar a esquina errada , já era. Mas culturalmente aqui fazer road trips é normal. Provavelmente foi o caso desses australianos também que nao tiveram ninguém pra falar que não é bem assim em outros países . Triste 😢😢
Ps: Eu Sou do Rio de Janeiro por isso o citei.
Não digo tanto o RJ, mas na região norte e nordeste sim, é bem perigoso. É importante entender o contexto da violência em cada cidade. Isso de pegar o RJ e colocar ele como violento em todos os aspectos, não corresponde a realidade.
@@izabelafernandes3249rj sim, várias pessoas já morreram porque simplesmente erraram o caminho e entraram em alguma favela
@@izabelafernandes3249e colocar o norte e nordeste corresponde?
@@beatrizc208já pensou! A pessoa nitidamente não conhece o norte e nordeste
Eu fui ameaçada e por pouco não fui de arrasta para cima junto com meu namorado e amigo, numa praia do nordeste. Somos biólogos e estávamos fazendo campo à noite, no final desse campo resolvemos ir até a beira da praia (praia do hawaizinho, Itacaré) e DO NADA veio um cara com um facão para cima de nós, por sorte conseguimos sair rápido dali e não virou uma tragédia. Depois descobrimos que esse cara fica ali para fazer segurança de um quiosque na praia, os locais nos disseram que nos colocamos em risco demais e que poderia ter dado uma merda grande. Falaram que lá se atira primeiro e depois perguntam. Então sim, o nordeste é lindo e maravilhoso demais, mas pode acontecer esse tipo de coisa também (assim como qualquer outro lugar do Brasil).
Camila, morei exatamente em Ensenada por dois anos a trabalho entre os anos de 2022 e 2023. Estou acompanhando esse caso através da minha rede de amigos e redes sociais local e de fato é algo que está revoltando os locais. Recentemente ( a dias atrás) um ex aluno nosso (Cristian Vázquez) da UABC foi assassinado enquanto corria e nada foi descoberto até agora e, óbvio, esse caso dos “gringos” voltou a tona com relação a impunidade pra quem é residente local.
Como mulher e estrangeira morando em Ensenada nunca me senti 100% segura! Eu fui seguida 2x na rua em plena luz do dia e meus próprios colegas de trabalho me recomendavam de nunca andar sozinha. Eu sempre estava com alguém mexicano na cidade… eu nunca fiz nada 100% sozinha!
Ensenada é linda, mas é perigosa pra quem é de fora 🙁
Foi seguida 2x e se sentiu 100% segura???
@@robertamarchetti1553 escrevi que eu Nunca me senti 100% segura!
@@robertamarchetti1553 na verdade escrevi que NUNCA me senti 100% segura.
@@robertamarchetti1553"**NUNCA** me senti 100% segura."
Ouvi essa semana um delegado falando que a vítima n é a culpada pelo o que aconteceu mas que na maioria das vezes a vítima é o facilitador do ato , ouvindo a Camila lembrei disso e concordei 100%, o mundo tá difícil e infelizmente a gente tem que zelar pela própria segurança, vídeo extremamente necessário!
O que dizer desse início do vídeo com cortes que nos fazem ficar ainda mais curiosos pra assistir o vídeo? Camila ROTEIRISTA, EDITORA COMUNICADORA, ARTISTA!!!
Nossa como os irmãos eram lindos e pareciam ser muito unidos e felizes,extremamente triste o que aconteceu com eles 😢 eu imagino só o desespero da família em perder 2 filhos assim.E o outro amigo também que foi morto.
Isso só mostra que coisas ruins também podem acontecer com homens,não só com mulheres.Fiquei bem triste com esse caso 😢
Eu também 😢😢😢
Excelente vídeo! Eu viajo muito sozinha e tem um outro ponto que gostaria de acrescentar, os gringos, principalmente os que vem de países um pouco mais desenvolvidos, tem uma noção de segurança um pouco diferente da nossa, isso se reflete na cultura dos “campings”, para eles é normal armar uma barraca em qualquer lugar e passar a noite, sabemos que não é bem assim. Em países com um nível mais alto de violência, como Br e Mx, é preciso saber onde acampar, buscar referências com os locais e tudo mais! Claro, minha intenção não é culpar as vítimas, mas alertar para uma precaução de segurança que sinto que falta em alguns gringos justamente por virem de países um pouco mais seguros.
Falei justamente isso, que eu nunca quero acampar. Aí vieram falar que é cultural, super comum nos países deles. Ótimo, que bom né. Porém eu não vou para a Índia por exemplo achando que tô no Brasil, pessoas destemidas demais, que acham que o mundo é uma bolha de onde nasceram se dão mal, a maioria dos brasileiros tem essa maldade, tem os sem noção também claro, mas vi uma vídeo esses dias daquelas pickpockets, e elas quando vêem que são brasileiros nem tentam, porque já sabem que nós somos traumatizados com dois caras numa moto kkk rindo pra não chorar. Não querendo justificar a morte deles, porque se tivéssemos a segurança do país deles isso poderia ser evitável. A culpa é sempre do bandido por fazer o que fez.
Bruna, o canal Soraia Zaied contou um caso esses dias no canal dela de um professor de inglês que atraia as vítimas pela internet. A sua casa era a prova acústica, ele atraia moças de outros lugares a sua casa e fazia atrocidades com elas lá e sumia com os corpos. Como ele era um famoso professor de inglês , achou que não seria suspeito devido aparentar ser um bom cara. Vale a pena vc fazer um vídeo sobre.
Up
Sim! Assisti o vídeo da Soraia, e fiquei muito chocada e muito curiosa pra saber mais detalhes.
Vou no canal dela ver esse.video
Up
Up
O fato de estar em 3 ou mais pessoas dá uma sensação de maior segurança, mas isso é um engano na verdade.
Essa parte final, onde você compartilha suas experiências como turista, é fundamental pq justamente aproxima e "humaniza" as histórias. Sei que é trabalhosos e até pesado, mas é essencial falar sobre esses casos.
Eu sei que vcs não adoram fazer esse tipo de conteúdo, obviamente, mas, sério, vcs são muito NECESSÁRIAS. Além de parecerem nossa amigas dão dicas importantíssimas. Não parem de nos alertar e procurar esse tipo de notícias. São vídeos tristes, porém importantes. Obrigada ❤
Sou de Recife, e na minha juventude, costumava acampar com meu namorado (hj marido) e alguns amigos em feriados prolongados em praias mais afastadas da agitação. Quando chegavámos, já tinha uma galera na mesma vibe e todo mundo se juntava e tal..com o passar dos anos, ficou perigoso esse tipo de lazer, ao ponto de uma família ter sido atacada por bandidos, que além do roubo, cometeram violência sexual com as mulheres. Surfistas que frequentam as praias de Itapuama e do Paiva relatam que tem sido alvo de gangues que disfarçados de banhistas, observam a chegada deles nos carros, e esperam o momento deles na água pra furtar bens nos carros ou ate mesmo os veículos.
Exatamente, sou de Angra dos Reis e lá hoje em dia acontece a mesma coisa em praias isoladas... tenso.
É muita violência, meu Deus, tento trabalhar minha síndrome de vira lata mas não dá, na primeira oportunidade eu meto o pé
Exatamente. Antigamente eu ia pra praias relativamente seguras daqui de Pernambuco sem nem sentir. Hoje em dia tenho medo, só vou em grupo e fico até às 15hs, passou disso é casa. Uma vez estacionei no Paiva, que quando vou sempre ta bem vazia, e tive que voltar e tirar o carro pq o “guarda” da área ficou mto de olho, fiquei sentindo um mal pressentimento. Muita violência :/
@@thalesrossi01Assiatiu o vídeo da menina? Ela está falando sobre o México, ou seja, pode ir trabalhando mesmo a tua síndrome de vira-lata, porque o BR não chega nem aos pés da violência do México. Sou gaúcha e fico pensando que isso jamais aconteceria lá. Não é o Brasil todo que é violento, e sim pontos turísticos e grandes cidades.
Eu moro em Londres, e ontem o carro do meu vizinho foi assaltado . Na cidade que tem mais câmeras, do que habitante
Em Portugal tá do mesmo jeito, por isso prevenção sempre.
Eu também moro em Londres e a criminalidade está cada vez mais alta, furto de celular, moto, bicicleta e carros. Na minha rua toda semana aparece um com o vidro quebrado 😢
Minha mãe mora em Orlando, tem 4 anos, ela nunca fechava carro na garagem, no final do ano mexeram no carro dela e furtaram tudo que tava dentro, agora ela fecha tudo, até porta, janela, e no condomínio que ela mora, estão furtando muitas encomendas, pq americano tem o costume de deixar na porta quando não tem ng em casa, meu primo mora em LÁ e disse que tá estilo Rio/SP assalto a mão armada, sequestro, um tanto de drogado na rua, roubam bolsa e saem correndo, ele tá lá desde 2016 e tá querendo mudar, pq a sensação de insegurança tá grande, e a polícia não faz nd por questão política. Até vi no jornal que um ator morreu esses dias por assalto ou bala perdida lá.. tenso
@@deborapuorro tá surreal, aumentou de um jeito que não sei nem explicar
@@anapaulavieira5630 sempre
Um caso extremamente triste mas que mostra claramente que a polícia tem um lado e que quando ela quer consegue ser eficiente na sua busca em questão de dias
Exatamente!
Camila agradezco tu narración impecable, es una gran pena que éstos buenos amigos pierdan la vida por acción de malhechores.
Es de mucha utilidad narrar tus experiencias en viajes, porque sirve de alerta para los turistas de conocer costumbres del lugar, cuidar la seguridad y reforzar el instinto de sobreviviencia en nuestras relaciones sociales.
Que tristeza, fico imaginando a dor dos pais
Eu também, nem um pai e mãe deveriam enterrar um filho, imagina dois filhos.
Eu amo o México e já viajei 3x ao país, por 5 meses em 2018, 25 dias em 2021 e 10 dias em 2022. Da segunda vez, estava com 2 amigas, uma britânica e outra brasileira como eu. Fizemos amizade com 2 americanos em Tulum e decidimos viajar juntos de carro de Tulum para Playa del Carmen em um Jeep Renegade, fomos parados 2x por policiais corruptos que nos extorquiram (acusaram a gente de estar em alta velocidade, não estávamos, depois que a gente tinha bebido e nem tínhamos nada de álcool no carro). Os americanos quiseram discutir, eu peguei um deles pelo ombro e disse em inglês que NÃO valia a pena a gente arriscar nossa vida por uns 100
Dólares. Que a gente pagava e vazava! Nesse dia em estradas diferentes fomos seguidos e tivemos que passar por isso 2x.
Em Cancún em 2022, fui abordada por um homem alto na zona hoteleira me chamando para uma festa em um hotel e que me daria 500 usd (alôô trafico humano)..
Enfim, temos que estar em alerta nas zonas turísticas e ainda mais no meio do nada.
Excelente como todos os vídeos do canal. Sou professora de Inglês e o canal de vocês é a bíblia que indico para meus alunos antes de pensarem em intercâmbio ou qualquer outro tópico. Parabéns!!!
Que caso terrível. Meu coração ficou abalado imagine o dos pais e amigos 😢😢😢😢
Uma vez eu fui conhecer Rio das ostras RJ,passeando sozinha no centro da cidade vi q tinha um mirante onde pessoas subiam por uma trilha pra tirar fotos etc ,perguntei a um policial q estava de ronda na rua e ele me disse q naquele horário poderia ir mas q tomasse cuidado pq mesmo na vendo sempre tem alguém de olho em vc ! Então esperei outros turistas se dirigirem pra lá e fui junto com um grupo de 7 pessoas ! Morro de medo de ser abordada por um malfeitor
Já comentei anteriormente sobre mochilar sozinha no Mexico (há 10 anos) e como minha viagem foi agradável, porém penso que precisamos nos atentar para alguns fatores. Destinos turísticos tendem a dar uma ideia de isolamento da realidade, uma suspensão no tempo e no espaço, o que não é verdade. Estamos em plena crise do capitalismo pós-pandemia e em rearranjo de toda a estrutura exploratória e produtiva na América Latina com o IIRSA e equivalentes acima do Equador, o que obriga também o rearranjo de toda cadeia produtiva de drogas, já que aqui legalidade e ilegalidade são pares da mesma agenda de exploração colonial. Em tempos de crise em que todos, empresas e cartéis e facções, estão disputando a tapa o dinheiro circulante, a "ética do crime" também é flexibilizada e algumas condutas que antes eram reprimidas pelo próprio tráfico deixam de ser. Para viajar a algum lugar é necessário coletar informação recente de outras viajantes, mas também entender o momento geopolítico.
Camila salvando o meu domingo ❤
Estou trabalhando agora, porem vou escutando a história e mais tarde assisto novamente da forma decente 😅❤
Camila cirúrgica nas palavras! Maravilhosa 👏🏻
Obrigada por soltarem tantos vídeos de casos. Amo esse conteúdo de vcs pela sensibilidade com a qual vcs abordam os temas e sei que dá um puta trabalho. Obrigada
Sou uma pessoa que estuda e assiste muito, mas muito conteúdo sobre México e os cartéis. Sim, tenho muito medo, e não sei se teria coragem de visitar qquer destino lá, e ao ver isso me deu mais medo ainda.
Parabéns pelo vídeo, conheci o canal de vcs por vídeo de casos em 2018 e tô por aqui até hj, amo assistir.
Como sugestão, peço a vcs para fazerem o caso da minha amiga Simone Scheurer, ela amava viajar pelo mundo e faleceu num navio de cruzeiro e até hj aguardamos justiça.
Camila meu amor, nunca consegui colocar em palavras até aqui como é suave ouvir relatos difíceis vindo de vc. Porque vc não só conta o caso, mas como promete informa, traz de fato um conteúdo que nos faz entender as complexidades das regiões ou das pessoas que ali vivem ou vão turistar. Fiquei pensando o quanto vc e a Bruna seriam mais úteis e interessantes no lugar de um Datena ou de diversos apresentadores de tv que só fazem botar medo na população e colocar uns aos outros. Vcs politizam, vcs ensinam as pessoas a se preservarem como bem disse. Nunca compartilhei os vídeos de caso, pq acompanho pra eu ter info pq desejo voltar a viajar e quero me cercar, mas esse são tantas lições, principalmente um alerta aos homens que não pensam no cuidado com o próprio bem que é o próprio corpo. Sou professora de dança e trabalho com consciência corporal e de fato não vemos tantos homens buscando conhecer melhor o lar mais importante que se vive. Não a toa se botam tanto em risco. Enfim, vou compartilhar pq vale a pena demais
Uau.. que incrivel. Vc conseguiu colocar em palavras coisas que senti. Impressionante a sua comunicação.
Trabalho incrível o delas!
Muito verdadeira a colocação sobre os apresentadores de noticiário de TV fazem sensacionalismo barato. Não comunicam e nem informam nada. Espalham terror.
Vídeo maravilhoso, precisava de legendas em vários idiomas! Muitos gringos não percebem onde termina a área turística e começa uma "zona proibida", acham que onde está mais vazio é mais "privativo". Há ainda aqueles que para economizar em transporte pegam uma rota alternativa (como no RJ) e acabam perdendo a vida. A noção de perigo de estrangeiros é muito diferente da dos locais.
Camila, sei que o canal de vcs não é destinado a true crime, mas de todos que acompanho vcs duas são ímpar nesse quesito, riqueza de informações e respeito. Parabéns pela dedicação ❤
Assito este canal há anos! E vejo com grande felicidade o amadurecimento de vcs duas! Antes via vcs falando sobre viajar e economizar ao extremo as vezes! Hoje vejo vcs privando pela segurança e que economia alguma vale, quando se põe em risco esta segurança! Vejo vcs mais maduras, mais preocupadas e muito mais sagazes na vida e nos vídeos! Parabéns queridas! Que evolução linda de ver! Parabéns bjks 😻👏🏼👏🏼👏🏼 se cuidem sempre! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Que destino trágico meu Deus
Que triste esse caso! Meus sentimentos aos familiares e amigos! E os pais dos 2 irmãos perderam 2 filhos de una vez e 1 amigo... Muito pesado mesmo!
Ja estive em Ensenada algumas vezes a muitos anos atras com amigos estrageiros, nós brasileiros sempre ficamos em alerta com tudo, vi muitas drogas, nao bebi demais, já meus amigos europeus encheram a cara, nao tinham senso de cuidado, davam piti. Tudo q a Camila falou é verdade. A cidade é linda, realmente parece ate uma cidade americana, mas como brasileira eu via de longe os perigos. Uma triste história, que sirva de lição, Mexico é lindo, porém assim como outros lugares é perigoso e dominado por carteis e drogas.
É um caso mto triste...revoltante. E a forma como vcs trazem pro canal faz toda diferença, gosto de ouvir a opinião de vcs e a sensibilidade com que tratam todos os casos.. parabéns
Nossa Camila! Te confesso que já vi todos os casos do canal, mas esse foi o que eu mais tive aprendizado. Adoro praia deserta! 😮
Eu amo que a gente já começa o domingo com videozinho da melhor pessoa que narra casos. 🩷
É impressionante como estamos sujeitos a tudo e em todos os lugares, seja no meio urbano, cidades grandes, cidades pequenas e até mesmo em um lugar remoto e deserto!
Como mãe, e, ser humano não posso mensurar o medo que esses jovens sentiram e a dor dessas mães. Que Deus conforte os corações de todos os envolvidos 😢
Esse canal é um serviço PÚBLICO! 🎉
Os vídeos de vcs sobre casos criminais são sempre muito bons, nada sensacionalistas e respeitosos. Eu amo a lucidez, clareza e responsabilidade que a Camila e a Bruna tem com os conteúdos do canal
Este canal é necessário!
Muito obrigada, Camila!
História muito triste, meu parceiro é escocês e já viajamos muito juntos. Hoje, ele entendem a dimensão que é o mundo fora do Reino Unido, mas antes era muito sermão.
Uma amiga americana foi ao Rio e a encontrei lá, foi muito difícil pq ela não acreditava que alguém roubaria o celular dela na rua e continuava usando, tive que da um esporro pra ela entender.
Adoro vc Camila pela capacidade de síntese , compreensão e consciência social . Reflitamos sobre as causas , contextos e perfis de vitimas!
Mila, trabalho impecável, como todos os de vocês🙏. Quanto ao cenário, desde o início do vídeo, lembrei do crime recentemente ocorrido na Índia, com os queridos Vicente e Fernanda, especialmente quando você menciona a discussão sobre homens não estarem habituados a enxergar situações perigosas ainda que em outros países.
É exatamente isso que vc falou, lugares diferentes, culturas diferentes, a gente tem que prevenir tudo e qualquer problema.. ótimo caso, meus pêsames as famílias..
O nível de experiência e de expertise de Camila em se tratando de lidar com imprevistos e situações delicadas em viagens é irretocável e sensato...Eu aprendi com minha mãe que quem tem Amor a Vida, evita todo e qualquer tipo de conflito pq as pessoas estão insanas e perderam os limites da lucidez... Nós nunca sabemos até onde o ser humano é capaz de chegar...Quando um não quer, muita situação trágica pode ser evitada.
@Camila e Bruna sei sim que o canal de vcs tem o foco em viagens, mas saibam que vcs são ótimas em contar casos crimin@is - aliás um dos melhores canais sobre, pois a pesquisa de vcs é perfeita! Nunca vou me esquecer do caso da Amanda Knox - ninguém fez com tanta perfeição! Parabéns, meninas! 👏🏻👏🏻👏🏻
Que triste, ainda por cima dois irmãos. Vou para o México este mês. Tinha-me sugerido vários passeios de táxi, mas acho que depois deste vídeo, só vou participar em excursões em grupo
Não ande de taxi no México. Vai certamente ser enganada. Moro na cdmx e já ouvi vários casos.
Camila, voce disse TUDO. Video extremamente necessario, todos que vao viajar deveriam assistir.
Sempre impecável o modo como você traz o caso, o respeito na forma de contar, o storytelling, tudo. Obrigada por se empenhar tanto pra trazer tudo da melhor qualidade pra gente.
Hoje estou com 38 anos e tenho 3 filhos pequenos. Quando mais nova, fui a filha que desbravava o mundo e hj como mãe fico pensando como deixei meus pais de cabelo em pé com medo que pudesse acontecer alguma coisa comigo. Vendo a dor dessa mãe perdendo dois filhos de forma tão violenta, já estou sofrendo antecipadamente pensando a hora que meus filhos irão querer conhecer o mundo. 😥
Só lembrei do vídeo do Léo e da Fabi no México. Eles dentro do motorhome e vários caras @rm@dos chegaram do nada, aonde eles estavam dormindo. Eles optaram por ficar quietos dentro da van, mas foi assustador só de assistir. Tem que ter mto cuidado para onde ir, pois existem locais mto perigosos.
Tem vídeo?
@@Érica-s9g th-cam.com/video/FfHe1dvYYOM/w-d-xo.htmlsi=VtMJ9kIxo5Qci1yF
Sim @@Érica-s9g
@@Érica-s9g siim, no canal deles.. mas nao sei se pode ter removido.
" você é um grande de um ninguém" é isso. Te amo. Te acho mto generosa por dar a real pra esse povo q acha q pode causar com bem entender q está blindado. Pra mim é o tipo da pirâmide do privilégio e a humildade q tanto cobram dos outros, caberia bem.
Mas pelo menos tem vc pra ter compaixão dessa raça.
Parabéns
(Não sei se era o caso das vítimas, inclusive acho q tem perfil de catel e concordo q estavam no lugar errado, na hora errada e entendo q a generosidade de vcs raide nisso: orientar q as pessoas evitem estar no lugar errado, na hora errada.
Vendo o vídeo lembrei de 795739 caras q eu já vi em viagens, e so relembrando a culpa nunca é da vítima.
Como foi citado, também há de considerar q qqr pessoa q já foi testinha de gente que ESCOLHE desrespeitar toda uma comunidade sobretudo se no seu local de origem já teve experiência de impunidade, e pq no seu local de origem não existe consequência , não significa que não existea em outros locais, como o rapaz citado causa do por lanche q deve ter gritado com empregada doméstica desde bebe. O Ponto é: o mundo não é apenas sobre empregadas domésticas ou seja lá q pessoa vc julga poder subjulgar pq 'ta pagando ' e vão ficar de voa. A reação do agredido, se violenta, não pode ser interpretada como se o agredido está agindo de forma aleatória. Difícilmente quem oferece ofensa e desrespeito vai receber flores e afagos de reação)
A lucidez que vc transparece em todos os vídeos é sempre admirável 👏👏👏👏
Amo o jeito que Bruna fala sempre! O respeito, a coerência, e as dicas. Relembrando a gente de planejar bem o que faz, e não se por em riscos desnecessários. Somos todos livres, mas a liberdade também é algo que lei nenhuma barra, inclusive de coisas más que acontecem. Por isso, é sempre a gente pela gente.
Quanta sensatez em um vídeo só 👏🏽👏🏽👏🏽
Mesmo sendo bem diferente, esse caso me lembrou o da brasileira que foi €stupr@da na Índia quando estava acampando com o marido. Obviamente a culpa não é da vítima mas é necessário que a gente esteja atento ao local que estamos.
Que tristeza pra família, amigos e namoradas.
Obrigada pelo vídeo ❤
Muito triste isso! Eu morei na Nova Zelândia e realmente sentia muito essa inocência das pessoas de lá e de europeus, e também já tive contatos com alguns aqui no Brasil no Rio de Janeiro e em São Paulo, e eles realmente não tem essa malícia do perigo, e muitas vezes acabam se metendo em ciladas por conta simplesmente disso.
Infelizmente aqui no Brasil vemos vários casos disso também, outro dia teve a morte de um holandês em plena 25 de março por conta de uma corrente de ouro, ele reagiu e os bandidos mataram ele, entre outros casos.
É bem triste mesmo!
Camila eu acho que vc e a Bruna tem que criar um podcast só com os casos q vcs contam, tipo postar o vídeo aqui e o áudio no podcast, eu super consumiria kkkk
Se chama _Modus Operandi_ isso que você quer.
@@Usuario-ko8vi eu conheço esse podcast, mas eu tô falando que seria legal ELAS fazerem, com os casos criminais específicos que elas contam
Estavam no lugar errado na hora errada, é lamentável, fico sempre angustiada vendo os casos que vcs trazem mas são mt necessários! Incrível como homens e estrangeiros tem um senso de preservação de segurança tão baixa, talvez a cautela de repensar ficar num lugar desconhecido e afastado, de não reagir numa situação perigosa teria feito diferença no final dessa história. Obrigada pelo trabalho impecável de sempre meninas 💛
❤ suas narrações de true crime são excelentes
incrível sua pesquisa e produção do vídeo, mila
mto triste o caso :(
conteúdo formidável e super informativos como sempre, parabéns Mila por sempre nos proporcionar vídeos completos!
É revoltante demais, como a vida não vale nada para essas pessoas.
ouvir/ver você falando é tão transcendental porque a sabedoria que você exala… se eu fecho os olhos penso que é uma pessoa de 200 anos, mas é apenas você, como é possível ?? 😰
Eu amo os vídeos de vocês! Percebe-se o nível de pesquisa, e a opinião de vocês conta e muito! Obrigada por isso!👏🏻
Gosto tanto das linhas de pensamento da Camila, Deus te abençoe e continue te abençoando com tanta prudência e sabedoria.
Triste demais, pelo amor de Deus. Parabéns por mais um video, narrativa top 👏
Caramba, amo suas reflexoes camila, voce é necessaria.
Bom dia, meninas!
Que eles descansem em paz 🕊️🤍
Parabéns pelo vídeo e pelos comentários por volta do 30 min do vídeo, deu uma real necessária para muita gente que não tem noção !!!!
Eu concordo na precaução, muitas vezes precisamos ser precavidos onde formos...independente do país.
Amo esse conteudo que vcs produzem! Vida longa ao canal
Postem maaaaaais casos criminaisss por favorrrr! Vocês são muito boas nisso!!! Explicam e falam bem demais, e os vídeos mais longos amooooo
É muito triste! Mas infelizmente temos q tomar cuidado e analisar onde vamos, tanto homens quanto mulheres! Imagino q homens acham q é mais tranquilo pra eles e não se preocupam tanto.. tanto q vemos a diferença entre crimes cometidos contra mulheres e contra homens.. E sabemos q homens se arriscam mais. Já mulheres são ass4ssinadas justamente por serem mulheres. Não dá p ninguém ir pra lugar remoto, mulheres tem problemas até em lugares cheios ne..
domingozinho a noite frioo com video de caso do meu canal preferido, amooo, brigada mila e parabéns pelo trabalho
Te amo e obrigada pelo vídeo Camis 🙏🏼
Q tristeza sem fim p os pais, as namoradas e toda família 😪 chorei horrores 😭 q Deus conforte o coração d todos 😢 e q esses meninos estejam na paz do Senhor 🙏🏼 obrigada pela maravilhoso vídeo, narração, explicações, enfim td, vcs são demais 🫶🏼
Primeira vez que choro vendo um video seu. Que morte triste. Deus console os corações devastados...
Amo esse canal❤
Adoro seus vídeos Camila.
Mesmo casos mais tensos, tristes, amo te ouvir e adoro seus comentários, pontos de vista … você arrasa.
Parabéns !
Mais um video de utilidade pública!!!! Respeitar local people sempre! Isto é fundamental, evitar chamar a atenção, em qq lugar do mundo, e os riscos sempre irão existir...pensa em gringos no Rio de Janeiro, se resolvem acampar em Grumari, com uma caminhonetona... o que iria sobrar...? Nós brasileiros realmente temos muuuuito mais noção deste tipo de perigo e realidade social, para um gringo de país desenvolvido, este tipo de situção nem passa na cabeça.... eles/elas são inocentes perto de nós, e isto não nos garante segurança, basta baixar a guarda, um vacilo e pronto! Excelente video Camila, excelente considerações finais! E pensar que no meu último dia no México, eu saí para dar um rolê sozinha, de manhã cedo, saí da zona turística, fui até o mercado municipal, andei de coletivo e tudo mais...
Que foda
Cami você é maravilhosa ❤ obrigado pelo vídeo, pelas descrições e minuciosidade
Cara, que crueldade.
Que Deus conforte a família e os amigos.
Salvando o domingo!!! Valeuuuu
Amo a maneira que conta as histórias ❤❤❤
Admiro muito vocês por serem muito esperta e inteligente e por dar muitos conselhos pra quem viajar..Parabéns querida um grande abraco
Que trabalho incrível vc faz ❤
Mais uma vez vocês entregam tudo e mais um pouco quando o assunto é caso criminal. Parabéns pelo vídeo.
impossível nao se emocionar com essa historia. Que dor essa familia sentiu.