Sempre fui aventureira e aos 17 anos, coloquei uma mochila nas costas e saí para explorar o mundo...passei por vários lugares e situações indiscretíveis, mas nada abalava o meu ânimo de vivenciar o máximo do que compõe a aventura de se sentir VIVO...até uma escapada á uma caverna de procissão, onde as pessoas vão pagar promessas...nos primeiros passos, senti meu coração acelerar de forma estranha e mais alguns passos, a falta de ar me causou vertigem e eu senti que se não saisse dali iria desmaiar...não levei muito tempo para entender que aquela não era "minha viagem" e sempre que acontecia de alguma parada em caverna, com muito bom humor, dizia aos amigos: au revoir sob uma chuva de piadas e desafios infames...ao ver esse episódio, senti a mesma falta de ar, acompanhada de uma tristeza profunda pelo rapaz, os familiares e todo grupo envolvido no resgate...desculpe-me se me alonguei!
Já vivo perigosamente pelo fato de estar vivo! Minha vida é muito cara para a colocá-la em perigo de só de pensar em entrar em uma caverna já sinto falta de ar.
Pois é.. pode parecer meio cruel o que vou dizer, mas acho importante pq precisamos aprender com o erro dos outros: ele foi um marido e um pai extremamente inconsequente e irresponsável. 1) Era um lugar ALTAMENTE perigoso; 2) algumas pessoas já haviam ficado presas lá; 3) ele tinha 1,83 m e pesava 90kg, ou seja, sabia que não tinha as melhores dimensões para se contorcer pelos buracos; 4) ele se enfiou nessa vala pq estava procurando a parte mais difícil da caverna; ou seja, estava procurando um perigo ainda maior (se não tivesse se entalado ali, era bem capaz de ter se entalado no outro gargalo); 5) não estudou a caverna o suficiente, pois, mesmo com a caverna tendo sido bastante frequentada, ele se meteu em um lugar em que ninguém ia (muito provavelmente pq quem frequentava sabia que era furada). Um pai de família não pode se colocar em uma situação de perigo real e elevado apenas por diversão. Ele literalmente procurou o abismo e infelizmente achou. Que nos sirva de lição.
Eu não tenho claustrofobia, tanto que entrei em um tubo super estreito para fazer ressonância magnética de toda a coluna, com os braços ao longo do corpo, sem poder me mexer. Eu tenho escoliose e precisava ver o quanto minhas vértebras estavam desgastadas. Fiquei um pouco desconfortável. Só isso. Aí, cerca de um ano depois, assisti a um filme no streaming que me deixou sem fôlego. A história se passa dentro de uma caverna. Tive que parar várias vezes porque me sentia sufocada. É muito tenso! Meu marido desistiu de assistir. O nome do filme é "A Caverna", lançado em 2014. Hoje em dia não está mais em streaming nenhum; só encontrei a sinopse no Google: Cinco amigos partem para uma ilha tropical para passarem as férias. Lá eles descobrem uma caverna secreta e resolvem se aventurar nela. Eles levam uma câmera e começam a fazer expedições dentro dela, mas logo se perdem e não conseguem voltar.
Eu não sou claustrofóbico, nem tenho problema em assistir conteúdos pesados, mas esse eu confesso ter experimentado uma sensação de agonia que eu jamais senti. Sabendo da agonia do cara de cabeça pra baixo , praticamente sem oxigênio e totalmente travado no buraco, é pesado. E pensar que ele nunca pode ser resgatado e que nem seu corpo jamais foi recuperado.
Cê tá louco, me deu agonia só de imaginar essa situação, eu mesmo que não queria estar no corpo desse cara, só de imaginar ele de cabeça para baixo e tudo que estava dentro do corpo dele indo em direção à cabeça e imaginando que a qualquer momento o corpo dele poderia explodir por causa da pressão me deu agonia
Pode parecer meio cruel o que vou dizer, mas acho importante pq precisamos aprender com o erro dos outros: ele foi um marido e um pai extremamente inconsequente e irresponsável. 1) Era um lugar ALTAMENTE perigoso; 2) algumas pessoas já haviam ficado presas lá; 3) ele tinha 1,83 m e pesava 90kg, ou seja, sabia que não tinha as melhores dimensões para se contorcer pelos buracos; 4) ele se enfiou nessa vala pq estava procurando a parte mais difícil da caverna; ou seja, estava procurando um perigo ainda maior (se não tivesse se entalado ali, era bem capaz de ter se entalado no outro gargalo); 5) não estudou a caverna o suficiente, pois, mesmo com a caverna tendo sido bastante frequentada, ele se meteu em um lugar em que ninguém ia (muito provavelmente pq quem frequentava sabia que era furada). Um pai de família não pode se colocar em uma situação de perigo real e elevado apenas por diversão. Ele literalmente procurou o abismo e infelizmente achou. Que nos sirva de lição.
Não, não precisamos aprender com erro dos outros nem errar pra aprender, é só não errar e seguir a vida certamente, qualquer acéfalo sabe o perigo que é fazer coisas assim, é só não fazer e pronto. Se não liga pra própria vida, então se importe com os da sua volta.
Por melhor que seja sua narrativa, que causou ansiedade e angústia só de imaginar, é impossivel saber o sofrimento de John. Que Deus o tenha recebido e confortado sua família.
Siiim. Eu sempre tive medo de morrer afogada ou queimada. Agora, tenho mais um medo e mais um tipo de morte a evitar. Não que eu fosse andar em caverna, mas… melhor prevenir 😅😅
O gringo: Sou casado, estou estudando medicina, tenho um bebê e minha esposa está grávida de mais um filho. Minha vida está muuuito monótona, entediante... Acho que vou entrar de cabeça pra baixo numa caverna bem apertada igual uma minhoca, é já que eu venho!
Impressionante...o cara com um linda família, um bebê em casa uma esposa ...e vai se "aventurar" entrando como tatu em cavernas super estreitas...e se arrastando como cobra ...não consigo entender mesmo...Isso não é aventura nem Hobbie ou qualquer outra coisa ..me desculpa ...mas ..isso pra mim, é insanidade e/ou suicídio o inconsciente. O cara morre por nada,melhor procura a morte por nada... e também pior, deixar um rastro de dor na família e amigos ..Lamentável..😳..Que o Senhor JEOVÁ conforte os corações dos familiares e amigos...🙏😎
Mostra o quanto realmente as pessoas tem gostos e ideias totalmente diferente, provavelmente ele tinha muito prazer nisso e foi se aventurar por estar feliz com a mulher grávida e tal cheio de prazer na vida resolveu fazer o que gostava sem pensar nos riscos... A mim nem imagino fazendo isso 1 minuto se quer
Lembro quando era criança e um anel ficava preso no meu dedo, minha cabeça de criança me fazia acreditar q nunca mais tiraria aquilo e me arrependia de ter colocado. Imagina essa sensação multiplicada milhares de vezes e o rapaz sentindo q morreria e que se arrependendo de ter ido ali
Entrar num lugar que não te cabe, sem ter certeza de onde vai dar, sem conhecer o local, é muita irresponsabilidade. Prefiro não aventurar e viver mais!
Senti um agonia em ver esse......que tortura...eu não teria coragem de entrar né um lugar desse......eu acabei ficando na dúvida....porque as pessoas se aventuram né um lugar desse....e acreditam que alguém vai vim salvá-lo se der errado.....
Eu sempre digo, esse povo brinca com a sorte e com a vida. Não ganham nada fazendo isso e quando acontece um incidente, dificilmente sobrevivem. Eu fico com dó, pois são mortes horríveis, mas as pessoas continuam brincando
Você tem toda razão, sou praticante de escalada, rapel, paraquedismo, canioning, raffiting e uma série de outras coisas radicais, sei dos riscos mas ainda assim faço, porém espeleologia é uma situação que não me agrada. Gosto de cavernas, mas entrar nestes caminhos apertados e desconhecidos não me atraem não.
Eu tenho dó é da esposa e filhas ....... porque esse cara foi procurar encrenca ? É claro que todos, em qualquer profissão, estão sujeitos à morte mas não acho necessário aumentar ainda mais as chances , principalmente quando sua família depende de você. Prioridades ..... prioridades .....
Na realidade Ivanilde, acredito que eles não temem a morte e apesar de possuírem o espírito aventureiro, deve ter algo na vida particular deles que fazem agir como se não tivessem nada a perder.... Talvez uma desilusão sofrida durante a vida..
@@McLovnnRespeito sua opinião mas discordo de você quanto às comparações que vc fez. A possibilidade de perder a vida no que é mostrado no vídeo é muitas e muitas vezes mais próximas da morte se comparado ao que vc mencionou. Esse tipo de aventura mostrada no vídeo é uma "Roleta Russa" com 3 balas num tambor que comporta 6 balas.
@@3ropc Não sei se você interpretou oque eu quis dizer, mas vou lhe explicar, estou me referindo a ter pessoas corajosas o suficiente para resolver entrar nesses buracos, e muitas das vezes acham coisas importantes. Por causa de uma dessas histórias em cavernas, os meninos que ficaram presos na caverna na Tailândia, foram tirados de lá com segurança.(Foi mal pelo texto)
@@3ropc Se é extremamente importante eu não sei, daí ou você pesquisa ou pergunte a um espeleólogo. As cavernas são o lar de muitos dos ecossistemas mais diversos, importantes e raros do planeta, apoiando a diversidade ecológica acima e abaixo do solo. (Sorry pelo texto novamente)
Na gringa tem video aos montes falando sobre esse tipo de incidente, mas BR são bem poucos, não para de trazer esse tipo de conteúdo não, ficou muito bom!
Assisti vários vídeos sobre esse incidente e sempre tem informações extras (pequenas, mas relevantes), uma muito importante falada é que o maior erro de John não foi continuar avançando, mas entrar na área de deslizamento de cabeça para baixo. No vídeo foi informado que uma das coisas que vários exploradores falam é que nunca deve entrar em área desconhecida assim, mas sim como o irmão do John entrou, com os pés primeiros.
Exato, e ele só entrou assim porque imaginou que estava entrando em um câmara ja conhecida que era igualmente estreita. A área deveria ser sinalizada com placas com a informação de tamanho e largura e avisos, mas esperaram uma tragédia acontecer.
Deus me livre! Parei o vídeo várias vezes para respirar! Que agonia apavorante! Jovens, melhor pular de paraquedas e se der alguma merda, vc tá livre do que não poder nem encher o peito para respirar!
Eu fico pensando, pra quer se colocar em perigo quando a vida está tão boa? Não consigo nem imaginar a agonia e o sofrimento desse rapaz que não pode mais voltar atrás da sua escolha. Tinha tudo pra estar vivo até hoje.
Tem pessoas que trabalham com isso, para poder descobrir coisas importantes para nós que não temos coragem de nem chegar no começo desse tipo de caverna.
Quando a vida é facil de mais as pessoas tendem a por a vida em jogo por coisas estupidas, tipo escalar o Everest ou ir ver o titanic num mini submarino kkkk
Sem mimimi , o canal é excelente e quem n lida mto bem c esse tipo d conteúdo é so n assistir , simples assim 😉 Casal lindo , acredito q numa situação dessas , agonia e desespero é o minimo , q pena , triste , pobre rapaz , se foi c pavor 😢 Narrativa perfeita como sempre !
Nao acho que teve mimimi. Pelo contrário. As pessoas apenas comentaram suas sensações e parabenizaram o trabalho do narrador. Eu também achei super agonizante, mas isso não me obriga a não assistir ou menosprezar o trabalho do rapaz. Eu hein. Agora ninguém pode comentar mais nada que já eh mimimi?
Cara, que situação horrível, que tragédia. Eu pensei aqui, num ato de desespero, meter anestesia dele, estrassalhar as pernas dele e tentar tirar ele de lá, depois tentava salvar no hospital, que foda morrer assim como ele, que tristeza. Não tô festejando a morte dele, jamais, mas esse episódio prende muito mais do que qualquer filme de terror pesado.
Ele estava fraco, uma anestesia assim poderia matar ele e mesmo asism nao conseguiriam tirar ele de lá, imagina um local tão pequeno, não tinha ângulo pra tirar ele de lá. Ali só tentaram mas era impossível de tirar ele. Ja que ele fazia força e se contorcia pra poder entrar mais fundo na caverna.
Essa história me lembra uma que ouvir, de um meliante fugindo dos policias entrou dentro de uma tubulação de esgoto, os policias não querendo entrar na tubulação desistiu da perseguição, o meliante ficou preso dentro da tubulação e ao anoitecer estando preso, foi devorado por ratos.
A melhor coisa é saber curtir a vida com consciência, sabedoria pra nunca se prejudicar, não precisa fazer isso que eles fizeram, a vida é curta, é um estalo, bobiou dança, fica o conselho pra quem quiser. Saiba viver a vida pra não se arrepender depois.
sou claustrofóbico graças a um acidente de carro que sofri quando eu era criança e que mesmo sendo de pequena proporção, me deixou em dificuldade para sair do veículo porque estava no banco de trás e ele era de apenas 2 portas. Desde então, detesto ambientes fechados ou até qualquer outra situação que possa me colocar em situação de risco, mesmo que aparente. Não consigo imaginar o que faz uma pessoa se meter neste tipo de aventura onde a probabilidade de acontecer algo grave é muito grande. Muito triste a história desse rapaz.
Essa história eu ja conhecia, inclusive já assisti o vídeo em outros canais. Mas a sua produção superou tranquilamente a todos os outros que assisti. Uma aventura dessas é igual a fazer uma "roleta russa" com 3 balas num tambor que comporta 6 balas.
@@VIVIANELING vc tem razão, espirito é escrito com U em espanhol, meu corretor automático sempre corrige para o espanhol. ai esta a correção: " jesus não é a única figura mitológica que fala sobre alma e espirito" 😃👍
2:30: interessante. Eles foram contra o fechamento da caverna. Aí entram nela ficam presos só pra da trabalho as autoridades depois como esse cara que ficou preso e morreu lá. Vai intender certos tipos de pessoas.
Não sou claustrofóbica mas esse caso eu confesso que senti muitos arrepios! Fiquei imaginando a sensação que ele sentiu quando ficou ali nesse lugar apertado sem poder se mexer 😱
Isso nada mais é do que um tipo de insanidade, só em assistir esse vídeo causa uma sensação de pavor. Outra horrível sensação é saber que esse rapaz jamais será resgatado.
Cada vez mais a gente toma conhecimento de como o ser humano pode ser estúpido. Pilotar moto a mil por hora, fazer Le Parkour, nadar entre tubarões ou fazer safari com jeep aberto... e agora conheço essa loucura: homens que querem ser minhocas. Prêmio Darwin pra todos eles! 🏆
Vamos lá nesse túnel estreito, o que pode dar errado? Se der ruim, dezenas de pessoas serão movimentadas para o salvamento, alguém pode morrer tentando me salvar, eu posso não sobreviver, mas só se vive uma vez!
Esta tragédia, talvez uma das mais famosas da espeleologia entre o público leigo, do qual faço parte, está muito bem narrada neste vídeo, inclusive algumas figuras me ajudaram a entender ainda melhor o evento.
E tem gente dizendo que sem essas "aventuras", muitas coisas não seriam descobertas. Mas no caso desse rapaz, ele foi pra se divertir e não pra fazer um mapeamento do local, apenas diversão. Se eles quisessem mapear, usariam de outros meios. Brincou com a morte, infelizmente pagou um preço alto.
Desd que comecei a ver teus videos, sinto uma tremenda aflição em alguns deles (onde alguns abandono pelo meu grande nivel de claustrofobia) são bastante interessantes mas percebi isso me colocando à empatia do personagem no video e desisto. Alguns mais leves consegui chegar ao final. Entretanto quero deixar meu agradecimento pela matéria e afinco na produção dos mesmo. Isso pode me mostrar como a claustrofobia mesmo virtual me afeta seriamente. Sucesso. Vou senpre tentar olhar outros. Ao mesmo tempo que isso me afeta virtualmente, me causa interesse em saber mais…
7 หลายเดือนก่อน +5
Mano que ideia .. pqp nunca me enfiaria num buraco assim. Sai fora KKKKKK Que agonia
Vi esse caso já em um canal gringo desse pessoal explorador de cavernas.... Muito maneiro ver um BR tbm produzindo esses vídeos! Enfim, cada um escolhe o esporte e hobby que quer para vida, nenhum de nós tem o direito de julgar! Podemos ter nossas próprias convicções e visão de mundo, mas nunca julgar essas pessoas como imbecis... Tbm posso achar imbecil 22 negos correndo atrás da bola, que não é o caso, gosto de futebol, mas é isso, cada um tentando encontrar sua felicidade! Infelizmente nessa fatalidade, uma família se entristeceu
Como um cara de 90 kg conseguiu adentrar num espaço desse, parece que foi feito para ele mesmo era o destino, ele não devia ter avançado mais ao invés de tentar arriscar a sorte de encontrar um espaço maior.
Gente que horror perder a vida assim, a morte já é dolorosa creio em qualquer situação imagina então nessas circunstâncias? Que Deus possa consolar ou esteja consolando a família.
É sempre muito triste quando uma vida é perdida, independente das circunstâncias, mas é muita falta do que fazer, juntamente com falta de bom senso dessas pessoas de se colocarem nessa situação, muitas pessoas já morreram dessa e as pessoas continuam se arriscado por uma aventura, infelizmente virou estatística.
Da uma agonia absurda.. mas estranho, se as cordas não deram certo pq não usaram cabos de aço? Não se romperiam facilmente não iria precisar das polias... que estranho!
@@relatoselvagem isso depende muito da espessura do cabo, mesmo um mais fino teria resistência para aguentar o atrito e não seria tão pesado, ele próprio tb deslizaria mais facilmente por alguns objetos em pontos críticos sem criar tanto atrito como a corda criaria.... claro, não estou afirmando nada, só achei estranho que não levantaram essa hipótese...
Completamente irresponsável Ainda ofereceu risco aos outros ! Pq ele entrou primeiro, se não conhecia o lugar? Um lugar que precisa de autorização pra exploração justamente por resgates de aventureiros Pq entrou de cabeça e nao pelos pés? Olha... demorou pra fechar isso
Ao meu ver isso é seleção natural pura. Pessoas que respeitam seus instintos de sobrevivência jamais terão uma morte horrível dessas. Respeitem seus instintos, eles estão lá por algum motivo
Vídeo de utilidade pública! Nunca devemos subestimar a natureza. Que esse rapaz esteja com Deus!
Concordo com você
deus não existe
maldito. @@SouvenirSugar
@@SouvenirSugar Oh.... que "ateuzinho de Internet" mais engraçado. 😅😅
@@rodrigoteixeiradonasciment8904antes era raro achar esses ateus, mas com a esquerda no poder, esse número só aumentou na internet.
Sempre fui aventureira e aos 17 anos, coloquei uma mochila nas costas e saí para explorar o mundo...passei por vários lugares e situações indiscretíveis, mas nada abalava o meu ânimo de vivenciar o máximo do que compõe a aventura de se sentir VIVO...até uma escapada á uma caverna de procissão, onde as pessoas vão pagar promessas...nos primeiros passos, senti meu coração acelerar de forma estranha e mais alguns passos, a falta de ar me causou vertigem e eu senti que se não saisse dali iria desmaiar...não levei muito tempo para entender que aquela não era "minha viagem" e sempre que acontecia de alguma parada em caverna, com muito bom humor, dizia aos amigos: au revoir sob uma chuva de piadas e desafios infames...ao ver esse episódio, senti a mesma falta de ar, acompanhada de uma tristeza profunda pelo rapaz, os familiares e todo grupo envolvido no resgate...desculpe-me se me alonguei!
Eu, queria entender o que se passa na cabeça do ser humano em tais prática de querer conhecer algo perigoso, sinceramente tem gente para todo tipo.
Desculpa,a expressão mas para mim são pessoas que não tem cérebro 🧠!!!
Onde e essa caverna?
@@adrianolimalima romper seus limites....adrenalina....e uma serie de outros fatores... e considerado um dos esportes mais perigosos do mundo.....
@@joaojkss Na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
Já vivo perigosamente pelo fato de estar vivo! Minha vida é muito cara para a colocá-la em perigo de só de pensar em entrar em uma caverna já sinto falta de ar.
Idem!!!
Isso não e caverna não isso e morte certa.
Caverna pelo menos tem espaço para se mover, isso é uma cova, onde o cara foi enterrado ainda vivo.
@@luizandradeandrade2426muita gente já fez isso
O cara tinha ido visitar a família no feriado de Ação de Graças... a esposa grávida... meu Deus, que tristeza, que agonia!
Pois é.. pode parecer meio cruel o que vou dizer, mas acho importante pq precisamos aprender com o erro dos outros: ele foi um marido e um pai extremamente inconsequente e irresponsável. 1) Era um lugar ALTAMENTE perigoso; 2) algumas pessoas já haviam ficado presas lá; 3) ele tinha 1,83 m e pesava 90kg, ou seja, sabia que não tinha as melhores dimensões para se contorcer pelos buracos; 4) ele se enfiou nessa vala pq estava procurando a parte mais difícil da caverna; ou seja, estava procurando um perigo ainda maior (se não tivesse se entalado ali, era bem capaz de ter se entalado no outro gargalo); 5) não estudou a caverna o suficiente, pois, mesmo com a caverna tendo sido bastante frequentada, ele se meteu em um lugar em que ninguém ia (muito provavelmente pq quem frequentava sabia que era furada). Um pai de família não pode se colocar em uma situação de perigo real e elevado apenas por diversão. Ele literalmente procurou o abismo e infelizmente achou. Que nos sirva de lição.
Pai Muito inconsequente esse hein deixa a mulher na casa pra ir explorar um lugar perigoso
Pobre homem, não consigo nem pensar na agonia que ele deve ter sentido. Meu Deus.
E ainda pensa que nunca ia mais ver sua esposa família filho, tenso demais
@@tm0975 É triste
Eu passei mal só de ver, sou asmática e me deu uma crise só de pensar
É um idiota , procurou e achou , era um babaca
A julgar pela espessura do lugar onde ele entrou e formato geográfico digo que matematicamente era praticamente impossível ele conseguir voltar
Tenho Pânico, fobia, medo, tudo, só de olhar fico sem ar
só não olhar
Não vou nem se ganhar um bilhão de dolares
Froxo
@@flaviofagundes4622 vai la machao, eu cuido da viúva kkkkkk
Eu não tenho claustrofobia, tanto que entrei em um tubo super estreito para fazer ressonância magnética de toda a coluna, com os braços ao longo do corpo, sem poder me mexer. Eu tenho escoliose e precisava ver o quanto minhas vértebras estavam desgastadas. Fiquei um pouco desconfortável. Só isso.
Aí, cerca de um ano depois, assisti a um filme no streaming que me deixou sem fôlego. A história se passa dentro de uma caverna. Tive que parar várias vezes porque me sentia sufocada. É muito tenso! Meu marido desistiu de assistir.
O nome do filme é "A Caverna", lançado em 2014. Hoje em dia não está mais em streaming nenhum; só encontrei a sinopse no Google:
Cinco amigos partem para uma ilha tropical para passarem as férias. Lá eles descobrem uma caverna secreta e resolvem se aventurar nela. Eles levam uma câmera e começam a fazer expedições dentro dela, mas logo se perdem e não conseguem voltar.
Eu não sou claustrofóbico, nem tenho problema em assistir conteúdos pesados, mas esse eu confesso ter experimentado uma sensação de agonia que eu jamais senti. Sabendo da agonia do cara de cabeça pra baixo , praticamente sem oxigênio e totalmente travado no buraco, é pesado. E pensar que ele nunca pode ser resgatado e que nem seu corpo jamais foi recuperado.
Pela primeira vez eu também senti uma agonia parecida com essa mano!
esse foi pesado, que agonia kkkk
Procure o caso dos mergulhadores que morreram em um oleoduto...de 5 pessoas apenas um sobreviveu.
@@oieusounatural.2602esse é agoniante tbm, assisti um dia desses
Eu passei mal só de vê
Cê tá louco, me deu agonia só de imaginar essa situação, eu mesmo que não queria estar no corpo desse cara, só de imaginar ele de cabeça para baixo e tudo que estava dentro do corpo dele indo em direção à cabeça e imaginando que a qualquer momento o corpo dele poderia explodir por causa da pressão me deu agonia
Pode parecer meio cruel o que vou dizer, mas acho importante pq precisamos aprender com o erro dos outros: ele foi um marido e um pai extremamente inconsequente e irresponsável. 1) Era um lugar ALTAMENTE perigoso; 2) algumas pessoas já haviam ficado presas lá; 3) ele tinha 1,83 m e pesava 90kg, ou seja, sabia que não tinha as melhores dimensões para se contorcer pelos buracos; 4) ele se enfiou nessa vala pq estava procurando a parte mais difícil da caverna; ou seja, estava procurando um perigo ainda maior (se não tivesse se entalado ali, era bem capaz de ter se entalado no outro gargalo); 5) não estudou a caverna o suficiente, pois, mesmo com a caverna tendo sido bastante frequentada, ele se meteu em um lugar em que ninguém ia (muito provavelmente pq quem frequentava sabia que era furada). Um pai de família não pode se colocar em uma situação de perigo real e elevado apenas por diversão. Ele literalmente procurou o abismo e infelizmente achou. Que nos sirva de lição.
perfeito.
Isso ai man
Concordo.
Vdd mesmo estou assistindo em 2024 outubro
Não, não precisamos aprender com erro dos outros nem errar pra aprender, é só não errar e seguir a vida certamente, qualquer acéfalo sabe o perigo que é fazer coisas assim, é só não fazer e pronto. Se não liga pra própria vida, então se importe com os da sua volta.
Por melhor que seja sua narrativa, que causou ansiedade e angústia só de imaginar, é impossivel saber o sofrimento de John. Que Deus o tenha recebido e confortado sua família.
Essa morte foi muito triste, foi um jeito estúpido de morrer, porém o sujeito ficou numa posição horrível por aproximadamente 24h só esperando a morte
"Mas eu quero descobrir o que tem do outro lado!". Pedras, amigo, mais pedras.
Mais uma para minha lista: "Mortes que não terei".
Verdade
👏👏👏
😂😂
Siiim. Eu sempre tive medo de morrer afogada ou queimada. Agora, tenho mais um medo e mais um tipo de morte a evitar. Não que eu fosse andar em caverna, mas… melhor prevenir 😅😅
Vai entender ?
Lamentável !
Realmente, um dos casos mais horríveis do canal.
Ótima narrativa como sempre.
Que Tortura terrível,só de pensar,já provoca mal estar em qualquer ser humano!!!!
Tantos lugares lindos e seguros para se explorar. Tem que ter coragem pra explorar uma caverna
Não consigo imaginar o porque uma pessoa que tem família se arriscaria desse jeito, é falta de amor a vida
Era pra a prefeitura proibir logo isto!! Foi vacilo reabrir o acesso...
Verdade... Deveria ser fechado pra sempre
Você faz uma ótima narrativa e uma excelente animação. Com isso dar para entender perfeitamente a situação apresentada.
O gringo: Sou casado, estou estudando medicina, tenho um bebê e minha esposa está grávida de mais um filho.
Minha vida está muuuito monótona, entediante... Acho que vou entrar de cabeça pra baixo numa caverna bem apertada igual uma minhoca, é já que eu venho!
Boa se joga ❤😂
Um cara desse é muito idiota!
Sem problema tu ser um egoísta babaca. Apenas não tenta meter uma de engraçadão palhaço. Ele certamente não tinha a mentalidade imunda que tu tens.
Congratulations
tem gente que não consegui aguentar, é igual droga a adrenalina.
Impressionante...o cara com um linda família, um bebê em casa uma esposa ...e vai se "aventurar" entrando como tatu em cavernas super estreitas...e se arrastando como cobra ...não consigo entender mesmo...Isso não é aventura nem Hobbie ou qualquer outra coisa ..me desculpa ...mas ..isso pra mim, é insanidade e/ou suicídio o inconsciente. O cara morre por nada,melhor procura a morte por nada... e também pior, deixar um rastro de dor na família e amigos ..Lamentável..😳..Que o Senhor JEOVÁ conforte os corações dos familiares e amigos...🙏😎
Mostra o quanto realmente as pessoas tem gostos e ideias totalmente diferente, provavelmente ele tinha muito prazer nisso e foi se aventurar por estar feliz com a mulher grávida e tal cheio de prazer na vida resolveu fazer o que gostava sem pensar nos riscos... A mim nem imagino fazendo isso 1 minuto se quer
Concordo plenamente contigo
Realmente lamentável 😢😢
Me deu agonia em assistir esse vídeo. As pessoas não deveriam arriscar suas vidas assim. É triste.
Que horror !!Pobre mãe... sem palavras. 😢
Pai irresponsável...
Lembro quando era criança e um anel ficava preso no meu dedo, minha cabeça de criança me fazia acreditar q nunca mais tiraria aquilo e me arrependia de ter colocado. Imagina essa sensação multiplicada milhares de vezes e o rapaz sentindo q morreria e que se arrependendo de ter ido ali
Anderson isso aconteceu comigo e nunca tinha passado tanto aperto na vida, foi horrível!!! Imagina esse caso então, Deus me livre!!!
Entrar num lugar que não te cabe, sem ter certeza de onde vai dar, sem conhecer o local, é muita irresponsabilidade. Prefiro não aventurar e viver mais!
Senti um agonia em ver esse......que tortura...eu não teria coragem de entrar né um lugar desse......eu acabei ficando na dúvida....porque as pessoas se aventuram né um lugar desse....e acreditam que alguém vai vim salvá-lo se der errado.....
Eu sempre digo, esse povo brinca com a sorte e com a vida. Não ganham nada fazendo isso e quando acontece um incidente, dificilmente sobrevivem. Eu fico com dó, pois são mortes horríveis, mas as pessoas continuam brincando
Não e uma brincadeira todas as profissões matam até um mecânico pode morrer mechendo no carro ent não tem nem sentido seu comentário
Você tem toda razão, sou praticante de escalada, rapel, paraquedismo, canioning, raffiting e uma série de outras coisas radicais, sei dos riscos mas ainda assim faço, porém espeleologia é uma situação que não me agrada. Gosto de cavernas, mas entrar nestes caminhos apertados e desconhecidos não me atraem não.
Eu tenho dó é da esposa e filhas ....... porque esse cara foi procurar encrenca ? É claro que todos, em qualquer profissão, estão sujeitos à morte mas não acho necessário aumentar ainda mais as chances , principalmente quando sua família depende de você. Prioridades ..... prioridades .....
Na realidade Ivanilde, acredito que eles não temem a morte e apesar de possuírem o espírito aventureiro, deve ter algo na vida particular deles que fazem agir como se não tivessem nada a perder.... Talvez uma desilusão sofrida durante a vida..
@@McLovnnRespeito sua opinião mas discordo de você quanto às comparações que vc fez.
A possibilidade de perder a vida no que é mostrado no vídeo é muitas e muitas vezes mais próximas da morte se comparado ao que vc mencionou.
Esse tipo de aventura mostrada no vídeo é uma "Roleta Russa" com 3 balas num tambor que comporta 6 balas.
Isso é um passatempo para pessoas sem juízo!!
Gente burra que faz uns negócios assim
Sem essas pessoas sem juízo, nunca descobririam coisas importantes.
Verdade viu
Pq explorar cavernas desse tipo é extremamente importante 😂
@@3ropc Não sei se você interpretou oque eu quis dizer, mas vou lhe explicar, estou me referindo a ter pessoas corajosas o suficiente para resolver entrar nesses buracos, e muitas das vezes acham coisas importantes. Por causa de uma dessas histórias em cavernas, os meninos que ficaram presos na caverna na Tailândia, foram tirados de lá com segurança.(Foi mal pelo texto)
@@3ropc Se é extremamente importante eu não sei, daí ou você pesquisa ou pergunte a um espeleólogo. As cavernas são o lar de muitos dos ecossistemas mais diversos, importantes e raros do planeta, apoiando a diversidade ecológica acima e abaixo do solo. (Sorry pelo texto novamente)
Prudência é uma coisa que todos devemos utilizar para tudo na vida. Infelizmente esse jovem não soube o momento de parar e voltar.
Na gringa tem video aos montes falando sobre esse tipo de incidente, mas BR são bem poucos, não para de trazer esse tipo de conteúdo não, ficou muito bom!
Ai no caso tem que saber falar inglês? 😂
Assisti vários vídeos sobre esse incidente e sempre tem informações extras (pequenas, mas relevantes), uma muito importante falada é que o maior erro de John não foi continuar avançando, mas entrar na área de deslizamento de cabeça para baixo. No vídeo foi informado que uma das coisas que vários exploradores falam é que nunca deve entrar em área desconhecida assim, mas sim como o irmão do John entrou, com os pés primeiros.
Exato, e ele só entrou assim porque imaginou que estava entrando em um câmara ja conhecida que era igualmente estreita. A área deveria ser sinalizada com placas com a informação de tamanho e largura e avisos, mas esperaram uma tragédia acontecer.
Deus me livre! Parei o vídeo várias vezes para respirar! Que agonia apavorante! Jovens, melhor pular de paraquedas e se der alguma merda, vc tá livre do que não poder nem encher o peito para respirar!
Isso é uma atividade de alto risco, chega a ser esperado pelo grau de dificuldade e coragem de uma pessoa fazer uma atividade dessa magnitude.
Só de olhar passei mal, odeio lugar fechado 😢. Para mim uma pessoa que faz isso no mínimo é maluco
Eu fico pensando, pra quer se colocar em perigo quando a vida está tão boa?
Não consigo nem imaginar a agonia e o sofrimento desse rapaz que não pode mais voltar atrás da sua escolha.
Tinha tudo pra estar vivo até hoje.
Tem pessoas que trabalham com isso, para poder descobrir coisas importantes para nós que não temos coragem de nem chegar no começo desse tipo de caverna.
@@Theo_kim124No caso dele era por esporte né
@@Julianapucpr Sim ele fez isso, porque e o esporte que ele amava.
Quando a vida é facil de mais as pessoas tendem a por a vida em jogo por coisas estupidas, tipo escalar o Everest ou ir ver o titanic num mini submarino kkkk
@@Aquele_Kara não dá pra entender né kk...
Sem mimimi , o canal é excelente e quem n lida mto bem c esse tipo d conteúdo é so n assistir , simples assim 😉
Casal lindo , acredito q numa situação dessas , agonia e desespero é o minimo , q pena , triste , pobre rapaz , se foi c pavor 😢
Narrativa perfeita como sempre !
Gratidão
Nao acho que teve mimimi. Pelo contrário. As pessoas apenas comentaram suas sensações e parabenizaram o trabalho do narrador. Eu também achei super agonizante, mas isso não me obriga a não assistir ou menosprezar o trabalho do rapaz. Eu hein. Agora ninguém pode comentar mais nada que já eh mimimi?
@@relatoselvagem ❤️
Gente, nunca entendi essas pessoas que gostam que se rastejar em cavernas. Meu Deus, tanto lugar legal e bonito para explorar! Querem brincar de rato!
São os porras-loucss com cérebros de minhoca! Caverna: - Não queria terra? Então toma!
Eu acho que nem rato entraria nessa caverna
Nem rato entra aí... Só pode ser um desejo insano de procurar a morte a qualquer custo!
Parabéns pelo vídeo, incrivel trablho👏👏
O melhor comentário. É uma prosopopéia mesmo.
Eu já conhecia esse caso, mas é sempre bom ver um vídeo todo seu, sua redação é impecável e seus relatos são todos muito interessantes
Cara, que situação horrível, que tragédia. Eu pensei aqui, num ato de desespero, meter anestesia dele, estrassalhar as pernas dele e tentar tirar ele de lá, depois tentava salvar no hospital, que foda morrer assim como ele, que tristeza. Não tô festejando a morte dele, jamais, mas esse episódio prende muito mais do que qualquer filme de terror pesado.
Ele estava fraco, uma anestesia assim poderia matar ele e mesmo asism nao conseguiriam tirar ele de lá, imagina um local tão pequeno, não tinha ângulo pra tirar ele de lá. Ali só tentaram mas era impossível de tirar ele. Ja que ele fazia força e se contorcia pra poder entrar mais fundo na caverna.
Passei mal só de ver alguma parte do vídeo 😢que horror pobre rapaz 😢😮😮 ❤
😭
Muito boa a sua narrativa!
Eu já conhecia essa triste história e, inclusive, vi o filme baseado nela. Esse rapaz em nenhum momento pensou na esposa e nos filhos, lamentável.
Oi, pode dizer o nome do filme? Eu gostaria de assistir
@@andreschaefer5637tbm
Não pensou nem nele mesmo. Triste.
@@andreschaefer5637 será que é o filme " 127 horas " é sobre um cara que ficou preso na caverna, mas não é sobre esse fato do vídeo em questão.
@@tatianecristinemonteiromei7923o nome do filme é "a última descida"
Nem sei como vim parar aqui. Mas esse narrador é tão fantástico que me inscrevi na hora e me tornei fã desse canal. Incrível seu trabalho.
A agonia desse jovem era nítida. Poucos se dão conta que levava mais de 1 hora pra chegar nele, um socorrista por vez.
Assisti um vídeo, e pela sua dicção e melodiosa voz , me vejo partindo p o segundo vídeo. Que coisa boaaaa sua voz juntamente com o conteúdo mostrado.
Me deu muita agonia e peito pesado em assistir esta história. Mas achei muito importante sobre o perigo que é...
Essa história me lembra uma que ouvir, de um meliante fugindo dos policias entrou dentro de uma tubulação de esgoto, os policias não querendo entrar na tubulação desistiu da perseguição, o meliante ficou preso dentro da tubulação e ao anoitecer estando preso, foi devorado por ratos.
Misericórdia!
Bem feito😊
Parabéns para os ratos 👏👏👏
Ratos de direita
@@wenzeldasilvaalmeidademora7149kkkk rato que come rato tem cem anos de perdão
A melhor coisa é saber curtir a vida com consciência, sabedoria pra nunca se prejudicar, não precisa fazer isso que eles fizeram, a vida é curta, é um estalo, bobiou dança, fica o conselho pra quem quiser.
Saiba viver a vida pra não se arrepender depois.
com tanto a perder o cara fazer isso. a gente tenta não julgar, mas é foda.
sou claustrofóbico graças a um acidente de carro que sofri quando eu era criança e que mesmo sendo de pequena proporção, me deixou em dificuldade para sair do veículo porque estava no banco de trás e ele era de apenas 2 portas. Desde então, detesto ambientes fechados ou até qualquer outra situação que possa me colocar em situação de risco, mesmo que aparente. Não consigo imaginar o que faz uma pessoa se meter neste tipo de aventura onde a probabilidade de acontecer algo grave é muito grande. Muito triste a história desse rapaz.
Ser aventureiro tudo bem!
Agora entrar em um buraco que se cometer um único erro fica entalado. É insanidade total!!
Me deu falta de ar só de ouvir o relato, parabéns pelo excelente vídeo!
Excelente vídeo, eu já conhecia esse caso e assistido meia dúzia de vídeos sobre, e o seu vídeo foi o mais detalhista.
O cara tinha 1,80 e 90 kg, a única forma de tira-lo era aos pedaços. A atividade já é perigosa e cara tinha o corpo inadequado para ela.
Essa história eu ja conhecia, inclusive já assisti o vídeo em outros canais.
Mas a sua produção superou tranquilamente a todos os outros que assisti.
Uma aventura dessas é igual a fazer uma "roleta russa" com 3 balas num tambor que comporta 6 balas.
Foi pelo outro vídeo da caverna que comecei a acompanhar e me inscrevi no seu canal. Mas foi por esses dias atrás que fui notificado.
Uma coisa que aprendi com video-games que possuem permadeath é sempre possuir uma rota de fuga antes de encarar qualquer tipo de desafio.
Que vídeo angustiante. Fico imaginando a dor dessa família e o sofrimento desse rapaz.
Não sou claustrofóbico mas fico imaginando o sufoco e a tensão nessa caverna!!
Comsegui assistir não, deu falta de ar, uma agonia
Realmente essa história deixa qualquer um extremamente agoniado.
A alma sai frustrada do corpo quando a morte física foi tenebrosa
Quem te disse isso Jesus?
@@pedritomorais622 jesus n é a unica figura mitologica q fala de alma e espiritu
@@pedritomorais622 Até parece que Jesus é fofoqueiro como você, curioso réi!!
@@Aquele_Kara*EspíritO com a letra "O".
@@VIVIANELING vc tem razão, espirito é escrito com U em espanhol, meu corretor automático sempre corrige para o espanhol. ai esta a correção: " jesus não é a única figura mitológica que fala sobre alma e espirito"
😃👍
Gosto muito dos vídeos, pois conta histórias reais, o ser humano acha que pode tudo , mas descobrem muito tarde que temos limitações , Bjs 😱😱🙏🙏❤️💖💋
Parabéns pelo trabalho, foi uma ótima forma de trabalhar e entender melhor minha claustrofobia
O cara com família em casa e faz uma cagada dessas. Irresponsável. Não tenho pena nenhuma.
nunca vi um cara falar tanta merda como você cara, existe ser humano lixo no mundo viu, vsfdr..
2:30: interessante. Eles foram contra o fechamento da caverna. Aí entram nela ficam presos só pra da trabalho as autoridades depois como esse cara que ficou preso e morreu lá. Vai intender certos tipos de pessoas.
Incrivel vídeo, narração fantástica. Quem procura emoções fortes sabe ao quê está sujeito.
Que gastura ver esse vídeo, essas pessoas se enfiando em lugares extremamente apertados, que agonia.
Não sou claustrofóbica mas esse caso eu confesso que senti muitos arrepios! Fiquei imaginando a sensação que ele sentiu quando ficou ali nesse lugar apertado sem poder se mexer 😱
a vida é uma jornada particular e interessante.enquanto algumas almas são sedentas por aventuras,outras são saciadas por conforto e segurança.
Isso nada mais é do que um tipo de insanidade, só em assistir esse vídeo causa uma sensação de pavor. Outra horrível sensação é saber que esse rapaz jamais será resgatado.
Cada vez mais a gente toma conhecimento de como o ser humano pode ser estúpido. Pilotar moto a mil por hora, fazer Le Parkour, nadar entre tubarões ou fazer safari com jeep aberto...
e agora conheço essa loucura: homens que querem ser minhocas.
Prêmio Darwin pra todos eles! 🏆
Senti pânico. Só de ouvir a história. Eu sinto fobia com roupas apertadas.imagina em locais assim.
Vamos lá nesse túnel estreito, o que pode dar errado? Se der ruim, dezenas de pessoas serão movimentadas para o salvamento, alguém pode morrer tentando me salvar, eu posso não sobreviver, mas só se vive uma vez!
Esta tragédia, talvez uma das mais famosas da espeleologia entre o público leigo, do qual faço parte, está muito bem narrada neste vídeo, inclusive algumas figuras me ajudaram a entender ainda melhor o evento.
Sem.duvida uma.maneira horrível de.morrer,mas só depois que acontece, e que as pessoas acreditam que é perigoso.
Fiz um short sobre essa história, um dos melhores que já fiz*
Vídeo muito bom, explicativo e rico em detalhes... Parabéns 🎈
Não sei, acho que faltou perspicácia, trinamento, e inteligência, desses socorristas. Aquele local acabou virando a sua sepultura.
E tem gente dizendo que sem essas "aventuras", muitas coisas não seriam descobertas. Mas no caso desse rapaz, ele foi pra se divertir e não pra fazer um mapeamento do local, apenas diversão. Se eles quisessem mapear, usariam de outros meios. Brincou com a morte, infelizmente pagou um preço alto.
Se fosse para mapear desceria uma câmera de visão noturna/com flashs amarrada numa corda. Na pior da hipóteses perderia apenas o equipamento.
Um jeito que nunca vou morrer é esse aí. Jamaaaaais entraria em qualquer caverna eu morro de fobia
Desd que comecei a ver teus videos, sinto uma tremenda aflição em alguns deles (onde alguns abandono pelo meu grande nivel de claustrofobia) são bastante interessantes mas percebi isso me colocando à empatia do personagem no video e desisto. Alguns mais leves consegui chegar ao final.
Entretanto quero deixar meu agradecimento pela matéria e afinco na produção dos mesmo.
Isso pode me mostrar como a claustrofobia mesmo virtual me afeta seriamente.
Sucesso. Vou senpre tentar olhar outros. Ao mesmo tempo que isso me afeta virtualmente, me causa interesse em saber mais…
Mano que ideia .. pqp nunca me enfiaria num buraco assim. Sai fora KKKKKK
Que agonia
Esse foi o caso que a uns 3 anos atrás ativou meu fascínio por histórias de exploração de cavernas.
Vi esse caso já em um canal gringo desse pessoal explorador de cavernas.... Muito maneiro ver um BR tbm produzindo esses vídeos! Enfim, cada um escolhe o esporte e hobby que quer para vida, nenhum de nós tem o direito de julgar! Podemos ter nossas próprias convicções e visão de mundo, mas nunca julgar essas pessoas como imbecis... Tbm posso achar imbecil 22 negos correndo atrás da bola, que não é o caso, gosto de futebol, mas é isso, cada um tentando encontrar sua felicidade! Infelizmente nessa fatalidade, uma família se entristeceu
Eu tenho pânico de lugares fechados. Não consegui assistir o video de olhos abertos. Ver as imagens de um lugar tão estreito me deu desespero 😢.
Não dá pra assistir esse vídeo!
Fico pensando na mãe desse rapaz, como sofreu.
Eu te amo, teu canal é simplesmente maravilhoso sua narrativa traz todo o brilho e tensão que a história que vc traz passa
Como um cara de 90 kg conseguiu adentrar num espaço desse, parece que foi feito para ele mesmo era o destino, ele não devia ter avançado mais ao invés de tentar arriscar a sorte de encontrar um espaço maior.
O mais engraçado é isso,o cara entrou num buraco do tamanho de uma de notebook,pesando 90kg,como isso
Cara seu canal e top, narração perfeita uma dicção excelente +um inscrito.
CARA nem por 1 milhão tenho coragem de entrar nisso
Eu faço isso mensalmente por R$12.000,00 por R$ 1.000.000,00 eu ia feliz e rindo.
@@cleberfenrirvitorio9799 vc é espeólogo?
@@Wiuzera olá eu sou especialista em bioespeleologia e em antropoespeleologia.
De pensar que ainda tem gente que mesmo escapando disso, com o passar do tempo voltam a fazer esse tipo de cagada🤦
Misericórdia
Gente que horror perder a vida assim, a morte já é dolorosa creio em qualquer situação imagina então nessas circunstâncias? Que Deus possa consolar ou esteja consolando a família.
É sempre muito triste quando uma vida é perdida, independente das circunstâncias, mas é muita falta do que fazer, juntamente com falta de bom senso dessas pessoas de se colocarem nessa situação, muitas pessoas já morreram dessa e as pessoas continuam se arriscado por uma aventura, infelizmente virou estatística.
pessoal vamos curtir os videos dele mano, esse cara e muito bom.
Bom é o CARALHO!😂😂😂😂😂😂
Loucura !! não consigo nem imaginar passo mal só de ouvir
Da uma agonia absurda.. mas estranho, se as cordas não deram certo pq não usaram cabos de aço? Não se romperiam facilmente não iria precisar das polias... que estranho!
120 metros de cabo de aço deve ter um peso que não dá pra transportar pelas passagens estreitas
@@relatoselvagem isso depende muito da espessura do cabo, mesmo um mais fino teria resistência para aguentar o atrito e não seria tão pesado, ele próprio tb deslizaria mais facilmente por alguns objetos em pontos críticos sem criar tanto atrito como a corda criaria.... claro, não estou afirmando nada, só achei estranho que não levantaram essa hipótese...
Meus parabéns pela matéria! A melhor sobre o assunto até o momento.
As pessoas fazem suas loucuras,e os socorristas arriscam suas vidas por esses irresponsaveis.
Completamente irresponsável
Ainda ofereceu risco aos outros ! Pq ele entrou primeiro, se não conhecia o lugar? Um lugar que precisa de autorização pra exploração justamente por resgates de aventureiros
Pq entrou de cabeça e nao pelos pés?
Olha... demorou pra fechar isso
Gosto de aventuras , mas nunca entraria nessa caverna. My good ! 😱🧟🤔
Ao meu ver isso é seleção natural pura. Pessoas que respeitam seus instintos de sobrevivência jamais terão uma morte horrível dessas. Respeitem seus instintos, eles estão lá por algum motivo