@@mistyfields mas ai que ta, é a apresentadora que faz tudo isso valee, pode ter o melhor roteiro e edição, mas se não tiver a pessoa certa pra passar isso, não adianta de nada (Vale lembrar que o pessoal do roteiro e da edição, fazem um trabalho incrível)
O lucro é privado, mas quando dá prejuízo ele é público. Os presidentes dessas empresas gozam do lucro, enquanto os empregados e sociedade pagam por isso.
Desde quando o lucro é apenas privado? Se um investidor lucra através de investimentos, ele é taxado por isso, ou seja, o Estado também ganha. Quando sai no prejuizo, quem perde é apenas ele, não o Estado. O inicio da crise do Lheman Brothers foi justamente a expansão monetária, através da liberação de crédito. Pessoas assumindo dividas que não conseguem pagar. Parem de querer demonizar quem ganha dinheiro, e analisem os fatos. Tem meios para equilibrar, e redistribuir rendas... mas o primeiro passo é que as pessoas comecem a raciocinar, e avaliar a origem das crises financeiras. Saia da filosofia das massas...
Pessoal, a Camilla Veras Mota está apenas apresentando o vídeo. O roteiro é de Rodrigo Pinto e a reportagem é de Rogério Simões! Camilla, claro, sempre excelente na apresentação.
Comentário pertinente , sr. Guilherme A. De modo análogo , filmes , canções , textos , coreografias etc ; muitos sujeitos do 'Fazer' ficam no anonimato ou ocultos da grande massa .
Melhor apresentadora do canal. Tem uns que falam falam falam que até eu, que sou estou assistindo, perco o ar. Outros parecem um robô. Assisto mais os vídeos dela, os outros videos só quando o assunto é interessante.
Ah, finalmente alguém me explicou a crise de 2008 de um jeito que eu entendesse. Como diabos a venda de imóveis nos EUA ferrou a vida de gente na Grécia era um mistério pra mim.
Reportagem: ROGÉRIO SIMÕES Roteiro: RODRIGO PINTO Apresentação: CAMILA VERAS MOTA Muito do trabalho pesado não foi feito pela Camila. Ótima apresentadora, mas vamos dar crédito a quem merece também?
Camilla "Gump", tem o dom de contar histórias, de uma maneira clara, simples e com foco. Muito legal o vídeo de hoje. Parabéns, Camilla! Desejo-lhe mais saúde e sucesso.
Conteúdo excelente, muito bem explicado com a clareza da locução. Camilla Veras Mota , parabéns !!! Até agora não tinha visto esse tema tão bem explicado.
Quem gerou, lucrou e ficou mais rico nesse processo foram os mesmos donos dos bancos que faliram ou foram salvos. O trabalhador se ferra e os bilionários continuam ficando cada vez mais ricos. Quem tem que pagar a conta é o ultra rico.
@@emilioc3410 claro que sim, mas relaxa está todo mundo ganhando convite pra trabalhar em outros países. Com moeda mais forte. Os incompetentes estão saindo daqui.
No Brasil as pessoas compram um diplominha em qualquer UNIESQUINA e se acham grandes coisas... Depois ainda reclamam que não conseguem trabalho ou não passam em concurso público.
Tenho a impressão que o Brasil esta tomando esse rumo. Vejo imóveis de tamanhos vergonhosos (37, 42, 45 e 47m2) dependendo da localização (estou em SP) chegando a custar R$410 mil na planta. Como isso se sustentará por muito tempo com um níveis de preços e desemprego tão elevados ?!
"esta" não,ele ja tomou a anos...parece que a maioria tem memória curta nesse país e esquece que foi a farra do crédito fácil dos governos lula que fez nosso país mergulhar em crise nos anos de 2013...quando a conta chegou da farra,os imóveis ja haviam mais que DUPLICADO de valor,e junto veio a desvalorização do real,gás custando o dobro,energia mais cara,casolina mais cara...acredito que seja por isso que nosso país não sai do lugar,o povo não sabe de sua historia esta fadado a cometer os mesmos erros...
Não sei se vai entrar em crise mais os preços são bem caros mesmo!! Aqui na minha cidade vc não acha terreno ou casa mesmo por menos de 200 mil !! Eu tava até pesquisando nos outros países eles constroem casa pré fabricadas de steel frame, a casa ja vem pronta e montar, tipo um quebra cabeça quer dizer seria mais barato daria pra construir milhões de casas, no Brasil nem tem essas coisas direto!!
aqui não tem esse risco, porque o juros é alto. Nos EUA tinha gente financiando 100% do valor do imóvel com juros de 3%a.a. Aqui é 20% de entrada e 9% a.a pela Caixa, se for banco privado pode ser pior ainda. Se vc pagar metade do financiamento o banco já saiu no lucro. Nosso sistema bancário é bem mais maduro nesse ponto, quando o assunto é inflação e risco de calote a gente entende muito bem.
@@bigboss8874 Na verdade os preços dos imóveis no Brasil estavam estacionados há muito tempo por causa da falta de crédito imobiliário. Quando o crédito amplo chegou, os preços subiram. Gente como tu não sabe nada de mercado e preço. Tá sempre achando um jeito de falar ''a culpa é do Lula''. Mil vezes voltar os anos do governo Lula. Teu bolsonaro e teu guedes tão aí demolindo a economia, com gasolina a 7k, dólar a 6k, inflação de dois dígitos, salários arrochados e tu continua pensando no Lula. Volta pro canal de games, asno. Volta pra bolha do Helio Beltrão. Pobre de direita é a desgraça total.
@@renanandrade6844 caraca...vc está morando em qual país meu jovem?onde vc estava nesses últimos trinta anos?a moeda brasileira teve uma desvalorização nos últimos vinte anos, que o dólar levou mais de CEM anos pra conseguir...o nível de INADIMPLÊNCIA no país,bate recordes seguidos a anos!eu estava lá quando vi colegas de trabalho recém passados os 3 meses de experiência, tirando motos zero quilômetro SEM ENTRADA!e com parcelas que obviamente não caberiam no orçamento...a diferença é que no Brasil, os bancos nunca perdem,o acordo para essa farra do crediário foi justamente a grana do BNDS,ou seja,o NOSSO dinheiro!os bancos no Brasil não sabem o que é uma crise a quase trinta anos...isso é a matemática, os FATOS que estão registrados para qualquer BR de memória curta tentar ao menos se informar ,ou seja,a única diferença por aqui,é que o populismo é muito mais comum e organizado,afinal nossa classe política escraviza o povo desde o início dos tempos, e por isso,são mestres nisso...
Meu Deus, amo as explicações dessa deidade! Adorei essas explicações da crise de meados de 2009. Irei atrás se saber um pouco mais, pois claramente ainda sofremos baques dessa crise, além da própria pandemia.
3 ปีที่แล้ว +4
Cara o trabalho da bbc Brasil é admirável, vocês são incríveis profissionais, qualquer hora faça um vídeo sobre como os países europeus estão hoje após a crise de 2008, como estão as vidas , empregos, dívidas e governo, etc, vendo esse vídeo deu apenas pra sentir levemente de como estão. O material produzido de vocês é sensacional!
Me lembro que nessa época muita gente aqui em Rondônia fez empréstimo com agiota pra pagar Coiotes pra ir pros Eua trabalhar na Construção. Após o estouro da bolha, voltaram com dinheiro no bolso e as poucas casas disponíveis na minha cidadezinha natal de 20 mil habitantes ficaram bem mais caras porque era pouca casa pra muito comprador.
Pessoal, se você curtiu este programa da série "21 notícias do Século 21", aqui está a lista de episódios publicados até agora: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTmFUo5EDX4BqeY9lRIW4uFA.html
Falem sobre o Chile (Protesto,e o desenvolvimento). Sobre os ataques dos Jihadistas na França, etc. Sobre a corrida à Marte entre EUA, RÚSSIA e CHINA. Índia e china briga pela fronteira. O Haiti sobre questão do exército Brasileiro lá. A Relação da Rússia com China sobre os ESTADOS UNIDOS e a Oceania. O que pode acontecer com a Retomada do Talibã ao Poder, o que outros países acharam (Opinião/afirmação) ou o que pode acontecer. Os cabos do Facebook e Google, que ligam Continentes ao sistema de internet, no que isso pode resultar no sistema Tecnológico/Animal, isso pode incomodar animais aquáticos?. O desenvolvimento da China e seu meio de conquistar o Mundo através de Empréstimos a países que não tem "Condição" de pagar. Kkkk talvez alguma aí ajude...
Aaaah, eu sou fã da Camilla!!! A Camilla apresenta com maestria. Qd chega notificação da BBC e vejo matéria da Camila, paro e sento pra assistir com prazer o vídeo. Camilla, você é uma excelente profissional!!!
Eu vou falar quatro coisas 1) Eu me lembro da crise da Espanha que fazia que muitos espanhóis emigrassem pro Brasil em busca de trabalho. Era estranho um país de "primeiro mundo|" exportar mão-de-obra para outro de "terceiro mundo". 2) Infelizmente para mim, a palavra Grécia quase virou sinônimo de crise econômico-social infindáveis. Até hoje na Grécia, essa crise reverbera. 3) É "hilário" e "absurda" a situação ocorrida de: Se empresta dinheiro para comprar um imóvel e como garantia de quitação tem-se o próprio imóvel e ao fazer isso o imóvel não vale o valor cobrado por ele, ou seja, estava-se cobrando dos compradores um valor acima do "justo". Óbvio que quando os imóveis foram comprados o mercado estava aquecido e portanto estes imóveis valiam mais e depois na recessão eles valiam menos acarretando um déficit nos balancetes das financeiras. Mas não tem jeito: se no capitalismo, as transações geram lucros estes ficam pros capitalistas, mas se por outro lado dá prejuízo, o prejuízo fica para as pessoas pobres que tem seu os recursos financeiros extraídos delas através dos impostos "desviados" para salvar as instituições financeiras ou senão pelo desemprego. 4) Eu me lembro da "marolinha" dos Lula. Eu lembro da gestão dele, o Brasil "tava que tava", "oh! presidente bom". Tinha de fato coisas boas como programas sociais, mas teve muitas "negligencias" cuja consequências "estouram" na gestão de seu sucessor a Dilma ( como pessoa a Dilma é boníssima aos meus olhos, mas tadinha, parecia que não ia ao banheiro sem pedir autorização ao Lula. Enfim, teve o rebote das marolinhas que levaram às pedalas fiscais (que já ocorriam à anos mas que se transformaram em pedalONAS fiscais) , teve o propinoduto na Petrobrás, a Dilma foi mandada embora, Lula foi ver o Sol nascer quadrado pelas mãos do Moro (até hoje não sei quem estava mais errado: Lula por "aceitar" reformas "0800" em seus imóveis por parte de uma empreiteira, afinal de contas, todos os dias uma empreiteira bate a porta de minha casa se oferecendo para reforma-la, a de Lula não seria uma exceção e como o próprio vídeo mostrou, capitalistas do ramo imobiliários são pessoas totalmente idôneas, nunca eles iriam cobrar trocas de favores com o Lula por ter reformado os imóveis dele. E da parte de Sérgio Moro, ele mandou Lula pro xilindró de maneira alguma foi para ganhar notoriedade pública para no futuro usá-la como moeda de barganha para o futuro presidente empossá-lo no Supremo). Então, veio a cambaleada política no Brasil, ninguém gostava do Temer, a dupla PT-PSDB (vulgo Lula e Aécio Neves) estavam com suas reputações tão sujas que pau-de-galinheiro, desponta para desalento de quem tem um mínimo de sanidade mental, Jair Bolsonaro com sua política nova de "DESgoverno" do Brasil, onde não existe pandemia, ia privatizar tudo, mas privatizou nada, ia se fazer reformas políticas, econômicas, fiscais, jurídica, etc, (só fez, alias quem fez foi o Congresso) a da Previdência que afetou de forma negativa apenas os mais pobres, porque os Militares continuaram com suas regalias. Ou seja, faz quase três anos que o país está parado entre uma pataquada e outra do presidente e qualquer vislumbre de melhora, só se ouve como resposta a informação que se está aguardando que um novo presidente que viva no mundo real assumo o poder em 2023.
A Camila toca na ferida mesmo. São através de crises, desempregos que vemos grupos extremistas tomando parlamentos e postos presidenciais. A linha temporal não falha nunca e o povo sempre cai no conto do político honesto!
@@lulumariano6515 Eu sou honesta. Fora que muitos que tentam mudar o sistema corrupto acabam sendo atacados pelos outros. Criam Fake News, fazem associações falsas, etc. Se for assim, nem Jesus foi honesto e sim um canalha e maluco da cabeça que achava que era Deus.
@@Fabiano_Oliveira Financiada pelos Estados Unidos. Estados Unidos criaram inúmeros grupos terroristas para seus próprios interesses econômicos e depois que conseguiam oque queriam, abandonavam os caras a própria sorte.
@@diego-matos desde 2008 o governo americano imprimiu brutais quantidades de dinheiro, manipulando os juros bancários para zero e fazendo programas de impressão em cima disso dando início a esse efeito dominó, ou seja todas essas crises que falam que é culpa do "capitalismo" "negoliberalismo" é causada exclusivamente pelo estado, oque não é de ser espantar pois tudo que o estado faz é gerar problemas, atrasar e agredir a liberdade das pessoas.
@@josephbassis, você não assistiu o vídeo? O estado foi obrigado a intervir porque o mercado se autodestruiu. O que ocorre nos Estados Unidos é a morte de um império, eles acreditaram na própria mentira e acharam que a China iria trabalhar e produzir pra eles enquanto eles viviam de especulativo, rentismo e golpes no mercado financeiro. No fim, hoje a China se sustenta na economia real, já os "capitalistas liberais" estão cada vez mais destruindo suas produções em nome da manutenção do lucro do setor financeiro. Os Estados Unidos têm deficits monstruosos que são pagos com o dólar, entretanto pararam de expandir dívidas para investir na economia real e se endividam, assim como o Brasil, para alimentar o sistema financeiro e a corrupção, que hoje destrói até o departamento de defesa americano, enquanto os russos produzem super caças com mixarias, os EUA gastam bilhões em aeronaves travadas no que temos hoje, tudo por causa da corrupção desenfreada. Resumindo, China tem economia real, EUA e Europa têm economias financeiras com destruição de produção, seguindo o que a América Latina fez ao também adotar o neoliberalismo como política econômica. O New Deal criou o império americano e o neoliberalismo destrói eesse império. O neoliberalismo como política econômica agrava a crises cíclicas do capitalismo, já o New Deal é eficiente. Talvez agora o Biden consiga resgatar parte da indústria americana xom o retorno do Keynesianismo, mas não há chance de superar o socialismo de mercado chinês.
na verdade...não...afinal o tsuname só demorou um pouco mais pra chegar aqui...a conta pela farra do crédito fácil do governo lula trouxe caos em TODOS setores desse país...(e nem vou citar o preço da corrupção e o saqueamento das nossas estatais...e nem nosso dinheiro sendo mandado pra obras em outros países da america latina...) hoje,o governo atual só agravou o caos que ja existia...mas parece que ter memória curta é quase que uma "tradição" da maioria dos brasileiros...
Estamos vivendo novamente essa bolha por aqui. Sem razão alguma, após a pandemia os valores decolaram. Casas de $350 mil agora pedem 400..415. Tudo nadando no desespero de supostamente estar investindo em imóveis. Estou só assistindo a próxima crise... só fico tranquilo pois o mercado que trabalho por aqui (redes sociais) desconhece crise , quanto pior ,melhor para eles!
@@marcoscortes8939 exato amigo. Pessoal complicado. Mercado inflado é os preços das casa subindo assustadoramente, porém, vc põem uma casa a venda e não dura 20 dias! Tudo isso devido ao crédito facilitado. Aí vem outra crise!
Um dos principais motivos pra essa subida nos preços é a impressão de dinheiro. Tanto que agora avaliam cunhar uma moeda de 1 trilhão de dólares pra pagar dívidas.
@@anothermrk não sei onde vc conseguiu essa informação, mas acho que vc está confundindo com a aprovação do crescimento da dívida interna do ano? Cunhar mova moeda? Pode compartilhar onde você leu essa informação?
Este é um dos problemas do capitalismo com suas crises eternas. Sempre o discurso "menos estado", mas na primeira crise financeira é "estado me ajuda". Parece que esse sistema só é bom para uma parcela que gera e se beneficia com esses problemas.
É do interesse do estado salvar bancos. É do interesse da sociedade (dos correntistas, principalmente) que bancos não quebrem. O sistema capitalista é excelente para todo mundo, quando a onda está "alta", todo mundo celebra, todo mundo fica feliz. Financia imóveis, carros, viaja para o exterior... quando a onda baixa, o "capitalismo é ruim". Bom mesmo são sistemas alternativos onde se vive pobre o tempo inteiro.
@@giovanifm1984 Esse "todo mundo" parece um pouco forçado já que isso não reflete nós indicativos de distribuição de renda e só piora com as crises. Mas você não acha que os efeitos "colaterais" desse sistema são mais danosos do que benéficos? Por exemplo, sociais com a desigualdade e com consumismo sem se preocupar com as consequências na natureza.
@@JulioCesarSR29 a distribuição de renda não indicativo de riqueza, nivelar todos numa linha não é algo bom, mesmo em um sistema em que a riqueza não distribuída igualmente, porém essa riqueza é gerada em grande escala, o nível de vida da maioria tende a melhorar
Parabéns a todos que contribuíram para excelente reportagem! Ficou muito mais claro pra mim tanto a causa quanto a consequência dessa crise que ouvíamos muito falar na época. Excelente narração da Camilla Veras Mota! Obrigado, BBC Brasil!
Se você deseja maximizar suas economias de aposentadoria, comece hoje! Não espere o momento certo para economizar e investir mais tarde, porque o momento de investir é agora
A negociação Forex é lucrativa se você tiver a estratégia certa, estou falando por experiência própria porque eu perdi inicialmente no passado, agora tenho lucro
Não há mágica em negociar com uma estratégia que garante o lucro é o melhor que você pode fazer e isso não é para novatos, perdi mais de $ 5k em negociações com estratégia ruim, mas com a ajuda de um especialista Carlton Jefferson, recuperei perdas e ainda ganhei mais
Negociar como um iniciante foi muito difícil devido à falta de experiência em negociação, o que resultou na perda de meus fundos, embora eu tenha sido capaz de recuperar tudo o que perdi, tudo graças ao Sr. Carlton, eu nunca soube que um bom operador ainda existia até eu entrar toque com ele
É estranho como as pessoas falam sobre todos os lucros, elas têm obtido através da negociação de bitcoin, enquanto eu aqui não estou obtendo nenhum lucro, por favor, alguém pode me colocar no caminho certo
É realmente revigorante ver um comentário sobre a Estratégia de Carlton Jefferson. Eu tive a chance de beneficiar de seus serviços há alguns meses e tem sido uma experiência muito tranquila. é incrível como suas análises de mercado são precisas e como eles são bons e pacientes com iniciantes e novatos
Quero parabenizar não só a Camila, mas a toda a equipe por trás dessa reportagem, estão de parabéns, conteúdo extremamente complicado para um leigo que nem eu, mas de fácil compreensão através das suas palavras.
Sempre tem que haver uma desculpa/pretexto para justificar as verdadeiras causas das crises cíclicas que sempre ocorrem de tempos em tempos, no máximo esses pretextos são detonadores das crises dos desequilíbrios acumulados durante cada respectivo ciclo.
Gostei do uso do termo "América do Norte e Europa" em certo ponto do vídeo. É raro alguém falar assim. Geralmente as pessoas dizem EUA e Europa quando querem falar dessas duas macro regiões do mundo, o que está incorreto. Sei que pode parecer uma coisa insignificante, mas não é. Parabéns Camila Veras Mota, seus vídeos são os melhores!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Mas quando se diz "america do norte", incluímos tbem o México que, na maioria dos casos, nao tem nada a ver com a realidade de seus vizinhos dos EUA e Canadá...
@@stankiewicz1992 Verdade, e agradeço pela observação, de verdade. Mas ainda assim é mais apropriado dizer América do Norte, porque quando estabelecemos um paralelo entre os 2 lados do Atlântico (norte) estamos a falar de um CONTINENTE europeu de um lado, e de um CONTINENTE norte americano semelhante do outro lado, em que só o México fica de fora desse paralelo. Só o México não se encaixa, mas o restante do CONTINENTE sim, e não só um país, os EUA. O México, ainda que significativo, é uma exceção na América do Norte, um continente que se caracteriza como tendo tudo em comum com a Europa. Portanto, é apropriado referir ao continente da América do Norte, e não somente aos EUA. É da mesma forma quando empregamos o termo Europa, geralmente tendo em mente apenas a União Européia (ou a maior parte da Europa continental), excluindo geralmente a Rússia. Nós desconsidramos nessas ocasiões os poucos países do continente que não se enquadram nas características econômicas, políticas, culturais, etc, predominantes naquela macro região. Esse frequentemente é o caso da Rússia.
O mal do capitalismo está "só" quando um poder económico se torna demasiado grande e poderoso. E esses capitalistas usam sempre a palavra incentivo para crescer para o capitalismo funcionar, quando na verdade, o capitalismo é tóxico quando os mercados começam a ser disputados por poucos... Sem limites de tamanho, o capitalismo não funciona, pois a ganância de poder, oprime o bem comum. Dizem que o puro comunismo não funciona, mas o puro capitalismo também não. Ambos têm o mesmo final, tornam-se ditaduras de poder demasiado concentrado. O socialismo, é aquele meio termo, mas não há consenso mundial para definir o socialismo, precisamente por ser aquele meio termo, e tanto os comunistas como os capitalistas são contra o socialismo híbrido e concorrente. No fundo, o socialismo retira o poder absoluto a ambas as ideologias, e é por isso que é atacado por ambos os lados...
Existem alguns filmes bem interessantes sobre a crise do subprime, dentre eles, "The Big Short" vale muito a pena pra quem possui um pouco de conhecimento técnico sobre o mercado financeiro dos EUA.
Limpa tua cabeça dessa ideologia de que a culpa pelas crises do capitalismo é individual. Não! Fdps do mercado financeiro lucram com o endividamento das pessoas. Essas crises são provocadas quase que deliberadamente porque, quando estouram, banqueiros e acionistas já ganharam muito dinheiro
@@aprincesinha888 eu reconheço que para alimentar o capitalismo o consumismo é incentivado, o que fez os EUA se expandir globalmente para gerar necessidade de produto as outras nações. Mas individualmente, ao que pode ser possível a um cidadão comum sem deixá-lo perdido na década de 70, é consumir com responsabilidade, gastando com base no que ganha
@@juliodecastro4584 Concordo, tenho até um professor que defende isso. Mas, no capitalismo de hoje a demanda é criada, ou seja, o sujeito é induzido a consumir e mais, essas pessoas que acabaram se endividando com crédito fácil, estavam buscando moradia, casa própria, não bens fúteis. Então, não me convence culpar o indivíduo imerso num sistema que dificulta o básico e oferece oportunidades enganosas de conquista do mínimo de dignidade.
Bancos com 200 bilhões de patrimônio: putz, perdi 10 bilhões O cara que ganha 10 reais por mês e paga 1500 de alugue e passa fome: c@r@lho mano que dó dos caras empresário não tem paz
O patrimônio dos bancos pertence aos clientes que depositaram lá, não é dinheiro de uma pessoa. O "cara que ganha R$1500,00" e tiver dinheiro no banco, se o banco quebrar, ele perde o pouco que tem.
@@giovanifm1984 Isso não é verdade, existe uma coisa chamada FGC, que garante o retorno de pelo menos 250 mil por CPF. E assim, duvido muito que o cara que vive de aluguel pagando 1.500 tenha 250 mil investido (qualquer valor abaixo disso, mesmo que banco venha a falir, é integralmente restituído).
@@giovanifm1984 A nível de comparação, uma pessoa que possui altos investimentos em um banco que veio a falir, e consegue apenas 250 mil de volta, apenas com esse dinheiro ela iria conseguir viver com 5 mil por mês durante pelo menos 4 anos. Essa pessoa nem de longe faz parte das camadas mais pobres da sociedade. E quem vive na pobreza não faz investimento, no máximo coloca seu dinheiro na poupança, que tbm é assegurado pelo FGC.
@@Unknown-ix6sf isso é verdade, e tu está usando uma regra brasileira para comparar um caso de outros países. No Reino Unido nem existe "CPF", por exemplo além de regras diferentes. Outro ponto que tu não levas em consideração, é o pânico causado por um único banco quebrando, que poderá causar corrida a outros bancos vindo eventualmente a quebra-los e causar um efeito cascata. Um banco quebrar nunca é bom, em nenhuma circunstância. E quem se ferra, normalmente, é o pequeno. Mesmo pensando estar protegido por um fundo garantidor.
@@Unknown-ix6sf uma pessoa que possua altos investimentos num banco, tem acesso a contabilidade do mesmo ou se interessa por detalhes muito mais específicos, tanto macroeconômicos quanto da saúde monetária do país. Se não a pessoa, a equipe de contabilidade desta pessoa. Em havendo uma crise bancária, este grande investidor já está longe, num offshore, protegido em ouro, ações ou imóveis. Rico não tem "dinheiro na poupança". Rico tem ativos e estes ativos estão longe de insegurança. Quem tem dinheiro em banco é pobre.
O mal do capitalismo está "só" quando um poder económico se torna demasiado grande e poderoso. E esses capitalistas usam sempre a palavra incentivo para crescer para o capitalismo funcionar, quando na verdade, o capitalismo é tóxico quando os mercados começam a ser disputados por poucos... Sem limites de tamanho, o capitalismo não funciona, pois a ganância de poder, oprime o bem comum. Dizem que o puro comunismo não funciona, mas o puro capitalismo também não. Ambos têm o mesmo final, tornam-se ditaduras de poder demasiado concentrado. O socialismo, é aquele meio termo, mas não há consenso mundial para definir o socialismo, precisamente por ser aquele meio termo, e tanto os comunistas como os capitalistas são contra o socialismo híbrido e concorrente. No fundo, o socialismo retira o poder absoluto a ambas as ideologias, e é por isso que é atacado por ambos os lados...
Isso só mostra que nosso mundo é muito volátil financeiramente e emocionalmente. Sábios são aqueles que sabem várias skills, diversificam seu patrimônio por todo o mundo e, conseguem uma (ou mais) fonte (s) de renda independente da nação onde se encontra no momento. Se já foi ruim num passado próximo, imagina nessa grande crise que está por vir, onde grandes empresas, listadas na bolsa ou não, valem bilhões de dólares. Uma hora, o preço de tanta especulação financeira, onde empresas valem bilhões quando se considera seus lucros futuros, chega. Além disso, a IA já neste 2021, mostra um cenário preocupante, levando um alerta importante e desesperador sobre o futuro da humanidade. Os grandes da tecnologia já demonstraram preocupação, enquanto isso, a massa mundial ainda se vê com os olhos brilhando pensando num conectado. Enfim, nas próximas décadas iremos passar pelas mais profundas transformações da nossa história, e mesmo eu, um otimista utópico, estou profundamente preocupado.
Muito bom esse resumo. Encontrar esse canal me fez sentir vontade de assistir jornal, sigo selecionado o conteúdo do que assisto. No final fiquei com dúvida sobre esse sentimento de raiva e revolta por parte dos gringos. Sendo bem simples na minha insinuação, esses piolhos nazistas movimentou suas bases no Brasil e creio que influenciaram a atual acessão a essa herança maldita da Europa.
"parecia que o capitalismo era inabalável" e "sua capacidade de gerar riqueza foi posta em duvida"??? Não gosto muito destas afirmações, antes desta Crise tiveram varias, e depois depois tiveram outras. e como agora esta tendo, amanha terão outras mais. Capitalismo sempre haverá tempos de Bonança e tempos de Crise. (isso é o Capitalismo). se fosse tudo sempre igual, ai seria outra Coisa. o que move o mundo são as Dividas!, e como sempre aparece um e da calote, haverá estresse no mercado, sem a dividas com promessas de pagamento futuro, o mundo estaria economicamente bem estagnado. no caso do Sub-prime, é que estas dividas que estamos falando foram hiper dimensionadas, uma hora a bolha ia estourar, estamos vendo que apesar do ocidente aparentemente ter aprendido, a China com a EVERGRANDE e a FANTASIA, mostra que não, se de fato elas vierem à ruina como o Leman, veremos mais um corre, corre nos mercados. pois vários investidores emprestaram créditos para o setor imobiliário Chinês.
Na verdade, o estado causou o problema e se meteu pra "solucionar" o problema. Como foi citado no início do vídeo, o próprio governo dos EUA injetou crédito e incentivos no mercado depois das torres gêmeas. Uma clara presença de estado(o contrário de menos estado como você disse) e manipulação de mercado, ou seja, não é livre mercado. Pessoalmente não gosto de chamar de capitalismo porque cada grupo político teu sua própria definição do que é capitalismo e em nenhuma discussão se para pra definir o que significa. Sou favorável a uma mercado sem intervenções como incentivo de crédito do governo, mas tem grupos políticos que entendem que esse tipo de ação faz parte do capitalismo.
Inclusive algo bem semelhante acontece na China, muitas empresas lá conseguem crédito fácil graças ao governo e eles tão a beira de uma crise imobiliária também. Isso é resultado de distorção de mercado.
Exato...sem as intervenções dos governos inglês e americano da altura (nacionalizando as dívidas dos bancos) todo o sistema financeiro mundial teria ido para o buraco... todos nós ainda estamos pagando por isso...e vamos pagar ainda por muitos anos...
@@cloudwolf3972 culpar so um dos lados é um erro! Tanto o setor privado quanto o setor público erraram em estimular crédito sem critérios... Fora que o setor privado passava títulos podres mesmo sabendo dos riscos. Ponham na cabeça que privado ou publico são administradas por humanos e todos estão sujeitos a erros.
É, o capitalismo está ruindo. Deve haver alguma outra maneira econômica de vivermos melhor, com mais equilíbrio, menos desigualdade e mais sustentabilidade...
Ué? Nem falou do Brasil, so soltou uma nota sobre o Governo Lula, melhor governo que esse país já teve. E so minha opinião importa, não gostou? Pega o veneno e toma 🥰
@@doo5674 essas pesquisas são ridículas. No início de 2018 o Bolsonaro só tinha 2% de intenção de voto. Quando as eleições chegaram mesmo vão lembrar de tudo que o Lula fez e no final vão preferir continuar o burrão aí que tá na presidência.
RESUMINDO : privatizar lucros e socializar perdas de negócios
Os lucros são sempre privatizados e a conta é paga pelo resto.
Na verdade é o oposto, ela acabou de mostrar que os países descobriram que não tem como segurar o rojão dos bancos, tem que deixar cair.
Falou tudo!
Vai nessa...@@anielton10
Só quem acredita nessa estória da carochinha...
Os soças do governo criaram a crise.
Eu gosto das matérias desta Jornalista, objetivas, claras e concisas. Parabéns.
Camilla Veras Mota é um patrimonio da BBC. Magnifica
Incrível como ela consegue passar a notícia e com clareza. Talento puro
Verdade, amo essa menina e a forma como explica o assunto.
Camila é apresentadora. A reportagem, o roteiro, bem como a edição, não são dela. Veja no final do vídeo.
@@mistyfields mas ai que ta, é a apresentadora que faz tudo isso valee, pode ter o melhor roteiro e edição, mas se não tiver a pessoa certa pra passar isso, não adianta de nada (Vale lembrar que o pessoal do roteiro e da edição, fazem um trabalho incrível)
“A Grande Aposta” é um filme excelente que conta essa história do ponto de vista da farra financeira.
Trabalho Interno, atualmente disponível na Netflix faz uma linha do tempo muito interessante abordando o aspecto político. Recomendo.
Adicionado alguns dias atrás no Amazon Prime Video. Excelente filme.
Ótimo filme!!!!
Inside job
Verdade, mandou bem. Um grande filme didático.
O lucro é privado, mas quando dá prejuízo ele é público. Os presidentes dessas empresas gozam do lucro, enquanto os empregados e sociedade pagam por isso.
Essa é a definição do capitalismo neoliberal...
@@stankiewicz1992 Pois é, e tem cidadãos que defendem essa prática com fervor, sobretudo a classe média.
Isso, por causa do Estaado. Se não tivessem interferido quem iria perder seriam os bancos e os investidores deles. Não eu ou você.
Desde quando o lucro é apenas privado?
Se um investidor lucra através de investimentos, ele é taxado por isso, ou seja, o Estado também ganha. Quando sai no prejuizo, quem perde é apenas ele, não o Estado.
O inicio da crise do Lheman Brothers foi justamente a expansão monetária, através da liberação de crédito. Pessoas assumindo dividas que não conseguem pagar.
Parem de querer demonizar quem ganha dinheiro, e analisem os fatos. Tem meios para equilibrar, e redistribuir rendas... mas o primeiro passo é que as pessoas comecem a raciocinar, e avaliar a origem das crises financeiras.
Saia da filosofia das massas...
@@marcosbelo7973 Mas é assim mesmo. Aqui no Brasil é o BNDS fazendo a transferência do dinheiro do povo para as empresas
Pessoal, a Camilla Veras Mota está apenas apresentando o vídeo. O roteiro é de Rodrigo Pinto e a reportagem é de Rogério Simões! Camilla, claro, sempre excelente na apresentação.
Comentário pertinente , sr. Guilherme A. De modo análogo , filmes , canções , textos , coreografias etc ; muitos sujeitos do 'Fazer' ficam no anonimato ou ocultos da grande massa .
Parabéns pelo comentário. A camila tem uma otima narrativa mas tem uma bela equipe por trás.
Melhor apresentadora do canal. Tem uns que falam falam falam que até eu, que sou estou assistindo, perco o ar. Outros parecem um robô. Assisto mais os vídeos dela, os outros videos só quando o assunto é interessante.
Estão de parabéns todos.
Essa mulher me prende eu vim aqui caçar oq tá acontecendo com a Turquia e vim parar aqui kskskskskkskskskskksksksksksk
"Eu sou Camilla Veras Mota da BBC News Brasil" uma das melhores 😉
Sim!!! Gosto muito 👏👏
Também gosto muito da Camila, e concordo com você. Para mim é uma das melhores.
É muito agradável ouvi la
Ela e Malu Cursino são DEMAIS
Uma crise financeira abala muito mais do que só a economia. Até hoje estamos sofrendo os efeitos dessa crise.
Segundo o Lula, foi uma marola para nós.
@@paulorebollo aeroporto lá no meio do nada ficou abandonado putz Moçambique 🤔
@@paulorebollo Na época dele pode ter sido. Quem pegou a Marolona foi a Dilma. E foi a lona...
Que nada! No Brasil o que falta é a vontade política.
@@washingtonluiz5437 Dilma foi outra crise, *não tem nada haver com marolinha*
Ah, finalmente alguém me explicou a crise de 2008 de um jeito que eu entendesse. Como diabos a venda de imóveis nos EUA ferrou a vida de gente na Grécia era um mistério pra mim.
Ela apresenta algo complicado de um jeito simples de entender, essa série de repostagem é mt boa!
Queridinha da BBC. Camila, suas reportagens são sempre excelentes
Ela é a maior que a BBC Brasil tem!
Reportagem: ROGÉRIO SIMÕES
Roteiro: RODRIGO PINTO
Apresentação: CAMILA VERAS MOTA
Muito do trabalho pesado não foi feito pela Camila. Ótima apresentadora, mas vamos dar crédito a quem merece também?
@@mistyfields ótimas considerações, Eduardo! 👏🏼👏🏼👏🏼
@@mistyfields isso mesmo.
Camilla "Gump", tem o dom de contar histórias, de uma maneira clara, simples e com foco. Muito legal o vídeo de hoje. Parabéns, Camilla! Desejo-lhe mais saúde e sucesso.
Verdade jovem nerd
Como dizia minha avó: ENQUANTO UNS CHORAM, OUTROS VENDEM LENÇO.
Conteúdo excelente, muito bem explicado com a clareza da locução.
Camilla Veras Mota , parabéns !!!
Até agora não tinha visto esse tema tão bem explicado.
Quem gerou, lucrou e ficou mais rico nesse processo foram os mesmos donos dos bancos que faliram ou foram salvos. O trabalhador se ferra e os bilionários continuam ficando cada vez mais ricos. Quem tem que pagar a conta é o ultra rico.
Quem salvou os bancos foi o próprio estado
corporativismo o nome disso
Crise com participação estatal. O legal é que nas tais crises profundas ainda não chega nem perto da crise de países socialistas
@@wagner9527 Nada mais justo, afinal, as empresas contribuem constantemente para que o estado tenha recursos
@@roguees kkkkkkkkk
Engraçado que na hora de dividir os lucros, ele fica com os acionistas, mas a divisão do prejuízo fica com toda a sociedade.
Sensacional esse documentário da BBC News Brasil. Obrigado pelo conteúdo!
Olha! Não é só no Brasil que tem muita gente com vários diplomas desempregada! Que coisa não...
Sim, a diferença é que no Brasil muitas pessoas com diplomas são incompetentes.
@@emilioc3410 claro que sim, mas relaxa está todo mundo ganhando convite pra trabalhar em outros países. Com moeda mais forte.
Os incompetentes estão saindo daqui.
No Brasil as pessoas compram um diplominha em qualquer UNIESQUINA e se acham grandes coisas... Depois ainda reclamam que não conseguem trabalho ou não passam em concurso público.
A fuga de "cérebros" brasileiros pra outros países é real.
É PRECISO ENTENDER QUE MUITOS DIPLOMAS EM ÁREAS DIFERENTES É FALTA DE FOCO SINONIMO DE POUCA EXPERIENCIA EM UMA ÁREA.
Tenho a impressão que o Brasil esta tomando esse rumo. Vejo imóveis de tamanhos vergonhosos (37, 42, 45 e 47m2) dependendo da localização (estou em SP) chegando a custar R$410 mil na planta. Como isso se sustentará por muito tempo com um níveis de preços e desemprego tão elevados ?!
"esta" não,ele ja tomou a anos...parece que a maioria tem memória curta nesse país e esquece que foi a farra do crédito fácil dos governos lula que fez nosso país mergulhar em crise nos anos de 2013...quando a conta chegou da farra,os imóveis ja haviam mais que DUPLICADO de valor,e junto veio a desvalorização do real,gás custando o dobro,energia mais cara,casolina mais cara...acredito que seja por isso que nosso país não sai do lugar,o povo não sabe de sua historia esta fadado a cometer os mesmos erros...
Não sei se vai entrar em crise mais os preços são bem caros mesmo!! Aqui na minha cidade vc não acha terreno ou casa mesmo por menos de 200 mil !! Eu tava até pesquisando nos outros países eles constroem casa pré fabricadas de steel frame, a casa ja vem pronta e montar, tipo um quebra cabeça quer dizer seria mais barato daria pra construir milhões de casas, no Brasil nem tem essas coisas direto!!
aqui não tem esse risco, porque o juros é alto. Nos EUA tinha gente financiando 100% do valor do imóvel com juros de 3%a.a. Aqui é 20% de entrada e 9% a.a pela Caixa, se for banco privado pode ser pior ainda. Se vc pagar metade do financiamento o banco já saiu no lucro. Nosso sistema bancário é bem mais maduro nesse ponto, quando o assunto é inflação e risco de calote a gente entende muito bem.
@@bigboss8874 Na verdade os preços dos imóveis no Brasil estavam estacionados há muito tempo por causa da falta de crédito imobiliário. Quando o crédito amplo chegou, os preços subiram. Gente como tu não sabe nada de mercado e preço. Tá sempre achando um jeito de falar ''a culpa é do Lula''. Mil vezes voltar os anos do governo Lula. Teu bolsonaro e teu guedes tão aí demolindo a economia, com gasolina a 7k, dólar a 6k, inflação de dois dígitos, salários arrochados e tu continua pensando no Lula. Volta pro canal de games, asno. Volta pra bolha do Helio Beltrão. Pobre de direita é a desgraça total.
@@renanandrade6844 caraca...vc está morando em qual país meu jovem?onde vc estava nesses últimos trinta anos?a moeda brasileira teve uma desvalorização nos últimos vinte anos, que o dólar levou mais de CEM anos pra conseguir...o nível de INADIMPLÊNCIA no país,bate recordes seguidos a anos!eu estava lá quando vi colegas de trabalho recém passados os 3 meses de experiência, tirando motos zero quilômetro SEM ENTRADA!e com parcelas que obviamente não caberiam no orçamento...a diferença é que no Brasil, os bancos nunca perdem,o acordo para essa farra do crediário foi justamente a grana do BNDS,ou seja,o NOSSO dinheiro!os bancos no Brasil não sabem o que é uma crise a quase trinta anos...isso é a matemática, os FATOS que estão registrados para qualquer BR de memória curta tentar ao menos se informar ,ou seja,a única diferença por aqui,é que o populismo é muito mais comum e organizado,afinal nossa classe política escraviza o povo desde o início dos tempos, e por isso,são mestres nisso...
As reportagens dessa jovem são muito boas
Reportagem: ROGÉRIO SIMÕES
Roteiro: RODRIGO PINTO
Apresentação: CAMILA VERAS MOTA
A reportagem não é dela.
Comunista
Ontem eu estava pesquisando sobre o assunto. Obrigado BBC e Camilla pela excelente explicação
Isso sim é jornalismo. Não é Record, Jovem Pan, Globo....
Há anos venho tentando entender essa crise de 2008, apenas hoje consegui. Camila Veras Motta monstrona do rolê. Parabéns!
Então, eu também, e quando ela disse que investidores investiram comprando papéis dos empréstimos é que eu entendi onde a coisa degringolou.
@@moreirasp 😂😂😂😂 "degringolou" gostei dessa palavra...
Meu Deus, amo as explicações dessa deidade!
Adorei essas explicações da crise de meados de 2009. Irei atrás se saber um pouco mais, pois claramente ainda sofremos baques dessa crise, além da própria pandemia.
Cara o trabalho da bbc Brasil é admirável, vocês são incríveis profissionais, qualquer hora faça um vídeo sobre como os países europeus estão hoje após a crise de 2008, como estão as vidas , empregos, dívidas e governo, etc, vendo esse vídeo deu apenas pra sentir levemente de como estão. O material produzido de vocês é sensacional!
A Camila Veras Mota é sensacional. Domina o assunto!
Me lembro que nessa época muita gente aqui em Rondônia fez empréstimo com agiota pra pagar Coiotes pra ir pros Eua trabalhar na Construção. Após o estouro da bolha, voltaram com dinheiro no bolso e as poucas casas disponíveis na minha cidadezinha natal de 20 mil habitantes ficaram bem mais caras porque era pouca casa pra muito comprador.
Perfeito! Camila Veras Mota é a melhor jornalista da BBC News Brasil!
Pessoal, se você curtiu este programa da série "21 notícias do Século 21", aqui está a lista de episódios publicados até agora: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTmFUo5EDX4BqeY9lRIW4uFA.html
Falem sobre o Chile (Protesto,e o desenvolvimento).
Sobre os ataques dos Jihadistas na França, etc. Sobre a corrida à Marte entre EUA, RÚSSIA e CHINA. Índia e china briga pela fronteira.
O Haiti sobre questão do exército Brasileiro lá.
A Relação da Rússia com China sobre os ESTADOS UNIDOS e a Oceania.
O que pode acontecer com a Retomada do Talibã ao Poder, o que outros países acharam (Opinião/afirmação) ou o que pode acontecer.
Os cabos do Facebook e Google, que ligam Continentes ao sistema de internet, no que isso pode resultar no sistema Tecnológico/Animal, isso pode incomodar animais aquáticos?.
O desenvolvimento da China e seu meio de conquistar o Mundo através de Empréstimos a países que não tem "Condição" de pagar.
Kkkk talvez alguma aí ajude...
A Camilla é uma jornalista excepcional, sou muito fã das reportagens dela.
Parabéns pela equipe, BBC News Brasil.
Adoro as reportagens da Camila. Explica muito e que dicção excelente. Parabéns muito profissional.
Aaaah, eu sou fã da Camilla!!!
A Camilla apresenta com maestria.
Qd chega notificação da BBC e vejo matéria da Camila, paro e sento pra assistir com prazer o vídeo.
Camilla, você é uma excelente profissional!!!
Eu vou falar quatro coisas
1) Eu me lembro da crise da Espanha que fazia que muitos espanhóis emigrassem pro Brasil em busca de trabalho. Era estranho um país de "primeiro mundo|" exportar mão-de-obra para outro de "terceiro mundo".
2) Infelizmente para mim, a palavra Grécia quase virou sinônimo de crise econômico-social infindáveis. Até hoje na Grécia, essa crise reverbera.
3) É "hilário" e "absurda" a situação ocorrida de: Se empresta dinheiro para comprar um imóvel e como garantia de quitação tem-se o próprio imóvel e ao fazer isso o imóvel não vale o valor cobrado por ele, ou seja, estava-se cobrando dos compradores um valor acima do "justo". Óbvio que quando os imóveis foram comprados o mercado estava aquecido e portanto estes imóveis valiam mais e depois na recessão eles valiam menos acarretando um déficit nos balancetes das financeiras. Mas não tem jeito: se no capitalismo, as transações geram lucros estes ficam pros capitalistas, mas se por outro lado dá prejuízo, o prejuízo fica para as pessoas pobres que tem seu os recursos financeiros extraídos delas através dos impostos "desviados" para salvar as instituições financeiras ou senão pelo desemprego.
4) Eu me lembro da "marolinha" dos Lula. Eu lembro da gestão dele, o Brasil "tava que tava", "oh! presidente bom". Tinha de fato coisas boas como programas sociais, mas teve muitas "negligencias" cuja consequências "estouram" na gestão de seu sucessor a Dilma ( como pessoa a Dilma é boníssima aos meus olhos, mas tadinha, parecia que não ia ao banheiro sem pedir autorização ao Lula. Enfim, teve o rebote das marolinhas que levaram às pedalas fiscais (que já ocorriam à anos mas que se transformaram em pedalONAS fiscais) , teve o propinoduto na Petrobrás, a Dilma foi mandada embora, Lula foi ver o Sol nascer quadrado pelas mãos do Moro (até hoje não sei quem estava mais errado: Lula por "aceitar" reformas "0800" em seus imóveis por parte de uma empreiteira, afinal de contas, todos os dias uma empreiteira bate a porta de minha casa se oferecendo para reforma-la, a de Lula não seria uma exceção e como o próprio vídeo mostrou, capitalistas do ramo imobiliários são pessoas totalmente idôneas, nunca eles iriam cobrar trocas de favores com o Lula por ter reformado os imóveis dele. E da parte de Sérgio Moro, ele mandou Lula pro xilindró de maneira alguma foi para ganhar notoriedade pública para no futuro usá-la como moeda de barganha para o futuro presidente empossá-lo no Supremo). Então, veio a cambaleada política no Brasil, ninguém gostava do Temer, a dupla PT-PSDB (vulgo Lula e Aécio Neves) estavam com suas reputações tão sujas que pau-de-galinheiro, desponta para desalento de quem tem um mínimo de sanidade mental, Jair Bolsonaro com sua política nova de "DESgoverno" do Brasil, onde não existe pandemia, ia privatizar tudo, mas privatizou nada, ia se fazer reformas políticas, econômicas, fiscais, jurídica, etc, (só fez, alias quem fez foi o Congresso) a da Previdência que afetou de forma negativa apenas os mais pobres, porque os Militares continuaram com suas regalias. Ou seja, faz quase três anos que o país está parado entre uma pataquada e outra do presidente e qualquer vislumbre de melhora, só se ouve como resposta a informação que se está aguardando que um novo presidente que viva no mundo real assumo o poder em 2023.
A equipe que produz esta série é brilhante! O texto, a edição e a apresentação, tudo muito bem feito. Parabéns a BBC Brasil!
Muito bom todos esses vídeos de vocês! Os melhores!!
Parabéns BBC Brasil, parabéns Camila Motta
Obrigada por fazer essa matéria incrível BBC
Adoro Camilla Veras Mota
Reportagems assim vale a pena assistir!👏👏👏👏👏
Como ela apresenta bem! Parabéns toda equipe da BBC envolvida! Os videos com a Camila ficam fantásticos!!!
Muito bem explicado parabéns, o tema é complexo e ficou claro!
Gente impressão minha ou Camila veras Mota é maravilhosa? Continue arrasando girl!
Eu gostei do vídeo, quero mais vídeos falando sobre momentos políticos históricos. Principalmente desses com proporções globais.
As vezes eu tenho dúvidas se assisto os vídeos pela informação, por quem transmite. Adoro essa menina. Mas claro, estou sempre atento na informação.
A Camila toca na ferida mesmo.
São através de crises, desempregos que vemos grupos extremistas tomando parlamentos e postos presidenciais. A linha temporal não falha nunca e o povo sempre cai no conto do político honesto!
Não existe ser humano honesto, porque haveria político honesto?
@@lulumariano6515 existe sim, então vc está generalizando como se todo mundo fosse igual. 🤦🏻♂️
A linha temporal falha mto, induz demais colocar eventos em sequencia como se fossem um a causa do outro.
@@lulumariano6515 Eu sou honesta. Fora que muitos que tentam mudar o sistema corrupto acabam sendo atacados pelos outros.
Criam Fake News, fazem associações falsas, etc.
Se for assim, nem Jesus foi honesto e sim um canalha e maluco da cabeça que achava que era Deus.
@@Fabiano_Oliveira Financiada pelos Estados Unidos.
Estados Unidos criaram inúmeros grupos terroristas para seus próprios interesses econômicos e depois que conseguiam oque queriam, abandonavam os caras a própria sorte.
Talvez a melhor comunicadora do Brasil! Impressionante capacidade didática.
Importantíssimos esclarecimentos, mas gostaria que continuassem com mais explanações sobre a nossa situação brasileira.
Concordo!
Camila é uma excelente Jornalista!!!
O estouro da bolha imobiliária...
O neoliberalismo provocou essa bolha
Quem mandou privatizar o FED? HAHAHA
@@diego-matos desde 2008 o governo americano imprimiu brutais quantidades de dinheiro, manipulando os juros bancários para zero e fazendo programas de impressão em cima disso dando início a esse efeito dominó, ou seja todas essas crises que falam que é culpa do "capitalismo" "negoliberalismo" é causada exclusivamente pelo estado, oque não é de ser espantar pois tudo que o estado faz é gerar problemas, atrasar e agredir a liberdade das pessoas.
@@josephbassis, você não assistiu o vídeo? O estado foi obrigado a intervir porque o mercado se autodestruiu. O que ocorre nos Estados Unidos é a morte de um império, eles acreditaram na própria mentira e acharam que a China iria trabalhar e produzir pra eles enquanto eles viviam de especulativo, rentismo e golpes no mercado financeiro. No fim, hoje a China se sustenta na economia real, já os "capitalistas liberais" estão cada vez mais destruindo suas produções em nome da manutenção do lucro do setor financeiro. Os Estados Unidos têm deficits monstruosos que são pagos com o dólar, entretanto pararam de expandir dívidas para investir na economia real e se endividam, assim como o Brasil, para alimentar o sistema financeiro e a corrupção, que hoje destrói até o departamento de defesa americano, enquanto os russos produzem super caças com mixarias, os EUA gastam bilhões em aeronaves travadas no que temos hoje, tudo por causa da corrupção desenfreada. Resumindo, China tem economia real, EUA e Europa têm economias financeiras com destruição de produção, seguindo o que a América Latina fez ao também adotar o neoliberalismo como política econômica. O New Deal criou o império americano e o neoliberalismo destrói eesse império. O neoliberalismo como política econômica agrava a crises cíclicas do capitalismo, já o New Deal é eficiente. Talvez agora o Biden consiga resgatar parte da indústria americana xom o retorno do Keynesianismo, mas não há chance de superar o socialismo de mercado chinês.
@@diego-matos Quem causou a crise foi o próprio estado.
Camilla veras mota, assim meu coração não aguenta, matéria incrível! Obrigado pela excelente explicação, esse preto aqui te ama.
Essa série é demais. Obrigado pelo conteúdo de altissima qualidade.
Tudo é perfeito nessa equipe. Tudo faz você ficar antenado no conteúdo: Camila, roteiro, edição, SONOPLASTIA 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Lembro que eu não acreditava que seria só uma "marolinha" e foi! Foi uma virada de chave pra mim sobre política no Brasil.
na verdade...não...afinal o tsuname só demorou um pouco mais pra chegar aqui...a conta pela farra do crédito fácil do governo lula trouxe caos em TODOS setores desse país...(e nem vou citar o preço da corrupção e o saqueamento das nossas estatais...e nem nosso dinheiro sendo mandado pra obras em outros países da america latina...) hoje,o governo atual só agravou o caos que ja existia...mas parece que ter memória curta é quase que uma "tradição" da maioria dos brasileiros...
@@bigboss8874 Tu deve ser empregado do Bozo para colocar esse teu comentário de burro por toda a parte.
@@eduardoalmeida61 Calma, gado.
Fico feliz por esse excelente conteúdo.
Estamos vivendo novamente essa bolha por aqui. Sem razão alguma, após a pandemia os valores decolaram. Casas de $350 mil agora pedem 400..415. Tudo nadando no desespero de supostamente estar investindo em imóveis. Estou só assistindo a próxima crise... só fico tranquilo pois o mercado que trabalho por aqui (redes sociais) desconhece crise , quanto pior ,melhor para eles!
Vc diz EUA? Nossa, a infra dos EUA já está deteriorada. Será que eles aguentam mais uma crise?
@@marcoscortes8939 exato amigo. Pessoal complicado. Mercado inflado é os preços das casa subindo assustadoramente, porém, vc põem uma casa a venda e não dura 20 dias! Tudo isso devido ao crédito facilitado. Aí vem outra crise!
Um dos principais motivos pra essa subida nos preços é a impressão de dinheiro. Tanto que agora avaliam cunhar uma moeda de 1 trilhão de dólares pra pagar dívidas.
Que tristeza!
@@anothermrk não sei onde vc conseguiu essa informação, mas acho que vc está confundindo com a aprovação do crescimento da dívida interna do ano? Cunhar mova moeda? Pode compartilhar onde você leu essa informação?
Este video tem um conteúdo, bem completinho, muito bem construído e apresentado.
Parabéns ao pessoal da BBC Brasil.
Este é um dos problemas do capitalismo com suas crises eternas. Sempre o discurso "menos estado", mas na primeira crise financeira é "estado me ajuda". Parece que esse sistema só é bom para uma parcela que gera e se beneficia com esses problemas.
Menos estado
O menos estado: "tratem de distribuir crédito pra quem não pode pagar, afinal casa é direito de todos"
É do interesse do estado salvar bancos. É do interesse da sociedade (dos correntistas, principalmente) que bancos não quebrem. O sistema capitalista é excelente para todo mundo, quando a onda está "alta", todo mundo celebra, todo mundo fica feliz. Financia imóveis, carros, viaja para o exterior... quando a onda baixa, o "capitalismo é ruim".
Bom mesmo são sistemas alternativos onde se vive pobre o tempo inteiro.
@@giovanifm1984 Esse "todo mundo" parece um pouco forçado já que isso não reflete nós indicativos de distribuição de renda e só piora com as crises. Mas você não acha que os efeitos "colaterais" desse sistema são mais danosos do que benéficos? Por exemplo, sociais com a desigualdade e com consumismo sem se preocupar com as consequências na natureza.
@@giovanifm1984 chinesada aumentou a renda em 260% na ultima década....
@@JulioCesarSR29 a distribuição de renda não indicativo de riqueza, nivelar todos numa linha não é algo bom, mesmo em um sistema em que a riqueza não distribuída igualmente, porém essa riqueza é gerada em grande escala, o nível de vida da maioria tende a melhorar
Parabéns a todos que contribuíram para excelente reportagem! Ficou muito mais claro pra mim tanto a causa quanto a consequência dessa crise que ouvíamos muito falar na época. Excelente narração da Camilla Veras Mota! Obrigado, BBC Brasil!
Se você deseja maximizar suas economias de aposentadoria, comece hoje! Não espere o momento certo para economizar e investir mais tarde, porque o momento de investir é agora
A negociação Forex é lucrativa se você tiver a estratégia certa, estou falando por experiência própria porque eu perdi inicialmente no passado, agora tenho lucro
Não há mágica em negociar com uma estratégia que garante o lucro é o melhor que você pode fazer e isso não é para novatos, perdi mais de $ 5k em negociações com estratégia ruim, mas com a ajuda de um especialista Carlton Jefferson, recuperei perdas e ainda ganhei mais
Negociar como um iniciante foi muito difícil devido à falta de experiência em negociação, o que resultou na perda de meus fundos, embora eu tenha sido capaz de recuperar tudo o que perdi, tudo graças ao Sr. Carlton, eu nunca soube que um bom operador ainda existia até eu entrar toque com ele
É estranho como as pessoas falam sobre todos os lucros, elas têm obtido através da negociação de bitcoin, enquanto eu aqui não estou obtendo nenhum lucro, por favor, alguém pode me colocar no caminho certo
É realmente revigorante ver um comentário sobre a Estratégia de Carlton Jefferson. Eu tive a chance de
beneficiar de seus serviços há alguns meses e tem sido uma experiência muito tranquila.
é incrível como suas análises de mercado são precisas e como eles são bons e pacientes
com iniciantes e novatos
Quero parabenizar não só a Camila, mas a toda a equipe por trás dessa reportagem, estão de parabéns, conteúdo extremamente complicado para um leigo que nem eu, mas de fácil compreensão através das suas palavras.
Sempre tem que haver uma desculpa/pretexto para justificar as verdadeiras causas das crises cíclicas que sempre ocorrem de tempos em tempos, no máximo esses pretextos são detonadores das crises dos desequilíbrios acumulados durante cada respectivo ciclo.
Parabéns BBC News, excelente matéria 👍
Gostei do uso do termo "América do Norte e Europa" em certo ponto do vídeo. É raro alguém falar assim. Geralmente as pessoas dizem EUA e Europa quando querem falar dessas duas macro regiões do mundo, o que está incorreto. Sei que pode parecer uma coisa insignificante, mas não é. Parabéns Camila Veras Mota, seus vídeos são os melhores!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Mas quando se diz "america do norte", incluímos tbem o México que, na maioria dos casos, nao tem nada a ver com a realidade de seus vizinhos dos EUA e Canadá...
@@stankiewicz1992 Verdade, e agradeço pela observação, de verdade. Mas ainda assim é mais apropriado dizer América do Norte, porque quando estabelecemos um paralelo entre os 2 lados do Atlântico (norte) estamos a falar de um CONTINENTE europeu de um lado, e de um CONTINENTE norte americano semelhante do outro lado, em que só o México fica de fora desse paralelo. Só o México não se encaixa, mas o restante do CONTINENTE sim, e não só um país, os EUA. O México, ainda que significativo, é uma exceção na América do Norte, um continente que se caracteriza como tendo tudo em comum com a Europa. Portanto, é apropriado referir ao continente da América do Norte, e não somente aos EUA.
É da mesma forma quando empregamos o termo Europa, geralmente tendo em mente apenas a União Européia (ou a maior parte da Europa continental), excluindo geralmente a Rússia. Nós desconsidramos nessas ocasiões os poucos países do continente que não se enquadram nas características econômicas, políticas, culturais, etc, predominantes naquela macro região. Esse frequentemente é o caso da Rússia.
@@victorlima8127EXATO
Explicação clara, didática… quando chega ao Brasil a análise é simplória e reducionista.
Os bancos brasileiros lucrando horrores como sempre. Kkkkk
O mal do capitalismo está "só" quando um poder económico se torna demasiado grande e poderoso.
E esses capitalistas usam sempre a palavra incentivo para crescer para o capitalismo funcionar, quando na verdade, o capitalismo é tóxico quando os mercados começam a ser disputados por poucos...
Sem limites de tamanho, o capitalismo não funciona, pois a ganância de poder, oprime o bem comum.
Dizem que o puro comunismo não funciona, mas o puro capitalismo também não. Ambos têm o mesmo final, tornam-se ditaduras de poder demasiado concentrado.
O socialismo, é aquele meio termo, mas não há consenso mundial para definir o socialismo, precisamente por ser aquele meio termo, e tanto os comunistas como os capitalistas são contra o socialismo híbrido e concorrente.
No fundo, o socialismo retira o poder absoluto a ambas as ideologias, e é por isso que é atacado por ambos os lados...
Adotando essa série! Camila sempre com um excelente trabalho!
Conteúdo de qualidade. Parabéns Camilla.
Notícia de verdade sem manipulação.
Amo a BBC
Existem alguns filmes bem interessantes sobre a crise do subprime, dentre eles, "The Big Short" vale muito a pena pra quem possui um pouco de conhecimento técnico sobre o mercado financeiro dos EUA.
Obrigada pela sugestão
Excelente matéria. A jornalista expõe tudo de forma mt clara. 👏🏾👏🏾👏🏾
As pessoas não tem bom senso, gastam mais do que recebem
Limpa tua cabeça dessa ideologia de que a culpa pelas crises do capitalismo é individual. Não! Fdps do mercado financeiro lucram com o endividamento das pessoas. Essas crises são provocadas quase que deliberadamente porque, quando estouram, banqueiros e acionistas já ganharam muito dinheiro
@@aprincesinha888 eu reconheço que para alimentar o capitalismo o consumismo é incentivado, o que fez os EUA se expandir globalmente para gerar necessidade de produto as outras nações. Mas individualmente, ao que pode ser possível a um cidadão comum sem deixá-lo perdido na década de 70, é consumir com responsabilidade, gastando com base no que ganha
Não tem nada tão capitalista quanto a hello kitty
@@aprincesinha888 de fato, porém o consumo consciente e educação financeira faz muita diferença
@@juliodecastro4584 Concordo, tenho até um professor que defende isso. Mas, no capitalismo de hoje a demanda é criada, ou seja, o sujeito é induzido a consumir e mais, essas pessoas que acabaram se endividando com crédito fácil, estavam buscando moradia, casa própria, não bens fúteis. Então, não me convence culpar o indivíduo imerso num sistema que dificulta o básico e oferece oportunidades enganosas de conquista do mínimo de dignidade.
Nossa! Que resumão massa! Parabéns pelo trabalho, BBC!
O tema requer mais detalhes ;ou seja , com essa '''apresentadora'' , um vídeo /documentário de no mínimo 1h ... parabéns.
Muito bom. Um grande resumo de como chegamos até aqui, incluindo o Brasil. Camilla Veras Mota: excelente como sempre!
Bancos com 200 bilhões de patrimônio: putz, perdi 10 bilhões
O cara que ganha 10 reais por mês e paga 1500 de alugue e passa fome: c@r@lho mano que dó dos caras empresário não tem paz
O patrimônio dos bancos pertence aos clientes que depositaram lá, não é dinheiro de uma pessoa. O "cara que ganha R$1500,00" e tiver dinheiro no banco, se o banco quebrar, ele perde o pouco que tem.
@@giovanifm1984 Isso não é verdade, existe uma coisa chamada FGC, que garante o retorno de pelo menos 250 mil por CPF. E assim, duvido muito que o cara que vive de aluguel pagando 1.500 tenha 250 mil investido (qualquer valor abaixo disso, mesmo que banco venha a falir, é integralmente restituído).
@@giovanifm1984 A nível de comparação, uma pessoa que possui altos investimentos em um banco que veio a falir, e consegue apenas 250 mil de volta, apenas com esse dinheiro ela iria conseguir viver com 5 mil por mês durante pelo menos 4 anos. Essa pessoa nem de longe faz parte das camadas mais pobres da sociedade. E quem vive na pobreza não faz investimento, no máximo coloca seu dinheiro na poupança, que tbm é assegurado pelo FGC.
@@Unknown-ix6sf isso é verdade, e tu está usando uma regra brasileira para comparar um caso de outros países. No Reino Unido nem existe "CPF", por exemplo além de regras diferentes.
Outro ponto que tu não levas em consideração, é o pânico causado por um único banco quebrando, que poderá causar corrida a outros bancos vindo eventualmente a quebra-los e causar um efeito cascata.
Um banco quebrar nunca é bom, em nenhuma circunstância. E quem se ferra, normalmente, é o pequeno. Mesmo pensando estar protegido por um fundo garantidor.
@@Unknown-ix6sf uma pessoa que possua altos investimentos num banco, tem acesso a contabilidade do mesmo ou se interessa por detalhes muito mais específicos, tanto macroeconômicos quanto da saúde monetária do país. Se não a pessoa, a equipe de contabilidade desta pessoa.
Em havendo uma crise bancária, este grande investidor já está longe, num offshore, protegido em ouro, ações ou imóveis. Rico não tem "dinheiro na poupança". Rico tem ativos e estes ativos estão longe de insegurança. Quem tem dinheiro em banco é pobre.
A Camilla é muito fera! Gosto muito de assistir todas as matérias ( vídeos) que ela faz!
O documentário Capitalismo: Uma história de amor (Capitalism: A Love story) retrata bem essa crise.
O mal do capitalismo está "só" quando um poder económico se torna demasiado grande e poderoso.
E esses capitalistas usam sempre a palavra incentivo para crescer para o capitalismo funcionar, quando na verdade, o capitalismo é tóxico quando os mercados começam a ser disputados por poucos...
Sem limites de tamanho, o capitalismo não funciona, pois a ganância de poder, oprime o bem comum.
Dizem que o puro comunismo não funciona, mas o puro capitalismo também não. Ambos têm o mesmo final, tornam-se ditaduras de poder demasiado concentrado.
O socialismo, é aquele meio termo, mas não há consenso mundial para definir o socialismo, precisamente por ser aquele meio termo, e tanto os comunistas como os capitalistas são contra o socialismo híbrido e concorrente.
No fundo, o socialismo retira o poder absoluto a ambas as ideologias, e é por isso que é atacado por ambos os lados...
o melhor documentario sempre é a camilla...a produçao,roteiro é profissional💙
:)
É só candidatos para a Camila... Vai para a fila!
Isso só mostra que nosso mundo é muito volátil financeiramente e emocionalmente.
Sábios são aqueles que sabem várias skills, diversificam seu patrimônio por todo o mundo e, conseguem uma (ou mais) fonte (s) de renda independente da nação onde se encontra no momento.
Se já foi ruim num passado próximo, imagina nessa grande crise que está por vir, onde grandes empresas, listadas na bolsa ou não, valem bilhões de dólares.
Uma hora, o preço de tanta especulação financeira, onde empresas valem bilhões quando se considera seus lucros futuros, chega.
Além disso, a IA já neste 2021, mostra um cenário preocupante, levando um alerta importante e desesperador sobre o futuro da humanidade. Os grandes da tecnologia já demonstraram preocupação, enquanto isso, a massa mundial ainda se vê com os olhos brilhando pensando num conectado.
Enfim, nas próximas décadas iremos passar pelas mais profundas transformações da nossa história, e mesmo eu, um otimista utópico, estou profundamente preocupado.
Poxa depois de alguns anos finalmente algum vídeo falando sobre isso que eu entenda, nossa muito obrigado
A capacidade frágil do capitalismo de gerar riqueza já é fato desde seu início, desde 1867 isso já está muito bem documentado
Essa série das 21 notícias é muito boa, gostaria muito que continuassem nos próximos anos
Errata:
Aos 8:15 - O valor do pacote britânico em socorro aos bancos foi de 50 bilhões, e não de 500 bilhões como foi dito
Moço, foi de 500 bilhoes sim, não está errado não.
@@carolinepicolo1031 Sim, tem razão. Eu achei que fosse muito dinheiro, mas de fato foi essa quantia mesmo
Perfeito, impossível não entender com essa explicação!
Resumindo: o lucro é privado e o prejuízo é público. Ou o capitalista embolsa os lucros e o povo paga os prejuízos.
que vídeo incrível, obrigado BBC News, obrigado Camilla!
Muito bom esse resumo. Encontrar esse canal me fez sentir vontade de assistir jornal, sigo selecionado o conteúdo do que assisto. No final fiquei com dúvida sobre esse sentimento de raiva e revolta por parte dos gringos. Sendo bem simples na minha insinuação, esses piolhos nazistas movimentou suas bases no Brasil e creio que influenciaram a atual acessão a essa herança maldita da Europa.
Excelente reportagem! Muito obrigada, Camila! 😁👏👏👏
Parece uma crise feita de propósito para interesses geopolíticos de poder.
Simplesmente apaixonado por esse canal e por essa série
"parecia que o capitalismo era inabalável" e "sua capacidade de gerar riqueza foi posta em duvida"??? Não gosto muito destas afirmações, antes desta Crise tiveram varias, e depois depois tiveram outras. e como agora esta tendo, amanha terão outras mais. Capitalismo sempre haverá tempos de Bonança e tempos de Crise. (isso é o Capitalismo). se fosse tudo sempre igual, ai seria outra Coisa. o que move o mundo são as Dividas!, e como sempre aparece um e da calote, haverá estresse no mercado, sem a dividas com promessas de pagamento futuro, o mundo estaria economicamente bem estagnado. no caso do Sub-prime, é que estas dividas que estamos falando foram hiper dimensionadas, uma hora a bolha ia estourar, estamos vendo que apesar do ocidente aparentemente ter aprendido, a China com a EVERGRANDE e a FANTASIA, mostra que não, se de fato elas vierem à ruina como o Leman, veremos mais um corre, corre nos mercados. pois vários investidores emprestaram créditos para o setor imobiliário Chinês.
Parabéns pelas informações esclarecedoras!
Liberais pedem menos estado, mas quando da errado chama o Estado malvadão pra salvar.
Na verdade, o estado causou o problema e se meteu pra "solucionar" o problema. Como foi citado no início do vídeo, o próprio governo dos EUA injetou crédito e incentivos no mercado depois das torres gêmeas. Uma clara presença de estado(o contrário de menos estado como você disse) e manipulação de mercado, ou seja, não é livre mercado.
Pessoalmente não gosto de chamar de capitalismo porque cada grupo político teu sua própria definição do que é capitalismo e em nenhuma discussão se para pra definir o que significa. Sou favorável a uma mercado sem intervenções como incentivo de crédito do governo, mas tem grupos políticos que entendem que esse tipo de ação faz parte do capitalismo.
Inclusive algo bem semelhante acontece na China, muitas empresas lá conseguem crédito fácil graças ao governo e eles tão a beira de uma crise imobiliária também. Isso é resultado de distorção de mercado.
Exato...sem as intervenções dos governos inglês e americano da altura (nacionalizando as dívidas dos bancos) todo o sistema financeiro mundial teria ido para o buraco... todos nós ainda estamos pagando por isso...e vamos pagar ainda por muitos anos...
O estado para os liberais brasileiros, principalmente, para os pobres. Para os ricos o Estado é um ótimo sócio.
@@cloudwolf3972 culpar so um dos lados é um erro! Tanto o setor privado quanto o setor público erraram em estimular crédito sem critérios... Fora que o setor privado passava títulos podres mesmo sabendo dos riscos. Ponham na cabeça que privado ou publico são administradas por humanos e todos estão sujeitos a erros.
Adoro a Camila! Muito bem explicado. Parabéns!
É, o capitalismo está ruindo. Deve haver alguma outra maneira econômica de vivermos melhor, com mais equilíbrio, menos desigualdade e mais sustentabilidade...
Vamos para o quinquilhonessimo experimento.
Não tem. Somos desiguais por natureza. Sempre queremos nos diferenciar dos outros.
Parabéns Camila! Sempre muito cirúrgicas suas reportagem! Grande jornalista!
Excelente matéria.
Capitalismo abala, mas não cai.
Capitalistas estão sempre se reinventando.
Kkkk se reinventando com a ajuda do governo e o dinheiro dos contribuintes, né. Aí, é fácil.
@@ThiiagoFJV Foi exatamente o que eu pensei KKKK
Capitalista não cai pq o papai Estado tá sempre limpando a bundinha dos neoliberais
E mole sim...kkkkk
Sabe muito 🤣🤣🤣
@@ThiiagoFJV o estado tem sua parcela de culpa; o capitalismo ainda prevalece, mesmo se a sociedade se destrói.
Matéria muito esclarecedora. Nos alerta sobre os perigos das pressões pelas desregulamentações do sistema financeiro.
Prova de que as contradições do sistema Capitalista também merecem atenção.
Sensacional esse conteúdo, muito rico e esclarecedor.
Ué? Nem falou do Brasil, so soltou uma nota sobre o Governo Lula, melhor governo que esse país já teve. E so minha opinião importa, não gostou? Pega o veneno e toma 🥰
Discordo quanto a opinião de discorda e tomar veneno, quanto o melhor governo sim tenho que concordar ...Lula foi melhor...
Piores governos que o Brasil já teve*
@@Moses_Olivers120 ai você vai ter que entrar numa briga contra os números e os indicadores do governo Lula
@@doo5674 essas pesquisas são ridículas. No início de 2018 o Bolsonaro só tinha 2% de intenção de voto. Quando as eleições chegaram mesmo vão lembrar de tudo que o Lula fez e no final vão preferir continuar o burrão aí que tá na presidência.
Essa Camilla é boa dms da pra ouvir nela falando umas 10 horas