Eu to apredendo muito com suas aulas,eu não imaginava a dimensão de como a historia do mundo poderia ter um processo tão delicado mas totalmente perfeito feito por Deus,os judeus são privilegiados de Deus poder usar o povo de Isrrael naquele tempo mesmo sabendo por você que as intervenções de Deus não era para ter acontecido naqueles momentos.
Muito bom Shiur! É impressionante que os rios que você citou os nomes na aula (Sichon, Tigre e Eufrates) ainda hoje tem os mesmos nomes, e isso é a prova documentada de que todo esse território pertence aos semitas mesmo e grande parte território original conquistado por Israel. Esse pedaço de terra reconhece seus verdadeiros donos e europeus pisarem nesse solo, na minha opinião é halila um sacrílegio!🧿💪🏻📖👍🏻
Olá, recentemente descobri seu canal e estou gostando muito das aulas. Gostaria que me respondesse se eu, como Bnei Noach, posso acompanhar esses ensinamentos ou, restrinjo meus estudos somente referente as sete leis de Noach? Seria errado eu acompanhar esses ensinamentos, estaria desagradando a H'Shem? Mais uma questão, No intuito de colaborar com o trabalho para um mundo melhor, estou sempre pensando a respeito de alguns conceitos que, algumas vezes, são propagados de forma que para o ocidente se refere a nuances diferentes do que escrito e concebido por H'Shem. Abaixo, vou te enviar um texto para sua análise - quando tiver tempo, claro - que mandei para um rabino que estava falando sobre o conceito de livre arbítrio dado pela inteligência artificial, para suas considerações. Um abraço. A palavra Livre arbítrio, creio que é um conceito que ainda carece de mais informações a respeito da etimologia da palavra (no trato da língua portuguesa do Brasil). Senão, vejamos: A palavra é composta, logo, tal composição, primeiro precisa de uma análise em separado das duas palavras que a compõe. Então veja: a palavra livre, significa que eu gozo de liberdade para determinado fim, para algo, e assim, diante da minha formação social e cultural, tenho conceitos de liberdades construídas durante anos, mas no cume da conceituação, significa que sou eu, quem tem convicção de estabelecer em qual liberdade vivo e me encaixo, o que isso significa e como posso exercer essa liberdade e, que sou senhor de minhas ações e pensamentos em relação a determinado assunto. Depois temos a palavra arbítrio, que nesse caso, na língua portuguesa do Brasil, não se trata mais de conceituação pessoal e de uma construção sócio cultural, mas de um conceito já predefinido e que significa estabelecer, prescrever, valorar. Na junção das duas, estabelecendo os critérios conceituais, acima descritos, podemos perceber que se trata de liberdade de estabelecer algo, valorar algo, e assim, essa designação Livre Arbítrio está ligada a valoração livre que posso, ou não fazer, para determinada coisa, para determinado interesse ou estabelecimento de prerrogativas. Por isso, penso que livre arbítrio e escolha são coisas diferentes. O livre arbítrio, ao meu ver, tem relação com o valor que estabeleço em minha vida para determinadas coisas, quais nuances e critérios me fazem dar mais ou menos valor para algo, ou para alguma coisa, e, outra questão é: em função desse estabelecimento de valor que eu concebo, e, a valoração que faço, isso torna-se determinante para eu fazer minhas escolhas. Assim, valoro algo mais ou menos. Assim também dou determinado peso ao valor que estabeleço para decidir em fazer isso ou aquilo. O livre arbítrio existe numa instância primeira, para depois haver a escolha. Grande abraço.
ปีที่แล้ว
Você tem aulas de kabalah e de numerologia? Se tiver, pode passar o Link ou indicar alguém que tenha essas aulas em português?
Suas aulas são ótimas, mas uma dica: ao falar do cristianismo ou qualquer outra religião ou filosofia que seja, procure falar como realmente é, ou não fale nada. Isso engrandecerá seu trabalho, que já é muito bom.
Porque no Gan Eden a presença Divina era mais limitada, Gan significa cerco. Como se fosse um filtro que impedia a luz Divina de se manifestar em total intensidade.
Eu não conheço este livro, nem sabia de sua existência, deve ser novo, se tivesse uma foto de uma das páginas poderia ter uma idéia, para ver se é uma boa indicação.
O senhor disse que o Adam foi criado fora do Gan e foi convencido a ir ao Gan. Mas também disse que ele estava em preparação para ir ao Eden. Então onde estava antes de ir ao Gan?
Obrigado!!! Quando estamos falando de Torah o nome Elo-him pode ser naturalmente pronunciado sem problema nenhum. Há quem diz que da mesma forma que não se pode apelidar um amigo, muito menos pode mudar o Nome de H'. Logo chama-Lo de Elokim seria até um desprezo a Ele.
O senhor disse que o fato da palavra ייצר está se referindo aos instintos do homem. Mas o יצר הרע do homem não foi apenas interior ao mesmo após a ingestão do fruto proibido?
O Ietser é o instinto, este instinto pode ser usado para o bem ou para o mal, depende da situação. Antes de ingerir o fruto o ietzer nunca tinha sido utilizado para o mal.
Sou cristã protestante, estou acompanhado desde a 1° aula pois eu gosto de estudar a Biblia, porém vc dizer que ser cristão é apenas crer em Jesus Cristo como o Messias e poder fazer tudo que esta salvo, vc esta errado nós protestantes cremos que a salvação vem por intermedio do Cristo porém buscamos não viver uma vida de pecado buscamos ser melhores a cada dia nos arrependendo de nossos pecados e tomando outra direção, não basta acreditar em Jesus vai ser salvo e acabou, talvez vc esteja falando de uma ramificação do cristianismo que por sinal ha varias, ser cristão é ter vida de renúncia, renunciar as vontades da carne se arrepender dos pecados e se converter dos maus caminhos.
"Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica." Paulo de Tarso. Mesmo que buscam viver uma vida edificante não é uma obrigação, uma Lei, indispensável para salvação. Não conheço a sua ramificação. Mas como você explica ester versículo: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9). Não pelas obras vem a sua salvação. Outros versículos: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Romanos 10:9) “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus”" (João 3:16-18). "Quem nele crê não é condenado" Aqui não tem porém.
Temos que crê na obra de Cristo pela fé, para ser salvos da condenação do pecado a saber obra essa , propiciação e expiação que gera em nós, justificação, regeneração e santificação... todos tem obra unicamente de Deus ,porém a santificação é Deus em sincronia com o homem creio assim ... Obs: estou gostando das aulas 🔥❤️🙏🏼
A torá , para nós cristãos é a sombra do NT, e o novo TM , é a torá revelada (Cristo) toda obra feita no tabernáculo é um tipo da obra de Cristo,como cordeiro que tira o pecado do mundo, gerando em nós esses três elementos , ele foi (propício) se entregando , me Justificando atraves da sua morte na Cruz verteu seu sangue ( explicação) , me santifica
Sou cristã e não é assim não. Quando aceitamos Yeshua vivemos em novidade de vida mudança de mente mentanoia. Passamos por uma teshuva. Não é simplesmente aceitar temos que seguir os mandamentos do Eterno Tipo aquele que pecava não peque mais....
Muito edificante obrigada por essas aulas
Eu to apredendo muito com suas aulas,eu não imaginava a dimensão de como a historia do mundo poderia ter um processo tão delicado mas totalmente perfeito feito por Deus,os judeus são privilegiados de Deus poder usar o povo de Isrrael naquele tempo mesmo sabendo por você que as intervenções de Deus não era para ter acontecido naqueles momentos.
Baruch HaShem!🎉
Já assisti essa aula 2 vezes porque é muito bom ouvir ele ensinando parabéns que o eterno lhe abençoe
Que shiur belíssimo e profundo. A Torá é linda demais! Muito, muito obrigado.
Shalom poderia me mandar aparte 5 depois. Da 4 pula pra sexta
Muito bom Shiur! É impressionante que os rios que você citou os nomes na aula (Sichon, Tigre e Eufrates) ainda hoje tem os mesmos nomes, e isso é a prova documentada de que todo esse território pertence aos semitas mesmo e grande parte território original conquistado por Israel. Esse pedaço de terra reconhece seus verdadeiros donos e europeus pisarem nesse solo, na minha opinião é halila um sacrílegio!🧿💪🏻📖👍🏻
Que essa aula seja em mérito da plena recuperação do meu amigo José Manuel Silva
Amen
Shalom! 🙂🖖
Essa sequência de estudos profundo, é o primeiro que eu consegui participar,
Me sinto em uma eshiva!
É difícil aprender! Precisa de esforço!
Estudo muito profundo Shalom mury Nova Friburgo RJ
Imperdível
Sendo especial e diferente, por ser mais completo e verdadeiro, além do bom humor e inteligência mais que , ou salomônica, da atualidade 😍💖
Ótimos estudos! Temos que conhecer a Torá.
Noossa!!! Você é lindo
תותח
Grato.
Muito boa aula! So fiquei um pouco meio confusa quanto vc fala Jardim do éden e usa gan eder
São palavras em hebraico, gam significa jardim e edem o local como um todo,,então gam edem é jardim m do edem
Olá, recentemente descobri seu canal e estou gostando muito das aulas. Gostaria que me respondesse se eu, como Bnei Noach, posso acompanhar esses ensinamentos ou, restrinjo meus estudos somente referente as sete leis de Noach? Seria errado eu acompanhar esses ensinamentos, estaria desagradando a H'Shem?
Mais uma questão, No intuito de colaborar com o trabalho para um mundo melhor, estou sempre pensando a respeito de alguns conceitos que, algumas vezes, são propagados de forma que para o ocidente se refere a nuances diferentes do que escrito e concebido por H'Shem.
Abaixo, vou te enviar um texto para sua análise - quando tiver tempo, claro - que mandei para um rabino que estava falando sobre o conceito de livre arbítrio dado pela inteligência artificial, para suas considerações.
Um abraço.
A palavra Livre arbítrio, creio que é um conceito que ainda carece de mais informações a respeito da etimologia da palavra (no trato da língua portuguesa do Brasil). Senão, vejamos:
A palavra é composta, logo, tal composição, primeiro precisa de uma análise em separado das duas palavras que a compõe.
Então veja: a palavra livre, significa que eu gozo de liberdade para determinado fim, para algo, e assim, diante da minha formação social e cultural, tenho conceitos de liberdades construídas durante anos, mas no cume da conceituação, significa que sou eu, quem tem convicção de estabelecer em qual liberdade vivo e me encaixo, o que isso significa e como posso exercer essa liberdade e, que sou senhor de minhas ações e pensamentos em relação a determinado assunto.
Depois temos a palavra arbítrio, que nesse caso, na língua portuguesa do Brasil, não se trata mais de conceituação pessoal e de uma construção sócio cultural, mas de um conceito já predefinido e que significa estabelecer, prescrever, valorar.
Na junção das duas, estabelecendo os critérios conceituais, acima descritos, podemos perceber que se trata de liberdade de estabelecer algo, valorar algo, e assim, essa designação Livre Arbítrio está ligada a valoração livre que posso, ou não fazer, para determinada coisa, para determinado interesse ou estabelecimento de prerrogativas.
Por isso, penso que livre arbítrio e escolha são coisas diferentes.
O livre arbítrio, ao meu ver, tem relação com o valor que estabeleço em minha vida para determinadas coisas, quais nuances e critérios me fazem dar mais ou menos valor para algo, ou para alguma coisa, e, outra questão é: em função desse estabelecimento de valor que eu concebo, e, a valoração que faço, isso torna-se determinante para eu fazer minhas escolhas.
Assim, valoro algo mais ou menos. Assim também dou determinado peso ao valor que estabeleço para decidir em fazer isso ou aquilo. O livre arbítrio existe numa instância primeira, para depois haver a escolha. Grande abraço.
Você tem aulas de kabalah e de numerologia? Se tiver, pode passar o Link ou indicar alguém que tenha essas aulas em português?
Suas aulas são ótimas, mas uma dica: ao falar do cristianismo ou qualquer outra religião ou filosofia que seja, procure falar como realmente é, ou não fale nada. Isso engrandecerá seu trabalho, que já é muito bom.
Eu acho o debate e crítica entre diferentes visões saudável.
Shalom moreh, se adam nao suportaria "a presença de hasem no éden" poque ele suportava no gan éden ?
Porque no Gan Eden a presença Divina era mais limitada, Gan significa cerco. Como se fosse um filtro que impedia a luz Divina de se manifestar em total intensidade.
@@IlanNigri voce conhece a coleçao de livro bereshit palavra por palavra 6 volumes da editora sefer sabe me dizer se eles bem aprofundados?
Qual o nome da coleção?
@@IlanNigri
livro: genesis palavra por palavra
Editora: sefer
Obs: sao 6 livros
Eu não conheço este livro, nem sabia de sua existência, deve ser novo, se tivesse uma foto de uma das páginas poderia ter uma idéia, para ver se é uma boa indicação.
O senhor disse que o Adam foi criado fora do Gan e foi convencido a ir ao Gan. Mas também disse que ele estava em preparação para ir ao Eden. Então onde estava antes de ir ao Gan?
Boa pergunta, a princípio na terra de Israel
@@IlanNigri Obrigado, senhor. Me esclareceu muita coisa :)
O Homem (Adamah) é 70% água.
Ola!
Elokim, e não EloHim
Gostei da aula , ישר כח גדול
Obrigado!!! Quando estamos falando de Torah o nome Elo-him pode ser naturalmente pronunciado sem problema nenhum. Há quem diz que da mesma forma que não se pode apelidar um amigo, muito menos pode mudar o Nome de H'. Logo chama-Lo de Elokim seria até um desprezo a Ele.
@@IlanNigri na reza em português é aconselhável falar Elohim ao invés de Deus ?
O senhor disse que o fato da palavra ייצר está se referindo aos instintos do homem. Mas o יצר הרע do homem não foi apenas interior ao mesmo após a ingestão do fruto proibido?
O Ietser é o instinto, este instinto pode ser usado para o bem ou para o mal, depende da situação. Antes de ingerir o fruto o ietzer nunca tinha sido utilizado para o mal.
@@IlanNigri obrigado
Shalom cadê aparte 5 alguém poderia mandar o link pois não achei aqui
th-cam.com/video/TIGe9SatyVQ/w-d-xo.html
@@IlanNigri obrigado sim vc dá aulas particular essas aulas tem apostilas pra vender
@@fabiosantos8831 infelizmente, não tem apostila.
Ótima aula. Só me lembre por favor o que é esse Espírito q pairava sobre as águas?
Pelo que entendi era o espírito do Messias que já naquele tempo pairava sobre todas as coisas.
Sou cristã protestante, estou acompanhado desde a 1° aula pois eu gosto de estudar a Biblia, porém vc dizer que ser cristão é apenas crer em Jesus Cristo como o Messias e poder fazer tudo que esta salvo, vc esta errado nós protestantes cremos que a salvação vem por intermedio do Cristo porém buscamos não viver uma vida de pecado buscamos ser melhores a cada dia nos arrependendo de nossos pecados e tomando outra direção, não basta acreditar em Jesus vai ser salvo e acabou, talvez vc esteja falando de uma ramificação do cristianismo que por sinal ha varias, ser cristão é ter vida de renúncia, renunciar as vontades da carne se arrepender dos pecados e se converter dos maus caminhos.
"Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica." Paulo de Tarso.
Mesmo que buscam viver uma vida edificante não é uma obrigação, uma Lei, indispensável para salvação.
Não conheço a sua ramificação.
Mas como você explica ester versículo: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9). Não pelas obras vem a sua salvação.
Outros versículos:
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Romanos 10:9)
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus”" (João 3:16-18).
"Quem nele crê não é condenado" Aqui não tem porém.
Temos que crê na obra de Cristo pela fé, para ser salvos da condenação do pecado a saber obra essa , propiciação e expiação que gera em nós, justificação, regeneração e santificação...
todos tem obra unicamente de Deus ,porém a santificação é Deus em sincronia com o homem creio assim ...
Obs: estou gostando das aulas 🔥❤️🙏🏼
Me explica o que seria propiciação, expiação,justificação, regeneração e santificação de acordo com o seu vocabulário.
A torá , para nós cristãos é a sombra do NT, e o novo TM , é a torá revelada (Cristo) toda obra feita no tabernáculo é um tipo da obra de Cristo,como cordeiro que tira o pecado do mundo, gerando em nós esses três elementos , ele foi (propício) se entregando , me Justificando atraves da sua morte na Cruz verteu seu sangue ( explicação) , me santifica
Uma pena que vc não acredita em Yeshua HaMashiach
Sou cristã e não é assim não. Quando aceitamos Yeshua vivemos em novidade de vida mudança de mente mentanoia. Passamos por uma teshuva. Não é simplesmente aceitar temos que seguir os mandamentos do Eterno Tipo aquele que pecava não peque mais....