Olá amigo sou do Brasil balneário Camboriú vi um video seu no youtube estou buscando conhecer mais sobre servidor e hardware para áudio Parece uma boa alternativa para quem quer usar em shows ao vivo uma vez que usa o pc apenas para processar a daw. Não vi nada em português.. poderia fazer um video explicando bem como é, como funciona e oque é necessário para esse sistema? Quais opções de servidor hardware existem no mercado que possamos usar plugins livrementes Gratidão e parabéns por seus conhecimentos..
Prazer em conhecê-lo, amigo, e agradeço pelo interesse em meu canal. O tema que você sugeriu é maravilhoso e o momento para falar dele será muito em breve, já que a Waves acabou de lançar seu SuperRack LiveBox. Abraços!
latência é o delay, tudo que leva um tempo para ir de um ponto a outro é a latência, no áudio profissional tem essa nomenclatura, não se trata de demora, pois depende de processamento, portanto, cada equipamento tem um determinada latência a depender de seu processamento interno. consulte um técnico de som...
Muito obrigado, Samucaa e Jaime! Latência é o tempo em que todo equipamento digital consome para receber áudio analógico em sua entrada (conversão A/D - Analógica/Digital), fazer internamente o processo proposto neste áudio e devolvê-lo em formato analógico na sua saída (conversão D/A - Digital/Analógica). Todo equipamento digital tem latência e todo equipamento 100% analógico, não latência. O resultado da latência é um ligeiro atraso no som, que pode ser percebido principalmente pelos músicos que cantam ou tocam seus instrumentos no palco e ouvem a si mesmos com um ligeiro atraso nos fones de ouvido ou caixas de som. Se o atraso for maior que 5ms (eu diria) você já começa a perceber que existe um atraso ali. Acima de 20ms de latência já fica difícil tocar/cantar junto.. espero ter ajudado. Abraços!
Amigo preciso de uma ajuda sua, uso o plug-in Pitch Shifth tem uma versão dele ao vivo. Me ajudaria demais fazer um personagem que uso o Pich no Sounde forge mas só gravado
Me surgiu outra dúvida... estamos vendo de comprar esse ecossistema para a nossa igreja, mas eles tem diversas opções de servidores diferentes. Nós gostaríamos de processar todos os 32 canais da mesa, busses e etc. Será que um Proton como esse seria suficiente? E qual seria a diferença de utilizar por exemplo um Mac com bastante RAM e bom processador com a mesa via USB? Obrigado desde já!
O Proton, na minha opinião, não é suficiente para a maioria dos casos, especialmente em um setup de 32 canais. Vale também ressaltar, que você tem a possibilidade de criar o seu próprio servidor Waves a partir de um PC. Eu recentemente fiz o meu servidor Waves a partir de um mini desktop Lenovo M93p Tiny. Me custou 200 Euros (aprox. R$ 1100) e a performance é impressionante. Um servidor Waves com a mesma performance provavelmente custará umas 8 vezes mais. A diferença no uso do servidor dedicado, ao invés de usar um "Mac com bastante RAM", é que com o uso do servidor DSP dedicado você terá a possibilidade de ter áudio com baixa latência (a partir de 0,8 milissegundos) no seu sistema SuperRack ou LV1, o que é fundamental para uso ao vivo ou em gravação em estúdio. Quanto mais potente for o servidor DSP dedicado, menor poderá ser a latência do seu sistema e maior a quantidade de plugins que você poderá usar. O que aumenta a carga sobre o processador é latência baixa e número de instâncias de plugins utilizados. Abraços!
Consigo utilizar o soubdgrid apenas para mixar para o ao vivo, sem retornar a mesa? Porém utilizando na mesa a placa x-USB? Obrigado pelos vídeos e abraço
excelente o video!! Só tenho uma duvida, com somente esse card na x32 conseguiríamos mandar as tracks multipistas para um pc em uma sala e fazer a mix em uma DAW (Ex: Logic, Pro Tools, Reaper)? saindo um cabo cat6 do card DN32-WSG na x32 para o pc ? e voltar em dois canais em card na x32?
Muito obrigado, Gabriel. Sim, seria possível, mas todas as conexões SoundGrid têm que passar pelo switch principal. Então seria: Cartão DN32 instalado na X32 > Switch > PC. Essa comunicação obviamente é bidirecional através de apenas um cabo. Abraços!
Amigo, aqui neste link há uma lista de máquinas / componentes que você pode utilizar para montar seu servidor. Eu escolhi modelos UFF, que já vem prontos e são pequenas ocupando meia unidade de rack. Estou muito satisfeito. Aí vai: github.com/TheLazyGeekGuy/DIY-Waves-Soundgrid-Server
Ótimo vídeo! Já li bastante sobre esse sistema há um tempo atrás, através do material disponibilizado pela própria Waves no site, achei incrível esse protocolo de áudio através da rede, e agora me esbarrei com ele de novo. Contudo, estou realmente curioso a respeito da diferença no resultado final, ou seja, houve de fato um ganho compensatório na transmissão das lives? Esse pessoal dessa igreja tem algum canal em alguma plataforma onde as lives ficam salvas? Eu gostaria muito de poder ouvir as transmissões antes e depois da implementação desse sistema, pois creio que um bom profissionalfaria um trabalho muito bom usando somente a X32 ou console similar. Muito obrigado!!
Bela colocação, João! Para se ter uma boa mix na transmissão é necessário a combinação de talento musical e atitude profissional por parte dos músicos, um bom engenheiro de mixagem (usando monitoração adequada) e o equipamento em si. Nesse caso, o cliente tinha este resultado antes do sistema: th-cam.com/video/7d1TePO5imc/w-d-xo.html e hoje está neste patamar: th-cam.com/video/7d1TePO5imc/w-d-xo.html . Enfim, ainda há bastante espaço para melhoras, mas é visível a diferença que eles já obtiveram após a instalação do sistema. Abraços!
Muito bom o vídeo Eu consigo trabalhar com o superrack apenas usando o card padrak USB da X32 e um bom computador? Essa latência seria mais para streaming ou no proprio PA tem um impacto muito forte? Sou novato no audio🙏🏻
Olá, amigo! Sim, vc consegue, mas agora existe uma versão própria para isso, muito mais acessível (USD 99) que se chama SuperRack Performer. Ela não requer switch de rede e servidor de plugins, mas vc pode utilizar a porta USB presente no card padrão da X32 (X-Live ou X-USB) para enviar áudio da mesa para o SuperRack e vice-versa. O lado negativo é que você terá uma latência bem mais elevada do que no sistema que eu descrevo no vídeo, mas essa latência é aceitável se você estiver usando sua x32 para mixar áudio para internet por exemplo. Se você utilizar uma mesma X32 para processar os inserts dos canais dos músicos e para mixar PA ou Streaming, a latência do processamento via USB vai ser excessiva para que os músicos se ouçam sem latência. Neste caso, o sistema que eu mostro no vídeo é o mais recomendado. Abraços!
Muito bom... O que você diz da diferença de uso de roteamento etc do Soundgrid para o protocolo Dante? Custo benefício, integração, possibilidades de uso etc...
Olá, Sr. Kaioh, o sistema SoundGrid funciona em uma rede Ethernet dedicada, ou seja, não posso utilizar a rede para obter acesso à internet, por exemplo. Já o Dante pode trafegar em uma infraestrutura de rede já existente, onde trafega internet, dados, etc.. Enfim, vai muito da necessidade da sua aplicação, mas para usar plugins Waves em um sistema Dante você precisa do ‘Hear Technologies WSG Bridge for Dante’ que é um dispositivo bem caro. Enfim, dependendo da mesa, existem outras formas de obter acesso aos plugins com cartões adaptadores próprios ou fazendo a comunicação via MADI. Abraços!
@@EnginearAudio é possivel adquirir o combo aqui no brasil, para yamaha CL5? qual combo vc aconselha, proton, server one C ou Bridge for dante? Muito obrigado
Olá, Levi! Tudo bem? Obviamente se você puder dispor da opção “bridge for Dante”, você obterá maior flexibilidade no teu sistema, especialmente se você pretende distribuir áudio ao longo do teu campus. Acerca do combo, é preciso verificar qual a disponibilidade que o importador oficial no Brasil, a GSB Pro Audio, oferece. Procure o querido Vlad Ganzerla para obter cotações e maiores informações. Abraços!
Olá, Levi! Tudo bem? Obviamente se você puder dispor da opção “bridge for Dante”, você obterá maior flexibilidade no teu sistema, especialmente se você pretende distribuir áudio ao longo do teu campus. Acerca do combo, é preciso verificar qual a disponibilidade que o importador oficial no Brasil, a GSB Pro Audio, oferece. Procure o querido Vlad Ganzerla para obter cotações e maiores informações. Abraços!
Meu nobre ! O multiRack soundgrid ainda é impossível para minha igreja Mas o MultiRack nativo com A possibilidade de reconhecer o ASIO facilita. Claro que alta latência. Mas ajuda A dúvida é a seguinte, Vc está usando o mesmo master para ao vivo e o mesmo master para Live ?
Obrigado, amigo! Minha recomendação é que você compre o servidor mais poderoso que você possa comprar! E se puder, compre dois, para ter redundância. Como acho q servidores são muito caros, eu mesmo fiz o meu, na verdade fiz dois. A Waves liberou o código fonte para tal, não é pirataria, mas eles também não oferecem suporte a servidores DIY (caseiros). Para mais informações em servidores caseiros, visite: github.com/TheLazyGeekGuy/DIY-Waves-Soundgrid-Server Se precisar de ajuda para fazê-lo posso te indicar alguém no Brasil que o faça de forma remota. Abraços!
Então...2 anos depois! Veja se pode me ajudar nessa configuração. Quais as possibilidades Temos uma X32>DBX VIA AES-EBU>DL32 VIA CAT6. Como seria meu routeamento, pois preciso mixsr ao vivo para o PA, de 8 vias em Estéreo, e ainda mandar os canais para outro pc (DAW) para mixar para as redes sociais. Pode ajudar? Shalom!
Amigo, se entendi bem, seus inputs são conectados através de uma stagebox que é uma DL32, conectada à tua X32 via Cat6. Certo? Seus outputs(saídas) são via AES/EBU para um processador DBX Driverack, certo? As possibilidades de roteamento são quase infinitas, mas em teu caso, eu usaria a rede Soundgrid para transmitir áudio da X32 para o teu computador onde a mix deve ser feito em uma DAW (Reaper, provavelmente). Para tal, preciso interligar o computador e a mesa usando o switch de rede Soundgrid principal (o mesmo onde estarão conectados o servidor Waves, o cartão X-WSG, o computador hospedeiro (Host) do software Soundgrid (neste caso o software é o SuperRack Soundgrid) e o computador da gravação (que precisará ter o Waves SG Driver instalado na mesma versão numérica que teu SuperRack está ). Tudo é interligado via cabo de rede Cat 5E ou superior e o roteamento deverá ser feito no painel Patch do SuperRack Soundgrid. Vale lembrar que o clock de cada peça do sistema deverá ser escolhido com muito cuidado. Outra coisa que você poderia fazer é colocar um outro computador nessa rede e usá-lo no palco para tocar trilhas pré-gravadas (chamadas no Brasil de “VS”) junto com a banda. Para tal basta instalar o Waves SG Driver (gratuito) que fará com que teu computador seja visto como uma fonte/receptor de áudio Soundgrid no sistema. Ou seja, nem precisa de interface de áudio no palco!! Abraços!
Boa tarde e a paz amigo, muito bom esse video e esse sistema top´dos tops .... Preciso de um Help kkk....Eu tenho a SuperRack instalado aqui no meu Pc e a minha duvida: Se eu estiver usando uma interface de audio com 16 in/out, eu posso direcionar todas as saidas pra 1e2 ou seja LR da interface? desde ja agradeço sua atenção e parabens pelos videos muito Top......
Olá, @Central Estúdio, muito obrigado pelas gentis palavras! Não, não é possível, direcionar todas as saídas para o L/R da Interface, pois o Super Rack não realiza mixagem, ele não tem bus de mixagem. Por esse motivo não é possível assinalar a saída de dois racks para a mesma saída física. Os programas ideais da Waves para este caso são "SoundGrid Studio + eMotion ST" e o "eMotion LV1" Mixer. Abraços!
Funciona sim, meu amigo. Existe uma interface da Waves chamada BR1 (www.waves.com/hardware/soundgrid-br1) que pode ser usada nas Presonus Studiolive equipadas com interface de rede AVB, transformando-as em interfaces SoundGrid. Abraços!
Parabéns Tairo! Existe um console próprio da soundgrid? Ou como vc explica qualquer um que aceite o protocolo reproduz os plugins da Wave. Espero ter explicado minha dúvida. Abraço.
Muito obrigado, Genivaldo! Sim, existe é o LV1, que na verdade é um mixer em formato de software que roda em um computador (PC/MAC) e utiliza de interfaces I/O Soundgrid (Stageboxes, ou até mesmo mesas equipadas com cartões Soundgrid), um servidor Waves para processar os plugins (você também pode criar o teu próprio servidor a partir de um computador) e um switch Ethernet gigabit para conectar todas as partes. Geralmente os usuários LV1 utilizam telas touchscreen para obter controle tátil sobre o sistema e também podem usar faders midi para tal. É um sistema muito versátil que tem conquistado muitos técnicos mundo afora. Obrigado pela mensagem. Abraços!
Olá, amigo! Atualmente, não dá pra utilizar a combinação servidor+Super Rack+ UI24R com latência de 0,8 ms, pq a Ui24R não pode ser utilizada como uma interface de entrada e saída SoundGrid. Abraços!
@@EnginearAudio Amigo, o que vc fala nesse video é uma aula de ouro ! RIQUEZA PURA !!!! kkk. Assim, vc disse que não dar pra usar com ui24r. Eu por exemplo usava multirack com a xr18 da behringer com latencia de 512ms. Usando o a mesa pra ao vivo e o multirack pra live. Como a Live não faz "diferenca" esa latencia, que pode ser corrida ocm video. Eu tenho como usar a Xr18 nesse mesmo proposito? No caso, o sistema Soundgrid é para possibilitar a latencia extremamente baixa, mas consigo utilizar o programa sem ele, certo?
Gostei muito do vídeo, mas tenho uma dúvida. Os plugins ficam instalados no servidor ou no computador? Se eu já tiver alguns plugins comprados na loja da waves posso utilizar nesse sistema? abraço
Olá, Alexandre, tudo bem? Os plugins são instalados no computador hospedeiro e suas respectivas licenças também, através do app Waves Central. Sim, vc pode usar os teus plugins waves neste sistema. Abraços!
Parabéns pelo seu trabalho de alta qualidade em informações.
Obrigado pela confiança, amigo! 😊
Nossa! Faz 2 anos que comentei aqui. Na época nao entendi muito, apesar da boa explicação...,
Os cara do analógico pira!!! Rolo de fita heim...
Meu irmão que vídeo sensacional, uma verdadeira aula, obrigado por compartilhar, sucesso.
primeira vez que vejo video seu meu amigo, e foi uma bomba de ouro nos meus ouvidos!
Muito obrigado, amigo! Espero que isso seja uma coisa boa! 😁 Abraços!
Olá amigo sou do Brasil balneário Camboriú
vi um video seu no youtube estou buscando conhecer mais sobre servidor e hardware para áudio
Parece uma boa alternativa para quem quer usar em shows ao vivo uma vez que usa o pc apenas para processar a daw.
Não vi nada em português..
poderia fazer um video explicando bem como é, como funciona e oque é necessário para esse sistema?
Quais opções de servidor hardware existem no mercado que possamos usar plugins livrementes
Gratidão e parabéns por seus conhecimentos..
Prazer em conhecê-lo, amigo, e agradeço pelo interesse em meu canal.
O tema que você sugeriu é maravilhoso e o momento para falar dele será muito em breve, já que a Waves acabou de lançar seu SuperRack LiveBox. Abraços!
Aula top
Conteúdo excelente!! Parabéns!!
Seus vídeos sempre são aulas extraordinárias.
Parabéns mano, que o Senhor te recompense pela dedicação em ajudar a comunidade.
Abraço.
Muito obrigado, Paulo Henrique. Agradeço pelo carinho, abraços!
Top D++++
Muito TOP o conteudo, estou na busca de aplicar desta maneira lá na Igreja!!!
Puta entrevista, "DUCA" Parabéns !
Muito obrigado, querido @vladganzerla!
Parabéns pelo vídeo pela didática. Muito bom excelente canal uns dos melhores que conheço. Essa cara aí manja d+
Muito obrigado!!
Fantástico tudo isso!
show
MUITO OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Parabéns pelo vídeo Tairo, muito bom. Já tive alguns ideias aqui...kkkk... Grande abraço!
Que maravilha! Obrigado e abraços!
Excelente !
Muito obrigado!
Sensacional Tairo. Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado, amigo!
Mestre Tairo! Ainda esperando esse Vídeo sobre o sistema de Monitoramento pessoal da Allen&Heath de 40 canais! 🤩
Muito bom!!! Explica um pouco sobre latência não entendi oq é ainda!! Obg
latência é o delay, tudo que leva um tempo para ir de um ponto a outro é a latência, no áudio profissional tem essa nomenclatura, não se trata de demora, pois depende de processamento, portanto, cada equipamento tem um determinada latência a depender de seu processamento interno. consulte um técnico de som...
Muito obrigado, Samucaa e Jaime! Latência é o tempo em que todo equipamento digital consome para receber áudio analógico em sua entrada (conversão A/D - Analógica/Digital), fazer internamente o processo proposto neste áudio e devolvê-lo em formato analógico na sua saída (conversão D/A - Digital/Analógica). Todo equipamento digital tem latência e todo equipamento 100% analógico, não latência. O resultado da latência é um ligeiro atraso no som, que pode ser percebido principalmente pelos músicos que cantam ou tocam seus instrumentos no palco e ouvem a si mesmos com um ligeiro atraso nos fones de ouvido ou caixas de som. Se o atraso for maior que 5ms (eu diria) você já começa a perceber que existe um atraso ali. Acima de 20ms de latência já fica difícil tocar/cantar junto.. espero ter ajudado. Abraços!
Amigo preciso de uma ajuda sua, uso o plug-in Pitch Shifth tem uma versão dele ao vivo. Me ajudaria demais fazer um personagem que uso o Pich no Sounde forge mas só gravado
te sigo a um bom tempo e eu quero muito esse sistema. onde consigo um curso em português
Muito obrigado, Jefferson! Infelizmente não há treinamento da marca em língua portuguesa no momento. Abraços!
Muito fop o vídeo! Terá mais vídeos sobre a plataforma soundgrid?? Ancioso
Muito obrigado, Lucas! Sim, teremos mais vídeos sobre Soundgrid em breve. Abraços!
toppppp
Me surgiu outra dúvida... estamos vendo de comprar esse ecossistema para a nossa igreja, mas eles tem diversas opções de servidores diferentes. Nós gostaríamos de processar todos os 32 canais da mesa, busses e etc. Será que um Proton como esse seria suficiente?
E qual seria a diferença de utilizar por exemplo um Mac com bastante RAM e bom processador com a mesa via USB? Obrigado desde já!
O Proton, na minha opinião, não é suficiente para a maioria dos casos, especialmente em um setup de 32 canais. Vale também ressaltar, que você tem a possibilidade de criar o seu próprio servidor Waves a partir de um PC. Eu recentemente fiz o meu servidor Waves a partir de um mini desktop Lenovo M93p Tiny. Me custou 200 Euros (aprox. R$ 1100) e a performance é impressionante. Um servidor Waves com a mesma performance provavelmente custará umas 8 vezes mais.
A diferença no uso do servidor dedicado, ao invés de usar um "Mac com bastante RAM", é que com o uso do servidor DSP dedicado você terá a possibilidade de ter áudio com baixa latência (a partir de 0,8 milissegundos) no seu sistema SuperRack ou LV1, o que é fundamental para uso ao vivo ou em gravação em estúdio. Quanto mais potente for o servidor DSP dedicado, menor poderá ser a latência do seu sistema e maior a quantidade de plugins que você poderá usar. O que aumenta a carga sobre o processador é latência baixa e número de instâncias de plugins utilizados. Abraços!
Consigo utilizar o soubdgrid apenas para mixar para o ao vivo, sem retornar a mesa? Porém utilizando na mesa a placa x-USB? Obrigado pelos vídeos e abraço
Não, amigo. Existem outros softwares da Waves para tal finalidade, sendo o principal deles o famoso LV1. Abraços!
Muito bom mano!! Mais um seguidor aqui
Muito obrigado, Eder!
excelente o video!! Só tenho uma duvida, com somente esse card na x32 conseguiríamos mandar as tracks multipistas para um pc em uma sala e fazer a mix em uma DAW (Ex: Logic, Pro Tools, Reaper)?
saindo um cabo cat6 do card DN32-WSG na x32 para o pc ?
e voltar em dois canais em card na x32?
Muito obrigado, Gabriel. Sim, seria possível, mas todas as conexões SoundGrid têm que passar pelo switch principal. Então seria: Cartão DN32 instalado na X32 > Switch > PC. Essa comunicação obviamente é bidirecional através de apenas um cabo. Abraços!
Eu posso eu mesmo montar meu servidor soundgrid por exemplo um i9 32Gb?
Amigo, aqui neste link há uma lista de máquinas / componentes que você pode utilizar para montar seu servidor. Eu escolhi modelos UFF, que já vem prontos e são pequenas ocupando meia unidade de rack. Estou muito satisfeito. Aí vai:
github.com/TheLazyGeekGuy/DIY-Waves-Soundgrid-Server
Ótimo vídeo! Já li bastante sobre esse sistema há um tempo atrás, através do material disponibilizado pela própria Waves no site, achei incrível esse protocolo de áudio através da rede, e agora me esbarrei com ele de novo. Contudo, estou realmente curioso a respeito da diferença no resultado final, ou seja, houve de fato um ganho compensatório na transmissão das lives? Esse pessoal dessa igreja tem algum canal em alguma plataforma onde as lives ficam salvas? Eu gostaria muito de poder ouvir as transmissões antes e depois da implementação desse sistema, pois creio que um bom profissionalfaria um trabalho muito bom usando somente a X32 ou console similar. Muito obrigado!!
Bela colocação, João! Para se ter uma boa mix na transmissão é necessário a combinação de talento musical e atitude profissional por parte dos músicos, um bom engenheiro de mixagem (usando monitoração adequada) e o equipamento em si. Nesse caso, o cliente tinha este resultado antes do sistema: th-cam.com/video/7d1TePO5imc/w-d-xo.html e hoje está neste patamar: th-cam.com/video/7d1TePO5imc/w-d-xo.html . Enfim, ainda há bastante espaço para melhoras, mas é visível a diferença que eles já obtiveram após a instalação do sistema. Abraços!
Muito bom o vídeo
Eu consigo trabalhar com o superrack apenas usando o card padrak USB da X32 e um bom computador?
Essa latência seria mais para streaming ou no proprio PA tem um impacto muito forte?
Sou novato no audio🙏🏻
Olá, amigo! Sim, vc consegue, mas agora existe uma versão própria para isso, muito mais acessível (USD 99) que se chama SuperRack Performer. Ela não requer switch de rede e servidor de plugins, mas vc pode utilizar a porta USB presente no card padrão da X32 (X-Live ou X-USB) para enviar áudio da mesa para o SuperRack e vice-versa. O lado negativo é que você terá uma latência bem mais elevada do que no sistema que eu descrevo no vídeo, mas essa latência é aceitável se você estiver usando sua x32 para mixar áudio para internet por exemplo. Se você utilizar uma mesma X32 para processar os inserts dos canais dos músicos e para mixar PA ou Streaming, a latência do processamento via USB vai ser excessiva para que os músicos se ouçam sem latência. Neste caso, o sistema que eu mostro no vídeo é o mais recomendado. Abraços!
Muito bom... O que você diz da diferença de uso de roteamento etc do Soundgrid para o protocolo Dante?
Custo benefício, integração, possibilidades de uso etc...
Olá, Sr. Kaioh, o sistema SoundGrid funciona em uma rede Ethernet dedicada, ou seja, não posso utilizar a rede para obter acesso à internet, por exemplo. Já o Dante pode trafegar em uma infraestrutura de rede já existente, onde trafega internet, dados, etc.. Enfim, vai muito da necessidade da sua aplicação, mas para usar plugins Waves em um sistema Dante você precisa do ‘Hear Technologies WSG Bridge for Dante’ que é um dispositivo bem caro. Enfim, dependendo da mesa, existem outras formas de obter acesso aos plugins com cartões adaptadores próprios ou fazendo a comunicação via MADI. Abraços!
@@EnginearAudio é possivel adquirir o combo aqui no brasil, para yamaha CL5? qual combo vc aconselha, proton, server one C ou Bridge for dante? Muito obrigado
Olá, Levi! Tudo bem? Obviamente se você puder dispor da opção “bridge for Dante”, você obterá maior flexibilidade no teu sistema, especialmente se você pretende distribuir áudio ao longo do teu campus. Acerca do combo, é preciso verificar qual a disponibilidade que o importador oficial no Brasil, a GSB Pro Audio, oferece. Procure o querido Vlad Ganzerla para obter cotações e maiores informações. Abraços!
Olá, Levi! Tudo bem? Obviamente se você puder dispor da opção “bridge for Dante”, você obterá maior flexibilidade no teu sistema, especialmente se você pretende distribuir áudio ao longo do teu campus. Acerca do combo, é preciso verificar qual a disponibilidade que o importador oficial no Brasil, a GSB Pro Audio, oferece. Procure o querido Vlad Ganzerla para obter cotações e maiores informações. Abraços!
100%!
Meu nobre ! O multiRack soundgrid ainda é impossível para minha igreja
Mas o MultiRack nativo com A possibilidade de reconhecer o ASIO facilita. Claro que alta latência. Mas ajuda
A dúvida é a seguinte,
Vc está usando o mesmo master para ao vivo e o mesmo master para Live ?
Parabéns pelo vídeos broh!
Estou usando super rack.
Porém vou trocar pro servidor
Qual vc me indica um acima desse que vc tem ?
Obrigado, amigo!
Minha recomendação é que você compre o servidor mais poderoso que você possa comprar! E se puder, compre dois, para ter redundância. Como acho q servidores são muito caros, eu mesmo fiz o meu, na verdade fiz dois. A Waves liberou o código fonte para tal, não é pirataria, mas eles também não oferecem suporte a servidores DIY (caseiros). Para mais informações em servidores caseiros, visite: github.com/TheLazyGeekGuy/DIY-Waves-Soundgrid-Server
Se precisar de ajuda para fazê-lo posso te indicar alguém no Brasil que o faça de forma remota. Abraços!
👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Então...2 anos depois!
Veja se pode me ajudar nessa configuração.
Quais as possibilidades Temos uma X32>DBX VIA AES-EBU>DL32 VIA CAT6.
Como seria meu routeamento, pois preciso mixsr ao vivo para o PA, de 8 vias em Estéreo, e ainda mandar os canais para outro pc (DAW) para mixar para as redes sociais. Pode ajudar? Shalom!
Amigo, se entendi bem, seus inputs são conectados através de uma stagebox que é uma DL32, conectada à tua X32 via Cat6. Certo? Seus outputs(saídas) são via AES/EBU para um processador DBX Driverack, certo?
As possibilidades de roteamento são quase infinitas, mas em teu caso, eu usaria a rede Soundgrid para transmitir áudio da X32 para o teu computador onde a mix deve ser feito em uma DAW (Reaper, provavelmente). Para tal, preciso interligar o computador e a mesa usando o switch de rede Soundgrid principal (o mesmo onde estarão conectados o servidor Waves, o cartão X-WSG, o computador hospedeiro (Host) do software Soundgrid (neste caso o software é o SuperRack Soundgrid) e o computador da gravação (que precisará ter o Waves SG Driver instalado na mesma versão numérica que teu SuperRack está ). Tudo é interligado via cabo de rede Cat 5E ou superior e o roteamento deverá ser feito no painel Patch do SuperRack Soundgrid. Vale lembrar que o clock de cada peça do sistema deverá ser escolhido com muito cuidado.
Outra coisa que você poderia fazer é colocar um outro computador nessa rede e usá-lo no palco para tocar trilhas pré-gravadas (chamadas no Brasil de “VS”) junto com a banda. Para tal basta instalar o Waves SG Driver (gratuito) que fará com que teu computador seja visto como uma fonte/receptor de áudio Soundgrid no sistema. Ou seja, nem precisa de interface de áudio no palco!!
Abraços!
Boa tarde e a paz amigo, muito bom esse video e esse sistema top´dos tops .... Preciso de um Help kkk....Eu tenho a SuperRack instalado aqui no meu Pc e a minha duvida: Se eu estiver usando uma interface de audio com 16 in/out, eu posso direcionar todas as saidas pra 1e2 ou seja LR da interface? desde ja agradeço sua atenção e parabens pelos videos muito Top......
Olá, @Central Estúdio, muito obrigado pelas gentis palavras! Não, não é possível, direcionar todas as saídas para o L/R da Interface, pois o Super Rack não realiza mixagem, ele não tem bus de mixagem. Por esse motivo não é possível assinalar a saída de dois racks para a mesma saída física. Os programas ideais da Waves para este caso são "SoundGrid Studio + eMotion ST" e o "eMotion LV1" Mixer. Abraços!
Opa amigo, blz? Tem idéia de preço dessas ferramentas?
Bom dia, meu amigo. Video sensacional! Me tire uma duvida, por favor. Este sistema da Waves funciona na PreSonus?
Funciona sim, meu amigo. Existe uma interface da Waves chamada BR1 (www.waves.com/hardware/soundgrid-br1) que pode ser usada nas Presonus Studiolive equipadas com interface de rede AVB, transformando-as em interfaces SoundGrid. Abraços!
Olá meu amigo , consigo fazer isso com Lv1?
Sim, amigo, a LV1 é feita exatamente para tal. Abraços.
Parabéns Tairo! Existe um console próprio da soundgrid? Ou como vc explica qualquer um que aceite o protocolo reproduz os plugins da Wave. Espero ter explicado minha dúvida. Abraço.
Muito obrigado, Genivaldo! Sim, existe é o LV1, que na verdade é um mixer em formato de software que roda em um computador (PC/MAC) e utiliza de interfaces I/O Soundgrid (Stageboxes, ou até mesmo mesas equipadas com cartões Soundgrid), um servidor Waves para processar os plugins (você também pode criar o teu próprio servidor a partir de um computador) e um switch Ethernet gigabit para conectar todas as partes. Geralmente os usuários LV1 utilizam telas touchscreen para obter controle tátil sobre o sistema e também podem usar faders midi para tal. É um sistema muito versátil que tem conquistado muitos técnicos mundo afora.
Obrigado pela mensagem. Abraços!
Amigo, da pra usar esse tipo de equipamento em um Soundcrafter Ui24?
Olá, amigo! Atualmente, não dá pra utilizar a combinação servidor+Super Rack+ UI24R com latência de 0,8 ms, pq a Ui24R não pode ser utilizada como uma interface de entrada e saída SoundGrid. Abraços!
@@EnginearAudio Entendo! Muito obrigado por trazer informações valiosas em relação a valores mais ou menos quanto é gasto em um sistema como esse??
@@NCStudiooficial procure a GSB pro áudio no Brasil, pois eles são os distribuidores da Waves no Brasil. Abraços!
@@EnginearAudio Amigo, o que vc fala nesse video é uma aula de ouro ! RIQUEZA PURA !!!! kkk.
Assim, vc disse que não dar pra usar com ui24r. Eu por exemplo usava multirack com a xr18 da behringer com latencia de 512ms. Usando o a mesa pra ao vivo e o multirack pra live. Como a Live não faz "diferenca" esa latencia, que pode ser corrida ocm video. Eu tenho como usar a Xr18 nesse mesmo proposito? No caso, o sistema Soundgrid é para possibilitar a latencia extremamente baixa, mas consigo utilizar o programa sem ele, certo?
o que vc acha do sistema da Uad ???
Nunca usei, mas a reputação deles é excelente.
Os retornos também estão sendo processados pelo Waves?
Os retornos são produto das mixes que cada músico faz em seus Powerplay P16, que recebem 16 canais processados pelo sistema Waves.
@@EnginearAudio Entendi! Obrigado mano!
Ola amigo, o sistema compra na propria waves
No Brasil vc pode comprar com a GSB Pro Audio
Me passa seu whatssupp tenho o super rack mas uso direto no meu pc usando a placa da mesa mesmo
Meu e dimas
Gostei muito do vídeo, mas tenho uma dúvida. Os plugins ficam instalados no servidor ou no computador? Se eu já tiver alguns plugins comprados na loja da waves posso utilizar nesse sistema? abraço
Olá, Alexandre, tudo bem? Os plugins são instalados no computador hospedeiro e suas respectivas licenças também, através do app Waves Central. Sim, vc pode usar os teus plugins waves neste sistema. Abraços!
Esse sistema já é comercializado no Brasil?
Tem como estudar em português?
Sim, é comercializado pela GSB e não creio que haja treinamento em português no site da marca. Abraços!
Me leva pra trabalhar com voce..
Rapaz, é muito bom, mas não desejo pra ninguém! 😂 Abraços!
Qual o valor dessa brincadeira?
Quem tem essa resposta é Vlad Ganzerla, da GSB Pro Audio de São Paulo!
I did not understand maybe you should do one in english but you have nice set up.
I’m sorry, Morjoyes. Please try to see the video on a laptop or computer and activate the subtitles/ automatic translation. Thanks!