SIDDARTHA GAUTAMA - BUDA O ILUMINADO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
  • Buda (Siddartha Gautama) nasceu por volta do ano de 563 a. C. na localidade de Kapilavastu, capital do reino de Sakia, na região setentrional e montanhosa da Índia que hoje faz parte do território do Nepal.
    Filho de Sudoana, chefe de uma oligarquia tribal da dinastia Sakia, e de Mahamaya, ficou órfão de mãe sete dias após seu nascimento.
    Diz a tradição que, uma noite antes do parto, sua mãe sonhou que um elefante branco lhe penetrava o ventre. Os brâmanes interpretaram que a criança se tornaria um monarca universal ou um místico de altíssima hierarquia, um Buda.
    Sua mãe deu a luz ao ar livre, nas pradarias de Lumbini, durante uma visita a seus pais, local onde se ergue um monumento comemorativo.
    Durante o batismo de Buda os brâmanes se reuniram e confirmaram a profecia sobre o menino e acrescentaram que se ele permanecesse no palácio paterno reinaria sobre o mundo.
    Porém, seu pai o educou na abundância e no luxo, sendo preparado para ser um guerreiro e líder político tornando-se o seu sucessor.
    Com 16 anos, Buda casou-se com sua prima Yaçodhara, que lhe deu um filho de nome Rahula.
    Nessa época, a vida na Índia era difícil, os habitantes eram numerosos, o alimento escasso, e a divisão dos bens desigual, de modo que a fome e a miséria se integravam no dia a dia da maior parte da população.
    Segundo os textos sagrados, Siddartha, jovem, rico e bem casado, tinha tudo para se sentir satisfeito, porém demonstrava tendência para a meditação e para o pensamento filosófico e espiritual.
    Miséria, velhice, doença e morte eram problemas dos quais jamais pensara em seus 29 anos de idade, até descobri-los em um passeio pela cidade.
    Foi para ele um choque, em contraste com a beleza de sua esposa e de seu filho e com o luxo que os cercava. A realidade passou a impressioná-lo.
    Essa perplexidade foi se avolumando pouco a pouco, até o momento de raspar a cabeça em sinal de humildade, e trocar a suas suntuosas roupas pelo despretensioso traje amarelo dos monges.
    Buda afastou-se do palácio, abandonando família, bens e passado, e se lançou ao mundo em busca de explicações para o enigma da vida.
    Novato em questões espirituais, o andarilho juntou-se a cinco ascetas, e com eles passou a jejuar e fazer orações, mas, como o estômago vazio não lhe ensinasse nada de novo, perdeu a fé no sistema e voltou a comer.
    Os cinco místicos decepcionados, abandonaram Gautama, que durante os seis anos seguintes passou o seu tempo meditando em total solidão.
    Conta a tradição que para meditar Gautama sentava-se à sombra de uma grande figueira, que os hindus chamam de “bodhi” e veneram como árvore sagrada.
    Siddartha Gautama, o Buda morre em 483 a.C. aos 80 anos em Kushinagar, atualmente Índia.
    Gostou do vídeo? Deixe seu like e inscreva-se no canal!
    Compartilhe com os seus familiares e amigos
    Link do vídeo
    • SIDDARTHA GAUTAMA - BU...

ความคิดเห็น • 3