É uma percepção individual, não coletiva, né? Seja honesto, as coisas melhoraram pra vc nesse período, pra mim tbm. Mas reconheço que pra maioria dos brasileiros está sendo bem difícil.
Nunca é seu, você aluga do governo. Se deixar de pagar IPTU o governo toma Existe lei que impede de tomar se for o unico imóvel; mas também existe jurispridencia de que essa lei pode ser interpretada de outra forma pelo juíz.
@@guilhermecaiado5384 Acho que essa jurisprudência leva em consideração certas situações de inadimplemento. Vc citar uma hipótese situacional: RFB por meio de cruzamento de dados, identifica a importação de um veleiro ou carro esportivo, mas consta pendência em tributos imobiliários. Ainda que o contribuinte tenha um único imóvel, ele claramente está agindo de má-fé. O que sustenta a impenhorabilidade em casos de imóvel único são outras garantias constitucionais, como dignidade e moradia; no entanto, na situação que eu criei o contribuinte claramente tem condições de no mínimo alugar um imóvel.
@@hf3qT Liberdade de expressão é garantia constucional; mas vai se expressar contra o STF e falar do monark para ver seus direitos em voga. Nem imunidade parlamentar é respeitada. Justiça é relativa na bandidolatria.
@@hf3qT Dívida de IPTU, condomínio e ITR (imóvel rural) do próprio bem permite a penhora, mesmo sendo imóvel único de família. Aliás, é bem comum isso acontecer.
Quando fui comprar meu apartamento em 2019, tinha 50% do valor mais o meu FGTS. As parcelas ficaram na casa de 3mil que era o valor do aluguel no mesmo prédio. Hoje pago 1900 de parcela enquanto o aluguel está quase o dobro disso. Então valeu muito a pena, ainda mais que o valor do imóvel já dobrou.
@@JoãoMarcosLucena amigo , qualquer sistema é bom se você amortizar . O foco não é pagar Parcela . O foco é amortizar a dívida . Espero que entenda a ideia .
@@Lbcbr A conta só bate quando você paga um juros menor do que o valor que você recebe rendendo. Isso é, seu rendimento paga maior porcentagem que o juros da parcela da compra. Ai sim vai valer a pena usar o dinheiro pra ficar rendendo. Fora isso é loucura. O juros é alto, você ta perdendo mais dinheiro.
E vou falar como alguém que trabalha em banco há 17 anos: nunca vi tanto leilão de imóvel como agora. Eu penso da seguinte forma: mesmo que você vá financiar, junto muito dinheiro pra poder dar de entrada. Quanto maior o valor da entrada, menor as parcelas. 60 meses são 5 anos e isso é muito, mas muito tempo. Você não sabe nem o dia de amanhã com a economia atual. Fora que, existem as contas que não tem como serem deixadas de lado: água, luz, telefone, gás, IPTU… se você mora em prédio existe o condomínio, fora o seguro residencial. Por isso, antes de tudo, façam as contas com muita atenção pensando em tudo que hoje pode ocorrer. A situação atual do país é péssima é pro próximo ano as expectativas são tenebrosas. Se passarmos 2025 empregados já será uma vitória.
Amigo meu é corretor de imóveis aqui em Maringá no Paraná . Cidade eleita a melhor pra c morar do Brasil, ele falou a mesma coisa que nunca viu tanto imóvel em leilão, falou que tem imóvel que a caixa não está querendo mais nem pegar, que está preferindo fazer acordo.
é por conta de comentários como este que muitas vezes eu nem vejo o video, vou direto nos comentários. isso é quase uma consultoria, apesar de eu concordar ja antecipadamente com o que foi dito, para o leigo estas simples informações são riquíssimas. agora vc no seu ponto de vista de onde vc esta, pq temos tido tantos imoveis indo a leilão, nos ultmos tempos ?
@ inadimplência. E sabemos como a inflação está aumentando e como nossa moeda está desvalorizando. As contas básicas aumentaram absurdamente e por mais que se esprema os custos, não dá pra deixar de comer. Eu, honestamente não sei o que tá mais difícil de pagar: aluguel ou financiamento porque as duas coisas impactam demais no orçamento das famílias. Vou além, se puderem economizem porque ano que vem será um maremoto.
a lição é simples.... o primeiro imóvel NÃO É um ativo de investimento..... sua moradia é uma necessidade básica. ter o seu pra ficar blindado dos abusos típicos do projeto de transferência de renda que é o aluguel é extremamente importante pra te dar segurança. NÃO IMPORTA se ficar mais caro, se você puder comprar, compre... tratar suas necessidades básicas fundamentais como investimento pra ganhar dinheiro é um baita absurdo.
@@ronaldodantasmb se vc comprou um imóvel pra usar, viveu nele, um dia vendeu com lucro e comprou outro vc basicamente só confirmou o que eu e o autor do vídeo aqui dissemos…. Morar de aluguel é exclusivamente uma opção pra quem não tem condição de comprar um imóvel. Você jamais quer estar do lado que transfere a renda num projeto de transferência de renda a não ser que não tenha nenhuma outra opção
Cara, é incrível como esses coaches mudam de opinião como a gente muda de cueca. Há poucos anos, o Thiago fazia diversos vídeos dizendo que não valia a pena financiar, que viver de aluguel era melhor e blá, blá, blá. Agora, ele engaja em cima de um financiamento de uma casa de 40 milhões. É aquele ditado: todo dia saem de casa um besta e um esperto, e quando os dois se encontram, dá negócio. Kkkk. Aposto que agora o Thiago vai vender curso ensinando como o financiamento é a melhor opção.
Por isso que eu sigo o canal, só me senti segura, quando consegui minha casa, a partir dai, minha vida mudou e muito, pode acontecer o que for, mas nosso teto, temos e concordo contigo, coisas acontecem, este ano lutei contra o câncer de mama, fiz quimio, e estou recem operada e passei super tranquila pelo tratamento, tenho reserva, faço parte da galera que faz estoques e preparações, sou viúva e tenho uma filha.
Primo rico era um dos que falava que viver de aluguel é melhor que comprar. Hj comprou uma cassa de 44 milhoes. Kkkk o velho barsi sempre disse: compre seu imóvel ate antes de investir. Lhe da uma segurança maior. sem falar que a casa própria é o sonho de todo brasileiro
Acho extrema burrice pessoas interessarem mais em veículos ao invés de imóveis. Ao contrário de muitos colegas, optei por comprar imóveis, e hoje tenho patrimônio bem acima da media nacional que colegas que sempre gostaram de ostentar com veículos. Minha experiência é: vá a pé, de bike ou de buzão, mas conquiste seu imóvel e deixe a ostentação para mais adiante. Perde com imóveis quem não compra.!👍
@@arlanngomes3100 o problema é querer dar o passo maior que a perna. tem gente que compromete 25% da renda com carro, mora de aluguel e nunca sai do mesmo lugar. Tudo bem, como disse o amigo ali em cima, cada um vive da maneira que acha melhor, mas esse estilo de vida não se aplica ao tipo de conteúdo do canal que estamos assistindo.
Eu comprei um apartamento financiado com entrada pelo FGTS. Hoje após três anos de financiamento, fiz um novo aporte pelo FGTS. O valor do financiamento hoje é menor do que o aluguel de um apartamento no meu prédio. Pelas minhas contas, mais dois aportes do FTGS em 2027 e 2030 quito meu financiamento somente com as prestações e uso do FGTS. A taxa de juros do meu financiamento foi de 6,5%. Melhor dos mundos!
O que ele falou é real. Quando eu tava construindo minha casa, por vários momentos pensei que tava fazendo um mal investimento - já que gasta muito e é bastante incomodaçao para construir - mas agora com dois anos morando na casa, com tudo pago já, dá muita paz. Mesmo sendo uma casa no Brasil, que ainda tem o risco Brasil, mas ainda assim valeu a pena.
Pago minha parcela do financiamento religiosamente, custo efetivo total de 8%, na época 2019 era caro, hoje vi que o valor dos aluguéis já igualaram com minha parcela
Não. Isso só é problema para quem compra algo acima de sua capacidade financeira. Quem pode manter imóvel de grande porte (acima de 350m de área construída) não troca por nada.
@@noroticusAté esses entram em insolvência pra manter no longo prazo, ou não cuidam devidamente. Só mantém bem que tem $ de fontes duvidosas, porque esse é inesgotável e tolera falhas de investimento grave😊s
Raul, uma coisa que a sua calculadora deixa de fora são os seguros obrigatórios no financiamento imobiliário, eles chegam a ser tão altos quanto os juros em si. Especialmente para quem já passou dos 50 anos como eu.
E a correção monetária da divida, calculada pela TR, às vezes você acha que está amortizando mas a correção monetária é tão elevada que que não amortiza nada, pelo contrário, a dívida cresce.
Comprei uma casa por 550 em 2020. Financiei 380k. Deu um boom imobiliário na minha cidade e hoje, casas neste porte e padrão estão no mercado por 1.2 milhão no mínimo. Pagando 2.850 de parcela, acho que fiz um bom negócio.
Pra mim o que faz sentido é acumular patrimônio e depois pegar parte desse patrimônio e comprar uma casa à vista ou dando uma entrada > 50%. Tendo patrimônio te assegura que se algo acontecer você pode pegar o patrimônio para pagar a casa.
3:21 vejo que falta uma variável nessa conta: o indice de reposição inflacionaria do contrato. Mesmo na tabela SAC, usualmente os bancos utilizam pelo menos a TR para corrigir o saldo devedor, e a TR tem gatilho baseado na SELIC para que se mantenha a 0% ou seja maior. Isso muda muito o custo final do contrato. De um lado, se você ganha no rendimento da SELIC alta, perde no reajuste do saldo devedor. Ainda assim, prefiro casa própria/financiada do que aluguel.
9:34 Não existe preço para a sinceridade, existe valor pra isso. Tudo que se tem preço se compra, valores são inegociáveis, ou vc tem ou não tem. Valores trazem muito mais que dinheiro, traz confiança. E nada melhor que um mercado onde há confiança que todos ganharão ou perderão dependendo das próprias escolhas. Portanto, ser sincero lhe traz confiança, que por sua vez, vai lhe trazer os clientes, clientes trazem o dinheiro, o dinheiro é o maior cala boca de todos, e portanto traz a confiança, e assim o ciclo se renova.
Raul sempre racional e lógico em seus comentários e conselhos, não é um vendedor de curso igual temos vários por aí, o cara se põe no lugar da pessoa varias vezes igual no vídeo de hoje, me passa bastante confiança, tenho aprendido muito com isso…
@@TheEmolano e a mudança em ter controle de nossas finanças é algo devagar, dia após dia, eu consegui controlar meu emocional e parei de usar o cartão de credito, e esse mês paguei a última fatura de conta parcelada, quando quero comprar algo e vejo se realmente preciso daquilo, eu junto a grana e compro a vista, nossa tem sido a melhor coisa e ao longo destes meses sem usar o cartão, tá sendo a melhor coisa que me aconteceu
Ótimo vídeo! Se alguém tiver um conselho aqui, seria perfeito! Tenho vontade de comprar minha casa, mas existe uma ironia nisso. Na época que eu era "pobre desempregado" tinha a possibilidade de comprar pelo programa "minha casa, minha vida", mas não tinha dinheiro para isso. E agora que estou estabilizado financeiramente, eu simplesmente não posso comprar através desse programa porque meu ganho mensal ultrapassa o limite e não tenho muito dinheiro guardado para conseguir pagar a entrada + custos da documentação, pois faz pouco tempo que minha vida "melhorou", mas o governo não quer saber. E aí, faz como? Infelizmente continuo no aluguel e tentando juntar ao máximo, mas é desanimador ser pobre nesse país, as casas que eu aumejava estão cada vez mais caras e claro, o valor da entrada sobe cada vez mais.
Como corretor e investidor te indicaria comprar algum imóvel na planta pelo minha casa minha vida. Além de ser mais barato, dá pra comprar sem precisar de dar a entrada, que pode ser parcelada e o dinheiro que você está juntando, guarda pra ajudar na evolução de obra, e móveis. Com o imóvel entregue você quita a entrada e fica só com o financiamento caixa. Como você é novo e tende a ganhar mais, com o passar dos anos, você quita o ap, e além de ganhar na valorização do imóvel, terá uma ótima entrada para um empreendimento maior com mais quartos e conforto caso se case e tenha filhos.
@ivancandidomusic Obrigado pela dica, Ivan! Infelizmente não tenho direito ao MCMV por conta dos meus ganhos mensais, eles limitam o acesso até no máximo R$8000. Daí tudo fica mais caro fora desse programa, a entrada estão pedindo 30% e as taxas beirando 12%, é um completo absurdo e a tendência é piorar por conta da especulação imobiliária. Cheguei a pesquisar na planta, mas na região que busco Infelizmente não tem nada interessante, então pra minha realidade seria comprar uma casa pronta mesmo.
Dica: apartamento minúsculo numa área boa. Vc vai conseguir ou a vista daqui um ano, ou vai poder financiar 50% na caixa. Se não conseguir comprar agora,capricha na economia pois vai estar em queda de preço até ano que vem. Começa assim,valorizando o bairro em vez de metragem, depois fica tudo mais fácil por vc não gastar com aluguel e ter um crédito muito maior e com menos juros por já ter patrimônio
O importante não é a bolsa subir, mas sim o lucro das empresas. O preço corrente é só o capital especulatório, no longo prazo, o preço sempre acompanhará o lucro.
exatamente... não diz a formula magica... como se compra uma casa de meio milhão (que seria um AP simples com 3 quartos 60m, pra caber escritorio, filho, esposa) até mesmo no lugar mais afastado do centro, sei la, campos dos Goytacazes, uma casa é 400~500 mil... mesmo ganhando 15~20 mil por mês, a conta não fecha... não tem como parcelar e pagar 8 mil nas primeiras parcelas, não tem segurança de comprar e ano que vem tudo desandar e não ter como pagar o financiamento de 360 meses (que é tempo absurdo)... enquanto o aluguel aqui é 1900 reais. o que sobra vai pro CDB... falar "compre uma casa" é tão bonito no papel... mas a realidade é o pobre se endividando e pagando juros aos bancos... uma casa de 500 mil virando 2 milhões ao fim dos 360 meses...
A ideia de doeu mais não matou vale muito para imóveis, moro em uma cidade do interior, há uns anos atrás, compramos um lote anexado a nossa casa, tava caro gastamos o que tinhamos, no outro anos construímos um galpão para nossa marcenaria (antes trabalhavamos ma garagem) plano era gastar 20k, gastamos 50k. Hoje tudo vale o dobro do que gastamos
Vc sair gastar 4 reais numa casquinha de sorvete é burrice? Pra eles não faz diferença esse dinheiro, assim como um sorvete não faz diferença pra você.
Acho que ter um imóvel próprio não envolve apenas o fator financeiro. O emocional pode ser muito mais relevante tanto na decisão de comprar como de não comprar. Eu acima dos 40, com família, ainda acho que não faz sentido pra mim, por conta dos planos que tenho para o futuro e também pois o valor do aluguel, apesar de ser reajustado anualmente, eu tenho a liberdade de mudar de imóvel para um valor mais baixo.
no RJ tem que pensar bem, lugares outrora tranquilos estão totalmente desvalorizados pela escalada da violência. Em outras palavras, daqui a alguns anos, dependendo da situação, sua casa pode estar valendo mais nada, além da dificuldade até mesmo de alugá-la.
Hell de janeiro tá complicado nesse quesito violência, já aqui no RS pessoal comprou casa antes da enchente e hoje encontram dificuldades em vender e alugar o imóvel.
Acabei de limpar o que tinha na bolsa e travei num apto , foi a melhor coisa, se não já estaria em 250.000 com a queda da bolsa. Super satisfeito, agora render no Airbnb anual em 10% mais valorização do imóvel.🚀🚀🚀🚀🚀🚀
PREGUNTA: Vale a pena investir mesmo tendo dividas? Financiamento de casa, carro, estudantil... Já tive momentos onde pensei ser melhor adiantar parcelas para pegar desconto no juros, mas também já houveram vezes onde deixei rendendo um periodo para tentar aproveitar uma oportunidade.
Compare os juros. Se a sua dívida tiver um juros maior do que o que você consegue com investimentos, então vale a pena quitar a dívida primeiro. E por isso que o Raul disse que vale a pena financiar do que pagar à vista. Pq consegue investir rendendo 12% enquanto o juros do financiamento é 9.6%.
poxa, aqui onde estou morando o aluguel está em torno de 0.4% do valor do imóvel.. E o dinheiro está em renda fixa e FIIs rendendo 1% sem precisar pagar ITBI e registro e com liquidez caso eu decida me mudar para algum lugar melhor daqui a alguns anos... eu queria comprar, mas está muito mal negócio.. :/
No país de OZ,do Primo Rico, ele foi ao banco e pegou um empréstimo de 40 milhões com a maior facilidade pagando uma taxa de 9% de juros e supostamente investiu o restante da grana com ganhos de 12% ao ano. Os maiores investidores e especialistas do mercado por prudência recomendam ganhas de 6% a 8% por ano como média anual . Eu acho que vc foi até muito educado ao comentar a matemática do Primo. Quem conhesse o mercado financeiro sabe muito bem que não existe essa garantia de ganhos constantes com esse otimismo. Ex: covid19 ou resseçoes movidas por boatos ,ou taxa de juros alta do dólar e etc infinitas situações que podem variar de 15% a 40% de investimentos. Seria muito mais inteligente para um ser humano na vida real,fazer o que a maioria das pessoas fazem. Compre um imóvel de menor valor dentro das condições reais que permitam sobreviver com dignidade,e com o passar dos anos realizando a venda do imóvel e comprando outros de maior valor. Vc realmente muito bom e muito educado .kkkk
Sou corretor de imóveis em SP Capital, hoje aqui temos transparência das vendas reais, disponibilizados pela prefeitura da cidade de SP junto com os cartórios. Com isso posso te dizer que a relação de venda de residenciais à vista x financiado, na média, é 70/30!! (A cada 10 imóveis vendidos apenas 3 são financiados). Parabéns Raul por abordar um tema que não é muito falado. Parabéns pelo seu trabalho.
@gugasuss se você mora na cidade de São Paulo, a prefeitura fornece os dados de venda real com endereço completo. Por exemplo no seu caso, tem que ver se aconteceu vendas de unidades dentro seu prédio e levantar um padrão de preço de m², de mesmo tamanho que o seu.
Excelente Raul, ter minha casa foi meu 1º objetivo desde que comecei a trabalhar aos 20 anos, depois que conquistei a casa aos 27 anos, me deu muito mais tranquilidade e segurança. Ainda complementando, foi o fato de ter a casa quitada cedo que fez eu ter coragem de me arriscar MUITO mais no ambiente de trabalho! Dessa forma aumentei de forma considerável meu salário trocando de empresas do que ficar esperando promoção na empresa atual ou ficar investindo em pós, MBA, mestrado ( mas tudo isso graças a ter colocado meus primeiros esforços p/ ter minha casa própria) Depois disso também é muito mais tranquilo investir e ver as oscilações do mercado (pois tem horas que da vontade de vender tudo mesmo kkk).
Financiar a casa não é apenas uma forma de ter um bem básico que te dá tranquilidade, muitas vezes pode compensar financeiramente, não gosto de "ahh realmente compensa alugar mas tudo bem comprar o imóvel se te fizer bem". As simulações são feitas em cima de padrões específicos de imóveis sem levar em consideração que a pessoa pode ter um financiamento do mcmv, pode ter uma taxa baixa por alguma negociação, pode financiar imóvel em região que teve alta valorização enquanto se pagasse aluguel teria q sair pq não teria condições mais etc.
Um dos maiores problemas da compra de um imóvel é a absurda perda de liquidez. Nem toda região, possui facilidade na venda de um imóvel, sem falar nos custos na hora do registro. Realmente cada caso é um caso.
Exato! Além da falta de liquidez, eu Fiz uma pesquisa no bairro e vi imóveis de R$:500k sendo alugados por R$:2,5k (E gente achando caro) sem contar declarar e pagar I.R o que daria líquido 6% a.a, e sem contar a dor de cabeça , ou seja melhor deixar em renda fixa SELIC/CDB 100% DI mesmo descontando o I.R.
Pra quem tem o dinheiro Imovel só vale a pena se for financiado pelo minha casa minha vida e se for pra morar nele , e pra quem não tem , na minha opinião vale a pena financiar em ate 9% ao ano +- , o aluguel q vc paga é um dinheiro que "some" o imovel vc pagaria equivalente ao aluguel , mas é algo que valoriza e tu até consegue receber algo se desistir tipo vender o Agil.
Precisa observar que o saldo devedor do contrato de financiamento sofre atualização mensal do saldo devedor. O meu por exemplo, que era pela Caixa sofria reajuste pelo índice TR, então as parcelas são decrescentes, mas existe essa correção sobre o saldo, algo que percebi que a calculadora não leva em consideração.
Perfeito Raul! Essa de que alugar compensa mais é que tem milhões disponíveis para estar aplicado. Aí vai o cara lá que ganha 10k achar que vale a mais a pena pagar aluguel de 3 mil. Daí no outro ano já pedem 3.5, 4 etc...
@@Matheuscosta2025 Pago 3 mil na parcela do financiamento, mas não pagaria 3 mil de aluguel. E o aluguel do imovel vale isso ou mais.Ou seja, se fosse alugar eu teria que reduzir o padrão. Mas só faço isso pois sei que a parcela do financiamento é decrescente e o aluguel só sobe.
Quem defende financiamento em vez de pagar um imóvel à vista geralmente tem algum interesse por trás, seja como corretor, dono de imobiliária ou até banqueiro. A verdade é que, financeiramente, não faz sentido optar pelo financiamento se você tem o dinheiro para pagar à vista. Quando você paga à vista, pode negociar diretamente com o proprietário, principalmente se ele estiver precisando do dinheiro, e consegue um preço bem abaixo do mercado. No financiamento, por outro lado, além de não ter essa flexibilidade, você acaba pagando 30% a 40% a mais por causa dos juros, o que, no fim das contas, pesa demais no bolso. Se fosse uma compra parcelada sem juros, até valeria a pena. Mas financiamento com juros, ainda mais no Brasil, é uma armadilha financeira. Quem pode evitar, deve. O melhor é sempre planejar, economizar e negociar à vista para obter as melhores condições possíveis. Financiar, infelizmente, só beneficia o banco.
O único erro do vídeo é dizer que existe valorização média de imóveis. Erro por 2 motivos. Primeiro que quem mexe com estatística sabe que médias são mentiras, não representam a realidade. Segundo que na prática nunca existiu valorização média de imóveis. Eu trabalhei em imobiliária, estudei muito o setor, sei q isso não existe. Tb acho q comprar imóvel é a coisa mais importante da vida de uma pessoa, mas tb sei que todo mundo que teve problema por ter adquirido um imóvel não conta essa história por aí. Então não faz sentido dizer que nunca viu alguém dizer que se arrependeu de comprar. Por isso defendo q devemos comprar com máxima entrada possível, melhor ainda à vista se não ficar liso depois
Pergunta para as milhares de pessoas que já perderam sua casa financiada para os bancos… Ah! Mas estamos falando de quem já tem a casa própria! Mas que faz financiamento de 40 anos e consegue quitar já é aposentado… Não é o público do canal… Ter liquidez sempre será a melhor escolha…
Não tenho estrutura emocional nem financeira para manter um imóvel financiado. Dos últimos 10 anos, 4 passei desempregado. Hoje, "estabilizei". O mais perto que cheguei de parcelar imóvel foi uma tentativa de compra de um terreno corrigido pelo IPCA. E veja, só: um dia antes de assinar, fui demitido. Minha única saída foi correr atrás de algum imóvel irregular que possibilitasse a regularização. Em 2021, na pandemia, consegui um terreno que o dono não estava conseguindo 5 mil para pagar os documentos para regularizar um terreno junto a prefeitura. Em resumo consegui um terreno com 12x30 na casa dos 100 mil por apenas 30 mil. Uma demissão me livrou de um financiamento. Hoje já estou na fase de conclusão da segunda casa no terreno. Tudo regularizado.
entrei num financiamento imobiliário bem naquela época da pandemia, que os bancos estavam prometendo juros a 4%, dois anos depois os juros subiram pra 10% e eu tava pagando mais do que as primeiras parcelas. Com muito esforço por 2 anos vim amortizando a divida com tudo que eu posso, deu uma aliviada mas o valor da parcela ainda está alto.... se os juros pularem pra 15% agora com esse pacote fiscal eu to fedido.
Mas sua taxa não foi fixada? Ou era pós? Pq considerando a maluquice que é o BR, se sua taxa houvesse sido fixada em 3-4% vc estava tranquilo, tranquilo…
Comprei na pandemia, Mar/20, taxa prefix de 7.1% a.a. Nos anos da pandemia trabalhamos muito e poupamos tudo que podíamos. Meu AP sem móveis planejados, carro com 7 anos de uso, sem viagem internacional, sem férias no resort com a criançada. Firmes pagando as parcelas do financiamento (classe média em geral esbanja bastante nestes itens citados acima😂) 4 anos depois vamos quitar o financiamento de 30 em apenas 4. Valorização de mais de 70% neste mesmo imóvel. As oportunidades pós pandemia estão cada vez mais escassas e caras. Vide as recentes mudanças da Caixa. Você conseguiu amigo, siga firme, logo você vai sair do sufoco. Experiência própria.
Ótimo conteúdo Raul! Concordo plenamente e acrescento +1 ponto, se a pessoa não pagar a dívida e ficar com o dinheiro (+ dívida), isso pode fazer com que ela pense que pode gastar à vontade. Por outro lado, se uma pessoa pagar sua dívida usando todo ou quase todo o dinheiro que tem, ela sentirá necessidade de economizar e ter despesas mais conservadoras.
Detalhe pra saber quanto vale um imovel a pessoa que avaliou tem que comprar e pagar o que ela disse que vale caso ela nao pague o valor que ela disse valer e mera especulação.
Comprei meu apto em 2010, na planta... Valia 56 mil... Pagava 500 de prestação. Hoje vale 180 mil (no mínimo) e pago 290 de prestação. Falta 20 mil pra quitar, mas a prestação é tão baixa que prefiro pagar todo mês um valor que nem faz cócegas para mim.
Se você quitar o banco fica super feliz, pega o dinheiro de volta de um juros baixos de uns 4 a 6,5% e o empresta novamente a uns 10% agora,.. melhor coisa é não quitar.
@@marconisoares2186 falar é facil, fui conhecer o bitcoin em 2016 só tive coragem de colocar grana em 2019 e com o corona virus quase que vendi ainda, sorte que segurei
O valor justo praticado pelo mercado para aluguéis é entre 0,3% e 0,4% do valor do imóvel E a gente hoje consegue fácil rendimentos acima de 12%. SELIC tá estralando em 15%. Sempre que eu pego um imóvel em geral nesses preços justos sua calculadora dá mais patrimônio no alugar e investir.
O que o pessoal das finanças aconselha é a diversificação do patrimônio, com uma certa prioridade para a casa própria, principalmente para quem é pobre e tem família. Agora, para quem é solteiro e tem um rendimento melhor, talvez outras modalidades de investimento sejam mais atrativas. E quando se fala em casa própria não se esqueça de considerar a satisfação de morar no que é seu e a valorização do imóvel. Cada caso é um caso.
Comprar imóvel é algo que a pessoa faz pensando em longo prazo (veja quanto valia um terreno e uma casa há 20 anos atrás, veja quanto era um alugiel ha 10 anos e quanto é hoje) Essas calculadoras te dão base comparativa para o presente momento. Mas investimento ocila, imóvel não, então é como comparar banana com maçã pra escolher qual é melhor. Na minha visão não faz sentido...
Muito bom o vídeo!! Tem gente que compra à vista, mas sempre é bom deixar uma pequena reserva financeira, de alguns meses de salário ou custo de vida, para cobrir algum imprevisto, que às vezes acontecem. Quem vai financiar financia mais um pouquinho, quem vai comprar à vista e ficar sem reserva, empresta um pouco para ficar uma reserva.... faz a diferença. Às vezes vem alguma despesa inesperada, e se não vier conforme vai dando é ir adiantando um pagamento ou outro, e quando vê o imóvel tá quitado
Vale comprar financiado com a maior entrada tipo mais de 60 % pelo mítico da segurança em relação a parte da documentação , perícia técnica entre outros percalços . Jurídico do banco é muito cuidadoso e não vai botar na reta
Em 2019 comprei a minha casa própria, casa popular, na época consegui um desconto que foi de 10%. O valor da casa me renderia um salário mínimo, porém a casa me trouxe a segurança de investir sem medo do aluguel... Hoje ja consegui recuperar o valor da casa e sigo investindo aos poucos. Cada um faz o que acredita ser o melhor, bora pra luta que o tempo não para!
Tem outras coisas a se considerar na conta. Muitas vezes, ao se comprar um imóvel na planta, algumas unidades são promocionais na compra a vista, e vem um belo desconto (Ah, mas se vc mora de aluguel é burrice comprar na planta? Depende. No meu caso, to morando de aluguel num lugar inferior ao que eu quero comprar. Assim eu consigo juntar uma grana para comprar o imóvel quando uma boa oportunidade aparecer. E tem que ter a grana para a reforma). E sempre a taxa de financiamento será menor do que o que o dinheiro consegue render na sua carteira? Não.
Recentemente peguei um apê pela MRV. 12 anos para pagar, 1% ao mês e a preocupação maior é o reajuste de IPCA. Mas , o foco é correr atrás e ir antecipando na medida do possível. É arriscado, mas o meu psicológico não deixou financiar por 35 anos. Ainda mais no país em que vivemos.
@@JoãoMarcosLucena Não sou fã de apê. Porém, como aumentaram a entrada para 30% e em Londrina o preço médio de uma imóvel é 300mil. Achei melhor investir em um apê e daqui 10 anos , vender e pegar uma casa. Por isso , a loucura de pagar em 12 anos também.
Burrice é seguir o primo rico. quanto ao financiamento imobiliário: 1- O problema não é o financiamento , é a pessoa entrar em financiamento sem saber o que esta fazendo. 2- Se financiar imóvel por 30 anos, e depois de 20 anos não pude mais pagar, fica sem imóvel, sem o que pagou e pode ainda ficar devendo ao banco. Isso nenhum "couch" vai falar. 3- entendi bem? o cara calculou o preço atual do imóvel colocando a inflação do período? é serio? 4- Falar que imóvel só valoriza é besteira. E se "construírem" uma favela ao lado do imóvel? Aqui no Rio é raro , mas acontece muito... 5- Modéstia a parte , poderia fazer o melhor vídeo sobre financiamento imobiliário do Brasil....mas minha preguiça tende ao infinito....
Consegui complicar mais ainda. Financiei a casa e aluguei. O aluguel já paga o financiamento ainda sobra para investir. Investi o valor do financiamento em fiis, no lugar de amortizar a dívida. Hoje com os rendimentos mais o aluguel consigo quitar a casa em apenas dois anos e meio. Porém vou seguir investindo sem amortizar, ainda mais com as oportunidades atuais. Queria um feedback do Raul.
Tu é foda, Raul! Vejo esses investidores por aqui só pensando em viver de renda ou dividendo, e esquece que o bem principal da vida de todos é ter um lar. Mesmo que tudo der errado na sua vida, ainda terá onde morar! Há 9 anos atrás, com 19 anos na época, financiei meu apartamento . A partir de fevereiro, vou conseguir pagar duas parcelas. Cada parcela a mais que eu vou pagar estarei amortizando 12 meses! Pelos meus cálculos, em até 2 anos estarei no meu Ap quitado, aos 30 anos. Comprei na época por R$200.000. Hoje já tiveram vizinhos que venderam aps aqui no prédio por R$350.000! Óbvio que irão me dizer: Ah, mas se você pegasse esses 1.500 por mês que você já pagou pro Banco, já tinha o dinheiro a vista pra comprar. NÃO, amigos, eu não teria. Estava na flor da idade, com 19 anos, doido pra curtir e não conseguiria ter o compromisso de guardar R$1.500 todos os meses pra comprar meu ap 10 anos depois. Foi a melhor decisão da minha vida!
Raul, acompanho seu canal há quase 3 anos, parabéns pelo trabalho. Com a Selic em 12,25% podendo chegar a 14,5% em março, vejo o mercado imobiliário em declínio pois a taxa de financiamento estará alta. Com isso, quem tem capital, será uma oportunidade na aquisição de um imóvel?
Eu vivo nesse dilema de comprar minha casa à vista, financiar uma casa ou continuar só alugando. Não consigo entender o porquê de valer a pena financiar. Não tem sempre um juros absurdo + taxas? Se é melhor comprar, não é melhor só comprar à vista e evitar as taxas do financiamento?
Concordo com você Raul. Comprei uma casinha por 160 mil, e agora querem me pagar 900 mil. Fiz 7 kitnets e um salão, vou receber os aluguéis e investir.
Assim que casei peguei um "bom" AP no minha casa minha vida, o valor da parcela era menor que o aluguel da região, quitei em 8 anos(acelerei um pouco depois que tive mais conhecimento de finanças), e isso me deu muita instabilidade, Financiei outro AP e com o aluguel de lá pagava o financiamento daqui, depois de 4 anos já quitei o novo e agora irei vender o antigo, me gerando qse 2 salarios minimos( que ajuda a nao corroer tantoa sem stress e a calmaria de caso fique desempregado tenha como segurar as pontas ( já tenho reserva de emergencia).
Os dois que comprei foram a vista e não me arrependo disso. Vendi um deles agora este mês. Financiamento só vale a pena se for numa taxa baixa, caso contrário, quem pode comprar à vista, compre.
Casa própria é importantissimo. Só que financiar com o juros atual, é ossada demais. Quem puder esperar, talvez compense investir agora, e financiar com um juros mais baixo.
Em 2019 um cliente meu financiou um terreno aqui em Santa Catarina. Pagou R$ 100.000,00 para a incorporadora pelo terreno e R$ 80.000,00 para a construtora pra edificar uma casa (simples, sala e cozinha e serviço integrado, 1 quarto e 1 banheiro - ele iria construir o resto futuramente), tudo pelo MCMV. Deu 30% de entrada e financiou o resto em um zilhão de vezes. Em 2021, tinha pago 35% do contrato aproximadamente e o imóvel dele estava valendo R$ 250.000,00. Ele poderia vender, quitar o contrato e ter um lucro de 20% limpo, sem ter feito nada.
Gostei muito do seu vídeo, hoje tenho 39 anos sou solteira nunca me casei e também não tenho filhos, mora na casa que herdei do meu pai após seu falecimento, quero comprar uma casa ou um apartamento, estou trabalhando duro pra isso, tenho 10 mil dólares guardados e mais uns mil reais, quero começar a investir e fazer esse dinheiro render, sigo vendo suas dicas e vou aproveitando as oportunidades. Espero um dia poder encontrar um companheiro para dividirmos nossa vida e termos nossa familia
Comprei o meu primeiro apto recentemente. Paguei 800k, vou financiar 500k. É em uma região muito boa aqui na minha cidade. Vai levar mais dois anos para ficar pronto, nos prédios ao lado que é um padrão inferior, não vi nenhum por menos de 1.2M
Sou considerado classe media hoje, quando financiei meu ap quase 1 ano e meio atrás dei uma entrada relativamente alta pq é um ap antigo, e o financimento ficou com parcelas de 1650, hoje a parcela está indo mês q vem para 1188 reais, alugo o segundo quarto que já se paga a parcela. Se tudo correr bem em 2 anos e meio no maximo o apartamento está quitado.
Trabalho com distrato imobiliário e acompanho essa realidade diariamente. Achei a sua a melhor das manifestações que vi nos últimos tempos. Uma análise realista e da vida como ela é. Parabéns
Depende, tenho um construtora que sou parceira e a vista eles dão 40% de desconto, mas, tem que ser lançamento ou em obras, é construtora e incorporadora😊 agora as outras não passam de 10% de desconto a vista, se for lançamento vale a pena, pois ganha toda a valorização, quer ganhar com a valorização tem que ser lançamento, senão for lançamento a vista, realmente não acho que valha a pena comprar a vista
Construimos nossa casa em 2013 e 2014. Gastamos no total,.220k e financiamos 145k pela Caixa. Hj minha parcela esta em 1200, o aluguel que recebo é o dobro desse valor (mudei de cidade). E a casa vale mais que o dobro do que gastei na época. Então, financiar vale muito a pena sim, muito melhor do que viver de aluguel. ❤
Eu preferi quitar meu imóvel, porque sou CLT e passei dos 40 anos, fica mais complicado voltar ao mercado de trabalho tendo mais idade. Comprei no momento cero, porque o aluguel de onde eu morava simplesmente dobrou depois que saí. Cada um tem que analisar seu cenário.
Nao conheço ninguém que tenha casa própria e se arrependeu, agora quem perdeu a chance de comprar uma casa em algum determinado momento da vida e hoje continua pagando aluguel o arrependimento é eterno.
Ano que vem quero comprar uma casa e posso comprar ela a vista, mas ficaria descapitalizado. Não sei se vale a pena "arriscar" ou ficar no aluguel até os juros baixarem um pouco mais é fazer um financiamento e investir a grana na taxa atual de juros
O que as pessoas não entendem é que sempre vai existir o custo de moradia! Seja pra quem paga aluguel ou mora em casa própria. Só não tem esse custo quem mora de graça em imóvel dos outros!
Eu ganhei 25 milhões de herança. Sou pobre, a herança foi de um tio de 3 grau g@y, mas eu sempre considerei ele meu pai e ele me considerou. Com o dinheiro que ele tinha e o seguro de vida deu 25 milhões. Estou pensando em quando o Juiz liberar o dinheiro comprar 5 milhões em imóveis, 5 imóveis de 1 milhão em diferentes regiões daqui e os outros 20 milhões investir, mas não sei ainda onde. O que me aconselha?
@@CasaNorte-i6m vale a pena mesmo? Acompanho já a um tempo, mas depois dessa chuva de cursos e mentorias eu fico com medo. Irei receber o dinheiro na caixa, vou deixar na poupança enquanto não descido descido o que fazer
@@AnaSchultz-kx9tq Não tem disputa contra testamento. Meu tio era gay. Se não tivesse testamento, seria repartido entre os irmãos e minha avó, eu não receberia nada, só meu pai biológico. O testamento foi somente em meu nome
@@AnaSchultz-kx9tq a única coisa que tentaram tomar, foram as casas. Principalmente os meus tios que moravam em casas que estavam no nome dele. Mas não faço questão das casas. Nunca fiz questão do dinheiro dele em vida e não faço questão do dinheiro dele em morte. Ele escolheu deixar tudo para mim e farei bom proveito do presente.
Pergunta Raul, qual a sua visão/opinião sobre a galera das kitnets?, de ainda investir em imóveis porém com rendimento maior que 1% ao mes em relação ao valor inicial da construção e depois dos anos aumentando ainda mais essa rentabilidade para renda passiva/aposentadoria , tenho 30 anos casado e renda dos dois em 38k
Concordo, eu nunca ouvi falar mal a ninguem por ter casa propia. Tem muita gente na rede falando de verder a casa pra investir na bolsa mas acho eles muito sesgados. Na verdade pode ser mais eficiente na teoria investir na bolsa que comprar a casa mas na realidade o assunto nao e tao simple assim. Eu comprei meu apartamento faz 10 anos ainda quando tava em construcao e teve dois anos pagando mensualidade ate ocupar ele. Foi duro sim, mas depois segui pagando so o equivalente a um alquiler pra meu pai que me prestou o dinheiro faltante. Daqui a 3 anos ja vou ficar livre mesmo assim que eu fiquei sem trabalho o ano passado e nao pude fazer pagamento pra ele com normalidade. O que ninguem fala de ter casa propia e que vc tem tranqulidade de nao ter que pesquisar outro imoveis pra alugar no futuro com tudo o que isso leva pra vc (surpresas no novo imovel, mudar de bairro, instalacoes, comprar novos moveis e eletrodomesticos, etc)
Raul gosto da sua visão porque você é gente como a gente😂 😂 sua visão da vida é pé no chão, então me identifico, eu quero aprender a investir e quando eu puder vou fazer com sua equipe. Obrigada pelos vídeos grátis já ajudam bastante.
Eu posso discordar de muita coisa do Raul, mas aqui ele foi muito preciso! Ter uma casa quitada, por mais simples que seja, vai muito além do dinheiro, ainda mais para classe média para baixo.
Boaaa Raul, Essa questao de ter uma casa é essencial, é ruim viver de aluguel pra quem investe pouco, mas antes ter uma casa, e investir pra longo prazo, viver de aluguel e investir o dinheiro é pra quem tem muito dinheiro
Desde que não compre um imovel em um bairro ruim, com pancadão de funk, e acustica péssima, dando para ouvir as brigas do vizinho. Pois nesse casa, não vai dar para morar lá e vai ficar difícil vender, pois ninguém vai querer comprar, nem alugar. Pior se tiver que pagar condomínio, se deixar o imóvel parado. Penso que é melhor comprar, quando tiver condições de comprar um imóvel bom.
Não consegue morar no hglg porém os proventos ao longo do tempo pode conseguir pagar um aluguel de uma casa de menor custo, melhor do que não investir nada
O problema da calculadora dele é que se eu investi em Bitcoin ja era o calculo. Ele considera taxa fixa, mas a vida é variavel, hoje seu imovel pode ser ótimo e amanha pode nao ser.
Comprar um imóvel que pode ser valorizado à vista,não vejo de modo algum como burrice. E sim uma grande vitória em um país ,onde a maioria fica 30 anos pagando . Com certeza,pagam 2 casas para ter apenas uma.
🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: sard.ink/41nZq5H
diz ai, diz ai, artur lira e fod*
O Brasil está muito melhor hoje do que daqui 02 anos
É uma percepção individual, não coletiva, né? Seja honesto, as coisas melhoraram pra vc nesse período, pra mim tbm. Mas reconheço que pra maioria dos brasileiros está sendo bem difícil.
Essa caveira ta seca de tanto chorar pela derrota do mito desde 2022, até hj lamentando e chorando 😂
@@Urubuvegan fale por você
Shalom Mestre
Vai ser com amor,o pessoal não vai sentir
Uma das coisas mais importantes e confortáveis da vida, é ter um teto para chamar de seu.
A vista ou financiado, compre!
Nunca é seu, você aluga do governo.
Se deixar de pagar IPTU o governo toma
Existe lei que impede de tomar se for o unico imóvel; mas também existe jurispridencia de que essa lei pode ser interpretada de outra forma pelo juíz.
É isso... @@guilhermecaiado5384
@@guilhermecaiado5384 Acho que essa jurisprudência leva em consideração certas situações de inadimplemento. Vc citar uma hipótese situacional: RFB por meio de cruzamento de dados, identifica a importação de um veleiro ou carro esportivo, mas consta pendência em tributos imobiliários. Ainda que o contribuinte tenha um único imóvel, ele claramente está agindo de má-fé. O que sustenta a impenhorabilidade em casos de imóvel único são outras garantias constitucionais, como dignidade e moradia; no entanto, na situação que eu criei o contribuinte claramente tem condições de no mínimo alugar um imóvel.
@@hf3qT Liberdade de expressão é garantia constucional; mas vai se expressar contra o STF e falar do monark para ver seus direitos em voga.
Nem imunidade parlamentar é respeitada.
Justiça é relativa na bandidolatria.
@@hf3qT Dívida de IPTU, condomínio e ITR (imóvel rural) do próprio bem permite a penhora, mesmo sendo imóvel único de família. Aliás, é bem comum isso acontecer.
Quando fui comprar meu apartamento em 2019, tinha 50% do valor mais o meu FGTS. As parcelas ficaram na casa de 3mil que era o valor do aluguel no mesmo prédio. Hoje pago 1900 de parcela enquanto o aluguel está quase o dobro disso. Então valeu muito a pena, ainda mais que o valor do imóvel já dobrou.
@@JoãoMarcosLucena amigo , qualquer sistema é bom se você amortizar .
O foco não é pagar Parcela .
O foco é amortizar a dívida .
Espero que entenda a ideia .
@@Lbcbr A conta só bate quando você paga um juros menor do que o valor que você recebe rendendo. Isso é, seu rendimento paga maior porcentagem que o juros da parcela da compra. Ai sim vai valer a pena usar o dinheiro pra ficar rendendo. Fora isso é loucura. O juros é alto, você ta perdendo mais dinheiro.
@@oficialcapitao Você não entendeu o comentário dele.
@@oficialcapitaopse, daqui 5 anos 1900 vai valer metade do que vale hoje, do jeito que o Real vai...
Sim e o dinheiro desvalorizou ou seja capaz de preço do apartamento continuar o mesmo ou ter variado muito pouco
E vou falar como alguém que trabalha em banco há 17 anos: nunca vi tanto leilão de imóvel como agora.
Eu penso da seguinte forma: mesmo que você vá financiar, junto muito dinheiro pra poder dar de entrada. Quanto maior o valor da entrada, menor as parcelas. 60 meses são 5 anos e isso é muito, mas muito tempo. Você não sabe nem o dia de amanhã com a economia atual. Fora que, existem as contas que não tem como serem deixadas de lado: água, luz, telefone, gás, IPTU… se você mora em prédio existe o condomínio, fora o seguro residencial. Por isso, antes de tudo, façam as contas com muita atenção pensando em tudo que hoje pode ocorrer. A situação atual do país é péssima é pro próximo ano as expectativas são tenebrosas. Se passarmos 2025 empregados já será uma vitória.
Amigo meu é corretor de imóveis aqui em Maringá no Paraná . Cidade eleita a melhor pra c morar do Brasil, ele falou a mesma coisa que nunca viu tanto imóvel em leilão, falou que tem imóvel que a caixa não está querendo mais nem pegar, que está preferindo fazer acordo.
é por conta de comentários como este que muitas vezes eu nem vejo o video, vou direto nos comentários. isso é quase uma consultoria, apesar de eu concordar ja antecipadamente com o que foi dito, para o leigo estas simples informações são riquíssimas.
agora vc no seu ponto de vista de onde vc esta, pq temos tido tantos imoveis indo a leilão, nos ultmos tempos ?
@ inadimplência. E sabemos como a inflação está aumentando e como nossa moeda está desvalorizando. As contas básicas aumentaram absurdamente e por mais que se esprema os custos, não dá pra deixar de comer.
Eu, honestamente não sei o que tá mais difícil de pagar: aluguel ou financiamento porque as duas coisas impactam demais no orçamento das famílias.
Vou além, se puderem economizem porque ano que vem será um maremoto.
Obrigada pela informação
@@bellanineagradeço as suas informações
a lição é simples.... o primeiro imóvel NÃO É um ativo de investimento.....
sua moradia é uma necessidade básica.
ter o seu pra ficar blindado dos abusos típicos do projeto de transferência de renda que é o aluguel é extremamente importante pra te dar segurança.
NÃO IMPORTA se ficar mais caro, se você puder comprar, compre... tratar suas necessidades básicas fundamentais como investimento pra ganhar dinheiro é um baita absurdo.
Falou bem pouquinho, mas deu uma aula!
Todos os meus imóveis de uso eu fiz dinheiro e não foi pouco.
@@ronaldodantasmb se vc comprou um imóvel pra usar, viveu nele, um dia vendeu com lucro e comprou outro vc basicamente só confirmou o que eu e o autor do vídeo aqui dissemos….
Morar de aluguel é exclusivamente uma opção pra quem não tem condição de comprar um imóvel.
Você jamais quer estar do lado que transfere a renda num projeto de transferência de renda a não ser que não tenha nenhuma outra opção
Cara, é incrível como esses coaches mudam de opinião como a gente muda de cueca. Há poucos anos, o Thiago fazia diversos vídeos dizendo que não valia a pena financiar, que viver de aluguel era melhor e blá, blá, blá. Agora, ele engaja em cima de um financiamento de uma casa de 40 milhões.
É aquele ditado: todo dia saem de casa um besta e um esperto, e quando os dois se encontram, dá negócio. Kkkk. Aposto que agora o Thiago vai vender curso ensinando como o financiamento é a melhor opção.
Por isso que eu sigo o canal, só me senti segura, quando consegui minha casa, a partir dai, minha vida mudou e muito, pode acontecer o que for, mas nosso teto, temos e concordo contigo, coisas acontecem, este ano lutei contra o câncer de mama, fiz quimio, e estou recem operada e passei super tranquila pelo tratamento, tenho reserva, faço parte da galera que faz estoques e preparações, sou viúva e tenho uma filha.
Que Deus abençoe a sua recuperação 🙏
Comprei minha casa já tem uns anos, melhor coisa q eu fiz, tenho uma baita casa confortável e ainda me deixou tranquilo pra investir 🙏
Primo rico era um dos que falava que viver de aluguel é melhor que comprar. Hj comprou uma cassa de 44 milhoes. Kkkk o velho barsi sempre disse: compre seu imóvel ate antes de investir. Lhe da uma segurança maior. sem falar que a casa própria é o sonho de todo brasileiro
Acho extrema burrice pessoas interessarem mais em veículos ao invés de imóveis. Ao contrário de muitos colegas, optei por comprar imóveis, e hoje tenho patrimônio bem acima da media nacional que colegas que sempre gostaram de ostentar com veículos. Minha experiência é: vá a pé, de bike ou de buzão, mas conquiste seu imóvel e deixe a ostentação para mais adiante. Perde com imóveis quem não compra.!👍
Eu já fui igual seus colegas...
Hoje estou no seu time. Vejo amigos gastando fortunas em carros e penso: "que burrice"...
Acho que cada um vive da forma que lhe convém. O importante é estar feliz.
E todas as experiências que um carro nos proporciona? No fim, você tá pagando uma casa pra usar por um tempo e deixar pra os outros. 🤷🏽
@@arlanngomes3100 o problema é querer dar o passo maior que a perna. tem gente que compromete 25% da renda com carro, mora de aluguel e nunca sai do mesmo lugar. Tudo bem, como disse o amigo ali em cima, cada um vive da maneira que acha melhor, mas esse estilo de vida não se aplica ao tipo de conteúdo do canal que estamos assistindo.
Eu comprei um apartamento financiado com entrada pelo FGTS. Hoje após três anos de financiamento, fiz um novo aporte pelo FGTS. O valor do financiamento hoje é menor do que o aluguel de um apartamento no meu prédio. Pelas minhas contas, mais dois aportes do FTGS em 2027 e 2030 quito meu financiamento somente com as prestações e uso do FGTS. A taxa de juros do meu financiamento foi de 6,5%. Melhor dos mundos!
O que ele falou é real. Quando eu tava construindo minha casa, por vários momentos pensei que tava fazendo um mal investimento - já que gasta muito e é bastante incomodaçao para construir - mas agora com dois anos morando na casa, com tudo pago já, dá muita paz. Mesmo sendo uma casa no Brasil, que ainda tem o risco Brasil, mas ainda assim valeu a pena.
Raul, vc foi perfeito nesse vídeo, o aspecto psicológico de não querer ter dívidas é muito importante pra algumas pessoas!
Pago minha parcela do financiamento religiosamente, custo efetivo total de 8%, na época 2019 era caro, hoje vi que o valor dos aluguéis já igualaram com minha parcela
Eu pago 550 de parcela, mais 265 de condomínio, mais 80 mensal de IPTU, mais ou menos. Eu alugo esse AP por 1100,00
@@EdnildoMacenaqual valor do teu imóvel? Queria comprar um imóvel com uma parcela nesse padrão.
@@KINGLBJ-o1i eu comprei na planta por 109k
Engraçado, entrei no video pronto pra discordar. Terminei concordando com tudo. Inclusive foi o que eu fiz na minha vida. Parabens!
Imovel grande só serve para dar trabalho e despesas, mas a vaidade do ser humano é maior que isso.😂😂
Não.
Isso só é problema para quem compra algo acima de sua capacidade financeira.
Quem pode manter imóvel de grande porte (acima de 350m de área construída) não troca por nada.
@@noroticusAté esses entram em insolvência pra manter no longo prazo, ou não cuidam devidamente. Só mantém bem que tem $ de fontes duvidosas, porque esse é inesgotável e tolera falhas de investimento grave😊s
Raul, uma coisa que a sua calculadora deixa de fora são os seguros obrigatórios no financiamento imobiliário, eles chegam a ser tão altos quanto os juros em si. Especialmente para quem já passou dos 50 anos como eu.
E a correção monetária da divida, calculada pela TR, às vezes você acha que está amortizando mas a correção monetária é tão elevada que que não amortiza nada, pelo contrário, a dívida cresce.
Sim, falta Seguro , tarifa bancária e TR .
E esse CET não existe hoje , atualmente nos bancões hoje o CET médio é 11,50%
Comprei uma casa por 550 em 2020. Financiei 380k. Deu um boom imobiliário na minha cidade e hoje, casas neste porte e padrão estão no mercado por 1.2 milhão no mínimo. Pagando 2.850 de parcela, acho que fiz um bom negócio.
Pra mim o que faz sentido é acumular patrimônio e depois pegar parte desse patrimônio e comprar uma casa à vista ou dando uma entrada > 50%. Tendo patrimônio te assegura que se algo acontecer você pode pegar o patrimônio para pagar a casa.
3:21 vejo que falta uma variável nessa conta: o indice de reposição inflacionaria do contrato. Mesmo na tabela SAC, usualmente os bancos utilizam pelo menos a TR para corrigir o saldo devedor, e a TR tem gatilho baseado na SELIC para que se mantenha a 0% ou seja maior. Isso muda muito o custo final do contrato. De um lado, se você ganha no rendimento da SELIC alta, perde no reajuste do saldo devedor.
Ainda assim, prefiro casa própria/financiada do que aluguel.
Sem falar esse CET imaginário.
@@Zizacoesse CET de fato não existe , hoje nos 4 bancões o CET médio está em 11,50% .
@@thiagotrevizan9049 e a maioria dos contratos de aluguel já são reajustados pelo ipca.
9:34 Não existe preço para a sinceridade, existe valor pra isso. Tudo que se tem preço se compra, valores são inegociáveis, ou vc tem ou não tem. Valores trazem muito mais que dinheiro, traz confiança. E nada melhor que um mercado onde há confiança que todos ganharão ou perderão dependendo das próprias escolhas. Portanto, ser sincero lhe traz confiança, que por sua vez, vai lhe trazer os clientes, clientes trazem o dinheiro, o dinheiro é o maior cala boca de todos, e portanto traz a confiança, e assim o ciclo se renova.
Olha se não temos o Aurélio acompanhando o canal
@@tuliocastro5261 se tu precisar de um serrote, no material de construção tem.
Raul sempre racional e lógico em seus comentários e conselhos, não é um vendedor de curso igual temos vários por aí, o cara se põe no lugar da pessoa varias vezes igual no vídeo de hoje, me passa bastante confiança, tenho aprendido muito com isso…
É o melhor dos que eu acompanho
Eu já assisti muitos vídeos do Raul, o que ele ensina gratuitamente é muito valioso.
@@TheEmolano e a mudança em ter controle de nossas finanças é algo devagar, dia após dia, eu consegui controlar meu emocional e parei de usar o cartão de credito, e esse mês paguei a última fatura de conta parcelada, quando quero comprar algo e vejo se realmente preciso daquilo, eu junto a grana e compro a vista, nossa tem sido a melhor coisa e ao longo destes meses sem usar o cartão, tá sendo a melhor coisa que me aconteceu
Gostei da honestidade, as maiores riqueza do homem são sua honra e sua consciência tranquila/paz.
Ótimo vídeo! Se alguém tiver um conselho aqui, seria perfeito! Tenho vontade de comprar minha casa, mas existe uma ironia nisso.
Na época que eu era "pobre desempregado" tinha a possibilidade de comprar pelo programa "minha casa, minha vida", mas não tinha dinheiro para isso.
E agora que estou estabilizado financeiramente, eu simplesmente não posso comprar através desse programa porque meu ganho mensal ultrapassa o limite e não tenho muito dinheiro guardado para conseguir pagar a entrada + custos da documentação, pois faz pouco tempo que minha vida "melhorou", mas o governo não quer saber.
E aí, faz como? Infelizmente continuo no aluguel e tentando juntar ao máximo, mas é desanimador ser pobre nesse país, as casas que eu aumejava estão cada vez mais caras e claro, o valor da entrada sobe cada vez mais.
Como corretor e investidor te indicaria comprar algum imóvel na planta pelo minha casa minha vida. Além de ser mais barato, dá pra comprar sem precisar de dar a entrada, que pode ser parcelada e o dinheiro que você está juntando, guarda pra ajudar na evolução de obra, e móveis. Com o imóvel entregue você quita a entrada e fica só com o financiamento caixa. Como você é novo e tende a ganhar mais, com o passar dos anos, você quita o ap, e além de ganhar na valorização do imóvel, terá uma ótima entrada para um empreendimento maior com mais quartos e conforto caso se case e tenha filhos.
@ivancandidomusic Obrigado pela dica, Ivan! Infelizmente não tenho direito ao MCMV por conta dos meus ganhos mensais, eles limitam o acesso até no máximo R$8000.
Daí tudo fica mais caro fora desse programa, a entrada estão pedindo 30% e as taxas beirando 12%, é um completo absurdo e a tendência é piorar por conta da especulação imobiliária.
Cheguei a pesquisar na planta, mas na região que busco Infelizmente não tem nada interessante, então pra minha realidade seria comprar uma casa pronta mesmo.
Dica: apartamento minúsculo numa área boa. Vc vai conseguir ou a vista daqui um ano, ou vai poder financiar 50% na caixa. Se não conseguir comprar agora,capricha na economia pois vai estar em queda de preço até ano que vem.
Começa assim,valorizando o bairro em vez de metragem, depois fica tudo mais fácil por vc não gastar com aluguel e ter um crédito muito maior e com menos juros por já ter patrimônio
Dê entrada pelo FGTS!
O importante não é a bolsa subir, mas sim o lucro das empresas. O preço corrente é só o capital especulatório, no longo prazo, o preço sempre acompanhará o lucro.
O pior erro do vídeo é esquecerem que a maior parte da classe média não consegue comprar casa a vista
exatamente... não diz a formula magica... como se compra uma casa de meio milhão (que seria um AP simples com 3 quartos 60m, pra caber escritorio, filho, esposa) até mesmo no lugar mais afastado do centro, sei la, campos dos Goytacazes, uma casa é 400~500 mil... mesmo ganhando 15~20 mil por mês, a conta não fecha... não tem como parcelar e pagar 8 mil nas primeiras parcelas, não tem segurança de comprar e ano que vem tudo desandar e não ter como pagar o financiamento de 360 meses (que é tempo absurdo)... enquanto o aluguel aqui é 1900 reais. o que sobra vai pro CDB... falar "compre uma casa" é tão bonito no papel... mas a realidade é o pobre se endividando e pagando juros aos bancos... uma casa de 500 mil virando 2 milhões ao fim dos 360 meses...
A ideia de doeu mais não matou vale muito para imóveis, moro em uma cidade do interior, há uns anos atrás, compramos um lote anexado a nossa casa, tava caro gastamos o que tinhamos, no outro anos construímos um galpão para nossa marcenaria (antes trabalhavamos ma garagem) plano era gastar 20k, gastamos 50k. Hoje tudo vale o dobro do que gastamos
Voce nao gastou, voce investiu no seu próprio negócio, gastar é colocar um dinheiro em algo que nao vai dar retorno. Parabens pela aquisição.
Minha mãe gastou 25K para construir uma casa no interior tb. Hoje ela custa 600k
É bom demais
E o dinheiro desvalorizou, falsa valorização.
Coloca a venda pra ver se alguém paga!
@@rodolfofreitas3789 Não sei quanto ao negócio da pessoa acima. Mas onde minha mãe mora, é colocar a venda e ter fila de compradores.
Comprar um imóvel de 40 milhões e a esposa querer reformar TUDO, é burrice
Disse tudo. Aquele vídeo foi estranho demais.
Acho que vão ganhar tudo, pq acabam fazendo propaganda para as fábricas, lojas… etc. eles não gastam com isso!!!!
Vc sair gastar 4 reais numa casquinha de sorvete é burrice? Pra eles não faz diferença esse dinheiro, assim como um sorvete não faz diferença pra você.
Falou tudo, não e burrice e apenas riqueza, tanta riqueza que pode fazer o que quiser sem precisar pensar em custo-benefício @@jogonabandeja6145
O amigão lá não tem pouco dinheiro não, então não faz diferença
Acho que ter um imóvel próprio não envolve apenas o fator financeiro. O emocional pode ser muito mais relevante tanto na decisão de comprar como de não comprar. Eu acima dos 40, com família, ainda acho que não faz sentido pra mim, por conta dos planos que tenho para o futuro e também pois o valor do aluguel, apesar de ser reajustado anualmente, eu tenho a liberdade de mudar de imóvel para um valor mais baixo.
no RJ tem que pensar bem, lugares outrora tranquilos estão totalmente desvalorizados pela escalada da violência. Em outras palavras, daqui a alguns anos, dependendo da situação, sua casa pode estar valendo mais nada, além da dificuldade até mesmo de alugá-la.
Eu sempre falo isso aqui. Meu amigo casou e comprou um AP na Zona Oeste e a milícia tomou.
Narcoestado é assim mesmo
Sou do rj e infelizmente é desse jeito mesmo
Hell de janeiro tá complicado nesse quesito violência, já aqui no RS pessoal comprou casa antes da enchente e hoje encontram dificuldades em vender e alugar o imóvel.
@@Bruno.Souza2k25 situação muito complicada.
Casa própria *é melhores investimento alguém faz*
Acabei de limpar o que tinha na bolsa e travei num apto , foi a melhor coisa, se não já estaria em 250.000 com a queda da bolsa.
Super satisfeito, agora render no Airbnb anual em 10% mais valorização do imóvel.🚀🚀🚀🚀🚀🚀
PREGUNTA: Vale a pena investir mesmo tendo dividas? Financiamento de casa, carro, estudantil... Já tive momentos onde pensei ser melhor adiantar parcelas para pegar desconto no juros, mas também já houveram vezes onde deixei rendendo um periodo para tentar aproveitar uma oportunidade.
Compare os juros. Se a sua dívida tiver um juros maior do que o que você consegue com investimentos, então vale a pena quitar a dívida primeiro.
E por isso que o Raul disse que vale a pena financiar do que pagar à vista. Pq consegue investir rendendo 12% enquanto o juros do financiamento é 9.6%.
Se vc tem renda, pq não? Mas seria melhor vc quitar as maiores o qto antes. Se uma parcela atrasar, já viu o estrago!
Bitcoiniza e dá calote.
Estou na batalha de juntar a entrada e sair do aluguel com fé em Deus no final de 2025.
poxa, aqui onde estou morando o aluguel está em torno de 0.4% do valor do imóvel.. E o dinheiro está em renda fixa e FIIs rendendo 1% sem precisar pagar ITBI e registro e com liquidez caso eu decida me mudar para algum lugar melhor daqui a alguns anos... eu queria comprar, mas está muito mal negócio.. :/
Mesma coisa aqui onde moro, o aluguel é em torno de 0,25.
No país de OZ,do Primo Rico, ele foi ao banco e pegou um empréstimo de 40 milhões com a maior facilidade pagando uma taxa de 9% de juros e supostamente investiu o restante da grana com ganhos de 12% ao ano.
Os maiores investidores e especialistas do mercado por prudência recomendam ganhas de 6% a 8% por ano como média anual .
Eu acho que vc foi até muito educado ao comentar a matemática do Primo.
Quem conhesse o mercado financeiro sabe muito bem que não existe essa garantia de ganhos constantes com esse otimismo.
Ex: covid19 ou resseçoes movidas por boatos ,ou taxa de juros alta do dólar e etc infinitas situações que podem variar de 15% a 40% de investimentos.
Seria muito mais inteligente para um ser humano na vida real,fazer o que a maioria das pessoas fazem.
Compre um imóvel de menor valor dentro das condições reais que permitam sobreviver com dignidade,e com o passar dos anos realizando a venda do imóvel e comprando outros de maior valor.
Vc realmente muito bom e muito educado .kkkk
Sou corretor de imóveis em SP Capital, hoje aqui temos transparência das vendas reais, disponibilizados pela prefeitura da cidade de SP junto com os cartórios. Com isso posso te dizer que a relação de venda de residenciais à vista x financiado, na média, é 70/30!! (A cada 10 imóveis vendidos apenas 3 são financiados). Parabéns Raul por abordar um tema que não é muito falado. Parabéns pelo seu trabalho.
Uma dúvida, atualmente moro de aluguel, há alguma forma de saber o valor real da casa que estou morando sem ser através do dono?
@gugasuss se você mora na cidade de São Paulo, a prefeitura fornece os dados de venda real com endereço completo. Por exemplo no seu caso, tem que ver se aconteceu vendas de unidades dentro seu prédio e levantar um padrão de preço de m², de mesmo tamanho que o seu.
Tenho uma casa em SP alugada e eu moro no interior, valor venal 730k, aluguel 2,500 to achando muito baixo e não sei o que fazer.
@@thiago.allvessvende e aporta 400, compre outra de 300 dnd
@@thiago.allvess na grande maioria, valor venal (para fins de cálculo de IPTU e outros impostos) são distorcidos da realidade do valor real de mercado
Excelente Raul, ter minha casa foi meu 1º objetivo desde que comecei a trabalhar aos 20 anos, depois que conquistei a casa aos 27 anos, me deu muito mais tranquilidade e segurança.
Ainda complementando, foi o fato de ter a casa quitada cedo que fez eu ter coragem de me arriscar MUITO mais no ambiente de trabalho!
Dessa forma aumentei de forma considerável meu salário trocando de empresas do que ficar esperando promoção na empresa atual ou ficar investindo em pós, MBA, mestrado ( mas tudo isso graças a ter colocado meus primeiros esforços p/ ter minha casa própria)
Depois disso também é muito mais tranquilo investir e ver as oscilações do mercado (pois tem horas que da vontade de vender tudo mesmo kkk).
Novamente, o IGPM não está sendo usado para reajustar aluguéis.
Desde a pandemia é usado o IPCA.
balela, o meu é igpm na veia
IGPM nas últimas 2 casas que morei. Sem nem opção de mudar pra IPCA
Financiar a casa não é apenas uma forma de ter um bem básico que te dá tranquilidade, muitas vezes pode compensar financeiramente, não gosto de "ahh realmente compensa alugar mas tudo bem comprar o imóvel se te fizer bem". As simulações são feitas em cima de padrões específicos de imóveis sem levar em consideração que a pessoa pode ter um financiamento do mcmv, pode ter uma taxa baixa por alguma negociação, pode financiar imóvel em região que teve alta valorização enquanto se pagasse aluguel teria q sair pq não teria condições mais etc.
Um dos maiores problemas da compra de um imóvel é a absurda perda de liquidez. Nem toda região, possui facilidade na venda de um imóvel, sem falar nos custos na hora do registro. Realmente cada caso é um caso.
Melhor comentário👏
Exato! Além da falta de liquidez, eu Fiz uma pesquisa no bairro e vi imóveis de R$:500k sendo alugados por R$:2,5k (E gente achando caro) sem contar declarar e pagar I.R o que daria líquido 6% a.a, e sem contar a dor de cabeça , ou seja melhor deixar em renda fixa SELIC/CDB 100% DI mesmo descontando o I.R.
Pra quem tem o dinheiro Imovel só vale a pena se for financiado pelo minha casa minha vida e se for pra morar nele , e pra quem não tem , na minha opinião vale a pena financiar em ate 9% ao ano +- , o aluguel q vc paga é um dinheiro que "some" o imovel vc pagaria equivalente ao aluguel , mas é algo que valoriza e tu até consegue receber algo se desistir tipo vender o Agil.
imovel proprio é pra morar e ter onde dormir, esquece isso de investimento.
@@mindsetpodcastCortesperfeito
Sem ressalva, muita verdade; conteúdo do canal e o Raul cada vez melhor; evolução contínua, Parabéns👏👏👏!!!
Precisa observar que o saldo devedor do contrato de financiamento sofre atualização mensal do saldo devedor. O meu por exemplo, que era pela Caixa sofria reajuste pelo índice TR, então as parcelas são decrescentes, mas existe essa correção sobre o saldo, algo que percebi que a calculadora não leva em consideração.
Perfeito Raul! Essa de que alugar compensa mais é que tem milhões disponíveis para estar aplicado. Aí vai o cara lá que ganha 10k achar que vale a mais a pena pagar aluguel de 3 mil. Daí no outro ano já pedem 3.5, 4 etc...
Pagar 3 mil de aluguel ganhando 10 é coisa de 🐴
@@Matheuscosta2025 Pago 3 mil na parcela do financiamento, mas não pagaria 3 mil de aluguel. E o aluguel do imovel vale isso ou mais.Ou seja, se fosse alugar eu teria que reduzir o padrão. Mas só faço isso pois sei que a parcela do financiamento é decrescente e o aluguel só sobe.
@@Matheuscosta2025Em cidade grande com muito emprego esse aluguel não é absurdo não. Um apt pequeno nos poucos lugares decentes do RJ já sai por isso
@@rodrigobastosalvarengapere7320 Eu também. Por isso eu falei q só b.rro paga 3 mil no aluguel
🐠 Raul faz um vídeo sobre como proteger o patrimônio caso estoure um conflito generalizado na Europa?
Boa!
Quem defende financiamento em vez de pagar um imóvel à vista geralmente tem algum interesse por trás, seja como corretor, dono de imobiliária ou até banqueiro. A verdade é que, financeiramente, não faz sentido optar pelo financiamento se você tem o dinheiro para pagar à vista. Quando você paga à vista, pode negociar diretamente com o proprietário, principalmente se ele estiver precisando do dinheiro, e consegue um preço bem abaixo do mercado. No financiamento, por outro lado, além de não ter essa flexibilidade, você acaba pagando 30% a 40% a mais por causa dos juros, o que, no fim das contas, pesa demais no bolso.
Se fosse uma compra parcelada sem juros, até valeria a pena. Mas financiamento com juros, ainda mais no Brasil, é uma armadilha financeira. Quem pode evitar, deve. O melhor é sempre planejar, economizar e negociar à vista para obter as melhores condições possíveis. Financiar, infelizmente, só beneficia o banco.
Vlw.. gostei e concordo nunca vi ninguém reclamar que tinha casa própria vlw..
O único erro do vídeo é dizer que existe valorização média de imóveis. Erro por 2 motivos. Primeiro que quem mexe com estatística sabe que médias são mentiras, não representam a realidade. Segundo que na prática nunca existiu valorização média de imóveis. Eu trabalhei em imobiliária, estudei muito o setor, sei q isso não existe.
Tb acho q comprar imóvel é a coisa mais importante da vida de uma pessoa, mas tb sei que todo mundo que teve problema por ter adquirido um imóvel não conta essa história por aí. Então não faz sentido dizer que nunca viu alguém dizer que se arrependeu de comprar. Por isso defendo q devemos comprar com máxima entrada possível, melhor ainda à vista se não ficar liso depois
Realmente, aquele que perdeu o imóvel financiado, que foi a leilão, não fica contando por aí o que passou.
Pergunta para as milhares de pessoas que já perderam sua casa financiada para os bancos… Ah! Mas estamos falando de quem já tem a casa própria! Mas que faz financiamento de 40 anos e consegue quitar já é aposentado… Não é o público do canal… Ter liquidez sempre será a melhor escolha…
Não tenho estrutura emocional nem financeira para manter um imóvel financiado. Dos últimos 10 anos, 4 passei desempregado. Hoje, "estabilizei". O mais perto que cheguei de parcelar imóvel foi uma tentativa de compra de um terreno corrigido pelo IPCA. E veja, só: um dia antes de assinar, fui demitido. Minha única saída foi correr atrás de algum imóvel irregular que possibilitasse a regularização. Em 2021, na pandemia, consegui um terreno que o dono não estava conseguindo 5 mil para pagar os documentos para regularizar um terreno junto a prefeitura. Em resumo consegui um terreno com 12x30 na casa dos 100 mil por apenas 30 mil. Uma demissão me livrou de um financiamento. Hoje já estou na fase de conclusão da segunda casa no terreno. Tudo regularizado.
como vc conseguiu saber do imovel que tava sem documento a venda? kkkkkk
@renan2050 rádio peão.
Top, nem tudo é liquidez..esse cara é muito sensato!!
entrei num financiamento imobiliário bem naquela época da pandemia, que os bancos estavam prometendo juros a 4%, dois anos depois os juros subiram pra 10% e eu tava pagando mais do que as primeiras parcelas. Com muito esforço por 2 anos vim amortizando a divida com tudo que eu posso, deu uma aliviada mas o valor da parcela ainda está alto.... se os juros pularem pra 15% agora com esse pacote fiscal eu to fedido.
E quase fiz pior: quase financiei um terreno pelo IPCA. Eu já teria perdido a muito tempo.
Mas sua taxa não foi fixada? Ou era pós? Pq considerando a maluquice que é o BR, se sua taxa houvesse sido fixada em 3-4% vc estava tranquilo, tranquilo…
Meus pêsames
Comprei na pandemia, Mar/20, taxa prefix de 7.1% a.a.
Nos anos da pandemia trabalhamos muito e poupamos tudo que podíamos.
Meu AP sem móveis planejados, carro com 7 anos de uso, sem viagem internacional, sem férias no resort com a criançada.
Firmes pagando as parcelas do financiamento (classe média em geral esbanja bastante nestes itens citados acima😂)
4 anos depois vamos quitar o financiamento de 30 em apenas 4. Valorização de mais de 70% neste mesmo imóvel. As oportunidades pós pandemia estão cada vez mais escassas e caras. Vide as recentes mudanças da Caixa. Você conseguiu amigo, siga firme, logo você vai sair do sufoco. Experiência própria.
@@bubu0991 os financiamentos sempre yem ajustes pra cima, não sai fixos. Geralmente reajusta pela TR
Ótimo conteúdo Raul! Concordo plenamente e acrescento +1 ponto, se a pessoa não pagar a dívida e ficar com o dinheiro (+ dívida), isso pode fazer com que ela pense que pode gastar à vontade. Por outro lado, se uma pessoa pagar sua dívida usando todo ou quase todo o dinheiro que tem, ela sentirá necessidade de economizar e ter despesas mais conservadoras.
Detalhe pra saber quanto vale um imovel a pessoa que avaliou tem que comprar e pagar o que ela disse que vale caso ela nao pague o valor que ela disse valer e mera especulação.
Comprei meu apto em 2010, na planta... Valia 56 mil... Pagava 500 de prestação. Hoje vale 180 mil (no mínimo) e pago 290 de prestação. Falta 20 mil pra quitar, mas a prestação é tão baixa que prefiro pagar todo mês um valor que nem faz cócegas para mim.
Se você quitar o banco fica super feliz, pega o dinheiro de volta de um juros baixos de uns 4 a 6,5% e o empresta novamente a uns 10% agora,.. melhor coisa é não quitar.
500 conto em Bitcoin todo mês desde essa época, meu amigo...
@@marconisoares2186, estaria rico de bitcoin e morando de aluguel.
@@marconisoares2186 falar é facil, fui conhecer o bitcoin em 2016 só tive coragem de colocar grana em 2019 e com o corona virus quase que vendi ainda, sorte que segurei
O valor justo praticado pelo mercado para aluguéis é entre 0,3% e 0,4% do valor do imóvel
E a gente hoje consegue fácil rendimentos acima de 12%. SELIC tá estralando em 15%.
Sempre que eu pego um imóvel em geral nesses preços justos sua calculadora dá mais patrimônio no alugar e investir.
Eu consigo 1% limpo.
E quando a Selic voltar a ficar 3 a 5%? Vai ter que se arriscar em outros tipos de investimento
O que o pessoal das finanças aconselha é a diversificação do patrimônio, com uma certa prioridade para a casa própria, principalmente para quem é pobre e tem família. Agora, para quem é solteiro e tem um rendimento melhor, talvez outras modalidades de investimento sejam mais atrativas. E quando se fala em casa própria não se esqueça de considerar a satisfação de morar no que é seu e a valorização do imóvel. Cada caso é um caso.
Comprar imóvel é algo que a pessoa faz pensando em longo prazo (veja quanto valia um terreno e uma casa há 20 anos atrás, veja quanto era um alugiel ha 10 anos e quanto é hoje)
Essas calculadoras te dão base comparativa para o presente momento. Mas investimento ocila, imóvel não, então é como comparar banana com maçã pra escolher qual é melhor. Na minha visão não faz sentido...
Lembre que enquanto seu patrimônio aumenta quando você investe, o aluguel também.
Muito bom o vídeo!! Tem gente que compra à vista, mas sempre é bom deixar uma pequena reserva financeira, de alguns meses de salário ou custo de vida, para cobrir algum imprevisto, que às vezes acontecem. Quem vai financiar financia mais um pouquinho, quem vai comprar à vista e ficar sem reserva, empresta um pouco para ficar uma reserva.... faz a diferença. Às vezes vem alguma despesa inesperada, e se não vier conforme vai dando é ir adiantando um pagamento ou outro, e quando vê o imóvel tá quitado
Vale comprar financiado com a maior entrada tipo mais de 60 % pelo mítico da segurança em relação a parte da documentação , perícia técnica entre outros percalços . Jurídico do banco é muito cuidadoso e não vai botar na reta
Esse primo rico. Falava que não era negócio comprar imóvel. Tai. DEIXEI DE SEGUIR.
Em 2019 comprei a minha casa própria, casa popular, na época consegui um desconto que foi de 10%.
O valor da casa me renderia um salário mínimo, porém a casa me trouxe a segurança de investir sem medo do aluguel...
Hoje ja consegui recuperar o valor da casa e sigo investindo aos poucos.
Cada um faz o que acredita ser o melhor, bora pra luta que o tempo não para!
Tem outras coisas a se considerar na conta. Muitas vezes, ao se comprar um imóvel na planta, algumas unidades são promocionais na compra a vista, e vem um belo desconto (Ah, mas se vc mora de aluguel é burrice comprar na planta? Depende. No meu caso, to morando de aluguel num lugar inferior ao que eu quero comprar. Assim eu consigo juntar uma grana para comprar o imóvel quando uma boa oportunidade aparecer. E tem que ter a grana para a reforma).
E sempre a taxa de financiamento será menor do que o que o dinheiro consegue render na sua carteira? Não.
Recentemente peguei um apê pela MRV.
12 anos para pagar, 1% ao mês e a preocupação maior é o reajuste de IPCA.
Mas , o foco é correr atrás e ir antecipando na medida do possível. É arriscado, mas o meu psicológico não deixou financiar por 35 anos. Ainda mais no país em que vivemos.
Caramba , as condições do teu imovel não foram mt boas não ein. Pelo menos escolheu exatamente o que queria ?
@@JoãoMarcosLucena Não sou fã de apê. Porém, como aumentaram a entrada para 30% e em Londrina o preço médio de uma imóvel é 300mil. Achei melhor investir em um apê e daqui 10 anos , vender e pegar uma casa.
Por isso , a loucura de pagar em 12 anos também.
Burrice é seguir o primo rico.
quanto ao financiamento imobiliário:
1- O problema não é o financiamento , é a pessoa entrar em financiamento sem saber o que esta fazendo.
2- Se financiar imóvel por 30 anos, e depois de 20 anos não pude mais pagar, fica sem imóvel, sem o que pagou e pode ainda ficar devendo ao banco. Isso nenhum "couch" vai falar.
3- entendi bem? o cara calculou o preço atual do imóvel colocando a inflação do período? é serio?
4- Falar que imóvel só valoriza é besteira. E se "construírem" uma favela ao lado do imóvel? Aqui no Rio é raro , mas acontece muito...
5- Modéstia a parte , poderia fazer o melhor vídeo sobre financiamento imobiliário do Brasil....mas minha preguiça tende ao infinito....
Consegui complicar mais ainda. Financiei a casa e aluguei. O aluguel já paga o financiamento ainda sobra para investir. Investi o valor do financiamento em fiis, no lugar de amortizar a dívida. Hoje com os rendimentos mais o aluguel consigo quitar a casa em apenas dois anos e meio. Porém vou seguir investindo sem amortizar, ainda mais com as oportunidades atuais. Queria um feedback do Raul.
Só se vc pagar pra ele. Ainda mais tendo condições de pagar kkkkk
Tu é foda, Raul! Vejo esses investidores por aqui só pensando em viver de renda ou dividendo, e esquece que o bem principal da vida de todos é ter um lar. Mesmo que tudo der errado na sua vida, ainda terá onde morar! Há 9 anos atrás, com 19 anos na época, financiei meu apartamento . A partir de fevereiro, vou conseguir pagar duas parcelas. Cada parcela a mais que eu vou pagar estarei amortizando 12 meses! Pelos meus cálculos, em até 2 anos estarei no meu Ap quitado, aos 30 anos. Comprei na época por R$200.000. Hoje já tiveram vizinhos que venderam aps aqui no prédio por R$350.000!
Óbvio que irão me dizer: Ah, mas se você pegasse esses 1.500 por mês que você já pagou pro Banco, já tinha o dinheiro a vista pra comprar. NÃO, amigos, eu não teria. Estava na flor da idade, com 19 anos, doido pra curtir e não conseguiria ter o compromisso de guardar R$1.500 todos os meses pra comprar meu ap 10 anos depois. Foi a melhor decisão da minha vida!
Raul, acompanho seu canal há quase 3 anos, parabéns pelo trabalho. Com a Selic em 12,25% podendo chegar a 14,5% em março, vejo o mercado imobiliário em declínio pois a taxa de financiamento estará alta. Com isso, quem tem capital, será uma oportunidade na aquisição de um imóvel?
Eu vivo nesse dilema de comprar minha casa à vista, financiar uma casa ou continuar só alugando. Não consigo entender o porquê de valer a pena financiar. Não tem sempre um juros absurdo + taxas? Se é melhor comprar, não é melhor só comprar à vista e evitar as taxas do financiamento?
Comprei meu imóvel à vista e não me arrependo. Quem pode paga à visita , quem não pode financia e seja feliz.
Concordo com você Raul.
Comprei uma casinha por 160 mil, e agora querem me pagar 900 mil. Fiz 7 kitnets e um salão, vou receber os aluguéis e investir.
Assim que casei peguei um "bom" AP no minha casa minha vida, o valor da parcela era menor que o aluguel da região, quitei em 8 anos(acelerei um pouco depois que tive mais conhecimento de finanças), e isso me deu muita instabilidade, Financiei outro AP e com o aluguel de lá pagava o financiamento daqui, depois de 4 anos já quitei o novo e agora irei vender o antigo, me gerando qse 2 salarios minimos( que ajuda a nao corroer tantoa sem stress e a calmaria de caso fique desempregado tenha como segurar as pontas ( já tenho reserva de emergencia).
Os dois que comprei foram a vista e não me arrependo disso. Vendi um deles agora este mês. Financiamento só vale a pena se for numa taxa baixa, caso contrário, quem pode comprar à vista, compre.
Casa própria é importantissimo. Só que financiar com o juros atual, é ossada demais.
Quem puder esperar, talvez compense investir agora, e financiar com um juros mais baixo.
Em 2019 um cliente meu financiou um terreno aqui em Santa Catarina. Pagou R$ 100.000,00 para a incorporadora pelo terreno e R$ 80.000,00 para a construtora pra edificar uma casa (simples, sala e cozinha e serviço integrado, 1 quarto e 1 banheiro - ele iria construir o resto futuramente), tudo pelo MCMV. Deu 30% de entrada e financiou o resto em um zilhão de vezes. Em 2021, tinha pago 35% do contrato aproximadamente e o imóvel dele estava valendo R$ 250.000,00. Ele poderia vender, quitar o contrato e ter um lucro de 20% limpo, sem ter feito nada.
Gostei muito do seu vídeo, hoje tenho 39 anos sou solteira nunca me casei e também não tenho filhos, mora na casa que herdei do meu pai após seu falecimento, quero comprar uma casa ou um apartamento, estou trabalhando duro pra isso, tenho 10 mil dólares guardados e mais uns mil reais, quero começar a investir e fazer esse dinheiro render, sigo vendo suas dicas e vou aproveitando as oportunidades. Espero um dia poder encontrar um companheiro para dividirmos nossa vida e termos nossa familia
Comprei o meu primeiro apto recentemente. Paguei 800k, vou financiar 500k. É em uma região muito boa aqui na minha cidade. Vai levar mais dois anos para ficar pronto, nos prédios ao lado que é um padrão inferior, não vi nenhum por menos de 1.2M
Perfeito. Ter um teto é fundamental.
Gsotei da sua sinceridade Raul, també penso assim, sim a Casa é super importante em nossas vidas antes do investir.
Sou considerado classe media hoje, quando financiei meu ap quase 1 ano e meio atrás dei uma entrada relativamente alta pq é um ap antigo, e o financimento ficou com parcelas de 1650, hoje a parcela está indo mês q vem para 1188 reais, alugo o segundo quarto que já se paga a parcela. Se tudo correr bem em 2 anos e meio no maximo o apartamento está quitado.
Trabalho com distrato imobiliário e acompanho essa realidade diariamente. Achei a sua a melhor das manifestações que vi nos últimos tempos. Uma análise realista e da vida como ela é. Parabéns
Depende, tenho um construtora que sou parceira e a vista eles dão 40% de desconto, mas, tem que ser lançamento ou em obras, é construtora e incorporadora😊 agora as outras não passam de 10% de desconto a vista, se for lançamento vale a pena, pois ganha toda a valorização, quer ganhar com a valorização tem que ser lançamento, senão for lançamento a vista, realmente não acho que valha a pena comprar a vista
“Lula está mal, não vou trabalhar hoje” 😢 essa foi a homenagem mais símbolica que uma pessoa podia ter feito👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Raul! Concordo plenamente com você, quanto a ter seu imóvel quitado!
Construimos nossa casa em 2013 e 2014. Gastamos no total,.220k e financiamos 145k pela Caixa. Hj minha parcela esta em 1200, o aluguel que recebo é o dobro desse valor (mudei de cidade). E a casa vale mais que o dobro do que gastei na época. Então, financiar vale muito a pena sim, muito melhor do que viver de aluguel. ❤
O bom sempre é diversificar, a selic quando cair, pode ir a 4%
Casa de aluguel não, sempre sobe o valor.
Concordo plenamente. Ter a sua casa própria quitada é a maior segurança para a sua família
Eu preferi quitar meu imóvel, porque sou CLT e passei dos 40 anos, fica mais complicado voltar ao mercado de trabalho tendo mais idade. Comprei no momento cero, porque o aluguel de onde eu morava simplesmente dobrou depois que saí. Cada um tem que analisar seu cenário.
Nao conheço ninguém que tenha casa própria e se arrependeu, agora quem perdeu a chance de comprar uma casa em algum determinado momento da vida e hoje continua pagando aluguel o arrependimento é eterno.
Ano que vem quero comprar uma casa e posso comprar ela a vista, mas ficaria descapitalizado.
Não sei se vale a pena "arriscar" ou ficar no aluguel até os juros baixarem um pouco mais é fazer um financiamento e investir a grana na taxa atual de juros
O que as pessoas não entendem é que sempre vai existir o custo de moradia! Seja pra quem paga aluguel ou mora em casa própria. Só não tem esse custo quem mora de graça em imóvel dos outros!
Eu ganhei 25 milhões de herança. Sou pobre, a herança foi de um tio de 3 grau g@y, mas eu sempre considerei ele meu pai e ele me considerou. Com o dinheiro que ele tinha e o seguro de vida deu 25 milhões. Estou pensando em quando o Juiz liberar o dinheiro comprar 5 milhões em imóveis, 5 imóveis de 1 milhão em diferentes regiões daqui e os outros 20 milhões investir, mas não sei ainda onde. O que me aconselha?
Entra na escola dele AUVP , ele não vai te responder aqui, lá vc terá uma acessória, melhor coisa a fazer con um valor tão alto assim
@@CasaNorte-i6m vale a pena mesmo? Acompanho já a um tempo, mas depois dessa chuva de cursos e mentorias eu fico com medo. Irei receber o dinheiro na caixa, vou deixar na poupança enquanto não descido descido o que fazer
25 milhões pra um único herdeiro e sem disputa?Bem real 😅
@@AnaSchultz-kx9tq Não tem disputa contra testamento. Meu tio era gay. Se não tivesse testamento, seria repartido entre os irmãos e minha avó, eu não receberia nada, só meu pai biológico. O testamento foi somente em meu nome
@@AnaSchultz-kx9tq a única coisa que tentaram tomar, foram as casas. Principalmente os meus tios que moravam em casas que estavam no nome dele. Mas não faço questão das casas. Nunca fiz questão do dinheiro dele em vida e não faço questão do dinheiro dele em morte. Ele escolheu deixar tudo para mim e farei bom proveito do presente.
Fiquei desempregado porém como tinha minha casa e não pagava aluguel fiquei mais tranquilo se tivesse que pagar aluguel ficaria desesperado
Pergunta Raul, qual a sua visão/opinião sobre a galera das kitnets?, de ainda investir em imóveis porém com rendimento maior que 1% ao mes em relação ao valor inicial da construção e depois dos anos aumentando ainda mais essa rentabilidade para renda passiva/aposentadoria , tenho 30 anos casado e renda dos dois em 38k
Concordo, eu nunca ouvi falar mal a ninguem por ter casa propia.
Tem muita gente na rede falando de verder a casa pra investir na bolsa mas acho eles muito sesgados.
Na verdade pode ser mais eficiente na teoria investir na bolsa que comprar a casa mas na realidade o assunto nao e tao simple assim.
Eu comprei meu apartamento faz 10 anos ainda quando tava em construcao e teve dois anos pagando mensualidade ate ocupar ele. Foi duro sim, mas depois segui pagando so o equivalente a um alquiler pra meu pai que me prestou o dinheiro faltante. Daqui a 3 anos ja vou ficar livre mesmo assim que eu fiquei sem trabalho o ano passado e nao pude fazer pagamento pra ele com normalidade.
O que ninguem fala de ter casa propia e que vc tem tranqulidade de nao ter que pesquisar outro imoveis pra alugar no futuro com tudo o que isso leva pra vc (surpresas no novo imovel, mudar de bairro, instalacoes, comprar novos moveis e eletrodomesticos, etc)
Raul gosto da sua visão porque você é gente como a gente😂 😂 sua visão da vida é pé no chão, então me identifico, eu quero aprender a investir e quando eu puder vou fazer com sua equipe. Obrigada pelos vídeos grátis já ajudam bastante.
Eu posso discordar de muita coisa do Raul, mas aqui ele foi muito preciso! Ter uma casa quitada, por mais simples que seja, vai muito além do dinheiro, ainda mais para classe média para baixo.
Boaaa Raul, Essa questao de ter uma casa é essencial, é ruim viver de aluguel pra quem investe pouco, mas antes ter uma casa, e investir pra longo prazo, viver de aluguel e investir o dinheiro é pra quem tem muito dinheiro
Desde que não compre um imovel em um bairro ruim, com pancadão de funk, e acustica péssima, dando para ouvir as brigas do vizinho. Pois nesse casa, não vai dar para morar lá e vai ficar difícil vender, pois ninguém vai querer comprar, nem alugar. Pior se tiver que pagar condomínio, se deixar o imóvel parado. Penso que é melhor comprar, quando tiver condições de comprar um imóvel bom.
Não consegue morar no hglg porém os proventos ao longo do tempo pode conseguir pagar um aluguel de uma casa de menor custo, melhor do que não investir nada
O problema da calculadora dele é que se eu investi em Bitcoin ja era o calculo. Ele considera taxa fixa, mas a vida é variavel, hoje seu imovel pode ser ótimo e amanha pode nao ser.
Comprar um imóvel que pode ser valorizado à vista,não vejo de modo algum como burrice. E sim uma grande vitória em um país ,onde a maioria fica 30 anos pagando . Com certeza,pagam 2 casas para ter apenas uma.