Excelente vídeo!!! Trabalho com geradores, e o que mais escuto é falarem que é graças ao aterramento que o neutro não flutua... me acham doido quando falo que é a baixa impedância do cabo de neutro que faz com que mesmo com a circulação de corrente no cabo de neutro não ocorra uma grande queda de tensão entre o barramento de neutro e o ponto neutro das bobinas da fonte. O aterramento é como se fosse um cabo em paralelo com o cabo que chamamos de condutor neutro. A impedância do aterramento é sempre muito maior em comparação com a impedância do cabo de neutro, por isso aterrar ou não, na prática, para esta questão específica do deslocamento do neutro não faz diferença alguma, desde que o cabo que está usando como conexão tenha a dimensão adequada. Se considerar uma impedância do condutor neutro como 0,003 Ohms em paralelo uma impedância de 1000 Ohms de aterramento ou 10 Ohms de aterramento, a impedância equivalente é praticamente a mesma. Por isso sempre digo que na prática, é a baixa impedância do condutor neutro que o não há desequilíbrio nas tensões de fase e neutro.
Pode utilizar o msm aterramento para o neutro do gerador e o para a carcaça do gerador, ligando os na mesma haste de aterramento com condutores distintos?
Professor, como deveria ser feito o aterramento por exemplo de um painel elétrico que fica distante da edificacão principal(mais ou menos 100 mt)? Não encontrei nada na norma que trata desse assunto.Nesse caso não sei se devo lançar um cabo de terra junto dos cabos de fases e neutro vindo da edificacão principal aterrando o painel elétrico ; ou se devo lançar 3 fases + condutor neutro e fazer um aterramento separado para essa instalação. Porém ao fazer um eletrodo de aterramento separado para esse painel, se o condutor de alimentação do circuito for de 6mm², não poderia interliga-lo ao neutro pois estaria formando um TNC, no caso esse aterramento teria que ser TT. No meu ponto da vista a melhor solução seria alimentar esse circuito com 3 fases+ neutro+terra, ligando cada um no seu barramento separado e ali no local fazer um eletrodo de aterramento somente para esse local e interliga-lo a barra PE reforçando o aterramento.Caso o circuito tivesse cabos de 10mm² ai sim optaria por lançar 3 fases +PEN , ligando o PEN no barra PE do quadro, fazendo um eletrodo de aterramento no local e ligando o mesmo na barra PE, economizando o cabo de terra que viria da edificação principal. Se puder dar sua opinião ficaria muito grato.
Fala filhão, muito show, quando liga o gerador no quadro de disjuntor, e obrigado a interromper o neutro com a chave de transferência ou posso colocar um disjuntor bipolar ou tripolar, muito obrigado
Não use disjuntor, porque em algum momento você pode acabar esquecendo de manobrá-lo. Opte por uma chave de transferência que seccione o neutro ou mantenha os neutros da concessionária e do gerador jumpeados (se a concessionária permitir). Abraço, Fabiano!
Nesse caso do grill e do ferro de solda c a falta do neutro da concessionária, praticamente, toda a tensão ficará aplicada no ferro de solda, visto a sua maior impedância=resistência (Z=R), causando a sua queima por sobretensão. Na verdade aí o perigo maior é a falta de neutro da concessionária. Mais um belo vídeo, cauly!!! Abraço..
@@Brasiltec, no caso das chaves tetra no QTA, me parece meio estranho seccionar o neutro e não usar cabos de aterramento diferentes. Se a ideia é separar completamente as fontes, o certo não seria seccionar os 5 cabos? Se compartilhar o mesmo cabo no BEP em ambas as fontes não muda nada em relação a chave tripolar e acaba por compartilhar o neutro normalmente entre as fontes pelo circuito de aterramento se tornando comum no BEP. Normalmente aterram o neutro de cada fonte, e levam esses cabos no BEP... logo as bobinas das fontes ficam sempre conectadas pelo BEP. Poderia ajudar nessa análise?
tenho um gerador monofasico, aqui a rede eh 220. o gerador tem o neutro no centro, dando 110 entre ele e qualquer uma das fases. e agora? aterro uma das fases do gerador em vez do neutro? e o barramento de neutro do qdc, posso manter ele aterrado? caso sim ele vai ficar sempre em contato com o neutro da rebe correto? e se eu separar, nao da problema na hora da comutacao de volta, ja q o barramento de neutro da casa vai ficar em -110v qunado estiver ligado no gerador... rapaiz, ta dificil aqui... hehe
Vi uma chave de teste acender num gerador , obs o gerador não estava ligado em nada, nenhuma conexão , só foi ligado e ele estava gerando energia mas sem nenhuma fiação conectada , não deveria não acender?
montei um nobreak senoidal com mais 8 baterias de 33 amperes, além das 8 de 7 amperes que já vem nele, suporta tv, internet, algumas lâmpadas e computador por mais de 10 horas, até ai já retorna a energia, gastei uns 6 a 7 mil mas vale a pena
Mais um conteúdo top demais 👏👏👏
Valeu, Rodrigo!
Excelente aula
Obrigado!
Excelente vídeo!!!
Trabalho com geradores, e o que mais escuto é falarem que é graças ao aterramento que o neutro não flutua... me acham doido quando falo que é a baixa impedância do cabo de neutro que faz com que mesmo com a circulação de corrente no cabo de neutro não ocorra uma grande queda de tensão entre o barramento de neutro e o ponto neutro das bobinas da fonte.
O aterramento é como se fosse um cabo em paralelo com o cabo que chamamos de condutor neutro.
A impedância do aterramento é sempre muito maior em comparação com a impedância do cabo de neutro, por isso aterrar ou não, na prática, para esta questão específica do deslocamento do neutro não faz diferença alguma, desde que o cabo que está usando como conexão tenha a dimensão adequada.
Se considerar uma impedância do condutor neutro como 0,003 Ohms em paralelo uma impedância de 1000 Ohms de aterramento ou 10 Ohms de aterramento, a impedância equivalente é praticamente a mesma.
Por isso sempre digo que na prática, é a baixa impedância do condutor neutro que o não há desequilíbrio nas tensões de fase e neutro.
Exatamente, Ramon!
Obrigado pela contribuição.
Abraço!
Sensacional
Parabéns. Muito boa a didática!
Obrigado, Ricardo!
Abraço!
Aula extremamente técnica..top
Obrigado, Fabio!
Abraço!
Parabéns ótima aula
Valeu, Wanderson!
Muito obrigado!
Muito bom 👏
Obrigado, Odirlei!
Abraço!
Pode utilizar o msm aterramento para o neutro do gerador e o para a carcaça do gerador, ligando os na mesma haste de aterramento com condutores distintos?
Sugiro que não, pois em caso de alguma anomalia a carcaça pode ficar energizada.
Abraço, Everton!
Professor, como deveria ser feito o aterramento por exemplo de um painel elétrico que fica distante da edificacão principal(mais ou menos 100 mt)? Não encontrei nada na norma que trata desse assunto.Nesse caso não sei se devo lançar um cabo de terra junto dos cabos de fases e neutro vindo da edificacão principal aterrando o painel elétrico ; ou se devo lançar 3 fases + condutor neutro e fazer um aterramento separado para essa instalação. Porém ao fazer um eletrodo de aterramento separado para esse painel, se o condutor de alimentação do circuito for de 6mm², não poderia interliga-lo ao neutro pois estaria formando um TNC, no caso esse aterramento teria que ser TT.
No meu ponto da vista a melhor solução seria alimentar esse circuito com 3 fases+ neutro+terra, ligando cada um no seu barramento separado e ali no local fazer um eletrodo de aterramento somente para esse local e interliga-lo a barra PE reforçando o aterramento.Caso o circuito tivesse cabos de 10mm² ai sim optaria por lançar 3 fases +PEN , ligando o PEN no barra PE do quadro, fazendo um eletrodo de aterramento no local e ligando o mesmo na barra PE, economizando o cabo de terra que viria da edificação principal.
Se puder dar sua opinião ficaria muito grato.
Bravo
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu poderia ligar o terra do gerador junto com terra que ja tem na minha casa?
Tecnicamente falando, pode sim.
Abraço, Adriano!
Fala filhão, muito show, quando liga o gerador no quadro de disjuntor, e obrigado a interromper o neutro com a chave de transferência ou posso colocar um disjuntor bipolar ou tripolar, muito obrigado
Não use disjuntor, porque em algum momento você pode acabar esquecendo de manobrá-lo. Opte por uma chave de transferência que seccione o neutro ou mantenha os neutros da concessionária e do gerador jumpeados (se a concessionária permitir).
Abraço, Fabiano!
Nesse caso do grill e do ferro de solda c a falta do neutro da concessionária, praticamente, toda a tensão ficará aplicada no ferro de solda, visto a sua maior impedância=resistência (Z=R), causando a sua queima por sobretensão.
Na verdade aí o perigo maior é a falta de neutro da concessionária.
Mais um belo vídeo, cauly!!!
Abraço..
@@raimundojr.610 É isso mesmo, Raimundo!
Abraço!
@@Brasiltec, no caso das chaves tetra no QTA, me parece meio estranho seccionar o neutro e não usar cabos de aterramento diferentes.
Se a ideia é separar completamente as fontes, o certo não seria seccionar os 5 cabos?
Se compartilhar o mesmo cabo no BEP em ambas as fontes não muda nada em relação a chave tripolar e acaba por compartilhar o neutro normalmente entre as fontes pelo circuito de aterramento se tornando comum no BEP.
Normalmente aterram o neutro de cada fonte, e levam esses cabos no BEP... logo as bobinas das fontes ficam sempre conectadas pelo BEP.
Poderia ajudar nessa análise?
tenho um gerador monofasico, aqui a rede eh 220. o gerador tem o neutro no centro, dando 110 entre ele e qualquer uma das fases. e agora? aterro uma das fases do gerador em vez do neutro? e o barramento de neutro do qdc, posso manter ele aterrado? caso sim ele vai ficar sempre em contato com o neutro da rebe correto? e se eu separar, nao da problema na hora da comutacao de volta, ja q o barramento de neutro da casa vai ficar em -110v qunado estiver ligado no gerador... rapaiz, ta dificil aqui... hehe
Very good
Thanks!
Vi uma chave de teste acender num gerador , obs o gerador não estava ligado em nada, nenhuma conexão , só foi ligado e ele estava gerando energia mas sem nenhuma fiação conectada , não deveria não acender?
Morar em apto não tem solução, fica no escuro, aguarda a energia voltar.
Um nobreak até ajuda, mas não resolve.
Abraço, Livio!
montei um nobreak senoidal com mais 8 baterias de 33 amperes, além das 8 de 7 amperes que já vem nele, suporta tv, internet, algumas lâmpadas e computador por mais de 10 horas, até ai já retorna a energia, gastei uns 6 a 7 mil mas vale a pena