Precisa ouvir " Por este rio acima", para entender toda a obra. Fausto, usa como poucos o nosso folclore, aqui o rimo e duma "chula" dança minhota do norte de Portugal..
Este é um dos álbuns mais bonitos da música portuguesa. Tem um poema que fala dos descobrimentos, da inscontância do amor na época por causa das longas viagens e a utilização dos ferrinhos e do adufe remete a nossa imaginação a uma época há muito tempo perdida.
O Fausto que acaba de falecer, era um dos grandes nomes da música portuguesa. Eu sou um fã do Fausto e, pela qualidade das suas músicas, assim como também pelo carinho que ele soube merecer da parte dos portugueses, vai ficar para sempre na história da música feita em Portugal. Perdeu-se um grande nome e perdeu-se um grande valor. A musica portuguesa ficou mais pobre. Obrigado Jhonny por nos dar este miminho do grande Fausto Bordalo Dias. Um abraço.
Hoje é um dia triste...o grande "cantautor" Fausto....partiu... deixou este país muito mais pobre.! Obrigado Johny pelo reconhecimento que fez da qualidade da sua música assim como da divulgação que fez do seu trabalho.
É impossível perceber a magnitude da obra deste cantautor ouvindo apenas algumas canções isoladamente. A maioria dos seus álbuns são essencialmente temáticos. Fausto Bordalo Dias é um criativo e genial cantautor de grande mérito, o maior de Portugal, e comparável aos maiores da música brasileira. Fausto não quis as luzes da ribalta sujeitando-se ao poder mercantilista das editoras e dos média e por isso não chegou ao grande público. Com uma musica de excepcional qualidade, contemporânea mas com muita inspiração na música popular portuguesa; excelentes arranjos com a inclusão de coros e percussões; letras soberbas, onde a linguagem poética é muito bem cuidada, na palavra e na conjugação com os ritmos; voz serena com emotivas e sensuais interpretações, ele descreve em grande parte da sua obra a história da Lusitana Diáspora dos portugueses em redor do mundo. A sua obra prima, junta numa Trilogia, é composta por três duplos álbuns: "Por Este Rio Acima", de 1982, considerado um dos melhores álbuns de sempre da música portuguesa, baseado no livro "Peregrinação" em que o autor Fernão Mendes Pinto relata histórias e aventuras por todo o Oriente, da Arábia ao Japão. "Crónicas da Terra Ardente", de 1994, inspirado nos naufrágios ocorridos nas viagens para a Índia e Brasil e que são relatados no livro História Trágico-Marítima de Bernardo Gomes Brito. "Em Busca das Montanhas Azuis", de 2011, baseado em relatos de vários cronistas das incursões que os portugueses fizeram pelo interior de África entre os séculos XVI e XIX. É impossível perceber a magnitude da obra deste cantautor ouvindo apenas uma ou outra canção, por isso deixo aqui três canções de cada album como pistas para motivar quem não a conheça a "viajar" por toda ela: "O Barco Vai de Saída" "Lembra-me Um Sonho Lindo" " Como Um Sonho Acordado " "Ao Som do Mar e do Vento" "Todo Este Céu" "Á Deriva Porto Rico" "E Fomos Pela Água do Rio" "Velas e Navios Sobre as Águas" "E Viemos Nascidos do Mar" (ver versão, em modo fado, interpretado por Ana Moura) Para além de muitas canções de intervenção e protesto, e não só, editadas no período anterior a 1982, os álbuns temáticos "O Despertar dos Alquimistas" de 1985; "Para Além das Cordilheiras", 1987; "A Preto e Branco",1988 e "A Ópera Mágicas do Cantor Maldito Maldito" 2003 são igualmente dignos de ser ouvidos. O álbum gravado ao vivo "Grande Grande é a Viagem" ou a colectânea "18 Canções de Amor e Uma de Resentido Protesto" são também uma boa opção.
Muito obrigada, que de maneira simples e sucinta disse tudo.
6 หลายเดือนก่อน +2
Fausto é tudo isso e muito mais. Fausto tem uma cultura e uma sensibilidade muito raras. Como já foi referido, compreender "Por Este Rio Acima", tem de se ler a "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto. Fausto recorre aos diversos ritmos da música popular portuguesa. Uma obra absolutamente notável a todos os níveis. Fausto "não" morreu...
E tem que se ler as letras com muita atenção. Ouvindo só a canção limita essa compreensão: há pormenores e subtilezas que nos podem escapar numa simples audição.
Fausto acompanhou-me a mim e à minha família em todos os bons e maus momentos. Todas as canções dele me levam a recordações. Amo todas elas. Ontem fui ao velório mais as minhas filhas, levei-lhe um cravo vermelho e agradeci todos os momentos. Obrigada FAUSTO.
Esta música tem um cavaquinho no instrumental que é tocado pelo grande musico Júlio Pereira. Este musico acompanhou José Afonso. Pesquise músicas deste artista a tocar cavaquinho e vai ter uma grande surpresa. Um grande abraço.
Fausto nasceu num barco chamado Pátria,em pleno Oceano Atlantico. Talvez por isso,nas suas musicas ter tanto a palavra navegar. Agora fica a saudade desse amigo.
Johnny, o monumental álbum "Por este rio acima", de que Navegar, navegar faz parte, é uma leitura da obra do séc. XVII Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. Todas as músicas contam um pedaço da história desse aventureiro que foi "dezassete vezes vendido". O álbum está todo no youtube, não deixe de ouvir. Fausto é um gigante da música!
Fiquei muito triste pelo falecimento do nosso grande Fausto! Enorme compositor da musica tradicional portuguesa grande amigo do nosso também enorme: Zeca Afonso k foram dois grandes icones!Assisti a ambos na década de de 74 já depois do 25 de abril em luanda no pavilhão da cidadela encheu por completo principamente nós militares! Foi sem dúvida uma lufada de ar fresco com as suas atuações! Em 91 Fausto deu um concerto na praça D. João v ( Rossio) com a sua obra: por este Rio Acima!foi um espetáculo memorável com enorme multidão a assistir ao concerto com os seus músicos fabulosos haveria muito mais para comentar ficam as saudades memoráveis!!as minhas sinceras condolências para toda a família e amigos!k Deus o tenha em paz!!🙏🙏🙏🙌🙌🙌🌺🌹🏵💮🌸💐🌻🌼🌹🌹🌴🌴🌴🌟🌟🌟✨✨✨✨✨✨
Tenho este album em vinil não o vendo por preço nenhum, Fausto Bordalo Dias, um grande autor e cantor, um intelectual da nossa musicalidade, descreve neste disco a Cronicas de Fernão Mendes Pinto o cronista do Rei, algumas letras delaceram o horror da conquista de Malaca e outros territótios asiáticos.......tomei consciência critica com a descrição nas letras do que foi a Conquista de Goa e outras terras.....obrigado ao Fausto pelos serviço publico que presta e o prazer que é ouvi-lo.....recomendo deste albúm o Romance de Diogo Soares
Grande Fausto, agora o barco foi de saída, mas deixaste-nos o teu legado, a tua grande obra. Sugiro-te que oiças outros álbuns dele, nomeadamente Fausto, Crónicas da terra ardente e Em Busca das Montanhas Azuis e músicas em especifico como "Era no tempo dos Tamarindos", "Quando um homem quer partir", "Rosalinda", "Foi Por Ela" e "Uns vão bem e outros mal"
É uma maravilhosa música do Fausto, entre outras❤ As letras são muito lindas e poéticas, e sempre têm uma mensagem para quem as escuta😊 Para além disso esta música tem inspiração no folclore português. É uma música alegre e até dá vontade de dançar e pular🎶🎶🎶
Gostei de ouvir esta interpretação da musica do Fausto Bordalo Dias que infelizmente faleceu hoje, obrigada Fausto por tudo o que nos deixaste que será o patrimônio do mundo lusofono
por este rio acima é em todos os aspectos uma obra prima. Poética, pelos estilos musicais portugueses, pelas influências musicais recebidas. Fausto não tem assim tanta ligação ao mar mas este album que foi baseado no livro peregrinação de Fernão Mendes pinto que foi um aventureiro tem uma forte ligação ao mar e ao chamado período das descobertas. Bem, acho que ainda hoje se está por decidir se essa personagem (Fernão Mendes Pinto) era efetivamente um aventureiro ou era um pantomineiro de primeira. Como se diz: não sei se é vero mas está bem trovado. Sem qualquer dúvida fica que Fausto é genial. Sorte de quem gosta azar de quem não gosta um abraço forte para si
É verdade. Acabámos de perder o criador do melhor álbum de música portuguesa de sempre ("Por Este Rio Acima"). Um obrigado ao Fausto pelo que nos deixou.
... entre os melhores. Eu não consigo distinguir o "Por Este Rio Acima" dos que lhe são posteriores: "Crónicas da Terras Ardente" e "Em Busca das Montanhas Azuis" são também de grau superlativo. "O Despertar dos Alquimistas", "Para Além das Cordilheiras" e "A Ópera Mágica do Cantor Madito" embora mais pequenos, são igualmente valorosos.
@@eliscorreia7864 E Fausto continuou com essa preocupação já neste século: é ouvir "Num Sonho de Águas Claras", do álbum "A Ópera Mágica do Cantor Madito" de 2003.
PARA JOHNNY DO CARMO: Complementando o excelente comentário de @LiberatoSalg , refiro que, neste álbum "Por Este Rio Acima", Fausto efetuou um trabalho fabuloso com a obra que lhe serviu de inspiração - "A Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, um aventureiro português, fidalgo de baixa linhagem que, no séc. XVI, participou nas expedições de descobertas portuguesas (parte dessas viagens, ao serviço da Companhia de Jesus, da qual foi noviço). Fernão Mendes Pinto, esteve em muitos locais de África e, sobretudo, do Oriente - desde a Índia, ao Japão, à Birmânia... No final da sua vida, escreveu uma autobiografia ("A Peregrinação"), onde contava, todas as principais peripécias que lhe sucederam, sem esconder fosse o que fosse. A obra foi censurada pelos próprios padres jesuítas, sobretudo, no que respeitava ao relato de certos abusos cometidos pela Companhia, tendo sido publicada somente cerca de 20 anos após a morte do seu autor. O trabalho de Fausto Bordalo Dias não se resumiu a ler a obra e inspirar-se nela... Todas as frases de todas as canções do álbum "Por Este Rio Acima" foram retiradas do livro "A Peregrinação"!!! O que é notável!... Fausto construiu cada um dos poemas que constituem as letras das canções, retirando, de um lado e de outro do livro, uma frase, construindo cada rima e cada estrofe, até à letra final. E este aspeto é pouquíssimo divulgado. Por essa razão é que umas fases podem parecer mais desgarradas do que outras e, neste caso, a crítica social é muito direta. É muito direta, por esse era o estilo literário com que Fernão Mendes Pinto escreveu "A Peregrinação"... E, finalmente, um sentido agradecimento por tudo o que tem feito pela cultura portuguesa, Johnny do Carmo!!! Há quem tivesse recebido ordens honoríficas portuguesas, tendo feito muitíssimo menos do que o Johnny, no seu canal!
Obrigado pelo complemento! E eu complemento ainda mais: Fausto é um genial mestre, ao abarcar na sua obra percussões e ritmos das danças e música de cariz popular, como o são malhões, chulas lavacolhos, cana-verde, zé-pereiras, pandeiradas, toques de adufe, saias, viras, chamarrita, charamba, corridinho, baile mandado, viras e baladas É tão notório o baile mandado, em "A Voar Por Cima das Águas" , o corridinho em "De Um Miserável Naufrágio Que Passámos" e em "Os Navegados", a chula em "Navegar Navegar", o malhão em " O Barco Vai de Saída", toque de adufeiras e música popular da Beira Baixa em "Lembra-me Um Sonho Lindo" e "A Guerra é a Guerra", a charamba das ilhas em "A Caçada", o fado em "Olha o Fado" e outras mais. Conjugadas de forma exímia, com exigência rigor e genialidade, as letras de Fausto levam-nos com sobranceria por reflexões em busca dos nossos profundos valores, das nossas idiossincrasias e da nossa boa e má natureza. São exemplo disso "A Voar Por Cima das Águas", onde Fausto expôe, de forma figurada e irónica, essa nossa maneira de ser como povo, em que fácilmente alternamos do estado de euforia e exaltaçãoa ao de medo e desânimo como efeito da sorte, azares, culpa dos outros e não da nossa real conduta. No ábum "Para Além das Cordilheiras" aponta ao futuro virado à Europa mas ainda apegados às memórias do passado. Em "Olha o Fado" realça o síndrome dos Fonsecas e Madureiras que tanto nos afectou e continua a afectar colectivamente. Em resumo: A obra de Fausto, é toda uma viagem pelo universo dos sons da música popular portuguesa, da nossa memória colectiva e do sentir mais profundo dos portugueses enquanto comunidade(s).
@@LiberatoSalg , Obrigado! Creio que, face ao que ambos escrevemos, se mostrou a essência do artista Fausto Bordalo Dias e se fez perceber a quem o não soubesse por que razão grava ele tão espaçadamente. Fausto grava quando entende que tem algo para comunicar. Mas como a sua comuicação não é fútil, nem imediatista, o seu processo criativo é muitíssimo mais longo do que o de outros cantores-autores-compositores que, não obstante a inegável genialidade que possuem e a capacidade de transformarem as suas excelentes canções em algo aceite pelo público, não têm esta carga de certo modo épica que tem marcado a produção de Fausto, sobre desde que gravou "Por Este Rio Acima". ADENDA - só uma nota relativamente ao "A Voar por Cima das Águas". Orlando Costa mostrou que era tão bom ator que cumpriu na perfeição o papel de "mandador" naquele corridinho". Paz à sua alma!
Está é sem dúvida uma das mais conhecidas e uma das minhas preferidas, assim como o tema " por este rio acima" uma verdadeira ode poética. Grande abraço Johnny e Amanda
Por este rio acima, belíssimo álbum inspirado na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto... o ponto de vista do navegador simples, ele que foi comerciante, vendido e comprado, escravizado, explorado, viu companheiros a ser mortos em acidentes, combates, navegações, guerras...
ola Johnny esse rapaz nasceu a bordo dum navio numa viagem de Lisboa para Luanda, para mim e um dos melhores albuns de musica Portuguesa " Por este rio acima" . Onde junta o falclore portugues a poesia a historia de Portugal. enfim aconselho-te a ouvires o album inteiro .1982, A edição em CD, aconteceu em 1984, pela editora CBS
Johnny passe por favor a " Madalena" tocada pela Estudantina de Coimbra, é uma valente surpresa acredite, linda a meu ver e uma linda homenagem aos nossos amigos Brasileiros, ouça 😊.
Do Fausto eu gosto da muito da música “Se tu fores ver o mar (Rosalinda)” que ele fez e que serviu de oposição à vontade do governo português de construir uma central nuclear em peniche.
Fausto tem uma canção, "Adeus Orelhas-de-Abano", dedicada aos críticos musicais. Pela tua postura não te consigo incluir no grupo dos criticados nessa canção, mas dá uma olhada; talvez te motive a uma reacção.
Precisa ouvir " Por este rio acima", para entender toda a obra. Fausto, usa como poucos o nosso folclore, aqui o rimo e duma "chula" dança minhota do norte de Portugal..
Este é um dos álbuns mais bonitos da música portuguesa. Tem um poema que fala dos descobrimentos, da inscontância do amor na época por causa das longas viagens e a utilização dos ferrinhos e do adufe remete a nossa imaginação a uma época há muito tempo perdida.
O Fausto que acaba de falecer, era um dos grandes nomes da música portuguesa. Eu sou um fã do Fausto e, pela qualidade das suas músicas, assim como também pelo carinho que ele soube merecer da parte dos portugueses, vai ficar para sempre na história da música feita em Portugal. Perdeu-se um grande nome e perdeu-se um grande valor. A musica portuguesa ficou mais pobre. Obrigado Jhonny por nos dar este miminho do grande Fausto Bordalo Dias. Um abraço.
Hoje é um dia triste...o grande "cantautor" Fausto....partiu... deixou este país muito mais pobre.! Obrigado Johny pelo reconhecimento que fez da qualidade da sua música assim como da divulgação que fez do seu trabalho.
É impossível perceber a magnitude da obra deste cantautor ouvindo apenas algumas canções isoladamente. A maioria dos seus álbuns são essencialmente temáticos.
Fausto Bordalo Dias é um criativo e genial cantautor de grande mérito, o maior de Portugal, e comparável aos maiores da música brasileira.
Fausto não quis as luzes da ribalta sujeitando-se ao poder mercantilista das editoras e dos média e por isso não chegou ao grande público.
Com uma musica de excepcional qualidade, contemporânea mas com muita inspiração na música popular portuguesa; excelentes arranjos com a inclusão de coros e percussões; letras soberbas, onde a linguagem poética é muito bem cuidada, na palavra e na conjugação com os ritmos; voz serena com emotivas e sensuais interpretações, ele descreve em grande parte da sua obra a história da Lusitana Diáspora dos portugueses em redor do mundo.
A sua obra prima, junta numa Trilogia, é composta por três duplos álbuns:
"Por Este Rio Acima", de 1982, considerado um dos melhores álbuns de sempre da música portuguesa, baseado no livro "Peregrinação" em que o autor Fernão Mendes Pinto relata histórias e aventuras por todo o Oriente, da Arábia ao Japão.
"Crónicas da Terra Ardente", de 1994, inspirado nos naufrágios ocorridos nas viagens para a Índia e Brasil e que são relatados no livro História Trágico-Marítima de Bernardo Gomes Brito.
"Em Busca das Montanhas Azuis", de 2011, baseado em relatos de vários cronistas das incursões que os portugueses fizeram pelo interior de África entre os séculos XVI e XIX.
É impossível perceber a magnitude da obra deste cantautor ouvindo apenas uma ou outra canção, por isso deixo aqui três canções de cada album como pistas para motivar quem não a conheça a "viajar" por toda ela:
"O Barco Vai de Saída"
"Lembra-me Um Sonho Lindo"
" Como Um Sonho Acordado "
"Ao Som do Mar e do Vento"
"Todo Este Céu"
"Á Deriva Porto Rico"
"E Fomos Pela Água do Rio"
"Velas e Navios Sobre as Águas"
"E Viemos Nascidos do Mar" (ver versão, em modo fado, interpretado por Ana Moura)
Para além de muitas canções de intervenção e protesto, e não só, editadas no período anterior a 1982, os álbuns temáticos "O Despertar dos Alquimistas" de 1985; "Para Além das Cordilheiras", 1987; "A Preto e Branco",1988 e "A Ópera Mágicas do Cantor Maldito Maldito" 2003 são igualmente dignos de ser ouvidos. O álbum gravado ao vivo "Grande Grande é a Viagem" ou a colectânea "18 Canções de Amor e Uma de Resentido Protesto" são também uma boa opção.
Obrigado pela bela descrição que fez das musicas e do incomparável Fausto, a qualidade é intemporal.
Muito obrigada, que de maneira simples e sucinta disse tudo.
Fausto é tudo isso e muito mais. Fausto tem uma cultura e uma sensibilidade muito raras. Como já foi referido, compreender "Por Este Rio Acima", tem de se ler a "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto. Fausto recorre aos diversos ritmos da música popular portuguesa. Uma obra absolutamente notável a todos os níveis. Fausto "não" morreu...
E tem que se ler as letras com muita atenção. Ouvindo só a canção limita essa compreensão: há pormenores e subtilezas que nos podem escapar numa simples audição.
Fausto acompanhou-me a mim e à minha família em todos os bons e maus momentos. Todas as canções dele me levam a recordações. Amo todas elas. Ontem fui ao velório mais as minhas filhas, levei-lhe um cravo vermelho e agradeci todos os momentos. Obrigada FAUSTO.
Esta música tem um cavaquinho no instrumental que é tocado pelo grande musico Júlio Pereira. Este musico acompanhou José Afonso. Pesquise músicas deste artista a tocar cavaquinho e vai ter uma grande surpresa. Um grande abraço.
Johnny, Fausto faleceu hoje dia 1 com 75 anos, uma grande perda para a musica. Fizeste portanto, uma bela homenagem com ele ainda por cá. Abraço
Fausto nasceu num barco chamado Pátria,em pleno Oceano Atlantico. Talvez por isso,nas suas musicas ter tanto a palavra navegar. Agora fica a saudade desse amigo.
Devia comentar o "Romance de Diogo Soares" do Fausto
Johnny, o monumental álbum "Por este rio acima", de que Navegar, navegar faz parte, é uma leitura da obra do séc. XVII Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. Todas as músicas contam um pedaço da história desse aventureiro que foi "dezassete vezes vendido". O álbum está todo no youtube, não deixe de ouvir.
Fausto é um gigante da música!
A canção final do álbum "Quando às Vezes Ponho Diante dos Olhos", faz um resumo dessas aventuras descritas na "Peregrinação".
Fiquei muito triste pelo falecimento do nosso grande Fausto! Enorme compositor da musica tradicional portuguesa grande amigo do nosso também enorme: Zeca Afonso k foram dois grandes icones!Assisti a ambos na década de de 74 já depois do 25 de abril em luanda no pavilhão da cidadela encheu por completo principamente nós militares! Foi sem dúvida uma lufada de ar fresco com as suas atuações! Em 91 Fausto deu um concerto na praça D. João v ( Rossio) com a sua obra: por este Rio Acima!foi um espetáculo memorável com enorme multidão a assistir ao concerto com os seus músicos fabulosos haveria muito mais para comentar ficam as saudades memoráveis!!as minhas sinceras condolências para toda a família e amigos!k Deus o tenha em paz!!🙏🙏🙏🙌🙌🙌🌺🌹🏵💮🌸💐🌻🌼🌹🌹🌴🌴🌴🌟🌟🌟✨✨✨✨✨✨
Foi meu colega na Escola Industrial e Comercial Sarmento Rodrigues ( em Nova Lisboa , Angola)
Tenho este album em vinil não o vendo por preço nenhum, Fausto Bordalo Dias, um grande autor e cantor, um intelectual da nossa musicalidade, descreve neste disco a Cronicas de Fernão Mendes Pinto o cronista do Rei, algumas letras delaceram o horror da conquista de Malaca e outros territótios asiáticos.......tomei consciência critica com a descrição nas letras do que foi a Conquista de Goa e outras terras.....obrigado ao Fausto pelos serviço publico que presta e o prazer que é ouvi-lo.....recomendo deste albúm o Romance de Diogo Soares
Hoje estou mesmo em baixo com a notícia logo pela manhã com a morte do Fausto! Estamos todos de luto.
Grande Fausto, agora o barco foi de saída, mas deixaste-nos o teu legado, a tua grande obra. Sugiro-te que oiças outros álbuns dele, nomeadamente Fausto, Crónicas da terra ardente e Em Busca das Montanhas Azuis e músicas em especifico como "Era no tempo dos Tamarindos", "Quando um homem quer partir", "Rosalinda", "Foi Por Ela" e "Uns vão bem e outros mal"
Eu adoro o Fausto , desde a minha adolescência. Para mim um dos melhores de Portugal.
É uma maravilhosa música do Fausto, entre outras❤ As letras são muito lindas e poéticas, e sempre têm uma mensagem para quem as escuta😊 Para além disso esta música tem inspiração no folclore português. É uma música alegre e até dá vontade de dançar e pular🎶🎶🎶
Gostei de ouvir esta interpretação da musica do Fausto Bordalo Dias que infelizmente faleceu hoje, obrigada Fausto por tudo o que nos deixaste que será o patrimônio do mundo lusofono
Johni do Carmo - Informo que o cantor Fausto Bordalo Dias morreu hoje 1 de Julho de 2024 aos 75 anos de idade.
por este rio acima é em todos os aspectos uma obra prima. Poética, pelos estilos musicais portugueses, pelas influências musicais recebidas.
Fausto não tem assim tanta ligação ao mar mas este album que foi baseado no livro peregrinação de Fernão Mendes pinto que foi um aventureiro tem uma forte ligação ao mar e ao chamado período das descobertas. Bem, acho que ainda hoje se está por decidir se essa personagem (Fernão Mendes Pinto) era efetivamente um aventureiro ou era um pantomineiro de primeira. Como se diz: não sei se é vero mas está bem trovado.
Sem qualquer dúvida fica que Fausto é genial. Sorte de quem gosta azar de quem não gosta
um abraço forte para si
É verdade. Acabámos de perder o criador do melhor álbum de música portuguesa de sempre ("Por Este Rio Acima").
Um obrigado ao Fausto pelo que nos deixou.
Hoje 01/07/2024 faleceu Fausto, uma grande tristeza para a maioria dos portugueses.
Esta peça musical faz parte do álbum “Por este rio a cima”, que é provavelmente o melhor da mpp de sempre.
... entre os melhores. Eu não consigo distinguir o "Por Este Rio Acima" dos que lhe são posteriores: "Crónicas da Terras Ardente" e "Em Busca das Montanhas Azuis" são também de grau superlativo. "O Despertar dos Alquimistas", "Para Além das Cordilheiras" e "A Ópera Mágica do Cantor Madito" embora mais pequenos, são igualmente valorosos.
Ele gravou uma trilogia sobre as Navegações: 1 por este Rio a Cima, 2 crónicas da terra ardente 3 em busca das montanhas azuis
Um dos melhores cantores que gosto muito. Com letras e músicas excepcionais. Abraços
Ninguém canta tão bem a nossa história como ele!!!
Lembro- me do Fausto desde adolescência, andava sempre de guitarra na mão
O albúm onde também está esta canção, para mim é um dos melhores de Fausto. As navegações, a escravatura as conquistas, fala de tudo. Linda.
Queria ter escrito um comentário mas tu escreveste exatamente o que eu tinha em mente.
Gosto muito do Fausto, é um músico muito diferenciado.
"Rosalinda" é também um tema lindíssimo de Fausto que retrata a preocupação ambiental dos anos 90.
Dos anos 70: Rosalinda faz parte do álbum Madrugada dos Trapeiros de 1977.
@@LiberatoSalg Não sabia que era tão antigo! O tema ambiental já vem de longe, pelos vistos...Obrigada!
@@eliscorreia7864 E Fausto continuou com essa preocupação já neste século: é ouvir "Num Sonho de Águas Claras", do álbum "A Ópera Mágica do Cantor Madito" de 2003.
@@LiberatoSalg Sim, eu só referi isso como uma curiosidade. Na realidade, eu acho é a musica bonita.
PARA JOHNNY DO CARMO:
Complementando o excelente comentário de @LiberatoSalg , refiro que, neste álbum "Por Este Rio Acima", Fausto efetuou um trabalho fabuloso com a obra que lhe serviu de inspiração - "A Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, um aventureiro português, fidalgo de baixa linhagem que, no séc. XVI, participou nas expedições de descobertas portuguesas (parte dessas viagens, ao serviço da Companhia de Jesus, da qual foi noviço).
Fernão Mendes Pinto, esteve em muitos locais de África e, sobretudo, do Oriente - desde a Índia, ao Japão, à Birmânia...
No final da sua vida, escreveu uma autobiografia ("A Peregrinação"), onde contava, todas as principais peripécias que lhe sucederam, sem esconder fosse o que fosse.
A obra foi censurada pelos próprios padres jesuítas, sobretudo, no que respeitava ao relato de certos abusos cometidos pela Companhia, tendo sido publicada somente cerca de 20 anos após a morte do seu autor.
O trabalho de Fausto Bordalo Dias não se resumiu a ler a obra e inspirar-se nela...
Todas as frases de todas as canções do álbum "Por Este Rio Acima" foram retiradas do livro "A Peregrinação"!!! O que é notável!...
Fausto construiu cada um dos poemas que constituem as letras das canções, retirando, de um lado e de outro do livro, uma frase, construindo cada rima e cada estrofe, até à letra final.
E este aspeto é pouquíssimo divulgado.
Por essa razão é que umas fases podem parecer mais desgarradas do que outras e, neste caso, a crítica social é muito direta.
É muito direta, por esse era o estilo literário com que Fernão Mendes Pinto escreveu "A Peregrinação"...
E, finalmente, um sentido agradecimento por tudo o que tem feito pela cultura portuguesa, Johnny do Carmo!!!
Há quem tivesse recebido ordens honoríficas portuguesas, tendo feito muitíssimo menos do que o Johnny, no seu canal!
Obrigado pelo complemento! E eu complemento ainda mais:
Fausto é um genial mestre, ao abarcar na sua obra percussões e ritmos das danças e música de cariz popular, como o são malhões, chulas lavacolhos, cana-verde, zé-pereiras, pandeiradas, toques de adufe, saias, viras, chamarrita, charamba, corridinho, baile mandado, viras e baladas
É tão notório o baile mandado, em "A Voar Por Cima das Águas" , o corridinho em "De Um Miserável Naufrágio Que Passámos" e em "Os Navegados", a chula em "Navegar Navegar", o malhão em " O Barco Vai de Saída", toque de adufeiras e música popular da Beira Baixa em "Lembra-me Um Sonho Lindo" e "A Guerra é a Guerra", a charamba das ilhas em "A Caçada", o fado em "Olha o Fado" e outras mais.
Conjugadas de forma exímia, com exigência rigor e genialidade, as letras de Fausto levam-nos com sobranceria por reflexões em busca dos nossos profundos valores, das nossas idiossincrasias e da nossa boa e má natureza. São exemplo disso "A Voar Por Cima das Águas", onde Fausto expôe, de forma figurada e irónica, essa nossa maneira de ser como povo, em que fácilmente alternamos do estado de euforia e exaltaçãoa ao de medo e desânimo como efeito da sorte, azares, culpa dos outros e não da nossa real conduta. No ábum "Para Além das Cordilheiras" aponta ao futuro virado à Europa mas ainda apegados às memórias do passado.
Em "Olha o Fado" realça o síndrome dos Fonsecas e Madureiras que tanto nos afectou e continua a afectar colectivamente.
Em resumo: A obra de Fausto, é toda uma viagem pelo universo dos sons da música popular portuguesa, da nossa memória colectiva e do sentir mais profundo dos portugueses enquanto comunidade(s).
@@LiberatoSalg , Obrigado!
Creio que, face ao que ambos escrevemos, se mostrou a essência do artista Fausto Bordalo Dias e se fez perceber a quem o não soubesse por que razão grava ele tão espaçadamente.
Fausto grava quando entende que tem algo para comunicar.
Mas como a sua comuicação não é fútil, nem imediatista, o seu processo criativo é muitíssimo mais longo do que o de outros cantores-autores-compositores que, não obstante a inegável genialidade que possuem e a capacidade de transformarem as suas excelentes canções em algo aceite pelo público, não têm esta carga de certo modo épica que tem marcado a produção de Fausto, sobre desde que gravou "Por Este Rio Acima".
ADENDA - só uma nota relativamente ao "A Voar por Cima das Águas". Orlando Costa mostrou que era tão bom ator que cumpriu na perfeição o papel de "mandador" naquele corridinho". Paz à sua alma!
Está é sem dúvida uma das mais conhecidas e uma das minhas preferidas, assim como o tema
" por este rio acima" uma verdadeira ode poética.
Grande abraço Johnny e Amanda
As jóias da língua e da música portuguesa
Excelente!! Grande Fausto❤
Por este rio acima, belíssimo álbum inspirado na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto... o ponto de vista do navegador simples, ele que foi comerciante, vendido e comprado, escravizado, explorado, viu companheiros a ser mortos em acidentes, combates, navegações, guerras...
Fausto e mais rápida ainda e' a: Voando por cima das águas ( baile mandado ,corridinho Algarvio ) veja o ao vivo no CCB.
E mais rápido ainda no corridinho "De Um Miserável Naufrágio Que Passámos" ou "Os Navegados"
ola Johnny esse rapaz nasceu a bordo dum navio numa viagem de Lisboa para Luanda,
para mim e um dos melhores albuns de musica Portuguesa " Por este rio acima" .
Onde junta o falclore portugues a poesia a historia de Portugal. enfim aconselho-te a ouvires o album inteiro .1982, A edição em CD, aconteceu em 1984, pela editora CBS
Eu acho linda essa música
Lembrame dum sonho lindo é a melhor dele.
Fausto é bom de se ouvir.
Cá vai a minha habitual sugestão .
PACO BANDEIRA em A MINHA 5^SINFONIA.
Saudações L/_B
Todo as letras do álbum são sobre a vida de Fernão Mendes Pinto.
Lembra-me de um sonho lindo é na minha opinião a melhor dele, vale apena ouvir.
recomendo "voar por cima das águas" em que traz o corridinho algarvio
Tb do Fausto:Por este rio acima.
Johnny passe por favor a
" Madalena" tocada pela Estudantina de Coimbra, é uma valente surpresa acredite, linda a meu ver e uma linda homenagem aos nossos amigos Brasileiros, ouça 😊.
Sugiro Janita Salomé e Dulce Pontes em dueto cantando Senhora do Almortão.
tambem devia ver Auto da Pimenta de Rui Veloso sobre a história de Portugal focada na guerra colonial. É muito, muito bom
o Auto da Pimenta lembra os descobrimentos, mas também numa perspectiva semelhante à de Fausto
Do Fausto eu gosto da muito da música “Se tu fores ver o mar (Rosalinda)” que ele fez e que serviu de oposição à vontade do governo português de construir uma central nuclear em peniche.
Uma critica a uma central nuclear que queriam fazer em Peniche
Maravilhoso
Uma excelente voz que pariu 😢
Não esqueças o Antonio Pinto Basto, fado do embuçado e rosas brancas.
. Beijinhos
Fausto é um grande da música portuguesa, acho que faz parte da tal elite, perdão se não fica bem este palavrão.
Esse artista faleceu esta noite
NAVEGAR NAVEGAR das sete saias
Queda do Império
Vitorino
muito semelhante em estilo e tematica
Parabéns.
Fausto tem uma canção, "Adeus Orelhas-de-Abano", dedicada aos críticos musicais. Pela tua postura não te consigo incluir no grupo dos criticados nessa canção, mas dá uma olhada; talvez te motive a uma reacção.
💝🇵🇹
Fausto, o grande, desta vez no lugar do escravo mercadoria.
Infelizmente FALECEU HOJE FAUSTO BORDALO DIAS 😢
Camões, cantado.
Tratar-se da chamada música de intervenção por altura do fim da ditadura em 74
👍
O grande Fausto morreu ontem
O Fausto não deixa as suas raízes por mãos alheias, ele é um militante do PCP, e não o renega, é militante de muito valor. Um grande abraço
Fausto era um militante livre, apoiante de causas de esquerda; não me parece que fosse militante de qualquer partido específico.
Ao vivo é melhor
Arrepia....arrepia sim senhor.....que vida boa era a da Lisboa
A musica inpirada no folclore portugues já a letra pura intervenção
Johnny, o microfone, que se passa? Não se te ouve a voz decentemente.