Esta série de análises esta cada vez melhor. Amo quando as outras pessoas que entendem ajudam com comentários pertinentes. Quando há um segundo vídeo com a versão Kimura é o auge.
Curti a análise! E um aspecto que gostaria de levantar é o fato de já conhecermos o Fogaça e então associarmos o logo com o visual e personalidade dele. Talvez se fosse um logo para alguém que está começando e querendo se posicionar no mercado não fosse a melhor opção. Acho que esse aspecto de qual o momento no qual o profissional está tb é importante. Forte abraço!
Concordo super. Acho que nossa percepção é totalmente alterada (para bom) quando sabemos de quem se trata. Seria muito arriscado usar esse logo em um negócio que esteja começando.
Tá meio sem padrão a aplicação da logomarca. Eu percebi outra diferença da fonte no nome "GASTRONOMIA" que tinha no frasco do álcool em Gel, em relação com aquela da logomarca.
Muito fod* essa aplicação da logo com os cartuchos. Mas confesso que não consegui me acostumar com esse nome “gastronomia” e por algum motivo li “castanhari” kkkkkk
Ameeeeiii sempre quis saber quanto custava e como era as comidas. Amando essa série, Esperando o do *Jacan* E adorei a dica de prestar atenção na letra fina, pois acabei de cometer esse erro. 🥲
A comida do fogaça é uma das melhores por ser uma comida nobre, mas ao mesmo tempo muito simples. Ingredientes próximos do paladar popular, feitos com um jeito popular.
Na minha opinião, a caveira e os talheres cruzados são uma alusão a uma bandeira pirata, que tem tudo a ver com a personalidade do dono e chef do restaurante. A tipografia poderia ser melhor mesmo, imagino que seja para trazer um ar mais sofisticado, para compensar o uso da caveira.
Nossa, em comparação ao da Paola, tu amou esse né? Haha Todos os pratos me chamaram a atenção e eu iria ficar em dúvida em pegar o menu degustação 1 ou 2. Fiquei curiosa e com certeza comeria no Sal
Sim. Tanto eu quanto a minha esposa gostamos mais do Sal. Na realidade, de todos que fomos, o único que não curto foi o da Paola. Eu acho que ela nem vai mais lá. Aí talvez o controle de qualidade tenha caído.
Talvez o Designer tenhoa sofrido uma pressão sinistra do dono pra ter entregado assim kkkkkk. Ou então é uma das primeiras tattoos do Fogoso e ele quis replicar de forma fiel... mas não justificaria os erros na tipografia.
Gostei da dica sobre a legibilidade do logotipo. Dicas que valem OOOOURO. Pior que nesse caso específico, até no adesivo do álcool em gel dá pra notar que a empresa que imprimiu teve que modificar o texto. Isso aí gera um trabalhão. Valeu pela dica!
Muito boa a análise. Uma coisa que as vezes me pergunto e fico com dúvidas: se ele melhorar a identidade visual, ou só o logo mesmo, será que vai fazer diferença para o restaurante no dia a dia? Vocês estavam em dois e gastaram 700 reias, e outras tantas pessoas gastam nessa média também. Nessa altura do campeonato, com o nome consolidado. Sei que o logo influencia em vários materiais, marketing, publicidade etc. Mas gostaria de saber como você lidaria com isso, caso um dia surgisse a oportunidade de melhorar a identidade desse mesmo restaurante. (Certa vez ofereci para uma empresa para melhorar a identidade da marca, e ouvi que não precisavam, pois já vendiam bastante...e eu não soube argumentar).
Cara, que excelente pergunta! Daria até um vídeo a parte. Vou até anotar. Mas vamos lá: de forma bem resumida, o design não tem o poder, sozinho, de fazer uma empresa vender mais ou ter sucesso. O design age na camada de percepção de valor, usabilidade, identificação, etc. são fatores que sim, ajudam a vender, mas o design não faz milagre. No caso do Fogaça, pense: jurado de um dos programas de maior audiência no Brasil, mostrou autoridade, foi convidado para diversos eventos e fez parcerias com marcas gigantes. Se o logo fosse dois palitos de fósforo, ainda assim, ele teria seu restaurante lotado, pois o que falta em design sobra em imagem pessoal, publicidade e exposição. Agora imagine alguém, desconhecido, abrindo um restaurante em SP ao lado de grandes nomes já estabelecidos, o design vai sim ajudar a elevar a percepção de valor, reconhecimento, autoridade, experiência, identificação, etc, etc. Então não é exatamente sobre o que uma empresa tem a ganhar com uma identidade visual melhor, mas o que ela deixa de perder.
E referente a identidade: Não vejo sinergia entre os elementos da marca. Essa caveira mais arredondadinha é quase fofa, a fonte anda longe de passar as sensações do símbolo ou vice-versa e esse kerning é quase uma agressão, o que até combina um pouco com a marca, mas não sinto que foi planejado.
IMPORTANTE AI sua dica a parte fundamental e mais importante de criar um logo p mim é pensar na aplicação. Por que fachadas, como esta , ou até mesmo alguns impressos a gente tem problemas com fonte muito finas ou o raio de degrades que nunca saem legal para impressão. A FALTA DE SIMETRIA ou legibilidade, me incomoda bastante.. Uso do logo não é só p rede social não, pensar na aplicação e na redução de tamanhos como por exemplo aplicação em cardápios etc p ficar legível..
Pois é, Não pensam muito na produção em Offset, e depois ficam sem entender por q não saiu igual do monitor culpando a produção. a Letra fina para Aço inox, Poderia ao menos pensar no Acrilico prata os cortes ficariam melhor pois o corte é a laser.
Boa. Eu não quis ficar andando parecendo um doido lá no meio do estabelecimento.. rsrs. Já tava meio tarde, inclusive, fomos os últimos a sair de lá. Mas boa observação.
@@MarceloKimuraDesign Eu consigo entender como é, mas, pq não fazer então um take de tu no quarto explicando sobre? Sua opinião da comida devia ser um bônus e não uma parte dedicada do video. Se solta pra falar da identidade visual da marca, do ambiente, da apresentação dos pratos (que é algo q eu senti falta de tu falar sobre tbm), etc... Sua série tem um grande potencial de ser usado como referência pelos profissionais e iniciantes.
A fonte usada no “gastronomia” também me incomoda. Já a construção do SAL eu gosto bastante, não me incomoda a espessura do traçado de forma isolada, mas em conjunto com o logotipo da caveira: nada a ver com nada. Essa finalização curva do garfo e faca com esse traçado pontiagudo da tipografia, tá bem ruim.
Nossa top em, conteúdo relevante para Área de design e CV ! mais 70% das Id não são pensadas em produção ( Letras em Aço, Pvc, fachada, Offset), e sim na técnica e estética, Letras muito finas e recomenda - se fazer em acrílico Infelizmente colocaram em Aço inox 320 e nem "gastronomia " fizeram.
Sinceramente, tu avaliou o logo e depois a gastronomia do restaurante?! Virou Deus? Falando que o prato foi bem “executado” e sabores. Ai vem as perguntas, qto tu realmente ganha com teu trabalho de designer, e se tu realmente vive disso ou ganha mais com a publicidade te divulgando do que realmente a tua profissão? Sem o TH-cam, qto tu ganharia?
@@MarceloKimuraDesign foi só uma pergunta com todo o respeito. Trampo na área a quase 20 anos, e o que mais aparece são os profissionais que se promovem e viram os famosos palestrantes da sua área profissional. Só comentei em relação a avaliação da gastronomia, que não é da sua área. Abco amigo, sucesso!
@@MarceloKimuraDesign lembrando que em algum video seu, vc falou que pode perguntar ao colega de trabalho “qto tu cobra por projeto e tudo mais”, mas as minhas perguntas ainda estão sem respostas. Acho que seu público gostaria de saber. Com todo respeito.
Hahaha. Olha, eu, no papel de educador, não gosto de usar a palavra “feio”. Acredito que uma análise mais técnica vai agregar mais do que simplesmente dizer que é feio, pois aí estaremos entrando na questão de gosto pessoal, e isso não se discute. Eu confesso que não gostei, mas evitei expressar isso é partir pra algo mais embasado. Acho que cumpre o papel, mas também acredito que poderia ser beeeeem melhor. Muito obrigado pelo comentário.
Amei a vinheta Marcelo.
Opa. Muito obrigado.
@@OMomota Muito obrigado.
Esta série de análises esta cada vez melhor.
Amo quando as outras pessoas que entendem ajudam com comentários pertinentes.
Quando há um segundo vídeo com a versão Kimura é o auge.
Continua trazendo esses vídeos de análise. É um dos conteúdos que mais gosto de assistir nessa área do Design! Vídeo muito bom!
Que legal. Vou trazer mais sim 🙌
Podia fazer um vídeo de como você faria essa logo né? 🥺
Se mais uma pessoa pedir, eu faço 🙌
Pronto mais uma, ganhamos Nathalia 😅
@@MarceloKimuraDesign Tou pedindo desde Portugal kk Vê se conta mais hahaha
@@MarceloKimuraDesign mais 2
@@MarceloKimuraDesign só bora! 🌚
Mais alguem aqui vendo almoçando? hahaha, muito massa, Kimura, continua fazendo esses vlogs, restaurante massa é o que não falta!
haha.. é ai é covardia né. Até eu fiquei com fome editando.
Curtindo bastante e aprendendo também com essa série de análises. Continua Kimura.
Valeu demais.
Curti a análise! E um aspecto que gostaria de levantar é o fato de já conhecermos o Fogaça e então associarmos o logo com o visual e personalidade dele. Talvez se fosse um logo para alguém que está começando e querendo se posicionar no mercado não fosse a melhor opção. Acho que esse aspecto de qual o momento no qual o profissional está tb é importante. Forte abraço!
Concordo super. Acho que nossa percepção é totalmente alterada (para bom) quando sabemos de quem se trata. Seria muito arriscado usar esse logo em um negócio que esteja começando.
Uau!!! Trabalho incrível 😍
Valeu Priscila.
Parabéns Kimura! Excelente vídeo! Muito legal transformar a sua turnê gastronômica em conteúdo de design! Que visão meu querido! Sucesso sempre!
Valeu demais Arthur. Teu comentário é um grande incentivo para eu continuar a série. Muito obrigado.
Tá meio sem padrão a aplicação da logomarca. Eu percebi outra diferença da fonte no nome "GASTRONOMIA" que tinha no frasco do álcool em Gel, em relação com aquela da logomarca.
também percebi
Massa, ótima análise 👏
Valeu Bruna.
Muito fod* essa aplicação da logo com os cartuchos. Mas confesso que não consegui me acostumar com esse nome “gastronomia” e por algum motivo li “castanhari” kkkkkk
Adoraria ir no restaurante do fogaça...
Esse logo dele me lembrou de alguma maneira o do BOPE.
Muito bom vídeo, mestre Kimura. Parabéns!
Total. Acredito que foi uma referência, já que o Fogaça costuma falar "faca na caveira".
ótima análise Kimura
Valeu Victor.
Ameeeeiii sempre quis saber quanto custava e como era as comidas. Amando essa série, Esperando o do *Jacan* E adorei a dica de prestar atenção na letra fina, pois acabei de cometer esse erro. 🥲
Valeu Talita. Bom saber que o video te ajudou. Abraços.
A comida do fogaça é uma das melhores por ser uma comida nobre, mas ao mesmo tempo muito simples. Ingredientes próximos do paladar popular, feitos com um jeito popular.
A aplicação da tipografia também foi adaptada para o recipiente de álcool em gel. Um pouco de dor de cabeça, penso.
Bem observado. É aquilo: faça bem feito e só faça uma vez hehe
Mais alguém acho o prato (a foto de capa do vídeo) parecido com uma placenta?
Na minha opinião, a caveira e os talheres cruzados são uma alusão a uma bandeira pirata, que tem tudo a ver com a personalidade do dono e chef do restaurante. A tipografia poderia ser melhor mesmo, imagino que seja para trazer um ar mais sofisticado, para compensar o uso da caveira.
Interessante.
Seria interessante como você faria esse logo.
Olha a ideia ai. Boa. Quem sabe eu não arrisco?
@@MarceloKimuraDesign ótima ideia Kimura
up
@@MarceloKimuraDesign Já espero pelo vídeo 🚀🚀🚀🚀👀👀
Eu no meio do vídeo tava com medo da conta! E no final do vídeo parecia que eu tava no meio!
Kkkkkkkk
Nossa, em comparação ao da Paola, tu amou esse né? Haha Todos os pratos me chamaram a atenção e eu iria ficar em dúvida em pegar o menu degustação 1 ou 2. Fiquei curiosa e com certeza comeria no Sal
Sim. Tanto eu quanto a minha esposa gostamos mais do Sal. Na realidade, de todos que fomos, o único que não curto foi o da Paola. Eu acho que ela nem vai mais lá. Aí talvez o controle de qualidade tenha caído.
Talvez o Designer tenhoa sofrido uma pressão sinistra do dono pra ter entregado assim kkkkkk. Ou então é uma das primeiras tattoos do Fogoso e ele quis replicar de forma fiel... mas não justificaria os erros na tipografia.
Pensei nisso também. Designer sofre 😩 mas provavelmente foi um designer iniciante.
Gostei da dica sobre a legibilidade do logotipo. Dicas que valem OOOOURO.
Pior que nesse caso específico, até no adesivo do álcool em gel dá pra notar que a empresa que imprimiu teve que modificar o texto.
Isso aí gera um trabalhão.
Valeu pela dica!
Muito boa a análise. Uma coisa que as vezes me pergunto e fico com dúvidas: se ele melhorar a identidade visual, ou só o logo mesmo, será que vai fazer diferença para o restaurante no dia a dia? Vocês estavam em dois e gastaram 700 reias, e outras tantas pessoas gastam nessa média também. Nessa altura do campeonato, com o nome consolidado. Sei que o logo influencia em vários materiais, marketing, publicidade etc. Mas gostaria de saber como você lidaria com isso, caso um dia surgisse a oportunidade de melhorar a identidade desse mesmo restaurante. (Certa vez ofereci para uma empresa para melhorar a identidade da marca, e ouvi que não precisavam, pois já vendiam bastante...e eu não soube argumentar).
Cara, que excelente pergunta! Daria até um vídeo a parte. Vou até anotar. Mas vamos lá: de forma bem resumida, o design não tem o poder, sozinho, de fazer uma empresa vender mais ou ter sucesso. O design age na camada de percepção de valor, usabilidade, identificação, etc. são fatores que sim, ajudam a vender, mas o design não faz milagre. No caso do Fogaça, pense: jurado de um dos programas de maior audiência no Brasil, mostrou autoridade, foi convidado para diversos eventos e fez parcerias com marcas gigantes. Se o logo fosse dois palitos de fósforo, ainda assim, ele teria seu restaurante lotado, pois o que falta em design sobra em imagem pessoal, publicidade e exposição. Agora imagine alguém, desconhecido, abrindo um restaurante em SP ao lado de grandes nomes já estabelecidos, o design vai sim ajudar a elevar a percepção de valor, reconhecimento, autoridade, experiência, identificação, etc, etc. Então não é exatamente sobre o que uma empresa tem a ganhar com uma identidade visual melhor, mas o que ela deixa de perder.
@@MarceloKimuraDesign Show! Nada melhor do que exemplos para explicar. Agora entendi mais ainda. Obrigado. Aguardo o vídeo completo hahaha
E referente a identidade: Não vejo sinergia entre os elementos da marca. Essa caveira mais arredondadinha é quase fofa, a fonte anda longe de passar as sensações do símbolo ou vice-versa e esse kerning é quase uma agressão, o que até combina um pouco com a marca, mas não sinto que foi planejado.
Isso é. A tipografia tende pra um lado, o símbolo tende pra outro. Isso, com certeza, poderia ser melhorado.
IMPORTANTE AI sua dica a parte fundamental e mais importante de criar um logo p mim é pensar na aplicação. Por que fachadas, como esta , ou até mesmo alguns impressos a gente tem problemas com fonte muito finas ou o raio de degrades que nunca saem legal para impressão. A FALTA DE SIMETRIA ou legibilidade, me incomoda bastante.. Uso do logo não é só p rede social não, pensar na aplicação e na redução de tamanhos como por exemplo aplicação em cardápios etc p ficar legível..
Pois é, Não pensam muito na produção em Offset, e depois ficam sem entender por q não saiu igual do monitor culpando a produção. a Letra fina para Aço inox, Poderia ao menos pensar no Acrilico prata os cortes ficariam melhor pois o corte é a laser.
A LOGO NA APRESENTAÇÃO É UMA NA FACHADA É OUTRA E NO ALCOOL GEL É DIFERENTE TAMBEM . QUEM PERCEBEU ?👉
Skin de crítico do Kimura Desbloqueada
Huahuaha.. Somelier de logo.
boa analise, mas senti falta de você explorar mais o ambiente no vídeo.
Boa. Eu não quis ficar andando parecendo um doido lá no meio do estabelecimento.. rsrs. Já tava meio tarde, inclusive, fomos os últimos a sair de lá. Mas boa observação.
@@MarceloKimuraDesign Eu consigo entender como é, mas, pq não fazer então um take de tu no quarto explicando sobre? Sua opinião da comida devia ser um bônus e não uma parte dedicada do video. Se solta pra falar da identidade visual da marca, do ambiente, da apresentação dos pratos (que é algo q eu senti falta de tu falar sobre tbm), etc... Sua série tem um grande potencial de ser usado como referência pelos profissionais e iniciantes.
A fonte usada no “gastronomia” também me incomoda. Já a construção do SAL eu gosto bastante, não me incomoda a espessura do traçado de forma isolada, mas em conjunto com o logotipo da caveira: nada a ver com nada. Essa finalização curva do garfo e faca com esse traçado pontiagudo da tipografia, tá bem ruim.
Siiim. Os elementos isolados não são muito um problema. Mas quando junta tudo, vira uma salada.
R$17 real numa hinikem? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
amo o interior
Nossa top em, conteúdo relevante para Área de design e CV ! mais 70% das Id não são pensadas em produção ( Letras em Aço, Pvc, fachada, Offset), e sim na técnica e estética, Letras muito finas e recomenda - se fazer em acrílico Infelizmente colocaram em Aço inox 320 e nem "gastronomia " fizeram.
O GASTRONOMIA seria impossível rsrs
@@MarceloKimuraDesign não em acrílico. o estudo do material em acrílico tbm seria válido. Sendo possível manter a integridade de toda a logo.
Essa logo me da um desconforto, tanto na ilustração como na tipografia, mas o estilo do restaurante é bem dahora
Barato, num tá barato?
Tá, tá barato
O garfo tbm parece um tridente.
Não achei, pois tem 4 pontas.. rsrs.
Achei que era muita comida kkkkkkk. Pra mim o logo achei bem amador como eu kkkkk.
Hahahha
primeiro eu li castanheira e depois gastronomia kkk
Haha. É difícil mesmo de ler.
Essa estética toda edgy de caveirinha, balas e rock'n roll dá bastante vergonha alheia kkk
Achei muito mal feita essa logo, parece que cada elemento foi pego de um lugar diferente. Independente, é a cara do Fogaça.
Devo concordar
Sinceramente, tu avaliou o logo e depois a gastronomia do restaurante?! Virou Deus? Falando que o prato foi bem “executado” e sabores. Ai vem as perguntas, qto tu realmente ganha com teu trabalho de designer, e se tu realmente vive disso ou ganha mais com a publicidade te divulgando do que realmente a tua profissão? Sem o TH-cam, qto tu ganharia?
Kkkkkk. É cada comentário…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@MarceloKimuraDesign foi só uma pergunta com todo o respeito. Trampo na área a quase 20 anos, e o que mais aparece são os profissionais que se promovem e viram os famosos palestrantes da sua área profissional. Só comentei em relação a avaliação da gastronomia, que não é da sua área. Abco amigo, sucesso!
@@MarceloKimuraDesign lembrando que em algum video seu, vc falou que pode perguntar ao colega de trabalho “qto tu cobra por projeto e tudo mais”, mas as minhas perguntas ainda estão sem respostas. Acho que seu público gostaria de saber. Com todo respeito.
Pra mim... Caveira lembra veneno, mas... sim tem relação com o visual tatuado do dono... Legal o Review 😉
Realmente feio , tanto logo quanto prato
Hahaha. Olha, eu, no papel de educador, não gosto de usar a palavra “feio”. Acredito que uma análise mais técnica vai agregar mais do que simplesmente dizer que é feio, pois aí estaremos entrando na questão de gosto pessoal, e isso não se discute. Eu confesso que não gostei, mas evitei expressar isso é partir pra algo mais embasado. Acho que cumpre o papel, mas também acredito que poderia ser beeeeem melhor. Muito obrigado pelo comentário.
@@MarceloKimuraDesign Sim , você está certo 😁
Mais alguém acho o prato (a foto de capa do vídeo) parecido com uma placenta?
Mais alguém acho o prato (a foto de capa do vídeo) parecido com uma placenta?