Agora descobrir onde eu sou tão masculina nas atitudes,extremamente provedora,racional faço tudo por um lado é bom,por outros só atraio caras filhinhos de mamãe 😢😢😢
Isso faz todo sentido pra mim! E o pior que a gente atrai pessoas que reforçam essa carácteristica masculina em nós. Causando mais desequilíbrio e estresse.
Gratidão por esse vídeo. Minha mãe sofre de depressão há muitos anos, já teve várias crises e tomava muitos remédios, ficava dopada, então me apeguei bastante ao meu pai que sempre estava ali para nos ajudar e cuidar de nós, mas meu pai também sempre foi uma pessoa muito rígida e exigente, acabei me tornando assim, muito perfeccionista e auto crítica comigo mesma, sempre quis ser a filha "perfeita" para dar orgulho ao meu pai.
Bom dia Alex Possato! Descobri o seu canal e ao ouvir sobre a filhinha do papai descobri muito de mim. Meu pai era violento, foi embora de repente quando eu tinha um ano e meio. Meus irmãos e eu tivemos vários problemas e eu tenho medo de arrumar um relacionamento por conta disso. De certa forma culpava minha mãe pelo ocorrido e tinha medo de me relacionar com as pessoas. Gratidão! Esse vídeo veio no momento certo.
Oi, Tanyhellen!!! Que bom que o vídeo lhe abriu uma perspectiva! Trabalhar as histórias que carregamos do passado, bem como olhar para os sentimentos negados (muitos deles aprendidos através dos nosso pais) é o caminho para liberar estes medos, que impedem o bom relacionamento!
Parabéns pelo vídeo! Eu me vi nessa explicação. Tive a alienação da figura paterna. Um sofrimento terrível! E um sentimento muito negativo com relação a minha mãe. Como se ela tivesse me privado de estar com meu pai. Como se fosse culpa dela não ter tido esse contato. Tbm tenho muito medo de perde o marido. Como se fosse tirá lo de mim. Faço assim com a minha sogra. Quero afasta lá como se ela fosse tirá lo de mim. Hj vejo que é alienação culpa de tudo. Muito obrigada pelo video esclareceu p mim.
Graditão, Sue, pelo comentário! Quanto mais em paz com esta falta do pai dentro de si, mais confortável você estará! E as pessoas em sua volta também ficarão mais livres e confortáveis...
Muito bom vídeo. Ficaria ainda mais completo se falasse que às vezes o que se teve foi uma mãe psicopata (comumente chamada de "mãe narcisista" para chocar menos). Quando sua "mãe" é um monstro sem sentimentos, só resta apego ao pai (então nem sempre a culpa é do pai que não deu espaço para a mãe). Lamentavelmente, mães são colocadas socialmente em pedestal como se parir lhe desse uma auréola automática de santinha na cabeça . Até quando MATAM os filhos, o máximo que dizem é "coitadinha, deve ter probleminhas mentais", jamais admitem a psicopatia feminina (que é comprovada cientificamente como existente). Quanto a deixar de ser uma mulher masculina para se equilibrar, questiono: 1) e se vc adora ser uma mulher masculina ? Vc não pode se sentir um homem feliz e realizado? 2) e se vc só namorou/casou com homens femininos e adora isso? Quanto a dizer que sempre houve coisas boas, discordo. Psicopatas não ensinam NADA, absolutamente NADA de bom aos filhos. Não deixam saudades, não ensinam nada, apenas traumatizam e fazem sentir nojo até de olhar a cara.
Sou filhinha do papai, e casada com um filhinho da mamãe. Triste demais, estou quase me separando, essa dinâmica não se sustenta. Estou buscando me curar, me cuidando, sendo menos reativa, deixando de tomar as rédeas de tudo.
Mais o meu companheiro continua não querendo mudar, e não assumindo a postura de filhinho da mamãe. Então prefiro sair disso e buscar a minha cura. Se ele não quer enxergar, agora. Torço pra que esse dia chegue. Mais eu não vou esperar mais.
No vídeo do "filhinho da mamãe" você deixou uma "oração" ao final para o filho se libertar da energia da mãe, mas não deixou neste da menina. Poderia deixar algo equivalente aqui, por gentileza? Grata!!
Uma frase para a filha (internamente, porque o pai não iria entender nada) dizer é: pai! Eu sou somente a sua filha! Você é o pai certo para mim. Acolho tudo o que você fez. Reconheço aquilo que doeu. E aquilo que me deu força. Fico com o que foi bom, e deixo o peso seu para você. Não carrego mais. Escolho honrar você, fazendo o melhor pela minha vida!
@@alexpossato muito obrigada, Alex! Assisti ao vídeo hoje, sequencialmente, "filhinho da mamãe" e "filhinha do papai" e também senti falta do que a colega expôs. Gratidão pela resposta e vídeos! Extremamente bons! Sua abordagem é muito didática e amorosa! 🙏😘
Uma definição adequada para "filhinha de papai" , creio a seguinte: uma moça maior de 18 que tem todas suas despesas pagas por seus familiares. Logicamente, uma hora seus país ficaram velhos, e ela precisará cuidar deles. E outra, creio ser inútil invejar esse tipo de pessoa. Em minha Faculdade particular há inúmeras destas. Pagam o curso, mas estudam pouco.
É, mas normalmente os homens mais destacados na sociedade buscam esse tipo aí. E os que criticam, geralmente (não todos) são aqueles que sabem que não poderão banca-las tbm.. há um mínimo de homens que tem uma visão crítica saudável sobre esse tipo de "filhinha do papai".
Bom dia! E quando se perde a primeira filha? Percebo que meu irmão, segundo filho, é excessivamente protegido tanto pelo pai como pela mãe. Somos 4 contando com a primeira (3 meninas e 1 menino).
Oi Marilia! Tudo bem? Bem, é um assunto que seu irmão deverá olhar, né? Nem sempre a perda de um filho está prejudicando severamente a vida da família. Terapia é algo a ser visto caso a caso, olhando para as questões que o cliente está trazendo no momento. E cada um precisa procurar auxílio, tão logo sinta que isso é necessário...
Alex, teria como fazer o filme que seja semelhante ao da filhinha do Papai ? Sendo amiguinho do amigo. Cuja história o barbeiro fica no personagem do Pai da filhinha.
Como faz então ?? Volta a falar com a mãe ? Não tenho conexão nenhuma com minha mãe !! Meu pai e maravilhoso vivi a vida todo com ele perto dele ... conexão zero com minha mãe ... nem sei como começar
A falta que sentimos da mãe é algo antigo, da primeira infância. A reconexão precisa ser feita internamente, principalmente ao olhar as dores de carência que carregamos, medos, sentimento de rejeição ou abandono... O trabalho é sempre interno, afinal, algumas pessoas nem tem mais a mãe viva. É um trabalho emocional.
Daniella, pelos olhos da constelação, o pai é muito importante. Em geral, para a mulher, a falta do pai gera um vazio no sentido da energia masculina, que significa: poder de decisão, ação, racionalidade, proteção do espaço, direcionamento para o trabalho, entre outras características. Assim, a mulher pode ser que fique muito focada nestes aspectos, e acabe inibindo o lado feminino (mãe). Que é o lado protetor, cuidador, coletivo, intuitivo... Curiosamente, a falta do pai acaba trazendo para a mulher as características masculinas de forma mais intensa... Ao mesmo tempo, ela não irá confiar num homem, ou atrairá homens que também vão embora, como o pai foi... Mas isso é uma ideia, que pode ser que lhe faça sentido ou não...
Eu me vejo nessa posição Porém a situação foi ter uma mãe filhinha do papai, mais mandona e que trabalhava muito e um pai mais carinhoso e amoroso, mas que também trabalhava de mais e não participava muito das coisas.
Entendo. A dureza machuca muito, quando somos crianças. Mas não há o que fazer. Olhar para esta dor, e ir se desapegando, percebendo que a dureza também traz força, vai aos poucos aliviando...
Oi Elza! É necessário, antes de qualquer coisa, olhar para as dores. O amor dos filhos pelos pais é natural. Em algum momento se demonstra. A questão é lidar com as dores, as mágoas, que encobrem o amor. Para isso é preciso muita autoanálise. Talvez terapia. Mergulhar profundamente nas histórias da infância... Esse processo é demorado. Bem demorado... Não dá para tomar a mãe ou o pai sem lidar com os sentimentos negados em si, e deixá-los ir embora...
A constelação é realmente incrível! Demorei algumas muitas sessões de terapia para ter esses insights... Nunca constelei, mas acompanho seu canal desde o comecinho (apesar de eu acreditar ser esse o primeiro comentário!). Estou cada vez mais envolvida e encantada com a constelação e seu trabalho, Alex. É de extrema importância democratizar o acesso das pessoas a informações tão pertinentes para a cura e o desenvolvimento pessoal. Tenho fé que chegará o dia em que o SUS realmente oferecerá esse tipo de tratamento e todos que quiserem poderão resolver suas questões. Parabéns e gratidão.
Oi Juliana! Sim, é um processo incrível. Mas todas as terapias são muito importantes. A constelação em si é um processo a mais... O SUS já está aberto, por lei, para a constelação, e quem sabe em algum momento comecem a dispor de atendimentos à população? Vamos ver! Grande abraço e obrigado pelo comentário!
Excelente vídeo. Obrigada
Agora descobrir onde eu sou tão masculina nas atitudes,extremamente provedora,racional faço tudo por um lado é bom,por outros só atraio caras filhinhos de mamãe 😢😢😢
Isso faz todo sentido pra mim! E o pior que a gente atrai pessoas que reforçam essa carácteristica masculina em nós. Causando mais desequilíbrio e estresse.
Nossa, sim! Só atraio caras muito passivos que reforçam isso.
Gratidão por esse vídeo. Minha mãe sofre de depressão há muitos anos, já teve várias crises e tomava muitos remédios, ficava dopada, então me apeguei bastante ao meu pai que sempre estava ali para nos ajudar e cuidar de nós, mas meu pai também sempre foi uma pessoa muito rígida e exigente, acabei me tornando assim, muito perfeccionista e auto crítica comigo mesma, sempre quis ser a filha "perfeita" para dar orgulho ao meu pai.
Muito bom!!
Bom dia Alex Possato! Descobri o seu canal e ao ouvir sobre a filhinha do papai descobri muito de mim. Meu pai era violento, foi embora de repente quando eu tinha um ano e meio. Meus irmãos e eu tivemos vários problemas e eu tenho medo de arrumar um relacionamento por conta disso. De certa forma culpava minha mãe pelo ocorrido e tinha medo de me relacionar com as pessoas. Gratidão! Esse vídeo veio no momento certo.
Oi, Tanyhellen!!! Que bom que o vídeo lhe abriu uma perspectiva! Trabalhar as histórias que carregamos do passado, bem como olhar para os sentimentos negados (muitos deles aprendidos através dos nosso pais) é o caminho para liberar estes medos, que impedem o bom relacionamento!
A constelação pode ajudar um relacionamento em o casal e filhinho com filhinha? Tem como apaziguar e manter o relacionamento?
❤
Parabéns pelo vídeo! Eu me vi nessa explicação. Tive a alienação da figura paterna. Um sofrimento terrível! E um sentimento muito negativo com relação a minha mãe. Como se ela tivesse me privado de estar com meu pai. Como se fosse culpa dela não ter tido esse contato. Tbm tenho muito medo de perde o marido. Como se fosse tirá lo de mim. Faço assim com a minha sogra. Quero afasta lá como se ela fosse tirá lo de mim. Hj vejo que é alienação culpa de tudo. Muito obrigada pelo video esclareceu p mim.
Graditão, Sue, pelo comentário! Quanto mais em paz com esta falta do pai dentro de si, mais confortável você estará! E as pessoas em sua volta também ficarão mais livres e confortáveis...
Muito bom vídeo.
Ficaria ainda mais completo se falasse que às vezes o que se teve foi uma mãe psicopata (comumente chamada de "mãe narcisista" para chocar menos).
Quando sua "mãe" é um monstro sem sentimentos, só resta apego ao pai (então nem sempre a culpa é do pai que não deu espaço para a mãe).
Lamentavelmente, mães são colocadas socialmente em pedestal como se parir lhe desse uma auréola automática de santinha na cabeça . Até quando MATAM os filhos, o máximo que dizem é "coitadinha, deve ter probleminhas mentais", jamais admitem a psicopatia feminina (que é comprovada cientificamente como existente).
Quanto a deixar de ser uma mulher masculina para se equilibrar, questiono:
1) e se vc adora ser uma mulher masculina ? Vc não pode se sentir um homem feliz e realizado?
2) e se vc só namorou/casou com homens femininos e adora isso?
Quanto a dizer que sempre houve coisas boas, discordo.
Psicopatas não ensinam NADA, absolutamente NADA de bom aos filhos. Não deixam saudades, não ensinam nada, apenas traumatizam e fazem sentir nojo até de olhar a cara.
Sei do que vc esta falando tb vivi isso lamentável
Alex, gratidão refleti como a minha mãe é masculina e como eu tenho buscado o meu lado feminino , sempre aprendizado .
Oi Tati!!! Mais um passinho na compreensão, né?
gratidão !!!! passo a passo seguindo na jornada
Sou filhinha do papai, e casada com um filhinho da mamãe. Triste demais, estou quase me separando, essa dinâmica não se sustenta. Estou buscando me curar, me cuidando, sendo menos reativa, deixando de tomar as rédeas de tudo.
Mais o meu companheiro continua não querendo mudar, e não assumindo a postura de filhinho da mamãe. Então prefiro sair disso e buscar a minha cura. Se ele não quer enxergar, agora. Torço pra que esse dia chegue. Mais eu não vou esperar mais.
Gratidão pelos ensinamentos!
Estava aguardando esse video.... muita gratidão 💓💓💓💓
No vídeo do "filhinho da mamãe" você deixou uma "oração" ao final para o filho se libertar da energia da mãe, mas não deixou neste da menina. Poderia deixar algo equivalente aqui, por gentileza?
Grata!!
Uma frase para a filha (internamente, porque o pai não iria entender nada) dizer é: pai! Eu sou somente a sua filha! Você é o pai certo para mim. Acolho tudo o que você fez. Reconheço aquilo que doeu. E aquilo que me deu força. Fico com o que foi bom, e deixo o peso seu para você. Não carrego mais. Escolho honrar você, fazendo o melhor pela minha vida!
@@alexpossato muito obrigada, Alex! Assisti ao vídeo hoje, sequencialmente, "filhinho da mamãe" e "filhinha do papai" e também senti falta do que a colega expôs. Gratidão pela resposta e vídeos! Extremamente bons! Sua abordagem é muito didática e amorosa! 🙏😘
🙏🙏🙏
Esse video me esclareceu muito conflitos internos. Gratidão
Uma definição adequada para "filhinha de papai" , creio a seguinte: uma moça maior de 18 que tem todas suas despesas pagas por seus familiares. Logicamente, uma hora seus país ficaram velhos, e ela precisará cuidar deles. E outra, creio ser inútil invejar esse tipo de pessoa. Em minha Faculdade particular há inúmeras destas. Pagam o curso, mas estudam pouco.
É, mas normalmente os homens mais destacados na sociedade buscam esse tipo aí. E os que criticam, geralmente (não todos) são aqueles que sabem que não poderão banca-las tbm.. há um mínimo de homens que tem uma visão crítica saudável sobre esse tipo de "filhinha do papai".
Gente eu sou a filinlha do papai casada com o filinlho da mamãe
Eu tb. Ferrou
@@talilaurie eu também 🙈
@@gtg1466 Estamos juntas!! haha
Falou exatamente o que eu sou, totalmente racional kkkk
Ótimo tema 👏❤gratidão Alex
Bom dia! E quando se perde a primeira filha? Percebo que meu irmão, segundo filho, é excessivamente protegido tanto pelo pai como pela mãe. Somos 4 contando com a primeira (3 meninas e 1 menino).
Oi Marilia! Tudo bem? Bem, é um assunto que seu irmão deverá olhar, né? Nem sempre a perda de um filho está prejudicando severamente a vida da família. Terapia é algo a ser visto caso a caso, olhando para as questões que o cliente está trazendo no momento. E cada um precisa procurar auxílio, tão logo sinta que isso é necessário...
Eu tive esses dois pais que vc falou.
Tema muito interessante! Gostaria muito que você falasse sobre abuso sexual infantil (principalmente que ocorrem dentro da esfera familiar).
Grata!
Anotado! Falarei num próximo video!!!
Muita verdade num só vídeo
Alex, teria como fazer o filme que seja semelhante ao da filhinha do Papai ? Sendo amiguinho do amigo. Cuja história o barbeiro fica no personagem do Pai da filhinha.
Como faz então ??
Volta a falar com a mãe ? Não tenho conexão nenhuma com minha mãe !! Meu pai e maravilhoso vivi a vida todo com ele perto dele ... conexão zero com minha mãe ... nem sei como começar
A falta que sentimos da mãe é algo antigo, da primeira infância. A reconexão precisa ser feita internamente, principalmente ao olhar as dores de carência que carregamos, medos, sentimento de rejeição ou abandono... O trabalho é sempre interno, afinal, algumas pessoas nem tem mais a mãe viva. É um trabalho emocional.
Muita boa essa análise!
Alex, e quando a mulher não teve o Pai na infância ou na vida(eu não conheço meu Pai) como isso impacta a vida dela.
Daniella, pelos olhos da constelação, o pai é muito importante. Em geral, para a mulher, a falta do pai gera um vazio no sentido da energia masculina, que significa: poder de decisão, ação, racionalidade, proteção do espaço, direcionamento para o trabalho, entre outras características. Assim, a mulher pode ser que fique muito focada nestes aspectos, e acabe inibindo o lado feminino (mãe). Que é o lado protetor, cuidador, coletivo, intuitivo... Curiosamente, a falta do pai acaba trazendo para a mulher as características masculinas de forma mais intensa... Ao mesmo tempo, ela não irá confiar num homem, ou atrairá homens que também vão embora, como o pai foi... Mas isso é uma ideia, que pode ser que lhe faça sentido ou não...
👏😄 gratidão Alex, ja tinha percebido que sou a filhinha do papai em alguns pontos.🙏🙌🤗
Eu me vejo nessa posição
Porém a situação foi ter uma mãe filhinha do papai, mais mandona e que trabalhava muito e um pai mais carinhoso e amoroso, mas que também trabalhava de mais e não participava muito das coisas.
gente o que é isso? Eu total.
Nossa vc descreveu minha vida minha mãe e eu nunca tivemos conexão
Minha mãe sempre foi masculina e meu pai muito bruto. Minhas referências foram muito sofridas pra mim
Entendo. A dureza machuca muito, quando somos crianças. Mas não há o que fazer. Olhar para esta dor, e ir se desapegando, percebendo que a dureza também traz força, vai aos poucos aliviando...
Agradecida!!!
Como tomo posse da mãe
Oi Elza! É necessário, antes de qualquer coisa, olhar para as dores. O amor dos filhos pelos pais é natural. Em algum momento se demonstra. A questão é lidar com as dores, as mágoas, que encobrem o amor. Para isso é preciso muita autoanálise. Talvez terapia. Mergulhar profundamente nas histórias da infância... Esse processo é demorado. Bem demorado... Não dá para tomar a mãe ou o pai sem lidar com os sentimentos negados em si, e deixá-los ir embora...
O que é o homem doente?
Alex, sou filhinha do papai. Quero constelar com vc. Qual o contato?
Oi Jaqueline! Você pode enviar um email para atendimento@alexpossato.com Agradeço!
Você atende em SP? Ou via skype, Alex?
eu atendo em SP também. Em Skype não... aqui neste link tem minha agenda: alexpossato.com/agenda/
Nossa 😱😱😱tudooo bate como pode!
Frescura!
Fui criada somente pela minha mãe, e não tenho neuras, como certas filhinhas de mamãe/ papai.
Chega ser idiota essa colocação, me perdoe.
Toda eu
A constelação é realmente incrível! Demorei algumas muitas sessões de terapia para ter esses insights...
Nunca constelei, mas acompanho seu canal desde o comecinho (apesar de eu acreditar ser esse o primeiro comentário!). Estou cada vez mais envolvida e encantada com a constelação e seu trabalho, Alex.
É de extrema importância democratizar o acesso das pessoas a informações tão pertinentes para a cura e o desenvolvimento pessoal.
Tenho fé que chegará o dia em que o SUS realmente oferecerá esse tipo de tratamento e todos que quiserem poderão resolver suas questões.
Parabéns e gratidão.
Oi Juliana! Sim, é um processo incrível. Mas todas as terapias são muito importantes. A constelação em si é um processo a mais... O SUS já está aberto, por lei, para a constelação, e quem sabe em algum momento comecem a dispor de atendimentos à população? Vamos ver! Grande abraço e obrigado pelo comentário!