Mas e verdade quando p um barracão Não sabia nada ,fui na enfruencia do orixá Eu tinha q ter educação A te saber quem era quem ,infelizmente Faz parte do oro ,eu tive discininento E coragem p aturar as ,pessoas mas Fofoqueira q conheci , Não me arrependo de nada meu orixá Está ,ao meu lado Epa Rei Oia ,cracas a Deus venci tudo e A todos Epa Rei oia hoje me sinto Uma Ebome ,iao com muita hora Sei mas q muitos deles Kolofer Dote Muniz de jagum
Gratidão pelo rico ensinamento. Hoje está muito difícil com a "modernização" do Candomble. Faço agora neste mês de dezembro, 44 anos de feito. Mas há muito me afastei da religião. Embora nunca tenha deixado de ter amor pelo meu Orixá que é Logun Ède.
Tudo isto eu fiz Fui uma iao quase perfeita Sempre respeitar tudo e a todos Por isto não conseguiram me Derrubar com disque me disse Asua benção Doter Muniz
Mutumbá! Sou yawo Ketu. Sinto muito prazer em trocar a bênção e em especial, pedí-la ao meu Babá. Ele nos trata com muito carinho e respeito, nós o chamamos de Painho. Ele é o meu Papai. E como uma boa Iemanjá, sinto vontade de carregá-lo no colo, feito um filho. Até me emociono 😢❤ Entrei em seu canal hoje, fui pega pela educação, carinho e respeito na fala do senhor. Candomblé, hierarquia, respeito e MUITO aprendizado. Amor imenso ao meu orisà
Este dá até vontade de mandar para algumas pessoas,mas porém serei crussificado 😂😂😂 Mas muito bom, doutrina o que falta hoje em dia para muitas pessoas 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Awo' meu pai abenção meus mais novos e meus mais velhos. tenho muito orgulho de ser sua filha e ekedi dessa casa que muito nos ensina e não esconde a verdade que as pessoas querem saber..a importância da conduta o respeito é que faz toda diferença dentro de uma casa de santo..aprendo a cada dia com senhor.
Parabéns Doté o senhor é um Babalorixa de grande sabedoria tudo o que o Sr. Disse é verdade mas muitos ja esqueceu até mesmo do Orixá. Axé gratidão sempre
Que vídeo perfeito. Sua benção. A hierarquia é algo estrutural no culto ao ancestral, pode em alguns casos não ser muito confortável, mas com certeza é a realidade da religião e tem seus porquês. Ago babá.
Sua Benção, Doté Muniz de Jagun. Vi o seu vídeo e de maneira alguma me senti ofendida. Me deu até saudades do tempo em que eu era yawô. Muitas saudades mesmo. Mais uma vez eu digo que amo assisti-lo pois, sempre temos muito a aprender e a honrar. Principalmente porque os seus ensinamentos são sempre passados com tanto carinho. Muito Axé Babá!!!
Suas palavras são sabias de um Babalorixa com esperincia e através das suas explicações, vejo fundamentos verdadeiros e sinceros muito bom Doté Muniz de Jagun Parabéns você e um dos que explica melhor no youtube .
Agradeço ao senhor por dividir conosco a sua sabedoria. Esse vídeo nos mostrou que a educação que recebemos dos nossos pais não é suficiente para lidar com o sagrado. Gratidão. Asé
#doteresponde: Como os escravos faziam para parar de trabalhar ao meio dia e como eles faziam para trazer algo para o Babalawo sendo que não tinham dinheiro?
Muito obrigado mestre Dote,Deus a cada dia lhe conceda muita sabedoria. Seus ensinamentos tem feito toda diferença. a palavra para este dia é: Gratidão.
Asé baba. Como sempre nos ensinando. Se hoje em dia tivesse metade desse respeito dentro das casas de candomblé hoje em dia existem muitos e muitos lugares que entramos espantados e saimos piores ainda cada coisa que acontece que só Jesus na causa kkkkkk. Teve uma festa que eu fui. E do nada um Abiã gritou o nome do pai de santo dele kkkkk Jesus ele quase teve um treco kkkkk. Muito muito muito obrigada pelos seus ensinamentos. Sua bença meu pai.
Perfeito esses ensinamentos... Totalmente de acordo... Infelizmente não existem mais yawos como antigamente... Passei por tudo isso com mt respeito e hj vejo total desrespeito... Abraços .
Doté o pouco tempo que fiquei em barracão eu fui ensinada assim . Estou sem casa e mesmo assim quando visito alguma eu vou adequadamente vestida e sempre de cabeça baixa e por mais que eu seja visitante procura me comportar com descencia até pq meu esposo é ogã e eu abiã , então devo respeitar o meu próximo e principalmente o axé alheio.
Nossa que lindo me fez voltar no tempo .e uma pena que em muitas casas. Não funciona assim , mas se nossa casa e assi. Ta bom mitumba asé mutumba amo seus videos e bom aprender sempre. asé pra toda sua familia um forte abraço
Bença, parabéns esse de fato deve ser o comportamento dentro e fora da casa de santo. O senhor poderia fazer um vídeo trantando sobre o resguardo e guarda o dia do santo da casa e do filho?
Bom dia doté Muniz! Colofé! Excelente explicação sobre as obrigações do yao. Embora hoje em dia seja difícil cumprir tudo isso a risca nos dias de hoje. Fiquei com dúvida em relação a entrar em igreja. Após a saída do yao depois dos 21 dias ele não tem que fazer a visita a 7 igrejas, ou talvez eu não tenha entendido como o senhor se expressou. Gratidão! Muito Axé!🙋♂️
Bom dia Pai Dote a bença é tudo quê o Senhor comentou é a pura verdade .pena que quando vêm filho de outras casa eles vem com vícios e é terrível so quem acompanha o Pai de Santo eu fui uma filha que cuidei até o fim porquê e os outros abandonou o meu Pai de Santo porquê não queria ter obediência e simplesmente saíram. O CAMDOBLE na minha Cidade está acabando porquê as pessoas não querem ter obediência. MUITO AXÉ pra o SENHOR quê minha mãe OXUM abençoe a toda sua família 💋❤ obrigada Célia da OXUM Bebedouro SP .
Dote onde fica seu barracão aqui no rio sei que estamos ei quarentena mais queria saber onde fica não tenho religião ainda mais so sim patizante da religião que ria saber qual meu orixa ok
4 ปีที่แล้ว
Entre em contato enviando mensagem pelo Whatsapp 21 99961-7020
Bênção, meu nome é Laurinda, eu gostaria de conta um pouco da minha história, quando eu tinha 14 anos raspei oxum apara com omulu , sou bisneta dezezinho da boa viagem meu avô era Dirceu de oxalá, a mãe era bidu de oya , gostaria de saber porque no dia da minha feitura a mim oxum pediu uma ra , ficarão doido até achar ai quando chegou o tempo de dar obrigação de três ano , já tinha falecido, o avô , a mãe e por último, o bisavô, tirei a mão, deles do meu orie,so que eu não descobri o mistério da ra , nem qualidade da minha oxum , o senhor poderia me responder.
3 ปีที่แล้ว
Entre em contato enviando mensagem pelo Whatsapp 21 99961-7020
Boa tarde! Gosto muito dos ensinamentos do senhor! Gostaria muito de saber onde o senhor joga, onde fica o barracão, como é o jogo do senhor. Moro no sul de minas. Como faço? Desde já agradeço!
Sua bença sou ogã gostaria de saber seu ponto de vista sobre o orixa Ayra pois sou confirmado a mas de 20 anos quando confirmei ayra ibonã seria a qualidade do meu xangô mim afastei do santo quando voltei agora mim dizem que ayra é ayra e xangô é xangô o que o senhor pode mim falar sobre isso.
5 ปีที่แล้ว +1
Estão certíssimo. Veja meu vídeo falando sobre orixás cultuados na linha errada. Cabe ressaltar, que mesmo sendo orixás distintos, uma vez que ayrá é cultuado na mesa de Xangô, falar Xangô Ayrá não faz mal algum, desde que se tenha em mente que são duas divindades distintas.
Axé o a sua benção doté . Esse vídeo tem muita importância pra alguns mad novos se reverem seus comportamentos ao visitar alguns iles vemos cada coisa muito fora do contexto em relação td que foi falando no video do senhor.
Se ele faz isso, é porque o babá dele ou Ya deixou né? Hj em dia o pai de santo ou mãe de santo são os primeiros a permitir essas coisas, por dinheiro estão fazendo tudo.
Ola é obrigatório tomar banho nu e tomar banho nu coletivo? E se a pessoa nao quiser e for obrigado, nao seria invasao a intimidade, danos morais e desonra? Mas em modo geral quero saber se obrigado tomar banho coletivo nu. Abraço!!
4 ปีที่แล้ว
Coletivo não. É sim danos morais e passível de processo judicial contra a casa que o fez.
Sua benção meu pai, queria saber se isso que aconteceu comigo e correto,eu fui coroado confirmado adoxado,fiz tudo ,e no meu barracão,eu fui o primeiro filho primeiro agan da casa ,e fui preparado,e lá eu fazia, tudo como ,quando tinha um yao recolhido era eu e a mãe de santo,e a equedi, e fazia, sacudento,as rezas,dentro do ranco, ornamentação,cuidava dos yaos,no preparos de ervas dos filhos,cambonava os pretos velhos eos Exus,fazia limpezas de casas ,de pessoas que iam pedir,copava tanto para orixás , como para Exu,além lógico de comandar a gira tocando meu atabaque que era o rum,quando esse barracão surgiu ,era eu a minha mãe de santo ,meu irmão que era maridão da minha mãe e o pai da casa, então , todos os, rituais,e firmesaz da casa eu participei de tudo,pois era nós três que fazíamos tudo ,queria saber se isso era correto ou era errado pois em todos. Lugares que vou me dizem,que minha coroa e formosa ,sua bença axé para o senhor
4 ปีที่แล้ว +1
O Ogan pode participar de todos os rituais pois é preparado para isso. Claro que em uma casa de candomblé cada Ogan tem uma tarefa. Mas na ausência de vários Ogans, cabe ao mais velho Ogan da casa fazer todas as tarefas.
Doté, motumbá. O que me inquieta em todas as proibições ( algumas eu entendo e considero que são questões de ética e de conduta moral). No entanto, outras,me pergunto porque uma religião de pessoas que foram escravizadas e resistiram também com a religião, incorporam tantas subordinações, subserviências e rituais de humilhação típicos da dominação monárquica, patriarcal e branca.. Perdão, mas não faz sentido tanta humilhação nos pés de uma mãe e um pai. É muita hierarquia e desqualificação. Volto a dizer, perdão. É dúvida e desejo de compreender.
2 ปีที่แล้ว +1
Não se trata de humilhação ou seguir esquemas monárquicos europeus. Em primeiro lugar os primeiros sacerdotes eram reis e rainhas que vieram aprisionados com suas côrtes. Segundo, a subordinação serve para se aprender humildade e respeito para com os mais antigos e mais graduados. Ou seja, respeito à ancestralidade, aos que vieram antes. Isso hoje em dia a sociedade vem perdendo em busca de uma torpe liberdade que está dando como resultado o que vêm acontecendo no mundo. Ninguém tem respeito à mais nada, não se respeita o sagrado, não se respeita a história de um país e de um povo, se auto-intitulam defensores de algo e usam essa premissa pra impor a própria vontade aos outros alegando estar defendendo um princípio fundamental.
2 ปีที่แล้ว +1
Quem não se senta pra aprender, não se levanta pra ensinar.
Boa tarde seu dote Muniz eu queria saber do Senhor se eu no meu caso eu ainda não fiz Santo só tomei um Bori e eu não sei eu tenho tô com uma dúvida sobre meu santo entendeu e eu queria saber se eu poderia arrumar o meu status arrumar o exu sendo caso sem sem eu fazer o o santo Isso é para eu pudesse no caso né cuidar do meu Exu em minha casa no caso meu escrito tire tire tem marabô tempo Pomba Gira Mulambo viu e porque às vezes eu tenho uma dúvida porque meu filho fez Santo pouco tempo agora tem 4 meses e na época eu falei nem ia fazer porque não tinha condições aí eu garrei falei o caboclo dela amanhã em Santos falou veio falou e depois foi para o jogo falou que tinha que fazer Santo e e a gente trabalha fora não pode estar na casa de Santo todo dia e o filho dela fica cobrando muito dele entendeu também em mim para te tentar na casa de Santo tem eu falei a gente tem que trabalhar a gente tem compromisso com algumas coisas entendeu então eu tô meio em dúvida se eu 4 Santo você não faz tanto eu tinha vontade de poder conversar com o senhor pessoalmente o seu o seu o seu endereço é de que lugar em que local é no estado do Rio se eu sou daqui da região dos lago Araruama Fico muito agradecido se você puder me dar alguma resposta entendeu e eu tenho outra coisa eu tava atendendo meu Exu no portão lá as coisas tava bem boa para mim não tava ruim não entendeu Acho que você tava muito boa quando tá gostando dele seu tio e seu vagabundo eu estava me sentindo bem tá sentindo isso perto de mim eu senti a presença dele você puder me dar uma uma palavra assim de conforto e sabedoria que o senhor é muito sabe eu sempre vejo comentário do Senhor e o Washington muito fico muito feliz entendeu Eu Fico muito agradecido meu nome é Jacob Amaral Gonçalves região dos lago Araruama Rio de Janeiro
4 ปีที่แล้ว
Entre em contato enviando mensagem pelo Whatsapp 21 99961-7020
Yawò hoje em dia quase não existe! Todo mundo tem cargo, todo mundo sabe tudo. E os yawos hoje cozinham um ebó já se acham o zelador, falam alto , fumam na frente dos mais velhos etc etc...coisa rara ver um yawo que saiba se portar.
Nossa Mestre é uma ditadura não nasci para isso não não qué não seja humilde kkk
5 ปีที่แล้ว +6
Não é ditadura, é doutrina, respeito e ética. Se não se sente pronto para seguir regras, se não compreende o sentido da palavra sacrifício (sacrum oficium) ... então o candomblé não é para você.
Rode casas de Candomblé para você ver se hoje em dia ainda existem esses yao tão pacíficos assim. Muitos não respeitam nem seus pais carnais, quanto mais Zeladores de Santo. Resumindo a nova geração que vira não vai respeitar nada é nem ninguém.Esperemos que por Oludumare, continue existindo amor e dedicação aos Orixás.Meu Motumba a você irmão.Acredito que são outros tempos respeito tem de haver, mas sem humilhações humilhações. Pois a pessoas velhas do Santo, que se aproveitam disso para rebaixar os mais novos.Já presenciei muitas coisas desagradável. Que me entristeceram profundamente
5 ปีที่แล้ว +4
Humildade não é humilhação, o hungbè é uma respeito ao Orixá e não ao homem. Todos nós passamos pelo hungbè e aprendemos isso. Infelizmente, realmente os mais novos, por orgulho e ostentação, vem tratando os Orixás como coleguinhas de beira-de-esquina, razão pela qual hoje você vê total descrença na maioria dos trabalhos feito pelos novos. E total êxito quando feito pelos antigos, que sabem a doutrina, o respeito, o hungbè e são reconhecidos pelo Orixá. A intolerância religiosa não vem de fora para dentro do candomblé, e sim de dentro do candomblé para fora, porque infelizmente, assim como você, confundem humildade com humilhação, doutrina como ditadura, é Orixá, Vódun e Nkice como um vento qualquer a sua disposição. Continue com sua opinião e lhe desejo felicidades.
Tudo tem regra. Então vá pro.evangelico. terno, não.pode beber, ouvir música, dançar, excluir pessoas, usar roupas obrigado, festas nem pensar, praia fora. Qual diferença? Aqui tem q.aprender.a despir a arrogância.
Paí dote gosto muito do seu conteudo, porém referente a hierarquia é como se fosse uma escravidão, o yao e tratado como um escravo, não concordo com este tipo de postura, não existe diferença alguma entre zelador ou yao, todos somos iguais perante ao orixá, isto e coisa humana em ter ego e querer que o outro seja menor que o outro, orixá não faz isso, isso é um ritual do ego do pai de santo. Por isso sigo o orixá e não o pai ou mae de santo, o unico a quem reverencio é o orixá, esta coisa de hierarquia é apenas uma forma de maltratar ou propagar o que o pai de santo sofreu no passado, espero que nenhum irmão de santo haja como se fosse um escravo perante o babalaô ou ya, isso e coisa mundana, o único que detem o poder supremo é orixá, precisarmos parar de reproduzir a senzala quê houve no candomblé há anos atrás, meus irmãos voces não precisam de nenhum pai de santo ou mãe de santo, voces precisam de orixá, não sejam escravos de babalaô, estudem e não canhão nesta escravidãoz orixá é livre e não precisa fe autorização de pai ou mãe de santo, viva a sua espiritualidade livre e somente com seu orixá
9 หลายเดือนก่อน
Discordo sobre o yawò ser tratado como escravo. O yawò irá aprender humildade, servir ao próximo e ao Orixá. Quando o yawò está limpando um frango, não o faz pro sacerdote e sim para o Orixá. Ao limpar um banheiro está aprendendo humildade. Que aliais, está faltando humildade nas pessoas que estão entrando no axé atualmente e sobrando Ego. Ninguém mais quer ajudar, trabalhar no axé, mas todos querem botar roupas bonitas para a hora do xirê. Ninguém mais está querendo limpar um frango, mas querem encher a cara de cerveja na hora da festa. Estão entrando pra religião acreditando no glamour e esquecem que antes disso tem muita trabalho a ser feito, daí dizem que se sentem escravos e que está errado. A religião está aí há mais de 2 séculos no Brasil e mais de 5 mil anos na África, não tentem mudar a religião, ninguém tenta mudar a católica, ninguém tenta mudar o protestante, então porque estão querendo mudar o candomblé?! Só pq é religião de preto e o catolicismo é de Europeu branco com sua divindade sendo loira de olhos azuis?! Acho que essa fala se escravidão no candomblé denota um claro preconceito contra o negro e esquecem que a religião está aí, com suas doutrinas e dogmas, entra quem quer. porém, ao entrar, você obrigatoriamente vai seguir os dogmas daquela religião. se não gostar, então pode sair.
Deste encinamento fui muito
Correta com a casa de santo
A onde fui rapado
Sempre respeitei a onde fui feita
A sua benção Dote Muniz
Kolofer
Eu fui uma. Iao correta não me arrependo de tudo q fiz só tive ganhar
Um pouco mas de conhecimento
Modo pé
A sua benção Dote Muniz
Tudo isto é verdade
Só não pratica quem não quiser
Não e difícil ser educado
A sua benção Dote Muniz
Kolofer
Mas e verdade quando p um barracão
Não sabia nada ,fui na enfruencia do orixá
Eu tinha q ter educação
A te saber quem era quem ,infelizmente
Faz parte do oro ,eu tive discininento
E coragem p aturar as ,pessoas mas
Fofoqueira q conheci ,
Não me arrependo de nada meu orixá
Está ,ao meu lado
Epa Rei Oia ,cracas a Deus venci tudo e
A todos Epa Rei oia hoje me sinto
Uma Ebome ,iao com muita hora
Sei mas q muitos deles
Kolofer
Dote Muniz de jagum
Gratidão pelo rico ensinamento. Hoje está muito difícil com a "modernização" do Candomble. Faço agora neste mês de dezembro, 44 anos de feito. Mas há muito me afastei da religião. Embora nunca tenha deixado de ter amor pelo meu Orixá que é Logun Ède.
Tudo isto eu fiz
Fui uma iao quase perfeita
Sempre respeitar tudo e a todos
Por isto não conseguiram me
Derrubar com disque me disse
Asua benção Doter Muniz
Mutumbá! Sou yawo Ketu. Sinto muito prazer em trocar a bênção e em especial, pedí-la ao meu Babá. Ele nos trata com muito carinho e respeito, nós o chamamos de Painho. Ele é o meu Papai. E como uma boa Iemanjá, sinto vontade de carregá-lo no colo, feito um filho. Até me emociono 😢❤ Entrei em seu canal hoje, fui pega pela educação, carinho e respeito na fala do senhor. Candomblé, hierarquia, respeito e MUITO aprendizado. Amor imenso ao meu orisà
Bom dia meu Pai Doté Muniz de Jagun, gostei demais das suas explicações. Consegui entender mais a essência da casa. Excelente vídeo.👏👏👏👏👏🙌🙌🙌🙏🙏🙏
Muito obrigado pela riqueza de conhecimento! É sempre muito bom aprender com quem tem a ensaiar. Meu pai te abençoe e sua benção!
90% é a boa e velha educação do lar fraternal...que infelizmente está em déficit na sociedade!!!
A benção 🙏🏿 Dote. SAKIDILA...por mais essa ensinamentos 🙌🏿
Este dá até vontade de mandar para algumas pessoas,mas porém serei crussificado 😂😂😂
Mas muito bom, doutrina o que falta hoje em dia para muitas pessoas 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sua bênção pai, adorei 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ola amo seu trabalhao gratidao
Parabéns baba sua benção ótimo ensinamentos
Awo' meu pai abenção meus mais novos e meus mais velhos. tenho muito orgulho de ser sua filha e ekedi dessa casa que muito nos ensina e não esconde a verdade que as pessoas querem saber..a importância da conduta o respeito é que faz toda diferença dentro de uma casa de santo..aprendo a cada dia com senhor.
Parabéns Doté o senhor é um Babalorixa de grande sabedoria tudo o que o Sr. Disse é verdade mas muitos ja esqueceu até mesmo do Orixá. Axé gratidão sempre
Que vídeo perfeito. Sua benção. A hierarquia é algo estrutural no culto ao ancestral, pode em alguns casos não ser muito confortável, mas com certeza é a realidade da religião e tem seus porquês. Ago babá.
Mais uma vez obrigada, eu já faço muita coisa que, o senhor falou no vídeo mesmo sendo abian .
Ótima explicação parabéns pelo seu trabalho
Sua Benção, Doté Muniz de Jagun. Vi o seu vídeo e de maneira alguma me senti ofendida. Me deu até saudades do tempo em que eu era yawô. Muitas saudades mesmo. Mais uma vez eu digo que amo assisti-lo pois, sempre temos muito a aprender e a honrar. Principalmente porque os seus ensinamentos são sempre passados com tanto carinho. Muito Axé Babá!!!
Boa tarde! Axé Gratidão.😍♥️🌟😘
Suas palavras são sabias de um Babalorixa com esperincia e através das suas explicações, vejo fundamentos verdadeiros e sinceros muito bom Doté Muniz de Jagun
Parabéns você e um dos que explica melhor no youtube .
Eu adorei amei. .sou de Cambinda mas ética é igual em todo lugar. Seua benção. E gratidão!
Muito bom esse vídeo
Agradeço ao senhor por dividir conosco a sua sabedoria. Esse vídeo nos mostrou que a educação que recebemos dos nossos pais não é suficiente para lidar com o sagrado. Gratidão. Asé
#doteresponde: Como os escravos faziam para parar de trabalhar ao meio dia e como eles faziam para trazer algo para o Babalawo sendo que não tinham dinheiro?
Muito obrigado mestre Dote,Deus a cada dia lhe conceda muita sabedoria. Seus ensinamentos tem feito toda diferença. a palavra para este dia é: Gratidão.
A bênção estou sem palavras o senhor me ensinou nesse vídeo coisas que levarei p/ minha vida gratidão 🙏
Ótimo vídeo
Poderia fazer um vídeo falando sobre Mãe Criadeira. Aguardo. Grata. Axé para todos!
O senhor é ótimo Baba!
Motumba Baba!
Devido as minhas limitações de conhecimentos, sou muito grata por toda esse educação .
Parabéns por mais esse ensinamento. Foi dessa forma q aprendi e agradeço muito minha Zeladora, minha mãe criadeira... tive educação de asé.
Doté...
Muito obrigado pelos seus ensinamentos...
Que minha mãe Oxum, me dê a benção de poder conhecer o senhor e sua casa... 🙏
Axé
Maravilhoso ensinamento, obrigada meus Respeitos a bênção Motumba
Ótimo vídeo um abraço sucesso.Axé
Como não se encantar??? Gratidão pelos ensinamentos pai Doté e que minha mãe Oxum o abençoe sempre!!!💛🌻
Cveeaassm❤❤❤❤❤❤❤
Asé baba.
Como sempre nos ensinando.
Se hoje em dia tivesse metade desse respeito dentro das casas de candomblé hoje em dia existem muitos e muitos lugares que entramos espantados e saimos piores ainda cada coisa que acontece que só Jesus na causa kkkkkk.
Teve uma festa que eu fui.
E do nada um Abiã gritou o nome do pai de santo dele kkkkk Jesus ele quase teve um treco kkkkk.
Muito muito muito obrigada pelos seus ensinamentos.
Sua bença meu pai.
Boa tarde doté, sua benção, estou devorando seus vídeos, muita obrigada, axé!
Boa noite!
sua bênção axé!
Muito esclarecedor como sempre amo os seus ensinamentos ❣👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Tô gostando da e educação com q o Sr passa p teus filhos.
Saravá babá , nossa um manual desse deveria ser entregue quando se entra para uma casa.
É código de ética .
Gratidão por abordar com esse tema,é o que sempre ouvi a muitos anos atrás. Sua bença pai Doté e amei o video💓 meus respeitos
Achei o canal hj do sr gostei e to inscrito TMJ
parabéns sempre explicações certas e verdadeiras
Perfeito esses ensinamentos... Totalmente de acordo... Infelizmente não existem mais yawos como antigamente... Passei por tudo isso com mt respeito e hj vejo total desrespeito... Abraços .
Mas eu ajudei bastante não me arrependo de tudo fiz foi por amor a
Casa 🏠 do meu pai Obaluaê
Agradeço muito a ele
Asua benção meu pai Ato tô
Boa tarde meu pai a be
Doté o pouco tempo que fiquei em barracão eu fui ensinada assim .
Estou sem casa e mesmo assim quando visito alguma eu vou adequadamente vestida e sempre de cabeça baixa e por mais que eu seja visitante procura me comportar com descencia até pq meu esposo é ogã e eu abiã , então devo respeitar o meu próximo e principalmente o axé alheio.
A bencao mwu pai querido
Meus respeito bom dia
fundamento é tudo,muito bom.Seria interessante fazer um curso (em PDF), abordando todo o conhecimento do senhor dentro do Santo.
Nossa que lindo me fez voltar no tempo .e uma pena que em muitas casas. Não funciona assim , mas se nossa casa e assi. Ta bom mitumba asé mutumba amo seus videos e bom aprender sempre. asé pra toda sua familia um forte abraço
Obrigada, perfeito
Por isso peço Abença aos mais velhos aos mais novos e meu respeito á todos.Axé
Axé
Dote não fez mais vidios o que over para béns pelos vidios cade os novos paro
Amar sua casa e seu sarcedote e o que ele representa, é tudo.
Parabéns Babá
Nossa maravilhoso adoro vc gostaria de t conhecer
Respeito bom demais.
Bença, parabéns esse de fato deve ser o comportamento dentro e fora da casa de santo. O senhor poderia fazer um vídeo trantando sobre o resguardo e guarda o dia do santo da casa e do filho?
Ameiiii!!!!
Amo seus vidio babá.faka um pouco de Yami
Já gravei um vídeo falando de Iyami aqui no canal
Gratidão 🙏🙏🙏
Após o ajeum num lavam nem o copo ...
Bom dia doté Muniz! Colofé! Excelente explicação sobre as obrigações do yao. Embora hoje em dia seja difícil cumprir tudo isso a risca nos dias de hoje. Fiquei com dúvida em relação a entrar em igreja. Após a saída do yao depois dos 21 dias ele não tem que fazer a visita a 7 igrejas, ou talvez eu não tenha entendido como o senhor se expressou. Gratidão! Muito Axé!🙋♂️
Me refiro a após o rito de iniciação.
Eu não sei pra que esse negócio de igreja. Até pq sempre fomos sacrificados pelas igrejas em especial a católica.
Ai agora o senhor faça um vídeo falando de boas condutas de pais de santo. AXÉ!
Gostei.
Bom dia Pai Dote a bença é tudo quê o Senhor comentou é a pura verdade .pena que quando vêm filho de outras casa eles vem com vícios e é terrível so quem acompanha o Pai de Santo eu fui uma filha que cuidei até o fim porquê e os outros abandonou o meu Pai de Santo porquê não queria ter obediência e simplesmente saíram. O CAMDOBLE na minha Cidade está acabando porquê as pessoas não querem ter obediência. MUITO AXÉ pra o SENHOR quê minha mãe OXUM abençoe a toda sua família 💋❤ obrigada Célia da OXUM Bebedouro SP .
Bom dia dote amei lindas palavras motumba
#doteresponde meu respeito e sua abença vejo seus vidio quero a preciso muito comversa com o senhor minha vida e toda embaralhar meu nome e guanaira
Vida difícil demais
Dote onde fica seu barracão aqui no rio sei que estamos ei quarentena mais queria saber onde fica não tenho religião ainda mais so sim patizante da religião que ria saber qual meu orixa ok
Entre em contato enviando mensagem pelo Whatsapp 21 99961-7020
Bênção, meu nome é Laurinda, eu gostaria de conta um pouco da minha história, quando eu tinha 14 anos raspei oxum apara com omulu , sou bisneta dezezinho da boa viagem meu avô era Dirceu de oxalá, a mãe era bidu de oya , gostaria de saber porque no dia da minha feitura a mim oxum pediu uma ra , ficarão doido até achar ai quando chegou o tempo de dar obrigação de três ano , já tinha falecido, o avô , a mãe e por último, o bisavô, tirei a mão, deles do meu orie,so que eu não descobri o mistério da ra , nem qualidade da minha oxum , o senhor poderia me responder.
Entre em contato enviando mensagem pelo Whatsapp 21 99961-7020
Olá. Alguém sabe algo do Pai Doté?
Está sumidão...🤔
Manda um what ZAP pra ele. Se quiser ti mando
Maravilhoso, Hunbé , deve ser cartilha em todo Ilê, porém esta ficando a cada barco pior, muito triste.
Boa tarde! Gosto muito dos ensinamentos do senhor! Gostaria muito de saber onde o senhor joga, onde fica o barracão, como é o jogo do senhor. Moro no sul de minas. Como faço? Desde já agradeço!
Entre em contato pelo Whatsapp (21) 99961-7020
Sua bença sou ogã gostaria de saber seu ponto de vista sobre o orixa Ayra pois sou confirmado a mas de 20 anos quando confirmei ayra ibonã seria a qualidade do meu xangô mim afastei do santo quando voltei agora mim dizem que ayra é ayra e xangô é xangô o que o senhor pode mim falar sobre isso.
Estão certíssimo. Veja meu vídeo falando sobre orixás cultuados na linha errada. Cabe ressaltar, que mesmo sendo orixás distintos, uma vez que ayrá é cultuado na mesa de Xangô, falar Xangô Ayrá não faz mal algum, desde que se tenha em mente que são duas divindades distintas.
A propósito, eu gostaria de saber se há alguma forma de eu fazer contato para fazer um jogo com o senhor.
Entre em contato pelo Whatsapp 21 99961-7020
Eu não tenho recebido os vídeos.
Bom dia doté e sua bença, esta regra de fumar e so para os iao ou é para qualquer idade de santo,perante o pai de santo.
Qualquer idade
Axé o a sua benção doté .
Esse vídeo tem muita importância pra alguns mad novos se reverem seus comportamentos ao visitar alguns iles vemos cada coisa muito fora do contexto em relação td que foi falando no video do senhor.
Blz, agora tudo oq o senhor falou aí, acredito eu q nem todos os Yawó cumprem. Talvez seja raro. Certeza!
Cada vez mais raro hoje em dia. Mas é o certo. Nas casas sérias se cumpre a risca até hoje.
Infelizmente vai ficar upertisioso mas o Senhor está certo
Dotê Muniz, o senhor fez vídeo dia 17/04/2019? Ñ estou encontrando 😭
Novos vídeos vão sair em breve.
Pai, sua benção.
A pessoa já nasce Ogã?
Disseram que meu marido é ogã, mas não acredito, pensa numa pessoa sem ritmo.
Obgda
Sim, já nasce Ogan. Mas é o Orixá que confirma. Contudo, existem diversos cargos variados dentro do cargo de Ogan, nem todos precisam tocar.
Queria o ZAP do Sr benção
Entre em contato comigo pelo Whatsapp (21) 99961-7020
Pai jagum o Sr. e do Rio.de janeiro seu barracão.
Sim
😍😍👋👋👋
Iawô hoje vira no santo e aproveita pra fazer uma selfie
Se ele faz isso, é porque o babá dele ou Ya deixou né? Hj em dia o pai de santo ou mãe de santo são os primeiros a permitir essas coisas, por dinheiro estão fazendo tudo.
Ola é obrigatório tomar banho nu e tomar banho nu coletivo? E se a pessoa nao quiser e for obrigado, nao seria invasao a intimidade, danos morais e desonra? Mas em modo geral quero saber se obrigado tomar banho coletivo nu.
Abraço!!
Coletivo não. É sim danos morais e passível de processo judicial contra a casa que o fez.
Sua benção meu pai, queria saber se isso que aconteceu comigo e correto,eu fui coroado confirmado adoxado,fiz tudo ,e no meu barracão,eu fui o primeiro filho primeiro agan da casa ,e fui preparado,e lá eu fazia, tudo como ,quando tinha um yao recolhido era eu e a mãe de santo,e a equedi, e fazia, sacudento,as rezas,dentro do ranco, ornamentação,cuidava dos yaos,no preparos de ervas dos filhos,cambonava os pretos velhos eos Exus,fazia limpezas de casas ,de pessoas que iam pedir,copava tanto para orixás , como para Exu,além lógico de comandar a gira tocando meu atabaque que era o rum,quando esse barracão surgiu ,era eu a minha mãe de santo ,meu irmão que era maridão da minha mãe e o pai da casa, então , todos os, rituais,e firmesaz da casa eu participei de tudo,pois era nós três que fazíamos tudo ,queria saber se isso era correto ou era errado pois em todos. Lugares que vou me dizem,que minha coroa e formosa ,sua bença axé para o senhor
O Ogan pode participar de todos os rituais pois é preparado para isso. Claro que em uma casa de candomblé cada Ogan tem uma tarefa. Mas na ausência de vários Ogans, cabe ao mais velho Ogan da casa fazer todas as tarefas.
@ obrigado meu pai e sua bença primeiramente,pois lá os ogans não queriam nada com nada,
Concordo!
Do jeito que tá hj... Nem 10% disso se faz...
🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝
Doté, motumbá. O que me inquieta em todas as proibições ( algumas eu entendo e considero que são questões de ética e de conduta moral). No entanto, outras,me pergunto porque uma religião de pessoas que foram escravizadas e resistiram também com a religião, incorporam tantas subordinações, subserviências e rituais de humilhação típicos da dominação monárquica, patriarcal e branca.. Perdão, mas não faz sentido tanta humilhação nos pés de uma mãe e um pai. É muita hierarquia e desqualificação. Volto a dizer, perdão. É dúvida e desejo de compreender.
Não se trata de humilhação ou seguir esquemas monárquicos europeus. Em primeiro lugar os primeiros sacerdotes eram reis e rainhas que vieram aprisionados com suas côrtes. Segundo, a subordinação serve para se aprender humildade e respeito para com os mais antigos e mais graduados. Ou seja, respeito à ancestralidade, aos que vieram antes. Isso hoje em dia a sociedade vem perdendo em busca de uma torpe liberdade que está dando como resultado o que vêm acontecendo no mundo. Ninguém tem respeito à mais nada, não se respeita o sagrado, não se respeita a história de um país e de um povo, se auto-intitulam defensores de algo e usam essa premissa pra impor a própria vontade aos outros alegando estar defendendo um princípio fundamental.
Quem não se senta pra aprender, não se levanta pra ensinar.
@ gratidão pelo acolhimento e paciência. Vou refletir sobre suas palavras.
Boa tarde seu dote Muniz eu queria saber do Senhor se eu no meu caso eu ainda não fiz Santo só tomei um Bori e eu não sei eu tenho tô com uma dúvida sobre meu santo entendeu e eu queria saber se eu poderia arrumar o meu status arrumar o exu sendo caso sem sem eu fazer o o santo Isso é para eu pudesse no caso né cuidar do meu Exu em minha casa no caso meu escrito tire tire tem marabô tempo Pomba Gira Mulambo viu e porque às vezes eu tenho uma dúvida porque meu filho fez Santo pouco tempo agora tem 4 meses e na época eu falei nem ia fazer porque não tinha condições aí eu garrei falei o caboclo dela amanhã em Santos falou veio falou e depois foi para o jogo falou que tinha que fazer Santo e e a gente trabalha fora não pode estar na casa de Santo todo dia e o filho dela fica cobrando muito dele entendeu também em mim para te tentar na casa de Santo tem eu falei a gente tem que trabalhar a gente tem compromisso com algumas coisas entendeu então eu tô meio em dúvida se eu 4 Santo você não faz tanto eu tinha vontade de poder conversar com o senhor pessoalmente o seu o seu o seu endereço é de que lugar em que local é no estado do Rio se eu sou daqui da região dos lago Araruama Fico muito agradecido se você puder me dar alguma resposta entendeu e eu tenho outra coisa eu tava atendendo meu Exu no portão lá as coisas tava bem boa para mim não tava ruim não entendeu Acho que você tava muito boa quando tá gostando dele seu tio e seu vagabundo eu estava me sentindo bem tá sentindo isso perto de mim eu senti a presença dele você puder me dar uma uma palavra assim de conforto e sabedoria que o senhor é muito sabe eu sempre vejo comentário do Senhor e o Washington muito fico muito feliz entendeu Eu Fico muito agradecido meu nome é Jacob Amaral Gonçalves região dos lago Araruama Rio de Janeiro
Entre em contato enviando mensagem pelo Whatsapp 21 99961-7020
Yawò hoje em dia quase não existe! Todo mundo tem cargo, todo mundo sabe tudo. E os yawos hoje cozinham um ebó já se acham o zelador, falam alto , fumam na frente dos mais velhos etc etc...coisa rara ver um yawo que saiba se portar.
O yawo sabe se portar se seus zeladores o instruem,conheço casas que raspam pessoas e deixam elas completamente sem instrução do que fazer.
Nossa Mestre é uma ditadura não nasci para isso não não qué não seja humilde kkk
Não é ditadura, é doutrina, respeito e ética. Se não se sente pronto para seguir regras, se não compreende o sentido da palavra sacrifício (sacrum oficium) ... então o candomblé não é para você.
Rode casas de Candomblé para você ver se hoje em dia ainda existem esses yao tão pacíficos assim. Muitos não respeitam nem seus pais carnais, quanto mais Zeladores de Santo. Resumindo a nova geração que vira não vai respeitar nada é nem ninguém.Esperemos que por Oludumare, continue existindo amor e dedicação aos Orixás.Meu Motumba a você irmão.Acredito que são outros tempos respeito tem de haver, mas sem humilhações humilhações. Pois a pessoas velhas do Santo, que se aproveitam disso para rebaixar os mais novos.Já presenciei muitas coisas desagradável. Que me entristeceram profundamente
Humildade não é humilhação, o hungbè é uma respeito ao Orixá e não ao homem. Todos nós passamos pelo hungbè e aprendemos isso. Infelizmente, realmente os mais novos, por orgulho e ostentação, vem tratando os Orixás como coleguinhas de beira-de-esquina, razão pela qual hoje você vê total descrença na maioria dos trabalhos feito pelos novos. E total êxito quando feito pelos antigos, que sabem a doutrina, o respeito, o hungbè e são reconhecidos pelo Orixá. A intolerância religiosa não vem de fora para dentro do candomblé, e sim de dentro do candomblé para fora, porque infelizmente, assim como você, confundem humildade com humilhação, doutrina como ditadura, é Orixá, Vódun e Nkice como um vento qualquer a sua disposição. Continue com sua opinião e lhe desejo felicidades.
Tudo tem regra. Então vá pro.evangelico. terno, não.pode beber, ouvir música, dançar, excluir pessoas, usar roupas obrigado, festas nem pensar, praia fora. Qual diferença? Aqui tem q.aprender.a despir a arrogância.
Paí dote gosto muito do seu conteudo, porém referente a hierarquia é como se fosse uma escravidão, o yao e tratado como um escravo, não concordo com este tipo de postura, não existe diferença alguma entre zelador ou yao, todos somos iguais perante ao orixá, isto e coisa humana em ter ego e querer que o outro seja menor que o outro, orixá não faz isso, isso é um ritual do ego do pai de santo.
Por isso sigo o orixá e não o pai ou mae de santo, o unico a quem reverencio é o orixá, esta coisa de hierarquia é apenas uma forma de maltratar ou propagar o que o pai de santo sofreu no passado, espero que nenhum irmão de santo haja como se fosse um escravo perante o babalaô ou ya, isso e coisa mundana, o único que detem o poder supremo é orixá, precisarmos parar de reproduzir a senzala quê houve no candomblé há anos atrás, meus irmãos voces não precisam de nenhum pai de santo ou mãe de santo, voces precisam de orixá, não sejam escravos de babalaô, estudem e não canhão nesta escravidãoz orixá é livre e não precisa fe autorização de pai ou mãe de santo, viva a sua espiritualidade livre e somente com seu orixá
Discordo sobre o yawò ser tratado como escravo. O yawò irá aprender humildade, servir ao próximo e ao Orixá. Quando o yawò está limpando um frango, não o faz pro sacerdote e sim para o Orixá. Ao limpar um banheiro está aprendendo humildade. Que aliais, está faltando humildade nas pessoas que estão entrando no axé atualmente e sobrando Ego. Ninguém mais quer ajudar, trabalhar no axé, mas todos querem botar roupas bonitas para a hora do xirê. Ninguém mais está querendo limpar um frango, mas querem encher a cara de cerveja na hora da festa. Estão entrando pra religião acreditando no glamour e esquecem que antes disso tem muita trabalho a ser feito, daí dizem que se sentem escravos e que está errado. A religião está aí há mais de 2 séculos no Brasil e mais de 5 mil anos na África, não tentem mudar a religião, ninguém tenta mudar a católica, ninguém tenta mudar o protestante, então porque estão querendo mudar o candomblé?! Só pq é religião de preto e o catolicismo é de Europeu branco com sua divindade sendo loira de olhos azuis?! Acho que essa fala se escravidão no candomblé denota um claro preconceito contra o negro e esquecem que a religião está aí, com suas doutrinas e dogmas, entra quem quer. porém, ao entrar, você obrigatoriamente vai seguir os dogmas daquela religião. se não gostar, então pode sair.