SENSACIONAL 👏🏾👏🏾👏🏾! Eu li essa saga durante a minha adolescência e posso afirmar: foi uma das melhores que a DC lançou! Até hoje lembro da arte, das estórias e das emoções ao ler cada edição. Muito bom assistir esse vídeo tão bem elaborado, repleto de informações sobre os bastidores, tantos anos depois. Valeu!
7:00 dei risada nessa parte XD. Infelizmente um desses dois recebeu muito mais créditos que o outro. Estou ansioso pelos outros vídeos sobre essa saga. Apesar do Flashpoint ser incrível e os Novos 52 terem atraído novos leitores e resgatado alguns dos antigos não chegou aos pés do que foi a Crise nas Infinitas terras dos anos 80. É muito legal conhecer essas curiosidades sobre os bastidores da DC, especialmente porque mostra como os roteiristas e editores estavam comprometidos.
Excelente vídeo! Tudo sobre Crise é gigantesco e complexo, tanto a série em si quanto as histórias de bastidores, diferentes versões sobre quem sugeriu o que e coisas do tipo. Tanto que até a tarefa de se fazer um vídeo falando sobre a Crise acaba se tornando uma tarefa também gigantesca e complexa hahah. Ótimo trabalho de pesquisa, mesmo tendo lido muito sobre a saga ao longo dos anos, o vídeo me trouxe fatos que eu ainda não conhecia, e muitas curiosidades também! Parabéns!
É claro que houve uma somatória de "universos" adicionais, correspondentes à galeria de super-heróis de cada editora incorporada à DC; mas o conceito de uma "terra ativa" e uma "terra paralela", com seus personagens e/ou biografias próprias de seus vários personagens, era um conceito maravilhoso que só fazia aumentar a mística da história e dos esforços de tantos fantásticos criadores; que, durante as eras de ouro e de prata dos quadrinhos, deram origem ao universo da National, que se tornou a DC Comics, algo que em muito pouco poder-se-ia ser disputado por sua "editora concorrente". Ainda bem que o tempo acabou por fazer voltar atrás algumas das radicais mudanças dessa Crise.
A Melhor saga dos quadrinhos de todos os tempos, seria interessante continua com as outras sagas também! Vamos espera pra vê a animação que eu acho que não vai chegar nem aos pés dos quadrinhos. Muito bom o vídeo! Parabéns!
As pessoas se esquecem que mesmo antes da Marvel surgir com o Quarteto Fantástico, que inicialmente era bem fraco, a DC já vinha trabalhando com conceitos avançados como vibrações de cordas, universos paralelos e o homem de anti-matéria.
se não me engano boa parte dos heróis DC passaram a ter origem oficial a partir de crise nas infinitas terras, e a cronologia que seguem hoje veio depois dela também
Caramba! E não foi a única coincidência, um dia antes de postar o vídeo saiu o trailer da adaptação em animação da Crise que eu não sabia que estava por vir
Eu nunca concordei com o fato da Abril dizer q a Terra da Liga fosse a " ativa " . Á meu ver deveria ser a Paralela justamente por ter " surgido depois " e a outra ter sido " a original " . A Editora Abril foi a responsável por várias mutilações nos quadrinhos q publicou . Porém graças a ela pude ler muitas boas histórias e conhecer personagens q adoro até hoje !!!
A primeira Crise a gente nunca esquece kkkk Bom, sempre pendi mais para o lado da Marvel, por isso só conheço essa saga meio que por cima. Mas até eu sei da importância que ela teve para o Universo DC e até mesmo para outros universos de quadrinhos, ao deixar em evidência o conceito de multiverso e terras paralelas - hoje tão explorado pela própria Marvel, tanto nos cinemas quanto nas HQs, e inclusive com o evento que deu um "soft reboot" em seu universo em 2015 sendo basicamente uma versão mais moderna dessa história, que leva o mesmo nome do mega evento que concorreu com ela nos anos 80. (Gente, que sentença enorme) Marv Wolfman certamente foi bastante ambicioso com isso. Talvez até demais. Mesmo levando em conta a urgência para aumentar as vendas, se ele tivesse sido só um pouquinho mais pé no chão e ouvido o lado dos demais roteiristas, talvez não fosse necessário fazer tantos outros reboots no universo da editora ao longo das décadas seguintes. Mesmo assim, falando como alguém que não é fã, me parece que o resultado foi positivo, já que trouxe mais liberdade para os criadores e deu origem a algumas das melhores fases da DC de todos os tempos. Ufa! Que textão. Mas só pra encerrar, seria legal (principalmente para quem é mais leigo no assunto) aproveitar o tema para mostrar com mais detalhes as diferentes versões dos principais personagens, tanto antes quanto depois da Crise. Eu, pelo menos, sei que iria adorar! :D
Conheço essa história, mas acredito ser improvável que os desenhos de Foster tenham sido a fonte direta para a criação do Batman. Na mesma época, surgiram outros personagens na literatura pulp e no cinema com a temática de morcego. Não vejo características tão únicas nos esboços de Foster que não estejam presentes em outros personagens da época. O filme "The Bat Whispers", que apresenta um personagem muito semelhante, foi lançado antes dos desenhos de Foster. Não é que Bob Kane não fosse o tipo de pessoa que poderia ter roubado algo assim. Na verdade, tudo o que Bob Kane contribuiu para a criação do personagem foi copiado de algum lugar! Ele utilizou diálogos diretamente tirados do Sombra e artes que claramente foram traçadas de outros quadrinhos. Foi necessário o talento de Bill Finger para desenvolver o Batman como um personagem único! Apenas acredito que as evidências apontando que Bob Kane roubou especificamente desse artista e seus esboços são escassas, considerando a abundância de elementos presentes no Batman em materiais devidamente publicados no cinema, literatura pulp e quadrinhos.
Acho um pouco poético como a Supergirl e o Flash são quem protagonizam a primeira adaptação da Crise nas Infinitas Terras e os dois saiem vivos e ainda encontram no final o cara responsável pela morte deles na vida real kk
Imaginei vc sentado numa sala envolto em revistas (igual as salas de chefão do Donkey Kong são cheias de bananas) lendo 24/7! Essa questão de falhas de continuidade - não sei se é esse o nome - são bem curiosas, existem inclusive em séries BEM mais curtas. Só não vale dizer posteriormente que essa e aquela linha é "não canônica" e que deve ser ignorada!
Até que é bem próximo de como eu fico durante feriados, a única diferença é que ninguém está me pagando por isso :P Lembrei dessa tirinha do Dinosaur Comics, sobre declarar partes embaraçosas da vida como não-canônicas, algo que todo mundo deveria implementar: www.qwantz.com/index.php?comic=291
DC era vanguarda na produção dos comics... multiversos, terras paralelas, futuros e passados alternativos... Crise nas Infinitas Terras reorganizou tudo, tornando o multiverso DC muito mais coerente... hoje retomou-se o multiverso, mas ainda está bem confuso... principalmente com os novos 52, que anulou toda a cronologia DC e eras anteriores...
Tive a sorte de começar a ler gibis de herois justamente na crise que no Brasil saiu em 87. Na epoca o pos crise foi ainda mais confuso que a serie mas no fim todos aceitaram a nova cronologia. Resetar o universo e fazer um imenso reboot foi uma excelente ideia mas ai a dc ficou reciclando essa ideia de rebootar o universo a cada dez anos e deu a merda que e hoje. Nem sei mais como anda a cronologia do udc depois doa novos 52. Sei que fizeram mais ums tres reboots depois. Kkk
E assim eclodiu o caos na DC e MCU. Como disse o Deadpool: "Gente, vamos parar com esse negócio de multiverso... Foi fracasso atrás de fracasso!" 😂😂😂🖖🏻🤓 O multiverso é a desculpa de roteirista que não quer lê os gibis antigos. Vê só a frase da Ketlen Kennedy, " Não queremos fãs de quadrinhos em nossos estúdios." É uma maldita, né? 😝 A DC seguiu o mesmo problema.
talvez poderia ser crise de pessoas problematicas na marvel como naquele video que voce falou das guerras secretas como esse proprio jim shoot eu nao gostei nada desse cara ter falado assim com uma mulher achei horrivel a forma como falou, nao e atoa que naquele mesmo video ele foi embora da marvel de forma tao ruin
SENSACIONAL 👏🏾👏🏾👏🏾! Eu li essa
saga durante a minha adolescência e posso afirmar: foi uma das melhores que a DC lançou! Até hoje lembro da arte, das estórias e das emoções ao ler cada edição. Muito bom assistir esse vídeo tão bem elaborado, repleto de informações sobre os bastidores, tantos anos depois.
Valeu!
Obrigado!
Legal essa abordagem dos bastidores dessa mega saga da dc, já vi varios videos falando dessa saga, mas nunca nada sobre os temas desse video.
Fico feliz que tenha gostado :)
7:00 dei risada nessa parte XD. Infelizmente um desses dois recebeu muito mais créditos que o outro.
Estou ansioso pelos outros vídeos sobre essa saga. Apesar do Flashpoint ser incrível e os Novos 52 terem atraído novos leitores e resgatado alguns dos antigos não chegou aos pés do que foi a Crise nas Infinitas terras dos anos 80. É muito legal conhecer essas curiosidades sobre os bastidores da DC, especialmente porque mostra como os roteiristas e editores estavam comprometidos.
Ótimo vídeo Leone! 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu!!
Excelente vídeo
Muito obrigado!
Vamos resolver a confusão com mais confusão gerando assim, mais confusão 😅. E o pior é que a gente gosta rs. Ótimo vídeo amigo!
Excelente vídeo! Tudo sobre Crise é gigantesco e complexo, tanto a série em si quanto as histórias de bastidores, diferentes versões sobre quem sugeriu o que e coisas do tipo. Tanto que até a tarefa de se fazer um vídeo falando sobre a Crise acaba se tornando uma tarefa também gigantesca e complexa hahah. Ótimo trabalho de pesquisa, mesmo tendo lido muito sobre a saga ao longo dos anos, o vídeo me trouxe fatos que eu ainda não conhecia, e muitas curiosidades também! Parabéns!
Valeu, Renato!!
A Crise dos anos 80 foi a história que me fez virar fã de quadrinhos. Seu vídeo ficou excelente.
Obrigado!
Freq, você manda bem demais! Principalmente quando o assunto são megasagas clássicas dos quadrinhos. Excelente trabalho!
Muito obrigado!
É muito bom ver um vídeo sobre quadrinhos que é fácil de entender, parabéns
Muito obrigado!
É claro que houve uma somatória de "universos" adicionais, correspondentes à galeria de super-heróis de cada editora incorporada à DC; mas o conceito de uma "terra ativa" e uma "terra paralela", com seus personagens e/ou biografias próprias de seus vários personagens, era um conceito maravilhoso que só fazia aumentar a mística da história e dos esforços de tantos fantásticos criadores; que, durante as eras de ouro e de prata dos quadrinhos, deram origem ao universo da National, que se tornou a DC Comics, algo que em muito pouco poder-se-ia ser disputado por sua "editora concorrente". Ainda bem que o tempo acabou por fazer voltar atrás algumas das radicais mudanças dessa Crise.
Ó James Gunn, tá dada a pesquisa pra ti
Amo quando você fala de quadrinhos, é bem interessante saber a história dos bastidores
Obrigado! Os de quadrinhos são alguns dos meus vídeos favoritos de fazer :)
Maior bagunça pelo jeito vai acontecer com esse multiversomania.
A Melhor saga dos quadrinhos de todos os tempos, seria interessante continua com as outras sagas também! Vamos espera pra vê a animação que eu acho que não vai chegar nem aos pés dos quadrinhos.
Muito bom o vídeo! Parabéns!
Valeu!!
As pessoas se esquecem que mesmo antes da Marvel surgir com o Quarteto Fantástico, que inicialmente era bem fraco, a DC já vinha trabalhando com conceitos avançados como vibrações de cordas, universos paralelos e o homem de anti-matéria.
Gosto da crise nas infinitas Terras que pasou no Smallville e no Flash ... Sempre gostei desses universos paralelos
Eu gostaria muito de um vídeo sobre a Valiant que é simples, mas eu acho bem legal e quase ninguém fala sobre
Pode deixar que pretendo falar sobre a carreira do Jim Shooter e com certeza vai passar pela Valiant :)
Muito top
Valeu!
fala sobre os crossovers da dc e da Marvel
Falarei!
Os quadrinhos DC olham pro cinema DC e dizem: Nada de novo sob o sol. XD
Ótimo vídeo, Leone! Parabéns pelo trabalho!
Valeu, meu amigo!
se não me engano boa parte dos heróis DC passaram a ter origem oficial a partir de crise nas infinitas terras, e a cronologia que seguem hoje veio depois dela também
Era pra ser assim, mas a DC fez mais uns 3 reboots depois desse :P
Que coincidência, eu estava lendo hoje, ainda estou na edição 5
Caramba! E não foi a única coincidência, um dia antes de postar o vídeo saiu o trailer da adaptação em animação da Crise que eu não sabia que estava por vir
Eu nunca concordei com o fato da Abril dizer q a Terra da Liga fosse a " ativa " . Á meu ver deveria ser a Paralela justamente por ter " surgido depois " e a outra ter sido " a original " . A Editora Abril foi a responsável por várias mutilações nos quadrinhos q publicou . Porém graças a ela pude ler muitas boas histórias e conhecer personagens q adoro até hoje !!!
A gente fica com aquele amor-e-ódio pelas histórias picotadas pela Abril, né hahahahah
A primeira Crise a gente nunca esquece kkkk
Bom, sempre pendi mais para o lado da Marvel, por isso só conheço essa saga meio que por cima. Mas até eu sei da importância que ela teve para o Universo DC e até mesmo para outros universos de quadrinhos, ao deixar em evidência o conceito de multiverso e terras paralelas - hoje tão explorado pela própria Marvel, tanto nos cinemas quanto nas HQs, e inclusive com o evento que deu um "soft reboot" em seu universo em 2015 sendo basicamente uma versão mais moderna dessa história, que leva o mesmo nome do mega evento que concorreu com ela nos anos 80. (Gente, que sentença enorme)
Marv Wolfman certamente foi bastante ambicioso com isso. Talvez até demais. Mesmo levando em conta a urgência para aumentar as vendas, se ele tivesse sido só um pouquinho mais pé no chão e ouvido o lado dos demais roteiristas, talvez não fosse necessário fazer tantos outros reboots no universo da editora ao longo das décadas seguintes. Mesmo assim, falando como alguém que não é fã, me parece que o resultado foi positivo, já que trouxe mais liberdade para os criadores e deu origem a algumas das melhores fases da DC de todos os tempos.
Ufa! Que textão. Mas só pra encerrar, seria legal (principalmente para quem é mais leigo no assunto) aproveitar o tema para mostrar com mais detalhes as diferentes versões dos principais personagens, tanto antes quanto depois da Crise. Eu, pelo menos, sei que iria adorar! :D
Pode deixar que vai ter um vídeo sobre o pós-Crise cobrindo pelo menos uma boa parte das alterações!
tem boatos por aí falando que o verdadeiro criador do Batman é um cara que já faleceu chamado Frank D. Foster II
Conheço essa história, mas acredito ser improvável que os desenhos de Foster tenham sido a fonte direta para a criação do Batman. Na mesma época, surgiram outros personagens na literatura pulp e no cinema com a temática de morcego. Não vejo características tão únicas nos esboços de Foster que não estejam presentes em outros personagens da época. O filme "The Bat Whispers", que apresenta um personagem muito semelhante, foi lançado antes dos desenhos de Foster.
Não é que Bob Kane não fosse o tipo de pessoa que poderia ter roubado algo assim. Na verdade, tudo o que Bob Kane contribuiu para a criação do personagem foi copiado de algum lugar! Ele utilizou diálogos diretamente tirados do Sombra e artes que claramente foram traçadas de outros quadrinhos. Foi necessário o talento de Bill Finger para desenvolver o Batman como um personagem único!
Apenas acredito que as evidências apontando que Bob Kane roubou especificamente desse artista e seus esboços são escassas, considerando a abundância de elementos presentes no Batman em materiais devidamente publicados no cinema, literatura pulp e quadrinhos.
Acho um pouco poético como a Supergirl e o Flash são quem protagonizam a primeira adaptação da Crise nas Infinitas Terras e os dois saiem vivos e ainda encontram no final o cara responsável pela morte deles na vida real kk
Verdade!!! Talvez foi até pra contrariar as expectativas hahahahaha
Imaginei vc sentado numa sala envolto em revistas (igual as salas de chefão do Donkey Kong são cheias de bananas) lendo 24/7! Essa questão de falhas de continuidade - não sei se é esse o nome - são bem curiosas, existem inclusive em séries BEM mais curtas. Só não vale dizer posteriormente que essa e aquela linha é "não canônica" e que deve ser ignorada!
Até que é bem próximo de como eu fico durante feriados, a única diferença é que ninguém está me pagando por isso :P
Lembrei dessa tirinha do Dinosaur Comics, sobre declarar partes embaraçosas da vida como não-canônicas, algo que todo mundo deveria implementar: www.qwantz.com/index.php?comic=291
DC era vanguarda na produção dos comics... multiversos, terras paralelas, futuros e passados alternativos... Crise nas Infinitas Terras reorganizou tudo, tornando o multiverso DC muito mais coerente... hoje retomou-se o multiverso, mas ainda está bem confuso... principalmente com os novos 52, que anulou toda a cronologia DC e eras anteriores...
Tive a sorte de começar a ler gibis de herois justamente na crise que no Brasil saiu em 87. Na epoca o pos crise foi ainda mais confuso que a serie mas no fim todos aceitaram a nova cronologia. Resetar o universo e fazer um imenso reboot foi uma excelente ideia mas ai a dc ficou reciclando essa ideia de rebootar o universo a cada dez anos e deu a merda que e hoje. Nem sei mais como anda a cronologia do udc depois doa novos 52. Sei que fizeram mais ums tres reboots depois. Kkk
E assim eclodiu o caos na DC e MCU.
Como disse o Deadpool: "Gente, vamos parar com esse negócio de multiverso... Foi fracasso atrás de fracasso!"
😂😂😂🖖🏻🤓
O multiverso é a desculpa de roteirista que não quer lê os gibis antigos. Vê só a frase da Ketlen Kennedy, " Não queremos fãs de quadrinhos em nossos estúdios."
É uma maldita, né? 😝
A DC seguiu o mesmo problema.
apesar da marvel ser melhor que a DC em alguns aspectos se quiser xingar a marvel conte comigo
Não vejo necessidade pra xingar, prefiro focar nos positivos de cada uma das duas :)
talvez poderia ser crise de pessoas problematicas na marvel como naquele video que voce falou das guerras secretas como esse proprio jim shoot eu nao gostei nada desse cara ter falado assim com uma mulher achei horrivel a forma como falou, nao e atoa que naquele mesmo video ele foi embora da marvel de forma tao ruin