Veja também o projeto completo desse amplificador e se surpreenda com sua qualidade e potência! Link do vídeo: th-cam.com/video/DK73s2roInA/w-d-xo.html
Obrigado, em breve tera muito conteúdo bacana aqui no canal. Não esqueça de ativar o sininho para ser notificado quando novos vídeos forem postados. AB!
Professor que excepcional abordagem de tópicos, você é cirúrgico fala tudo que acontece em cada etapa da amplificação de forma clara, mas ao mesmo tempo divertida kkk fica engraçado no mesmo ponto onde tive os problemas aqui daí você fala na bola de neve🤣🤣 bem na hora que os resistores tão pegando fogo 🔥 na corrente de repouso, muito bom você também é comediante? Muito engraçado, e igualmente bem explicado. Parabéns você tem muito talento, abração (Daí esquenta o diodo, baixa o sinal na base do transistor distorce a senóide e vira uma bola de neve 😅😅😅)
Muito obrigado pelo comentário amigo, fico feliz em contribuir e ajudar, realmente você conseguiu me definir muito bem nesse comentário kkkkk... A ideia que tive desde o primeiro vídeo que postei aqui no meu canal é de início trazer uma explicação simples e detalhada, pois por trás de cada circuito existem formalismos matemáticos que nem sempre são de simples entendimento e pode deixar o iniciante um pouco confuso, não sou comediante mais e de costume do brasileiro brincar um pouco no serviço kkkkk. Abraço e bons estudos!
Seu video foi um achado . eu estava ajustando a corrente de repouso de forma errada , e não entendia pq os transistores esquentavam tanto , mesmo em baixa potência . fraterno abraço , grato pelo seu empenho em ajudar-nos (principiantes )
Finalmente consegui entender o que é esse circuito de bias. Vi vários vídeos tentando aprender, até me deparar com este, que com maestria me conduziu ao entendimento. Parabéns e obrigado pela aula 👏🏽👏🏽👏🏽
agradeço pelo reconhecimento, isso é só o começo vai ter muito vídeo bacana aqui no canal futuramente. Não esqueça de ativar o sininho para ser notificado dos novos videos.
Espetacular explicação professor. Para completar essa joia de explicação , faça um vídeo completo do amplificador com seus respectivos valores . Abraços.
Valeu obrigado, isso... Em breve vai sair o vídeo completo desse amplificador já esta projetado só falta tempo e componentes kkk. vou disponibilizar o esquema também para quem quiser montar. AB.
Ola professor , boa tarde . ja me ajudou muito em outra oportunidade sobre corrente de repouso e melhorar meus conhecimentos sobre amplificadores , porem tenho mais uma dúvida . Montei o amplificador do site videorockola , de 100w com fonte de corrente a zener . Corrigi o capacitor do VAS para 150pF e ficou muito bom , exceto que : ou tem reforço nos médios o baixo rendimento nos graves . . . Em um classe AB , qual estagio , ou estágios podem alterar a linearidade do amplificador ? Fraterno abraço , grato por nos transferir conhecimento
Iae blz? Que bom amigo fico feliz em receber esse tipo de comentário, significando que meu trabalho aqui não está sendo em vão, desejo sucesso para você e continue nos acompanhando sempre! Olha com relação a sua pergunta fica até difícil de responder aqui no comentário, mas vou tentar explicar de forma simples... a resposta em frequência começa logo no estágio de entrada, aquele filtro passa altas de entrada, dependendo da topologia usada no amplificador. Ou até mesmo o ganho de malha aberta influenciam principalmente quando é fechada a malha pelo circuito de feedback, dai são usados os artifícios necessários para manter a malha de feedback estável, visando a estabilidade do circuito no geral comprometendo também a resposta em frequência do mesmo. Resumindo são vários pontos, filtros de entrada, topologia, ganho de malha aberta, resposta em frequência em malha aberta, o circuito de VAS também, pois é nele que esta a frequência de polo dominante, e por incrível que pareça até o estágio de saída é responsável principalmente pela velocidade dos transistores usado na saída. Ab!
Olha relacionado a projeto de amplificadores conheço o Douglas Self (tem vários livros sobre) e o bob cordell (inclusive aprendi muito com ele) sendo todos em inglês, não sei te informar se tem algum traduzido para o português. Em português já ouvi falar no malvino, nunca li nenhum volume..., mas não sei te informar se e tão voltado a designer do circuito igual aos citados acima. AB!
Legal profesor gostei muito aulao sou mais um escrito estou estudando eletrônica pelo istituto universal brasileiro preciso dos preciso dos seus vidio manda ai curto
Valeu, amigo, obrigado pelo feedback. Que bom também fiz o curso de eletrônica no Instituto Universal Brasileiro... o caminho é esse foco na jornada! Estou preparando uns conteúdos legais aqui para o canal, problema é o tempo pouco pela questão de também ser técnico, daí tenho os serviços da bancada diariamente. Ab!
Não necessariamente, mais uma coisa está ligada a outra. O Bias é o mesmo que corrente de repouso, essa corrente está ligada a polarização do estágio de saída e a diminuição da distorção de cruzamento. Já o multiplicador de VBE é uma das topologias aplicada ao circuito de BIAS, que por sua vez além de polarizar o estágio de saída com sua corrente de repouso necessária, ainda atua na estabilidade térmica do andar de saída. AB!
@@lucasjosel4802 Sim, polariza o estágio de saída, atuando em cima da distorção de cruzamento. Já a questão da estabilidade térmica fica a cargo do estágio de bias ou com diodos igual o projeto já postado aqui no canal ou multiplicador de VBE, que bem projetado é o mais preciso nessa aplicação, principalmente quando o amplificador e de maior potência. AB!
obrigado pelo feedback... Não conheço esse amplificador, caso tenha o esquema e queira compartilhar dou uma olhada e falo minha opinião de acordo com meu conhecimento é claro. Ab
@@bagualitovintage7456 Fiz a análise e tenho algumas considerações com relação ao esquema. 1. boa sensibilidade (em torno de 140mV), ou seja, com um sinal de baixa amplitude na entrada se consegue a máxima potência de saída o que é bom principalmente se você quer amplificar sinais com baixa amplitude. 2. para cada canal de amplificação tem uma fonte de alimentação o que é bom pela questão de ruídos na alimentação. 3. contem um circuito de compensação térmica o que é recomendado, para compensar a instabilidade térmica dos transistores de saída. Não posso jugar mais, pois não conheço muito essa topologia e o esquema está com baixa qualidade Existem alguns pontos que não se percebe bem, mais acredito ser um bom amplificador. Para maiores detalhes em questão de qualidade de áudio e tals só testando e aferindo alguns parâmetros. Não sei qual é seu objetivo com esse circuito mais pela breve análise que fiz é claro de acordo com meu conhecimento, vi uma pequena desvantagem na questão do transformador drive entre o estágio de tensão e o de corrente (não por questão de funcionamento visto que já existiram bastante amplificadores assim antigamente, alguns ate automotivos, por exemplo, stetsom, AB 2000 da vida e por aí vai), falo pela questão de não ter nada especificando os parâmetros desse transformador, isso dificulta bastante na hora da montagem eu recomendo que você monte um mais simples existem muitos esquemas de amplificadores bons, pela ‘internet’. Ab.
Muito bom o vídeo, obrigado. Tenho uma dúvida. Montei um amplificador com 4 x 2N3773 em saída quase complementar. Na revista recomenda que você coloque o multímetro na escala de 200mA em série com o positivo da fonte e o ajuste seja entre 15mA e 25mA. Mas não explica se essa corrente é para 2 transistores na saída ou 4 transistores na saída. Feito isso a mínima corrente de repouso que consigo é de 32mA. Estou usando uma lâmpada em série de 60W. Será que está correto ? ou tem algum erro.
Obrigado pelo reconhecimento, olha de início a corrente de repouso varia entre 10 a 100mA (Classe AB) para cada circuito amplificador, porém tudo depende da aplicação da sensibilidade e calibração do circuito de bias, eu não utilizo lâmpada em série apenas faço a medição direto em cima dos resistores de emissor de cada transistor... dai vai de cada um, dessa forma que falei também é bastante eficaz. Outra maneira é utilizar em série com a tensão de alimentação (+VCC e -VCC) um resistor de baixo valor ôhmico e alta potencia aferir a queda de tensão em cima dele e aplicar a lei de ohm, dessa forma você vai calibrando e fazendo os cálculos, pode deixar próximo dos 40mA que vai servir tranquilamente para sua aplicação. Ab e boa sorte.
@@EPC_Electronics Terminei de montar o amplificador. Aquele esquema da revista só projetos de 90W rms. Segundo a revista, a corrente de repouso deve ficar entre 15mA e 25mA. Segue o link do teste. th-cam.com/video/wlcYCMUXjo0/w-d-xo.html Obrigado pela força. Foi minha primeira montagem de amplificador. Fiquei muito contente.
@@evandrocarvalho4692 Que bom! Fico feliz em ter contribuído e tenha saído bem. Sei bem a sua alegria quando montei o meu primeiro tive vários problemas sem muita experiência e um cara aqui da minha cidade deu uma baita força e ate hoje carrego comigo esses conhecimentos e sempre os atualizo com novas teorias. AB e sucesso...
Fala professor, like aqui. Qual corrente máxima posso ajustar para um classe ab ficar parecido com classe A? Ele tem 0.500mv. Quero aumentar. Até quanto eu posso? Dois transistores 2sa 1943 e 2sc5200
iae blz? Obrigado! Olha vou ficar devendo essa informação precisa a você mais vou esclarecer alguns detalhes: A corrente de repouso junto ao circuito de bias tem uma função extremamente importante em um amplificador classe ab, a principal é a distorção do sinal, com isso valores de corrente de repouso no amplificador classe AB ficam entre 10mA a 100mA, de certa forma a corrente de repouso mais alta o amplificador tende a ter menos distorção em baixa potência, só que, se esse amplificador em questão não tiver boa largura de banda e um alto ganho de malha aberta, além da topologia usada nos andares que o compõem e componentes escolhidos adequadamente, não adianta aumentar muito a corrente de repouso, pois não vai adiantar muito. E quanto mais aumentar a corrente de repouso é que seu circuito de bias tem que ser cada vez mais sensível para compensar o andar de saída, livrando o mesmo da destruição térmica, além de precisar de um dissipador maior também. Acredito que para você ai, algo em torno de 200mA de corrente de repouso já esteja bom, pois o Classe A tem uma corrente de repouso absurda devido a sua topologia, pois a corrente do semiciclo negativo da onda depende unicamente da fonte de corrente constante, seja ela com resistor ou implementada com outro transistor(como o amplificador classe A já postado aqui no canal). Não esqueça de checar o circuito de bias antes de fazer essa modificação. Ab!
Olha até hoje não encontrei nenhum material de estudo a respeito se é necessário ou não, mas que a maioria dos manuais de serviço dos amplificadores falam que é importante ter uma carga conectada na saída do amplificador (Alto-falante) na hora do ajuste de Bias, e que o amplificador também esteja sem sinal de entrada para não interferir no ajuste. Eu particularmente sempre utilizo, e também uso, uma lâmpada série entre a rede e o amplificador, pois se houver um desequilíbrio no amplificador na hora do ajuste, dependendo da sensibilidade do estágio de Bias, o consumo na lâmpada vai aumentar devido à carga que está conectada na saída do mesmo protegendo o amplificador de uma possível destruição do estágio de saída. Ab!
Sim, claro, olha primeira coisa é como estar ligado, por exemplo, se existe mais de um canal de áudio no amplificador e se os falantes do grave são ligados separado dos agudos, se sim o canal que está ligado os graves tem algum problema. Se estão ligados todos juntos, possivelmente o falante do grave estar com problema. Ou ainda possa ser problema na fonte de sinal, mesa de som, por exemplo. Se você é técnico ou tem conhecimento na área vai precisar fazer esses testes antes de abrir o amplificador e começar a fazer as análises, se não é técnico, recomendo procurar um profissional qualificado em sua cidade ou região. Ab!
Você já é o segundo que vem com essa historia kkkkk, quem sabe não fico famoso aqui igual ele, mas na eletrônica é claro. Obrigado pelo reconhecimento AB!
Ola mestre . ajustei a corrente de repouso , deixando 26 mV no resistor de emissor do meu amplificador , mas aí a tensão de bias subiu para 577 mV e o transistor de saída começou a esquentar . onde está o meu erro ? montei o ampli de 100w do site do Ampletos ( 2 trans 2SC5200 na saída ) . Pode me ensinar como isso funciona ?
Olha amigo teoricamente a corrente de pouso varia de 10mA a 100mA isso para um amplificador classe AB, mas tudo depende do circuito em questão vamos imaginar um exemplo hipotético aqui. Em um amplificador classe AB com resistores de degeneração de emissor dos transistores de potência de saída com valores de 0.22R, imaginamos um valor máximo de 100mA, para isso usamos um multímetro na escala de milivolts para medir a queda de tensão em cima de cada um, para atingirmos a corrente almejada de 100mA teremos uma queda de 22 milivolts em cima de cada resistor (essas deduções vêm da lei de ohm). Porém, para aumentarmos consideravelmente a corrente de repouso precisamos de um circuito de bias bem dimensionado e calibrado para não termos instabilidade térmica e destruirmos o estágio de saída facilmente por aquecimento do mesmo. Então o que recomendo e que se seu circuito de bias não é tão bem calibrado (multiplicador de VBE, por exemplo) sempre utilize correntes de repouso próximas de 20mA. Lembre-se que a corrente de repouso tem duas influencias principais o valor da resistência de degeneração e da queda de tensão sobre o mesmo. Não sei se deu para explicar com tanta clareza por um simples comentário, mas você seguindo essa linha de raciocínio você vai obter bons resultados. AB!
Eu quero saber se vc entende de placa spwm, eu quero fazer um inversor de tensão só com mosfet ou com transistor, a onda senoidal pura, pelo jeito é enqual de um amplificador, vc entende se vc entende vc pode me ajudar a fazer um inversor de tensão com a onda senoidal pura, quanto mais simples for melhor é e que fique bom?
olha eu nunca fiz esse tipo de projeto então infelizmente não posso te ajudar e estou sem osciloscópio para facilitar o projeto e obtermos melhores resultados, mais veja bem creio que será mais simples vc utilizar um ic pwm dedicado do que só transistores. Existem placas dedicadas para isso, no mercado livre você encontra. ab.
Não necessariamente... Mas teoricamente (e na prática) no, classe D existe o bias. Esse bias é basicamente a tensão de alimentação do Gate driver, (Que vai polarizar o andar de saída) mas de certa forma sempre existira uma pequena corrente de repouso no andar de saída, pois pela característica do classe D existir um filtro na saída dependendo das características de atenuação e da frequência do sinal da portadora do amplificador, sempre haverá um consumo em repouso o que lembra a corrente de repouso dos classe AB. Mais lembrando que não tem nada a ver o bias do classe D com o bias do AB são circuitos diferentes mais com características semelhantes. AB!
"Ótima observação!" Sim, sem dúvidas o multiplicador de VBE é um dos melhores circuitos a se utilizar no estágio de BIAS principalmente quando precisamos de uma resposta rápida visando uma melhor estabilidade térmica do andar de saída, para circuitos de saída simples e de baixa potência é uma boa alternativa utilizar diodos acoplado ao dissipador, visando um projeto simples e de fácil entendimento optei por eles e por sempre usar em minhas montagens e obter ótimos resultados. Ab.
Iae blz? Verdade concordo com você, mais nem todo técnico tem acesso a um osciloscópio na bancada principalmente o pessoal iniciante na área, inclusive eu trabalhei vários anos sem um... Por isso trouxe esse vídeo para nortear melhor o pessoal iniciante, em breve novos vídeos com uma pegada mais avançada aqui no canal. Ab.
Nossa relamente e simples mesmo porem nao usava essa tecnica nao tipo medir a tensao em cima d resistores d emissor nao e usar a formula Eu simplesmente media a vbe n transistores editadores deixava em 0480 a 500mv Nao 3ra funcional n essa técnica?
Sim, sua técnica é funcional. Mas veja bem, medir a polarização de um transistor é um pouco diferente de medir a corrente de repouso do estágio de saída. Essas técnicas que demonstro nesse vídeo estão ligadas à corrente de repouso e estágio de Bias, que de certa forma também é uma polarização que está ligada à distorção do estágio de saída, mas ambas as medidas têm suas diferenças. Ab!
@@EPC_Electronics obg por me responder mesmo tendo tantos erros ortográficos Bom eu entendi q você teria mais a me dizer porém e limitado aqui colocar nas entrelinhas algo q seja complexo e gastaria uns minutos teclando Mas creio q eu peguei mais o menos o seu pensamento 0.6v d vbe e a tensão d polarização d transistor não a corrente q passa pela junções coletor emissor ...ficando o resíduo n resistor d emissor p massa Acho q entendi Tipo essa sua q tu mensiona seria algo mais confiável digamos assim né
De nada, eu que agradeço o feedback. Não ligo para isso, pois a mente do ser humano é uma máquina, mesmo tendo erros ou palavras faltando letras, ainda entendemos a mensagem. Pois é... é algo bem mais complexo, principalmente se você trabalha também com projeto de amplificadores, mas se for só na área de manutenção, é nessa linha de raciocínio que você entendeu mesmo.(a corrente de repouso e estagio de Bias estão ligados principalmente a estabilidade térmica do estágio de saída). Mas futuramente, se Deus quiser, vai ter mais vídeos relacionados a esses temas, é que, fora do TH-cam, sou técnico em eletrônica e ainda fora meus outros afazeres diários. Dai fica difícil segurar a constância na postagem de vídeos, mas qualquer dúvida deixa nos comentários, o que eu souber respondo na hora assim que possível. Ab!
Veja também o projeto completo desse amplificador e se surpreenda com sua qualidade e potência! Link do vídeo: th-cam.com/video/DK73s2roInA/w-d-xo.html
Amigo parabéns você ensina muito bem!!!
Obrigado amigo, fico feliz em saber que os conteúdos aqui do canal estão ajudando. Ab!
Didática perfeita, simples e objetiva, faça mais vídeos por favor...
Obrigado, em breve tera muito conteúdo bacana aqui no canal. Não esqueça de ativar o sininho para ser notificado quando novos vídeos forem postados. AB!
Exatamente. Mais vídeos, por favor 🙏🏽
Professor que excepcional abordagem de tópicos, você é cirúrgico fala tudo que acontece em cada etapa da amplificação de forma clara, mas ao mesmo tempo divertida kkk fica engraçado no mesmo ponto onde tive os problemas aqui daí você fala na bola de neve🤣🤣 bem na hora que os resistores tão pegando fogo 🔥 na corrente de repouso, muito bom você também é comediante? Muito engraçado, e igualmente bem explicado. Parabéns você tem muito talento, abração (Daí esquenta o diodo, baixa o sinal na base do transistor distorce a senóide e vira uma bola de neve 😅😅😅)
Muito obrigado pelo comentário amigo, fico feliz em contribuir e ajudar, realmente você conseguiu me definir muito bem nesse comentário kkkkk...
A ideia que tive desde o primeiro vídeo que postei aqui no meu canal é de início trazer uma explicação simples e detalhada, pois por trás de cada circuito existem formalismos matemáticos que nem sempre são de simples entendimento e pode deixar o iniciante um pouco confuso, não sou comediante mais e de costume do brasileiro brincar um pouco no serviço kkkkk. Abraço e bons estudos!
Seu video foi um achado . eu estava ajustando a corrente de repouso de forma errada , e não entendia pq os transistores esquentavam tanto , mesmo em baixa potência . fraterno abraço , grato pelo seu empenho em ajudar-nos (principiantes )
Obrigado pelo reconhecimento, bons estudos AB!
Finalmente consegui entender o que é esse circuito de bias. Vi vários vídeos tentando aprender, até me deparar com este, que com maestria me conduziu ao entendimento.
Parabéns e obrigado pela aula 👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado pelo feedback, que bom fico feliz em saber que meu conteúdo está sendo útil para a comunidade. Ab!
+1 inscrito amigo, @arduinomaquinas agradece informativo técnico, parabéns pelo conteúdo 😉👍👏👏👏👏👏
Obrigado pelo feedback amigo, que bom... Seja bem-vindo a família EPC_Electronics. AB!
Muito boa aulas de amplificador.
Obrigado, Bons estudos! AB.
Tão bem explicado que aprendi até doque nem tinha ouvido falar. Muito bom. Obrigado.
Obrigado, que bom... fico feliz em saber que o conteúdo aqui do canal estar sendo útil. AB!
Muito bem explicado parabéns 👏👏👏👏
Obrigado pelo reconhecimento, AB!
Meu Deus que aula é essa meu amigo muito bom irmão. Deus abençoe.
Obrigado, bons estudos. AB
Amém estou aprendendo muito com seu canal. Deus abençoe.
Excelente explanação e didática clara e sucinta
Obrigado, fico feliz em saber que o conteúdo aqui do canal estar sendo útil. Ab!
melhor aula sobre corrente de repouso parabens
valeu, obg. pelo reconhecimento.
sensacional a explicação. clara , objetiva e tecnica. parabens
Obrigado... bons estudos.
Uma aula muito mais muito boa. Parabens viu, tirei muitas duvidas que eu tinha.
Obrigado. Que bom, bons estudos...
Fantástica aula, esclareceu todas as minhas duvidas, obrigado por difundir esse conhecimento. Já me inscrevi no canal!!
agradeço pelo reconhecimento, isso é só o começo vai ter muito vídeo bacana aqui no canal futuramente. Não esqueça de ativar o sininho para ser notificado dos novos videos.
Gostei muito obrigado .
Valeu, bons estudos... Ab!
Muito bom.
Parabéns prof.
Foi muito esclarecedor.
Muito obrigado.
Valeu, obrigado pelo feedback 👍.
Ótima explicação. Valeu!
Esclareceu dúvidas antigas!
Obrigado, Bons estudos...
Muito bem amigo, gosto de vídeos longo e bem explicado, gosto de amplificador mas poucos ensinam com clareza.
Valeu, Agradeço pelo reconhecimento. Bons estudos...
Excelente. Parabéns
Obrigado, bons estudos.
Espetacular explicação professor. Para completar essa joia de explicação , faça um vídeo completo do amplificador com seus respectivos valores . Abraços.
Valeu obrigado, isso... Em breve vai sair o vídeo completo desse amplificador já esta projetado só falta tempo e componentes kkk. vou disponibilizar o esquema também para quem quiser montar. AB.
Estamos aguardando o próximo vídeo boa sorte.
Obrigado, futuramente terá muito conteúdo bacana aqui no canal.
Um Feliz natal... Ab.
Ola professor , boa tarde . ja me ajudou muito em outra oportunidade sobre corrente de repouso e melhorar meus conhecimentos sobre amplificadores , porem tenho mais uma dúvida .
Montei o amplificador do site videorockola , de 100w com fonte de corrente a zener .
Corrigi o capacitor do VAS para 150pF e ficou muito bom , exceto que : ou tem reforço nos médios o baixo rendimento nos graves . . .
Em um classe AB , qual estagio , ou estágios podem alterar a linearidade do amplificador ?
Fraterno abraço , grato por nos transferir conhecimento
Iae blz? Que bom amigo fico feliz em receber esse tipo de comentário, significando que meu trabalho aqui não está sendo em vão, desejo sucesso para você e continue nos acompanhando sempre!
Olha com relação a sua pergunta fica até difícil de responder aqui no comentário, mas vou tentar explicar de forma simples... a resposta em frequência começa logo no estágio de entrada, aquele filtro passa altas de entrada, dependendo da topologia usada no amplificador. Ou até mesmo o ganho de malha aberta influenciam principalmente quando é fechada a malha pelo circuito de feedback, dai são usados os artifícios necessários para manter a malha de feedback estável, visando a estabilidade do circuito no geral comprometendo também a resposta em frequência do mesmo. Resumindo são vários pontos, filtros de entrada, topologia, ganho de malha aberta, resposta em frequência em malha aberta, o circuito de VAS também, pois é nele que esta a frequência de polo dominante, e por incrível que pareça até o estágio de saída é responsável principalmente pela velocidade dos transistores usado na saída. Ab!
show . vou procurar me aprofundar nesse tópicos que vc citou . grato@@EPC_Electronics
Legal em!!!👍👍
Obrigado... 👍
Gosto mt eletronica envolvida audio, algum livro em português para Indicar??
Olha relacionado a projeto de amplificadores conheço o Douglas Self (tem vários livros sobre) e o bob cordell (inclusive aprendi muito com ele) sendo todos em inglês, não sei te informar se tem algum traduzido para o português.
Em português já ouvi falar no malvino, nunca li nenhum volume..., mas não sei te informar se e tão voltado a designer do circuito igual aos citados acima. AB!
top
Valeu 👍
❤❤❤❤❤❤❤
Legal profesor gostei muito aulao sou mais um escrito estou estudando eletrônica pelo istituto universal brasileiro preciso dos preciso dos seus vidio manda ai curto
Valeu, amigo, obrigado pelo feedback. Que bom também fiz o curso de eletrônica no Instituto Universal Brasileiro... o caminho é esse foco na jornada! Estou preparando uns conteúdos legais aqui para o canal, problema é o tempo pouco pela questão de também ser técnico, daí tenho os serviços da bancada diariamente. Ab!
Muito bom
Valeu, Bons estudos.
hfe maior menos ib = pnp.
hfe menor maus ib= npn
resistor entre base do saida para o emissor drive ajuda a equilibrar
Muito obrigado
valeu, Bons estudos.
Professor bias e a mesma coisa de multiplicador vbe ? A bias ajuda em.partes para onda não se torna crossover, é isso?
Não necessariamente, mais uma coisa está ligada a outra. O Bias é o mesmo que corrente de repouso, essa corrente está ligada a polarização do estágio de saída e a diminuição da distorção de cruzamento. Já o multiplicador de VBE é uma das topologias aplicada ao circuito de BIAS, que por sua vez além de polarizar o estágio de saída com sua corrente de repouso necessária, ainda atua na estabilidade térmica do andar de saída. AB!
@@EPC_Electronics o bias corrente repouso ela polariza o transistor ,? Como ela funciona ela estabilizadora e isso?
@@lucasjosel4802 Sim, polariza o estágio de saída, atuando em cima da distorção de cruzamento. Já a questão da estabilidade térmica fica a cargo do estágio de bias ou com diodos igual o projeto já postado aqui no canal ou multiplicador de VBE, que bem projetado é o mais preciso nessa aplicação, principalmente quando o amplificador e de maior potência. AB!
otima explicação eu gostaria de saber a tua opinião sobre o modelo de amp que é utilizado na mp400 staner
obrigado pelo feedback... Não conheço esse amplificador, caso tenha o esquema e queira compartilhar dou uma olhada e falo minha opinião de acordo com meu conhecimento é claro. Ab
www.electronica-pt.com/esquema/audio/amplificadores-audio/staner-mp400-20091/
@@bagualitovintage7456 Fiz a análise e tenho algumas considerações com relação ao esquema.
1. boa sensibilidade (em torno de 140mV), ou seja, com um sinal de baixa amplitude na entrada se consegue a máxima potência de saída o que é bom principalmente se você quer amplificar sinais com baixa amplitude.
2. para cada canal de amplificação tem uma fonte de alimentação o que é bom pela questão de ruídos na alimentação.
3. contem um circuito de compensação térmica o que é recomendado, para compensar a instabilidade térmica dos transistores de saída.
Não posso jugar mais, pois não conheço muito essa topologia e o esquema está com baixa qualidade Existem alguns pontos que não se percebe bem, mais acredito ser um bom amplificador. Para maiores detalhes em questão de qualidade de áudio e tals só testando e aferindo alguns parâmetros.
Não sei qual é seu objetivo com esse circuito mais pela breve análise que fiz é claro de acordo com meu conhecimento, vi uma pequena desvantagem na questão do transformador drive entre o estágio de tensão
e o de corrente (não por questão de funcionamento visto que já existiram bastante amplificadores assim antigamente, alguns ate automotivos, por exemplo, stetsom, AB 2000 da vida e por aí vai), falo pela questão de não ter nada especificando os parâmetros desse transformador, isso dificulta bastante na hora da montagem eu recomendo que você monte um mais simples existem muitos esquemas de amplificadores bons, pela ‘internet’. Ab.
O ideal é vc fazer um vídeo na bancada, mosteando esses ajustes na prática seria mais facil aprender
Sugestão anotada, em breve farei isso. AB!
Me inscrevi no canal. Grato!
Muito bom o vídeo, obrigado.
Tenho uma dúvida. Montei um amplificador com 4 x 2N3773 em saída quase complementar.
Na revista recomenda que você coloque o multímetro na escala de 200mA em série com o positivo da fonte e o ajuste seja entre 15mA e 25mA. Mas não explica se
essa corrente é para 2 transistores na saída ou 4 transistores na saída.
Feito isso a mínima corrente de repouso que consigo é de 32mA.
Estou usando uma lâmpada em série de 60W.
Será que está correto ? ou tem algum erro.
Obrigado pelo reconhecimento, olha de início a corrente de repouso varia entre 10 a 100mA (Classe AB) para cada circuito amplificador, porém tudo depende da aplicação da sensibilidade e calibração do circuito de bias, eu não utilizo lâmpada em série apenas faço a medição direto em cima dos resistores de emissor de cada transistor... dai vai de cada um, dessa forma que falei também é bastante eficaz.
Outra maneira é utilizar em série com a tensão de alimentação (+VCC e -VCC) um resistor de baixo valor ôhmico e alta potencia aferir a queda de tensão em cima dele e aplicar a lei de ohm, dessa forma você vai calibrando e fazendo os cálculos, pode deixar próximo dos 40mA que vai servir tranquilamente para sua aplicação. Ab e boa sorte.
@@EPC_Electronics Terminei de montar o amplificador. Aquele esquema da revista só projetos de 90W rms.
Segundo a revista, a corrente de repouso deve ficar entre 15mA e 25mA.
Segue o link do teste.
th-cam.com/video/wlcYCMUXjo0/w-d-xo.html
Obrigado pela força. Foi minha primeira montagem de amplificador. Fiquei muito contente.
@@evandrocarvalho4692 Que bom! Fico feliz em ter contribuído e tenha saído bem.
Sei bem a sua alegria quando montei o meu primeiro tive vários problemas sem muita experiência e um cara aqui da minha cidade deu uma baita força e ate hoje carrego comigo esses conhecimentos e sempre os atualizo com novas teorias. AB e sucesso...
Fala professor, like aqui. Qual corrente máxima posso ajustar para um classe ab ficar parecido com classe A? Ele tem 0.500mv. Quero aumentar. Até quanto eu posso? Dois transistores 2sa 1943 e 2sc5200
iae blz? Obrigado! Olha vou ficar devendo essa informação precisa a você mais vou esclarecer alguns detalhes:
A corrente de repouso junto ao circuito de bias tem uma função extremamente importante em um amplificador classe ab, a principal é a distorção do sinal, com isso valores de corrente de repouso no amplificador classe AB ficam entre 10mA a 100mA, de certa forma a corrente de repouso mais alta o amplificador tende a ter menos distorção em baixa potência, só que, se esse amplificador em questão não tiver boa largura de banda e um alto ganho de malha aberta, além da topologia usada nos andares que o compõem e componentes escolhidos adequadamente, não adianta aumentar muito a corrente de repouso, pois não vai adiantar muito. E quanto mais aumentar a corrente de repouso é que seu circuito de bias tem que ser cada vez mais sensível para compensar o andar de saída, livrando o mesmo da destruição térmica, além de precisar de um dissipador maior também.
Acredito que para você ai, algo em torno de 200mA de corrente de repouso já esteja bom, pois o Classe A tem uma corrente de repouso absurda devido a sua topologia, pois a corrente do semiciclo negativo da onda depende unicamente da fonte de corrente constante, seja ela com resistor ou implementada com outro transistor(como o amplificador classe A já postado aqui no canal). Não esqueça de checar o circuito de bias antes de fazer essa modificação. Ab!
👏👏👏👏👏
Sua voz é igual a do Tiririca !!!!! KKKKKKKKKKKKK
Só falta agora ficar famoso igual ele, mas na eletrônica é claro! 😂. AB.
@@EPC_Electronics 😂😂😂
Para se fazer o ajuste de bias, é preciso o alto falante estar conectado, ou não precisa?
Olha até hoje não encontrei nenhum material de estudo a respeito se é necessário ou não, mas que a maioria dos manuais de serviço dos amplificadores falam que é importante ter uma carga conectada na saída do amplificador (Alto-falante) na hora do ajuste de Bias, e que o amplificador também esteja sem sinal de entrada para não interferir no ajuste. Eu particularmente sempre utilizo, e também uso, uma lâmpada série entre a rede e o amplificador, pois se houver um desequilíbrio no amplificador na hora do ajuste, dependendo da sensibilidade do estágio de Bias, o consumo na lâmpada vai aumentar devido à carga que está conectada na saída do mesmo protegendo o amplificador de uma possível destruição do estágio de saída. Ab!
@@EPC_Electronics Resposta perfeita. Parabéns pelo trabalho e dedicação.
Estou com um ap. Classe AB que não sai som nos graves e sim só no agudo, poderia me dar uma orientação. Obg!
Sim, claro, olha primeira coisa é como estar ligado, por exemplo, se existe mais de um canal de áudio no amplificador e se os falantes do grave são ligados separado dos agudos, se sim o canal que está ligado os graves tem algum problema. Se estão ligados todos juntos, possivelmente o falante do grave estar com problema. Ou ainda possa ser problema na fonte de sinal, mesa de som, por exemplo. Se você é técnico ou tem conhecimento na área vai precisar fazer esses testes antes de abrir o amplificador e começar a fazer as análises, se não é técnico, recomendo procurar um profissional qualificado em sua cidade ou região. Ab!
Kct, pensei que era o Tiririca falando! Rsrsrs...
Brincadeira à parte, ótimo vídeo, parabéns!
Você já é o segundo que vem com essa historia kkkkk, quem sabe não fico famoso aqui igual ele, mas na eletrônica é claro. Obrigado pelo reconhecimento AB!
Ola mestre . ajustei a corrente de repouso , deixando 26 mV no resistor de emissor do meu amplificador , mas aí a tensão de bias subiu para 577 mV e o transistor de saída começou a esquentar . onde está o meu erro ? montei o ampli de 100w do site do Ampletos ( 2 trans 2SC5200 na saída ) . Pode me ensinar como isso funciona ?
Olha amigo teoricamente a corrente de pouso varia de 10mA a 100mA isso para um amplificador classe AB, mas tudo depende do circuito em questão vamos imaginar um exemplo hipotético aqui.
Em um amplificador classe AB com resistores de degeneração de emissor dos transistores de potência de saída com valores de 0.22R, imaginamos um valor máximo de 100mA, para isso usamos um multímetro na escala de milivolts para medir a queda de tensão em cima de cada um, para atingirmos a corrente almejada de 100mA teremos uma queda de 22 milivolts em cima de cada resistor (essas deduções vêm da lei de ohm). Porém, para aumentarmos consideravelmente a corrente de repouso precisamos de um circuito de bias bem dimensionado e calibrado para não termos instabilidade térmica e destruirmos o estágio de saída facilmente por aquecimento do mesmo.
Então o que recomendo e que se seu circuito de bias não é tão bem calibrado (multiplicador de VBE, por exemplo) sempre utilize correntes de repouso próximas de 20mA. Lembre-se que a corrente de repouso tem duas influencias principais o valor da resistência de degeneração e da queda de tensão sobre o mesmo. Não sei se deu para explicar com tanta clareza por um simples comentário, mas você seguindo essa linha de raciocínio você vai obter bons resultados. AB!
Eu quero saber se vc entende de placa spwm, eu quero fazer um inversor de tensão só com mosfet ou com transistor, a onda senoidal pura, pelo jeito é enqual de um amplificador, vc entende se vc entende vc pode me ajudar a fazer um inversor de tensão com a onda senoidal pura, quanto mais simples for melhor é e que fique bom?
Quanto custa para vc em sina ou quanto custa o esquema?
olha eu nunca fiz esse tipo de projeto então infelizmente não posso te ajudar e estou sem osciloscópio para facilitar o projeto e obtermos melhores resultados, mais veja bem creio que será mais simples vc utilizar um ic pwm dedicado do que só transistores. Existem placas dedicadas para isso, no mercado livre você encontra. ab.
So curiosidade amplificador classe D , tbm precisa corrente repouso?
Não necessariamente... Mas teoricamente (e na prática) no, classe D existe o bias. Esse bias é basicamente a tensão de alimentação do Gate driver, (Que vai polarizar o andar de saída) mas de certa forma sempre existira uma pequena corrente de repouso no andar de saída, pois pela característica do classe D existir um filtro na saída dependendo das características de atenuação e da frequência do sinal da portadora do amplificador, sempre haverá um consumo em repouso o que lembra a corrente de repouso dos classe AB. Mais lembrando que não tem nada a ver o bias do classe D com o bias do AB são circuitos diferentes mais com características semelhantes. AB!
Outro detalhe é usar transistor Darlington no multiplicador de VBE, pois a resposta dele é mais rápida.
"Ótima observação!" Sim, sem dúvidas o multiplicador de VBE é um dos melhores circuitos a se utilizar no estágio de BIAS principalmente quando precisamos de uma resposta rápida visando uma melhor estabilidade térmica do andar de saída, para circuitos de saída simples e de baixa potência é uma boa alternativa utilizar diodos acoplado ao dissipador, visando um projeto simples e de fácil entendimento optei por eles e por sempre usar em minhas montagens e obter ótimos resultados. Ab.
Qual nome sofware vc cita vídeo amplificador ??
Para simulação de amplificadores utilizo o LTSpice, para designer do layout utilizo o Proteus8. AB!
A melhor forma de ajuste de bias é no osciloscópio! No osciloscópio fica perfeito.
Iae blz? Verdade concordo com você, mais nem todo técnico tem acesso a um osciloscópio na bancada principalmente o pessoal iniciante na área, inclusive eu trabalhei vários anos sem um... Por isso trouxe esse vídeo para nortear melhor o pessoal iniciante, em breve novos vídeos com uma pegada mais avançada aqui no canal. Ab.
Gostei do vídeo!
O amigo é de que estado do Nordeste? Eu sou do CE.
Obrigado pelo feedback... sou Pernambucano.
Nossa relamente e simples mesmo porem nao usava essa tecnica nao tipo medir a tensao em cima d resistores d emissor nao e usar a formula
Eu simplesmente media a vbe n transistores editadores deixava em 0480 a 500mv
Nao 3ra funcional n essa técnica?
Sim, sua técnica é funcional. Mas veja bem, medir a polarização de um transistor é um pouco diferente de medir a corrente de repouso do estágio de saída. Essas técnicas que demonstro nesse vídeo estão ligadas à corrente de repouso e estágio de Bias, que de certa forma também é uma polarização que está ligada à distorção do estágio de saída, mas ambas as medidas têm suas diferenças. Ab!
@@EPC_Electronics obg por me responder mesmo tendo tantos erros ortográficos
Bom eu entendi q você teria mais a me dizer porém e limitado aqui colocar nas entrelinhas algo q seja complexo e gastaria uns minutos teclando
Mas creio q eu peguei mais o menos o seu pensamento
0.6v d vbe e a tensão d polarização d transistor não a corrente q passa pela junções coletor emissor ...ficando o resíduo n resistor d emissor p massa
Acho q entendi
Tipo essa sua q tu mensiona seria algo mais confiável digamos assim né
De nada, eu que agradeço o feedback. Não ligo para isso, pois a mente do ser humano é uma máquina, mesmo tendo erros ou palavras faltando letras, ainda entendemos a mensagem. Pois é... é algo bem mais complexo, principalmente se você trabalha também com projeto de amplificadores, mas se for só na área de manutenção, é nessa linha de raciocínio que você entendeu mesmo.(a corrente de repouso e estagio de Bias estão ligados principalmente a estabilidade térmica do estágio de saída). Mas futuramente, se Deus quiser, vai ter mais vídeos relacionados a esses temas, é que, fora do TH-cam, sou técnico em eletrônica e ainda fora meus outros afazeres diários. Dai fica difícil segurar a constância na postagem de vídeos, mas qualquer dúvida deixa nos comentários, o que eu souber respondo na hora assim que possível. Ab!
Excelente e clara explicação. Parabéns!
Obrigado, bons estudos!
❤❤❤❤❤❤❤