Novo livro lançado - Mário Ferreira dos Santos: guia para o estudo de sua obra - livraria.seminariodefilosofia.org/mario-ferreira-dos-santos--guia-para-o-estudo-de-sua-obra Assine o COF: Seminário de filosofia - seminariodefilosofia.org
Esse canal é uma relíquia. Mesmo que um dia os conteúdos terminem, deixe o canal e os vídeos, pq essas palavras e conhecimento de Olavo de Carvalho são eternos.
Esse tipo de pensamento monstruosamente equivocado tornou-se comum hoje em dia. Como por exempo, "ah o importante é acreditar em alguma coisa", ou "Jesus e Buda são parecidíssimos", sim já ouvi esse tipo de coisa. Desconhecimento total, nem mesmo do que seja religião, muito bem colocado pelo professor Olavo de Carvalho.
@@danielmota Isso quando não o comparam com o protagonista da animação japonesa Dragon Ball Z, sim já escutei esse tipo de absurdo também. Além de ignorância querem liberar a maconha, para piorar mais ainda a ignorância do povo Brasileiro. Eu pretendo me tornar professor então isso só me desafia a continuar. Mas, como eu disse me tornarei professor, milagre que faz aí já é o logos encarnado mesmo.
Não justifica querer confundir e igualar todas as religiões no mesmo balaio de gato. O Catolicismo não é, e nunca foi igual ao Budismo, ao Islamismo e ao Protestantismo, e vice-e-versa. A única semelhança que o Catolicismo tem com alguns ramos do Protestantismo é a Bíblia, a Santíssima Trindade e o Batismo, e mesmo assim sendo muito bonzinho. Quanto as outras religiões eu prefiro nem comentar, quem insisti nessa tecla ou esta mal intencionado, desinformado, ou não conhece a História e as Doutrinas das religiões que ele considera tudo igual. Já eu conheço muitas religiões, e nem preciso me apegar as Sagradas Escrituras correndo o risco de Interpretá-las de modo errado e ofensivo aos olhos de Deus. Tenha um bom dia.
Buda veio 400 anos atrás, Buda é sim parecido com Jesus não igual... No meu vê o que o cristianismo tem de bom foi por influência de outras filosofias e religiões....
@@mauronardack6979 Para você, pode até parecer. Eu respeito seu ponto de vista, apesar de discordar por inúmeros motivos. Mas, podemos notar claramente as diferenças, simplesmente estudando um pouco de Teologia, nem é preciso muito. Pra começar; Buda não era Deus encarnado, Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente Homem, só ai tem um abismo de diferença entre os dois, e por ai vai.
Fui criada na doutrina cristã eu e meu marido e estou no mesmo caminho pro meus 2 filhos meu netinho e minhas netinhas...Deus é amorrr Luz e verdade VIDA AMOR aVida 📿💫💦🍁🌾🍃🐇🐰🐼🐾🐾✊👏👏👏👏👏👏👏👏
O professor Olavo é uma enciclopédia fantástica mas neste assunto tenho algo a acrescentar: há um estudo comparado das religiões na coleção A Verdade da Vida (Masaharu Taniguchi). Muito obrigado por disponibilizar estes trechos das aulas
As religiões são totalmente diferentes entre elas, somente tem em comum o estudo da metafisica, com relação a concepção de Deus são diferentes também, o cristanismo tem como centro o Deus encarnado que veio resgatar a humanidade, com a diferença em que o entendimento que ocorre neste processo de resgate ou salvação se dá através da fé e razão, sendo esta a visão católica, em que há a necessidade do uso da razão pra recepcionar a revelação divina e assim utilizar a fé juntamente com as obras para ser salvo, e na visão protestante em que há somente a fé independente da razão, com uma visão de que o ser humano pecou de tal forma que tornou se incapaz de recepcionar a revelação divina pela razão, fazendo apenas pela fé sem precisar de obra meritória.
O maior filósofo de todo o globo terra é o Olavo de Carvalho eterno amém Jesus Cristo abençoado seja todas as famílias de todo o globo terra abençoado seja nossa segunda feira dia 19 de dezembro de 2022 primavera no Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏
A verdadeira religião vem de um coração honesto. A Bíblia diz em Isaías 29:13: “Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor.”
O CRISTÃO NÃO NASCE PRONTO.ELE TEM INÍCIO MEIO E A FINALIDADE DE ALCANÇAR UM FIM,QUE ACREDITO SER UM VERDADEIRO SERVIDOR DO CRIADOR PAI DE TODOS E DE TODAS AS COISAS, VISÍVEIS E INVISÍVEIS.☀️☀️☀️
De fato a falta de cientificidade que o professor Olavo denununcia, para se conceituar a Religião no meio leigo é algo ululante, porém, eu acredito que haja a necessidade além do rigor científico, também e principalmente o rigor espiritual; distinção entre o que é uma Religião e o que é uma seita (isto é claro que de acordo com os padrões já pré-estabelecidos pela escolástica, protestantes, pais da Igreja e a própria Bíblia em seu contexto histórico-exegético).
O estudo do simbolismo e da grade metafísica são assuntos marginais no que toca a vida sacramental da Igreja. Você pode ser um "iniciado nos mistérios" sem jamais ter tido qualquer curiosidade intelectual no que respeita o assunto. No entanto, o conhecimento das realidades espirituais exige um aporte material sem o qual a primeira não se realiza como forma no intelecto: ao falar dos reinos dos céus, Nosso Senhor toma das experiências cotidianas mais imediatas e acessíveis de seus ouvintes para dar a imagem de seu reino vindouro. O conhecimento que ele buscava incutir em seus ouvintes era o da obediência: para compreender certos mistérios por detrás de certas verdades, era necessário viver de acordo com elas. Um exemplo prosaico seria o da pessoa que deseja o "saber" andar de bicicleta: apreende-se andando. Guenon era muito esperto: primeiro servia a exegese para pôr gosto na boca dos curiosos intelectuais para somente depois afirmar que para alcançar o verdadeiro saber, era necessário tornar-se muçulmano, ou então, restaurar a maçonaria. Shuon desentendeu-se com ele em virtude de afirmar que os sacramentos da igreja católica ofereciam uma real iniciação, mas nem por isso largou da sua tarica e virou católico. Dá o que pensar. Gurdief e a new age exigiam que para entende-los, era preciso que primeiro o sujeito se submetesse a um tratamento que o deixava completamente desorientado, louco ou lesado, para dizer o mínimo. De minha parte digo que é muito melhor começar pelas escrituras sagradas, e a seguir, buscar o testemunho dos melhores exegetas no assunto, os santos. Neles, a exegese e a praxis seguem passu-pari, mas é sempre preciso comparar e reter: nem todo caminho e para todo caminhante. Sugestões: A nuvem do não saber (anônimo), A doutrina do divino amor (Senhora Julian de Norwich), Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz (ambos iniciaram a exposição teórica daquilo que posteriormente se tornou um campo de estudos fenomenológicos - a mística), Emanuel Swedenborg (Arcana Coelestia - Secrets of heaven: misto de relato de experiências místicas, exposição doutrinal, exegese simbólica das escriturar e de uma antropologia espiritual), e por fim, Anna Katarina Emmerich e Maria Valtorta (relatos amplos, abrangentes e extendidos de visões da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Nossa Senhora, dos Discipulos e de outros santos que incluem dados históricos, geográficos, culturais, além de outros elementos). E estes são apenas uns poucos de que tenho notícia.
Professor, você é um grande filosofo, na minha opinião o único filósofo político na atualidade, sua sabedoria é incomparável neste campo do conhecimento. Mas no campo do Esoterismo há pessoas que estudaram o mesmo tempo que o Sr. estudou a filosofia, há muito coisa além da superficialidade de dualidade bem e mal do gnosticismo acredite nisto, respeito sua posição como bom católico que é. mas não entre no viés Esotérico, pois seus fãs como eu, percebemos que há um vazio muito grande nestes comentários. Acredito que ninguém sabe de tudo por isso, acredito que não deveria abordar temas sobre Esoterismo.
Certa vez um homem perguntou a jesus:senhor o que preciso fazer para ser salvo? Qual foi a resposta de Jesus? Obedeça os mandamentos de Deus e terá a vida eterna . Agora se você chegar num pastor e fazer a mesma pergunta a maioria vai te responder assim :você tem que ir para a nossa igreja pois a nossa religião é a verdade etc etc então quer dizer as palavras de Jesus não faz sentido?
A religião não é um fenômeno, mas uma realidade. Em verdade, não há fenomenos, mas eventos - e fora da mente - por que é o que há que afeta a mente, nao o contrario. A religião é realidade pois falam de um algo que há: algo alem, que se chama Deus (embora algumas digam deuses, divino, espiritos, numes etc.). Porém, das vias que se tem, só o catolicismo tomista é a via mais plausível.
Tradição judaico-cristã ou somente judaico-cristianismo é um termo genérico usado para caracterizar o conjunto de crenças em comum do judaísmo e o cristianismo, bem como a herança das tradições judaicas herdadas pelos cristãos.
A verdadeira religião é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor. A Bíblia diz em Tiago 1:27: “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”
Querida amiga, gostaria de comentar brevemente sua mensagem aqui. Veja bem, ver a religião como uma correspondência material de alguma força superior ou de algo ser superior é, de fato, um erro. O que gostaria que vc pensasse é nas afirmações de cada uma das religiões. Esqueça ritos, tradições, esqueça tudo e vamos analisar o seguinte fato: Jesus ressuscitou dos mortos ou não? Note que só há duas possíveis situações: ou Ele ressuscitou ou Ele não ressucitou. Não há meio termo, mas com relação a nossas opiniões há três: sim, não ou não sei. A pergunta que eu te faço é: vc acha que Ele ressuscitou ou não? Estas perguntas vêm a tona porque se eu disser que Ele ressuscitou e que acredito nas declarações, especialmente as do Novo Testamento, então confirmo que acredito na posição que Cristo disse que tinha: que Ele é o próprio Deus encarnado dado como sacrifício pela remissão dos nossos pecados e a figura prometida do Messias nos textos judaicos. Já os mulçumanos acreditam que o Senhor não ressucitou, pois Ele nem mesmo morreu. Eles não vêem JESUS como o próprio Deus, isto é uma blasfêmia para eles, e uma muito grave. Quando vc escreve a palavra "Deus" eu não sei sobre quem vc se refere, Allah, Yahweh, Jesus...? Todos esses deuses têm características diferentes e contraditórias. Eu como cristão vejo que Jesus é, de fato, o Salvador prometido por Yahweh e que a perspectiva atual judaica está totalmente errada. Então que deus está com quem se eu penso em um Deus que julga pelo sacrifício do Seu Filho e outro diz que é através das nossas obras? Esses são pontos de vista contraditórios, não é possível dizer que todos falam do mesmo deus, pois não falam realmente.
Misericórdia nossa eu só fiz um comentário tem muita gente que acredita em Deus mesmo não seguindo nenhuma religião e só ficar em frente ao perigo na hora pede Socorro pra Deus e todos os anjos
@@luizadias3744 Eu concordo com vc. Para mim, só existe um Deus, mas que tem muitas faces, e cada religião olha pra uma face diferente de Deus. De qualquer maneira eu não acho que Ele queira que o dividamos desse modo. E nenhuma religião é dona de Deus. Quando apareceu um homem expulsando demônios usando o nome de Jesus, e os seus apóstolos foram reclamar com Jesus, pelo fato daquele homem não fazer parte do grupo, Jesus disse: Não o proibais! Pois quem não é contra vocês, está a vosso favor”.
Entendo, sua leitura sobre o q vem acontecendo no país !!!Vamos com calma!!ainda não tínhamos ouvido um presidente dizer p/ o povo__(Eu sou empregado de vcs) Gostaria muito q Bolsonaro visse em vc um PONTO de APOIO!!!!Ele precisa te ouvir!!
Professor Olavo, a verdadeira religião está inserida em João 14:06 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." Um encontro real com o Senhor Jesus leva quebra de muitos paradigmas. "Crê somente."
A verdadeira religião produz frutos espirituais. A Bíblia diz em Mateus 21:43: “Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.”
Olavo !!!! O animal humano mesmo dotado da arte de pensar e comparar !está Apto entender a complexidade da matéria da sua composição ?????e distinguir o absoluto do relativo?????
Não Se existem diferenças de nível e qualidade e grau em tudo na vida ( essa mulher ė mais bonita que as outras, uma Ferrari ė melhor do que um carro comum, ouro ė superior a sucata, etc etc) Porque não existiriam religiões mais verdadeiras que outras? Superiores as outras? Religiões cujos métodos e técnicas levam melhor a Deus? Porque não? Porque isso fere a concepção romântica que as pessoas tem de suas religiões particulares? A verdade seja dita doa a quem doer. O Cristianismo tem um Diferencial Irredutível : foi a única religião fundada direto pelo próprio Deus! Para pra pensar : foi o próprio Deus que desceu do céu fundou uma Religião!!! Todas as outras foi por revelação pessoal a seres HUMANOS e homens que as fundaram, isso sem contar aquelas que são falsas, heresias, distorções e as religiões que fazem parte do Império das Trevas!
Tudo isso sem contar que fosse verdade que todas são de Deus então me explica : Como ficam as religiões que tem crenças incompatíveis? Antagônicas? Pra que uma Seja verdadeira a outra teria que ser automaticamente pela lógica e exclusão falsa? Exemplo? Tente conciliar Cristianismo com Espiritismo, IMPOSSÍVEL! Aliás nenhuma religião que pregue a Reencarnação pode ser compatível com o verdadeiro Cristianismo! Se o que o Cristianismo fala ė verdade então todas as religiões que acreditam em Reencarnação são automaticamente FALSAS!
@@heliovenancio7640 Cristo Deus em Pessoa deu todas as bases teóricas e práticas para fundar uma Religião e todo um Sistema Filosófico apartir dessas premissas e crenças Mas Jesus não fundou nenhuma religião ou filosofia... Tu és Pedro e sobre essa pedra fundarem minha Igreja, ide por todo o mundo e pregai minhas palavras ( premissas lógicas teóricas doutrinais e práticas do Cristianismo ) Ademais Jesus não viveu muito tempo em carne pra dar tempo de fundar templos, igrejas e escolas filosóficas Daí os idiotas concluem que ele não fundou nenhuma Religião Não, só deu as novas bases ( Boas novas evagelho) teóricas, doutrinais, crenças, reza e maneiras de pensar, sentir e religar- se ao Sagrado E religião significa o que mesmo? RELIGIAO= A RELIGARE religar-se a Deus!
@Freezer Creio que você seja cristão, caso verdade seja pode me dizer quais fatores são levados em conta para que um cristão, por exemplo, chegue à conclusão na ressurreição de Jesus de Nazaré? Levando em conta que este é um fato sobrenatural, a razão se deposita exclusivamente na suposição de total veracidade do depoimento do evangelista em questão?
@Freezer Compreendo. Também acredito na existência de Deus, e creio ser muito difícil argumentar em contra mão após ler Platão e Aristóteles, que atualmente são os filósofos que estou a estudar. Dialogam muito bem sobre a realidade e a metafísica. No mais, grato por sua extensa e bem estruturada resposta.
Religião para mim é o relacionamento grandioso, esquisito, inexplicável, estritamente pessoal entre Meu Deus e eu. A única coisa que “eu” vejo em comum em todas as religiões é, a salvação da Alma, do Espírito, alcançar o Nirvana, adquirir Sabedoria, etc, cada clero usa a nomenclatura que deseja, eu creio, ( apenas eu, cada um acredite no que quiser e puder ), que fui gerado Espirito por Ele, semente na origem, destinado a evoluir até onde quiser a Vontade D’Ele. Considero o Senhor Cristo a peça chave na facilitação dessa Evolução. Como o Professor Olavo diz, esperiência religiosa é particular, íntima, intransferível, então esse meu posicionamento é meu e não esta aberto a discussão ou debates,.
A verdadeira religião está focada em Jesus e não em filosofias. A Bíblia diz em Colossenses 2:8: “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”
Religião é uma só. E’ a obediência do evangelho de Cristo. Todo aquele q divide Jesus é um anticristo. A igreja representa o corpo de Cristo. Jesus não vira antes q haja a apostasia quase geral dos fiéis. Apostasia: mudança de uma religião p outra religião.
Existe a religião oficial e a religião genuína. A religião oficial é o que os homens enxergam e praticam.a religião genuína é: "amar a Deus acima de tudo, e próximo ,como a si mesmo" Os homens religiosos não aceitam a diferença entre eles,por acharem que estão certos em suas doutrinas,jamais amaram o próximo com a doutrina que é diferente. Só que na religião genuína, todos os mestres estão dizendo que a verdadeira adoração a Deus,é amar o próximo,não guerrear com o próximo.e os homens guerreiam uns com os outros a niveis,fisicos,mentais e emocionais. Por acreditarem que a única forma de adorar a Deus ,é a forma deles, são incapazes de amar o próximo como realmente são.quando na realidade, Cristo, Buda, Maomé, Shiva,etc, estão ensinando que a iluminação ou a salvação, só se alcança através do amor a tudo o que Deus criou,ou o universo manifestou. Os termos que se usam são indiferentes. Existem bases bíblicas, budistas, históricas,etc , para isso. Se alcança essa entendimento, quando se lê e testa na realidade, o que os mestres ensinam, não o que os homens aprendem. Saúde e paz eterna professor.
Quociente de Inteligência (QI) Olavo de carvalho disse que tinha um QI de 240 e caluniou Caetano veloso e foi processado isso não é coisa de quem tem QI alto isso é coisa de quem tem QI 12
De fato , com QI 12 a pessoa já consegue tranquilamente identificar como pedofilia um homem de 40 anos que transa com uma menina de 13 . Olavo foi processado por dizer o óbvio que qualquer pessoa acusaria ,mas como o tio Caetano é todo blindadinho ... 🥴
Professor Olavo de Carvalho, com todo o respeito fiquei muito decepcionada, diria até triste ,com a sua explicação. Revelação progressiva ,unidade de Deus , unidade da religião , unidade dos Manifestantes Divinos. Ano de 1844 , Shiraz Persia, a segunda vinda de Jesus Cristo já aconteceu e como todo como todo início está na sua alvorada. Gostaria de ver como uma mente brilhante como a sua se comportaria se tivesse acesso aos escritos sagrados da Abençoada Beleza , Bab Baha'u'llah , a manifestação gêmea para a nossa era .
Professor, seu entendimento e capacidade de análise de assuntos filosóficos que embasam, como também, interpretram a existência humana passada, presente e futura é admirável, no entanto, sua análise da religião, em canais públicos, pode gerar comentários adversos, pois, qualquer afirmartiva nesse ou naquele ponto, vai gerar um rosário de discussões e contra-argumentações por parte de outras correntes semelhantes ou divergentes. Filosofia política ou geral é uma coisa, religião é Subjetivismo. Quando todas as corrente religiosas falarem as mesmas coisas, apenas de formas diferentes, esse Subjetivismo poderá ser tratado com Religião. Ora, dirá, "eu creio nisso e dane-se o mundo". Ok, é um ponto de vista, mas como pontos a ponderar ou teoria a ser abraçada e seguida há que se estabelecer um longo e árduo caminho e compreensão profunda. "Falem mal da mãe dos outros, mas não da minha!", ou menos emblemático, "Torço pelo time A, dane-se o B!" Quando uma crença religiosa tem um longo conjunto de escrituras e ensinamentos, origina-se nas areias do tempo, comprova suas verdades por insuspeitas manifestações da divindade a seres humanos, estabelece seus fundamentos em sólidos e bem estruturados conjuntos de premissas, mantém-se íntegra sob o fogo da filosofia, etc, pode-se segui-la se a pessoa se sentir segura de que aquele caminho a leva de volta ou ao encontro de Deus. Jesus (Jeoshua Ben Pandira) disse (João, 14: 2) "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar". Entendo que essa mensagem tenha um significado muito mais amplo do que aquele de reduzir e direcionar o caminho para Deus por uma só, e específica, via. Também, não é rezando a ele ou pedindo sua interveniência que chegaremos lá, mas sim, observando seus ensinamentos. Neste pensamento jogue-se fora escapulários, correntinhas, santinhos, etc pois esses são badulaques, penduricalhos que não farão com que Ele "olhe" para você. A verdade e a virtude vem de dentro, não de fora. Veja, cada mente, cada coração, cada alma, fraterna, consciente, que viva pelo bem, em paz e em harmonia com as coisas divinas e materiais, cujo o foco é o Amor-Sabedoria, seja lá qual corrente espiritualista siga, mas que a faça viver em plena ligação ao Eterno, ou mesmo, nenhuma, terá nesse caminho apenas um complemento a sua Vontade intrínseca, mas não necessariamente, um caminho obrigatório, "...buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6: 33). Religião é somente campo de atuação do ser que pode abstrair-se, o suficiente, para entender a existência de uma entidade que é única, que criou e organizou todo Universo conhecido e imaginado, e todas as formas de vida que nele há. Se alguém não entende que pode existir algo além da imaginação comum, que transcende aos comezinhos assuntos da vida humana, este assunto é inútil de ser discutido, imposto, por mais eminente que seja o expositor. Religião é vivência subjetiva e própria, enquanto não formos seres superiores, a verdade será tão diversa quanto as impressões digitais. Considerando também, que a palavra religião, segundo considerações do cientista e polígrafo espanhol Mário Roso de Luna, é uma palavra de origem latina, “religo, religas, religare”, que, no sentido mais profundo, é o de “religar, tornar a ligar ou unir os seres humanos entre si” e, no mais sublime entendimento, o de “ligar a criatura humana ao Criador”. Penso que é ilógico supor que viveremos eternamente em um paraíso, batendo pernas pra lá e pra cá. Fazendo o quê meu Deus? Vendo os anjinhos voarem também daqui pra ali ou de lá prá cá, à semelhança do plano da Dilma para estocar o vento? (th-cam.com/video/gNoMs_81CKw/w-d-xo.html). Não!, a mente educada e com capacidade de abstração pede algo mais compatível com uma realidade aceitável. Assim, religião, no sentido mais amplo, é a religação do humano ao divino. Mas como assim "religação"? Já estávamos unidos antes? Sim, no mais rudimentar dos entendimentos, estávamos ligados pelo processo da Criação, mas no sentido evolucional, pela união da Mônada divina em cada um de nós, que jungida à Alma e ao Corpo, transmite-lhes sua consciência, que após eras de estreita união acaba por ser reconhecida por esses corpos e tornam-se íntimos e eternamente como um só. A partir deste ponto, divergem as crenças espiritualistas (considero este termo mais adequado do que religião, que é confundido com igreja). Os judaico-cristãos supõe uma vida eterna desfrutando as delícias do Éden (?), os muçulmanos, algo parecido, cabendo aos homens (?) doze virgens (que nunca poderão ser desvirginadas senão acabou o paraíso), mas, aos teosofistas, esse paraíso é uma etapa intermediária, antes da ascenção final. Neste aspecto, a Alma - definida em algumas escolas de iniciação esotéricas (escolas de conhecimentos ocultos ou reservados), como o conjunto formado pelo Corpo Mental (ou mente concreta ou racional ou lógica) e o Corpo Astral (ou corpo das Emoções) - comanda a nossa vida material sob o influxo do espírito, que a tudo dirige, absorvendo a Consciência divina de modo que ela possa se tornal una com o Todo, que ela entenda que Deus está no comando geral do processo evolucional e que há leis gerais da Evolução do ser, onde ela é partícipe do processo, uma espécie de átomo, célula, etc, da Grande Unidade. O conhecimento da vida e do universo, é o modo com que Deus perscruta, assimila e avalia a consciência daquele ser na Criação. Deus é Onisciente, Onipresente, Onipotente e tudo o mais, mas, apesar de ter sob controle, toda e qualquer ação de suas inumeráveis Mônadas, como também, de qual direção, tom, cor, etc, que ela vai dar a essa ação, Ele não saberá predizer, qual o efeito que vai resultar desse caminho, pois o livre-arbítrio da Alma não pode ser previsto até que seja exercido. Explicando melhor, se eu tenho cem ações possíveis para realizar um experimento, e desse cem, eu sei qual o resultado de cada um, enquanto uma dessas ações não for exercida, eu não posso prever qual o resultado esperado, apesar de saber de antemão, se for esse ou aquele, o resultado é um dos cem esperados. Isso não faz de Deus um Unidade falível, apenas que, seja qual for uma ação a ser tomada, Ele saberá, qual o resultado, pois esse está dentro do conjunto das possibilidades criadas. Assim, Deus aprende e apreende todas as ações de sua Criação, sem perder o controle. Voltando ao início, a religião implica na incessante busca da Alma ao seu Espírito, é o discípulo se esforaçano em encontrar (descobrir) o seu Mestre, e não pode se limitar a um conjunto de dogmas, rituais ou um rigoroso, mas ilógico ou inconsciente conjunto de ações impostas por uma Escola Iniciática. É um trabalho árduo e pessoal, cujos méritos só são creditáveis ao discípulo. Numa fase inicial, quando o ser humano é desperto ou introduzido em uma crença religiosa, ele precisa começar esse processo pelo conhecimento primário, exercer a capacidade de fé, aacreditando naquilo que lhe é ministrado através dos centros de iniciação ou igrejas, templos, etc, e através do estudo e do conhecimento adquirido, fortalecer a sua fé e entender que ele é uma criatura que "veio de Deus, é Deus e irá voltar a Deus". Bem, esses conhecimentos o senhor, se tiver, paciência, flexibilidade e, aberto a um grau adequado de abstração e capacidade de aceitação, leia a Doutrina Secreta e Isis sem Véu de Helena Blavastky, ou a obra de Roberto Lucíola da Comunidade Teurgica Portugesa (Caderno Fiat Lux) e também, as obras do professor Henrique José de Souza (Sociedade Brasileira de Eubiose), pois, sem conhecer e analisar a fundo as obras de um segmento filosófico, outro que não seja aquele dito judaico-cristão, poderá emitir um parecer adequado sobre o que pode ser um outro universo de entendimento da espiritualidade. Teosofia não é macumba ou satanismo, como muitos a classificam, é uma visão ampla da Cosmogênese, da Antropogênese, e do processo evolucional dos Ciclos Universais. Como disse anteriormente, há que se libertar das amarras do conhecimento que é imposto por essa ou aquela Escola Iniciática. Não se prenda também, a algum ponto da obra que possa entrar em choque com o seu conhecimento ou sua crença em particular, pois algumas vezes, uma visão oposta pode gerar um momento, um caos mental, que vai fortalecer ou demover um entendimento já residente. Aceite essa humilde interpretação da Lei, pois tenho me proposto, ainda que não investido oficiamente por essa ou aquela Escola Iniciática, a mostrar essa corrente espiritualista, que embora, por si só, não garante acesso "às portas celestiais", mas que, com conhecimento, prática, vivência, abrirá novos horizontes das Verdades Divinas, mostrando Verdades pouco conhecidas, que explicam muitos mistérios, e tornam a vida mais lógica de ser vivida. Na leitura do material bibliográfico a respeito desse assunto, o leitor poderá se defrontar com assertivas que entrem em choque com seus próprios conhecimentos e pontos de vista há muito aceitos, e para isso, paciência, passe por cima de paradigmas, pois isso, fundamentará suas crenças ou as jogará por terra, mas acredito que vai agregar valores. Com todo o respeito Antonio Carlos (seu seguidor assíduo)
Religião e espiritualidade tem total diferença. Já viu as 7 leis herméticas?É uma filosofia. Não necessariamente uma religião. O que acontece é que quanto mais tentamos procurar explicações. Menos a gente tem. Mas não ignoro q um dia vou a uma igreja se eu tiver muito mal. Aceito a ideia de mudar de opinião. Mas acredito muito na ciência que casa o espiritual. E, contudo, aprendi que nada é uma verdade absoluta. Certas coisas a gente tem que fazer uma busca. E essa busca geralmente não tá lá fora. Tá dentro de nós. Então não ignoro nada. Apenas não sou adepto a uma religião. Porque onde existe algo q mantenha o favorecimento de pessoas pensarem tudo igual, eu vejo problemas. Acredito muito nessa investigação é principalmente o pensamento próprio. Tudo é teoria. Mas ninguém está disposto a começar a refletir por si mesmo. E isso implica até nossos aprendizados ao longo da vida. Assim penso eu
Em política, é dez; em religião, besta. Como se a cobra falante e a estátua de sal fossem reais. Sou fã do Olavo, mas defender o absurdo infundado da curva reta do cristianismo não vale. O que não desmerece, no entanto, seu talento filosófico. Apenas que: religião, é algo que ele não entende.
Discordo respeitosamente e em parte do prof. As religiões que falam do mesmo fim são cristianismo, islamismo e hinduismo. Budismo por si só é ateísta, nega Deus e não fala dEle. Mas em síntese, cristianismo, islamismo e hinduismo falam da mesma coisa.
Novo livro lançado - Mário Ferreira dos Santos: guia para o estudo de sua obra - livraria.seminariodefilosofia.org/mario-ferreira-dos-santos--guia-para-o-estudo-de-sua-obra
Assine o COF:
Seminário de filosofia - seminariodefilosofia.org
Já comprei e já li.
Vlw, Daniel!
Saudações Daniel Mota 😂
𝐎 𝐟𝐢𝐦 𝐝𝐚 𝐟é.
fim da fé e da crendice.
𝐄𝐒𝐓𝐄 𝐋𝐈𝐕𝐑𝐎 𝐓𝐀 𝐂𝐀𝐔𝐒𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐀 𝐌𝐀𝐈𝐎𝐑 𝐏𝐎𝐋𝐄𝐌𝐈𝐂𝐀!
𝑺𝒆𝒓𝒂 𝒐 𝒇𝒊𝒎 𝒅𝒂𝒔 𝒓𝒆𝒍𝒊𝒈𝒊𝒐𝒆𝒔?
𝑳𝒂𝒏𝒄𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒕𝒓𝒂𝚋𝒂𝒍𝒉𝒐 𝒏𝒂 𝑨𝑴𝑨𝒁𝑶𝑵.
𝑳𝒂𝒏𝒄𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒕𝒓𝒂𝚋𝒂𝒍𝒉𝒐 𝒏𝒂 𝑨𝑴𝑨𝒁𝑶𝑵.
𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒍𝒆𝒓 𝒅𝒆 𝑮𝑹𝑨𝑪𝑨, 𝑺𝑬𝑴 𝑷𝑨𝑮𝑨𝑹 𝑵𝑨𝑫𝑨, 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒏𝒐 𝒍𝒊𝒏𝒌, 𝒄𝒍𝒊𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒐 𝒄𝒂𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒊𝒓𝒆𝒊𝒕𝒐, 𝒍𝒆𝒓 𝒅𝒆 𝒈𝒓𝒂𝒄𝒂, 𝚋𝒂𝒔𝒕𝒂 𝒔𝒆 𝒄𝒂𝒅𝒂𝒔𝒕𝒓𝒂𝒓.
facebook.com/estranhoeesquisito/posts/424651835632440
I know I'm pretty off topic but does anyone know a good website to stream newly released tv shows online?
@Otto Bentley Lately I have been using FlixZone. You can find it on google :)
@Lucian Damian Yup, have been using Flixzone for since march myself =)
Esse canal é uma relíquia. Mesmo que um dia os conteúdos terminem, deixe o canal e os vídeos, pq essas palavras e conhecimento de Olavo de Carvalho são eternos.
Grande Olavo de Carvalho. Muito obrigado Daniel Mota, graças a vc conheci o prof e hj sou aluno do COF.
Professor muito bom te ouvir, desejo muita saúde ao senhor, Deus o abençoe sempre!
Esse tipo de pensamento monstruosamente equivocado tornou-se comum hoje em dia. Como por exempo, "ah o importante é acreditar em alguma coisa", ou "Jesus e Buda são parecidíssimos", sim já ouvi esse tipo de coisa. Desconhecimento total, nem mesmo do que seja religião, muito bem colocado pelo professor Olavo de Carvalho.
Exatamente, acreditam em loucuras do tipo, "Deus tem inúmeras facetas, e cada religião olha para uma delas" . Bando de hippie do caralho
@@danielmota Isso quando não o comparam com o protagonista da animação japonesa Dragon Ball Z, sim já escutei esse tipo de absurdo também. Além de ignorância querem liberar a maconha, para piorar mais ainda a ignorância do povo Brasileiro. Eu pretendo me tornar professor então isso só me desafia a continuar. Mas, como eu disse me tornarei professor, milagre que faz aí já é o logos encarnado mesmo.
Não justifica querer confundir e igualar todas as religiões no mesmo balaio de gato. O Catolicismo não é, e nunca foi igual ao Budismo, ao Islamismo e ao Protestantismo, e vice-e-versa. A única semelhança que o Catolicismo tem com alguns ramos do Protestantismo é a Bíblia, a Santíssima Trindade e o Batismo, e mesmo assim sendo muito bonzinho. Quanto as outras religiões eu prefiro nem comentar, quem insisti nessa tecla ou esta mal intencionado, desinformado, ou não conhece a História e as Doutrinas das religiões que ele considera tudo igual. Já eu conheço muitas religiões, e nem preciso me apegar as Sagradas Escrituras correndo o risco de Interpretá-las de modo errado e ofensivo aos olhos de Deus. Tenha um bom dia.
Buda veio 400 anos atrás, Buda é sim parecido com Jesus não igual... No meu vê o que o cristianismo tem de bom foi por influência de outras filosofias e religiões....
@@mauronardack6979 Para você, pode até parecer. Eu respeito seu ponto de vista, apesar de discordar por inúmeros motivos. Mas, podemos notar claramente as diferenças, simplesmente estudando um pouco de Teologia, nem é preciso muito. Pra começar; Buda não era Deus encarnado, Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente Homem, só ai tem um abismo de diferença entre os dois, e por ai vai.
Repouso eterno dá-lhe Senhor, a luz perpétua resplendor! Descanse em paz professor Olavo de Carvalho
Obrigado senhor Deus pelo teu filho prof Olavo ......obrigado professor .........
Saudades do mestre... ainda bem que há quem não o deixe sair de cena. O mundo decente agradece!
Fui criada na doutrina cristã eu e meu marido e estou no mesmo caminho pro meus 2 filhos meu netinho e minhas netinhas...Deus é amorrr Luz e verdade VIDA AMOR aVida 📿💫💦🍁🌾🍃🐇🐰🐼🐾🐾✊👏👏👏👏👏👏👏👏
Boa tarde Daniel !
Muito obrigado por suas postagens !
Boa tarde
Comparar religiões, fazer comentários descabidos, é coisa mais comum , da vergonha de ouvir intelectuais errarem tanto. Parabéns Olavo. Deus o tenha.
Sempre profundo e brilhante, muitas vezes difícil de alcançar, Olavo de Carvalho!!!
DEUS o abençoe, ilumine e guie!!!
🙏🙏🙏💚💛💙💛💚🙏🙏🙏
Obrigada Daniel Mota.
De nada Helena ☺️
Deus abençoe sempre o professor Olavo.
Obrigado professor Olavo por seus ensinamentos...
Sem palavras...
Saudades do Professor Olavo. 💕
O professor Olavo é uma enciclopédia fantástica mas neste assunto tenho algo a acrescentar: há um estudo comparado das religiões na coleção A Verdade da Vida (Masaharu Taniguchi).
Muito obrigado por disponibilizar estes trechos das aulas
As religiões são totalmente diferentes entre elas, somente tem em comum o estudo da metafisica, com relação a concepção de Deus são diferentes também, o cristanismo tem como centro o Deus encarnado que veio resgatar a humanidade, com a diferença em que o entendimento que ocorre neste processo de resgate ou salvação se dá através da fé e razão, sendo esta a visão católica, em que há a necessidade do uso da razão pra recepcionar a revelação divina e assim utilizar a fé juntamente com as obras para ser salvo, e na visão protestante em que há somente a fé independente da razão, com uma visão de que o ser humano pecou de tal forma que tornou se incapaz de recepcionar a revelação divina pela razão, fazendo apenas pela fé sem precisar de obra meritória.
Muito professor.. PARABÉNS
Obrigado Carvalho.
Ouvir esse Sr. é uma oração, aquele sobre complexos neuróticos é libertador.
O maior filósofo de todo o globo terra é o Olavo de Carvalho eterno amém Jesus Cristo abençoado seja todas as famílias de todo o globo terra abençoado seja nossa segunda feira dia 19 de dezembro de 2022 primavera no Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏
A verdadeira religião vem de um coração honesto. A Bíblia diz em Isaías 29:13: “Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor.”
Nessa época já percebíamos um tom de voz mais cansado e uma palidez, acho que todos sabíamos que estava perto do fim.
UP!
02:19 assistindo o professor
Obrigado!!!!!
parabés professor.
Grande mestre . Assine o COF!
Como é o nome correto desse Chuon que o professor Olavo tanto fala??
Frithjof Schuon
@@danielmota valew
Disse que não concorda com o que diz ser uma religião, reconhece uma estrutura comum em todas, mas por causa da finalidade alega serem diferentes.
O estado regula o conceito de religião de acordo com suas convicções.
O CRISTÃO NÃO NASCE PRONTO.ELE TEM INÍCIO MEIO E A FINALIDADE DE ALCANÇAR UM FIM,QUE ACREDITO SER UM VERDADEIRO SERVIDOR DO CRIADOR PAI DE TODOS E DE TODAS AS COISAS, VISÍVEIS E INVISÍVEIS.☀️☀️☀️
Verdades!
Filosofia 👏👏👏😍
Essa aula não está disponível no COF😢
Realmente, vi agora
Bravo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Perfeito...por enquanto.
professor olavo nao entendia muito de esoterismo
Docência 👏👏👏👏😍
Sem propagandas 👏👏👏👏👏
Vc está nesse momento outro assunto!! Eu entro falando a política partidária!! Desculpe!! Grande abraço!! Amo ouvi-lo!!!
Religiões 👏👏👏👏😍
De fato a falta de cientificidade que o professor Olavo denununcia, para se conceituar a Religião no meio leigo é algo ululante, porém, eu acredito que haja a necessidade além do rigor científico, também e principalmente o rigor espiritual; distinção entre o que é uma Religião e o que é uma seita (isto é claro que de acordo com os padrões já pré-estabelecidos pela escolástica, protestantes, pais da Igreja e a própria Bíblia em seu contexto histórico-exegético).
Mais um vídeo engrandecedor! Olavo é foda.
... mas algumas mitologias são convergentes na psiquê coletiva
O Budismo eu achei que era filosofia, nunca vi como religião.
O budismo tem uma filosofia, tem mosteiros , É estruturada.
O estudo do simbolismo e da grade metafísica são assuntos marginais no que toca a vida sacramental da Igreja. Você pode ser um "iniciado nos mistérios" sem jamais ter tido qualquer curiosidade intelectual no que respeita o assunto. No entanto, o conhecimento das realidades espirituais exige um aporte material sem o qual a primeira não se realiza como forma no intelecto: ao falar dos reinos dos céus, Nosso Senhor toma das experiências cotidianas mais imediatas e acessíveis de seus ouvintes para dar a imagem de seu reino vindouro. O conhecimento que ele buscava incutir em seus ouvintes era o da obediência: para compreender certos mistérios por detrás de certas verdades, era necessário viver de acordo com elas. Um exemplo prosaico seria o da pessoa que deseja o "saber" andar de bicicleta: apreende-se andando. Guenon era muito esperto: primeiro servia a exegese para pôr gosto na boca dos curiosos intelectuais para somente depois afirmar que para alcançar o verdadeiro saber, era necessário tornar-se muçulmano, ou então, restaurar a maçonaria. Shuon desentendeu-se com ele em virtude de afirmar que os sacramentos da igreja católica ofereciam uma real iniciação, mas nem por isso largou da sua tarica e virou católico. Dá o que pensar. Gurdief e a new age exigiam que para entende-los, era preciso que primeiro o sujeito se submetesse a um tratamento que o deixava completamente desorientado, louco ou lesado, para dizer o mínimo. De minha parte digo que é muito melhor começar pelas escrituras sagradas, e a seguir, buscar o testemunho dos melhores exegetas no assunto, os santos. Neles, a exegese e a praxis seguem passu-pari, mas é sempre preciso comparar e reter: nem todo caminho e para todo caminhante. Sugestões: A nuvem do não saber (anônimo), A doutrina do divino amor (Senhora Julian de Norwich), Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz (ambos iniciaram a exposição teórica daquilo que posteriormente se tornou um campo de estudos fenomenológicos - a mística), Emanuel Swedenborg (Arcana Coelestia - Secrets of heaven: misto de relato de experiências místicas, exposição doutrinal, exegese simbólica das escriturar e de uma antropologia espiritual), e por fim, Anna Katarina Emmerich e Maria Valtorta (relatos amplos, abrangentes e extendidos de visões da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Nossa Senhora, dos Discipulos e de outros santos que incluem dados históricos, geográficos, culturais, além de outros elementos). E estes são apenas uns poucos de que tenho notícia.
Professor, você é um grande filosofo, na minha opinião o único filósofo político na atualidade, sua sabedoria é incomparável neste campo do conhecimento. Mas no campo do Esoterismo há pessoas que estudaram o mesmo tempo que o Sr. estudou a filosofia, há muito coisa além da superficialidade de dualidade bem e mal do gnosticismo acredite nisto, respeito sua posição como bom católico que é. mas não entre no viés Esotérico, pois seus fãs como eu, percebemos que há um vazio muito grande nestes comentários. Acredito que ninguém sabe de tudo por isso, acredito que não deveria abordar temas sobre Esoterismo.
Ele ficou um bom tempo estudando temas gnósticos e esotéricos 🤔....
Ótimo Professor 👏👏👏👏
Boa noite professor toda sua metodologia de ensino conhecimento vale muito mais que a famosa formula de Einstein e todos seus contextos
Certa vez um homem perguntou a jesus:senhor o que preciso fazer para ser salvo? Qual foi a resposta de Jesus? Obedeça os mandamentos de Deus e terá a vida eterna . Agora se você chegar num pastor e fazer a mesma pergunta a maioria vai te responder assim :você tem que ir para a nossa igreja pois a nossa religião é a verdade etc etc então quer dizer as palavras de Jesus não faz sentido?
🌸❤️
qual o nome correto de um filosofo que ele cita em varios videos? eu escuto laines,mas como se escreve corretamente
Leibniz, Schuon e Guénon
Religião afasta o homem do verdadeiro caminho do criador.
A religião não é um fenômeno, mas uma realidade. Em verdade, não há fenomenos, mas eventos - e fora da mente - por que é o que há que afeta a mente, nao o contrario. A religião é realidade pois falam de um algo que há: algo alem, que se chama Deus (embora algumas digam deuses, divino, espiritos, numes etc.). Porém, das vias que se tem, só o catolicismo tomista é a via mais plausível.
Qual é o número dessa aula?
Quem discute sobre Deus não conhece a si
Como assim?
❤️😍
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
1:44 Tá, beleza. Mas de onde Olavo tirava então aquela merda de termo "judaico-cristão"?
Tradição judaico-cristã ou somente judaico-cristianismo é um termo genérico usado para caracterizar o conjunto de crenças em comum do judaísmo e o cristianismo, bem como a herança das tradições judaicas herdadas pelos cristãos.
O véio é brabíssimo!!
A verdadeira religião é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor. A Bíblia diz em Tiago 1:27: “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”
Eu acho que religião não importa porque Deus não tem religião ele está com quem acredita nele
Querida amiga, gostaria de comentar brevemente sua mensagem aqui.
Veja bem, ver a religião como uma correspondência material de alguma força superior ou de algo ser superior é, de fato, um erro. O que gostaria que vc pensasse é nas afirmações de cada uma das religiões. Esqueça ritos, tradições, esqueça tudo e vamos analisar o seguinte fato: Jesus ressuscitou dos mortos ou não? Note que só há duas possíveis situações: ou Ele ressuscitou ou Ele não ressucitou. Não há meio termo, mas com relação a nossas opiniões há três: sim, não ou não sei. A pergunta que eu te faço é: vc acha que Ele ressuscitou ou não?
Estas perguntas vêm a tona porque se eu disser que Ele ressuscitou e que acredito nas declarações, especialmente as do Novo Testamento, então confirmo que acredito na posição que Cristo disse que tinha: que Ele é o próprio Deus encarnado dado como sacrifício pela remissão dos nossos pecados e a figura prometida do Messias nos textos judaicos. Já os mulçumanos acreditam que o Senhor não ressucitou, pois Ele nem mesmo morreu. Eles não vêem JESUS como o próprio Deus, isto é uma blasfêmia para eles, e uma muito grave.
Quando vc escreve a palavra "Deus" eu não sei sobre quem vc se refere, Allah, Yahweh, Jesus...? Todos esses deuses têm características diferentes e contraditórias. Eu como cristão vejo que Jesus é, de fato, o Salvador prometido por Yahweh e que a perspectiva atual judaica está totalmente errada. Então que deus está com quem se eu penso em um Deus que julga pelo sacrifício do Seu Filho e outro diz que é através das nossas obras?
Esses são pontos de vista contraditórios, não é possível dizer que todos falam do mesmo deus, pois não falam realmente.
O nome disso é relativismo....e Deus não está em Tudo....
Se o mundo material tem regras o Espirtual também.
Misericórdia nossa eu só fiz um comentário tem muita gente que acredita em Deus mesmo não seguindo nenhuma religião e só ficar em frente ao perigo na hora pede Socorro pra Deus e todos os anjos
@@luizadias3744 em qual deus, Luiza? O termo "deus" com letra minúscula assume uma variedade enorme e heterogênea de conceitos.
@@luizadias3744 Eu concordo com vc. Para mim, só existe um Deus, mas que tem muitas faces, e cada religião olha pra uma face diferente de Deus. De qualquer maneira eu não acho que Ele queira que o dividamos desse modo. E nenhuma religião é dona de Deus. Quando apareceu um homem expulsando demônios usando o nome de Jesus, e os seus apóstolos foram reclamar com Jesus, pelo fato daquele homem não fazer parte do grupo, Jesus disse: Não o proibais! Pois quem não é contra vocês, está a vosso favor”.
Sensacional!
Religião e complicado, tem muita maracutaia.
Entendo, sua leitura sobre o q vem acontecendo no país !!!Vamos com calma!!ainda não tínhamos ouvido um presidente dizer p/ o povo__(Eu sou empregado de vcs) Gostaria muito q Bolsonaro visse em vc um PONTO de APOIO!!!!Ele precisa te ouvir!!
Professor Olavo, a verdadeira religião está inserida em João 14:06
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." Um encontro real com o Senhor Jesus leva quebra de muitos paradigmas. "Crê somente."
@@avelinoefamilia Você esqueceu de citar também o Protestantismo
@@avelinoefamilia Qual sua religião?
@@avelinoefamilia Se você é cristão só pode ser católico, ou protestante ou ortodoxo. O que você segue, pode falar?
@@avelinoefamilia Quem o orienta nesse ensino gratuito?
@@avelinoefamilia Desculpe amigo. Mas você está completamente perdido
A verdadeira religião produz frutos espirituais. A Bíblia diz em Mateus 21:43: “Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.”
Religare "" do latin forma de se aproximar o homem do "cosmogonico "(Deus). O judaísmo é apenas uma filosofia de sobrevivência na ""tora" (Terra )
Que bagunça, como entender tudo isso , !!!
3500 no mundo só no Brasil 1500 e nada leva a lugar nenhum.
Olavo !!!! O animal humano mesmo dotado da arte de pensar e comparar !está Apto entender a complexidade da matéria da sua composição ?????e distinguir o absoluto do relativo?????
Todas as religiões levam a Deus?
Não sei, mas se você for um homem Bomba irá pro "paraíso" 😂
Não
Se existem diferenças de nível e qualidade e grau em tudo na vida ( essa mulher ė mais bonita que as outras, uma Ferrari ė melhor do que um carro comum, ouro ė superior a sucata, etc etc) Porque não existiriam religiões mais verdadeiras que outras? Superiores as outras?
Religiões cujos métodos e técnicas levam melhor a Deus?
Porque não?
Porque isso fere a concepção romântica que as pessoas tem de suas religiões particulares?
A verdade seja dita doa a quem doer.
O Cristianismo tem um Diferencial Irredutível : foi a única religião fundada direto pelo próprio Deus!
Para pra pensar : foi o próprio Deus que desceu do céu fundou uma Religião!!!
Todas as outras foi por revelação pessoal a seres HUMANOS e homens que as fundaram, isso sem contar aquelas que são falsas, heresias, distorções e as religiões que fazem parte do Império das Trevas!
Tudo isso sem contar que fosse verdade que todas são de Deus então me explica :
Como ficam as religiões que tem crenças incompatíveis? Antagônicas? Pra que uma Seja verdadeira a outra teria que ser automaticamente pela lógica e exclusão falsa?
Exemplo?
Tente conciliar Cristianismo com Espiritismo, IMPOSSÍVEL!
Aliás nenhuma religião que pregue a Reencarnação pode ser compatível com o verdadeiro Cristianismo!
Se o que o Cristianismo fala ė verdade então todas as religiões que acreditam em Reencarnação são automaticamente FALSAS!
@@nicolasalexandrino6475 Deus fundou uma religião? Você tem certeza disso ? Você realmente entende o evangelho ? Já o leu?
@@heliovenancio7640
Cristo Deus em Pessoa deu todas as bases teóricas e práticas para fundar uma Religião e todo um Sistema Filosófico apartir dessas premissas e crenças
Mas Jesus não fundou nenhuma religião ou filosofia...
Tu és Pedro e sobre essa pedra fundarem minha Igreja, ide por todo o mundo e pregai minhas palavras ( premissas lógicas teóricas doutrinais e práticas do Cristianismo )
Ademais Jesus não viveu muito tempo em carne pra dar tempo de fundar templos, igrejas e escolas filosóficas
Daí os idiotas concluem que ele não fundou nenhuma Religião
Não, só deu as novas bases ( Boas novas evagelho) teóricas, doutrinais, crenças, reza e maneiras de pensar, sentir e religar- se ao Sagrado
E religião significa o que mesmo?
RELIGIAO= A RELIGARE religar-se a Deus!
👇👇
Adoro ouvir Olavo de Carvalho
O budismo mais parece uma filosofia do que uma religião.
@Alan Taborda Alves Bastante
@Freezer E você analisa se uma proposição é uma revelação divina?
@Freezer Saudações, faltou um "como" na minha frase inicial.
Erro de digitação.
@Freezer Creio que você seja cristão, caso verdade seja pode me dizer quais fatores são levados em conta para que um cristão, por exemplo, chegue à conclusão na ressurreição de Jesus de Nazaré?
Levando em conta que este é um fato sobrenatural, a razão se deposita exclusivamente na suposição de total veracidade do depoimento do evangelista em questão?
@Freezer Compreendo.
Também acredito na existência de Deus, e creio ser muito difícil argumentar em contra mão após ler Platão e Aristóteles, que atualmente são os filósofos que estou a estudar. Dialogam muito bem sobre a realidade e a metafísica.
No mais, grato por sua extensa e bem estruturada resposta.
Uma pena que a 5° revelação não tenha chegado ao Olavo de Carvalho.
O que seria essa tal 5° revelação?
@@danielmota www.urantia.org/pt/fundacao-urantia
Não vi nada igual ao budismo até hj.
Que aula!
A Religião Verdadeira é o Cristianismo, e acabou a conversa...
Deus não existe. Acorda pra vida, anta
Toda religião é um conto de fadas. O sofrimento e a morte são as provas mais fortes da inexistência e inutilidade de deus.
Ciencia?Verdade?Quid veritas, dizia Pilatos.
Religião para mim é o relacionamento grandioso, esquisito, inexplicável, estritamente pessoal entre Meu Deus e eu.
A única coisa que “eu” vejo em comum em todas as religiões é, a salvação da Alma, do Espírito, alcançar o Nirvana, adquirir Sabedoria, etc, cada clero usa a nomenclatura que deseja, eu creio, ( apenas eu, cada um acredite no que quiser e puder ), que fui gerado Espirito por Ele, semente na origem, destinado a evoluir até onde quiser a Vontade D’Ele. Considero o Senhor Cristo a peça chave na facilitação dessa Evolução.
Como o Professor Olavo diz, esperiência religiosa é particular, íntima, intransferível, então esse meu posicionamento é meu e não esta aberto a discussão ou debates,.
A verdadeira religião está focada em Jesus e não em filosofias. A Bíblia diz em Colossenses 2:8: “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”
Religião é uma só. E’ a obediência do evangelho de Cristo. Todo aquele q divide Jesus é um anticristo. A igreja representa o corpo de Cristo. Jesus não vira antes q haja a apostasia quase geral dos fiéis. Apostasia: mudança de uma religião p outra religião.
Existe a religião oficial e a religião genuína. A religião oficial é o que os homens enxergam e praticam.a religião genuína é: "amar a Deus acima de tudo, e próximo ,como a si mesmo"
Os homens religiosos não aceitam a diferença entre eles,por acharem que estão certos em suas doutrinas,jamais amaram o próximo com a doutrina que é diferente.
Só que na religião genuína, todos os mestres estão dizendo que a verdadeira adoração a Deus,é amar o próximo,não guerrear com o próximo.e os homens guerreiam uns com os outros a niveis,fisicos,mentais e emocionais.
Por acreditarem que a única forma de adorar a Deus ,é a forma deles, são incapazes de amar o próximo como realmente são.quando na realidade, Cristo, Buda, Maomé, Shiva,etc, estão ensinando que a iluminação ou a salvação, só se alcança através do amor a tudo o que Deus criou,ou o universo manifestou. Os termos que se usam são indiferentes.
Existem bases bíblicas, budistas, históricas,etc , para isso.
Se alcança essa entendimento, quando se lê e testa na realidade, o que os mestres ensinam, não o que os homens aprendem.
Saúde e paz eterna professor.
Quociente de Inteligência (QI) Olavo de carvalho disse que tinha um QI de 240 e caluniou Caetano veloso e foi processado isso não é coisa de quem tem QI alto isso é coisa de quem tem QI 12
De fato , com QI 12 a pessoa já consegue tranquilamente identificar como pedofilia um homem de 40 anos que transa com uma menina de 13 . Olavo foi processado por dizer o óbvio que qualquer pessoa acusaria ,mas como o tio Caetano é todo blindadinho ... 🥴
Professor Olavo de Carvalho, com todo o respeito fiquei muito decepcionada, diria até triste ,com a sua explicação. Revelação progressiva ,unidade de Deus , unidade da religião , unidade dos Manifestantes Divinos. Ano de 1844 , Shiraz Persia, a segunda vinda de Jesus Cristo já aconteceu e como todo como todo início está na sua alvorada. Gostaria de ver como uma mente brilhante como a sua se comportaria se tivesse acesso aos escritos sagrados da Abençoada Beleza , Bab Baha'u'llah , a manifestação gêmea para a nossa era .
Professor, seu entendimento e capacidade de análise de assuntos filosóficos que embasam, como também, interpretram a existência humana passada, presente e futura é admirável, no entanto, sua análise da religião, em canais públicos, pode gerar comentários adversos, pois, qualquer afirmartiva nesse ou naquele ponto, vai gerar um rosário de discussões e contra-argumentações por parte de outras correntes semelhantes ou divergentes. Filosofia política ou geral é uma coisa, religião é Subjetivismo. Quando todas as corrente religiosas falarem as mesmas coisas, apenas de formas diferentes, esse Subjetivismo poderá ser tratado com Religião.
Ora, dirá, "eu creio nisso e dane-se o mundo". Ok, é um ponto de vista, mas como pontos a ponderar ou teoria a ser abraçada e seguida há que se estabelecer um longo e árduo caminho e compreensão profunda.
"Falem mal da mãe dos outros, mas não da minha!", ou menos emblemático, "Torço pelo time A, dane-se o B!"
Quando uma crença religiosa tem um longo conjunto de escrituras e ensinamentos, origina-se nas areias do tempo, comprova suas verdades por insuspeitas manifestações da divindade a seres humanos, estabelece seus fundamentos em sólidos e bem estruturados conjuntos de premissas, mantém-se íntegra sob o fogo da filosofia, etc, pode-se segui-la se a pessoa se sentir segura de que aquele caminho a leva de volta ou ao encontro de Deus.
Jesus (Jeoshua Ben Pandira) disse (João, 14: 2) "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar".
Entendo que essa mensagem tenha um significado muito mais amplo do que aquele de reduzir e direcionar o caminho para Deus por uma só, e específica, via. Também, não é rezando a ele ou pedindo sua interveniência que chegaremos lá, mas sim, observando seus ensinamentos. Neste pensamento jogue-se fora escapulários, correntinhas, santinhos, etc pois esses são badulaques, penduricalhos que não farão com que Ele "olhe" para você. A verdade e a virtude vem de dentro, não de fora.
Veja, cada mente, cada coração, cada alma, fraterna, consciente, que viva pelo bem, em paz e em harmonia com as coisas divinas e materiais, cujo o foco é o Amor-Sabedoria, seja lá qual corrente espiritualista siga, mas que a faça viver em plena ligação ao Eterno, ou mesmo, nenhuma, terá nesse caminho apenas um complemento a sua Vontade intrínseca, mas não necessariamente, um caminho obrigatório, "...buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6: 33).
Religião é somente campo de atuação do ser que pode abstrair-se, o suficiente, para entender a existência de uma entidade que é única, que criou e organizou todo Universo conhecido e imaginado, e todas as formas de vida que nele há.
Se alguém não entende que pode existir algo além da imaginação comum, que transcende aos comezinhos assuntos da vida humana, este assunto é inútil de ser discutido, imposto, por mais eminente que seja o expositor. Religião é vivência subjetiva e própria, enquanto não formos seres superiores, a verdade será tão diversa quanto as impressões digitais.
Considerando também, que a palavra religião, segundo considerações do cientista e polígrafo espanhol Mário Roso de Luna, é uma palavra de origem latina, “religo, religas, religare”, que, no sentido mais profundo, é o de “religar, tornar a ligar ou unir os seres humanos entre si” e, no mais sublime entendimento, o de “ligar a criatura humana ao Criador”.
Penso que é ilógico supor que viveremos eternamente em um paraíso, batendo pernas pra lá e pra cá. Fazendo o quê meu Deus? Vendo os anjinhos voarem também daqui pra ali ou de lá prá cá, à semelhança do plano da Dilma para estocar o vento? (th-cam.com/video/gNoMs_81CKw/w-d-xo.html). Não!, a mente educada e com capacidade de abstração pede algo mais compatível com uma realidade aceitável.
Assim, religião, no sentido mais amplo, é a religação do humano ao divino.
Mas como assim "religação"? Já estávamos unidos antes? Sim, no mais rudimentar dos entendimentos, estávamos ligados pelo processo da Criação, mas no sentido evolucional, pela união da Mônada divina em cada um de nós, que jungida à Alma e ao Corpo, transmite-lhes sua consciência, que após eras de estreita união acaba por ser reconhecida por esses corpos e tornam-se íntimos e eternamente como um só.
A partir deste ponto, divergem as crenças espiritualistas (considero este termo mais adequado do que religião, que é confundido com igreja). Os judaico-cristãos supõe uma vida eterna desfrutando as delícias do Éden (?), os muçulmanos, algo parecido, cabendo aos homens (?) doze virgens (que nunca poderão ser desvirginadas senão acabou o paraíso), mas, aos teosofistas, esse paraíso é uma etapa intermediária, antes da ascenção final.
Neste aspecto, a Alma - definida em algumas escolas de iniciação esotéricas (escolas de conhecimentos ocultos ou reservados), como o conjunto formado pelo Corpo Mental (ou mente concreta ou racional ou lógica) e o Corpo Astral (ou corpo das Emoções) - comanda a nossa vida material sob o influxo do espírito, que a tudo dirige, absorvendo a Consciência divina de modo que ela possa se tornal una com o Todo, que ela entenda que Deus está no comando geral do processo evolucional e que há leis gerais da Evolução do ser, onde ela é partícipe do processo, uma espécie de átomo, célula, etc, da Grande Unidade. O conhecimento da vida e do universo, é o modo com que Deus perscruta, assimila e avalia a consciência daquele ser na Criação. Deus é Onisciente, Onipresente, Onipotente e tudo o mais, mas, apesar de ter sob controle, toda e qualquer ação de suas inumeráveis Mônadas, como também, de qual direção, tom, cor, etc, que ela vai dar a essa ação, Ele não saberá predizer, qual o efeito que vai resultar desse caminho, pois o livre-arbítrio da Alma não pode ser previsto até que seja exercido. Explicando melhor, se eu tenho cem ações possíveis para realizar um experimento, e desse cem, eu sei qual o resultado de cada um, enquanto uma dessas ações não for exercida, eu não posso prever qual o resultado esperado, apesar de saber de antemão, se for esse ou aquele, o resultado é um dos cem esperados.
Isso não faz de Deus um Unidade falível, apenas que, seja qual for uma ação a ser tomada, Ele saberá, qual o resultado, pois esse está dentro do conjunto das possibilidades criadas. Assim, Deus aprende e apreende todas as ações de sua Criação, sem perder o controle.
Voltando ao início, a religião implica na incessante busca da Alma ao seu Espírito, é o discípulo se esforaçano em encontrar (descobrir) o seu Mestre, e não pode se limitar a um conjunto de dogmas, rituais ou um rigoroso, mas ilógico ou inconsciente conjunto de ações impostas por uma Escola Iniciática. É um trabalho árduo e pessoal, cujos méritos só são creditáveis ao discípulo.
Numa fase inicial, quando o ser humano é desperto ou introduzido em uma crença religiosa, ele precisa começar esse processo pelo conhecimento primário, exercer a capacidade de fé, aacreditando naquilo que lhe é ministrado através dos centros de iniciação ou igrejas, templos, etc, e através do estudo e do conhecimento adquirido, fortalecer a sua fé e entender que ele é uma criatura que "veio de Deus, é Deus e irá voltar a Deus".
Bem, esses conhecimentos o senhor, se tiver, paciência, flexibilidade e, aberto a um grau adequado de abstração e capacidade de aceitação, leia a Doutrina Secreta e Isis sem Véu de Helena Blavastky, ou a obra de Roberto Lucíola da Comunidade Teurgica Portugesa (Caderno Fiat Lux) e também, as obras do professor Henrique José de Souza (Sociedade Brasileira de Eubiose), pois, sem conhecer e analisar a fundo as obras de um segmento filosófico, outro que não seja aquele dito judaico-cristão, poderá emitir um parecer adequado sobre o que pode ser um outro universo de entendimento da espiritualidade. Teosofia não é macumba ou satanismo, como muitos a classificam, é uma visão ampla da Cosmogênese, da Antropogênese, e do processo evolucional dos Ciclos Universais. Como disse anteriormente, há que se libertar das amarras do conhecimento que é imposto por essa ou aquela Escola Iniciática. Não se prenda também, a algum ponto da obra que possa entrar em choque com o seu conhecimento ou sua crença em particular, pois algumas vezes, uma visão oposta pode gerar um momento, um caos mental, que vai fortalecer ou demover um entendimento já residente.
Aceite essa humilde interpretação da Lei, pois tenho me proposto, ainda que não investido oficiamente por essa ou aquela Escola Iniciática, a mostrar essa corrente espiritualista, que embora, por si só, não garante acesso "às portas celestiais", mas que, com conhecimento, prática, vivência, abrirá novos horizontes das Verdades Divinas, mostrando Verdades pouco conhecidas, que explicam muitos mistérios, e tornam a vida mais lógica de ser vivida.
Na leitura do material bibliográfico a respeito desse assunto, o leitor poderá se defrontar com assertivas que entrem em choque com seus próprios conhecimentos e pontos de vista há muito aceitos, e para isso, paciência, passe por cima de paradigmas, pois isso, fundamentará suas crenças ou as jogará por terra, mas acredito que vai agregar valores.
Com todo o respeito
Antonio Carlos (seu seguidor assíduo)
O BRASIL PRECISA O BRASIL NECESSITA O BRASILEIRO HONESTO PATRIOTA IMPLORA
OLAVO PRESIDENTE 2022
COM
ABRAHAM WEINTRAUB
VICE
Religião e espiritualidade tem total diferença. Já viu as 7 leis herméticas?É uma filosofia. Não necessariamente uma religião. O que acontece é que quanto mais tentamos procurar explicações. Menos a gente tem. Mas não ignoro q um dia vou a uma igreja se eu tiver muito mal. Aceito a ideia de mudar de opinião. Mas acredito muito na ciência que casa o espiritual. E, contudo, aprendi que nada é uma verdade absoluta. Certas coisas a gente tem que fazer uma busca. E essa busca geralmente não tá lá fora. Tá dentro de nós. Então não ignoro nada. Apenas não sou adepto a uma religião. Porque onde existe algo q mantenha o favorecimento de pessoas pensarem tudo igual, eu vejo problemas. Acredito muito nessa investigação é principalmente o pensamento próprio. Tudo é teoria. Mas ninguém está disposto a começar a refletir por si mesmo. E isso implica até nossos aprendizados ao longo da vida. Assim penso eu
Seu pensamento não é próprio, mas sim o pensamento do "homem moderno".
Socialistas, comunistas corruptos na cadeia Bolsonaro presidente 2022.🇧🇷🙏🇧🇷
Em política, é dez; em religião, besta. Como se a cobra falante e a estátua de sal fossem reais.
Sou fã do Olavo, mas defender o absurdo infundado da curva reta do cristianismo não vale. O que não desmerece, no entanto, seu talento filosófico. Apenas que: religião, é algo que ele não entende.
Acho que ele só entendi de comunismo. Em política é zero.
Como você é sem instrução. Só rindo da sua explanação, que na verdade , não saiu nada.
Você entende, Rui? Por que o Olavo não entende de Religião? Qual o erro dele?
DENOMINADOR COMUM RELIGIOSO ECUMÊNICO GRADUAL & GLOBAL *será obrigatório* .
As religiões são uma verdadeiras ( babel_ confusão; uma divisora da teologia bíblica./
Discordo respeitosamente e em parte do prof. As religiões que falam do mesmo fim são cristianismo, islamismo e hinduismo. Budismo por si só é ateísta, nega Deus e não fala dEle. Mas em síntese, cristianismo, islamismo e hinduismo falam da mesma coisa.
não queeria que esse vei morresse :/
Não é só você não
Relaxa um dia que nós morremos nós se encontraremos com ele.
Muito elevado, não entendi nada...
Como depois desse vídeo alguém consegue acusar o prof Olavo de ser perenialista?
Disseram ainda q nessa fase final, o prof virou quietista
@@clem8818 putz