Seja um Amigo da Enciclopédia: bit.ly/AmigosEnciclopédia 📚 Acesse o acervo da Conscienciologia. 🔎 Tenha muita facilidade nas suas pesquisas. 💚 Apoie o Canal do Tertuliarium e a Enciclopédia da Conscienciologia.
Espíritas ou não, ninguém deve julgar nada. Que bom que ele encontrou o caminho dele. E que bom que nós não temos nada a ver com a escolha dele. Sou espírita e sou feliz e nada melhor do que todos seguirem seus caminhos e que achemos que eles estão corretos.
@@eliaspereirah mas falar de forma ética algo que precisa ser corrigido, não é julgamento. É um auxílio à pessoa. Não devemos confundir. Julgar é condenar. É apontar o dedo como se fosse algo que não tivesse solução e a pessoa sendo menosprezada por fazer algo contrário ao que o outro julga ser correto.
Se alguém vier com uma nova doutrina que não seja o evangelho de Cristo , está deve ser rejeitada. ( Apóstolo Paulo) A bíblia condena a prática de falar com mortos. *Necromancia*
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 a Concienciologia é uma ciência, e como tal se sustenta no racionalismo frio. Ela ainda engatinha, mas será uma grande ferramenta de conhecimento e evolução humana. Porém é apenas uma ciência, e não podemos conduzir nossas vidas somente com ciência.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 se pararmos para analisar, perceberemos que ela fala sim de amor, compaixão e caridade (esta com nome de Tenepes), mas de uma forma prática e pragmática. Por mais que possa se apresentar de forma fria e distante, é necessário para não desvirtuar do conceito de ciência.
@sibelly2381 Eu entendi perfeitamente, de fato o Kardecismo fala muito com o viés do cristianismo, mas como sabemos, existem trocentas religiões, e de fato, jamais ouvi falar de espiritos budistas, religiões afro , orientais, europeias, no Kardecismo, a unica vez que eu ouvi falar, foi do preto velho se nao me engano na mesa branca, onde ele foi banido, dai se fundou a Umbanda, bem a grosso modo dizendo.
Sempre a velha conversa, deveria ajudar as pessoas e bla, bla. E apontando o dedo na cara dos outros se achando o que mais ajuda. Vaidade e orgulho disfarçado de bondade.
@@antoniosubtil7352 não é blá blá blá amigo, é uma orientação sincera, posso não ter me expressado bem. Mas a caridade para com o outro é algo muito sério, que deve ser discutido, e incentivado. Muita paz meu irmão.
Um dos pontos que alguns não levam em consideração, é que os livros de Alan Kardec não tinham e nunca tentaram ter um caráter Religioso. Está mais voltando para um trabalho científico.
Negativo. Allan Kardec cita em suas obras que se reconhece o verdadeiro espírita pelas transformações morais que tenha realizado. As consequências filosóficas são, portanto, a meta maior da doutrina. Considerando que ela está fundamentada sob tríplice aspecto: ciência, filosofia e religião, percebe-se que o aspecto filosófico ou religioso está acima do aspecto científico. Aliás, o aspecto científico só foi necessário para dar credibilidade à fonte das informações, nada mais que isso. Retire-se os aspectos filosóficos e religiosos e tem-se a parapsicologia.
Eu me divirto com as opiniões postadas, porque cada vez mais chego a conclusão que dentro das religiões ou seitas, o que mais vemos é o bom e velho jogo de interesse entre os que estão na cúpula do poder. Cada religião se diz dona da verdade e critica a outra, enquanto seus seguidores vão acumulando uma certa raiva uns dos outros. Quando um membro sai de uma religião e vai pra outra, seus ex irmãos o criticam e começam a comentar seus defeitos. Resumindo, as religiões são verdadeiras fogueiras de vaidades, mas fiquem tranquilos porque todos vocês irão pro céu.
@@andr1230 O espiritismo é muito interessante na sua proposta fundamental que é a evolução do espírito à medida que ele vai reencarnando. Eu tive o prazer de conviver com uma personalidade muito conhecida do espiritismo, mas não vou citar o nome, porque assim como há divergências nas demais religiões, no espiritismo também acontece o mesmo e essa pessoa não é bem aceita por todos. De qualquer forma, essa pessoa me ajudou a entender melhor os princípios da religião espírita. Como sou um cético de carteirinha, o espiritismo para mim não passa de mais uma religião interessante, dentre as que já pesquisei.
Nao, nao ia..,, a maior parte dos dinheiros arrecadados principalmente pela venda dos livros ia para os donos das editoras e não para a caridade! Ta na hora de acordarem... Chico era um “Anjo” mas mt se aproveitavam e se aproveitam ate hoje de suas obras de luz!
Muito boa teoria, ele tem razão. Será que só espíritos cristãos????? Gosto de pessoas com mente aberta que ponham em causa todas as teorias existentes. Só assim podemos evoluir, corrigindo o que está errado
o espiritismo peca grandemente por ser sectário e exclusivista dos princípios e ideais cristãos como se fossem as únicas credíveis ou viáveis. Até Ramatís não reconhecem porque é um espírito oriental (e muito evoluído).
Ele não está nada errado..não!! As cabeças pensantes do espiritismo são execradas pelos puristas..Veja o ex do cmte Armond..do grande pesquisador e prof.Eduardo monteiro de carvalho..do exemplar edelso Jr...
As grandes cabeças pensantes do movimento espírita não ficaram paradas observando o ataque dos hipócritas doutrinários..foram a luta..estabeleceram outras associações abrirem o leque..e graças a eles temos hj várias casas espíritas divididas em 3 grupos orientacionais cada um escolhe a melhor pra si..A doutrina espírita é única..e ainda está se desenvolvendo vamos deixar de mimimi..e mãos a obra!!!
Eu tambem sai do espiritismo com 15 anos por causa desses furos comecei a estudar de tudo ocultismo as varias culturas do planeta, depois voltei desiludido só que quando retornei ao espiritismo eu voltei sem preconceitos com uma outra cabeça e sem fanatismo e acabei reconhecendo muito espirita fanatico e com seus preconceitos mas hoje nao julgo pq eu passei por essas experiencias, apesar de nao me consirar espirita eu trabalho em prol dele pq entre todas as religioes e filosofia que estudou o espiritismo é o que se aprofunda no que verdadeiramente importa que é o amor em ação
@@tatyluz18 Sim Concerteza. Eu até te agradeço, é porque na vdd quando tive contato com as narrativas do Waldo me sobreveio uma forte impressão de que ele estava mais vivo do que nunca de maneira tal que mesmo depois de saber que ele já tinha falecido na sua matéria mesmo assim continuei com essa impressão e ela permanece em mim , não sei explicar ao certo mas é algo muito bom que sinto.
Ia comentar mas desisti . Depois de tudo o que eu li nos comentários 🥵 Parece que a evolução humana ainda vai demorar alguns milhares de anos p/ alcançar um patamar de base. Pkê o que já passamos parece que não serviu pra grande coisa 🤷♀️
ME PARECE QUE NÃO DESISTIU DE COMENTAR kkkkkk, COMO AINDA “DESCEU A LENHA” NO SER HUMANO... E PELO QUE EU VI NO SEU COMENTÁRIO VC TA NO TIME DA EVOLUÇÃO HUMANO TB!!! Kkkkkkk
Sim!!!depois que a gente começa a estudar outras coisas,a mente se expande...eu passei grande parte da minha vida lendo livros espíritas, chegou um momento que eu cansei e queria e continuo querendo muito mais.
Fui espírita por muitos anos. Hoje já não faz muito sentido para mim, algumas coisas ensinadas no espiritismo. No momento tenho me interessado pelo Budismo. Nossa consciência muda muito ao longo da vida!
Também estudei por um bom tempo as obras espiritas e como fui estudando História com profundidade e aí vieram outros estudos, fui percebendo que muitas psicografias, por mais belas que fossem não se correlacionavam com a História verdadeira. Fui descobrindo várias falhas que me deixaram decepcionada e chegou o momento de virar essa página. Espiritualidade é muito maior.
Tudo evolui...e o espiritismo está estacionado. Sou kardecista e tenho muitas perguntas sem respostas e questionamentos. Mas o Espiritismo não evolui pq oq já recebemos de informações ainda não compreendemos e praticamos. Enquanto não se aprende a lição não se "passa de ano". A Espiritualidade só nos dará mais ensinamentos quando aprendermos o pouco que nos foi passado ou seja... a culpa é nossa!!!!
Eu entendi o ponto de vista dele. O fato de as obras do espiritismo apenas endereçar cristo como pai e salvador, isso separaria outras pessoas de outros vertentes. Quando ele aborda o conceito de energia sem usar termos religiosos ele abrange uma gama maior de pessoas que até então ficariam de fora do conhecimento. E, que dentro de um dogma qualquer religioso a ciência vai até certo limite, não permitindo aos seus "fiéis" desvendar esses mistérios insondáveis que muitos de nós ainda tem. Por exemplo, ele me ensinou a trabalhar a proteção contra "seres negativos, obsessores, consciências de baixa vibração" através de técnicas E.V. - Como diz a passagem bíblica, na casa do nosso "pai" ou criador, ou do cosmos como você preferir chamar, existem diversas moradas e diversas formas de se chegar até ele. Aqui estamos em uma delas!
As muitas letras podem enlouquecer um homem. Quando penso que sei tudo, descubro que não sei de nada. Cada pessoa tem o direito de ser o que quiser e de mudar de opinião a qualquer hora.
Motivo 1: Porque ele quis. Motivo 2: Porque ele quis. Motivo 3: Porque ele quis. Não tô defendendo e nem julgando mas somos livres pra fazer escolhas e obrigados a conviver com as consequência.
eu fui espírita por 20 anos , até que resolvi me aprofundar mais e trabalhar num centro. Resolvi sair do kardecismo. Tem muita bobagem mesmo, chega a irritar sim. Mas a bobagem não está em Alan Kardec nem Chico. A bobagem está na nossa ignorancia mesmo, estamos todos caminhando aprendendo e expandindo consciência. Faz parte. Sou grata ao kardecismo. Mas hoje sou budista. Lembrando que há muitas bobagens também nos templos budistas. Mas a culpa não eh de Buda e sim da ignorância dos aprendizes (eu me incluo na ignorância)
Moises Filardi verdade. eu não tinha pensado por este lado. Muito bem pensado. Talvez eu pensava que era kardecista, mas nunca fui. pode ser sim. Legal seu comentário. Meu coração sempre foi budista mas claro que ainda gosto dos livros do Chico, ainda faço vibracoes, ainda leio Emmanuel. ainda mentalizo jesus. gosto muito da fraternidade de são Francisco de Assis. Continuo gostando dos cursos de reforma íntima. Participo de trabalhos de caridade... mas no coração mesmo, o budismo fala mais alto. Muito amor e paz pra vc
Claro, querida. Temos que buscar aquilo que melhor nos preenche; entretanto, nenhuma religião jamais dará sentido às nossas vidas a não ser o amor e a caridade. Independentemente da religião que professamos, devemos sempre ajudar o próximo. Nisso também consiste a verdadeira felicidade. paz sempre!
@Angelica Silva, eu posso não conhecer muito o Budismo, mas posso dizer que Buda é um espirito puro. Sou Espirita Kardecista e no Budismo, há Espiritismo. Em todas religiões, há Espiritismo, já dizia Allan Kardec. Como por exemplo, o início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. - Há Espiritismo. Sem falar também, da questão espiritual que Buda propõe. Você pode ser Budista e Espírita ao mesmo tempo, já que ambas são Doutrina e não uma religião. E você disse que trabalhou por 20 anos num Centro... E você não desenvolveu a mediunidade? Se desenvolveu, você teve novas experiências, certo? E então porquê saiu do Espiritismo?
Pelo que já li e ouvi, Waldo não aceitava a doação dos direitos autorais feitas pelo Chico e exigia sua parte da autoria. Não conseguiu e saiu falando mal do Chico. Lamentável, pois ele é todos nós perdemos com sua atitude.
Por que estão preocupados discutindo isso? É inútil fazê-los entender e aceitar que a vida não é composta somente de matéria. Lembrem-se que a evolução ocorre por si só, não podemos impor isso aos nossos irmãos. Não acredita? Tudo bem. Mas você vai morrer não vai? Quando você morrer a gente conversa sobre o assunto. Sem julgamentos, é claro.
Ele foi ego ista ,deixou o ego falar mais alto e tentou racionalizar o que não deu conta: viver ao lado de quem se apagou para servir! Sem receber um tostão por isso! Ele enriqueceu na formação de nova teoria, que só por si endoida! ......inventou novas expressões para chamar de suas! Vaidade das vaidades! Matéria das matérias-primas! ....
Uai pra isso temos livre arbítrio, pra decidir o que é melhor pra nós, se ele achou que sair do espiritismo seria a melhor opção, que saia e vai procurar o que o satisfaça, ele não é o primeiro nem último a sair de sua religião, temos "n" pessoas saindo de suas religiões, católico deixando o catolisismo , evangélico deixando o evangelismo e por aí vai né, como dizem, é a vida que segue!
A fascinação tem conseqüências muito mais graves. É uma ilusão produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio, relativamente às comunicações. O médium fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito tem a arte de lhe inspirar confiança cega, que o impede de ver o embuste e de compreender o absurdo do que escreve, ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente.
Duas frases....desculpem se errar na descrição "1- A CESAR O QUE E DE CÉSAR "..."2-NAO SE SEGUE A DEUS E A MAMOM" ..e a segunda eu ouvi de um grande amigo, rs..a vida segue de acordo com nossas escolhas; mas um dia ate a vida fisica se esvai.
Dr.Valdo: Estudei o tratado de projeciologia o dia todo durante 30 dias: Talvez daqui alguns milênios o Sr. Seja reconhecido por esse trabalho faraônico e magnífico lançando luz com a sua TARES(Tarefa de Esclarecimento) sobre a escuridão que paira nas mentes desse pequeno planeta água.
Kardec deixa claro em O Livro dos Espíritos que o espiritismo é uma ciência, pois, embora não trabalhe com o método científico de buscar uma opinião contrária, ele estuda as origens e a destinação de todas as coisas. O espiritismo é de fato atrelado a religião cristã, pois foi baseada nos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, mesclando assim ciência e religião, coisa que os grandes cientistas eram religiosos e os pesquisadores atuais já afirmam que não é possível que o universo seja o que é sem que houvesse um Ser maior (Deus). Todavia, não há lugar algum que diga que o espiritismo ou que os Espíritos praticam qualquer discriminação contra outras religiões. Os Espíritos que escreveram livros eram cristãos pela simples lei (explicada pelo próprio espiritismo) da afinidade. Existem Espíritos de outras religiões, isso é óbvio. Estes não se comunicam por não quererem, pois tal preconceito não existe, pois, se houvesse, seria contra o próprio pensamento espírita-cristão. Outro ponto que prova o não preconceito religioso é a afirmação dos Espíritos em O Livro dos Espíritos que: "O espiritismo não veio substituir nenhuma crença ou religião, mas complementá-las". As pessoas que deixam o espiritismo o fazem por sua própria ignorância e egoísmo, pois acham que já aprenderam tudo o que podiam e querem algo a mais. Tolos! Ainda em O Livro dos Espíritos, os Espíritos afirmam que essa doutrina está em constante evolução, havendo sempre coisas novas a se aprender e isso pode ser visto em quantas obras são lançadas todos os anos, denotando sincretismo entre as religiões. Esse homem deixou a doutrina por seus motivos escusos ao ver que não obteria nenhum lucro com ela, visto que as instituições espíritas trabalham apenas para a caridade, sem lucrar com ela, como nos ensinou o Cristo.
Sinceramente, grande parte do Livro O Céu e o Inferno é de combate aos princípios católicos, que, de tão extenso, torna-se enfadonho. O próprio "Limbo" acredito que nem é mais aceito no catolicismo e continua a ser literalmente "mastigado" para os espíritas. Perde-se precioso tempo! E andamos em círculo... Veja, estamos às vésperas da transição planetária e o que fazemos? Falamos em culpa, resignação e perdão. Ok. Mas é a expansão da consciência, o autoconhecimento, que vai nos levar à regeneração de nós mesmos!!!! É disso que precisamos, de despertar!!! Estou em busca... Topei com essa intuição e sigo avante, pois quero descobrir o que há dentro de mim que possa me ajudar a alcançar o que preciso fazer e como fazer antes que não haja mais tempo...
Faz 1 mês. Estava em um Centro Espírita, quando o palestrante elaborou para a assistência, uma questão sobre União da alma e do corpo. E começou a falar sobre a questão 356 do Livro dos Espíritos. Sempre naquele repetitivo tom de advertência. Foi quando um mentor se aproximou e perguntou: "Ainda questão 356? Já está escrita a questão 60 mil. Vocês já deveriam estar, pelo menos, na nº 5999! Até quando vão ficar reiniciado estudo do que já deveriam ter assimilado e estar praticando sem problemas? O Progresso já se fez! Despertem!" Depois dessa..........
Realmente o Espiritismo Kardecista é baseado nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, na interpretação do Novo Evangelho e é raro encontrar um Centro de Estudos sem que não se mencione repetidas vezes o nome do mestre em que se baseou a tradução segundo o Espiritismo. Muitos percebe-se logo de início, outros no meio com cantorias iguais uma Igreja Protestante, conhecida como Evangélica no Brasil e não discutem lógica da Lei Natural Universal. Nestes locais há um forte credo e como tal limita o livre raciocínio e ampliação da consciência já que sequer é estimulada. Mas existem muitas exceções onde são estudados os fenômenos seriamente e sem nenhum credo religioso ou cultural, alguns usam inclusive a meditação, após uma sessão de relaxamento como forma de ascender a essa realidade.
Ai vem um monte de gente com dor no cotovelo falar mal do cara pq ele saiu do espiritismo, só que no final continuam a abdicar dos videos dele para continuar estudando não é?!. Falta é mais educação, as pessoas não podem nem escolher mais o que vai ou não seguir.
Estudei Espiritismo por 30 anos e demorei muito para entender que Waldo está certíssimo. Basta olhar os comentários aqui… os julgamentos vêm todos daqueles que se dizem “espíritas”, todavia se acham os donos da verdade. Gente, não há nada fora, externo, está tudo dentro de nós!
Sou ESPÍRITA com muito orgulho, porém compreendo muito bem os motivos que o levaram a deixar essa doutrina, Waldo gostaria de realizar mais pesquisas científicas do meio. P.S: Ser muito inteligente este Waldo, porém falta humildade e outros adjetivos... Quem sabe na outra reencarnação consiga chegar a 1% do que Chico Xavier representou.. e olha que valorizo as obras da Conscienciologia e as utilizo para estudo !
Ninguém tem o direito de criticar a fé do outro. O que eu gosto do espiritismo é a necessidade da nossa reforma íntima, sem a mesma, não existe mudança. Não me considero digna de ser chamada espírita porque ainda estou muito verde, não fiz as leituras necessárias, nem as práticas. Se as pessoas esperam "destaque" no espiritismos, estão enganadas, porque a simplicidade, a caridade e renúncia, são requisitos básicos para os seguidores. Espiritismo não é religião, não tem dogmas, é apenas doação. Cada um deve procurar onde se sente melhor, mas não culpem as religiões pelos fracassos, muitas vezes a vaidade nos derruba e procuramos muitas vezes, de forma injusta, culpar o outro. A reforma íntima é exatamente combater essa vaidade, esse egoísmo. Não é o tempo que você passa em uma religião ou filosofia de vida, que o fará conhecedor de todas as verdades, portanto, sejamos mais humildes.
Primeiramente, é importante frisar que eu *não* tenha religião. Pois bem. Agora, continuemos. Criticar é preciso; mas respeitar a opinião alheia também. Ou seja, é valioso ser racional, neutro e gentil, ao examinar um ideário, mesmo que ele nos pareça estragado. Afinal, opinião é opinião e podemos relativizar todas. Não existe "verdade universal" que não possa ser analisada, contextualizada e tornada subjetiva. Portanto, o melhor a se fazer é confiar no Poder Maior e auxiliar quem necessita. O resto é tagarelice.
Rapaz te fala uma coisa, nao critico ninguem neim qualquer religião. Agora pra mim o espiritismo é completamente verdadeiro pq sou medium de desdobramento, é a mesma coisa alguem chegar pra mim e perguntar se eu preciso de ar para sobreviver eu digo é claro, pq isso acontece comigo! Eu tenho experiências concretas que acontecem comigo, como negar algo que esta em mim, quem nao tem mediunidade talvez até possa falar que nao acredita, porém quem tem sabe com certeza o que é verdadeiro e nao é! Antes de algumas coisas acontecerem comigo eu tambem ficava em duvida, depois que começou a acontecer ja não tenho dúvida alguma mais. Então cada um deve procurar conhecimento de acordo com suas experiências e também com seu crescimento moral. Agora ciência e religião devem andar juntas, pois a partir do momento que tiver provas concretas que a ciência prove, então tem alguma coisa errada e devemos procurar explicações!
Adivinha quem fez todo o estudo sobre desdobramento e projeção astral? Um jovem que com 33 anos saiu do espiritismo e deixou seus trabalhos com um senhor chamado Chico Xavier
E outra. Médiuns já seguiam outras crenças a milhares e milhares de anos. Eu como alguem com sensibilidade parapsiquica( vulgo médium tbm, mas alem de desdobramento eu sou vidente, clarividente, clariaudiente, sensitivo, de incorporação e uma serie de outros "dons" que o Kardec nunca codificou) quando se tem uma vivência de trabalho mais intensa o espiritismo em si se torna vago.
Os espíritas são seres humanos, como todo mundo é ser humano, ninguém é dono da verdade, ninguém, por mais culto ou iluminado que seja, descobrir algo para desmerecer outra creio que não é adequado, cada um pensa do jeito que lhe agrada, tudo bem, sigamos.
O primeiro ponto que o nobre irmão coloca, e se e ou não religião, Allan Kardec definiu muito bem na Revista Espírita, Dezembro de 1868, nos explicando que no sentido vulgar, com práticas e dogmas o espiritismo não é uma religião, mas no sentido específico da palavras, ou seja, Religião do latim Religare, religar o homema Deus, o espiritismo e sim uma religião, depende do ponto em que a palavra e utilizada, pois como sabemos, existem mais idéias que palavras, logo uma palavra possui alguns significados. O segundo ponto, que os Espíritos que contribuíram no desenvolvimento das obras de Allan Kardec são sempre do Cristianismo, está novamente equivocada, em O Evangelho segundo o Espiritismo, temos a primeira entitulada Instruções dos Espíritos, no Primeiro capítulo, que é assinada por um Espírito Israelita, na Revista Espírita, temos mais mensagens desse mesmo Espiritos. Caso o nobre irmão tivesse lido as "obras básicas" do Espiritismo, teria estudado em A Gênese, Capítulo 1, Item 58, onde diz com muito claridade, "nem só os Espíritos superiores se manifestam; fazem-no igualmente os de todas as categorias e preciso era que assim acontecesse, para nos iniciarmos no que respeita ao verdadeiro caráter do mundo espiritual", Oi seja, Espiritos de várias ordens, diferentes níveis e posições participaram. Entendemos a opinião e posição de todos os nobres irmãos, em relação as crenças, mas para entender o Espiritismo, e preciso Estudar, muitos querem questionar ou psicografar, mas antes de tudo, precisamos Estudar o que Kardec nos trouxe, para não criar sistemas errôneos. Lembremos... Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7:13,14
Os espíritos já nasceram todos Conscienciologistas , a causa está nos processos Culturais, e na medida que eles vão se inteirando em suas escolhas vão se ajustando.. O importante é que o médico atende a todos!... sem perguntar os pormenores de suas escolhas!.... Não esqueçamos que a o desdobramento amplia a visão, mais não muda o ser de imediato, para que não haja pirotecnia ou mágica., com.todo o respeito ao trabalho do saudoso Waldo Vieira é o que imagino.
Nos proprios livros pisicografados por Chico , falam de espiritos de outras religioes como hindus , trabalhando na seara do bem , para o espiritismo nao importa se é cristao mulçumano , budista etc , os espiritos nao teem preconceito religioso.
Eu me considero espírita kardecista, mas também gosto muito dessa parte de projeção astral… O que eu acho mais engraçado é o waldo falar que o espiritismo não sabe o que quer ser, Que é uma pseudo ciência, aí ele sai, funda um negócio de pesquisa de projeção astral, usa termos como euforex , consciex etc…. Ou seja, eu acredito nele, no sentido que existe projeção astral e tal, mas o que ele faz também não é ciência porque ele não tem como provar que espírito existe …cientificamente falando … simples assim… por isso acho hipocrisia da parte dele criticar o espiritismo… na minha opinião pessoal eu acho que ele sempre teve inveja do Chico Xavier
"Mano pensei que era só eu que pensava desse jeito." Do ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do amor, ninguém é necessário. ... Não somos superiores aos animais. Tudo, na verdade, deve ser questionado, criticado e repensado .
Concordo com ele, eu também vejo muita coisa errada nessa doutrina, para começar na prática dela, que muitos centros ensinam uma coisa e fazem outra, além de negar para seu público a realidade do plano espiritual.
Eu não conheço nada mais esclarecedor que a Doutrina espírita. Onde existe a liberdade porque nada é proibido, não há necessidade de apegar aos objetos e rituais para que Deus nos ouça e ajude .Basta pensar. Todos são bem vindos. Não há cobranças de vestes, de dízimos etc.. Apenas temos que saber a lei de ação e reação, também causas e efeitos. Caridade e humildade. Existem pessoas que não querem realmente trabalhar seu interior em favor de si própria e consequentemente para um mundo melhor , porque assim quer QUEM nos criou. Então não se conformam com pessoas como o Chico Xavier que conseguiu fazer a parte dele. 🌞
Sou espírita, amo a doutrina e tenho que concordar com as críticas de Waldo. Tenho que concordar com Souto Maior, esse cara era inteligentíssimo. Ele tinha coragem de fazer essas críticas, que também são minhas. Aqui do meu lado todos dizem que espiritismo é doutrina. Mas confesso que ninguém sabe se é religião ou filosofia. Também acho que seja muito cristão. Uma vez que acreditamos que todos os espíritos realmente existam, pq excluímos o mundo Ocidental? Dizendo que Jesus é o guia da humanidade? Parabéns Waldo e obrigado por estar do nosso lado e do Chico por 10 anos.
Se vocês querem uma amostra, de que o Waldo Vieira tem alguma razão, em suas colocações acerca do Espiritismo, é só lerem os comentários aqui expostos pelos crentes Espíritas.
entendo perfeitamente o valdo....e tenho certeza q ele nunca negou o valor do espiritas....apenas ele prega uma abrangencia maior quanto ao conhecimento espiritual..
Evoluição!!! As época de alma encarnada, elas evolui! Uma bom médio Hoje, e muito diferente do médio de 1800. No entrando na sua época de encarno eles são melhores.
Cara, os supostos espíritos da codificação eram tão católicos que até defenderam a catequese feita aos índios no processo de colonização, pois, segundo eles, os índios precisavam evoluir. Tipo, espiritos superiores com pensamentos eurocêntricos!
A liberdade de escolha deve ser respeitada e isso aprendemos na doutrina,mais nem todos aprendem ,respeitar ao proximo é algo q independe de religiao ,podemos e devemos refletir e as vezes mudamos de opiniao ,apenas devemos saber entrar e sair com respeito. E isso nao tem nada de religiao e sim com os atos do individuo e sua conduta perante as situaçoes .
DESAFIO AQUI OS IRMÃOS !!! ME MOSTREM UM VÍDEO APENAS UM SÓ VÍDEO EM QUE O WALDO VIEIRA DIZ A PALAVRA JESUS CRISTO ! ELE SEMPRE SE REFERE A JC OU J CRISTO ! ABRAÇO A TODOS.
Isto nao faz dele uma pessoa má, faz? Lembre-se de que por centenas de anos invadimos outros países e matamos em nome de Deus e Jesus Cristo, na idade media. E estamos todos reencarnados em nova vestimenta carnal para novo aprendizado. O próprio George Bush, então presidente dos EUA, disse que iria invadir o Iraque em nomen de Deus e Jesus para libertar o seu povo do jugo de Sadan Hussein. So pra citar dois exemplos de que não basta falar no nome Jesus, se não ages conforme Seu ensinamento.
Obrigado @Val So, o cristianismo e seu proselitismo violento dizimou vidas sem conta. O que é bom não precisa de tanta propaganda, ou conversão forçada. Tenho muito carinho pelo espiritismo, mas essa cristianizacao é maçante. Não existem na alta espiritualidade judeus, islâmicos, budistas, umbandistas, xamanistas???? Reflitam, busquem a verdade sem dogmas. Pesquisem. Não sejam bocós ventrílocos.
O ÚNICO E REAL MOTIVO: Desejo por auto-expressão em sua total plenitude!! É UM DIREITO DE TODOS!!! O resto é DIPLOMACIA E POLITICAGEM social dogmática!
Verdade! E os espíritos que foram islâmicos ou budistas? Não é mesmo? O nosso Kardecismo é praticamente cristão. Será q Allan Kardec ficou preocupado da doutrina não vingar? Pode ser tbm, pois mais para frente, as pessoas começariam a enxergar o espiritismo de forma mais ampla.
Waldo ta coberto de razão, o espiritismo tem muitos furos e não adianta achar que tudo tem um sentido na vida, pq não tem, as pessoas precisam entender que a mania de tudo organizadinho , com respostas para tudo é coisa nossa, racional mas a vida real não é assim. O waldo foi além da religião e descobriu as falhas simples.
A salvação é pessoal.Cada um sabe onde o calo aperta.Uma coisa as pessoas precisam saber.Tudo de bom ou ruim que vocês fizerem vão ter que prestar contas.Isso é certo.Agora temos que respeitar a religião de cada um.Se eu sou um ex católico,espirita;budista.É problema de cada um.
Religião? Ciência? Filosofia? O Espiritismo simplesmente é! Mas não contesto Waldo Vieira, muito pelo contrário, sua missão era fundar uma nova ciência e hoje ela está ai, a Concienciologia que ainda vai crescer muito e se tornar uma grande ferramenta de conhecimento e evolução humana. Nas pesquisas científicas o pragmatismo é muito comum. É válido procurar por espíritos que não reconheçam Jesus, mas a enorme quantidade de espíritos cristãos é devido a este ter sido o ser humano mais evoluído que já passou pela Terra.
Concordo que o Espitismo tem seus erros, limitações e problemas, testemunhei de perto isso, mas a Conscienciologia também tem nas devidas contextualizações.
Tens toda razão, Leandro. Foi o próprio Kardec quem disse ser o Espiritismo uma doutrina (conjunto de ensinamentos) pertencente aos Espiritos. Este foi um dos motivos que o levou a usar o pseudônimo de Allan Kardec, para se omitir no mérito da obra. Da mesma maneira que Jesus não é o dono da obra que Ele aqui realiza e Ele mesmo deixou dito que sua obra era obra do Pai do Céu, e que existem muitos Cristos no Universo assim como muitas moradas na casa do Pai. Há mesmo muitos Espiritistas que por não estudarem a própria doutrina fazem campanha negativa ao próprio movimento doutrinário de forma inconsciente, designado o por Espiritismo de mesa branca, Espiritismo de Kardec, Espiritismo Cristao, etc... Estes buscam a forma e não o conteúdo. Estes somente trocaram suas antigas igrejas pelo centro espirita, pois acreditam, agora, que têm mais chances de ir para um lugar melhor, depois da morte, se tiverem respaldo "politico" de um movimento mais condizente com a verdade. Tudo é questão de expectativa e percepção. É a famigerada "Lei do Gerson", aplicada ao processo desencarnatorio.
Não sou benemerito com a consciologia , mas Waldo Vieira fez uma ótima analise neste ponto das incoerencias do espiritismo. O espiritismo não consegue provar a real identidade dos espiritos supostos finados que vos falam, simplesmente sugerem que temos que acreditar na honestidade dos mediuns.
Julio Cesar Paes Paes Basta estudar o Espiritismo para compreendê-lo enquanto ciência, filosofia e religião. Do contrário, fica-se no campo da superficialidade.
Moises Filardi perda de tempo...estudar o que dizem espiritos invisiveis, supostos finados, não ha prova da real identidade deles, voces não provam nada, simplesmente a sugestão de acreditar na honestidade dos mediusn...atraso de vida "estudar" que espiritos dizem.
Julio Cesar Paes Paes Honestidade e desonestidade, existem nos dois planos da vida. Só se pode formar juízo de valor a respeito daquilo que se conhece.
Julio Cesar, nao poder provar não significa nada. A nossa positivista ciência que somente existe ha mais ou menos 300 anos (um bebe) diz que tudo tem que ser provado, mas ela mesma se emaranha em problemas quando tenta provar que a partícula de Higgs (ou God's Particle) existe, pois tudo que os físicos falam sobre as partículas subatômica somente podem ser provados matematicamente e através de estatísticas. Mas assim foi tb no passado, quando um homen falou que a Terra não era plana e não era o centro do Universo. Muitos se rebelaram contra o novo ensinamento. Muitos poucos foram os curiosos que foram pesquisar pra encontrar a verdade. A maioria preferiu so falar mal. Hoje, os materialistas falam que são ateus porque não se pode provar a existência de Deus. Mas, usando da mesmas ferramentas do ateu, tb. não se pode provar a inexistência D'Ele. Tu preferes falar mal de uma doutrina que não conheces porque obviamente ou és ateu ou fazes parte de uma igreja que não encoraja seus membros à busca da verdade que liberta. Muitas igrejas preferem ver seus membros aprisionados pelo medo das outras "seitas" enquanto pregam que somente eles possuem a verdade. Abra teus olhos, Julio e não te deixe enganar. a Verdade esta dentro de nos. Nem precisamos dos prédios para encontrar Deus, mas no momento que tu jogas pedra num irmão somente porque ele acredita em Deus de uma forma diferente, estais atingindo o Deus que mora dentro dele (a) tb. Pense bem nisto quando usares da tua palavra para o ataque. Lembre-se de que que Jesus ja orientava-nos a fazer aos outros aquilo que gostaríeis fosse feito a ti mesmo. Fique em Paz, e medite, ore, no silencio de teu quarto, mantendo as portas fechadas para que o mal não te o invada.
Sem nenhuma intenção de querer julgar o Sr. Waldo Vieira, mais não assisti o vídeo, parei na primeira "besteira onde o espírita não sabe o que é", se cientista, se religioso, etc. Bem, precisa ter uma classificação? Necessitá-se ter um rótulo? Temos que usar farda e crachá também? A marca do carro precisa ser a mesma para todos? O mesmo time de futebol? Tem que ser registrado em alguma repartição? Enfim, como definir Jesus cristo? Um cientista, um administrador, um espírita, um espiritualista, um líder religioso, um estudioso, um crítico, um irmão, um pai, um filho, um conselheiro, um matemático, um psicólogo, um professor, um aluno? Vou parar por aqui, pois suponho que igual a Jesus, os espíritas não se prendem a classificação alguma. Também lembro, que realmente, quando conheci o espiritismo não sabia o que eu era, até que descobri que nesta belíssima doutrina, encontrei "o que preciso para evoluir", pois o que sou, é fruto desta evolução, e não há classificação maior de que "filho de Deus". Que Deus ilumine sua caminhada em busca do conhecimento e da paz meuirmão.
Ahahahah o Waldo Vieira tem uma personalidade muito forte, fala rasgado, muitas pessoas tendem a não gostar... Eu também acho impactante seu jeito mas tendo me manter imparcial e somente pensar sobre o que ele fala por achar que ele não é qualquer um. De fato, é um homem inteligente.
O maravilhoso do espiritismo é que é uma sabedoria que evolui, porque? porque o ser humano evolui, para tudo existe respostas, o que falta é a compreensão para o entendimento, se aqueles que compartilham esta sabedoria ficarem presos a dogmas, a pré-conceitos, ficaram presos em pensamentos "burro"(sem a busca da razão) , assim como se vê nas religiões, por isto devemos ter a nossa mente aberta e sermos questionadores e principalmente ter a coragem de rever nossos conceitos, não só na "religião" como no nosso dia a dia com nossos amigos e familiares !
Falou Edilson. Fostes inspirado quando dissestes "...ter a coragem de rever nossos conceitos..." Realmente isto requer paciência consigo mesmo pois tens que se ver como uma criança que esta sempre aprendendo, mas para saber o que é certo temos, muitas vezes, que navegar pelo oceano dos erros. É assim que vejo o irmão Waldo. Ele esta tentando e tenho certeza que um dia vai descobrir a Verdade pois Ela vira pra todos, indistintamente e irrevogavelmente. A verdade é a única coisa permanente no Universo de Deus, tudo mais passa. Lembras-te das palavras de Jesus: "Tudo passará, exceto minhas palavras"
Eu pessoalmente não vejo razão alguma para preocupações se alguém fica ou sai do Espiritismo. O Espiritismo não obriga ninguém a permanecer. Aliás está bem colocada nas obras espíritas que eles não estão preocupados com quantidade de adeptos. Alguns espíritas cultivam essa preocupação. Não se pode confundir os espíritas com o Espiritismo. Cada um será livre para fundar seus sistemas e se estiverem o mais próximo do verdadeiro vamos aplaudir. Eu ainda continuo após 30 anos.
Seja um Amigo da Enciclopédia: bit.ly/AmigosEnciclopédia
📚 Acesse o acervo da Conscienciologia.
🔎 Tenha muita facilidade nas suas pesquisas.
💚 Apoie o Canal do Tertuliarium e a Enciclopédia da Conscienciologia.
Espíritas ou não, ninguém deve julgar nada. Que bom que ele encontrou o caminho dele. E que bom que nós não temos nada a ver com a escolha dele. Sou espírita e sou feliz e nada melhor do que todos seguirem seus caminhos e que achemos que eles estão corretos.
Sábias palavras GRATIDÃO 😘👉❤vc pessoa linda
@@angelweizenmann997 gratidão!! ❤️
@@eliaspereirah mas falar de forma ética algo que precisa ser corrigido, não é julgamento. É um auxílio à pessoa. Não devemos confundir. Julgar é condenar. É apontar o dedo como se fosse algo que não tivesse solução e a pessoa sendo menosprezada por fazer algo contrário ao que o outro julga ser correto.
Concordo
Exatamente!
Examinai todas as evidências, retende o que é bom. (Apóstolo Paulo).
Exatamente 👍
Se alguém vier com uma nova doutrina que não seja o evangelho de Cristo , está deve ser rejeitada. ( Apóstolo Paulo) A bíblia condena a prática de falar com mortos. *Necromancia*
Cada qual tem seu processo de vivência... Não há o certo, nem o errado, quando se trata de espiritualidade...
Há sim amigo kkk
Claro q há, ué.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 a Concienciologia é uma ciência, e como tal se sustenta no racionalismo frio. Ela ainda engatinha, mas será uma grande ferramenta de conhecimento e evolução humana. Porém é apenas uma ciência, e não podemos conduzir nossas vidas somente com ciência.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 se pararmos para analisar, perceberemos que ela fala sim de amor, compaixão e caridade (esta com nome de Tenepes), mas de uma forma prática e pragmática. Por mais que possa se apresentar de forma fria e distante, é necessário para não desvirtuar do conceito de ciência.
A bíblia condena a prática de falar com os mortos. É uma prática pagã , os povos que não seguiam a Deus faziam isso.
Pena! Se perdeu pela razão! Mas, respeitamos sua escolha, conquanto não concordemos com suas conclusões! Deus lhe ampare no Mundo dos Espíritos!
temos que dar exemplo , que esse senhor siga o caminho dele , ninguém é suficientemente apto a julgar ....
Já morreu
Por isso msm ... Que siga o caminho dele!
Já leram o livro Jesus Falhou e Acabou em Desastre? Têm a resenha no meu canal.
Ele explicou, mas não convenceu exatamente o motivo.Talvez quisesse ser polêmico em outras áreas.Respeitemos o livre arbítrio dele.
@sibelly2381 Eu entendi perfeitamente, de fato o Kardecismo fala muito com o viés do cristianismo, mas como sabemos, existem trocentas religiões, e de fato, jamais ouvi falar de espiritos budistas, religiões afro , orientais, europeias, no Kardecismo, a unica vez que eu ouvi falar, foi do preto velho se nao me engano na mesa branca, onde ele foi banido, dai se fundou a Umbanda, bem a grosso modo dizendo.
Waldo Vieira não queria se prender a nenhum sistema religioso, e o espiritismo estava incorporando o Cristianismo, espiritualidade não é religião
Eu entendi! Ele concluiu que o espiritismo era a mesma coisa que o cristianismo e ele queria algo universalista.
Unamonos todos juntos... No permitamos que pequeñas diferencias insignificantes nos sigan separando por favor... Buen dia para todos...
Vejo muita gente comentando em vídeos como esse, e pouquíssimos ajudando quem precisa, dando atenção aos familiares ou aos necessitados.
Qual sua ongue que ajuda pessoas?
@@arionilsongomessantos8921 não é uma ong é um grupo, chama-se amor em ação
Q está a fazer além de julgar,tudo será pesado
Sempre a velha conversa, deveria ajudar as pessoas e bla, bla. E apontando o dedo na cara dos outros se achando o que mais ajuda. Vaidade e orgulho disfarçado de bondade.
@@antoniosubtil7352 não é blá blá blá amigo, é uma orientação sincera, posso não ter me expressado bem. Mas a caridade para com o outro é algo muito sério, que deve ser discutido, e incentivado. Muita paz meu irmão.
Um dos pontos que alguns não levam em consideração, é que os livros de Alan Kardec não tinham e nunca tentaram ter um caráter Religioso. Está mais voltando para um trabalho científico.
Concordo Kardec tinha a igreja católica no pescoço dele proibindo tudo que ele fazia , muita perseguição religiosa.
Ele fez experimentos para comprovar hipóteses?
Negativo. Allan Kardec cita em suas obras que se reconhece o verdadeiro espírita pelas transformações morais que tenha realizado. As consequências filosóficas são, portanto, a meta maior da doutrina.
Considerando que ela está fundamentada sob tríplice aspecto: ciência, filosofia e religião, percebe-se que o aspecto filosófico ou religioso está acima do aspecto científico.
Aliás, o aspecto científico só foi necessário para dar credibilidade à fonte das informações, nada mais que isso.
Retire-se os aspectos filosóficos e religiosos e tem-se a parapsicologia.
@@thinker8286 Sim, muitos
Isso msm bem que ele falava se a ciência contraditar o espiritismo, fica do lado da ciência
Eu me divirto com as opiniões postadas, porque cada vez mais chego a conclusão que dentro das religiões ou seitas, o que mais vemos é o bom e velho jogo de interesse entre os que estão na cúpula do poder.
Cada religião se diz dona da verdade e critica a outra, enquanto seus seguidores vão acumulando uma certa raiva uns dos outros.
Quando um membro sai de uma religião e vai pra outra, seus ex irmãos o criticam e começam a comentar seus defeitos.
Resumindo, as religiões são verdadeiras fogueiras de vaidades, mas fiquem tranquilos porque todos vocês irão pro céu.
@@andr1230
O espiritismo é muito interessante na sua proposta fundamental que é a evolução do espírito à medida que ele vai reencarnando.
Eu tive o prazer de conviver com uma personalidade muito conhecida do espiritismo, mas não vou citar o nome, porque assim como há divergências nas demais religiões, no espiritismo também acontece o mesmo e essa pessoa não é bem aceita por todos.
De qualquer forma, essa pessoa me ajudou a entender melhor os princípios da religião espírita.
Como sou um cético de carteirinha, o espiritismo para mim não passa de mais uma religião interessante, dentre as que já pesquisei.
O TRABALHO DO CHICO XAVIER ERA MUITO SÉRIO POR TANTO QUE O DINHEIRO ARRECADADO COM SEUS LIVROS IAM PARA AJUDAR AS PESSOAS NECESSITADAS
Nao, nao ia..,, a maior parte dos dinheiros arrecadados principalmente pela venda dos livros ia para os donos das editoras e não para a caridade! Ta na hora de acordarem... Chico era um “Anjo” mas mt se aproveitavam e se aproveitam ate hoje de suas obras de luz!
@@manudesousaoficial a maioria dos livros foi lançada pela FEB federação espírita brasileira, e ainda há vários outros a serem lançados
Muito boa teoria, ele tem razão. Será que só espíritos cristãos????? Gosto de pessoas com mente aberta que ponham em causa todas as teorias existentes. Só assim podemos evoluir, corrigindo o que está errado
o espiritismo peca grandemente por ser sectário e exclusivista dos princípios e ideais cristãos como se fossem as únicas credíveis ou viáveis. Até Ramatís não reconhecem porque é um espírito oriental (e muito evoluído).
Ele não está nada errado..não!!
As cabeças pensantes do espiritismo são execradas pelos puristas..Veja o ex do cmte Armond..do grande pesquisador e prof.Eduardo monteiro de carvalho..do exemplar edelso Jr...
Betes .. magnífico depoimento.. parabéns!!
As grandes cabeças pensantes do movimento espírita não ficaram paradas observando o ataque dos hipócritas doutrinários..foram a luta..estabeleceram outras associações abrirem o leque..e graças a eles temos hj várias casas espíritas divididas em 3 grupos orientacionais cada um escolhe a melhor pra si..A doutrina espírita é única..e ainda está se desenvolvendo vamos deixar de mimimi..e mãos a obra!!!
Eu tambem sai do espiritismo com 15 anos por causa desses furos comecei a estudar de tudo ocultismo as varias culturas do planeta, depois voltei desiludido só que quando retornei ao espiritismo eu voltei sem preconceitos com uma outra cabeça e sem fanatismo e acabei reconhecendo muito espirita fanatico e com seus preconceitos mas hoje nao julgo pq eu passei por essas experiencias, apesar de nao me consirar espirita eu trabalho em prol dele pq entre todas as religioes e filosofia que estudou o espiritismo é o que se aprofunda no que verdadeiramente importa que é o amor em ação
Tem razão o amor e fato
Quero ter uma visão mais wagner borges
@@DANIEL_CSS outra Seita
@@Daniel-hx6cz namaste
mas o bom é que existem muitos espíritas sem preconceitos e juntos com a turma da umbando tb, os centros universalistas é que são o futuro!
Muito bem Waldo! Continue estudando e sairá de muitos outros segmentos!
Ele faleceu alguns anos.
@@tatyluz18 Sim Concerteza. Eu até te agradeço, é porque na vdd quando tive contato com as narrativas do Waldo me sobreveio uma forte impressão de que ele estava mais vivo do que nunca de maneira tal que mesmo depois de saber que ele já tinha falecido na sua matéria mesmo assim continuei com essa impressão e ela permanece em mim , não sei explicar ao certo mas é algo muito bom que sinto.
Ia comentar mas desisti . Depois de tudo o que eu li nos comentários 🥵 Parece que a evolução humana ainda vai demorar alguns milhares de anos p/ alcançar um patamar de base. Pkê o que já passamos parece que não serviu pra grande coisa 🤷♀️
Ainda existe uma guerra ideológica infelizmente. Não a busca pela verdade espiritual.
ME PARECE QUE NÃO DESISTIU DE COMENTAR kkkkkk, COMO AINDA “DESCEU A LENHA” NO SER HUMANO... E PELO QUE EU VI NO SEU COMENTÁRIO VC TA NO TIME DA EVOLUÇÃO HUMANO TB!!! Kkkkkkk
Tão culto e estudado só se esqueceu que os espíritos de luz se manifestam da maneira que é mais confortável para aqueles que se comunicam com eles.
Pois é
isso não tem nada a ver com o que ele disse no vídeo.
Rafael, você interpretou errado.
Cada um segue aquilo que mais te convem ...nascemos sozinhos e partiremos tambem...
O melhor comentário que vi ate agora! 🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Nada disso. Somos matéria e energia. Não existe isso de espírita
Sim!!!depois que a gente começa a estudar outras coisas,a mente se expande...eu passei grande parte da minha vida lendo livros espíritas, chegou um momento que eu cansei e queria e continuo querendo muito mais.
Assim como muitas pessoas eram materialistas e expandem a mente quando encontram o espiritismo.
Fui espírita por muitos anos. Hoje já não faz muito sentido para mim, algumas coisas ensinadas no espiritismo. No momento tenho me interessado pelo Budismo. Nossa consciência muda muito ao longo da vida!
@Ian Fagundes Comigo é mesma coisa! eu acabei Virei Católico
Claro as Religiões Orientais são Superiores! tem mais conhecimento! muito Antiga
Também estudei por um bom tempo as obras espiritas e como fui estudando História com profundidade e aí vieram outros estudos, fui percebendo que muitas psicografias, por mais belas que fossem não se correlacionavam com a História verdadeira. Fui descobrindo várias falhas que me deixaram decepcionada e chegou o momento de virar essa página. Espiritualidade é muito maior.
Tudo evolui...e o espiritismo está estacionado. Sou kardecista e tenho muitas perguntas sem respostas e questionamentos. Mas o Espiritismo não evolui pq oq já recebemos de informações ainda não compreendemos e praticamos. Enquanto não se aprende a lição não se "passa de ano". A Espiritualidade só nos dará mais ensinamentos quando aprendermos o pouco que nos foi passado ou seja... a culpa é nossa!!!!
Eu entendi o ponto de vista dele. O fato de as obras do espiritismo apenas endereçar cristo como pai e salvador, isso separaria outras pessoas de outros vertentes. Quando ele aborda o conceito de energia sem usar termos religiosos ele abrange uma gama maior de pessoas que até então ficariam de fora do conhecimento. E, que dentro de um dogma qualquer religioso a ciência vai até certo limite, não permitindo aos seus "fiéis" desvendar esses mistérios insondáveis que muitos de nós ainda tem. Por exemplo, ele me ensinou a trabalhar a proteção contra "seres negativos, obsessores, consciências de baixa vibração" através de técnicas E.V. - Como diz a passagem bíblica, na casa do nosso "pai" ou criador, ou do cosmos como você preferir chamar, existem diversas moradas e diversas formas de se chegar até ele. Aqui estamos em uma delas!
As muitas letras podem enlouquecer um homem.
Quando penso que sei tudo, descubro que não sei de nada.
Cada pessoa tem o direito de ser o que quiser e de mudar de opinião a qualquer hora.
sábias palavras
Motivo 1: Porque ele quis.
Motivo 2: Porque ele quis.
Motivo 3: Porque ele quis.
Não tô defendendo e nem julgando mas somos livres pra fazer escolhas e obrigados a conviver com as consequência.
eu fui espírita por 20 anos , até que resolvi me aprofundar mais e trabalhar num centro. Resolvi sair do kardecismo. Tem muita bobagem mesmo, chega a irritar sim. Mas a bobagem não está em Alan Kardec nem Chico. A bobagem está na nossa ignorancia mesmo, estamos todos caminhando aprendendo e expandindo consciência. Faz parte. Sou grata ao kardecismo. Mas hoje sou budista. Lembrando que há muitas bobagens também nos templos budistas. Mas a culpa não eh de Buda e sim da ignorância dos aprendizes (eu me incluo na ignorância)
Boa noite, Angélica. Então, não se trata de bobagens, mas de ignorância mesmo. Quem diz que foi espírita, na verdade, jamais foi.
Moises Filardi verdade. eu não tinha pensado por este lado. Muito bem pensado. Talvez eu pensava que era kardecista, mas nunca fui. pode ser sim.
Legal seu comentário.
Meu coração sempre foi budista
mas claro que ainda gosto dos livros do Chico, ainda faço vibracoes, ainda leio Emmanuel. ainda mentalizo jesus. gosto muito da fraternidade de são Francisco de Assis. Continuo gostando dos cursos de reforma íntima. Participo de trabalhos de caridade... mas no coração mesmo, o budismo fala mais alto.
Muito amor e paz pra vc
Claro, querida. Temos que buscar aquilo que melhor nos preenche; entretanto, nenhuma religião jamais dará sentido às nossas vidas a não ser o amor e a caridade. Independentemente da religião que professamos, devemos sempre ajudar o próximo. Nisso também consiste a verdadeira felicidade. paz sempre!
Falou tudo!
@Angelica Silva, eu posso não conhecer muito o Budismo, mas posso dizer que Buda é um espirito puro. Sou Espirita Kardecista e no Budismo, há Espiritismo. Em todas religiões, há Espiritismo, já dizia Allan Kardec. Como por exemplo, o início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. - Há Espiritismo. Sem falar também, da questão espiritual que Buda propõe.
Você pode ser Budista e Espírita ao mesmo tempo, já que ambas são Doutrina e não uma religião. E você disse que trabalhou por 20 anos num Centro... E você não desenvolveu a mediunidade? Se desenvolveu, você teve novas experiências, certo? E então porquê saiu do Espiritismo?
Grande Waldo. Propositor da Conscienciologia e da Projeciologia.
Pelo que já li e ouvi, Waldo não aceitava a doação dos direitos autorais feitas pelo Chico e exigia sua parte da autoria. Não conseguiu e saiu falando mal do Chico. Lamentável, pois ele é todos nós perdemos com sua atitude.
Tbm sempre achei q o erro do espiritismo foi sincretizar com dogmas cristãos. Por isso achei o Budismo mais sensato e isento.
Uma mediunidade tão linda e ,só Deus
Por que estão preocupados discutindo isso? É inútil fazê-los entender e aceitar que a vida não é composta somente de matéria. Lembrem-se que a evolução ocorre por si só, não podemos impor isso aos nossos irmãos. Não acredita? Tudo bem. Mas você vai morrer não vai? Quando você morrer a gente conversa sobre o assunto. Sem julgamentos, é claro.
Ele foi ego ista ,deixou o ego falar mais alto e tentou racionalizar o que não deu conta: viver ao lado de quem se apagou para servir!
Sem receber um tostão por isso!
Ele enriqueceu na formação de nova teoria, que só por si endoida! ......inventou novas expressões para chamar de suas! Vaidade das vaidades! Matéria das matérias-primas! ....
Espiritismo é tão Ciência quanto a astrologia.
Vocês espíritas são burros. São influenciados pelo Darwinismo sem se darem conta. EVOLUÇÃO É FARSA.
O nome, os processos, as religiões nossas e das outras consciências nada importa, o que importa é a reforma interior!
Grande Waldo,deixou um legado para humanidade,minha total admiração a voce,gratidão por nos ajudar sair dessas amarras religiosas..Cris D Paschoal
Verdade cris ele fez o certo sim de ter saído ele ganhou a minha admiração!
Uai pra isso temos livre arbítrio, pra decidir o que é melhor pra nós, se ele achou que sair do espiritismo seria a melhor opção, que saia e vai procurar o que o satisfaça, ele não é o primeiro nem último a sair de sua religião, temos "n" pessoas saindo de suas religiões, católico deixando o catolisismo , evangélico deixando o evangelismo e por aí vai né, como dizem, é a vida que segue!
Mas ele escreveu , junto com Chico, um livro muito bom : "Evolução em dois mundos"
Foi psicografia, ele não escreveu nada
Jamas ouvi falar de Waldo rsrs
@@HugoRodrigoSG Estranho isso Ne Sei La Mam n vejo coerência
A fascinação tem conseqüências muito mais graves. É uma ilusão produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio, relativamente às comunicações. O médium fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito tem a arte de lhe inspirar confiança cega, que o impede de ver o embuste e de compreender o absurdo do que escreve, ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente.
Bravooo!!!
Duas frases....desculpem se errar na descrição "1- A CESAR O QUE E DE CÉSAR "..."2-NAO SE SEGUE A DEUS E A MAMOM" ..e a segunda eu ouvi de um grande amigo, rs..a vida segue de acordo com nossas escolhas; mas um dia ate a vida fisica se esvai.
Livre arbítrio, lembra? Cada um escolhe o seu caminho!
É muito DIFÍCIL para o ser HUMANO se desapegar a matéria, mas esta é a verdadeira PROVA.
Dr.Valdo: Estudei o tratado de projeciologia o dia todo durante 30 dias: Talvez daqui alguns milênios o Sr. Seja reconhecido por esse trabalho faraônico e magnífico lançando luz com a sua TARES(Tarefa de Esclarecimento) sobre a escuridão que paira nas mentes desse pequeno planeta água.
O Waldo já é reconhecido pelo trabalho dele. Só os fanboys do Chico que o atacam
Kardec deixa claro em O Livro dos Espíritos que o espiritismo é uma ciência, pois, embora não trabalhe com o método científico de buscar uma opinião contrária, ele estuda as origens e a destinação de todas as coisas. O espiritismo é de fato atrelado a religião cristã, pois foi baseada nos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, mesclando assim ciência e religião, coisa que os grandes cientistas eram religiosos e os pesquisadores atuais já afirmam que não é possível que o universo seja o que é sem que houvesse um Ser maior (Deus). Todavia, não há lugar algum que diga que o espiritismo ou que os Espíritos praticam qualquer discriminação contra outras religiões. Os Espíritos que escreveram livros eram cristãos pela simples lei (explicada pelo próprio espiritismo) da afinidade. Existem Espíritos de outras religiões, isso é óbvio. Estes não se comunicam por não quererem, pois tal preconceito não existe, pois, se houvesse, seria contra o próprio pensamento espírita-cristão. Outro ponto que prova o não preconceito religioso é a afirmação dos Espíritos em O Livro dos Espíritos que: "O espiritismo não veio substituir nenhuma crença ou religião, mas complementá-las".
As pessoas que deixam o espiritismo o fazem por sua própria ignorância e egoísmo, pois acham que já aprenderam tudo o que podiam e querem algo a mais. Tolos! Ainda em O Livro dos Espíritos, os Espíritos afirmam que essa doutrina está em constante evolução, havendo sempre coisas novas a se aprender e isso pode ser visto em quantas obras são lançadas todos os anos, denotando sincretismo entre as religiões.
Esse homem deixou a doutrina por seus motivos escusos ao ver que não obteria nenhum lucro com ela, visto que as instituições espíritas trabalham apenas para a caridade, sem lucrar com ela, como nos ensinou o Cristo.
Sinceramente, grande parte do Livro O Céu e o Inferno é de combate aos princípios católicos, que, de tão extenso, torna-se enfadonho. O próprio "Limbo" acredito que nem é mais aceito no catolicismo e continua a ser literalmente "mastigado" para os espíritas. Perde-se precioso tempo! E andamos em círculo... Veja, estamos às vésperas da transição planetária e o que fazemos? Falamos em culpa, resignação e perdão. Ok. Mas é a expansão da consciência, o autoconhecimento, que vai nos levar à regeneração de nós mesmos!!!! É disso que precisamos, de despertar!!! Estou em busca... Topei com essa intuição e sigo avante, pois quero descobrir o que há dentro de mim que possa me ajudar a alcançar o que preciso fazer e como fazer antes que não haja mais tempo...
Onde houver o elemento humano aí haverá de haver as dificuldades destes.
Frasse ótima gratidão
Siga seu caminho meu irmão,com sua verdade
Faz 1 mês. Estava em um Centro Espírita, quando o palestrante elaborou para a assistência, uma questão sobre União da alma e do corpo. E começou a falar sobre a questão 356 do Livro dos Espíritos. Sempre naquele repetitivo tom de advertência. Foi quando um mentor se aproximou e perguntou: "Ainda questão 356? Já está escrita a questão 60 mil. Vocês já deveriam estar, pelo menos, na nº 5999! Até quando vão ficar reiniciado estudo do que já deveriam ter assimilado e estar praticando sem problemas? O Progresso já se fez! Despertem!"
Depois dessa..........
Que bacana Marcia! Aonde consigo essas outra perguntas? Ou foi somente em tom de ironia?
Realmente o Espiritismo Kardecista é baseado nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, na interpretação do Novo Evangelho e é raro encontrar um Centro de Estudos sem que não se mencione repetidas vezes o nome do mestre em que se baseou a tradução segundo o Espiritismo. Muitos percebe-se logo de início, outros no meio com cantorias iguais uma Igreja Protestante, conhecida como Evangélica no Brasil e não discutem lógica da Lei Natural Universal. Nestes locais há um forte credo e como tal limita o livre raciocínio e ampliação da consciência já que sequer é estimulada. Mas existem muitas exceções onde são estudados os fenômenos seriamente e sem nenhum credo religioso ou cultural, alguns usam inclusive a meditação, após uma sessão de relaxamento como forma de ascender a essa realidade.
Ai vem um monte de gente com dor no cotovelo falar mal do cara pq ele saiu do espiritismo, só que no final continuam a abdicar dos videos dele para continuar estudando não é?!. Falta é mais educação, as pessoas não podem nem escolher mais o que vai ou não seguir.
Concordo!
@@Mauro-gf9nr Muita besteira? ou mhita vdds? e se ele só fala besteira ta fazendo o q aqui ouvindo ele?
Estudei Espiritismo por 30 anos e demorei muito para entender que Waldo está certíssimo. Basta olhar os comentários aqui… os julgamentos vêm todos daqueles que se dizem “espíritas”, todavia se acham os donos da verdade. Gente, não há nada fora, externo, está tudo dentro de nós!
Sou ESPÍRITA com muito orgulho, porém compreendo muito bem os motivos que o levaram a deixar essa doutrina, Waldo gostaria de realizar mais pesquisas científicas do meio.
P.S: Ser muito inteligente este Waldo, porém falta humildade e outros adjetivos... Quem sabe na outra reencarnação consiga chegar a 1% do que Chico Xavier representou.. e olha que valorizo as obras da Conscienciologia e as utilizo para estudo !
Ninguém tem o direito de criticar a fé do outro. O que eu gosto do espiritismo é a necessidade da nossa reforma íntima, sem a mesma, não existe mudança. Não me considero digna de ser chamada espírita porque ainda estou muito verde, não fiz as leituras necessárias, nem as práticas. Se as pessoas esperam "destaque" no espiritismos, estão enganadas, porque a simplicidade, a caridade e renúncia, são requisitos básicos para os seguidores. Espiritismo não é religião, não tem dogmas, é apenas doação. Cada um deve procurar onde se sente melhor, mas não culpem as religiões pelos fracassos, muitas vezes a vaidade nos derruba e procuramos muitas vezes, de forma injusta, culpar o outro. A reforma íntima é exatamente combater essa vaidade, esse egoísmo. Não é o tempo que você passa em uma religião ou filosofia de vida, que o fará conhecedor de todas as verdades, portanto, sejamos mais humildes.
Primeiramente, é importante frisar que eu *não* tenha religião. Pois bem. Agora, continuemos. Criticar é preciso; mas respeitar a opinião alheia também. Ou seja, é valioso ser racional, neutro e gentil, ao examinar um ideário, mesmo que ele nos pareça estragado. Afinal, opinião é opinião e podemos relativizar todas. Não existe "verdade universal" que não possa ser analisada, contextualizada e tornada subjetiva. Portanto, o melhor a se fazer é confiar no Poder Maior e auxiliar quem necessita. O resto é tagarelice.
Vamos parar de julgar..ele apenas fez uma opçao..mas deixou boas obras...esqueceram do livre arbítrio??!!??
Rapaz te fala uma coisa, nao critico ninguem neim qualquer religião. Agora pra mim o espiritismo é completamente verdadeiro
pq sou medium de desdobramento, é a mesma coisa alguem chegar pra mim e perguntar se eu preciso de ar para sobreviver eu digo é claro, pq isso acontece comigo! Eu tenho experiências concretas que acontecem comigo, como negar algo que esta em mim, quem nao tem mediunidade talvez até possa falar que nao acredita, porém quem tem sabe com certeza o que é verdadeiro e nao é! Antes de algumas coisas acontecerem comigo eu tambem ficava em duvida, depois que começou a acontecer ja não tenho dúvida alguma mais. Então cada um deve procurar conhecimento de acordo com suas experiências e também com seu crescimento moral. Agora ciência e religião devem andar juntas, pois a partir do momento que tiver provas concretas que a ciência prove, então tem alguma coisa errada e devemos procurar explicações!
Adivinha quem fez todo o estudo sobre desdobramento e projeção astral? Um jovem que com 33 anos saiu do espiritismo e deixou seus trabalhos com um senhor chamado Chico Xavier
E outra. Médiuns já seguiam outras crenças a milhares e milhares de anos. Eu como alguem com sensibilidade parapsiquica( vulgo médium tbm, mas alem de desdobramento eu sou vidente, clarividente, clariaudiente, sensitivo, de incorporação e uma serie de outros "dons" que o Kardec nunca codificou) quando se tem uma vivência de trabalho mais intensa o espiritismo em si se torna vago.
Os espíritas são seres humanos, como todo mundo é ser humano, ninguém é dono da verdade, ninguém, por mais culto ou iluminado que seja, descobrir algo para desmerecer outra creio que não é adequado, cada um pensa do jeito que lhe agrada, tudo bem, sigamos.
O primeiro ponto que o nobre irmão coloca, e se e ou não religião, Allan Kardec definiu muito bem na Revista Espírita, Dezembro de 1868, nos explicando que no sentido vulgar, com práticas e dogmas o espiritismo não é uma religião, mas no sentido específico da palavras, ou seja, Religião do latim Religare, religar o homema Deus, o espiritismo e sim uma religião, depende do ponto em que a palavra e utilizada, pois como sabemos, existem mais idéias que palavras, logo uma palavra possui alguns significados.
O segundo ponto, que os Espíritos que contribuíram no desenvolvimento das obras de Allan Kardec são sempre do Cristianismo, está novamente equivocada, em O Evangelho segundo o Espiritismo, temos a primeira entitulada Instruções dos Espíritos, no Primeiro capítulo, que é assinada por um Espírito Israelita, na Revista Espírita, temos mais mensagens desse mesmo Espiritos.
Caso o nobre irmão tivesse lido as "obras básicas" do Espiritismo, teria estudado em A Gênese, Capítulo 1, Item 58, onde diz com muito claridade, "nem só os Espíritos superiores se manifestam; fazem-no igualmente os de todas as categorias e preciso era que assim acontecesse, para nos iniciarmos no que respeita ao verdadeiro caráter do mundo espiritual", Oi seja, Espiritos de várias ordens, diferentes níveis e posições participaram.
Entendemos a opinião e posição de todos os nobres irmãos, em relação as crenças, mas para entender o Espiritismo, e preciso Estudar, muitos querem questionar ou psicografar, mas antes de tudo, precisamos Estudar o que Kardec nos trouxe, para não criar sistemas errôneos.
Lembremos...
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 7:13,14
Caramba…que comentário sucinto! Obrigada.
Os espíritos já nasceram todos Conscienciologistas , a causa está nos processos Culturais, e na medida que eles vão se inteirando em suas escolhas vão se ajustando.. O importante é que o médico atende a todos!... sem perguntar os pormenores de suas escolhas!.... Não esqueçamos que a o desdobramento amplia a visão, mais não muda o ser de imediato, para que não haja pirotecnia ou mágica., com.todo o respeito ao trabalho do saudoso Waldo Vieira é o que imagino.
Nos proprios livros pisicografados por Chico , falam de espiritos de outras religioes como hindus , trabalhando na seara do bem , para o espiritismo nao importa se é cristao mulçumano , budista etc , os espiritos nao teem preconceito religioso.
Eu me considero espírita kardecista, mas também gosto muito dessa parte de projeção astral… O que eu acho mais engraçado é o waldo falar que o espiritismo não sabe o que quer ser, Que é uma pseudo ciência, aí ele sai, funda um negócio de pesquisa de projeção astral, usa termos como euforex , consciex etc…. Ou seja, eu acredito nele, no sentido que existe projeção astral e tal, mas o que ele faz também não é ciência porque ele não tem como provar que espírito existe …cientificamente falando … simples assim… por isso acho hipocrisia da parte dele criticar o espiritismo… na minha opinião pessoal eu acho que ele sempre teve inveja do Chico Xavier
Para entender Valdo tem que estuda-lo... adoro suas explicações.
Toda e qualquer religião é uma barreira entre a verdade e a farsa. Tendo sempre o supremo objetivo de adquirir poder e controle sobre os semelhantes.
"Mano pensei que era só eu que pensava desse jeito."
Do ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do amor, ninguém é necessário. ... Não somos superiores aos animais. Tudo, na verdade, deve ser questionado, criticado e repensado .
Se nao teve um encontro com o Senhor Jesus, de nada adianta deixar o espiritismo...
Vc é ridículo
Concordo com ele, eu também vejo muita coisa errada nessa doutrina, para começar na prática dela, que muitos centros ensinam uma coisa e fazem outra, além de negar para seu público a realidade do plano espiritual.
me explique melhor
Eu não conheço nada mais esclarecedor que a Doutrina espírita. Onde existe a liberdade porque nada é proibido, não há necessidade de apegar aos objetos e rituais para que Deus nos ouça e ajude .Basta pensar. Todos são bem vindos. Não há cobranças de vestes, de dízimos etc.. Apenas temos que saber a lei de ação e reação, também causas e efeitos. Caridade e humildade. Existem pessoas que não querem realmente trabalhar seu interior em favor de si própria e consequentemente para um mundo melhor , porque assim quer QUEM nos criou. Então não se conformam com pessoas como o Chico Xavier que conseguiu fazer a parte dele. 🌞
Que Jesus abençoe sempre ao Waldo Vieira e que ele possa conhecer a si mesmo
Bom mesmo é seguir a Cristo..
Francisco Valter É isso que nós espíritas fazemos.
Bom mesmo é acreditar na razão
Sou espírita, amo a doutrina e tenho que concordar com as críticas de Waldo.
Tenho que concordar com Souto Maior, esse cara era inteligentíssimo.
Ele tinha coragem de fazer essas críticas, que também são minhas.
Aqui do meu lado todos dizem que espiritismo é doutrina. Mas confesso que ninguém sabe se é religião ou filosofia.
Também acho que seja muito cristão. Uma vez que acreditamos que todos os espíritos realmente existam, pq excluímos o mundo Ocidental? Dizendo que Jesus é o guia da humanidade?
Parabéns Waldo e obrigado por estar do nosso lado e do Chico por 10 anos.
O que te controla é aquilo que não pode ser criticado.
Se vocês querem uma amostra, de que o Waldo Vieira tem alguma razão, em suas colocações acerca do Espiritismo, é só lerem os comentários aqui expostos pelos crentes Espíritas.
O amor e a caridade não está na muleta da religião.
entendo perfeitamente o valdo....e tenho certeza q ele nunca negou o valor do espiritas....apenas ele prega uma abrangencia maior quanto ao conhecimento espiritual..
É a visão dele, respeito. Mas o Espiritismo não é nada disso.
Pô cara, q motivos nada a ver. Kkk 🤷🏻♂️
Kkkk ele queria BRILHAR SOZINHO.KKKK ai pulou fora.kkkk
Vcs não entenderam nada do que ele falou..
@@dyegomascarenhas5257 ENTENDI MUITO BEM. E vc? Explica então de forma lógica se não for te pedir muito.
Evoluição!!! As época de alma encarnada, elas evolui!
Uma bom médio Hoje, e muito diferente do médio de 1800. No entrando na sua época de encarno eles são melhores.
Cara, os supostos espíritos da codificação eram tão católicos que até defenderam a catequese feita aos índios no processo de colonização, pois, segundo eles, os índios precisavam evoluir. Tipo, espiritos superiores com pensamentos eurocêntricos!
A liberdade de escolha deve ser respeitada e isso aprendemos na doutrina,mais nem todos aprendem ,respeitar ao proximo é algo q independe de religiao ,podemos e devemos refletir e as vezes mudamos de opiniao ,apenas devemos saber entrar e sair com respeito. E isso nao tem nada de religiao e sim com os atos do individuo e sua conduta perante as situaçoes .
Definição do espiritismo: ciência, filosofia e religião.
Cada um segue suas convicçoes . Ninguem é o dono da verdade
Demorei chega aqui que lindo este sabio
A minha pergunta ; porque entrou ?
DESAFIO AQUI OS IRMÃOS !!! ME MOSTREM UM VÍDEO APENAS UM SÓ VÍDEO EM QUE O WALDO VIEIRA DIZ A PALAVRA JESUS CRISTO ! ELE SEMPRE SE REFERE A JC OU J CRISTO ! ABRAÇO A TODOS.
Isto nao faz dele uma pessoa má, faz? Lembre-se de que por centenas de anos invadimos outros países e matamos em nome de Deus e Jesus Cristo, na idade media. E estamos todos reencarnados em nova vestimenta carnal para novo aprendizado. O próprio George Bush, então presidente dos EUA, disse que iria invadir o Iraque em nomen de Deus e Jesus para libertar o seu povo do jugo de Sadan Hussein. So pra citar dois exemplos de que não basta falar no nome Jesus, se não ages conforme Seu ensinamento.
Neste vídeo do link no minuto 7:48 ele fala claramente th-cam.com/video/jW0izNK1Pdw/w-d-xo.html
Obrigado @Val So, o cristianismo e seu proselitismo violento dizimou vidas sem conta. O que é bom não precisa de tanta propaganda, ou conversão forçada. Tenho muito carinho pelo espiritismo, mas essa cristianizacao é maçante. Não existem na alta espiritualidade judeus, islâmicos, budistas, umbandistas, xamanistas????
Reflitam, busquem a verdade sem dogmas.
Pesquisem.
Não sejam bocós ventrílocos.
O ÚNICO E REAL MOTIVO: Desejo por auto-expressão em sua total plenitude!! É UM DIREITO DE TODOS!!! O resto é DIPLOMACIA E POLITICAGEM social dogmática!
Vc deve ficar onde se sentir bem, mas faltar com respeito não é digno
Verdade! E os espíritos que foram islâmicos ou budistas? Não é mesmo? O nosso Kardecismo é praticamente cristão. Será q Allan Kardec ficou preocupado da doutrina não vingar? Pode ser tbm, pois mais para frente, as pessoas começariam a enxergar o espiritismo de forma mais ampla.
Waldo ta coberto de razão, o espiritismo tem muitos furos e não adianta achar que tudo tem um sentido na vida, pq não tem, as pessoas precisam entender que a mania de tudo organizadinho , com respostas para tudo é coisa nossa, racional mas a vida real não é assim. O waldo foi além da religião e descobriu as falhas simples.
Vai estudar, e para de falar besteira
O Waldo tinha que tentar mudar os rumos do espiritismo e não sair fora, se eu faço parte de algo que eu gosto eu não abandono.
Os IrmãoS ESPÍRITAS São REELIGIOOSOSS
A salvação é pessoal.Cada um sabe onde o calo aperta.Uma coisa as pessoas precisam saber.Tudo de bom ou ruim que vocês fizerem vão ter que prestar contas.Isso é certo.Agora temos que respeitar a religião de cada um.Se eu sou um ex católico,espirita;budista.É problema de cada um.
em outras palavras, saiu de uma pseudociência pra construir outra.
NINGUÉM DEIXA NADA POR NADA.
A explicação dele, que se diz "saber de tudo" não foi nada contundente.
Religião? Ciência? Filosofia? O Espiritismo simplesmente é! Mas não contesto Waldo Vieira, muito pelo contrário, sua missão era fundar uma nova ciência e hoje ela está ai, a Concienciologia que ainda vai crescer muito e se tornar uma grande ferramenta de conhecimento e evolução humana. Nas pesquisas científicas o pragmatismo é muito comum. É válido procurar por espíritos que não reconheçam Jesus, mas a enorme quantidade de espíritos cristãos é devido a este ter sido o ser humano mais evoluído que já passou pela Terra.
religião separa as pessoas ...simples assim...balela política para acorrentar a conciencia humana ...bora evoluir a mente irmãos 😉
Concordo que o Espitismo tem seus erros, limitações e problemas, testemunhei de perto isso, mas a Conscienciologia também tem nas devidas contextualizações.
O título do vídeo não é correto: o espiritismo não é Allan Kardec e Chico Xavier
Tens toda razão, Leandro. Foi o próprio Kardec quem disse ser o Espiritismo uma doutrina (conjunto de ensinamentos) pertencente aos Espiritos. Este foi um dos motivos que o levou a usar o pseudônimo de Allan Kardec, para se omitir no mérito da obra. Da mesma maneira que Jesus não é o dono da obra que Ele aqui realiza e Ele mesmo deixou dito que sua obra era obra do Pai do Céu, e que existem muitos Cristos no Universo assim como muitas moradas na casa do Pai.
Há mesmo muitos Espiritistas que por não estudarem a própria doutrina fazem campanha negativa ao próprio movimento doutrinário de forma inconsciente, designado o por Espiritismo de mesa branca, Espiritismo de Kardec, Espiritismo Cristao, etc... Estes buscam a forma e não o conteúdo. Estes somente trocaram suas antigas igrejas pelo centro espirita, pois acreditam, agora, que têm mais chances de ir para um lugar melhor, depois da morte, se tiverem respaldo "politico" de um movimento mais condizente com a verdade. Tudo é questão de expectativa e percepção. É a famigerada "Lei do Gerson", aplicada ao processo desencarnatorio.
Assistam o filme "Kardec". Espiritismo não conflite com a CIÊNCIA. 🤯
Eu era agnóstico, é fascinante!
Amo o espiritismo.
Verdade o que ele fala,temos que considerar as outras religiões:Islamismo,Judaísmo,Hinduísmo,Budistas etc.
Não sou benemerito com a consciologia , mas Waldo Vieira fez uma ótima analise neste ponto das incoerencias do espiritismo.
O espiritismo não consegue provar a real identidade dos espiritos supostos finados que vos falam, simplesmente sugerem que temos que acreditar na honestidade dos mediuns.
Julio Cesar Paes Paes Basta estudar o Espiritismo para compreendê-lo enquanto ciência, filosofia e religião. Do contrário, fica-se no campo da superficialidade.
Moises Filardi perda de tempo...estudar o que dizem espiritos invisiveis, supostos finados, não ha prova da real identidade deles, voces não provam nada, simplesmente a sugestão de acreditar na honestidade dos mediusn...atraso de vida "estudar" que espiritos dizem.
Julio Cesar Paes Paes Honestidade e desonestidade, existem nos dois planos da vida. Só se pode formar juízo de valor a respeito daquilo que se conhece.
Moises Filardi voce não pode provar isso. .
Julio Cesar, nao poder provar não significa nada. A nossa positivista ciência que somente existe ha mais ou menos 300 anos (um bebe) diz que tudo tem que ser provado, mas ela mesma se emaranha em problemas quando tenta provar que a partícula de Higgs (ou God's Particle) existe, pois tudo que os físicos falam sobre as partículas subatômica somente podem ser provados matematicamente e através de estatísticas. Mas assim foi tb no passado, quando um homen falou que a Terra não era plana e não era o centro do Universo. Muitos se rebelaram contra o novo ensinamento. Muitos poucos foram os curiosos que foram pesquisar pra encontrar a verdade. A maioria preferiu so falar mal.
Hoje, os materialistas falam que são ateus porque não se pode provar a existência de Deus. Mas, usando da mesmas ferramentas do ateu, tb. não se pode provar a inexistência D'Ele.
Tu preferes falar mal de uma doutrina que não conheces porque obviamente ou és ateu ou fazes parte de uma igreja que não encoraja seus membros à busca da verdade que liberta.
Muitas igrejas preferem ver seus membros aprisionados pelo medo das outras "seitas" enquanto pregam que somente eles possuem a verdade.
Abra teus olhos, Julio e não te deixe enganar. a Verdade esta dentro de nos. Nem precisamos dos prédios para encontrar Deus, mas no momento que tu jogas pedra num irmão somente porque ele acredita em Deus de uma forma diferente, estais atingindo o Deus que mora dentro dele (a) tb. Pense bem nisto quando usares da tua palavra para o ataque. Lembre-se de que que Jesus ja orientava-nos a fazer aos outros aquilo que gostaríeis fosse feito a ti mesmo. Fique em Paz, e medite, ore, no silencio de teu quarto, mantendo as portas fechadas para que o mal não te o invada.
Muito bom.
Sem nenhuma intenção de querer julgar o Sr. Waldo Vieira, mais não assisti o vídeo, parei na primeira "besteira onde o espírita não sabe o que é", se cientista, se religioso, etc. Bem, precisa ter uma classificação? Necessitá-se ter um rótulo? Temos que usar farda e crachá também? A marca do carro precisa ser a mesma para todos? O mesmo time de futebol? Tem que ser registrado em alguma repartição? Enfim, como definir Jesus cristo? Um cientista, um administrador, um espírita, um espiritualista, um líder religioso, um estudioso, um crítico, um irmão, um pai, um filho, um conselheiro, um matemático, um psicólogo, um professor, um aluno? Vou parar por aqui, pois suponho que igual a Jesus, os espíritas não se prendem a classificação alguma. Também lembro, que realmente, quando conheci o espiritismo não sabia o que eu era, até que descobri que nesta belíssima doutrina, encontrei "o que preciso para evoluir", pois o que sou, é fruto desta evolução, e não há classificação maior de que "filho de Deus". Que Deus ilumine sua caminhada em busca do conhecimento e da paz meuirmão.
Boa.
Ahahahah o Waldo Vieira tem uma personalidade muito forte, fala rasgado, muitas pessoas tendem a não gostar... Eu também acho impactante seu jeito mas tendo me manter imparcial e somente pensar sobre o que ele fala por achar que ele não é qualquer um. De fato, é um homem inteligente.
É como ele mesmo disse: "CAI fora". Tomara que possa se levantar.
Tenho certeza que agora quer "cair dentro"
O maravilhoso do espiritismo é que é uma sabedoria que evolui, porque? porque o ser humano evolui, para tudo existe respostas, o que falta é a compreensão para o entendimento, se aqueles que compartilham esta sabedoria ficarem presos a dogmas, a pré-conceitos, ficaram presos em pensamentos "burro"(sem a busca da razão) , assim como se vê nas religiões, por isto devemos ter a nossa mente aberta e sermos questionadores e principalmente ter a coragem de rever nossos conceitos, não só na "religião" como no nosso dia a dia com nossos amigos e familiares !
Edilson FLORES VIEIRA
Falou Edilson. Fostes inspirado quando dissestes "...ter a coragem de rever nossos conceitos..." Realmente isto requer paciência consigo mesmo pois tens que se ver como uma criança que esta sempre aprendendo, mas para saber o que é certo temos, muitas vezes, que navegar pelo oceano dos erros. É assim que vejo o irmão Waldo. Ele esta tentando e tenho certeza que um dia vai descobrir a Verdade pois Ela vira pra todos, indistintamente e irrevogavelmente. A verdade é a única coisa permanente no Universo de Deus, tudo mais passa. Lembras-te das palavras de Jesus: "Tudo passará, exceto minhas palavras"
Eu pessoalmente não vejo razão alguma para preocupações se alguém fica ou sai do Espiritismo. O Espiritismo não obriga ninguém a permanecer. Aliás está bem colocada nas obras espíritas que eles não estão preocupados com quantidade de adeptos. Alguns espíritas cultivam essa preocupação. Não se pode confundir os espíritas com o Espiritismo.
Cada um será livre para fundar seus sistemas e se estiverem o mais próximo do verdadeiro vamos aplaudir.
Eu ainda continuo após 30 anos.
Espiritismo é uma doutrina , ao mesmo tempo,
filosófica, científica e religiosa.