A Guerra da Papoula me decepcionou...

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 4 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 15

  • @elishelena318
    @elishelena318 หลายเดือนก่อน +3

    Geração frágil e anacrônica em suas interpretações...

  • @anacavalcanti99
    @anacavalcanti99 2 หลายเดือนก่อน +13

    Amiga, nesse caso específico, acho que o problema foi com você. Nada descrito nesse livro foi sem motivo. O que foi escrito no livro aconteceu em eventos reais, no massacre de Nanquim por exemplo. A ideia dos relatos é mostrar como em casos assim há uma desumanização dos indivíduos, até dos aliados. E a autora não tem ascendência chinesa, ela é chinesa. Mas tá tudo bem também, tem um monte de livros excelentes que eu não gosto, inclusive detesto O sol é para todos e acho Jane Eyre qualquer coisa.

    • @elleonse
      @elleonse  2 หลายเดือนก่อน

      Eu disse "ascendência chinesa" pq n consegui confirmar se ela foi nascida e criada lá, sei que ela fez faculdade no exterior e passou bastante tempo fora da China para estudar, mas não consegui achar se essa mudança foi com ela mais velha só para estudar, ou se de fato se mudou novinha e viveu como por um bom tempo imigante (assim não passando muito tempo de fato na China), de qualquer forma, "ascendência chinesa" não é um termo errado para tratamento mesmo de quem é nascido e criado lá, por isso optei usá-lo, já que serve para os dois. Sobre as cenas de violência, na verdade eu estava com essa mesma ideia ao decorrer de boa parte do livro. Sei que foram eventos reais e sei que foram escritos na intenção de resgatar as memórias dessas pessoas que sofreram com isso, meu questionamento é mais sobre o quanto desse resgate foi bom. O quanto dessa crítica foi realmente feita VS o quanto era eu projetando uma crítica que não estava lá.

  • @baknie
    @baknie 2 หลายเดือนก่อน +4

    antes de assitir o video da mikann eu também achava que era violência por violência, até que 😲

    • @elleonse
      @elleonse  2 หลายเดือนก่อน +2

      Já vi o vídeo dela, acho o ponto dela importantíssimo também e na verdade eu estava com a mesma ideia por boa parte do livro, mas tem a ver com o que eu disse no vídeo que, em determinado ponto, me peguei me perguntando o tanto dessa violência era realmente pra trazer esse choque de realidade que é necessário, e o quanto foi só usar sas dores que essas pessoas sofreram a fim de causar dor nos leitores sem objetivo nenhum. Tipo, o quanto ela uma crítica a violência ser injusta, e o quanto era sendo violento injustamente conosto, sabe? Não sei, óbvio que existem visões e visões, mas essa foi a minha

  • @heitormine9990
    @heitormine9990 2 หลายเดือนก่อน +4

    Elleon , eu li esse livro ontem, e eu ameiiiii osksksksks . É muito estranho ver uma opinião tão diferente da que eu tive, mas acho importante absorver diferentes pontos de vista, ver o seu vídeo me fez enxergar de uma maneira diferente a guerra da papoula mesmo não concordando com a maioria dos pontos abordados. E mesmo que eu nao concorde com tu, eu amei o seu vídeo, deveria ter mais visualização com certeza!!

    • @elleonse
      @elleonse  2 หลายเดือนก่อน

      Muito obrigada pelo comentário! Acho muito importante termos esse diálogo também

  • @tatigatoslivros
    @tatigatoslivros 2 หลายเดือนก่อน +2

    Viúva de Ferro é BOM DEMAIS! Cansei de protagonista que perdoa, cansei de mocinha maltratada que se eleva espiritualmente! Amei que ela chega na voadora!

    • @elleonse
      @elleonse  2 หลายเดือนก่อน +1

      é muito bom mesmooo, vou fazer um vídeo só desse livro

    • @tatigatoslivros
      @tatigatoslivros 2 หลายเดือนก่อน

      @@elleonse Perfeito! Vou adorar assistir!

  • @alinearmond
    @alinearmond 2 หลายเดือนก่อน +3

    Elleon, muito obrigada!!!! Eu tava a meses querendo esse livro, vendo o quanto todos os booktubers amavam a série, vendo todo mundo falando bem de Babel, o que me fez querer ler esse antes. Tão animada que eu tava, eu implorei pro meu namorado me dar no meu aniversário (sim, eu gastei um presente de aniversário com a série INTEIRA). Eu tava certa que seria a minha nova história favorita, até que eu li. A primeira parte eu até gostei, mas da segunda em diante é ladeira abaixo e o final acaba com nada mais nada menos que um genocídio. Eu tava, como vc, tentando TANTO gostar da história (como eu ganho a série toda - que foi mt cara - do meu namorado de aniversário ennão leio?????), que comecei o segundo.Atualmente tô na página 445, COM MUITO ESFORÇO, sério, nunca lutei tanto pra ler um livro e tava tão indignada que fui buscar gente falando mal dele PQ NAO ERA POSSÍVEL QUE EU ERA A ÚNICA!! No skoob esse livro tem nota 4.6!!! Não vi nenhuma resenha com menos de 4 estrelas. Fui buscar aqui no youtube e só encontrei seu vídeo lá pro final da lista. O livro tem muitos problemas e eu também precisava desabafar kk

    • @elleonse
      @elleonse  2 หลายเดือนก่อน

      Aline, vc n está sozinha! Também gastei um presente de aniversário com esse livro, mas graças a deus foi só o primeiro livro e mais uma coisinha... olha, decepcionante. Meu sonho é q essa história no mínimo fosse uma crítica aos absurdos q descreve kkkk

  • @pinkjoy2517
    @pinkjoy2517 2 หลายเดือนก่อน +6

    é estranho se deparar com uma crítica negativa sobre algo que gostei tanto, mas é necessário tambem pra poder abrir meus horizontes e poder enxergar mais que um ponto de vista.
    eu entendo a sua crítica em questao do mundo de fantasia e etc, realmente, é um universo onde você é só jogado em meio a questões políticas com nomes difíceis ao invés de ser apresentado a eles pouco a pouco. esse tipo de coisa dificulta a leitura no início, mas para mim foi fácil pegar no tranco e devorar A Guerra da Papoula em menos de 2 dias.
    mas gostaria de fazer 2 pontos que não concordo;
    primeiro que, o capítulo 21 que tem o episódio onde a Venka retrata a violência sexual que sofreu nas mãos da Federação foi inspirado num acontecimento que a China sofreu em uma das invasões japonesas, o Estupro de Nanquim. tudo que é retradado no livro aconteceu, e até pior por que foram 6 SEMANAS de torturas, mortes e estupros desenfreados cometidos pelo Império Japonês que até hoje não assume as atrocidades que cometeram na Segunda Guerra. é assustador sim, é terrível. e o pior ainda é ler isso em um livro de fantasia e depois descobrir que houve inspiração em acontecimentos reais. mas é isso que A Guerra da Papoula é sobre, te jogar na cara os horrores da guerra, ter uma protagonista moralmente cinza que não sabe lidar com essas atrocidades, por que ela é, também, só uma criança que até ontem estava treinando xamanismo com seu mestre na Academia que tantou sonhou em entrar, e agora tem que encarar a morte nos olhos.
    e segundo, gostaria de saber onde a Rin, após escutar a Venka falar sobre toda a violência sofrida, acha o Atlan um "gostoso" por ele estar sem camisa quando encontra ele. até por que, em nenhum momento ela fala sobre a aparência física dele ao encontrar na biblioteca. ela fica chocada? sim, mas não pelo Atlan estar sem camisa, mas por ele estar fumando ópio num cachimbo, a droga que Rin viu destruir milhares de pessoas. ela fica horrorizada, por que o comandante dela esta tao perdido quanto ela esta.
    "Enfim Altan olhou na direção dela. Em seu rosto, formou-se um sorriso peculiar e desinteressado e, mesmo nas ruínas de Golyn Niis, mesmo naquela cidade de mortos, Rin pensou que a visão de Altan naquele momento era a coisa mais terrível que já havia testemunhado."
    não tem nenhum desejo carnal nessa passagem, apenas nojo e confusão sobre o que a guerra havia feito com os dois.
    enfim, eu entendo a sua crítica, mas espero que esse meu pequeno texto possa te fazer enxergar com outros olhos essa saga de livros que considerei maravilhosa.
    ah, e um adendo, a Guerra da Papoula não é necessariamente sobre a Guerra do Ópio e sim sobre as Guerras Sino-japonesas, até por que as Guerras do Ópio foi o conflito real entre a China e o Reino Unido (que leva o nome de Hesperia no livro).

    • @baknie
      @baknie 2 หลายเดือนก่อน +3

      resumiu muito bem oq eu nunca teria capacidade de expor em palavras, pelo menos ainda não

    • @elleonse
      @elleonse  2 หลายเดือนก่อน +2

      Sobre a questão do livro não ser exclusivamente sobre a Guerra do Ópio eu concordo, só citei pois esta é uma guerra pela qual esse livro definitivamente perpassa e podemos fincar isso com certeza. E sobre o outro ponto, também concordo com tudo o que você disse. N acho q a violência devia ter sido menos explícita ou algo assim, e também definitivamente n esperava nenhuma moral da Rin naquela cena, o que me incomodou muito mais foi o fato da narração em 3 pessoa também não ter dado nenhum ponto sobre isso. É uma história pesada, a Rin estava confusa e errada, era dever da narração em terceira pessoa nos passar essa impressão (já que é um livro que foi escrito lara resgatar e honras a memória dos pessoas que sofreram em guerra, era mais um dever da autora que da personagem, sabe?), e em alguns momentos passou, essa crítica foi feita, mas em outros (como nesse exemplo q eu usei) só senti que quem escreveu não se importou. Concordo que, talvez, da Rin n veio nenhum viés s3xual nessa cena com o Altan e isso pode ser interpretado de outra forma, mas foi uma cena em que a narração em terceira pessoa frizou para nós leitores sobre a beleza dele e, ao meu ver, isso foi feito de forma completamente desrespeitosa. Mas muito obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seu ponto comigo, achei sua visão extremamente pertinente! 💕