Respeitando todos que são convidados confesso que me surpreendi por não ver , no ICL, um interlocutor das políticas públicas de educação que represente esta luta histórica de formação a remuneração dignas. As faculdades de educação públicas e as Entidades de classe dos professores possuem acúmulo de conhecimento, pesquisa e defesa da educação como bem público. Aguardando esta possibilidade de reconhecimento da interlocução que representa este universo de profissionais tão indispensáveis. O incentivo ao EAD que se expressam sem qualidade pedagógica e política foi estimulado principalmente pela iniciativa privada.
Perfeito. Pelo contrário, chamaram a representante da Fundação Lemann. A esquerda está completamente perdida no meio do debate público. Depois ela não entende o avanço da extrema-direita.
Priscila Cruz é representante do empresariado brasileiro. O Todos pela Educação (TPE) contribuiu para a implementação de políticas neoliberais como a Reforma do Ensino Médio e a BNCC. As políticas educacionais meritocráticas defendidas pelo TPE certamente não colaboram para a valorização de professores/as. ICL ouça os pesquisadores de educação, como da Anfope.
Boa tarde, o certo é chegar essas informações aos deputados como Guilherme boulos, Érika Hilton. Professores e a educação brasileira precisam ser tratados com todo respeito e apoio para melhorar a vida dos professores no Brasil.
10 วันที่ผ่านมา +1
@@elaineazevedo4412não espere muito dos deputados no sistema em que vivemos todos são cúmplices e favoráveis.
Pois é... Com tantas/os pesquisadoras/es e outras/os profissionais dedicadas/os ao ensino público de qualidade,chama a atenção que essa senhora seja a convidada prioritaria para discutir estes temas... Talvez um caminho possível seja nós mesmas/os promover reflexões e organizar ações em nossos respectivos territórios. pelo menos para que tenhamos contrapontos a esse tipo de abordagens.
Importante e necessária reflexão sobre a nossa educação. O "Mais Professores" não irá resolver o problema da qualidade de ensino e do "apagão de professores", nem a curto, nem a longo prazo, se não caminhar junto com outras políticas públicas, como plano de carreira dos professores, salários dignos, estrutura física e pedagógica das escolas. Isso demanda interesse político dos governantes estaduais e municipais também. Parabéns ICL pela matéria ❤
Fui hoje na UTFPR procurar saber se havia possibilidade de eu fazer o curso no horário da manhã, pois, trabalho de 12:00 às 21:00 hs. A diretoria me informou que o curso mudava de horário entre manhã e tarde. Eu disse que trabalho, e não tem como eu oscilar entre 2 horários. Aí ele me disse que não podia fazer nada pra mudar. Não sou playboy. Tenho que trabalhar. Enfim, muitos não fazem Pública por causa dessa falta de horário adequado.
Excesso de alunos por sala, excesso de demandas burocráticas, excesso de atribuições e reaponsabilidades, pressão por resultados, lógica de empresa ( cliente/produto/serviço). Ah, sim, baixos salários, retirada de direitos, ainento de tempo para se aposentar, diminuiçãondanpensão da aposentadoria, desprestígio e ódio da sociedade, acudações de " doutrinação", falta de escuta e atemdimento de demandas do governo. Governante: " Vamos fornecer curso"
Quem está no chão da escola sabe exatamente o porquê do "apagão". A educação pública e os trabalhadores da educação vem sendo sucateados há tempos, a corrosão é um fenômeno de longo prazo. Por que será?!
Eles falam tão mal de formação a distância, mas eu fiz Letras EaD e no mesmo em que me formei passei em 1º lugar no concurso da SEE-MG para o cargo de professor de inglês efetivo, ficando à frente de candidatos formados na UFMG, alguns com mestrado e doutorado. Em todas as licenciaturas EaD o estágio presencial nas escolas é obrigatório.
Salários baixos, carga horária reduzida, condições de trabalho horrendas, abuso de contratos temporários, politicagem, violência fisica e simbólica, desmotivação, currículos arcaicos e baixa qualidade da formação são alguns dos problemas que afetam a nossa carreira.
Primeiro problema são as salas superlotadas 40 alunos em uma sala projetada pra apenas 20 alunos e os Salários que pra quem estudou por 4 anos e teve que fazer estágios, o que não é fácil. Eu ganho bem menos que um instalador de telefone, muitos professores estão indo trabalhar com vendas de perfumes ao querer encarar as salas lotadas.
@@RIcardo-sx4jwé porquê hoje em dia essas crianças e adolescentes estão cada vez mais insuportáveis. Ninguém está aguentando lidar com um juvenil insuportável brigado com a mãe, pai, padrastos e madrastas e esse mesmo descontar a raiva em um indivíduo que não tem nada a ver com o que está acontecendo. A etiqueta social nesses indivíduos infelizmente passa longe diante dos valores adquiridos em um ambiente que convive. São uns bando de animais sem nenhuma conexão com a realidade.
ICL não pode da voz a essas instituições que se apresentam como defensoras da educação pública, mas na verdade, defendem é a privatização da educação e a precarização do trabalho e da formação docente.
Exatamente isso que eu pensei quando assisti esse vídeo hoje de manhã... Educação não é produto para se obter lucro... Bilionários não deveria existir ....
O Ponto não é o Curso ser a Distância EAD, pois na minha Classe de EAD éramos 20 , mas apenas 4 sobraram e no final apenas eu segui a Profissão. Fiz o concurso publico e passei, o Problema é Salas lotadas, falta de autonomia e salários baixos eu por exemplo por longos anos recebia de 800 e 900 reais.
Não adianta dar incentivo pra pessoa entrar na carreira com essa vergonha de salários, sem contar a falta de apoio aos docentes na escola tanto da gestão como pelas famílias.
Pelo jeito vou morrer de velho antes de ver um veículo de imprensa relevante chamar as Marias e Josés que estão lecionando nas salas da educação básica pra falar à vontade durante um episódio de algum quadro de entrevista.
Professores temporários é maravilhoso para todo mau gestor. Eles são a parte mais frágil da relação. Dura em média 2 anos. Não podem participar de manifestações, se há greves vão trabalhar e qdo houver reposição vão trabalhar novamente. Muitos contratos acabam sendo cabos eleitorais desses gestores q só os usam a seu bel prazer. Além do que podem sofrer um distrato a qualquer momento, ganham menos que o efetivo, não tem planos de cargos e salários, por isso é oportuno muitos contratos para maus gestores. Há casos de professores que passaram nos concursos públicos e não são chamados pelas secretarias, enfim, há gestores q preferem os contratos por todos esses motivos citados. Tudo isso tem q ser avaliado. Parabéns por essa iniciativa. Atual governo sempre dando show.
Os estudantes não vão optar pela licenciatura por conta dessa bolsa. O problema está nos salários, contratos e condições da profissão. A solução foi para o lado errado da coisa e não vai ter o efeito desejado
Os salários de professores no Brasil está uma vergonha, vi um edital pra professor de arte em uma cidade do interior de Minas cujo salário era 1300 reais, gente abaixo do salário mínimo, pode isso governos?
Como professora de Educação Básica, ex-sinsicaliata e mestre na minha área de atuação posso afirmar que esse programa em nada ajuda a valorizar os professores e a Educação. Fazer as mudancas que nós pedimos na lei do piso ajudaria muito mais
Fui aluna de escola particular praticamente a vida toda. No 2° ano do médio eu passei 6 meses na escola pública perto de casa, detestei. Me senti abandonada e desprezada pela direção da escola. Me senti "doida" por querer estudar e meus colegas de sala ficarem bravos pq eles só queriam ir lanchar ou ir pra casa... A rede pública sempre é a pior quando comparada com a privada e isso é mt triste.
Eu desisto! Estou trocando de profissão, estava esperando com muita esperança o projeto do PT. Sou professor de matemática e estou cursando engenharia de computação. Quando eu fiz matemática eu sábia das dificuldades da profissão, no entanto, eu só perdi direitos. Perdi férias prolongadas. Perdi a licença prêmio. Perdi o direito de greve. Perdi o direito de fazer o horário de preparação de aulas em local de livre escolha. Perdi minha saúde, tomo remédio contra depressão. Depois se agredindo por aluno.
Ensinaram por muitos anos que as pessoas tinham que ser médicos ou advogados para ter sucesso na vida, e nunca estimularam o aprendizado de matemática ou física. Hoje se vê muitos médicos e advogados atuando mas que poderiam ser bons professores se fossem estimulados mais cedo! A conta chegou.
O pessoal foca só na questão de salários, mas quem quer ir para uma sala lotada com alunos super mal educados, desrespeitosos, pais piores do que nunca, um sistema que só quer aprovação de qualquer jeito?
Este programa é uma piada! O mínimo esperado seria isenção total de imposto de renda, já que o aumento salarial não ocorrerá. Espero que o apagão se estabeleça. Quem está na carreira está buscando alguma outra atividade para conseguir sobreviver. Outros fatores: as péssimas condições de trabalho, turmas lotadas e a violência!
Meu título e Tema de PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU em EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A DECADÊNCIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A PERDA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃOE E DA AUTORIADE DE ENSINAR EM PLENO EXERCÍCIO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR NA ERA PÓS MODERNA: UMA CRISE NA SOCIEDADE LÍQUIDA-MODERNA DE BAUMAN.
Sou professor de física há quase 28 anos e só vi, durante todo esse tempo, aumento no número de professores. Claro que sei que minha experiência devida não é evidência de nada mas, para quem tem dúvidas, perceba como os concursos para a área são muito concorridos.
Que vergonha, ICL, convidar alguém do Todos pela Educação! Eles não representam os interesses do povo brasileiro. São privatistas. Convidem pesquisadores das nossas universidades públicas (por exemplo, Daniel Cara), convidem professores atuantes em sindicatos. Parece que vocês estão perdidos no tema da educação.
Essa entrevista foi uma bola fora do ICL. Todos Pela Educação é a favor de aprofundar a lógica neoliberal no campo da educação. Perceba que os apontamentos para explicar o possível apagão são: baixos salários, falta de infraestrutura e professores mal formados. Embora isso tudo seja verdade, em nemhum momento ela questiona a porcaria que foram as reformas da BNCC (muito criticadas por boa parte da categoria), além de que as salas superlotadas, com vários alunos indisciplinados (e os professores não podem fazer nada a respeito disso) acabam levando os professores a burnout e outros problemas psiquiátricos e, por fim, a desistirem da carreira. É capaz dessa moça aí alegar que a a indisciplina dos estudantes sempre ou, na maioria das vezes, decorre pela falta do professor dominar as tais metodologias ativas pra tornarem suas aulas mais atraentes. Enquanto a culpa pelo fracasso da educação recair principalmente nos professores, a crise se aprofundará cada vez mais.
Falar de Educação chamando para entrevistar uma representante do Todos pela Educação? Por que não chama algum professor de Educação Básica, que vive o chão da escola? Triste viu, professor é tão desvalorizado neste país que não podemos nem ter um representante que fale por nós...
Tem uma fala que ficou dúbia na entrevista. O temporário substitui professores em licença e cargos vagos. Da forma como foi dito pode dar a entender que o substituto ocupa cargos somente de professores licenciados. Minas foi multado e continua não respeitando a lei com excesso de contratados.
Incentivo pra trabalhar em situações absurdas. Governo reformista nunca fará revolução na educação. O projeto de acabar com a escola pública está dando muito certo.
Na região onde moro, enfrentar dificuldades para conseguir emprego como professor é uma realidade, especialmente porque aqui as oportunidades dependem mais de indicações de vereadores, secretários e afins do que do mérito pessoal. Sou formado na área de matemática, mas mesmo assim, encontrar uma vaga tem sido extremamente difícil. Esse cenário me faz sentir uma constante sensação de fracasso, o que é angustiante. É desanimador pensar que investi quatro anos em um curso superior e, no final, enfrento tantas barreiras para conquistar um emprego na área que escolhi. Estou começando a considerar a possibilidade de migrar para a área de TI ou me dedicar a passar em algum concurso público que, mesmo sem estar relacionado à docência, pelo menos me permita pagar as contas e ter alguma estabilidade.
Eu também enfrento dificuldades para conseguir emprego como professor, tenho pós-graduação, esperiência profissional, mas não adianta para nada, algumas vezes sou chamado como professor temporário...quando tem concurso público aqui no DF, coisa rara, só costuma ter umas quatro vagas para minha área!!!!
4 anos de formação mais as pós graduações porque o Estado valoriza mais quem tem especializações, aí você se forma e se depara com vários fatores desestimulantes para os docentes que se entregam a suas profissões e no compromisso de ensinar.
Falta professores, mas tem muitos professores desempregados,isso acontece porque os Estados estão querendo sucatear cada vez mais o ensino, então deixam de convocar professores, para ter justificativa de tercerizar, ou mesmo, privatizar a educação, simples assim!!!😢
Sou professor pós-graduado, com experiência profissional, desempregado a mais de um ano, algumas vezes chamado para trabalhar alguns meses como professor temporário, assim, cadê o professor?kkkkkkkkkkkk
não precisa dessa prova assim que acabou o curso, mesmo pq isso torna a concorrência com os professores já de carreira injusta, se querem mais professores, basta melhorar salários e planos de carreira. só isso já seria um grande estimulo, se melhorarem as condições de trabalho fica melhor ainda.
Este programa do governo federal é enxugar gelo ... a pilar da melhoria da educação é o salário ... eu sei que há muitas camadas para a melhoria da educação, mas aqui em Minas Gerais o salário do professor está longe do piso e o piso virou teto!
Teríamos que investir mais em educação, políticos comprometidos, uma sociedade que repense no papel do professor e uma grande valorização nacional! Hoje, os pais delegam aos mestres ser: psicologos, advogados e pais. O que é isso? Assistencialismo! Além disso, quanto menos os alunos rodarem, pior é para a escola. (Receber verba do goverbo federal!) ACORDA BRASIL! SEM PROFESSORES, NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO!
A realidade do profissional de educação no Brasil é triste e doentia. Questões salariais, condições precárias de trabalho e, o principal motivo, na minha opinião, o total desrespeito com o profissional. Sem contar com a política disfuncional com a qual a educação é submetida.
Em 2004 eu fui vestibulando e me inscrevi numa licenciatura, em Física, por até crer que era igual ao bacharelado e que estudaria a matéria de forma mais profunda. Muitos entram sem terem ideia de que curso então pleiteado. Foi meu caso. Além do mas, e já naquela época, os professores nos orientaram a não serem professores. Imaginem um adolescente ouvindo "não vire professor"?
Eu concluí o ensino médio em 1999 e era o mantra dos professores: "Você é bom em exatas, leva jeito mesmo, não pense em ser professor na área de exatas, vá para a área de INFORMÁTICA e ENGENHARIA que você se sairá melhor..." Segui o conselho deles... Agora que água bateu na b*nda que eles começaram a pensar em alguma coisa? 1999 hein? Tiveram muito tempo...
Eu não quero me aposentar como professor. Atendimento ao público é horrível, imagina trabalhar na escola? É viver constantemente sendo ameaçado por alunos, pais e gestores. O professor é tratado pior do que criminoso pelos pais, alunos, os direitistas da sociedade e, principalmente, políticos que têm como projeto a destruição do Estado nacional.
Excelente entrevista, nos bastante informações com muita clareza e preocupação com os nossos mestres. A classe e ou Sindicato dos Professores cobra muito do Governo Federal, porém os Estados e Municípios precisam fazer as suas tarefas, pra ontem, vão esperar a situação piorar!?
@@naterciabrandao5186 as secretárias estaduais e municipais estão aparelhados por fundações empresariais como a dessa mulher. Fundação LEMAN, Akila, Ayrton Senna impõe sua visão liberal às secretárias e impedem que o dinheiro chegue de fato nas escolas como deveria.
Uma coisa q qualquer prefeitura pode fazer é, a cada ano na carreira o professor tenha um aumenta de meio salario minimo somados ao salário inicial. Em 20 anos de profissão ele estaria ganhando mais de 10 salários minimos.
Brasil gasta por aluno um terço do valor investido, na média, pelos países da OCDE. E isso sem contar os desvios de dinheiro no caminho, são apenas valores nominais de repasses para cobrir custos e gastos.
Nós professores sabemos o que você fez no verão passado, Priscila.. Alias, o que tá achando da gestão Rossieli Soares no Pará.. Tirar educação presencial de povos indígenas é a cara de vocês!
Enquanto a profissão não for valorizada e respeitada como deve ser, não espero mais do que isso. É daí pra pior. Não digo isso apenas pelo salário (mesmo porque, nessas condições, não voltaria a lecionar nem por todo o dinheiro do mundo). Digo isso pelas humilhações e pela forma desumana com que o professor é tratado.
Todos pela Educação? Discordo.... o melhor seria TODOS contra OS PROFESSORES! Perdão, nunca vi tal instituição defendendo o ÓBVIO. Valorização de carreira possui dois PILARES BÁSICOS: primeiro REMUNERAÇÃO; segundo progressão de carreira. Vejam, um policial federal inicia recebendo 12 mil reais, no primeiro momento ele tem 5% de reajuste. Depois de 5 anos ele tem direito a mais 5% me parece, fora as questões de estudo e as condições de trabalho. O que o professor tem? Prova ùnica, uma bolsa com tempo determinado e mais BURROCRACIA. AS formações continuadas não partem do território onde o professor atua, as formações iniciais são duvidosas, relação com a gestão das secretarias de educação é estranha e agressiva. Em RESUMO, VAI MUDAR EM NADA, é só fala, não tem ação enérgica, firme, forte, incisiva. Nada disso vai estimuarl estudantes para seguir a carreira, os atuais ficarão mais desmotivados, e pior, mais doentes! ESTA É A REALIDADE! E falando em formação continuada, cadê os cursos de stricto sensu? Os acadêmicos são quase impossíveis. Os profissionais são tensos, pq trabalhar (com a carga de trabalho hoje do professor) e o estudo responsável é complicado. E qual o objetivo do stricto? Remuneração somente? Por que o governo não lança programa de financiamento sem juros ou com juros menores para professores que desejam fazer mestrado em redes privadas? A tanta coisa, mas muitos e muitas preferem tapar o sol com a peneira! Brasil, o país do passado!
Os nossos jovens precisam de networking, eles só sabem brincar juntos, mas não sabem construir nada relevante juntos mais, como maquetes, manhã e tarde deveria ser toda focada em seminários para construir a nova geração de empreendedores , onde os jovens fazem as tarefas de casa pela manhã, projetam e executam à tarde com seminários, brincadeiras, esportes e à noite assistem as aulas. Eu só aceitaria ser professor de 5 a 12 anos com essas condições.
O sistema educacional brasileiro desrespeita quem quer ser professor, as ridículas seleções temporárias são muito suspeitas e as entidades de gestão colocam quem querem no cargo, assim fica difícil que alguém se interesse em ser professor; Os professores têm que lidar com muitos problemas e muito trabalho, é incrível como são profissionais resilientes e que aceitam tanta humilhação. Se este governo que aí está não faz concursos e melhora esse cenário de destruição da educação, será muito difícil ter apoio da população. Concurso tem que ser obrigatório.
Não ouçam o todos pela educação, começou deles a desgraça do novo ensino médio que é a semente da maioria dos problemas que a gente tem hoje no fim do fundamental ll e no médio.
Uma carreira tão importante, mas ignorada, o povo continua sem estudar, o país não avança, a corrupção continua, a situação é grave e ninguém consegue encontrar um caminho para valorizar a escola e o professor. Tudo muito abandonado e esquecido. E agora?
Há casos em que o estado paga 3 ou 4 professores para a mesma turma, os primeiros pegam as aulas mas se afastam por estarem doentes e o último de fato da as aulas, não são poucos esses casos.
Nós, professores, precisamos nos candidatar a cargos políticos para formarmos uma bancada do magistério em Brasília, MAS a sociedade brasileira costuma votar em professores? Não. Ela prefere votar nos demagogos de direita, bolsonaristas, etc. Nos EUA, a situação é a mesma. Muitos professores de lá votaram no Trump, mesmo com o todo o currículo "maravilhoso" dele. Então, não há do que reclamar. 😒
Como aprender mais no ensino médio e se sair bem no ENEM precisando trabalhar pra comer mal. Mudando de casa igual nômade. Sem pai ou mãe ou os dois? É necessário mudança estrutural na raiz do problema. Isso não vai resolver nada e se resolver é por pouco tempo
E se começar por escutar os profesores da basica publica? Oferecer emprego com estrutura e salario digno? Oferecer para os alunos alimentacao,transporte e material de qualidade? Sei lá acho um bom começo
Salas superlotadas, crianças que não são educadas em casa e pais de pulso que deixam as crianças fazerem o que quiserem e chegam na escola não respeitam os professores, salários péssimos, engessamento do professor que não tem liberdade para nada na sala. Ou seja, para ser professor a pessoa precisa estar muito desesperada.
Aqui em Minas Gerais o salário de um cargo na docência é de menos de dois salários mínimos ... o desânimo é muito grande ... tenho licenciatura plena em física e mestrado e várias especializações ... é muito bláblábla e nada se resolve em relação a remuneração ... porque o principal de tudo é a remuneração!
Dá bolsa para o aluno, dá bolsa temporária para quem PASSAR NO CONCURSO e entrar na rede pública, diz que incentiva, mas reduzir a superlotação das salas de aula? Não. Ampliar a oferta de recursos pedagógicos? Não. Melhorar a infraestrutura das escolas? Não. Melhorar o salário fixando e FAZENDO CUMPRIR um piso nacional DECENTE? Não. Vai melhorar, pode esperar que vai melhorar muito... Confia... Um professor de Matemática ganha um salário mínimo em diversos estados e municípios. O cara vai escolher um salário mínimo + 1000 Reais ou vai tentar ingressar no mercado financeiro ganhando de 10 Mil em diante? Confia, vai dar certo...
Respeitando todos que são convidados confesso que me surpreendi por não ver , no ICL, um interlocutor das políticas públicas de educação que represente esta luta histórica de formação a remuneração dignas. As faculdades de educação públicas e as Entidades de classe dos professores possuem acúmulo de conhecimento, pesquisa e defesa da educação como bem público. Aguardando esta possibilidade de reconhecimento da interlocução que representa este universo de profissionais tão indispensáveis. O incentivo ao EAD que se expressam sem qualidade pedagógica e política foi estimulado principalmente pela iniciativa privada.
Concordo c vc
Perfeito. Pelo contrário, chamaram a representante da Fundação Lemann. A esquerda está completamente perdida no meio do debate público. Depois ela não entende o avanço da extrema-direita.
P000
😊😊
0
L😊l😊😊😊
0
Priscila Cruz é representante do empresariado brasileiro. O Todos pela Educação (TPE) contribuiu para a implementação de políticas neoliberais como a Reforma do Ensino Médio e a BNCC. As políticas educacionais meritocráticas defendidas pelo TPE certamente não colaboram para a valorização de professores/as. ICL ouça os pesquisadores de educação, como da Anfope.
Boa tarde, o certo é chegar essas informações aos deputados como Guilherme boulos, Érika Hilton. Professores e a educação brasileira precisam ser tratados com todo respeito e apoio para melhorar a vida dos professores no Brasil.
@@elaineazevedo4412não espere muito dos deputados no sistema em que vivemos todos são cúmplices e favoráveis.
Pois é... Com tantas/os pesquisadoras/es e outras/os profissionais dedicadas/os ao ensino público de qualidade,chama a atenção que essa senhora seja a convidada prioritaria para discutir estes temas... Talvez um caminho possível seja nós mesmas/os promover reflexões e organizar ações em nossos respectivos territórios. pelo menos para que tenhamos contrapontos a esse tipo de abordagens.
Tudo balela ! Tem professores ate demais ! Vao no Ceara que verao
A concorrencia acirrada para a Docencia!
Importante e necessária reflexão sobre a nossa educação. O "Mais Professores" não irá resolver o problema da qualidade de ensino e do "apagão de professores", nem a curto, nem a longo prazo, se não caminhar junto com outras políticas públicas, como plano de carreira dos professores, salários dignos, estrutura física e pedagógica das escolas. Isso demanda interesse político dos governantes estaduais e municipais também. Parabéns ICL pela matéria ❤
Fui hoje na UTFPR procurar saber se havia possibilidade de eu fazer o curso no horário da manhã, pois, trabalho de 12:00 às 21:00 hs.
A diretoria me informou que o curso mudava de horário entre manhã e tarde. Eu disse que trabalho, e não tem como eu oscilar entre 2 horários. Aí ele me disse que não podia fazer nada pra mudar.
Não sou playboy. Tenho que trabalhar.
Enfim, muitos não fazem Pública por causa dessa falta de horário adequado.
Realmente, o Todos pela Educação tem como principal objetivo a privatização da educação.
Excesso de alunos por sala, excesso de demandas burocráticas, excesso de atribuições e reaponsabilidades, pressão por resultados, lógica de empresa ( cliente/produto/serviço). Ah, sim, baixos salários, retirada de direitos, ainento de tempo para se aposentar, diminuiçãondanpensão da aposentadoria, desprestígio e ódio da sociedade, acudações de " doutrinação", falta de escuta e atemdimento de demandas do governo.
Governante: " Vamos fornecer curso"
E cartão de crédito sem anuidade, descontos em hotéis, e facilidade de crédito. É um escárnio com a nossa profissão.
Quem está no chão da escola sabe exatamente o porquê do "apagão". A educação pública e os trabalhadores da educação vem sendo sucateados há tempos, a corrosão é um fenômeno de longo prazo. Por que será?!
Eles falam tão mal de formação a distância, mas eu fiz Letras EaD e no mesmo em que me formei passei em 1º lugar no concurso da SEE-MG para o cargo de professor de inglês efetivo, ficando à frente de candidatos formados na UFMG, alguns com mestrado e doutorado. Em todas as licenciaturas EaD o estágio presencial nas escolas é obrigatório.
Espero que alguém do movimento Campanha Nacional pelo Direito à Educação seja entrevistado também a respeito dessas questões.
É infeliz o ICL dar palco a essa pessoa. Chamem um PROFESSOR que vive REALMENTE saiba dos nossos problemas
Salários baixos, carga horária reduzida, condições de trabalho horrendas, abuso de contratos temporários, politicagem, violência fisica e simbólica, desmotivação, currículos arcaicos e baixa qualidade da formação são alguns dos problemas que afetam a nossa carreira.
Primeiro problema são as salas superlotadas 40 alunos em uma sala projetada pra apenas 20 alunos e os Salários que pra quem estudou por 4 anos e teve que fazer estágios, o que não é fácil. Eu ganho bem menos que um instalador de telefone, muitos professores estão indo trabalhar com vendas de perfumes ao querer encarar as salas lotadas.
Rapaz. É melhor trabalhar em qualquer serviço pesado do que dar aulas em certas escolas.
Cabelereiro, pedreiro e outras várias profissões que não necessitam de ensino superior, ganham mais que o professor.
@@gutocstvalha , véi, que revolta é essa com a Docencia ?? Kkkk
@@RIcardo-sx4jwé porquê hoje em dia essas crianças e adolescentes estão cada vez mais insuportáveis. Ninguém está aguentando lidar com um juvenil insuportável brigado com a mãe, pai, padrastos e madrastas e esse mesmo descontar a raiva em um indivíduo que não tem nada a ver com o que está acontecendo. A etiqueta social nesses indivíduos infelizmente passa longe diante dos valores adquiridos em um ambiente que convive. São uns bando de animais sem nenhuma conexão com a realidade.
@@RIcardo-sx4jwvcs adolescentes estão acostumados com escravos servindo o tempo todo.
ICL não pode da voz a essas instituições que se apresentam como defensoras da educação pública, mas na verdade, defendem é a privatização da educação e a precarização do trabalho e da formação docente.
Exatamente isso que eu pensei quando assisti esse vídeo hoje de manhã...
Educação não é produto para se obter lucro...
Bilionários não deveria existir ....
Sério que vocês colocaram uma das maiores representantes das fundações empresáriais pra falar sobre educação no ICL. Que decepção!
Bem observado.
Precisa derrubar essa Reforma do Ensino Médio.
O que afasta os jovens da docência é’ o baixo salário é falta de condições das escolas
E a superlotação das salas
O Ponto não é o Curso ser a Distância EAD, pois na minha Classe de EAD éramos 20 , mas apenas 4 sobraram e no final apenas eu segui a Profissão. Fiz o concurso publico e passei, o Problema é Salas lotadas, falta de autonomia e salários baixos eu por exemplo por longos anos recebia de 800 e 900 reais.
Não adianta dar incentivo pra pessoa entrar na carreira com essa vergonha de salários, sem contar a falta de apoio aos docentes na escola tanto da gestão como pelas famílias.
Pelo jeito vou morrer de velho antes de ver um veículo de imprensa relevante chamar as Marias e Josés que estão lecionando nas salas da educação básica pra falar à vontade durante um episódio de algum quadro de entrevista.
Professores temporários é maravilhoso para todo mau gestor. Eles são a parte mais frágil da relação. Dura em média 2 anos. Não podem participar de manifestações, se há greves vão trabalhar e qdo houver reposição vão trabalhar novamente. Muitos contratos acabam sendo cabos eleitorais desses gestores q só os usam a seu bel prazer. Além do que podem sofrer um distrato a qualquer momento, ganham menos que o efetivo, não tem planos de cargos e salários, por isso é oportuno muitos contratos para maus gestores. Há casos de professores que passaram nos concursos públicos e não são chamados pelas secretarias, enfim, há gestores q preferem os contratos por todos esses motivos citados. Tudo isso tem q ser avaliado. Parabéns por essa iniciativa. Atual governo sempre dando show.
Meu conselho ... não façam licenciatura ... quem faz adoece em sala de aula! Vai viver no (sobreviver) limite!
Os estudantes não vão optar pela licenciatura por conta dessa bolsa. O problema está nos salários, contratos e condições da profissão. A solução foi para o lado errado da coisa e não vai ter o efeito desejado
Os salários de professores no Brasil está uma vergonha, vi um edital pra professor de arte em uma cidade do interior de Minas cujo salário era 1300 reais, gente abaixo do salário mínimo, pode isso governos?
Minas gerais tem as piores carreiras educacionais no Brasil, o que vc viu é real
O Zema, junto a Tarcísio, são os governantes mais próximos de ideologias nazifascistas. Logicamente, existe um ódio ao magistério.
😢
Boa noite! E verdade. A pessoa estudar tanto e se dedicar para no final recebi isso!?Não tem nenhum valor o professor nesse Mundo.
Já vi situação pior que essa: escolas privadas pagando 300 reais por mês aos professores.
O "Todos pela Educação" representa o que há de mais retrogrado no campo progressista brasileiro, em termos educacionais.
Como professora de Educação Básica, ex-sinsicaliata e mestre na minha área de atuação posso afirmar que esse programa em nada ajuda a valorizar os professores e a Educação. Fazer as mudancas que nós pedimos na lei do piso ajudaria muito mais
Baixos salários.
Jornada exaustiva..
Desinteresse dos alunos...
Falta de apoio das famílias...
E etc...
Muito bom! Parabéns
Parrem de convidar esses burocratas da educação e convidem quem realmente vive a educação no seu dia a dia em sala de aula.
Muito triste. Sem Professores não haverá progresso em nossa Nação ❤❤❤
Fui aluna de escola particular praticamente a vida toda. No 2° ano do médio eu passei 6 meses na escola pública perto de casa, detestei. Me senti abandonada e desprezada pela direção da escola. Me senti "doida" por querer estudar e meus colegas de sala ficarem bravos pq eles só queriam ir lanchar ou ir pra casa...
A rede pública sempre é a pior quando comparada com a privada e isso é mt triste.
Eu desisto!
Estou trocando de profissão, estava esperando com muita esperança o projeto do PT.
Sou professor de matemática e estou cursando engenharia de computação.
Quando eu fiz matemática eu sábia das dificuldades da profissão, no entanto, eu só perdi direitos.
Perdi férias prolongadas.
Perdi a licença prêmio.
Perdi o direito de greve.
Perdi o direito de fazer o horário de preparação de aulas em local de livre escolha.
Perdi minha saúde, tomo remédio contra depressão. Depois se agredindo por aluno.
Ensinaram por muitos anos que as pessoas tinham que ser médicos ou advogados para ter sucesso na vida, e nunca estimularam o aprendizado de matemática ou física. Hoje se vê muitos médicos e advogados atuando mas que poderiam ser bons professores se fossem estimulados mais cedo! A conta chegou.
O pessoal foca só na questão de salários, mas quem quer ir para uma sala lotada com alunos super mal educados, desrespeitosos, pais piores do que nunca, um sistema que só quer aprovação de qualquer jeito?
Este programa é uma piada! O mínimo esperado seria isenção total de imposto de renda, já que o aumento salarial não ocorrerá. Espero que o apagão se estabeleça. Quem está na carreira está buscando alguma outra atividade para conseguir sobreviver. Outros fatores: as péssimas condições de trabalho, turmas lotadas e a violência!
Meu título e Tema de PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU em EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A DECADÊNCIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A PERDA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃOE E DA AUTORIADE DE ENSINAR EM PLENO EXERCÍCIO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR NA ERA PÓS MODERNA: UMA CRISE NA SOCIEDADE LÍQUIDA-MODERNA DE BAUMAN.
Muitos alunos por sala e falta de respeito, são os principais. O salário baixo ajuda muito, salário de concurso nível médio e muita cobrança.
excelente entrevista
Sou professor de física há quase 28 anos e só vi, durante todo esse tempo, aumento no número de professores. Claro que sei que minha experiência devida não é evidência de nada mas, para quem tem dúvidas, perceba como os concursos para a área são muito concorridos.
O professor é tão desvalorizado no Brasil que não é nem convidado para entrevistas sobre sua área de atuação.
Que vergonha, ICL, convidar alguém do Todos pela Educação! Eles não representam os interesses do povo brasileiro. São privatistas. Convidem pesquisadores das nossas universidades públicas (por exemplo, Daniel Cara), convidem professores atuantes em sindicatos. Parece que vocês estão perdidos no tema da educação.
Essa entrevista foi uma bola fora do ICL. Todos Pela Educação é a favor de aprofundar a lógica neoliberal no campo da educação. Perceba que os apontamentos para explicar o possível apagão são: baixos salários, falta de infraestrutura e professores mal formados. Embora isso tudo seja verdade, em nemhum momento ela questiona a porcaria que foram as reformas da BNCC (muito criticadas por boa parte da categoria), além de que as salas superlotadas, com vários alunos indisciplinados (e os professores não podem fazer nada a respeito disso) acabam levando os professores a burnout e outros problemas psiquiátricos e, por fim, a desistirem da carreira. É capaz dessa moça aí alegar que a a indisciplina dos estudantes sempre ou, na maioria das vezes, decorre pela falta do professor dominar as tais metodologias ativas pra tornarem suas aulas mais atraentes. Enquanto a culpa pelo fracasso da educação recair principalmente nos professores, a crise se aprofundará cada vez mais.
Falar de Educação chamando para entrevistar uma representante do Todos pela Educação? Por que não chama algum professor de Educação Básica, que vive o chão da escola? Triste viu, professor é tão desvalorizado neste país que não podemos nem ter um representante que fale por nós...
Tem uma fala que ficou dúbia na entrevista. O temporário substitui professores em licença e cargos vagos. Da forma como foi dito pode dar a entender que o substituto ocupa cargos somente de professores licenciados. Minas foi multado e continua não respeitando a lei com excesso de contratados.
Enquanto isso o PR privatizando😮
Incentivo pra trabalhar em situações absurdas. Governo reformista nunca fará revolução na educação.
O projeto de acabar com a escola pública está dando muito certo.
Na região onde moro, enfrentar dificuldades para conseguir emprego como professor é uma realidade, especialmente porque aqui as oportunidades dependem mais de indicações de vereadores, secretários e afins do que do mérito pessoal. Sou formado na área de matemática, mas mesmo assim, encontrar uma vaga tem sido extremamente difícil. Esse cenário me faz sentir uma constante sensação de fracasso, o que é angustiante. É desanimador pensar que investi quatro anos em um curso superior e, no final, enfrento tantas barreiras para conquistar um emprego na área que escolhi. Estou começando a considerar a possibilidade de migrar para a área de TI ou me dedicar a passar em algum concurso público que, mesmo sem estar relacionado à docência, pelo menos me permita pagar as contas e ter alguma estabilidade.
Eu também enfrento dificuldades para conseguir emprego como professor, tenho pós-graduação, esperiência profissional, mas não adianta para nada, algumas vezes sou chamado como professor temporário...quando tem concurso público aqui no DF, coisa rara, só costuma ter umas quatro vagas para minha área!!!!
@vinnierabell979 ta difícil mesmo.
4 anos de formação mais as pós graduações porque o Estado valoriza mais quem tem especializações, aí você se forma e se depara com vários fatores desestimulantes para os docentes que se entregam a suas profissões e no compromisso de ensinar.
Realmente precisa ter uma fiscalização nos Estados, como estão investindo os recursos da educação. Eles não cumprem nem o piso nacional.
Falta professores, mas tem muitos professores desempregados,isso acontece porque os Estados estão querendo sucatear cada vez mais o ensino, então deixam de convocar professores, para ter justificativa de tercerizar, ou mesmo, privatizar a educação, simples assim!!!😢
Sou professor pós-graduado, com experiência profissional, desempregado a mais de um ano, algumas vezes chamado para trabalhar alguns meses como professor temporário, assim, cadê o professor?kkkkkkkkkkkk
O grande problema é o baixo salário!
eu faço licenciatura, é ate agora n recebi nenhum bolsa.
É pra valorizar os profissionais que estão na ativa
Também, quem aguenta tanta humilhação.
não precisa dessa prova assim que acabou o curso, mesmo pq isso torna a concorrência com os professores já de carreira injusta, se querem mais professores, basta melhorar salários e planos de carreira. só isso já seria um grande estimulo, se melhorarem as condições de trabalho fica melhor ainda.
Faltou perguntar também, ainda nessa linha, o que ela acha da proposta de implementação do CAQ (Custo Aluno Qualidade)
Se não me falhou a memória, a fundação dela lutou contra, não foi isso?
@wlmourao eu não tenho essa informação.
Este programa do governo federal é enxugar gelo ... a pilar da melhoria da educação é o salário ... eu sei que há muitas camadas para a melhoria da educação, mas aqui em Minas Gerais o salário do professor está longe do piso e o piso virou teto!
Teríamos que investir mais em educação, políticos comprometidos, uma sociedade que repense no papel do professor e uma grande valorização nacional!
Hoje, os pais delegam aos mestres ser: psicologos, advogados e pais. O que é isso? Assistencialismo! Além disso, quanto menos os alunos rodarem, pior é para a escola. (Receber verba do goverbo federal!)
ACORDA BRASIL! SEM PROFESSORES, NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO!
A realidade do profissional de educação no Brasil é triste e doentia. Questões salariais, condições precárias de trabalho e, o principal motivo, na minha opinião, o total desrespeito com o profissional. Sem contar com a política disfuncional com a qual a educação é submetida.
Esse programa recente do governo é um OFENSA a nós professores, uma piada, nada de concreto, continuamos a não receber o piso nacional.
Em 2004 eu fui vestibulando e me inscrevi numa licenciatura, em Física, por até crer que era igual ao bacharelado e que estudaria a matéria de forma mais profunda. Muitos entram sem terem ideia de que curso então pleiteado. Foi meu caso. Além do mas, e já naquela época, os professores nos orientaram a não serem professores. Imaginem um adolescente ouvindo "não vire professor"?
Eu concluí o ensino médio em 1999 e era o mantra dos professores: "Você é bom em exatas, leva jeito mesmo, não pense em ser professor na área de exatas, vá para a área de INFORMÁTICA e ENGENHARIA que você se sairá melhor..." Segui o conselho deles...
Agora que água bateu na b*nda que eles começaram a pensar em alguma coisa? 1999 hein? Tiveram muito tempo...
❤❤❤❤
No meu estado tem lei com diminuição de alunos por sala mas não é cumprida. Tem lei de proibição de celular a mais de 10 anos e não é cumprida.
Eu não quero me aposentar como professor. Atendimento ao público é horrível, imagina trabalhar na escola?
É viver constantemente sendo ameaçado por alunos, pais e gestores. O professor é tratado pior do que criminoso pelos pais, alunos, os direitistas da sociedade e, principalmente, políticos que têm como projeto a destruição do Estado nacional.
Tempo suficiente para trabalhar em melhoria!!!
👏
Espero que o apagão de professores se estabeleça o mais rápido possível.
Obaaaaaaaaaáa 🍾🥂
Excelente entrevista, nos bastante informações com muita clareza e preocupação com os nossos mestres. A classe e ou Sindicato dos Professores cobra muito do Governo Federal, porém os Estados e Municípios precisam fazer as suas tarefas, pra ontem, vão esperar a situação piorar!?
@@naterciabrandao5186 as secretárias estaduais e municipais estão aparelhados por fundações empresariais como a dessa mulher. Fundação LEMAN, Akila, Ayrton Senna impõe sua visão liberal às secretárias e impedem que o dinheiro chegue de fato nas escolas como deveria.
Uma coisa q qualquer prefeitura pode fazer é, a cada ano na carreira o professor tenha um aumenta de meio salario minimo somados ao salário inicial.
Em 20 anos de profissão ele estaria ganhando mais de 10 salários minimos.
Cobrar mais dos Estados e Municípios! Isso aí!
A pergunta que faltou. Qual valor por aluno por ano é gasto no Brasil, qual é o valor ideal e qual é esse valor em países semelhantes ao nosso.
Brasil gasta por aluno um terço do valor investido, na média, pelos países da OCDE.
E isso sem contar os desvios de dinheiro no caminho, são apenas valores nominais de repasses para cobrir custos e gastos.
A educação transforma um País
Sou professor há 31 anos. Minha escola está caindo aos pedaços. Muito triste. E, verdade, professores jovens muito mal formados.
Nós professores sabemos o que você fez no verão passado, Priscila.. Alias, o que tá achando da gestão Rossieli Soares no Pará.. Tirar educação presencial de povos indígenas é a cara de vocês!
Enquanto a profissão não for valorizada e respeitada como deve ser, não espero mais do que isso. É daí pra pior. Não digo isso apenas pelo salário (mesmo porque, nessas condições, não voltaria a lecionar nem por todo o dinheiro do mundo). Digo isso pelas humilhações e pela forma desumana com que o professor é tratado.
No Estado De São Paulo a Educação está muito atacada.
Todos pela Educação? Discordo.... o melhor seria TODOS contra OS PROFESSORES! Perdão, nunca vi tal instituição defendendo o ÓBVIO. Valorização de carreira possui dois PILARES BÁSICOS: primeiro REMUNERAÇÃO; segundo progressão de carreira. Vejam, um policial federal inicia recebendo 12 mil reais, no primeiro momento ele tem 5% de reajuste. Depois de 5 anos ele tem direito a mais 5% me parece, fora as questões de estudo e as condições de trabalho. O que o professor tem? Prova ùnica, uma bolsa com tempo determinado e mais BURROCRACIA. AS formações continuadas não partem do território onde o professor atua, as formações iniciais são duvidosas, relação com a gestão das secretarias de educação é estranha e agressiva. Em RESUMO, VAI MUDAR EM NADA, é só fala, não tem ação enérgica, firme, forte, incisiva. Nada disso vai estimuarl estudantes para seguir a carreira, os atuais ficarão mais desmotivados, e pior, mais doentes!
ESTA É A REALIDADE!
E falando em formação continuada, cadê os cursos de stricto sensu? Os acadêmicos são quase impossíveis. Os profissionais são tensos, pq trabalhar (com a carga de trabalho hoje do professor) e o estudo responsável é complicado. E qual o objetivo do stricto? Remuneração somente? Por que o governo não lança programa de financiamento sem juros ou com juros menores para professores que desejam fazer mestrado em redes privadas?
A tanta coisa, mas muitos e muitas preferem tapar o sol com a peneira! Brasil, o país do passado!
Exatamente
Os nossos jovens precisam de networking, eles só sabem brincar juntos, mas não sabem construir nada relevante juntos mais, como maquetes, manhã e tarde deveria ser toda focada em seminários para construir a nova geração de empreendedores , onde os jovens fazem as tarefas de casa pela manhã, projetam e executam à tarde com seminários, brincadeiras, esportes e à noite assistem as aulas.
Eu só aceitaria ser professor de 5 a 12 anos com essas condições.
O sistema educacional brasileiro desrespeita quem quer ser professor, as ridículas seleções temporárias são muito suspeitas e as entidades de gestão colocam quem querem no cargo, assim fica difícil que alguém se interesse em ser professor; Os professores têm que lidar com muitos problemas e muito trabalho, é incrível como são profissionais resilientes e que aceitam tanta humilhação. Se este governo que aí está não faz concursos e melhora esse cenário de destruição da educação, será muito difícil ter apoio da população. Concurso tem que ser obrigatório.
Um almento de salários de dá dó...uma miséria.
Diminuir carga horária....tudo isso faz o trabalhador mais feliz ...
Tive que fazer o mestrado para melhorar um pouco meu salário. Do salário tiro do bolso pra trás com tecnologia pq até pincel não tem.
Onde estão os professores nesse vídeo? 😂 Empresários não nos representam
Esse início foi cirúrgico, na veia do problema.
Em que momento é falado sobre o professor do presente? Ja foram esquecidos? Um futuro sem o presente! So que estou analisando.
Em relação aos estados, infelizmente o governo federal precisará achar alguma forma de intervir.
Não ouçam o todos pela educação, começou deles a desgraça do novo ensino médio que é a semente da maioria dos problemas que a gente tem hoje no fim do fundamental ll e no médio.
Uma carreira tão importante, mas ignorada, o povo continua sem estudar, o país não avança, a corrupção continua, a situação é grave e ninguém consegue encontrar um caminho para valorizar a escola e o professor. Tudo muito abandonado e esquecido. E agora?
Há casos em que o estado paga 3 ou 4 professores para a mesma turma, os primeiros pegam as aulas mas se afastam por estarem doentes e o último de fato da as aulas, não são poucos esses casos.
Nós, professores, precisamos nos candidatar a cargos políticos para formarmos uma bancada do magistério em Brasília, MAS a sociedade brasileira costuma votar em professores? Não. Ela prefere votar nos demagogos de direita, bolsonaristas, etc. Nos EUA, a situação é a mesma. Muitos professores de lá votaram no Trump, mesmo com o todo o currículo "maravilhoso" dele. Então, não há do que reclamar. 😒
Como aprender mais no ensino médio e se sair bem no ENEM precisando trabalhar pra comer mal. Mudando de casa igual nômade. Sem pai ou mãe ou os dois? É necessário mudança estrutural na raiz do problema. Isso não vai resolver nada e se resolver é por pouco tempo
E se começar por escutar os profesores da basica publica? Oferecer emprego com estrutura e salario digno? Oferecer para os alunos alimentacao,transporte e material de qualidade? Sei lá acho um bom começo
São 3, 4,5 mil candidatos por vagas nas universidades públicas, isso não é universidades para todos.
Salas superlotadas, crianças que não são educadas em casa e pais de pulso que deixam as crianças fazerem o que quiserem e chegam na escola não respeitam os professores, salários péssimos, engessamento do professor que não tem liberdade para nada na sala. Ou seja, para ser professor a pessoa precisa estar muito desesperada.
Aqui em Minas Gerais o salário de um cargo na docência é de menos de dois salários mínimos ... o desânimo é muito grande ... tenho licenciatura plena em física e mestrado e várias especializações ... é muito bláblábla e nada se resolve em relação a remuneração ... porque o principal de tudo é a remuneração!
Não conseguem colocar um vídeo q realmente funcione. Estou tentando ouvir e ocorrem cortes. É pra desistir?
Tudo isso não vai resolver nem o Problema de Apagão e nem de Qualidade de Ensino.
Eu me questiono se com a baixa na natalidade no.futuro realmente faltará professores ou irá sobrar?
❤❤❤
Dá bolsa para o aluno, dá bolsa temporária para quem PASSAR NO CONCURSO e entrar na rede pública, diz que incentiva, mas reduzir a superlotação das salas de aula? Não. Ampliar a oferta de recursos pedagógicos? Não. Melhorar a infraestrutura das escolas? Não. Melhorar o salário fixando e FAZENDO CUMPRIR um piso nacional DECENTE? Não.
Vai melhorar, pode esperar que vai melhorar muito... Confia...
Um professor de Matemática ganha um salário mínimo em diversos estados e municípios. O cara vai escolher um salário mínimo + 1000 Reais ou vai tentar ingressar no mercado financeiro ganhando de 10 Mil em diante? Confia, vai dar certo...