Nao tem comparação. Tive 3 telas de 40 polegadas. No dia que recebi meu VR em casa e fiz o primeiro teste, no outro dia desmontei 2 telas e vendi. Fiquei so com uma central. Imersao é outro nivel. Nao tem comparação.
@@rogerio.tourinho Se tiver um PC com um bom processador e uma boa GPU (acima da RTX 2070), a imersao é foda rsrsrsrss. Vai fundo. Algumas pessoas tem problema com com enjoo, entao é bom testar o VR antes. Qualquer demonstraçao ja ajuda a voce ter uma noçao se consegue se adaptar. Pesquisa sobre isso aqui no youtube
Desculpa mas minha experiência com VR não foi uma das melhores.... eu comprei um oculus quest 2 justamente para brincar no ETS 2. Tenho um i9 da 12° Geração, memórias DDR5, e uma mísera GTX 1060 3GB. Mesmo colocando as configurações tudo no ultra, eu via pelo quest 2 o jogo na pior resolução possível :(. Sabe pq? Pq eu esperava ver a mesma qualidade gráfica dentro do VR que eu via no meu monitor 1080p. Fazendo diversas pesquisas, descobri que por mais que você tenha um PC bom (com uma RTX 4090) a qualidade do VR nunca será como a qualidade de um monitor 😞 (quem sabe nos VRs futuros né)
O enjôo vem das diferenças sensoriais que o cérebro recebe simultaneamente. Ele vê o corpo balançando, mas os sensores do tato e do equilíbrio estão dizendo que está tudo parado. Que nada se mexe. Este desencontro leva ao enjôo. Dica: olhar para pontos que não estão se mexendo na tela (painel, frame do carro…) ajudam a reduzi-lo. O ideal com RV é evoluir aos poucos. Começar com jogos mais simples. Jogos de corrida estão na última faixa, aquela onde estão as aplicações mais dinâmicas e, portanto, que causam mais enjôo. Outra dica: devagar e sempre: parar assim que o enjôo começar (nunca estendê-lo sob pena de durar horas) e no outro dia tentar novamente. Assim, de 15 em 15 minutos, o cérebro se acostuma.
Eu até que me adaptei rápido, em cerca de duas semanas já conseguia ficar 2-3 horas jogando simulador de corrida. Agora, tem um jogo de montanha russa que me deixou enjoado em 15 minutos, mesmo estando acostumado. Outro dia coloquei um amigo pra jogar AMS2 aqui e ele não aguentou 1 minuto, pediu pra parar assim que o carro começou a andar e ficou sentado tentando se recuperar do enjoo; acho que também vai de pessoa pra pessoa, quem já não tem costume nem com jogos em telas normais sofre ainda mais na adaptação.
Comprei um VR no Mercado Livre, e fiz um jeito um "pouco "diferente, pois eu já sabia desses enjoos que causa, configurei tudo, Abri Dirty Rally, e joguei, quase cai da cadeira, saltava junto com o carro, desviava das arvores, quando capotei me bati contra o volante enfim, fiz uma loucura, deu meia hora eu já tava acostumado, mas todo suado, parecia que eu tinha corrida uma maratona, kkkkk, o coração mais acelerado que o carro, kkkkkkkk. Agora, se for uma pessoa com problemas, tipo epilepsia ou parecida, eu creio que não aguentaria o VR nem a pau.
@@Fred-qk8nm Deve ser louco mesmo. Eu testei o war thunder, mas com caças antigos. Velocidades e força G muito diferentes. Agora, o que mais me deu tontura foi um jogo de montanha russa, que aí os movimentos são imprevisíveis.
@@FVVideoMaker kkkkkkkkkkk cara, eu joguei o WarThunder, MUITO MASSA, kkkkkkkkk, mas realmente a pancada nos sentidos da gente é bem maior, porem como eu já tinha jogado o DIrty Rally não foi uma experiência ruim.
Comecei com 1 monitor, depois 3 de 24" , depois 3 de 27"... até que experimentei VR! Desde então tive o Rift CV1, Rift S e agora Quest 2, acabei por vender os 3 monitores pois não consigo voltar a curtir da mesma forma. Ao inicio enjoava de VR, mas um colega me explicou como ultrapassar isso, chamou "síndroma do marinheiro" 😂Comecei por usar apenas em períodos curtos numa espécie de terapia de choque no Dirt Rally 1 (10/15 minutos no máximo) e fui aumentando gradualmente. Hoje faço corridas/treinos de mais de 2h sem problema ( para ajudar a contornar o problema do calor aponto uma ventoinha para a cara 😅, não resolve tudo mas ajuda bastante) . Os Quest2 não são de fato os melhores, mas para quem tem PC fraquinho como eu (Ryzen 3600 +GTX 1080) funciona perfeito depois de alguns truques ( OTT, Oculus debug tool, Open Composite, compromissos no detalhes gráficos, editar ini's do jogo..etc..). Pessoalmente preferia uns HP reverb G2, as lentes e os paineis são de fato muito bons assim como o ajuste de IPD que se adequa mais aos meus olhos tipo tubarão martelo 😁 mas para tal precisava de um PC de topo, quem sabe um dia! Boas corridas!
Show! Comecei a usar oculos, e tenho vontade de comprar um VR, mais teria que testar primeiro ver como é e se também funciona no F1 2021, sabe alguem lugar que tenho esse oculos montado para eu testar ? Mais deve ser muito legal, só a economia de tres monitores já vale.
@@AndersonSchmitt não fica, pois não tem a profundidade 3D, a galera consegue apenas deixar meio que uma tela 180º, bem configurada e talz, mas seria melhor ter 3 monitores, já o F1 22 tá show demais em VR, absurdo.
É isso mesmo, os enjoos são só no início, em pouco tempo não acontece mais. Certas pessoas não chegam a dar oportunidade por causa disso e perdem uma grande experiência. Eu por acaso tenho uns HP reverb G2 e realmente tem uma resolução melhor do que os Quest 2, imagem mais limpa e menos pixelada mas lá está, tens de ter um PC bem top. Eu tenho uma 3090 para ter uma boa experiência.
No VR fica mais "pixelizado" por causa da proximidade, os olhos estão quase encostados na tela, se alguém jogasse a 5 cm do monitor também veria os pontos. A grande diferença do VR, para mim, é a visão em 3D, dá para sentir a distância da curva, de cada carro, etc..
Análise perfeita, para quem deseja ser mais competitivo e tbm jogar por mais tempo, as 3 telas com certeza, porém para quem deseja apenas curtir, tomando uma cerveja no fim de semana, o VR é uma experiência muito top, seja dirigindo na pista ou em estradas, pega por exemplo um servidor Brasileiro rodando o MOD do Assetto Corsa, a Shutoko onde dirige por Tokyo com trafego pesado e outros jogadores on-line, é muito legal... Não troco o VR por nada nesse ponto...
Eu comentei acima que não consegui me adaptar ao VR, comprei 3 telas de 55 polegadas, se tiver a possibilidade de utilizar um Setup profissional vai repensar sobre manter a utilização do VR
Eu já acho o oposto, os olhos cansam menos no VR do que nas telas por fornecer uma visão estereoscópica, e portanto mais natural, diferente da visão chapada dos monitores. Corro 2h seguidas sem cansaço visual. O lance do enjoo e tontura rolam mesmo no início, mas depois de algum tempo o corpo se acostuma. Desativar todas as forças G do simulador também ajudam a tirar o desconforto. No AMS 2 também deixo a trava no horizonte em cerca de 50-60%, pra manter a visão da pista mais estável. A menor resolução do VR, pra mim, é suplantada pela total imersão de correr assim. É uma revolução na experiência de andar em simuladores. Pra melhorar um pouco nesse aspecto, é importante ajustar a distância pupilar e achar o "sweetspot" das lentes (ponto de maior nitidez da imagem), que ainda é meio limitado com as tecnologias atuais. O único grande problema é questão da refrigeração. Os óculos VR esquentam bastante, principalmente em dias de mais calor. O peso você se acostuma, estão ficando cada vez mais leves... Mas o que é isso pra quem corre de capacete no real, né? kkkkkk Enfim, tenho 3 monitores aqui e atualmente só ligo o do meio para mexer no Windows.
Concordo 100% com vc amigo, assim como concordo com Vitor que se for para live ou correr direto mais de 2 horas sem tirar o oculus acho que o monitor seria melhor, mas a imersão do VR é incomparável a monitor, outro nivel, vc alem de ter 360º tem a 3º dimensão (profundidade) que lhe dá mais realismo.
E o hardware pra rodar os games numa qualidade gráfica boa, não extrema, mas boa? ACC e Dirty Rally 2.0 que são os jogos que mais jogo, vi a config de uns gringo rodando com PC tudo o que da, tudo o que o dinheiro pode comprar suando pra rodar esses jogos no quest2 e nem tava no talo... Só desanimei do VR :/ Talvez o quest 3 seja a luz no fim do tunel?
@@yorkstbd Realmente, o VR exige mais do hardware, esse é outro problema, porque precisa renderizar a resolução máxima do dispositivo 2x, uma para cada olho. Mas depende do jogo. Tem alguns, como o AMS 2 e o Assetto Corsa (o primeiro), que são bem otimizados e rodam muito bem em PC gamers medianos. Tinha uma RTX 2070 e rodava em high com uma certa folga no Oculus Rift S. Acredito que até com uma RTX 2060 (ou equivalente da AMD) consiga rodar bem. Agora ACC e Dirt Rally são mais exigentes mesmo. O ACC tem a pior otimização de VR dos que testei, sem contar que não consegui nitidez, principalmente em objetos mais distantes, mesmo com sharpening no talo. Li em alguns fóruns que é por culpa da própria Unreal Engine 5, não otimizada pro VR. Uma ferramenta interessante que pode ser utilizada pra aliviar o uso da GPU é baixar um utilitário pro Oculus que permite usar metade do FPS nativo do dispositivo sem perder a fluidez na exibição da imagem, chamado de ASW (Asynchronous Spacewarp). Eu gosto de utilizá-lo mesmo com uma GPU boa porque deixa a experiência do VR mais estável, sem stuttering ou quedas repentinas de FPS em momentos específicos do jogo, podendo até mesmo deixar os gráficos em configs mais altas.
@@RacingTeamBR Cara que da hora! Eu tenho um 2060 Super com um i5 9400f. Rodo tudo no médio/alto porque sou chato e gosto de 120 ~144fps, mas no oculus quest 2 eu teria que mudar de jogo de corrida né? Foda que ACC e Dirty2.0 pra mim é o melhor que existe, não consigo jogar outra coisa hahahaha Eu ainda penso em comprar um quest 2, mas to meio ansioso pro lançamento do 3 e esses oculus no lançamento geralmente não são muito caros, pra tu ver, o quest 2 foi lançado por 300 dólares, esperar que o 3 seja quase isso eu penso em comprar. Na pior das hipoteses o preço do 2 cai hahahah
Comecei a usar oculos de grau, da pra usar esse VR por cima ? Gostaria de saber qual acima deste QUEST 2 no quesito melhor qualidade. bom deve ser legal mais, mais quero ver se consigo achar um lugar para testar e comprar.... e sim claro ver se funciona no F1 2021
Demora pra acostumar com o vr mesmo. Eu coloquei 2 bass shakers um no banco e um nos pedais. Dá uma resposta tátil boa e ajuda a diminuir o motion sickness. É bem mais barato que esses sensores de movimento tipo d-box e afins.
Como tudo, não tem certo ou errado e sim e uma questão de preferencia mesmo. Eu acho VR incrivel, bem melhor do que 3 telas. Em questão de resolução muda muito de acordo com o VR e GPU. No meu caso eu tinha uma GTX1060 e mudei para uma RTX3060 e a diferença para o VR foi incrivel. Rodando 90FPS tranquilo. Na minha opinhão o VR e um caminho de volta, e para o futuro inclusive so tem a melhorar.
ja tivbe os dois, a imerssao do vr nao tem igual amo ele pra quando vou jogar drift a nocao de espaço e real demais consigo saber exatamente onde traseira do carro esta passando, agora para corridas e longa jogatinas prefiro as 3 telas não tem a imerssao do vr obviamente mas ainda e excelente
Parabéns pelo vídeo, só uma observação acho importantíssima ser informada, o VR te da a 3º dimensão (profundidade) que eleva para outro nível de simulação, mas vamos la: VR é outro mundo, quando joguei a primeira vez no meu VR nunca mais consegui jogar no monitor, um amigo esteve aqui em casa, ele disse o mesmo, nunca viu tanta imersão, porem concordo com você Vitor, se for para longas corridas e lives, o VR não seria e melhor escolha, eu fico a tarde toda pilotando no VR de boa, mas varias corridas, então nessas pausas entre elas eu tiro ele até para limpar o suor que as vezes cria, meu VR é o Oculus Rift S.
Essa noção de profundidade do VR é legal mesmo. O problema é que tem um alcance menor do que você tem com um bom monitor. É divertido, mas pra cenário competitivo o VR ainda não atende bem. Na minha opinião, claro.
@@she3pgames626 respeito sua opinião amigo, eu por exemplo me adaptei bem, sinto-me realmente dentro do carro sem a perda mencionada pelo Vitor de tamanho do carro a frente, sobre o alcance vejo como real, 360º (mas usamos no máximo 180 claro), aqui esta rodando no máximo de gráfico acima de 60fps, estou tão acostumado que nao consigo mais jogar e 2d rs, eu nao possuo 3 monitores, apenas um de 27 com 144hz, mas ja corri com 3 e achei o máximo, mas ainda prefiro muito mais o VR. Abraços amigo!
Maldita hora em que eu setei as 3 telas mesmo sem ter o suporte para 3 monitores ainda... Agora não consigo mais voltar para somente 1 tela, me sinto um cavalo encilhado cego na esquerda e cego na direita. Pra galera que ta na dúvida se vale a pena. Vale muito a pena o investimento nas 3 telas, a imersão é realmente muito gostoso de dirigir. Valeu pela dica!
Eu vou dizer VR, hoje em dia, existem vários acessórios para o Quest 2 que proporcionam um conforto extremamente grande, configurações do próprio VR e também softwares que não só melhoram a resolução, mais também, o desempenho, com isso, trazendo um ganho de FPS enorme, mas a única coisa que fica pendente de tudo isso é o seu corpo, a minha dica seria, você procurar algum shopping ou lugar que possua esses Fliperamas de VR, teste várias vezes, eu no começo me adaptei, mas existem pessoas que podem não se adaptar, o ruim é isso, se não tiver algum lugar perto da sua casa para testar, fica um pequeno risco de você ter que comprar e revender em seguida por não se adaptar, mas eu acho que a maioria se adapta, eu mesmo não enxergo do olho direito e jogo normalmente, com uma imersão extrema, fica a dica!
Concordo com tudo oque vc falou, se eu puder acrescentar, no VR tem melhor sensação de profundidade, vc saca melhor a distancia das coisas, apesar dos 3 monitores terem uma visão ampla também, ele não conta com essa micro diferença de um olho pro outro que da sensação de profundidade.
Talvez por nunca ter testado em 3 telas não tenho uma opinião formada sobre qual acharia melhor. Mas comparando 1 tela com VR fica muito mais fácil. A sensação do VR é absurda de profundidade nas curvas, visão ampliada durante a corrida etc. Uso RIFTS e com muita paciência consegui configurar para que não ficasse tão ruim a imagem, comparado ao monitor é realmente impossível ter a mesma resolução no VR. Utilizo por horas diariamente e não vejo problema quanto ao peso etc, tudo é questão de acostumar. Sinto falta de ver os botões do volante, teclado para digitar ou clicar em atalhos, fica tudo muito no “tato” para não se perder, mas nada impossível de se achar. Pé no porão 🤜🏻
Se esse monitor de 49 for, por exemplo, 4k e você tiver um monitor 27 também 4k, o que vai aparecer nos dois monitores é a mesma coisa, a diferença será no tamanho das coisas.
Vitao, essa questão da live, tem uma forma que o Adriel Machado usa nas lives dele que fica mais fácil de conseguir ver o chat e interagir! Tu consegue deixar o chat a mostra é fixado em algum local da tela do vr
VR é o maior salto nextgen em games de todos os tempos, pena que poucos tentam. A resolução não é igual a de monitor pois a função das lentes é de aumentar a imagem pra ocupar todo seu campo visual, é como estar mais perto do monitor e ver pixels mais de perto. Então há uma leve degradação visual e talvez gráficos mais modestos também pra rodar em alto framerate - a imersão vale a pena. O enjôo é questão de costume - eu tive enjôo nos jogos 3D originais na década de 90. sim, não dá pra ficar horas e horas com isso na cara. Tem que pensar em VR como aquele momento especial de imersão, como quando você vai no cinema ou entra numa jacuzzi...
@@AndersonSchmitt Olá Anderson, tenho Reverb G2. Sim fica nítido porque cada lente de resolução de 2160x2160 (4k). Já tive o Oculus Rift Cv1 e a imagem não fica legal.
Eu comecei a jogar o GT7 agora, juntamente como o VR2, nao sei como é com 3 telas mas o VR2 é muito bom, esse detalhe do tamanho do carro é muito real no VR2, vc olha de lado e ve o carro quando ultrapassa ou ate mesmo na sua frente, é perfeito demais. Porem quem joga muitas horas seguidas o oculos cansa um pouco. Eu recomendo o oculos, mas nao sei como é com as 3 telas
Sou desenvolvedor de VR e posso dizer, qto mais vc conhece a reação de um carro na realidade, mais vertigem (ou como dizem, motion sickness) vc vai ter, só por causa do seu cérebro. Dá para acostumar, mas leva um tempo. Senti muito no passado, mas hj em dia eu dificilmente sinto isso.
Na maioria dos casos, VR parece ser um caminho sem volta, fato. Mas já li relatos de pessoas que abandonaram com menos de uma semana de experiência por conta do "motion sickness". Deixo minha humilde contribuição sobre minha adaptação: primeira semana rodava 15 minutos por dia; às vezes consumia remédio para combater o enjoo. No meu caso, uma semana foi o tempo que precisei e em menos de um mês já tava rodando 2, 4 horas seguidas no simulador. Outra dica que me ajudou foi fixar o horizonte nas configurações do simulador. Tem títulos que oferecem essa opção e isso ajuda a reduzir os balanços.
Abandonaram na hora errada. O primeiro dia de VR, mais configurando do que correndo praticamente não tive nada. No segundo dia passei umas duas horas e no final tava ligeiramente tonto, no terceiro dia com 15 minutos eu tava mal, fiquei enjoado o dia todo, parecia que tava doente. Do quarto dia em diante nunca mais tive nada. Só quando dou ré que ainda dá um tilt na cabeça hahahaha. Mas tem pessoas que levam semanas, outras meses pra acostumar, mas depois acostumam. Algumas nem sentem nada. Meu primo que é super rápido e tá nos simuladores a uns 15 anos já teve motion sickness com 1 tela só...hahaha então varia muito, tem que dar um tempo pra se adaptar.
pra diminuir essa vertigem ai e bom se alientar antes das jogatinas, usando o oculos quando quiser olhar para os lados tente virar o pescoço e nao apenas olhar para o lado virando os olhos. outra coisa importante e rodar o game no minimo a 90fps e oculos cravado no minimo a 90hz caso o oculos suporte uma frequencia maior e seu pc for capas de acompanhar no framerate entao use no maximo possivel.
Eu não sei se vocês tiveram a mesma impressão, mas quando eu joguei no VR o GT Sport/7, a percepção do espaço era muito próxima da realidade. Tanto que eu acertava melhor as frenagens do que na tela.
Vitor eu sinto as mesmas sensações de desconforto quando estou dirigindo um caminhão do Jogo Truck Simulation 2, mas é só porque o corpo não sente a inercia da vida real e a falta de um ventinho bom vindo do AR-Condicionado ou da janela aberta do veículo, no mais, é sensacional usar o óculus VR.
Acho que a maior imersão pode ajudar na transição pro real. Os bumps de um cockpit podem fazer com que as forças G rolando num carro real sejam mais naturalmente aprendidas. Quanto aos óculos de VR, a proximidade com a tela pode ser um fator. Porém ainda pensando na imersão e na transição, penso que seria algo que precisaríamos nos adaptar. Porque saem os ovos, entram o capacete e forças G jogando o pescoço para um lado e outro. Se/quando eu fizer a transição, vou buscar um kit mais imersivo em detrimento de performance no simulador.
Em questão de configuração do simulador e oculos para ter uma visão mais clara e sem serrilhado é totalmente possivel, mas cada "jogo" vai precisar de uma configuração especifica
Eu tenho os 2, tanto VR com quest 2 mesmo, quanto 3 monitores no cockpit, eu só uso os 3 monitores, mesmo sendo intusiasta de VR e utilizando ele em muitos outros games. Pra andar muito tempo, mesmo no meu caso que não tenho nada de motion sickness, é muito cansativo no VR. Fora que vc não vai ter o mesmo input lag de até menos de 1ms com monitor gamer, isso no VR sobe bem.
@@yorkstbd bom dia, chega a ser até pior, se vc tiver tv boa, passa dos 50 ms consideravelmente. Vai mudar muito sua reação na largada e pontos de frenagem.
Meu VR queimou tem uns 2 anos jogando Project CarsII, mas hoje estou mais para investir em 3 monitores e um Fanatec, em breve vou fazer o seu curso, estou me preparando para aproveitar melhor, abraço.
@@FVVideoMaker muito superior ao quest 2, agora vai precisar de uma 3070 pra cima para poder usar toda potência gráfica dele. Funciona beleza no F12022, o jogo agora só precisa otimizar melhor para ficar top
@@FVVideoMaker F2021 não tem vr nativo, eu particularmente não gosto de simular vr em jogo que não é nativo, ja o F2022 ja tem VR nativo nele vc consegue jogar.
@@FVVideoMaker O 2021 não funciona no vr, vai funcionar se usar um aplicativo chamado vorpx, mas sinceramente não gostei, agora o F1 2022 basta quando abrir ele na steam escolher a opção VR que já vai tudo certinho, se diminuir os gráficos vai melhorar o rendimento
Boa, Vitão, infelizmente a questão da resolução é uma limitação da tecnologia mesmo. tenho um oculus desses e por mais que vc ajuste, não chega nem metade de um PC de ponta com uma tela de alta frequência e definição. nos primeiros dias eu não conseguia jogar nem 15 minutos sem ficar enjoado, "isso se chama sinetose" mas depois de quase um mês usando já consigo jogar 2 horas seguidas sem sentir nada. mas isso em jogos de corrida. existe jogos em que a sinetose é mais frequente e difícil de se livrar, mas tudo é questão de acostumar o cérebro. é isso aí... uma dica pra quem comprou um VR é não desistir logo nos primeiros dias. ir acostumando o corpo e a mente aos poucos. forte abraço e parabéns pelos conteúdos...
Eu tenho tanto o VR quanto as 3 telas. Passo mal em alguns jogos, e nunca me adaptei pq tbm passo mal em carros reais. Mas eu amo o VR até pq não uso ele só pra isso. E quando quero me divertir uso ele, quando to mais relaxado vou pras telas. As sensações do VR são normais, e adaptaveis, e os graficos tbm ajustaveis.
Momento 13:10. Painel serrilhado no meu nao existe. O painel fica perfeito, todos os detalhes do painel de instrumentos, letras e números bem definidos. Esse tá mal configurado. Outra questão é o strap utilizado. O original é cansativo e tem opções barata para deixar comfortável, inclusive com ventilação.
Eu tenho VR, a Rift CV1. Acho muito bom. Não tenho cockpit, mas a imersão é tão boa que nem lembro que estou numa cadeira comum.. se vc teve um pouco de enjôo, quero ver jogando rally, ainda mais em circuito com saltos. Demora para acoatumar
@@nothurninho1 no meu caso que tenho a primeira versão da Oculus é necessário conectar um uma porta HDMI do Pc, ou seja, sua placa de vídeo precisa ter uma saída de vídeo para seu monitor e outra para o VR. Além de porta USB 3.0 para conectar o óculos e duas bases.
Pra mim a maior dificuldade no VR é usar os botões do volante, quando precisa. Em carros simples não é problema obviamente, mas num carro com muitos ajustes tipo F1 e GT3, a não ser que vc tenha um volante que seja 100% identico ao do modelo real (bem improvável), fica um saco pra fazer ajuste de diferencial, brake bias, ABS, TC e por ai vai, sem qubrar sua imersão na simulação Outra birra minha, muito menos relevante obviamente é que até agora nenhum simulador que eu conheça implementa hand tracking, pelo menos com o Quest. Acho bem esquisito quando eu tiro a mão do volante e ela continua lá, mas é só estético então provavelmente vai demorar muito pra implementrarem
ja tive 3 monitores e TODOS oculus ja lançados desde o dk2. o quest 2 é bom, mas o pro acaba com qualquer duvida. A imersão é total... meu tempo sempre é melhor com VR. e por experiência, não há nada comparável... show demais
Realmente estar dentro do carro, dentro da pista, não tem preço. Pode ser legal os 3 monitores, mas nunca vai dar a sensação de realidade como dá o óculus VR. Eu acabei vendendo os monitores e ficando só com o VR. Nunca me arrependi, a não ser de não ter comprado antes o VR. Acabar com a visão de monitor na sua frente, de não mais existir esse limite é fenomenal. É claro que ainda a resolução não é perfeita, mas se vc tem um HP REVERB G2 V2, ou um pimax, 4, 8 ou 12 k, ae a coisa já muda de figura.
Tenho o HTC Vive e o Pimax 5K Plus. Na minha opinião, o VR ainda tem muito o que melhorar. Ainda não entregam uma boa resolução ao ponto de eu preferi-los.
Eu também tenho uns Pimax 5k Plus e uns HP reverb G2, posso te dizer que os G2 estão em um nível bem acima dos Pimax 5k em termos de qualidade de imagem, seja em resolução como também na fidelidade das cores, no Pimax as cores são desbotadas. Os Pimax só tem um melhor FOV. Para dizer que uns HP G2 já se pode dizer que é aceitável tendo em conta o que está para trás, no entanto ainda precisa de evoluir bastante para que se possa ter uma experiência perfeita. Isso representa ter uma resolução ao ponto de não ver absolutamente pixel nenhum, ter um FOV maior, do tipo Pimax mas sem os problemas dos Pimax com muitas distorções de lente, esses são pontos fundamentais para resolver parte dos problemas mas isso tem várias dificuldades, a começar por hardware. Eu com uma 3090 a empurrar uns HP g2, para ter uma experiência fluida e agradável tenho de correr parte dos jogos em qualidade media para baixo, para ter 90 fps. Uma coisa é certa, com os G2 já me puxa para usar sempre, principalmente simulação. Eu tenho uma experiência muito boa em MFS, sem gagueira nenhuma. No AM2 nem se fala, nesse posso jogar no alto, também está muito bem optimizado para VR. Posso te dizer que pelo preço os G2 são os melhores óculos do mercado. Eu quando experimentei pela primeira vez VR foi por 2014 e fiquei fascinado, mas pensei logo, isto será fantástico quando a imagem for limpa e com um ponto ideal de lente maior, no entanto com os HP G2 já está muito aceitável. Dentro de 3 a 4 anos podemos vir a ter disponível a qualidade tão desejada e hardware (GPU) mais capaz.
@@ruiaz701 também não tenho problema no desempenho, uso uma 3080. O que me encomoda mesmo é a qualidade de imagem que fica devendo, não em relação as cores, mas sim no que se refere a nitidez, mesmo aumentando aquela escala de resolução (que não ajuda muita coisa). No DCS é uma dificuldade imensa de ler os instrumentos, digitar e etc.
@@pedroamaral1989 É exatamente ai que entram os G2, com eles já consegues ler os instrumentos, quer no DCS como no MFS. Foi por isso que te disse que os G2 trouxeram-me novamente a vontade de usar VR. Assim como fica mais nítido nos instrumentos também fica melhor em nitidez em profundidade, o que também é outra melhora, consegues ver mais nítido ao longe. Com os Pimax, por mais que aumentes a escala no Pitool ou no steam nunca resolve o problema da densidade de pixel das telas dos Pimax. Imagina, os Pimax no total de quantidade de pixel nas duas telas é de 7 372 800 pixels por frame enquanto que os HP G2 é de 8 640 000 pixels por frame, esse é o peso para o GPU processar, mas não é só isso. A densidade de pixel por polegada do HP é maior porque são telas muito mais pequenas e com mais resolução por tela. No Pimax para te dar um FOV de 170º precisa de umas telas maiores e dessa forma fica com menos densidade de pixel por polegada. Basicamente são 5.5 polegadas por tela no Pimax contra 2.89 polegadas nos HP, já por isso os HP tem menos FOV mas acabas por te habituar porque a nitidez da imagem faz esquecer o FOV mais pequeno. Já agora os Pimax 8K X já tem um pouco do problema de nitidez resolvido, ou seja, ficam iguais aos HP mas ainda exige mais da GPU pois são resolução 4K por tela para compensar a tela de 2.5 polegadas, já nos Pimax 5K são 2K por tela. Os 8K X também é uma solução mas muito mais caros do que os HP e para além disso continua com os seus problemas também. Com uma 3080 não tens problema.2.5
Aee Esse é o video que eu esperava muito para ver. Agora, partiu assistir e ver as opiniões de um profissional. (edit após olhar o video) . Show demais a avaliação dele como alguém que já pilotou e sabe do que fala; Sobre o uso do óculos vi algumas coisas interessantes; Primeiro, é uma mudança drástica quando a gente aprende a não movimentar o olho, e sim, apenas a cabeça, a imagem não perde foco e as tonturas passam, isso por que se olharmos" de canto de olho, saímos do "meio" da lente do VR perdendo nitidez e foco. O peso eu ajustei bem mais apertado a parte traseira do óculos e assim eliminou o peso "caindo" no olho. A resolução realmente é algo triste de se ver, porem tem como melhorar, eu tinha pego o HMD Odyssey Plus, e ainda configurei pra rodar a 200% da resolução, perdi bastante FPS, porem ficou muito nitido, [não sei se rola no QUest essas configurações]); Inclusive, esse é um dos problemas do VR, nem todo PC roda tranquilo, tenho uma GTX1080, velha já, é óbvio, porém roda no monitor tranquilamente em qualidade alta, já no VR tive que usar vários truques de configuração e tudo no mais baixo referente a qualidade gráfica pra conseguir deixar lacrado os 90HZ do óculos sem perdas; Sobre a lente ser muito perto do olho, realmente cansa, porem existe uma empresa que produz adaptadores para o quest 2 e rift, eles colocam lentes de grau, lentes de filtro azul e etc, muito interessante, sendo esse o motivo de eu ter devolvido o óculos que comprei, (pois tenho astigmatismo nos dois olhos e preciso de uma lente dessas), porém não devolvi sem antes usar todos os dias o máximo que pude, kkkkkkkkkkkk.
@@FVVideoMaker Cara, fica ruim em qualquer VR pq o óculos vai riscar a lente do VR e dái já eras, não tem conserto a lente de um VR, (pelo o que eu sei). Porém, o QUest 1 e 2, e o Rift, eu vi que tem uma empresa brasileira que cria um espaçador pra quem quer usar óculos de grau, e tambem, eles fazem umas lentes de grau pra deixar instalada no VR, muito show. KSLens o nome da empresa.
Acho que depende tamebm de qual jogo, pq a maioria tem um desempenho ruim em VR. Nunca joguei com 3 telas mas tenho o quest 2. Este jogo ai, parece ser o Automobilista 2, de longe o melhor em VR para mim. Vale muito a pena! Ja um F1 23, roda tao mal VR (tenho uma máquina bem boa!) que prefiro 1 tela mesmo.
Uma vantagem do VR é pra quem tem pouco espaço em casa pra por 3 Telas. Aqui uso um Quest 2 também e afirmo que no iRacing a qualidade de tela e sensação de pilotar é bem melhor que no PC2 ou AMS2. Realmente precisa de uns dias pra acostumar mas a profundidade de pista que você ganha com o VR é mais difícil de reproduzir em 3 telas. Senti muito mais facilidade em atacar as zebras, perceber subidas e descidas da pista e outros detalhes nas disputas de posição que nas telas não era tão perceptível. A qualidade de imagem vai depender diretamente do PC utilizado e das configurações do programa da Oculus, que podem aumentar a resolução que vem de fábrica em até 1,7 vezes, com 90 a 120Hz de Frequência. Um ponto negativo é justamente esse, a dificuldade de configuração para que a qualidade de imagem seja mais alta dentro do jogo, além de depender da otimização das desenvovledoras para o VR. Depois de 1 ano de uso, estou muito satisfeito com o Quest 2 e consigo andar 2 horas tranquilamente sem cansaço visual, até porque entre as corridas você retira o Oculus e usa o monitor também.
melhor coisa que tem VR... Só não recomendo com criança pequena, quase deu divorcio em casa, porque você esquece o mundo la fora!!!! Sem dúvida vale ter os dois, mas o VR para diversão é surreal!
Pra mim, VR, mas nunca usei 3 monitores. O mais legal do VR é poder olhar pro lado e ver gente colado contigo, olhar pro lado antes de voltar pra pista pra ver se vem carro.. o ruim do VR é nao conseguir nem beber agua sem pausar o jogo já que nao se consegue ver onde está o copo hehe. Preciso improvisar uma mochila termica com canudo.
Testei no vr é incrível mesmo vc se ver de uniforme, pra mim a pior parte é realmente pixelado ainda q vc fique mexendo nas configs, no dia de hoje o monitor tem melhor qualidade de imagem. A unica coisa q eu sinto falta nos seus 3 monitores caso eu tivesse 3 tbm seria por um "material" q eles colocam entre eles que tira a divisória do monitor parecendo q os 3 são um só.
Da para melhorar bastante a imagem, é preciso um bom PC para aguentar mas o truque é puxar pela multiplicação de resoluçao e aumentar a qualidade do encoding no oculus debug tool. Eu aconcelho experimentar por no minimo 1.2 no pixels per display pixel override, 3616 no encode resolution width e 500 no encode bitrate. Depois é ir experimentando a ver o k pc aguenta para manter os 90 frames certinhos e ir aumentando o pixels per display pixel override até começar a notar se quebra de frames. Assim k descobrirem o máximo do vosso PC, devem meter uma opçao um pouco abaixo para ter margem de manobra em cenas mais pesadas.
Sim, modelar resoluções tão altas assim em um campo de visão que simula a visão real é complicado, já que quanto mais perto você está da imagem, mais detalhes ou falhas você vê, mas o que vale mesmo é a imersão que o VR trás, eu uso a um bom tempo e tô curtindo muito. Se bem que saiu uns VR's aí 8k, lógico que pra rodar isso tem que ser um PC da NASA, mas a tecnologia mesmo está no começo, creio que daqui uns anos vai ser muito mais realista e imersivo.
Tenho o Rift S, o grande problema pra mim é que em meia hora de jogo a suadera na cabeça por conta do equipamento fica muito. Começo a pingar, daí consigo uma ou duas corridas de 20 minutos e tenho que parar.
Tem que trocar essa espuma dele, essa que vem original da alergia, pode ver no vídeo que seu rosto ficou avermelhado. Trocando fica show demais, para de dar isso e fica mais confortável para jogar por mais tempo.
Putz, isso é um ponto importante hein. Uso 3 telas, e quando vou fazer um vídeo com gopro, eu percebo o quanto a gente usa muito os olhos e pouco a cabeça.
Essa vertigem deve ser a falta da força G nas curvas Antigamente existia um arcade "SEGA R360" q girava em todos os ângulos, com certeza sanaria esse problema, poderia até capotar, ficar de cabeça para baixo...
Não consigo utilizar o VR, tive muito enjoo, mesmo configurado para 144Hz. Antes eu tinha 3 telas de 34" da Husky Gaming, vendi os 3 e comprei outros 3 monitores Samsung Odyssey de 55" num quarto dedicado onde as paredes são pintadas de preto e todos os detalhes de um carro, a sensação de imersão é incrível, não tenho nenhum tipo de enjoo, o custo é o maior entrave, cada monitor eu paguei 15 mil reais, este é o real motivo do VR reinar, mas quem experimentar um Setup profissional dificilmente optará por VR.
Carai barao.. torou então 100k no setup.. problema meu é a chiadera da muié quando montar o meu .. Estou querendo mas com monitores menores.. 34 polegadas no máximo ..
Vou dar uma dica de ouro, poucos sabem e usam. Motion Vector Reprojection. Em outras palavras, processar 45 quadros e rodar 90. Alie performance e qualidade gráfica no VR. Depois disso, difícil querer saber de outra coisa.
@@marcelor007 vc tem qual VR? Se for o Quest 2 entre no debug e habilite (enable) o ASW e coloque o htz mais baixo ou no app da óculus ou no steam VR. Por ex. Se vc colocar em 45 ele rodará em 90 htz, se vc colocar em 60 ele rodará a 120 htz. O ASW faz um upscale de htz/FPS. Mas eu particularmente não me dei bem com isso pq a imagem ficou meio bugada dando uns frames bugado mas tenta lá. O que me ajudou a aumentar a resolução em jogos foi a redução do fov q coloco em 0,77 ou 0,88 dependendo do jogo. Tenho um Quest 2 e lá no debug vc consegue alterar e configurar tudo. Obs tem que ser com o cabo link, com o Quest ligado no Pc. Espero ter sido útil abraço.
@@marcelor007 Procure e edite no bloco de notas o arquivo default.vrsettings que fica em Steam\steamapps\common\MixedRealityVRDriver esources\settings Remova as "//" na linha "motionReprojectionMode" e altere o que tiver entre "" depois dos dois pontos para "motionvector". Ficará algo assim: "motionReprojectionMode" : "motionvector" Salve e feche o arquivo. Teste com o aplicativo FpsVR da steam e certifique-se que a taxa não cai abaixo dos 45 em hipótese alguma.
Tem um cara aqui em Salvador que ele tem um equipamento similar a esse. Um cockpit com óculos virtual. A imersão é fantástica. Você realmente é transportado para um outro local. Vc se sente dentro da pista. Ao olhar para todos os lados você vê tudo que está em cada lugar. Eu joguei só meia hora, mas senti um pouco de tontura quando parei. Acredito que é algo não muito recomendado para horas de jogatina.
Dalhe!! Eu concordo!! Sei de pilotos virtuais que conseguem usar por horas. Mas conseguiram ajustar pra 120 hz, tirando a "blue light" do oculos e tendo uma boa resolução.
a questao da resolucao q vc coloca no video e q vc tem 2 tela se n me engano em 1080p muito perto do olho e com uma lente entao vc ve mesmo pixels... deveriam ser 2 telas em 2.5 ou 4k mas ai ter um pc p redenrizar tbm isso em 2 telas de 4k tem q ser um puta pc... mas com tempo creio q isso vai melhorar e ficar mais viavel em termos de resolucao !
Tenho PS5 e fiz pré compra do PSVR 2 que deve chegar no começo de março 2023… Nunca fui muito fã de jogos de carro/corrida… Fiquei sabendo hoje que o Gran Turismo 7 vai ter suporte para o PSVR 2… Fim da história, acabei comprando um volante G923 + Câmbio e cockpit Extreme SGT + Banco retrátil… Deixa a patroa descobrir…😂
Uso o Quest 2,,, chego a ficar 3 horas jogando assetto corda com ele,,,, a imersão compensa muito a perda da resolução,,, bom q simula até q vc tá usando capacete
Vitor, esse oculus tem quase 2k de resolução por olho, então deveria ser limpinha, o que pode interferir na resolução é o PC não ter poder suficiente pra deichar a imagem limpa...
A imersão que o óculos VR dá deve ser ESPETACULAR, sem igual. Porém um grande problema é que as pessoas que usam óculos no dia-a-dia não terão como aproveitar esta experiência, ou então, usar lentes de contato para jogar. Alguém que usa óculos consegue jogar (de boa) com o óculos VR? O grau do seu óculos é alto ou baixo? Eu queria pelo menos testar para saber se conseguiria jogar com ou sem óculos no vr.
Quero um VR deve ser show mesmo, ouvi dizer que tem oculos melhores com a qualidade acima. Gostaria de testar o VR antes de comprar e ver se funciona no F1 2021.
@@steering_games Entendi, vi que tem programa que emula. Mais também ouvi dizer que na versão f1 2022 ainda não está legal.... caso não mesmo, vamos ver se melhora no 2023.
Adquiri o VR2 do PS5 há 4 meses (jogo praticamente só o GT7 e o Forza no PC) e nunca tive a oportunidade de jogar em 3 monitores. Comparando com UM MONITOR, a diferença é surreal. Mesmo que a qualidade da imagem do VR esteja longe do 4K da TV, a sensação de imersão tendo um volante e cockpit é simplesmente espetacular. Fica inclusive muito mais fácil de correr e se ganhar uma corrida com VR. Mas sim, a questão do enjoo e tontura tem que ser trabalhada. O produto chegou pra mim pela manhã, horário de meio dia testei, primeira curva tonteei, segunda curva quase vomitei o almoço e a tarde já estava pensando em devolver pra Kabum. Vi alguns vídeos sobre o assunto e resolvi dar uma segunda chance. Hoje jogo 2, 3h sem problema algum. Mas obviamente não jogo competitivamente. No máximo as diárias do GT7. Acho que competitivamente vale mais a pena os 3 monitores. Cansa muito menos a visão, o pescoço, etc. Até a testa do cara fica com um friso quando tiro o óculos... Hehe..
@@FVVideoMaker uso ele no assetto corsa e fica ótimo com carros tipo formula, não tenho nenhum jogo F1. A sensação de realismo e de profundidade (3d) é fantástica! Tem como usar com óculos de grau, desde que pequeno.
@@FVVideoMaker F1 2021 não tem suporte oficial ( apenas com gambiarras que, na minha opinião, não compensa o esforço ) pra VR amigo, só o F1 2022 (funciona, mas falta um tanto de otimização)
VR é um caminho sem volta. To com um quest 2 há 1 ano e pouquinho e só corro com monitores em eventos de endurance ou no F1 23/22 que o suporte de VR não é muito bom ainda. O VR é diversão pura.
Eu não tenho 3 monitores, mas tenho 1 monitor volante e o quest2, e na minha opinião gasto meu tempo jogando asseto corsa no VR, só por o jogo no monitor acaba a graça do game, no euro truck simulator 2 nem se fala, no VR é brutal a imersão, é ir pro monitor nem vontade de jogar dá, olha que nem jogo de simulador gosto, mas no VR tudo muda.
A única desvantagem do vr é que exige realmente um computador muito potente pra rodar sem que tu perceba a baixa qualidade de imagem.... nas config do meu PC é bem mais fácil ter 3 monitores doq 1 vr, nao por culpa do pc não aguentar mais pelo fato do jogo ser mau otimizado para vr
Vitor ja pensou em usar os tres monitores e um sistema de IR track. eu uso uma camera de ps3 e tres leds infra no modo cap e um monitor e fica muito bom meu voce poderia fazer um teste e um video falando sobre o assunto
O nome desse enjoo é cinetose A cinetose é desencadeada pela estimulação excessiva do sistema vestibular ou por conflitos entre as impressões sensoriais proprioceptivas, visuais e vestibulares. No geral basta aguentar um pouco que passa, para maioria das pessoas.
eu prefiro 3 monitores, acho que cansa menos e vc pode jogar mais tempo, outra vantagem é a definição da imagem, com monitores a imagem fica perfeita e o jogo roda com maiores frames. não acho que isso vai pegar de ficar de óculos no rosto, muito incômodo se for jogar por horas, eu não curti.
Nao tem comparação. Tive 3 telas de 40 polegadas. No dia que recebi meu VR em casa e fiz o primeiro teste, no outro dia desmontei 2 telas e vendi. Fiquei so com uma central. Imersao é outro nivel. Nao tem comparação.
Vale a pena mesmo pegar um? Estou louco pra ter
@@rogerio.tourinho Se tiver um PC com um bom processador e uma boa GPU (acima da RTX 2070), a imersao é foda rsrsrsrss. Vai fundo. Algumas pessoas tem problema com com enjoo, entao é bom testar o VR antes. Qualquer demonstraçao ja ajuda a voce ter uma noçao se consegue se adaptar. Pesquisa sobre isso aqui no youtube
@@gustavogc82 meu Pc é bom consegue rodar de boa
@@rogerio.tourinho to de VR desde 2016. É caminho sem volta rsrsrs
Desculpa mas minha experiência com VR não foi uma das melhores.... eu comprei um oculus quest 2 justamente para brincar no ETS 2. Tenho um i9 da 12° Geração, memórias DDR5, e uma mísera GTX 1060 3GB. Mesmo colocando as configurações tudo no ultra, eu via pelo quest 2 o jogo na pior resolução possível :(. Sabe pq? Pq eu esperava ver a mesma qualidade gráfica dentro do VR que eu via no meu monitor 1080p. Fazendo diversas pesquisas, descobri que por mais que você tenha um PC bom (com uma RTX 4090) a qualidade do VR nunca será como a qualidade de um monitor 😞 (quem sabe nos VRs futuros né)
O enjôo vem das diferenças sensoriais que o cérebro recebe simultaneamente. Ele vê o corpo balançando, mas os sensores do tato e do equilíbrio estão dizendo que está tudo parado. Que nada se mexe. Este desencontro leva ao enjôo. Dica: olhar para pontos que não estão se mexendo na tela (painel, frame do carro…) ajudam a reduzi-lo.
O ideal com RV é evoluir aos poucos. Começar com jogos mais simples. Jogos de corrida estão na última faixa, aquela onde estão as aplicações mais dinâmicas e, portanto, que causam mais enjôo. Outra dica: devagar e sempre: parar assim que o enjôo começar (nunca estendê-lo sob pena de durar horas) e no outro dia tentar novamente. Assim, de 15 em 15 minutos, o cérebro se acostuma.
Eu até que me adaptei rápido, em cerca de duas semanas já conseguia ficar 2-3 horas jogando simulador de corrida. Agora, tem um jogo de montanha russa que me deixou enjoado em 15 minutos, mesmo estando acostumado.
Outro dia coloquei um amigo pra jogar AMS2 aqui e ele não aguentou 1 minuto, pediu pra parar assim que o carro começou a andar e ficou sentado tentando se recuperar do enjoo; acho que também vai de pessoa pra pessoa, quem já não tem costume nem com jogos em telas normais sofre ainda mais na adaptação.
Comprei um VR no Mercado Livre, e fiz um jeito um "pouco "diferente, pois eu já sabia desses enjoos que causa, configurei tudo, Abri Dirty Rally, e joguei, quase cai da cadeira, saltava junto com o carro, desviava das arvores, quando capotei me bati contra o volante enfim, fiz uma loucura, deu meia hora eu já tava acostumado, mas todo suado, parecia que eu tinha corrida uma maratona, kkkkk, o coração mais acelerado que o carro, kkkkkkkk.
Agora, se for uma pessoa com problemas, tipo epilepsia ou parecida, eu creio que não aguentaria o VR nem a pau.
@@felipesiedschlagyopan4185 KKK Q doidera
@@Fred-qk8nm Deve ser louco mesmo. Eu testei o war thunder, mas com caças antigos. Velocidades e força G muito diferentes.
Agora, o que mais me deu tontura foi um jogo de montanha russa, que aí os movimentos são imprevisíveis.
@@FVVideoMaker kkkkkkkkkkk
cara, eu joguei o WarThunder, MUITO MASSA, kkkkkkkkk, mas realmente a pancada nos sentidos da gente é bem maior, porem como eu já tinha jogado o DIrty Rally não foi uma experiência ruim.
eu comprei o VR e tenho os 3 monitores. Achei que o VR me ajudou a conseguir traçar melhor o circuito principalmente em entradas e saidas de curvas.
Comecei com 1 monitor, depois 3 de 24" , depois 3 de 27"... até que experimentei VR! Desde então tive o Rift CV1, Rift S e agora Quest 2, acabei por vender os 3 monitores pois não consigo voltar a curtir da mesma forma. Ao inicio enjoava de VR, mas um colega me explicou como ultrapassar isso, chamou "síndroma do marinheiro" 😂Comecei por usar apenas em períodos curtos numa espécie de terapia de choque no Dirt Rally 1 (10/15 minutos no máximo) e fui aumentando gradualmente. Hoje faço corridas/treinos de mais de 2h sem problema ( para ajudar a contornar o problema do calor aponto uma ventoinha para a cara 😅, não resolve tudo mas ajuda bastante) . Os Quest2 não são de fato os melhores, mas para quem tem PC fraquinho como eu (Ryzen 3600 +GTX 1080) funciona perfeito depois de alguns truques ( OTT, Oculus debug tool, Open Composite, compromissos no detalhes gráficos, editar ini's do jogo..etc..). Pessoalmente preferia uns HP reverb G2, as lentes e os paineis são de fato muito bons assim como o ajuste de IPD que se adequa mais aos meus olhos tipo tubarão martelo 😁 mas para tal precisava de um PC de topo, quem sabe um dia!
Boas corridas!
Show! Comecei a usar oculos, e tenho vontade de comprar um VR, mais teria que testar primeiro ver como é e se também funciona no F1 2021, sabe alguem lugar que tenho esse oculos montado para eu testar ? Mais deve ser muito legal, só a economia de tres monitores já vale.
@@FVVideoMaker Só funciona no F1 2022. No 21 funciona com uma gambiarra...não sei se fica bom...
@@AndersonSchmitt
não fica, pois não tem a profundidade 3D, a galera consegue apenas deixar meio que uma tela 180º, bem configurada e talz, mas seria melhor ter 3 monitores, já o F1 22 tá show demais em VR, absurdo.
Quanta informação, valeu demais!!
É isso mesmo, os enjoos são só no início, em pouco tempo não acontece mais. Certas pessoas não chegam a dar oportunidade por causa disso e perdem uma grande experiência. Eu por acaso tenho uns HP reverb G2 e realmente tem uma resolução melhor do que os Quest 2, imagem mais limpa e menos pixelada mas lá está, tens de ter um PC bem top. Eu tenho uma 3090 para ter uma boa experiência.
Eu ando hj de vr pelo menor investimento, quest 2 ta bem em conta, e é muito melhor q andar em 1 monitor só, depois que acostuma é só alegria!!
No VR fica mais "pixelizado" por causa da proximidade, os olhos estão quase encostados na tela, se alguém jogasse a 5 cm do monitor também veria os pontos. A grande diferença do VR, para mim, é a visão em 3D, dá para sentir a distância da curva, de cada carro, etc..
Análise perfeita, para quem deseja ser mais competitivo e tbm jogar por mais tempo, as 3 telas com certeza, porém para quem deseja apenas curtir, tomando uma cerveja no fim de semana, o VR é uma experiência muito top, seja dirigindo na pista ou em estradas, pega por exemplo um servidor Brasileiro rodando o MOD do Assetto Corsa, a Shutoko onde dirige por Tokyo com trafego pesado e outros jogadores on-line, é muito legal... Não troco o VR por nada nesse ponto...
Eu comentei acima que não consegui me adaptar ao VR, comprei 3 telas de 55 polegadas, se tiver a possibilidade de utilizar um Setup profissional vai repensar sobre manter a utilização do VR
VR é muito melhor que qualquer tela. A imersão é algo incrível. vc deveria testar o Reverb G2.
Eu já acho o oposto, os olhos cansam menos no VR do que nas telas por fornecer uma visão estereoscópica, e portanto mais natural, diferente da visão chapada dos monitores. Corro 2h seguidas sem cansaço visual.
O lance do enjoo e tontura rolam mesmo no início, mas depois de algum tempo o corpo se acostuma. Desativar todas as forças G do simulador também ajudam a tirar o desconforto. No AMS 2 também deixo a trava no horizonte em cerca de 50-60%, pra manter a visão da pista mais estável.
A menor resolução do VR, pra mim, é suplantada pela total imersão de correr assim. É uma revolução na experiência de andar em simuladores. Pra melhorar um pouco nesse aspecto, é importante ajustar a distância pupilar e achar o "sweetspot" das lentes (ponto de maior nitidez da imagem), que ainda é meio limitado com as tecnologias atuais.
O único grande problema é questão da refrigeração. Os óculos VR esquentam bastante, principalmente em dias de mais calor. O peso você se acostuma, estão ficando cada vez mais leves... Mas o que é isso pra quem corre de capacete no real, né? kkkkkk
Enfim, tenho 3 monitores aqui e atualmente só ligo o do meio para mexer no Windows.
Concordo 100% com vc amigo, assim como concordo com Vitor que se for para live ou correr direto mais de 2 horas sem tirar o oculus acho que o monitor seria melhor, mas a imersão do VR é incomparável a monitor, outro nivel, vc alem de ter 360º tem a 3º dimensão (profundidade) que lhe dá mais realismo.
E o hardware pra rodar os games numa qualidade gráfica boa, não extrema, mas boa?
ACC e Dirty Rally 2.0 que são os jogos que mais jogo, vi a config de uns gringo rodando com PC tudo o que da, tudo o que o dinheiro pode comprar suando pra rodar esses jogos no quest2 e nem tava no talo...
Só desanimei do VR :/ Talvez o quest 3 seja a luz no fim do tunel?
@@yorkstbd Realmente, o VR exige mais do hardware, esse é outro problema, porque precisa renderizar a resolução máxima do dispositivo 2x, uma para cada olho. Mas depende do jogo. Tem alguns, como o AMS 2 e o Assetto Corsa (o primeiro), que são bem otimizados e rodam muito bem em PC gamers medianos. Tinha uma RTX 2070 e rodava em high com uma certa folga no Oculus Rift S. Acredito que até com uma RTX 2060 (ou equivalente da AMD) consiga rodar bem.
Agora ACC e Dirt Rally são mais exigentes mesmo. O ACC tem a pior otimização de VR dos que testei, sem contar que não consegui nitidez, principalmente em objetos mais distantes, mesmo com sharpening no talo. Li em alguns fóruns que é por culpa da própria Unreal Engine 5, não otimizada pro VR.
Uma ferramenta interessante que pode ser utilizada pra aliviar o uso da GPU é baixar um utilitário pro Oculus que permite usar metade do FPS nativo do dispositivo sem perder a fluidez na exibição da imagem, chamado de ASW (Asynchronous Spacewarp). Eu gosto de utilizá-lo mesmo com uma GPU boa porque deixa a experiência do VR mais estável, sem stuttering ou quedas repentinas de FPS em momentos específicos do jogo, podendo até mesmo deixar os gráficos em configs mais altas.
@@RacingTeamBR Cara que da hora!
Eu tenho um 2060 Super com um i5 9400f. Rodo tudo no médio/alto porque sou chato e gosto de 120 ~144fps, mas no oculus quest 2 eu teria que mudar de jogo de corrida né? Foda que ACC e Dirty2.0 pra mim é o melhor que existe, não consigo jogar outra coisa hahahaha
Eu ainda penso em comprar um quest 2, mas to meio ansioso pro lançamento do 3 e esses oculus no lançamento geralmente não são muito caros, pra tu ver, o quest 2 foi lançado por 300 dólares, esperar que o 3 seja quase isso eu penso em comprar. Na pior das hipoteses o preço do 2 cai hahahah
Comecei a usar oculos de grau, da pra usar esse VR por cima ? Gostaria de saber qual acima deste QUEST 2 no quesito melhor qualidade. bom deve ser legal mais, mais quero ver se consigo achar um lugar para testar e comprar.... e sim claro ver se funciona no F1 2021
Demora pra acostumar com o vr mesmo. Eu coloquei 2 bass shakers um no banco e um nos pedais. Dá uma resposta tátil boa e ajuda a diminuir o motion sickness. É bem mais barato que esses sensores de movimento tipo d-box e afins.
Como tudo, não tem certo ou errado e sim e uma questão de preferencia mesmo. Eu acho VR incrivel, bem melhor do que 3 telas. Em questão de resolução muda muito de acordo com o VR e GPU. No meu caso eu tinha uma GTX1060 e mudei para uma RTX3060 e a diferença para o VR foi incrivel. Rodando 90FPS tranquilo. Na minha opinhão o VR e um caminho de volta, e para o futuro inclusive so tem a melhorar.
ja tivbe os dois, a imerssao do vr nao tem igual amo ele pra quando vou jogar drift a nocao de espaço e real demais consigo saber exatamente onde traseira do carro esta passando, agora para corridas e longa jogatinas prefiro as 3 telas não tem a imerssao do vr obviamente mas ainda e excelente
Parabéns pelo vídeo, só uma observação acho importantíssima ser informada, o VR te da a 3º dimensão (profundidade) que eleva para outro nível de simulação, mas vamos la: VR é outro mundo, quando joguei a primeira vez no meu VR nunca mais consegui jogar no monitor, um amigo esteve aqui em casa, ele disse o mesmo, nunca viu tanta imersão, porem concordo com você Vitor, se for para longas corridas e lives, o VR não seria e melhor escolha, eu fico a tarde toda pilotando no VR de boa, mas varias corridas, então nessas pausas entre elas eu tiro ele até para limpar o suor que as vezes cria, meu VR é o Oculus Rift S.
Essa noção de profundidade do VR é legal mesmo. O problema é que tem um alcance menor do que você tem com um bom monitor. É divertido, mas pra cenário competitivo o VR ainda não atende bem. Na minha opinião, claro.
@@she3pgames626 respeito sua opinião amigo, eu por exemplo me adaptei bem, sinto-me realmente dentro do carro sem a perda mencionada pelo Vitor de tamanho do carro a frente, sobre o alcance vejo como real, 360º (mas usamos no máximo 180 claro), aqui esta rodando no máximo de gráfico acima de 60fps, estou tão acostumado que nao consigo mais jogar e 2d rs, eu nao possuo 3 monitores, apenas um de 27 com 144hz, mas ja corri com 3 e achei o máximo, mas ainda prefiro muito mais o VR. Abraços amigo!
Pois é engraçado que eu me adaptei facil no iRacing, agora tem um jogo de boxe que fico meio enjoado sim, mas em corrida pra mim tá bem natural
Maldita hora em que eu setei as 3 telas mesmo sem ter o suporte para 3 monitores ainda... Agora não consigo mais voltar para somente 1 tela, me sinto um cavalo encilhado cego na esquerda e cego na direita. Pra galera que ta na dúvida se vale a pena. Vale muito a pena o investimento nas 3 telas, a imersão é realmente muito gostoso de dirigir. Valeu pela dica!
Eu vou dizer VR, hoje em dia, existem vários acessórios para o Quest 2 que proporcionam um conforto extremamente grande, configurações do próprio VR e também softwares que não só melhoram a resolução, mais também, o desempenho, com isso, trazendo um ganho de FPS enorme, mas a única coisa que fica pendente de tudo isso é o seu corpo, a minha dica seria, você procurar algum shopping ou lugar que possua esses Fliperamas de VR, teste várias vezes, eu no começo me adaptei, mas existem pessoas que podem não se adaptar, o ruim é isso, se não tiver algum lugar perto da sua casa para testar, fica um pequeno risco de você ter que comprar e revender em seguida por não se adaptar, mas eu acho que a maioria se adapta, eu mesmo não enxergo do olho direito e jogo normalmente, com uma imersão extrema, fica a dica!
Concordo com tudo oque vc falou, se eu puder acrescentar, no VR tem melhor sensação de profundidade, vc saca melhor a distancia das coisas, apesar dos 3 monitores terem uma visão ampla também, ele não conta com essa micro diferença de um olho pro outro que da sensação de profundidade.
Talvez por nunca ter testado em 3 telas não tenho uma opinião formada sobre qual acharia melhor. Mas comparando 1 tela com VR fica muito mais fácil. A sensação do VR é absurda de profundidade nas curvas, visão ampliada durante a corrida etc. Uso RIFTS e com muita paciência consegui configurar para que não ficasse tão ruim a imagem, comparado ao monitor é realmente impossível ter a mesma resolução no VR. Utilizo por horas diariamente e não vejo problema quanto ao peso etc, tudo é questão de acostumar. Sinto falta de ver os botões do volante, teclado para digitar ou clicar em atalhos, fica tudo muito no “tato” para não se perder, mas nada impossível de se achar. Pé no porão 🤜🏻
tenho sõ uma tela mas o importante e brincar ne irmao .. valew pelo conteudo .. abraços .. genz...
Genz faz uma análise sobre um. Monitor 49" vs 3 monitores.
Acho um comparativo interessante visto que é um setup mais simples
Se esse monitor de 49 for, por exemplo, 4k e você tiver um monitor 27 também 4k, o que vai aparecer nos dois monitores é a mesma coisa, a diferença será no tamanho das coisas.
Vitao, essa questão da live, tem uma forma que o Adriel Machado usa nas lives dele que fica mais fácil de conseguir ver o chat e interagir! Tu consegue deixar o chat a mostra é fixado em algum local da tela do vr
Esse Adriel não sabe de nada
@@AdrielMachado ahuiahuiauhi
VR é o maior salto nextgen em games de todos os tempos, pena que poucos tentam. A resolução não é igual a de monitor pois a função das lentes é de aumentar a imagem pra ocupar todo seu campo visual, é como estar mais perto do monitor e ver pixels mais de perto. Então há uma leve degradação visual e talvez gráficos mais modestos também pra rodar em alto framerate - a imersão vale a pena.
O enjôo é questão de costume - eu tive enjôo nos jogos 3D originais na década de 90.
sim, não dá pra ficar horas e horas com isso na cara. Tem que pensar em VR como aquele momento especial de imersão, como quando você vai no cinema ou entra numa jacuzzi...
Excelente análise Vitor!! No meu caso, VR. Experiencia incrível. Sobre a resolução, o melhor seria o HP Reverb G1 ou G2 por ser 4k.
Vai de pimax 8k vale cada centavo do investimento
esse é melhor que o quest2 ? tenho vontade de comprar um VR mais antes testar e ver como ´´e.... espero que esses VR´s funcione no F1 2021
vc tem o Reverb? A imagem fica nítida mesmo?
@@AndersonSchmitt Olá Anderson, tenho Reverb G2. Sim fica nítido porque cada lente de resolução de 2160x2160 (4k). Já tive o Oculus Rift Cv1 e a imagem não fica legal.
@@FVVideoMaker Sim. A resolução é maior 2160x2160 por olho.
Tem um suporte q vc pode trocar pela correia do óculos q vai na cabeça para apoiar o óculos e ajuda bastante a aliviar o cansaço no pescoço
Eu comecei a jogar o GT7 agora, juntamente como o VR2, nao sei como é com 3 telas mas o VR2 é muito bom, esse detalhe do tamanho do carro é muito real no VR2, vc olha de lado e ve o carro quando ultrapassa ou ate mesmo na sua frente, é perfeito demais. Porem quem joga muitas horas seguidas o oculos cansa um pouco. Eu recomendo o oculos, mas nao sei como é com as 3 telas
Sou desenvolvedor de VR e posso dizer, qto mais vc conhece a reação de um carro na realidade, mais vertigem (ou como dizem, motion sickness) vc vai ter, só por causa do seu cérebro. Dá para acostumar, mas leva um tempo.
Senti muito no passado, mas hj em dia eu dificilmente sinto isso.
Na maioria dos casos, VR parece ser um caminho sem volta, fato. Mas já li relatos de pessoas que abandonaram com menos de uma semana de experiência por conta do "motion sickness". Deixo minha humilde contribuição sobre minha adaptação: primeira semana rodava 15 minutos por dia; às vezes consumia remédio para combater o enjoo. No meu caso, uma semana foi o tempo que precisei e em menos de um mês já tava rodando 2, 4 horas seguidas no simulador. Outra dica que me ajudou foi fixar o horizonte nas configurações do simulador. Tem títulos que oferecem essa opção e isso ajuda a reduzir os balanços.
Abandonaram na hora errada. O primeiro dia de VR, mais configurando do que correndo praticamente não tive nada. No segundo dia passei umas duas horas e no final tava ligeiramente tonto, no terceiro dia com 15 minutos eu tava mal, fiquei enjoado o dia todo, parecia que tava doente. Do quarto dia em diante nunca mais tive nada. Só quando dou ré que ainda dá um tilt na cabeça hahahaha. Mas tem pessoas que levam semanas, outras meses pra acostumar, mas depois acostumam. Algumas nem sentem nada. Meu primo que é super rápido e tá nos simuladores a uns 15 anos já teve motion sickness com 1 tela só...hahaha então varia muito, tem que dar um tempo pra se adaptar.
pra diminuir essa vertigem ai e bom se alientar antes das jogatinas, usando o oculos quando quiser olhar para os lados tente virar o pescoço e nao apenas olhar para o lado virando os olhos. outra coisa importante e rodar o game no minimo a 90fps e oculos cravado no minimo a 90hz caso o oculos suporte uma frequencia maior e seu pc for capas de acompanhar no framerate entao use no maximo possivel.
Que top, não imaginei que era tão imersivo isso...vou começar a olhar os VR com mais carinho. Gostei bastante da brincadeira haha top
Atualmente o Quest 3 melhorou bastante, valeria a pena fazer um novo review
Eu não sei se vocês tiveram a mesma impressão, mas quando eu joguei no VR o GT Sport/7, a percepção do espaço era muito próxima da realidade. Tanto que eu acertava melhor as frenagens do que na tela.
Vitor eu sinto as mesmas sensações de desconforto quando estou dirigindo um caminhão do Jogo Truck Simulation 2, mas é só porque o corpo não sente a inercia da vida real e a falta de um ventinho bom vindo do AR-Condicionado ou da janela aberta do veículo, no mais, é sensacional usar o óculus VR.
Acho que a maior imersão pode ajudar na transição pro real. Os bumps de um cockpit podem fazer com que as forças G rolando num carro real sejam mais naturalmente aprendidas.
Quanto aos óculos de VR, a proximidade com a tela pode ser um fator. Porém ainda pensando na imersão e na transição, penso que seria algo que precisaríamos nos adaptar. Porque saem os ovos, entram o capacete e forças G jogando o pescoço para um lado e outro.
Se/quando eu fizer a transição, vou buscar um kit mais imersivo em detrimento de performance no simulador.
Sensacional. Sempre tive esta dúvida e sempre perguntei nos grupos. Fiz um vídeo de stokão com oculus. Top. Parabéns
Em questão de configuração do simulador e oculos para ter uma visão mais clara e sem serrilhado é totalmente possivel, mas cada "jogo" vai precisar de uma configuração especifica
Eu tenho os 2, tanto VR com quest 2 mesmo, quanto 3 monitores no cockpit, eu só uso os 3 monitores, mesmo sendo intusiasta de VR e utilizando ele em muitos outros games. Pra andar muito tempo, mesmo no meu caso que não tenho nada de motion sickness, é muito cansativo no VR. Fora que vc não vai ter o mesmo input lag de até menos de 1ms com monitor gamer, isso no VR sobe bem.
É perceptivel esse atraso? Porque não vi o piloto real ai do video reclamar.
Mas não chega a ser um iput igual a uma televisao né?
@@yorkstbd bom dia, chega a ser até pior, se vc tiver tv boa, passa dos 50 ms consideravelmente. Vai mudar muito sua reação na largada e pontos de frenagem.
Meu VR queimou tem uns 2 anos jogando Project CarsII, mas hoje estou mais para investir em 3 monitores e um Fanatec, em breve vou fazer o seu curso, estou me preparando para aproveitar melhor, abraço.
Sou apaixonada pelo VR, uso os hp reverb e toda vez fico impressionado, também tenho 3 telas e raramente uso
Esse ai é melhor que o quest 2 ? roda no F1 2021 ? quero um dia fazer teste antes de comprar ver como é.
@@FVVideoMaker muito superior ao quest 2, agora vai precisar de uma 3070 pra cima para poder usar toda potência gráfica dele. Funciona beleza no F12022, o jogo agora só precisa otimizar melhor para ficar top
@@danilolimabr_oficial Eita pesa então, mais da pra diminuir o grafico se ficar pesado no óculos? F1 2021 precisa instalar algo para emular o oculos ?
@@FVVideoMaker F2021 não tem vr nativo, eu particularmente não gosto de simular vr em jogo que não é nativo, ja o F2022 ja tem VR nativo nele vc consegue jogar.
@@FVVideoMaker O 2021 não funciona no vr, vai funcionar se usar um aplicativo chamado vorpx, mas sinceramente não gostei, agora o F1 2022 basta quando abrir ele na steam escolher a opção VR que já vai tudo certinho, se diminuir os gráficos vai melhorar o rendimento
só sei que o audio desse vídeo tá bom pakas!!! continua!!!
Boa, Vitão, infelizmente a questão da resolução é uma limitação da tecnologia mesmo. tenho um oculus desses e por mais que vc ajuste, não chega nem metade de um PC de ponta com uma tela de alta frequência e definição. nos primeiros dias eu não conseguia jogar nem 15 minutos sem ficar enjoado, "isso se chama sinetose" mas depois de quase um mês usando já consigo jogar 2 horas seguidas sem sentir nada. mas isso em jogos de corrida. existe jogos em que a sinetose é mais frequente e difícil de se livrar, mas tudo é questão de acostumar o cérebro. é isso aí... uma dica pra quem comprou um VR é não desistir logo nos primeiros dias. ir acostumando o corpo e a mente aos poucos. forte abraço e parabéns pelos conteúdos...
Não tenho espaço pra por 3 monitores então optei por um Quest 2, ainda não tive muito tempo pra configurar, mas o pouco que andei me surpreendeu!
funciona no F1 2021 ?
Eu tenho tanto o VR quanto as 3 telas.
Passo mal em alguns jogos, e nunca me adaptei pq tbm passo mal em carros reais.
Mas eu amo o VR até pq não uso ele só pra isso. E quando quero me divertir uso ele, quando to mais relaxado vou pras telas.
As sensações do VR são normais, e adaptaveis, e os graficos tbm ajustaveis.
Momento 13:10. Painel serrilhado no meu nao existe. O painel fica perfeito, todos os detalhes do painel de instrumentos, letras e números bem definidos. Esse tá mal configurado.
Outra questão é o strap utilizado. O original é cansativo e tem opções barata para deixar comfortável, inclusive com ventilação.
ALELUIA! Eu tava esperando esse video! HAHAHAHA
Eu tenho VR, a Rift CV1. Acho muito bom. Não tenho cockpit, mas a imersão é tão boa que nem lembro que estou numa cadeira comum.. se vc teve um pouco de enjôo, quero ver jogando rally, ainda mais em circuito com saltos. Demora para acoatumar
Me senti representado com esse comentario. JA quero um VR.
Tenho duvidas de como é a ligação, se é via cabo, e se tem atraso.
@@nothurninho1 no meu caso que tenho a primeira versão da Oculus é necessário conectar um uma porta HDMI do Pc, ou seja, sua placa de vídeo precisa ter uma saída de vídeo para seu monitor e outra para o VR. Além de porta USB 3.0 para conectar o óculos e duas bases.
Pra mim a maior dificuldade no VR é usar os botões do volante, quando precisa. Em carros simples não é problema obviamente, mas num carro com muitos ajustes tipo F1 e GT3, a não ser que vc tenha um volante que seja 100% identico ao do modelo real (bem improvável), fica um saco pra fazer ajuste de diferencial, brake bias, ABS, TC e por ai vai, sem qubrar sua imersão na simulação
Outra birra minha, muito menos relevante obviamente é que até agora nenhum simulador que eu conheça implementa hand tracking, pelo menos com o Quest. Acho bem esquisito quando eu tiro a mão do volante e ela continua lá, mas é só estético então provavelmente vai demorar muito pra implementrarem
ja tive 3 monitores e TODOS oculus ja lançados desde o dk2. o quest 2 é bom, mas o pro acaba com qualquer duvida. A imersão é total... meu tempo sempre é melhor com VR. e por experiência, não há nada comparável... show demais
POderia falar qual a vantagem entre o pro e o quest2, por gentilza?
Realmente estar dentro do carro, dentro da pista, não tem preço. Pode ser legal os 3 monitores, mas nunca vai dar a sensação de realidade como dá o óculus VR. Eu acabei vendendo os monitores e ficando só com o VR. Nunca me arrependi, a não ser de não ter comprado antes o VR. Acabar com a visão de monitor na sua frente, de não mais existir esse limite é fenomenal. É claro que ainda a resolução não é perfeita, mas se vc tem um HP REVERB G2 V2, ou um pimax, 4, 8 ou 12 k, ae a coisa já muda de figura.
já tive VR por 2 anos e só vendi por causa do calor que faz no rosto. Tirando isso, é a melhor imersão, simplesmente incrível.
Tenho o HTC Vive e o Pimax 5K Plus. Na minha opinião, o VR ainda tem muito o que melhorar. Ainda não entregam uma boa resolução ao ponto de eu preferi-los.
Eu também tenho uns Pimax 5k Plus e uns HP reverb G2, posso te dizer que os G2 estão em um nível bem acima dos Pimax 5k em termos de qualidade de imagem, seja em resolução como também na fidelidade das cores, no Pimax as cores são desbotadas. Os Pimax só tem um melhor FOV. Para dizer que uns HP G2 já se pode dizer que é aceitável tendo em conta o que está para trás, no entanto ainda precisa de evoluir bastante para que se possa ter uma experiência perfeita. Isso representa ter uma resolução ao ponto de não ver absolutamente pixel nenhum, ter um FOV maior, do tipo Pimax mas sem os problemas dos Pimax com muitas distorções de lente, esses são pontos fundamentais para resolver parte dos problemas mas isso tem várias dificuldades, a começar por hardware. Eu com uma 3090 a empurrar uns HP g2, para ter uma experiência fluida e agradável tenho de correr parte dos jogos em qualidade media para baixo, para ter 90 fps. Uma coisa é certa, com os G2 já me puxa para usar sempre, principalmente simulação. Eu tenho uma experiência muito boa em MFS, sem gagueira nenhuma. No AM2 nem se fala, nesse posso jogar no alto, também está muito bem optimizado para VR. Posso te dizer que pelo preço os G2 são os melhores óculos do mercado. Eu quando experimentei pela primeira vez VR foi por 2014 e fiquei fascinado, mas pensei logo, isto será fantástico quando a imagem for limpa e com um ponto ideal de lente maior, no entanto com os HP G2 já está muito aceitável. Dentro de 3 a 4 anos podemos vir a ter disponível a qualidade tão desejada e hardware (GPU) mais capaz.
@@ruiaz701 também não tenho problema no desempenho, uso uma 3080. O que me encomoda mesmo é a qualidade de imagem que fica devendo, não em relação as cores, mas sim no que se refere a nitidez, mesmo aumentando aquela escala de resolução (que não ajuda muita coisa). No DCS é uma dificuldade imensa de ler os instrumentos, digitar e etc.
@@pedroamaral1989 É exatamente ai que entram os G2, com eles já consegues ler os instrumentos, quer no DCS como no MFS. Foi por isso que te disse que os G2 trouxeram-me novamente a vontade de usar VR. Assim como fica mais nítido nos instrumentos também fica melhor em nitidez em profundidade, o que também é outra melhora, consegues ver mais nítido ao longe. Com os Pimax, por mais que aumentes a escala no Pitool ou no steam nunca resolve o problema da densidade de pixel das telas dos Pimax. Imagina, os Pimax no total de quantidade de pixel nas duas telas é de 7 372 800 pixels por frame enquanto que os HP G2 é de 8 640 000 pixels por frame, esse é o peso para o GPU processar, mas não é só isso. A densidade de pixel por polegada do HP é maior porque são telas muito mais pequenas e com mais resolução por tela. No Pimax para te dar um FOV de 170º precisa de umas telas maiores e dessa forma fica com menos densidade de pixel por polegada. Basicamente são 5.5 polegadas por tela no Pimax contra 2.89 polegadas nos HP, já por isso os HP tem menos FOV mas acabas por te habituar porque a nitidez da imagem faz esquecer o FOV mais pequeno. Já agora os Pimax 8K X já tem um pouco do problema de nitidez resolvido, ou seja, ficam iguais aos HP mas ainda exige mais da GPU pois são resolução 4K por tela para compensar a tela de 2.5 polegadas, já nos Pimax 5K são 2K por tela. Os 8K X também é uma solução mas muito mais caros do que os HP e para além disso continua com os seus problemas também. Com uma 3080 não tens problema.2.5
Aee
Esse é o video que eu esperava muito para ver.
Agora, partiu assistir e ver as opiniões de um profissional.
(edit após olhar o video)
.
Show demais a avaliação dele como alguém que já pilotou e sabe do que fala;
Sobre o uso do óculos vi algumas coisas interessantes;
Primeiro, é uma mudança drástica quando a gente aprende a não movimentar o olho, e sim, apenas a cabeça, a imagem não perde foco e as tonturas passam, isso por que se olharmos" de canto de olho, saímos do "meio" da lente do VR perdendo nitidez e foco.
O peso eu ajustei bem mais apertado a parte traseira do óculos e assim eliminou o peso "caindo" no olho.
A resolução realmente é algo triste de se ver, porem tem como melhorar, eu tinha pego o HMD Odyssey Plus, e ainda configurei pra rodar a 200% da resolução, perdi bastante FPS, porem ficou muito nitido, [não sei se rola no QUest essas configurações]);
Inclusive, esse é um dos problemas do VR, nem todo PC roda tranquilo, tenho uma GTX1080, velha já, é óbvio, porém roda no monitor tranquilamente em qualidade alta, já no VR tive que usar vários truques de configuração e tudo no mais baixo referente a qualidade gráfica pra conseguir deixar lacrado os 90HZ do óculos sem perdas;
Sobre a lente ser muito perto do olho, realmente cansa, porem existe uma empresa que produz adaptadores para o quest 2 e rift, eles colocam lentes de grau, lentes de filtro azul e etc, muito interessante, sendo esse o motivo de eu ter devolvido o óculos que comprei, (pois tenho astigmatismo nos dois olhos e preciso de uma lente dessas), porém não devolvi sem antes usar todos os dias o máximo que pude, kkkkkkkkkkkk.
Pó comecei a usar óculos, fica ruim usar oculos de grau junto com esse VR ? ainda quero testar antes de comprar algum
@@FVVideoMaker
Cara, fica ruim em qualquer VR pq o óculos vai riscar a lente do VR
e dái já eras, não tem conserto a lente de um VR, (pelo o que eu sei).
Porém, o QUest 1 e 2, e o Rift, eu vi que tem uma empresa brasileira que cria um espaçador pra quem quer usar óculos de grau, e tambem, eles fazem umas lentes de grau pra deixar instalada no VR, muito show.
KSLens o nome da empresa.
Muito boas informações!! Curti demais!! tmj quero testar um bem configurado no Iracing uma hora pra ver como é
@@VitorGenz
Show demais, no aguardo.
Infelizmente não tenho IRacing, porem testei em todos os outros simuladores.
imersão sem comparações.
@@emanuelmendesdemelo9296 Boa
Acho que depende tamebm de qual jogo, pq a maioria tem um desempenho ruim em VR. Nunca joguei com 3 telas mas tenho o quest 2. Este jogo ai, parece ser o Automobilista 2, de longe o melhor em VR para mim. Vale muito a pena! Ja um F1 23, roda tao mal VR (tenho uma máquina bem boa!) que prefiro 1 tela mesmo.
Parabéns pelo seus vídeos
Kkkkk vc e uma figura cara Deus Abençoe. Parabéns pelo canal e Simplicidade 🇧🇷🤝🤝🤝🏁
Obrigado 👍
Uma vantagem do VR é pra quem tem pouco espaço em casa pra por 3 Telas. Aqui uso um Quest 2 também e afirmo que no iRacing a qualidade de tela e sensação de pilotar é bem melhor que no PC2 ou AMS2. Realmente precisa de uns dias pra acostumar mas a profundidade de pista que você ganha com o VR é mais difícil de reproduzir em 3 telas. Senti muito mais facilidade em atacar as zebras, perceber subidas e descidas da pista e outros detalhes nas disputas de posição que nas telas não era tão perceptível.
A qualidade de imagem vai depender diretamente do PC utilizado e das configurações do programa da Oculus, que podem aumentar a resolução que vem de fábrica em até 1,7 vezes, com 90 a 120Hz de Frequência. Um ponto negativo é justamente esse, a dificuldade de configuração para que a qualidade de imagem seja mais alta dentro do jogo, além de depender da otimização das desenvovledoras para o VR.
Depois de 1 ano de uso, estou muito satisfeito com o Quest 2 e consigo andar 2 horas tranquilamente sem cansaço visual, até porque entre as corridas você retira o Oculus e usa o monitor também.
Qual a configuração do seu computador? E qual sua qualidade grafica do iRacing? Fica serrilhado ou algo do tipo?
Esse quest2 da pra jogar o F1 2021 ? quero pra isso
melhor coisa que tem VR... Só não recomendo com criança pequena, quase deu divorcio em casa, porque você esquece o mundo la fora!!!!
Sem dúvida vale ter os dois, mas o VR para diversão é surreal!
Pra mim, VR, mas nunca usei 3 monitores. O mais legal do VR é poder olhar pro lado e ver gente colado contigo, olhar pro lado antes de voltar pra pista pra ver se vem carro.. o ruim do VR é nao conseguir nem beber agua sem pausar o jogo já que nao se consegue ver onde está o copo hehe. Preciso improvisar uma mochila termica com canudo.
Testei no vr é incrível mesmo vc se ver de uniforme, pra mim a pior parte é realmente pixelado ainda q vc fique mexendo nas configs, no dia de hoje o monitor tem melhor qualidade de imagem. A unica coisa q eu sinto falta nos seus 3 monitores caso eu tivesse 3 tbm seria por um "material" q eles colocam entre eles que tira a divisória do monitor parecendo q os 3 são um só.
amigo testou onde ? já fui em algumas lojas e nada desse kit montado para eu ver... tenho vontade de comprar, mais antes testar...
@@FVVideoMaker é q eu tenho o cockpit + volante e o oculus quest 2 + pc. Testei em casa.
@@Votonaomudanada a legal vou ai então moro a 10 minutos 😁
Esses óculos arrebenta com a vista.
Da para melhorar bastante a imagem, é preciso um bom PC para aguentar mas o truque é puxar pela multiplicação de resoluçao e aumentar a qualidade do encoding no oculus debug tool. Eu aconcelho experimentar por no minimo 1.2 no pixels per display pixel override, 3616 no encode resolution width e 500 no encode bitrate. Depois é ir experimentando a ver o k pc aguenta para manter os 90 frames certinhos e ir aumentando o pixels per display pixel override até começar a notar se quebra de frames. Assim k descobrirem o máximo do vosso PC, devem meter uma opçao um pouco abaixo para ter margem de manobra em cenas mais pesadas.
Ah e tb aconcelho ligar o distortion curvature para low, perdem resoluçao nos cantos da imagem mas ganham no centro k é onde está o foco 90% do tempo.
nao e questao de PC a resolucao do VR, e limitacao da tenologia mesmo, nem PC da nasa vai trazer grafico 4K igual monitor
Sim, modelar resoluções tão altas assim em um campo de visão que simula a visão real é complicado, já que quanto mais perto você está da imagem, mais detalhes ou falhas você vê, mas o que vale mesmo é a imersão que o VR trás, eu uso a um bom tempo e tô curtindo muito. Se bem que saiu uns VR's aí 8k, lógico que pra rodar isso tem que ser um PC da NASA, mas a tecnologia mesmo está no começo, creio que daqui uns anos vai ser muito mais realista e imersivo.
Tenho o Rift S, o grande problema pra mim é que em meia hora de jogo a suadera na cabeça por conta do equipamento fica muito. Começo a pingar, daí consigo uma ou duas corridas de 20 minutos e tenho que parar.
Isso pra mim é a única Pika do VR cara, espero que a próxima geração venha num tamanho menor e mais arejada pra gente
Não danifica mais rápido a visão? Com o monitor a alguns centímetros de distancia já prejudica a visão imagina com esse negócio nos olhos.
Cara eu joguei o gran turismo no ps4 , com vr . É demais, sensacional, não tive problemas com enjoos. Agora quero comprar um kkkkk
Tem que trocar essa espuma dele, essa que vem original da alergia, pode ver no vídeo que seu rosto ficou avermelhado. Trocando fica show demais, para de dar isso e fica mais confortável para jogar por mais tempo.
Como faço live e quero jogar e olhar o chat vai ter que ser os três monitores, obriagado pelo vídeo
Quero muito VR, uso uma tv de 55" 60hz, mas não tenho gpu para empurrar mais FPS , assim que trocar, próximo passo será o óculos.
VR precisa melhorar o tracking dos olhos pra olhar melhor as curvas, pq tem sempre que manter fixo o olho pro centro da lente e virar a cabeça.
Putz, isso é um ponto importante hein. Uso 3 telas, e quando vou fazer um vídeo com gopro, eu percebo o quanto a gente usa muito os olhos e pouco a cabeça.
A questão do peso do óculos é pq vc não usa um supor strap para cabeça no VR a configuração no f122 modo vr o gráfico é perfeito não tem serrilhado
Essa vertigem deve ser a falta da força G nas curvas
Antigamente existia um arcade "SEGA R360" q girava em todos os ângulos, com certeza sanaria esse problema, poderia até capotar, ficar de cabeça para baixo...
Não consigo utilizar o VR, tive muito enjoo, mesmo configurado para 144Hz. Antes eu tinha 3 telas de 34" da Husky Gaming, vendi os 3 e comprei outros 3 monitores Samsung Odyssey de 55" num quarto dedicado onde as paredes são pintadas de preto e todos os detalhes de um carro, a sensação de imersão é incrível, não tenho nenhum tipo de enjoo, o custo é o maior entrave, cada monitor eu paguei 15 mil reais, este é o real motivo do VR reinar, mas quem experimentar um Setup profissional dificilmente optará por VR.
Carai barao..
torou então 100k no setup..
problema meu é a chiadera da muié quando montar o meu ..
Estou querendo mas com monitores menores.. 34 polegadas no máximo ..
Vou dar uma dica de ouro, poucos sabem e usam. Motion Vector Reprojection. Em outras palavras, processar 45 quadros e rodar 90. Alie performance e qualidade gráfica no VR. Depois disso, difícil querer saber de outra coisa.
Completando, incluo tbm reduzindo um pouco o fov, tbm ajuda MT a aumentar a resolução e manter o desempenho. Abraço
William, como faz para utilizar esse Motion Vector Reprojection, procurei no google e não encontrei nada. Abraços.
@@marcelor007 vc tem qual VR?
Se for o Quest 2 entre no debug e habilite (enable) o ASW e coloque o htz mais baixo ou no app da óculus ou no steam VR.
Por ex. Se vc colocar em 45 ele rodará em 90 htz, se vc colocar em 60 ele rodará a 120 htz. O ASW faz um upscale de htz/FPS.
Mas eu particularmente não me dei bem com isso pq a imagem ficou meio bugada dando uns frames bugado mas tenta lá.
O que me ajudou a aumentar a resolução em jogos foi a redução do fov q coloco em 0,77 ou 0,88 dependendo do jogo. Tenho um Quest 2 e lá no debug vc consegue alterar e configurar tudo. Obs tem que ser com o cabo link, com o Quest ligado no Pc. Espero ter sido útil abraço.
@@eduardofriche490 Boa. Sabia que tinha pro Rift, mas como nunca tive não saberia configurar.
@@marcelor007 Procure e edite no bloco de notas o arquivo default.vrsettings que fica em Steam\steamapps\common\MixedRealityVRDriver
esources\settings
Remova as "//" na linha "motionReprojectionMode" e altere o que tiver entre "" depois dos dois pontos para "motionvector".
Ficará algo assim: "motionReprojectionMode" : "motionvector"
Salve e feche o arquivo.
Teste com o aplicativo FpsVR da steam e certifique-se que a taxa não cai abaixo dos 45 em hipótese alguma.
VR é vida
Tem um cara aqui em Salvador que ele tem um equipamento similar a esse. Um cockpit com óculos virtual. A imersão é fantástica. Você realmente é transportado para um outro local. Vc se sente dentro da pista. Ao olhar para todos os lados você vê tudo que está em cada lugar.
Eu joguei só meia hora, mas senti um pouco de tontura quando parei. Acredito que é algo não muito recomendado para horas de jogatina.
Dalhe!! Eu concordo!! Sei de pilotos virtuais que conseguem usar por horas. Mas conseguiram ajustar pra 120 hz, tirando a "blue light" do oculos e tendo uma boa resolução.
Eu jogo em uma Tv Samsung 4k de 65” e já acho um absurdo , imagina a imersão que esse óculos da
a questao da resolucao q vc coloca no video e q vc tem 2 tela se n me engano em 1080p muito perto do olho e com uma lente entao vc ve mesmo pixels... deveriam ser 2 telas em 2.5 ou 4k mas ai ter um pc p redenrizar tbm isso em 2 telas de 4k tem q ser um puta pc... mas com tempo creio q isso vai melhorar e ficar mais viavel em termos de resolucao !
Que tal um teste agora com o novo monitor curvo da Samsung de 55 polegadas oled?
O PSVR2 coloca esse Quest 2 no bolso, incrível o GT7 no PS5 com o PSVR2
Xtreme faz um desconto bom pra mim no cockpit q se mexe!!! Ajudo nas propaganda 👊🏻👊🏻 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Tenho PS5 e fiz pré compra do PSVR 2 que deve chegar no começo de março 2023… Nunca fui muito fã de jogos de carro/corrida… Fiquei sabendo hoje que o Gran Turismo 7 vai ter suporte para o PSVR 2… Fim da história, acabei comprando um volante G923 + Câmbio e cockpit Extreme SGT + Banco retrátil… Deixa a patroa descobrir…😂
Uso o Quest 2,,, chego a ficar 3 horas jogando assetto corda com ele,,,, a imersão compensa muito a perda da resolução,,, bom q simula até q vc tá usando capacete
Quero testar um por mais tempo em algum momento
É o fliperama do futuro, digo isso na forma popular como era em 80.
Minha vó antigamente: - menino, sai da frente dessa tv, tu vai ficar ruim da vista.
*2022: lançam o VR.
Vitor, esse oculus tem quase 2k de resolução por olho, então deveria ser limpinha, o que pode interferir na resolução é o PC não ter poder suficiente pra deichar a imagem limpa...
Tenho o Quest 2 e é magnifica a experiencia
A imersão que o óculos VR dá deve ser ESPETACULAR, sem igual. Porém um grande problema é que as pessoas que usam óculos no dia-a-dia não terão como aproveitar esta experiência, ou então, usar lentes de contato para jogar.
Alguém que usa óculos consegue jogar (de boa) com o óculos VR? O grau do seu óculos é alto ou baixo?
Eu queria pelo menos testar para saber se conseguiria jogar com ou sem óculos no vr.
Quero um VR deve ser show mesmo, ouvi dizer que tem oculos melhores com a qualidade acima. Gostaria de testar o VR antes de comprar e ver se funciona no F1 2021.
No 2021 não funciona, só no 2022.
@@steering_games Entendi, vi que tem programa que emula. Mais também ouvi dizer que na versão f1 2022 ainda não está legal.... caso não mesmo, vamos ver se melhora no 2023.
Tenho os 2 e uso mais as 3 telas, mas consigo ficar no VR por horas e horas. Tenho o quest 2 com uma 3060
Adquiri o VR2 do PS5 há 4 meses (jogo praticamente só o GT7 e o Forza no PC) e nunca tive a oportunidade de jogar em 3 monitores. Comparando com UM MONITOR, a diferença é surreal. Mesmo que a qualidade da imagem do VR esteja longe do 4K da TV, a sensação de imersão tendo um volante e cockpit é simplesmente espetacular. Fica inclusive muito mais fácil de correr e se ganhar uma corrida com VR. Mas sim, a questão do enjoo e tontura tem que ser trabalhada. O produto chegou pra mim pela manhã, horário de meio dia testei, primeira curva tonteei, segunda curva quase vomitei o almoço e a tarde já estava pensando em devolver pra Kabum. Vi alguns vídeos sobre o assunto e resolvi dar uma segunda chance. Hoje jogo 2, 3h sem problema algum. Mas obviamente não jogo competitivamente. No máximo as diárias do GT7. Acho que competitivamente vale mais a pena os 3 monitores. Cansa muito menos a visão, o pescoço, etc. Até a testa do cara fica com um friso quando tiro o óculos... Hehe..
Seu Vr funciona de boa no ps5 e pc? Qual é?
@@3LFelip No PC não rola.. Só PS5.. Jogo o Forza no PC sem VR, infelizmente.. hehe. Tenho o VR2.
Tenho um Reverb G2 e uso ele por horas sem problema algum. Minha VGA é uma 3070.
serve pra jogar F1 2021 ? Esse oculos tem espaço pra quem usa o de grau. digo usar os dois juntos
@@FVVideoMaker uso ele no assetto corsa e fica ótimo com carros tipo formula, não tenho nenhum jogo F1. A sensação de realismo e de profundidade (3d) é fantástica! Tem como usar com óculos de grau, desde que pequeno.
@@FVVideoMaker F1 2021 não tem suporte oficial ( apenas com gambiarras que, na minha opinião, não compensa o esforço ) pra VR amigo, só o F1 2022 (funciona, mas falta um tanto de otimização)
@@dudulourenco4184 poxa como pode né uma jogo atual não rodar nativamente.
@@LeoLauBR tem ideia qual é melhor oculos reverb x rift
VR é um caminho sem volta. To com um quest 2 há 1 ano e pouquinho e só corro com monitores em eventos de endurance ou no F1 23/22 que o suporte de VR não é muito bom ainda. O VR é diversão pura.
Eu não tenho 3 monitores, mas tenho 1 monitor volante e o quest2, e na minha opinião gasto meu tempo jogando asseto corsa no VR, só por o jogo no monitor acaba a graça do game, no euro truck simulator 2 nem se fala, no VR é brutal a imersão, é ir pro monitor nem vontade de jogar dá, olha que nem jogo de simulador gosto, mas no VR tudo muda.
A única desvantagem do vr é que exige realmente um computador muito potente pra rodar sem que tu perceba a baixa qualidade de imagem.... nas config do meu PC é bem mais fácil ter 3 monitores doq 1 vr, nao por culpa do pc não aguentar mais pelo fato do jogo ser mau otimizado para vr
VR tem o benefício de ter o efeito 3D. mas perde a visão do seu volante e periféricos oq é um ponto bem negativo.
Muito bom meu galo!
A resolução do óculos fica melhor se mudar nas config do steamvr colocar a resolução em 200% o serrilhado vai sumir e vai ficar mais bonita a imagem.
Boa info!!
Show de bola
Vitor ja pensou em usar os tres monitores e um sistema de IR track. eu uso uma camera de ps3 e tres leds infra no modo cap e um monitor e fica muito bom meu voce poderia fazer um teste e um video falando sobre o assunto
O nome desse enjoo é cinetose
A cinetose é desencadeada pela estimulação excessiva do sistema vestibular ou por conflitos entre as impressões sensoriais proprioceptivas, visuais e vestibulares.
No geral basta aguentar um pouco que passa, para maioria das pessoas.
O quest não é próprio para game tem vr melhores para game específico trabalha com 4k fica top segundo alguns youtubers
eu prefiro 3 monitores, acho que cansa menos e vc pode jogar mais tempo, outra vantagem é a definição da imagem, com monitores a imagem fica perfeita e o jogo roda com maiores frames. não acho que isso vai pegar de ficar de óculos no rosto, muito incômodo se for jogar por horas, eu não curti.