Marcos, o comentário sobre beleza foi bem coerente. Essa busca sobre empoderamento através da confirmação da beleza está na moda, mas é superficial. Empoderamento é procurar ser independente, se respeitar, se amar e se impor.
Quase fui deserdada por cortar essa mania feia de receber a todo mundo da família, a qualquer hora, sem se dar o trabalho sequer de avisar que vinha de mala, cuia e outra companhia. 😅 Foi libertador 😂😂😂
@@TheDannabrito é por isso que não vou na casa de ninguém, pq as vezes as pessoas não querem as outras na casa delas, mas adoram se enfiar na casa dos outros
Ligar autoestima a beleza física e aparência é o maior erro que as pessoas podem fazer. O caminho pro amor próprio é o autoconhecimento, passar a entender a si mesmo e aproveitar a sua própria companhia é que vai nos levar a romper essa falácia de que precisamos nos achar bonitos usando parâmetros sociais.
Eu aprendi dizer não, mas tenho cuidado de não dizer não ,quando deveria dizer sim. isso foi muito bom para minha vida. Quando eu vou pedir algo, sempre deixo bem claro, se você não puder, seja, não vou ficar chateada com o seu não, você continuará a mesma pessoa pra mim. Tomo cuidado de pessoas abusivas e ponho limites.
Minha vizinha parou de falar comigo pq não quis mais comprar empadinha que ela vendia. Mas gente, eu não aguentava mais comer empada todo dia,e ainda gastar meu dinheiro com algo que não estava com vontade de comer.
Ela parou de falar não foi porque que você parou de comprar empadinha , e dim , porque não havia amizade entre vocês e sim um interesse da parte da sua vizinha. Você não perdeu nada. Pessoas assim nem compensa.
Moro na Holanda ha 6 anos ! Aprendi a falar nao , e isso foi uma libertaçao enorme! Europeu fala nao pra tudo que os tiran do proprio conforto ou simplismente pq nao tao afim ,eu achava eles grossos no comeco e hoje vejo que elas Sao honesto sinceros nao ficam fazendo joguinho. Hoje em dia tenho dificuldade em entender como no Brasil a gente acha tanta coisa normal ! Aqui voce convida alguem pra passar a tarde.com voce da 5 horas a Pessoa sabe q tem que ir embora ! Mil vezes ja fui em casa de holandes no comeco e achava estranho eles nao chamarem pra ficar pra janta !😂😂 A cultura do nao aqui é simplemente normal ,e ninguem acha ruim ou sei la o que hahaha ! Adoroooo. Tudo é sempre combinando ,nenhuma visita aparece na porta do nada ! Nem pais e Maes na casa dos filhos
É verdade, hoje consigo dizer não, porque é simplesmente uma resposta, mas ainda sinto uma pequena culpa dentro de mim, realmente a cultura é muito enraizada no nosso ser, mas podemos aprender.
Isso é coisa dos mineiros , nordestinos são pessoas mais que acolhedores , não do Brasileiro em geral , no sul eles são super cada um na sua não é porque seu filho estuda na sala que vai te convidar pra brincar no fim de semana … isso foi um aprendizado porque hoje moro fora e pra mim aqui é igual ao Sul do Brasil .
Eu não sou de ir na casa dos outros, somente quando me convidam e se estou a fim de ir, aqui TB não entra sem ser convidado mas uma vez tive que dizer, bem vou dormir pq está gente quer ir embora 😂.
@clersp8089 amo essa vibe de horário combinado é para cumprir, só não cumpre se houve grande imprevisto, acho que nasci no país errado, pois odeio atrasos intencionais, as pessoas marcam algo em tal hora e não hora que era o compromisso é que vão se aprontar, tenho tanto ódio disso que não está escrito.
Pelo que eu entendi desse debate: Você acaba com a síndrome do impostor, tendo amor próprio, autoestima, sendo assertivo e principalmente aprender a dizer não!! Foi isso que entendi!!
Eu disse não para meu namorado. Ele se sentiu ofendido, que eu fui grossa ,desrespeito. Mas percebo que ele não sabe falar não pra ninguém ,então não sabe receber não também
Em uma situação específica com um rapaz percebi que o meu não disparou um gatilho nele, não sei se toquei em alguma ferida ou por ego, ele não quis sequer conversar a respeito. Mas foi visível a mudança de atitude dele comigo. Não saber dizer não e querer agradar as pessoas o tempo todo mostra que a pessoa em questão precisa de validação, se ele não sabe dizer e não sabe ouvir, tente conversar porque não terá futuro entre vocês se ele não buscar o motivo dele agir assim que é algo dentro dele que talvez nem ele saiba o que é, e a tal da sombra que os psicólogos falam que todos nos temos e precisamos tratar e sem admitir que temos não existe cura.
Costumo dizer as pessoas que não vamos marcar pra se ver e elas ficam horrorizadas perguntando por que, inconformadas - e eu percebo que nem elas mesmo tem a intenção de marcar, só falam por cortesia mesmo - e sempre tentam me fazer me sentir mal quando digo que não vou mentir prometendo algo que não tenho nenhuma intenção de fazer, prefiro dizer a verdade mas ninguém gosta de escutar isso. De fato foi na Europa mesmo que aprendi a atuar assim e ta tudo bem. A gente expulsa as visitas aqui mesmo kkkk, e ninguém fica magoado. Isso e ótimo gente, liberador.
O nordestino não é invasivo, o nordestino ele é afetivo demais e faz de tudo pra ajudar, nós não chegamos na casa das pessoas e invadimos, um nordestino recebe o outro de bom grado e ajuda no que puder, claro que sabemos dizer não, mas temos um coração enorme e isso é amar o próximo, querer o bem e o melhor do outro.
Um dia o monitor da academia da praça ficou admirado,por eu fazendo caminhada às senhoras fazendo exercícios me convidou pra fazer eu falei hoje não,ele falou vc falou não com muita facilidade,e ele não consegue e eu falei também não conseguia mais aprendi com meu esposo!!
Não vou à casa de ninguém sem avisar e qdo vou, não me demoro. Uma vez chegaram colegas que não iam embora nunca, então pedi pra alguém me ligar e simulei uma urgência, que teria que ir socorrer e eles tinham que ir embora rsss
amor próprio é auto cuidado, cuidar das suas emoções, cuidar do seu corpo, vigiar o que andas pensando, e fazer tudo que a gente faz para uma pessoa querida
Eu sempre fui uma pessoa que abria minha casa pra todo mundo mais devido tanto abusos e falta de respeito...cortei agora estou comigo mesmo e vi que é libertador ❤
Pior é se esforçar, conseguir dar vários nãos e o outro não entender e continuar pedindo favores e dinheiro emprestado, vc corta, bloqueia e ainda vem atrás 😡
Onde moro têm um terraço,qdo chamo alguém da família já aviso que é pra dormir lá,fica bom pra todos...problema do brasileiro é q não cresce aprendendo a respeitar o outro,cada 1 no seu quadrado e de x em qdo ficamos juntos com foco no afeto não na carência emocional.
O humano desconhece totalmente o amor. Só tem um ego. Enquanto mentir por menor que seja a mentira não tem acesso a verdade. E, verdade é amor. É a energia mais poderosa que existe. Somente aquele que não mente mais em hipótese alguma tem acesso ao verdadeiro amor. E estes jamais traficam informações.
E quando aprendemos a ter amor próprio, aprendemos também a amar verdadeiramente outras pessoas. Começamos a entender qual é nosso limite e assim entendemos que os outros também possuem seus próprios limites que não precisam ser os mesmos que o nosso.
As pessoas tem que aprender a aceitar o não, eu sempre falei não para coisas que me deixam desconfortáveis, mas percebo que isso me afasta das pessoas pois elas não gostam que eu negue uma bebida, me negue a ir em um rolê ou gastar dinheiro com algo. Vejo as pessoas ouvindo um não e insistindo e se a pessoa não quer desapontar acaba aceitando.
Não sou nordestina mas gostaria muito de ter o afeto, consideração e carinho e principalmente acolhimento que em outros estados não possuem!! As visitas indesejáveis são na maioria das vezes as que estendem a mão em uma necessidade e até vaquinha fazem para auxiliar o parente que nunca viram!!!
Falou bem Marcos. Eu moro nos EUA e eles dizem não sem nenhum receio e vc tem hora de entrar e sair da casa de um americano quando convidado. E eles são direto ao ponto em tudo. Completamente diferente de brasileiro. Eles são assertivos. Eu demorei a me acostumar mais no final isso muito inteligente da parte deles.
Eu tenho uma casa fechada faz uns quase 2 anos e as pessoas querem morar lá e me enche o savo por isso e os vizinhos que tem traco narcisistas malignos querem saber por que de tudo também outro dia um deles veio me perguntar se eu iria morar na casa novamente eu simplesmente disse ! Liga para o meu advogado e pergunta pra ele . Acha uma pessoa que me prejudicou muitos anos e se acha no direito de saber se eu irei morar na minha casa novamente ou nao ? E o carro deles estava estacionado na entrada da minha garagem ! E eu olhei pra garagem dele sem carro enfim . Deixou o carro na minha garagem pra saber das novidades dificil mesmo 😂
Antes eu ia em lugares q não queria ir,somente pra não parecer grosseira,mas eu ficava me sentindo mal depois,mas agora digo não,não vou,não quero ir....Melhorou muito meu humor
Concordo plenamente quando ele diz que brasileiro tem dificuldade em dizer não. Vivo na Suíça alemã e aqui o não é falado sempre que necessário, com muita naturalidade e sem justificativas. Acho isso fantástico.
Sofro mto por não ter amor próprio. Não tenho autoestima nenhum ,me odeio por completo. Não sou vencedora de nada com 40 anos não sou ninguém ,sem faculdade ,emprego ruim e mãe ruim e com esposa pior ainda. Sou uma grande fracassada e a beleza passou longe de mim. Enfim me odeio e não acredito que eu fui o espermatozóides mais esperto ainda. 😭
A dra. Ana é ótima, só tem q deixar de “completar” o entrevistado. Nesse momento, o entrevistado deve estar em primeiro plano e o entrevistador em segundo. É como na terapia, o lugar é do outro.
A doutora Ana não quer ficar abaixo de nenhum entrevistado,já observei que com todos ela age assim. Eu acho isso muita arrogância, e desnecessária porque todos sabemos que ela é uma boa profissional.
Dra Ana e o outro moço não deixaram Dr Marcos concluir UM ÚNICO PENSAMENTO. POXA DRA ANA ! TE ADORO MAS ACHO QUE ELE TEM QUE TER A CHANCE DE CONCLUIR UMA IDEIAe ainda mais: FALANDO JUNTO😂😂❤❤❤❤
Ahhh Marcos Lacerda vc sempre me ensinando de um jeito que eu entendo , GRATIDÃO ❤ Mas o que eu mais ouço é NÃO! agora pareu dizer NÃO é que a questão me dá nós. 🤦🏼♀️ 😂
Aqui festa vem com convite pra começar e terminar. E todos se vao na hora combinada. Melhor coisa! O tempo e valioso pra todos nos, so que muitos ainda nao se deram conta! 😉🇺🇸
Complementando o meu Comentário. Ao longo da História os Conceitos de Beleza foram mudando etc... Até mesmo no Univeso Fashion! E que bom o "FEIO" Hoje passou por uma Repensada...Rsrsrsrs... Essa minha Conversa poderia ir bem looonnge....Pois não estou falando de blá blá blá.. Teoricamente. Apenas por Informação. Mas por Experiência também de Consultório. Escuta. Aprendizado nas Culturas tribais que passei.E a minha Experiência Urbana nas Passarelas e Fotos! Cruzes. 0 Diabo veste PRADA !!!. Rsrsrsrs..Valeu Dr.Marcos. Sigo junta...Aprendendo e Comentando.E dizendo Não ou Sim...Vamo nessa? GRATIDÃO. SEMPRE.
Voces foram cirugicos nesse epsodio. Muito real essa questao da "incoveniencia' do brasileiro! Eu como Nordestina digo que é muito real e que fazemos muito isso. Obrigada por tanto ensinamento!
Concordo com o Marcos, moro em Portugal há mais de 2 anos e é tão natural aqui pros europeus se falar "Não", se recusar algo, ter hora pra ir embora da casa de alguém, no Brasil sinto que somos ensinados a tolerar tudo, dizer Sim pra tudo e o oposto disso é falta de educação, e quem sofre é a gente :(
Qualquer pessoa que estudou fora sabe sobre o que o Marcos falou. Minha primeira vez fora eu confirmei com uma japonesa que poderiamos ir no shopping no dia seguinte- so que no dia seguinte caiu uma chuva descomunal. Eu sequer troquei de roupa mas ela apareceu e ficou na chuva no ponto onde havíamos combinado. 😅 "you said yes so you should have shown up" e assim tive minha primeira lição sobre a importância da palavra.
O português também tem dificuldade em dizer não sabia, pelo menos no Norte de Portugal. Eu acho é que a geração dos 60/70 anos é que tem problema a dizer não. As novas gerações (e quanto mais novas mais se nota) dizem não com facilidade. Isto é o que eu penso, e o que eu vejo em Portugal
Verdade seja dita, na Europa tem estabilidade emocional e financeira para fazer logo o que quiser, enquanto no Brasil é uma dependência emocional sem fim e mentir para si mesmo que é um vício.
Tenho exemplo do não: minha nora estava em minha casa e teve neném, mad o bebê ficou internado. Veio uma visita da minha nora e ela não estava bem. A visita, ficou, ficou. Chegou um momento q eu tive q falar: ela não está bem e precisa repousar. Outro dia qdo estiver melhor e o bebê vier pra casa, pode vir qdo quiser. Isso ja se passaram 21 anos, até hj.essa pessoa me olha meio torto e quase me ignora...🌹
Não teve a sensibilidade para se retirar e ainda ficou chateada por algo que ela mesmo provocou, numa situação dessas mesmo quando a mãe e bebê estão bem e em casa, a visita é breve porque não é fácil as primeiras semanas, principalmente se foi parto cesarea. Você acertou em cheio, fez bem.
Não só na Europa, mas aqui nos Estados Unidos também o NÃO é muito normal. Eu sou do Nordeste, mas moro fora faz muito tempo. No nordeste dizer não é falta de educação e respeito, que pena não é?!🙄
Tomei uma decisão de não comprar casa próximo a praia enquanto não aprender a dizer NÃO😅,prefiro pagar diárias em pousada,pois so vai quem eu realmente quero ,😊😊😊😊,...
Eu sou portuguesa mas bem diferente dos portugueses e de minhas amizades e tudo mais eles dizem não facilmente e eu não sei dizer não por isso já me prejudiquei muitas vezes pois as pessoas se aproveitam de mim mas agora este novo ano tou mudando isso. Já levei muitos não e aceito e respeito na boa por mais que em certos casos temha doido só eu é que não usava muito o não mas este este será usado muitas vezes...
Dizer sim até o dia de hoje só lhe rendeu esse resultado triste e incômodo. E eu digo assim porque também sofro do mal de não saber dizer não. Comecemos a enfrentar dizendo não. Só assim para obtermos resultados diferentes. Se o sim só conduziu à tristeza, que o não seja abraçado.
Primeiro temos medo de falar não e sermos julgados. Depois começamos a dizer não, porém, sem a pessoa pedir, começamos a dar explicação para o não. Depois aprendemos a dizer não e não precisamos dar um motivo plausível pra isso. Exemplos, se alguém me pede 100 reais emprestado e eu tenho esse dinheiro, porém preciso dele pra pagar minhas contas. Antigamente eu emprestaria esse dinheiro e pensaria só depois nas minha contas (coisa que fez eu criar muitas dívidas). Depois eu comecei a negar o empréstimo, mas justificar o porquê. Agora só digo que não tenho (mesmo tendo) e deu. Isso serve pra fazer outros tipos de favores tbm.
Amigas/os, cá, em Portugal, também é muito assim, no que respeita à hora das visitas e das expressões de afectividade. Cá, na Europa, há diferenças significativas entre as culturas dos países mais nórdicos e os países latinos. É curiosa essa riqueza cultural. 😊 Abraços europeus, de Portugal.
É verdade o que o senhor Marcos Lacerda está falando e me chamou atenção sobre conversar com uma pessoa bonita e de repente a gente achar a pessoa feia de espírito, eu mesma já passei a ter essa sensação com um rapaz, eu via ele passar ele era lindo perfeito porém no dia que tivemos a oportunidade de conversar eu vi que a beleza daquele rapaz era só fisicamente porq o rapaz falava tanta bobagem que nada dava pra se aproveitar kkk, daquele dia em diante já via o rapaz feio chato e desinteressante 😅😅
Esse vídeo é fantástico e libertador, todo ser humano deveria assistir e ter mais consciência a respeito o que a falta desse tipo de posicionamento provoca na vida real do outro, e ao que tem é tachado de insensível e egoísta 😢
Putz! Esse dr. Marcos é o cara mesmo, viu! A parte em que ele fala da síndrome do impostor casa comigo. Eu semore achava que eatava dando aulas medíocres nas escolas aonde passei. Aí ele vem e diz que a síndrome so impostor é uma arrogância por quem a sofre se acha o mais esperto de todas às pessoas, e o que ela faz de repente é o suficiente para ser bom. Mas que semore podemos nos melhorar. Bacana demais essa reflexão
Uma vez eu tava indo pro Maranhão de ônibus visitar uns parentes, alguém que conhecia alguém que tinha parentes na cidade pediu pra gente levar uma "encomendinha", apareceram com caixas e mais caixas e a gente que se fodeu carregando aquele bando de troço pra lá e pra cá. Que ódio, não entendi até hoje porque não falamos "não"... acho que ficamos tão perplexas kkk
As pessoas tem receio de dizer não ou de pedir para ir embora e a pessoa se ofender e nunca mais voltar ou convidar, romper os laços. Para ser aceito sem ficar de antipática tem que dar uma desculpa… olha agora é a saideira, pois amanhã tenho que trabalhar…Não poderei ir pq tenho outro compromisso… o não seco é perder a amizade.
Que vídeo elucidativo e importante, é realmente uma desconstrução diária tudo isso que a gente tem que fazer, quando acha que tá começando a andar na direção do amor próprio tem esse baita lembrete do não e de arcar com o preço da honestidade, fez todo o sentido quando o Marcos falou o quão cultural é isso, na minha família também fui muito ensinado a evitar dizer não e hoje como adulto da pra ver que dizer sim sem realmente querer também tem um preço e um preço muito maior do que dizer um não honesto.
Verdade! Como é difícil começar a romper a barreira para entrar no cenário do amor próprio. E dizer não acaba sendo um processo dolorido, envolto por sentimentos de culpa e de medo, quando na verdade o ato de dizer não é uma forma de gentileza e respeito de limites consigo mesmo.
Quando você começar a dizer não, a gente vê quem sai e quem fica
Na India dizem "não" com o mesmo sorriso que dizem "sim". É sincero, objetivo, respeitoso.
"A chatice é democrática e o chato impõe sua presença" perfeito!
Até pq até a beleza e a juventude são efêmeras . Se a autoestima estiver atrelada a aparência física , ela estará condenada ao fracasso.
Concordo com você
Concordo plenamente com você!
Boa.
Comentário inteligente!
Perfeito 👏👏👏💞
Marcos, o comentário sobre beleza foi bem coerente. Essa busca sobre empoderamento através da confirmação da beleza está na moda, mas é superficial. Empoderamento é procurar ser independente, se respeitar, se amar e se impor.
O que eu acho um horror é alguém ir na sua casa sem avisar antes
Vdd
Eu nunca fiz isso
Nossa !!! Totalmente
Também acho...
Ir na casa de alguém sem avisar e sem ser convidado é falta de educação. Mas, tb encontrar pra conversar é saúde mental.
Quase fui deserdada por cortar essa mania feia de receber a todo mundo da família, a qualquer hora, sem se dar o trabalho sequer de avisar que vinha de mala, cuia e outra companhia.
😅 Foi libertador
😂😂😂
Imagino.😂😂😂😂
Pensa numa desgraça que é não ter controle sobre a sua própria residência...
A última treta q tive com a genitora foi por esse motivo,do nada aparecia sem avisar,detesto😂
Eu não sou entendida. Não gosto de ir na casa de ninguém e não quero ninguém na minha casa. Vamos ao bar, restaurante ou outro lugar.
@@TheDannabrito é por isso que não vou na casa de ninguém, pq as vezes as pessoas não querem as outras na casa delas, mas adoram se enfiar na casa dos outros
Ligar autoestima a beleza física e aparência é o maior erro que as pessoas podem fazer. O caminho pro amor próprio é o autoconhecimento, passar a entender a si mesmo e aproveitar a sua própria companhia é que vai nos levar a romper essa falácia de que precisamos nos achar bonitos usando parâmetros sociais.
Eu aprendi dizer não, mas tenho cuidado de não dizer não ,quando deveria dizer sim. isso foi muito bom para minha vida. Quando eu vou pedir algo, sempre deixo bem claro, se você não puder, seja, não vou ficar chateada com o seu não, você continuará a mesma pessoa pra mim. Tomo cuidado de pessoas abusivas e ponho limites.
Minha vizinha parou de falar comigo pq não quis mais comprar empadinha que ela vendia. Mas gente, eu não aguentava mais comer empada todo dia,e ainda gastar meu dinheiro com algo que não estava com vontade de comer.
kkkkkk
Vixi! 🤔
Ela tava tentando te matar...mdsss empada não é algo saudável pra comer todo dia! Livramento amiga 😅
@@franschena664 kkkkkkkkk pois não é mulher!!! kkkkkkkkk
Ela parou de falar não foi porque que você parou de comprar empadinha , e dim , porque não havia amizade entre vocês e sim um interesse da parte da sua vizinha. Você não perdeu nada. Pessoas assim nem compensa.
Moro na Holanda ha 6 anos !
Aprendi a falar nao , e isso foi uma libertaçao enorme!
Europeu fala nao pra tudo que os tiran do proprio conforto ou simplismente pq nao tao afim ,eu achava eles grossos no comeco e hoje vejo que elas Sao honesto sinceros nao ficam fazendo joguinho.
Hoje em dia tenho dificuldade em entender como no Brasil a gente acha tanta coisa normal !
Aqui voce convida alguem pra passar a tarde.com voce da 5 horas a Pessoa sabe q tem que ir embora !
Mil vezes ja fui em casa de holandes no comeco e achava estranho eles nao chamarem pra ficar pra janta !😂😂
A cultura do nao aqui é simplemente normal ,e ninguem acha ruim ou sei la o que hahaha !
Adoroooo.
Tudo é sempre combinando ,nenhuma visita aparece na porta do nada !
Nem pais e Maes na casa dos filhos
É verdade, hoje consigo dizer não, porque é simplesmente uma resposta, mas ainda sinto uma pequena culpa dentro de mim, realmente a cultura é muito enraizada no nosso ser, mas podemos aprender.
Isso é coisa dos mineiros , nordestinos são pessoas mais que acolhedores , não do Brasileiro em geral , no sul eles são super cada um na sua não é porque seu filho estuda na sala que vai te convidar pra brincar no fim de semana … isso foi um aprendizado porque hoje moro fora e pra mim aqui é igual ao Sul do Brasil .
@@MetafisicamentesouAté porque a maioria das pessoas do Sul são descendentes de europeus.
Eu não sou de ir na casa dos outros, somente quando me convidam e se estou a fim de ir, aqui TB não entra sem ser convidado mas uma vez tive que dizer, bem vou dormir pq está gente quer ir embora 😂.
@clersp8089 amo essa vibe de horário combinado é para cumprir, só não cumpre se houve grande imprevisto, acho que nasci no país errado, pois odeio atrasos intencionais, as pessoas marcam algo em tal hora e não hora que era o compromisso é que vão se aprontar, tenho tanto ódio disso que não está escrito.
Vdd.Ser sincera sempre.Criança quando fala é sincera e bonitinha mas quando adultos é pessoa grossa,ignorante, ofende.
Uma coisa que eu detesto é convidar alguém pra um jantar por exemplo e o convidado chega com outras pessoas sem avisar 🤦
Pelo que eu entendi desse debate: Você acaba com a síndrome do impostor, tendo amor próprio, autoestima, sendo assertivo e principalmente aprender a dizer não!! Foi isso que entendi!!
Eu disse não para meu namorado. Ele se sentiu ofendido, que eu fui grossa ,desrespeito. Mas percebo que ele não sabe falar não pra ninguém ,então não sabe receber não também
Em uma situação específica com um rapaz percebi que o meu não disparou um gatilho nele, não sei se toquei em alguma ferida ou por ego, ele não quis sequer conversar a respeito. Mas foi visível a mudança de atitude dele comigo. Não saber dizer não e querer agradar as pessoas o tempo todo mostra que a pessoa em questão precisa de validação, se ele não sabe dizer e não sabe ouvir, tente conversar porque não terá futuro entre vocês se ele não buscar o motivo dele agir assim que é algo dentro dele que talvez nem ele saiba o que é, e a tal da sombra que os psicólogos falam que todos nos temos e precisamos tratar e sem admitir que temos não existe cura.
Concordo plenamente, eu moro fora do Brasil, e realmente o Brasileiro tem dificuldade de dizer nao.
Não!
Não não não não ,mesmoooo
Eu falo direto
E os outros não gostam
@@Rodrigo-Araujo problema deles 😂
@@arthurlopessz vdd kkkk
Até que enfim alguém reconhece que existe o feio e tudo bem!
Costumo dizer as pessoas que não vamos marcar pra se ver e elas ficam horrorizadas perguntando por que, inconformadas - e eu percebo que nem elas mesmo tem a intenção de marcar, só falam por cortesia mesmo - e sempre tentam me fazer me sentir mal quando digo que não vou mentir prometendo algo que não tenho nenhuma intenção de fazer, prefiro dizer a verdade mas ninguém gosta de escutar isso. De fato foi na Europa mesmo que aprendi a atuar assim e ta tudo bem. A gente expulsa as visitas aqui mesmo kkkk, e ninguém fica magoado. Isso e ótimo gente, liberador.
O nordestino não é invasivo, o nordestino ele é afetivo demais e faz de tudo pra ajudar, nós não chegamos na casa das pessoas e invadimos, um nordestino recebe o outro de bom grado e ajuda no que puder, claro que sabemos dizer não, mas temos um coração enorme e isso é amar o próximo, querer o bem e o melhor do outro.
Um dia o monitor da academia da praça ficou admirado,por eu fazendo caminhada às senhoras fazendo exercícios me convidou pra fazer eu falei hoje não,ele falou vc falou não com muita facilidade,e ele não consegue e eu falei também não conseguia mais aprendi com meu esposo!!
dizer não é uma habilidade?? a gente está preparando pra receber um não??
Não vou à casa de ninguém sem avisar e qdo vou, não me demoro. Uma vez chegaram colegas que não iam embora nunca, então pedi pra alguém me ligar e simulei uma urgência, que teria que ir socorrer e eles tinham que ir embora rsss
Lendo seu comentários nao aguentei 😂😂😂😂😂 isso é falta de simancol,gente que não tem o que fazer...
@@vaniaregina3224 🤭🤣🤣
amor próprio é auto cuidado, cuidar das suas emoções, cuidar do seu corpo, vigiar o que andas pensando, e fazer tudo que a gente faz para uma pessoa querida
A chatice é democrática ...
E o chato impõe sua presença ❗️🦋🎶💫💞
Eu sempre fui uma pessoa que abria minha casa pra todo mundo mais devido tanto abusos e falta de respeito...cortei agora estou comigo mesmo e vi que é libertador ❤
O Amor próprio é essencial em nossa vida. Quem não tem amor próprio sofre muito.❤👏👏👏👏👏👏
Verdade
Pior é se esforçar, conseguir dar vários nãos e o outro não entender e continuar pedindo favores e dinheiro emprestado, vc corta, bloqueia e ainda vem atrás 😡
Ahhhhh, o encontro de milhões!! Adoro o Marcos Lacerda ❤
Kkkkk falou tudo encontro de milhões... esses 2 Marcos Lacerda e a Bia irão dominar o mundo❤❤❤❤
@@daianealmeida8001 SIMMMM, os dois são demais!! 😍😍😍
Onde moro têm um terraço,qdo chamo alguém da família já aviso que é pra dormir lá,fica bom pra todos...problema do brasileiro é q não cresce aprendendo a respeitar o outro,cada 1 no seu quadrado e de x em qdo ficamos juntos com foco no afeto não na carência emocional.
Conteúdo incrível, o único chato é ela começar a falar enquanto o outro ainda nem terminou de falar ainda ..
Também acho isso insuportável!! Ela faz isso com todo mundo, nunca deixa a pessoa terminar oq tá falando.
A gente só diz não pra pessoas que a gente tem intimidade. Agora vai dizer não no trabalho...
O humano desconhece totalmente o amor. Só tem um ego. Enquanto mentir por menor que seja a mentira não tem acesso a verdade. E, verdade é amor. É a energia mais poderosa que existe. Somente aquele que não mente mais em hipótese alguma tem acesso ao verdadeiro amor. E estes jamais traficam informações.
Marcos Lacerda é maravilhoso!! Encontro nota 💯
O amor próprio é essencial em nossa vida.
Quem não tem amor próprio sofre muito.
Estou aprendendo muito com vocês, agradeço de coração!
E quando aprendemos a ter amor próprio, aprendemos também a amar verdadeiramente outras pessoas. Começamos a entender qual é nosso limite e assim entendemos que os outros também possuem seus próprios limites que não precisam ser os mesmos que o nosso.
As pessoas tem que aprender a aceitar o não, eu sempre falei não para coisas que me deixam desconfortáveis, mas percebo que isso me afasta das pessoas pois elas não gostam que eu negue uma bebida, me negue a ir em um rolê ou gastar dinheiro com algo. Vejo as pessoas ouvindo um não e insistindo e se a pessoa não quer desapontar acaba aceitando.
Como é bom ouvir gente inteligente, o ditado é certo; "o conhecimento liberta" como eles são livres para falar as verdades.
Não sou nordestina mas gostaria muito de ter o afeto, consideração e carinho e principalmente acolhimento que em outros estados não possuem!!
As visitas indesejáveis são na maioria das vezes as que estendem a mão em uma necessidade e até vaquinha fazem para auxiliar o parente que nunca viram!!!
Primeiro as Damas. Dr Ana e seu Parceiro, Dr Marcus Lacerda. Um trio Bombástico e nós somos os Beneficiados obrigado a todos vcs.
Admiro muito a Ana e o Marcos com sua voz tão amorosa, doce e calma. A voz dele sempre deixa o coração quentinho. Parabéns pelo episódio!
Vivo na Europa à quase 40 anos e é exatamente assim como o Dr. descreveu.👍💯
É mt libertador aprender dizer não e aprender a ouvir tmbm.
Verdade, as pessoas estao obcecada pelo corpo perfecto.
Graças a Deus ao longo da vida aprendi a dizer não.
exatamente, a gente não tem que enganar o espelho, o espelho está ali pata entregar a realidade em questão de beleza física.
Falou bem Marcos. Eu moro nos EUA e eles dizem não sem nenhum receio e vc tem hora de entrar e sair da casa de um americano quando convidado. E eles são direto ao ponto em tudo. Completamente diferente de brasileiro. Eles são assertivos. Eu demorei a me acostumar mais no final isso muito inteligente da parte deles.
Eu tenho uma casa fechada faz uns quase 2 anos e as pessoas querem morar lá e me enche o savo por isso e os vizinhos que tem traco narcisistas malignos querem saber por que de tudo também outro dia um deles veio me perguntar se eu iria morar na casa novamente eu simplesmente disse ! Liga para o meu advogado e pergunta pra ele . Acha uma pessoa que me prejudicou muitos anos e se acha no direito de saber se eu irei morar na minha casa novamente ou nao ? E o carro deles estava estacionado na entrada da minha garagem ! E eu olhei pra garagem dele sem carro enfim . Deixou o carro na minha garagem pra saber das novidades dificil mesmo 😂
Aqui em cs eu como moro com meu pai vem td mundo pra cá sem avisar eu tenho que providenciar comida pra tds comer ninguém merece
Eu falaria vou almoçar fora
Gente então eu sou uma alma caridosa eu acho esse homem lindo e muito simpático 🥰👏👏👏
Antes eu ia em lugares q não queria ir,somente pra não parecer grosseira,mas eu ficava me sentindo mal depois,mas agora digo não,não vou,não quero ir....Melhorou muito meu humor
Concordo plenamente quando ele diz que brasileiro tem dificuldade em dizer não. Vivo na Suíça alemã e aqui o não é falado sempre que necessário, com muita naturalidade e sem justificativas. Acho isso fantástico.
Por favor 🙏 cada um fala na sua vez
Sofro mto por não ter amor próprio. Não tenho autoestima nenhum ,me odeio por completo. Não sou vencedora de nada com 40 anos não sou ninguém ,sem faculdade ,emprego ruim e mãe ruim e com esposa pior ainda. Sou uma grande fracassada e a beleza passou longe de mim. Enfim me odeio e não acredito que eu fui o espermatozóides mais esperto ainda. 😭
A dificuldade de dizer não vem dá criação, infelizmente os pais ensinam as crianças a ser bonzinhos e obediente.
O corpo fala por meio das energias que a gente vibra!
Já não me importo com beleza física. O que me faz me alto punir é que eu falo demais.
Quando viu ja falou ne? Eu odeio isso em mim.
As visitas invasivas tb acontecem nas casas de praia 😅
Casa de praia e o inferno 😅😅😅😅😂😂😂
A dra. Ana é ótima, só tem q deixar de “completar” o entrevistado. Nesse momento, o entrevistado deve estar em primeiro plano e o entrevistador em segundo. É como na terapia, o lugar é do outro.
Tem toda razão, o Marcos riria de mim pq me incomodei kkkkk
Mas mentes inteligentes pensam lá na frente. Eu entendo a Ana. Mas seu comentário é extremamente pertinente.
A doutora Ana não quer ficar abaixo de nenhum entrevistado,já observei que com todos ela age assim. Eu acho isso muita arrogância, e desnecessária porque todos sabemos que ela é uma boa profissional.
Dra Ana e o outro moço não deixaram Dr Marcos concluir UM ÚNICO PENSAMENTO. POXA DRA ANA ! TE ADORO MAS ACHO QUE ELE TEM QUE TER A CHANCE DE CONCLUIR UMA IDEIAe ainda mais: FALANDO JUNTO😂😂❤❤❤❤
Verdade. Ela não deixa as pessoas falarem.
Assim mesmo. Quando a gente diz não. Somos chatos. E não estou nem ai para os conceitos dos outros
E bom ter um equilíbrio amor próprio pela nossa essência e valores e junto a beleza física tbm.O falar não e libertador.
Ahhh Marcos Lacerda vc sempre me ensinando de um jeito que eu entendo , GRATIDÃO ❤
Mas o que eu mais ouço é NÃO! agora pareu dizer NÃO é que a questão me dá nós. 🤦🏼♀️ 😂
Marcos Lacerda é um fofo! Maravilhoso! "Dizer não só não nos liberta mas também liberta o outro"! Perfeito!
Aqui festa vem com convite pra começar e terminar. E todos se vao na hora combinada. Melhor coisa! O tempo e valioso pra todos nos, so que muitos ainda nao se deram conta! 😉🇺🇸
Eu sou especial, gosto de minha companhia, de meus estudos.
Família Nós da questão ❤
Complementando o meu Comentário. Ao longo da História os Conceitos de Beleza foram mudando etc...
Até mesmo no Univeso Fashion! E que bom o "FEIO"
Hoje passou por uma Repensada...Rsrsrsrs...
Essa minha Conversa poderia ir bem looonnge....Pois não estou falando de blá blá blá..
Teoricamente. Apenas por Informação. Mas por Experiência também de Consultório. Escuta. Aprendizado nas Culturas tribais que passei.E a minha Experiência Urbana nas Passarelas e Fotos! Cruzes.
0 Diabo veste PRADA !!!.
Rsrsrsrs..Valeu Dr.Marcos.
Sigo junta...Aprendendo e Comentando.E dizendo Não ou Sim...Vamo nessa?
GRATIDÃO. SEMPRE.
E aquele papo de..(EU NÃO ACEITO NÃO COMO RESPOSTA) cara,eu fico em silêncio e saio sem olhar pra trás
Conhecer suas limitações faz parte do mantra famoso "conhecer a si mesmo".
É tão necessário esse vídeo pra pessoas que nunca dizem não. E pras pessoas que se acham amigas de todo mundo!
Voces foram cirugicos nesse epsodio. Muito real essa questao da "incoveniencia' do brasileiro! Eu como Nordestina digo que é muito real e que fazemos muito isso. Obrigada por tanto ensinamento!
Verdade!!
Pessoas que nao aceitam Nao.
Os convites sao uma ordem .
Se disser nao arruma inimizade.
E sao muito espaçosos tbm.
Ja vivi isso na prática.
Concordo com o Marcos, moro em Portugal há mais de 2 anos e é tão natural aqui pros europeus se falar "Não", se recusar algo, ter hora pra ir embora da casa de alguém, no Brasil sinto que somos ensinados a tolerar tudo, dizer Sim pra tudo e o oposto disso é falta de educação, e quem sofre é a gente :(
Meu vô fazia festa na casa dele e ele não tinha vergonha de dizer: " Ó já está na hora de todo mundo ir pra suas casas " 😅 kkk
Que avô ótimo. 😂♥️
😂 ... Vai muito também do como se fala e não o que se fala
@@kiocaesar Exatamente, depende da maneira de como se fala, e tambepm com quem se fala.
Minha irmã diz isso kkk
Amei
Eu sempre gostei de quando alguém vem na minha casa, ela tem que ter a hora de ir embora, quando marco reuniões, eu também dou a hora de acabar.
EU VIVI PRA VER ESSE ENCONTRO ❤
Eu gosto da Dra.Ana, mas acho o Dr.Marcos incrivel 👏🏼
Qualquer pessoa que estudou fora sabe sobre o que o Marcos falou. Minha primeira vez fora eu confirmei com uma japonesa que poderiamos ir no shopping no dia seguinte- so que no dia seguinte caiu uma chuva descomunal. Eu sequer troquei de roupa mas ela apareceu e ficou na chuva no ponto onde havíamos combinado. 😅 "you said yes so you should have shown up" e assim tive minha primeira lição sobre a importância da palavra.
Gente, esse dois profissionais, encontro perfeito!!!
A difícil arte de dizer não!
O português também tem dificuldade em dizer não sabia, pelo menos no Norte de Portugal.
Eu acho é que a geração dos 60/70 anos é que tem problema a dizer não.
As novas gerações (e quanto mais novas mais se nota) dizem não com facilidade.
Isto é o que eu penso, e o que eu vejo em Portugal
Verdade seja dita, na Europa tem estabilidade emocional e financeira para fazer logo o que quiser, enquanto no Brasil é uma dependência emocional sem fim e mentir para si mesmo que é um vício.
Me chamaram pra um evento de casais, eu prontamente respondi, não vou e questionaram: porque não vai?
Respondi: porque não gosto.
Ficaram chocados 😅
Tenho exemplo do não: minha nora estava em minha casa e teve neném, mad o bebê ficou internado. Veio uma visita da minha nora e ela não estava bem. A visita, ficou, ficou. Chegou um momento q eu tive q falar: ela não está bem e precisa repousar. Outro dia qdo estiver melhor e o bebê vier pra casa, pode vir qdo quiser. Isso ja se passaram 21 anos, até hj.essa pessoa me olha meio torto e quase me ignora...🌹
Não teve a sensibilidade para se retirar e ainda ficou chateada por algo que ela mesmo provocou, numa situação dessas mesmo quando a mãe e bebê estão bem e em casa, a visita é breve porque não é fácil as primeiras semanas, principalmente se foi parto cesarea. Você acertou em cheio, fez bem.
Não só na Europa, mas aqui nos Estados Unidos também o NÃO é muito normal. Eu sou do Nordeste, mas moro fora faz muito tempo. No nordeste dizer não é falta de educação e respeito, que pena não é?!🙄
Certissimo moro na Suiça e é desse jeito. Aqui a visita já sabe que horas deve ir embora. E chegar no horário combinado. 18: 57 😂.
Tomei uma decisão de não comprar casa próximo a praia enquanto não aprender a dizer NÃO😅,prefiro pagar diárias em pousada,pois so vai quem eu realmente quero ,😊😊😊😊,...
Eu sou portuguesa mas bem diferente dos portugueses e de minhas amizades e tudo mais eles dizem não facilmente e eu não sei dizer não por isso já me prejudiquei muitas vezes pois as pessoas se aproveitam de mim mas agora este novo ano tou mudando isso. Já levei muitos não e aceito e respeito na boa por mais que em certos casos temha doido só eu é que não usava muito o não mas este este será usado muitas vezes...
Dizer sim até o dia de hoje só lhe rendeu esse resultado triste e incômodo. E eu digo assim porque também sofro do mal de não saber dizer não.
Comecemos a enfrentar dizendo não. Só assim para obtermos resultados diferentes.
Se o sim só conduziu à tristeza, que o não seja abraçado.
Primeiro temos medo de falar não e sermos julgados.
Depois começamos a dizer não, porém, sem a pessoa pedir, começamos a dar explicação para o não.
Depois aprendemos a dizer não e não precisamos dar um motivo plausível pra isso.
Exemplos, se alguém me pede 100 reais emprestado e eu tenho esse dinheiro, porém preciso dele pra pagar minhas contas.
Antigamente eu emprestaria esse dinheiro e pensaria só depois nas minha contas (coisa que fez eu criar muitas dívidas).
Depois eu comecei a negar o empréstimo, mas justificar o porquê.
Agora só digo que não tenho (mesmo tendo) e deu.
Isso serve pra fazer outros tipos de favores tbm.
Amigas/os, cá, em Portugal, também é muito assim, no que respeita à hora das visitas e das expressões de afectividade. Cá, na Europa, há diferenças significativas entre as culturas dos países mais nórdicos e os países latinos. É curiosa essa riqueza cultural. 😊 Abraços europeus, de Portugal.
Eu devo está "fisicamente feio", depois que me decepcionei com seres humanos não tenho mais simpatia, afastamento.
É verdade o que o senhor Marcos Lacerda está falando e me chamou atenção sobre conversar com uma pessoa bonita e de repente a gente achar a pessoa feia de espírito, eu mesma já passei a ter essa sensação com um rapaz, eu via ele passar ele era lindo perfeito porém no dia que tivemos a oportunidade de conversar eu vi que a beleza daquele rapaz era só fisicamente porq o rapaz falava tanta bobagem que nada dava pra se aproveitar kkk, daquele dia em diante já via o rapaz feio chato e desinteressante 😅😅
Vdd, sou nordestina mas não me convido ir a casa de ninguém mesmo se eu passar ou quiser ficar na cidade por um dia existe hotel.
Estados Unidos tbm. Aqui as coisas funcionam assim. Sem problemas e dificuldades pra dizer NÃO 😅
Esse vídeo é fantástico e libertador, todo ser humano deveria assistir e ter mais consciência a respeito o que a falta desse tipo de posicionamento provoca na vida real do outro, e ao que tem é tachado de insensível e egoísta 😢
Putz!
Esse dr. Marcos é o cara mesmo, viu!
A parte em que ele fala da síndrome do impostor casa comigo. Eu semore achava que eatava dando aulas medíocres nas escolas aonde passei. Aí ele vem e diz que a síndrome so impostor é uma arrogância por quem a sofre se acha o mais esperto de todas às pessoas, e o que ela faz de repente é o suficiente para ser bom.
Mas que semore podemos nos melhorar.
Bacana demais essa reflexão
Eu ,falo não :e explica porque não , sempre funcionou ! nunca faço o que eu não quero ou não posso , só pra agradar o outro .❤😊
Uma vez eu tava indo pro Maranhão de ônibus visitar uns parentes, alguém que conhecia alguém que tinha parentes na cidade pediu pra gente levar uma "encomendinha", apareceram com caixas e mais caixas e a gente que se fodeu carregando aquele bando de troço pra lá e pra cá. Que ódio, não entendi até hoje porque não falamos "não"... acho que ficamos tão perplexas kkk
Como é gratificante a arte de aprender. Muito grato pelo aprendizado desta fala que eu tive. Muito bom.
As pessoas tem receio de dizer não ou de pedir para ir embora e a pessoa se ofender e nunca mais voltar ou convidar, romper os laços. Para ser aceito sem ficar de antipática tem que dar uma desculpa… olha agora é a saideira, pois amanhã tenho que trabalhar…Não poderei ir pq tenho outro compromisso… o não seco é perder a amizade.
Eu me autobajulo. Se as pessoas me odeiam e que tem inveja da minha pessoa. Que sou um cara bacana e divertido.
Que vídeo elucidativo e importante, é realmente uma desconstrução diária tudo isso que a gente tem que fazer, quando acha que tá começando a andar na direção do amor próprio tem esse baita lembrete do não e de arcar com o preço da honestidade, fez todo o sentido quando o Marcos falou o quão cultural é isso, na minha família também fui muito ensinado a evitar dizer não e hoje como adulto da pra ver que dizer sim sem realmente querer também tem um preço e um preço muito maior do que dizer um não honesto.
Verdade! Como é difícil começar a romper a barreira para entrar no cenário do amor próprio. E dizer não acaba sendo um processo dolorido, envolto por sentimentos de culpa e de medo, quando na verdade o ato de dizer não é uma forma de gentileza e respeito de limites consigo mesmo.
Mas é tão bom receber alguém da família em casa quando moramos longe... 😢
Vá morar na praia , tu vai receber parentes e amigos que nunca viu kkk
@@rodrigojose3235 eu moro em Fortaleza, minha família no Piauí... Adoro quando eles vêm...
@@arianesales1199
Verdade, receber tb é bom.Qdo somos muito radical, tb temos que entender que não podemos contar com ninguém caso precise.
Parente é serpente... Depende muito de quem é, na minha humilde opinião
Parabéns a esses dois profissionais! Vcs são fantásticos! ❤❤