@@pablogomysoi irmão . Aproveito a oportunidade pra te desejar um feliz natal. Te recomendo ouvir a bela canção da Comunidade católica Shalom "Nasce também em nós"
@@pablogomys. Boa tarde, graça e paz! Esses 73 motivos dele para nós são 66 que se resume em 1 único motivo. Motivo este que se chama BÍBLIA SAGRADA, BÍBLIA está que fez eu antes (CATÓLICO) virar atualmente (PROTESTANTE), e não me arrependo nem um pouco de ter abandonado a UCAR. E eu confirmo, se torna CATÓLICO quem segue e aceita o MAGISTÉRIO/TRADIÇÃO, menos a BÍBLIA. A paz
Quero ver se ele vai aceitar o desafio. Bora pra Santa Missa? Quanto mais eu vejo e estudo o protestantismo mais católico eu quero ser. Kkkkk Amor à Imaculada sempre! Salve Maria e que Viva Cristo Rei! Paz e bem! #PegaElesNossaSenhora
Eu era católico más, depois que conheci a palavra de Deus Que por sinal foi a Igreja Católica que traz a 2025 anos Agora sou muitooo mais CATÓLICO Graças a Deus
Não há nada no mundo igual a uma missa! “São João 6:55 Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.”! Isso só tem na missa! Jesus, em corpo, sangue, alma e divindade!
Rezemos pelo prof. Eduardo ajudar a combater o mal. E por nossa fé também: A Cruz sagrada seja minha Luz Não seja o Dragão meu guia Retira-te Satanás Nunca me aconselhes coisas vãs É mal o que tu me ofereces Bebe tu mesmo do teu veneno
@@nelsonmendes1609 A Cruz sagrada seja minha Luz Não seja o Dragão meu guia Retira-te Satanás Nunca me aconselhes coisas vãs É mal o que tu me ofereces Bebe tu mesmo do teu veneno
@@mariaoliveira2112 A Igreja de Cristo é sem mácula, viu? De onde tirou que o catolicismo é "A Igreja de Cristo"? Uma "igreja" que perseguiu, torturou, matou, promoveu guerras e genocídios é "A Igreja de Cristo"? Faça-me o favor!
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Feliz natal a todos
Eu flertei com o protestantismo dois anos. Até que após estudar descobri a verdade. Eu ia para missa e não compreendia . Depois que entendi , não troco . Jesus está ali e só não ver quem não se abriu para tal !
Que igreja evangélica vc foi? Neo pentecostal? Então vc tem razão de não flertar mais. Vá uma igreja de confissão de fé reformada aí tu vai ver a diferença astronômica.
Os católicos são realmente muito fortes nos argumentos. Assisti este vídeo e depois fui ver o do professor Eduardo. É realmente muito difícil enfrenta-los.
Falta o Rafael entender que mesmo no momento em que a bíblia não está sendo linda, ali está sendo exposto textos biblicos desde do início da mesa da eucaristia, com certeza o professor Eduardo faria vai expor isso na sua resposta de hoje em seu canal
Vou deixar minha experiência de vida. Nasci protestante, vivi toda minha adolescência e primeira fase de adulto estudando e preocupado com as coisas de Deus. Nunca fui um "fantoche de banco". Estudar a doutrina, compreender a origem da doutrina e da "igreja", a bíblia sempre foi uma busca de extrema importância para mim. Quanto mais eu retrocedia na linha do tempo, mais eu via o quanto as igrejas foram se fragmentando, dividindo e discordando até chegar no nosso tempo... Essa história feia e repleta de "protesto em cima de protesto" me fez ateu. Como pode "a palavra de Deus" causar tanta desunião, confusão e desentendimento? Nesse ponto não estou nem falando de catolicismo, estou falando que quase ninguém segue a doutrina de Lutero, O anglicanismo nasce em pecado e se torna pai do metodismo que é pai de muitas outras igrejas que temos hoje... No fundo, protestantismo é uma religião de "si mesmo" aonde líderes de ego inflado querem angariar "ovelhas para si". Nenhum protestante concorda com a doutrina do irmão e muitas vezes nem reconhece-se o batismo ou consagrações sacerdotais de um para outro, mesmo assim, todos se juntarão como marimbondos se for para atacar a igreja católica. Fiquei impressionado em descobrir ligações históricas repletas de evidência e irrefutáveis de como a maçonaria e o protestantismo sempre tiveram uma "cooperação" mutua, algo que me soa estranho (enquanto a Igreja católica condena e excomunga membros da igreja que participam da maçonaria). A verdade é encontrada através de bastante pesquisa, estudo, história, teologia. No fim das contas, Eduardo Faria, Scott Hahn e muitos outros irmãos que por razões e motivos similares abandonaram a heresia protestante, me fazem ver que realmente existe uma verdade que "nunca se perdeu" e até hoje é crida em todos os cantos do mundo. Essa verdade é combatida por satanistas, luciferianos, esoteristas, ordens iniciáticas secretas, pagãos, ateus e há 500 anos, por "protestantes". Muitos nem leram e nem se importam em ler quais foram as 95 teses de lutero, mas mesmo sem nem imaginar do que se tratam, usam imagens de Lutero pregando as teses como se fosse algum símbolo de "restauração", mas não... Este homem é o pai da segregação, apostasia e degeneração da fé e certamente prestará contas à Deus pelo descaminho de todas as almas que o seguiram e ainda seguem!
@@timernaut Que texto claro, cristalino, coerente e corretíssimo! Parabéns! Você explicou exatamente o que eu mesma vivenciei (47 anos de protestantismo, quase ateísmo, até entender que o erro era a “reforma”, não o cristianismo. ) Suas palavras resumiram o que eu não tive competência para sintetizar em um relato. Obrigada!
O professor Eduardo não falou sobre a “exposição da palavra” , que seria o sermão, que realmente é muito mais longo num culto do que a homilia na missa. Ele falou da “leitura da palavra”. (São feitas 3 leituras ao menos. Na vigília pascal são quase duas horas de leitura.)Você deturpou o que ele disse, intencionalmente ou por não ter compreendido.
Ele não falou de vigília pascal. Ele disse de uma missa qualquer. Na missa qualquer são quase duas horas de Leitura? Porquê se for, precisa que algum bispo venha urgentemente em Goiânia verificar a situação. Já participei de 3 missas aqui (depois que comecei a estudar o catolicismo) e em nenhuma delas tivemos mais do que uns 20 minutos de leitura da bíblia!
@@RafaelPablo enquanto vc não vencer sua implicância com o catolicismo jamais irá conseguir fazer uma análise correta e honesta. Seja menos protestantes e mais cristão. Cristão é aquele que busca a verdade esteja ela onde estiver, e preza pela verdade e pela honestidade em busca-la.
@@RafaelPabloQuero ver se você vai aceitar o desafio do Professor Eduardo Faria. Bora pra Santa Missa? Quanto mais eu vejo e estudo o protestantismo mais católico eu quero ser. Kkkkk Amor à Imaculada sempre! Salve Maria e que Viva Cristo Rei! Paz e bem! #PegaElesNossaSenhora
Eu gosto muito de acompanhar as explicações que você meu irmão Rafael traz para nós são muito bem explicadas e embasadas. Deus continue te abençoando mais e mais.
@rafaelpablo, fale por você! Sou católico e toda vez que vou à missa me alimento da liturgia da PALAVRA e, sim, ponho em prática na minha casa! Na missa temos TUDO! No culto só lê algumas passagens de textos isolados e depois ficam cantando e bla bla bla!
Ué? Na icar também não lê algumas passagens e tem cantorias? No culto há momentos de leitura, e há a leitura que antecede a pregação, que é a explanação daquele texto lido. Pra quem diz que pratica tudo em casa, você tá se mostrando bem mentirosa (coisa que a bíblia e a tua igreja condenam), e bem desentendida da igreja evangélica.
@@priscila-nascimentoo calendário litúrgico da Igreja (que é seguido por algumas igrejas protestantes também, pasmem!) serve para que ao longo do ano o fiel viva completamente imerso no mistério de Cristo. E viver o ano litúrgico é uma riqueza sem fim, enriquece e alimenta a fé dos católicos.
Este é justamente por isso q chamamos esta "reunião" de missa, é o q padre diz no final: "Ite, missa está" ("Ide, a missa terminou"), ou seja, a reunião acabou e é preciso levar o q aprendemos em todo nossa vida
A missa está toda inteira na biblia. Primeiro, faça um estudo do que é a santa missa, do santo sacrifício da missa, aí estudem com mais honestidade e não com acusações, aí vcs verão que a missa é o culto mais perfeito feito a Deus aqui na terra.
Quando a homilia demora os católicos reclamam, o padre é alvo de críticas, vira inimigo do povo. O que há na missa é uma maior variedade de leituras, o tamanho das leituras varia.O Papa Francisco sugeriu que a homilia fosse feita em 8 minutos. A homilia deve ser feita de modo a não parecer que o padre ou em alguns casos diácono não a preparou, não deu importância ou que ela tornou-se o centro da celebração.Nas Solenidades, o que inclui os domingos, a exceção da Vigília Pascal. Há uma primeira leitura normalmente do Antigo Testamento, mas pode ser de Atos dos Apóstolos ou Apocalipse, um salmo, uma segunda leitura, sempre do Novo Testamento e uma passagem do Evangelho. Eduardo Faria deve estar falando da multiplicidade de textos e não de tempo cronológico. Já no culto protestante é um falatório do pastor, variando a forma. A homilia católica deve ser de cunho pastoral. Já no Protestantismo ou é pura manipulação e entretenimento, como na IURD ou tratados teológicos como em denominações mais tradicionais.
Antes de falar da Doutrina Católica e do que acontece em uma Santa Celebração da Missa, vc deveria pelo menos conhecer...mais que bom que vc fez esse vídeo conseguiu fazer com que o Prof Eduardo realmente evangelizasse e fez muitos abrirem os olhos e ver que está com a verdade ! Que Nosso senhor Jesus Cristo e Maria nossa mãe abra os seus olhos tb ... Você será muito bem vindo a nossa Santa Igreja !
Na igreja Cristã ReformadaTribos em Belo Horizonte / MG a leitura e exposição bíblica também tem lugar central. A abertura dos cultos se dão com a leitura e explicação de um texto (normalmente um salmos), após entoação de umas duas canções (bíblicas) fazemos a leitura conjunta de uma nova pericope (normalmente mas não apenas um salmos) seguida de uma explanação breve, após entoação de mais uma canção temos o ofertório que se baseia em uma nova perícope e então o momento auge do culto que é a exposição bíblica principal onde se gasta em média 45/50 minutos. Logo temos tranquilamente mais de uma hora de leitura e exposição bíblica. Não sei quais cultos ele frequentou.
De todas as colocações, perfeitas, a principal foi aquela que mostra o tipo de pastor que o agora católico, era, porque se não fosse assim, no mínimo ele falaria que nos cultos onde ele pregava era excessão.
Infelizmente a maioria das igrejas evangélicos deixou a Bíblia de lado pra pregar pedreiras. Porém isso não acontece com igrejas reformadas. Desafio o professor a assistir um culto verdadeiramente reformado. Canta-se a Palavra, ora-se a Palavra, lê -se a Palavra e expõe (pregação expositiva) a Palavra
Os reformados não são nem 0,5 % dos protestantes brasileiros. Uma minoria numericamente insignificante. O que prevalece são os cultos da teologia da prosperidade, os retetés de Jeová, os coachs, as paredes pretas, as vassouras ungidas, os apelos financeiros escandalosos, as profecias casamenteiras e todo o tipo de bizarrice.
Achei bem interessante a questão da eucaristia. Achei "estranho" - não no sentido ruim, o padre orar por uma e comer a outra - não sei se eu entendi corretamente ou se a minha memória não está me traíndo.
@@getuliofreitas809 Em todas as particulas que estão sobre o altar ocorre a transubstanciação, porém apenas uma é elevada para reproduzir o gesto de Jesus e normalmente é esta que o Padre comunga.
Eu como cristão criado em berço neopentecostal, gradualmente fui questionando essas crenças e práticas, indo mais para uma compreensão batista, depois reformada e finalmente sou luterano. Sou um evangélico católico, e o luteranismo por ter mantido muito da tradição em comum com o catolicismo romano me mantém fiel à fé cristã reformada pelo evangelho, livre dos erros romanistas mas retendo a tradição e beleza da história do povo de Deus ao longo dos séculos. Tenho amigos católicos, já fui em várias missas e não sinto nenhuma atração pelo catolicismo e consigo ter muita interseção com eles sem necessariamente ir para as últimas consequências
PARABÉNS!! VOCÊ É O GANHADOR DO LIVRO: AINDA NÃO CASEI - Editora Fiel Entre em contato pelo e-mail: canalrafaelpablo@gmail.com Envie nome e endereço completo com CEP para enviarmos o seu livro. OBRIGADO POR SEGUIR O CANAL RAFAEL PABLO!
Vídeo excelente de 40 minutos. Ótimos argumentos, Rafael. Tenho uma pergunta para o ex-pastor: antes de eu ir numa missa ver se ela é cristocêntrica, preciso saber. Em que missa devo ir: a missa nova, a missa nova bem rezada, a missa antiga sedevacantista, a missa antiga da FSSPX, a missa “una cum” ou não “una cum”? Aguardo a resposta.
@@ThiagoIbrahim a que tiver condições de ir uai. Só não vá a uma Missa não una cum. Vc é católico e vai numa missa tridentina que não é una ao Papa?
20 วันที่ผ่านมา +8
@@emersondias4008 A salvação que Cristo nos dá está totalmente condicionada à sua Graça e se dá mediante a fé em Jesus. Não a participação de um determinado ritual, seja ele qual for. Ouça as palavras do próprio Cristo e dos apóstolos.
E quem busca Maria? Se busca o auxilio de Maria. Quando Maria visitou Isabel. Isabel cheia do Espírito Santo disse que honra vir a mim a mãe do meu Senhor, ou seja a presença de Maria é motivo de honra. Quando a saudação chegou aos meus ouvidos, disse Isabel, acriança pulou de alegria em meu ventre. Maria nos traz Jesus, motivo de nossa alegria. Desprezar Maria é ser auto - suficiente, pois é colocar-se maior do que o Espírito santo, do que o anjo, que saudou Maria, como cheia de graça, ou seja ela é toda de Deus. Buscar Maria não é para ficar em Maria, mas onde ela está, nos traz a Santíssima Trindade.
@@oscarjunior8202 O foco deve ser Cristo e não Maria. O que você escreveu lembra exatamente o que Santo Afonso de Ligório, em seu livro Glórias de Maria, afirma. Ele teve a ousadia demoníaca de dizer que se Maria ordenar até Deus obedece. Disse que Maria salva e redime o homem do pecado. O romanista coloca Maria como quarta pessoa da Trindade e o protestante é convicto da necessidade única de Cristo.
Sou protestante. Mas veja o culto cristão deixado por Jesus e os apóstulos é a refeição eucaristíca. Sendo que há, intercalado na refeição, a leitura da memória dos apóstulos. Acontece que católicos ritualizaram bastante algo para ser espontâneo. E os protestantes mais modernos transformaram a reunião dos cristãos em um show. Há extremos de ambos os lados.
Se vc ler em um dos escritos de São Justino (martirizado, aproximadamente, no ano 165), a estrutura básica da Missa é a mesma até hoje. Quanto a rigidez ritualistica é algo correto senão os padres fazem a Missa virar uma baderna mundo a fora. Com toda a rigidez, ainda há muitos abusos litúrgicos, imagine sem... É uma necessidade para manter a ordem do culto em âmbito mundial/universal.
@CarlosSouza-nj8vo nunca. Basta ler atos dos apóstulos e ver que a reunião dos cristãos era um banquete. Além disso há imagens disso nas catatumbas. A missa católico pode ter elementos disso mas não é igual.
Meu querido, não sei se você conhece a Igreja Reformada. Seria interessante você conhecer, pode ser que você, assim como eu, veja que é uma igreja bíblica que não tem as heresias do catolicismo nem do neoprotestantismo. Um abraço.
Realmente temos que ter em mente as diferenças de conceitos e aceitar as diferenças. A partir daí, segue o jogo e concordamos em discordar se for o caso. O problemas querer dizer que não existe essa diferença e enveredar pra uma confusão oriunda dessa má conceituação
Vc é bastante respeitoso chamando ele de Professor, ele é muito burro pra sequer ensinar algo pra alguém, chega a dar vergonha alheia ver os posicionamentos dele, penso que quando era supostamente pastor, ele estava perdido, caiu num buraco maior hj em dia porém é esperto pra farmar muito dinheiro em cima de uma bolha catoleiga de internet que nem parece frequentar a própria igreja, só vive para brigar.
Onde faltam argumentos, sobra soberba. Quanto fui soberbo quando era católico. Quanta besteira eu falei. Quão imbecil eu fui. Quantas risadas de hiena eu dei. Mas em Sua misericórdia, Deus me resgatou e me retirou na "santa igreja católica", que de santa não tem nada. Ali só tem doutrinas anti bíblicas, um caminho sem saída.
O que dá lucro é qualquer um com um microfone e uma garagem abrir 50 mil seitas para ganhar dinheiro dos hereges. Inclusive um ex-satanista vai abrir uma seita.😂😂😂😂😂😂
Torço para que o Rafael Pablo e seus seguidores assistam à resposta do Prof. Eduardo e aceitem o desafio dele de assistir a uma Missa desarmado. Quem sabe assim vocês comecem a entender um pouco do que de fato é a Missa e a Igreja Católica.
Já assisti várias, fora o sono e pasmaceira dos rituais robóticos ainda têm aquela crença demoníaca e nojenta de achar que o sangue e carne literais de Jesus estão sobre o altar, só cegos p não ver
@@CarlosSouza-nj8vo É que para os protestantes a bíblia é a nossa espada, então ir desarmado é ir sem a bíblia. Quando era criança participava de um grupo chamado "Embaixadores do Rei", tinha competição de localizar versículos mais rápido. Para dar o sinal de preparação o juiz dizia "Desembainhar a espada", então os competidores se colocavam a postos.
@CarlosSouza-nj8vo que bom , que todas as celebrações seja assim, sempre jesus o foco,o centro e nada a mais , vi o vídeo do Rafael completo, tenho a bíblia e já tirei minha conclusão.
. Ir à Missa desarmado é examiná-la de forma IMPARCIAL. . A Missa, realmente, é cristocêntrica e contém citações biblicas a todo momento (do inicio ao fim), incluindo 4 leituras bíblicas, hinos com passagens bíblicas, versículos ou salmos cantados. . Catolicismo e Espiritismo são completamente diferentes. Na Igreja Católica Jesus é o Filho de Deus, Senhor e Salvador. No Espiritismo ele é, apenas, um espírito elevado, um sábio. . O ÚNICO sacrifício de Cristo, (realizado uma vez por todas), não é refeito ou repetido na Missa, mas ATUALIZADO / PRESENTIFICADO. . Eu sou cristão católico desde a infância e, SEMPRE, fui e sou um leitor assíduo da Sagrada Escritura. Muitos católicos não fazem isto por, simples, comodismo, por isso são ignorantes sobre a fé. . As manifestações da religiosidade/piedade popular dos católicos não fazem parte do culto oficial da Igreja, mesmo assim, só são autênticas devoções católicas se apontarem para Cristo e forem cristocêntricas. O Rosário, por exemplo (que é uma conhecida devoção mariana), é uma meditação de toda a vida de Jesus Cristo (sua concepção, gestação, nascimento, infância e adolescência, ministério público, paixão, morte, ressurreição e ascensão), que meditamos "com Maria" (Lc 2,19.51). A própria oração da Ave Maria TEM COMO CENTRO O NOME DE JESUS e gira em torno dele (o único nome pelo qual nos vem a salvação eterna - At 4,12)
Seu canal é benção demais, Rafael. São bençãos também os canais do Lucas Banzoli, do Thiago Dutra, do Yago Martins, Marcos Granconato, do Juan Oliveira e do André Sanchez.
Levou 2 dias pra fazer o vídeo e ainda assim, não conseguiu refutar. Tá difícil do lado daí, pulem desse barco furado antes que afundem junto com tanta divisão e confusão doutrinária.
Pra você vê o sofrimento que passamos. Dois dias e ficou ruim assim, imagina se eu fizesse em 10 minutos! Ficaria tão ruim quanto as respostas católicas!
O Eduardo, tem de se informar mais, porque o catolicismo na Europa é que está em risco de sumir... E isso não é uma análise de um protestante mas veio de um Padre Católico Alemão alguns anos atrás...
Eu fui católico , porém li a Bíblia , aceitei Jesus , e fui para o protestantismo , pois eu tinha sede de Palavra de Deus , e na missa era muito fraca de Bíblia , com todo o respeito .
Irmão, a antífona de Abertura da missa é um Salmo, o Glória repete o canto dos Anjos aos pastores, segue-se 2 leituras normalmente uma do antigo testamento e outra de uma epístola, logo após o canto do Aleluia também é tirado da Bíblia e o ápice da liturgia da palavra é a proclamação do Evangelho, a antífona de Ofertório é outro Salmo o canto do Santo e do cordeiro são retirados da bíblia, na consagração são recitadas as palavras de Jesus narradas por Paulo, é recitada a oração que Cristo nos ensinou e a antífona de comunhão também é um salmo em um esquema dominical que percorre ao longo de 3 anos quase toda a Bíblia e durante a semana o mesmo esquema em 2 anos. Não falta bíblia na missa, as vezes falta-nos entendimento.
Na Missa dominical tem uma leitura do Antigo Testamento, um salmo cantado, uma leitura de uma das cartas dos apóstolos, e uma leitura do Evangelho, a homilia (explicando a Palavra de Deus), citações bíblicas no decorrer da liturgia (a todo momento), nos hinos, etc. Em nenhum culto protestante se lê metade disso. Além disso a Palavra de Deus é venerada através de procissão, incenso, reverência. Dá pra se ver o tipo de católico que vc foi. Não é à-toa que se tornou protestante.
Se os protestantes seguem o Sola Scriptura me explique porque cada uma das milhares de denominações protestantes tem uma doutrina diferente e contraditória em relação às demais.
A Missa não é um refazer do sacrifício de Cristo. Ela consiste em trazer o sacrifício de Cristo, que aconteceu há dois mil anos, para o momento presente. É o mesmo e único sacrifício. Em segundo lugar, por que ele instituiu a Missa e não outro meio? Porque, para a Igreja Católica, a obrigação do fiel é participar da Missa, e não de novenas ou ladainhas. Um católico pode viver sua fé plenamente sem nunca participar de uma ladainha ou novena. Em terceiro lugar, você mencionou a importância de não mentir ou distorcer informações para convencer alguém a mudar de fé, como afirmou que o professor Eduardo fez. No entanto, ao dizer algo incorreto sobre a Missa, que qualquer pessoa com conhecimento básico sobre a Igreja Católica saberia, você demonstra falta de entendimento sobre essa fé. Em quarto lugar, a Igreja Católica é completamente cristocêntrica. Não exaltamos ninguém que não tenha amado Cristo de todo o coração. Os santos, por exemplo, são venerados justamente por seu amor e dedicação a Cristo. Se não fosse assim, não teriam importância para a Igreja. Por fim, para a fé católica, a Eucaristia e a leitura da Bíblia possuem o mesmo valor. O significado disso é que o altar onde se realiza a Eucaristia e onde se coloca a Bíblia para ser lida deve ser feito do mesmo material.
Rafael Paulo, tenho uma dúvida: seria errado ou até mesmo blasfemo um cristão evangélico participar de uma missa? Considerando que, na teologia católica, a missa representa o sacrifício de Jesus na cruz sendo “atualizado”, e alguns entendem que isso pode ser interpretado como Jesus morrendo novamente, participar seria como aceitar ou compactuar com essa ideia?
Irmão Rafael, você está prestando um ótimo trabalho, fazendo as exposições corretíssima, você está sendo um instrumento de Deus para encinar aquele que de fato tem desejo de conhecer a verdade,
. Ir à Missa desarmado é examiná-la de forma IMPARCIAL. . A Missa, realmente, é cristocêntrica e contém citações biblicas a todo momento (do inicio ao fim), incluindo 4 leituras bíblicas, hinos com passagens bíblicas, versículos ou salmos cantados. . Catolicismo e Espiritismo são completamente diferentes. Na Igreja Católica Jesus é o Filho de Deus, Senhor e Salvador. No Espiritismo ele é, apenas, um espírito elevado, um sábio. . O ÚNICO sacrifício de Cristo, (realizado uma vez por todas), não é refeito ou repetido na Missa, mas ATUALIZADO / PRESENTIFICADO. . Eu sou cristão católico desde a infância e, SEMPRE, fui e sou um leitor assíduo da Sagrada Escritura. Muitos católicos não fazem isto por, simples, comodismo, por isso são ignorantes sobre a fé. . As manifestações da religiosidade/piedade popular dos católicos não fazem parte do culto oficial da Igreja, mesmo assim, só são autênticas devoções católicas se apontarem para Cristo e forem cristocêntricas. O Rosário, por exemplo (que é uma conhecida devoção mariana), é uma meditação de toda a vida de Jesus Cristo (sua concepção, gestação, nascimento, infância e adolescência, ministério público, paixão, morte, ressurreição e ascensão), que meditamos "com Maria" (Lc 2,19.51). A própria oração da Ave Maria TEM COMO CENTRO O NOME DE JESUS e gira em torno dele (o único nome pelo qual nos vem a salvação eterna - At 4,12)
Cara, você não “destruiu “ nenhum argumento do Professor Eduardo! Ao contrário, você corroborou! Afirmou que a missa é cristocêntrica e que a Bíblia é lida e repetida na missa toda! E SIM, o centro da missa é a EUCARISTIA, porque a eucaristia É CRISTO!!!!!!! Seus videos só me fazem ter certeza de que deixar o protestantismo (de 48 anos) e me tornar católica foi a melhor coisa que fiz, e agradeço a Deus por ter me aberto os olhos. Que Deus abra os seus também!
@@nelsonmendes1609Olá! Assisti todo o video. E, como sempre, entendi perfeitamente como o protestante enxerga a missa, a religião católica em si, o papel da Bíblia na Igreja Católica. Eu era assim. Todas essas coisas que o Rafael diz eu também pensava, meu viés ideológico me fazia enxergar o que EU queria ver. Hoje eu CONHEÇO a Igreja Católica por dentro, eu a estudei, eu a comprenedi no Espírito, e eu a vivencio. E sei que não é absolutamente NADA daquilo que aprendi e acreditei que fosse. É a Igreja de Cristo. Simples assim. E não quero converter ninguém. Quem quer converter é protestante e eu não sou. Eu creio que quem converte é o Espírito Santo, eu não tenho poder para isso, não vou persuadir nem usar de artimanhas para “atrair “ ninguém ao catolicismo. Eu encontrei a verdade por minha própria conta, ninguém me levou, eu procurei a verdade e a encontrei na Santa Igreja. Que Deus o abençoe!
@@mmrrezende "É a Igreja de Cristo. Simples assim." O problema é que a "Igreja de Cristo" é sem mácula. Como Roma poderia ser a "Igreja de Cristo" perseguindo, matando, praticando genocídios e promovendo guerras nesses 1000 anos de história? Isso é "Igreja de Cristo"?
@@mmrrezende Eu também creio que quem nos converte é o Espírito Santo só que Ele nos conduz ao Verdadeiro Caminho e vejo que o Caminho NÃO É uma denominação que monopoliza a interpretação das Escrituras, criando artifícios para construir dogmas extra-bíblicos, revelando um "novo evangelho" que quando confrontado ao que diz as escrituras não subsiste. O meu viés não ideológico, mas Escriturístico e o que eu sei foi o Criador que me deu, pois Ele é lâmpada para meus pés e luz para o meu caminho (Salmo 109:105). A Verdade está acima de qualquer denominação humana. Mas não sigo algo que criou dogmas, um "novo Evangelho", monopoliza a interpretação e coloca uma tradição própria e o magistério acima das Escrituras. Que Deus mostre isso a você!
Excelente vídeo. Esse Eduardo Farias é uma caricatura. O testemunho dele é absurdo, se converteu por causa de debate de batismo. Ele fala um monte de asneiras contra o protestantismo. Mente dizendo que, academicamente, todo protestante crê que a igreja era santa até Constantino, sendo que mesmo nas cartas apostólicas vemos denúncias contra falsos mestres. Cara, não desce, ele inventou esse apostolado pra enganar católico com essas aulas dele. Assim como chamam ele de Scott Hahn brasileiro, como o original, ele é brioso e manipulador sobre a sua antiga fé. Não duvidaria que outros romanos o rejeitassem também, tirando esses malucos apologistas ou revisionistas históricos. 😒
@ArturSilvaGonçalves-i8r Se eu entendo que a fé reformada sintetiza o ensino apostólico escrito da melhor forma, então, sim, muito melhor ouvir um teólogo calvinista que vá apontar sempre para as Escrituras de forma doutrinária. 🤷🏼♂️
Nao foi pro catolicismo nao; ele era pastor da shopee como diz o caio modesto, eu maratonei os videos dele e eu entendi a conversao dele, pessoas que buscam estar semrpe certas sobre a ‘historia’, que tava mais preocupado em ganhar debates do que de fato ser crente em Jesus
Para os irmãos protestantes que quiserem entender um pouco mais sobre a Santa Missa, indico: O Banquete do Cordeiro: A missa segundo um convertido do Dr. Scott Hahn. Podem ir armados até os dentes e confiram na bíblia kkk Se Jesus não é o centro da vida de alguns católicos que conheces, que Deus os converta para serem católicos de verdade. Deus te abençoe, Rafael.
Depois de tantas missas que eu fui, eu preciso ler livros pra entender a missa? Não deveria a missa ser algo acessível intelectualmente? Não faz sentido algum esse seu comentário.
Tipo para eles o problema não é a Missa. É o formato atual da Missa. Segundo eles é um presente do demônio. O Centro Dom Bosco é um grupo sério. Pra eles acusarem assim.... Sei não.... Deus me perdoe mas tô muito confuso
Boa noite. Acabei de ver o vídeo resposta do professor Eduardo Faria. O senhor mantém o desafio? Ele fez a contra proposta. O senhor irá à vigília pascal 2025?
Eu ainda não vi o vídeo resposta, mas verei. Tenho apenas um questionamento: No vídeo do Podcast ele não diz que a vigília pascal tem mais leitura da bíblia que qualquer culto protestante, ele diz simplesmente que a missa católica (qualquer missa) possui mais leitura bíblica do que qualquer culto protestante. Mas pelo jeito quando confrontando a história mudou para uma missa específica? Simplesmente inacreditável!! Eu chamei ele para vir em qualquer culto da minha igreja, incluindo o culto de jovens... kkk Mas parece que para a missa católica, tem que ser uma missa específica, uma que acontece uma única vez ao ano. É somente nessa que vocês possuem leitura bíblica maior do que em qualquer culto protestante?
@@RafaelPablo Salve Maria, Sr Pablo. Quando o senhor acompanhar na íntegra o vídeo resposta, verá que ele mantém a afirmação de que todas as missas têm mais LEITURAS bíblicas que qualquer culto protestante. Em resposta a pergunta que o senhor fez, a saber, qual missa teria mais de uma hora de leitura, ele respondeu que a Vigília Pascal é essa missa. O que o professor Eduardo explicou foi que nos cultos ocorre a leitura de parte da Bíblia e em seguida a exposição do que foi lido. O que leva por volta de uma hora. Na missa, ocorre no mínimo três leituras (nas missas feriais-segunda a sábado) e quatro leituras aos domingos, festas e solenidades. Mas seria bom se o senhor aceitasse e mantivesse os convites. Feliz Natal. Deus abençoe o senhor.
Vocês estão desesperados pois o Eduardo Faria está fazendo um ótimo trabalho e várias pessoas e pastores estão retornando para a santa igreja do nosso senhor Jesus Cristo. CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. A ÚNICA.
É isso mesmo, estamos desesperados, por isso fazemos vídeos todos os dias e enchemos a internet de testemunhos de conversão de católicos para o protestantismo... Não... pera... Quem está fazendo isso é os católicos!
@RafaelPablo kkkkkkkkkk católicos para o protestantismo? Kkkkkkkkkk. Não sei de onde você tirou isso. Kkkkkkkkkk. O protestantismo vai acabar irmao, aceita que doi menos.
A coisa que eu mais faço é ir nos cultos evangélicos, lá tem uma baderna entre leitura da bíblia e pregação que as vezes não tem nada a ver com o que leu, estão mais afim de fazer um retete.
@@hempmax744 O único intercessor é Cristo, como está escrito: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" 1 Timóteo 2 versos 3-6. Não é questão de "se', mas sim de que Ele É o único intercessor entre Deus e os homens. É importante ir a Igreja, pois está escrito que é "bom que vivamos em comunhão". (Salmos 133, verso1). O papel do pastor é apascentar ovelhas.
O pastor Rafael não entendeu ainda (talvez por nunca ter ido a uma missa com ouvidos abertos e não com uma cera disfarçada de sede pela verdade) que toda a liturgia católica, desde a entrada até ao final tem base bíblica, diferentemente de qualquer culto protestante, que mais tem base pessoal do que cristã, de fato tem maior duração, mas é muito mais o pastor tentando captar a atenção do seu público como uma palestra, do que Jesus sendo adorado. Até em comentários aqui de talvez ex católicos (provavelmente de IBGE) que dizem que a missa é “fraquinha” “sem graça” porque não querem ir para ouvir palavras que provavelmente não entendem e ainda não compreendem, mas querem receber uma bomba dopaminérgica que cultos protestantes entregam, pastores com uma excelente oratória (está aí os coachs pastores para provar), musiquinhas que fazem chorar, luzes, gritos e todo tipo de estímulo possível. Na missa não tem nada disso, é pura e simples. Fique com Deus pastor, que o senhor chegue a verdade!
Realmente a última fala do Eduardo Farias foi muito reveladora, quase um reflexo do seu antigo pastorado. Rafael ultimamente tenho acompanhado minha esposa nas missas (ela se tornou católica romana) e uma coisa e confesso que aquilo poder qualquer coisa menos Cristo e bibliacentrica, e um detalhe, sim a bíblia é lida mas não há nenhuma exposição do texto bíblico, uma homilia razão e que nem chega perto do texto bíblico lido.
@@oseiassilva3118 Uma dica de vídeo para você. O dia que eu descobri a patristica Eusebio de Cesárea, canal descobrindo a Igreja católica. Depois comece a ver os vídeos do prof. Eduardo Faria, os testemunhos de conversão, que logo estará na igreja de Cristo.
É cristocêntrica e cita passagens bíblicas a todo instante sim, senhor. Quanto à homilia, os padres/presbíteros são orientados a instruir os fiéis de acordo com os textos da Sagrada Escritura lidos na Liturgia da Palavra.
@CarlosSouza-nj8vo cara as omilias são pobres em conteúdo bíblico e não tem nada vê com a textos lidos... não estou repetindo uma coisa que alguém viu, eu tenho visto isso com muita frequência.
A diferença entre os católicos e evangélicos protestantes é na analogia Fideli e analogia ente.E é uma questão criostologica o padre Paulo Ricardo já tem um vídeo explicando este assunto
2 João 1:10 Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda participa de suas más obras.
O interessante que quem escreveu isto foi São João, Apóstolo, uma das principais lideranças da Igreja Católica do primeiro século. O Protestantismo só foi criado por um ex-padre católico no século XVI depois de Cristo.
@CarlosSouza-nj8vo e daí? Primeiro que o Apóstolo João não fazia parte de nenhuma igreja romana, aliás, nem existia a igreja romana naquele tempo, e sequer tinha qualquer necessidade de subserviência a um centro de comando, visto que era um apóstolo que recebia a Revelação direto de Cristo. Mas curioso, meu querido, se o apóstolo João era esse grande pilar da igreja católica, que você confunde com a sua igreja, que é a romana, então porque vocês não seguem as palavras dele? Por exemplo: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos." I João 5:21 Eu tenho essa curiosidade, Carlos, você consegue me explicar porque a sua igreja, a que você acha que é a mesma daquele tempo, não segue a matriz judaica, que tinha ojeriza aos ídolos, às imagens? Ficarei grato com a sua resposta.
Com todo respeito pr. Rafael, mas vc não entendeu o que o Eduardo Farias disse. O termo "ir desarmado" é ir à missa de mente aberta, sem pressupostos preconceituosos, onde se acusa e condena aquilo que não conhece. O mesmo vale para qualquer igreja cristã. Ao ir a missa, a pessoa verá que o nome central, o ponto alto da celebração, é Jesus, onde acreditamos que Ele realmente se faz presente, após meditarmos de forma atemporal seu sacrifício redentor e ressurreição. Quem analisa, com mente aberta, sem preconceitos, enxergará a plenitude de Cristo dentro da Igreja Católica.
Mas o protestantes são assim , interpretam de acordo a sua régua . Ele entendeu ou finge que não entendeu. Mas não interessa, o importante é fazer a sua própria interpretação como fazem com a bíblia ,entendeu . O pior que tem quem apoie . Que tristeza
Acredito que para refutar algo, você precisa conhecer de fato aquilo que pretende refutar. O Rafael desconhece absolutamente o catolicismo, o que ele conhece é somente o “espantalho” criado pela maioria de protestantes. 40min de baboseiras…fala nada com nada por falta de conhecimento! Tente outra vez!
Esse argumento do "vá desarmado" é muito comum. Você tem uma ênfase muito grande em uma perspectiva mística de que haverá uma experiência sobrenatural no momento da missa e que, caso você esteja "armado" (com o escudo da fé e a espada do Espírito), você vai criticar e não chegará à uma espécie de iluminação que lhe fará submeter-se à igreja (à igreja, não a Cristo). Outra coisa comum é que sempre haverá um "regresso" do protestantismo para dizer que teve um experiência mística com, pasme, um santo (geralmente Maria ou qualquer dos seus pseudonimos). Então, não, não tem essa coisa de cristocentrismo não, infelizmente.
@@hempmax744 O sacrifício de Cristo e a intercessão sacerdotal Outro aspecto importante do sacrifício eterno de Cristo é o papel de Sua intercessão como Sumo Sacerdote. Segundo Hebreus 9, Cristo não apenas ofereceu Seu próprio sangue para obter a redenção, mas continua intercedendo pelos fiéis diante do Pai: "Por isso, também pode salvar perfeitamente os que por meio dele se aproximam de Deus, visto que vive sempre para interceder por eles" (Hb 7,25). Na teologia católica, essa intercessão é compreendida como parte do sacerdócio eterno de Cristo, que é partilhado de maneira particular pelos ministros ordenados. Os sacerdotes, ao celebrar a Eucaristia, agem in persona Christi (na pessoa de Cristo), tornando visível a obra salvífica de Jesus e permitindo que os fiéis tenham acesso direto aos méritos de Seu sacrifício. Reflexão final: a esperança na redenção eterna O conceito de sacrifício eterno também é fonte de esperança para os cristãos, pois garante que a obra redentora de Cristo nunca se esgota. Independentemente das circunstâncias históricas ou pessoais, a redenção oferecida por Jesus está sempre disponível para aqueles que se aproximam Dele com fé e arrependimento. Ao celebrar a Eucaristia e meditar sobre o sacrifício de Cristo, os fiéis são chamados a renovar sua confiança na misericórdia divina e a viver em comunhão com Deus. Esse mistério de amor infinito não apenas transforma o coração humano, mas também antecipa a plenitude da vida eterna, quando todos os redimidos participarão do banquete celestial, em perfeita união com Cristo. Dessa forma, Hebreus 9,12 não apenas destaca o caráter único do sacrifício de Cristo, mas também ilumina o caminho para uma vivência cristã marcada pela gratidão, esperança e entrega total ao amor redentor de Deus.
@@ArturSilvaGonçalves-i8robrigadão irmão, eu iria colocar os fundamentos bíblicos, mas como o paxtor disse, eles tem um conceito diferente de tudo, apesar de usarem as mesmas palavras. Nominalismo em sua essência pura
VÍDEO RESPOSTA - LUCAS BANZOLI
th-cam.com/video/E0Vt3oo7INI/w-d-xo.html
73 motivos para virar católico :
Gênesis.
Êxodo.
Etc etc
Apocalipse
@@ArturSilvaGonçalves-i8r 😂 confia 😂
@@pablogomysoi irmão . Aproveito a oportunidade pra te desejar um feliz natal. Te recomendo ouvir a bela canção da Comunidade católica Shalom "Nasce também em nós"
@@pablogomys Maravilha
@@pablogomys. Boa tarde, graça e paz! Esses 73 motivos dele para nós são 66 que se resume em 1 único motivo. Motivo este que se chama BÍBLIA SAGRADA, BÍBLIA está que fez eu antes (CATÓLICO) virar atualmente (PROTESTANTE), e não me arrependo nem um pouco de ter abandonado a UCAR. E eu confirmo, se torna CATÓLICO quem segue e aceita o MAGISTÉRIO/TRADIÇÃO, menos a BÍBLIA. A paz
Parabéns Rafael!
Obrigado por mostrar os dois lados , me ajudou ser católico.
Abraço!
idem
Eita que o Professor Eduardo deu aulas no seu React 👏🏻👏🏻👏🏻 Salve a Santa Igreja!
A resposta do professor Eduardo não deixou pedra sobre pedra desse vídeo do Rafael Pablo.
Justamente. Quero ver como o Rafael vai sair dessa.
@@AVerdadeiraReforma Vai inventar outras mentiras, fáceis de refutar kkkk.
Quero ver se ele vai aceitar o desafio. Bora pra Santa Missa? Quanto mais eu vejo e estudo o protestantismo mais católico eu quero ser. Kkkkk
Amor à Imaculada sempre!
Salve Maria e que Viva Cristo Rei!
Paz e bem!
#PegaElesNossaSenhora
@@mariaoliveira2112, exatamente. A defesa dos protestantes resume-se a isso, inventar falácias/mentiras em cima de mentiras.
Eu era católico más, depois que conheci a palavra de Deus
Que por sinal foi a Igreja Católica que traz a 2025 anos
Agora sou muitooo mais CATÓLICO
Graças a Deus
Eu também
Lamentável a sua permanência na seita romana extra bíblica.
@@PaulodeSouza560o que significa seita?
@@PaulodeSouza560a Bíblia é um livro católico e que nos foi dado pela Igreja Católica
@@MsStanzi significa ICAR e algumas protestantes.
Salve Maria! E VIVA CRISTO REI!!!
Viva Cristo Rei!
Não há nada no mundo igual a uma missa! “São João 6:55 Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.”! Isso só tem na missa! Jesus, em corpo, sangue, alma e divindade!
Rezemos pelo prof. Eduardo ajudar a combater o mal.
E por nossa fé também:
A Cruz sagrada seja minha Luz
Não seja o Dragão meu guia
Retira-te Satanás
Nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo do teu veneno
O prof. Abobrinha está cego e se afastou de Cristo.
@@nelsonmendes1609
A Cruz sagrada seja minha Luz
Não seja o Dragão meu guia
Retira-te Satanás
Nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo do teu veneno
@@mariaoliveira2112 Que Cristo abra a tua mente e te liberte dessa idolatria
@@nelsonmendes1609 Que Deus liberte você e os protestantes dos falsos testemunhos contra a Igreja de Cristo.
@@mariaoliveira2112 A Igreja de Cristo é sem mácula, viu? De onde tirou que o catolicismo é "A Igreja de Cristo"? Uma "igreja" que perseguiu, torturou, matou, promoveu guerras e genocídios é "A Igreja de Cristo"? Faça-me o favor!
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Feliz natal a todos
Eu flertei com o protestantismo dois anos. Até que após estudar descobri a verdade. Eu ia para missa e não compreendia . Depois que entendi , não troco . Jesus está ali e só não ver quem não se abriu para tal !
Que igreja evangélica vc foi? Neo pentecostal? Então vc tem razão de não flertar mais. Vá uma igreja de confissão de fé reformada aí tu vai ver a diferença astronômica.
@@claudioalvescoutinho5078 Estão erradas da mesma forma..
@@LucasSilva-zu2nqErrada? Adorar SOMENTE A DEUS, e ser totalmente cristocêntrica é errada pra você?
@@zupoi-l6q Não da pra adorar corretamente a Deus sem a santa missa em estado de graça. Ser cismático da sua Igreja.
Lembrando, ser culposamente cismático, oq difere de simplismente nascer protestante.
Parabéns Rafael,que explicação perfeita, oremos pelos católicos
Explicação péssima! Ele ainda não sabe o que é a missa! Ele errou o feio.
Como ele vai comentar sobre algo que ele não sabe o que é?!
@@sede_santos_1P.1-16 Esse povo que não sabe nada de catolicismo é fácil de enganar por esses protestantes mal intencionados.
Parabéns pelo trabalho que vc tem realizado, que Deus continue te dando sabedoria e vigor pra que possa continuar por muito tempo.
Pra variar, mais um vídeo baseado naquele livro da Editora Vozes (da minha cabeça)
Total mente bíblico o vídeo.
@@revisora_cristaprotestante mente que nem sente
Tá, qual momento do vídeo foi do jeito que vc falou?
@frankerickson5823 apenas este trecho a partir de 03:54
@hempmax744 sério?
O Eduardo fez um vídeo de 40 minutos refutando e seu mais novo ídolo, e o que vc vai dizer é isso?
Os católicos são realmente muito fortes nos argumentos. Assisti este vídeo e depois fui ver o do professor Eduardo. É realmente muito difícil enfrenta-los.
Realmente, é muito difícil enfrentar a Verdade quando não se quer aceitá-la.
Não é força nos argumentos. É apenas a Verdade que fala por si só
Falta o Rafael entender que mesmo no momento em que a bíblia não está sendo linda, ali está sendo exposto textos biblicos desde do início da mesa da eucaristia, com certeza o professor Eduardo faria vai expor isso na sua resposta de hoje em seu canal
Vou deixar minha experiência de vida. Nasci protestante, vivi toda minha adolescência e primeira fase de adulto estudando e preocupado com as coisas de Deus. Nunca fui um "fantoche de banco". Estudar a doutrina, compreender a origem da doutrina e da "igreja", a bíblia sempre foi uma busca de extrema importância para mim. Quanto mais eu retrocedia na linha do tempo, mais eu via o quanto as igrejas foram se fragmentando, dividindo e discordando até chegar no nosso tempo... Essa história feia e repleta de "protesto em cima de protesto" me fez ateu. Como pode "a palavra de Deus" causar tanta desunião, confusão e desentendimento? Nesse ponto não estou nem falando de catolicismo, estou falando que quase ninguém segue a doutrina de Lutero, O anglicanismo nasce em pecado e se torna pai do metodismo que é pai de muitas outras igrejas que temos hoje... No fundo, protestantismo é uma religião de "si mesmo" aonde líderes de ego inflado querem angariar "ovelhas para si". Nenhum protestante concorda com a doutrina do irmão e muitas vezes nem reconhece-se o batismo ou consagrações sacerdotais de um para outro, mesmo assim, todos se juntarão como marimbondos se for para atacar a igreja católica. Fiquei impressionado em descobrir ligações históricas repletas de evidência e irrefutáveis de como a maçonaria e o protestantismo sempre tiveram uma "cooperação" mutua, algo que me soa estranho (enquanto a Igreja católica condena e excomunga membros da igreja que participam da maçonaria). A verdade é encontrada através de bastante pesquisa, estudo, história, teologia. No fim das contas, Eduardo Faria, Scott Hahn e muitos outros irmãos que por razões e motivos similares abandonaram a heresia protestante, me fazem ver que realmente existe uma verdade que "nunca se perdeu" e até hoje é crida em todos os cantos do mundo. Essa verdade é combatida por satanistas, luciferianos, esoteristas, ordens iniciáticas secretas, pagãos, ateus e há 500 anos, por "protestantes". Muitos nem leram e nem se importam em ler quais foram as 95 teses de lutero, mas mesmo sem nem imaginar do que se tratam, usam imagens de Lutero pregando as teses como se fosse algum símbolo de "restauração", mas não... Este homem é o pai da segregação, apostasia e degeneração da fé e certamente prestará contas à Deus pelo descaminho de todas as almas que o seguiram e ainda seguem!
Fantástico seu texto ,muito verdadeiro.
@@timernaut Que texto claro, cristalino, coerente e corretíssimo! Parabéns! Você explicou exatamente o que eu mesma vivenciei (47 anos de protestantismo, quase ateísmo, até entender que o erro era a “reforma”, não o cristianismo. ) Suas palavras resumiram o que eu não tive competência para sintetizar em um relato. Obrigada!
Acredite quem quiser, mas eu recebi o meu milagre, glória a Deus aleluia
O professor Eduardo não falou sobre a “exposição da palavra” , que seria o sermão, que realmente é muito mais longo num culto do que a homilia na missa. Ele falou da “leitura da palavra”. (São feitas 3 leituras ao menos. Na vigília pascal são quase duas horas de leitura.)Você deturpou o que ele disse, intencionalmente ou por não ter compreendido.
Isso
Ele não falou de vigília pascal. Ele disse de uma missa qualquer.
Na missa qualquer são quase duas horas de Leitura? Porquê se for, precisa que algum bispo venha urgentemente em Goiânia verificar a situação. Já participei de 3 missas aqui (depois que comecei a estudar o catolicismo) e em nenhuma delas tivemos mais do que uns 20 minutos de leitura da bíblia!
@@RafaelPablo Falou besteira , aceita que dói menos.
@@RafaelPablo enquanto vc não vencer sua implicância com o catolicismo jamais irá conseguir fazer uma análise correta e honesta. Seja menos protestantes e mais cristão.
Cristão é aquele que busca a verdade esteja ela onde estiver, e preza pela verdade e pela honestidade em busca-la.
@@RafaelPabloQuero ver se você vai aceitar o desafio do Professor Eduardo Faria. Bora pra Santa Missa? Quanto mais eu vejo e estudo o protestantismo mais católico eu quero ser. Kkkkk
Amor à Imaculada sempre!
Salve Maria e que Viva Cristo Rei!
Paz e bem!
#PegaElesNossaSenhora
Parabéns Rafael Pablo pelo seu alcance em 100 mil seguidores !!!
100 mil evangélicos que vão continuar acreditando nas mentiras contra o catolicismo.
Eu gosto muito de acompanhar as explicações que você meu irmão Rafael traz para nós são muito bem explicadas e embasadas. Deus continue te abençoando mais e mais.
Valeu, obrigado!
Te convido a ver a resposta do professor Eduardo
@rafaelpablo, fale por você! Sou católico e toda vez que vou à missa me alimento da liturgia da PALAVRA e, sim, ponho em prática na minha casa! Na missa temos TUDO! No culto só lê algumas passagens de textos isolados e depois ficam cantando e bla bla bla!
Ué? Na icar também não lê algumas passagens e tem cantorias? No culto há momentos de leitura, e há a leitura que antecede a pregação, que é a explanação daquele texto lido. Pra quem diz que pratica tudo em casa, você tá se mostrando bem mentirosa (coisa que a bíblia e a tua igreja condenam), e bem desentendida da igreja evangélica.
@@priscila-nascimentoo calendário litúrgico da Igreja (que é seguido por algumas igrejas protestantes também, pasmem!) serve para que ao longo do ano o fiel viva completamente imerso no mistério de Cristo.
E viver o ano litúrgico é uma riqueza sem fim, enriquece e alimenta a fé dos católicos.
Este é justamente por isso q chamamos esta "reunião" de missa, é o q padre diz no final: "Ite, missa está" ("Ide, a missa terminou"), ou seja, a reunião acabou e é preciso levar o q aprendemos em todo nossa vida
VOCÊ JA FOI PROTESTANTE?
Exatamente. Terminando a Missa começa a missão.
A missa está toda inteira na biblia. Primeiro, faça um estudo do que é a santa missa, do santo sacrifício da missa, aí estudem com mais honestidade e não com acusações, aí vcs verão que a missa é o culto mais perfeito feito a Deus aqui na terra.
Muito bom, Rafael. Deus o abençoe.
Quando a homilia demora os católicos reclamam, o padre é alvo de críticas, vira inimigo do povo. O que há na missa é uma maior variedade de leituras, o tamanho das leituras varia.O Papa Francisco sugeriu que a homilia fosse feita em 8 minutos. A homilia deve ser feita de modo a não parecer que o padre ou em alguns casos diácono não a preparou, não deu importância ou que ela tornou-se o centro da celebração.Nas Solenidades, o que inclui os domingos, a exceção da Vigília Pascal. Há uma primeira leitura normalmente do Antigo Testamento, mas pode ser de Atos dos Apóstolos ou Apocalipse, um salmo, uma segunda leitura, sempre do Novo Testamento e uma passagem do Evangelho. Eduardo Faria deve estar falando da multiplicidade de textos e não de tempo cronológico. Já no culto protestante é um falatório do pastor, variando a forma. A homilia católica deve ser de cunho pastoral. Já no Protestantismo ou é pura manipulação e entretenimento, como na IURD ou tratados teológicos como em denominações mais tradicionais.
Opinião de quem NUNCA foi em uma igreja evangélica.
Graça e paz, irmão!
Gosto muito dos seus comentários.
Antes de falar da Doutrina Católica e do que acontece em uma Santa Celebração da Missa, vc deveria pelo menos conhecer...mais que bom que vc fez esse vídeo conseguiu fazer com que o Prof Eduardo realmente evangelizasse e fez muitos abrirem os olhos e ver que está com a verdade ! Que Nosso senhor Jesus Cristo e Maria nossa mãe abra os seus olhos tb ... Você será muito bem vindo a nossa Santa Igreja !
Parabéns Rafael
Deus abençoe Rafael!
Obrigado!
Glória a Deus!!!
Seu canal é benção pra mim
Eu fui catolico romano mas a bíblia me libertou e me tornei evangelico
Vídeo bom demais, parabéns pelos ensinamentos!
Na igreja Cristã ReformadaTribos em Belo Horizonte / MG a leitura e exposição bíblica também tem lugar central.
A abertura dos cultos se dão com a leitura e explicação de um texto (normalmente um salmos), após entoação de umas duas canções (bíblicas) fazemos a leitura conjunta de uma nova pericope (normalmente mas não apenas um salmos) seguida de uma explanação breve, após entoação de mais uma canção temos o ofertório que se baseia em uma nova perícope e então o momento auge do culto que é a exposição bíblica principal onde se gasta em média 45/50 minutos.
Logo temos tranquilamente mais de uma hora de leitura e exposição bíblica.
Não sei quais cultos ele frequentou.
@@lucimarcandido6846 ofertório é a parte que pede o dinheiro?
De todas as colocações, perfeitas, a principal foi aquela que mostra o tipo de pastor que o agora católico, era, porque se não fosse assim, no mínimo ele falaria que nos cultos onde ele pregava era excessão.
Infelizmente a maioria das igrejas evangélicos deixou a Bíblia de lado pra pregar pedreiras. Porém isso não acontece com igrejas reformadas. Desafio o professor a assistir um culto verdadeiramente reformado. Canta-se a Palavra, ora-se a Palavra, lê -se a Palavra e expõe (pregação expositiva) a Palavra
Os reformados não são nem 0,5 % dos protestantes brasileiros. Uma minoria numericamente insignificante. O que prevalece são os cultos da teologia da prosperidade, os retetés de Jeová, os coachs, as paredes pretas, as vassouras ungidas, os apelos financeiros escandalosos, as profecias casamenteiras e todo o tipo de bizarrice.
Uai, o Senhor precisa ir numa missa do sábado santo, onde são lindas toda a história da salvação, do Gênesis ao apocalipse
A vigília Pascal é belíssima, são sete salmos, sete leituras do antigo testamento, varrendo toda a história da salvação.
@arthurolinto6501 só em lembrar, o coração já começa a arder 🙏
Eu não sou apologista - longe disso. Fui uma vez na vida em uma missa. O padre era muito inteligente, legal e culto
Achei bem interessante a questão da eucaristia. Achei "estranho" - não no sentido ruim, o padre orar por uma e comer a outra - não sei se eu entendi corretamente ou se a minha memória não está me traíndo.
@@getuliofreitas809 Em todas as particulas que estão sobre o altar ocorre a transubstanciação, porém apenas uma é elevada para reproduzir o gesto de Jesus e normalmente é esta que o Padre comunga.
Eu como cristão criado em berço neopentecostal, gradualmente fui questionando essas crenças e práticas, indo mais para uma compreensão batista, depois reformada e finalmente sou luterano. Sou um evangélico católico, e o luteranismo por ter mantido muito da tradição em comum com o catolicismo romano me mantém fiel à fé cristã reformada pelo evangelho, livre dos erros romanistas mas retendo a tradição e beleza da história do povo de Deus ao longo dos séculos. Tenho amigos católicos, já fui em várias missas e não sinto nenhuma atração pelo catolicismo e consigo ter muita interseção com eles sem necessariamente ir para as últimas consequências
Então vc aceita ter imagens sem cultuar as imagens?
Interessante.
Vc acredita que a Santa Igreja Católica foi fundada por Constantino?
PARABÉNS!!
VOCÊ É O GANHADOR DO LIVRO: AINDA NÃO CASEI - Editora Fiel
Entre em contato pelo e-mail: canalrafaelpablo@gmail.com
Envie nome e endereço completo com CEP para enviarmos o seu livro.
OBRIGADO POR SEGUIR O CANAL RAFAEL PABLO!
Amo as edições do canal
Parabéns, Rafael! Ótimo vídeo.
Não consigo enxergar assim, pra mim ele não refutou absolutamente NADA
Vídeo excelente de 40 minutos. Ótimos argumentos, Rafael.
Tenho uma pergunta para o ex-pastor: antes de eu ir numa missa ver se ela é cristocêntrica, preciso saber. Em que missa devo ir: a missa nova, a missa nova bem rezada, a missa antiga sedevacantista, a missa antiga da FSSPX, a missa “una cum” ou não “una cum”?
Aguardo a resposta.
Você deve ir a Santa Missa caso queira o céu. A salvação eterna. Não sendo este o caso não vá.
@@emersondias4008 mas qual missa?
@@ThiagoIbrahim a que tiver condições de ir uai. Só não vá a uma Missa não una cum. Vc é católico e vai numa missa tridentina que não é una ao Papa?
@@emersondias4008 A salvação que Cristo nos dá está totalmente condicionada à sua Graça e se dá mediante a fé em Jesus. Não a participação de um determinado ritual, seja ele qual for. Ouça as palavras do próprio Cristo e dos apóstolos.
Ritual bom é queimar as frases do herege lutero. Aquece o coração.
Gostaria de saber o que motiva uma pessoa que conhece Jesus e seus mandamentos a buscar Maria?
Monetização do TH-cam
E quem busca Maria? Se busca o auxilio de Maria. Quando Maria visitou Isabel. Isabel cheia do Espírito Santo disse que honra vir a mim a mãe do meu Senhor, ou seja a presença de Maria é motivo de honra.
Quando a saudação chegou aos meus ouvidos, disse Isabel, acriança pulou de alegria em meu ventre. Maria nos traz Jesus, motivo de nossa alegria. Desprezar Maria é ser auto - suficiente, pois é colocar-se maior do que o Espírito santo, do que o anjo, que saudou Maria, como cheia de graça, ou seja ela é toda de Deus.
Buscar Maria não é para ficar em Maria, mas onde ela está, nos traz a Santíssima Trindade.
@@oscarjunior8202 Desculpe, buscam Jesus.
@@oscarjunior8202 O foco deve ser Cristo e não Maria. O que você escreveu lembra exatamente o que Santo Afonso de Ligório, em seu livro Glórias de Maria, afirma. Ele teve a ousadia demoníaca de dizer que se Maria ordenar até Deus obedece. Disse que Maria salva e redime o homem do pecado. O romanista coloca Maria como quarta pessoa da Trindade e o protestante é convicto da necessidade única de Cristo.
Não existe essa dicotomia. Jesus veio a nós através de Maria.
Otimo vídeo
Sou protestante. Mas veja o culto cristão deixado por Jesus e os apóstulos é a refeição eucaristíca. Sendo que há, intercalado na refeição, a leitura da memória dos apóstulos. Acontece que católicos ritualizaram bastante algo para ser espontâneo. E os protestantes mais modernos transformaram a reunião dos cristãos em um show. Há extremos de ambos os lados.
ONDE que exageramos ? Vc já foi em uma.missa ? É lindo demais , principalmente no ápice da missa que é a liturgia Eucarística . Que sacrilégio 😮😢
Se vc ler em um dos escritos de São Justino (martirizado, aproximadamente, no ano 165), a estrutura básica da Missa é a mesma até hoje. Quanto a rigidez ritualistica é algo correto senão os padres fazem a Missa virar uma baderna mundo a fora. Com toda a rigidez, ainda há muitos abusos litúrgicos, imagine sem... É uma necessidade para manter a ordem do culto em âmbito mundial/universal.
@CarlosSouza-nj8vo nunca. Basta ler atos dos apóstulos e ver que a reunião dos cristãos era um banquete. Além disso há imagens disso nas catatumbas. A missa católico pode ter elementos disso mas não é igual.
Meu querido, não sei se você conhece a Igreja Reformada. Seria interessante você conhecer, pode ser que você, assim como eu, veja que é uma igreja bíblica que não tem as heresias do catolicismo nem do neoprotestantismo. Um abraço.
Realmente temos que ter em mente as diferenças de conceitos e aceitar as diferenças. A partir daí, segue o jogo e concordamos em discordar se for o caso. O problemas querer dizer que não existe essa diferença e enveredar pra uma confusão oriunda dessa má conceituação
Vc é bastante respeitoso chamando ele de Professor, ele é muito burro pra sequer ensinar algo pra alguém, chega a dar vergonha alheia ver os posicionamentos dele, penso que quando era supostamente pastor, ele estava perdido, caiu num buraco maior hj em dia porém é esperto pra farmar muito dinheiro em cima de uma bolha catoleiga de internet que nem parece frequentar a própria igreja, só vive para brigar.
Onde faltam argumentos, sobra soberba. Quanto fui soberbo quando era católico. Quanta besteira eu falei. Quão imbecil eu fui. Quantas risadas de hiena eu dei. Mas em Sua misericórdia, Deus me resgatou e me retirou na "santa igreja católica", que de santa não tem nada. Ali só tem doutrinas anti bíblicas, um caminho sem saída.
Mais o Eduardo não vai vender batata porque o gesso da mais lucro.
@@robemluis2105 🤣🤣🤣🤣🤣
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
O que dá mais lucro mesmo é vender feijão mágico, vassoura ungida e tijolo de Israel
O que dá lucro é qualquer um com um microfone e uma garagem abrir 50 mil seitas para ganhar dinheiro dos hereges. Inclusive um ex-satanista vai abrir uma seita.😂😂😂😂😂😂
Se o sr. conhece o canal do professor Eduardo e continua protestante vai dar ruim...converta-se!
Parabéns pelo vídeo
Muito bom ! 👍
excelente video
Amém, meu irmão.
Torço para que o Rafael Pablo e seus seguidores assistam à resposta do Prof. Eduardo e aceitem o desafio dele de assistir a uma Missa desarmado. Quem sabe assim vocês comecem a entender um pouco do que de fato é a Missa e a Igreja Católica.
Já assisti várias, fora o sono e pasmaceira dos rituais robóticos ainda têm aquela crença demoníaca e nojenta de achar que o sangue e carne literais de Jesus estão sobre o altar, só cegos p não ver
Ora, "O protestante ir pra uma missa desarmado." significa: ir sem sua Bíblia. 😅
Não. Significa, simplesmente, ir e avaliar tudo, sem preconceitos protestantes, com total imparcialidade.
@@CarlosSouza-nj8vo É que para os protestantes a bíblia é a nossa espada, então ir desarmado é ir sem a bíblia.
Quando era criança participava de um grupo chamado "Embaixadores do Rei", tinha competição de localizar versículos mais rápido. Para dar o sinal de preparação o juiz dizia "Desembainhar a espada", então os competidores se colocavam a postos.
oi Rafael, a nossa vida tem que ser Cristocentrica.
Jesus e seus ensinamento , ministerio salvador, morte e ressurreição pelo seu sacrificio unico e suficiente ,e o sentro da nossa fé.
A Missa é isto. Pesquise na Internet e leia a Oração Eucaristia I e vc verá com seus próprios olhos.
@CarlosSouza-nj8vo que bom , que todas as celebrações seja assim, sempre jesus o foco,o centro e nada a mais , vi o vídeo do Rafael completo, tenho a bíblia e já tirei minha conclusão.
Parabéns Rafael, suas explicações são plausível com a palavra de Deus.
Não consigo enxergar assim, pra mim ele não refutou absolutamente NADA
. Ir à Missa desarmado é examiná-la de forma IMPARCIAL.
. A Missa, realmente, é cristocêntrica e contém citações biblicas a todo momento (do inicio ao fim), incluindo 4 leituras bíblicas, hinos com passagens bíblicas, versículos ou salmos cantados.
. Catolicismo e Espiritismo são completamente diferentes. Na Igreja Católica Jesus é o Filho de Deus, Senhor e Salvador. No Espiritismo ele é, apenas, um espírito elevado, um sábio.
. O ÚNICO sacrifício de Cristo, (realizado uma vez por todas), não é refeito ou repetido na Missa, mas ATUALIZADO / PRESENTIFICADO.
. Eu sou cristão católico desde a infância e, SEMPRE, fui e sou um leitor assíduo da Sagrada Escritura. Muitos católicos não fazem isto por, simples, comodismo, por isso são ignorantes sobre a fé.
. As manifestações da religiosidade/piedade popular dos católicos não fazem parte do culto oficial da Igreja, mesmo assim, só são autênticas devoções católicas se apontarem para Cristo e forem cristocêntricas. O Rosário, por exemplo (que é uma conhecida devoção mariana), é uma meditação de toda a vida de Jesus Cristo (sua concepção, gestação, nascimento, infância e adolescência, ministério público, paixão, morte, ressurreição e ascensão), que meditamos "com Maria" (Lc 2,19.51). A própria oração da Ave Maria TEM COMO CENTRO O NOME DE JESUS e gira em torno dele (o único nome pelo qual nos vem a salvação eterna - At 4,12)
Parabéns pelo canal.
Seu canal é benção demais, Rafael. São bençãos também os canais do Lucas Banzoli, do Thiago Dutra, do Yago Martins, Marcos Granconato, do Juan Oliveira e do André Sanchez.
Banzoli ama a Cristo?
Sim@@ArturSilvaGonçalves-i8r
Rafael Pablo sempre incisivo e cirúrgico! Amo os vídeos e os sorteios idem kkkk
Uma abordagem objetiva
Levou 2 dias pra fazer o vídeo e ainda assim, não conseguiu refutar. Tá difícil do lado daí, pulem desse barco furado antes que afundem junto com tanta divisão e confusão doutrinária.
Pra você vê o sofrimento que passamos.
Dois dias e ficou ruim assim, imagina se eu fizesse em 10 minutos!
Ficaria tão ruim quanto as respostas católicas!
O Eduardo, tem de se informar mais, porque o catolicismo na Europa é que está em risco de sumir... E isso não é uma análise de um protestante mas veio de um Padre Católico Alemão alguns anos atrás...
Realmente o senhor deu um tiro de bazuca no pé, kkk como disse o professor Eduardo. Kkkk
Muito bom conteúdo
Ótimo vídeo
Obrigado
Boa noite
Eu fui católico , porém li a Bíblia , aceitei Jesus , e fui para o protestantismo , pois eu tinha sede de Palavra de Deus , e na missa era muito fraca de Bíblia , com todo o respeito .
Irmão, a antífona de Abertura da missa é um Salmo, o Glória repete o canto dos Anjos aos pastores, segue-se 2 leituras normalmente uma do antigo testamento e outra de uma epístola, logo após o canto do Aleluia também é tirado da Bíblia e o ápice da liturgia da palavra é a proclamação do Evangelho, a antífona de Ofertório é outro Salmo o canto do Santo e do cordeiro são retirados da bíblia, na consagração são recitadas as palavras de Jesus narradas por Paulo, é recitada a oração que Cristo nos ensinou e a antífona de comunhão também é um salmo em um esquema dominical que percorre ao longo de 3 anos quase toda a Bíblia e durante a semana o mesmo esquema em 2 anos. Não falta bíblia na missa, as vezes falta-nos entendimento.
A obra de Cristo se fez na tua vida, abrindo os teus olhos
Na Missa dominical tem uma leitura do Antigo Testamento, um salmo cantado, uma leitura de uma das cartas dos apóstolos, e uma leitura do Evangelho, a homilia (explicando a Palavra de Deus), citações bíblicas no decorrer da liturgia (a todo momento), nos hinos, etc.
Em nenhum culto protestante se lê metade disso. Além disso a Palavra de Deus é venerada através de procissão, incenso, reverência.
Dá pra se ver o tipo de católico que vc foi. Não é à-toa que se tornou protestante.
Uma pessoa que não aceita Jesus não é católica.
@@CarlosSouza-nj8vo É a pessoa que escolhe Jesus? Como pode?
Parabéns pelo crescimento do canal, Sola Scriptura!
Sola heresia
Calma idólatra @@ronaldabreu1278
@@ronaldabreu1278 Sola Boneco de Gesso
Se os protestantes seguem o Sola Scriptura me explique porque cada uma das milhares de denominações protestantes tem uma doutrina diferente e contraditória em relação às demais.
A Missa não é um refazer do sacrifício de Cristo. Ela consiste em trazer o sacrifício de Cristo, que aconteceu há dois mil anos, para o momento presente. É o mesmo e único sacrifício.
Em segundo lugar, por que ele instituiu a Missa e não outro meio? Porque, para a Igreja Católica, a obrigação do fiel é participar da Missa, e não de novenas ou ladainhas. Um católico pode viver sua fé plenamente sem nunca participar de uma ladainha ou novena.
Em terceiro lugar, você mencionou a importância de não mentir ou distorcer informações para convencer alguém a mudar de fé, como afirmou que o professor Eduardo fez. No entanto, ao dizer algo incorreto sobre a Missa, que qualquer pessoa com conhecimento básico sobre a Igreja Católica saberia, você demonstra falta de entendimento sobre essa fé.
Em quarto lugar, a Igreja Católica é completamente cristocêntrica. Não exaltamos ninguém que não tenha amado Cristo de todo o coração. Os santos, por exemplo, são venerados justamente por seu amor e dedicação a Cristo. Se não fosse assim, não teriam importância para a Igreja.
Por fim, para a fé católica, a Eucaristia e a leitura da Bíblia possuem o mesmo valor. O significado disso é que o altar onde se realiza a Eucaristia e onde se coloca a Bíblia para ser lida deve ser feito do mesmo material.
Amém.
Infelizmente muitos católicos não seguem a doutrina e parecem ter alergia de uma vida cristocêntrica. Fato
Rafael Paulo, tenho uma dúvida: seria errado ou até mesmo blasfemo um cristão evangélico participar de uma missa? Considerando que, na teologia católica, a missa representa o sacrifício de Jesus na cruz sendo “atualizado”, e alguns entendem que isso pode ser interpretado como Jesus morrendo novamente, participar seria como aceitar ou compactuar com essa ideia?
Irmão Rafael, você está prestando um ótimo trabalho, fazendo as exposições corretíssima, você está sendo um instrumento de Deus para encinar aquele que de fato tem desejo de conhecer a verdade,
. Ir à Missa desarmado é examiná-la de forma IMPARCIAL.
. A Missa, realmente, é cristocêntrica e contém citações biblicas a todo momento (do inicio ao fim), incluindo 4 leituras bíblicas, hinos com passagens bíblicas, versículos ou salmos cantados.
. Catolicismo e Espiritismo são completamente diferentes. Na Igreja Católica Jesus é o Filho de Deus, Senhor e Salvador. No Espiritismo ele é, apenas, um espírito elevado, um sábio.
. O ÚNICO sacrifício de Cristo, (realizado uma vez por todas), não é refeito ou repetido na Missa, mas ATUALIZADO / PRESENTIFICADO.
. Eu sou cristão católico desde a infância e, SEMPRE, fui e sou um leitor assíduo da Sagrada Escritura. Muitos católicos não fazem isto por, simples, comodismo, por isso são ignorantes sobre a fé.
. As manifestações da religiosidade/piedade popular dos católicos não fazem parte do culto oficial da Igreja, mesmo assim, só são autênticas devoções católicas se apontarem para Cristo e forem cristocêntricas. O Rosário, por exemplo (que é uma conhecida devoção mariana), é uma meditação de toda a vida de Jesus Cristo (sua concepção, gestação, nascimento, infância e adolescência, ministério público, paixão, morte, ressurreição e ascensão), que meditamos "com Maria" (Lc 2,19.51). A própria oração da Ave Maria TEM COMO CENTRO O NOME DE JESUS e gira em torno dele (o único nome pelo qual nos vem a salvação eterna - At 4,12)
Kkkk foi muito bom ver ponto a ponto, parq refutar todas suas falacias. Eita medo de perder o dízimo do mês!
Cara, você não “destruiu “ nenhum argumento do Professor Eduardo! Ao contrário, você corroborou! Afirmou que a missa é cristocêntrica e que a Bíblia é lida e repetida na missa toda! E SIM, o centro da missa é a EUCARISTIA, porque a eucaristia É CRISTO!!!!!!!
Seus videos só me fazem ter certeza de que deixar o protestantismo (de 48 anos) e me tornar católica foi a melhor coisa que fiz, e agradeço a Deus por ter me aberto os olhos. Que Deus abra os seus também!
quantos minutos de vídeo você assistiu? 3?
@@nelsonmendes1609Olá! Assisti todo o video. E, como sempre, entendi perfeitamente como o protestante enxerga a missa, a religião católica em si, o papel da Bíblia na Igreja Católica. Eu era assim. Todas essas coisas que o Rafael diz eu também pensava, meu viés ideológico me fazia enxergar o que EU queria ver. Hoje eu CONHEÇO a Igreja Católica por dentro, eu a estudei, eu a comprenedi no Espírito, e eu a vivencio. E sei que não é absolutamente NADA daquilo que aprendi e acreditei que fosse. É a Igreja de Cristo. Simples assim. E não quero converter ninguém. Quem quer converter é protestante e eu não sou. Eu creio que quem converte é o Espírito Santo, eu não tenho poder para isso, não vou persuadir nem usar de artimanhas para “atrair “ ninguém ao catolicismo. Eu encontrei a verdade por minha própria conta, ninguém me levou, eu procurei a verdade e a encontrei na Santa Igreja. Que Deus o abençoe!
@@mmrrezendeque bom que vc encontrou Jesus e a Santa Igreja dEle
@@mmrrezende "É a Igreja de Cristo. Simples assim."
O problema é que a "Igreja de Cristo" é sem mácula. Como Roma poderia ser a "Igreja de Cristo" perseguindo, matando, praticando genocídios e promovendo guerras nesses 1000 anos de história? Isso é "Igreja de Cristo"?
@@mmrrezende Eu também creio que quem nos converte é o Espírito Santo só que Ele nos conduz ao Verdadeiro Caminho e vejo que o Caminho NÃO É uma denominação que monopoliza a interpretação das Escrituras, criando artifícios para construir dogmas extra-bíblicos, revelando um "novo evangelho" que quando confrontado ao que diz as escrituras não subsiste. O meu viés não ideológico, mas Escriturístico e o que eu sei foi o Criador que me deu, pois Ele é lâmpada para meus pés e luz para o meu caminho (Salmo 109:105). A Verdade está acima de qualquer denominação humana. Mas não sigo algo que criou dogmas, um "novo Evangelho", monopoliza a interpretação e coloca uma tradição própria e o magistério acima das Escrituras. Que Deus mostre isso a você!
@RafaelPablo top 10 sai quando? 😊
Excelente vídeo. Esse Eduardo Farias é uma caricatura. O testemunho dele é absurdo, se converteu por causa de debate de batismo. Ele fala um monte de asneiras contra o protestantismo. Mente dizendo que, academicamente, todo protestante crê que a igreja era santa até Constantino, sendo que mesmo nas cartas apostólicas vemos denúncias contra falsos mestres. Cara, não desce, ele inventou esse apostolado pra enganar católico com essas aulas dele. Assim como chamam ele de Scott Hahn brasileiro, como o original, ele é brioso e manipulador sobre a sua antiga fé. Não duvidaria que outros romanos o rejeitassem também, tirando esses malucos apologistas ou revisionistas históricos. 😒
Çei ....
Legal é ouvir os calvinistas
@ArturSilvaGonçalves-i8r Se eu entendo que a fé reformada sintetiza o ensino apostólico escrito da melhor forma, então, sim, muito melhor ouvir um teólogo calvinista que vá apontar sempre para as Escrituras de forma doutrinária. 🤷🏼♂️
Nao foi pro catolicismo nao; ele era pastor da shopee como diz o caio modesto, eu maratonei os videos dele e eu entendi a conversao dele, pessoas que buscam estar semrpe certas sobre a ‘historia’, que tava mais preocupado em ganhar debates do que de fato ser crente em Jesus
Muito bom seu conteúdo Rafael... Q Deus te abençoe e continue te usando...
(Aguardando o sorteio) Hehe
Vc faz no Instagram?
Para os irmãos protestantes que quiserem entender um pouco mais sobre a Santa Missa, indico: O Banquete do Cordeiro: A missa segundo um convertido do Dr. Scott Hahn. Podem ir armados até os dentes e confiram na bíblia kkk Se Jesus não é o centro da vida de alguns católicos que conheces, que Deus os converta para serem católicos de verdade. Deus te abençoe, Rafael.
Deborah eu vi ontem um vídeo do centro Dom Bosco eles falaram que o rito atual é maçônico.
Depois de tantas missas que eu fui, eu preciso ler livros pra entender a missa? Não deveria a missa ser algo acessível intelectualmente? Não faz sentido algum esse seu comentário.
Tipo para eles o problema não é a Missa. É o formato atual da Missa. Segundo eles é um presente do demônio. O Centro Dom Bosco é um grupo sério. Pra eles acusarem assim.... Sei não.... Deus me perdoe mas tô muito confuso
@@ArturSilvaGonçalves-i8r Pra ser honesta, nunca ouvi isso ai KKK me soa como teoria da conspiração de sedevacantistas... Maçonaria é pecado grave.
@@janierreprado5861 Não precisa, a missa é bem autoexplicativa se vivida com atenção... É só uma indicação para se aprofundar, calma kkk
Uma pergunta para o Eduardo: quanto custa 1 kilo de batata?
Uma pergunta pro protestante: dá vergonha ver Lutero ser usado por nazistas para justificar ataques aos judeus?
Onde é divulgado o resultado dos sorteios? Nos próprios vídeos?
Boa noite. Acabei de ver o vídeo resposta do professor Eduardo Faria. O senhor mantém o desafio? Ele fez a contra proposta. O senhor irá à vigília pascal 2025?
Vai nada é um covarde !!!!! Não tem argumento.
Eu ainda não vi o vídeo resposta, mas verei.
Tenho apenas um questionamento: No vídeo do Podcast ele não diz que a vigília pascal tem mais leitura da bíblia que qualquer culto protestante, ele diz simplesmente que a missa católica (qualquer missa) possui mais leitura bíblica do que qualquer culto protestante.
Mas pelo jeito quando confrontando a história mudou para uma missa específica?
Simplesmente inacreditável!! Eu chamei ele para vir em qualquer culto da minha igreja, incluindo o culto de jovens... kkk
Mas parece que para a missa católica, tem que ser uma missa específica, uma que acontece uma única vez ao ano. É somente nessa que vocês possuem leitura bíblica maior do que em qualquer culto protestante?
@@RafaelPablo Salve Maria, Sr Pablo. Quando o senhor acompanhar na íntegra o vídeo resposta, verá que ele mantém a afirmação de que todas as missas têm mais LEITURAS bíblicas que qualquer culto protestante. Em resposta a pergunta que o senhor fez, a saber, qual missa teria mais de uma hora de leitura, ele respondeu que a Vigília Pascal é essa missa. O que o professor Eduardo explicou foi que nos cultos ocorre a leitura de parte da Bíblia e em seguida a exposição do que foi lido. O que leva por volta de uma hora. Na missa, ocorre no mínimo três leituras (nas missas feriais-segunda a sábado) e quatro leituras aos domingos, festas e solenidades. Mas seria bom se o senhor aceitasse e mantivesse os convites. Feliz Natal. Deus abençoe o senhor.
Vocês estão desesperados pois o Eduardo Faria está fazendo um ótimo trabalho e várias pessoas e pastores estão retornando para a santa igreja do nosso senhor Jesus Cristo. CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. A ÚNICA.
É isso mesmo, estamos desesperados, por isso fazemos vídeos todos os dias e enchemos a internet de testemunhos de conversão de católicos para o protestantismo...
Não... pera... Quem está fazendo isso é os católicos!
@RafaelPablo kkkkkkkkkk católicos para o protestantismo? Kkkkkkkkkk. Não sei de onde você tirou isso. Kkkkkkkkkk. O protestantismo vai acabar irmao, aceita que doi menos.
@@LivioALEXANDRE irmão ele está usando de ironia sugerindo o oposto ou seja que tem muito vídeo de protestante virando católico
@@LivioALEXANDREvai acabar sim, Foram os protestantes que reduziram em 70% o número de batismos de bebês... Não espera...
O trabalho está ótimo, monetizou bastante, para ganhar dinheiro está no caminho certo.
A coisa que eu mais faço é ir nos cultos evangélicos, lá tem uma baderna entre leitura da bíblia e pregação que as vezes não tem nada a ver com o que leu, estão mais afim de fazer um retete.
Eduardo é complicado!!!!mais eu quero o livro
Cadê o vídeo de seus cultos pastor Rafael? Os fiéis do pastor Rafael ficam mais de uma 1hora lendo a Bíblia?
Não. Existe uma liturgia, mas o centro é Cristo. Único intercessor entre Deus e os homens e a Santa Ceia segue exatamente o que Jesus ensinou.
Convido o irmão para ir a um culto na igreja Presbiteriana. Vá desarmado, como diz o Prof. Eduardo e Observe.
@@nvip8263 se o único intercessor é Cristo, pq ir à igreja? Qual o papel do pastor?
@@nvip8263 quem fundou a igreja presbiteriana? Quando começou a existir?
@@hempmax744 O único intercessor é Cristo, como está escrito: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" 1 Timóteo 2 versos 3-6. Não é questão de "se', mas sim de que Ele É o único intercessor entre Deus e os homens. É importante ir a Igreja, pois está escrito que é "bom que vivamos em comunhão". (Salmos 133, verso1). O papel do pastor é apascentar ovelhas.
O pastor Rafael não entendeu ainda (talvez por nunca ter ido a uma missa com ouvidos abertos e não com uma cera disfarçada de sede pela verdade) que toda a liturgia católica, desde a entrada até ao final tem base bíblica, diferentemente de qualquer culto protestante, que mais tem base pessoal do que cristã, de fato tem maior duração, mas é muito mais o pastor tentando captar a atenção do seu público como uma palestra, do que Jesus sendo adorado. Até em comentários aqui de talvez ex católicos (provavelmente de IBGE) que dizem que a missa é “fraquinha” “sem graça” porque não querem ir para ouvir palavras que provavelmente não entendem e ainda não compreendem, mas querem receber uma bomba dopaminérgica que cultos protestantes entregam, pastores com uma excelente oratória (está aí os coachs pastores para provar), musiquinhas que fazem chorar, luzes, gritos e todo tipo de estímulo possível. Na missa não tem nada disso, é pura e simples. Fique com Deus pastor, que o senhor chegue a verdade!
Como faz pra saber quem ganhou?
Eu sempre aviso aqui nos comentários os ganhadores!
Realmente a última fala do Eduardo Farias foi muito reveladora, quase um reflexo do seu antigo pastorado. Rafael ultimamente tenho acompanhado minha esposa nas missas (ela se tornou católica romana) e uma coisa e confesso que aquilo poder qualquer coisa menos Cristo e bibliacentrica, e um detalhe, sim a bíblia é lida mas não há nenhuma exposição do texto bíblico, uma homilia razão e que nem chega perto do texto bíblico lido.
Que triste! Que Deus tire a cegueira dos olhos dela!
@@oseiassilva3118 Uma dica de vídeo para você.
O dia que eu descobri a patristica Eusebio de Cesárea, canal descobrindo a Igreja católica.
Depois comece a ver os vídeos do prof. Eduardo Faria, os testemunhos de conversão, que logo estará na igreja de Cristo.
É cristocêntrica e cita passagens bíblicas a todo instante sim, senhor. Quanto à homilia, os padres/presbíteros são orientados a instruir os fiéis de acordo com os textos da Sagrada Escritura lidos na Liturgia da Palavra.
@CarlosSouza-nj8vo cara as omilias são pobres em conteúdo bíblico e não tem nada vê com a textos lidos... não estou repetindo uma coisa que alguém viu, eu tenho visto isso com muita frequência.
@mariaoliveira2112 amigo eu já vi kkkk
A diferença entre os católicos e evangélicos protestantes é na analogia Fideli e analogia ente.E é uma questão criostologica o padre Paulo Ricardo já tem um vídeo explicando este assunto
2 João 1:10 Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda participa de suas más obras.
O interessante que quem escreveu isto foi São João, Apóstolo, uma das principais lideranças da Igreja Católica do primeiro século.
O Protestantismo só foi criado por um ex-padre católico no século XVI depois de Cristo.
@CarlosSouza-nj8vo e daí? Primeiro que o Apóstolo João não fazia parte de nenhuma igreja romana, aliás, nem existia a igreja romana naquele tempo, e sequer tinha qualquer necessidade de subserviência a um centro de comando, visto que era um apóstolo que recebia a Revelação direto de Cristo.
Mas curioso, meu querido, se o apóstolo João era esse grande pilar da igreja católica, que você confunde com a sua igreja, que é a romana, então porque vocês não seguem as palavras dele? Por exemplo:
"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos." I João 5:21
Eu tenho essa curiosidade, Carlos, você consegue me explicar porque a sua igreja, a que você acha que é a mesma daquele tempo, não segue a matriz judaica, que tinha ojeriza aos ídolos, às imagens? Ficarei grato com a sua resposta.
Video top demais
Não, ele não vai fechar o canal.
Eae? Assistiu a Missa da Vigília Pascoal 😂😂😂? Ligou o cronômetro para ver se dura 1 hora de leitura bíblica?
Eu estou congregando na igreja presbiteriana Bereia e ela é muito biblica e reformada. Esse Eduardo Faria ou enlouqueceu ou é mal caráter.
É mau-caratismo puro e simples mesmo
Com todo respeito pr. Rafael, mas vc não entendeu o que o Eduardo Farias disse. O termo "ir desarmado" é ir à missa de mente aberta, sem pressupostos preconceituosos, onde se acusa e condena aquilo que não conhece. O mesmo vale para qualquer igreja cristã. Ao ir a missa, a pessoa verá que o nome central, o ponto alto da celebração, é Jesus, onde acreditamos que Ele realmente se faz presente, após meditarmos de forma atemporal seu sacrifício redentor e ressurreição. Quem analisa, com mente aberta, sem preconceitos, enxergará a plenitude de Cristo dentro da Igreja Católica.
Mas o protestantes são assim , interpretam de acordo a sua régua . Ele entendeu ou finge que não entendeu. Mas não interessa, o importante é fazer a sua própria interpretação como fazem com a bíblia ,entendeu . O pior que tem quem apoie . Que tristeza
Acredito que para refutar algo, você precisa conhecer de fato aquilo que pretende refutar. O Rafael desconhece absolutamente o catolicismo, o que ele conhece é somente o “espantalho” criado pela maioria de protestantes. 40min de baboseiras…fala nada com nada por falta de conhecimento! Tente outra vez!
Esse argumento do "vá desarmado" é muito comum. Você tem uma ênfase muito grande em uma perspectiva mística de que haverá uma experiência sobrenatural no momento da missa e que, caso você esteja "armado" (com o escudo da fé e a espada do Espírito), você vai criticar e não chegará à uma espécie de iluminação que lhe fará submeter-se à igreja (à igreja, não a Cristo). Outra coisa comum é que sempre haverá um "regresso" do protestantismo para dizer que teve um experiência mística com, pasme, um santo (geralmente Maria ou qualquer dos seus pseudonimos). Então, não, não tem essa coisa de cristocentrismo não, infelizmente.
Duvido que o professor Eduardo vá em uma igreja protestante constatar essa mentira que ele falou ! Eu pagaria pra ver !
Refazer o mesmo sacrifício da cruz? Como?
@@hempmax744 biblicamente é um sacrifício ETERNO
@@hempmax744 O sacrifício de Cristo e a intercessão sacerdotal
Outro aspecto importante do sacrifício eterno de Cristo é o papel de Sua intercessão como Sumo Sacerdote. Segundo Hebreus 9, Cristo não apenas ofereceu Seu próprio sangue para obter a redenção, mas continua intercedendo pelos fiéis diante do Pai: "Por isso, também pode salvar perfeitamente os que por meio dele se aproximam de Deus, visto que vive sempre para interceder por eles" (Hb 7,25).
Na teologia católica, essa intercessão é compreendida como parte do sacerdócio eterno de Cristo, que é partilhado de maneira particular pelos ministros ordenados. Os sacerdotes, ao celebrar a Eucaristia, agem in persona Christi (na pessoa de Cristo), tornando visível a obra salvífica de Jesus e permitindo que os fiéis tenham acesso direto aos méritos de Seu sacrifício.
Reflexão final: a esperança na redenção eterna
O conceito de sacrifício eterno também é fonte de esperança para os cristãos, pois garante que a obra redentora de Cristo nunca se esgota. Independentemente das circunstâncias históricas ou pessoais, a redenção oferecida por Jesus está sempre disponível para aqueles que se aproximam Dele com fé e arrependimento.
Ao celebrar a Eucaristia e meditar sobre o sacrifício de Cristo, os fiéis são chamados a renovar sua confiança na misericórdia divina e a viver em comunhão com Deus. Esse mistério de amor infinito não apenas transforma o coração humano, mas também antecipa a plenitude da vida eterna, quando todos os redimidos participarão do banquete celestial, em perfeita união com Cristo.
Dessa forma, Hebreus 9,12 não apenas destaca o caráter único do sacrifício de Cristo, mas também ilumina o caminho para uma vivência cristã marcada pela gratidão, esperança e entrega total ao amor redentor de Deus.
@ArturSilvaGonçalves-i8r e?
@@hempmax744e.... que vc é católico. Achei que fosse um irmão separado. Quis ajudar.
@@ArturSilvaGonçalves-i8robrigadão irmão, eu iria colocar os fundamentos bíblicos, mas como o paxtor disse, eles tem um conceito diferente de tudo, apesar de usarem as mesmas palavras. Nominalismo em sua essência pura