“Dragon Ball Super: Super Hero”, Totalitarismo e O Ideal de Super-Herói
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- “Dragon Ball Super: Super Hero” (2022) é um longa de animação dirigido por Kodama Tetsurou e com roteiro e designs de Toriyama Akira (1955-2024). No vídeo é tratado das referências históricas e políticas na concepção do Exército Red Ribbon e em como o filme aborda o imaginário do super-herói e a forma como os sujeitos da contemporaneidade se relacionam com ele.
Chave PIX para contribuições: kaijuueditora@outlook.com
Campanha no Apoia.se: apoia.se/ilhak...
Ver esse vídeo me lembrou da nota que o Toriyama lançou sobre esse filme. Ele nunca ficou tão empolgado com a própria obra assim antes, esse filme foi um ótimo presente sintetizador entre os heróis de infância dele existindo com os “heróis” que ele criou, apresentado com uma tecnologia nunca antes vista na franquia.
Obrigado por mais um vídeo incrível, espero que não tenha se cansado a gente e continue com seus video. Muito Obrigado 😊
Eu que agradeço pelo apoio e por acompanhar o canal!
@@IlhaKaijuu SPECTREMAN mangá 1971 SPECTREMAN mangá
Muito bom ! Não sei se é porque estou cansado de filme de Super Herói mas tinha percebido essa idéia também nesse filme ( não com tantos detalhes como no vídeo é claro). Saudades do Akira Toriama.
Obrigado!
Vídeo incrível!
Não tem como falar de super herói e anime sem lembrar de Boku no Hero Academia, essa ideia do que é um herói que é muito trabalhada no inicio da história. Midoria vê no herói o cara que salva, que inspira, o Bakugo se relaciona com o herói atraves da fantasia de poder, como o cara forte, o cara que vence, o vilão Stain que odeia a sociedade porque heroi virou uma profissão, que os herois atuais não se importam em salvar pessoas ou ser um bastião da moral e sim em ser o mais poderoso (Endeavor nessa aí) e/ou ficar rico.
Obrigado!
Baita vídeo!
Assisti ao filme no dia seguinte após saber da morte do Toriyama e me diverti bastante. Interessante o que dá pra se apreender do filme.
Obrigado!
Video incrível Rafael, estou no aguardo do guia de leitura de Kamen Rider!
Obrigado!
Ótimo vídeo. próximo dos 36:00, a sua explicação sobre o ciclo farmaco-bélico do líder da Red Ribbon me lembrou um documentário do Harun Farocki de 1969, chamado Nicht löschbares Feuer (Fogo que não se apaga), no qual se aborda a indústria química que produz o napalm, usado tanto na guerra do Vietnã quanto na produção agrícola.
Obrigado!
Seria muito interessante fala do Manga Bastard!! e do Dark Schneider e sobre os anti-heróis . Eles não se considera heróis eles apenas se consideram caras maus que só matam gente pior que eles como DeadPool fala de si mesmo. Eu adoro esses herois imperfeitos mau encarados e humanizados.
Eu falei sobre o conceito de anti-herói no vídeo sobre "Skull Man".
th-cam.com/video/RSZ3sblg8Ng/w-d-xo.html&ab_channel=IlhaKaijuu
Uma hora de Rafael Ilha Kaijuu falando sobre Dragon Ball, simplesmente o melhor presente que pode se ter no final da tarde 🙏🙏
Ótimo video como sempre. Nunca imaginei q fosse capaz de extrair tanta informação com um filme de DBS.
Obrigado!
Esse video foi muito esclarecedor e só reforça o quão os autores atuais sejam de mangas, manwhas e webtoons estão tão presos a narrativa do "ideal de super-heroi" que não se importam se suas obras passam a ideia de que totalitarismo é algo positivo.
O tema que está vendendo agora é o "power fantasy" onde o protagonista começa como um fracassado vítima do sistema opressor e da sociedade que segue esse sistema, mas o protagonista consegue se tornar mais poderoso e influente e escalona para ser a pessoa que vai mudar esse mundo.
O problema é que em 99% dessa história o protagonista é elevado para um estado de líder supremo e até mesmo um messias onde tudo que ele faz não pode ser questionado e as pessoas que não concordarem ou são mortas ou coagidas para o adorar como líder supremo mesmo esse ignorando suas vontades e substituindo os ideais dessas pessoas pelo dele. E mesmo esse "líder" é uma pessoa cheia de falha que até mesmo comete crimes o roteiro dá um jeito de fazer com que todos o tratem com indulgência infinita usando como justificativa e até mesmo legitimar seus crimes com o fato dele trazer um novo mundo de paz ou melhor que o que ele já tem, mesmo que o objetivo do líder seja trazer felicidade e prosperidade apenas para aqueles que o adoram
Acho que sua interpretação está indo longe demais, as pessoas apenas fazem personagens fracos e derrotados pq o grande público q consome é assim, para uma identificação maior e façam com a eles se tornem o centro alvo da narrativa e só. Não existe esse sistema poder político por trás q vídeo acredita. Em 90% das obras não. O autor nem pensa sobre isso.
Já tava com saudade dos seus vídeos
Vídeo fantástico! Cheio de informações interessantes e muito conhecimento novo!! Seus vídeos sempre me dão vontade de sentar e parar pra pensar sobre as mídias que eu consumo, pq vc sempre trás pontos de vista tão interessantes.
Obrigado!
Eu acho incrível como vc passa 10 min traçando toda uma linha de raciocínio político que, em primeira instancia não tem relação com dragon ball, e mesmo assim eu só achar muito muito MUITO incrível de ouvir e entender. Aprendi muito com esse vídeo😆
Obrigado!
Eu adoro que você faz um video de 1 hora e termina falando "[...]bom dava pra falar de mais coisa sobre o filme"
Esse video foi sensacional que vontade de reassistir o filme
Obrigado!
espetacular, cara q profundidade de ver sua análise, diferente de todos canais grandes q só fazem reviews superficiais sem agregar essas percepções mais especializadas e bem embasadas tanto na obra como em contextos gerais do cotidiano
Aaaa, muito obrigado por mais um vídeo, mestre! Fez meu dia mais feliz
Eu que agradeço por assistir!
Uma hora de conteúdo do Ilha Kaiju super bem feito e apurado dando para aproveitar cada segundo. Perfeito
Obrigado!
Posso estar enganado, mas a primeira Red Ribbon não era uma empresa rival da Corporação Capsula ?
Sei que isso não aparece no mangá, é algum material extra, mas que eles perderam o monopolio após a invenção das capsulas, e que eles eram uma empresa de moradia, armamento e auto moveis.
Não conheço essa versão.
@@IlhaKaijuu pior que já vi várias vezes no passado, tinha até grafico de vendas.
Ou é de alguma enciclopedia antiga ou era informação de algum RPG
melhor canal. fico de cara como esse canal é um respiro no youtube.
Obrigado!
Que aula maravilhosa! Parabéns
Obrigado!
Que aula! Como sempre o seu trabalho é excelente!
Obrigado!
Meu vídeo preferido do canal!
aula melhor q a q as professoras de história me passaram rs
Obrigado pela conteúdo!
Eu que agradeço por assistir.
SPECTREMAN mangá 1971
Obrigado pelo vídeo, Rafa, postou bem em um momento onde eu não me encontrava muito bem... Muito obrigado mesmo!!! Trabalho impecável, como sempre.
Eu que agradeço por acompanhar o canal.
Por favor nuncapare de lançar esse vídeos gigantescos não se renda ao TH-cam obrigado obrigado vc é foda
Eu que agradeço!
Muito bom!
Obrigado!
Se votar mudasse alguma coisa seria crime
Ótimo vídeo como sempre, muito bom saber essas camadas políticas por trás das obras.
Obrigado!
cheguei, vou tomar um banho, passar um café, sentar e assistir essa mais nova pedrada como REI
Goku inicia dragon ball sem virtude morais, mas em Z ele se sacrifica, na saga de boo ele se precupa em treinar a proxima geração de protetores da terra e na saga de freeza ele vai inicialmente para Namek para salvar seus amigos.
Ele foi pra Nameck pra salvar os amigos, mas também empolgado para lutar contra pessoas amis fortes. Ele se sacrificou pra salvar o pessoal do Cell, mas momentos antes mandou o Gohan lutar sozinho pra ver até aonde o guri conseguia ficar mais poderoso. Ele aceitou treinar o Oob, mas também porque queria ver o potencial dele. O Gokou se importa com os amigos e com a família, mas também é motivado pela empolgação em ir lutar contra gente mais poderosa. Ele não evita iniciar uma batalha o máximo que pode e entra em conflito só quando não há nenhuma outra alternativa, como o Gohan faria, porque o Gokou sente prazer no conflito. Como alguém que sente prazer na violência poderia ser considerado moralmente virtuoso? Daí a fala do Toriyama em dizer que o Gokou não é um herói.
@@IlhaKaijuu Tem razão, eu não pensei na relação prazer/violência. Toriyama compara Goku com um animal na saga que ele luta com o Devilman, acho que é assim que ele vê, uma criatura pura que sente prazer no conflito, não necessariamente moralmente virtuoso. Meio nada a ver com o assunto, mas aproveitando: aonde eu posso encontrar material com as entrevistas traduzidas do Toriyama, por favor? As que eu encontro é mais sobre a produção do manga em si do que inspiração/conteudo.
@@lucaspinho7275 Traduzidas é mais difícil. O site kanzenshuu.com traduz algumas delas para o inglês, mas não tem todas.
Vídeo completo, adorei, expandiu minha visão sobre esse filme, já que por um tempo achei que se resumia a lutas. Algoritmo do TH-cam mandou bem hoje
Obrigado!
Você enxergou certo, o filme se resume a lutinha, o resto é masturbação intelectual de quem é capaz de meter conceito político até no filme a lagoa azul.
baita análise, tu tem muito conhecimento e agrega muito conhecimento, ta de parabens meu caro
Obrigado!
Ótimo vídeo, esse filme resgatou o meu interesse com db e tem aquela diversão aventuresca do clássico. Db precisava tirar um pouco o goku e o vegeta de cena.
Obrigado!
O Pirula da cultura pop japonesa que coloca política nos negócio de monstro e herói que a gente gosta ataca novamente!
Vídeo foda!
Obrigado!
Excelente vídeo,faz um sobre urusei yatsura por favor
Obrigado!
Incrível trabalho q vc faz , ótimo vídeo
Obrigado!
MUITO OBRIGADO PELO VÍDEO RAFA
Eu que agradeço pela audiência.
@@IlhaKaijuu acabei de chegar cansado da facul e estou assistindo enquanto preparo a janta kkkk
seus vídeos sempre são muito bons
Obrigado!
Existe uma falha no argumento do próprio Toryama, o Goku do Super não é o mesmo do Clássico/Z. O Goku do Z antes de treinar o Gohan para lutar contra o Cell ele ja tem na mente que deve passar o bastão para seu filho a missão de defender a terra, não se importando se perderia a oportunidade de lutar com um ser poderoso, isso é uma clara evolução, em Majin Boo ele claramente tenta impedir o despertar do mesmo, ao contrário do Vegeta, ali vc ve que ele não se importa em lutar se isso for trazer a paz a humanidade. O Goku do Dragon Ball super abandona toda essa evolução, e fica claro uma mudança mercadologica da Toei. Talvez seja a mudança que vc citou no vídeo que acabou mudando a cabeça do próprio autor.
Ele foi pra Nameck pra salvar os amigos, mas também empolgado para lutar contra pessoas amis fortes. Ele se sacrificou pra salvar o pessoal do Cell, mas momentos antes mandou o Gohan lutar sozinho pra ver até aonde o guri conseguia ficar mais poderoso. Ele aceitou treinar o Oob, mas também porque queria ver o potencial dele. O Gokou se importa com os amigos e com a família, mas também é motivado pela empolgação em ir lutar contra gente mais poderosa. Ele não evita iniciar uma batalha o máximo que pode e entra em conflito só quando não há nenhuma outra alternativa, como o Gohan faria, porque o Gokou sente prazer no conflito. Como alguém que sente prazer na violência poderia ser considerado moralmente virtuoso? Daí a fala do Toriyama em dizer que o Gokou não é um herói.
Entendi, mas o que me incomoda no Super e no finado Akira e que ele no mangá é a mais ainda a Toei no anime potencializou esses defeitos ao máximo e fez o mesmo que a Fox fez com o Homer dos Simpsons, tirou todas as virtudes que esses personagens tinham, Homer virou um imbecil que não se importa com a família e Goku virou um viciado em lutas que nunca beijou e pediu pro Vegeta ir treinar e abandonar a Bulma grávida. Eu considero o Goku um anti-herói. Nesse tema de Herói eu gostaria de uma análise sua sobre Miracleman, especialmente o seu final. Eu também não gosto do filmes de herói do Snyder.
Goku superestimou o Gohan, ali foi burrice, esse negócio de dar uma semente dos deuses pra seu inimigo é de cair o c# da bunda
Que análise foda
Obrigado!
Então o Saitama é mesmo um grande herói...
Deleite da minha porta favorita!
Video incrível, como sempre
Obrigado!
vídeo maravilhoso! parabéns!
Obrigado!
O Gentile fazia parte do governo fascista! Que ironia! haHUAhuhuaHUAhua
Excelente análise, não conhecia essa animação vou busca-la.
Obrigado!
O governo dos EUA em nenhum momento pediu o cessar-fogo na Palestina. Pelo contrário, os EUA na ONU vetaram todas as propostas.
Eles vetaram as propostas apesentadas por outros países ao mesmo tempo em que fizeram discursos pedindo o cessar fogo. Biden chegou até em falar sobre direito da Palestina de ter um Estado próprio. Essa contradição faz parte do jogo político dos EUA: falar uma coisa nos discursos públicos tentando parecer que estão bem intencionados e, na prática, atuar de forma oposta.
SPECTREMAN mangá 1971
Goku é tipo o Michel Jordan
Você acha que algum vilão dos filmes do Z merece voltar de forma canônica na história, assim como fizeram com o Broly?
Vou te falar que nem acredito que existe cânone em "Dragon Ball". Mas sobre retorno de personagens: com o Toriyama, sim. Mas, sem ele, não sei se valeria continuar.
Já assistiu the first slam dunk?
Ainda não.
ótimo vídeo
Obrigado!
lgl essa percepção do goku n ser tão herói assim
SPECTREMAN mangá 1971
Muito foda o vídeo
Obrigado!
tem diferença entre ditadura e totalitarismo?
Ditadura é um tipo de autoritarismo.
Vídeo excelente
Obrigado!
essa ideia da fantasia de poder deu uma discussão boa kkk
eu n curto o superman pq ele parecia só algm porradeiro pra mim rs
Q vídeo foda!
Obrigado!
Viu Rafa, qual seu filme clássico de Dragon Ball favorito ?
Meu é o Filme do Bardock, alias belo vídeo
p.s: é interessante como quase todos os vilões principais de DB são uma parodia do totalitarismo(ex: o Pilaf, Red chefe da Red Ribbon, Freeza, Cell, Babidi e entre outros), como se fosse um comentário do próprio Toriyama de que essas pessoas que se imaginam como governantes absolutos e implacáveis são na verdade um bando de bobões estupidos que não passam de crianças birrentas, enquanto os protagonistas são as pessoas que dão valor à camaradagem, a competição saudável e a amizade genuína sem segundas intenções. Bem, é só uma leitura que eu fiz, visto que a Red Ribbon tem muito da iconografia fascista em seu design(isso também talvez se aplica ao Cell visto que ele fala que é o guerreiro perfeito nos moldes do que pensamos do Ubermensch de Nietzsche) e o Freeza, bem é meio obvio né.
O Pilaf é um reizinho, um aristocrata que trata mal até seus próprios subordinados. Já o Freeza, além de uma pompa de aristocrata que faz, tem toda uma relação com magnatas da especulação imobiliária.
Soja.
Quanto mais heroico melhor,virtudes masculinas 8)
Por que?
SPECTREMAN mangá 1971