Excelente vídeo, só uma correção: para estar apto a concorrer, não precisa estar matriculado em ensino superior, isso é um requisito PREFERENCIAL, mas não é obrigatório! Sou asp da arma de infantaria também e nunca tive matrícula em uma universidade.
Po, irmão, é muito bom saber disso. Eu faço escola técnica e vou me formar no ensino médio no ano que eu completo 19 anos, o que quer dizer que no ano de alistamento em que faço 18 ainda vou estar no 2 ano do ensino médio, então eu faria o curso do NPOR durante o 3 ano do ensino medio aos 18/19 anos e so me matricularia numa faculdade no ano pra incorporar. Minha dúvida era de que se o fato de ainda estar no ensino medio até mesmo durante o curso do NPOR ao inves de faculdade me impediria de fazer NPOR. Mesmo que eu me matriculasse no ensino superior no ano de incorporação (EIPOT).
@@ShadowOficialGhostBRA Você consegue dar entrada na documentação no ato da matrícula apenas com o comprovante de matrícula em ensino superior. Tem companheiro meu de turma que se matriculou para entregar o comprovante de matrícula, e logo em seguida (mês seguinte) trancou/cancelou a faculdade. E 4 da minha turma que hoje são oficiais temporários aqui em SP nem fazem faculdade, tampouco tem diploma!
@@jamesvictor7804 Entendi, eu não conseguiria iniciar a documentação pra matrícula porque eu ainda estaria no ensino médio. Então é possível fazer NPOR mesmo nunca estando matriculado em faculdade? Eu conseguiria fazer matrícula só no ano que eu completo 20 anos, que seria no ano seguinte do curso de formação.
@@jamesvictor7804Oi james. Poderia me tirar uma duvida. Eu vou alistar no ano que vem(2025), se por acaso eu conseguir ser classificado para o npor eu iniciaria o curso/treinamento no mesmo ano(2025), ou eu so iniciaria o curso/treinamento no ano seguinte que seria 2026?
@@kaiofonseca3982 Seria no ano seguinte. A minha semana zero (semana em que ainda da para desistir) foi em meados de fevereiro se não me engano. Primeiro você faz prova teórica, prova física (TAF) e dps vem a documentação (não lembro a ordem), daí começa a semana zero.
Fala Guerreiro, não é obrigado servir como recruta. Em muitos casos o candidato tem a opção de desistir do processo, visto que o processo é eliminatório.
Por favor, se o voluntário se alistou no ano em que termina o ensino médio e vai se apresentar pela primeira vem onde lhe determinarem, em setembro. Nessa primeira apresentação ja deve avisar que é voluntário ao npor. Durante essas apresentações ele deverá apresentar um documento que prove ele estar inscrito em uma universidade, mas ele so pode comprovar isso no outro ano, pois nesse ele ainda ta finalizando o ensino médio. E aí? como ele vai fazer?
Fala Guerreiro! Vai depender da tua cidade, mas na maioria dos casos a comprovação de faculdade só vai ser cobrada, se for cobrada, no ano seguinte, se ou quando você for aprovado.
@@BizudeMilico Eu faço escola técnica e vou me formar no ensino médio no ano que eu completo 19 anos, o que quer dizer que no ano de alistamento em que faço 18 ainda vou estar no 2 ano do ensino médio, então eu faria o curso do NPOR durante o 3 ano do ensino medio aos 18/19 anos e so me matricularia numa faculdade no ano pra incorporar. Minha dúvida era de que se o fato de ainda estar no ensino medio até mesmo durante o curso do NPOR ao inves de faculdade me impediria de fazer NPOR. Mesmo que eu me matriculasse no ensino superior no ano de incorporação (EIPOT).
@@ShadowOficialGhostBRA o EIPOT só cobra o desempenho durante o NPOR. Nao precisa ter faculdade para fazer esse estágio. A preferencia pela matrícula em faculdade é apenas para ingressar no curso. Em resumo, a briga é para entrar e concorrer ao curso do NPOR/CPOR.
Ganhei a folha de npor e fazer o exame físcio em outra data, eu tenho ansiedade e ja tive depressão, caso eu diga isso para o capitão ou quem estiver responsável no dia, sou dispensado do exercito?
acho que não existe psicotécnico em nenhuma seleção de nenhum NPOR/CPOR, mas com todo respeito, você tendo esses problemas não sei se é o caso entrar nessa vida militar...
Rapaz, estou com 18 anos, fiz 18 em 4 de maio, fui chamado para se apresentar em julho, estou fazendo faculdade ja EAD desde fevereiro, espero conseguir entrar no npor, sou de brasilia, e tmb mes que vem ja começo aula da autoescola
No meu alistamento, eu falei que não queria servir mas o meu entrevistador me achou apto para fazer a prova e me inscreveu. Então quer dizer que ele me cadastrou como se eu tivesse falado que quero servir ?
Tenho uma dúvida! Apresentei-me no dia 29 de agosto, contudo, não sou voluntário, pois estudo para EsPCEx. Na entrevista do alistamento, o sargento pelo qual fui atendido entendeu minha situação, porém fui destinado à seleção do NPOR. Mesmo não sendo voluntário e já cursando o ensino superior, há possibilidade de conseguir uma vaga?
Fala Guerreiro! Como se trata de um militar temporário ele não tem direito a uma aposentadoria, mas tem direito a um valor semelhante a uma indenização ao tempo de serviço prestado que vai dar quase uns R$100 mil reais, se o militar tiver ficado os 7 anos.
Fala Guerreiro! LEGISLAÇÃO DA DISPENSA DE INCORPORAÇÃO RLSM - Art. 105. São dispensados de incorporação os brasileiros da classe convocada: 6) arrimos de família, enquanto durar essa situação. § 8º Serão considerados arrimos de família para os efeitos deste artigo: ... 4) o casado que sirva de único arrimo à esposa ou à esposa e filho menor (legítimo ou legitimado); ... 5) o solteiro que tiver filho menor (legalmente reconhecido) de que seja único arrimo; ... § 9º Para fins de dispensa de incorporação, só será considerada a situação de arrimo quando, comprovadamente: 1) o conscrito sustentar dependentes mencionados no parágrafo anterior e não dispuser de recursos para efetivar essa função, caso seja incorporado; e 2) o sustentado não dispuser de recursos financeiros ou econômicos para a própria subsistência. § 10. O conscrito que alegar ser arrimo deverá requer, em tempo útil, a sua dispensa de incorporação aos Comandantes de RM, DN ou ZAé. Além do fixado em o parágrafo 1º do Art. 43, deste Regulamento, as Instruções Complementares de Convocação determinarão as épocas de apresentação dos requerimentos, os órgãos de Serviços Militar onde devem ser entregues, assim como os documentos necessários à comprovação do alegado.
@@gabrielpera7991Cara vc pode me tirar uma duvida? Quando eu ir na entrevista no alistamento obrigatório e o sargento me perguntar se eu quero servir eu falo que sim ou não? Pois quero fazer o npor, mas não quero ser recruta.
Pra ser indicado no alistamento, basta estar no 3 ano. Mas pra cursar no Npor ou Cpor terá que estar matriculado em uma faculdade. (Pode ser tecnólogo)
o cpor nao divulga assunto de prova, o que voce pode encontrar é algumas provas antigas de algum cpor/npor, mas assunto ensino medio, historia e geografia sao focados no brasil e na regiao onde voce esta. foca um pouco na historia e as participacoes militares na historia do brasil. se restar duvida pega uma questao joga no chat gpt e pede pra ele dizer qual assunto é e vai indo
Se não tiver matriculado não começa o curso. Precisa ao menos estar matriculado em uma faculdade. Pra ser indicado, pode estar cursando o último ano do ensino médio, mas ao incorporar será cobrado a inscrição na faculdade. Pode ser curso tecnólogo também.
Até onde sei, é a mesma coisa do NPOR, portanto não precisa de comprovante de matrícula de faculdade. Eu e vários colegas de turma servimos em um NPOR sem estar em faculdade, outros até entregaram o comprovante, mas trancaram o curso logo em seguida, fique tranquilo quanto a isso. Para o EIPOT também não precisa ter curso concluído como disse um camarada aqui, basta ter concluído o NPOR/CPOR com bom aproveitamento e não tomar nenhum conceito final abaixo de "B".
Fala Guerreiro! É necessário que a sua documentação comprove que você reside na cidade do CPOR ou NPOR, caso você se aliste e coloque o endereço de uma cidade "não tributada" você será dispensado. *Por residir em município não tributário ou zona rural: a dispensa é automática após o alistamento mediante apresentação de comprovante de residência original
Fala Guerreiro! Vai depender da gravidade, mas na maioria dos casos sim! Problemas de coluna ou juntas são um problema diante da rotina do quartel que dependendo do quadro pode acabar se agravando. Não minha turma tinha um aluno que entrou descobriu que tinha vários problemas lá dentro e não foi pra campo, não fazia TAF, e quase foi expulso porque não fazia sentido ele ali dentro.
Fala Guerreiro, o pessoal que está se apresentando no CPOR/RJ no primeiro dia preenche uma ficha, faz exame odontológico e inspeção de saúde. No mesmo dia é feito a barra e a entrevista. Tudo eliminatório, se não passar em 1 já não irá fazer o outro. Quem passar irá ser agendado uma data para retornar e fazer o restante do TAF. A maioria do pessoal não está fazendo prova na seleção especial.
Coe mano, fui convocado pra seleção especial do CPOR q vai ser dia 28/08 entretanto não fiz meu titulo de eleitor, e ta escrito que é necessário, e só vou conseguir tirar o titulo em novembro, posso ser dispensado por isso?
Fala Guerreiro, não é obrigado servir como recruta. Em muitos casos o candidato tem a opção de desistir do processo, visto que o processo é eliminatório.
@@meira8907 Pelo menos o de SP não cobra, mas caso cobrem ai é só vc fazer a matrícula em uma faculdade para poder apresentar no quartel depois cancelar
Prova " Rolha" relativamente parecido com Enem, estuda matemática ( Trigonometria, Equação 1° e 2° grau) Português, Geografia e historia militar, e claro treina redação que mesmo indo mais ou menos na prova vai te salvar
Não acredito que a prova seja no mesmo dia, no meu alistamento me deram um papel falando oque vai ser aplicado no dia.. o meu também é 6 de agosto no meu caso, será aplicado apenas o taf e uma entrevista sumaria
Eu faço escola técnica e vou me formar no ensino médio no ano que eu completo 19 anos, o que quer dizer que no ano de alistamento em que faço 18 ainda vou estar no 2 ano do ensino médio, então eu faria o curso do NPOR durante o 3 ano do ensino medio aos 18/19 anos e so me matricularia numa faculdade no ano pra incorporar. Minha dúvida era de que se o fato de ainda estar no ensino medio até mesmo durante o curso do NPOR ao inves de faculdade me impediria de fazer NPOR. Mesmo que eu me matriculasse no ensino superior no ano de incorporação (EIPOT).
Excelente vídeo, só uma correção: para estar apto a concorrer, não precisa estar matriculado em ensino superior, isso é um requisito PREFERENCIAL, mas não é obrigatório!
Sou asp da arma de infantaria também e nunca tive matrícula em uma universidade.
Po, irmão, é muito bom saber disso. Eu faço escola técnica e vou me formar no ensino médio no ano que eu completo 19 anos, o que quer dizer que no ano de alistamento em que faço 18 ainda vou estar no 2 ano do ensino médio, então eu faria o curso do NPOR durante o 3 ano do ensino medio aos 18/19 anos e so me matricularia numa faculdade no ano pra incorporar. Minha dúvida era de que se o fato de ainda estar no ensino medio até mesmo durante o curso do NPOR ao inves de faculdade me impediria de fazer NPOR. Mesmo que eu me matriculasse no ensino superior no ano de incorporação (EIPOT).
@@ShadowOficialGhostBRA Você consegue dar entrada na documentação no ato da matrícula apenas com o comprovante de matrícula em ensino superior. Tem companheiro meu de turma que se matriculou para entregar o comprovante de matrícula, e logo em seguida (mês seguinte) trancou/cancelou a faculdade. E 4 da minha turma que hoje são oficiais temporários aqui em SP nem fazem faculdade, tampouco tem diploma!
@@jamesvictor7804 Entendi, eu não conseguiria iniciar a documentação pra matrícula porque eu ainda estaria no ensino médio. Então é possível fazer NPOR mesmo nunca estando matriculado em faculdade? Eu conseguiria fazer matrícula só no ano que eu completo 20 anos, que seria no ano seguinte do curso de formação.
@@jamesvictor7804Oi james. Poderia me tirar uma duvida. Eu vou alistar no ano que vem(2025), se por acaso eu conseguir ser classificado para o npor eu iniciaria o curso/treinamento no mesmo ano(2025), ou eu so iniciaria o curso/treinamento no ano seguinte que seria 2026?
@@kaiofonseca3982 Seria no ano seguinte. A minha semana zero (semana em que ainda da para desistir) foi em meados de fevereiro se não me engano. Primeiro você faz prova teórica, prova física (TAF) e dps vem a documentação (não lembro a ordem), daí começa a semana zero.
Braba mnao, vlw ai pelas dicas e contar como foi a historia de vcs
Se não passar no NPOR vira recruta obrigatoriamente? Ou pode escolher ser dispensado?
Fala Guerreiro, não é obrigado servir como recruta. Em muitos casos o candidato tem a opção de desistir do processo, visto que o processo é eliminatório.
@@BizudeMilico certeza? no site do cporj diz que precisa ter ensino superior cursando
Por favor, se o voluntário se alistou no ano em que termina o ensino médio e vai se apresentar pela primeira vem onde lhe determinarem, em setembro. Nessa primeira apresentação ja deve avisar que é voluntário ao npor. Durante essas apresentações ele deverá apresentar um documento que prove ele estar inscrito em uma universidade, mas ele so pode comprovar isso no outro ano, pois nesse ele ainda ta finalizando o ensino médio. E aí? como ele vai fazer?
Up, tenho a mesma dúvida!
Tem que estar na faculdade, aí eles perguntaram se tu quer ir para o NPOR
Fala Guerreiro! Vai depender da tua cidade, mas na maioria dos casos a comprovação de faculdade só vai ser cobrada, se for cobrada, no ano seguinte, se ou quando você for aprovado.
@@BizudeMilico Eu faço escola técnica e vou me formar no ensino médio no ano que eu completo 19 anos, o que quer dizer que no ano de alistamento em que faço 18 ainda vou estar no 2 ano do ensino médio, então eu faria o curso do NPOR durante o 3 ano do ensino medio aos 18/19 anos e so me matricularia numa faculdade no ano pra incorporar. Minha dúvida era de que se o fato de ainda estar no ensino medio até mesmo durante o curso do NPOR ao inves de faculdade me impediria de fazer NPOR. Mesmo que eu me matriculasse no ensino superior no ano de incorporação (EIPOT).
@@ShadowOficialGhostBRA o EIPOT só cobra o desempenho durante o NPOR. Nao precisa ter faculdade para fazer esse estágio. A preferencia pela matrícula em faculdade é apenas para ingressar no curso. Em resumo, a briga é para entrar e concorrer ao curso do NPOR/CPOR.
Ganhei a folha de npor e fazer o exame físcio em outra data, eu tenho ansiedade e ja tive depressão, caso eu diga isso para o capitão ou quem estiver responsável no dia, sou dispensado do exercito?
acho que você não passa nem no psico
Fala Guerreiro, infelizmente não. E se passar, dificilmente você irá aguentar a cagar no internato.
acho que não existe psicotécnico em nenhuma seleção de nenhum NPOR/CPOR, mas com todo respeito, você tendo esses problemas não sei se é o caso entrar nessa vida militar...
Rapaz, estou com 18 anos, fiz 18 em 4 de maio, fui chamado para se apresentar em julho, estou fazendo faculdade ja EAD desde fevereiro, espero conseguir entrar no npor, sou de brasilia, e tmb mes que vem ja começo aula da autoescola
K.o que te chamaram já vey, bh ainda ta lerdendo
Somos doiss, em julho tô lá tbm
Não precisa de autoescola
Vai participar do NPOR esse ano ? Sou de Brasília também
Mano se tá estudando por onde
No meu alistamento, eu falei que não queria servir mas o meu entrevistador me achou apto para fazer a prova e me inscreveu. Então quer dizer que ele me cadastrou como se eu tivesse falado que quero servir ?
ISSO ACONTECEU COMIGO TAMBEM CARA
@@Sieg0i190 Comigo também. Vou fazer o TAF da NPOR semana que vem
@@bloodstainy boa sorte
@@bloodstainy vc é de onde, man?
@@KauanBandeira01 Manaus
Tenho 3 graus em um olho e 4 e meio no outro, consigo ser dispensado? Não quero servir.
Ainda vai fazer a entrevista? Ou já fez?
fui hoje ao alistamento militar e nao me fizeram a pergunta se estou disposto a servir ou algo assim
Talvez perguntem na seleção complementar
muito bom
Pode ser dispensado do CPOR e pegar o CDI ? ou eles te encaminham pra seleção complementar ? ( não quero servir )
Tenho uma dúvida! Apresentei-me no dia 29 de agosto, contudo, não sou voluntário, pois estudo para EsPCEx. Na entrevista do alistamento, o sargento pelo qual fui atendido entendeu minha situação, porém fui destinado à seleção do NPOR. Mesmo não sendo voluntário e já cursando o ensino superior, há possibilidade de conseguir uma vaga?
Aparentemente o processo é eliminatório, portanto, se não passar em alguma prova, não entra por excesso de contingente.
Mas da pra estar no NPOR e continuar estudando na universidade? Tenho 18 anos e estou em duvida acerca disso
O site dê VCS também tá com erro o meu abre e volta pró início
Depois que é dispensado(8 anos), ainda recebe o salário? Como fica a aposentadoria?
up
nao, soldado temporario nao recebe salario apos terminar o curso, somente quem seguiu carreira e se aposenta apos 35 anos de trabalho
Fala Guerreiro! Como se trata de um militar temporário ele não tem direito a uma aposentadoria, mas tem direito a um valor semelhante a uma indenização ao tempo de serviço prestado que vai dar quase uns R$100 mil reais, se o militar tiver ficado os 7 anos.
Eu queria muito saber se o CPOR é direcionado só ao exercito, porque meu sonho é entrar na aeronáutica, queria fazer o CPOR para lá
cpor seria mais ou menos uma escola militar para formar tenentes
ent seu caso não seria melhor a npor?
Fala Guerreiro, o CPOR ou NPOR é exclusivamente do Exército e não tem variações em outras forças.
hoje em dia é possível realizar o CPOR e voltar como oficial da marinha, conheço um 1o Tenente da Aeronáutica que entrou lá por ter feito CPOR
Pode fazer o CPOR sem estar na cidade do Cpor?
fiz meu alistamento dia 1 de janeiro, e até agora não fui chamado pra comparecer lá… é normal essa demora toda?
entra no aplicativo alistamento.eb e ve se já aparece mano, é apartir de semana que vem as inspeções
Acho q não mano, qual tua idade?
@@gabrielohx 18, fiz esse ano.
Fala Guerreiro! Não é normal, o ideal é que você seja chamado, nesse caso tenta comparecer ao quartel da sua cidade.
@@BizudeMilico opa, então fui na junta semana passada e só mandaram eu aguardar. sinceramente isso é horrível perdi o ano todo basicamente!
onde consta que não pode ser casado para NPOR/CPOR?
up
up
up
Fala Guerreiro!
LEGISLAÇÃO
DA DISPENSA DE INCORPORAÇÃO
RLSM - Art. 105. São dispensados de incorporação os brasileiros da classe convocada:
6) arrimos de família, enquanto durar essa situação.
§ 8º Serão considerados arrimos de família para os efeitos deste artigo:
...
4) o casado que sirva de único arrimo à esposa ou à esposa e filho menor (legítimo ou legitimado);
...
5) o solteiro que tiver filho menor (legalmente reconhecido) de que seja único arrimo;
...
§ 9º Para fins de dispensa de incorporação, só será considerada a situação de arrimo quando,
comprovadamente:
1) o conscrito sustentar dependentes mencionados no parágrafo anterior e não dispuser de recursos para
efetivar essa função, caso seja incorporado; e
2) o sustentado não dispuser de recursos financeiros ou econômicos para a própria subsistência.
§ 10. O conscrito que alegar ser arrimo deverá requer, em tempo útil, a sua dispensa de incorporação aos Comandantes de RM, DN ou ZAé. Além do fixado em o parágrafo 1º do Art. 43, deste Regulamento, as Instruções Complementares de Convocação determinarão as épocas de apresentação dos requerimentos, os órgãos de Serviços Militar onde devem ser entregues, assim como os documentos necessários à comprovação do alegado.
ainda precisa ter faculdade?, me apresentei hoje e me designaram pra fazer a prova em agosto e so tenho o ensino medio, me ajuda ai por favor
Vai comparecer para a cpor quando?
Sou aluno do cpor, nesse ano n foi obrigatorio faculdade, mas pra ir pro eipot precisa
@@gabrielpera7991cara eu me alistei mas teve problema no meu alistamento aí agora vou refazer tudo denovo será q eu consigo participar do npor?
já foi mn?
@@gabrielpera7991Cara vc pode me tirar uma duvida? Quando eu ir na entrevista no alistamento obrigatório e o sargento me perguntar se eu quero servir eu falo que sim ou não? Pois quero fazer o npor, mas não quero ser recruta.
Você chegou a virar tenente?
Sou do IFRJ e voluntario do CPOR/RJ vi em alguns lugares que não é necessário a faculdade no RJ, SP e João Pessoa, essa informação procede?
Pra ser indicado no alistamento, basta estar no 3 ano. Mas pra cursar no Npor ou Cpor terá que estar matriculado em uma faculdade. (Pode ser tecnólogo)
Meu primo na no curso de formação do npor e ele não está matriculado em nenhuma instituição de ensino superior.
Cidade joao pessoa pb.
Estou meui perdido.... Não sei quais conteúdos devo estudar, trm algum edital?
o cpor nao divulga assunto de prova, o que voce pode encontrar é algumas provas antigas de algum cpor/npor, mas assunto ensino medio, historia e geografia sao focados no brasil e na regiao onde voce esta. foca um pouco na historia e as participacoes militares na historia do brasil. se restar duvida pega uma questao joga no chat gpt e pede pra ele dizer qual assunto é e vai indo
So pode pedir para se voluntariar a CPOR se tiver na faculdade?
Não, pode fazer a formação de 1 ano sem a faculdade, mas se após quiser seguir como Tenente na tropa tem que ter a Faculdade concluida.
Se não tiver matriculado não começa o curso. Precisa ao menos estar matriculado em uma faculdade.
Pra ser indicado, pode estar cursando o último ano do ensino médio, mas ao incorporar será cobrado a inscrição na faculdade. Pode ser curso tecnólogo também.
@@douglassalgado279tô com uma dúvida que me lasca após o ano de formação eu preciso já ter o tecnólogo completo? Mas como se o tecnólogo é 2 anos?
@@BrunoLindo-mp6ubnão precisa estar completo. Mas você não pode abandonar o curso.
Até onde sei, é a mesma coisa do NPOR, portanto não precisa de comprovante de matrícula de faculdade. Eu e vários colegas de turma servimos em um NPOR sem estar em faculdade, outros até entregaram o comprovante, mas trancaram o curso logo em seguida, fique tranquilo quanto a isso. Para o EIPOT também não precisa ter curso concluído como disse um camarada aqui, basta ter concluído o NPOR/CPOR com bom aproveitamento e não tomar nenhum conceito final abaixo de "B".
Precisa morar na cidade do NPOR pra ser chamado???
necessariamente não
Fala Guerreiro! É necessário que a sua documentação comprove que você reside na cidade do CPOR ou NPOR, caso você se aliste e coloque o endereço de uma cidade "não tributada" você será dispensado.
*Por residir em município não tributário ou zona rural: a dispensa é automática após o alistamento mediante apresentação de comprovante de residência original
Pode ser tecnólogo certo?
sim
Fiz meu alistamento militar obrigatório hoje 18.04.2024 e me colocaram para comparecer dia 05 de agosto para o NPOR! 23bc CE
O meu é dia 7 cpor rj, boa sorte pra nós
fiz a minha hoje e fui chamado pra npor tbm no 23bc CE, vou comparecer em setembro, BOA SORTE MANO!
Como da pra ver se foi chamado ou não? O meu on-line só fica aparecendo alistado, significa oq ?
O meu e dia 22 de agosto
@@danzhtk se foi chamado pra qual lugar do rj? e o horario e de manha?
Caso nao passe nos testes ou prova para cpor, posso seguir como soldado do exercito ? Ou sou dispensado
Pode sim! É bizu? Acho que não.
Melhor investir o tempo estudando para ESA ou EsPECEx
Provavelmente vai ser direcionado pra seleção de sd automaticamente e a chance de servir como soldado é alta. Não e bizu ser soldado
Mano eu sofro com problema na coluna sera que eu sou dispensado?
Depende da gravidade
Fala Guerreiro! Vai depender da gravidade, mas na maioria dos casos sim! Problemas de coluna ou juntas são um problema diante da rotina do quartel que dependendo do quadro pode acabar se agravando. Não minha turma tinha um aluno que entrou descobriu que tinha vários problemas lá dentro e não foi pra campo, não fazia TAF, e quase foi expulso porque não fazia sentido ele ali dentro.
Alguém sabe o conteúdo que cai na prova?
Sim mano
@@CaioSilva-n9q São quais mano ? Tem algum edital ou lista dos assuntos ?
Fala Guerreiro! Eu tenho o edital, se quiser posso te passar com os conteúdos que serão cobrados.
Me passa por favor, fui chamado para o taf dia 19, estou sem direcionamento para estudar. @@BizudeMilico
@@BizudeMilicoonde posso comprar???? Por favor me responda 🥹
as prova do cpor era pra ser concurso
temporário, n faz sentido ser concurso
alguém vai fazer CPOR RJ ?
Sim, lá em Deodoro hj
@@Rugal66-p7j no primeiro dia que se apresenta já é o TAF?
@@Rugal66-p7j mesma pergunta do mano @eliassantos3364
Fala Guerreiro, o pessoal que está se apresentando no CPOR/RJ no primeiro dia preenche uma ficha, faz exame odontológico e inspeção de saúde. No mesmo dia é feito a barra e a entrevista. Tudo eliminatório, se não passar em 1 já não irá fazer o outro. Quem passar irá ser agendado uma data para retornar e fazer o restante do TAF. A maioria do pessoal não está fazendo prova na seleção especial.
@@ryqueuejehs Somente os que passaram nas etapas anteriores.
Coe mano, fui convocado pra seleção especial do CPOR q vai ser dia 28/08 entretanto não fiz meu titulo de eleitor, e ta escrito que é necessário, e só vou conseguir tirar o titulo em novembro, posso ser dispensado por isso?
tu é do rj?
@@ryqueuejehs sou mano
@@tiuhack3407 a gente vai tá junto então mano, também vou dia 28, e esse negócio do título aí é complicado, mas creio que cobrem só quem tem
@@ryqueuejehs caraca mano, daora tem instagram?
@@tiuhack3407 @henryqttp mano, meus comentários não tão indo aq
Se reprovar no npor vc é obrigado a virar recruta? Ou pode ser dispensado?
É obrigado a continuar como recruta
Fala Guerreiro, não é obrigado servir como recruta. Em muitos casos o candidato tem a opção de desistir do processo, visto que o processo é eliminatório.
pode ser faculdade ead??
Pode sim, é indiferente.
E não precisa ser bacharelado, pode ser tecnólogo tbm
E pode fazer a formação de 1 ano sem a faculdade, mas se após quiser seguir como Tenente na tropa tem que estar no mínimo cursando uma faculdade
@@felipealves.333Sou voluntário ao CPOR/RJ e não faço faculdade, realmente não é necessário a faculdade no período de formação?
@@meira8907 Pelo menos o de SP não cobra, mas caso cobrem ai é só vc fazer a matrícula em uma faculdade para poder apresentar no quartel depois cancelar
vou fazer o teste físico dia 6 de agosto, e acho que a prova é no mesmo dia, estou com medo não sei oq estudar, tem ou indica algum curso?
Prova " Rolha" relativamente parecido com Enem, estuda matemática ( Trigonometria, Equação 1° e 2° grau) Português, Geografia e historia militar, e claro treina redação que mesmo indo mais ou menos na prova vai te salvar
Tem provas de outros anos pela internet, só dar uma pesquisada
Fala irmão, vou fazer o meu dia 5 de agosto!
@@jhonvicc0710 Também vou kk aqui em sp
Não acredito que a prova seja no mesmo dia, no meu alistamento me deram um papel falando oque vai ser aplicado no dia.. o meu também é 6 de agosto
no meu caso, será aplicado apenas o taf e uma entrevista sumaria
Eu faço escola técnica e vou me formar no ensino médio no ano que eu completo 19 anos, o que quer dizer que no ano de alistamento em que faço 18 ainda vou estar no 2 ano do ensino médio, então eu faria o curso do NPOR durante o 3 ano do ensino medio aos 18/19 anos e so me matricularia numa faculdade no ano pra incorporar. Minha dúvida era de que se o fato de ainda estar no ensino medio até mesmo durante o curso do NPOR ao inves de faculdade me impediria de fazer NPOR. Mesmo que eu me matriculasse no ensino superior no ano de incorporação (EIPOT).
Tenho a mesma dúvida, acho lugares que dizem que pode , mas tem outros que dizem que não
Vídeo incrível. O aluno da npor pode fica de laranjeira?
É tudo questão de conversar, chega no instrutor, explica a situação, e vão verificar se é o caso ou não.
Sou aluno do cpor, pode sim.
@@felipealves.333 agradeço mn
@@gabrielpera7991 Muito obrigado, tmj
Vale apena se alistar?
cpor/npor sim