Vernaglia tenho visto muitos vídeos na internet mas sem dúvida vc é o melhor, maior conhecimento, vocabulário, conteúdo, objetividade, domínio do assunto parabéns.
É incrível como mesmo depois de muitos anos, o conteúdo ainda continua tão atual. Que trabalho bem feito viu meu amigo. Tenho assistido vários vídeos do seu canal e estou aprendendo muito sobre fotografia. Certamente, assim que decidir fazer um curso pago, irei optar pelas suas opções.
amo fotografar festas de aniversários, formaturas balada. geralmente ambientes com muita gente em movimento, pouca luz e pessoas em planos diferentes. como deveria pensar na regulagem da minha máquina. é sempre bom ter todo mundo focado. sou iniciante no mundo da fotografia e estou estudando. obrigada.
Josane, eventos são muito variados em termos de iluminação, quantidade de pessoas, tamanho dos ambientes, não é possível dizer uma regulagem, ou mesmo algumas, que pudessem servir de base para o trabalho. O que posso sugerir é que faça um bom curso básico de fotografia para entender os princípios e fundamentos que guiam as decisões sobre as regulagens em cada foto, não tem uma cartilha pronta, existem muitos fatores e não é possível resumir isso. Se você for de São Paulo, tenho alguns cursos por aqui, se for de outra cidade, pesquise por cursos básicos que possam te ajudar a entender melhor as regulagens de câmera e como utilizá-las.
Depois de ter uma aula desta, me fala para onde meu diploma vai ser enviado! Super visão holística da arte de entender as funções da maquina e suas aplicações, obrigado professor!
É sempre muito bom ver diversos vídeos a respeito do mesmo assunto e o seu é um dos melhores, muito bem explicado e de forma bem simples e clara. Parabéns
Sabe aquela luz no fim do túnel? Pois é! Muito obrigada por isso. Você poderia, por favor, fazer um vídeo sobre a escolha dos vários modelos de flash para DSLR Nikon e sobre iluminação pra quem ainda não trabalha em estúdio? Obrigada e um forte abraço. Muito sucesso pra você.
Sonia parrot athayde Olá Sonia, obrigado pelo comentário. Sobre flashes Nikon, como uso Canon fica complicado para mim, conheço a linha da Nikon, já dei aulas de flash para alunos com Nikon, mas domino essa marca não ao ponto de saber alguns detalhes e isso faz com que eu não me arrisque a dar conselhos nesse sentido.
Parabéns Vernaglia! CONCORDO COM VOCÊ EM GÊNERO , NÚMERO E GRAU!!! Desfocagem de Região, ou efeito Blur como um dos tantos encontrados em Photoshop e lightroom oferecem, para os casos de efeito ESTÉTICO, que visam um efeito mais PROFISSIONAL. Sou projetista em 3D e nos programas de renderização, existem efeitos baseados nos pilares da fotografia. Quando queremos podemos simular este efeito. Mas isso feito pelo fotografo é o máximo!
Obrigado. Sobre foco eu falo em profundidade nos meus cursos de vídeo na EduK, tem 3 cursos meus de vídeo lá, custa barato assinar para poder ver os cursos. Sa uma olhada no site da EduK que você acha meus cursos ali.
Vernaglia, Saudações e parabéns pelos vídeos. Será que consegue a resposta pra uma pergunta a qual não consigo achar em lugar nenhum? O PORQUE a abertura do Diafragma influência a produndidade de campo. Perceba que eu não perguntei “COMO?”, isso eu já sei. Mas pergunto o por quê com o diafragma mais aberto a profundidade de campo é menor e vice versa? Obrigado!
Estude o tema "círculo de confusão" na física óptica pois é ali que está a resposta. Orifício mais estreito de passagem da luz reduz o tamanho do círculo de confusão do sistema óptico aumentando a percepção de nitidez da imagem, a luz entra na objetiva formando um cone, quanto menor o diafragma, mais estreito o ângulo de abertura desse cone, menor cone gera círculos menores. Complicado explicar isso em texto, com imagens seria mais fácil, mas a questão é essa e se explica pela interferência da abertura no tamanho do círculo de confusão.
@@ArmandoVernagliaJunior excelente, Vernaglia! Muito obrigado! Irei ler acerca do círculo de confusão, mas sua explicação foi excelente. Já iluminou minha mente. Forte abraço e bons cliques!
Muito bom Se o objeto focalizado estiver muito distante, uma montanha, e quiser nitidez dela e das árvore que estão bem próximas. Como funciona o diafragma com algo que está perto e outro no infinito ?
@@ArmandoVernagliaJunior Fui no caminho certo então , achei os canais do Ralphgoldsmith que explica bem o Staking e o uso do Live view e o Nigel Dansen sobre distância hiperfocal, este achei difícil o conceito, estou vendo e revendo, os dois primeiros conceitos são mais tranquils. Valeu mestre .
Gostei muito do vídeo, há tempos procurava dicas para fotografia. Gosto muito de fotos e quero começar com uma câmera semi-profissional mas estou com uma duvida na escolha. Para conseguir esse efeito de isolamento e pegar apenas um objeto só câmeras com DSLR que dá pra fazer isto? Desde já agradeço.
Obrigado por compartilhar o vídeo. Conforme dito no vídeo, o isolamento é dado pela escolha de abertura do diafragma, em conjunto com o comprimento focal da lente, e esses fatores dependem da lente e não do corpo da câmera, quanto mais longa a lente e quanto mais aberto o diafragma, maior é o desfoque para isolar objetos entre o que está focado e o que não está. []'s Armando
Vernaglia, parabéns. O que tem de moleques metidos a besta neste TH-cam não é brincadeira! Você coloca ordem nisso aqui! Comprei uma Nikon D5100 e estou aprendendo muito com você.
Parabéns pelo vídeo muito esclarecedor ,mas tenho uma duvida ,trabalhando com vídeo com abertura em f22 e o iso de acordo com ambiente ,qual seria a velocidade ideal para videos com a Canon 70D ?
Não existe regulagem ideal Judson, cada projeto tem usas especificações e necessidades. Assim como regulamos abertura em função de necessidades de profundidade de campo, regulamos o tempo (velocidade) conforme as necessidades de sensação de movimento para as cenas, não posso lhe responder com um valor apenas pois isso depende de muitos fatores que cada câmera/diretor de fotografia tem que observar antes de decidir o conjunto de regulagens de câmera. []'s Armando
A minha Câmera Nokon D 3200 -não funciona a Profundidade de campo mesmo em F 8 A F 32 ,as fotos eram pra sair tudo em foco mais não é isto que esta acontecendo aqui na minha ..pois fica tudo embaçado ..tanto no manual ou automático ..não sei o que ouve ..já fis ate configuração de fabrica e nada .. funcionou ..alguém pode me ajudar ...já´desliguei o autofoco da lente e da câmera e nada funciona eu uso uma lente 55 x 200 Nikon e uma 18 x 140 Nikon ..
Consigo fazer profundidade de campo com Canon T3i 18-55mm f/3.5-5.6 ? gostaria de saber se consigo fazer um desfoque (profundidade de campo) legal com uma canon t3i lente 18-55 mm f/3.5-5.6 em fotos de pessoas e não de objetos pequenos como (macro) ou tenho que compra outra lente .... se tiver que comprar outra lente me indiquem uma boa para esse efeito, por favor ... ou se consigo fazer com essa lente mesmo me ajude qual a melhor forma ? sou completamente leigo na área qualquer ajuda agradeço
Por favor, estou tentando configurar minha T5I no modo manual, mas a abertura do meu diafragma simplesmente não abaixa do 5.6 Já procurei em toda internet e não achei nada sobre, será que é alguma configuração? Agradeço desde já!
Parabéns! Excelente seu vídeo sobre fotos noturnas! voce tem alguma dica para qual configuração usar no equilibrio de branco nas fotos noturnas? Qual configuração voce usa? Abraço!
Olá Vernaglia! Sou filmaker e pesquisador assíduo de conteúdo audiovisual. De todos os conteúdos pesquisados, o que vc disponibiliza é o que tem o aspecto técnico mais bem desenvolvido. Gosto da sua didática e percebo que vc tem grande conhecimento na área. Parabéns! Assistindo ao tutorial sobre abertura x profundidade de Campo me surgiu uma pergunta que não quer calar e eu lhe faço amigo: Qual a melhor opção de compensação para a pouca luz que entra quando preciso que meu diafragma fique bem fechado (f 13 por exemplo) para que tudo fique em foco praticamente? Desde já agradeço sua atenção! Abraços e sucesso!
Olha... as opções comuns que temos você conhece, shutter mais longo possível antes que tenhamos problemas do registro de movimento (por exemplo, se está captando a 30 quadros pode ir até 1/30s, se isso não gerar imagem borrada demais), ganho (se for câmera de vídeo) ou ISO (se for DSLR ou mirrorless), e mais luz no set... se nada disso resolve, temos que começar a lidar com a profundidade de campo de forma mais técnica e aí entra um leque mais complicado de opções, por exemplo, gravar em 4k com uma lente mais angular e cropar a imagem para 1080p na edição restaurando o campo de visão de uma lente mais fechada, a lente mais angular dará profundidade de campo e o corte dará o quadro de uma lente mais longa, ainda nas opções de gravar em 4k, gravar mais de longe do que o pretendido, com um quadro mais aberto, e cropar na edição para finalizar em 1080p, ao ficar mais longe a profundidade de campo aumenta... nesses dois casos dá para trabalhar com abertura mais ampla... então se precisa de f/13 numa 50mm, ao mudar para uma 35 ou 28mm poderá trabalhar fácil em f/8 ou até f/5.6, ganha luz sem perder profundidade e cropa na edição o quadro, ao dobrar a distância de trabalho você pode abrir 1 a 2 stops no diafragma, então se ia rodar a 2m de distância, ao passar para 4m você pode sair desse f/13 e chegar também em 8 ou 5.6 e cropa o quadro na edição... é o que tem para fazer, use uma calculadora como o DOFCalc ou o DOF Master para ter controle dessas questões de troca de lente e mudança de distância. Se precisar de um aprofundamento disso, aí posso te oferecer uma consultoria particular, o que dá para explicar aqui é isso, já ficou um comentário bem longo, qualquer coisa entre em contato que combinamos uma consultoria particular para maiores detalhes.
Tem muitos tutoriais na internet que mais parece papo de vendedor muita babozera assistis alguns de seus vídeos alem de muita coerência seu trabalho é muito bom e vc sabe colocar as coisas como elas são parabéns ótimos videos !!!
É um assunto longo demais para um comentário aqui, mas segue um link que deve te ajudar nesse tema: www.cambridgeincolour.com/tutorials/hyperfocal-distance.htm
Bom dia guerreiro, quero agradecer aqui suas dicas, são simples e precisas, diretas, sem rodeios, e isso tem nos ajudado muito, sua aula de fotometria no site EDUK foi sensacional, tenho mais dois meses de assinatura ainda, e preciso rever as aulas pra fixar, memorizar bem o assunto ali explanado, coisa que muitos fotógrafos de hoje em dia sabem. Vernaglia, eu tenho uma grande dúvida, dificuldade de entender distância hiperfocal, e isso faz uma diferença tremenda, já li vários posts, dicas, mas não consigo assimilar na prática. você tem alguma dica gravada falando do assunto? procurei aqui no seu canal mas não encontrei... obrigado guerreiro pela atenção e sucesso.
Olá, Vernaglia. De todos os vídeos que vi, o seu é o mais coerente com a realidade do mundo da fotografia digital. Pesquisei, exaustivamente, diversos sites para obter informações úteis para a minha monografia do curso de publicidade e propaganda. Li livros especializados, revistas, outros trabalhos que abordam o mesmo tema. Mas você superou a todos. Tenho que agradecer pela profundidade técnica e muito bem fundamentada com você expões as informações. Parabéns.
Parabéns Vernaglia. Muito didática e completa a sua explicação.
Vernaglia-San sua explicação é muito boa e facil de entender estou gostando muito.......
Parabéns e obrigado pelas boas dicas...
Show de bola muito bom top
obrigado pela sua dica .
Amei!!! Muito obrigada.
Muito bom.
Show de bola Vernaglia, vc é o cara, obrigado pelas dicas
Concordo. Melhor aí esse ponto de vista.
Você têm uma excelente didática! Obrigado!
Vernaglia tenho visto muitos vídeos na internet mas sem dúvida vc é o melhor, maior conhecimento, vocabulário, conteúdo, objetividade, domínio do assunto parabéns.
ola, nunca vi tanta profundidade em alguem falar em profundidade de campo como neste video, ficou extremamente claro e objetivo, parabens
Obrigado.
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos, o melhor que tenho visto , quanto a explicação. sabe muito. Parabéns...
É incrível como mesmo depois de muitos anos, o conteúdo ainda continua tão atual. Que trabalho bem feito viu meu amigo. Tenho assistido vários vídeos do seu canal e estou aprendendo muito sobre fotografia. Certamente, assim que decidir fazer um curso pago, irei optar pelas suas opções.
Obrigado. :)
amo fotografar festas de aniversários, formaturas balada. geralmente ambientes com muita gente em movimento, pouca luz e pessoas em planos diferentes. como deveria pensar na regulagem da minha máquina. é sempre bom ter todo mundo focado. sou iniciante no mundo da fotografia e estou estudando. obrigada.
Josane, eventos são muito variados em termos de iluminação, quantidade de pessoas, tamanho dos ambientes, não é possível dizer uma regulagem, ou mesmo algumas, que pudessem servir de base para o trabalho. O que posso sugerir é que faça um bom curso básico de fotografia para entender os princípios e fundamentos que guiam as decisões sobre as regulagens em cada foto, não tem uma cartilha pronta, existem muitos fatores e não é possível resumir isso. Se você for de São Paulo, tenho alguns cursos por aqui, se for de outra cidade, pesquise por cursos básicos que possam te ajudar a entender melhor as regulagens de câmera e como utilizá-las.
Caramba Armando, você não mudou nadinha em 7 anos 😱
Mudei bastante, mas na média ainda estou parecido hehehe
Depois de ter uma aula desta, me fala para onde meu diploma vai ser enviado! Super visão holística da arte de entender as funções da maquina e suas aplicações, obrigado professor!
Obrigado. :)
É sempre muito bom ver diversos vídeos a respeito do mesmo assunto e o seu é um dos melhores, muito bem explicado e de forma bem simples e clara. Parabéns
valeu amigo pelas aulas, Parabéns
Obrigado.
Show. vou ver sim. Parabéns pelo trabalho. isso ajuda muito para quem està iniciando.
excelente o conceito, explicação impecável
Sabe aquela luz no fim do túnel? Pois é! Muito obrigada por isso. Você poderia, por favor, fazer um vídeo sobre a escolha dos vários modelos de flash para DSLR Nikon e sobre iluminação pra quem ainda não trabalha em estúdio? Obrigada e um forte abraço. Muito sucesso pra você.
Sonia parrot athayde Olá Sonia, obrigado pelo comentário. Sobre flashes Nikon, como uso Canon fica complicado para mim, conheço a linha da Nikon, já dei aulas de flash para alunos com Nikon, mas domino essa marca não ao ponto de saber alguns detalhes e isso faz com que eu não me arrisque a dar conselhos nesse sentido.
Muito bom, tirou uma grande dúvida que eu tinha de distância focal e foco!
Tenho aprendido bastante com teu canal, abração!!!
Parabéns Vernaglia! CONCORDO COM VOCÊ EM GÊNERO , NÚMERO E GRAU!!! Desfocagem de Região, ou efeito Blur como um dos tantos encontrados em Photoshop e lightroom oferecem, para os casos de efeito ESTÉTICO, que visam um efeito mais PROFISSIONAL. Sou projetista em 3D e nos programas de renderização, existem efeitos baseados nos pilares da fotografia. Quando queremos podemos simular este efeito. Mas isso feito pelo fotografo é o máximo!
show de aula. gostei muito. vc tem alguma aula sobre foco? Daniel marins que me indicou seus videos. abraços
Obrigado. Sobre foco eu falo em profundidade nos meus cursos de vídeo na EduK, tem 3 cursos meus de vídeo lá, custa barato assinar para poder ver os cursos. Sa uma olhada no site da EduK que você acha meus cursos ali.
muito bem explicado, compreendo com mais facilidade. sucesso sempre!
Ótima explicação!! Esclareceu minha dúvida sobre profundidade de campo... obrigado!!!
Tô Adorando!!! tenho uma Canon Eos 7 D, e vc ta me ajudando muito!!!! obrigada!
Excelentes dicas amigao!!! voce está me ajudando e muito a perceber mais e mais de fotografia. super like parceiro
Obrigado.
Mais um ótimo vídeo, Vernaglia! Obrigado!
Vernaglia, Saudações e parabéns pelos vídeos. Será que consegue a resposta pra uma pergunta a qual não consigo achar em lugar nenhum? O PORQUE a abertura do Diafragma influência a produndidade de campo. Perceba que eu não perguntei “COMO?”, isso eu já sei. Mas pergunto o por quê com o diafragma mais aberto a profundidade de campo é menor e vice versa? Obrigado!
Estude o tema "círculo de confusão" na física óptica pois é ali que está a resposta. Orifício mais estreito de passagem da luz reduz o tamanho do círculo de confusão do sistema óptico aumentando a percepção de nitidez da imagem, a luz entra na objetiva formando um cone, quanto menor o diafragma, mais estreito o ângulo de abertura desse cone, menor cone gera círculos menores. Complicado explicar isso em texto, com imagens seria mais fácil, mas a questão é essa e se explica pela interferência da abertura no tamanho do círculo de confusão.
@@ArmandoVernagliaJunior excelente, Vernaglia! Muito obrigado! Irei ler acerca do círculo de confusão, mas sua explicação foi excelente. Já iluminou minha mente. Forte abraço e bons cliques!
muito bom parabéns....
Top!
Muito bom!
Muito bom
Se o objeto focalizado estiver muito distante, uma montanha, e quiser nitidez dela e das árvore que estão bem próximas. Como funciona o diafragma com algo que está perto e outro no infinito ?
Pesquise sobre 2 tópicos que respondem sua pergunta: distância hiperfocal e focus staking. São as duas técnicas para esse tipo de situação.
@@ArmandoVernagliaJunior Fui no caminho certo então , achei os canais do Ralphgoldsmith que explica bem o Staking e o uso do Live view e o Nigel Dansen sobre distância hiperfocal, este achei difícil o conceito, estou vendo e revendo, os dois primeiros conceitos são mais tranquils.
Valeu mestre .
gostei do novo visual do cenario, otima mudança :D
Obrigado Luan, a mudança para o estúdio foi realmente boa, temos mais infraestrutura agora, obrigado. :)
Gostei muito do vídeo, há tempos procurava dicas para fotografia. Gosto muito de fotos e quero começar com uma câmera semi-profissional mas estou com uma duvida na escolha. Para conseguir esse efeito de isolamento e pegar apenas um objeto só câmeras com DSLR que dá pra fazer isto? Desde já agradeço.
Obrigado por compartilhar o vídeo. Conforme dito no vídeo, o isolamento é dado pela escolha de abertura do diafragma, em conjunto com o comprimento focal da lente, e esses fatores dependem da lente e não do corpo da câmera, quanto mais longa a lente e quanto mais aberto o diafragma, maior é o desfoque para isolar objetos entre o que está focado e o que não está.
[]'s
Armando
Muito bom...
Valeu!
Vernaglia, parabéns. O que tem de moleques metidos a besta neste TH-cam não é brincadeira! Você coloca ordem nisso aqui! Comprei uma Nikon D5100 e estou aprendendo muito com você.
Parabéns pelo vídeo muito esclarecedor ,mas tenho uma duvida ,trabalhando com vídeo com abertura em f22 e o iso de acordo com ambiente ,qual seria a velocidade ideal para videos com a Canon 70D ?
Não existe regulagem ideal Judson, cada projeto tem usas especificações e necessidades. Assim como regulamos abertura em função de necessidades de profundidade de campo, regulamos o tempo (velocidade) conforme as necessidades de sensação de movimento para as cenas, não posso lhe responder com um valor apenas pois isso depende de muitos fatores que cada câmera/diretor de fotografia tem que observar antes de decidir o conjunto de regulagens de câmera.
[]'s
Armando
Obrigado Roberto. :)
A minha Câmera Nokon D 3200 -não funciona a Profundidade de campo mesmo em F 8 A F 32 ,as fotos eram pra sair tudo em foco mais não é isto que esta acontecendo aqui na minha ..pois fica tudo embaçado ..tanto no manual ou automático ..não sei o que ouve ..já fis ate configuração de fabrica e nada ..
funcionou ..alguém pode me ajudar ...já´desliguei o autofoco da lente e da câmera e nada funciona eu uso uma lente 55 x 200 Nikon e uma 18 x 140 Nikon ..
Não é sua câmera, é sua técnica que está errada. Veja este vídeo aqui que explico em detalhes: th-cam.com/video/eKXF2ztgsqQ/w-d-xo.html
E se precisar de mais foco e sem tripé (por ex. numa sala de aula onde todos os alunos devem ficar no foco para serem reconhecidos)?
Consigo fazer profundidade de campo com Canon T3i 18-55mm f/3.5-5.6 ?
gostaria de saber se consigo fazer um desfoque (profundidade de campo) legal com uma canon t3i lente 18-55 mm f/3.5-5.6 em fotos de pessoas e não de objetos pequenos como (macro) ou tenho que compra outra lente .... se tiver que comprar outra lente me indiquem uma boa para esse efeito, por favor ... ou se consigo fazer com essa lente mesmo me ajude qual a melhor forma ? sou completamente leigo na área qualquer ajuda agradeço
muito boa explicação, so faltou dar umas dicas de como inverter.. da o foco em profundidade e desfocar os objetos próximos..
Por favor, estou tentando configurar minha T5I no modo manual, mas a abertura do meu diafragma simplesmente não abaixa do 5.6
Já procurei em toda internet e não achei nada sobre, será que é alguma configuração?
Agradeço desde já!
Parabéns! Excelente seu vídeo sobre fotos noturnas! voce tem alguma dica para qual configuração usar no equilibrio de branco nas fotos noturnas? Qual configuração voce usa? Abraço!
Olá Vernaglia! Sou filmaker e pesquisador assíduo de conteúdo audiovisual. De todos os conteúdos pesquisados, o que vc disponibiliza é o que tem o aspecto técnico mais bem desenvolvido. Gosto da sua didática e percebo que vc tem grande conhecimento na área. Parabéns! Assistindo ao tutorial sobre abertura x profundidade de Campo me surgiu uma pergunta que não quer calar e eu lhe faço amigo: Qual a melhor opção de compensação para a pouca luz que entra quando preciso que meu diafragma fique bem fechado (f 13 por exemplo) para que tudo fique em foco praticamente? Desde já agradeço sua atenção! Abraços e sucesso!
Lembrando que o led fica insuficiente para captação noturna!
Olha... as opções comuns que temos você conhece, shutter mais longo possível antes que tenhamos problemas do registro de movimento (por exemplo, se está captando a 30 quadros pode ir até 1/30s, se isso não gerar imagem borrada demais), ganho (se for câmera de vídeo) ou ISO (se for DSLR ou mirrorless), e mais luz no set... se nada disso resolve, temos que começar a lidar com a profundidade de campo de forma mais técnica e aí entra um leque mais complicado de opções, por exemplo, gravar em 4k com uma lente mais angular e cropar a imagem para 1080p na edição restaurando o campo de visão de uma lente mais fechada, a lente mais angular dará profundidade de campo e o corte dará o quadro de uma lente mais longa, ainda nas opções de gravar em 4k, gravar mais de longe do que o pretendido, com um quadro mais aberto, e cropar na edição para finalizar em 1080p, ao ficar mais longe a profundidade de campo aumenta... nesses dois casos dá para trabalhar com abertura mais ampla... então se precisa de f/13 numa 50mm, ao mudar para uma 35 ou 28mm poderá trabalhar fácil em f/8 ou até f/5.6, ganha luz sem perder profundidade e cropa na edição o quadro, ao dobrar a distância de trabalho você pode abrir 1 a 2 stops no diafragma, então se ia rodar a 2m de distância, ao passar para 4m você pode sair desse f/13 e chegar também em 8 ou 5.6 e cropa o quadro na edição... é o que tem para fazer, use uma calculadora como o DOFCalc ou o DOF Master para ter controle dessas questões de troca de lente e mudança de distância. Se precisar de um aprofundamento disso, aí posso te oferecer uma consultoria particular, o que dá para explicar aqui é isso, já ficou um comentário bem longo, qualquer coisa entre em contato que combinamos uma consultoria particular para maiores detalhes.
Armando VernagliaJr ,Grato!
Tem muitos tutoriais na internet que mais parece papo de vendedor muita babozera assistis alguns de seus vídeos alem de muita coerência seu trabalho é muito bom e vc sabe colocar as coisas como elas são parabéns ótimos videos !!!
Parabéns!!! Como funcionaria a parte do hiperfocal. Senão me engano, é estar tudo em foco. Abs
É um assunto longo demais para um comentário aqui, mas segue um link que deve te ajudar nesse tema: www.cambridgeincolour.com/tutorials/hyperfocal-distance.htm
Armando VernagliaJr excelente. Quem sabe pode ser um tema de um vídeo seu. Fica como sugestão.
Ainda não achei no site falando sobre hiperfocal. Está em inglês, mas não encontrei. É mais pra saber como usar em filmagem.
Bom dia guerreiro, quero agradecer aqui suas dicas, são simples e precisas, diretas, sem rodeios, e isso tem nos ajudado muito, sua aula de fotometria no site EDUK foi sensacional, tenho mais dois meses de assinatura ainda, e preciso rever as aulas pra fixar, memorizar bem o assunto ali explanado, coisa que muitos fotógrafos de hoje em dia sabem.
Vernaglia, eu tenho uma grande dúvida, dificuldade de entender distância hiperfocal, e isso faz uma diferença tremenda,
já li vários posts, dicas, mas não consigo assimilar na prática.
você tem alguma dica gravada falando do assunto? procurei aqui no seu canal mas não encontrei...
obrigado guerreiro pela atenção e sucesso.
show de bola! tem fan page?
Otimo vídeo! Gostaria de saber qual a configuração (f/ ISO e tempo de exposição) q vc está usando na gravação desse vídeo.
Olá, Vernaglia.
De todos os vídeos que vi, o seu é o mais coerente com a realidade do mundo da fotografia digital. Pesquisei, exaustivamente, diversos sites para obter informações úteis para a minha monografia do curso de publicidade e propaganda. Li livros especializados, revistas, outros trabalhos que abordam o mesmo tema. Mas você superou a todos. Tenho que agradecer pela profundidade técnica e muito bem fundamentada com você expões as informações. Parabéns.
Obrigado pelo elogio, é sempre bom saber que aquilo que publiquei de fato ajudou alguém.
Vc tava bem mais liso...