Speedeiro não é tão deslumbrado com novidade quanto MTBiker... Minha opinião é que NÃO vai pegar! O principal problema é que nas rabeiras curtas das speed a corrente vai ter que se curvar de forma mais radical, aumentando a fricção na transmissão... Pessoal do Zerofrictioncycling (antigo friction facts) já comparou pedivela 1x com 2x e 2x é mais eficiente, desperdiçando menos energia! Outra coisa que desperdiça energia são os cogs muito pequenos... Cadência eu acho que o cara até acostuma... Mas desperdício de energia é intolerável pro speedeiro, hahaha!
Isso é verdade Samuel, eu até fiz um vídeo sobre a eficiência da relação das bikes que falo isso, mas agora com mais marchas e novas tecnologias quem sabe, o grupo eletrônico não emplacou na primeira vez que foi lançado também. Vamos ver o que acontece! Abraço
@@bikeguru001 Fernando, eu tô pra te falar que eu preferia espremer ainda mais as mesmas 11 marchas no mesmo freehub usando a corrente de 12v mais fina do que exatamente aumentar o número de marchas, hehehe!!! Ultimamente minha relação com a bike tem sido tentar minimizar todas as perdas dissipativas (de fricção mecânica à posição aerodinâmica) e me especializar nos reparos em fibra de carbono... É incrível o grau de recuperabilidade do material usando criatividade e as técnicas certas!
@@samuel-JF1981 sim, fibra de carbono é foda, mas a questão é que os materiais vão ficando mais avançados e leves e dá pra vc fazer uma corrente cada vez mais fina e resistente, com mais marchas e opções.
@Kevin COSNER Facebook, tenho um amigo no topo do ranking de estrada no Brasil - ele diz que no CR o gosto dele é por coroa gigante pra poder rodar mais no meio do cassete...
Acredito que esse movimento está mais voltado para a necessidade que a indústria tem de modificar para perpetuar as vendas. Mas acho que o ciclismo de estrada não costuma aceitar "guela abaixo" essas mudanças. Até no MTB eu ainda tenho minhas dúvidas se no XCM duas coroas não seriam mais apropriadas para um melhor aproveitamento de energia com uma melhor cadência.
@@bikeguru001 mas o que vc me diz em uma competição muito dinãmica, onde até vc achar a marcha pra colar na roda dos caras já tomou na cabeça faz tempo. acho que pra competir, o sistema de uma coroa é a melhor, agora pra "passear" qualquer jegue serve, e olha que gosto das duas coisas, e até andar de jegue.
Vou testar essa semana o sistema 1x na Oggi Velloce Disc É pra uso urbano e no máximo 50km de distância. Quantos aos pulos...apenas 9V... não sou speedero e nem competidor profissional. Só quero me locomover e me divertir. Então a não ser que tenha pulos muitos grandes, tô nem aí. Pulo insuportável pra mim, é o pulo entre coroas do câmbio diânteiro... negócio bruto, analógico, lento e pesado. Menos cabo, menos sujeira, menos coisa pra dar problema, menos peso, menos coisa pendurada... Ela tá com um grupo Sora 9V (11-36 e 34-50) Vou usar uma coroa de 36. Vou manter o pedivela claris com aranha de 5 braços ao invés do Sora de 4 braços. Embora o meu Sora seja hollowtec e o Claris square, não encontrei coroa narrow wide com BCD de 110mm e 4 furos. Escolhi coroa 36 pra manter a relação mais leve com fator de 1 (testei e pro meu uso consigo subir legal qq coisa do meu dia a dia). Com relação à marcha mais pesada, não costumo andar a mais de 35 no plano (na descida o que vier a mais é lucro), então estou tranquilo quanto aos extremos das marchas... Assim que eu finalizar e testar vou tentar postar um vídeo. Negócio é fuçar e testar, na pior das hipóteses a gente mexe de novo!!! Essa é a graça do negócio! No dia que chegar na bike perfeita, metade da diversão acaba.
Estou recomecando nos Eua agora, estou observando que nao tem necessidade de duas coroas, pelo menos na regiao de Whitman Ma, usando um grupo ultegra, estou usando o tempo todo na coroa de 50t.
quando lançaram 1 coroa e cassete de 12 velocidades, também tiveram a preocupação de recalcular corrente, eixo central, coroa , e caixa do quadro. não dá pra mudar filosofia sem mudar a mecânica. acredito mais na adaptação do ciclista. pra mim, continuo com a 2x 8 ou 9 no cassete
Road com uma coroa apenas quando existirem cassete de 14 cogs. Eu tenho uma híbrida e pedalo muito asfalto, uso uma coroa 40t e cassete 11-36 e me atende super bem na minha pedalada não profissional.
Pois olha, seu menino! Cá com meus botões, minha idade não permite 1 coroa só, muito prático mas não dou conta. A minha é gravel e Tiagra, está bom assim. Abraços. Bom vídeo Fernando , muito obrigado!
Ótimos comentários e ótima visão. Sem ser dono da verdade. Vamos ver o que acontece. Na minha opinião. Cidades como Rio que tem planos, descidas rápidas, subidas de até 18%. E uma Bike só... Vamos ver. Mas moda é moda 👍👍🚴♀️🚴♀️
Valeu Ronaldo, justamente! Não existe dono da verdade, esse grupo novo da Campagnolo Ekar seria uma ótima pedida e gostaria de testar mas não dá pra saber se vai ser bom sem usar! Abraço!
A questão toda em uma coroa com mais velocidades no cassete é a linha da corrente. Ela ficando mais "atravessada sabe-se que fica menos eficiente a transferência de potência, há mais percas do que ela alinhada.
Em automobilística utilizamos o Diagrama de Dente de Serra para dimensionar as relações da transmissão. Para o ciclismo poderia aplicar o mesmo conceito, só que tendo a faixa de cadência ao invés do intervalo entre o máximo torque e a máxima potência como referência.
Essas coroas unicas nas road bikes é promissora, mas nas competições não vai dar liga porque não dá para imaginar fazer sprint com cog de dentes menores que 13 dentes a não ser que esses cogs menores sejam feitas ao estilo Narrow Wide e mesmo assim há altissimas condições de ocorrer problemas.
Tenho uma speed de entrada. Pedivela 52x42 e K7 11/28. Há uns 2 anos atrás eu retirei a coroa 42 do pedivela e alinhei a coroa 52 em uma posição que não "cruzasse" tanto a corrente. Rodei com essa bike com pedivela single por uns 2 anos, foram aproximadamente 6 mil km. Eu vejo como vantagem não ter o cambio dianteiro "raspando" no momento da troca, você só precisa se preocupar com as marchas traseiras pois sabe que na dianteira tem uma coroa de 52 que da conta do recado no plano e descidas. Porém, perdia muito em subidas muito íngremes e falso plano muito longo, mas mesmo assim eu gostava bastante desta configuração. Hoje estou voltando para o pedivela duplo 52x39 Tiagra, pois meus treinos agora contam com muito mais subidas. Mas eu recomento a experiência de Pedivela único (single) elimina peso e manutenção.
Tenho uma audax flanders com uma coroa e confesso que acho ela muito boa para o asfalto. Mas a coroa de 40 dentes limita muito a velocidade final e estou pensando em colocar uma coroa maior, nesse caso uma coroa de 46 dentes. Mas a minha preocupação é a relação para pegar subidas mais íngremes.
Excelente vídeo. Aliás, vídeos. Muito bom o seu canal. E depois vi que tbm é de SJ do Rio Preto, fiquei mais fã ainda. Acho que no ciclismo puro, speedeiros como alguns chamam, vai demorar muito, como dito, o escalonamento é muito importante. Mas acredito que no triatlo a adesão será bem alta, visando que geralmente não tem tanta altimetria, e tbm onde qualquer peso a menos e posição aerodinamica conta muito.
Morei alguns anos na região na provincia de Trento na Itália, onde tem as Dolomites, e ali temos que rodar entre vales e alta montanha e, neste caso, as 2 coroas são mais versáteis.
Que lugar você morou hein Enrico!!! Nas montanhas duas coroas são mais versáteis com certeza, porém a tecnologia e quantidade maior de marchas disponíveis nos sistemas de coroa única estão evoluindo, vamos ver se pega! Valeu! Abraço!
Para as MTB não vejo dúvidas. O escalonamento do cassete melhorou muito. As bikes de estrada ainda serão um tema para desenvolvimento. Vai depender muito do tipo de terreno. Achei bem interessante esses cassetes que você mostrou. Na minha gravel, uso uma coroa só, mas ainda não sei se é a melhor escolha. As vezes falta marcha. Ótimo vídeo Fernando.
Eu acredito que seja por mudança comportamental, no fim da década de 80 e início de 90, rodavamos com coroinha, pratao era só em competição e no pelotão, agora estamos rodando fazendo mais força, e rodando menos tempo. Particularmente, acredito que uma coroa 48, com um pinhão 12/36 acho que sobe QQ lugar. Valeu.
@@rodrigues8418 tem bem maior, o grupo vem com 46t mas a Sram faz 50, 53 e até maior que isso pois tem muitos atletas usando em contra relógio e triatlon.
@@bikeguru001 Esses grupos novos sei que tem, mas como ele disse que já usa há algum tempo eu ainda não tinha visto nada parecido no mercado brasileiro.
Eu não sou muito fã de aerobikes mais achei essa 3t linda, bike perfeita para triathon olímpico, onde o relevo costuma ser plano porém a bike de triathon não é permitida, eu só acho que atletas que não tem dificuldades de subir de pé terão mais facilidades com as bikes de uma coroa só, só acho ruim que cassetes e correntes com mais velocidades costumam serem absurdamente mais caros.
acho q vai de cada um,eu mesmo já pedalo a anos com minha MTB 29 p ir e vim do trabalho com a relação 1x7,coroa unica de 42D e catraca megarange da shimano 14-34,eu sei eu sei,é bem antigo o sistema de catraca,mas a bike anda muito,cada pedalada rende bastante,então vai de gosto e pernas,(na minha opinião)
Nossa que bacana! Eu estou torcendo para isso dar certo, pois evita aquele incômodo de estar ajustando o câmbio a fim de evitar que ele fique raspando, no entanto pelo que eu vi o eletrônico vai evitar esse transtorno. Sendo assim prefiro o eletrônico com duas coroas, além do mais, duas coroas esteticamente fica mais bonita. Achei interessante endagar esse tema, obrigado.
Estou reformando uma monark 10 antiga, porém vou melhorar a mecânica com passadores sti e um k7 shimano de 10 velocidades, resolvi optar por coroa unica na frente, por questões estéticas não queria instalar aquele tipo de coroa pequena que tem nas gravel, teria um modelo ideal que combine funcionalidade e estética do pedivela?
Ninguém tira da minha cabeça , que tudo isso é feito para a indústria economizar dinheiro , , reduzir custos ! simples assim ... Abraço e sempre obrigado pelos vídeos .
De um lado reduzir dinheiro, outro é querer botar nas nossas cabeças que isso é uma nova ordem mundial, mas e daí? Quando as peças chegam aos lojistas os preços são bem estratosféricos.
Acredito que com 12 velocidades ainda é precoce para andar com 1 coroa. Gap entre as marchas e muito alto e existe a eficiência que é muito vista no ciclismo profissional. O quanto de potência se perderia usando só 1 coroa.
Cara, mas se for pensar bem, os pinhões pequenos só saio usados com a coroa grande, então poderia ser fazer um pinhão 10,11,12,13,14,15,17... 40 onde deixasse os grandes gaps pra marchas mais leves onde a cadência é menos importante (ou mais adaptável)
Com coroa única, somente o uso constante e com experiências em vários níveis de estrada, acredito que apareça uma opinião acertada! Quando puder , comente sobre a nova Cannondale caad óptimo 2021!! Bom final de semana!!
Boas Fernandão: De Portugal, ouvi as suas explicações e dou-Te um Feed Back. Tenho uma bicicleta de estrada em carbono, mandada fazer para MIM. Tem um coroa de 42 dentes à frente, e cassete com 10 mudanças a trás, da marca SRAM. E...não consigo subir planos inclinados. Antes tinha um a BTT Kona MUNI MULA, com três coroas à frente e 9 a trás, e não tinha qualquer dificuldade em subir. Já não andava de BIKE à três anos, por motivo de doença, tenho 68 anos, e os trajectos que fazia com a Kona a subir facilmente, com esta nem pensar. Está mais projectada para plano, ai sim ela é um Ferrari. Podes-me dar alguma DICA se por acaso a minha está mal gerida a nível de coroa cassete? Abraço.
Fala Manuel! Hoje temos muitas opções de relação com uma coroa na frente, você vai conseguir usar ela pra subir colocando um cassete maior atrás, e provavelmente vai ter que mexer no câmbio e corrente pra isso. Existem cassetes de até 52 dentes e assim vc vai conseguir subir melhor com ela. Abraço
Fernando, as bikes de contra relógio e triathlon estão vindo com uma coroa só, mas é difícil essas provas com subidas, acho que vai pegar dependendo da prova.
já nos pedais normais fica complicado 1x .horas vc tem que imprimir velocidades.horas vc tem subidas.pela minha experiencia no mtb .não vai colar na speed.
Acho que depende muito de onde o sujeito mora, nós meros mortais raramente pedalamos fora de nossa região, no circuito profissional acho que demora até o 1x14 ou 15 chegar...
Ótimo vídeo. Acho que a comparação deveria ser Shimano 11-34 com Sram 10-36 e não com Shimano 11-28. Moro perto de montanhas de no mínimo 1000m, 28 para 34 faz muita diferença.
Com o 11-34 o escalonamento iria ser muito mais leve do que o Sram. Veja: Coroa 36 dividido pelo cog 34 vai dar um ratio de 1,06 que é bem menos do que o ratio da Sram que é de 1,30. Já o 11-28 esse ratio é de 1,31 que é quase igual ao do Sram.
O foda que a gente não sabe se é jogada dos fabricantes em querer mudar para vender mais ou evolução , pois a de duas coroas resolve praticamente todos os problemas ; para quem compete então creio eu que ficam ainda com duas coroas, pessoal dos speed são meio conservador e a diferença de peso é mínima , mas vamos aguardar a jogada dos fabricantes e o que vai acontecer pela frente mas digo basta um grande competidor usar e ganhar uma prova ai pronto vira modinha . eu prefiro duas coroa e ainda gosto de freio ferradura não vejo o por que trocar , mas com o tempo dificilmente vai achar uma bike com ferradura e acabamos por levas novas tecnologias .
Aqui em MG não pega de jeito nenhum...qualquer pedal de 100km dá mais de 1500m de ganho de elevação. Ninguém vai querer patinar na descida e moer na subida.
Uma coroa para modalidades com media girando em torno de 30km/h da certo (ciclocross/mtb). para modalidades com médias superiores a 40km/h (roads/velódromo/triathlon) muito difícil pegar. Na minha opinião não pega, assim como o freio a disco.
Tô montando uma Speed e esse vídeo agragou conhecimento e diminuiu a dúvida entre Coroa dupla ou única, e acho que vou montar a relação 46T com 10x36 ... O que acha?!!!
Independente de Speed ou Mtb tem essa tendência, mais o ciclismo não é só de profissionais, quando o ciclista usa uma coroa ele não gosta... então como o mercado não é "so" dos Pro. Uma coroa só, não vai vingar. To fora uso "3" e não abra mão...
Com certeza Nilton, o mercado MAIOR é dos amadores, no MTB pegou coroa unica, nem se acha mais grupos com duas coroas pra comprar no Brasil infelizmente.
Rotor 1x13. 13 velocidades. Ai sim, vai pegar! 10-36 ou 38 ou 40. Range muito grande ou pulos mais pequenos. Depende do que o ciclista quiser. Cross-chain é o problema. Curioso para ver como resolvem isso.
@@PedroPrego na verdade todos os câmbios funcionam com paralelogramos mas os Sram de MTB mudaram a forma dessa mudança e hoje às tecnologias estão avançando nós outros grupos e marcas.
Boa noite Fernando Tenho uma Sl6 com grupo sram 1x11 , coroa 44 cassete 32/11 ...falta para descer mais estou gostando , com pinhão de 10 seria ideal , aproveitando sabe Se acho cassete 11v 32/10 ? Obrigado e parabéns pelo vídeo
Acredito que para speed não pega, ainda mais que as marchas são mais pesadas, o ciclista vai "sofrer" mais, de forma desnecessária, sendo que vai ter uma perda de +-7 watts, ja tem estudos que fala sobre o assunto, sobre o uso de uma coroa em speed.
Sim, tem estudos que dizem que coroas e pinhões menores são menos eficientes, mas as marcas também desenvolvem novas tecnologias, vamos aguardar! Valeu!
Mesmo que exista pouca diferença em algumas marchas elas ajudam muito de qualquer forma, porque nas marchas equivalentes às vezes queremos que seja só um pouco mais leve que a outra marcha em uma subida por exemplo, e a marcha equivalente sendo "um pouquinho mais leve" já ajuda muito. O contrário acontece nesse sistema de uma só coroa que a marcha muda muito de leveza de uma catraca para outra. O que acha de minha opinião sobre isso?
Sim, Giuliano, os pulos de marcha são menores nos sistemas de 2 coroas, mas agora com grupos com mais marchas dá pra se usar um cassete com pulos menores mesmo com uma coroa só como eu dei de exemplo o Campagnolo Ekar.
To rodando com Claris 16v afim de trocar minha relação k7 11/30 e coroa 49/34 . Pedalo em Bh ,muita serra , queria uma relação mais eficiente no plano e na subida , mais rápida ... poderia me dar uma sugestão ? Muito obrigado
Na minha gravel estou usando uma coroa 42 e um cassete de 11v 11x40 (de mtb), fica um pouco pesado em subidas muito inclinadas na terra, no asfalto já ocorre o contrário, falta no final mas só quando estou acompanhando speed, mas os gaps das marchas estão ok pra mim, acho q com 12v conseguiria uma relação bacana, o mesmo aconteceu quando usava 11v na mtb, sentia q descobria um santo pra cobrir outro mas com 12 resolveu e não troco por nada. No caso da speed pra quem compete acho q vai ser um pouco mais difícil, mas pra nós, pobres mortais, 1 coroa só com 12v da tranquilo
sua bike ta legal heim,a minha também esta com coroa unica de 42,mas catraca de 7v 14-34,mas logo vou trocar o sistema de marcha dela por cassete,vou por um cassete de 10v-11-42 da shimano,mas vou manter a coroa unica de 42D,só q minha bike é MTB 29,o bom q na gravel da p usar pneu mais leve e fino,como a minha eu faço muita trilha no cascalho e pego uns banco de areio meio nervoso ,tenho medo de por pneu mais fino,entes estava com um da kenda 29x1,75,pra cidade era top,agora nas trilhas mais acidentadas tive q trocar,estou agora com o pirelli escorpion 29x2.20 kvelar.
@@luisf431 é cara, acho que um 11x42 seria bacana, mas esse k7 11x40 que eu estou usando era um que eu já tinha, alias é um XTR que eu ganhei de um amigo pq ele achou muito pesado pra MTB (e realmente é). Agora eu acabei comprando uma coroa 38 pra caso eu vá fazer alguma cicloviagem, mas ainda nem instalei.
Acho que não vai pegar essa de uma coroa só. Porque a bike speed, mesmo que a primeira marcha não use muito ela é essencial para subidas muito íngremes, e com apenas uma coroa de 48 dentes a primeira marcha não fica muito leve, então vai atrapalhar muito uma coroa, além de diminuir o número de marchas. E vc Guru, o que acha, vai pegar ou não essa inovação de uma coroa?
Na road bike e mais difícil colocar uma coroa. Pois quem faz treino muito específico baseado em powermeter ou por zona cardíaca, acaba tendo dificuldade..
Olá ótimo comentário, estou usando minha cx com 1 coroa, já fiz um teste colocoquei uma coroa 50 e os pneus de Speed fui rodar com a galera, senti que deu muito certo, estou querendo deixar ela com mais possibilidades, esse K7 com menos de 9 me interessou da pra colocar, qual site vc comprou ?
Questão de tempo pra moda pegar, Road bikes ainda mais leves!! Isso vai compensar a pequena perda de watts, maior obstáculo inicial vai ficar por conta do custo mesmo!!!😅
Blz!!! 1 coroa não tem escalonamento e quanto menor o pinhão mais rápido se detona a corrente.
Olá Fernandão! Excelente abordagem! Na minha opinião depende do relevo e adaptação à variação de cadência! Abração!
Sim, depende do relevo!! Abraço André!
Acredito q vc esteja certo. É uma Questão de adaptação
Pra mim e muita modinha das fábricas, ciclista raiz não tem esta nessecidade disto não.
Meu treinador é triatleta profissional e desde que lançaram o AXS ele usa 1x com 10-33.
Perfeita colocação. Eu ando na cidade e esses saltos não interfere no pedal, na verdade ajuda. Já a de estrada não rola mesmo.
Speedeiro não é tão deslumbrado com novidade quanto MTBiker... Minha opinião é que NÃO vai pegar!
O principal problema é que nas rabeiras curtas das speed a corrente vai ter que se curvar de forma mais radical, aumentando a fricção na transmissão...
Pessoal do Zerofrictioncycling (antigo friction facts) já comparou pedivela 1x com 2x e 2x é mais eficiente, desperdiçando menos energia!
Outra coisa que desperdiça energia são os cogs muito pequenos...
Cadência eu acho que o cara até acostuma... Mas desperdício de energia é intolerável pro speedeiro, hahaha!
Isso é verdade Samuel, eu até fiz um vídeo sobre a eficiência da relação das bikes que falo isso, mas agora com mais marchas e novas tecnologias quem sabe, o grupo eletrônico não emplacou na primeira vez que foi lançado também. Vamos ver o que acontece! Abraço
@@bikeguru001 Fernando, eu tô pra te falar que eu preferia espremer ainda mais as mesmas 11 marchas no mesmo freehub usando a corrente de 12v mais fina do que exatamente aumentar o número de marchas, hehehe!!!
Ultimamente minha relação com a bike tem sido tentar minimizar todas as perdas dissipativas (de fricção mecânica à posição aerodinâmica) e me especializar nos reparos em fibra de carbono... É incrível o grau de recuperabilidade do material usando criatividade e as técnicas certas!
@@samuel-JF1981 sim, fibra de carbono é foda, mas a questão é que os materiais vão ficando mais avançados e leves e dá pra vc fazer uma corrente cada vez mais fina e resistente, com mais marchas e opções.
@Kevin COSNER Facebook, tenho um amigo no topo do ranking de estrada no Brasil - ele diz que no CR o gosto dele é por coroa gigante pra poder rodar mais no meio do cassete...
2023....até hj, dois anos depois....nada de uma coroa nas Speed
Eu coloquei uma Deore XT de 11/36. Com as coroas 52/36. Eu me adaptei muito bem. Vou testar com a coroa única 48. Pra testar.
Não vejo a hora, tudo pra dar certo
Acredito que esse movimento está mais voltado para a necessidade que a indústria tem de modificar para perpetuar as vendas. Mas acho que o ciclismo de estrada não costuma aceitar "guela abaixo" essas mudanças. Até no MTB eu ainda tenho minhas dúvidas se no XCM duas coroas não seriam mais apropriadas para um melhor aproveitamento de energia com uma melhor cadência.
Gustavo, eu gosto demais de 2 coroas no MTB, mas está difícil até achar grupo pra comprar.
@@bikeguru001 mas o que vc me diz em uma competição muito dinãmica, onde até vc achar a marcha pra colar na roda dos caras já tomou na cabeça faz tempo. acho que pra competir, o sistema de uma coroa é a melhor, agora pra "passear" qualquer jegue serve, e olha que gosto das duas coisas, e até andar de jegue.
Melhor deste conteúdo na internet
Vou testar essa semana o sistema 1x na Oggi Velloce Disc
É pra uso urbano e no máximo 50km de distância.
Quantos aos pulos...apenas 9V... não sou speedero e nem competidor profissional. Só quero me locomover e me divertir. Então a não ser que tenha pulos muitos grandes, tô nem aí.
Pulo insuportável pra mim, é o pulo entre coroas do câmbio diânteiro... negócio bruto, analógico, lento e pesado.
Menos cabo, menos sujeira, menos coisa pra dar problema, menos peso, menos coisa pendurada...
Ela tá com um grupo Sora 9V (11-36 e 34-50)
Vou usar uma coroa de 36.
Vou manter o pedivela claris com aranha de 5 braços ao invés do Sora de 4 braços. Embora o meu Sora seja hollowtec e o Claris square, não encontrei coroa narrow wide com BCD de 110mm e 4 furos.
Escolhi coroa 36 pra manter a relação mais leve com fator de 1 (testei e pro meu uso consigo subir legal qq coisa do meu dia a dia). Com relação à marcha mais pesada, não costumo andar a mais de 35 no plano (na descida o que vier a mais é lucro), então estou tranquilo quanto aos extremos das marchas...
Assim que eu finalizar e testar vou tentar postar um vídeo.
Negócio é fuçar e testar, na pior das hipóteses a gente mexe de novo!!! Essa é a graça do negócio! No dia que chegar na bike perfeita, metade da diversão acaba.
Boa, bora testar!!
Sua opinião me representa! 👏🏻
Uso apenas uma coroa de 44 x 11/42 na traz. na minha road.
Nunca senti a necessidade de usar 2 coroas.
Nunca experimentei, mas para os.locais onde ando minha bike é ksete 8 e 3 pinhão; muita ladeira
Estou recomecando nos Eua agora, estou observando que nao tem necessidade de duas coroas, pelo menos na regiao de Whitman Ma, usando um grupo ultegra, estou usando o tempo todo na coroa de 50t.
quando lançaram 1 coroa e cassete de 12 velocidades, também tiveram a preocupação de recalcular corrente, eixo central, coroa , e caixa do quadro. não dá pra mudar filosofia sem mudar a mecânica. acredito mais na adaptação do ciclista.
pra mim, continuo com a 2x 8 ou 9 no cassete
Road com uma coroa apenas quando existirem cassete de 14 cogs.
Eu tenho uma híbrida e pedalo muito asfalto, uso uma coroa 40t e cassete 11-36 e me atende super bem na minha pedalada não profissional.
com certeza deu certo pra empresas. eu simples ciclista uso duas e nem penso em usar coroa unica.
A minha speed é 48 na frente e 11,34 pra mim ta tranquilo ate pq onde eu moro tem muitas subidas tbm
Pois olha, seu menino! Cá com meus botões, minha idade não permite 1 coroa só, muito prático mas não dou conta. A minha é gravel e Tiagra, está bom assim.
Abraços. Bom vídeo Fernando , muito obrigado!
Valeu Ariel!
top demais, vc é fera.
Ótimos comentários e ótima visão. Sem ser dono da verdade. Vamos ver o que acontece. Na minha opinião. Cidades como Rio que tem planos, descidas rápidas, subidas de até 18%. E uma Bike só... Vamos ver. Mas moda é moda 👍👍🚴♀️🚴♀️
Valeu Ronaldo, justamente! Não existe dono da verdade, esse grupo novo da Campagnolo Ekar seria uma ótima pedida e gostaria de testar mas não dá pra saber se vai ser bom sem usar! Abraço!
Boa tarde,eu montei uma baile de estrada com uma coroa,na minha região está mim atendendo muito bem estou gostando muito, não quero mudar não.
A questão toda em uma coroa com mais velocidades no cassete é a linha da corrente. Ela ficando mais "atravessada sabe-se que fica menos eficiente a transferência de potência, há mais percas do que ela alinhada.
Baseado no que você falou até agora o que fica melhor para subida e corrida com 8v:
50×34 e 32×11 ou
53×39 e 34×11
Vai depender do terreno, do tipo de pedalada sua e preparo físico
Fernando!!! Muito show esse vídeo... Gostei demais também que você voltou com a vinheta e com a musiquinha clássica do canal. Parabéns. Grande abraço.
Valeu Samuel! Muita gente pediu a música clássica na vinheta kkk
Concordo 100% com o André.
Em automobilística utilizamos o Diagrama de Dente de Serra para dimensionar as relações da transmissão. Para o ciclismo poderia aplicar o mesmo conceito, só que tendo a faixa de cadência ao invés do intervalo entre o máximo torque e a máxima potência como referência.
Boa👏👏👏
Eu uso 3x9 (11-36)cambio deore e alívio,e já eu pai 2 x10(11-46) Sram,eu só não coloco agora pois gastei meu dinheiro
Eu sempre usei 60 dentes de na frente é k7,atualmente eu uso 60 x 9 single tanto na subida é na decida
Da hora o video! Vou colocar... por pobreza mesmo...n tenho dinheiro pra um cambio dianteiro.. nem pra uma relação c 2.. kkkk
Essas coroas unicas nas road bikes é promissora, mas nas competições não vai dar liga porque não dá para imaginar fazer sprint com cog de dentes menores que 13 dentes a não ser que esses cogs menores sejam feitas ao estilo Narrow Wide e mesmo assim há altissimas condições de ocorrer problemas.
Tenho uma speed de entrada. Pedivela 52x42 e K7 11/28.
Há uns 2 anos atrás eu retirei a coroa 42 do pedivela e alinhei a coroa 52 em uma posição que não "cruzasse" tanto a corrente.
Rodei com essa bike com pedivela single por uns 2 anos, foram aproximadamente 6 mil km.
Eu vejo como vantagem não ter o cambio dianteiro "raspando" no momento da troca, você só precisa se preocupar com as marchas traseiras pois sabe que na dianteira tem uma coroa de 52 que da conta do recado no plano e descidas. Porém, perdia muito em subidas muito íngremes e falso plano muito longo, mas mesmo assim eu gostava bastante desta configuração.
Hoje estou voltando para o pedivela duplo 52x39 Tiagra, pois meus treinos agora contam com muito mais subidas.
Mas eu recomento a experiência de Pedivela único (single) elimina peso e manutenção.
Valeu pelo relato Wagner!
Eu também prefiro duas coroas minha speed um tiagra de 2 por 10 v
Atende muito bem
Vamos ver essa tecnologia nova se vai pegar.
Tenho uma audax flanders com uma coroa e confesso que acho ela muito boa para o asfalto. Mas a coroa de 40 dentes limita muito a velocidade final e estou pensando em colocar uma coroa maior, nesse caso uma coroa de 46 dentes. Mas a minha preocupação é a relação para pegar subidas mais íngremes.
Tô assim também
A minha tem a coroa 42
Botei um câmbio alívio que alcança cassete grande
Aí com um cassete 11-40 ficaria leve pra subir e praticamente igual no plano
Só que com menos escalonamento
Poderia ter dado seu palpite se pega ou nao o 1x nas roads. Eu acho q não
Excelente vídeo. Aliás, vídeos. Muito bom o seu canal. E depois vi que tbm é de SJ do Rio Preto, fiquei mais fã ainda.
Acho que no ciclismo puro, speedeiros como alguns chamam, vai demorar muito, como dito, o escalonamento é muito importante. Mas acredito que no triatlo a adesão será bem alta, visando que geralmente não tem tanta altimetria, e tbm onde qualquer peso a menos e posição aerodinamica conta muito.
Valeu Valdemir!!! Abraço!
Morei alguns anos na região na provincia de Trento na Itália, onde tem as Dolomites, e ali temos que rodar entre vales e alta montanha e, neste caso, as 2 coroas são mais versáteis.
Que lugar você morou hein Enrico!!! Nas montanhas duas coroas são mais versáteis com certeza, porém a tecnologia e quantidade maior de marchas disponíveis nos sistemas de coroa única estão evoluindo, vamos ver se pega! Valeu! Abraço!
Bom dia, ótimo vídeo, os cassetes da 3T são fabricados pela e-thirteen, mas tem especificações diferente.
Valeu Leonardo, pelas informações!
Valeu pela dica Guru!
Suas análises são sensacionais, parabéns.
Valeu! Obrigado!
Para as MTB não vejo dúvidas. O escalonamento do cassete melhorou muito. As bikes de estrada ainda serão um tema para desenvolvimento. Vai depender muito do tipo de terreno. Achei bem interessante esses cassetes que você mostrou. Na minha gravel, uso uma coroa só, mas ainda não sei se é a melhor escolha. As vezes falta marcha. Ótimo vídeo Fernando.
Sim, mas pela minha experiência vai faltar marcha sempre! Com qualquer relação!
Eu acredito que seja por mudança comportamental, no fim da década de 80 e início de 90, rodavamos com coroinha, pratao era só em competição e no pelotão, agora estamos rodando fazendo mais força, e rodando menos tempo. Particularmente, acredito que uma coroa 48, com um pinhão 12/36 acho que sobe QQ lugar. Valeu.
999ó
Já uso a algum tempo aqui na minha cidade. Sram red estap 1x11 coroa 52 e cassete 11-28.
Legal Mauro, a coroa dianteira é específica pra 1x?
@@bikeguru001 Também queria saber porque a maior narrow wide que eu achei foi 40t, que é a que uso.
@@rodrigues8418 tem bem maior, o grupo vem com 46t mas a Sram faz 50, 53 e até maior que isso pois tem muitos atletas usando em contra relógio e triatlon.
@@bikeguru001 Esses grupos novos sei que tem, mas como ele disse que já usa há algum tempo eu ainda não tinha visto nada parecido no mercado brasileiro.
@@rodrigues8418 a Nottable se não me engano começou a fazer as coroas pra 1x de road.
Eu não sou muito fã de aerobikes mais achei essa 3t linda, bike perfeita para triathon olímpico, onde o relevo costuma ser plano porém a bike de triathon não é permitida, eu só acho que atletas que não tem dificuldades de subir de pé terão mais facilidades com as bikes de uma coroa só, só acho ruim que cassetes e correntes com mais velocidades costumam serem absurdamente mais caros.
Testa em um circuito de 10km com essas duas configurações e compara o tempo
acho q vai de cada um,eu mesmo já pedalo a anos com minha MTB 29 p ir e vim do trabalho com a relação 1x7,coroa unica de 42D e catraca megarange da shimano 14-34,eu sei eu sei,é bem antigo o sistema de catraca,mas a bike anda muito,cada pedalada rende bastante,então vai de gosto e pernas,(na minha opinião)
É isso aí Luis, tem gente que consegue se adaptar e outros não! Abraço!
aí dei valor seu comentário foi o único que realmente me ajudou
Nossa que bacana! Eu estou torcendo para isso dar certo, pois evita aquele incômodo de estar ajustando o câmbio a fim de evitar que ele fique raspando, no entanto pelo que eu vi o eletrônico vai evitar esse transtorno. Sendo assim prefiro o eletrônico com duas coroas, além do mais, duas coroas esteticamente fica mais bonita.
Achei interessante endagar esse tema, obrigado.
Valeu amigo, acho demais esse tema! Grande abraço!
Estou reformando uma monark 10 antiga, porém vou melhorar a mecânica com passadores sti e um k7 shimano de 10 velocidades, resolvi optar por coroa unica na frente, por questões estéticas não queria instalar aquele tipo de coroa pequena que tem nas gravel, teria um modelo ideal que combine funcionalidade e estética do pedivela?
Ninguém tira da minha cabeça , que tudo isso é feito para a indústria economizar dinheiro , , reduzir custos ! simples assim ... Abraço e sempre obrigado pelos vídeos .
E vender mais caro kk
De um lado reduzir dinheiro, outro é querer botar nas nossas cabeças que isso é uma nova ordem mundial, mas e daí? Quando as peças chegam aos lojistas os preços são bem estratosféricos.
Fonte: analises economicas tiradas da bunda!
Gosto muito da coroa única na MTB, provavelmente irei migrar para única na road também, mais prático e menos chance que quebra.
Sim Fabricio! Essas são duas vantagens do sistema de coroa única na frente.
Também acho que pra pedal versátil, estrada, subidas, descidas, EXIGE o uso de 2 coroas !
Valeu Frederico!
Acredito que com 12 velocidades ainda é precoce para andar com 1 coroa. Gap entre as marchas e muito alto e existe a eficiência que é muito vista no ciclismo profissional. O quanto de potência se perderia usando só 1 coroa.
Cara, mas se for pensar bem, os pinhões pequenos só saio usados com a coroa grande, então poderia ser fazer um pinhão 10,11,12,13,14,15,17... 40 onde deixasse os grandes gaps pra marchas mais leves onde a cadência é menos importante (ou mais adaptável)
Valeus, mano!
Bom trabalho.
Valeu Alonso!!!
Com coroa única, somente o uso constante e com experiências em vários níveis de estrada, acredito que apareça uma opinião acertada!
Quando puder , comente sobre a nova Cannondale caad óptimo 2021!! Bom final de semana!!
Fala Roberto! Valeu pela opinião! Abraço
Boas Fernandão:
De Portugal, ouvi as suas explicações e dou-Te um Feed Back.
Tenho uma bicicleta de estrada em carbono, mandada fazer para MIM.
Tem um coroa de 42 dentes à frente, e cassete com 10 mudanças a trás, da marca SRAM.
E...não consigo subir planos inclinados.
Antes tinha um a BTT Kona MUNI MULA, com três coroas à frente e 9 a trás, e não tinha qualquer dificuldade em subir.
Já não andava de BIKE à três anos, por motivo de doença, tenho 68 anos, e os trajectos que fazia com a Kona a subir facilmente, com
esta nem pensar.
Está mais projectada para plano, ai sim ela é um Ferrari.
Podes-me dar alguma DICA se por acaso a minha está mal gerida a nível de coroa cassete?
Abraço.
Fala Manuel! Hoje temos muitas opções de relação com uma coroa na frente, você vai conseguir usar ela pra subir colocando um cassete maior atrás, e provavelmente vai ter que mexer no câmbio e corrente pra isso. Existem cassetes de até 52 dentes e assim vc vai conseguir subir melhor com ela.
Abraço
@@bikeguru001 OK! Obrigado Fernandão. Abraço.
eu creio que esse novo sistema seria mais válido para provas menos específicas onde há uma variação de terrenos e uma bike mais híbrida
Vamos esperar difundir
So no reto pra usar coroa unica asim aqui e so subidas eh muito pesado
Na MTB usando na cidade ficou mais ágil, as marchas são sequenciais. Troca mais rápido
Eu que ando de 50x16.
Qualquer relação que vier é lucro. Kkk
Independente se pegar ou não, eu acho legal ter diversas opções no mercado
Com certeza!
Fernando, as bikes de contra relógio e triathlon estão vindo com uma coroa só, mas é difícil essas provas com subidas, acho que vai pegar dependendo da prova.
já nos pedais normais fica complicado 1x .horas vc tem que imprimir velocidades.horas vc tem subidas.pela minha experiencia no mtb .não vai colar na speed.
Sim, muitas bikes de Triatlon e Tt com uma coroa, vamos ver as road.
Acho que depende muito de onde o sujeito mora, nós meros mortais raramente pedalamos fora de nossa região, no circuito profissional acho que demora até o 1x14 ou 15 chegar...
Ótimo vídeo. Acho que a comparação deveria ser Shimano 11-34 com Sram 10-36 e não com Shimano 11-28. Moro perto de montanhas de no mínimo 1000m, 28 para 34 faz muita diferença.
Com o 11-34 o escalonamento iria ser muito mais leve do que o Sram. Veja: Coroa 36 dividido pelo cog 34 vai dar um ratio de 1,06 que é bem menos do que o ratio da Sram que é de 1,30. Já o 11-28 esse ratio é de 1,31 que é quase igual ao do Sram.
O foda que a gente não sabe se é jogada dos fabricantes em querer mudar para vender mais ou evolução , pois a de duas coroas resolve praticamente todos os problemas ; para quem compete então creio eu que ficam ainda com duas coroas, pessoal dos speed são meio conservador e a diferença de peso é mínima , mas vamos aguardar a jogada dos fabricantes e o que vai acontecer pela frente mas digo basta um grande competidor usar e ganhar uma prova ai pronto vira modinha . eu prefiro duas coroa e ainda gosto de freio ferradura não vejo o por que trocar , mas com o tempo dificilmente vai achar uma bike com ferradura e acabamos por levas novas tecnologias .
Aqui em MG não pega de jeito nenhum...qualquer pedal de 100km dá mais de 1500m de ganho de elevação. Ninguém vai querer patinar na descida e moer na subida.
Igual no Rio de Janeiro. 🚴♀️🚴♀️🚴♀️
Uma coroa para modalidades com media girando em torno de 30km/h da certo (ciclocross/mtb). para modalidades com médias superiores a 40km/h (roads/velódromo/triathlon) muito difícil pegar.
Na minha opinião não pega, assim como o freio a disco.
Tô montando uma Speed e esse vídeo agragou conhecimento e diminuiu a dúvida entre Coroa dupla ou única, e acho que vou montar a relação 46T com 10x36 ... O que acha?!!!
É uma ótima relação mas pode ser que falte um pouco de final.
Independente de Speed ou Mtb tem essa tendência, mais o ciclismo não é só de profissionais, quando o ciclista usa uma coroa ele não gosta... então como o mercado não é "so" dos Pro. Uma coroa só, não vai vingar. To fora uso "3" e não abra mão...
Com certeza Nilton, o mercado MAIOR é dos amadores, no MTB pegou coroa unica, nem se acha mais grupos com duas coroas pra comprar no Brasil infelizmente.
Rotor 1x13. 13 velocidades. Ai sim, vai pegar! 10-36 ou 38 ou 40. Range muito grande ou pulos mais pequenos. Depende do que o ciclista quiser. Cross-chain é o problema. Curioso para ver como resolvem isso.
Verdade Pedro, cross-chain é um grande problema, os câmbios com design em paralelogramos vieram pra amenizar esse problema!
@@bikeguru001 design em paralelogramos é o que? A nova corrente da sram axs é um exemplo?
@@PedroPrego os câmbios como nas MTB
@@bikeguru001 Sou novo na indústria, desconheço. Mas ainda bem que se está a trabalhar nisso, claro.
@@PedroPrego na verdade todos os câmbios funcionam com paralelogramos mas os Sram de MTB mudaram a forma dessa mudança e hoje às tecnologias estão avançando nós outros grupos e marcas.
Bom dia. O que significa a letra ao final da indicação do k7 (ex.:11-30D)? O que significa esse D?
Normalmente esse d é a abreviação de dentes..o número de engrenagens de cada pinhão.
Boa noite Fernando
Tenho uma Sl6 com grupo sram 1x11 , coroa 44 cassete 32/11 ...falta para descer mais estou gostando , com pinhão de 10 seria ideal , aproveitando sabe Se acho cassete 11v 32/10 ? Obrigado e parabéns pelo vídeo
Fala Oscar, tem o cassete 10-33 da Sram com 12v e agora o 10-36, mas tem que ser câmbio com cage mais longo. Valeu!
Onde acesso o Gear Charge? Obrigado.
Acho que o pulo de 2 e 3 depois do cog 21 a diferença é pouca.
Pretendo montar minha gravel com 1 coroa e cassete ethirteen
Deve ficar muito bom, uso e-thirteen na minha MTB.
Acredito que para speed não pega, ainda mais que as marchas são mais pesadas, o ciclista vai "sofrer" mais, de forma desnecessária, sendo que vai ter uma perda de +-7 watts, ja tem estudos que fala sobre o assunto, sobre o uso de uma coroa em speed.
Sim, tem estudos que dizem que coroas e pinhões menores são menos eficientes, mas as marcas também desenvolvem novas tecnologias, vamos aguardar! Valeu!
Mesmo que exista pouca diferença em algumas marchas elas ajudam muito de qualquer forma, porque nas marchas equivalentes às vezes queremos que seja só um pouco mais leve que a outra marcha em uma subida por exemplo, e a marcha equivalente sendo "um pouquinho mais leve" já ajuda muito. O contrário acontece nesse sistema de uma só coroa que a marcha muda muito de leveza de uma catraca para outra. O que acha de minha opinião sobre isso?
Sim, Giuliano, os pulos de marcha são menores nos sistemas de 2 coroas, mas agora com grupos com mais marchas dá pra se usar um cassete com pulos menores mesmo com uma coroa só como eu dei de exemplo o Campagnolo Ekar.
To rodando com Claris 16v afim de trocar minha relação k7 11/30 e coroa 49/34 . Pedalo em Bh ,muita serra , queria uma relação mais eficiente no plano e na subida , mais rápida ... poderia me dar uma sugestão ? Muito obrigado
Fala Carlods, tenho um vídeo no canal sobre a relação ideal, dá uma olhada lá! Abraço!
Se o ciclista tiver perna e pulmao suficiente pro relevo why not?
Inimaginável Apenas 1 Cora na Frente
Na minha gravel estou usando uma coroa 42 e um cassete de 11v 11x40 (de mtb), fica um pouco pesado em subidas muito inclinadas na terra, no asfalto já ocorre o contrário, falta no final mas só quando estou acompanhando speed, mas os gaps das marchas estão ok pra mim, acho q com 12v conseguiria uma relação bacana, o mesmo aconteceu quando usava 11v na mtb, sentia q descobria um santo pra cobrir outro mas com 12 resolveu e não troco por nada. No caso da speed pra quem compete acho q vai ser um pouco mais difícil, mas pra nós, pobres mortais, 1 coroa só com 12v da tranquilo
sua bike ta legal heim,a minha também esta com coroa unica de 42,mas catraca de 7v 14-34,mas logo vou trocar o sistema de marcha dela por cassete,vou por um cassete de 10v-11-42 da shimano,mas vou manter a coroa unica de 42D,só q minha bike é MTB 29,o bom q na gravel da p usar pneu mais leve e fino,como a minha eu faço muita trilha no cascalho e pego uns banco de areio meio nervoso ,tenho medo de por pneu mais fino,entes estava com um da kenda 29x1,75,pra cidade era top,agora nas trilhas mais acidentadas tive q trocar,estou agora com o pirelli escorpion 29x2.20 kvelar.
@@luisf431 é cara, acho que um 11x42 seria bacana, mas esse k7 11x40 que eu estou usando era um que eu já tinha, alias é um XTR que eu ganhei de um amigo pq ele achou muito pesado pra MTB (e realmente é). Agora eu acabei comprando uma coroa 38 pra caso eu vá fazer alguma cicloviagem, mas ainda nem instalei.
@@TalesCembraneliDantas ai fica legal.
Tenho na caloi 10 14-28 atrás com 7 marchas, qual ficaria boa na frente? 53t?
30 anos atras eram comuns as bikes com 6 marchas... ou seja 1 coroa na frente !
Obg to com a coroa de 48 mais preciso de uma de 52
Quero uma de 48 e tira aminha de 50 ...... quero uza 48 na frente coroa unica ... e k7 11..34 aqui andre 👍
creio eu que vai ser ruim a mudança, principalmente pelo desgaste da relação que tende a ser maior com coroa única.
Mais num depende do dimensionamento do cassete e coroa
Não entendi sua colocação...
Este cassete com pinhão 9 poderia compartilhar o link? Onde comprar?
Cássio, tem na r2bike.de mas acho que eles não estão enviando para o Brasil.
Quero ver se tem relação pra andar a 70 por hora, velocidade bastante normal nas grandes competições de road
Só colocar uma coroa maior, uma 48-10 tem final igual de um 53-11
@@bikeguru001 só testando pra ver. Vamos aguardar os próximos acontecimentos.
@@carlosjunior-pd6mq verdade! Vamos aguardar! Valeu!
Hoje qual relação voce usa na sua Gravel??
coroa 44 e cassete 10-44
Acho que não vai pegar essa de uma coroa só. Porque a bike speed, mesmo que a primeira marcha não use muito ela é essencial para subidas muito íngremes, e com apenas uma coroa de 48 dentes a primeira marcha não fica muito leve, então vai atrapalhar muito uma coroa, além de diminuir o número de marchas. E vc Guru, o que acha, vai pegar ou não essa inovação de uma coroa?
Desculpe o número de dentes, falei 48 mas foi 46 o exemplo do vídeo, mas existe coroa de 48 dentes também.
Acho que seria bom um câmbio CVT elétrico, com Correia que aproveitasse melhor a energia do ciclista
Gosto do canal desse cara mas não conseguia assistir.agora aprendi é só colocar na velocidade 1.5
Porquê?Muito longo os vídeos?
Não .....vc fala muito devagar,mas não foi crítica ,foi mais zueira mesmo.continua seu trabalho neste formato que está muito bom!
@@brunononatodeoliveira1714 kkkk, entendi!!!
Muito bom Sabella !! Qual a relação vc recomendaria para iniciante nas Road Bike??
Pra quem está começando 50-34 e atrás 11-32
Opa, bl guru, Sempre quis saber um feed back do cassete e-thirteen - vale a pena?
Eu uso e gosto demais na MTB
Na road bike e mais difícil colocar uma coroa. Pois quem faz treino muito específico baseado em powermeter ou por zona cardíaca, acaba tendo dificuldade..
Pois é Miguel, mas esses grupos novos vem com o propósito novo com menos pulos entre as engrenagens justamente para suprir essa deficiência.
Olá ótimo comentário, estou usando minha cx com 1 coroa, já fiz um teste colocoquei uma coroa 50 e os pneus de Speed fui rodar com a galera, senti que deu muito certo, estou querendo deixar ela com mais possibilidades, esse K7 com menos de 9 me interessou da pra colocar, qual site vc comprou ?
Tem na R2 bike.de mas não sei se eles está enviando devido ao covid
hahaha estou no 1% com 3 coroas ainda kkk ... se a prova for mega plana ... senão ... imagina nas provas de montanha com 1 coroa kkk sem chance !!!
Depende, MTB é uma coroa e tem subidas bem mais inclinadas que algumas de estrada.
Olá o central da minha bike é de rolamento a manutenção tem que ser com frequência ou a cada lavada?
Marcus, recomendo vc levar a um mecânico especializado. Abraço
Uma coroa de 52 e uma catraca de 14 por 28 é uma boa escolha? Essa transmissão é rápida ou lenta?
É rápida no plano, mas bicho na subida vc vai ter empurrar kkkkkkkk
Questão de tempo pra moda pegar, Road bikes ainda mais leves!! Isso vai compensar a pequena perda de watts, maior obstáculo inicial vai ficar por conta do custo mesmo!!!😅
Isso aí Adriano!
@@bikeguru001 tô afim de testar também só não garanto a devolução depois do teste!!!😎
@@adriano74matos kkkkk
Muito pertinente tua análise, círculo só de MTB ainda.....
Mas o conceito se aplica p/ todas bikes
Valeu!
34x 52 cassete 11/30...bike pra tudo
Freio ferradura é claro😉
Kkkkkk boa!