Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa, o nascimento de uma nação - Portugal

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ก.ย. 2024
  • Este video trata-se de mais um trabalho a pedido de uma subscritora do Canal, Maria Emilia, á qual eu lhe envio uma calorosa saudação. Muito bem haja por estar aí desse lado, sempre um prazer enorme contar com todos os meus queridos subscritores. Vocês são a parte integrante que mantem o canal de pé, sempre com a divulgação de novos lugares, muitos desses lugares quase desconhecidos da maioria de muitos de vocês. Uma saudação e um bem haja a todos.
    Guimarães é a maior cidade e concelho da sub-região do Vale do Ave que por si só, alberga 509 969 habitantes, sendo ainda a sede da Associação de Municípios do Vale do Ave, do Distrito de Braga.
    A cidade de Guimarães está historicamente, associada à fundação da nacionalidade e á identidade Portuguesa, e por ser uma cidade tão antiga e tão ligada á fundação da nacionalidade, trata-se de uma cidade com imensos vestígios que nos contam histórias de um passado distante, além de ser uma das cidades mais monumentais que conheço em Portugal, isto tirando a cidade de Sintra claro; comparando a cidade de Guimarães com a sua dimensão, trata-se de uma cidade repleta de monumentos históricos.
    Guimarães (entre outras povoações) antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como "O Berço da Nação Portuguesa". Aqui tiveram lugar em 1128 os principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade “Aqui nasceu Portugal”, referência histórica e cultural de residentes e visitantes nacionais. As fronteiras de Portugal estão definidas por montanhas e rios, tendo as mesmas fronteiras desde o século XIII, o que faz Portugal ser o mais antigo país da Europa com suas fronteiras delineadas desde essa data.
    A outorga, pelo conde D. Henrique, do primeiro foral nacional (considerado por alguns historiadores anterior ao de Constantim de Panóias), em data desconhecida, mas possivelmente em 1096, atesta a importância crescente da então vila de Guimarães, escolhida ainda como capital do então Condado Portucalense. No século XI Guimarães era, a seguir a Coimbra, conjuntamente com o Porto a maior cidade da época, a norte do vale Rio Tejo, sendo que o seu recinto amuralhado ocupava a área de 3 hectares.
    Em 1127 Guimarães foi cercada por D. Afonso VII, para terminar com a tentativa de revolta liderada por D. Afonso Henriques, e exigir que este se torne seu vassalo. Aqui se daria, a 24 de Junho de 1128, a Batalha de São Mamede. Em 1131 D. Afonso Henriques faz de Coimbra o centro da monarquia nacional, posição que até então pertencia a Guimarães.
    O Condado Portucalense, que envolvia o território compreendido entre o Tejo e o Minho, foi entregue ao governo do conde D. Henrique no período da Reconquista Cristã. Mais tarde, com D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique, o Condado Portucalense estaria na origem do reino independente de Portugal. Iniciada a Reconquista, vários reinos se formaram na retaguarda do avanço cristão: Astúrias, Oviedo, Leão, Castela e Aragão.
    Quando o conde D. Henrique de Borgonha morreu, a 24 de abril de 1112, ficou Teresa de Leão a governar o condado, pois achava que este lhe pertencia por direito, mais do que a outrem, porque o seu pai lhe teria dado o território na altura do casamento. Associou ao governo o conde galego Bermudo Peres de Trava e o irmão Fernão Peres de Trava. A crescente influência dos condes galegos no governo do condado Portucalense levou à revolta de 1128. Os revoltosos escolheram para seu líder Afonso Henriques, filho de Henrique de Borgonha e de Teresa de Leão.
    Com a Batalha de São Mamede, travada a 24 de Junho de 1128 ou 1 de Julho de 1128 entre Afonso Henriques e as tropas dos barões portucalenses contra as tropas do Conde galego Fernão Peres de Trava, amante da sua mãe, condessa D. Teresa de Leão, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. As duas facções confrontaram-se no campo de São Mamede, em Guimarães, tendo as tropas de D. Teresa sofrido uma humilhante derrota.
    Com a derrota, Teresa de Leão e Fernão Peres abandonaram o governo condal, que ficou então nas mãos do infante e dos seus partidários, o que desagradou ao Bispo de Santiago de Compostela, Diogo Gelmires, que cobiçava o domínio das terras. Teresa de Leão desistia assim da ambição de ser senhora de Portugal. As crónicas regitam que ficou prisioneira do filho. Há rumores, não confirmados, de que ela teria sido aprisionada no Castelo de Lanhoso, castelo esse que eu já retratei também aqui em video: • Castelo de Póvoa de La... . Há até quem relate as maldições que Teresa rogou ao seu filho Afonso Henriques.
    Findo estas desavenças e disputas familiares pelo território Portucalense, iniciou-se a continuação da reconquista do território que ainda restava dos mouros, assim como da definitiva definição das fronteiras de Portugal.

ความคิดเห็น • 18

  • @ChristusMiles
    @ChristusMiles 15 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Que coisa mais linda! ❤️ Obrigado por mais um vídeo tão belo. Vi na televisão e por lá não tinha como comentar, por isso não deixei um elogio antes. Obrigado meu amigo. Bem haja!

  • @mariaemiliacruz3732
    @mariaemiliacruz3732 7 วันที่ผ่านมา +3

    Muito obrigada pela atenção, não tenho palavras para agradecer este lindo video da minha cidade da qual tenho um enorme orgulho não fosse eu uma Vimaranense ferrenha, só quem nos conhece sabe o que digo, somos muito orgulhosos da nossa cidade, neste momento estou de férias em
    Porto covo, já venho para cá há uns 30 anos. Muito obrigada.👍👌👏

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  7 วันที่ผ่านมา +1

      Penso que todos os portugueses se devem orgulhar desse legado verdadeiramente épico, dos inícios da nossa nacionalidade, onde existiam homens e mulheres de grande coragem, numa época em que nada era fácil, a vida era uma verdadeira luta pela sobrevivência.
      Muito obrigado por ter gostado, sempre um enorme prazer poder satisfazer os pedidos dos meus subscritores do canal Lugares Encantados em Portugal, espero continuar a merecer a cada vez mais atenção de todos vocês, que são espetaculares, com comentários de apoio ao canal. Muitos beijinhos Maria, continuação de uma excelentes férias, continue sempre ai desse lado, com muita saúde que lhe desejo❤❤

  • @borbasa2529
    @borbasa2529 7 วันที่ผ่านมา +2

    Mais um excelente trabalho, muito obrigado.
    Não sou natural de Guimarães conheço a cidade há mais de 40 anos, lá trabalhei conheço as tradições e o orgulho que os vimaranenses têm. É um cidade que merece uma visita e conhecer o início da nossa nacionalidade. Um grande abraço amigo

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  7 วันที่ผ่านมา +2

      Eu é que agradeço em ter a vossa assiduidade aqui no canal meu amigo Barbosa, prestigiando cada vez mais o canal, de resto é um hobby que eu adoro fazer, tanto que nem obtenho nenhum lucro com as minhas publicações, mas que me dá imenso prazer transmitir alguma cultura ao nosso povo, além de compartilhar os lugares mais encantadores deste Portugal tão pequeno, mas tão imenso e grandioso, na sua história. Basta para isso que a saibamos preservar, este sentimento de orgulho no nosso passado glorioso. Os nossos antepassados bastante lutaram para isso, numa época em que a esperança média de vida duma pessoa, era sensivelmente de 40 a 50 anos, onde se morria demasiado cedo, derivado das lutas e dos conflitos que eram uma constante, não se respeitando a vida nem a dignidade de cada pessoa que lá vivesse, além das doenças, pestilências, enfermidades de toda a ordem derivado da pouca insalubridade que existia.
      Um forte abraço meu amigo Barbosa, votos de muita saúde❤❤

    • @borbasa2529
      @borbasa2529 7 วันที่ผ่านมา +1

      @@jorgematos8820 👍🙏

  • @quintino-droneimagens
    @quintino-droneimagens 5 วันที่ผ่านมา +1

    Mais um excelente vídeo amigo parabéns like registado abraço 👍

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  วันที่ผ่านมา +1

      Olá meu amigo Quintino. Muito bem haja por todo esse apoio, sempre um prazer saber de sua presença assídua, espero com muita saúde. Forte abraço amigo❤❤

  • @vily_lopez
    @vily_lopez 7 วันที่ผ่านมา +1

    Outubro 2023. Sai de Coimbra e dei uma volta ai. Bela cidade! Pretendo retornar.

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  7 วันที่ผ่านมา +2

      Sem dúvida duas cidades encantadoras com uma história grandiosa, apesar de eu achar que se fizeram muitas tropelias, numa época em que de certo modo não dávamos grande importância ao legado histórico, mas isso infelizmente aconteceu um pouco por todo o mundo. Mas como se costuma dizer; mais vale tarde do que nunca, apesar de ainda haver imenso património tristemente a cair aos bocados. Felizmente eu sou, mas todo o mundo deveria ser, um acérrimo defensor deste legado histórico que são todos nossos monumentos, os quais merecem ser dignamente preservados e conservados na sua forma mais original possível. Um grande abraço, Bem haja por acompanhar o canal❤❤

  • @Luisterralusa
    @Luisterralusa 6 วันที่ผ่านมา +2

    O nosso cantinho é mesmo lindo e único . Disso não tenho dúvida . Boas amigo jorge ,mais um video maravilhoso já nem esperamos menos que isso vindo de si .

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  วันที่ผ่านมา +1

      Muito obrigado, sempre imensamente grato por toda a força e vossa presença me honra muito. Um grande abraço meu amigo Luis, tudo de bom que lhe desejo❤❤

    • @Luisterralusa
      @Luisterralusa วันที่ผ่านมา +1

      @@jorgematos8820 tudo em dobro é o meu desejo .

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  วันที่ผ่านมา

      @@Luisterralusa Muito obrigado meu amigo❤❤

  • @sergio612008
    @sergio612008 4 วันที่ผ่านมา +1

    Porque a monarquia portuguesa usa as cores azul e branco?

    • @Luisterralusa
      @Luisterralusa 3 วันที่ผ่านมา +1

      Porque eram as cores de Dom AFONSO HENRIQUES .
      O fundador da nação Portuguesa . Faça uma pesquisa está tudo na NET.

    • @sergio612008
      @sergio612008 3 วันที่ผ่านมา +1

      @@Luisterralusa obrigado.

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  วันที่ผ่านมา +1

      A simbologia das armas nacionais acaba por se perder no tempo, estando fortemente ligada à matriz religiosa da História de Portugal. Assim, o significado das quinas (constituídas por cinco escudetes azuis cada um deles pontuado com cinco besantes brancos) está tradicionalmente relacionado com a “Lenda de Ourique”, formulada no séc. XV. Segundo essa lenda, o Rei D. Afonso Henriques terá decidido incorporar no seu brasão os cinco escudetes azuis em forma de cruz em lembrança dos cinco reis mouros mortos na Batalha de Ourique, após a premonitória visão de Cristo pregado na cruz. Os besantes brancos no interior (originalmente trinta, mas depois reduzidos a cinco) representariam os trinta dinheiros recebidos por Judas para trair Jesus. Mais tarde, generalizou-se a explicação segundo a qual os cinco besantes brancos representariam as cinco chagas de Cristo. Até 1495 as bandeiras eram armoriais, ou seja, eram utilizadas em batalhas pelos exércitos e tinham a forma quadrada. Historicamente as cores predominantes sempre foram azul e branco. Somente com o surgimento da República Portuguesa é que as cores vermelhas e verdes se tornaram símbolo nacional. Um abraço. sempre um prazer poder esclarecer dúvidas❤❤