Os generais sabiam disto tudo e só ficamos sabendo por conta das investigações... Tá bom que eles eram legalistas. Eles apenas fizeram um cálculo político e se deram conta que dar um golpe sem qq apoio de alguma potência era uma furada. Se tivessem dado, mergulhariam o país num isolamento mundial. E, provavelmente, estes mesmos generais que se abstiveram, em se dando um golpe como dado apoio de uma potência como os EUA, por exemplo, dificilmente se levantariam contra
🎯 Exatamente. O que quero ver é algum PTista dar o braço a torcer e admitir que sua divindade só tomou posse no cargo de Presidente pela 3ª vez porque o governo federal do país que eles mais demonizam pressionou os generais brasileiros reiteradas vezes para que não dessem golpe.
Fico com a segunda opção. Lembrando o áudio do atual comandante do exército dizendo que a eleição do Lula não eram o que a maioria queria . Já está na hora de fazer uma reformulação nas forças armadas . Esses filhotes da ditadura precisam ser exonerados .
@@luiznascimento6506Exatamente isso. Força militar ociosa, despreparada, classe preocupada apenas com a pensão que irá deixar para as filhas. É claro, golpistas como sempre foram!
@@thulio1920 às vezes não precisa morder quando basta rosnar. Funcionou e é o que importa. Se eles tivessem dado voz de prisão ao Bolsonaro, não se sabe que desfecho isso poderia ter tido. O nome disso é sabedoria, nem é só inteligência. Acho que os legalistas agiram muito acertadamente. Tem muita gente defendendo essa sua opinião sem conhecer nem minimamente a estrutura militar
Acha que alguém teria coragem de pedir prisão, para depois ser ameaçado ou até morto pela corja dele (militares corruptos / milicianos / apoiadores fanáticos)?
PORQUE OS GENERAIS QUE FORAM PRECIONADOS NÃO DENUNCIARAM O GOLPE A POLICIA FEDERAL? CONSIDERO OS QUECALARAM, FICARAM EM CIMA DO MURO, NÃO SÃO SALVADORES DA PÁTRIA .
Agradecer um militar por não dar um golpe... por fazerem o minimo do minimo, diga-se de passagem. Imagina se todas as pessoas que trabalham duro fossem reconhecidas dessa forma? Acho que viveríamos em um país um pouco melhor. Estamos normalizando absurdos com uma naturalidade impar.
@@robertos.9408 se eles fossem tão fiéis a constituição teriam denunciado Bolsonaro e todos que estavam tramando um golpe... Por baixo, prevaricaram! Eles tinham o dever de denunciar. Sabiam que não dava pé, por isso não apoiaram...
É, meu amigo, mas no estado de coisas atual, tem que parabenizar por ter feito o mínimo. Parabéns aos generais que ficaram contra essa patacoada! Aos que aderiram ao golpe, aprendam a amar o Brasil da CF/88 ou deixem-no!
Os ministros do STF não estão nem aí para democracia nenhuma; defenderam foi a continuidade do poder deles próprios, e até mesmo sua integridade física. E os militares "legalistas" também não estão nem aí para a Constituição; o que rolou foi que foram muito pressionados por um certo país de fora que o PT demoniza (a ironia!). Ou seja: a democracia se manteve por efeito colateral benéfico, não por intenção das autoridades brasileiras.
Nem uma coisa e nem outra. Herói e Vilão é coisa de filme de super herói. Em política isso não existe. Provavelmente os que não não entraram nessa história ridícula de golpe apenas foram racionais e perceberam que Bolsonaro era uma besta, que 1964 fez 60 anos e o mundo vivia a Guerra Fria, jamais haveria apoio dos EUA atualmente como houve nos anos 60.
É bem menos vilão que os outros pelo menos. Temos que desconfiar das forças armadas, mas não vai ser produtivo colocar golpistas e não golpistas no mesmo saco.
@@fmpinto Está certo, concordo. Mas a formação dos militares tem de ser repensada e corrigida com brevidade, pois o país não pode ficar permanentemente na dependência da boa vontade de meia dúzia de idiotas com poder para ter a sua democracia preservada. A alguns poucos anos atrás conheci um general quatro estrelas do exército recém reformado (aposentado) em uma viagem e ele falou, dentre várias asneiras, que na esquerda são todos comunistas, na ditadura foram torturados e sumiram poucas pessoas, afinal foram apenas cento e tanto de pessoas (ele citou um número exto que não me recordo), defendeu Bolsonaro (que já aprontava das suas em 2019). O discurso dele parecia ter saído diretamente dos anos 60. Não evoluiu nada nestes últimos 50 e poucos anos. E olha que ele não era velho (de idade) não. Minha opinião é: INTERVENÇÃO CIVIL NA AMAN já.
😮 Qualquer um dos 5 podia e deveria denunciar a trama e, efetivamente, dar a voz de prisão a Bolsonaro em vez de ficar na mera ameaça. Estão em dívida com o povo.
Poderíamos respeitar os militares se tivessem feito isso, mas ficou claro que não fizeram e podem facilmente voltar a conspirar se for do interesse deles, em outras palavras precisam ser punidos, uns mais que os outros
Você queria que eles prendessem o presidente em exercício sem ter nenhuma prova baseados numa conversa informal sobre uma possível implementação de Estado de Sítio? Impossível. Essa prisão não se sustentaria e só jogaria mais lenha na fogueira.
Não vejo nada de louvável nos militares que não aderiram ao golpe... não era mais que a obrigação deles... na verdade, era até menos que a obrigação, que deveria ser a de punir exemplarmente os que aderiram... por isso, tendo a instituição militar sido conivente com os golpistas, não os punindo internamente, a torna corresponsável pela tentativa em si... a punição dos golpistas deveria ter partido da própria instituição das forças armadas, e não ter sido deixada a cargo dos civís... desse ponto de vista, não terem aderido não foi suficiente... eles PREVARICARAM da mesma maneira que os golpistas...
Coragem? De general? Na melhor das hipóteses, foi só cálculo político. Não vamos atribuir algum mérito, nem se quer uma migalha a essas forças armadas golpistas que acham que podem chancelar a democracia! Meça suas palavras, parça! haha! Abraço Pedrão!
Sim, tão querendo pintar os militares de corretos. Eles ficaram calados.... Eles estão preocupados com a aposentadoria
2 วันที่ผ่านมา +1
eles não fazem favor ao cumprir a lei, mas, sob as condições de temperatura e pressão da época, ter batido na mesa tem seu valor sim. odeio militares, todos, mas acho que essa mercê do reconhecimento estes aí merecem.
Eu não acredito que seja verdadeira essa história da Janja alertando o Lula sobre a GLO. Acho mais crível que tenha sido o Dino ou lucidez do Lula mesmo.
@homerjs90 hum... olha quem fala um jurista de plantão? Parece que a militância tá mexendo com sua cabeça,kkkk esses esquerdistas, é muita imaginação e forçar a Barra, deixa o cara vim em 2026, vai ver o que vai acontecer.....kkk mas o medo é grande ,tem que manter o descondenado e sua trupe no poder
“Vivemos numa democracia.” Não: vivemos numa narcodemocracia onde gangues rivais se alternam no poder enquanto a população nada pode fazer para mudar a cúpula do poder. O filme do poderoso chefão deve ter sido feito inspirado no Brasil.
"Coragem de cinco generais", Sr. Pedro Doria!? Não, definitivamente! Não há muito da qualidade pessoal das pessoas em questão quando o próprio cargo EXIGE decência, dignidade e respeito à Constituição! Não se pode elogiar alguém e lhe tecer loas por não cometer crime... que inversão de valores! Aliás, não basta dizer que cumpriam seu papel ao não embarcar em aventuras... nem lembrar que essa dita "coragem" miou para a falta de apoio da metrópole americana... O que nos salvou foi um pouco de institucionalidade E MUITA SORTE. Mais que tudo, vale reforçar: essa leniência reiterada com militares em geral, formalizada na Lei de Anistia, foi o que em grande medida nos trouxe até aqui! Deus nos livre de agradecer a esses senhores - que aliás deviam ter prendido ou denunciado seus pares e o então PR! Basta que não respondam pela prevaricação que parece ter ocorrido! Prêmio o bastante...
Nunca imaginei que esse canal tomasse uma posição tão ingênua. Dizer que os militares rejeitaram o golpe porque eram legalistas é uma falta de conhecimento total das FFAA durante o gov Bolsonaro. Que vexame.
@marinamotta4196 Talvez seja questão de ser mais velho, mas tem tempo eu vi que Pedro, que tem uma ótima retórica e é inteligente, sim, peca por seus pendores e hábitos que nessas lembram muito a mídia corporativa. Imaginei que com o Meio ele se tornaria cada vez mais independente. Esse vídeo é mesmo frustrante... mais pacificação às custas da dignidade. É sempre uma redenção incompleta, um recomeço do próprio problema...
Eu diria que nem mesmo sua obrigação. Pois sabiam de crimes e da pretensão de cometimento de crimes graves e não denunciaram mesmo após a mudança de governo. Pelo que me consta isso se chama prevaricação.
Vocês estão CERTÍSSIMOS ! Olha como narrativas equivocadas como esta, deste canal e de outros que já fizeram o mesmo durante o dia de hoje, influenciam as pessoas. Perceba como cria um racha mesmo dentro de um grupo que vinha com o mesmo pensamento de esquerda. Grande parte disso se deve ao comportamento de não desafiar a posição do orador. Quem estuda psicologia sabe do que estou falando. Agora, quem tem mais formação/conhecimento/visão e coragem para se pronunciar contrariamente, tem que estar preparado para reações "adversas".
@@MarioRBSouza, eu li o relatório da PF e para mim não ficou tão clara essa posição do exercito de cumprir desde sempre a CF. Por algum motivo não pareceu viável e cairam fora. O que explica tb o fato de não terem dado voz de prisão ao Bolsonaro
É difícil entender que, naquele momento, o Presidente e seu grupo tinham o poder e todas as provas?! Qualquer denúncia ali poderia ser incentivo aos golpistas. Não era a melhor hora para agir.
Porque se eles tomassem uma atitude pública seriam exonerados e abririam espaço para generais golpistas. A mera permanência deles em seus cargos foi muito mais importante para o fracasso desse golpe ridículo do que qualquer ação prática.
Quando o general questiona o decreto ele está deixando claro que em flagrante de delito ele é obrigado a dar voz de prisão. Ou seja, se o decreto se formalizasse com assinatura de quem quer que seja ele iria agir contra. Tudo implícito e explícito em uma pergunta. Ao regime da lei é o que ele, um militar, pode fazer. General não tem poder de polícia, de judiciário, de ministério público. No resto, creio que há mt coisa na balança de poder e eles pensaram estrategicamente para não agitar o oficialato subalterno...tinha mto coronel, capitão pronto pra embarcar nessa. As polícias militares então...não moviam um dedo para desobstruir as rodovias...
Te agradeço, porque, finalmente, depois de muito ler (e ver) sobre essa história, é a primeira vez que eu vejo alguém colocar uma linha do tempo clara juntando todos esses cacos. Não teve golpe porque uma maioria no exército não quis. Insistiram até o fim, prepararam tudo, só estavam aguardando um sim para colocar tudo em prática. Isso é importante porque tudo parece estar pulverizado. Juntando todo o quebra cabeças, faz todo sentido. Quando fragmentada, a narrativa facilita a (canhestra) tentativa da justificativa: "não é crime planejar", "eu nem estava no Brasil", "eu não sabia de nada". Te ouvindo me ocorreu que o caminho é esse: Juntar todos os vagões da locomotiva para aí sim, entender que ela quase descarrilou.
Os cinco que não toparam o golpe deveriam ter dado voz de prisão para aqueles que queriam. Se assim, nada fizeram, cometeram crime também. Não devem ser tratados como herois da democracia.
Muito bom, fico satisfeito que de 16 militares, 5 disseram não. Fico preocupado que 3 queriam muito. Mas me apavora saber 8 ficaram apenas olhando pra ver quem iria ganhar. Sobre estes 5, por que eles não se levantaram contra os golpistas? Por que eles não prenderam os traidores da República? Isso não seria prevaricação?
Dado o contexto, caso esses 5 fizessem isso, e msm assim o golpe acontecesse, eles seriam presos e até msm vasco por traição. Aa coisas não são tão simples assim.
Querem tirar a estabilidade do funcionário. Fico imaginando o porquê e ligo a resposta a esta situação que vc citou. Imagine um funcionário deste sem estabilidade.
@@gipilla Você lê mas não tem capacidade de compreender. O objetivo de retirar a estabilidade é deixar o funcionário vulnerável para facilitar situações como a das joias. Mesmo tendo caráter, alguém sob pressão e desprotegido pela legislação pode temer pelo abuso que venha sofrer. A natureza do serviço público é diferente e quem defende o fim da citada estabilidade geralmente tem má intenção.
Prezados companheiros. Fui filho de oficial do exército por 50 anos. Atravessei toda a ditadura ouvindo as críticas que meu pai fazia da gestão militar. A mais pura honestidade civil e patriotismo me foi ensinado por ele. Aprendi que um militar deve, antes de tudo, ser valente e aguerrido. Honesto e objetivo. Claro e determinado. O que vimos nessa tentativa de golpe foram militares de alto escalão extremamente covardes, despreparados e, acima de tudo, desonestos. Se acreditavam nas suas convicções, deveriam ter a ombridade e a determinação que é característica de um militar e terem ido até o fim dos seus "ideais". Não concordo absolutamente em nada nas intenções deles, mas muito mais inconformado estou com a qualidade do caráter desses militares de alto escalão. Uns "borrabostas" que se escondem diante da derrota. Assumam que suas intenções faliram. Mostrem que acreditavam nelas. Meu filho assumiu que fez um erro grande na escola e pagou o seu preço com leitura obrigatória durante um ano para crianças menores como punição. Seus colegas que estavam junto na malcriação se esconderam nas saias das suas mães. E meu filho tinha 9 anos. A historia está recheada de idealistas que perderam a aposta e pagaram com a vida, mas não perderam a dignidade, mesmo que na contramão da história. Por outro lado agradeço a esses incompetentes militares de alto escalão pelos seus medos e pelas suas irresponsabilidades e espero que eles reflitam e entendam que não estamos do lado deles por uma razão simples: São ideias de perdedores. Ideias de incompetentes. São ideias de incapazes de, com a faca e o queijo na mão, montarem um sandwiche. Eles esqueceram que a esquerda tem mestrado, doutorado e phd em ser oposição. E que não será um excesso de força e de desonestidade que irá derrubar um ideal. A história não irá perdoar, e esses incompetentes serão lembrados da forma mais medíocre, no capítulo dos incompetentes sem ideais.
Fico honrada em saber que os ratos sao medrosos e incompetentes . Nem tudo está perdido . Ainda temos esperança de uma democracia forte e um desenvolvimento sustentável . Seu pai foi um verdadeiro militar , pois cumpriu sua missão institucional de defesa do Brasil. Parabéns a vc que teve um pai consciente do seu dever e da sua educação .
Conheço alguns famílias de militares de MUITA dignidade. Infelizmente, o senso de corpo da instituição, a tal "família militar" é tomada pelos indignos e ali reina o silenciamento. Sabemos bem!
Viva a Democracia! Agora é evitar que o abuso do poder econômico nas eleições deturpem a livre escolha do povo pelo voto consciente nos seus representantes políticos.
É triste ver os comentários que as pessoas não conseguem separar as coisas. Se é militar então AUTOMATICAMENTE é algo ruim. Há gente correta e gente ruim em todo lugar. Se isso tudo que estão divulgando é verdade, aqueles que defenderam a democracia, seja militar ou não, merece sim nosso apoio!
Só se as pessoas separarem o cérebro do corpo para apoiar o grande favor heróico de simplesmente não dar um golpe. Foram convidados à dar um golpe e participar de assassinato. Poderiam e deveriam ter dado voz de prisão no ato. Mesmo na pior das hipóteses, se estivessem sob perigo e pressão e estivessem evitando um conflito maior ou fossem simplesmente covardes demais para fazer sua obrigação como militares. Deveriam ao menos ter denunciado após a troca de governo, quando não haveria mais represálias. Pelo que me consta não denunciar um crime é prevaricação. Não fizeram nem sua obrigação e ainda há quem pense que devemos agradecer muito por não terem aderido ao golpe e assassinato. É o cúmulo da relativização da moral e do dever.
@@viniciusfaina2732, eu li o relatório da PF. Não fica tão claro assim que o exercito desde o inicio estivesse contra o golpe. Por algum motivo sairam fora. O que tb explica não terem dado voz de prisão ao Bolsonaro
Sou um grande admirador do seu trabalho Pedro. Mas falar "coragem" dos generais e ao mesmo tempo apontar a covardia do Bolsonaro por não assinar não me parece coerente. O que te garante que os generais foram "legalistas" por coragem e não apenas por medo do golpe dar errado e serem presos na sequência? Sem anistia pra milico golpista, muito menos elogios pra quem (até hoje) não se provou legalista.
Poucos quiseram colocar o seu na reta, mas se o 8 de janeiro tivesse dado certo para eles, estes mesmos “legalistas” (Tomás Paiva, Freire Gomes e similares) iam aparecer na foto pra compor a junta golpista, duvida? Ou acreditam que estes iam mobilizar suas tropas para enfrentar os colegas?
Cara, pensando melhor aqui, é ainda MAIS absurdo querer chamar estes generais de "corajosos". No melhor do melhor dos casos eles prevaricaram. Foram consultados/avisados que havia um plano de golpe de Estado e simplesmente não denunciaram? Não deram voz de prisão, nào fizeram o papel deles? Pô Pedro, eu super entendo a visão mediadora e parcimoniosa para tentar ser idôneo e justo com todos os lados, mas neste caso tecer elogios aos generais que, na minha opinião, apenas estavam se borrando de medo de dar errado, não tem o menor cabimento.
Os Generais que não aderiram não o fizeram por um motivo. "Temor dos Americanos". Ali ninguém é tão PATRIOTA. O Jornalismo não está tocando nesse ponto que não pode ser deixado fora do contexto !!!
Com todo respeito, Pedro. Ainda é muito cedo para atribuir aos militares a nossa "salvação". O alto comando do exército deixou a corda esticar demais e tbm foi parte do quase abismo. Servir à CF e cumprir com o próprio dever é obrigação. Obrigação cívica e moral.
Não foi o táxi, foi a burrice dos golpistas. Não foi o golpe que foi impedido nessa história do táxi, foi um dos ass4ssinat0s esquematizados burramente pelos bolsonaristas no plano punhal verde e amarelo.
Está rolando entre os eleitores de direita essa história do taxi, que é uma tentativa de minimizar o que aconteceu. De fato, um dos golpistas não conseguiu pegar um taxi para se deslocar ao apartamento do ministro Moraes, mas isso não o impediu, pois ele percorreu o caminho à pé. O que impediu a realização do sequestro foi a alteração da agenda do STF que suspendeu a sessão presencial que haveria naquele dia. Mas estavam todos a postos, aguardando a oportunidade.
Pronto, só o "mito" inventar uma narrativa de merda, que a boiada logo repete feito papagaio. E ainda se acham "superiores" aos outros, quando não tem nem pensamento próprio...
É tanta mamata, é tanta regalia, são tantas as pensões e salários grandiosos, são tantas as vantages, que eles disseram que querer romper com o STATUS QUO é coisa se gente doida.😅 O Brasil não entra em guerra, os de altas patentes quase não trabalham, só maluco fica insatisfeito com isso.😂 Um jornal francês fez uma seguinte matéria: Para Quê Serve o Exército Brasileiro? Eu respondo: atualmente para ganhar muito sem fazer nada.
É o mesmo fanatismo, mas eles não enxergam, se acham "diferentes". Sofreram uma verdadeira lavagem cerebral, aliado a uma falta de caráter que muitos já tinham mas escondiam.
As forças armadas não prenderam os golpistas quando tiveram chance.... Esses caras não são heróis, são covardes que cometeram prevaricação, heróis seriam se tivessem prendidos todos e trazido isso a luz.
Obrigado por atualizações contínuas. Eu prefiro negociar no mercado de ações, pois é mais lucrativo. Eu ganho uma média de $ 34.500 a cada 2 semanas, embora eu mal negocie.
Não foi a coragem de 5 generais. Ele apenas fizeram o que era esperado deles. Na verdade, se tivessem feito o trabalho esperado tinham prendido os golpistas e não deixado os acampamentos. As forças armadas necessitam de reformas profundas.
Olá colega Pedro. Acompanhei teu lv ref as tentativas de revolta militar que abriram a decada de 1920 (Dezoito do Forte) e porisso sei que Vc domina o tema. Também conheco um dos generais integrantes do Alto Comando à época e sei do apego desse cf. militar pela estabilidade institucional, por conhecimento histórico próximo. Porisso nao estranhei sua firme posição p legalidade institucional. Rafael de Lala jornalista Conselheiro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Coordenador do Centro de Estudos Brasileiros do Paraná.
Fala, Pedro. Sigo o Meio à algum tempo e agora sou assinante. Adoro discordar cntg mas devo ser sincero q vc me coloca pra pensar....sou professor de História e sua linha do tempo dos golpes tentados e dos que deram certo é didaticamente perfeito. Quem fala isso é um professor de 9° ano de uma escola pública que sabe o valor da didática mas dizer que os militares que não entraram no golpe de "corajosos" é bem complicado. Eles desistiram do golpe não por coragem e sim por medo. Nosso exército ainda tem em suas entranhas o golpismo. Talvez um dia isso passe... Grande abraço!
Vocês progressistas sempre seguindo o caminho fácil né?! Não lêem, não buscam as fontes, e seguem os ungidos "especialistes"!! Evita fadiga né?! Quantas linhas do relatório vcs leu?! Conversou com algum jurista a respeito? Claro que não né?! Mais fácil alguém te informar.
Engraçado que enquanto os verdadeiros brasileiros trabalhavam, um bando de gente à toa ficava em frente dos quartéis.
Gente a toa não.. Golpistas
E é justamente essa gente q adora chamar todo mundo de vagabundo.
@@andrephi10s KKKKKKKKKKK
@@andrephi10s e falar em linguagem neutra! Tem método!
@@AntonioAlvesVieiraFilhoQue se dane linguagem neutra, estamos falando de golpistas
General que ouviu, leu, estava ciente e se CALOU diante de um golpe não é coragem.
É conivência
Isso se chama PREVARICAÇÃO
Evitaram golpe é nada, ficaram com um pé lá e o outro cá.
😊😊😊😊😊😊@@Criscosta
Os generais sabiam disto tudo e só ficamos sabendo por conta das investigações... Tá bom que eles eram legalistas. Eles apenas fizeram um cálculo político e se deram conta que dar um golpe sem qq apoio de alguma potência era uma furada. Se tivessem dado, mergulhariam o país num isolamento mundial. E, provavelmente, estes mesmos generais que se abstiveram, em se dando um golpe como dado apoio de uma potência como os EUA, por exemplo, dificilmente se levantariam contra
Prevaricação não é heroísmo! É crime também.
Esses 5 generais eram legalistas ou avaliaram que o golpe nao teria futuro sem o apoio dos EUA?
Esperaram para ver o que ia dar..
🎯 Exatamente. O que quero ver é algum PTista dar o braço a torcer e admitir que sua divindade só tomou posse no cargo de Presidente pela 3ª vez porque o governo federal do país que eles mais demonizam pressionou os generais brasileiros reiteradas vezes para que não dessem golpe.
Fico com a segunda opção. Lembrando o áudio do atual comandante do exército dizendo que a eleição do Lula não eram o que a maioria queria . Já está na hora de fazer uma reformulação nas forças armadas . Esses filhotes da ditadura precisam ser exonerados .
@@luiznascimento6506Exatamente isso. Força militar ociosa, despreparada, classe preocupada apenas com a pensão que irá deixar para as filhas. É claro, golpistas como sempre foram!
Não existe militar brasileiro q aplauda a CF 88, é tudo saudosista de alguma ditadura do passado.
Não vejo o que admirar em militar que não quis dar golpe, mas também não buscou prender quem queria, sabendo de tudo.
Prevaricação é crime
Deveriam ter denunciado!
@@allandennis9765 Nem eu.
Coragem seria terem prendido o Bolsonaro em flagrante quando ele chegou com essa conversa de golpe.
@@thulio1920 às vezes não precisa morder quando basta rosnar. Funcionou e é o que importa. Se eles tivessem dado voz de prisão ao Bolsonaro, não se sabe que desfecho isso poderia ter tido. O nome disso é sabedoria, nem é só inteligência. Acho que os legalistas agiram muito acertadamente. Tem muita gente defendendo essa sua opinião sem conhecer nem minimamente a estrutura militar
Acha que alguém teria coragem de pedir prisão, para depois ser ameaçado ou até morto pela corja dele (militares corruptos / milicianos / apoiadores fanáticos)?
Exato, pensei nisto. Como que um general, tem conhecimento de um golpe de estado e não toma providências, prendendo o meliante
@@marlinsilva7431 Nome disso é covardia, porque não tiveram apoio dos EUA.
@@marlinsilva7431faz sentido.
Os Generais que se calaram diante de um crime, simplesmente prevaricaram e precisam responder por omissão
PORQUE OS GENERAIS QUE FORAM PRECIONADOS NÃO DENUNCIARAM O GOLPE A POLICIA FEDERAL? CONSIDERO OS QUECALARAM, FICARAM EM CIMA DO MURO, NÃO SÃO SALVADORES DA PÁTRIA .
Esses 5 Generais precisam ser punidos por omissão e prevaricação. Não temos que agradecer a nenhum general que se calou diante de tentativas de Golpe
Agradecer um militar por não dar um golpe... por fazerem o minimo do minimo, diga-se de passagem. Imagina se todas as pessoas que trabalham duro fossem reconhecidas dessa forma? Acho que viveríamos em um país um pouco melhor.
Estamos normalizando absurdos com uma naturalidade impar.
Pois é, sem contar que se eles sabiam e não disseram nada cometeram crime de prevaricação
@@robertos.9408 se eles fossem tão fiéis a constituição teriam denunciado Bolsonaro e todos que estavam tramando um golpe... Por baixo, prevaricaram! Eles tinham o dever de denunciar.
Sabiam que não dava pé, por isso não apoiaram...
O general legalista: não deu um tiro por que não é besta, mas não puniu seus subordinados que planejavam terrorismo e golpe debaixo das suas barbas.
É, meu amigo, mas no estado de coisas atual, tem que parabenizar por ter feito o mínimo. Parabéns aos generais que ficaram contra essa patacoada!
Aos que aderiram ao golpe, aprendam a amar o Brasil da CF/88 ou deixem-no!
Vc diz isso pq o pobre não pode matar o dono pra assumir o lucro
Valeu nordeste! ❤Valeu ministros do STF❤ que defenderam a democracia! Valeu militares legalistas!
Os ministros do STF não estão nem aí para democracia nenhuma; defenderam foi a continuidade do poder deles próprios, e até mesmo sua integridade física. E os militares "legalistas" também não estão nem aí para a Constituição; o que rolou foi que foram muito pressionados por um certo país de fora que o PT demoniza (a ironia!). Ou seja: a democracia se manteve por efeito colateral benéfico, não por intenção das autoridades brasileiras.
Se os EUA tivessem dado um mínimo de apoio, de cobertura, esses "legalistas" teriam topado o golpe. Minha teoria.
Alexandre de Morais, estava no lugar certo e momento certo !!!
Um grande abraço do cangaceiro.
Quando o cara é convidado a dar um golpe, nega, mas fica calado, não prende os golpista nem denuncia, é herói ou vilão?
Nem uma coisa e nem outra. Herói e Vilão é coisa de filme de super herói.
Em política isso não existe.
Provavelmente os que não não entraram nessa história ridícula de golpe apenas foram racionais e perceberam que Bolsonaro era uma besta, que 1964 fez 60 anos e o mundo vivia a Guerra Fria, jamais haveria apoio dos EUA atualmente como houve nos anos 60.
Você tem razão. É vilão mesmo.
É bem menos vilão que os outros pelo menos. Temos que desconfiar das forças armadas, mas não vai ser produtivo colocar golpistas e não golpistas no mesmo saco.
@@fmpinto Está certo, concordo. Mas a formação dos militares tem de ser repensada e corrigida com brevidade, pois o país não pode ficar permanentemente na dependência da boa vontade de meia dúzia de idiotas com poder para ter a sua democracia preservada. A alguns poucos anos atrás conheci um general quatro estrelas do exército recém reformado (aposentado) em uma viagem e ele falou, dentre várias asneiras, que na esquerda são todos comunistas, na ditadura foram torturados e sumiram poucas pessoas, afinal foram apenas cento e tanto de pessoas (ele citou um número exto que não me recordo), defendeu Bolsonaro (que já aprontava das suas em 2019). O discurso dele parecia ter saído diretamente dos anos 60. Não evoluiu nada nestes últimos 50 e poucos anos. E olha que ele não era velho (de idade) não. Minha opinião é: INTERVENÇÃO CIVIL NA AMAN já.
Se prendesse, Mourão assumiria a presidência. Mourão é confiável?
Salvar e se abster de destruir são coisas bem diferentes.
Muito diferentes.
😮 Qualquer um dos 5 podia e deveria denunciar a trama e, efetivamente, dar a voz de prisão a Bolsonaro em vez de ficar na mera ameaça.
Estão em dívida com o povo.
Concordo. Mas não era uma decisão nada fácil dado o contexto pós eleição.
Foi exatamente o que eu postei nesse vídeo. Não podemos chamar de corajoso um General que sabendo desse desejo ficaram calados.
Poderíamos respeitar os militares se tivessem feito isso, mas ficou claro que não fizeram e podem facilmente voltar a conspirar se for do interesse deles, em outras palavras precisam ser punidos, uns mais que os outros
Você queria que eles prendessem o presidente em exercício sem ter nenhuma prova baseados numa conversa informal sobre uma possível implementação de Estado de Sítio? Impossível. Essa prisão não se sustentaria e só jogaria mais lenha na fogueira.
Se isso acontecesse iria pressionar a população a irem as ruas pedir o golpe, fazendo com que os militares que apoiavam o golpe o fizesse
Não vejo nada de louvável nos militares que não aderiram ao golpe... não era mais que a obrigação deles... na verdade, era até menos que a obrigação, que deveria ser a de punir exemplarmente os que aderiram... por isso, tendo a instituição militar sido conivente com os golpistas, não os punindo internamente, a torna corresponsável pela tentativa em si... a punição dos golpistas deveria ter partido da própria instituição das forças armadas, e não ter sido deixada a cargo dos civís... desse ponto de vista, não terem aderido não foi suficiente... eles PREVARICARAM da mesma maneira que os golpistas...
Acho que a questão não foi apenas ser legalista, foi também pelo fato de Bolsonaro não ser uma pessoa digna de confiança.
Mas é mais forte o ser legalista, eles poderia anular o Bolsonaro bem fácil, logo após o golpe.
Bolsonaro seria jogado às traças após o golpe como foi feito em 64. Naquele antro é o lixo do lixo.
A TÁ! O XANDÃO, O LULA SÃO DE CONFIANÇA?
A TÁ! O XANDÃO, O LULA SÃO DE CONFIANÇA?
Verdade.
Além do Bolsonaro ser incompetente.
Eles não queriam queimar a imagem junto à um ex capitão que foi saído do exército.
Coragem? De general? Na melhor das hipóteses, foi só cálculo político. Não vamos atribuir algum mérito, nem se quer uma migalha a essas forças armadas golpistas que acham que podem chancelar a democracia! Meça suas palavras, parça! haha! Abraço Pedrão!
Não seja ingênuo, cão do inferno. Você discutiria com o cano do fuzil?
Não seja ingênuo cão do inferno. Você discutiria com o cano do fuzil?
Não fizeram mais que a obrigação desses senhores pagos pela Sociedade Brasileira...
Bastante ingênuo acreditar que algum general recusou o golpe por "amor à constituição".
Biden disse não.
Sim, tão querendo pintar os militares de corretos. Eles ficaram calados.... Eles estão preocupados com a aposentadoria
eles não fazem favor ao cumprir a lei, mas, sob as condições de temperatura e pressão da época, ter batido na mesa tem seu valor sim. odeio militares, todos, mas acho que essa mercê do reconhecimento estes aí merecem.
Vc foi mais sucinto que eu kkkk
Foi isso, Biden não quis
Pois é.
Não concordo com esse termo "coragem". Sem anistia
A Janja quando diz ao Lula para não aceitar uma GLO.
Janja paluza? Porta de cadeia?
@@MarcoAurelioPinho fala marco, vc precisa estudar. Muito.
Eu não acredito que seja verdadeira essa história da Janja alertando o Lula sobre a GLO. Acho mais crível que tenha sido o Dino ou lucidez do Lula mesmo.
@homerjs90 hum... olha quem fala um jurista de plantão? Parece que a militância tá mexendo com sua cabeça,kkkk esses esquerdistas, é muita imaginação e forçar a Barra, deixa o cara vim em 2026, vai ver o que vai acontecer.....kkk mas o medo é grande ,tem que manter o descondenado e sua trupe no poder
Taí, ela sozinha valeu mais que 5 generais mesmo! Total razão. E ultimamente nem tenho gostado muito dela, mas a César o que lhe pertence!
😮Estamos vivendo um importante momento da história do país, esses golpistas precisam pagar caro.
Esse processo tem que virar um filme
“Vivemos numa democracia.” Não: vivemos numa narcodemocracia onde gangues rivais se alternam no poder enquanto a população nada pode fazer para mudar a cúpula do poder.
O filme do poderoso chefão deve ter sido feito inspirado no Brasil.
"Coragem de cinco generais", Sr. Pedro Doria!? Não, definitivamente!
Não há muito da qualidade pessoal das pessoas em questão quando o próprio cargo EXIGE decência, dignidade e respeito à Constituição! Não se pode elogiar alguém e lhe tecer loas por não cometer crime... que inversão de valores!
Aliás, não basta dizer que cumpriam seu papel ao não embarcar em aventuras... nem lembrar que essa dita "coragem" miou para a falta de apoio da metrópole americana... O que nos salvou foi um pouco de institucionalidade E MUITA SORTE.
Mais que tudo, vale reforçar: essa leniência reiterada com militares em geral, formalizada na Lei de Anistia, foi o que em grande medida nos trouxe até aqui! Deus nos livre de agradecer a esses senhores - que aliás deviam ter prendido ou denunciado seus pares e o então PR!
Basta que não respondam pela prevaricação que parece ter ocorrido! Prêmio o bastante...
Nunca imaginei que esse canal tomasse uma posição tão ingênua. Dizer que os militares rejeitaram o golpe porque eram legalistas é uma falta de conhecimento total das FFAA durante o gov Bolsonaro. Que vexame.
@marinamotta4196 Talvez seja questão de ser mais velho, mas tem tempo eu vi que Pedro, que tem uma ótima retórica e é inteligente, sim, peca por seus pendores e hábitos que nessas lembram muito a mídia corporativa.
Imaginei que com o Meio ele se tornaria cada vez mais independente. Esse vídeo é mesmo frustrante... mais pacificação às custas da dignidade. É sempre uma redenção incompleta, um recomeço do próprio problema...
A sorte foi que o Frouxonário não teve coragem. Viva a democracia! Viva o min. alexandre de moraes. Viva!
Doente
Pior que as investigações mostram que ele assinou o decreto golpista.
Como diria a minha mãe: Não fizeram mais do que sua obrigação
Eu diria que nem mesmo sua obrigação. Pois sabiam de crimes e da pretensão de cometimento de crimes graves e não denunciaram mesmo após a mudança de governo. Pelo que me consta isso se chama prevaricação.
Vocês estão CERTÍSSIMOS !
Olha como narrativas equivocadas como esta, deste canal e de outros que já fizeram o mesmo durante o dia de hoje, influenciam as pessoas. Perceba como cria um racha mesmo dentro de um grupo que vinha com o mesmo pensamento de esquerda. Grande parte disso se deve ao comportamento de não desafiar a posição do orador. Quem estuda psicologia sabe do que estou falando. Agora, quem tem mais formação/conhecimento/visão e coragem para se pronunciar contrariamente, tem que estar preparado para reações "adversas".
@@MarioRBSouza, eu li o relatório da PF e para mim não ficou tão clara essa posição do exercito de cumprir desde sempre a CF. Por algum motivo não pareceu viável e cairam fora. O que explica tb o fato de não terem dado voz de prisão ao Bolsonaro
Ridículo chamar os 5 de legalistas só pq não deram golpe. Por que não denunciaram?
Sou adepta 100% Desta conclusão....foram cúmplices...se calaram
Naquele momento o MINTO era Presidente. Todas as PROVAS estavam na mão do Grupo GOLPISTA.
Não era um bom momento pra denunciar...
Exato! Desde quando prevaricação é legalismo? Ridículo o Pedro Doria!
@@pedrof9891 Naquele momento o MINTO era Presidente e TODAS as PROVAS estavam em poder do seu grupo. Será que era a hora de Denunciar?!
É difícil entender que, naquele momento, o Presidente e seu grupo tinham o poder e todas as provas?! Qualquer denúncia ali poderia ser incentivo aos golpistas.
Não era a melhor hora para agir.
Viva a democracia!
Qualquer lista deste tipo é incompleta se não tiver a Janja gritando: "GLO, não!" em Janeiro de 2023
É para manter isso viu?
Aquele momento em que você realmente não sabe se é ironia ou algo dito com crença. Rsrs.
Coragem dos generais? Não, né! Ser legalista é uma obrigação!
E esses que não concordaram com o golpe por que não denunciaram?
Porque se eles tomassem uma atitude pública seriam exonerados e abririam espaço para generais golpistas. A mera permanência deles em seus cargos foi muito mais importante para o fracasso desse golpe ridículo do que qualquer ação prática.
Porque também são golpistas . Não existe a menor possibilidade de confiar na Forças Golpistas Armadas...
@@eggescobar passe pano, você nao sabe.
@@eggescobar Não justifica. Esses que souberam do golpe e não denunciaram cometeram omissão e devem ser punidos.
Quando o general questiona o decreto ele está deixando claro que em flagrante de delito ele é obrigado a dar voz de prisão. Ou seja, se o decreto se formalizasse com assinatura de quem quer que seja ele iria agir contra. Tudo implícito e explícito em uma pergunta. Ao regime da lei é o que ele, um militar, pode fazer. General não tem poder de polícia, de judiciário, de ministério público. No resto, creio que há mt coisa na balança de poder e eles pensaram estrategicamente para não agitar o oficialato subalterno...tinha mto coronel, capitão pronto pra embarcar nessa. As polícias militares então...não moviam um dedo para desobstruir as rodovias...
Militar constitucionalista???? Que piada . Não deram o golpe porque não receberam aval do Tio Sam. Só isso
Te agradeço, porque, finalmente, depois de muito ler (e ver) sobre essa história, é a primeira vez que eu vejo alguém colocar uma linha do tempo clara juntando todos esses cacos.
Não teve golpe porque uma maioria no exército não quis. Insistiram até o fim, prepararam tudo, só estavam aguardando um sim para colocar tudo em prática.
Isso é importante porque tudo parece estar pulverizado. Juntando todo o quebra cabeças, faz todo sentido. Quando fragmentada, a narrativa facilita a (canhestra) tentativa da justificativa: "não é crime planejar", "eu nem estava no Brasil", "eu não sabia de nada".
Te ouvindo me ocorreu que o caminho é esse: Juntar todos os vagões da locomotiva para aí sim, entender que ela quase descarrilou.
Parabéns, Pedro. Sua audiência é de alto nível.
Os cinco que não toparam o golpe deveriam ter dado voz de prisão para aqueles que queriam. Se assim, nada fizeram, cometeram crime também. Não devem ser tratados como herois da democracia.
Verdade!
Nao fizeram mais que a obrigação. Falharam em não mandar prender esses golpistas!!!
Não há nada de heroísmo.
Parabéns Pedro Doria, ótima, fundamentada e clara análise.
Coragem ou covardia dos generais? Não aderiram mas também não denunciaram o golpismo….
Homens de verdade, que tem valores e retidão de coração são os generais que foram contra esse golpe
Coragem de cinco generais? Aí não…
o fácil pra eles era aderir. fizeram o difícil e merecem um mínimo de reconhecimento por isso, só por isso.
11min brilhantes, que explicação esplêndida.
Obrigado
Sensacional seu comentário. Parabéns.
Muito bom, fico satisfeito que de 16 militares, 5 disseram não. Fico preocupado que 3 queriam muito. Mas me apavora saber 8 ficaram apenas olhando pra ver quem iria ganhar.
Sobre estes 5, por que eles não se levantaram contra os golpistas? Por que eles não prenderam os traidores da República? Isso não seria prevaricação?
isso daria brecha pra uma exoneração
Dado o contexto, caso esses 5 fizessem isso, e msm assim o golpe acontecesse, eles seriam presos e até msm vasco por traição. Aa coisas não são tão simples assim.
General corajoso não teria dado ordem de prisao?
Falar que prevaricador é legalista, é uma baita elasticidade de régua moral.
Vamos ver o que será feito para evitar que esse tipo de coisa aconteça novamente.
A obra não acabou. Tem muito entulho a remover. Onde jogar ? Aterro•r sanitário ?
Excelente vídeo. Parabéns!
Favor ler os comentários. Tem uma falha de partida no argumento do Pedro... incontornável.
Muito preciso o seu comentário. Parabéns.
Esclarecedor,essencial,verdadeiro,indispensável
Cadeia a todos os envolvidos nessa tentativa de golpe de estado sem anistia.
Na história quem fez esse papel era fuzilado ou enforcado. Se deixar viverem vão sempre voltar com essas ideias...
Excelente reportagem. Valeu um valeu demais. Parabéns
CORAGEM DE 5 GENERAIS?! E A PREVARICAÇÃO?!?!?!?!
Esses generais me lembraram do fiscal da receita que no aeroporto não liberou as joias.
Querem tirar a estabilidade do funcionário. Fico imaginando o porquê e ligo a resposta a esta situação que vc citou. Imagine um funcionário deste sem estabilidade.
ele participa daquele programa "Aeroporto - Área Restrita"
@@RobertoSantos-ec2dtquem tem caráter mesmo sem estabilidade não se dobra. No setor privado também tem gente que diz não.
@@gipilla Você lê mas não tem capacidade de compreender. O objetivo de retirar a estabilidade é deixar o funcionário vulnerável para facilitar situações como a das joias. Mesmo tendo caráter, alguém sob pressão e desprotegido pela legislação pode temer pelo abuso que venha sofrer. A natureza do serviço público é diferente e quem defende o fim da citada estabilidade geralmente tem má intenção.
Narrativas , não tem nada de fato impressionante, o
Prezados companheiros. Fui filho de oficial do exército por 50 anos. Atravessei toda a ditadura ouvindo as críticas que meu pai fazia da gestão militar. A mais pura honestidade civil e patriotismo me foi ensinado por ele. Aprendi que um militar deve, antes de tudo, ser valente e aguerrido. Honesto e objetivo. Claro e determinado. O que vimos nessa tentativa de golpe foram militares de alto escalão extremamente covardes, despreparados e, acima de tudo, desonestos. Se acreditavam nas suas convicções, deveriam ter a ombridade e a determinação que é característica de um militar e terem ido até o fim dos seus "ideais". Não concordo absolutamente em nada nas intenções deles, mas muito mais inconformado estou com a qualidade do caráter desses militares de alto escalão. Uns "borrabostas" que se escondem diante da derrota. Assumam que suas intenções faliram. Mostrem que acreditavam nelas. Meu filho assumiu que fez um erro grande na escola e pagou o seu preço com leitura obrigatória durante um ano para crianças menores como punição. Seus colegas que estavam junto na malcriação se esconderam nas saias das suas mães. E meu filho tinha 9 anos.
A historia está recheada de idealistas que perderam a aposta e pagaram com a vida, mas não perderam a dignidade, mesmo que na contramão da história.
Por outro lado agradeço a esses incompetentes militares de alto escalão pelos seus medos e pelas suas irresponsabilidades e espero que eles reflitam e entendam que não estamos do lado deles por uma razão simples: São ideias de perdedores. Ideias de incompetentes. São ideias de incapazes de, com a faca e o queijo na mão, montarem um sandwiche.
Eles esqueceram que a esquerda tem mestrado, doutorado e phd em ser oposição. E que não será um excesso de força e de desonestidade que irá derrubar um ideal.
A história não irá perdoar, e esses incompetentes serão lembrados da forma mais medíocre, no capítulo dos incompetentes sem ideais.
Seu filho será homem, que ele consiga encontrar amigos que não serão eternos moleques. (Mas um ano me pareceu muito tempo pra um castigo).
Fico honrada em saber que os ratos sao medrosos e incompetentes . Nem tudo está perdido . Ainda temos esperança de uma democracia forte e um desenvolvimento sustentável . Seu pai foi um verdadeiro militar , pois cumpriu sua missão institucional de defesa do Brasil. Parabéns a vc que teve um pai consciente do seu dever e da sua educação .
Conheço alguns famílias de militares de MUITA dignidade. Infelizmente, o senso de corpo da instituição, a tal "família militar" é tomada pelos indignos e ali reina o silenciamento. Sabemos bem!
Sensacional, Pedro!
Boa noite sempre
Pedro
Ainda bem
Viva a Democracia! Agora é evitar que o abuso do poder econômico nas eleições deturpem a livre escolha do povo pelo voto consciente nos seus representantes políticos.
Parabéns!!!
Mais raiva ainda dessa corja que me fez agradecer milicos.
Nunca tinha pensando na possibilidade do 8 de janeiro ter acontecido ainda no governo Bolsonaro. Acredito que teríamos nos ferrado.
Também não tinha pensado nisso. Mais do que a "coragem" dos generais foi a incompetência do Bolsonaro e sua covardia titubeante o que nos salvou
É triste ver os comentários que as pessoas não conseguem separar as coisas. Se é militar então AUTOMATICAMENTE é algo ruim. Há gente correta e gente ruim em todo lugar. Se isso tudo que estão divulgando é verdade, aqueles que defenderam a democracia, seja militar ou não, merece sim nosso apoio!
Só se as pessoas separarem o cérebro do corpo para apoiar o grande favor heróico de simplesmente não dar um golpe.
Foram convidados à dar um golpe e participar de assassinato. Poderiam e deveriam ter dado voz de prisão no ato. Mesmo na pior das hipóteses, se estivessem sob perigo e pressão e estivessem evitando um conflito maior ou fossem simplesmente covardes demais para fazer sua obrigação como militares. Deveriam ao menos ter denunciado após a troca de governo, quando não haveria mais represálias. Pelo que me consta não denunciar um crime é prevaricação. Não fizeram nem sua obrigação e ainda há quem pense que devemos agradecer muito por não terem aderido ao golpe e assassinato. É o cúmulo da relativização da moral e do dever.
@@viniciusfaina2732, eu li o relatório da PF. Não fica tão claro assim que o exercito desde o inicio estivesse contra o golpe. Por algum motivo sairam fora. O que tb explica não terem dado voz de prisão ao Bolsonaro
Bem didática sua explanação Pedro Doria
Sou um grande admirador do seu trabalho Pedro. Mas falar "coragem" dos generais e ao mesmo tempo apontar a covardia do Bolsonaro por não assinar não me parece coerente.
O que te garante que os generais foram "legalistas" por coragem e não apenas por medo do golpe dar errado e serem presos na sequência?
Sem anistia pra milico golpista, muito menos elogios pra quem (até hoje) não se provou legalista.
Também acho que foi isso, até porque se fossem legalistas mesmo, teriam dado voz de prisão ao bozo.
Poucos quiseram colocar o seu na reta, mas se o 8 de janeiro tivesse dado certo para eles, estes mesmos “legalistas” (Tomás Paiva, Freire Gomes e similares) iam aparecer na foto pra compor a junta golpista, duvida? Ou acreditam que estes iam mobilizar suas tropas para enfrentar os colegas?
Não apenas não deram voz de prisão como nem mesmo denunciaram o crime. Nem mesmo após a troca de governo.
Cara, pensando melhor aqui, é ainda MAIS absurdo querer chamar estes generais de "corajosos". No melhor do melhor dos casos eles prevaricaram. Foram consultados/avisados que havia um plano de golpe de Estado e simplesmente não denunciaram? Não deram voz de prisão, nào fizeram o papel deles?
Pô Pedro, eu super entendo a visão mediadora e parcimoniosa para tentar ser idôneo e justo com todos os lados, mas neste caso tecer elogios aos generais que, na minha opinião, apenas estavam se borrando de medo de dar errado, não tem o menor cabimento.
Os Generais que não aderiram não o fizeram por um motivo. "Temor dos Americanos". Ali ninguém é tão PATRIOTA. O Jornalismo não está tocando nesse ponto que não pode ser deixado fora do contexto !!!
Vídeo histórico do Meio. Parabéns.
O Voto na Democracia, A voz dos bons das corporações e a enérgica e caricata figura do Xandao.
Coragem? Militares e Toffolli sabiam e .... Um deveria ter dado voz de prisãoe não deu... Bom, temos de ver a dita prevaricação.
Excelente comentário esclarecedor
Com todo respeito, Pedro. Ainda é muito cedo para atribuir aos militares a nossa "salvação". O alto comando do exército deixou a corda esticar demais e tbm foi parte do quase abismo. Servir à CF e cumprir com o próprio dever é obrigação. Obrigação cívica e moral.
Grande Pedro Dória.
Análise maravilhosa. Parabéns
Mentira.
Quem salvou o Brasil foi o motorista do táxi, que não pegou o cara que ia dar o golpe. 😂
Vir aqui fazer comentário bobinho não livra a cara da extrema direita bosonarista golpista.
Não foi o táxi, foi a burrice dos golpistas. Não foi o golpe que foi impedido nessa história do táxi, foi um dos ass4ssinat0s esquematizados burramente pelos bolsonaristas no plano punhal verde e amarelo.
Tá rindo do que, tudo isso que aconteceu já é de chorar!!! Parece que tu não tens idade de ter vivido toda a tua juventude numa Ditadura!!!
Está rolando entre os eleitores de direita essa história do taxi, que é uma tentativa de minimizar o que aconteceu.
De fato, um dos golpistas não conseguiu pegar um taxi para se deslocar ao apartamento do ministro Moraes, mas isso não o impediu, pois ele percorreu o caminho à pé.
O que impediu a realização do sequestro foi a alteração da agenda do STF que suspendeu a sessão presencial que haveria naquele dia.
Mas estavam todos a postos, aguardando a oportunidade.
Pronto, só o "mito" inventar uma narrativa de merda, que a boiada logo repete feito papagaio. E ainda se acham "superiores" aos outros, quando não tem nem pensamento próprio...
Temos que cuidar na legitimidade do processo, não esqueçamos que o maior propósito do mal é ver a gente se igualar a eles.
Muito bom o vídeo, assustadoramente lúcido.
Deus é brasileiro! 🙏🏼
Uma noite abençoada Pedro,sua análise é sempre muito top
Está foi equivocada e um tir0 no pé dele. #podizcrer
Muito bom!
Precisamos informar mais pessoas, dessa forma!
Excelente! Muito bem!
"Vamos, Vamos mantendo a narrativa. É a única coisa que nos mantém em pé! Por que o povão mesmo, já tá de saco cheio desse desgoverno."
Chamar esses caras de legalistas é uma piada né. Deveriam ter denunciado imediatamente quando foram abordados sobre golpe.
Me emocionei com a narração do Pedro.
O covardão acha que por ter sido covarde escapará da prisão. Tolinho. Vai ser enjaulado do mesmo jeito.
É tanta mamata, é tanta regalia, são tantas as pensões e salários grandiosos, são tantas as vantages, que eles disseram que querer romper com o STATUS QUO é coisa se gente doida.😅
O Brasil não entra em guerra, os de altas patentes quase não trabalham, só maluco fica insatisfeito com isso.😂
Um jornal francês fez uma seguinte matéria: Para Quê Serve o Exército Brasileiro?
Eu respondo: atualmente para ganhar muito sem fazer nada.
Como tem Bolsonarista que acredita que o Bolsonaro é inocente, parecem os Petistas que achavam que o Lula é inocente do Petrolão. 😅
É o mesmo fanatismo, mas eles não enxergam, se acham "diferentes". Sofreram uma verdadeira lavagem cerebral, aliado a uma falta de caráter que muitos já tinham mas escondiam.
Putz! Esse Pedro Doria é um caso perdido.🤦🏻♀️Os Generais brasileiros são heróis da Democracia. Agora conta aquela do papagaio.
Não é Divisão, mas sim Comando Militar.
Ainda é necessário explicar porque os generais legalistas permitiram o crescimento dos acampamentos. Talvez fosse o " pedágio" a pagar?
Ouvir isso no brasil outra vez e pavoroso! A diferença é que as instituições resistiram!
As forças armadas não prenderam os golpistas quando tiveram chance.... Esses caras não são heróis, são covardes que cometeram prevaricação, heróis seriam se tivessem prendidos todos e trazido isso a luz.
SEM ANISTIA!!!
Vale manter viva a informação que Bolsonaro era o Comandante em Chefe das Forças Armadas.
E Luli chefe de quadri ..que arrombou os cofres públicos
A "coragem" dos generais nunca salvou o Brasil de nada
Obrigado por atualizações contínuas. Eu prefiro negociar no mercado de ações, pois é mais lucrativo. Eu ganho uma média de $ 34.500 a cada 2 semanas, embora eu mal negocie.
Sou favorecido financeiramente. Obrigado, Jesus. Lucro semanal de US$ 10.200, independentemente de quão ruim a situação econômica esteja.
Sou favorecido financeiramente. Obrigado, Jesus. Lucro semanal de US$ 10.200, independentemente de quão ruim a situação econômica esteja.
Obrigado à Sra. Louise
Ela é uma corretora licenciada aqui nos Estados Unidos
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Sra. Louise ), então muitas pessoas a recomendaram muito e eu estou apenas começando com ela 😊 do Brasil🇧🇷
Quem não queria era homem que tem coragem e caráter.
E outra... coragem seria denunciar Bolsonaro
Não foi a coragem de 5 generais. Ele apenas fizeram o que era esperado deles. Na verdade, se tivessem feito o trabalho esperado tinham prendido os golpistas e não deixado os acampamentos. As forças armadas necessitam de reformas profundas.
Esses que sabiam e nada fizeram vão ficar impunes?????
Deveriam ser punidos por omissão
Grato, por essa comunicação, Pedro!
Olá colega Pedro. Acompanhei teu lv ref as tentativas de revolta militar que abriram a decada de 1920 (Dezoito do Forte) e porisso sei que Vc domina o tema. Também conheco um dos generais integrantes do Alto Comando à época e sei do apego desse cf. militar pela estabilidade institucional, por conhecimento histórico próximo. Porisso nao estranhei sua firme posição p legalidade institucional. Rafael de Lala jornalista Conselheiro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Coordenador do Centro de Estudos Brasileiros do Paraná.
Fala, Pedro.
Sigo o Meio à algum tempo e agora sou assinante. Adoro discordar cntg mas devo ser sincero q vc me coloca pra pensar....sou professor de História e sua linha do tempo dos golpes tentados e dos que deram certo é didaticamente perfeito. Quem fala isso é um professor de 9° ano de uma escola pública que sabe o valor da didática mas dizer que os militares que não entraram no golpe de "corajosos" é bem complicado. Eles desistiram do golpe não por coragem e sim por medo. Nosso exército ainda tem em suas entranhas o golpismo. Talvez um dia isso passe...
Grande abraço!
Que vídeo sensacional e elucidativo! Obrigada!
Vocês progressistas sempre seguindo o caminho fácil né?! Não lêem, não buscam as fontes, e seguem os ungidos "especialistes"!! Evita fadiga né?! Quantas linhas do relatório vcs leu?! Conversou com algum jurista a respeito? Claro que não né?! Mais fácil alguém te informar.
Show de bola mestre😮