Olá Julio, como engenheiro agrônomo e filho de agricultores, tenho algumas sugestões pra você: A colmeia de abelhas sem ferrão demora entre 1 a 2 anos pra se tornar produtiva, portanto não tenha pressa, ela vai produzir mel logo. Você pode fornecer pasto para os peixes também, como capim elefante e grama, porém não sei se isto se adequa ao sistema de criação em caixa dagua. Como você mora em área semi urbana, galinhas soltas são uma boa ideia. Só tome cuidado quando você comprar seu terreno rural: predadores como raposas, graxains, gatos do mato, etc. são um dos principais empecilhos quando se fala em criar galinhas soltas, dependendo da região. Um dos principais problemas da sua plantação é a falta de luz. Hortaliças produzem proporcionalmente à quantidade de luz solar direta que elas absorvem por dia, então o lugar ideal para o cultivo é o mais ensolarado da propriedade. Outro ponto é cuidar com a época de semeadura: Percebi que você plantou feijão no inverno, o que faz com que a planta se desenvolva de forma mais lenta e produza menos do que se fosse semeado no meio da primavera, por exemplo. Seu trigo está um pouco amarelado e isto provavelmente se deve a falta de nitrogênio. Uma saída interessante é rega-lo com a água dos peixes uma ou duas vezes por semana, pois esta possui muito nitrogênio provindo das fezes dos peixes. Por fim, a minha dica seria você dedicar um tempo, quem sabe até fazer um video sobre plantio de plantas que exigem baixa manutenção, como batata doce, inhame, gengibre, etc. e cujo plantio inicia agora na primavera. São plantas que crescem sozinhas e não requerem muita mão de obra, só cuidado pras galinhas não comerem tudo.
excelente as sugestões do nosso amigo ae, vou até aproveitar o comentário dele pra acrescentar um item invés de escrever dnovo mais ou menos as mesmas coisas... um ponto q acho interessante é separar os peixes menores pois esta muito grande a diferença entre ele msm com essa premissa de ir consumindo aos poucos, ja q a outra caixa esta parada, eu separaria os abaixo de 100g... 120g... pra ele poderem dar uma nutrida, ae depois quando decidir oq colocar na outra caixa juntava eles novamente na msm caixa. Abç!
Assistindo esse canal, me inspirei a plantar alimentos no meu quintal. Plantei mandioca e milho juntos e estou fazendo milho semi hidropônico para as galinhas. Observei que os pés de mandioca que mais estão se desenvolvendo são exatamente aqueles que pegam mais sol.
Po muito top a chácara sv. Eu tenho uma chácara na região de Maringá PR de 2.000 M2. Tenho horta pomar galinha e abelha, vou lá só nos finais de semana mas eu automatizei ela inteira com sonnoff que eu consigo controlar pela Internet, tipo a horta tem os irrigadores com valvula solenoide que liga e desliga automaticamente nos dias sem chuvas. A ração das galinhas apesar que elas ficam soltas e dada no fim do dia para que elas voltem sozinhas ao galinheiro onde ele fecha a porta também controlado automático. A água delas é por meio do bebedor automático aquele que elas apertam com o bico e sai água. O ninho de ovos e inclinado para traz onde leva os ovos para um calha e essa calha é inclinada para o lado onde os ovos caem em uma caixa lateral e ficam guardados. O local onde tenho os canteiros da horta é protegido para elas não invadirem so a plantação de mandioca que fica pra fora onde tenho 30 pés. A composteira copiei de vcs kkk ficou muito boa um up que fiz na minha foi que fui no meio do mato cacei umas minhocas aquelas bem paradas e joguei elas com um pouco de terra lá. Elas já se reproduziram (quando elas se reproduzem demais deixo as galinhas lá por 1 ou 2 dias para controlar) e percebi que aumentou a velocidade de decomposição da matéria orgânica. Mas eu tenho essa chácara desde 2010 e pra chegar onde cheguei demorou uns 7 anos, mas se não começasse os anos iriam passar de qualquer jeito. Hj eu tiro muita comida de lá, seja galinha ovos legumes frutas etc. Consigo vender um pouco e tenho um quartinho lá com bastante conserva, doces de frutas e um freezer onde congelo o excedente dos legumes. Mas do mais parabens a equipe do Sobrevivencialismo. Começam aos poucos até um dia chegar lá.
Fala meu caro! Excelente relato, obrigado pelo tempo para escrevê-lo. Realmente é incrível ver como quanto mais tempo dedicado, mais retorno nós temos. Ter uma chácara é aprender a pensar no longo prazo! Abração!
Muito bom, comprei uma chácara de 1700m² estou ainda limpando o local, muito trabalho, mas até julho pretendo está morando lá e começar a aventura das criações e cultivos.
Já vi uma criação de tilápia que o dono botava alguns refletores em volta do açude, e com isso aparecia vários insetos que caiam na água para os peixes comerem.
Júlio, eu moro em um sítio desde pequeno. E tenho uma dica da hr. Seguinte se vc quer ter um rendimento alimentício que possa realmente gerar bastante comida tanto pra vc ,quanto para os animais ,faz um roça. Nela vc pode plantar milho e feijão Como na roça são dividido em carreiras de plantas, da pra fazer igual a gente faz aqui no interior do Nordeste (Princesa Isabel- Pb ),planta uma carreira de feijão e outra de milho, em 8 a 10 dias ja nasce os brotos de milho e feijão, e outra coisa tmb é otimo plantar fava pois ela da muita baje e é um otimo alimento, a palha do milho, junto com a rama do feijao e fava são otimo alimento para o gado e ate as galinhas aproveita, alem de que o sabugo do milho pode ser utilizado no fogão a lenha para ser combustível. Bem acho q isso pode te trazer uma nova perspectiva de como tmb utilizar o solo. Boa sorte e adoro teu canal, o melhor que eu ja assitir
morei os últimos 3 anos numa chácara comecei criando codornas, mas além delas não conseguirem se defender caso algum animal rompesse o piquete, são mto trabalho pra pouca carne e enjoamos rápido dos ovos. os melhores ovos de galinha que já comi foi quando as minhas estavam soltas na época de amora. a amoreira de lá ficou muito alta e a maioria dos frutos ia pro chão, elas adoravam. bananas e limões de várias especies num espaço pequeno faz com que tudo tenha o mesmo gosto, os limões caipira mais doces e as bananas menos enjoativas (vou tentar replicar isso qdo comprar a minha) 5 galinhas dão um coro em qualquer galo ou gato. e assim q o galo criou esporão, nenhum gato ou cachorro pequeno tinha coragem de chegar perto do galinheiro. milho definitivamente não se dá bem em terreno inclinado - ou vc faz os degraus direito, ou planta no plano na real, a maioria das coisas que tentei plantar de semente não funcionaram nos desníveis, as mudas duraram até serem atacadas pelas formigas um pé de acerola bem cuidado da muito mais acerolas do que qualquer pessoa é capaz de consumir
uso tecnologias assistivas para acessar o youtube, pois sou totalmente cego. fico muito feliz que o canal esteja tendo novos inscritos e crescendo rápido, resultado do importante conteúdo postado! Parabéns pelo excelente trabalho e por nos trazer um conteúdo tão único e inovador. Motivado pelo gosto pela área da informática, com meus amigos criei o canal Blind Center, objetivando levar informação e mostrar para as pessoas como os cegos entram nos canais e jogam jogos no computador!
Mesmo não colocando as barras, as galinhas voam sobre a tela. Pra não usar tela em cima, tem que cortar as penas das asas. Caras, já estou completando 10 anos que moro em minha chácara. Os 2 primeiros anos, morei sozinho. Apenas com meus cães e cavalos. Depois casei e minha esposa e enteado vieram morar comigo. A chácara fica a 28 km de Brasília e a 10 minutos de uma área urbana. A 10 minutos da chácara, temos Supermercado Atacadão, drogaria, padarias e etc. Nunca me arrependi de vir morar na roça. Por incrível que pareça, passei em um concurso e trabalho a 4 km da chácara. Parece um sonho. Muitos desses projetos eu abri mão pq trabalhando de 8 as 17, de segunda a sexta, não sobra tanto tempo. Mas tenho lá meus 4 cavalos, minhas 9 vaquinhas, algumas galinhas, uns 12 cachorros, o que já consomem um tempo danado e muito... muito dinheiro. Com a crise... pandemia... etc... tudo subiu muito de preço e se eu não quiser me desfazer de boa parte dos meus animais, terei que me dedicar a fazer a chácara produzir pelo menos uma parte da comida deles. Plantar cana, capim, etc. Mas é isso. Com todo custo... morar na roça não tem preço.
Hoje eu moro em Portugal, mas já tive um sítio no interior do RN. Tinha 37 hectares praticamente vazios, já que ele só tinha a casa e instalações precárias para 10 vacas, quando eu o comprei. Melhorámos a casa e pusemos ar condicionado nos quartos e sala de jantar para poder aguentar o calor!!! Chegava aos 40 graus ao almoço...A preço de energia rural, eram à volta de 400 reais por mês...Eu não sabia nada de vida rural a não ser sentir um prazer indescritível por acordar no meio do mato! Ainda me lembro do primeiro dia em que lá acordei. Que maravilha! Comprei100 pintos fêmeas (quase todos) que cresceram em Natal, e depois levei-os para o sítio. Lá foram crescendo à solta. A partir dos seis meses aproximadamente começaram a aparecer os ovos. Depois comprei umas vacas. Tudo era uma felicidade e um brinquedo...eu estava ali para aprender e contei com a grande ajuda dum trabalhador rural da vizinhança. Três anos seguidos de seca (que acabaram por ser seis) acabaram com a minha alegria. Vendi o sítio ao trabalhador rural e vim com a família para Portugal, onde nasci. Aqui sonho com um pequeno sítio, mas é só um sonho por enquanto. Pormenor, que é um pormaior, a minha mulher não gosta de mato...
Eu aposentei e comprei um sítio com um poço de peixe enorme,9 pés de jabuticabas,muitas bananas, galinhas. Não vejo lucro,só serviço,ar puro. Moro sozinho aqui mas me distrai e me complementa
Bom dia sempre acompanhando seus vídeos!! Estamos te assistindo daqui da Cordilheira dos Andes Venezuelana em um vale ermo e isolado cercado de onças e ursos onde nosso único meio para te ver é a antena de internet por satélite! Grande abraço!
A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! EU CREIO,TOMO POSSE E RECEBO NO NOME ACIMA DE TODOS OS NOMES O NOME E PELO SANGUE DE JESUS RECEBEMOS AS NOSSAS BÊNÇÃOS MILAGRES E VITÓRIAS DA PARTE DE DEUS CONQUISTAREMOS MAIS E MAIS ASSIM SEJA AMÉM.
Olá Júlio . Estamos fazendo a mesma experiência de mudança para um sítio. Compramos uma área de 4900m², e pretendemos fazer tudo o que vocês estão fazendo no canal. Por enquanto, só arrumar e capinar uma área tão grande já absorve bastante. Para um casal de meia idade, é pedreira. Mas estamos animados e dispostos. Abraços.
julio, as larvas da composteira podem ser usadas como alimento para as galinhas, isso reduz o consumo de ração e são uma exelente fonte de proteinas pra elas. Basta colocar uma armadilha de vinagre e detergente dentro da composteira, e em dois ou trés dias ja vai ter capturado todas ( ou a maioria) as larvas.
parabéns, muito legal esse vídeo, seria legal postar as atualizações dos projetos aqui na descrição ou no primeiro comentário fixado, show de bola esse canal!
Caro Julio , no intuito de contribuir , tem alguns projetos americanos de chicken tractor feitos com canos de PVC ,acho que seriam mais viáveis que esses de metalon que sugeriste ! Abraço e sucesso na nova empreitada , agora própria
Sobre as galinhas, no sítio aqui do meu sogro, foi feito um planejamento e antes de coloca-las, foi plantado milho 3 safras, hoje o custo de postura é zero.
Isso me lembra uma frase que eu ouvi a bastante tempo atrás: "O pior projeto do mundo é melhor do que nenhum" afinal, um projeto ruim pode ser melhorado agora, fazer de qualquer jeito pode consumir muito tempo e recursos financeiros.
Depois que vcs soltaram as galinhas, os videos ficaram até mais divertidos. Inclusive, é até gracioso notar que as galinhas, gratas pela vida em liberdade, estão participando quando vcs executam as tarefas. Elas os acompanham e, até parecem dar um olá para a câmera.
a dois anos atrás me mudei pra um sitio com minha familia. Tem uns 7000 metros. O Sitio estava abandonado e tem muita coisa pra fazer. Só de aterro já foram 6 caçambas pra nivelar o meio do terreno. Está valendo muito a pena, porque a qualidade de vida é outra. As crianças brincam com segurança. Temos nossos bichos e plantações. A Economia é grande em alimentos, mas ao mesmo tempo pra sustentar a familia, é necessario muito alimento plantado. Então ainda não conseguimos sustentabilidade completa. Como depois de um ano as galinhas param de botar, já estamos na 3ª geração de frangos. Em breve vou adicionar cabras e Porcos no Sitio para carne e banha. Eu recomendo viver num sitio. É dificil, complicado, dá trabalho, mas é muito compensador.
Fala Andre! Baita relato, é exatamente isso que estamos experimentando na prática. Tolo é quem acha que vai ser "simples" plantar tudo o que precisa para comer...rs. ABração!
Vou todo ano para o sul da Bahia na fazenda da minha sogra de são Paulo até lá são 1700 km Lá ela cria muitas galinhas caipira sem ração todas são soltas e comem de tudo no pasto e resto de todos legumes frutas em geral aí a noite elas entram no galinheiro por si só aí é só ir lá trancar depois das 18hs para os cachorros não as come Las Os ovos são super saborosos gema duríssima e a casaca amarelo escuro e tbm dura. Julio Lobo fica a dica .
Júlio!!! Minha experiência em criação de peixes amadora.... os peixes grandes . Estão grandes porque eles são corajosos para ir a superfície comer a ração... os pequenos são medrosos.. e não ficarão corajosos com o tempo .. Então já coma logo os menores. Para que você não perca tempo e nem ração com eles... Os menores não se desenvolverão a ponto de te dar um custo benefício positivo .... Só uma dica ! Parabéns.
Cara na composteira depois muda para produção de biogás usando os dejetos e folhagens podendo abastecer o gerador e abastecendo os botijões curte aí para eles verem 😉
Júlio, tenho compostagem no meu terreno a anos. Não gaste madeira com isso. faça uns 6 buracos no chão, cada um com 50 cm de profundidade e 1 metro de diâmetro. quando faltar uns 30 cm para completar o buraco encha ele de terra e passe para o próximo. quando precisar de adubo vá até o buraco mais antigo e desenterre a terra fofa e preta. Assim você consegue usar essas madeiras para outra coisa. Obs: se o terreno não tiver muita minhoca compre umas minhocas e jogue antes de tampar o buraco, só precisa colocar minhoca no terreno uma vez, elas reproduzem muito rápido e o húmus delas é excelente para a agricultura.
haha Resumiu minha vida de exatamente um ano pra cá, comprei uma chácara e estou diariamente conciliando minha vida de analista de sistemas com sitiante e praticamente sozinho, a maior verdade dita foi do 21:30 em diante, é exatamente isso, mas enfim, as pessoas me julgam, ate minha família, por estar vivendo essa experiência e minha opinião, vale a pena? COM CERTEZA! Pois somente quem esta vivenciando isso é que realmente conhece a experiência, o SV me ajudou com muitas coisas e certeza que ainda irão ajudar mais. Parabéns pessoal.
Você ta é mais do que certo, não liga para parentes ou amigos negativos que te puxam para baixo siga em frente com o seu objetivo, ja ta bem adiantado! Qua Deus o abençoe...
Há muitos mas, muitos anos atrás eu me lembro de ler uma matéria de um desenvolvedor que trabalhava via satélite e nem saia da chácara dele. Tô falando de pelo menos uns 30 anos atrás.
Julio, como vcs estão com duas caixas e uma ainda não definiram o que fazer, poderia-se separar 28 em cada, pois com certeza iria acelerar o desenvolvimento dos peixes devido a relação de kg peixe/ litros agua.
Criar peixe e muito legal ,apesar de que isso e próprio para quem mora mais ao norte, aqui no sul só vale a pena se tiver em lago. Tilápias são peixes africanos que precisam de calor para ter um desenvolvimento mais rápido. As experiências de vocês são didaticamente legais ,mas de forma alguma são sobrevivêncialistas , dêem uma olhada no canal Eugênio Monesma ,.
Moro na cidade na minha casa crio galinhas, e peixes agora estou investindo em um tanque de geomembrana de 10000 litros o sistema vai girar um uma bomba submersa de 12 mil litros hora e para terminação vou por um soprador de ar, tbm criei porco, tenho Horta e algumas frutiferas como bananas maçã, comprida, e prata, tenho tbm goiaba, abacate, graviola, ahhh inhame tbm rs...possuo un sitio com 120 hectares mas esta em fase de estruturação mas mesmo depois de estruturado vou ter minhas criações em casa meu terreno aqui na cidade é bem pequeno mede 15x40 mas com jeitinho da para fazer, forte abraço!!!
Muito legal. .. sugiro que pesquisem o chamado SISTEMINHA da EMBRAPA.... É uma espécie de autosustentabilidade em pequenas propriedades.... tem criacao de peixe, galinha, porco da Índia, minhocas.........
A redução da produção de ovos no frio se deve justamente a mudança climática, onde as galinhas tem que direcionar mais energia para se aquecer , por isso acontece a redução de ovos. O conforto térmico para galinhas é entre 18 e 25 graus . E galinhas que ficam em piquetes tem economia de cerca 30% de ração.
A questão da diminuição da postura das galinhas no inverno tem a ver com a luz. Pra elas produzirem com regularidade maior (no inverno sempre diminui um pouco) é necessário um programa de luz. Lâmpadas espalhas no galinheiro pra garantir que elas tenham no mínimo umas 12h de luz por dia. Não são muitas lâmpadas, baixa intensidade. Mas com as luzes elas entendem que é dia e mantém o metabolismo mais ativo, e por isso continuam pondo ovos
Com uma chácara dessas podia fazer um acude é encher de peixe de vários espécie é ter canre pra pra sempre, fazer uma horta grande é plantar tudo que e tipo de verdura ,são tão inteligentes e acaba qerendo minizar tanto que acaba resumindo em nada
Julio, no inverno, sobretudo nas latitudes mais altas, a duração do dia se torna bem menor, o fotoperiodo, a galinha precisa de 14 horas de luz para "fabricar" os ovos.
Muito top Julio... Uma dica fique com os galos para ter ovos galados arruma duas galinha garnizer para ser chocadeiras ai vc tera sempre galinhas novas para substituição das mais velhas.
Olá...muito legal o progresso...parabens.... Uma sugestão para vocês mostrarem também...seria o biodigestor caseiro...em escala menor para residências...muito legal...o retorno dele para diversos usos...do gás...adubo...etc..
Da pra integrar o galinheiro com a horta através da "horta circular" com o galinheiro ao centro. O sistema fica sustentável....parte da horta alimenta as galinhas que por sua vez produz esterco para a horta, complementando o adubo que vem das tilápias.
As galinhas produzem menos no inverno por conta da luz. Os olhos delas tem receptores de luz solar que são importantes para a produção e como no inverno nós temos menos horas de sol o organismo delas não consegue fazer o processo completo para uma produção normal. Uma dica é colocar luz artificial dentro do galinheiro com ajuda de um timer ajustando as horas que elas vão precisar para uma produção maior.
A titica da galinha é ótima para as plantas. Use a propria ferragem que sai do galinheiro. Deixe curtir alguns dias e depois coloque na horta. A ferragem e a titica vai ajudar muito suas plantas. Experiência própria 😊 Sucesso!!
Muito legal acompanhar essas conclusões. E sobre pequenos sítios, uma boa opção para criação é cabras, ocupam pequeno espaço físico no terreno, são fáceis de se lidar por serem de pequeno porte, produzem leite e carne!! Outra opção de pequeno porte é criação de codornas , também exigem pouco espaço, e produzem ovos e carne também!
Adoro esse canal, um dos primeiros vídeos que assisti foi o pikete pra galinha com rodas, levar as galinhas onde tem grama....uma amiga que cria galinha me disse que não pode dar alface prá galinha, para porcos e vaca sim a galinha pode morrer.
Eu andei assistindo Varios vídeos, e o que eles falam é que as galinhas produzem pouco no inverno pq escurece mais cedo, simples assim. Coloque luz durante 12 horas que elas voltarão a produzir bastante novamente. Eu vi isso no vídeo de um criador experiente. Espero ter ajudado.
Fala turma, bão? Estamos prestes a nos mudar para um sítio de 5ha, a ideia é desenvolver algumas culturas tbm, vamos iniciar com ovelhas, uma ou duas vacas, um canil de Golden retrivier, galinha, porco e horta!
Julio, se me permitir, talvez a dica possa ser complementada com "pense grande, mas comece pequeno". O que seria isso? Pensa nos projetos que vc quer fazer e pensa como seria ele grande, por exemplo, pensando no espaco que seria para vc fazer grande, mas comeca pequeno para gastar pouco e aprender.
Aqui tenho abelha sem ferrão mas não uso o mel,o importante é pensar em polinizar o planeta...e vcs estão de parabens por pensarem assim tambem,parabens;sim,o importante é sempre usar flores melíferas,isso ajuda muito o meio ambiente.
a ração da galinha pode ser farelo, resto da comida, do tipo arroz, macarrão, couro de galinha, casca do ovo, tudo misturado, com agua, e por incrível que pareça elas amam ovo e couro de galinha. e tbm gostam bastante de folha de banana
Olá Julio! Só uma dica pra vc... suas abelhas sem ferrão são da raça "MANDAÇAIA"... no vídeo vc consome (apenas experimenta) um pouco do mel in natura. Essa especie de abelha tira um pouco do seu alimento de dejetos de outros animais (cocô)... então é recomendado vc pasteurizar o mel antes de consumir (aqueça em banho maria até 65° C e depois deixe descansar até chegar na temperatura ambiente) e armazenar na geladeira (já que o mel delas tem um percentual de água relativamente alto e este pode fermentar em temperatura ambiente por muito tempo). No mais, boa sorte aí e fica na paz! Muito boa a sua iniciativa.
É uma sítio sobrevivencialista, não imagino o pressuposto de retorno financeiro, mas Subsistência em casos de Catástrofes e por consequência quebra da cadeia de abastecimento!!! Refúgio....
As galinhas são sensíveis ao fotoperíodo. Isso é, quando o número de horas de luz por dia está diminuindo (mais ou menos entre o equinócio do outono e o solstício do inverno) elas param ou reduzem muito a postura.
Moro em uma chácara e tenho algumas galinhas Rhodia e um galo, e os ovos que elas produzem são muito gostosos, nem os ovos de galinha caipira que vendem no mercado são tão bons. Atualmente, deixo elas soltas o tempo inteiro, e o que observei foi a diminuição drástica de formigas de hábitos diurnos e outros insetos, e de fato, o consumo de ração caiu bastante. Não tenho hortaliças ao alcance delas, mas elas acabaram com algumas plantas no jardim, então, tem que tomar cuidado com o livre acesso que elas tem às plantas. Já tive problemas com gambás, que além de consumirem os ovos, acabam machucando as galinhas. Esse ano, perdi algumas por diarréia branca, se tiver algum caso desses, entre em contato com quem vendeu as galinhas para indicar algum remédio eficaz. Um outro aspecto das galinhas soltas é que elas dão mais vida à chácara, são uma bela distração.
Júlio. Boa noite. Ótima suas dicas e experiências. Temos um sítio de 16 Hectares em MG. Mas moramos em Limeira -SP. Cara é correria. Uma vez por mês vamos ao Sítio e trabalhamos direto, do dia da chegada ao dia da saída. É roçar, cuidar de 17 novilhas, verificar as mudas, conferir as cercas de divisa, arrumar curral de régua e limpar a casa e voltar para Limeira. Mas logo aposento e a ideia é morar neste sítio e trabalhar lá. Mas como você disse. Começar pequeno e ir aprendendo e aos poucos ir enxergando as melhores possibilidades Mas uma coisa tenho em mente. Quero fazer algumas coisas automáticas. Isto ganhasse tempo e menos esforço físico. Está é minha experiência. Mas muito obrigado.
No inverno diminui a quantidade de ovos devido a duração do dia. Iluminação artificial pode ser uma solução. É o que galpões integralizados utilizam. Meu pai é Avicultor e Veterinário há 33 anos.
Meu querido é só uma sugestão mas no experimento com a farinha você poderia incluir o milho, a mandioca e até a ora-pro-nóbis, que alguns ainda a chamam de "carne de pobre". São plantas que se adaptam muito bem ao nosso clima e que produzem boas farinhas.
Opa.... instalar luz artificial para as galinhas no inverno aumenta a produção....elas precisam de uma certa quantidade de horas de luz pra produzir um ovo. (Até 16 horas luz/dia) Pras galinhas não fugirem do cercado, corte apenas as penas das asas.
As galinhas diminuem a produção de ovos devido a baixa luminosidade, amanhece tarde e escurece cedo, então elas se alimentam menos e a produção diminuí... Se você manter uma boa iluminação no galinheiro e no tratador durante umas 2 horas após escurecer isso pode normalizar a produção... Também tem a época da troca de penas, mas isso é mais isolado. Está tudo muito show, inspiração demais. Abraço
No inverno as galinhas não dão tantos ovos por causa do foto período. A quantia de hora de luz influencia muito, se vc quer uma boa quantia no inverno, bota bicos de luz, mas não de Led, bota os antigos de resistência, os que são amarelo. Mas tb não precisa deixar as 24 hrs ligado, deixa umas 4 horas a mais de luz.
A quantidade de ovos parece estar ligada com a quantidade de luz, se não me engano as galinhas precisam de 16 horas de luz. Aqui na chácara foi o que normalizou a produção de ovos.
Júlio, o fator que determina a postura das galinhas é alimentação e luz, sabendo que o inverno a tendência é menor número de horas luz logo afeta a postura diretamente, para reverter este processo pode-se colocar lâmpadas de led branco, para compensar esta diminuição, é um custo a mais porem é recompensado na postura, lembrando alimentação de qualidade mais fator luz.
As galinhas não colocam ovos no inverno pois elas precisam de uma determinada horas pra fazer um ovo e geralmente no inverno precisa de 2 dias, mas seria ótimo colocar uma luz pois aí ela vai colocar luz todos os dias pois terá mais luz e aí ficaram com a quantidade da produção de ovos
Oi, bom trabalho! Um conselho ou então uma informação. As galinhas diminuem a postura no inverno, porque a quantidade de luz é inferior ao que elas necessitam, o que afeta a biologia do animal e por consequência a colocação dos respetivos ovos. Se quiserem aumentar a produção dos ovos aconselho a que coloquem luz artificial no galinheiro para que assim elas "sejam enganadas a colocar ovos", mas refiro que é uma arte industrial fazer esta "artimanha", pelo que é do ciclo natural das galinhas que assim seja, colocar luz artificial pode de alguma forma prejudicar a saúde das mesmas. Refiro que não li sobre nenhum estudo em relação a este tópico, apenas acho que forçando algum ser vivo a realizar o que ele por natureza já não faz, não deve ser bom para a saúde do mesmo. Continuem e obrigado pelo conteúdo.
As galinhas estão botando menos por conta da diminuição da luz do dia,se você colocar uma lâmpada no galinheiro para completar a luz do dia até 16 horas por dia
Cara, vocês são minha inspiração!! Hoje eu moro em uma casa (nunca morei em casa) e tenho uma pequena horta ou deveria ser. O meu problema é que aqui no sul tem muitas variações de temperatura, granizo, tenho um árvore gigante (mangueira), a qual tenho que ficar limpando todos os dias a horta, pois caem muitas folhas sobre as plantas em crescimento. Fora problema com pássaros, que querem comer os brotos, as lesmas e caracóis.... ou seja ..... uma delícia. Mas sou teimoso e vou refazer tudo novamente. O meu grande problema é não conhecer muita coisa sobre plantações, o pouco que sei apendo com vídeos como os seus. Obrigado por nos inspirar.
Quando no ninho tem apenas um ovo, este é denominado OVO ENDEZ. É o ovo chamariz, estimulante para por mais. No inverno as galinhas põem menos ovos porque OS DIAS SÃO MAIS CURTOS. Para COMPENSAR, é só deixar as lâmpadas acesas até às 19:00 hs, mais ou menos. Na soma, umas 11 ou 12 horas consecutivas.
Boa Meninos. Eu acompanho também um canal ( Família X ) ele tem um cercado de galinhas que tem rotação por um tubo... da uma olhadinha lá. Eles são maneiros também
Júlio se vcs querem polimizar a chácara é mais viável abelhas com ferrão fazendo uma estrutura longe da casa dos animais e de estradas, porém não descartando as abelhas sem ferrão, pois mesmo demorando a produzir mel que é de 1 a 2 anos o mel é muito bom para saúde e na prevenção de doenças, ja as abelhas com ferrão é bem mais rápidas na polinização e na produção de mel ,mas como o intuito segundo vc falou é polinizar não terá problemas desde que elas estejam numa distância considerável da residência e dos animais para não haver possíveis incidentes vcs perceberão que prosperará consideravelmente no platil de frutas e lavouras ainda que em pequena escala. Espero ajudar com essa simples sugestão, sou filho e neto de agricultores que criam abelhas para polinização.
Olá se vc mora no sitio vai ser muito bom e da para organizar melhor suas galinhas para q vc produza e não precise mais comprar ovos. Parabéns amei seu sitio seja feliz.
Faz um teste de ração para suas galinhas. Pesquise sobre o milho hidroponico Vc otimisa e muito transformando 3 kg de milho em mais de 30 kg de ração hidroponica.
Estou começando meu projeto de morar no sítio e percebi q a horta pode trazer uma fonte de renda significativa. Então meu conselho comessem o projeto pela horta de folhas alface por exemplo.
Oi Júlio, tudo bem? Já pensou em suinocultura? Entendo que a propriedade é pequena e isso talvez dificultaria essa criação que demanda um espaço maior para deixá-lo mais distante devido ao odor. Mas ela poderia ser um bom projeto para aproveitar outros recursos na propriedade. Os restos de comida poderiam ser aproveitados, e também há projetos que transformam os dejetos dos porcos em gás de cozinha (Metano). Eu prático a suinocultura para fins comerciais e essa foi a minha entrada para uma vida mais rural. Rsrs Hoje já tenho codornas, galinhas, e em breve abelhas sem ferrão (Meliponicultura). Aprendi muito contigo e seus projetos, principalmente na questão que o resultado é a longo prazo e por temporada. Grande abraço!
Oi Julio! Estou me mudando pra um sítio de 7.000m² Já acompanho há algum tempo seus conteúdos. Dos projetos que vocês compartilharam, eu já tenho como certo, a aquaponia, e a criação de galinhas.. lá, já tem um bom galinheiro pequeno, e vou criá-las soltas. Só terei que achar maneiras de defender de predadores, que eu sei que tem por lá.. Outra coisa importante que terei lá é o minhocário. Penso em fazer o sistema de produção de húmus com o minhocário fechado pra potencializar o sistema, já que vou usar muito do subproduto dele, em um grande pomar. Estamos planejando ter muitas frutíferas e legumes por lá. E meu sistema de aquaponia, eu já idealizei ele da mesma forme que você sugeriu.. com a estufa protegendo as calhas. PS: Não se preocupe com os barulhos das galinhas! Eu prefiro muito mais o vídeo assim com o som delas ao fundo (Ou até pro cima da sua voz) Kkkkkkkk
Fala Marcos! Legal demais, boa sorte na sua jornada meu caro! Como você tem mais espaço vale a pena cogitar a possibilidade de um tanque maior para as tilápias usando as "geomantas", que em termos comparativos vão sair muito mais em conta do que caixas d'água.ABração!
Julio recomendo vc fazer uma criação de tenebrio o rendimento é grande pq elas se reproduzem aos montes e é um excelente suplemento pras galinhas pois é natural e tem muita proteína, isso vai se refletir ainda mais na qualidade dos ovos e no bolso quanto o gasto de ração, vc basicamente vai por pão e biscoito de agua e sal como alimento e substrato e completa com muita farinha de rosca que é super barato.
Olá Júlio, as galinhas e tantas outras aves tem seu período de reprodução diminuído ou inativo durante o inverno, principalmente pela redução de nutrientes e alimentação para o desenvolvimento da prole. Então normalmente as aves selvagens tem o período de reprodução no começo da primavera para aproveitar a maior oferta de alimento, plantas florescendo etc… Tudo para melhor desenvolver a ninhada.
Olá Julio, como engenheiro agrônomo e filho de agricultores, tenho algumas sugestões pra você: A colmeia de abelhas sem ferrão demora entre 1 a 2 anos pra se tornar produtiva, portanto não tenha pressa, ela vai produzir mel logo. Você pode fornecer pasto para os peixes também, como capim elefante e grama, porém não sei se isto se adequa ao sistema de criação em caixa dagua. Como você mora em área semi urbana, galinhas soltas são uma boa ideia. Só tome cuidado quando você comprar seu terreno rural: predadores como raposas, graxains, gatos do mato, etc. são um dos principais empecilhos quando se fala em criar galinhas soltas, dependendo da região. Um dos principais problemas da sua plantação é a falta de luz. Hortaliças produzem proporcionalmente à quantidade de luz solar direta que elas absorvem por dia, então o lugar ideal para o cultivo é o mais ensolarado da propriedade. Outro ponto é cuidar com a época de semeadura: Percebi que você plantou feijão no inverno, o que faz com que a planta se desenvolva de forma mais lenta e produza menos do que se fosse semeado no meio da primavera, por exemplo. Seu trigo está um pouco amarelado e isto provavelmente se deve a falta de nitrogênio. Uma saída interessante é rega-lo com a água dos peixes uma ou duas vezes por semana, pois esta possui muito nitrogênio provindo das fezes dos peixes. Por fim, a minha dica seria você dedicar um tempo, quem sabe até fazer um video sobre plantio de plantas que exigem baixa manutenção, como batata doce, inhame, gengibre, etc. e cujo plantio inicia agora na primavera. São plantas que crescem sozinhas e não requerem muita mão de obra, só cuidado pras galinhas não comerem tudo.
excelente as sugestões do nosso amigo ae, vou até aproveitar o comentário dele pra acrescentar um item invés de escrever dnovo mais ou menos as mesmas coisas... um ponto q acho interessante é separar os peixes menores pois esta muito grande a diferença entre ele msm com essa premissa de ir consumindo aos poucos, ja q a outra caixa esta parada, eu separaria os abaixo de 100g... 120g... pra ele poderem dar uma nutrida, ae depois quando decidir oq colocar na outra caixa juntava eles novamente na msm caixa. Abç!
Que dica valiosa!
Simplesmente, uau.
Obrigado pelas dicas
Assistindo esse canal, me inspirei a plantar alimentos no meu quintal. Plantei mandioca e milho juntos e estou fazendo milho semi hidropônico para as galinhas. Observei que os pés de mandioca que mais estão se desenvolvendo são exatamente aqueles que pegam mais sol.
Po muito top a chácara sv. Eu tenho uma chácara na região de Maringá PR de 2.000 M2. Tenho horta pomar galinha e abelha, vou lá só nos finais de semana mas eu automatizei ela inteira com sonnoff que eu consigo controlar pela Internet, tipo a horta tem os irrigadores com valvula solenoide que liga e desliga automaticamente nos dias sem chuvas. A ração das galinhas apesar que elas ficam soltas e dada no fim do dia para que elas voltem sozinhas ao galinheiro onde ele fecha a porta também controlado automático. A água delas é por meio do bebedor automático aquele que elas apertam com o bico e sai água. O ninho de ovos e inclinado para traz onde leva os ovos para um calha e essa calha é inclinada para o lado onde os ovos caem em uma caixa lateral e ficam guardados. O local onde tenho os canteiros da horta é protegido para elas não invadirem so a plantação de mandioca que fica pra fora onde tenho 30 pés. A composteira copiei de vcs kkk ficou muito boa um up que fiz na minha foi que fui no meio do mato cacei umas minhocas aquelas bem paradas e joguei elas com um pouco de terra lá. Elas já se reproduziram (quando elas se reproduzem demais deixo as galinhas lá por 1 ou 2 dias para controlar) e percebi que aumentou a velocidade de decomposição da matéria orgânica. Mas eu tenho essa chácara desde 2010 e pra chegar onde cheguei demorou uns 7 anos, mas se não começasse os anos iriam passar de qualquer jeito. Hj eu tiro muita comida de lá, seja galinha ovos legumes frutas etc. Consigo vender um pouco e tenho um quartinho lá com bastante conserva, doces de frutas e um freezer onde congelo o excedente dos legumes. Mas do mais parabens a equipe do Sobrevivencialismo. Começam aos poucos até um dia chegar lá.
Fala meu caro! Excelente relato, obrigado pelo tempo para escrevê-lo. Realmente é incrível ver como quanto mais tempo dedicado, mais retorno nós temos. Ter uma chácara é aprender a pensar no longo prazo! Abração!
Cara, eu gostaria MT de ver sua chácara, achei demais!!
Parabéns. Seu relato enche os olhos da gente. Chame o "Chico abelha" pra fazer um vídeo da tua chácara.
Vc poderia um VT para mostrar para gente
lembrando que peixes tbm comem minhoca, diminuindo custo com ração!
Muito bom, comprei uma chácara de 1700m² estou ainda limpando o local, muito trabalho, mas até julho pretendo está morando lá e começar a aventura das criações e cultivos.
Olha o Canal Rancho do Chapéu
@@EduardoWatanabe eu sigo eles tbm
Parabéns pela conquista.
Deus abençoe.
://th-cam.com/video/bQbMJKpvhmE/w-d-xo.html
Cuidado com esse "limpar" amigão. Não se esqueça da cobertura verde ou morta que é preciso pra proteger a terra.
Já vi uma criação de tilápia que o dono botava alguns refletores em volta do açude, e com isso aparecia vários insetos que caiam na água para os peixes comerem.
Aqui também tinham esse costume. A uns 10 anos atrás.
Hoje em dia não se vê mais insetos nos refletores
Dê folhas de bananeira para as galinhas, é um poderoso vermífogo e fonte de cálcio
Júlio, eu moro em um sítio desde pequeno.
E tenho uma dica da hr.
Seguinte se vc quer ter um rendimento alimentício que possa realmente gerar bastante comida tanto pra vc ,quanto para os animais ,faz um roça.
Nela vc pode plantar milho e feijão
Como na roça são dividido em carreiras de plantas, da pra fazer igual a gente faz aqui no interior do Nordeste (Princesa Isabel- Pb ),planta uma carreira de feijão e outra de milho, em 8 a 10 dias ja nasce os brotos de milho e feijão, e outra coisa tmb é otimo plantar fava pois ela da muita baje e é um otimo alimento, a palha do milho, junto com a rama do feijao e fava são otimo alimento para o gado e ate as galinhas aproveita, alem de que o sabugo do milho pode ser utilizado no fogão a lenha para ser combustível.
Bem acho q isso pode te trazer uma nova perspectiva de como tmb utilizar o solo.
Boa sorte e adoro teu canal, o melhor que eu ja assitir
morei os últimos 3 anos numa chácara
comecei criando codornas, mas além delas não conseguirem se defender caso algum animal rompesse o piquete, são mto trabalho pra pouca carne e enjoamos rápido dos ovos.
os melhores ovos de galinha que já comi foi quando as minhas estavam soltas na época de amora. a amoreira de lá ficou muito alta e a maioria dos frutos ia pro chão, elas adoravam.
bananas e limões de várias especies num espaço pequeno faz com que tudo tenha o mesmo gosto, os limões caipira mais doces e as bananas menos enjoativas (vou tentar replicar isso qdo comprar a minha)
5 galinhas dão um coro em qualquer galo ou gato. e assim q o galo criou esporão, nenhum gato ou cachorro pequeno tinha coragem de chegar perto do galinheiro.
milho definitivamente não se dá bem em terreno inclinado - ou vc faz os degraus direito, ou planta no plano
na real, a maioria das coisas que tentei plantar de semente não funcionaram nos desníveis, as mudas duraram até serem atacadas pelas formigas
um pé de acerola bem cuidado da muito mais acerolas do que qualquer pessoa é capaz de consumir
uso tecnologias assistivas para acessar o youtube, pois sou totalmente cego.
fico muito feliz que o canal esteja tendo novos inscritos e crescendo rápido, resultado do importante conteúdo postado!
Parabéns pelo excelente trabalho e por nos trazer um conteúdo tão único e inovador.
Motivado pelo gosto pela área da informática, com meus amigos criei o canal Blind Center, objetivando levar informação e mostrar para as pessoas como os cegos entram nos canais e jogam jogos no computador!
Esse sim é o verdadeiro minecraft da vida real, muito bommm !!!!
Mesmo não colocando as barras, as galinhas voam sobre a tela. Pra não usar tela em cima, tem que cortar as penas das asas. Caras, já estou completando 10 anos que moro em minha chácara. Os 2 primeiros anos, morei sozinho. Apenas com meus cães e cavalos. Depois casei e minha esposa e enteado vieram morar comigo. A chácara fica a 28 km de Brasília e a 10 minutos de uma área urbana. A 10 minutos da chácara, temos Supermercado Atacadão, drogaria, padarias e etc. Nunca me arrependi de vir morar na roça. Por incrível que pareça, passei em um concurso e trabalho a 4 km da chácara. Parece um sonho. Muitos desses projetos eu abri mão pq trabalhando de 8 as 17, de segunda a sexta, não sobra tanto tempo. Mas tenho lá meus 4 cavalos, minhas 9 vaquinhas, algumas galinhas, uns 12 cachorros, o que já consomem um tempo danado e muito... muito dinheiro. Com a crise... pandemia... etc... tudo subiu muito de preço e se eu não quiser me desfazer de boa parte dos meus animais, terei que me dedicar a fazer a chácara produzir pelo menos uma parte da comida deles. Plantar cana, capim, etc. Mas é isso. Com todo custo... morar na roça não tem preço.
Hoje eu moro em Portugal, mas já tive um sítio no interior do RN. Tinha 37 hectares praticamente vazios, já que ele só tinha a casa e instalações precárias para 10 vacas, quando eu o comprei. Melhorámos a casa e pusemos ar condicionado nos quartos e sala de jantar para poder aguentar o calor!!! Chegava aos 40 graus ao almoço...A preço de energia rural, eram à volta de 400 reais por mês...Eu não sabia nada de vida rural a não ser sentir um prazer indescritível por acordar no meio do mato! Ainda me lembro do primeiro dia em que lá acordei. Que maravilha! Comprei100 pintos fêmeas (quase todos) que cresceram em Natal, e depois levei-os para o sítio.
Lá foram crescendo à solta. A partir dos seis meses aproximadamente começaram a aparecer os ovos. Depois comprei umas vacas. Tudo era uma felicidade e um brinquedo...eu estava ali para aprender e contei com a grande ajuda dum trabalhador rural da vizinhança. Três anos seguidos de seca (que acabaram por ser seis) acabaram com a minha alegria. Vendi o sítio ao trabalhador rural e vim com a família para Portugal, onde nasci. Aqui sonho com um pequeno sítio, mas é só um sonho por enquanto. Pormenor, que é um pormaior, a minha mulher não gosta de mato...
Eu aposentei e comprei um sítio com um poço de peixe enorme,9 pés de jabuticabas,muitas bananas, galinhas.
Não vejo lucro,só serviço,ar puro.
Moro sozinho aqui mas me distrai e me complementa
Bom dia sempre acompanhando seus vídeos!! Estamos te assistindo daqui da Cordilheira dos Andes Venezuelana em um vale ermo e isolado cercado de onças e ursos onde nosso único meio para te ver é a antena de internet por satélite! Grande abraço!
A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! EU CREIO,TOMO POSSE E RECEBO NO NOME ACIMA DE TODOS OS NOMES O NOME E PELO SANGUE DE JESUS RECEBEMOS AS NOSSAS BÊNÇÃOS MILAGRES E VITÓRIAS DA PARTE DE DEUS CONQUISTAREMOS MAIS E MAIS ASSIM SEJA AMÉM.
Olá Júlio . Estamos fazendo a mesma experiência de mudança para um sítio. Compramos uma área de 4900m², e pretendemos fazer tudo o que vocês estão fazendo no canal. Por enquanto, só arrumar e capinar uma área tão grande já absorve bastante. Para um casal de meia idade, é pedreira. Mas estamos animados e dispostos. Abraços.
julio, as larvas da composteira podem ser usadas como alimento para as galinhas, isso reduz o consumo de ração e são uma exelente fonte de proteinas pra elas. Basta colocar uma armadilha de vinagre e detergente dentro da composteira, e em dois ou trés dias ja vai ter capturado todas ( ou a maioria) as larvas.
parabéns, muito legal esse vídeo, seria legal postar as atualizações dos projetos aqui na descrição ou no primeiro comentário fixado, show de bola esse canal!
Caro Julio , no intuito de contribuir , tem alguns projetos americanos de chicken tractor feitos com canos de PVC ,acho que seriam mais viáveis que esses de metalon que sugeriste ! Abraço e sucesso na nova empreitada , agora própria
Moro numa pequena onde gravo os vídeos e tenho sonho de te pequeno lago de Geomembrana
Sobre as galinhas, no sítio aqui do meu sogro, foi feito um planejamento e antes de coloca-las, foi plantado milho 3 safras, hoje o custo de postura é zero.
Isso me lembra uma frase que eu ouvi a bastante tempo atrás: "O pior projeto do mundo é melhor do que nenhum" afinal, um projeto ruim pode ser melhorado agora, fazer de qualquer jeito pode consumir muito tempo e recursos financeiros.
o que é postura?
Depois que vcs soltaram as galinhas, os videos ficaram até mais divertidos. Inclusive, é até gracioso notar que as galinhas, gratas pela vida em liberdade, estão participando quando vcs executam as tarefas. Elas os acompanham e, até parecem dar um olá para a câmera.
a dois anos atrás me mudei pra um sitio com minha familia. Tem uns 7000 metros. O Sitio estava abandonado e tem muita coisa pra fazer. Só de aterro já foram 6 caçambas pra nivelar o meio do terreno. Está valendo muito a pena, porque a qualidade de vida é outra. As crianças brincam com segurança. Temos nossos bichos e plantações. A Economia é grande em alimentos, mas ao mesmo tempo pra sustentar a familia, é necessario muito alimento plantado. Então ainda não conseguimos sustentabilidade completa. Como depois de um ano as galinhas param de botar, já estamos na 3ª geração de frangos. Em breve vou adicionar cabras e Porcos no Sitio para carne e banha.
Eu recomendo viver num sitio. É dificil, complicado, dá trabalho, mas é muito compensador.
Fala Andre! Baita relato, é exatamente isso que estamos experimentando na prática. Tolo é quem acha que vai ser "simples" plantar tudo o que precisa para comer...rs. ABração!
Vou todo ano para o sul da Bahia na fazenda da minha sogra de são Paulo até lá são 1700 km
Lá ela cria muitas galinhas caipira sem ração todas são soltas e comem de tudo no pasto e resto de todos legumes frutas em geral aí a noite elas entram no galinheiro por si só aí é só ir lá trancar depois das 18hs para os cachorros não as come Las
Os ovos são super saborosos gema duríssima e a casaca amarelo escuro e tbm dura.
Julio Lobo fica a dica .
Júlio!!! Minha experiência em criação de peixes amadora.... os peixes grandes . Estão grandes porque eles são corajosos para ir a superfície comer a ração... os pequenos são medrosos.. e não ficarão corajosos com o tempo .. Então já coma logo os menores. Para que você não perca tempo e nem ração com eles... Os menores não se desenvolverão a ponto de te dar um custo benefício positivo .... Só uma dica ! Parabéns.
Cara na composteira depois muda para produção de biogás usando os dejetos e folhagens podendo abastecer o gerador e abastecendo os botijões curte aí para eles verem 😉
Júlio, tenho compostagem no meu terreno a anos. Não gaste madeira com isso. faça uns 6 buracos no chão, cada um com 50 cm de profundidade e 1 metro de diâmetro. quando faltar uns 30 cm para completar o buraco encha ele de terra e passe para o próximo. quando precisar de adubo vá até o buraco mais antigo e desenterre a terra fofa e preta. Assim você consegue usar essas madeiras para outra coisa.
Obs: se o terreno não tiver muita minhoca compre umas minhocas e jogue antes de tampar o buraco, só precisa colocar minhoca no terreno uma vez, elas reproduzem muito rápido e o húmus delas é excelente para a agricultura.
haha Resumiu minha vida de exatamente um ano pra cá, comprei uma chácara e estou diariamente conciliando minha vida de analista de sistemas com sitiante e praticamente sozinho, a maior verdade dita foi do 21:30 em diante, é exatamente isso, mas enfim, as pessoas me julgam, ate minha família, por estar vivendo essa experiência e minha opinião, vale a pena? COM CERTEZA! Pois somente quem esta vivenciando isso é que realmente conhece a experiência, o SV me ajudou com muitas coisas e certeza que ainda irão ajudar mais. Parabéns pessoal.
Morar em sítio é bom demais!
Você ta é mais do que certo, não liga para parentes ou amigos negativos que te puxam para baixo siga em frente com o seu objetivo, ja ta bem adiantado! Qua Deus o abençoe...
NOSSA... você falou EXATAMENTE o que eu precisava ler!!!!
Vou perder o receio de lutar pelo meu "taquinho de terra"!!!... ❤️❤️
Há muitos mas, muitos anos atrás eu me lembro de ler uma matéria de um desenvolvedor que trabalhava via satélite e nem saia da chácara dele. Tô falando de pelo menos uns 30 anos atrás.
Programador aqui e não paro de flertar com essa vida no campo. Se passaram dois anos do seu comentário. Como andam as coisas por aí?
Julio, como vcs estão com duas caixas e uma ainda não definiram o que fazer, poderia-se separar 28 em cada, pois com certeza iria acelerar o desenvolvimento dos peixes devido a relação de kg peixe/ litros agua.
E ja aproveita da uma classificada nos peixes por tamanho
Pois é. Achei q iam separar ou colocar mais peixes.
Exatamente... Isso em piscicultura chama-se repicagem...
@@tiagoorbolato1216 achei que era repescagem... 😂😂
Criar peixe e muito legal ,apesar de que isso e próprio para quem mora mais ao norte, aqui no sul só vale a pena se tiver em lago. Tilápias são peixes africanos que precisam de calor para ter um desenvolvimento mais rápido. As experiências de vocês são didaticamente legais ,mas de forma alguma são sobrevivêncialistas , dêem uma olhada no canal Eugênio Monesma ,.
Hoje estou na cidade,MAS ja VIVI muito no sítio,criei galinhas soltas e punha criolina na água uma vez por semana e com isto nunca perdi por doença
Amigo..... Muito jóia.
Realista, prático, objetivo.
Mais um inscrito
Já vi pesquisas que mostram que criar tilápia em tanques é possível porém não é viável economicamente.
Moro na cidade na minha casa crio galinhas, e peixes agora estou investindo em um tanque de geomembrana de 10000 litros o sistema vai girar um uma bomba submersa de 12 mil litros hora e para terminação vou por um soprador de ar, tbm criei porco, tenho Horta e algumas frutiferas como bananas maçã, comprida, e prata, tenho tbm goiaba, abacate, graviola, ahhh inhame tbm rs...possuo un sitio com 120 hectares mas esta em fase de estruturação mas mesmo depois de estruturado vou ter minhas criações em casa meu terreno aqui na cidade é bem pequeno mede 15x40 mas com jeitinho da para fazer, forte abraço!!!
Muito legal. .. sugiro que pesquisem o chamado SISTEMINHA da EMBRAPA.... É uma espécie de autosustentabilidade em pequenas propriedades.... tem criacao de peixe, galinha, porco da Índia, minhocas.........
Eu quero ir morar na chácara que estou construindo se Deus quiser 🙏🙏🙏
Parabéns 👏 um sonho ❤️❤️ parabéns que Deus continue nós abençoando e iluminando sempre 🙌🙌
A redução da produção de ovos no frio se deve justamente a mudança climática, onde as galinhas tem que direcionar mais energia para se aquecer , por isso acontece a redução de ovos. O conforto térmico para galinhas é entre 18 e 25 graus . E galinhas que ficam em piquetes tem economia de cerca 30% de ração.
A questão da diminuição da postura das galinhas no inverno tem a ver com a luz. Pra elas produzirem com regularidade maior (no inverno sempre diminui um pouco) é necessário um programa de luz. Lâmpadas espalhas no galinheiro pra garantir que elas tenham no mínimo umas 12h de luz por dia. Não são muitas lâmpadas, baixa intensidade. Mas com as luzes elas entendem que é dia e mantém o metabolismo mais ativo, e por isso continuam pondo ovos
Com uma chácara dessas podia fazer um acude é encher de peixe de vários espécie é ter canre pra pra sempre, fazer uma horta grande é plantar tudo que e tipo de verdura ,são tão inteligentes e acaba qerendo minizar tanto que acaba resumindo em nada
Parabéns Júlio tudo top das galáxias 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏✋👀❤🙏
Julio, no inverno, sobretudo nas latitudes mais altas, a duração do dia se torna bem menor, o fotoperiodo, a galinha precisa de 14 horas de luz para "fabricar" os ovos.
Linda chácara, parabéns.
Muito top Julio... Uma dica fique com os galos para ter ovos galados arruma duas galinha garnizer para ser chocadeiras ai vc tera sempre galinhas novas para substituição das mais velhas.
Olá...muito legal o progresso...parabens....
Uma sugestão para vocês mostrarem também...seria o biodigestor caseiro...em escala menor para residências...muito legal...o retorno dele para diversos usos...do gás...adubo...etc..
Planta capim kurimin corta e fornece para as galinhas, é fácil e barato demais.
Da pra integrar o galinheiro com a horta através da "horta circular" com o galinheiro ao centro.
O sistema fica sustentável....parte da horta alimenta as galinhas que por sua vez produz esterco para a horta, complementando o adubo que vem das tilápias.
As galinhas produzem menos no inverno por conta da luz. Os olhos delas tem receptores de luz solar que são importantes para a produção e como no inverno nós temos menos horas de sol o organismo delas não consegue fazer o processo completo para uma produção normal. Uma dica é colocar luz artificial dentro do galinheiro com ajuda de um timer ajustando as horas que elas vão precisar para uma produção maior.
A titica da galinha é ótima para as plantas. Use a propria ferragem que sai do galinheiro. Deixe curtir alguns dias e depois coloque na horta. A ferragem e a titica vai ajudar muito suas plantas. Experiência própria 😊 Sucesso!!
Muito legal acompanhar essas conclusões.
E sobre pequenos sítios, uma boa opção para criação é cabras, ocupam pequeno espaço físico no terreno, são fáceis de se lidar por serem de pequeno porte, produzem leite e carne!! Outra opção de pequeno porte é criação de codornas , também exigem pouco espaço, e produzem ovos e carne também!
Adoro esse canal, um dos primeiros vídeos que assisti foi o pikete pra galinha com rodas, levar as galinhas onde tem grama....uma amiga que cria galinha me disse que não pode dar alface prá galinha, para porcos e vaca sim a galinha pode morrer.
Eu andei assistindo Varios vídeos, e o que eles falam é que as galinhas produzem pouco no inverno pq escurece mais cedo, simples assim. Coloque luz durante 12 horas que elas voltarão a produzir bastante novamente. Eu vi isso no vídeo de um criador experiente. Espero ter ajudado.
Fala turma, bão? Estamos prestes a nos mudar para um sítio de 5ha, a ideia é desenvolver algumas culturas tbm, vamos iniciar com ovelhas, uma ou duas vacas, um canil de Golden retrivier, galinha, porco e horta!
Julio, se me permitir, talvez a dica possa ser complementada com "pense grande, mas comece pequeno". O que seria isso? Pensa nos projetos que vc quer fazer e pensa como seria ele grande, por exemplo, pensando no espaco que seria para vc fazer grande, mas comeca pequeno para gastar pouco e aprender.
Essas galinhas são maravilhosas, mansinhas 😍
Aqui tenho abelha sem ferrão mas não uso o mel,o importante é pensar em polinizar o planeta...e vcs estão de parabens por pensarem assim tambem,parabens;sim,o importante é sempre usar flores melíferas,isso ajuda muito o meio ambiente.
a ração da galinha pode ser farelo, resto da comida, do tipo arroz, macarrão, couro de galinha, casca do ovo, tudo misturado, com agua, e por incrível que pareça elas amam ovo e couro de galinha. e tbm gostam bastante de folha de banana
Olá Julio! Só uma dica pra vc... suas abelhas sem ferrão são da raça "MANDAÇAIA"... no vídeo vc consome (apenas experimenta) um pouco do mel in natura. Essa especie de abelha tira um pouco do seu alimento de dejetos de outros animais (cocô)... então é recomendado vc pasteurizar o mel antes de consumir (aqueça em banho maria até 65° C e depois deixe descansar até chegar na temperatura ambiente) e armazenar na geladeira (já que o mel delas tem um percentual de água relativamente alto e este pode fermentar em temperatura ambiente por muito tempo). No mais, boa sorte aí e fica na paz! Muito boa a sua iniciativa.
Uma boa dica pra você é o "sisteminha da EMBRAPA"... dá uma pesquisada, vc vai gostar!
É uma sítio sobrevivencialista, não imagino o pressuposto de retorno financeiro, mas Subsistência em casos de Catástrofes e por consequência quebra da cadeia de abastecimento!!! Refúgio....
As galinhas são sensíveis ao fotoperíodo. Isso é, quando o número de horas de luz por dia está diminuindo (mais ou menos entre o equinócio do outono e o solstício do inverno) elas param ou reduzem muito a postura.
Júlio ....sobre as galinhas cortas uma das asas delas para não voar .pesquisa sobre isso abraço
Julio, cria um pequeno espaço pra vc cultivar o molho hidroponico pras galinhas, além da economia vc tem uma grande fonte de alimentação.
no sisteminha vc consome peixes a partir de 200gr e resolve todos os seus problemas, é o site fazendinha de quintal é para atualização do sisteminha
Moro em uma chácara e tenho algumas galinhas Rhodia e um galo, e os ovos que elas produzem são muito gostosos, nem os ovos de galinha caipira que vendem no mercado são tão bons. Atualmente, deixo elas soltas o tempo inteiro, e o que observei foi a diminuição drástica de formigas de hábitos diurnos e outros insetos, e de fato, o consumo de ração caiu bastante. Não tenho hortaliças ao alcance delas, mas elas acabaram com algumas plantas no jardim, então, tem que tomar cuidado com o livre acesso que elas tem às plantas. Já tive problemas com gambás, que além de consumirem os ovos, acabam machucando as galinhas. Esse ano, perdi algumas por diarréia branca, se tiver algum caso desses, entre em contato com quem vendeu as galinhas para indicar algum remédio eficaz. Um outro aspecto das galinhas soltas é que elas dão mais vida à chácara, são uma bela distração.
No trator de galinha faria utilizando pvc e algumas conexões, bem fixado iria ficar bem legal tbm. Chácara tá top, boa sorte com o projeto de vcs👍👍🙏
Top demais.... A cada dia surpreendendo mais. Parabéns pelo belo trabalho!!!
Quero iniciar a minha própria horta, obrigado pela explicação
IRMÃO FAZ UMA UMA CRIAÇÃO DE MINHOCAS NA COMPOSTAGEM, VAI ACELERAR A DECOMPOSIÇÃO E VC VAI TER COMIDA PRAS GALINHAS E PRA TILÁPIAS
Júlio. Boa noite.
Ótima suas dicas e experiências.
Temos um sítio de 16 Hectares em MG. Mas moramos em Limeira -SP. Cara é correria. Uma vez por mês vamos ao Sítio e trabalhamos direto, do dia da chegada ao dia da saída. É roçar, cuidar de 17 novilhas, verificar as mudas, conferir as cercas de divisa, arrumar curral de régua e limpar a casa e voltar para Limeira.
Mas logo aposento e a ideia é morar neste sítio e trabalhar lá. Mas como você disse. Começar pequeno e ir aprendendo e aos poucos ir enxergando as melhores possibilidades Mas uma coisa tenho em mente. Quero fazer algumas coisas automáticas. Isto ganhasse tempo e menos esforço físico.
Está é minha experiência.
Mas muito obrigado.
No inverno diminui a quantidade de ovos devido a duração do dia. Iluminação artificial pode ser uma solução. É o que galpões integralizados utilizam. Meu pai é Avicultor e Veterinário há 33 anos.
Tenho um terreno de 20 equi, agora assistindo ,percebi a importancia desse terreno , ainda penseo em vender ,olha que loucura.
Meu querido é só uma sugestão mas no experimento com a farinha você poderia incluir o milho, a mandioca e até a ora-pro-nóbis, que alguns ainda a chamam de "carne de pobre". São plantas que se adaptam muito bem ao nosso clima e que produzem boas farinhas.
Se faltar emergia eletrica como faz com os peixes, tem um gerador
Que sonho essa chácara, parabéns!!
Boa noite amigo isso chama organização, ótima idéia 💚
Opa.... instalar luz artificial para as galinhas no inverno aumenta a produção....elas precisam de uma certa quantidade de horas de luz pra produzir um ovo. (Até 16 horas luz/dia)
Pras galinhas não fugirem do cercado, corte apenas as penas das asas.
As galinhas diminuem a produção de ovos devido a baixa luminosidade, amanhece tarde e escurece cedo, então elas se alimentam menos e a produção diminuí... Se você manter uma boa iluminação no galinheiro e no tratador durante umas 2 horas após escurecer isso pode normalizar a produção... Também tem a época da troca de penas, mas isso é mais isolado. Está tudo muito show, inspiração demais. Abraço
Uma doce realidade amigo, parabéns 👏👏👏
No inverno as galinhas não dão tantos ovos por causa do foto período. A quantia de hora de luz influencia muito, se vc quer uma boa quantia no inverno, bota bicos de luz, mas não de Led, bota os antigos de resistência, os que são amarelo. Mas tb não precisa deixar as 24 hrs ligado, deixa umas 4 horas a mais de luz.
É um laboratório muito legal para quem tem vontade de fazer a transição mas não tem experiência.
A quantidade de ovos parece estar ligada com a quantidade de luz, se não me engano as galinhas precisam de 16 horas de luz. Aqui na chácara foi o que normalizou a produção de ovos.
Júlio, o fator que determina a postura das galinhas é alimentação e luz, sabendo que o inverno a tendência é menor número de horas luz logo afeta a postura diretamente, para reverter este processo pode-se colocar lâmpadas de led branco, para compensar esta diminuição, é um custo a mais porem é recompensado na postura, lembrando alimentação de qualidade mais fator luz.
As galinhas não colocam ovos no inverno pois elas precisam de uma determinada horas pra fazer um ovo e geralmente no inverno precisa de 2 dias, mas seria ótimo colocar uma luz pois aí ela vai colocar luz todos os dias pois terá mais luz e aí ficaram com a quantidade da produção de ovos
Oi, bom trabalho! Um conselho ou então uma informação. As galinhas diminuem a postura no inverno, porque a quantidade de luz é inferior ao que elas necessitam, o que afeta a biologia do animal e por consequência a colocação dos respetivos ovos. Se quiserem aumentar a produção dos ovos aconselho a que coloquem luz artificial no galinheiro para que assim elas "sejam enganadas a colocar ovos", mas refiro que é uma arte industrial fazer esta "artimanha", pelo que é do ciclo natural das galinhas que assim seja, colocar luz artificial pode de alguma forma prejudicar a saúde das mesmas. Refiro que não li sobre nenhum estudo em relação a este tópico, apenas acho que forçando algum ser vivo a realizar o que ele por natureza já não faz, não deve ser bom para a saúde do mesmo. Continuem e obrigado pelo conteúdo.
As galinhas estão botando menos por conta da diminuição da luz do dia,se você colocar uma lâmpada no galinheiro para completar a luz do dia até 16 horas por dia
Cara, vocês são minha inspiração!! Hoje eu moro em uma casa (nunca morei em casa) e tenho uma pequena horta ou deveria ser. O meu problema é que aqui no sul tem muitas variações de temperatura, granizo, tenho um árvore gigante (mangueira), a qual tenho que ficar limpando todos os dias a horta, pois caem muitas folhas sobre as plantas em crescimento. Fora problema com pássaros, que querem comer os brotos, as lesmas e caracóis.... ou seja ..... uma delícia. Mas sou teimoso e vou refazer tudo novamente. O meu grande problema é não conhecer muita coisa sobre plantações, o pouco que sei apendo com vídeos como os seus. Obrigado por nos inspirar.
No sul é tudo mais difícil pra quem quer viver vida rural, sou feliz por ser do Norte e ter terra muito fértil
Quando no ninho tem apenas um ovo, este é denominado OVO ENDEZ. É o ovo chamariz, estimulante para por mais. No inverno as galinhas põem menos ovos porque OS DIAS SÃO MAIS CURTOS. Para COMPENSAR, é só deixar as lâmpadas acesas até às 19:00 hs, mais ou menos. Na soma, umas 11 ou 12 horas consecutivas.
Boa Meninos.
Eu acompanho também um canal ( Família X ) ele tem um cercado de galinhas que tem rotação por um tubo... da uma olhadinha lá. Eles são maneiros também
Júlio se vcs querem polimizar a chácara é mais viável abelhas com ferrão fazendo uma estrutura longe da casa dos animais e de estradas, porém não descartando as abelhas sem ferrão, pois mesmo demorando a produzir mel que é de 1 a 2 anos o mel é muito bom para saúde e na prevenção de doenças, ja as abelhas com ferrão é bem mais rápidas na polinização e na produção de mel ,mas como o intuito segundo vc falou é polinizar não terá problemas desde que elas estejam numa distância considerável da residência e dos animais para não haver possíveis incidentes vcs perceberão que prosperará consideravelmente no platil de frutas e lavouras ainda que em pequena escala.
Espero ajudar com essa simples sugestão, sou filho e neto de agricultores que criam abelhas para polinização.
Julio, põe camarões juntos com os peixes para se alimentar dos dejetos ... vai sujar menos o decantador
Olá se vc mora no sitio vai ser muito bom e da para organizar melhor suas galinhas para q vc produza e não precise mais comprar ovos.
Parabéns amei seu sitio seja feliz.
Faz um teste de ração para suas galinhas.
Pesquise sobre o milho hidroponico
Vc otimisa e muito transformando 3 kg de milho em mais de 30 kg de ração hidroponica.
Estou começando meu projeto de morar no sítio e percebi q a horta pode trazer uma fonte de renda significativa. Então meu conselho comessem o projeto pela horta de folhas alface por exemplo.
Usa vespa soldado negra na alimentação das galinhas
Julio, faz cerca elétrica para gado com 2 fios pode ficar menor que 1 metro
Moro no Campo a 1 ano e 6 meses. Não volto pra morar na cidade nem sob ameaça. É difícil? muito! Dá trabalho? demais! Mas vale cada suspiro.
Julio só cortar um pouco a parte de trás de leve, de um lado das asas das galinhas que elas não conseguem mais voar.
Temos, chácara, passamos os finais de semana a intenção é morar nela fazer hortas e viver lá
Oi Júlio, tudo bem?
Já pensou em suinocultura? Entendo que a propriedade é pequena e isso talvez dificultaria essa criação que demanda um espaço maior para deixá-lo mais distante devido ao odor. Mas ela poderia ser um bom projeto para aproveitar outros recursos na propriedade. Os restos de comida poderiam ser aproveitados, e também há projetos que transformam os dejetos dos porcos em gás de cozinha (Metano). Eu prático a suinocultura para fins comerciais e essa foi a minha entrada para uma vida mais rural. Rsrs
Hoje já tenho codornas, galinhas, e em breve abelhas sem ferrão (Meliponicultura).
Aprendi muito contigo e seus projetos, principalmente na questão que o resultado é a longo prazo e por temporada.
Grande abraço!
Oi Julio!
Estou me mudando pra um sítio de 7.000m²
Já acompanho há algum tempo seus conteúdos. Dos projetos que vocês compartilharam, eu já tenho como certo, a aquaponia, e a criação de galinhas.. lá, já tem um bom galinheiro pequeno, e vou criá-las soltas. Só terei que achar maneiras de defender de predadores, que eu sei que tem por lá..
Outra coisa importante que terei lá é o minhocário. Penso em fazer o sistema de produção de húmus com o minhocário fechado pra potencializar o sistema, já que vou usar muito do subproduto dele, em um grande pomar. Estamos planejando ter muitas frutíferas e legumes por lá.
E meu sistema de aquaponia, eu já idealizei ele da mesma forme que você sugeriu.. com a estufa protegendo as calhas.
PS: Não se preocupe com os barulhos das galinhas! Eu prefiro muito mais o vídeo assim com o som delas ao fundo (Ou até pro cima da sua voz) Kkkkkkkk
Fala Marcos! Legal demais, boa sorte na sua jornada meu caro! Como você tem mais espaço vale a pena cogitar a possibilidade de um tanque maior para as tilápias usando as "geomantas", que em termos comparativos vão sair muito mais em conta do que caixas d'água.ABração!
Julio recomendo vc fazer uma criação de tenebrio o rendimento é grande pq elas se reproduzem aos montes e é um excelente suplemento pras galinhas pois é natural e tem muita proteína, isso vai se refletir ainda mais na qualidade dos ovos e no bolso quanto o gasto de ração, vc basicamente vai por pão e biscoito de agua e sal como alimento e substrato e completa com muita farinha de rosca que é super barato.
Olá Júlio, as galinhas e tantas outras aves tem seu período de reprodução diminuído ou inativo durante o inverno, principalmente pela redução de nutrientes e alimentação para o desenvolvimento da prole. Então normalmente as aves selvagens tem o período de reprodução no começo da primavera para aproveitar a maior oferta de alimento, plantas florescendo etc… Tudo para melhor desenvolver a ninhada.