Não sou conhecedor do tema, mas sim, apenas um torcedor. Eu penso que a SAF deve prever algumas coisas, que vão além de uma empresa comum. Por trás de uma SAF, tem um clube e uma história. Sem o clube, sua história e torcida, nao tem SAF. Então, tem que ter garantias mínimas de que, mesmo se transformando em empresa, essa empresa pode até vir a se extinta, mas o clube o seu futebol, devem continuar a existir. Ideal seria melhor gestão, mais responsabilidades nao somente com a parte financeira, mas também com a história do futebol, que é cultura nacional.
3 ปีที่แล้ว +2
Sem dúvida Adelmo deve haver essa preocupação. Uma das formas que os clubes podem "se garantir" é mantendo parte da SAF em seu poder. Isso pode impedir algumas decisões que impactem na imagem construída pelo clube original. Mas o mais importante é o que vc citou no final: melhor gestão e mais responsabilidade. A SAF não vai salvar nenhum clube mal administrado se ela mantiver os mesmos "defeitos" conhecidos. SAF não é o fim. É um dos meios de se recuperar um clube. Desde que haja profissionalismo. Abraço!
Acho que o que menos importa é o formato jurídico: SAF, associativo… Se a criação da SAF se revestir de um simbolismo, como espécie de ponto de partida para o clube adotar novos critérios de gestão e requisitos de governança, aí, sim, o negócio vai para frente. O Flamengo, por exemplo, inicialmente criou essa nova estrutura e a fortaleceu para que pudesse constituir a base para um novo clube. Mas se a SAF for mera expectativa de aporte de recursos do sócio privado, como forma de fazer contratações de peso imediatamente, aí tem tudo para dar errado. A melhor coisa que o Bandeira de Melo fez no Flamengo foi alinhar a expectativa com a torcida: nosso campeonato este ano é tirar as certidões negativas, disse ele. Dali, ele começou a correr atrás da documentação de clube formador, que veio a possibilitar num momento futuro importante receita de venda de jovens jogadores como Vini Jr, Paquetá, Renier entre outros. Ainda buscou os credores, como Romário, Joel, dentre outros, para chegarem a um acordo pra dívida. Já vi relatos de ambos dizendo que o Fla pagou o acordo direitinho, de grana que eles nem mais esperavam receber. Isso desafogou o clube dos bloqueios de receita que as ações trabalhistas impunham. Depois, terminou a obra do CT para, em menos de dois anos, fazer um melhor ainda. Só a partir da segunda metade do segundo mandato começou a se preocupar com reforços de peso, como Diego, Éverton Ribeiro e Diego Alves. Vejo muitos torcedores do Botafogo e Vasco clamando por reforços. Eles têm que exigir a formação de uma base administrativa forte, que não venha a ruir com o tempo. Dinheiro acaba rápida. Uma base sólida se pereniza e faz o clube prosperar.
Muito lúcido. Eu sou São Paulino e discuto esse assunto as vezes. O SPFC é um time que está sempre sendo alvo desse tipo de discussão. Infelizmente tem muito, mas muito torcedor que apoia o SPFC vender tudo e partir pro tudo ou nada de olhos fechados.. Eu por achar isso imprudente, já fui xingado até minha décima geração... Já li xingamentos que eu nunca imaginei ouvir na vida... Ainda bem que não sou uma pessoa pública senão eu poderia ser cancelado até ser morto na rua por algum torcedor São Paulino débil mental.
Times médios acostumados a serem rebaixados ou ficarem abaixo do décimo lugar na série em que disputa só tem um jeito que é a saf. Tem times que nenhum jogador quer jogar porque não tem certeza que vão receber . A saf dá uma credibilidade melhor aos clubes . A saf é como dizia tiririca , pior do que está não fica .
Boa análise. Mas infelizmente o torcedor dos grandes Clubes estão acreditando que essa é a única tábua de salvação. O problema é que é uma decisão irreversível.
3 ปีที่แล้ว +2
E parte da culpa dessa crença é dos próprios clubes e imprensa. Existe uma euforia exagerada de alguns achando que vão aparecer bilhões em $ no Brasil pra serem investidos no futebol. E que isso vai salvar a todos! Abraço!
Oque eu tô vendo é só mais trambicagem kkkkk os caras querendo comprar os clube pagando preço de banana , parcelado e as dívidas do clube nem serão pagas. Ronaldo mesmo vai pagar as do cruzeiro parceladas, com dinheiro do próprio cruzeiro kkkkk pra mim parece estranho
Sim, acredito q/ times como os q/ passaram p/ SAF se subirem p/ série A não descem mais p/ série B, mais não terão esta força p/ ganharem tudo é óbvio que o objetivo da SAF é lucro e não títulos.
Acredito que os problemas dos clubes em relação as suas finanças é proveniente de má gestão e transparência, infelizmente tudo gira em torno de interesses pessoais por parte dos dirigentes, se não fosse por conta disso esse modelo empresarial da SAF não estaria repercutindo tanto. Eu entendo que alguns clubes por não se organizarem, terão que se submeter a SAF. Quero deixar bem claro que a problemática não está no regime existente das associações civis em que a maioria dos clubes brasileiros estão enquadrados, mas sim na má gestão dos clubes. A SAF possibilita o aumento do capital por meio da injeção de investimentos, no entanto os custos são bem maiores sem comparado com as associações civis.
Graças a Deus em 2013 bandeira de Mello e outros dirigentes entenderam q o flamengo não podia continuar daquele jeito. Hoje estamos com um excelente time, dívidas em dias salários também. No caso do meu time não precisou da Saf.abraço deixei meu like.
2 ปีที่แล้ว
Muito obrigado pelo like Giovanni!!! Realmente o Flamengo é hoje um dos clubes que não precisam ter pressa pra dar esse passo. Talvez mais à frente, num projeto diferente, sem necessidade de passar o controle pra um investidor, seja interessante pra captar recursos. Mas acho que ainda vai demorar um pouco. Abraço!
Vai ser uma maravilha alguém comprar um time, mudar as cores colocando a do rival, depois indo à falência, ou simplesmente fechando as atividades do clube e não liberando a marca como a Ford fez com a Troller, simplesmente fechou a fábrica e não vende a marca para alguém tocar em frente.
3 ปีที่แล้ว +4
Existem algumas "amarras" pra impedir que se mudem alguns pontos sensíveis, como mudança de cor de uniforme, hino, mudanças de cidade etc. Um dos motivos aliás de não se vender 100% da SAF... Quanto a esta questão acho quase impossível acontecer. Agora, em relação à falência (que agora pode acontecer porque é uma empresa), esse risco existe. Por isso não basta criar um CNPJ novo. É preciso ter uma gestão profissional. Abraço!
Os clubes brasileiros seguem se enforcando ano após ano, mesmo com o aceno do governo para fazer vista grossa para o perdão de dividas de todos os clubes. Não existe bala de prata, mas também vermos os clubes com dividas impagaveis sem ter um responsável legalmente para responder por má administração, até casos de lesar o clube. A SAF não é perfeita mas é um grande passo sim para a profissionalização justamente pelo fato de alguém ser responsavel o que os clubes hoje não tem.
Pra alguns clubes é salvação,como Cruzeiro, Botafogo e outros que não tem mais solução, não tem mais o que fazer financeiramente e que são desastrosamente administrados.Para o Flamengo hoje é desnecessário,como seria pro Corinthians sem dívidas e para o Palmeiras.Pode ser um negócio muito bom para um clube organizado e que precisa apenas de investimento para ser mais competitivo,como Atlético Paranaense.
So tem 3 titulos que esses times podem disputar entre si: Brasileirao, Copa do Brasil e Libertadores. Muita SAF pra pouco titulo. Nao ha' como ser lucrativo pra todos pra justificar virar empresa. E o dono vai querer um lucro que nao existira' pra todos. As cotas que serao cobradas as tvs que queiram transmitir os jogos farao com que o negocio seja inviavel pra tv que transmitira' os jogos. (Vai ser dono de time querendo receber de volta o dinheiro investido ja no primeiro ano pela tv/streaming). E o time que cair pra segunda vai ser abandonado pelo investidor. Minhas opinioes. Vamos ver.
3 ปีที่แล้ว
"Muita SAF pra pouco título" 👏👏👏 Essa visão é importantíssima pro torcedor. Inclusive porque nem todo investidor obrigatoriamente estará interessado em ganhar títulos a todo momento. Pra ele é um NEGóCIO, e como tal deve gerar lucro $$$. E lucro não se consegue apenas ganhando campeonatos. Pode ser formando atleta pra vender, pode ser vendendo parte do negócio, pode ser lucrando com o estádio... Cair de divisão continuará sendo um problemão pros clubes, sendo ou não SAF. Simplesmente abandonar não acredito que aconteça (Ronaldo passou por isso com o Valladolid e continua sendo proprietário). Abraço!
O problema eh se vc eh torcedor e nao gosta do Ronaldo ou Red Bull ou quem quer q seja q compre o clube...pq vc estara indo no estadio torcer por algo em que o dono e q lucra eh alguem q vc nao gosta.
3 ปีที่แล้ว
Mas isso já pode acontecer hoje, não acha? Por exemplo vc pode torcer pra um time onde o presidente é um "mala" e vc não gosta dele. A questão do dinheiro, talvez seja melhor vc torcer pra um time onde o dono ganhe dinheiro do que torcer pra um time onde o presidente tá afundando o clube em dívidas. Abraço!
Desculpa meu amigo , mais pesquise mais sobre a nova gestão profissional do Botafogo, pesquise mais sobre o Jorge Braga que esta de frente no processo, e pesquise mais sobre o Botafogo que está estudando esse processo desde 2019 botafogo está fazendo passo a passo sem correria tudo bem amarrado e costurado e tem um investidor estratégico praticamente fechado com clube com contrato vinculante estude mais sobre o clube , o botafogo não está havendo correria nenhuma , mesmo devendo tá arrumado
3 ปีที่แล้ว
Tudo bem Maicossuel? Não precisa pedir desculpas não...rs Sobre o processo do Botafogo especificamente, o que ficou claro pra quem não participou do processo como eu, é que o projeto desde o início (que aliás nem contava ainda com a legislação da SAF) foi no mínimo confuso. Algumas tentativas que acabaram não seguindo em frente por questões políticas e de formatação. Discordo de você em relação à correria... eu vejo que está havendo sim uma afobação por parte de Cruzeiro e Botafogo. Mas entendo também que a situação de ambos "força" essa pressa. Não chega a ser uma crítica mas sim um alerta a respeito dos problemas que essa pressa pode trazer. Mas tomara que ambos consigam fazer tudo da melhor forma. Seria ótimo 2 bons exemplos logo de cara com 2 clubes grandes. Abraço!
Uma coisa que não faz sentido para mim é os clubes ter um dono. E este dono pode ser inclusive estrangeiro! Não faz sentido, cada time é uma representação cultural de um lugar de uma comunidade. E isso é o que é interessante. Eu acho que os clubes podem ser empresa tipo de sociedade mista como Banco do Brasil e Petrobrás onde o acionista majoritário é o governo ou como uma empresa familiar onde a família tem mais da metade das ações como o Banco Inter. No caso dos times os torcedores daquele time. E os 49% do clube podem ser outros investidores. Ou alguém pode fazer uma parceira com o clube e colocar jogadores de qualidade neste clube para que serviria de vitrine para vender estes jogadores e o clube ganharia um porcentagem desta venda.
3 ปีที่แล้ว
Esse momento de debate sobre "personificar" ou não um clube de futebol aconteceu muito na Europa. No final, o $ venceu, como quase sempre. Apesar de ser um patrimônio cultural de uma comunidade, movido à paixão, o investimento financeiro impacta diretamente nos resultados dentro de campo... e aí, ficou complicado não abrir as portas pros "novos donos". Vejo pontos positivos e negativos (como em quase tudo na vida rsrsrs) mas é um caminho sem volta ao meu ver. Abraço!
A administração antiga/presidência, conselho de administração e deliberativo do Clube é dissolvida ou continua? Eles podem opinar ou tomar alguma decisão no futebol já com a SAF implementada ?
2 ปีที่แล้ว
A estrutura do clube social continua a mesma, mas sem "nenhum" poder sobre as decisões do futebol. Em clubes que possuem outros esportes (Flamengo por exemplo) a vida continua sendo tocada pela estrutura já existente. No futebol SAF será criado um conselho fiscal e um conselho administrativo. Por exemplo no Botafogo, serão 5 membros no administrativo e 3 no fiscal. O Botafogo "social" indicará 1 membro pra cada conselho. Mas isso vai ser definido por cada clube que se transformar em SAF. Essa definição de quantidades e divisão nos conselhos da SAF não está na lei. Abraço!!!
E como fica os sócios do clube? Quem compra o clube de futebol tb leva o clube social e estádio do clube? O comprador pode fechar "extinguir" o clube que comprou? Se sim, como ficam os sócios do clube social e os sócios torcedores? E se o comprador é apenas um especulador? Ou seja: compra o clube hj barato para vender amanhã mais caro? Ou o comprador é um bilionário excêntrico, compra o clube apenas por ser rival do time que torce e o deixa falir, para que não existia mais?
3 ปีที่แล้ว +1
Na verdade acontece uma "separação" entre clube social e futebol. Ao criar a SAF o "clube original" transfere os direitos dos atletas (base e profissional) e as vagas nas competições. Isso é burocrático e deve ser feito junto à CBF. O estádio não precisa ser repassado necessariamente à SAF. Depende da negociação. O estádio é um ativo muito importante pra gerar receitas novas pra SAF. O comprador pode fechar sim a SAF, mas pra isso precisa da anuência do clube original. Até por isso os clubes sempre mantém um percentual da SAF com eles. O investidor pode sim ser um "especulador"... comprar em "baixa" pra vender na "alta". Mas concorda comigo que pra isso acontecer ele terá que arrumar a casa? Ou seja, terá que investir no clube pra torná-lo mais lucrativo numa venda futura. Mas pode acontecer sim de vender parte ou toda a participação que ele possui. Sobre comprar um clube pra deixá-lo falir... aí é jogar dinheiro (muito dinheiro) fora. Bilionários podem ser excêntricos mas não rasgam dinheiro rsrsrsrs Abraço!
o que vejo nisso! uma lei que abre brechas para investidores que lavan dinheiro comprarem clubes fazer uma má gestão e depois abrir falência e pronto! posso estar enganado! como li aqui em baixo deveria ter garantias de o clube com associaçao não fechar !
3 ปีที่แล้ว +1
São possibilidades sim, sem dúvida. Até por isso é importantíssimo o papel do torcedor de cobrar do seu clube um processo transparente e responsável caso o clube entre nesse desafio de criar/se tornar uma SAF. Abraço! Bom futebol!
@ No Vasco da Gama os torcedores estão pedindo pra que se mostre o contrato , pra que possam votar com convicção. E correto o que eles estão perdido ? por que ao meu ver toda empresa tem cláusulas confidenciais que não pode se mostrado
2 ปีที่แล้ว
@@olhaissofc5224 Quem precisa ter acesso total ao contrato são os conselhos do clube. A torcida vai ter que confiar nos conselhos. Como vc disse, tem cláusulas que não podem ser públicas.
Olá meu caro. Primeiro te parabenizo pelo material exposto e segundo, gostaria saber tua opinião com relação a experiência do Bragantino como SAF, entendo que seria um bom exemplo.
2 ปีที่แล้ว +1
Fala Gabriel! Obrigado pelo elogio! No caso do RB Bragantino ele não aderiu ao modelo de SAF. E acredito que nem o fará por enquanto porque o modelo de negócio da empresa já está bem consolidado. Confesso que não vi nada a respeito sobre o interesse em se transformar em SAF (o que por um lado seria vantajoso porque pagasse menos imposto). O modelo do RB Bragantino é um caso bem peculiar porque a empresa tem basicamente 2 objetivos: vender latinhas do seu produto e aumentar o valor da sua marca. Os clubes espalhados pelo mundo (5 se não me engano) são uma ferramenta pra atingir esses 2 objetivos. Mas quanto à profissionalização da gestão não resta dúvidas de que é um ótimo exemplo. Abraço!
Um grande Clube igual o Flamengo só que muita gente esquece que o Flamengo não tem torcida única? A maioria que torce pro flamengo tem outro time que. No caso flamengo e Vitória BA flamengo e Galo flamengo e Esporte PE
o botafogo está sendo comprado por um bilionário americano, não me iludo, mas estão dizendo que ele vai pagar 400 milhões e ainda assumir a dívida, mas isso soa como 'vai pagar o 1 bilhão em dívida' e depois sair tocando o negócio...depois li que nao seria assim, que sao apenas 20% dos rendimentos anuais da saf que vao pagando as dividas do clube 'antigo', e sinceramente, a impressao é que pra chegar a 1 bilhão e pagar tudo, vai demorar bastante, tipo 20 anos...o que me assustou é que li que o responsável pela dívida nao será a saf, mas o clube 'antigo'...que vai receber os 20% dos rendimentos da saf vindo do novo dono...e quem iria gerir essa grana toda (os 20%)? os mesmos velhos dirigentes que afundaram o clube?
3 ปีที่แล้ว
Os investidores são "parceiros" nas dívidas. São 20% das receitas da SAF e mais 50% do lucro que são por lei direcionados pro pagamento das dívidas. Mas não impede do investidor direcionar um valor maior pra esse pgto. Essas % são o mínimo. Os valores divulgados no Cruzeiro de 400 milhões são para investimentos durante 4 a 5 anos... não é tudo de uma vez. E acredito que no Botafogo será o mesmo. Esse processo precisa ser muito bem comunicado pelos clubes para que o torcedor não se iluda. Abraço!
@ isso que acho meio bosta kkkk na minha opinião o minimo deveria ser o comprador ter obrigação de quitar a dívida em imediato. Pq senão fica meio injusto pro clube.. continuar pagando a dívida por anos com o próprio dinheiro e ainda ter que dividir o lucro. Por mais que o Ronaldo seja famoso os patrocinadores que ele conseguir serão pro Cruzeiro e não pra ele. Ele não entra em campo mais.
3 ปีที่แล้ว
@@roninbrks quitar a dívida de imediato não faz sentido pra quem investir. Uma das 'vantagens' que a lei oferece pro investidor é justamente essa de poder parcelar as dívidas. E é bom pro clube porque essa garantia de pagamento possibilita ao time negociar com os credores algum desconto, já que agora o credor 'tem a garantia' de que vai receber. Sabe o SERASA qdo dá desconto pra quem tá com o nome sujo? mais ou menos isso... melhor receber menos do que não receber nada. rsrsrsrs Abraço!
No meu ver a SAF é boa mas porém tem que ser muito bem planejada para ser algo como o Grupo City faz no Manchester assim como é o Psg e agora o mais novo bilionário Newcastle Liverpool, Milan,chelsea, vários clubes europeus são assim e melhora muito os clubes para mim vale a pena e não vejo a hora do meu clube virar SAF
Saf não é mágica, muito menos caridade. Clube empresa pode quebrar olha o exemplo do figueirense e outros clubes afora. O dinheiro que vai ser investido não vai ser pra montar um super time e sim para pagar dívidas de curto a médio prazo e a dívida que já existe vai ser paga através da porcentagem que a saf vai repassar ao clube antigo.
Queria saber se o Bragantino Red Bull faz parte da Saf tmb.
2 ปีที่แล้ว
Tudo bem Eduardo! O Bragantino não é modelo de SAF. Nesse caso, a empresa comprou o antigo Bragantino (adquiriu todos os títulos de sócio). Inclusive no modelo atual ("clube-empresa"), ele paga bem mais impostos do que se fosse SAF. Abraço!
Boa tentativa de explicar e analisar , mas o assunto bem mais profundo e complicado , são vários clubes , vários modos , várias proporções de vendas e contratos nos clubes ainda em segredo , disse tudo mas não disse nada ....
Privatização dos Clubes SAF foi maior engano dos Clubes Brasileiros vendeu de Graça exemplo do : Vasco/ Botafogo/ Bahia/ Cruzeiro / O Dinheiro Acabou se as torcidas não aceitam os gestores para administrar é pior possível uma partes das arrecadações vai tudo para os bolsos do investidor e não está nem aí com os Clubes e no Brasil nunca vai dar certo é uma questões Culturais á torcida não aceita um clube de Massa !
Acho que seu comentário sobre profissionalizacao não tem base, a área de M&A e Corporate da XP foi quem liderou o processo no Bota e Cruzeiro, então é evidente que lidaram com uma estrutura profissional.
3 ปีที่แล้ว
A XP segundo o próprio presidente do Cruzeiro "atuou como assessor financeiro exclusivo na captação de recursos de uma Sociedade Anônima do Futebol". É um ente fora da instituição. Minha crítica sobre profissionalização é referente à estrutura interna dos clubes. Abraço!
Hospital dando lucro, Igreja dando lucro e agora futebol dando lucro. O rabo abana o cachorro. O torcedor cada dia mais pobre. Lavação de dinheiro sujo.
3 ปีที่แล้ว
Capitalismo... baseado no lucro (muitas vezes sem se importar com os meios). Futebol, que há muito deixou de ser apenas um esporte, não teve como fugir disso. Abraço!
Não sou conhecedor do tema, mas sim, apenas um torcedor. Eu penso que a SAF deve prever algumas coisas, que vão além de uma empresa comum. Por trás de uma SAF, tem um clube e uma história. Sem o clube, sua história e torcida, nao tem SAF. Então, tem que ter garantias mínimas de que, mesmo se transformando em empresa, essa empresa pode até vir a se extinta, mas o clube o seu futebol, devem continuar a existir. Ideal seria melhor gestão, mais responsabilidades nao somente com a parte financeira, mas também com a história do futebol, que é cultura nacional.
Sem dúvida Adelmo deve haver essa preocupação. Uma das formas que os clubes podem "se garantir" é mantendo parte da SAF em seu poder. Isso pode impedir algumas decisões que impactem na imagem construída pelo clube original. Mas o mais importante é o que vc citou no final: melhor gestão e mais responsabilidade. A SAF não vai salvar nenhum clube mal administrado se ela mantiver os mesmos "defeitos" conhecidos. SAF não é o fim. É um dos meios de se recuperar um clube. Desde que haja profissionalismo. Abraço!
Acho que o que menos importa é o formato jurídico: SAF, associativo…
Se a criação da SAF se revestir de um simbolismo, como espécie de ponto de partida para o clube adotar novos critérios de gestão e requisitos de governança, aí, sim, o negócio vai para frente. O Flamengo, por exemplo, inicialmente criou essa nova estrutura e a fortaleceu para que pudesse constituir a base para um novo clube.
Mas se a SAF for mera expectativa de aporte de recursos do sócio privado, como forma de fazer contratações de peso imediatamente, aí tem tudo para dar errado.
A melhor coisa que o Bandeira de Melo fez no Flamengo foi alinhar a expectativa com a torcida: nosso campeonato este ano é tirar as certidões negativas, disse ele. Dali, ele começou a correr atrás da documentação de clube formador, que veio a possibilitar num momento futuro importante receita de venda de jovens jogadores como Vini Jr, Paquetá, Renier entre outros. Ainda buscou os credores, como Romário, Joel, dentre outros, para chegarem a um acordo pra dívida. Já vi relatos de ambos dizendo que o Fla pagou o acordo direitinho, de grana que eles nem mais esperavam receber. Isso desafogou o clube dos bloqueios de receita que as ações trabalhistas impunham. Depois, terminou a obra do CT para, em menos de dois anos, fazer um melhor ainda. Só a partir da segunda metade do segundo mandato começou a se preocupar com reforços de peso, como Diego, Éverton Ribeiro e Diego Alves.
Vejo muitos torcedores do Botafogo e Vasco clamando por reforços. Eles têm que exigir a formação de uma base administrativa forte, que não venha a ruir com o tempo. Dinheiro acaba rápida. Uma base sólida se pereniza e faz o clube prosperar.
Gostei bastante da explicação a tua maneira simples de falar. E já me escrevi no canal. Obrigado e Boa sorte.
Futebol tem que se profissionalizar, pagar os impostos corretamente, e investir na economia brasileira.
Muito lúcido. Eu sou São Paulino e discuto esse assunto as vezes. O SPFC é um time que está sempre sendo alvo desse tipo de discussão. Infelizmente tem muito, mas muito torcedor que apoia o SPFC vender tudo e partir pro tudo ou nada de olhos fechados.. Eu por achar isso imprudente, já fui xingado até minha décima geração... Já li xingamentos que eu nunca imaginei ouvir na vida... Ainda bem que não sou uma pessoa pública senão eu poderia ser cancelado até ser morto na rua por algum torcedor São Paulino débil mental.
Excelente explanação. Parabéns pela didática. Muito sucesso!
Muito obrigado! Bom ler algo assim sempre. Abraço!
Compra na baixa e depois vende na alta e o mercado e uma boa transformação sss
Times médios acostumados a serem rebaixados ou ficarem abaixo do décimo lugar na série em que disputa só tem um jeito que é a saf. Tem times que nenhum jogador quer jogar porque não tem certeza que vão receber . A saf dá uma credibilidade melhor aos clubes . A saf é como dizia tiririca , pior do que está não fica .
Muito bom! Na verdade não é uma solução, mas alternativa.
Boa análise. Mas infelizmente o torcedor dos grandes Clubes estão acreditando que essa é a única tábua de salvação. O problema é que é uma decisão irreversível.
E parte da culpa dessa crença é dos próprios clubes e imprensa. Existe uma euforia exagerada de alguns achando que vão aparecer bilhões em $ no Brasil pra serem investidos no futebol. E que isso vai salvar a todos! Abraço!
Oque eu tô vendo é só mais trambicagem kkkkk os caras querendo comprar os clube pagando preço de banana , parcelado e as dívidas do clube nem serão pagas. Ronaldo mesmo vai pagar as do cruzeiro parceladas, com dinheiro do próprio cruzeiro kkkkk pra mim parece estranho
Ótimo
Sim, acredito q/ times como os q/ passaram p/ SAF se subirem p/ série A não descem mais p/ série B, mais não terão esta força p/ ganharem tudo é óbvio que o objetivo da SAF é lucro e não títulos.
Acredito que os problemas dos clubes em relação as suas finanças é proveniente de má gestão e transparência, infelizmente tudo gira em torno de interesses pessoais por parte dos dirigentes, se não fosse por conta disso esse modelo empresarial da SAF não estaria repercutindo tanto. Eu entendo que alguns clubes por não se organizarem, terão que se submeter a SAF. Quero deixar bem claro que a problemática não está no regime existente das associações civis em que a maioria dos clubes brasileiros estão enquadrados, mas sim na má gestão dos clubes. A SAF possibilita o aumento do capital por meio da injeção de investimentos, no entanto os custos são bem maiores sem comparado com as associações civis.
Hoje, 23 de outubro de 2023, vi a notícia de que o Fortaleza Esporte Clube tornou-se também SAF.
Mas claro que no caso do Cruzeiro vão qierer o controle, o clube fez uma dívida extratosferica , agora clube que da lucro pode negociar porcentagem
Graças a Deus em 2013 bandeira de Mello e outros dirigentes entenderam q o flamengo não podia continuar daquele jeito. Hoje estamos com um excelente time, dívidas em dias salários também. No caso do meu time não precisou da Saf.abraço deixei meu like.
Muito obrigado pelo like Giovanni!!! Realmente o Flamengo é hoje um dos clubes que não precisam ter pressa pra dar esse passo. Talvez mais à frente, num projeto diferente, sem necessidade de passar o controle pra um investidor, seja interessante pra captar recursos. Mas acho que ainda vai demorar um pouco. Abraço!
"Para nenhum problema existe uma solução definitiva, mas temporária. " Do professor theco Vaklav Kadaverick's.
Vai ser uma maravilha alguém comprar um time, mudar as cores colocando a do rival, depois indo à falência, ou simplesmente fechando as atividades do clube e não liberando a marca como a Ford fez com a Troller, simplesmente fechou a fábrica e não vende a marca para alguém tocar em frente.
Existem algumas "amarras" pra impedir que se mudem alguns pontos sensíveis, como mudança de cor de uniforme, hino, mudanças de cidade etc. Um dos motivos aliás de não se vender 100% da SAF... Quanto a esta questão acho quase impossível acontecer. Agora, em relação à falência (que agora pode acontecer porque é uma empresa), esse risco existe. Por isso não basta criar um CNPJ novo. É preciso ter uma gestão profissional. Abraço!
Os clubes brasileiros seguem se enforcando ano após ano, mesmo com o aceno do governo para fazer vista grossa para o perdão de dividas de todos os clubes.
Não existe bala de prata, mas também vermos os clubes com dividas impagaveis sem ter um responsável legalmente para responder por má administração, até casos de lesar o clube.
A SAF não é perfeita mas é um grande passo sim para a profissionalização justamente pelo fato de alguém ser responsavel o que os clubes hoje não tem.
Pra alguns clubes é salvação,como Cruzeiro, Botafogo e outros que não tem mais solução, não tem mais o que fazer financeiramente e que são desastrosamente administrados.Para o Flamengo hoje é desnecessário,como seria pro Corinthians sem dívidas e para o Palmeiras.Pode ser um negócio muito bom para um clube organizado e que precisa apenas de investimento para ser mais competitivo,como Atlético Paranaense.
So tem 3 titulos que esses times podem disputar entre si: Brasileirao, Copa do Brasil e Libertadores.
Muita SAF pra pouco titulo. Nao ha' como ser lucrativo pra todos pra justificar virar empresa. E o dono vai querer um lucro que nao existira' pra todos.
As cotas que serao cobradas as tvs que queiram transmitir os jogos farao com que o negocio seja inviavel pra tv que transmitira' os jogos. (Vai ser dono de time querendo receber de volta o dinheiro investido ja no primeiro ano pela tv/streaming).
E o time que cair pra segunda vai ser abandonado pelo investidor.
Minhas opinioes. Vamos ver.
"Muita SAF pra pouco título" 👏👏👏 Essa visão é importantíssima pro torcedor. Inclusive porque nem todo investidor obrigatoriamente estará interessado em ganhar títulos a todo momento. Pra ele é um NEGóCIO, e como tal deve gerar lucro $$$. E lucro não se consegue apenas ganhando campeonatos. Pode ser formando atleta pra vender, pode ser vendendo parte do negócio, pode ser lucrando com o estádio...
Cair de divisão continuará sendo um problemão pros clubes, sendo ou não SAF. Simplesmente abandonar não acredito que aconteça (Ronaldo passou por isso com o Valladolid e continua sendo proprietário).
Abraço!
Acho que isso é problema a longo prazo.
Acredito que as empresas estudaram os riscos antes .
O problema eh se vc eh torcedor e nao gosta do Ronaldo ou Red Bull ou quem quer q seja q compre o clube...pq vc estara indo no estadio torcer por algo em que o dono e q lucra eh alguem q vc nao gosta.
Mas isso já pode acontecer hoje, não acha? Por exemplo vc pode torcer pra um time onde o presidente é um "mala" e vc não gosta dele. A questão do dinheiro, talvez seja melhor vc torcer pra um time onde o dono ganhe dinheiro do que torcer pra um time onde o presidente tá afundando o clube em dívidas. Abraço!
Sim. Na mão de dirigentes é igual política. Faz nada e rouba os clubes
Mil perdões, mas não entendi nada, não explicou como funciona a administração
Desculpa meu amigo , mais pesquise mais sobre a nova gestão profissional do Botafogo, pesquise mais sobre o Jorge Braga que esta de frente no processo, e pesquise mais sobre o Botafogo que está estudando esse processo desde 2019 botafogo está fazendo passo a passo sem correria tudo bem amarrado e costurado e tem um investidor estratégico praticamente fechado com clube com contrato vinculante estude mais sobre o clube , o botafogo não está havendo correria nenhuma , mesmo devendo tá arrumado
Tudo bem Maicossuel? Não precisa pedir desculpas não...rs
Sobre o processo do Botafogo especificamente, o que ficou claro pra quem não participou do processo como eu, é que o projeto desde o início (que aliás nem contava ainda com a legislação da SAF) foi no mínimo confuso. Algumas tentativas que acabaram não seguindo em frente por questões políticas e de formatação.
Discordo de você em relação à correria... eu vejo que está havendo sim uma afobação por parte de Cruzeiro e Botafogo. Mas entendo também que a situação de ambos "força" essa pressa. Não chega a ser uma crítica mas sim um alerta a respeito dos problemas que essa pressa pode trazer. Mas tomara que ambos consigam fazer tudo da melhor forma. Seria ótimo 2 bons exemplos logo de cara com 2 clubes grandes. Abraço!
Uma coisa que não faz sentido para mim é os clubes ter um dono. E este dono pode ser inclusive estrangeiro! Não faz sentido, cada time é uma representação cultural de um lugar de uma comunidade. E isso é o que é interessante. Eu acho que os clubes podem ser empresa tipo de sociedade mista como Banco do Brasil e Petrobrás onde o acionista majoritário é o governo ou como uma empresa familiar onde a família tem mais da metade das ações como o Banco Inter. No caso dos times os torcedores daquele time. E os 49% do clube podem ser outros investidores. Ou alguém pode fazer uma parceira com o clube e colocar jogadores de qualidade neste clube para que serviria de vitrine para vender estes jogadores e o clube ganharia um porcentagem desta venda.
Esse momento de debate sobre "personificar" ou não um clube de futebol aconteceu muito na Europa. No final, o $ venceu, como quase sempre. Apesar de ser um patrimônio cultural de uma comunidade, movido à paixão, o investimento financeiro impacta diretamente nos resultados dentro de campo... e aí, ficou complicado não abrir as portas pros "novos donos". Vejo pontos positivos e negativos (como em quase tudo na vida rsrsrs) mas é um caminho sem volta ao meu ver. Abraço!
Red Bull eh dono.
A administração antiga/presidência, conselho de administração e deliberativo do Clube é dissolvida ou continua? Eles podem opinar ou tomar alguma decisão no futebol já com a SAF implementada ?
A estrutura do clube social continua a mesma, mas sem "nenhum" poder sobre as decisões do futebol. Em clubes que possuem outros esportes (Flamengo por exemplo) a vida continua sendo tocada pela estrutura já existente. No futebol SAF será criado um conselho fiscal e um conselho administrativo. Por exemplo no Botafogo, serão 5 membros no administrativo e 3 no fiscal. O Botafogo "social" indicará 1 membro pra cada conselho. Mas isso vai ser definido por cada clube que se transformar em SAF. Essa definição de quantidades e divisão nos conselhos da SAF não está na lei. Abraço!!!
É o fim do futebol. S.a.f. É um crime contra a torcida, especialmente com os fundadores
E como fica os sócios do clube?
Quem compra o clube de futebol tb leva o clube social e estádio do clube?
O comprador pode fechar "extinguir" o clube que comprou?
Se sim, como ficam os sócios do clube social e os sócios torcedores?
E se o comprador é apenas um especulador? Ou seja: compra o clube hj barato para vender amanhã mais caro?
Ou o comprador é um bilionário excêntrico, compra o clube apenas por ser rival do time que torce e o deixa falir, para que não existia mais?
Na verdade acontece uma "separação" entre clube social e futebol. Ao criar a SAF o "clube original" transfere os direitos dos atletas (base e profissional) e as vagas nas competições. Isso é burocrático e deve ser feito junto à CBF.
O estádio não precisa ser repassado necessariamente à SAF. Depende da negociação. O estádio é um ativo muito importante pra gerar receitas novas pra SAF.
O comprador pode fechar sim a SAF, mas pra isso precisa da anuência do clube original. Até por isso os clubes sempre mantém um percentual da SAF com eles.
O investidor pode sim ser um "especulador"... comprar em "baixa" pra vender na "alta". Mas concorda comigo que pra isso acontecer ele terá que arrumar a casa? Ou seja, terá que investir no clube pra torná-lo mais lucrativo numa venda futura. Mas pode acontecer sim de vender parte ou toda a participação que ele possui.
Sobre comprar um clube pra deixá-lo falir... aí é jogar dinheiro (muito dinheiro) fora. Bilionários podem ser excêntricos mas não rasgam dinheiro rsrsrsrs
Abraço!
@ Vlw amigo e obrigado pelos esclarecimentos.
Abraço!
o que vejo nisso! uma lei que abre brechas para investidores que lavan dinheiro comprarem clubes fazer uma má gestão e depois abrir falência e pronto! posso estar enganado!
como li aqui em baixo deveria ter garantias de o clube com associaçao não fechar !
São possibilidades sim, sem dúvida. Até por isso é importantíssimo o papel do torcedor de cobrar do seu clube um processo transparente e responsável caso o clube entre nesse desafio de criar/se tornar uma SAF. Abraço! Bom futebol!
@ No Vasco da Gama os torcedores estão pedindo pra que se mostre o contrato , pra que possam votar com convicção. E correto o que eles estão perdido ? por que ao meu ver toda empresa tem cláusulas confidenciais que não pode se mostrado
@@olhaissofc5224 Quem precisa ter acesso total ao contrato são os conselhos do clube. A torcida vai ter que confiar nos conselhos. Como vc disse, tem cláusulas que não podem ser públicas.
Olá meu caro. Primeiro te parabenizo pelo material exposto e segundo, gostaria saber tua opinião com relação a experiência do Bragantino como SAF, entendo que seria um bom exemplo.
Fala Gabriel! Obrigado pelo elogio! No caso do RB Bragantino ele não aderiu ao modelo de SAF. E acredito que nem o fará por enquanto porque o modelo de negócio da empresa já está bem consolidado. Confesso que não vi nada a respeito sobre o interesse em se transformar em SAF (o que por um lado seria vantajoso porque pagasse menos imposto). O modelo do RB Bragantino é um caso bem peculiar porque a empresa tem basicamente 2 objetivos: vender latinhas do seu produto e aumentar o valor da sua marca. Os clubes espalhados pelo mundo (5 se não me engano) são uma ferramenta pra atingir esses 2 objetivos. Mas quanto à profissionalização da gestão não resta dúvidas de que é um ótimo exemplo. Abraço!
Um grande Clube igual o Flamengo só que muita gente esquece que o Flamengo não tem torcida única? A maioria que torce pro flamengo tem outro time que. No caso flamengo e Vitória BA flamengo e Galo flamengo e Esporte PE
o botafogo está sendo comprado por um bilionário americano, não me iludo, mas estão dizendo que ele vai pagar 400 milhões e ainda assumir a dívida, mas isso soa como 'vai pagar o 1 bilhão em dívida' e depois sair tocando o negócio...depois li que nao seria assim, que sao apenas 20% dos rendimentos anuais da saf que vao pagando as dividas do clube 'antigo', e sinceramente, a impressao é que pra chegar a 1 bilhão e pagar tudo, vai demorar bastante, tipo 20 anos...o que me assustou é que li que o responsável pela dívida nao será a saf, mas o clube 'antigo'...que vai receber os 20% dos rendimentos da saf vindo do novo dono...e quem iria gerir essa grana toda (os 20%)? os mesmos velhos dirigentes que afundaram o clube?
Os investidores são "parceiros" nas dívidas. São 20% das receitas da SAF e mais 50% do lucro que são por lei direcionados pro pagamento das dívidas. Mas não impede do investidor direcionar um valor maior pra esse pgto. Essas % são o mínimo. Os valores divulgados no Cruzeiro de 400 milhões são para investimentos durante 4 a 5 anos... não é tudo de uma vez. E acredito que no Botafogo será o mesmo. Esse processo precisa ser muito bem comunicado pelos clubes para que o torcedor não se iluda. Abraço!
@ obrigado amigo, abraço
@ isso que acho meio bosta kkkk na minha opinião o minimo deveria ser o comprador ter obrigação de quitar a dívida em imediato. Pq senão fica meio injusto pro clube.. continuar pagando a dívida por anos com o próprio dinheiro e ainda ter que dividir o lucro. Por mais que o Ronaldo seja famoso os patrocinadores que ele conseguir serão pro Cruzeiro e não pra ele. Ele não entra em campo mais.
@@roninbrks quitar a dívida de imediato não faz sentido pra quem investir. Uma das 'vantagens' que a lei oferece pro investidor é justamente essa de poder parcelar as dívidas. E é bom pro clube porque essa garantia de pagamento possibilita ao time negociar com os credores algum desconto, já que agora o credor 'tem a garantia' de que vai receber. Sabe o SERASA qdo dá desconto pra quem tá com o nome sujo? mais ou menos isso... melhor receber menos do que não receber nada. rsrsrsrs Abraço!
O Palmeiras tema fas tá dando certo
No meu ver a SAF é boa mas porém tem que ser muito bem planejada para ser algo como o Grupo City faz no Manchester assim como é o Psg e agora o mais novo bilionário Newcastle Liverpool, Milan,chelsea, vários clubes europeus são assim e melhora muito os clubes para mim vale a pena e não vejo a hora do meu clube virar SAF
Na Ingalterra os sheiks torram dinheiro pra divulgar os países e mostrar para o mundo que eles são bonzinhos. Bem diferente desse SAF.
Saf não é mágica, muito menos caridade. Clube empresa pode quebrar olha o exemplo do figueirense e outros clubes afora. O dinheiro que vai ser investido não vai ser pra montar um super time e sim para pagar dívidas de curto a médio prazo e a dívida que já existe vai ser paga através da porcentagem que a saf vai repassar ao clube antigo.
Queria saber se o Bragantino Red Bull faz parte da Saf tmb.
Tudo bem Eduardo! O Bragantino não é modelo de SAF. Nesse caso, a empresa comprou o antigo Bragantino (adquiriu todos os títulos de sócio). Inclusive no modelo atual ("clube-empresa"), ele paga bem mais impostos do que se fosse SAF. Abraço!
Boa tentativa de explicar e analisar , mas o assunto bem mais profundo e complicado , são vários clubes , vários modos , várias proporções de vendas e contratos nos clubes ainda em segredo , disse tudo mas não disse nada ....
Privatização dos Clubes SAF foi maior engano dos Clubes Brasileiros vendeu de Graça exemplo do : Vasco/ Botafogo/ Bahia/ Cruzeiro / O Dinheiro Acabou se as torcidas não aceitam os gestores para administrar é pior possível uma partes das arrecadações vai tudo para os bolsos do investidor e não está nem aí com os Clubes e no Brasil nunca vai dar certo é uma questões Culturais á torcida não aceita um clube de Massa !
O time vira saf o investidor investe e ele mesmo usa o dinheiro, o que o clube ganhou com isso ?
Acho que seu comentário sobre profissionalizacao não tem base, a área de M&A e Corporate da XP foi quem liderou o processo no Bota e Cruzeiro, então é evidente que lidaram com uma estrutura profissional.
A XP segundo o próprio presidente do Cruzeiro "atuou como assessor financeiro exclusivo na captação de recursos de uma Sociedade Anônima do Futebol". É um ente fora da instituição. Minha crítica sobre profissionalização é referente à estrutura interna dos clubes. Abraço!
Entendo, mas acho difícil estruturarem sem este assessment da gestão. Abs
NÃO É SALVAÇÃO DE CLUBE. SÃO CAPITALISTAS ATRAS DE GRANA PELOS TALENTOS BRASILEIROS. OS CLUBES VÃO SE TRANSFORMAR EM COLÔNIAS.
Hospital dando lucro, Igreja dando lucro e agora futebol dando lucro. O rabo abana o cachorro. O torcedor cada dia mais pobre. Lavação de dinheiro sujo.
Capitalismo... baseado no lucro (muitas vezes sem se importar com os meios). Futebol, que há muito deixou de ser apenas um esporte, não teve como fugir disso. Abraço!
Isso é coisa de time pequeno.