O que é melhor para ENGENHEIROS atuar como PROFISSIONAL LIBERAL ou PESSOA JURÍDICA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 11

  • @conversadeengenheiro
    @conversadeengenheiro  ปีที่แล้ว +6

    Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Faça a seu pergunta aqui nos comentários que eu responderei em até 48h.

  • @afonsorodrigues6598
    @afonsorodrigues6598 ปีที่แล้ว +2

    Muito esclarecedor!

  • @noemialemos2714
    @noemialemos2714 ปีที่แล้ว +4

    qual a melhor forma de um profissional ENGENHEIRO ELETRICISTA atuar quando estara dando treinamentos de NR10 para empresas ? pode ser na pessoa física

    • @conversadeengenheiro
      @conversadeengenheiro  ปีที่แล้ว +3

      Olá Noemia. Se os treinamentos ocorrem eventualmente (poucos treinamentos por ano) e o profissional já tive algum vínculo contratual em outras atividades (carteira assinada) com algum empresa ou instituição, o melhor seria ele atuar como profissional liberal mesmo. Mas se ele não tem outro vínculo contratual e a frequência dos treinamentos aumentarem, fica menor atuar como pessoa jurídica, que pode ser uma empresa individual. Espero ter respondido a sua dúvida. Continue acompanhando o canal, curta os vídeos e compartilhe com os colegas.

    • @weslleysantos1096
      @weslleysantos1096 ปีที่แล้ว

      Boa tarde sou Mei e estou com um contrato PJ de 3 meses para prestar o serviço, estou pesquisando como me adequar para aceitar essa oportunidade tanto quanto na receita quanto no CREA, poderia me dá uma dica de como proceder? Um passo a passo. Obrigado

  • @cristianepirescardoso7125
    @cristianepirescardoso7125 ปีที่แล้ว +1

    ola, sou engenheira ambiental e estou inciando a minha consultoria, e estava na duvida sobre essas duas modalidades, ja que sem receita fica ruim iniciar , alem dos custos de abertura se compromoter com o servico mensal de um contator
    Acho que o mais coerente no momento , e ser um profissional liberar , ate a demanda aumentar

    • @conversadeengenheiro
      @conversadeengenheiro  ปีที่แล้ว

      Isso mesmo, Cristiane, para profissional que está entrando no mercado de trabalho, o melhor e a mais segura forma de atuação é como profissional autónomo (liberal) ou mesmo como contratada de uma empresa já consolidada. Mas, espero que vc em poucos anos já esteja em conduções de iniciar o seu próprio negócio, atuando como pessoa jurídica. Boa sorte pra vc, colega profissional!

  • @mundoengenhoso2319
    @mundoengenhoso2319 หลายเดือนก่อน +1

    O profissional liberal eventual só vai pagar o imposto sobre serviço de cada nota emitida, correto?

    • @conversadeengenheiro
      @conversadeengenheiro  24 วันที่ผ่านมา +1

      Isso mesmo! Paga o ISS à Prefeitura, na alíquota de 5%, e o somatório de todas as receitas implicará no imposto de renda da pessoa física. Abraço!

  • @marcosdelgado6173
    @marcosdelgado6173 19 วันที่ผ่านมา +1

    Sou eng civil e proprietário de uma empresa de engenharia, preciso pagar a anuidade da pessoa física e da pessoa jurídica?

    • @conversadeengenheiro
      @conversadeengenheiro  17 วันที่ผ่านมา +1

      Olá colega, Sim! tanto o profissional quanto a pessoa jurídica com atuação em atividades da engenharia, da agronomia ou das geociências são obrigados a manter o registro no Crea do estado onde atuam, conforme estabelece o artigo 63 da Lei Federal nº 5.194/1966. O valor da anuidade do profissional é o mesmo independente da sua modalidede. Já para as empresas o valor da anuidade é em função do seu capital social. Contudo, quando se trata de empresa individual, há uma redução do valor da anuidade do profissional empresário individual, desde que a respectiva empresa esteja quite com o Crea (artigo 7º, inciso II da Resoluão Confea nº 1066/2015).
      Espero que a resposta seja útil para você. Comente aqui no canal.