Braudel descobre a longa duração
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- O historiador francês Fernand Braudel levou mais de 20 anos para escrever O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo na época de Filipe II. Quando finalmente publicou o livro, em 1949, causou uma mudança de paradigma na historiografia. O professor Lincoln Secco, do Departamento de História da USP, conta por que a obra é considerada um clássico no campo da história.
Reportagem: Silvana Salles e Tabita Said | Edição: Isabella Yoshimura e Silvana Salles
Que sacada de Braudel. É uma ideia que hoje parece até óbvia, automática. Mas ninguém, aparentemente, havia tido esse vislumbre. Gratidão a Braudel.
pior que não.
até os dias de hoje há quem diga que isso não existe
Com comentários do professor Lincoln Secco e reportagem de Silvana Salles e Tabita Said, edição de Isabella Yoshimura e Silvana Salles, reflexões de como o historiador Fernand Braudel escreveu "O mediterrâneo e o mundo mediterrâneo" na época de Filipe II, onde passou mais de 20 anos estudando, pesquisando e questionando sobre a história, geografia e economia do mediterrâneo, transformando a historiografia, um clássico da área de história.
Abraços.
Excelente explicação.
Agradeço por compartilhar esse conteúdo, exposição muito boa sobre a obra que muitos historiadores nunca se deram o suor de ler, por considerarem uma obra bem descritiva no início. 👏😉
Braudel é o pai da história do século XX. Ótima entrevista
Concordo plenamente com Braudel. A Geografia interfere diretamente na História. E com o conhecimento da Geografia o Historiador entenderá muito melhor essa História.
No Brasil as duas disciplinas já foram ensinadas juntas na escola como uma só. Isso mudou no início do século XX, quando optou-se por separar uma coisa da outra no sistema educacional brasileiro.
Excelente
Muito bom!
Fantástico
Excelente conteúdo muito bom!!!
Grande Lincoln!
@
Um dos livros que mais gosto!!!
Pena que é muito citado e pouco lido!!!!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Gostei