Não deixe de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que já passou muito jogo pra você através de disquetes. TMJ 👊. Link: th-cam.com/video/-FJouvxxqf0/w-d-xo.html
Maior frustração: Na segunda série um colega de sala disse que tinha um Need For Speed no computador dele. Levei um Disquete formatadinho pra ele passar pra mim. Ele arrastou o atalho do jogo pra dentro do disquete. Nesse dia eu aprendi sobre instaladores e etc. Seus vídeos são fantásticos! Assisti todos de uma vez só! Parabéns pelo trabalho!
Lembro de uma vez fui na casa de um amigo de um amigo. Lá, ele nos mostrou Duke Nuken 3D. Fiquei doido pra copiar e saquei minha caixa de disquete, todo orgulhoso porque tinha usado um programa que aumentava a "capacidade" dos disquetes. Ele riu e me falou que isso fazia o disquete ficar inútil, teria que formatar aqueles disquetes de novo pra usar. Por sorte meu amigo copiou na caixa dele e me emprestou depois.
O mais interessante é muita gente que não usou, é mais nova, mas o desenho de um disquete está presente no "Salvar" de diversos programas, como você mesmo informa no vídeo, isso sim é marcar.
Nostalgia pura! Eu ainda tenho um PC Intel 486 DX 66MHz com 16MB RAM, uma unidade floppy disk de 5 polegadas e outra unidade de 3,5 polegadas. Tudo funcionando perfeitamente até hoje! Ele tem um HD seagate de 500MB ( ele faz aquele barulho gostosinho de leitura que até treme o gabinete) e um kit multimídia com leitor de CD e placa de som sound blaster. Raridade que guardo com orgulho, desde os anos 90. Ah ele está com o Windows 3.11 pra deixar levinho. Uso muito o QBASIC pra escrever uns códigos de programação Basic e jogar meus velhos joguinhos DOS. Eu adoro!
Caramba cara, massa demais, guarda essa raridade. Eu ainda quero montar meu retro Pc. Console eu nem ligo tanto, mas PC com um monitor de tubo eu faço questão kkkk
Também possuo o meu 486 de 1994, só o CD que parou de ler, e consegui de graça um 386 com Win 3.11 que ainda funciona, essa semana mesmo em 2024 a placa lógica do HD entrou em curto mas achei o componente defeituoso e o troquei, o HD é um Seagate de 85 MB que requer o uso do famoso TP-Park para estacionar as cabeças ao desligar!
Lembro de mim no curso técnico, em 2008, relutando para abdicar do uso de disquetes para comprar um pen-drive. O professor pediu para que comprássemos um pen-drive de 1GB para salvarmos nossos processos para as aulas de web design, mas eu não queria, pois queria usar disquete. Foi só um sentimento mesmo, pois na semana seguinte eu já estava lá com um pen-drive de 1GB, mais compacto e podendo armazenar o mesmo que cerca de 700 disquetes. 2006, no meu 2° ano do ensino médio, foi o último ano que utilizei disquetes. Em 2007, no 3° ano, eu não fiz trabalho escolar, então não precisei. Vale lembrar que os arquivos e dados antigamente não pesavam tanto, portanto aquele 1,44MB de armazenamento dava e sobrava para nossas necessidades.
Fico feliz em saber que vc utilizou disquetes em sua trajetória de estudos em TI em pleno 2006, 07, 08. No Brasil tudo é demasiadamente caro e difícil de obter, deixando muitas vezes as inovações tecnológicas mais demoradas de serem absorvidas pelo grande público. Pra se ter uma idéia, em 2008 disquetes já não era padrão de armazenamento removível em computadores há quase uma década, no final de 1998, 1999 já usavamos CD no lugar do disquete, porém mídias de CD e gravadores de CD eram caros ao grande público e por incrível que pareça, para pequenos arquivos e afins, baixar da web era mais prático, fácil e barato, que gravar em CD, os disquetes nessa época já não tinham mais a qualidade de antes e quando massificou os conteúdos de mídia em CD e o recém lançado DVD em 1997 aí enterrou o disquete de vez. Lembro na época a troca desses padrões de armazenamento e como eu gostava dos disquetes e CDs, passava horas a fio explorando os conteúdos gravados em disquete e CD sem nomes, pra saber o que eles continham. Pérolas de um tempo que a tecnologia era mais limitada mas tinham uma mágica e prazer que os terabytes de bolso de hoje não trazem mais. Com a memória flash extremamente barata de hj em dia, pen drives, SSD e afins (estado sólido), será o padrão de armazenamento por muitas décadas adiante. Forte abraço a todos!!
Os pendrives eram caros no inicio. muita gente relutou pelo preço. Comprei meu primeiro por 2004, 2005 de um 1gbqndo comecei a faculdade como precisava de "muito" espaço, numa loja do ponto frio, não lembro bem o valor, mas lembro que fiz em 3, 4 vezes.
@@eleonorsecondMas sem disquete não poderia criar um disco de inicialização do sistema (modo DOS) para caso de emergência. Curiosamente por essa razão, até o Windows 10 tem suporte a disquete.
Como é impressionante a história da computação, quem viveu essa transformação fica assustado de ver o quanto tudo evoluiu ! Hoje nem drive de CD tem num computador mais!
Que tempos! Bate uma saudade quando lembro que, em meados de 1997/1998, não via a hora de sair da escola à tarde e passar na casa dos colegas levando uma caixa de disquetes, para gravar os joguinhos da época kkkkk tempo bom que não volta mais...
No Brasil, os de 3 1/2" só ficaram mais comuns em 1991 para frente. E não vinham em computadores pessoais. Mesmo nos PCs, as pessoas tinham que importar. Um dos motivos era custo de manutenção do Drive. Era CARO!! Existia um aparelho (dentro de uma maleta) que ajudava a calibrar o Drive. Gostei bastante do seu vídeo. Siga assim, sem repetir as lorotas que as pessoas, que não viveram naqueles anos, contam. Grato.
Na época que fazia Senai usávamos muito esses disquetes, certa vez um maninho apareceu com um jogo do Mario lá que instalamos em todos os PCs, porem no dia seguinte que chegamos no curso doidos pra jogar um funcionário da secretaria estava esbravejando na sala do curso de informática enquanto formatava todos os pcs, acontece que o jogo em si era um vírus mas a gente nao sabia, até hoje ninguém assumiu a bronca rsrs.
Eu fiz ensino médio técnico nos anos 90 e nós vivíamos tirando torneio de Mortal Kombat , Street Fighter ou Worms nos Pentium 100 de lá. De vez em quando alguém trazia um vírus sem querer.
6:30 Eu fiz isso com o meu kkkkkk... E para proteger o disquete de 5 1/4 contra gravação era só colar uma etiqueta na ranhura lateral. E o que a gente carregava neles? Textos, documentos do Office, fotos, jogos simples. Até o meio dos anos 90 não usávamos o PC para vídeos e músicas, aliás, nem os formatos MP3 e MP4 existiam. Caixas deles eram usadas p/ jogos mais avançados como o Doom II desse vídeo, pacote Office, Corel, etc, e o próprio Windows.
Eu tinha um colega que tinha windows 95, só tinha leitor de disquete no computador dele. Eu lembro que ele ia numa lan house (eu ia junto) para baixar DLLs. Eu acho que nós chegamos a ir umas dez vezes naquele lugar, tudo para poder jogar Generally. Sei lá, ia como uma coleção de disquete naquela época.
Quando cursei técnico em informática nós anos 80/90 usávamos disquetes de 5 Pol de 360kb e no começo cabia no mesmo disquete o sistema operacional (dos) um compilador(turbo Pascal) um editor de texto o word Star, os arquivos textos, código fonte de pascal e os vírus (ping pong, sexta feira treze). Não lembro se cabia os jogos TB. Na época era o testdrive de carro na tela de fósforo verde cga com 16 tonalidades. E nessa época um pc xt custava preço de um carro ou era até mais caro. Na época para uso caseiro tínham os cp200 cp400, msx hotbit e o cobiçado gradiente msx expert. Msx era um padrão de Pc 8 bits criado pela Microsoft. Eu tive um cp400. E usávamos fitas k7 para gravar e copiar jogos, arquivos, texto etc. Disquete era coisa só de empresas!
O vídeo mostra a cronologia de evolução dos disquete, mas na época em termos de informática o Brasil ficava alguns anos atrasados, acho que uns 10 anos. Por exemplo o disquete de 3pol de foi lançado no começo de 80, mas nos só fomos usar mesmo no anos 90. Tudo de tecnologia demora para vir para o Brasil isso quando vinha, por exemplo o MD (melhor que o CD) nem veio para o Brasil. Agora é tudo instantâneo mundialmente, só basta ter grana para comprar o último lançamento mundial de qualquer coisa!
Isso mesmo amigo !! Lembro bem dessa época, disquete 💾 de 5pol nos leitores trambolho do MSX, eita tempo bom !!! Até fita K7 nos leitores datacorder usavamos!! Pra tu ter uma ideia, meu pai trabalhou quase 1 ano pra comprar o Msx expert dele no Mapping! Foi o primeiro computador que usei na vida, aí começou minha paixão pela informática, que virou profissão a qual me orgulho muito!!! Até hj guardo meu MSX 2 Panasonic com leitor 1.44 que sempre levo nas feiras e encontros de PC e games retro! Nostalgia bateu forte agora !!!! Feliz em encontrar colegas como vc que viveram e sabem como foi aquela época, as gerações mais jovens não fazem ideia que as bases da tecnologia como conhecemos hj vieram daquela geração de profissionais bem como os padrões que utilizamos, software/hardware. Forte abraço!!!
Cabia jogos em DOS, fotos JPG, instaladores do Windows em alguns disquetes. E quando passava de 1,44mb usava ARJ ou winzip para compactar e copiar as coisas de PCs de amigos. Lembrança de infância kkk
Ainda devo ter alguns guardados em algum canto. Nos anos 90, na minha época do colegial técnico, era parte do material de escola uma caixa de disquetes de 3" 1/4 para fazer troca de jogos. Geralmente os jogos ocupavam a caixa toda ou mais de uma e levava uma eternidade para instalar. Quando o HD do meu 486DX2 pifou na época, cheguei a usar o PC com DOS rodando no disquete por um tempo para fazer trabalhos da escola.
Que demais, eu usei muito disket na época da escola, pra transportar trabalhos e tal, emulador de gameboy color e roons de Pokemon eram bem trocadas entre amigos também, eu gostava do barulhinho que ele fazia na hora da leitura, e eu nem imaginava que haviam diskets de maior capacidade além dos 1.44 mb hehehe
Acompanhei toda a trajetória dos Computadores, no início dos anos 90. O Brasil teve um certo atraso nas tecnologia de DADOS. Fiz meu primeiro curso de informática em 1992, na minha cidade não existia ainda o Disquete de 3 1/2 de 1.44 mb, apenas os de 5 1/4 de 1.2 mb, só conseguindo ter acesso aos de 1.44 mb em meados de 1998
Usei muitos disquetes no final dos anos 90 e início dos 2000. Outra mídia que foi muito popular na minha casa eram os CDs RW...tinha uma quantidade limitada para podermos gravar e apagar os dados. Era bem diferente e revolucionário, o famoso CD regravável
Seeelokooo mano que vídeo booom, eu ainda tenho alguns disquetes guardados kkkkk, uns 3 são meus e uns 5 eram do meu tio, ele ia jogar fora e eu peguei pra mim, mesmo sem uso, eu os guardo de lembrança kkkkk 🥰🥰
Quantos trabalhos escolares já entreguei em diskets 😅, e no curso de informática a instalação do windows através deles. Esse vídeo foi muito nostálgico. Tenho aqui em casa dois diskets novos na embalagem. Vou guardar como relíquia.
@@SatoruChannel exatamente kkkk e pior era quando os safados dos colegas roubava o disquete pra ficar acionando a proteção da fita só de sacanagem. Mas dava pra usar de desculpa que o trabalho não foi entregue por que o disquete estragou e o professor dava mais um prazo. 😆
Muito bom o video. Me fez lembrar da boa época de comprar revistas que vinham com jogos em disquetão, de instalar o win 3.1 em disquete... Sem falar dos jogos de DOS
em 2:55 eu aprendi informática em 1989 e ainda comprava esses disketes de 5" aqui na minha cidade, acho que deve ter finalizado as vendas em países desenvolvidos, mas aqui no brasil ainda continuou sendo vendido até o início dos anos 90 com certeza. Ótimo vídeo!
O CD substituiu o disquete na verdade. No início do anos 2000 popularizou muito os gravadores de CD, tornando prático e barato realizar cópias em casa.
Usei muito disquete a partir do final da decada de 90 pra copias arquivos instalar jogos em DOS etc. Hoje tenho alguns drives e 2 caixas de disquetes. Tenho um pc ainda com drive de disquete.
Legal o vídeo! Eu vivenciei essa época dos disquetes de 5' 1/4 e dos 3'1/2 de 1.44MB. Ainda tenho alguns guardados como lembrança e tbem dos drives de disquete.
Top! esse vídeo.. ganhou mais um escrito..... usei muito disquetes... e antes deles as fitas K7, lá na pré-história dos micros... kkkkkk (TK83, TK85, MSX, esse último antes de eu comprar o drive de disquete). Parabéns pelo vídeo, viajei no tempo aqui.....
Aqui no centro do Rio, tinha uma loja chamada Nemesis Informática onde você levava os disquetes e eles copiavam os jogos ou aplicativos na hora para você, eles tinham um acervo muito bom. e era bem baratinho (isso no MSX e Amiga) época pré-internet.. kkk eles pegavam esses softs via BBS... kkkkk
Eu vivi a fase final do disketes, lá no inicio dos anos 2.000. Tinha 12 anos em 1999, onde foi o ano que meu pai comprou o nosso primeiro PC, um Compaq presário AMD k6 2 500 mhz e HD 6 gb. Era os pen drives da epoca. Usavamos compactadores de arquivos, onde cabia quase 5mb no disquete. Porem era muito sensivel, os arquivos corrompiam facilmente.
na época eu fazia um cursinho de informática e ficava todo feliz com meus disquetes, escrevia os nomes dos tópicos das aulas no exterior dos disquetes com uma canetinha preta... comprei uma caixa com 12 disquetes. Nostálgico!
Nossa saudades, ainda me lembro últimos disquetes ano 1999 gravar ROM Mario64 em 6 disquete, ano 2000 despedida gravei meus 40 disquetes num CD, hoje só tenho uma disquete, era Projecto final escola meu curso, so para recordaçao porque dados tao corrompidos😅😅😅
Eita que nostalgia, ainda tenho 2 caixas guardadas alguns nem funciona mais, fiquei até com dó de jogar fora e tbem tenho máquinas antigas pra usar lembro quando fazia cursos e copiava joguinhos e alguns programas pra usar e jogar em casa isso quando o disco ñ dava erro kkkk usava o famoso winzip pra compactar em vários disquetes.
Eu trabalhava com o processador Z80 e um dos programas que fiz foi um sistema de telemetria que emitia comandos para várias remotas, apresentava gráficos dinâmicos, relatórios históricos impressos ou na tela, fazia diagnóstico do hardware, fazia buffer de impressão e controle de memória e tudo isto em 16k de programa. Era um sistema supervisório básico.
Eu só fui descobrir que os disquetes estavam acabando em 2005, quando levei uns arquivos pra um trabalho de escola e o note da minha amiga não tinha leitor de disquetes 🤣 A gente teve que transferir pro pen drive no computador de um vizinho (e acho que foi aí que eu conheci os pen drives também)
Descobrir o pendrive pra mim foi algo fora da caixinha. Muita capacidade de armazenamento, boa velocidade de transferência e era "regravável" hehe. Bons tempos.
Eu ainda tenho uma caixa fechada de disquete uma ja aberta e alguns drivers de dirquete 1,44, da pra gravar um monnn.............da nada, mas eh um bom enfeite para feiras de ciencias e peso para papel. A alguns anos atras perdi ( se estragaram ) os meus disketes de windows 3.11 se nãao me engano eram 8 ou 9 disquetes para instalação. hoje fico lembrano daquela epoca, como a gente se divertia, meu primeiro computador foi um cp-200 prologica, a gente passava horas digitando o programa do jogo para se divertir, e depois gravava esse programa em fita k7 em um gravador national, depois era so passar a fita no gravador e transferir pro cp-200 e jogar de novo. kkkkkkkkkkk
Tenho 21 anos, NUNCA usei um disquete e hoje ganhei uma caixa com 9 novinhos lkkkk Minha tia achou lacrada em casa, abriu, tirou 1 para ela e me presenteou com o restante. Achei legal, vou guardar essa relíquia kk
eu tive o diskette "bolachão".. meu primeiro pc era um 386 dx comprado em 1990... veio os 2 tipos de diskette.. lembro q tinha o battle chess no bolachão kkk
Eu tinha um disquete com um emulador do atari com todos os jogos em 99, eu gostava desta mídia e também usava como um memori card do emulador emu haider do ps1. Parabéns pelo seu video.
Na verdade usamos termos "abrasileirados" o Nome correto do dispositivo USB de armazenamento seria FlashDriver (aqui pen Driver) assim como notebook ( laptop) e pc de mesa (Desktop), também antigamente chamava se os Drivers rigidos, Hard Drive ( HD ) mas aqui muitos diziam Whinchester!! mas o "pendriver" so chegou muito tempo depois existiram dezenas de meios de armazenamento externo, como as fitas k7 aos Diskets, o Zip driver e nao muito comum aqui o MD, que foi o passo pra o advento das midias digitais como CDs, DVDs, blu ray etc..; só para complementar!!! Ótimo Video muito interessante!!!
Comentário acrescentou muito Luiz, realmente não dá pra falar tudo hehehe. Mas agora "Winchester" resgatou uma memória bem antiga hehe. Muito bom. Abraços.
Muitas lembranças boas e ruins com esses disquetes. Sempre carregava dois como os mesmos arquivos como forma de segurança. Mas só conheci a versão de 1.44Mb. Foi muito legal assistir esse vídeo. E se fizer um sobre vírus será muito bacana
Eu peguei o finalizinho do uso, quando iniciei o uso de computador. Acho que devo ter utilizado uns 12 só, bem pouco mesmo. CD já tinha tomado de conta na época e DVD era luxo rs
O Zip e Jazz Drives da Iomega que permitiam entre 100mb e 1gb. Eram bem rápidos e seguros. Apesar de terem um preço relativamente alto, isso era compensado pela diferença na quantidade adquirida.
Como só comecei usar PC em 2007 nao usei disquete. Mas vi muito esse troço sendo usado qnd alguém queria instalar alguma coisa ou pra vender nas papelarias.
O disquete já estava caindo um pouco em desuso, ao menos na questão das vendas de software quando surgiram os CDs, mas ainda eram usados na transferência de arquivos de forma rápida, já que a gravação de CD era lenta e definitiva (e os CDs RW eram caros). Aí com a popularização do pen drive acabou morrendo de vez. Engraçado que em 2005 eu ainda usava disquetes para entregar os trabalhos da faculdade...
Eu usava muito no final dos anos 90 e início dos anos 2000, vendia na escola com o emulador No$GB junto com Pokémon Yellow, depois o Gold/Silver para os coleguinhas jogar no PC do Milhão ou Itaú da época que eram os mais baratos daquela geração.
Hoje em dia na ponta do dedo cabe um micro SD de 1TB (quase um trilhão de vez maior que um disket comum). É impressionante a velocidade que a tecnologia vai evoluindo. Os próprios CD/DVD rom e até os discos rígido já são coisa do passado.
Tem a questão do preço por GigaByte, o HDD não vai ser deixado de lado por bastante tempo, ao menos para guardar arquivos que não sejam acessados para o funcionamento de sistema operacional e os programas, ou seja os arquivos pessoais como fotos, documentos, músicas, e principalmente os pesados como videos, pois a capacidade deles é muito alta por um preço muito baixo comparado ao SSD, no meu PC uso o SSD para o sistema operacional e os programas, e o HD de 2TB para os arquivos, e acredite, consumi 1TB com videoaulas, VHDs de máquinas virtuais, fotos, outros videos... Se fosse para guardar em SSD, o custo seria bem mais alto, e quanto o armazenamento em nuvem, diferente do HD o qual, comprou é seu, o espaço na nuvem é alugado e é necessário o pagamento recorrente do aluguel desse espaço, sem contar que só terá acesso a esses arquivos enquanto houver disponibilidade da internet, se a conexão falhar, não será possível acessar os arquivos que estão na nuvem.
E outra, arquivos no SSD, diferente do HD, não devem ser gravados e apagados indiscriminadamente, pois SSD tem limite de leitura e escrita. E também quanto a CDs e DVDs, são uma opção de mídia para backup, em um CD de 700MB cabem cerca de 300 fotos de 8MP, em um DVD de 4,7GB cabem bem mais, imagine, comprar a mesma capacidade de armazenamento de um Cruzer Blade de 4GB porém por um preço bem menor, bastando cuidar bem do disco de backup para não arranhar, a questão é preço por GB, imagine, um único disco desse pode salvar várias de suas fotos importantes, caso seu computador seja atacado por um ramsomware, o que estiver no CD ou DVD estará a salvo, pois mesmo que a mídia esteja no PC infectado, o vírus não conseguirá destruir arquivos neste tipo de mídia, pois os arquivos gravados são somente leitura, não podendo ser alterados. Se for para dar boot em um PC infectado, é preferível usar este tipo de mídia, pois o vírus não vai conseguir infectar caso o boot não inicie a partir dele por algum erro de configuração na BIOS ou UEFI, e o boot acabe ocorrendo pelo sistema infectado. Se fosse com pen drive bootável, em caso de falha no boot por ele, este seria infectado, se tornando mais um vetor de transmissão do virus. Sei que pen drive tem como proteger contra gravação por comandos no CMD, porém uma proteção via Software ao invés de física (Raros modelos de pen drive possuem trava física de segurança), um virus pode remover a proteção via *software* facilmente.
@@dschannel1171 Até essa questão do preço também é coisa do passado. Os SSDs baixaram muito de preço. Para as fabricantes nem compensa mais fazer esses discos rígidos, pois os SSDs de entrada (chineses) tão praticamente no mesmo preço, porém a velocidade é outro nível. Fora que pra fabricar um SSD é muito mais em conta pela simplicidade dos componentes em comparação com os HDS antigos que precisam de disco de aço (ou alumínio) de agulhas magnéticas, placa mãe, motor de alta velocidade e todo tipo de tranqueira. Eu tenho alguns de disco rígido antigos aqui (até mesmo aqueles portáteis), mas os SSD estão no preço tão bom (até mesmo os NVME) que pra mim não fazia sentido usar esses trambolhos. Só uso SSD.
@@lequinho4 eu uso HD. SSD tem no máximo de 8tb e HD vai até 20. Sem contar que muito mais barato. Em breve vão lançar HDs de até 50tb. HD n morre tão cedo não
Sou da época do disquete de 5 1/4. No curso de MS-DOS, Data Base III plus e Carta Certa que eu fiz, eles reinavam. Já existia o disquete de 3 1/2, mas o curso ainda não tinha computadores com drive de 3 1/2. Tempo bom.
Eu tenho até hoje guardada a case contendo mais de 50 disquetes de programas, sistemas, etc que usei por muitos anos. E possuo tb um drive 3 1/2" externo USB da IBM funcionando perfeito.
Me mandaram umas sucatas de uma escola do interior, adivinha, leitor de disquete USB da IBM e várias marcas de disquetes novinhos, caiu uma lágrima do olho kkkkkk, me lembrei na hora quando tinha 15 anos e para transferir jogos usávamos o ARJ no DOS e tinha jogo que precisava mais de 20 disquetes seb falhasse tchau era uma agonia na hora de copiar e depois descompactar no computador de destino ...
Sei lá, os 1,44MB não eram suficientes kkk... Lembro da época que pra pegar os jogos de amigos, compactávamos usando PKZIP ou ARJ em inúmeros disquetes... A pior coisa era num jogo com 30 disquetes, em que durante a descompactação, uma delas darem problema kkkkkkk... Tudo isso antes de vir o CD, que já era outra história...
Pow Marcelo, seu comentário dá um incentivo fod*. Realmente 80kb pra época já não era grande coisas, pra hoje então nem se fala, a gente rejeita até pendrive de 4GB kkkk.
10:00 Sobre os avisos serem atualizados por disquetes, é porquê não pode ser atualizado por um pen drive ou coisa assim porque envolve toda uma redundância de segurança, que levaram anos para serem certificados ! Então é mantido o disque até hoje porque é mais seguro e confiável! Segunda acima de tudo na aviação!
Eu ainda mantenho um disquete e o drive no A:/ só pela nostalgia (nem lembro a última vez que usei, espero que o disquete ainda funcione 😂) Me lembrou do tempo do curso de informática lá para 1999/2000 onde a gente aprendia a digitar no Word e salvava no disquete para usar em outra aula.
Antes mesmo do gravador de CD (que veio antes do pendrive) tinha o Zip Drive que usava uma porta paralela (LPT1) e tinha incríveis 100MB de capacidade (depois 250MB)... Outras formas menos comuns de armazenamento eram as Fitas DAT/DDS com 1.3 GB de capacidade inicial!
Eu comprei um teclado antigo, 1995 , que apesar de ser antigo ainda é bom para amadores kk.... e ele salva as configurações de som em disket , eu sofri para encontrar 1 disket para comprar em pleno 2022 😂
Não deixe de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que já passou muito jogo pra você através de disquetes. TMJ 👊. Link: th-cam.com/video/-FJouvxxqf0/w-d-xo.html
compactado no winrar .
Ganhou mais um inscrito 🙏
Gratidão amigo 🥰 Tmj Abraço!
Maior frustração: Na segunda série um colega de sala disse que tinha um Need For Speed no computador dele. Levei um Disquete formatadinho pra ele passar pra mim. Ele arrastou o atalho do jogo pra dentro do disquete.
Nesse dia eu aprendi sobre instaladores e etc.
Seus vídeos são fantásticos! Assisti todos de uma vez só! Parabéns pelo trabalho!
Kkkkkk quem nunca, eu fui numa Lan house e copiei os atalhos dos jogos, quando cheguei em casa, só a frustração.
kkkkk quem nunca
Kkkkkkkkkkkkkkkk
😂kkkkk
Lembro de uma vez fui na casa de um amigo de um amigo. Lá, ele nos mostrou Duke Nuken 3D. Fiquei doido pra copiar e saquei minha caixa de disquete, todo orgulhoso porque tinha usado um programa que aumentava a "capacidade" dos disquetes. Ele riu e me falou que isso fazia o disquete ficar inútil, teria que formatar aqueles disquetes de novo pra usar. Por sorte meu amigo copiou na caixa dele e me emprestou depois.
O mais interessante é muita gente que não usou, é mais nova, mas o desenho de um disquete está presente no "Salvar" de diversos programas, como você mesmo informa no vídeo, isso sim é marcar.
Nostalgia pura! Eu ainda tenho um PC Intel 486 DX 66MHz com 16MB RAM, uma unidade floppy disk de 5 polegadas e outra unidade de 3,5 polegadas. Tudo funcionando perfeitamente até hoje! Ele tem um HD seagate de 500MB ( ele faz aquele barulho gostosinho de leitura que até treme o gabinete) e um kit multimídia com leitor de CD e placa de som sound blaster. Raridade que guardo com orgulho, desde os anos 90. Ah ele está com o Windows 3.11 pra deixar levinho. Uso muito o QBASIC pra escrever uns códigos de programação Basic e jogar meus velhos joguinhos DOS. Eu adoro!
Caramba cara, massa demais, guarda essa raridade. Eu ainda quero montar meu retro Pc. Console eu nem ligo tanto, mas PC com um monitor de tubo eu faço questão kkkk
Também possuo o meu 486 de 1994, só o CD que parou de ler, e consegui de graça um 386 com Win 3.11 que ainda funciona, essa semana mesmo em 2024 a placa lógica do HD entrou em curto mas achei o componente defeituoso e o troquei, o HD é um Seagate de 85 MB que requer o uso do famoso TP-Park para estacionar as cabeças ao desligar!
Lembro de mim no curso técnico, em 2008, relutando para abdicar do uso de disquetes para comprar um pen-drive.
O professor pediu para que comprássemos um pen-drive de 1GB para salvarmos nossos processos para as aulas de web design, mas eu não queria, pois queria usar disquete.
Foi só um sentimento mesmo, pois na semana seguinte eu já estava lá com um pen-drive de 1GB, mais compacto e podendo armazenar o mesmo que cerca de 700 disquetes.
2006, no meu 2° ano do ensino médio, foi o último ano que utilizei disquetes. Em 2007, no 3° ano, eu não fiz trabalho escolar, então não precisei.
Vale lembrar que os arquivos e dados antigamente não pesavam tanto, portanto aquele 1,44MB de armazenamento dava e sobrava para nossas necessidades.
Disquete em 2007 era raro ver alguem usando, eu mesmo nunca utilizei disquete
Fico feliz em saber que vc utilizou disquetes em sua trajetória de estudos em TI em pleno 2006, 07, 08. No Brasil tudo é demasiadamente caro e difícil de obter, deixando muitas vezes as inovações tecnológicas mais demoradas de serem absorvidas pelo grande público. Pra se ter uma idéia, em 2008 disquetes já não era padrão de armazenamento removível em computadores há quase uma década, no final de 1998, 1999 já usavamos CD no lugar do disquete, porém mídias de CD e gravadores de CD eram caros ao grande público e por incrível que pareça, para pequenos arquivos e afins, baixar da web era mais prático, fácil e barato, que gravar em CD, os disquetes nessa época já não tinham mais a qualidade de antes e quando massificou os conteúdos de mídia em CD e o recém lançado DVD em 1997 aí enterrou o disquete de vez. Lembro na época a troca desses padrões de armazenamento e como eu gostava dos disquetes e CDs, passava horas a fio explorando os conteúdos gravados em disquete e CD sem nomes, pra saber o que eles continham. Pérolas de um tempo que a tecnologia era mais limitada mas tinham uma mágica e prazer que os terabytes de bolso de hoje não trazem mais. Com a memória flash extremamente barata de hj em dia, pen drives, SSD e afins (estado sólido), será o padrão de armazenamento por muitas décadas adiante. Forte abraço a todos!!
2008 os disquetes já tinham morrido a tempos. disquete é coisa do ano 2000 no máximo.
Os pendrives eram caros no inicio. muita gente relutou pelo preço. Comprei meu primeiro por 2004, 2005 de um 1gbqndo comecei a faculdade como precisava de "muito" espaço, numa loja do ponto frio, não lembro bem o valor, mas lembro que fiz em 3, 4 vezes.
@@eleonorsecondMas sem disquete não poderia criar um disco de inicialização do sistema (modo DOS) para caso de emergência.
Curiosamente por essa razão, até o Windows 10 tem suporte a disquete.
Como é impressionante a história da computação, quem viveu essa transformação fica assustado de ver o quanto tudo evoluiu !
Hoje nem drive de CD tem num computador mais!
E um micro SD do tamanho de uma unha pode ter a capacidade de +1 milhão de disquetes.
Que tempos! Bate uma saudade quando lembro que, em meados de 1997/1998, não via a hora de sair da escola à tarde e passar na casa dos colegas levando uma caixa de disquetes, para gravar os joguinhos da época kkkkk tempo bom que não volta mais...
No Brasil, os de 3 1/2" só ficaram mais comuns em 1991 para frente. E não vinham em computadores pessoais. Mesmo nos PCs, as pessoas tinham que importar. Um dos motivos era custo de manutenção do Drive. Era CARO!! Existia um aparelho (dentro de uma maleta) que ajudava a calibrar o Drive.
Gostei bastante do seu vídeo. Siga assim, sem repetir as lorotas que as pessoas, que não viveram naqueles anos, contam. Grato.
Na época que fazia Senai usávamos muito esses disquetes, certa vez um maninho apareceu com um jogo do Mario lá que instalamos em todos os PCs, porem no dia seguinte que chegamos no curso doidos pra jogar um funcionário da secretaria estava esbravejando na sala do curso de informática enquanto formatava todos os pcs, acontece que o jogo em si era um vírus mas a gente nao sabia, até hoje ninguém assumiu a bronca rsrs.
Era MS-DOS ou Windows?
@@dschannel1171 Windows
Eu fiz ensino médio técnico nos anos 90 e nós vivíamos tirando torneio de Mortal Kombat , Street Fighter ou Worms nos Pentium 100 de lá. De vez em quando alguém trazia um vírus sem querer.
6:30 Eu fiz isso com o meu kkkkkk... E para proteger o disquete de 5 1/4 contra gravação era só colar uma etiqueta na ranhura lateral. E o que a gente carregava neles? Textos, documentos do Office, fotos, jogos simples. Até o meio dos anos 90 não usávamos o PC para vídeos e músicas, aliás, nem os formatos MP3 e MP4 existiam. Caixas deles eram usadas p/ jogos mais avançados como o Doom II desse vídeo, pacote Office, Corel, etc, e o próprio Windows.
Cara q vídeo completo e gostoso de assistir, parabêns!
Eu tinha um colega que tinha windows 95, só tinha leitor de disquete no computador dele. Eu lembro que ele ia numa lan house (eu ia junto) para baixar DLLs. Eu acho que nós chegamos a ir umas dez vezes naquele lugar, tudo para poder jogar Generally.
Sei lá, ia como uma coleção de disquete naquela época.
Me lembro de salvar trabalhos em disquete pra imprimir na escola. Também tinha um jogo dos Simpsons que vinha em um punhado de disquetes.
Quando cursei técnico em informática nós anos 80/90 usávamos disquetes de 5 Pol de 360kb e no começo cabia no mesmo disquete o sistema operacional (dos) um compilador(turbo Pascal) um editor de texto o word Star, os arquivos textos, código fonte de pascal e os vírus (ping pong, sexta feira treze). Não lembro se cabia os jogos TB. Na época era o testdrive de carro na tela de fósforo verde cga com 16 tonalidades. E nessa época um pc xt custava preço de um carro ou era até mais caro. Na época para uso caseiro tínham os cp200 cp400, msx hotbit e o cobiçado gradiente msx expert. Msx era um padrão de Pc 8 bits criado pela Microsoft. Eu tive um cp400. E usávamos fitas k7 para gravar e copiar jogos, arquivos, texto etc. Disquete era coisa só de empresas!
O vídeo mostra a cronologia de evolução dos disquete, mas na época em termos de informática o Brasil ficava alguns anos atrasados, acho que uns 10 anos. Por exemplo o disquete de 3pol de foi lançado no começo de 80, mas nos só fomos usar mesmo no anos 90. Tudo de tecnologia demora para vir para o Brasil isso quando vinha, por exemplo o MD (melhor que o CD) nem veio para o Brasil. Agora é tudo instantâneo mundialmente, só basta ter grana para comprar o último lançamento mundial de qualquer coisa!
Isso mesmo amigo !! Lembro bem dessa época, disquete 💾 de 5pol nos leitores trambolho do MSX, eita tempo bom !!! Até fita K7 nos leitores datacorder usavamos!! Pra tu ter uma ideia, meu pai trabalhou quase 1 ano pra comprar o Msx expert dele no Mapping! Foi o primeiro computador que usei na vida, aí começou minha paixão pela informática, que virou profissão a qual me orgulho muito!!! Até hj guardo meu MSX 2 Panasonic com leitor 1.44 que sempre levo nas feiras e encontros de PC e games retro! Nostalgia bateu forte agora !!!! Feliz em encontrar colegas como vc que viveram e sabem como foi aquela época, as gerações mais jovens não fazem ideia que as bases da tecnologia como conhecemos hj vieram daquela geração de profissionais bem como os padrões que utilizamos, software/hardware. Forte abraço!!!
Cabia jogos em DOS, fotos JPG, instaladores do Windows em alguns disquetes. E quando passava de 1,44mb usava ARJ ou winzip para compactar e copiar as coisas de PCs de amigos. Lembrança de infância kkk
opa! finalmente o youtube acertou na recomendção. vídeo incrível + 1 inscrito.
Que bom saber que o youtube acertou rsrsrs. Valeu pela moral!!!
Ainda devo ter alguns guardados em algum canto. Nos anos 90, na minha época do colegial técnico, era parte do material de escola uma caixa de disquetes de 3" 1/4 para fazer troca de jogos. Geralmente os jogos ocupavam a caixa toda ou mais de uma e levava uma eternidade para instalar. Quando o HD do meu 486DX2 pifou na época, cheguei a usar o PC com DOS rodando no disquete por um tempo para fazer trabalhos da escola.
MUITO PRAZER. SOU O AUGUSTO ROCK GAMES. OBG PELOS COMPILADOS INFORMACIONAIS TECNICOS APROFUNDADOS. ÓTIMO CANAL NUNCA PARE SE POSSÍVEL A VC. VALEU
Que vídeo gostoso de assistir, como o amigo falou, até que enfim o TH-cam acertou uma recomendação, sucesso!!
Muito bom ver esse tipo de comentário, Adriano. Espero que tenha se lembrado dos momentos bons e ruins com os disquetes rsrs.
Quem substituiu o disquete antes do pendrive foi o CD aí depois veio o pendrive. Eu sou da época em que ainda usavam disquetes.
CD-RW
Eu cheguei a usar fita cassete como mídia, em um MSX do meu irmão
@@rani_garcia Eu jogava usando essas fitas, me senti idoso agora kkk
Em partes.. CD regraváveis não eram muito comuns..
Na verdade foi o Zip Drive, mas poucos tinham acesso a essa tecnologia.
Que demais, eu usei muito disket na época da escola, pra transportar trabalhos e tal, emulador de gameboy color e roons de Pokemon eram bem trocadas entre amigos também, eu gostava do barulhinho que ele fazia na hora da leitura, e eu nem imaginava que haviam diskets de maior capacidade além dos 1.44 mb hehehe
Ótima matéria. Usei exaustivamente. Copiava e jogava os jogos do SNES nos disquetes de 3 1/2" Eu tinha um SUPER MAGICOM. Valeu! Me inscrevi agora.
Acompanhei toda a trajetória dos Computadores, no início dos anos 90. O Brasil teve um certo atraso nas tecnologia de DADOS. Fiz meu primeiro curso de informática em 1992, na minha cidade não existia ainda o Disquete de 3 1/2 de 1.44 mb, apenas os de 5 1/4 de 1.2 mb, só conseguindo ter acesso aos de 1.44 mb em meados de 1998
Usei muitos disquetes no final dos anos 90 e início dos 2000. Outra mídia que foi muito popular na minha casa eram os CDs RW...tinha uma quantidade limitada para podermos gravar e apagar os dados. Era bem diferente e revolucionário, o famoso CD regravável
Muito legal voltar nesse tempo, até hoje eu tenho um disquete guardado de um curso que fiz, tô ficando velho mesmo! Kkkk
Seeelokooo mano que vídeo booom, eu ainda tenho alguns disquetes guardados kkkkk, uns 3 são meus e uns 5 eram do meu tio, ele ia jogar fora e eu peguei pra mim, mesmo sem uso, eu os guardo de lembrança kkkkk 🥰🥰
É legal ter mesmo, mesmo sabendo que não vamos usar nunca kkk
Conehcia o canal a alguns dias e me surpreendi com a qualidade! Estou maratonando tudo, é viciante hahaha
Quantos trabalhos escolares já entreguei em diskets 😅, e no curso de informática a instalação do windows através deles. Esse vídeo foi muito nostálgico. Tenho aqui em casa dois diskets novos na embalagem. Vou guardar como relíquia.
Tinha que rezar pro 💾 não corromper na hora do professor avaliar hahaha
@@SatoruChannel exatamente kkkk e pior era quando os safados dos colegas roubava o disquete pra ficar acionando a proteção da fita só de sacanagem. Mas dava pra usar de desculpa que o trabalho não foi entregue por que o disquete estragou e o professor dava mais um prazo. 😆
Em meados de 2005-2008 aqui na rua tinha uma lojinha de 1.99 q vendia disquete por 1.50 na época
Eu usei muito na escola e tinha vários para guardar os slides de apresentações de trabalhos
Muito bom o video. Me fez lembrar da boa época de comprar revistas que vinham com jogos em disquetão, de instalar o win 3.1 em disquete... Sem falar dos jogos de DOS
em 2:55 eu aprendi informática em 1989 e ainda comprava esses disketes de 5" aqui na minha cidade, acho que deve ter finalizado as vendas em países desenvolvidos, mas aqui no brasil ainda continuou sendo vendido até o início dos anos 90 com certeza. Ótimo vídeo!
Valeu demais!!! Brasil sempre ficava um pouco pra trás mesmo hehe, principalmente nos anos 90
Fiz um curso no mesmo ano e tinha que levar um disquete de 5 1/4 nas aulas que eram em máquinas Apple II ou clones da CCE, Microdigital, etc.
O CD substituiu o disquete na verdade. No início do anos 2000 popularizou muito os gravadores de CD, tornando prático e barato realizar cópias em casa.
Gostei do canal, irei maratonar todos os vídeos 📹 🙏sucesso para você
Tenho vários guardados em casa...muita nostalgia!
Usei muito disquete a partir do final da decada de 90 pra copias arquivos instalar jogos em DOS etc. Hoje tenho alguns drives e 2 caixas de disquetes. Tenho um pc ainda com drive de disquete.
Legal o vídeo! Eu vivenciei essa época dos disquetes de 5' 1/4 e dos 3'1/2 de 1.44MB. Ainda tenho alguns guardados como lembrança e tbem dos drives de disquete.
Top! esse vídeo.. ganhou mais um escrito..... usei muito disquetes... e antes deles as fitas K7, lá na pré-história dos micros... kkkkkk (TK83, TK85, MSX, esse último antes de eu comprar o drive de disquete). Parabéns pelo vídeo, viajei no tempo aqui.....
Tinha um programa na Radio USP-SP, em q vc gravava os "ruidos" na fita k7 para rodar no TK. Na epoca eu ainda tinha um Apple II...kkk.. Vlw.
Aqui no centro do Rio, tinha uma loja chamada Nemesis Informática onde você levava os disquetes e eles copiavam os jogos ou aplicativos na hora para você, eles tinham um acervo muito bom. e era bem baratinho (isso no MSX e Amiga) época pré-internet.. kkk eles pegavam esses softs via BBS... kkkkk
Excelente vídeo.
O locutor passou de forma simples a história.
Ótimo vídeo!!! Por mais assim.
Eu vivi a fase final do disketes, lá no inicio dos anos 2.000. Tinha 12 anos em 1999, onde foi o ano que meu pai comprou o nosso primeiro PC, um Compaq presário AMD k6 2 500 mhz e HD 6 gb. Era os pen drives da epoca. Usavamos compactadores de arquivos, onde cabia quase 5mb no disquete. Porem era muito sensivel, os arquivos corrompiam facilmente.
Mesma coisa aqui, só q o HD do meu era 20gb, época ainda que se falava Winchester para HD.
Primeiro Pc que usei foi com 4gb de HD. Na época do Pentium 2 266
Jogo para computador (como jogos para PC 486) vinham nesses disquetes...mas não apenas em 1 disquete, mas geralmente 2, 3 ou 4....
na época eu fazia um cursinho de informática e ficava todo feliz com meus disquetes, escrevia os nomes dos tópicos das aulas no exterior dos disquetes com uma canetinha preta... comprei uma caixa com 12 disquetes. Nostálgico!
The future is now, old man
@@caioaugusto3138 O futuro é agora, mas ele só existe por causa dos homens velhos.
@@caioaugusto3138 sem os velhos, tu não teria escrito isso.
Instalar o windows com 35 disquestes...
Muito bom o video, parabens.
Nossa saudades, ainda me lembro últimos disquetes ano 1999 gravar ROM Mario64 em 6 disquete, ano 2000 despedida gravei meus 40 disquetes num CD, hoje só tenho uma disquete, era Projecto final escola meu curso, so para recordaçao porque dados tao corrompidos😅😅😅
Eita que nostalgia, ainda tenho 2 caixas guardadas alguns nem funciona mais, fiquei até com dó de jogar fora e tbem tenho máquinas antigas pra usar lembro quando fazia cursos e copiava joguinhos e alguns programas pra usar e jogar em casa isso quando o disco ñ dava erro kkkk usava o famoso winzip pra compactar em vários disquetes.
Conheci o canal agora ❤ gostei do vídeo ❤❤❤ ganhou um inscrito ❤
Sim Sou Dessa Época ...O Cd Dominou o Lugar Dos Diskets
Muito legal! Parabéns 👏👏👏👏👏
Muito bom o vídeo, gostei!
Parabéns pelo conteúdo! Sucesso
Usei muito! Copiava roms de snes no trabalho(que tinha net) e levava para casa.😂(1.44)
Cabia muita ROM de NES num disquete, mas de SNES não são muitos jogos que tem menos de 1.44MB
Eu trabalhava com o processador Z80 e um dos programas que fiz foi um sistema de telemetria que emitia comandos para várias remotas, apresentava gráficos dinâmicos, relatórios históricos impressos ou na tela, fazia diagnóstico do hardware, fazia buffer de impressão e controle de memória e tudo isto em 16k de programa. Era um sistema supervisório básico.
Caramba, muito legal. Ainda quero dar uma brincada com o Z80, um processador muito importante.
Caraca ate que enfim o youtube me recomendou um canal fodaa kkk
Top o vídeo usei muito o disquete no começo que começei a mexer nos pcs com Win 95 e 98 😁👍
Tempo bom kkkk. Aquele tec tec deixa saudade, apesar das raivas que a gente passava de vez em quando.
Troquei muita room de Super Nintendo na escola em 2002 usando disquete, tempo bom.
Eu só fui descobrir que os disquetes estavam acabando em 2005, quando levei uns arquivos pra um trabalho de escola e o note da minha amiga não tinha leitor de disquetes 🤣 A gente teve que transferir pro pen drive no computador de um vizinho (e acho que foi aí que eu conheci os pen drives também)
Descobrir o pendrive pra mim foi algo fora da caixinha. Muita capacidade de armazenamento, boa velocidade de transferência e era "regravável" hehe. Bons tempos.
@@8BitsdeNostalgia Antes deles eu lembro que meu pai chegou a ter os Zip Drives (fora os CDs e DVDs), pra mim isso era o máximo do armazenamento haha
@@Hikarikun92 zip também era muito bacana, pena que não popularizou tanto. Um dia ainda compro um zip drive funcional.
Oi, faz o videos dos virus antigos. Excelente conteudo
Eu ainda tenho uma caixa fechada de disquete uma ja aberta e alguns drivers de dirquete 1,44, da pra gravar um monnn.............da nada, mas eh um bom enfeite para feiras de ciencias e peso para papel. A alguns anos atras perdi ( se estragaram ) os meus disketes de windows 3.11 se nãao me engano eram 8 ou 9 disquetes para instalação. hoje fico lembrano daquela epoca, como a gente se divertia, meu primeiro computador foi um cp-200 prologica, a gente passava horas digitando o programa do jogo para se divertir, e depois gravava esse programa em fita k7 em um gravador national, depois era so passar a fita no gravador e transferir pro cp-200 e jogar de novo. kkkkkkkkkkk
Tenho 21 anos, NUNCA usei um disquete e hoje ganhei uma caixa com 9 novinhos lkkkk Minha tia achou lacrada em casa, abriu, tirou 1 para ela e me presenteou com o restante. Achei legal, vou guardar essa relíquia kk
Parabéns pelo canal. Mais um inscrito aqui
eu tive o diskette "bolachão".. meu primeiro pc era um 386 dx comprado em 1990... veio os 2 tipos de diskette.. lembro q tinha o battle chess no bolachão kkk
Eu tinha um disquete com um emulador do atari com todos os jogos em 99, eu gostava desta mídia e também usava como um memori card do emulador emu haider do ps1.
Parabéns pelo seu video.
Na verdade usamos termos "abrasileirados" o Nome correto do dispositivo USB de armazenamento seria FlashDriver (aqui pen Driver) assim como notebook ( laptop) e pc de mesa (Desktop), também antigamente chamava se os Drivers rigidos, Hard Drive ( HD ) mas aqui muitos diziam Whinchester!! mas o "pendriver" so chegou muito tempo depois existiram dezenas de meios de armazenamento externo, como as fitas k7 aos Diskets, o Zip driver e nao muito comum aqui o MD, que foi o passo pra o advento das midias digitais como CDs, DVDs, blu ray etc..; só para complementar!!! Ótimo Video muito interessante!!!
Comentário acrescentou muito Luiz, realmente não dá pra falar tudo hehehe. Mas agora "Winchester" resgatou uma memória bem antiga hehe. Muito bom. Abraços.
Muitas lembranças boas e ruins com esses disquetes. Sempre carregava dois como os mesmos arquivos como forma de segurança. Mas só conheci a versão de 1.44Mb. Foi muito legal assistir esse vídeo. E se fizer um sobre vírus será muito bacana
Seu conteúdo é realmente muito bom. Parabéns!!! Te desejo sucesso...
Eu peguei o finalizinho do uso, quando iniciei o uso de computador. Acho que devo ter utilizado uns 12 só, bem pouco mesmo. CD já tinha tomado de conta na época e DVD era luxo rs
Usei muito destes disquetes até pra game no MSX
O Zip e Jazz Drives da Iomega que permitiam entre 100mb e 1gb. Eram bem rápidos e seguros. Apesar de terem um preço relativamente alto, isso era compensado pela diferença na quantidade adquirida.
Como só comecei usar PC em 2007 nao usei disquete. Mas vi muito esse troço sendo usado qnd alguém queria instalar alguma coisa ou pra vender nas papelarias.
A tecnologia do disquete deveria ser estudada, para criar mídias para os dias atuais.
Eu ainda guardo disquetes como recordação!
Ainda tenho uma caixa lacrado de disquetes kkkk e alguns leitores também
O disquete já estava caindo um pouco em desuso, ao menos na questão das vendas de software quando surgiram os CDs, mas ainda eram usados na transferência de arquivos de forma rápida, já que a gravação de CD era lenta e definitiva (e os CDs RW eram caros). Aí com a popularização do pen drive acabou morrendo de vez.
Engraçado que em 2005 eu ainda usava disquetes para entregar os trabalhos da faculdade...
Lembro de meus irmão usando disquetes... andavam sempre com um na bolsa da escola...
tenho até hoje, inclusive o windows 3.11 em disketes, office , jogos e muitas coisas, kkkkkkkkk
Eu usava muito no final dos anos 90 e início dos anos 2000, vendia na escola com o emulador No$GB junto com Pokémon Yellow, depois o Gold/Silver para os coleguinhas jogar no PC do Milhão ou Itaú da época que eram os mais baratos daquela geração.
Trocava Roms de GB e snes vis disquetes na escola...teve uma vez que levei umas fotos da Sabrina Sato quando saiu na Playboy kkkkk bons tempos
Hoje em dia na ponta do dedo cabe um micro SD de 1TB (quase um trilhão de vez maior que um disket comum). É impressionante a velocidade que a tecnologia vai evoluindo. Os próprios CD/DVD rom e até os discos rígido já são coisa do passado.
Tem a questão do preço por GigaByte, o HDD não vai ser deixado de lado por bastante tempo, ao menos para guardar arquivos que não sejam acessados para o funcionamento de sistema operacional e os programas, ou seja os arquivos pessoais como fotos, documentos, músicas, e principalmente os pesados como videos, pois a capacidade deles é muito alta por um preço muito baixo comparado ao SSD, no meu PC uso o SSD para o sistema operacional e os programas, e o HD de 2TB para os arquivos, e acredite, consumi 1TB com videoaulas, VHDs de máquinas virtuais, fotos, outros videos... Se fosse para guardar em SSD, o custo seria bem mais alto, e quanto o armazenamento em nuvem, diferente do HD o qual, comprou é seu, o espaço na nuvem é alugado e é necessário o pagamento recorrente do aluguel desse espaço, sem contar que só terá acesso a esses arquivos enquanto houver disponibilidade da internet, se a conexão falhar, não será possível acessar os arquivos que estão na nuvem.
E outra, arquivos no SSD, diferente do HD, não devem ser gravados e apagados indiscriminadamente, pois SSD tem limite de leitura e escrita.
E também quanto a CDs e DVDs, são uma opção de mídia para backup, em um CD de 700MB cabem cerca de 300 fotos de 8MP, em um DVD de 4,7GB cabem bem mais, imagine, comprar a mesma capacidade de armazenamento de um Cruzer Blade de 4GB porém por um preço bem menor, bastando cuidar bem do disco de backup para não arranhar, a questão é preço por GB, imagine, um único disco desse pode salvar várias de suas fotos importantes, caso seu computador seja atacado por um ramsomware, o que estiver no CD ou DVD estará a salvo, pois mesmo que a mídia esteja no PC infectado, o vírus não conseguirá destruir arquivos neste tipo de mídia, pois os arquivos gravados são somente leitura, não podendo ser alterados.
Se for para dar boot em um PC infectado, é preferível usar este tipo de mídia, pois o vírus não vai conseguir infectar caso o boot não inicie a partir dele por algum erro de configuração na BIOS ou UEFI, e o boot acabe ocorrendo pelo sistema infectado. Se fosse com pen drive bootável, em caso de falha no boot por ele, este seria infectado, se tornando mais um vetor de transmissão do virus.
Sei que pen drive tem como proteger contra gravação por comandos no CMD, porém uma proteção via Software ao invés de física (Raros modelos de pen drive possuem trava física de segurança), um virus pode remover a proteção via *software* facilmente.
@@dschannel1171 Até essa questão do preço também é coisa do passado. Os SSDs baixaram muito de preço. Para as fabricantes nem compensa mais fazer esses discos rígidos, pois os SSDs de entrada (chineses) tão praticamente no mesmo preço, porém a velocidade é outro nível. Fora que pra fabricar um SSD é muito mais em conta pela simplicidade dos componentes em comparação com os HDS antigos que precisam de disco de aço (ou alumínio) de agulhas magnéticas, placa mãe, motor de alta velocidade e todo tipo de tranqueira.
Eu tenho alguns de disco rígido antigos aqui (até mesmo aqueles portáteis), mas os SSD estão no preço tão bom (até mesmo os NVME) que pra mim não fazia sentido usar esses trambolhos. Só uso SSD.
@@lequinho4 eu uso HD. SSD tem no máximo de 8tb e HD vai até 20. Sem contar que muito mais barato. Em breve vão lançar HDs de até 50tb. HD n morre tão cedo não
A tecnologia não pára mesmo. Me assunto em imaginar o que teremos daqui a 20 anos.
Sou da época do disquete de 5 1/4. No curso de MS-DOS, Data Base III plus e Carta Certa que eu fiz, eles reinavam. Já existia o disquete de 3 1/2, mas o curso ainda não tinha computadores com drive de 3 1/2. Tempo bom.
Tinha o Lotus 123.....Wordstar,.....kkk.
Com o avanço das tecnologias atuais onde tudo é virtual, um dispositivo de hardware com botão físico, será a solução para proteger mídias no futuro.
Adorei o video amigo ❤
Eu ainda uso imagem de disquetes emuladas em máquina virtual no meu win98 e MS-DOS. Jogos como Prince of persia e commander Keen
Eu uso hj em dia o disquete de 1.44 para gravar as programações do meu teclado musical Korg X3!
Eu tenho até hoje guardada a case contendo mais de 50 disquetes de programas, sistemas, etc que usei por muitos anos. E possuo tb um drive 3 1/2" externo USB da IBM funcionando perfeito.
Muito bom o vídeo
Em 2001 fiz um curso de processamento de dados ainda utilizava-mos disquete
Esse simulador de disquetes pra mim é "novo" kkkkkk. Video top!
Me mandaram umas sucatas de uma escola do interior, adivinha, leitor de disquete USB da IBM e várias marcas de disquetes novinhos, caiu uma lágrima do olho kkkkkk, me lembrei na hora quando tinha 15 anos e para transferir jogos usávamos o ARJ no DOS e tinha jogo que precisava mais de 20 disquetes seb falhasse tchau era uma agonia na hora de copiar e depois descompactar no computador de destino ...
Cara..... o arj.... era o melhor descompactador. Nem lembrava mais.
Sei lá, os 1,44MB não eram suficientes kkk... Lembro da época que pra pegar os jogos de amigos, compactávamos usando PKZIP ou ARJ em inúmeros disquetes... A pior coisa era num jogo com 30 disquetes, em que durante a descompactação, uma delas darem problema kkkkkkk... Tudo isso antes de vir o CD, que já era outra história...
Pra piorar ainda dava problema lá pelo meio pra frente, depois de ter ficado uma hora instalando. rs
É que nessa época de softwares em 30 disquetes já tinha a opção do CD, os programas já estavam ficando grandes demais pra esse tipo de mídia.
Show!
Cabia muita coisa, inclusive nos disquetes de 360 kb e nos de 720 kb, da linha MSX, da qual ainda tenho jogos que funcionam no PC, com um emulador.
Muito bom seu canal mano parabéns nossa que horror 80kb.
Pow Marcelo, seu comentário dá um incentivo fod*. Realmente 80kb pra época já não era grande coisas, pra hoje então nem se fala, a gente rejeita até pendrive de 4GB kkkk.
@@8BitsdeNostalgia por nada mano! É a evolução!
Eu cheguei a usar fitas no meu tk85. Tk90x. Depois no msx eu usava o disquete de 1.2 e o de 1.44 só passei a usar num pcxt e num 286.
10:00 Sobre os avisos serem atualizados por disquetes, é porquê não pode ser atualizado por um pen drive ou coisa assim porque envolve toda uma redundância de segurança, que levaram anos para serem certificados ! Então é mantido o disque até hoje porque é mais seguro e confiável! Segunda acima de tudo na aviação!
Eu ainda mantenho um disquete e o drive no A:/ só pela nostalgia (nem lembro a última vez que usei, espero que o disquete ainda funcione 😂)
Me lembrou do tempo do curso de informática lá para 1999/2000 onde a gente aprendia a digitar no Word e salvava no disquete para usar em outra aula.
Antes mesmo do gravador de CD (que veio antes do pendrive) tinha o Zip Drive que usava uma porta paralela (LPT1) e tinha incríveis 100MB de capacidade (depois 250MB)... Outras formas menos comuns de armazenamento eram as Fitas DAT/DDS com 1.3 GB de capacidade inicial!
Até o início dos anos 2000 ainda também se usava disquete
Eu comprei um teclado antigo, 1995 , que apesar de ser antigo ainda é bom para amadores kk.... e ele salva as configurações de som em disket , eu sofri para encontrar 1 disket para comprar em pleno 2022 😂
Não acha não kkk
manoooo seu canal é TOP, continue assim, parabéns.