A carteirada nunca vai sair do modus operandis de quem tem poder. Sempre será casa grande e senzala. Esse é o pior lado do Brasil. Como dizia tom Jobim "Brasil é ótimo... mas tem lá um povinho".... Povinho leia se " os carteirantes".
Assisti o video inteiro sem saber a data, pensando que era algo de 2021 ou 2020. Me surpreende e entristece saber que o "Brasil atual" de 2014 ainda é o mesmo de 2022. Realmente damos passos muito pequenos para mudanças e reformas, como o professor mesmo diz, somos habituados a engolir as coisas calados e não mudamos... Espero que isso mude um dia!
@@felipesoares9150 Não diria que é o mesmo não, diria que está pior. Ao menos naquela época havia ações para tentar o reparo histórico, que o governo atual vem tentando de qualquer maneira derrubar.
31:40 "... a educação elementar é básica... ela que deveria ser federal... e os municípios brasileiros são os mais injustiçados na redistribuição dos impostos porque não têm representantes... nos municípios mais pobres é difícil você encontrar uma boa estrutura, bons professores... deveria ter uma campanha... deveria inverter: as universidades ficariam por conta dos estados e municípios e o básico seria uma responsabilidade de honra do governo federal" - (R. DaMatta) Bravo! Eu acrescentaria a participação de grandes empresas nas universidades, e instituições com gestões mistas mantidas tanto com subsídios do estado como de particulares. Trazer o foco para a formação básica mudaria o país em apenas uma geração, mas neste atual momento político parece que desonerar a "máquina" é um palavrão que não deve ser proferido sob pena de ser taxado de "reaça", entre outros adjetivos. Criou-se uma geração que pensa que o estado deve prover tudo (inspirados nas "autoridades" sangue-suga) , do berço ao túmulo, justificado pela "dívida social" - uma catarse interminável que precisa ser superada, pois ela mantém os olhos no passado, quando deveria mirar no futuro, e arriscando-se a perder o trem da história. Há tantos exemplos de países a serem seguidos, no entanto parece que algumas lideranças preferem continuar ruminando a pasta amarga de cada vírgula no texto que sustenta seus eternos desafetos.
Na minha opinião. A cultura do Brasil esta esquecido, rede de televisão que todos sabem qual, passam programas, novelas que menosprezam o pobre , varios terrenos abandonados que poderiam servi de espaços culturais e lazer, se tivesse essas áreas culturais existiriam mais empregos e alegria ao povo brasileiro , mas os da elite ,deixam os pobres se acabarem com a cultura da apologia musical , vamos tocar no Brasil em geral por que o vídeo tá dizendo mais que um problema ,
@@hirianwillian3577Muito obrigado. Infelizmente não poderei add seu número. Mas, observe q parte do meu comentário está entre aspas, ou seja, é a transcrição da fala do entrevistado DaMata. Fique à vontade para copiar as palavras que acrescentei, pois acredito nelas com toda a minha convicção. Abç
Muito interessante os pontos que ele traz. Me vi muito em algumas das colocações dele, principalmente essa coisa da sensibilidade pra origem das pessoas, que a gente analisa através de trejeitos, comportamentos. Certa vez fui a uma padaria de um bairro nobre da minha cidade e notei olhares diferentes... Eu e minha amiga estávamos falando alto demais.
Comecei a ler com mais intensidade (já lia antes) os trabalhos de Roberto DaMatta por causa do meu mestrado. Que arrependimento por não ter conhecido a obra dele antes. Trabalho essencial e que continua atualíssimo nesse Brasil de 2020.
Muito interessante o ponto de vista colocado pelo professor quanto a monetização do trabalho doméstico. Não tinha parado para pensar sobre isso dessa forma. É claro que precisa ser regularizado a fim de "proteger" a trabalhadora, mas aonde exatametne a régua deveria ser colocada? Como definir o que é um trabalho doméstico "proletariado", de limpeza por exemplo, de um outro que a empregada é tida como "parte da família" e de fato zela pelo bem-estar dos filhos do patrão? Qual relação agrega mais valor financeiro? Delicada questão mas muito instigante.
ปีที่แล้ว +1
14:45 Mas não se esqueça do José Bonifácio! Patriarca da Independência, santista.
A discussão sobre os direitos das empregadas dométicas não estava em cima da questão se elas merecem ou não direitos, mas sim o que isso implicaria nos postos de trabalho para empregadas, visto que muitas trabalham em casas de famílias que não têm recursos para arcar financeiramente com todos os processsos da CLT, o que ocasionaria um desemprego. Este era o ponto. A gente precisa para de ficar transformando tudo em guerras de classes, porque um povo dividido é mais fácil de ser dorminado!
Convenhamos que quem tem empregada ou empregado tem condições de arcar com impostos. Não me venha com essa ladainha de desemprego por causa de impostos de CLT. Isto é desonesto.
@@meqi92 com todo respeito, creio que você que está sendo desonesto intelectualmente. Não existe polêmica a respeito do quanto as leis brasileiras desmotivam pessoas as abrirem seus próprios negócios. Com a CLT aplicada às empregadas, muitas ficariam desempregadas, ou teriam seus salários divididos com o governo, devido aos impostos. Você não acha estranho como tantos brasileiros preferem ser pobres em um país que não tem CLT (como o EUA) do que ficarem aqui, assegurados, pela nossa CLT? Entenda que não estou aqui batendo o martelo a respeito do que seria certo ou errado, mas trazendo o real cerne da questão: "Não é questão das empregadas merecerem ou não; é questão se realmente será melhor, ou não, para as empregadas!" Mesmo porque onde o Estado se mete de mais, nunca fica bom nem para o pobre, nem para o rico. Os únicos beneficiados são os amigos do governo...
Todas as pessoas, estudiosas ou não, possuem ou adquirem algum tipo de erro, desvio de conduta, ou são tendenciosas em diversas situações cotidianas.A diferença é a quantidade que se é tendencioso, seus objetivos e como se quer impor suas verdades. O discurso em sua totalidade, traz algum esclarecimento, novas ideias? Debates para questionamentos ou novas reflexões? Mesmo que exista algum erro, discordância ou incoerência, temos que olhar o discurso o pensamento como um todo. Mostro um exemplo bobo, mas efetivo: Quando você vai a casa de alguém saborear um almoço, à convite desse anfitrião, ótima comida, maravilhosa conversa, foi bem tratado, porém a comida demorou um pouco, veio morna o a bebida estava não tão gelada e uma mancha na toalha, esses fatos negativos, invalidam todo o fato da experiência agradável de um convite com a receptividade feita com carinho? É de educação elogiar como um todo ou tecer críticas pelos detalhes? Temos muitos para aprender com os outros, olhar o mundo com a ótica alheia de vez em quando faz bem...
"Saímos do trabalho escravo para o trabalho livre sem luta". Oi?? Os escravos sempre lutaram pela sua liberdade! Querido, comunidade quilombola (re)existe até hoje!!! Tereza de Benguela é um exemplo de mulher que lutou pela sobrevivência do seu povo, como ele diz que não teve guerra??
Vc cita uma pessoa que lutou e já conclui que houve guerra? A abolição da escravatura foi assinada porque ficou muito feio para a gente e o mundo inteiro já tinha acabado com a escravatura. Nos Estados Unidos teve guerra civil.
oq impera na "Sociedade Brasileira é a canalhice e perdição completa gerada em sua maioria pela "falta de educação" em todos os sentidos!!!! Concordo com a intersecção do dilema entre "Povo Brasileiro" entre pobres e o restante da conjuntura social
Isso mesmo! Nos temos a mesma cabeça da corte portuguesa que desembarcou no Brasil. Corrigindo , todos nos queremos ser membros da corte portuguesa que veio morar no Brasil.
O Brasil precisam os políticos procurem os seus lugares e pararem de escravizar o povo a trabalhar e sustentar -los de altos salários e muitos privilégios... Democracia não estão longe plulocrácia...
ATÉ HJ TENHO RECEIO DE RECLAMAR SOBRE UM SERVIÇO RUIM. É VDD TUDI QUE ELE FALOU SOBRE NOSSO COMPORTAMENTO NO DIA A DIA... E INFELIZMENTE ESTÁ PIORANDO...
Roberto da Matta um dos maiores intelectuais brasileiro, contribui muito para o entendimento da formação do nosso povo. Grande Intelectual mas sempre dialogando com uma linguagem popular. Viva o povo brasileiro.
Revisitando a conversa desse gênio - Professor Roberto DaMatta -. Dez anos atrás, ao elogiar o prof. Roberto em uma conversa com um professor do mestrado, figura também renomada, ouvi duras críticas ao prof. Roberto. Demorei um tempo e entendi. Aquele professor se achava melhor que ele. O prof. Roberto é o melhor porque não se acha melhor que ninguém. Sempre que quero me entender melhor , busco Roberto DaMatta.
Roberto DaMatta hoje, se não confessar que também foi enganado pelo Lulo Petismo que na época dessa entrevista disse ser maravilhoso, é no mínimo conivente com tudo o que está acontecendo no Brasil hoje. Mas... o fato de não concordar com parte de sua opinião, não me exime veementemente de defender o direito de expressá-la.
A ferida da Escravidão é um fantasma que espreitará as relações sociais (incluindo as tais cotas) ( trabalhistas incluídas- o trabalho doméstico) no Brasil por décadas, quiçá séculos...
Conheci ele através de um trabalho no meu curso de graduação em ADM. PÚBLICA, maravilhoso em todos os seus posicionamentos, sou admirador desde então de tudo o que tem o nome Roberto DaMatta
Concordo com muito o que foi dito, mas quando o Sr fala que sobre a cultura, costumes, comidas, nada deveria ser mudado, há 9 anos o Sr pensava assim, mas hoje continua pensando assim vendo tudo o que era costume, tradição sendo desconstruído?
A elite não se julga parte do povo brasileiro e essa postura marca a Intercessão entre o modo de ler o Brasil verticalmente. Aristocracia e plebe/povo. Reações anti - igualitárias.Deixa que eu vou falar com um amigo meu . Bússola que mede mede quem está em cima e o que está em baixo. Não é bússola da modernidade democrática liberal. Tensões verticais e horizontais
A falta de homogeneidade racial também é um complicador. Se grupos tem históricos e tradições, às vezes, totalmente diversas, é difícil uma perfeita integração. O que deve ocorrer, pelo menos, é convivência pacifica e respeitosa, respeitando-se principalmente as eventuais diferenças.
Concordo com muitas partes desta entrevista, mas tenho que discordar que o "governo petista foi maravilhoso", para mim que votei no PT nestes 3 mandatos, hoje vejo as sequelas que deixou, quebrou o nosso Brasil, desviando dinheiro para países socialistas(vários países do continente africano, Venezuela, cuba, Bolivia, etc.), e desconsiderou as necessidades internas, faltou água no nordeste (um absurdo ter pessoas morrendo de sede em pleno século XXI), quebrou a Petrobrás, o BNDS (emprestando dinheiro para quem não precisa), a esquerda deu um rombo enorme no país através das propinas exigidas para liberar habit's para as construtoras, Odebrech, OAS, etc., desviando o dinheiro da saúde, da infraestrura, deixou o país num estado lástimavel. O PT traiu o povo brasileiro, muitos filiados envolvidos em corrupção, que hoje está infiltrados em todos os orgãos publicos, STF, STJ, Congresso e Senado... uma verdadeira lástima. Toda a família do ex-presidente(PT), ficaram ricos e incognitos... mas a lava jato ja está provando todos estes desfalques junto a Policia Federal. Infelismente a democracia tem sido um sonho brasileiro, mas que estamos sendo negados dela...
era so te falado educação , leis a favor do trabalhador e para de vender nossas riquezas por preço de banana para os gringos nós seriamos de primeiro mundo porque o brasil é o pais mais rico do mundo
Democracia igualitária só dura até o momento que o dinheiro acaba. Depois é cada um por si. É só observar onde foram parar as nações que pensaram na igualdade do jeito que a esquerda idealiza. A fome vem,a falta de produtos também e o desemprego dispara. Daí só fugindo para nações vizinhas,seja pelas fronteiras terrestres (como fizeram os Venezuelanos),seja a nado (Cubanos). É por isso que temos sim que trabalhar,ganhar o nosso sustento e fazer por onde. Governo nenhum é nosso pai e quanto menos ele cuidar da nossa vida,melhor.
Que maravilha de entrevista. Mesmo ainda carregando tanto de uma cultura social e educacional passados, cabe sempre levar conhecimentos, na busca de um Brasil melhor.
A verdade é que o Brasileiro não quer ser comum . Uma roupa , uma fala , um olhar tudo isso incomoda o Brasileiro. Alguém mal vestido no shopping te encomoda ! É verdade ou não é? Isso estar impreguinado em nossas raizes
por isso que filosofos nao podem opinar em politica. igual portela e carnal, enquanto falam de filosofia e as areas que eles pertecem sao geniais, quando falam de politica parecem que usam 5% dos seus cerebros.
Concordo, em um momento ele diz que o governo petista foi espetacular, e depois trata as escolas públicas como um problema, onde seria a suposta "infecção", mas poxa, quem é que cuida da educação? Não é o governo!? Então onde está o governo espetacular??
Reclama tanto da desigualdade e da aristocracia mas vangloria o "Lulismo", que acentuou os privilégios para os servidores públicos e sucateou a iniciativa privada. Parabéns para a hipocrisia.
Ele se confundiu nessa parte, horizontal é o transito onde todos temos que obedecer a mesma regra, independente se vc tem um celta ou uma bmw, e vertical é a sua relação com uma classe acima.
33:43 "Eu lia muito na minha casa e diziam que eu ia ficar louco, e eu acabei ficando realmente." Muito elucidativo.
Assertivo! Quando na realidade os "são" é que são insanos.
Adoro Roberto DaMatta❤
Vim aqui em 2020 e o "Você sabe com quem está falando" ainda continua bem atual no Brasil...
A carteirada nunca vai sair do modus operandis de quem tem poder. Sempre será casa grande e senzala. Esse é o pior lado do Brasil. Como dizia tom Jobim "Brasil é ótimo... mas tem lá um povinho"....
Povinho leia se " os carteirantes".
Infelizmente é verdade! O sonho é de igualdade? Ah! igualdade Quem dera tê -la e poder contempla -la.
Assisti o video inteiro sem saber a data, pensando que era algo de 2021 ou 2020. Me surpreende e entristece saber que o "Brasil atual" de 2014 ainda é o mesmo de 2022. Realmente damos passos muito pequenos para mudanças e reformas, como o professor mesmo diz, somos habituados a engolir as coisas calados e não mudamos... Espero que isso mude um dia!
@@felipesoares9150 Não diria que é o mesmo não, diria que está pior. Ao menos naquela época havia ações para tentar o reparo histórico, que o governo atual vem tentando de qualquer maneira derrubar.
A prática do abuso de poder...
31:40 "... a educação elementar é básica... ela que deveria ser federal... e os municípios brasileiros são os mais injustiçados na redistribuição dos impostos porque não têm representantes... nos municípios mais pobres é difícil você encontrar uma boa estrutura, bons professores... deveria ter uma campanha... deveria inverter: as universidades ficariam por conta dos estados e municípios e o básico seria uma responsabilidade de honra do governo federal" - (R. DaMatta) Bravo! Eu acrescentaria a participação de grandes empresas nas universidades, e instituições com gestões mistas mantidas tanto com subsídios do estado como de particulares. Trazer o foco para a formação básica mudaria o país em apenas uma geração, mas neste atual momento político parece que desonerar a "máquina" é um palavrão que não deve ser proferido sob pena de ser taxado de "reaça", entre outros adjetivos. Criou-se uma geração que pensa que o estado deve prover tudo (inspirados nas "autoridades" sangue-suga) , do berço ao túmulo, justificado pela "dívida social" - uma catarse interminável que precisa ser superada, pois ela mantém os olhos no passado, quando deveria mirar no futuro, e arriscando-se a perder o trem da história. Há tantos exemplos de países a serem seguidos, no entanto parece que algumas lideranças preferem continuar ruminando a pasta amarga de cada vírgula no texto que sustenta seus eternos desafetos.
Jose Brazil i
Na minha opinião. A cultura do Brasil esta esquecido, rede de televisão que todos sabem qual, passam programas, novelas que menosprezam o pobre , varios terrenos abandonados que poderiam servi de espaços culturais e lazer, se tivesse essas áreas culturais existiriam mais empregos e alegria ao povo brasileiro , mas os da elite ,deixam os pobres se acabarem com a cultura da apologia musical , vamos tocar no Brasil em geral por que o vídeo tá dizendo mais que um problema ,
Queria colar essa sua frase, me manda? 92991364902
@@hirianwillian3577Muito obrigado. Infelizmente não poderei add seu número. Mas, observe q parte do meu comentário está entre aspas, ou seja, é a transcrição da fala do entrevistado DaMata. Fique à vontade para copiar as palavras que acrescentei, pois acredito nelas com toda a minha convicção. Abç
Bravo!
Muito interessante assunto. Nosso prof de Antropologia da faculdade nos passou esse vídeo p assistirmos.
Por favor, fale da obra A CASA E A RUA. Quando li fiquei encantada, e lancei como referência bibliográfica em meu TCC da pós-graduação. Parabéns!
Eu sou estudante de antropologia e fico encantado com os trabalhos da ciências sociais. Brasileira
Muito interessante os pontos que ele traz. Me vi muito em algumas das colocações dele, principalmente essa coisa da sensibilidade pra origem das pessoas, que a gente analisa através de trejeitos, comportamentos. Certa vez fui a uma padaria de um bairro nobre da minha cidade e notei olhares diferentes... Eu e minha amiga estávamos falando alto demais.
Comecei a ler com mais intensidade (já lia antes) os trabalhos de Roberto DaMatta por causa do meu mestrado. Que arrependimento por não ter conhecido a obra dele antes. Trabalho essencial e que continua atualíssimo nesse Brasil de 2020.
Muito interessante o ponto de vista colocado pelo professor quanto a monetização do trabalho doméstico. Não tinha parado para pensar sobre isso dessa forma. É claro que precisa ser regularizado a fim de "proteger" a trabalhadora, mas aonde exatametne a régua deveria ser colocada? Como definir o que é um trabalho doméstico "proletariado", de limpeza por exemplo, de um outro que a empregada é tida como "parte da família" e de fato zela pelo bem-estar dos filhos do patrão? Qual relação agrega mais valor financeiro? Delicada questão mas muito instigante.
14:45 Mas não se esqueça do José Bonifácio! Patriarca da Independência, santista.
A discussão sobre os direitos das empregadas dométicas não estava em cima da questão se elas merecem ou não direitos, mas sim o que isso implicaria nos postos de trabalho para empregadas, visto que muitas trabalham em casas de famílias que não têm recursos para arcar financeiramente com todos os processsos da CLT, o que ocasionaria um desemprego. Este era o ponto. A gente precisa para de ficar transformando tudo em guerras de classes, porque um povo dividido é mais fácil de ser dorminado!
Poisé,a finalidade da esquerda: desarmar,dividir,dominar através de ditaduras!
Convenhamos que quem tem empregada ou empregado tem condições de arcar com impostos. Não me venha com essa ladainha de desemprego por causa de impostos de CLT. Isto é desonesto.
@@meqi92 com todo respeito, creio que você que está sendo desonesto intelectualmente. Não existe polêmica a respeito do quanto as leis brasileiras desmotivam pessoas as abrirem seus próprios negócios. Com a CLT aplicada às empregadas, muitas ficariam desempregadas, ou teriam seus salários divididos com o governo, devido aos impostos.
Você não acha estranho como tantos brasileiros preferem ser pobres em um país que não tem CLT (como o EUA) do que ficarem aqui, assegurados, pela nossa CLT? Entenda que não estou aqui batendo o martelo a respeito do que seria certo ou errado, mas trazendo o real cerne da questão: "Não é questão das empregadas merecerem ou não; é questão se realmente será melhor, ou não, para as empregadas!" Mesmo porque onde o Estado se mete de mais, nunca fica bom nem para o pobre, nem para o rico. Os únicos beneficiados são os amigos do governo...
Todas as pessoas, estudiosas ou não, possuem ou adquirem algum tipo de erro, desvio de conduta, ou são tendenciosas em diversas situações cotidianas.A diferença é a quantidade que se é tendencioso, seus objetivos e como se quer impor suas verdades. O discurso em sua totalidade, traz algum esclarecimento, novas ideias? Debates para questionamentos ou novas reflexões? Mesmo que exista algum erro, discordância ou incoerência, temos que olhar o discurso o pensamento como um todo. Mostro um exemplo bobo, mas efetivo: Quando você vai a casa de alguém saborear um almoço, à convite desse anfitrião, ótima comida, maravilhosa conversa, foi bem tratado, porém a comida demorou um pouco, veio morna o a bebida estava não tão gelada e uma mancha na toalha, esses fatos negativos, invalidam todo o fato da experiência agradável de um convite com a receptividade feita com carinho? É de educação elogiar como um todo ou tecer críticas pelos detalhes? Temos muitos para aprender com os outros, olhar o mundo com a ótica alheia de vez em quando faz bem...
Somos uma nação de inúteis. Já havia lido isso em outros lugares e, vendo como tudo aqui funciona, tive que concordar.
"Saímos do trabalho escravo para o trabalho livre sem luta". Oi?? Os escravos sempre lutaram pela sua liberdade! Querido, comunidade quilombola (re)existe até hoje!!!
Tereza de Benguela é um exemplo de mulher que lutou pela sobrevivência do seu povo, como ele diz que não teve guerra??
Vc cita uma pessoa que lutou e já conclui que houve guerra? A abolição da escravatura foi assinada porque ficou muito feio para a gente e o mundo inteiro já tinha acabado com a escravatura. Nos Estados Unidos teve guerra civil.
Não houve violência e batalhas durante o processo de abolicionismo e sim mobilizações sociais pelo fim do escravagismo.
Melhor forma de descrever o Brasil não há! O Brasil não é para principiantes - Antonio C. Jobin.
oq impera na "Sociedade Brasileira é a canalhice e perdição completa gerada em sua maioria pela "falta de educação" em todos os sentidos!!!! Concordo com a intersecção do dilema entre "Povo Brasileiro" entre pobres e o restante da conjuntura social
Li um texto dele na faculdade. Gostei muito da forma como analisa o comportamento do brasileiro.
Eu também!!
Se não somos violentos por que assassinatos 460 mil pessoas por anos. Por que uma briga de trânsito não raro vira violência e até mesmo homicídio?
"eu lia muito na minha casa e diziam que eu ia ficar louco, o que eu acabei ficando realmente!" kkkkkkkk em busca dessa loucura
SOU BRASILEIRO SIM, mais digo com totalidade de argumentos que brasileiro não gosta de igualdade social.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkmijeikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso mesmo! Nos temos a mesma cabeça da corte portuguesa que desembarcou no Brasil. Corrigindo , todos nos queremos ser membros da corte portuguesa que veio morar no Brasil.
a gente inveja e quer ter/ser como as sociedades de outros paises mas acabamos nos tomando como inimigos na rua.
VERDADE!
Afffff que comentário inútil.
O Brasil precisam os políticos procurem os seus lugares e pararem de escravizar o povo a trabalhar e sustentar -los de altos salários e muitos privilégios... Democracia não estão longe plulocrácia...
Vim em 2022. Reflexivo, vou pesquisar mais sobre o antropólogo valeu a pena assistir!
Quem so esta aqui por causa do EAD ? 🤚
eu cheguei aqui por curiosidade mesmo, mas acabou que eu aprendi o que eu n aprendi um trimestre inteiro kkkkk
EAD é top
Uma das melhores entrevistas que já vi!
Sensacional!!
Palestra incrível!!
ATÉ HJ TENHO RECEIO DE RECLAMAR SOBRE UM SERVIÇO RUIM. É VDD TUDI QUE ELE FALOU SOBRE NOSSO COMPORTAMENTO NO DIA A DIA... E INFELIZMENTE ESTÁ PIORANDO...
Esse vídeo se resume em: o Estado não tem interesse que as minorias tenham direitos.
Roberto da Matta um dos maiores intelectuais brasileiro, contribui muito para o entendimento da formação do nosso povo.
Grande Intelectual mas sempre dialogando com uma linguagem popular.
Viva o povo brasileiro.
Revisitando a conversa desse gênio - Professor Roberto DaMatta -. Dez anos atrás, ao elogiar o prof. Roberto em uma conversa com um professor do mestrado, figura também renomada, ouvi duras críticas ao prof. Roberto. Demorei um tempo e entendi. Aquele professor se achava melhor que ele. O prof. Roberto é o melhor porque não se acha melhor que ninguém. Sempre que quero me entender melhor , busco Roberto DaMatta.
Mano, vendo esse video na aulta de ética e o cara manda que governo do pt foi maravilhoso kkkkkk
Estou aqui pelo mesmo motivo, agora imagina uma pessoal sem senso critico, ela vai absorver e achar que e verdade.
Estou Estudando Direito e o Professor recomendou a Obra dele o que faz Brasil Ser Brasil?
Muito interessante suas idéias e sua forma de pensar e se expressar.
Uma das raras mentes pensantes da atualidade.
Muito interessante
Depois de 3 anos que achei essa maravilha de entrevista? Gratificante.
Mano, por causa de "professor" desse tipo q o Brasil tá fudido.
Roberto DaMatta hoje, se não confessar que também foi enganado pelo Lulo Petismo que na época dessa entrevista disse ser maravilhoso, é no mínimo conivente com tudo o que está acontecendo no Brasil hoje. Mas... o fato de não concordar com parte de sua opinião, não me exime veementemente de defender o direito de expressá-la.
Magnífico o trabalho Damatta , ja assiti 3x o documentário....
Umdos melhores antropólogos brasileiros.
Gratificante.
34 minutos mais maravilhoso da minha vida.................
7:15
Edificante!
A ferida da Escravidão é um fantasma que espreitará as relações sociais (incluindo as tais cotas) ( trabalhistas incluídas- o trabalho doméstico) no Brasil por décadas, quiçá séculos...
Conheci ele através de um trabalho no meu curso de graduação em ADM. PÚBLICA, maravilhoso em todos os seus posicionamentos, sou admirador desde então de tudo o que tem o nome Roberto DaMatta
fantástica visão de Brasil .
Concordo com muito o que foi dito, mas quando o Sr fala que sobre a cultura, costumes, comidas, nada deveria ser mudado, há 9 anos o Sr pensava assim, mas hoje continua pensando assim vendo tudo o que era costume, tradição sendo desconstruído?
O Roberto é um grande sujeito, mas as vezes fala sem pensar e sai cada asneira...
Grande DaMatta!
A elite não se julga parte do povo brasileiro e essa postura marca a Intercessão entre o modo de ler o Brasil verticalmente. Aristocracia e plebe/povo. Reações anti - igualitárias.Deixa que eu vou falar com um amigo meu . Bússola que mede mede quem está em cima e o que está em baixo. Não é bússola da modernidade democrática liberal. Tensões verticais e horizontais
A falta de homogeneidade racial também é um complicador. Se grupos tem históricos e tradições, às vezes, totalmente diversas, é difícil uma perfeita integração. O que deve ocorrer, pelo menos, é convivência pacifica e respeitosa, respeitando-se principalmente as eventuais diferenças.
Simplesmente maravilhoso!
Parabéns ao entrevistador!
Sociedade brasileira : opressores e oprimidos .
Que merda de vídeo. Kkkkk
Gostei:)
Será que ele falaria o mesmo da esquerda/PT hoje nov/17 ?
Professor o Senhor é um louco muito lindo... Grato por aprender com o senhor.
Sensacional nós apresentamos com nossas mães a ser inúteis fabuloso parabéns!!!!!!!
Concordo com muitas partes desta entrevista, mas tenho que discordar que o "governo petista foi maravilhoso", para mim que votei no PT nestes 3 mandatos, hoje vejo as sequelas que deixou, quebrou o nosso Brasil, desviando dinheiro para países socialistas(vários países do continente africano, Venezuela, cuba, Bolivia, etc.), e desconsiderou as necessidades internas, faltou água no nordeste (um absurdo ter pessoas morrendo de sede em pleno século XXI), quebrou a Petrobrás, o BNDS (emprestando dinheiro para quem não precisa), a esquerda deu um rombo enorme no país através das propinas exigidas para liberar habit's para as construtoras, Odebrech, OAS, etc., desviando o dinheiro da saúde, da infraestrura, deixou o país num estado lástimavel.
O PT traiu o povo brasileiro, muitos filiados envolvidos em corrupção, que hoje está infiltrados em todos os orgãos publicos, STF, STJ, Congresso e Senado... uma verdadeira lástima.
Toda a família do ex-presidente(PT), ficaram ricos e incognitos... mas a lava jato ja está provando todos estes desfalques junto a Policia Federal.
Infelismente a democracia tem sido um sonho brasileiro, mas que estamos sendo negados dela...
era so te falado educação , leis a favor do trabalhador e para de vender nossas riquezas por preço de banana para os gringos nós seriamos de primeiro mundo porque o brasil é o pais mais rico do mundo
Aqui por causa de Paolo
Agente brasileira e um País que veio da percepção colonial a empresa portuguesa que via a Colônia de exploração.
Democracia igualitária só dura até o momento que o dinheiro acaba. Depois é cada um por si. É só observar onde foram parar as nações que pensaram na igualdade do jeito que a esquerda idealiza. A fome vem,a falta de produtos também e o desemprego dispara. Daí só fugindo para nações vizinhas,seja pelas fronteiras terrestres (como fizeram os Venezuelanos),seja a nado (Cubanos). É por isso que temos sim que trabalhar,ganhar o nosso sustento e fazer por onde. Governo nenhum é nosso pai e quanto menos ele cuidar da nossa vida,melhor.
Que maravilha de entrevista. Mesmo ainda carregando tanto de uma cultura social e educacional passados, cabe sempre levar conhecimentos, na busca de um Brasil melhor.
❤
Roberto DaMatta sobrevive do que escreveu, não do que fala hoje em dia....
Concordo absolutamente. Nessa entrevista ele viajou, e muito, nas suas pontuações.
sim, perfeito o ensino basico deveria ser do governo federal....excelente proposta.
Bom
já me arrependi de fazer essa faculdade
Nem esse senhor, nas aulas dele, ele falava mal da irmã que casou com um pedreiro.
de quem e a culpa? Falamos como se pobreza fosse um castigo?
Não é bem um castigo, mas que uma merda isso é.
A pobreza é o inferno na terra e a riqueza o paraíso, simples assim. Lembrando que o inferno e paraíso existe somente aqui.
A verdade é que o Brasileiro não quer ser comum . Uma roupa , uma fala , um olhar tudo isso incomoda o Brasileiro. Alguém mal vestido no shopping te encomoda ! É verdade ou não é? Isso estar impreguinado em nossas raizes
13:20 São os "Cumpanheiros" e "cumpanheiras". para bons entendedores.
gostei
fantastico. 2023
Comunista, esquerdista ou não, ele não enxergou o que estava acontecendo no governo petista, apesar da clareza das análises como um todo!
por isso que filosofos nao podem opinar em politica. igual portela e carnal, enquanto falam de filosofia e as areas que eles pertecem sao geniais, quando falam de politica parecem que usam 5% dos seus cerebros.
Concordo, em um momento ele diz que o governo petista foi espetacular, e depois trata as escolas públicas como um problema, onde seria a suposta "infecção", mas poxa, quem é que cuida da educação? Não é o governo!? Então onde está o governo espetacular??
@@ayrakarine1262 falou tudo agora!
essa paz toda aí nas transições brasileiras me parecem estranhas...
Oi galerinha que tá fazendo o trabalho do professor Bruno. O vídeo é muito interessante, pode confiar.
Esse pensamento dele reforçando o "Mito Nacional" já foi quebrado por Jessé Souza.
Pensamentos não são quebrados, você apenas decidiu por seguir o ponto de vista que mais reforçava o seu.
O Brasil e´ o país das contradições onde a idiotice é cultuada na sociedade
Concordo com você.
Todo video da UNIVESP é de esquerda....
Simplesmente magnífico!!!!!!!
"Vamos ler um poeta inglês". A velha mania do ser humano pelo estrangeirismo. Eu prevaleço os meus, depois os de fora.
Essa pergunta inicial foi tipo perguntar pro cozinheiro "que voce acha da comida hoje em dia?"
Perguntas bem feitas, respostas bem esclarecedoras. Mas será mesmo que a educação funcionaria se fosse invertida?
Reclama tanto da desigualdade e da aristocracia mas vangloria o "Lulismo", que acentuou os privilégios para os servidores públicos e sucateou a iniciativa privada. Parabéns para a hipocrisia.
Muito boa a entrevista.
Igualdade de oportunidades liberta, igualdade de resultados oprime
2018...
Aprendi muito , nossa , nossa realidade é muito triste , estamos a um minhão de anos atrasados , vou mudar minha realidade . obrigado
Que maravilha!
Não ter guerra ou revolução deixou o Brasileiro acomodado, não precisa agir, que tudo acontecerá em seu devido tempo.
Da Matta esmaga.
como ele define sociedade vertical e horizontal, e como o choque delas produz conflitos?
Ele se confundiu nessa parte, horizontal é o transito onde todos temos que obedecer a mesma regra, independente se vc tem um celta ou uma bmw, e vertical é a sua relação com uma classe acima.
Ninguém proclamou república em casa nenhuma. Kkkkk
O brasileiro é como ele se veste. Pqp
Eu sou uma jornalista que está constantemente se domesticando, ou seja, se moldando com esses autores.
Dona de casa nao,escrava do lar.
que desprezo, vejam ai, um presidente que nunca frequentou uma faculdade....
Roberto DaMatta é excelente!
o cara diz que pra entender o brasil devemos compra-lo com outro pais, e o cara equipara frança e eua
☑