Só agora tomei conhecimento dos seus vídeos, muito esclarecedores. Agradeço muito. O meu caso é antigo. Tenho 78 anos. Comecei a sentir queda de cabelo na casa dos 40 anos. Desconhecia que fosse uma doença e deixei arrastar. Quando fui ao dermatologista já tinha 50 e tal anos. Tinha muito cabelo, mas, atualmente tenho muito pouco. Uso prótese capilar. Apesar da idade que já tenho, este facto afecta muito a minha autoestima. Continuo a ser acompanhada pelo dermatologista. Também tenho hipotiroidismo e artroses nos dedos das mãos. Ultimamente tenho dores ao tocar no couro cabeludo, nas orelhas e até na face, mas não é sempre. Penso que as minhas mazelas foram originadas numa fase de muito stress emocional que se prolongou por cerca de 20 anos, em que fui acompanhada a nível psiquiátrico. Os meus profundos agradecimentos, doutora.
Oi Maria do Rosário. Pois é, cabelos são muito importantes para a autoimagem e autoestima, em especial para as mulheres. Pense pelo lado positivo, graças a Deus você agora tem um diagnóstico e pode se tratar. Precisando de alguma coisa estamos aqui! Um grande abraço e obrigada por acompanhar nosso conteúdo. : )
Hoje tenho quase certeza q a minha alopecia é uma frontal fibrosante e isso pq vivo pesquisando foi com vcs q descobri, mas já estou tratando tomando remédios vitaminas e aplicando duas soluções um a noite outra ao dia. E pedindo a Deus pra me abençoa.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 olha fui diagnosticada com essa alopecia sofri muito fiz tratamento seis meses vei pandemia tive quê parar ficamos em isolamento por causa da idade resultado estou usando perucas fiz biópsia foi confirmado não gosto muito de passar perto de espelho pois foi um trauma muito grande sofro muito
Qto à essa doença os dermatologistas e tricologistas, nada sabem!Fui á 2 tricologistas e tive 2 diagnósticos diferentes, um q era essa doença e o o outro q ñ era. Agora vou ter q consultar uma terceira opinião! Aja dinheiro!
Ai dr. Fabiana, comecei com essa doença com 40 anos. Hoje tenho 46. Estou muito testuda. Aconpanhei seu vídeo junto com Patrícia Elias, passei a usar óleo essencial. Obrigada!
@@atecursosbyfabianapadovez1115 Eu tenho essa Alopecia Fibrosante Frontal, gostaria de saber quais os óleos que aconselha. Faço minoxidil 1mg,e um manipulado em espuma de minoxidilmais dustaterida.não posso tomar em comprimido dustaterida. Grata ficarei pela sua ajuda. Sou de Portugal
@@ericamarchiote9679sim, controla mais a queda evitando ficar com a testa cada vez maior. Faço tratamento já há 2 anos e acho que me tem ajudado. Mas, gostaria de saber que óleos são esses que também nos ajudam. Sabe me dizer quais são ?
@@dejaniradionisio66 oi, Dejanira..nunca usei óleo essencial..tenho LPP q é glho da mesma árvore (alopecia cicatricial) e tb estou na lutra contra queda e inflamação. Trato com hidroxicloroquina e minoxidil.
Oi Rosania O importante é que agora você está tratando. Nunca é tarde demais. Siga certinho as orientações do seu médico(a) ou tricologista que com certeza seu cabelinho vai melhorar muito. Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Oi dra,adorei seu vídeo Obrigada. Eu comecei a ir na dermatologista agora porque enxergo meu couro cabeludo e a testa está maior,as sobrancelhas eu quase não tenho e tenho apenas 29 anos. Tenho hipotireoidismo e deficiência de vitamina D. E minha prima tem alopecia,confesso que isso acabou com a minha alto estima,mas a médica ainda não confirmou se é aff
Oi Andressa. Então não sofra por antecipação, porque aos 29 anos, acho pouco provável que seja AFF (a não ser que você tenha alterações hormonais, como menopausa precoce por exemplo). Mas ainda que seja, temos formas de controlar. Fique tranquila que seus cabelinhos ainda seguirão com você por muitos anos! : )
Eu sempre tive cabelo menos na frente tenho 28 anos , mais agora estou muito preocupada vendo esses comentários dessa alopecia as vezes choro pensando.
Dra. Fiz biopsia e foi sugerido um possível LPP / AFF mas isso depois de passar por varios dermatologistas que disseram que meu problema era apenas uma dermatite seborreica, estou com transplante marcado para o fim do ano de 2024 e queria saber se valeria a pena pois vi artigos que dizem que a tendência é desses fios cairem posteriormente. Como faço para agendar uma consulta com a Sra. ?
Oi Henrique Infelizmente não atendo mais, atualmente só faço pesquisa e dou aulas. Mas você está certo nas suas observações, os artigos falam exatamente isto, que os cabelos transplantados podem ser atacados pelo sistema imune e serem destruídos. A recomendação mais usual e que a alopecia esteja estabilizada a pelos menos dois anos para que o transplante tenha mais chances de sucesso. Você já pensou em uma prótese (que chamávamos antigamente de perucas)? Existem atualmente modelos muito estéticos. Eu mesma as vezes não consigo perceber, em especial nos homens. Um grande beijo e obrigada por estar aqui conosco!
Bom dia! Tenho 38 anos e fui diagnosticada há 15 dias. Percebi alteração nas sobrancelhas mais ou menos em 2013, perdi quase totalmente os fios. Tem uns 3 anos que notei minha testa maior, porém somente agora descobri a doença. Tenho pápulas no rosto também. Farei biopsia, vou passar por uma avaliação de pequena cirurgia antes, dia 8/12. Iniciei o tratamento com doxicilina 100mg por 60 dias e propionato de clobetasol em gel, aplicando 3x por semana na região frontal. Após biopia, exames clínicos e avaliação oftalmológica, iniciarei a hidroxicloroquina. Gostatia de indicações de óleos essenciais que possam me auxiliar no tratamento. Obrigada!
Oi Cristiane. Para AFF, todo óleo essencial com propriedades anti-inflamatórias serão bem vindos. Meu preferido é o de lavanda. Misture 5 gotas de óleo essencial em 10 ml de óleo vegetal de abacate, semente de uva ou outro de sua preferência e aplique no couro cabeludo. Enxague depois de 15 minutos e lave os cabelos normalmente.
Bom dia fui diagnosticada com essa doença a pouco tempo más há muitos tempo caiu todos pelos das pernas braços e sombrancelha fui ao dermato mas nunca levaram a sério a três anos começou uma coceira no couro cabeludo e agora sinto queimação em algumas áreas da cabeça
Oi Filomena. Infelizmente nem todos os médicos se interessam por Tricologia. Muitos não valorizam nem entendem as queixas capilares dos seus clientes e o impacto que a falta de cabelo pode trazer, em especial para as mulheres. Que bom que agora você tem seu diagnóstico. Faça o tratamento certinho, pois apesar de não ter cura, esta alopecia pode ser controlada. Estamos muito felizes por você estar aqui aqui conosco. Um grande abraço.
boa tarde! Meu nome Alessandra, tenho 47 anos. Fui na dermatologista relatar meus sintomas que são coceira no couro cabeludo perto das orelhas, atrás da cabeça, estou sem pelos no antebraço e a sobrancelha tem um pouco de falhas. Minha testa é pequena ainda não percebi diferença na parte frontal. Já tive linquen plano na perna será que tem relação com AFF? Outra coisa, que fatores são analisados para saber o melhor tratamento? Amanhã vou fazer a biopsia. Obrigada
Oi Alessandra. Difícil dizer sem te avaliar antes. O tratamento é padrão, nosso objetivo sempre será combater a inflamação e normalizar o sistema auto imune. Bom exame para você!
A minha alopécia está muito rápido, eu começou quando tinha 38 anos, e agora estou com 39 e meus cabelos da parte frontal já foi. O que percebi foi depois que passei por um auto nível de estresse, piorou demais. Alto estima lá embaixo 😢
Oi Elizelma. Você está tratado direitinho? Tente controlar o estresse, porque ele piora a queda de cabelos sim. Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Sou portadora AFF à 8 anos, já estou bem calva, usei quase todas as medicações , que trm no mercado, via oral, pomada loção até mesmo injetáveis . Há uns quatro anos começou manchas escuras na altura do pescoço, mandíbulas, trato com laser, e vários ácidos, porém não vejo melhora.
Oi doutora eu tô com esse tipo de alopecia,e quero saber se não tem cura, pois o tratamento é caro e pesquisei e vi que não tem como reverter o problema da queda, ou seja não nasce mais o cabelo, então é melhor não fazer o tratamento pois é um valor alto e eu não tenho condições de pagar, mas se pelo menos voltasse a nascer cabelo, até faria um sacrifício, mas o problema é gastar o que não tem e não resolver o problema,o que a doutora me indicaria,por favor preciso de sinceridade, pois tô ficando a parte frontal horrível e tá difícil pra mim, tô num conjunto q está me deixando muito triste, pois tô na manopausa, com insônia, calorão, ansiedade 😢 tristeza, preciso da vdd se tem cura ou não, pois se não tiver, compro logo uma peruca, invés de eu gastar dinheiro com tratamento q não vai reverter meu problema, desde de já agradeço se a doutora me responder.
Oi Leila. Realmente a alopecia frontal fibrosante não tem cura e talvez os cabelos que você já perdeu não voltem, mas esta é uma alteração que tem controle. O que isto quer dizer? Tentamos manter os seus cabelos como estão ou pelo menos diminuir a velocidade de evolução. Você mora onde? Se for em São Paulo ou no ABC, existem locais que fazem atendimentos gratuitos, Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Por q a maioria dos dermatologista não sabem tratar essa doença? Fui em 2 tricologistas e tive 2 diagnósticos diferentes ! Agora vou precisar de uma terceira opinião! Aja dinheiro! Tô me sentindo uma cobaia!
Eu já tinha uma falha frontal no çado direito,mais piorou bastante depois que usei uma tintura da avon que causou ardência e não retirei logo do cabelo,depois dai só almentou a queda dos fios,graças Deus hoje esta melhor,mas ainda cai bastânte,acreidito ter piorado com a mistura de tintas .
Oi Antônia. Acredito que você teve uma reação alérgica ou irritativa. Se for o que estou imaginando, fique tranquila que os cabelos deverão voltar a crescer em poucos meses. Um grande abraço.
Oi Andrea. Sim, algumas pessoas desenvolvem pápulas e discromias no rosto juntamente com a AFF. Nestes casos o importante é manter o tratamento proposto pelo profissional que está te acompanhando, pois com bastante disciplina dá para controlar esta alteração. Beijos e muito obrigada por estar aqui conosco.
Nao sou profissional, mas no meu caso da segunda vez que entrou em atividade me deu muita coceira e sensação dolorida no couro cabeludo. Coincidência ou não, as duas vezes foi após sessões de laser. A primeira depilação com luz pulsada no buço e a segunda laser de rejuvenescimento.
Oi Fatima Pode ter sido coincidência, mas pode ter sido outra coisa. O laser e a luz pulsada geram inflamação. Com isto seu sistema de defesa entra em atividade, o que para as doenças auto imunes, como é o caso da fibrosante frontal, é muito ruim... Um grande beijo e obrigada por estar aqui com a gente.
Tudo que vc disse é verdade sim ,eu comecei com coceira na cabeça e o couro cabeludo bem dolorido ,a bele do meu rosto fica cheio de lesões (bolinhas) as veias da testa começou a saltar ano passado. Nem sei o que fazer mais ,já fiz todo tratamento possíveis,tomei até dutasterida,cloroquina e vários tratamentos típicos e invasivos também. 🤷🏽♀️Aqui na torcida para um tratamento eficaz.
Oi Lê. Pois é, os sinais e sintomas são bem característicos mesmo. Quanto ao tratamento, infelizmente ainda estamos em um momento onde mais tentamos impedir a progressão das áreas calvas do que conseguimos reverter o processo. : ( Um grande abraço e obrigada por estar aqui conosco.
Oi Paula. Pode até ser feito, mas a literatura diz que muitos casos voltam a se manifestar e destroem os cabelos transplantados... 😢 Um grande beijo e obrigada por estar aqui conosco!
Oi Givanilde. Por mais que fibrosante frontal seja mais comum depois da menopausa, infelizmente ela pode começar antes, como foi o seu caso. Siga tratando porque por mais que não tenha cura, dá para controlar. Um grande beijo e obrigada por estar aqui com a gente!
Oi Erica. A alopecia fibrosante pode ser controlada com medicamentos e com tratamentos com laser por exemplo. Já o transplante, funciona bem para algumas pessoas e não tão bem para outras. Em alguns casos, a alopecia volta a "atacar" os cabelos transplantados, e o resultado da cirurgia se perde, infelizmente. Um grande beijo e obrigada por estar aqui com a gente!
Eu tenho, descobri em fevereiro,porque até então nenhum dermatologista descobria o porque da queda. Fiz a biópsia do couro cabeludo, hj tomo dudasterida e doxiciclina, é pra tomar durante um ano. Até agora não vi melhora, meus cabelos estão caindo muito. É triste 😢
Oi Maria. Insista no tratamento. As vezes os resultados demoram mesmo para vir, mas o uso da medicação vai ajudar no controle da fibrosante evitando que você perca mais cabelos. Vai dar certo! Beijos e obrigada por estar aqui com a gente!
Oie .. Tenho 24 anos e fui diagnosticada .. Tô com a auto estima abalada, olho para todo mundo e tem cabelo, olho para min tão jovem e ficando sem .. Muito triste😢😢
Oi Ingrid. A fibrosante frontal não tem cura, mas dá para controlar a sua evolução sabia? Procure um tricologista e comece o quanto antes o tratamento. Fique tranquila que dá para conviver super bem com a AFF. Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Oi Dorinha. Aqui no canal temos mais vídeos falando sobre este assunto. Dá uma olhadinha. E tranquiliza seu coração. AFF não tem cura mas da para controlar. Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Oi Marta Os resultados dos tratamentos capilares demoram mesmo para acontecer e 6 meses ainda está dentro do tempo que consideramos aceitável. Acredito que se você persistir os resultados virão, mas caso contrário, converse com sua médica para vocês reverem a terapêutica. Beijos e sucesso!!!
Oi Daniele. Nunca li nada que fizesse esta relação Contudo, farinha refinada é um alimento inflamatório. Talvez seu consumo regular agrave o problema por causar inflamação sistêmica.
Oi Michel. Esta é uma alopecia que raramente afeta homens, ainda mais jovens como parece ser o seu caso pela foto do seu perfil. O mais provável é que você esteja com alopecia androgenética. Se for, comece e tratar o quanto antes que os resultados são muito bons. : )
Fui diagnosticada essa semana. Há uns 5 anos vim percebendo as alterações, mas o dermatologista demorou a identificar e me recomendar uma Tricologista. Estou bem mexida emocionalmente com o diagnóstico. Comecei a passar uma loção no couro cabeludo. E vou começar a tomar hidroxicloroquina. Há algum outro tratamento efetivo recomendado? E acupuntura, pode ajudar de alguma forma?
Oi Paula. Laser de baixa potência ajudaria muito. Acredito que a acupuntura possa ser um tratamento complementar sim, mas não tenho grandes experiências com medicina alternativa, então não sei te precisar o quanto pode contribuir. Beijos
Vou te responder como uma pessoa que tbm adquiriu a doença e estou me adaptando a esta nova realidade além de ser terapeuta capilar. A acupuntura vai te ajudar na parte emocional afinal de conta e um soco na barriga. Mas o ideal é tomar os medicamentos e procurar uma terapeuta capilar para te ajudar na aplicação de laser. Por ser uma aplicação mais profunda le atinge a papila dermica dando força para a haste (fio) crescer e romper o bulge (onde ocorre a morte do foliculo) vindo para fora evitando fechamento do folículo. (Buraquinhoonde fica o fio). Tbm é importante mudar sua alimentação e evitar os alimentos inflamatórios. Ou seja procure uma nutricionista (para rever a alimentação), uma endcrinologisra para avaliar seus níveis hormonais e não pare de se cuidar emocionalmente. Espero ter ajudado em algo.
Sou surfista 43 anos passava muito protetor, um dia usei um que estava próximo a data de validade, ele matou os pelos do meu braço , panturrilha e quase q totalmente da face ficou mais retraído o couro cabeludo e a sobrancelha luto até hoje p ela não cair com monóxidil e finasterida, quando fico sem usar começa a aparecer os buracos
Oi Bruno. Nossa, que coisa séria. Ficamos muito tristes em saber que você passou por isto e mais tristes ainda em dizer que este tipo de reação com produtos vencidos é mais comum do que a gente imagina. Um grande beijo e obrigada por estar aqui no canal conosco.
Tenho 28 anos é tive diagnóstico depois da biopsia com alopecia frontal fibrosante, sera que progressiva pode causar isso estou? estou fazendo tratamento faz 6 meses já
Oi Nayara. É pouco provável que a progressiva tenha sido a causa, já que atualmente acreditamos que a AFF seja uma doença auto imune. Contudo, a progressiva pode agravar o caso dependendo da composição do produto que você está usando. Beijos
Oi Maria. Dá sim, através de medicamentos que podem ser tomados por via oral ou passados na pele. Procure se ginecologista ou endocrino para avaliar qual a melhor proposta e dose no seu caso. Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Boa Noite eu tenho AFF porém onde moro não achei um especialista que trate essa doença, tenho 50 anos e já perdi 2 centímetros frontal e uma das laterais, estou apavorada, precisando de indicação médicas mesmo que for em outro estado Moro em Imperatriz MA
Oi Valdinea. Pápulas são lesões de até 1 cm de diâmetro, elevadas, que não contém conteúdo líquido dentro. Fazem parte de um universo chamado lesões elementares. Na acne e na foliculite temos pápulas, que são aquelas lesões inflamadas. No caso do vídeo, na alopecia frontal fibrosante, podemos ter a formação de pápulas também, porém sem caráter inflamatório, o que a torna diferente das pápulas da acne. Abraços e obrigada por estar aqui conosco.
Oi Aline. Infelizmente sim. Para que você entenda minha resposta, pense em uma pessoa diabética. Se ela se tratar, manterá a doença controlada, mas se deixar sem tratamento, o mais provável é que o problema evolua cada vez mais.
Boa tarde! Fui diagnosticada com AFF aos 38 anos. Já perdi as sobrancelhas totalmente, e percebo a testa maior. Porém parece que a doença estabilizou. Digo isso pq as papulas não mais evoluíram e o cabelo parece estar no mesmo lugar. Gostaria de saber, se o único jeito de amenizar as papulas seja o uso do Rouacutan mesmo, ou se cosméticos, laser ajudaria?
Oi Aline. A AFF pode passar por períodos de estabilidade sim, o que não quer dizer que o problema não possa reaparecer a qualquer momento. Não sei qual a gravidade das suas pápulas, mas via de regra, na fibrosante frontal, estas elas não chegam a ser graves a ponto de justificar o uso de Roacutan. Ativos anti-inflamatórios costumam trazer resultados muito bons no controle destas pápulas.
Fabi, estou com um caso de AFF. Informei ao cliente após avaliação que esse cabelo não crescerá novamente por já estar cicatrizado, porém, a terapia capilar pode ser realizada para que ela não se estenda ainda mais. Como é um tratamento para o resto da vida, uma solução financeira para esse poderia ser o microagulhamento uma vez no mês ou de dois em dois meses?
Oi Vê. Com relação a reversão das áreas calvas: se o caso ainda estiver no início, é possível não só estabilizar a evolução como talvez alguns cabelinhos até voltem a nascer. Esta é uma alopecia cicatricial de formação lenta. Em um primeiro momento os cabelos podem não estar nascendo pelo processo inflamatório dentro do folículo. Se reduzirmos esta inflamação talvez alguns fios voltem a nascer. Com relação ao microagulhamento, este é um assunto controverso. Se for só para fazer drug delivery com agulhas até 0,3 mm tudo bem. Mas agulhas maiores podem piorar o caso. Existem poucos artigos abordando o uso do roller na AFF, mas temos que partir do princípio de que este folículo está inflamado e o microagulhamento baseia sua ação em gerar mais inflamação. Inflamação em cima de inflamação não costuma ser uma boa ideia.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 Então, a melhor opção seria continuar fazendo o blend de óleos, alta frequência, cosméticos para queda e laser ou led vermelho na região, certo? Tem mais alguma coisa ou orientação que pudesse estar fazendo? As sessões de tratamento de 15 em 15 dias seria satiafatorias?
Oi Joselia. Fique calma, pois hoje em dia dá para controlar super bem esta alopecia com terapia capilar e medicamentos. Só comece o tratamento o quanto antes e seja persistente.
Olá. É possível que o resultado da biopsia tenha sido comprometido devido a falha na retirada da amostra? Fiz a biopsia com um cirurgia geral especializado em retirada de pequenos tumores. Ele coletou apenas uma amostra da parte da frente do couro cabeludo e usou bisturi, mas pelo que vi, as biopsia de couro cabeludo são feitas com uma ferramenta especifica que parece uma caneta...
Oi Flavia. A qualidade na coleta da amostra é muito importante sim. A técnica que mostramos aqui (utilizando um punch) é a mais usual quando falamos em cabelo porque o folículo é uma estrutura que esta implantada de forma mais profunda. Para outras alterações de pele o bisturi poderia ser uma opção.
Eu descobri à alopecia frontal em 2019 mais eu tenho essa queda desde 2003 começou na gravidez, com a queda da sombrancelhas. Sempre tratei desde o começo.😔
Oi Naelza. Você mora em SP? Em breve teremos um ambulatório de atendimento gratuito aqui em São Bernardo. Se tiver interesse em participar mande um e-mail para fabiana@atecursos.com.br com: - fotos da área acometida - seu nome completo - telefone - endereço A fibrosante não tem cura, mas podemos controlar o processo evitando que a alopecia aumente cada vez mais. Um grande abraço e obrigada por estar aqui conosco!
oi tenho 36 anos e tive uma queda de cabelo na parte da frente no lado esquerdo da cabeça, bem na testa mesmo, tive essa queda em um momento muito difícil da minha vida e eu nem percebi quando vi já tinha caído, não ficou nem um fio, agora já tem bastante cabelinhos novos, mais ainda não tampou tenho um cabelo longo e cheio e fico morrendo de medo de não crescer de novo. eu não fui ao médico
Oi Rute. Claro que não te avaliei, mas você deve ter tido alopecia areata, que tem estas características descritas por você. Esta alopecia tem uma relação forte com estresse, então é só manter a parte emocional bem controlada que vai continuar tudo bem. Beijos
Eu estou com papulas no rosto, eu vou para uma clinica para retirar essas papulas do rosto... eu odeio essa doença, o que eu iria perguntar é se tem algum tratamento com cremes para nao aparecer novamente as papulas para prevençao ou só com acidos retira mesmo?
Oi Barbara. Produtos anti-inflamatórios costumam ajudar. Alguns ativos que tem esta propriedade são: aloe vera, bisabolol, tocoferol, ácido hialurônico, calêndula, hamamélis, malva, zanthoxylium e arnica.
Oi Fernando. Olhando a sua foto você me parece jovem. Acredito que seu caso seja alopecia areata, e não fibrosante frontal, que é mais comum em mulheres pós menopausa e em homens mais velhos. Você mora em SP? Se sim, marca um horário no SPA da Universidade Anhembi Morumbi para eu dar uma olhada em você. (11) 2790-4663 De março a abril estarei atendendo lá com meus alunos nas quartas de manhã.
Oi Fabia. O primeiro passo é leva-la a um médico. Esta alopecia infelizmente não tem cura, mas com o tratamento correto, tem controle. Fique tranquila que vai dar tudo certo. De que cidade você é? Beijos e obrigada por estar aqui conosco!
Moro em jequitinhonha Minas gerais ela passou por a metalogista começou o tratamento porque eu queria outra opinião minha filha e jovem só tem 19aninhos preocupada com o psicólogo dela obrigada por mim responder
Oi Julia. Se a alopecia já estiver estabilizada e se houver área doadora suficiente, é uma possibilidade. Contudo, existem artigos dizendo que os resultados nem sempre são bons.
Oi Jaque. Pela foto do seu perfil você me parece bem jovem. É pouco provável que seja, pois esta alteração é mais comum em mulheres pós menopausa. Mas por via das dúvidas marque uma consulta com um especialista, pois com tratamento precoce, dá para controlar bem a evolução da doença. Um grande beijo e obrigada por estar aqui conosco!
Oi Elaine. Pois é. Esta coceira é decorrente do ressecamento que se desenvolve nas áreas acometidas e da inflamação. Mas siga firma ai no seu tratamento que com dedicação e cuidado dá para manter a AFF sob controle! 😃 Beijos e obrigada por estar aqui conosco!
Oi Eva. Não fique triste não, o mais importante você já tem que é o diagnóstico. Você não sabe quantas pessoas tem AFF e não tratam como deveriam por não terem o diagnóstico correto. É um desafio, mas acredite, dá para controlar a queda. Foque no tratamento e faça tudo certinho que vai dar super certo! Um grande beijo e obrigada por estar aqui no canal conosco.
Delícia te ouvir falar. Fui diagnóstica com LPP/AFF através de biópsia e tenho pápulas não face. Perdi sobrancelha quase que total, braços e pernas tb quase total. Tenho 58 anos
Infelizmente o tratamento pra essa causa é muito caro , passei na Tricologista essa semana e fui diagnosticada com aff e o tratamento ficou fora do meu orçamentos
Oi Dalonaty. Aqui em SP tem alguns lugares que oferecem atendimento com valores subsidiados. É o caso do Spa Escola da Universidade Anhembi Morumbi que fica na Mooca. Cada sessão custa em média R$40,00 e o atendimento é feito pelos alunos com supervisão dos profesores. Não sei de onde você é mas vou te deixar o telefone de lá mesmo assim: (11) 2790-4663. Um grande beijo e obrigada por estar aqui conosco.
Oi Eliete. Infelizmente os casos de AFF em mulheres tem crescido muito... : ( Siga com o tratamento proposto pelo profissional que está tratando você, pois apesar de não ter cura, dá para controlar a perda capilar e das sobrancelhas. Beijos e muito obrigada por estar aqui conosco.
Eu tenho. Poderiam fazer mais vídeos com soluções.
Oi Karine.
O tratamento para controle da fibrosante frontal é principalmente desinflamar.
Beijos e obrigada por estar aqui com a gente!
Só agora tomei conhecimento dos seus vídeos, muito esclarecedores. Agradeço muito. O meu caso é antigo. Tenho 78 anos. Comecei a sentir queda de cabelo na casa dos 40 anos. Desconhecia que fosse uma doença e deixei arrastar. Quando fui ao dermatologista já tinha 50 e tal anos. Tinha muito cabelo, mas, atualmente tenho muito pouco. Uso prótese capilar. Apesar da idade que já tenho, este facto afecta muito a minha autoestima. Continuo a ser acompanhada pelo dermatologista. Também tenho hipotiroidismo e artroses nos dedos das mãos. Ultimamente tenho dores ao tocar no couro cabeludo, nas orelhas e até na face, mas não é sempre. Penso que as minhas mazelas foram originadas numa fase de muito stress emocional que se prolongou por cerca de 20 anos, em que fui acompanhada a nível psiquiátrico. Os meus profundos agradecimentos, doutora.
Oi Maria do Rosário.
Pois é, cabelos são muito importantes para a autoimagem e autoestima, em especial para as mulheres.
Pense pelo lado positivo, graças a Deus você agora tem um diagnóstico e pode se tratar.
Precisando de alguma coisa estamos aqui!
Um grande abraço e obrigada por acompanhar nosso conteúdo. : )
a@@atecursosbyfabianapadovez1115
Mude sua alimentação, assista o canal supernutridos
Minha profissão de terapeuta capilar, só cresce com vc. Obrigada Fabiana!
Ahhhh mais que linda você!
Obrigada pelo carinho e por estar aqui conosco Vanessa! S2.
Hoje tenho quase certeza q a minha alopecia é uma frontal fibrosante e isso pq vivo pesquisando foi com vcs q descobri, mas já estou tratando tomando remédios vitaminas e aplicando duas soluções um a noite outra ao dia. E pedindo a Deus pra me abençoa.
Oi Lúcia.
Que bom que você já está em tratamento.
Siga a risca as orientações e tenho certeza que vai dar tudo certo.
Um grande beijo para você.
Uma pessoa tão alegre como você para falar que o mundo está precisando
Ah que querida! Obrigada pelo carinho.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 olha fui diagnosticada com essa alopecia sofri muito fiz tratamento seis meses vei pandemia tive quê parar ficamos em isolamento por causa da idade resultado estou usando perucas fiz biópsia foi confirmado não gosto muito de passar perto de espelho pois foi um trauma muito grande sofro muito
Qto à essa doença os dermatologistas e tricologistas, nada sabem!Fui á 2 tricologistas e tive 2 diagnósticos diferentes, um q era essa doença e o o outro q ñ era. Agora vou ter q consultar uma terceira opinião! Aja dinheiro!
Cara, como vc é cativante. Eu a vi através do canal da Patrícia Elias. Ótimo conteúdo. Valeu!
Ahhhh morri! Obrigada pelo elogio. Fazemos tudo com muito carinho!
@@atecursosbyfabianapadovez1115
Você merece! Dá pra sentir o carinho de vocês =D ❤️
Ai dr. Fabiana, comecei com essa doença com 40 anos. Hoje tenho 46. Estou muito testuda. Aconpanhei seu vídeo junto com Patrícia Elias, passei a usar óleo essencial. Obrigada!
Oi Finha.
Continue com os óleos. Vão te ajudar bastante.
Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 Eu tenho essa Alopecia Fibrosante Frontal, gostaria de saber quais os óleos que aconselha. Faço minoxidil 1mg,e um manipulado em espuma de minoxidilmais dustaterida.não posso tomar em comprimido dustaterida. Grata ficarei pela sua ajuda. Sou de Portugal
@@dejaniradionisio66e tem dado resultados?
@@ericamarchiote9679sim, controla mais a queda evitando ficar com a testa cada vez maior. Faço tratamento já há 2 anos e acho que me tem ajudado.
Mas, gostaria de saber que óleos são esses que também nos ajudam. Sabe me dizer quais são ?
@@dejaniradionisio66 oi, Dejanira..nunca usei óleo essencial..tenho LPP q é glho da mesma árvore (alopecia cicatricial) e tb estou na lutra contra queda e inflamação. Trato com hidroxicloroquina e minoxidil.
😢eu tenho isso, infelizmente todos esse sintomas, só agora que eu vou começar o tratamento.Demirei um pouco a procurar ajuda.
Oi Rosania
O importante é que agora você está tratando. Nunca é tarde demais.
Siga certinho as orientações do seu médico(a) ou tricologista que com certeza seu cabelinho vai melhorar muito.
Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Oi dra,adorei seu vídeo Obrigada. Eu comecei a ir na dermatologista agora porque enxergo meu couro cabeludo e a testa está maior,as sobrancelhas eu quase não tenho e tenho apenas 29 anos. Tenho hipotireoidismo e deficiência de vitamina D. E minha prima tem alopecia,confesso que isso acabou com a minha alto estima,mas a médica ainda não confirmou se é aff
Oi Andressa.
Então não sofra por antecipação, porque aos 29 anos, acho pouco provável que seja AFF (a não ser que você tenha alterações hormonais, como menopausa precoce por exemplo).
Mas ainda que seja, temos formas de controlar.
Fique tranquila que seus cabelinhos ainda seguirão com você por muitos anos! : )
Eu sempre tive cabelo menos na frente tenho 28 anos , mais agora estou muito preocupada vendo esses comentários dessa alopecia as vezes choro pensando.
Dra. Fiz biopsia e foi sugerido um possível LPP / AFF mas isso depois de passar por varios dermatologistas que disseram que meu problema era apenas uma dermatite seborreica, estou com transplante marcado para o fim do ano de 2024 e queria saber se valeria a pena pois vi artigos que dizem que a tendência é desses fios cairem posteriormente. Como faço para agendar uma consulta com a Sra. ?
Oi Henrique
Infelizmente não atendo mais, atualmente só faço pesquisa e dou aulas.
Mas você está certo nas suas observações, os artigos falam exatamente isto, que os cabelos transplantados podem ser atacados pelo sistema imune e serem destruídos.
A recomendação mais usual e que a alopecia esteja estabilizada a pelos menos dois anos para que o transplante tenha mais chances de sucesso.
Você já pensou em uma prótese (que chamávamos antigamente de perucas)?
Existem atualmente modelos muito estéticos. Eu mesma as vezes não consigo perceber, em especial nos homens.
Um grande beijo e obrigada por estar aqui conosco!
Bom dia! Tenho 38 anos e fui diagnosticada há 15 dias. Percebi alteração nas sobrancelhas mais ou menos em 2013, perdi quase totalmente os fios. Tem uns 3 anos que notei minha testa maior, porém somente agora descobri a doença. Tenho pápulas no rosto também. Farei biopsia, vou passar por uma avaliação de pequena cirurgia antes, dia 8/12. Iniciei o tratamento com doxicilina 100mg por 60 dias e propionato de clobetasol em gel, aplicando 3x por semana na região frontal. Após biopia, exames clínicos e avaliação oftalmológica, iniciarei a hidroxicloroquina.
Gostatia de indicações de óleos essenciais que possam me auxiliar no tratamento. Obrigada!
Oi Cristiane.
Para AFF, todo óleo essencial com propriedades anti-inflamatórias serão bem vindos.
Meu preferido é o de lavanda. Misture 5 gotas de óleo essencial em 10 ml de óleo vegetal de abacate, semente de uva ou outro de sua preferência e aplique no couro cabeludo. Enxague depois de 15 minutos e lave os cabelos normalmente.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 estou com alopecia frntal muito triste onde eu encontro esse óleo estou usando dudaterida minoxidil
Bom dia fui diagnosticada com essa doença a pouco tempo más há muitos tempo caiu todos pelos das pernas braços e sombrancelha fui ao dermato mas nunca levaram a sério a três anos começou uma coceira no couro cabeludo e agora sinto queimação em algumas áreas da cabeça
Oi Filomena.
Infelizmente nem todos os médicos se interessam por Tricologia. Muitos não valorizam nem entendem as queixas capilares dos seus clientes e o impacto que a falta de cabelo pode trazer, em especial para as mulheres.
Que bom que agora você tem seu diagnóstico. Faça o tratamento certinho, pois apesar de não ter cura, esta alopecia pode ser controlada.
Estamos muito felizes por você estar aqui aqui conosco.
Um grande abraço.
boa tarde! Meu nome Alessandra, tenho 47 anos. Fui na dermatologista relatar meus sintomas que são coceira no couro cabeludo perto das orelhas, atrás da cabeça, estou sem pelos no antebraço e a sobrancelha tem um pouco de falhas. Minha testa é pequena ainda não percebi diferença na parte frontal. Já tive linquen plano na perna será que tem relação com AFF? Outra coisa, que fatores são analisados para saber o melhor tratamento? Amanhã vou fazer a biopsia. Obrigada
Oi Alessandra.
Difícil dizer sem te avaliar antes.
O tratamento é padrão, nosso objetivo sempre será combater a inflamação e normalizar o sistema auto imune.
Bom exame para você!
Você fez sua biópsia ? Foi quanto ?
A minha alopécia está muito rápido, eu começou quando tinha 38 anos, e agora estou com 39 e meus cabelos da parte frontal já foi. O que percebi foi depois que passei por um auto nível de estresse, piorou demais. Alto estima lá embaixo 😢
Oi Elizelma.
Você está tratado direitinho?
Tente controlar o estresse, porque ele piora a queda de cabelos sim. Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Sou portadora AFF à 8 anos, já estou bem calva, usei quase todas as medicações , que trm no mercado, via oral, pomada loção até mesmo injetáveis .
Há uns quatro anos começou manchas escuras na altura do pescoço, mandíbulas, trato com laser, e vários ácidos, porém não vejo melhora.
Oi Raquel.
Veja a resposta que te mandei na outra pergunta que você enviou. 😉
Explicação maaaaaaaaravilhosa
Que bom que você gostou Wilma! : ))
Oi doutora eu tô com esse tipo de alopecia,e quero saber se não tem cura, pois o tratamento é caro e pesquisei e vi que não tem como reverter o problema da queda, ou seja não nasce mais o cabelo, então é melhor não fazer o tratamento pois é um valor alto e eu não tenho condições de pagar, mas se pelo menos voltasse a nascer cabelo, até faria um sacrifício, mas o problema é gastar o que não tem e não resolver o problema,o que a doutora me indicaria,por favor preciso de sinceridade, pois tô ficando a parte frontal horrível e tá difícil pra mim, tô num conjunto q está me deixando muito triste, pois tô na manopausa, com insônia, calorão, ansiedade 😢 tristeza, preciso da vdd se tem cura ou não, pois se não tiver, compro logo uma peruca, invés de eu gastar dinheiro com tratamento q não vai reverter meu problema, desde de já agradeço se a doutora me responder.
Oi Leila.
Realmente a alopecia frontal fibrosante não tem cura e talvez os cabelos que você já perdeu não voltem, mas esta é uma alteração que tem controle.
O que isto quer dizer? Tentamos manter os seus cabelos como estão ou pelo menos diminuir a velocidade de evolução.
Você mora onde?
Se for em São Paulo ou no ABC, existem locais que fazem atendimentos gratuitos,
Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Por q a maioria dos dermatologista não sabem tratar essa doença? Fui em 2 tricologistas e tive 2 diagnósticos diferentes ! Agora vou precisar de uma terceira opinião! Aja dinheiro! Tô me sentindo uma cobaia!
Eu já tinha uma falha frontal no çado direito,mais piorou bastante depois que usei uma tintura da avon que causou ardência e não retirei logo do cabelo,depois dai só almentou a queda dos fios,graças Deus hoje esta melhor,mas ainda cai bastânte,acreidito ter piorado com a mistura de tintas .
Oi Antônia.
Acredito que você teve uma reação alérgica ou irritativa.
Se for o que estou imaginando, fique tranquila que os cabelos deverão voltar a crescer em poucos meses.
Um grande abraço.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 Deus queira ,porque já faz tempo,e fui a dermto e ela acredita ser aff ; (
Doutor vc fica falando muito
Quero saber se tem cura?❤❤❤❤❤❤❤
Oi Aparecida.
Não tem, mas dá para controlar.
Beijos
Olá tudo bem?ja estamos em 2024 já foi encontrado algum tratamento ou cura pra essa terrível doença 😢?
Oi Cinthia.
Temos sim tratamento que controlam a fibrosante, mas cura, infelizmente ainda não temos.
Beijos e obrigada por estar aqui com a gente!
Fui diagnosticada com AFF estou também com manchas roxeadas no rosto e pescoço devido a essa doença autoimune
Oi Andrea.
Sim, algumas pessoas desenvolvem pápulas e discromias no rosto juntamente com a AFF.
Nestes casos o importante é manter o tratamento proposto pelo profissional que está te acompanhando, pois com bastante disciplina dá para controlar esta alteração.
Beijos e muito obrigada por estar aqui conosco.
Eu tenho essa parte mais clara! Coceira e pouca dor!
Nao sou profissional, mas no meu caso da segunda vez que entrou em atividade me deu muita coceira e sensação dolorida no couro cabeludo. Coincidência ou não, as duas vezes foi após sessões de laser. A primeira depilação com luz pulsada no buço e a segunda laser de rejuvenescimento.
Oi Fatima
Pode ter sido coincidência, mas pode ter sido outra coisa.
O laser e a luz pulsada geram inflamação. Com isto seu sistema de defesa entra em atividade, o que para as doenças auto imunes, como é o caso da fibrosante frontal, é muito ruim...
Um grande beijo e obrigada por estar aqui com a gente.
Tudo que vc disse é verdade sim ,eu comecei com coceira na cabeça e o couro cabeludo bem dolorido ,a bele do meu rosto fica cheio de lesões (bolinhas) as veias da testa começou a saltar ano passado.
Nem sei o que fazer mais ,já fiz todo tratamento possíveis,tomei até dutasterida,cloroquina e vários tratamentos típicos e invasivos também. 🤷🏽♀️Aqui na torcida para um tratamento eficaz.
Oi Lê.
Pois é, os sinais e sintomas são bem característicos mesmo.
Quanto ao tratamento, infelizmente ainda estamos em um momento onde mais tentamos impedir a progressão das áreas calvas do que conseguimos reverter o processo. : (
Um grande abraço e obrigada por estar aqui conosco.
O transplante capilar é recomendado?
Oi Paula.
Pode até ser feito, mas a literatura diz que muitos casos voltam a se manifestar e destroem os cabelos transplantados... 😢
Um grande beijo e obrigada por estar aqui conosco!
A minha alopecia começou bem antes da menopausa. Só piorou durante a pandemia
Oi Givanilde.
Por mais que fibrosante frontal seja mais comum depois da menopausa, infelizmente ela pode começar antes, como foi o seu caso.
Siga tratando porque por mais que não tenha cura, dá para controlar.
Um grande beijo e obrigada por estar aqui com a gente!
Gostaria de saber pra que😢m tem alopecia frontal fibrosante , resolve com tratento ou so transplante capilar
Oi Erica.
A alopecia fibrosante pode ser controlada com medicamentos e com tratamentos com laser por exemplo.
Já o transplante, funciona bem para algumas pessoas e não tão bem para outras. Em alguns casos, a alopecia volta a "atacar" os cabelos transplantados, e o resultado da cirurgia se perde, infelizmente.
Um grande beijo e obrigada por estar aqui com a gente!
Eu tenho, descobri em fevereiro,porque até então nenhum dermatologista descobria o porque da queda. Fiz a biópsia do couro cabeludo, hj tomo dudasterida e doxiciclina, é pra tomar durante um ano. Até agora não vi melhora, meus cabelos estão caindo muito. É triste 😢
Oi Maria.
Insista no tratamento. As vezes os resultados demoram mesmo para vir, mas o uso da medicação vai ajudar no controle da fibrosante evitando que você perca mais cabelos.
Vai dar certo!
Beijos e obrigada por estar aqui com a gente!
@@atecursosbyfabianapadovez1115 muito obrigada pela atenção, vou continuar sim
Maria retire o glúten e leite e derivados e vc verá melhoras! Tenho LPP e pra mim isso foi o ir me fez melhorar além do tratamento
@@valerialima5281 muito obrigada, sou intolerante à lactose, vou tirar o glúten então.
Oie .. Tenho 24 anos e fui diagnosticada .. Tô com a auto estima abalada, olho para todo mundo e tem cabelo, olho para min tão jovem e ficando sem .. Muito triste😢😢
Oi Ingrid.
A fibrosante frontal não tem cura, mas dá para controlar a sua evolução sabia?
Procure um tricologista e comece o quanto antes o tratamento.
Fique tranquila que dá para conviver super bem com a AFF.
Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Começando meu tratamento agora não sabia nada dessa doença gostaria de saber mais estou muito triste com isto me ajuda
Oi Dorinha.
Aqui no canal temos mais vídeos falando sobre este assunto. Dá uma olhadinha.
E tranquiliza seu coração. AFF não tem cura mas da para controlar.
Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Doutor tem cura?❤❤❤
Oi Aparecida.
Não tem, mas dá para controlar.
Beijos
Hoje estamos em 2022 já existe tratamento pra esta doença?
Oi Dilza.
Existe controle, mas infelizmente ainda não temos a cura....
Um grande abraço.
Ola doutora foi diagnosticada Aff ...mais a dermatologista so me passou doxiciclina por 6meses ...mais nao parou e nem diminuiu a queda ...
Oi Marta
Os resultados dos tratamentos capilares demoram mesmo para acontecer e 6 meses ainda está dentro do tempo que consideramos aceitável.
Acredito que se você persistir os resultados virão, mas caso contrário, converse com sua médica para vocês reverem a terapêutica.
Beijos e sucesso!!!
Boa noite doutora gostaria de saber se o consumo de trigo causa aff
Oi Daniele. Nunca li nada que fizesse esta relação
Contudo, farinha refinada é um alimento inflamatório. Talvez seu consumo regular agrave o problema por causar inflamação sistêmica.
Tô com todos sintomas, dor, coceira, queda frontal e temporal
Oi Michel.
Esta é uma alopecia que raramente afeta homens, ainda mais jovens como parece ser o seu caso pela foto do seu perfil.
O mais provável é que você esteja com alopecia androgenética.
Se for, comece e tratar o quanto antes que os resultados são muito bons. : )
Fui diagnosticada essa semana. Há uns 5 anos vim percebendo as alterações, mas o dermatologista demorou a identificar e me recomendar uma Tricologista. Estou bem mexida emocionalmente com o diagnóstico. Comecei a passar uma loção no couro cabeludo. E vou começar a tomar hidroxicloroquina. Há algum outro tratamento efetivo recomendado? E acupuntura, pode ajudar de alguma forma?
Oi Paula.
Laser de baixa potência ajudaria muito.
Acredito que a acupuntura possa ser um tratamento complementar sim, mas não tenho grandes experiências com medicina alternativa, então não sei te precisar o quanto pode contribuir.
Beijos
Estou apavorada com essa situação!Estou tratando há 6 anos e acho que não estacionou!
Vou te responder como uma pessoa que tbm adquiriu a doença e estou me adaptando a esta nova realidade além de ser terapeuta capilar.
A acupuntura vai te ajudar na parte emocional afinal de conta e um soco na barriga.
Mas o ideal é tomar os medicamentos e procurar uma terapeuta capilar para te ajudar na aplicação de laser. Por ser uma aplicação mais profunda le atinge a papila dermica dando força para a haste (fio) crescer e romper o bulge (onde ocorre a morte do foliculo) vindo para fora evitando fechamento do folículo. (Buraquinhoonde fica o fio).
Tbm é importante mudar sua alimentação e evitar os alimentos inflamatórios. Ou seja procure uma nutricionista (para rever a alimentação), uma endcrinologisra para avaliar seus níveis hormonais e não pare de se cuidar emocionalmente.
Espero ter ajudado em algo.
Estou fazendo tratamento com finasterida, hidroxicloroquina e minoxidil tem mais ou menos um mês mas a queda ainda não parou isso é normal
Oi Cristiane.
É sim, os resultados costumam começar a aparecer entre 3 e 6 meses. Está dentro do prazo. Continue firme ai!
Sou surfista 43 anos passava muito protetor, um dia usei um que estava próximo a data de validade, ele matou os pelos do meu braço , panturrilha e quase q totalmente da face ficou mais retraído o couro cabeludo e a sobrancelha luto até hoje p ela não cair com monóxidil e finasterida, quando fico sem usar começa a aparecer os buracos
Oi Bruno.
Nossa, que coisa séria.
Ficamos muito tristes em saber que você passou por isto e mais tristes ainda em dizer que este tipo de reação com produtos vencidos é mais comum do que a gente imagina.
Um grande beijo e obrigada por estar aqui no canal conosco.
Tenho 28 anos é tive diagnóstico depois da biopsia com alopecia frontal fibrosante, sera que progressiva pode causar isso estou? estou fazendo tratamento faz 6 meses já
Oi Nayara.
É pouco provável que a progressiva tenha sido a causa, já que atualmente acreditamos que a AFF seja uma doença auto imune.
Contudo, a progressiva pode agravar o caso dependendo da composição do produto que você está usando.
Beijos
Sua biópsia foi quanto ? Seu cabelo é cheio ?
Dá pra repor o estrogênio perdido? Como?
Oi Maria.
Dá sim, através de medicamentos que podem ser tomados por via oral ou passados na pele.
Procure se ginecologista ou endocrino para avaliar qual a melhor proposta e dose no seu caso.
Beijos e obrigada por estar aqui conosco.
Boa Noite eu tenho AFF porém onde moro não achei um especialista que trate essa doença, tenho 50 anos e já perdi 2 centímetros frontal e uma das laterais, estou apavorada, precisando de indicação médicas mesmo que for em outro estado
Moro em Imperatriz MA
Oi Janete.
Infelizmente não conheço nenhum profissional para os seus lados. Você já procurou na internet?
Faço tratamento com a Dra Kamilla Santos em Teresina. Procure ó Instagram dela
Olá!! Não entendi o que são essas pápulas??? Poderia explicar melhor? São parecidas com cravos e espinhas?
Oi Valdinea.
Pápulas são lesões de até 1 cm de diâmetro, elevadas, que não contém conteúdo líquido dentro. Fazem parte de um universo chamado lesões elementares. Na acne e na foliculite temos pápulas, que são aquelas lesões inflamadas.
No caso do vídeo, na alopecia frontal fibrosante, podemos ter a formação de pápulas também, porém sem caráter inflamatório, o que a torna diferente das pápulas da acne.
Abraços e obrigada por estar aqui conosco.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 Oi! Obrigada por esclarecer!
Outra questão é, optei por não realizar nenhum tipo de tratamento. Essa opção fará com que a doença progrida mais rapidamente?
Oi Aline.
Infelizmente sim.
Para que você entenda minha resposta, pense em uma pessoa diabética. Se ela se tratar, manterá a doença controlada, mas se deixar sem tratamento, o mais provável é que o problema evolua cada vez mais.
Boa tarde!
Fui diagnosticada com AFF aos 38 anos. Já perdi as sobrancelhas totalmente, e percebo a testa maior. Porém parece que a doença estabilizou. Digo isso pq as papulas não mais evoluíram e o cabelo parece estar no mesmo lugar. Gostaria de saber, se o único jeito de amenizar as papulas seja o uso do Rouacutan mesmo, ou se cosméticos, laser ajudaria?
Oi Aline.
A AFF pode passar por períodos de estabilidade sim, o que não quer dizer que o problema não possa reaparecer a qualquer momento.
Não sei qual a gravidade das suas pápulas, mas via de regra, na fibrosante frontal, estas elas não chegam a ser graves a ponto de justificar o uso de Roacutan. Ativos anti-inflamatórios costumam trazer resultados muito bons no controle destas pápulas.
Fabi, estou com um caso de AFF. Informei ao cliente após avaliação que esse cabelo não crescerá novamente por já estar cicatrizado, porém, a terapia capilar pode ser realizada para que ela não se estenda ainda mais. Como é um tratamento para o resto da vida, uma solução financeira para esse poderia ser o microagulhamento uma vez no mês ou de dois em dois meses?
Oi Vê.
Com relação a reversão das áreas calvas: se o caso ainda estiver no início, é possível não só estabilizar a evolução como talvez alguns cabelinhos até voltem a nascer.
Esta é uma alopecia cicatricial de formação lenta. Em um primeiro momento os cabelos podem não estar nascendo pelo processo inflamatório dentro do folículo. Se reduzirmos esta inflamação talvez alguns fios voltem a nascer.
Com relação ao microagulhamento, este é um assunto controverso. Se for só para fazer drug delivery com agulhas até 0,3 mm tudo bem. Mas agulhas maiores podem piorar o caso. Existem poucos artigos abordando o uso do roller na AFF, mas temos que partir do princípio de que este folículo está inflamado e o microagulhamento baseia sua ação em gerar mais inflamação.
Inflamação em cima de inflamação não costuma ser uma boa ideia.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 Então, a melhor opção seria continuar fazendo o blend de óleos, alta frequência, cosméticos para queda e laser ou led vermelho na região, certo?
Tem mais alguma coisa ou orientação que pudesse estar fazendo?
As sessões de tratamento de 15 em 15 dias seria satiafatorias?
Dra. Fui diagnosticada com essa alopecia.
Oi Joselia.
Fique calma, pois hoje em dia dá para controlar super bem esta alopecia com terapia capilar e medicamentos.
Só comece o tratamento o quanto antes e seja persistente.
boa noite 🌙 tudo bem?? e podemos usar estrógeno?? será que poderia ajudar??
Oi Julia.
Alguns artigos dizem que sim.
Só é preciso avaliar com um médico se esta mulher pode fazer esta reposição.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 muito obrigada... bjsss ❤
Olá. É possível que o resultado da biopsia tenha sido comprometido devido a falha na retirada da amostra? Fiz a biopsia com um cirurgia geral especializado em retirada de pequenos tumores. Ele coletou apenas uma amostra da parte da frente do couro cabeludo e usou bisturi, mas pelo que vi, as biopsia de couro cabeludo são feitas com uma ferramenta especifica que parece uma caneta...
Oi Flavia.
A qualidade na coleta da amostra é muito importante sim.
A técnica que mostramos aqui (utilizando um punch) é a mais usual quando falamos em cabelo porque o folículo é uma estrutura que esta implantada de forma mais profunda. Para outras alterações de pele o bisturi poderia ser uma opção.
Eu descobri à alopecia frontal em 2019 mais eu tenho essa queda desde 2003 começou na gravidez, com a queda da sombrancelhas. Sempre tratei desde o começo.😔
Oi Lê, que bom que você descobriu precocemente e já começou o tratamento.
Isto é muito importante.
Abraços.
Eu tenho essa Alopecia fibrosante frontal já faz mais de ,15.anos mas nada resolveu já vaio a frente todo.
Oi Naelza.
Você mora em SP?
Em breve teremos um ambulatório de atendimento gratuito aqui em São Bernardo.
Se tiver interesse em participar mande um e-mail para fabiana@atecursos.com.br com:
- fotos da área acometida
- seu nome completo
- telefone
- endereço
A fibrosante não tem cura, mas podemos controlar o processo evitando que a alopecia aumente cada vez mais.
Um grande abraço e obrigada por estar aqui conosco!
Eu tenho alopecia frontal fibrosante
oi tenho 36 anos e tive uma queda de cabelo na parte da frente no lado esquerdo da cabeça, bem na testa mesmo, tive essa queda em um momento muito difícil da minha vida e eu nem percebi quando vi já tinha caído, não ficou nem um fio, agora já tem bastante cabelinhos novos, mais ainda não tampou tenho um cabelo longo e cheio e fico morrendo de medo de não crescer de novo. eu não fui ao médico
Oi Rute.
Claro que não te avaliei, mas você deve ter tido alopecia areata, que tem estas características descritas por você.
Esta alopecia tem uma relação forte com estresse, então é só manter a parte emocional bem controlada que vai continuar tudo bem.
Beijos
@@atecursosbyfabianapadovez1115 nossa muito obg por me responder Deus abençoe y
Eu estou com papulas no rosto, eu vou para uma clinica para retirar essas papulas do rosto... eu odeio essa doença, o que eu iria perguntar é se tem algum tratamento com cremes para nao aparecer novamente as papulas para prevençao ou só com acidos retira mesmo?
Oi Barbara.
Produtos anti-inflamatórios costumam ajudar.
Alguns ativos que tem esta propriedade são: aloe vera, bisabolol, tocoferol, ácido hialurônico, calêndula, hamamélis, malva, zanthoxylium e arnica.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 Opa agradeço sim... vou procurar sobre e comprar para tratar, muito agradecida flor ❤️
tenho 25 e to com isso, até sem sobrancelha já os médicos que passei se soubesse oque tão fazendo talvez não teria talvez avançado tanto
Oi Fernando.
Olhando a sua foto você me parece jovem.
Acredito que seu caso seja alopecia areata, e não fibrosante frontal, que é mais comum em mulheres pós menopausa e em homens mais velhos.
Você mora em SP?
Se sim, marca um horário no SPA da Universidade Anhembi Morumbi para eu dar uma olhada em você.
(11) 2790-4663
De março a abril estarei atendendo lá com meus alunos nas quartas de manhã.
Fui diagnosticada hoje.
Oi Zelia.
Não se desespere.
Hoje em dia existem várias opções para controlar a evolução desta alopecia.
Minha filha está com alopesia fibrossante me ajuda 😢
Oi Fabia.
O primeiro passo é leva-la a um médico. Esta alopecia infelizmente não tem cura, mas com o tratamento correto, tem controle.
Fique tranquila que vai dar tudo certo.
De que cidade você é?
Beijos e obrigada por estar aqui conosco!
Moro em jequitinhonha Minas gerais ela passou por a metalogista começou o tratamento porque eu queria outra opinião minha filha e jovem só tem 19aninhos preocupada com o psicólogo dela obrigada por mim responder
Boa tarde tem um 44 anos tenho alopecia frontal fibrosante
Oi Raimundo.
Saiba que você é um caso raro.
Na literatura existem pouquíssimos casos de alopecia fibrosante frontal em homens.
E implante capilar, pode ser feito?
Oi Julia.
Se a alopecia já estiver estabilizada e se houver área doadora suficiente, é uma possibilidade. Contudo, existem artigos dizendo que os resultados nem sempre são bons.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 resumindo é uma situação complicada... muito obrigada 😘❤
É pelo jeito eu to vom essa doença ai😢
Oi Jaque.
Pela foto do seu perfil você me parece bem jovem.
É pouco provável que seja, pois esta alteração é mais comum em mulheres pós menopausa.
Mas por via das dúvidas marque uma consulta com um especialista, pois com tratamento precoce, dá para controlar bem a evolução da doença.
Um grande beijo e obrigada por estar aqui conosco!
Eu tenho a fibrosante frontal... e coca e queima muito
Oi Elaine.
Pois é. Esta coceira é decorrente do ressecamento que se desenvolve nas áreas acometidas e da inflamação.
Mas siga firma ai no seu tratamento que com dedicação e cuidado dá para manter a AFF sob controle! 😃
Beijos e obrigada por estar aqui conosco!
Estou com alopsia frontal muito triste
Oi Eva.
Não fique triste não, o mais importante você já tem que é o diagnóstico. Você não sabe quantas pessoas tem AFF e não tratam como deveriam por não terem o diagnóstico correto.
É um desafio, mas acredite, dá para controlar a queda.
Foque no tratamento e faça tudo certinho que vai dar super certo!
Um grande beijo e obrigada por estar aqui no canal conosco.
@@atecursosbyfabianapadovez1115 obrigada vc estou tratando comecei agora Jesus e mais
Delícia te ouvir falar. Fui diagnóstica com LPP/AFF através de biópsia e tenho pápulas não face. Perdi sobrancelha quase que total, braços e pernas tb quase total.
Tenho 58 anos
Que legal seu depoimento Ronira. Apesar de serem alterações que não tem cura, graças a deus tem controle!!! : ))
Tenho e perdi sombeCel pernas e braços
Oi Mirian.
Sim, infelizmente as sobrancelhas são quase sempre acometidas e eventualmente outros pelos do corpo também.
Infelizmente o tratamento pra essa causa é muito caro , passei na Tricologista essa semana e fui diagnosticada com aff e o tratamento ficou fora do meu orçamentos
Oi Dalonaty.
Aqui em SP tem alguns lugares que oferecem atendimento com valores subsidiados.
É o caso do Spa Escola da Universidade Anhembi Morumbi que fica na Mooca. Cada sessão custa em média R$40,00 e o atendimento é feito pelos alunos com supervisão dos profesores.
Não sei de onde você é mas vou te deixar o telefone de lá mesmo assim: (11) 2790-4663.
Um grande beijo e obrigada por estar aqui conosco.
Tem cura? Tô vendo esse vídeo em 2024! Tem alguma novidade?????
Oi Marlene.
Continua sem cura, apenas controle.
Um grande abraço e obrigada por estar aqui com a gente!
Não estou tendo resultados positivos.
Oi Zélia.
O resultado é lento.
Tenha paciência e mantenha-se tratando que vai melhorar!
Eu tenho Aff
Oi Eliete.
Infelizmente os casos de AFF em mulheres tem crescido muito... : (
Siga com o tratamento proposto pelo profissional que está tratando você, pois apesar de não ter cura, dá para controlar a perda capilar e das sobrancelhas.
Beijos e muito obrigada por estar aqui conosco.
Recebi um relato de uma cliente que está tratando uma possível alopecia frontal fibrosante há 4 anos com cloroquina .
Oi Katiusce.
Por mais estranho que pareça esta é uma proposta terapêutica adotada por alguns sim.